01 - Doutorado - Estudos da Linguagem

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    Usos da linguagem em sentenças de retificação de nome e sexo: da expiação ao renascimento
    (2023-05-29) Teshima, Marcia; Panichi, Edina Regina Pugas; Oliveira, Esther Gomes de; Contani, Miguel Luiz; Andrade, Otávio Goes de; Marquesi, Roberto Wagner
    A presente tese resulta de uma pesquisa qualitativa, documental e genético-discursiva, que examina sentenças de retificação de nome e sexo em registro civil, no contexto do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos da Universidade Estadual de Londrina, no período de 2005 a 2019. Tais sentenças referem-se às demandas de pessoas que se autopercebem como pertencentes ao gênero oposto àquele de sua certidão de nascimento. Enfocamos usos da linguagem, discutimos os sentidos que expressam, bem como oferecemos modos alternativos desses usos. Do ponto de vista documental, o conjunto das sentenças totaliza nove e foram exaradas por dois juízes; um deles emitiu a maioria delas e que, ao longo dos anos, praticamente reproduzia um mesmo texto até apresentar mudança nas suas últimas sentenças. Com suportes teóricos da Crítica Genética, Estilística, Gramática e Argumentação, evidenciamos pistas deixadas pelos magistrados nas sentenças, e defendemos a tese de que eles dirigem seus textos principalmente aos atores do sistema jurídico e minimamente ao sujeito demandante. Eles o fazem com argumentos cuja finalidade é tornar sua decisão favorável ao pleito do demandante, incontestável para as partes envolvidas. Ao longo de seus textos, deixam pistas genéticas pelos tipos de argumentos, escolhas lexicais e ênfase dadas a determinadas partes, o que revela seus posicionamentos. Estes, por um lado, são fechados, resistentes e promovem uma expiação da pessoa demandante, que resgata percalços vividos e ainda por viver com o disposto na sentença. Por outro lado, outros posicionamentos dos juízes são abertos, acolhedores e solidários à pretensão do sujeito e fazem com que sua via crucis culmine no seu renascimento com nome e sexo coerentes com a sua autopercepção de gênero. Espera-se que esta tese contribua para consciência quanto a usos de linguagem livres da concepção binária de sexo e com isso possa poupar aqueles que buscam seus direitos de sofrimentos desnecessários em registros de usos de linguagem.
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    O discurso eucarístico ao longo do tempo: uma abordagem foucaultiana
    (2023-02-28) Calado, Éder Wilton Gustavo Felix; Machado, Rosemeri Passos Baltazar; Proença, Wander de Lara; Oliva, Alfredo dos Santos; Oliveira, Lolyane Cristina Guerreiro de; Cordeiro, Isabel Cristina
    As discussões sobre a Eucaristia permearam os longos anos do cristianismo até os dias atuais. Durante a antiguidade e a Idade Média, até a Reforma Protestante, a contendas foram muito sérias, pois tocar em doutrinas da Igreja Católica poderia significar excomunhão e, em alguns momentos, morte por heresia. No início da era cristã, os seguidores de Jesus se baseavam nos relatos que ouviam de outros cristãos de que Jesus ceou com seus discípulos na noite em que foi traído e preso. Nesta ocasião, na celebração da Páscoa judaica, ele afirmou que o pão era seu corpo e o vinho seu sangue, e que os presentes deveriam comer e beber e repetir essa prática. Esse episódio está relatado em quatro livros diferentes do Novo Testamento da Bíblia cristã (Mateus 26:26-28; Marcos 14:22-24; Lucas 22:19-20; 1 Coríntios 11:23-25), passagens que são a base para instituição da ceia como uma celebração a ser repetida pelos seguidores de Jesus. Esses textos, juntamente com João 6:51, para alguns, são as bases bíblicas para as formulações teológicas desde então. Nos primeiros quatro séculos de cristianismo já é possível observar muitos embates teológicos, principalmente sobre o pão e o vinho representarem ou se transformarem em corpo e sangue de Jesus à mesa, com a consagração pelo sacerdote. Essas discussões perpassaram os séculos, prevalecendo a compreensão de que os elementos se transformavam em corpo e sangue, o que resultou na doutrina da transubstanciação, posteriormente. Apesar disso, interpretações simbólicas da Eucaristia continuavam aparecendo, de teólogos influentes, bispos da igreja, mas não foram aceitas pela igreja oficial, pois contrariavam a vontade de verdade de quem estabelecia as relações de poder. Na Reforma Protestante, com outras conjunturas políticas (condições de possibilidade), posições contrárias à transubstanciação apareceram e não foram derrubadas pela Igreja Católica, afinal, era outro momento, um período de ruptura política e eclesiástica. Este é o corpus deste trabalho, o qual tem como objetivo refletir sobre a Eucaristia a partir da noção foucaultiana de genealogia (FOUCAULT, 2022) e de sua teoria sobre o ordenamento do discurso (FOUCAULT, 2009). Por meio desse dispositivo analítico, é possível observar que o discurso oficial, devido às relações de poder, prevaleceu enquanto as condições de possibilidades permitiam. Contudo, quando tais condições se modificaram, outro discurso pôde ocupar um lugar impossível, até aquele momento.
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    Interfaces da análise de discurso e da comunicação organizacional na revista Sesinho
    Royer, Marlene Ferreira; Machado, Rosemeri Passos Baltazar [Orientador]; Oliveira, Esther Gomes de; Borges, Maria Isabel; Contani, Miguel Luiz; Miani, Rozinaldo Antonio
    Resumo: Este estudo abrange as interfaces das áreas da Comunicação Organizacional e da Análise de Discurso e busca caracterizar o processo discursivo do Serviço Social da Indústria (Sesi), entidade vinculada à Confederação Nacional da Indústria (CNI), a partir dos aspectos textuais discursivos da Revista Sesinho No ambiente organizacional, os discursos são revelados nas práticas comunicativas, principalmente na esfera institucional, que incluem enunciações (verbais e visuais) responsáveis pela mediação das organizações com a sociedade A pesquisa estuda as condições de produção, os processos de formação discursiva, os aspectos ideológicos e interativo-discursivos presentes na linguagem dos materiais institucionais do Sesi, tendo como foco os textos verbais e imagéticos da Revista Sesinho que tratam da relação Educação e Trabalho O percurso metodológico tem base no aporte teórico da Análise de Discurso (de orientação francesa), o qual permite um estado de reflexão e o estabelecimento de relações sobre a linguagem, o sujeito, os sentidos, a história e a ideologia A partir da noção de formação discursiva, juntamente com a de condições de produção e de formação ideológica, este estudo buscou analisar os possíveis efeitos de sentido do ambiente organizacional, para isso, propôs e aplicou um dispositivo analítico de verificação do processo discursivo do Sesi, com possibilidade de aplicações quando o objeto de estudo estiver relacionado aos discursos organizacionais Esse estudo pôde verificar que enunciados tratam da relação Educação e Trabalho com um mesmo princípio de regularidade: os temas são apresentados como sendo inerentes, em diferentes formas de enunciação e adaptados de acordo com a narrativa de cada história A competitividade, a necessidade de qualificação profissional, a relação educação e mercado de trabalho e o Sesi como provedor de conhecimento aos trabalhadores se firmam como novas condicionantes da produção discursiva da indústria para o século XXI, com o intuito de legitimação do Sesi e da CNI
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    A vogal média anterior /e/ postônica final nos falares sul brasileiros : um estudo com os dados do Atlas Linguístico do Brasil
    Simões, Dayse de Souza Lourenço; Altino, Fabiane Cristina [Orientador]; Aguilera, Vanderci de Andrade; Silveira, Marcelo; Busse, Sanimar; Silva, Greize Alves da
    Resumo: As discussões em relação aos falares da Região Sul do Brasil têm manifestado um cenário instigante sobre a realização da vogal média anterior /e/ postônica no fim de palavra Afinal, ocorre o alçamento ou a manutenção na produção oral sulista? Esta indagação norteia o objetivo geral deste trabalho que consiste em descrever e analisar comportamento da vogal média anterior /e/ postônica final na produção oral de falantes da Região Sul do Brasil, no âmbito das entrevistas do Atlas Linguístico do Brasil - ALiB No que concerne aos objetivos específicos, elencamos: i) Verificar o processo de alçamento ou de manutenção da vogal média anterior /e/ postônica final; ii) Analisar o processo de alçamento ou de manutenção da vogal média anterior /e/ postônica final segundo as variáveis sociais sexo, faixa etária e escolaridade e iii) Observar o processo de alçamento ou de manutenção da vogal média anterior /e/ postônica final segundo as variáveis linguísticas consoante precedente, número de sílabas, modalidade do discurso e classe gramatical Para tanto, utilizamos os dados do questionário do projeto ALiB (COMITÊ NACIONAL DO ALIB, 21) Consideramos os três estados da Região Sul, perfazendo um total de 44 cidades brasileiras e 188 informantes Em cada localidade, contamos com quatro informantes, estratificados segundo as variáveis sociais: diatópica (lugar de origem do informante), diageracional (faixa etária I – 18 a 3 anos e faixa etária II – 5 a 65 anos) e diassexual (feminino e masculino) e, nas capitais, incluímos a variável escolaridade (Ensino Fundamental e Ensino Superior) Recorremos à Teoria da Variação Linguística (LABOV, 28) e à Geolinguística Pluridimensional (THUN, 1996) Dessa forma, este trabalho pretende preencher parte da lacuna existente na descrição deste fenômeno na produção oral da Região Sul do Brasil
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    Desenvolvimento de saberes e capacidades docentes na formação inicial de professores de língua inglesa : experiência de uma sequência de formação
    Francescon, Paula Kracker; Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]; Pereira, Luísa Álvares; Denardi, Didiê Ana Ceni; Nascimento, Elvira Lopes; Tonelli, Juliana Reichert Assunção; Tognato, Maria Izabel Rodrigues [Coorientadora]
    Resumo: Esta pesquisa se insere na área da Linguística Aplicada, no campo de formação inicial de professores de línguas, e tem como objetivo geral investigar o processo de aprendizagem e indícios de desenvolvimento docente de alunos professores (AP) em participação de sequência de formação (SF) que inclui revisão, produção, implementação de sequências didáticas (SD) e atividade reflexiva sobre o processo Para alcançar tal objetivo, estabelecemos três objetivos específicos: identificar os saberes e capacidades docentes mobilizadas durante as atividades de planejamento e implementação de SD na SF; identificar as dimensões de reflexividade mobilizadas durante as sessões de autoconfrontação (AC) realizadas na SF; e investigar os conflitos evidenciados nas sessões de AC e como as atividades reflexivas relacionadas a esses conflitos contribuem para a aprendizagem e promovem indícios de desenvolvimento docente Esta pesquisa se embasa nos pressupostos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com os conceitos de desenvolvimento, reflexividade e saberes e capacidades docentes (BRONCKART, 25; 26a; 28; 213; DENARDI, 29; HOFSTETTER; SCHNEUWLY, 29; STUTZ, 212) e da didática das línguas, relacionada à concepção de SF (SILVA, 213; GRAÇA; PEREIRA; DOLZ, 215; DOLZ; GAGNON, 218), à abordagem de ensino por meio de gêneros, através do dispositivo didático da SD e do desenvolvimento das Capacidades de Linguagem (DOLZ, 216; DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24) Os participantes da pesquisa são seis AP do curso de Letras-Inglês e duas formadoras, incluindo a pesquisadora O conjunto de dados é composto pelas gravações de reuniões de planejamento, das aulas de uma SD implementada e das sessões de AC Para atingir o primeiro objetivo específico, identificamos os temas tratados nas reuniões de planejamento por meio do procedimento de SOT e STT (BRONCKART, 28; BULEA, 21) e as ações desenvolvidas nas aulas através da sinopse (STUTZ, 212; SILVA, 213), e, em seguida, relacionamos os temas das reuniões e as ações das aulas com os saberes e capacidades docentes (STUTZ, 212) Com isso, notamos que as atividades propostas na SF proporcionaram a mobilização dos saberes e capacidades docentes dos AP, condição para seu desenvolvimento profissional Referente ao segundo objetivo específico, identificamos os tópicos abordados pelos AP nas sessões de AC, relacionando-os com as dimensões de reflexividade (DENARDI, 29) A análise das sessões de AC com relação à reflexividade desenvolvida pelos AP mostrou que o predomínio das atividades reflexivas situadas em tópicos relacionados às concepções teóricas, ao contexto de ensino e às práticas docentes, enquanto a escassez de mobilização das dimensões linguística e axiológica evidenciam a necessidade de propiciar práticas reflexivas relacionadas ao uso da língua e a aspectos históricos, culturais, sociais, econômicos e políticos do ensino Tangendo o terceiro objetivo específico, os dados analisados foram as sessões de AC com relação aos conflitos vivenciados pelos participantes durante a SF e verbalizados por eles durante a prática reflexiva Essa análise revelou que os conflitos vivenciados pelos AP referem-se principalmente à abordagem de ensino por meio de gêneros com o uso do procedimento da SD, a elementos específicos do contexto de implementação a aspectos de sua formação como professor reflexivo Alguns conflitos promovem indícios de desenvolvimento dos saberes e capacidades docentes dos AP, enquanto outros conflitos ainda precisam ser solucionados Com base nesses resultados, podemos concluir que uma SF é um instrumento didático-formativo que pode promover indícios de desenvolvimento docentes, desde que propicie atividades teóricas, práticas e reflexivas que articulem os saberes necessários à formação do professor de línguas
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    O fantástico nos quadrinhos : interações semióticas e leitura na escola
    Salermo, Renan Luis; Limoli, Loredana [Orientador]; Portela, Jean Cristtus; Silveira, Ana Paula Pinheiro da; Ruiz, Eliana Maria Severino Donaio; Lima, Sheila Oliveira
    Resumo: Esta tese tem o objetivo de constatar como a significação do tema fantástico é fomentada pelos quadrinhos experimentais e seu potencial de instaurar dinâmicas de leitura diferente das mais programadas, como as que são comumente empregadas no ensino-aprendizagem de leitura Diante disso, nossa pergunta norteadora é: como seria a disposição da narrativa fantástico nos quadrinhos experimentais e quais as diferentes dinâmicas de leitura que podem ou não distinguir das já adotadas nos ambientes da escola? Sendo assim, a atenção desta pesquisa está voltada para investigar como o efeito do insólito é produzido discursivamente, contando com traços de experimentalismo que refazem o ritmo mais frequente de leitura dos quadrinhos Ao sugerir novos roteiros de interação, os quadrinhos experimentais parecem não corresponder aos regimes de sentido implementados no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, por exemplo A base teórica adotada nesta investigação foi o instrumental da Semiótica greimasiana, com o seu potencial metodológico de investigar como o sentido se organiza para dizer aquilo que diz Além do método canônico de leitura Semiótica, adotamos os desdobramentos da Sociossemiótica de Eric Landowski, que dispõe de um instrumental capaz de pormenorizar as interações de sentido dos sujeitos na leitura dos quadrinhos experimentais fantásticos e as interações estabelecidas na leitura dos quadrinhos na escola Os corpora da pesquisa correspondem a dois quadrinhos, o primeiro, Quando meu pai se encontrou com o ET fazia um dia quente, de Lourenço Mutarelli, publicado em 211, e Campo em Branco, de Emilio Fraia e Dw Ribatski, publicado em 213, além dos documentos oficiais que direcionam as ações educacionais no Brasil Os resultados demonstram que a organização da significação desses quadrinhos e seu sincretismo dinâmico determinam um ritmo de leitura distinto do comumente empregado na interação com os quadrinhos e, assim, desafiam as práticas de leitura assentadas na de sala de aula Com isso, consolidam-se novos e oportunos diálogos teóricos entre a Semiótica e a Escola por meio da leitura do texto sincrético
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    Os gritos, os ecos e o silêncio que emergiram da greve dos professores da educação pública do Paraná de 2015 : uma análise discursiva
    Freitas, Lisiane Freitas de; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli [Orientador]; Contani, Miguel Luiz; Meletti, Silvia Márcia Ferreira; Panichi, Edina Regina Pugas; Altino, Fabiane Cristina
    Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os enunciados que emergiram do movimento de greve das Instituições de Ensino Públicas do Paraná, ocorrido em 215 Busca apontar as formações discursivas dos enunciados em análise, além de investigar as discursividades produzidas pelo governo, pela mídia, pelos sindicatos e pelos professores Apresenta reflexões acerca dos conceitos de enunciado, discurso, formação discursiva, sujeito, materialismo e ideologia, além de um breve histórico das lutas de classe, organizações sindicais e grandes greves que ocorreram ao longo da história, com vistas a fomentar a análise do corpus Como problematização delimitaram-se os seguintes questionamentos: quais os efeitos de sentido produzidos pelos enunciados construídos na greve dos professores da educação pública do Paraná em 215?” Em quais condições de produção foram elaborados? Para responder às questões de pesquisa, o estudo se apoia na Análise de Discurso de orientação francesa, especialmente nos postulados de Michel Pêcheux (França) e Eni Orlandi (Brasil), o que favorece a compreensão acerca do movimento dos sentidos que surgem da discussão como práticas ideológicas Ganha destaque também a luta de classe entre trabalhadores da Educação e o Governo do Estado do Paraná Com este estudo é possível considerar que os enunciados não se configuram em mera transmissão de informação, haja vista que os sujeitos são interpelados pela língua, pela história e pela ideologia, o que tece a marca da subjetividade daquele que fala naquilo que fala Ademais, que a história se repete, ou melhor, segue ressignificando em diferentes condições de produção, disseminando diversos efeitos e que a Educação é o vetor da transformação de uma sociedade O caminho trilhado pela Análise de Discurso ofereceu uma produção de sentido que significa nas bases históricas dos fatos e no envolvimento dos sujeitos com as ideologias que dão força para a luta Se a luta do professor grevista é diária, a leitura pela história materialista não pode se ausentar dos espaços de linguagem para que o sentido dos enunciados seja realmente alcançado
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    Tradições discursivas no Paraná : permanências e mudanças do gênero "carta de leitor" ao "comentário de leitor online"
    Simm, Juliana Fogaça Sanches; Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]; Costa, Alessandra Castilho F. da; Altino, Fabiane Cristina; Antônio, Juliano Desiderato; Aguilera, Vanderci de Andrade
    Resumo: Esta pesquisa adota como caminho teórico-metodológico as Tradições Discursivas, vertente da Linguística Histórica que permite compreender a historicidade dos textos, por meio da investigação das mudanças e permanências dos gêneros analisados Assim, tendo em vista esse viés teórico, objetivamos traçar o percurso histórico do gênero Carta de Leitor, evidenciando as mudanças e permanências nele presentes, bem como as influências exercidas na constituição do gênero Comentário de Leitor Online Diversas pesquisas têm constatado que o número de internautas aumenta a cada ano A Organização das Nações Unidas (ONU), por exemplo, a partir da publicação de um relatório produzido pela União Internacional de Telecomunicações, destacou que, em quinze anos, o número de usuários da Internet passou de 4 milhões para 3,2 bilhões Esse cenário leva à manifestação de novas necessidades comunicativas, como, por exemplo, o Comentário de Leitor Online, o qual, embora seja considerado um gênero novo, pode, conforme hipotetizamos, não apresentar somente inovações, mas também ser constituído por tradições discursivas já existentes, como as das Cartas de Leitores Para atingir os objetivos propostos, são investigados o seguinte corpus: a) 15 Cartas de Leitores do século XIX, do primeiro jornal do Paraná, O Dezenove de Dezembro; b) 25 Cartas de Leitores da Gazeta do Povo, jornal paranaense há mais tempo em circulação, constituindo documentos do século XX e XXI; e c) 16 Comentários de Leitores da versão digital da Gazeta do Povo Por meio desses documentos, são analisados: (i) a identificação e a temporalidade da Carta de Leitor e do Comentário de Leitor Online; (ii) a superestrutura desses gêneros; (iii) os aspectos pragmáticos que envolvem os documentos estudados; e (iv) as mudanças e permanências nas Cartas de Leitores e nos Comentários de Leitores Online Os resultados da pesquisa apontam que, entre os gêneros e períodos estudados, houve processos de mudanças, como, por exemplo, no que diz respeito à extensão dos textos e à estrutura composicional; algumas permanências, como é o caso dos propósitos comunicativos; e a retomada de alguns aspectos, como dos registros utilizados Por fim, esta pesquisa, além de traçar o percurso histórico dos gêneros estudados, delineando as identidades diacrônicas que os permeiam, busca contribuir para a disseminação dos estudos sobre as Tradições Discursivas no Paraná
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    Registros escritos paranaenses dos séculos XVIII e XIX : um estudo sobre o alçamento das médias pretônicas e
    Bençal, Dayme Rosane; Altino, Fabiane Cristina [Orientador]; Aguilera, Vanderci de Andrade; Kailer, Dircel Aparecida; Brescancini, Cláudia Regina; Santiago-Almeida, Manoel Mourivaldo
    Resumo: A variação das vogais médias pretônicas, amplamente investigada em estudos sincrônicos, também é apontada em pesquisas que se debruçam sobre registros escritos em diferentes séculos Diante dessa perspectiva, fundamentando-nos na Teoria Variacionista aliada aos preceitos da Linguística Histórica, propomos a descrição das alternâncias das vogais médias e na posição pretônica, seja em ambiente de harmonização vocálica, como em fliz ou cstume, seja em contexto que não determine por si só a elevação dessas vogais (alçamento sem motivação aparente), como em semlhante e zadia O corpus é formado por 1 documentos notariais dos séculos XVIII e XIX pertencentes às antigas vilas paranaenses de Antonina, Castro, Curitiba, Guaratuba e Paranaguá A metodologia empregada consiste na revisão e edição dos manuscritos, observando os critérios de edição semidiplomática, na quantificação dos dados e sistematização dos contextos envolvidos na variação O resultado estatístico apontou a vogal posterior no contexto oral como mais suscetível à aplicação da regra Entretanto, a partir da análise individual dos dados, constatamos que a recorrência de paradigmas e itens lexicais contribuiu para essa conclusão Em posse dessa observação, consideramos maior produtividade de elevação para a regra de , inclusive em contexto nasal Diante dos números estatísticos e da atenção particular devida a cada vocábulo alçado, podemos afirmar que a variação das médias pretônicas nos dados que compõem esta tese é favorecida pela regra de harmonização vocálica, seguida da redução, tanto para quanto para Os contextos mais relevantes à elevação das médias pretônicas são (i) presença de vogal alta na sílaba seguinte (dfrimos, dcumento); (ii) contexto inicial nasal para a regra de (nviada); (iii) ambiente de hiato, seguido de vogal baixa (lais, sada) A redução vocálica agiu secundariamente em determinados itens, como sberano e missaõ, em que os grafemas e , que representam as labiais, preencheram os ataques silábicos seguintes A análise estrutural foi complementada com uma interpretação lexical dos casos de recorrência de paradigmas verbais e nominais, apontando a relevância do aspecto morfológico na propagação do alçamento da vogal posterior, mais especificamente à classe verbal, apontando indícios da hipótese difusionista Assim, ao fazermos o bom uso de dados ruins (LABOV, 1994), ampliamos o tratamento frequentemente dado ao processo de elevação das médias pretônicas /e/ e /o/, direcionando nosso olhar para uma perspectiva histórica, baseada em documentos escritos
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    Arqueologia, genealogia e ética em formações discursivas de organização profissional docente
    Campos, Alcione Gonçalves; Reis, Simone [Orientador]; Almeida Filho, José Carlos Paes de; Navarro, Pedro; Tonelli, Juliana Reichert Assunção; Andrade, Otávio Goes de
    Resumo: Esta pesquisa está inserida na área da Linguística Aplicada, no campo de Identidade Profissional Docente, com foco de investigação na constituição histórica da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado do Paraná – APLIEPAR e na (re)construção identitária do professor de Língua Inglesa O objetivo geral é problematizar a (re)construção identitária profissional docente, a partir de práticas discursivas e não discursivas da APLIEPAR Os objetivos específicos são: 1 Inventariar e catalogar documentos-monumentos relativos à organização; 2 Recompor o percurso existencial da organização, desde seu nascimento (surgimento) aos dias atuais, enfocando fenômenos de continuidade, ruptura, dissipação e transformação; 3 Descrever e interpretar enunciados (re)produzidos no âmbito da APLIEPAR Os dados são compostos de documentos históricos da Associação e entrevistas conduzidas com as ex-presidentes da APLIEPAR A unidade de análise é o Discurso, especificamente Formações Discursivas, sob perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso Foucaultiana, na qual os enunciados são entendidos como um modo de constituir a si e a outros e de produzir verdades A pesquisa caracteriza-se, assim, como um estudo de caso de perspectiva histórico-discursiva e de natureza qualitativa alinhada aos pressupostos do paradigma crítico Adota-se a postura epistemológica do construcionismo social, segundo a qual a linguagem é uma forma de poder, e o mundo, a realidade e os objetos são fruto de construção que se dá em práticas de interação social historicamente situadas e mediadas pela linguagem A concepção de identidade que embasa o estudo está em consonância com uma perspectiva não essencialista e discursivamente orientada, na qual se enfatiza o aspecto relacional, ou seja, a construção de identidades se dá em relação ao contexto social, histórico e cultural A partir das descrições e interpretações dos dados feitas com base nesse desenho metodológico, defende-se a tese de que a APLIEPAR se constituiu historicamente em um dispositivo no qual micro relações de poder autorizadas pelo saber institucional exerceram uma forma de governamentalidade sobre os professores, estabelecendo normas de conduta profissional, ao mesmo tempo em que se constituiu como um dispositivo ético de cuidado de si e do outro
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    Entre romance e filme : leitura e ensino em Lavoura arcaica
    Scoparo, Tânia Regina Montanha Toledo; Limoli, Loredana [Orientador]; Remenche, Maria de Lourdes Rossi; Vieira, Miguel Heitor Braga; Lima, Sheila Oliveira; Leite, Suely
    Resumo: A semiótica greimasiana explora os sentidos dos textos, procurando descrever, analisar e explicar suas estruturas e combinações para desvendar mecanismos e conexões nas informações implícitas ao longo do texto Ela possui estreita relação com a aprendizagem, pois fornece em sua constituição uma metodologia que nos favorece a assumir o compromisso com o ensino, possibilitando-nos o uso de suas modalidades do /Poder/ e do /Saber/ para /fazer-querer-aprender/ e /fazer-dever-aprender/ No ensino de leitura realizado nas escolas, espera-se que o professor proporcione condições para que o aluno atribua sentidos àquilo que lê, visando à construção de um sujeito atuante nas práticas de multiletramento da sociedade As novas orientações pedagógicas para o ensino de língua e de literatura sugerem aos docentes o trabalho com textos de diversos gêneros que circulam na sociedade A semiótica da Escola de Paris apresenta ferramentas de trabalho muito consistentes para novas possibilidades de leitura e compreensão desses gêneros Ela investiga esses textos para identificar o processo de produção de sentido, possibilitando o reconhecimento das vozes presentes no discurso, das marcas explícitas e implícitas Assim, este trabalho tem como objetivo uma leitura comparativa do discurso do romance Lavoura Arcaica, 1975, de Raduan Nassar, e a obra homônima transmutada para o cinema, 21, de Luiz Fernando Carvalho, como incentivo à leitura de textos literário e fílmico, como também de outros que circulam na esfera social Investigaremos como o sentido é construído nesses textos e como os instrumentos específicos de cada linguagem auxiliam nessa construção, utilizando a metodologia de análise do Percurso Gerativo de Sentido, sistematizada por Greimas, assim como aportes teóricos do cinema, no que concerne às imagens e à linguagem fílmica Esperamos viabilizar caminhos para que o leitor de escola pública da educação básica, mais especificamente, leitor do ensino médio, melhore sua performance no fazer interpretativo da leitura desses textos Os textos escolhidos são analisados enquanto texto sincrético, para onde convergem diferentes linguagens no trabalho de construção de determinado efeito de sentido, em que os caracteres imagéticos mantêm relação entre o plano de conteúdo e o plano de expressão
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    Vocabulário dialetal do centro-oeste : interfaces entre a lexicografia e a dialetologia
    Costa, Daniela de Souza Silva; Isquerdo, Aparecida Negri [Orientador]; Kailer, Dircel Aparecida; Aguilera, Vanderci de Andrade; Murakawa, Clotilde de Almeida Azevedo; Seabra, Maria Cândida Trindade Costa de
    Resumo: Os dicionários, além de documentarem o léxico, são tomados também como obras normativas, apesar de muitos deles ainda carecerem de fontes diversificadas e atualizadas para a seleção e definição das acepções e informações registradas nos verbetes, por exemplo No que diz respeito às marcas diatópicas, têm se mostrado bastante produtivas as pesquisas dialetológicas e geolinguísticas para o conhecimento da língua em uso em determinado espaço e tempo Esta pesquisa, que se filia ao Projeto Dicionário Dialetal Brasileiro (DDB) e se vale de princípios teóricos da Lexicografia, da Dialetologia e da Geolinguística, além do construto da Linguística de Corpus e da Linguística Computacional, tem com objetivo geral produzir um vocabulário dialetal a partir da norma falada no Brasil Central, representada pelo repertório lexical ativo dos informantes entrevistados pelo Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) documentado pela aplicação do Questionário Semântico-Lexical nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, o Vocabulário Dialetal do Centro-Oeste (VDCO) Para isso, traçaram-se como objetivos específicos: i) tratar lexicograficamente um corpus de natureza geolinguística; ii) propor um modelo de microestrutura para o vocabulário dialetal, em acordo com parâmetros do DDB e também com novas proposições; iii) analisar o Vocabulário considerando os dados mato-grossenses, sul-mato-grossenses e goianos separadamente e em conjunto, com vistas a identificar semelhanças e particularidades entre as informações documentadas Manejando um corpus de 23174 ocorrências, o VDCO apresenta 164 entradas, entre 228 verbetes completos e 1376 remissivos, e revela que há uma norma lexical comum à região, além de particularidades entre os estados e mesmo entre localidades da mesma Unidade Federativa, como umbigo (inflorescência da bananeira), biloca (bolinha de vidro) e tocaio (pessoa de mesmo nome), entre outros Dessa forma, mostrou-se relevante o uso de dados geolinguísticos para a elaboração de um produto lexicográfico, o que possibilitou o conhecimento da norma lexical do Centro-Oeste e sua documentação em um vocabulário, resultado que permite também a disseminação mais abrangente dos dados tratados, haja vista especialmente o formato e os custos de produção de um repertório lexicográfico
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    O programa Inglês Sem Fronteiras como política linguística : um estudo sobre as ideologias da língua inglesa no âmbito da internacionalização do ensino superior Brasileiro
    Passoni, Taisa Pinetti; Gimenez, Telma [Orientador]; Szundy, Paula Tatianne Carréra; El Kadri, Michele Salles; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio
    Resumo: Esta pesquisa situa-se no campo da Política Linguística Crítica (PLC) e tem por objetivo geral investigar o programa federal Inglês sem Fronteiras (IsF) como uma política linguística (PL) engendrada no âmbito da internacionalização do ensino superior brasileiro, com foco nas ideologias da língua inglesa (ILI) subjacentes aos contextos de realização do Programa Os objetivos específicos do estudo são: a) verificar como a PL está materializada em textos e discursos de diferentes esferas; b) reconhecer as ILI subjacentes aos discursos que articulam o Programa; c) explorar as possíveis consequências da presença das ILI em relação aos papéis desempenhados pelo inglês, neste contexto O estudo se organiza a partir da análise dos diferentes textos que subsidiam a realização do IsF, os quais são sistematizados em três conjuntos: a esfera legal, composta por sete publicações feitas por órgãos vinculados à administração pública que propõem encaminhamentos ao IsF; a esfera jornalística, que agrupa 43 publicações oriundas de três sites brasileiros de notícias de ampla circulação; e a esfera educacional, que reúne entrevistas feitas com coordenadores de dez Núcleos de Línguas (NucLis), bem como por 68 ementas/programas de cursos ofertados no âmbito do IsF O software NVivo 11 foi utilizado para armazenamento dos textos, bem como para codificação e organização das categorias interpretativas deles emergentes Subsídios oferecidos pelos referenciais teórico-metodológicos da Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP) e da Análise de Discurso Crítica (ADC) foram utilizados, de modo a explorar relações entre os estudos sobre políticas públicas e os estudos da linguagem Diante do percurso de pesquisa apresentado, defendo a tese de que o IsF é uma PL permeada por seis ILI - língua padrão, língua inglesa como mercadoria, falante nativo, instrumentalista, língua global e imperialismo linguístico – as quais convergem na tendência de posicionar o inglês como língua hegemônica no contexto de internacionalização do ensino superior brasileiro A sobreposição de tais ILI indica maior permeabilidade nos contextos de prática em que as PL são interpretadas e potencialmente questionadas, enquanto apresentam maior unicidade nos contextos de influência e de produção de textos em que se observa uma maior uniformidade no encadeamento entre as ideologias que sustentam a hegemonia do inglês
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    A abordagem da variação linguística no ensino de língua portuguesa em instituições públicas de ensino do estado do Paraná
    Silva, Flávio Brandão; Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]; Bortoni-Ricardo, Stella Maris; Botassini, Jacqueline Ortelan Maia; Aguilera, Vanderci de Andrade; Almeida, Ana Lúcia de Campos
    Resumo: Um dos desafios que o ensino de língua portuguesa na escola apresenta é o de formar estudantes realmente proficientes quanto ao uso da língua materna, em situações diversas de interação verbal Assim, este trabalho, com base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Educacional, com destaque para os estudos de Crenças e Atitude Linguísticas no ensino de língua, tem como principal objetivo investigar como ocorre a abordagem da variação linguística, no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, no Ensino Médio, em escolas públicas do Estado do Paraná Para tanto, procedeu-se à análise de três corpora, constituídos pelos documentos oficiais norteadores do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, pelos livros didáticos de Língua Portuguesa indicados para o Ensino Médio, no PNLD 215 e pelos questionários respondidos pelos professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná A análise dos documentos oficiais considerou três documentos: os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa para a Educação Básica, do Estado do Paraná Encaminhou-se a análise dos materiais didáticos, com a finalidade de verificar como ocorre a abordagem da diversidade linguística, tanto na parte teórica dos conteúdos, como nas atividades Dessa forma, realizou-se a análise dos livros didáticos a partir de um roteiro composto por 5 perguntas abertas, adaptado de Lima (214) Na terceira rodada de análise, foram considerados, por amostragem, 131 questionários respondidos por professores oriundos dos Núcleos Regionais de Educação, de todas as regiões do Estado do Paraná O questionário proposto aos professores, em formato eletrônico, contou com 12 perguntas semiestruturadas, construídas a partir dos pressupostos teóricos de Crenças e Atitudes Linguísticas no ensino de língua Na análise dos questionários, foram consideradas duas variáveis: o local de formação acadêmica do professor (instituição pública ou particular) e o tempo de magistério Os dados coletados foram tabulados com a utilização do Excel, por meio do qual foram elaborados gráficos e tabelas As análises realizadas possibilitaram auferir os seguintes resultados: i) os documentos oficiais que norteiam o ensino de Língua Portuguesa não são suficientemente esclarecedores quanto à abordagem da variedade linguística; ii) em geral, os materiais didáticos propõem atividades que não dão conta de explorar, em profundidade, a diversidade linguística; iii) há uma tendência entre os professores em assumir o discurso de valorização da variação linguística, no entanto, a transposição desse discurso para a prática deixa a desejar, pois a maioria dos professores apresenta atitudes que reforçam as prescrições normativas Diante de tais resultados, destaca-se a necessidade de que se invista na formação continuada dos professores, fornecendo-lhes alternativas para o trabalho com a variação linguística no processo de ensino-aprendizagem, inclusive com a didatização dos fenômenos variáveis
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    Interações escolares em curtas animados produzidos por alunos do Cursinho Popular de Itu : um estudo semiótico
    Batalha, Cássia Vanessa; Limoli, Loredana [Orientador]; Médola, Ana Sílvia Lopes Davi; Schwartzmann, Matheus Nogueira; Lima, Sheila Oliveira; Rodrigues, Flávio Luis Freire
    Resumo: A escola é crucial para a construção e a legitimação de quem somos É o lugar onde as crianças e os adolescentes se expõem, geralmente pelas primeiras vezes e em grande parte do dia, aos significados que constituem modos de presença no mundo e que atestam ou não as maneiras como as identidades são alicerçadas Tal afirmativa serviu de base para esta pesquisa Apoiados em uma investigação descritivo-analítica qualitativa de natureza etnográfica, buscamos compreender, a partir de animações produzidas por educandos de um cursinho popular pré-vestibular de Itu, concedidas no ano de 215 e que projetaram imaginários comuns das salas de aula, as estruturas pilares dos processos interacionais escolares Nesse sentido, também procuramos unir às reflexões algumas considerações em torno das linguagens próprias do gênero curta-metragem de animação, aliadas aos seus sincretismos e composição, discutindo como se deram (e poderiam se dar, hipoteticamente) seus usos, atuações e materialidades nas esferas formais do saber Em termos gerais, observamos que o cotidiano escolar, apesar de um complexo sistema de interações, é atravessado de forma drástica por um regime de interação do tipo programada-rotineira, maior responsável pela desatenção, frustração, desobediência e pelo não-sentido das práticas mais usuais dos estudantes, inclusive as dedicadas às tecnologias contemporâneas De tais diagnósticos surgiram proposições e referências de alguns dos problemas-chave dos processos de ensino-aprendizagem (por contraposição, soluções-chave) e encaminhamentos pedagógicos mais otimizados Para as análises, o instrumental teórico-metodológico utilizado foi o da semiótica de linha francesa Mais especificamente, a sociossemiótica Por essas vias, partimos dos textos às vivências, ao encontro de dispositivos analíticos para as práticas de ser/estar no mundo em meio às dinamicidades e condições emergenciais de sentido, nas quais os objetos adquirem significação em ato, alinhando-se ao sensível
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    Relatório de estágio : texto e competência discursiva em espanhol como língua estrangeira
    Ramos, Silvana Salino; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli [Orientador]; Santos, Givan José Ferreira dos; Mincoff, Luciane Braz Perez; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Oliveira, Esther Gomes de
    Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar a competência discursiva (CD) manifestada em textos escritos que compõem o relatório de estágio (RE), o qual é redigido e apresentado como avaliação acadêmica, pelos alunos de 3º ano, como requisito da disciplina de Estágio Supervisionado I, do Curso de Letras Espanhol, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) A base teórica em que se sustenta o trabalho está na Linguística Textual (LT), nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), na teoria dos Gêneros Textuais e em referências da Linguística Aplicada O estudo trata da reflexão acerca do espanhol como língua estrangeira (E/LE), da concepção de texto e da competência discursiva no gênero RE Os critérios de análise têm origem na articulação entre as possibilidades oferecidas pela revisão da literatura, dadas as características de um corpus dessa natureza Por conseguinte, tem-se dois momentos de análise: a) o organizacional, o qual trata de dois aspectos da textualidade, coesão e coerência, do uso das formas remissivas presas, livres e lexicais e da consequente identificação de referências anafóricas; e b) o enunciativo, por meio do qual se identifica a presença do coletivo no discurso individual e se classificam as vozes e as modalizações presentes nos textos Os dados gerados possibilitaram o (re)conhecimento dos elementos linguísticos utilizados pelos informantes para externar a opinião discente em relação ao processo prático da formação docente inicial e, consequentemente, a demonstração do conhecimento linguístico-pragmático da língua alvo expresso pelo informante, como usuário e futuro professor de E/LE Os resultados convocam outras áreas do curso à reflexão e ao agir acadêmico Esperamos que a pesquisa agregue conhecimento à literatura da área de ensino e de aprendizagem de E/LE, no que se refere ao desenvolvimento da competência discursiva
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    A motivação semântica nas respostas dos informantes do Atlas Linguístico do Estado de Alagoas
    Barbosa-Doiron, Maranúbia Pereira; Aguilera, Vanderci de Andrade [Orientador]; Carpitelli, Elisabetta; Brandão, Sílvia; Contini, Michel; Saramago, João; Carpitelli, Elisabetta [Coorientadora]
    Resumo: O linguista Antenor Nascentes, em 1953, propôs a clássica divisão dialetal do Brasil em dois grandes falares, os do Norte, subdividos em três subfalares: amazônico, nordestino e baiano; e os do Sul: fluminense, mineiro e sulista Além dessas subdivisões, considerou uma área denominada como território incaracterístico Alagoas, um dos nove Estados do Nordeste do Brasil, o segundo menor em superfície geográfica do País, com cerca de 27 mil quilômetros quadrados, na divisão de Nascentes, insere-se no subfalar nordestino Considerando a proposta de Nascentes, e amparada pelos pressupostos teóricometodológicos da Geolinguística (DAUZAT, 1922) e da Dialetologia Pluridimensional (THUN, 1998), esta tese incumbiu-se, por meio de um atlas linguístico, de atestar se o Estado de Alagoas encontra-se dentro do subfalar nordestino O ALEAL, produto da pesquisa, documenta e descreve a realidade linguística de falantes da zona urbana do referido Estado, em seu espaço areal, considerando, prioritariamente, as diferenças diatópicas em seus aspectos fônicos, léxico-semânticos e morfossintáticos A rede de pontos segue as orientações de Nascentes (1958), com 21 localidades visitadas Os informantes são em número de dois por localidade, um homem e uma mulher, na faixa dos 3 a 5 anos, com nível de escolaridade fundamental, completa ou incompleta Para verificar a influência da variável faixa etária – dimensão diageracional – em sete cidades dentre as mais antigas do Estado foram entrevistados quatro informantes distribuídos entre 55 a 75 anos, também com o mesmo nível de instrução Os questionários aplicados são os mesmos do Atlas Linguístico de Brasil O ALEAL é composto de dois volumes: do primeiro constam a introdução, hipóteses, objetivos, metodologia e fundamentos teóricos da Geolinguística e Dialetologia Nesse mesmo volume estão ainda os referenciais teóricos concernentes à motivação na criação lexical (Guiraud, Dalbera, Alinei, Contini, entre os principais), teorias essas que vêm a embasar a análise de algumas designações registradas pelos informantes do ALEAL O estudo motivacional, cujo propósito foi verificar se o signo linguístico é motivado no ato da criação, recobre três campos semânticos, sendo os quais: fauna silvestre; fenômenos climáticos e atmosféricos; plantas e produtos que delas derivam A esses dados do ALEAL são contrastados registros dos mesmos referentes encontrados em alguns atlas regionais brasileiros, no ALiB, no ALIR e ALE Constam do segundo volume, 88 cartas linguísticas distribuídas entre fonéticas, lexicais e morfossintáticas Em toda a base de dados coletada, entre os fatos linguísticos registrados, ao menos um deles indica que a divisão dialetal de Nascentes procede: predominam no Estado as vogais médias pretônicas abertas No que tange à análise motivacional das designações estabelecidas, foi possível comprovar que a criação lexical é motivada na origem
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    Tecnologias digitais de informação e comunicação na construção do trabalho docente com a linguagem
    Barbeta, Claudia de Faria; Mafra, Núbio Delanne Ferraz [Orientador]; Coscarelli, Carla Viana; Dutra, Alessandra; Ruiz, Eliana Maria Severino Donaio; Limoli, Loredana
    Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo central intervir etnograficamente e de forma participativa junto a dois professores do Ensino Médio, de uma escola pública estadual da cidade de Londrina/PR A experiência com professores em cursos de especialização sinalizou que, embora participassem de alguns dos cursos de formação continuada oferecidos pela Secretária de Educação do Estado no âmbito das TDIC na sala de aula, diversos professores de Língua Portuguesa ainda têm dificuldades em utilizar essas tecnologias e contemplar os múltiplos letramentos, preferindo limitar o uso desses recursos como espaço de consulta, de pesquisa ou de apropriação de textos presentes nos espaços virtuais A tese defendida é de que a formação continuada no âmbito do uso das tecnologias, embora importantes não basta Então, é necessário que a formação, além de continuada, seja permanente, com o formador ao lado do professor de Língua Portuguesa, acompanhando o processo de planejamento, execução e avaliação dentro da escola, ajudando-o, enfim, a recontextualizar a prática docente embasada no conhecimento adquirido, a fim de assegurar a esse profissional ser capaz de promover o letramento digital, para si e para seus alunos Para orientar a análise de dados, a investigação pautou-se no caráter etnográfico colaborativo, conduzido sob o viés qualitativo-interpretativista, embasada nas propostas teórico-metodológicas da Linguística Aplicada O trabalho contou com o suporte teórico de Bortoni-Ricardo (213), Buzato (21 e 26), Coscarelli, (212) Geraldi (25), Kleiman (1995 e 27), Street (21 e 23), Lankshear e Knobel (211 e 27) Leffa (21) Lévy (1999), Mafra e Moreira (212), Marzari e Leffa (213), Moita Lopes (22 e 26), Moran (212), Rojo (212) e Soares (22, 23, 24 e 26), para ancorar os temas de letramentos, letramento digital e formação de professores O resultado da análise ratifica o que múltiplas pesquisas já têm alertado: faz-se mister proporcionar a atualização do profissional da educação, especialmente o professor de Língua Portuguesa, a fim de superar a resistência à e a dificuldade de inserção das TDIC e investir no letramento digital desses profissionais Além disso, o trabalho de intervenção revelou que houve mudanças nas concepções dos professores investigados, mas que é preciso estabelecer uma formação permanente, dentro da escola, para que esse professor de Língua Portuguesa consiga, enfim, assumir suas práticas com autonomia, interagindo com seus alunos, levando seus alunos a si mesmo à apropriação do letramento digital
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    Práxis de ensino colaborativo como lócus de argumentação, deliberação e aprendizagem expansiva
    Fiori-Souza, Adriana Grade; Mateus, Elaine Fernandes [Orientador]; Almeida, Ana Lúcia de Campos; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano; Barros, Dulce Elena Coelho; Tonelli, Juliana Reichert Assunção
    Resumo: O presente trabalho teve como foco uma experiência de ensino colaborativo, realizada no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), (CAPES, 21), em um subprojeto de Letras-inglês da Universidade Estadual de Londrina De modo particular, buscou-se investigar as contradições históricas emergentes como elementos promotores de diálogos deliberativos e instigadores de aprendizagem expansiva A pesquisa está ancorada em estudos colaborativos (LIBERALI, 213; LIBERALI; MAGALHÃES, 29; MATEUS, 213a, 213b, 214a, 214b, 216), na Teoria Sócio-Histórico-Cultural, com foco no Ciclo de Aprendizagem Expansiva (ENGESTRÖM, 1987, 1999b, 25, 211); na Análise de Discurso Crítica, (FAIRCLOUGH, 23; CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999) e na Argumentação Prática/Deliberação (FAIRCLOUGH; FAIRCLOUGH, 212) Participaram do subprojeto cinco professoras licenciandas, uma professora colaboradora, um professor supervisor e uma professora coordenadora, responsáveis pela prática de ensino colaborativo de língua inglesa junto a quatro turmas do 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública na cidade de Londrina O corpus da investigação consistiu de transcrições de áudio-gravações de oito reuniões do grupo, durante as quais os professores deliberaram sobre as dificuldades e os conflitos evidenciados ao longo da implementação da práxis A análise dos dados, com base na aproximação dos construtos teóricos de Argumentação Prática/Deliberação e do Ciclo de Aprendizagem Expansiva, possibilitou reflexões sobre os modos como a linguagem viabiliza questionamentos de sentidos e a produção colaborativa de conhecimentos, os quais serviram de base para a análise das ações propostas e para a sua (potencial) transformação Esses movimentos, contrapostos ao Ciclo de Engeström (1999b), sugeriram que a práxis foi lócus de aprendizagem expansiva
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    Aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada de professoras de inglês para crianças no Projeto Londrina Global
    Tanaca, Jozélia Jane Corrente; Mateus, Elaine Fernandes [Orientador]; Santos, Leandra Inês Seganfredo; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano; Tonelli, Juliana Reichert Assunção; Gimenez, Telma Nunes
    Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento de aprendizagem expansiva (ENGESTRÖM, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21) durante a formação continuada de participantes do projeto Londrina Global: ensino de Inglês para crianças de escolas municipais de Londrina PR Compreendida como prática ampla de negociação discursiva inerentemente plural, híbrida e dialógica de transformação de saberes e fazeres, a aprendizagem expansiva (ENGESTRÖM, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21), (MATEUS, 214) é investigada por meio da articulação de teorias socioculturais de aprendizagem (ENGESTRÖM; SANNINO, 21; EDWARDS, 21; LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998; JONHSON; 26; LIBERALI, 28, 213; MATEUS, 26, 213, 214) aos estudos críticos de linguagem (FAIRCLOUGH, 23, 28) e de argumentação em contexto escolar (LIBERALI, 213) O córpus de análise decorre da transcrição de gravações de encontros de formação continuada, realizados em 213 com professoras e coordenadoras/formadoras do Projeto Londrina Global e coordenadora do projeto Desenvolvimento de Atividades de Ensino de Inglês para Crianças (DAEIC/LEM/UEL) A análise do desenvolvimento de aprendizagem expansiva é realizada com olhar voltado para a articulação de vozes, posicionamentos, maneiras de solucionar problemas e implementar inovações nas práticas discursivas das participantes da formação continuada, durante a negociação de significados de atividades de ensino de Inglês para crianças na/pela hibridização de saberes entre professoras e formadoras A intertextualidade é utilizada como categoria de análise de discurso crítica (FAIRCLOUGH, 23; RAMALHO; RESENDE, 211), assim como os mecanismos linguísticos de análise de argumentação em contexto escolar (LIBERALI, 213) e estudos de práticas discursivas pautadas na constituição dialógica de significados (BAKHTIN, 29, 21) A análise de dados indica que o desenvolvimento de aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada ocorre em uma zona desconfortável de ação que ora potencializa, ora dificulta o desenvolvimento de novos modos de saber e agir entre as participantes do projeto Londrina Global Essa dinâmica é instaurada por discursos de autoridade (BAKHTIN, 29, 21) de diferente natureza (constituído, por um lado, de práticas de ensino vividas e, por outro lado, por saberes amplos) que figuram em momentos de resistência aos saberes e fazeres externos às práticas de ensino vividas pelas participantes do projeto Londrina Global Discursos de autoridade (BAKHTIN, 29, 21) que retomam, constantemente, práticas de ensino de participantes do projeto Londrina Global atuam tanto na expressão da vivência de aprendizagem expansiva como no apagamento de saberes externos às práticas vividas Assim, práticas híbridas de formação continuada constituem espaços desestabilizadores de saberes que potencializam novos modos de ser e saber da formação e da aprendizagem docente para o ensino de Inglês para crianças