01 - Doutorado - Estudos da Linguagem
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Item A abordagem da oralidade e a form(ação) docente nos anos iniciais : desafios e possibilidadesSemczuk, Wéllem Aparecida de Freitas; Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]; Silva, Flávio Brandão; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Aguilera, Vanderci de Andrade; Altino, Fabiane CristinaResumo: O ensino de língua materna na escola é fundamental para que os alunos adquiram as competências linguísticas das modalidades oral e escrita Para isso, o professor-formador deve se capacitar para discutir as questões relacionadas à língua e às suas diversas normas Nesse sentido, os estudos da Sociolinguística Educacional têm se preocupado com questões relacionadas à língua e ao ensino, com o intuito de apresentar ao aluno as variedades que levam ao prestígio/estigma demonstrando seu percurso e importância, nas modalidades oral e escrita, dentro da comunidade de fala Com base nisso, este trabalho, resultado de uma pesquisa-ação, tem por intuito oferecer subsídios aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o trabalho com a oralidade sob o olhar da Sociolinguística Educacional Os informantes/participantes selecionados para a análise são professores que ministram aulas nos anos iniciais em escolas públicas, que participaram, inicialmente, do projeto de extensão Proposta de Atualização Docente para o Ensino de Língua Portuguesa – Prodocente, vinculado à Universidade Estadual de Londrina e à Secretaria de Educação do Município de Centenário do Sul Justifica-se a escolha desses informantes/participantes por ser necessário, desde os anos iniciais, estabelecer uma reflexão sobre a língua, vista enquanto heterogênea, e realizar um trabalho com a oralidade em sala de aula, tendo em vista que, nessa etapa da Educação Básica, os alunos adquirem os conhecimentos linguísticos e aprendem o código da escrita A ênfase, nesta tese, foi dada à abordagem do eixo oralidade, visto que os diversos gêneros orais possibilitam um trabalho efetivo a respeito da diversidade linguística O corpus do trabalho constitui-se de três instrumentos para a coleta de dados: (i) questionário semiestruturado – diagnóstico; (ii) planos de ensino e (iii) questionário inicial e avaliativo A análise dos dados evidenciou que independente da formação inicial, os docentes desconhecem a língua enquanto sistema heterogêneo e consideram a utilização de variantes linguísticas de menor prestígio social como erro, o que reforça a importância de formações continuadas que partam das necessidades do contexto da escola e com uma maior duração para que tais crenças possam ser revistasItem A abordagem da variação linguística no ensino de língua portuguesa em instituições públicas de ensino do estado do ParanáSilva, Flávio Brandão; Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]; Bortoni-Ricardo, Stella Maris; Botassini, Jacqueline Ortelan Maia; Aguilera, Vanderci de Andrade; Almeida, Ana Lúcia de CamposResumo: Um dos desafios que o ensino de língua portuguesa na escola apresenta é o de formar estudantes realmente proficientes quanto ao uso da língua materna, em situações diversas de interação verbal Assim, este trabalho, com base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Educacional, com destaque para os estudos de Crenças e Atitude Linguísticas no ensino de língua, tem como principal objetivo investigar como ocorre a abordagem da variação linguística, no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, no Ensino Médio, em escolas públicas do Estado do Paraná Para tanto, procedeu-se à análise de três corpora, constituídos pelos documentos oficiais norteadores do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, pelos livros didáticos de Língua Portuguesa indicados para o Ensino Médio, no PNLD 215 e pelos questionários respondidos pelos professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná A análise dos documentos oficiais considerou três documentos: os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa para a Educação Básica, do Estado do Paraná Encaminhou-se a análise dos materiais didáticos, com a finalidade de verificar como ocorre a abordagem da diversidade linguística, tanto na parte teórica dos conteúdos, como nas atividades Dessa forma, realizou-se a análise dos livros didáticos a partir de um roteiro composto por 5 perguntas abertas, adaptado de Lima (214) Na terceira rodada de análise, foram considerados, por amostragem, 131 questionários respondidos por professores oriundos dos Núcleos Regionais de Educação, de todas as regiões do Estado do Paraná O questionário proposto aos professores, em formato eletrônico, contou com 12 perguntas semiestruturadas, construídas a partir dos pressupostos teóricos de Crenças e Atitudes Linguísticas no ensino de língua Na análise dos questionários, foram consideradas duas variáveis: o local de formação acadêmica do professor (instituição pública ou particular) e o tempo de magistério Os dados coletados foram tabulados com a utilização do Excel, por meio do qual foram elaborados gráficos e tabelas As análises realizadas possibilitaram auferir os seguintes resultados: i) os documentos oficiais que norteiam o ensino de Língua Portuguesa não são suficientemente esclarecedores quanto à abordagem da variedade linguística; ii) em geral, os materiais didáticos propõem atividades que não dão conta de explorar, em profundidade, a diversidade linguística; iii) há uma tendência entre os professores em assumir o discurso de valorização da variação linguística, no entanto, a transposição desse discurso para a prática deixa a desejar, pois a maioria dos professores apresenta atitudes que reforçam as prescrições normativas Diante de tais resultados, destaca-se a necessidade de que se invista na formação continuada dos professores, fornecendo-lhes alternativas para o trabalho com a variação linguística no processo de ensino-aprendizagem, inclusive com a didatização dos fenômenos variáveisItem Adaptação, criação e juventude : diálogos entre práticas de letramento escolar e não escolarMartins Neto, Irando Alves; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Pietri, Émerson de; Almeida, Paulo Roberto; Mateus, Elaine Fernandes; Lima, Sheila OliveiraResumo: Embasado em uma perspectiva sociocultural de letramento (STREET, 214; BARTON & HAMILTON, 2), este estudo de caso de orientação etnográfica objetiva compreender de que forma práticas de letramento desenvolvidas por estudantes do Ensino Médio de uma escola pública em aulas de Língua Portuguesa dialogam com práticas de letramento que esses estudantes desenvolvem em contexto não escolar Os dados foram coletados/gerados mediante utilização dos seguintes instrumentos: observação de aulas, observação de interação dos estudantes em redes sociais digitais, análise de material didático, entrevistas informais e questionários A pesquisa evidenciou dois modelos de letramento escolar Os “letramentos de adaptação” estão vinculados ao propósito da escola de promover a mobilidade social mediante a aquisição/adaptação dos/aos modelos escolares de leitura e escrita Já os “letramentos de criação” manifestam-se nos usos da leitura e da escrita que abrem possibilidade para que os estudantes se posicionem enunciativa e identitariamente e produzam textos com indícios de autoria Fora da escola, constatou-se que os participantes optam por ler/escrever em suportes digitais Tais práticas, nesta tese nomeadas de “letramentos juvenis”, estão ligadas aos posicionamentos identitários que os jovens estudantes assumem nas redes sociais digitais, além de revelarem a (re)produção de textos vinculados a discursos dominantes, como os que estabelecem uma relação de causa e consequência entre escolarização e mobilidade social Ao traçar um paralelo entre os letramentos escolares e os não escolares, os resultados apresentam semelhanças e diferenças no que se refere principalmente à/ao: presença de discursos dominantes pautados por conceitos como superação, desempenho e meritocracia; aceitação/silenciamento de posicionamentos de identidade dos jovens estudantes; utilização de variedade linguística socialmente prestigiada/não prestigiada; criação/reprodução de textos Como conclusão, argumenta-se a favor de uma escola que minimize as “divisas culturais” entre os saberes escolares e não escolares, e considere o desenvolvimento de “zonas culturais híbridas”, não apenas reconhecendo a existência de diferentes letramentos, mas também ensinando, criticamente, essas diferençasItem A afetividade como argumento para o aprendizado de línguas estrangeiras na terceira idadeSardo, Cláudia Estima; Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri [Orientador]; Reis, Simone; Bohn, Hilário Inácio; Barros, Luizate Guimarães; Aguilera, Vanderci de Andrade; Fernández, Francisco Moreno [Coorientador]Resumo: Esta pesquisa propõe o estudo qualitativo de duas situações de ensino de língua estrangeira com alunos da terceira idade, diferenciados pela abordagem de ensino a que estão expostos Os dois grupos são constituídos de aprendizes brasileiros idosos que estudam uma língua estrangeira (inglês) mediante uma abordagem comunicativa, sendo que, no Grupo 1, a abordagem privilegia o desenvolvimento das habilidades lingüísticas, enquanto, no Grupo 2, a ênfase está no uso da afetividade visando a um maior desenvolvimento lingüístico As análises das duas situações de ensino têm por fim verificar o papel da afetividade, o modo como ela se manifesta na progressão da interlíngua dos aprendizes, nas atividades desenvolvidas na sala de aula, nos interesses dos alunos e os conhecimentos necessários que o professor, inserido em contextos similares aos que são descritos neste trabalho, precisa dominar, assim como estar fundamentado e consciente de certas teorias Os dados levam a crer que uma abordagem de ensino para idosos que entremeie cognição e afetividade apresenta melhores condições de aprendizadoItem Affordances do teletandem para a formação de professores de português língua estrangeira : contribuições da mediação por uma abordagem avaliativaFranco, Gabriela Rossatto; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador]; Consolo, Douglas Altamiro; Salomão, Ana Cristina Biondo; Kailer, Dircel Aparecida; Gimenez, Telma NunesResumo: Entre os contextos telecolaborativos de ensino-aprendizagem de idiomas, o teletandem vem se destacando como um meio de ensino da língua portuguesa para estrangeiros e de aprendizagem de outro idioma para os brasileiros Esse contexto caracteriza-se por estabelecer encontros pós-interações denominados sessões de mediação, que são conduzidas por um professor-mediador e que visam a oferecer suporte pedagógico aos participantes, promovendo momentos de reflexão sobre aspectos linguístico-culturais a fim de contribuir para o ensino-aprendizagem das línguas envolvidas No caso do Brasil, a maioria dos participantes de teletandem são alunos de licenciatura do curso de Letras, que devem auxiliar seus parceiros estrangeiros na aprendizagem do português Nesse sentido, o teletandem se apresenta como um contexto favorável também para a formação de professores de Português Língua Estrangeira (PLE) (BROCCO, 214; FURTOSO, 211; RAMOS; CARVALHO; MESSIAS, 213), especialmente devido ao seu potencial para criar affordances de desempenho pedagógico (DARHOWER, 28; EL KADRI, 218; FRANCO; FURTOSO, 221) No entanto, algumas lacunas ainda são observadas no que concerne à prática dos participantes brasileiros para o ensino da língua portuguesa a seus parceiros Diante de tais considerações, o presente estudo investigou a condução das sessões de mediação de teletandem por uma abordagem avaliativa para o aproveitamento de suas affordances para a formação de professores de PLE Nesse sentido, a mediação é concebida por um viés avaliativo, sendo a avaliação compreendida como diagnóstica, orientadora da aprendizagem e, portanto, formativa Para a condução dessa proposta, foi ministrado um curso de extensão com vistas à formação de professores de PLE, cuja parte prática consistiu em interações de teletandem, alinhada a leituras e encontros síncronos, que corresponderam às sessões de mediação Por meio de uma Ficha de Acompanhamento/Autoavaliação de Teletandem (FAT), preenchida pelos participantes brasileiros ao final de cada interação, o professor-mediador pôde identificar dificuldades e necessidades do grupo e (re)orientar as sessões de mediação e o curso como um todo, a fim de intervir na prática pedagógica dos participantes enquanto as interações ainda estavam ocorrendo De natureza qualitativa interpretativista, o presente estudo coletou dados do curso de extensão oriundos das FAT, das gravações em vídeo e áudio das interações de teletandem e das sessões de mediação, de feedback e relatos de experiência multimodais dos participantes a respeito do curso e de breves resenhas críticas sobre materiais didáticos para o ensino de PLE Os dados foram analisados à luz do referencial teórico e com base na análise de conteúdo Foi verificado que o teletandem apresenta potencial para criar affordances para a formação de professores de PLE e que tais affordances se associam às perguntas da FAT Ademais, os resultados confirmaram o potencial da FAT como instrumento para fornecer subsídios sobre o desempenho pedagógico dos participantes, caracterizando-se, portanto, como uma affordance para o próprio mediador Destarte, esta pesquisa apresenta contribuições para a formação de professores de PLE, na medida em que versa sobre suas particularidades, bem como aponta o teletandem como um contexto profícuo para a formação de professores devido a suas affordances e, portanto, como uma alternativa de prática pedagógica a ser incorporada a cursos voltados a esse propósitoItem O agir do professor de língua portuguesa na educação profissional tecnológica de nível superior : a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado por ferramentas semióticas e tecnológicasValezi, Sueli Correia Lemes; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Abreu-Tardelli, Lília Santos; Araújo, Júlio César Rosa de; Mafra, Núbio Delanne Ferraz; Cristovão, Vera Lúcia LopesResumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o agir do professor de língua portuguesa em um contexto de ensino superior tecnológico de uma Instituição Federal de educação profissional por meio da análise interpretativa das ações linguageiras materializadas em textos prescritivos sobre o trabalho, em textos planificadores e em textos realizados no e sobre o trabalho docente Para alcançar os objetivos da pesquisa, as análises incidiram sobre: as representações construídos sobre o agir do professor da educação profissional tecnológica em textos prescritivos como as Diretrizes Curriculares Nacionais no Nível do Tecnólogo e o Projeto do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet; o processo de planejamento e de implementação da sequência didática do gênero relatório técnico implementada em uma turma do Curso Superior de Tecnólogo em Sistemas para Internet; as implicações das representações de um indivíduo singular sobre o coletivo de trabalho e sobre a formação docente para o trabalho nesse contexto educacional; a reconfiguração do agir docente pela mediação das novas tecnologias de informação e de comunicação e do ambiente laboratorial de informática mediado pelo computador e os seus indícios nos gestos didáticos no trabalho real As bases epistemológicas desta investigação filiam-se à Linguística Aplicada, em uma perspectiva multidisciplinar, especialmente em relação aos aportes do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com Bronckart (1999, 26, 28) e suas investigações sobre textos, linguagem e trabalho, e com autores brasileiros como os pesquisadores do grupo ALTER (MACHADO), 24, 29; MACHADO et al (211) e ainda com a Psicologia do Trabalho e a Clínica da Atividade (CLOT, 26, 27; FAÏTA, 24) e a Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 24; SAUJAT, 24) e ainda temas relacionados às ferramentas digitais aplicadas ao ensino de língua portuguesa De perspectiva qualitativa-interpretativista, esta pesquisa utilizou, como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa documental, a entrevista com professores do curso, a pesquisa-ação para a implementação da sequência didática do gênero relatório técnico, a observação participante das aulas da professora colaboradora e o encontro de confrontação entre professora-pesquisadora e professora-colaboradora Os resultados obtidos com a interpretação dos textos produzidos com esses instrumentos evidenciaram que o agir do professor de língua portuguesa da educação profissional tecnológica não tem prescrições claras, é constantemente reconfigurado pelas transformações institucionais em níveis nacional e local, pelas coerções do mundo do trabalho e da modernidade tardia decorrente das novas tecnologias Os conflitos e tensões emergentes no trabalho conjunto entre pesquisadora e uma professora experiente nesse contexto profissional promoveram rupturas e transformações pelo uso de ferramentas de ensino, como a sequência didática e os dispositivos digitais de um ambiente virtual de aprendizagem, com impactos nas aprendizagens e no desenvolvimento profissional nos sujeitos envolvidosItem O agir pela linguagem nas práticas formativas do tutor da educação a distânciaSantos, Annie Rose dos; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Abreu-Tardelli, Lília Santos; Costa, Maria Luisa Furlan; Cristóvão, Vera Lúcia Lopes; Mafra, Núbio Delanne Ferraz; Araújo, Júlio César; Ruiz, Eliana Maria Severino DonaioResumo: Nesta pesquisa, empreendo uma reflexão para interpretar a ação e, por meio dela, o agir do tutor da Educação a Distância (EaD), mediante a identificação das representações construídas sobre seu trabalho nos textos prescritivos das instâncias governamentais, nos discursos de especialistas em EaD e na detecção das representações/reconfigurações e análises dos discursos de dez tutores a distância do curso de Letras a Distância de uma instituição de ensino superior vinculada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) Utilizando-me de uma metodologia compreensiva/interpretativa inspirada no Interacionismo Socio-Discursivo (ISD) (BRONCKART, 28), objetivei caracterizar o gênero de atividade profissional do trabalho pela linguagem do tutor da EaD, interpretar as representações dos tutores geradas nos textos produzidos por esses profissionais antes, durante e depois da observação da tutoria, buscando dados por meio da utilização dos instrumentos questionário (GIL, 28) e entrevistas de pesquisa (BULEA, 21), assim como os dados das análises da mediação e transposição didática dos objetos de ensino por eles realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de uma disciplina oferecida a distância O quadro teórico-metodológico adotado tem por base o ISD (BRONCKART, 23; 25), com aportes do Interacionismo Social (IS) (BAKHTIN, [1992] 23), além das contribuições das pesquisas atuais que fazem uso das Ciências do Trabalho, como a Ergonomia da Atividade e a Clínica da Atividade (CLOT, 27; BUENO, 27) e das Ciências da Linguagem As categorias analíticas empregadas são as provenientes do ISD, complementadas pela Teoria da Atividade e Transposição Didática, e nos procedimentos de análise busquei caracterizar o gênero de atividade de linguagem do trabalho do tutor da EaD Os resultados alcançados permitem entender: a) a representação do agir do tutor a distância como profissionais cientes de sua relevância e das prescrições para sua função; b) o processo de mediação empregado nesse agir, sobressaindo-se a mediação entre os objetos de ensino, docentes e acadêmicos do curso; c) no plano do agir, possibilitaram identificar que os artefatos tecnológicos por eles utilizados são as ferramentas virtuais constantes no AVA e os artefatos simbólicos são os diferentes gêneros textuais mobilizados e o gênero de atividade do trabalho da tutoria em EaD Os resultados apontam ainda que as capacidades desenvolvidas para a mediação de suas ações didáticas são as cognitivas, adquiridas mediante os gestos profissionais inerentes e necessários a sua profissão, indicando ainda que o papel do tutor, ainda em construção em seu métier profissional, é imprescindível na atual configuração da EaD em nosso país, considerando que o tutor é o responsável pelo ensino e aprendizagem dos acadêmicos dessa modalidade de ensinoItem A alternância da referência do sujeito-enunciador como expressão da identidade e seus efeitos de sentidoConde, Dirceu Cleber; Fernandes, Luiz Carlos [Orientador]; Souza, Pedro de; Barbosa, Pedro Navarro; Panichi, Edina Regina Pugas; Joanilho, Mariângela Peccioli GalliResumo: O objetivo deste trabalho é compreender como se comporta o fenômeno da alternância entre as referências ao sujeito enunciador (pessoas do discurso, conforme a tradição gramatical) em um mesmo texto e seus efeitos na constituição das identidades dos sujeitos Para tanto, desenvolvemos a análise de 446 textos divididos em quatro grupos para observar as regularidades da alternância A partir das observações desenvolvidas, detectamos diferentes aspectos que se coadunam para a existência do fenômeno, que vão desde os aspectos enunciativos, passando por questões semânticas, chegando por fim às determinações discursivas Na relação entre a perspectiva da Enunciação e a da Análise Discurso está a principal perspectiva teórica para a compreensão das alternâncias Observamos que o fenômeno da alternância não é uma falha de domínio da língua escrita, haja vista a constante insistência dos professores de Língua e Redação para que haja esforço dos aprendizes em manter a uniformidade A alternância é constitutiva da enunciação, cujas debreagens e embreagens enuncivas ou enunciativas fazem parte das “estratégias da enunciação a serviço do discurso” Não se trata aqui de um sujeito estrategista, mas de formações ideológicas e formações discursivas, que se estruturam em interdiscursos cujo objetivo principal é a hegemonia discursiva Para analisar as alternâncias, nos valemos de diferentes ferramentas, dentre elas a estatística aplicada aos textos no nível do léxico e da frase A relação entre léxico e frase não representa um olhar meramente estruturalista, mas um meio a partir do qual pudemos explorar a materialidade dos textos ao ponto de observarmos a dinâmica dos discursos Entre um enunciador dizer “eu”, “nós” ou não enunciar nenhumas dessas marcas há procedimentos de reconhecimento e instauração das identidades que, por sua vez, também estão sujeitas às pressões do discurso Assim, compreender o fenômeno em seus diferentes matizes proporcionou também compreender a formação das identidades em relação ao sujeito enunciador e ao sujeito enunciado Além de observarmos, no corpus, comportamentos discursivos, também ousamos propor uma nova abordagem da enunciação graças à integração da interpretação de dados enunciativos, estatísticos e discursivosItem Análise de discurso e direito : preâmbulo constitucional de 1988 e seus entornosTacla, Silvia Regina; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli [Orientador]; Cachapuz, Rozane da Rosa; Espolador, Rita de Cássia Resquetti Tarifa; Oliveira, Esther Gomes de; Altino, Fabiane CristinaResumo: Após mais de vinte anos de regime ditatorial, é notória a importância da democraciatrazida pela Constituição Federativa do Brasil de 1988 O texto preambular apresenta-nos como um conjunto de preceitos, mostrando os valores supremos, proclamando, assim, a ruptura do ordenamento constitucional anterior e o surgimento jurídico de um novo Estado No discurso preambular constitucional, deparamo-nos com uma preleção democrática, devido ao período da promulgação ser pós-ditadura Temos a impressão de ser um texto inédito, quando, na realidade, trata-se de uma materialidade constituída pela retomada de sentidos preexistentes, como liberdade, igualdade direitos sociais entre outros Dizeres já construídos, porém trazidos, novamente, para a Constituição de 1988, pelos quais ativamos a memória discursiva da história nacional Assim, dá-se visibilidade a um esquecimento ideológico, ressignificando dizeres, sentidos antes já pensados e ditos, que, agora, são reformulados Nessa perspectiva, este estudo consiste na análise da produção de sentidos do Preâmbulo de 1988 e também de seus entornos, abrangendo os Preâmbulos das outras Constituições do Brasil Alguns aspectos iniciais são de fundamental importância para esta pesquisa, atrelando o Direito e os Estudos da Linguagem, de acordo com o quadro teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa cujo fundador foi o filósofo francês Michel Pêcheux Na perspectiva que a compreendemos, trata dos processos constitutivos da significação na linguagem, considerando os modos de produção e manifestação do(s) sentido(s) na linguagem Conforme Orlandi (213), em sua obra o pesquisador em Análise de Discurso procura mostrar como se produz a significação na língua a partir da compreensão de como os sentidos se constroem no e pelo processo discursivo, investigando as condições de produção do enunciado e as formações discursivas e ideológicas, na tentativa de fazer avançar o processo de significação na linguagem Nosso objetivo delineia-se, desse modo, a partir da elaboração de um recorte teórico-analítico, por meio do qual a materialidade discursiva (a língua para significar deve se inscrever na história) torna possível investigar os modos de composição da subjetividade Para tanto, estudamos o Preâmbulo Constitucional e seus entornos, compreendendo como ‘entorno’, os demais Preâmbulos das Constituições Brasileiras e suas conjunturas sócio-históricasItem Análise de produção escrita em língua inglesa e uso de dicinários bilíngues e monolínguesCordeiro, Juci Mara; Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri [Orientador]; Mota, Mailce Borges; Guberman, Mariluci da Cunha; Oliveira, Ester Gomes de; Reis, Simone; Durão, Aylton Barbieri; Joanilho, Mariângela Peccioli GalliResumo: O objetivo precípuo desta pesquisa é investigar o suporte proporcionado pelos dicionários bilíngues e monolíngues, à produção textual (escrita) em língua inglesa Na abordagem de uso de dicionários apresentada, reivindica-se a visão de que é um material pedagógico essencial para o processo de aprendizagem de línguas, quando elaborado dentro de um padrão referencial de qualidade e quando utilizado adequadamente pelo aprendiz Entende-se que para que o uso de dicionários bilíngues e monolíngues contribua efetivamente para a construção de significados na L2, e para que se desenvolva a autonomia do aprendiz, faz-se necessário que ele conheça a organização estrutural dessa obra lexicográfica: a micro a macro e a superestrutura Para uma compreensão mais abrangente sobre questões relacionadas aos dicionários, suas limitações e contribuições à aprendizagem e às necessidades dos aprendizes, as perspectivas da Lexicografia e da Metalexicografia foram fundamentais Realiza-se, neste contexto, uma pesquisa empírica sobre o uso dos dicionários na produção escrita a fim de complementar, com dados primários, as informações obtidas nas demais fontes A utilização da metodologia abordando as sequências didáticas (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24) para o ensino de produção textual em língua inglesa objetivou a produção de um texto inicial (sem orientações teóricas ou metodológicas sobre o uso de dicionários) e um texto final, a partir das mediações que julgamos necessárias, sobre o gênero textual autobiografia e sobre uso de dicionários Entre essas duas produções foram organizadas oficinas cujas atividades foram desenvolvidas com o intuito de superação das dificuldades observadas na primeira produção e no uso dos dicionários Desse modo, em razão da análise pretendida, ter-se-ia parâmetros de comparação entre o texto inicial e o texto final, e também, seria um meio para se constatar (ou não) o suporte real proporcionado pelos dicionários à produção escrita Os erros cometidos nos textos foram tomados como ponto de partida para o desenvolvimento desta pesquisa e foram analisados a partir de critérios oriundos das contribuições da Linguística Contrastiva (Análise Contrastiva (AC), Análise de Erros (AE) e Análise de Interlíngua (IL)) e a partir das perspectivas teóricas dos gêneros textuais (BRONCKART, 23), adotadas como referência para as oficinas de produção textual Outros objetivos somam-se ao principal para complementar a extensão que se pretende implementar ao projeto: (1) apresentar/discutir critérios relevantes para aquisição e uso de dicionários para aprendizagem de língua inglesa, especialmente para produção escrita; (2) evidenciar a relevância das informações apresentados nos dicionários de língua inglesa, para o processo de produção escrita; (3) identificar, categorizar e analisar os erros do texto escrito, e elaborar reflexões teóricas sobre o fenômeno “erro”; (4) estabelecer uma inter-relação entre uso de dicionários (de qualidade) e produções escritas mais satisfatórias A partir dos resultados obtidos na produção textual desenvolvida com o suporte de dicionários bilíngues e monolíngues, postula-se a relevância dessas obras para o processo de ensino e de aprendizagem da língua inglesa Com base nisso, destacamos a importância de se incentivar o seu uso, especialmente para o desenvolvimento de atividades de produção escritaItem Análise do tópico discursivo nas sustentações orais do caso Cesare BattistiNakayama, Juliana Kiyosen; Galembeck, Paulo de Tarso [Orientador]; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli; Oliveira, Esther Gomes de; Panichi, Edina Regina Pugas; Mincoff, Luciane Braz Perez; Ribeiro, Maria de Fátima; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli [Coorientadora]Resumo: Este trabalho investiga a construção do tópico discursivo e seus procedimentos de introdução, expansão, ruptura e encerramento, em sustentações orais perante o Supremo Tribunal Federal (STF), com base em transcrição parcial da sessão de julgamento da extradição (Ext 185) e do mandado de segurança (MS 27875) relativo ao caso Cesare Battisti, ocorrida em 8 de junho de 211 O recorte na transcrição dessa sessão de julgamento leva em consideração a concentração das sustentações orais dos advogados privados, do advogado público, do representante da União e do representante do Ministério Público perante o Supremo Tribunal Federal e, assim, possibilita o estudo do tópico discursivo frente às instituições que representam os seus falantes A escolha do corpus deu-se pela repercussão nacional e internacional do fato ocorrido entre Brasil e Itália, no que se refere às suas relações diplomáticas O Presidente Lula, no último dia de seu mandato, em derradeira decisão como Presidente da República, rejeitou a extradição de Cesare Battisti para a Itália Essa decisão presidencial e soberana do Brasil ocasionou o julgamento desse ato perante o Supremo Tribunal Federal no Brasil, a pedido da Itália, que julgou pela permanência de Battisti em solo brasileiro A metodologia adotada na pesquisa foi empírica e indutiva com base na visão funcionalista de Halliday (24), Marcuschi (26) e Galembeck (1999), de caráter qualitativo Ao estudar as sustentações orais com foco nas interações, ressaltando-se essa perspectiva, apresenta-se um vasto universo de possibilidades de análise, visto que a fala permeia basicamente todas as atividades humanas Nesse sentido, a fala-em-interação abre espaço para os mais diversos estudos interdisciplinares, podendo ser explorada em muitos outros cenários A inserção do estudo das sustentações orais e das suas interações no campo da Análise da Conversação empresta ineditismo ao trabalho ora realizado Espera-se que, dessa forma, se possa ensejar mais pesquisas interdisciplinares Considerando a linguagem utilizada pelos falantes em suas sustentações orais, fica evidente que deve haver conhecimento partilhado para que a interação seja eficaz, principalmente no que diz respeito ao contexto do STF, levando-se em conta inúmeros conceitos jurídicos utilizados Tendo em vista o resultado final dos votos dos Ministros do STF, no julgamento ora analisado: 5 a 4 em favor de Battisti, a expectativa dos julgadores provavelmente foi atendida Foi também elaborado um estudo sobre o funcionamento do Supremo Tribunal Federal, sobre a sustentação oral da sessão de julgamento Para maior explicitação do que ocorre na instância máxima do Poder Judiciário, os dados foram incluídos em imagens, tabelas e diagramasItem Animação digital e crítica genética : o processo de criação em Shrek 2 (2004)Dias, Luiz Antonio Xavier; Panichi, Edina Regina Pugas [Orientador]; Contani, Miguel Luiz; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Oliveira, Esther Gomes de; Altino, Fabiane CristinaResumo: Muitos estudos repensam abordagens teóricas no campo da Crítica Genética ao atestarem que a criação artística envolve procedimentos que estão além de textos manuscritos, esboços e rascunhos Cada texto, seja ele em seu mais particular gênero, demanda um percurso muitas vezes minucioso, desde sua idealização até sua conclusão A presente pesquisa visa a investigar o processo criativo fílmico por meio da análise dos documentos de processo utilizados para a construção da narrativa como entrevistas, DVD, redes sociais oficiais, dentre outros Por depender do desempenho simultâneo de diversos artistas e profissionais animadores, pode-se afirmar que a animação é uma arte coletiva que advém, muitas vezes, da literatura, e transpõe barreiras na tela Assim, investigações a esse respeito podem ser empreendidas no que se refere à gênese da criação, visto que fatores como linguagem cinematográfica (movimentos de câmera, enquadramentos, angulações), desempenho dos animadores, sonoplastia, simbologia e textos imagéticos, bem como efeitos de computador, influenciam e (re)criam o filme A presente tese analisa o processo criativo no cinema de animação digital, a interferência dos dubladores dos personagens da animação como cocriadores para a transposição sígnica, o levantamento das regularidades e instabilidades do gênero, os bastidores da criação fílmica, além do processo criativo do Ethos e teorias afins que alicerçam a pesquisa O corpus analisado remete a trechos do filme Shrek 2 (24), dirigido por Andrew Adamson A partir dos pressupostos da gênese da criação, de abordagens teóricas sobre cinematografia e de uma abordagem semiótica, foi possível desvendar o percurso criativo para a construção de sentidos na obraItem Aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada de professoras de inglês para crianças no Projeto Londrina GlobalTanaca, Jozélia Jane Corrente; Mateus, Elaine Fernandes [Orientador]; Santos, Leandra Inês Seganfredo; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano; Tonelli, Juliana Reichert Assunção; Gimenez, Telma NunesResumo: Esta pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento de aprendizagem expansiva (ENGESTRÖM, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21) durante a formação continuada de participantes do projeto Londrina Global: ensino de Inglês para crianças de escolas municipais de Londrina PR Compreendida como prática ampla de negociação discursiva inerentemente plural, híbrida e dialógica de transformação de saberes e fazeres, a aprendizagem expansiva (ENGESTRÖM, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21), (MATEUS, 214) é investigada por meio da articulação de teorias socioculturais de aprendizagem (ENGESTRÖM; SANNINO, 21; EDWARDS, 21; LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998; JONHSON; 26; LIBERALI, 28, 213; MATEUS, 26, 213, 214) aos estudos críticos de linguagem (FAIRCLOUGH, 23, 28) e de argumentação em contexto escolar (LIBERALI, 213) O córpus de análise decorre da transcrição de gravações de encontros de formação continuada, realizados em 213 com professoras e coordenadoras/formadoras do Projeto Londrina Global e coordenadora do projeto Desenvolvimento de Atividades de Ensino de Inglês para Crianças (DAEIC/LEM/UEL) A análise do desenvolvimento de aprendizagem expansiva é realizada com olhar voltado para a articulação de vozes, posicionamentos, maneiras de solucionar problemas e implementar inovações nas práticas discursivas das participantes da formação continuada, durante a negociação de significados de atividades de ensino de Inglês para crianças na/pela hibridização de saberes entre professoras e formadoras A intertextualidade é utilizada como categoria de análise de discurso crítica (FAIRCLOUGH, 23; RAMALHO; RESENDE, 211), assim como os mecanismos linguísticos de análise de argumentação em contexto escolar (LIBERALI, 213) e estudos de práticas discursivas pautadas na constituição dialógica de significados (BAKHTIN, 29, 21) A análise de dados indica que o desenvolvimento de aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada ocorre em uma zona desconfortável de ação que ora potencializa, ora dificulta o desenvolvimento de novos modos de saber e agir entre as participantes do projeto Londrina Global Essa dinâmica é instaurada por discursos de autoridade (BAKHTIN, 29, 21) de diferente natureza (constituído, por um lado, de práticas de ensino vividas e, por outro lado, por saberes amplos) que figuram em momentos de resistência aos saberes e fazeres externos às práticas de ensino vividas pelas participantes do projeto Londrina Global Discursos de autoridade (BAKHTIN, 29, 21) que retomam, constantemente, práticas de ensino de participantes do projeto Londrina Global atuam tanto na expressão da vivência de aprendizagem expansiva como no apagamento de saberes externos às práticas vividas Assim, práticas híbridas de formação continuada constituem espaços desestabilizadores de saberes que potencializam novos modos de ser e saber da formação e da aprendizagem docente para o ensino de Inglês para criançasItem Argumentação e leitura : uma relação de complementaridadeCordeiro, Isabel Cristina; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Contani, Miguel Luiz; Roman, Elódia Constantino; Gregório, Regina Maria; Galembeck, Paulo de TarsoResumo: Neste trabalho, estudaremos os recursos persuasivos da Semântica Argumentativa e da Lingüística Textual, aliados às estratégias cognitivas da Teoria da Leitura, revelando a relação de complementaridade que se instaura nesses campos de estudo para a formação de leitores mais críticos O usuário da língua aprende a estabelecer estratégias e a argumentar, usando, eficientemente, os recursos oferecidos pela própria língua, ou seja, as concepções inseridas no modelo cognitivista, em que os leitores interagem com o texto, fazendo uso de operações mentais para construírem sentidos na leitura, aliadas à Semântica Argumentativa, que direciona o sentido do texto por meio de uma variedade de procedimentos argumentativos O corpus selecionado para análise é a Carta do Leitor, gênero textual altamente argumentativo e produto de uma interação social que reflete não só o pensamento de uma comunidade, seu contexto sócio-histórico e ideológico, como também o olhar avaliativo de quem participa dessa atividade interacional Nossa proposta relaciona alguns recursos como os operadores argumentativos, os advérbios modalizadores, os marcadores de pressuposição, a adjetivação e a intertextualidade aos aspectos cognitivos de leitura como o conhecimento prévio ? imprescindível à compreensão da intertextualidade ? os esquemas, as inferências, pertencentes aos implícitos da linguagem, entre outras estratégias de processamento cognitivo-textual que representam o conhecimento que os leitores possuem sobre compreensão de discursos O objetivo maior é direcionar o leitor a identificar, de maneira mais dinâmica e produtiva, os aspectos discursivos que permeiam a leitura para, desde o primeiro contato com o texto, ser capaz de estabelecer suas metas e intencionalidades, tendo como fundamento a parceria entre argumentação e leitura Assim, esperamos levar o leitor a uma reflexão mais crítica daquilo que lê, contemplando uma teoria sociointeracionista com ênfase nas habilidades cognitivas de cada indivíduoItem Argumentação e multimodalidade no ensino de leitura do gênero anúncio publicitárioPinho, Ednéia de Cássia Santos; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Ruiz, Eliana Maria Severino Donaio; Cordeiro, Isabel Cristina; Lunardelli, Rosane Suely Álvares; Santos, Givan José Ferreira dosResumo: A interação permeia as relações humanas e, nesse processo, encontram-se língua e linguagem em suas variadas manifestações As linguagens se modificam, evoluem e se ampliam junto com a humanidade, comportando interferências do contexto Nesse sentido, hoje, as novas gerações nascem imersas em um cenário caracterizado pelo consumo, valorização da imagem e envoltas pela tecnologia e multimodalidade, fatos que alteram a composição do discurso, exigindo novas formas de letramento Considerando que o indivíduo passa a agir no mundo, tornando-se parte dele por meio da linguagem e que esse uso é intencional, veicula pensamentos, valores e crenças e se caracteriza como argumentativo, é essencial refletir sobre as múltiplas linguagens e a argumentação em sala de aula desde as séries iniciais Dessa forma, esta tese investiga como os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental de um colégio público da cidade de Londrina-PR reconhecem as marcas persuasivas responsáveis pela construção de sentido do gênero anúncio publicitário Nosso corpus é formado por propagandas impressas e digitais, envolvendo interatividade e múltiplas linguagens (som, movimento, cor, imagem, luz) Nos testes de leitura que realizamos, por meio de atividades interpretativas, detectamos algumas particularidades relacionadas aos alunos da chamada geração Z: a multimodalidade é considerada um aspecto facilitador para o reconhecimento da argumentação e do sentido do texto por esse público; a identificação de ideias em textos que envolvem múltiplas linguagens não ocorre de forma clara; na visão desses leitores, há diferentes graus de subjetividade nos recursos persuasivos; os signos não verbais são mais atrativos e convincentes para essa geração; e a interatividade e a ativação sensorial desempenham forte poder argumentativo nos textos Frente ao que constatamos, defendemos, nesta tese, que as atividades com gêneros variados, multimodais e em suporte digital, especialmente os anúncios publicitários, devem fazer parte do conjunto de práticas escolares das aulas de Língua Portuguesa para explorar a leitura e a compreensão das novas formas textuais O alunado, desde o início do Ensino Fundamental, precisa ter acesso a uma formação que o torne apto a reconhecer tanto a simbiose de linguagens quanto a exclusividade de elementos aplicados à intencionalidade e à diferença de sentidos em cada composição A partir disso, esperamos uma formação crítica, reflexiva e competente linguisticamente, pois o trabalho com o gênero anúncio publicitário, na versão digital, pode revelar-se uma prática pedagógica eficiente e atrativa ao novo perfil de aluno, inegavelmente ligado à multimodalidade e à tecnologiaItem Arqueologia, genealogia e ética em formações discursivas de organização profissional docenteCampos, Alcione Gonçalves; Reis, Simone [Orientador]; Almeida Filho, José Carlos Paes de; Navarro, Pedro; Tonelli, Juliana Reichert Assunção; Andrade, Otávio Goes deResumo: Esta pesquisa está inserida na área da Linguística Aplicada, no campo de Identidade Profissional Docente, com foco de investigação na constituição histórica da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado do Paraná – APLIEPAR e na (re)construção identitária do professor de Língua Inglesa O objetivo geral é problematizar a (re)construção identitária profissional docente, a partir de práticas discursivas e não discursivas da APLIEPAR Os objetivos específicos são: 1 Inventariar e catalogar documentos-monumentos relativos à organização; 2 Recompor o percurso existencial da organização, desde seu nascimento (surgimento) aos dias atuais, enfocando fenômenos de continuidade, ruptura, dissipação e transformação; 3 Descrever e interpretar enunciados (re)produzidos no âmbito da APLIEPAR Os dados são compostos de documentos históricos da Associação e entrevistas conduzidas com as ex-presidentes da APLIEPAR A unidade de análise é o Discurso, especificamente Formações Discursivas, sob perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso Foucaultiana, na qual os enunciados são entendidos como um modo de constituir a si e a outros e de produzir verdades A pesquisa caracteriza-se, assim, como um estudo de caso de perspectiva histórico-discursiva e de natureza qualitativa alinhada aos pressupostos do paradigma crítico Adota-se a postura epistemológica do construcionismo social, segundo a qual a linguagem é uma forma de poder, e o mundo, a realidade e os objetos são fruto de construção que se dá em práticas de interação social historicamente situadas e mediadas pela linguagem A concepção de identidade que embasa o estudo está em consonância com uma perspectiva não essencialista e discursivamente orientada, na qual se enfatiza o aspecto relacional, ou seja, a construção de identidades se dá em relação ao contexto social, histórico e cultural A partir das descrições e interpretações dos dados feitas com base nesse desenho metodológico, defende-se a tese de que a APLIEPAR se constituiu historicamente em um dispositivo no qual micro relações de poder autorizadas pelo saber institucional exerceram uma forma de governamentalidade sobre os professores, estabelecendo normas de conduta profissional, ao mesmo tempo em que se constituiu como um dispositivo ético de cuidado de si e do outroItem Aspectos comunicativos da criação artística : o universo das imagens de Vik MunizDuarte, Thais Priscilla Papa Jerônimo; Panichi, Edina Regina Pugas [Orientador]; Oliveira, Esther Gomes de; Reynaud, Maria João P. Coelho; Contani, Miguel Luiz; Willemart, Philippe Leon Marie GhislainResumo: A linguagem se processa de diversas formas, mas todas convergem para que o ser humano busque maneiras diferentes de se comunicar e expressar sentimentos Estudar um texto, uma obra de arte, ou qualquer fruto da criação humana, por meio da crítica genética é admitir que, além do produto final acabado, houve um processo de construção desta obra Nesse contexto, definimos como objetivo geral de nossa pesquisa estudar o processo de criação estética e os efeitos de sentido das obras de Vik Muniz (1961-atual) Por meio da experimentação de diversos materiais, o artista cria e recria obras de arte que, posteriormente, são fotografadas e apresentadas ao público Tendo a fotografia como produto final do processo de criação, é fundamental discutirmos como esse suporte, imbricado à obra do artista, imprime a ela um caráter híbrido A crítica genética, em sua amplitude de usos e aplicações, pode ser empregada em diversos corpora de pesquisas, com materialidades distintas dos tradicionais manuscritos literários Apesar de estudos relacionados a diferentes documentos de processo já terem sido desenvolvidos, a individualidade do processo criativo de Vik Muniz permitiu que descrevêssemos novos formatos de análise e de pesquisas pelo viés genético Analisando obras produzidas ao longo de vinte e cinco anos, foi possível constatar que a própria obra do artista revela-se como um grande registro de sua criação A interpretação desses fenômenos nos possibilitou identificar sistemas formativos, apontando aspectos singulares de sua gênese Além do universo da criação, desde o início de nossas pesquisas, nos questionamos a respeito da necessidade de análises que ultrapassassem o percurso criativo e as fronteiras da criação, avaliando os efeitos de sentido de uma obra e suas relações com seus contextos de exposição A partir do momento em que a obra é tida como pronta, nossa proposta extrapola o viés genético e assume uma perspectiva voltada à recepção Ao apropriar-se, ludicamente, de ícones, traduzindo-os por meio de materiais inusitados, as obras de Vik desafiam o olhar, fazendo com que o espectador questione a imagem a partir das camadas de significados No momento em que iniciamos o estudo da imagem, lançamos mão de outras teorias a fim de embasar nossas análises Valendo-se dos domínios da fenomenologia, da estética e da semiótica, discutimos, além do vir a ser das obras, possíveis leituras das séries selecionadasItem Aspectos constitutivos da história do ensino de língua portuguesa no Oste do Paraná : 1960-1979Baumgärtner, Carmen Teresinha; Perfeito, Alba Maria [Orientador]; Benites, Sônia Aparecida Lopes; Gonçalves, Adair Vieira; Gregório, Regina Maria; Galembeck, Paulo de Tarso; Geraldi, João WanderleyResumo: Considerando que o que se faz atualmente nas aulas de língua portuguesa não nasceu agora, mas resulta de olhares e de fazeres histórica, social e ideologicamente constituídos, nessa pesquisa objetivamos, com base na historia oral e em fontes documentais, recolher informações sobre o pensar e o fazer, nas quatro ultimas series do Ensino de 1o Grau, na disciplina de Língua Portuguesa, na região Oeste do Paraná, no período compreendido entre 196 e 1979 Nessa pesquisa de cunho qualitativo, ancorada na perspectiva sócio-histórica, em dialogo com a Lingüística Aplicada e com uma área da Historia da Educação denominada Historia das Disciplinas Escolares, valorizamos aspectos descritivos e percepções pessoais, com vistas a recuperar fios constitutivos da historia da disciplina de Língua Portuguesa, no contexto pesquisado O percurso empreendido permitiu-nos reconstituir aspectos dessa historia não só pela voz do discurso oficial e dos livros didáticos, mas pelas memórias de ex-professores e de ex-alunos, sujeitos que empírica e cotidianamente estiveram envolvidos com o ensino da disciplina Procuramos focalizar o contexto particular da pesquisa como componente da totalidade social mais ampla, e compreender a realidade em sua complexidade, levando em conta as interações e influencias recíprocas dos componentes da situação O exame de fontes documentais (Currículo Oficial e livros didáticos) e da degravação de entrevistas realizadas com ex-professores e com ex-alunos permitimos avistar conceitos, ações, conflitos, embates sobre o ensino de Língua Portuguesa O estudo mostrou-nos uma heterogeneidade de sentidos em relação a conceitos e a praticas no trabalho com a linguagem, bem como a presença de forcas centrifugas e centrípetas atuando sobre um ensino que historicamente estivera centrado na gramática normativa e na descritiva No campo compreendido pela pesquisa, a reconstrução dessa historia evidenciou deslocamentos, ora apontando para o mesmo, ora para o diferente, para a manutenção e para a ruptura, configurando-se pela contradição e pelo movimentoItem Aspectos estilísticos e argumentativos em sentenças judiciais sob a perspectiva da crítica genéticaSantos, Roberto Lima; Panichi, Edina Regina Pugas [Orientador]; Godoy, Arnaldo Sampaio de Moraes; Contani, Miguel Luiz; Oliveira, Esther Gomes de; Cordeiro, Isabel CristinaResumo: Uma das questões mais discutidas, no âmbito do Direito, é como os juízes decidem e como operam na construção do texto judiciário, em forma de decisão ou sentença Na atualidade, a produção desses textos jurídicos, muitas vezes, precisa ser compartilhada com uma equipe de assessores do gabinete dos juízes, que podem receber intervenções do julgador decorrentes da alteração da intelecção do caso ou, apenas, do aperfeiçoamento da utilização de recursos argumentativos ou estilísticos, sem alteração do resultado do julgamento Apesar de as teorias da decisão judicial buscarem expurgar a subjetividade do processo de construção da decisão judicial, ela é inevitável e transparece na linguagem Nesse contexto, o objetivo desta tese é estudar a forma como a Crítica Genética é capaz de dialogar com a Ciência Jurídica no processo de construção textual compartilhada de sentenças judiciais, e o modo como são integrados os aspectos interativo-discursivos dessa linguagem jurídica em todas as etapas, até o momento da versão final do juiz como signatário da decisão oficial O processo decisório judicial, concebido como movimento de construção textual jurídico, é examinado por meio de análise comparativa de versões das minutas desses textos Os aportes teórico-metodológicos são provenientes da Crítica Genética com base em Salles (1998; 2; 22; 24; 28; 216; 217a; e 217b), Panichi e Contani (23) e Panichi (216), da Semântica Argumentativa de Ducrot (1981; 22), e da Estilística por meio dos ensinamentos de Vilanova (1984), Lapa (1998), Martins (212), entre outros O corpus é constituído por sentenças, rascunhos e mensagens trocadas com assessores, referentes a casos concretos julgados pelo autor, magistrado de profissão, e por outros juízes federais As análises demonstraram semelhanças nas estratégias linguístico-argumentativas dos enunciadores-juízes, possibilitando um entendimento mais aprofundado dos mecanismos discursivos de que se utilizam, bem como dos elementos expressivos e impressivos do sistema intelectivo da língua, inerentes às linguagens humanas ordinárias, que escapam à linguagem referencial jurídicaItem Aspectos fonético-fonológicos dos ditongos ortográficos da língua inglesa e suas realizações orais por aprendizes brasileirosStein, Alexandre; Kailer, Dircel Aparecida [Orientador]; Alves, Ubiratã Kickhöfel; Dutra, Alessandra; Fiori-Souza, Adriana Grade; Altino, Fabiane CristinaResumo: Esta tese apresenta uma análise da realização oral, por aprendizes brasileiros de Língua Inglesa, dos ditongos ortográficos desta língua Como fundamentação teórica buscamos embasamento nos princípios da Aquisição de Segunda Língua, na Teoria de Análise de Erros e nos pressupostos da Interlíngua, da Consciência Fonológica e da influência grafo-fônico-fonológica em L2 (ECKMAN, 1981, 218; ELLIS, 1986, 1994; MORI, 2; FRASER, 2; KEYS, 21; TREHEARNE, 23; ZIMMER; ALVES, 26; ALVES, 212; ARCHIBALD, 218) O corpus analisado é constituído de 52 palavras-alvo grafadas com ditongos que se realizam oralmente como monotongos em Língua Inglesa (ROACH, 1983-29; CELCE-MURCIA et al, 21; ASHTON; SHEPHERD, 212; CRISTÓFARO-SILVA, 212) Para a coleta de dados foram utilizados um questionário fonético-fonológico contendo19 palavras-alvo e uma lista de sentenças com 33 palavras-alvo para leitura em voz alta, resultando em 145 realizações provenientes de 21 aprendizes brasileiros de níveis intermediário e avançado da Língua Inglesa Os dados coletados foram transcritos, codificados e rodados no programa computacional Goldvarb X Os principais resultados mostram que a maioria dos participantes deste estudo realiza os ditongos ortográficos da Língua Inglesa conforme a norma culta No entanto, detectamos erros em algumas realizações e buscamos relacionar as realizações orais obtidas com os contextos linguísticos e extralinguísticos a fim de revelar quais aspectos podem influenciar mais significativamente nas produções orais dos segmentos em questão