01 - Doutorado - Estudos da Linguagem
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Item A construção das recentes políticas estaduais de inserção de espanhol na educação básica (2017-2022) : percursos e perspectivas(2022-12-06) Barrios, Raquel Bicalho de Carvalho; Mateus, Elaine Fernandes; Teixeira, Wagner Barros; Santos, Jefferson Januário dos; Furtoso, Viviane Bagio; Ferreira, Cláudia CristinaEste estudo tem o objetivo de analisar, de modo diacrônico, os percursos e as perspectivas da construção das recentes políticas linguísticas educacionais no âmbito dos estados brasileiros, com foco no ensino de espanhol como língua estrangeira/adicional (LE/A), no recorte 2017-2021. O quadro teórico abrange reflexões sobre políticas educacionais, linguísticas e plurilíngues, movimentos sociais e análise de políticas educacionais. O percurso metodológico tem cunho qualitativo, interpretativista e se fundamenta, especialmente, na análise de conteúdo (BARDIN, 2004, 2011) e na interlocução do corpus aos referenciais teórico-analíticos do Ciclo de Políticas (BALL; BOWE; GOLD, 1992). A pesquisa tem como fontes de dados documentos legislativos, entrevista semiestruturada e questionário online. Os primeiros incluem 18 textos legais de três tipos: 5 leis e 13 projetos (de leis e de emendas constitucionais) situados em 12 estados. As entrevistas foram realizadas com 14 envolvidos com o movimento Fica Espanhol ou representantes deste coletivo em dois estados com leis estaduais vigentes com foco no ensino da LE/A em questão (RS e PB). O questionário foi aplicado junto aos representantes deste mesmo coletivo nas diferentes unidades federativas do país (com exceção daquelas que não possuíam representação no momento de geração de dados – como Amapá - ou que já haviam sido contempladas por meio das entrevistas – RS e PB) e respondido por 3 participantes (SP, RJ, RR). Os principais dados obtidos, após a análise de conteúdo do corpus e sua a interlocução com o Ciclo de Políticas, evidenciam que as políticas investigadas têm assumido percursos diversos, com semelhanças e divergências e envoltos por elementos preponderantes que registram os mecanismos que permeiam sua construção. A identificação destes elementos foi pautada pelas particularidades dos Contextos do Ciclo e indicam, portanto, as influências atreladas às políticas, os aspectos que as constituem e as caracterizam como textos, as dificuldades de sua implementação, os impactos já observados e as estratégias colocadas em prática para superar as desigualdades geradas.Item A pedagogia dos multiletramentos nas veredas da formação inicial em letras(2023-02-28) Lopes, Andressa Aparecida; Ruiz, Eliana Maria Severino Donaio; Fernandes, Alessandra Coutinho; Silveira, Ana Paula Pinheiro da; Santana, Andreia da Cunha Malheiros; Cristóvão, Vera Lúcia LopesEste trabalho qualitativo, de caráter descritivo-interpretativo e documental, objetiva refletir se e como a Pedagogia dos Multiletramentos é abordada na formação inicial em Letras e como isso reflete na fala dos professores e na orientação do Estágio Supervisionado obrigatório, a fim de preparar o futuro professor da Educação Básica. No que diz respeito ao percurso metodológico, são mobilizados os princípios da Análise de Conteúdo. Para tanto, investigam-se cursos de Letras de sete das principais universidades públicas paranaenses, por meio dos seguintes instrumentos: documentos institucionais dos cursos (Projetos Pedagógicos e Manuais de Estágio) e entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes das instituições coparticipantes, observando como a Pedagogia dos Multiletramentos ecoa na formação inicial em Letras, analisando se os conceitos relativos a essa pedagogia contemplam a multiplicidade proposta – cultural e multimodal – e identificando como a sua representação e a sua abordagem interferem nas orientações e percepções sobre o tema no Estágio Supervisionado. No que tange aos fundamentos teóricos, a pesquisa alicerça-se na concepção dialógico-interacionista de Bakhtin (2009) e de seu Círculo, e na Pedagogia dos Multiletramentos (GNL, 1996). Nessa perspectiva, o estudo em tela observa que o desenvolvimento de uma Pedagogia dos Multiletramentos depende de fatores basilares na formação inicial: compreensão do conceito e da proposta da Pedagogia dos Multiletramentos pelos docentes e discentes da universidade; inclusão de disciplinas específicas de multiletramentos; leitura crítica dos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica; e formação individual dos docentes que integram o curso. Dessa forma, entende-se que esse percurso pode levar os discentes à apropriação da Pedagogia dos Multiletramentos e a situarem essa vivência nas práticas de Estágio Supervisionado, concretizando, assim, a relação efetiva da teoria e da prática.Item A promoção do letramento em avaliação para a práxis de formadoras de professores/as de inglês: implicações para a formação inicial e continuada(2023-05-08) Moraes, Isadora Teixeira; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio; Consolo, Douglas Altamiro; Almeida, Vanessa Borges de; Tonelli, Juliana Reichert Assunção; Cristovão, Vera Lucia LopesNos documentos oficiais que orientam o ensino no Brasil, o objetivo primeiro da avaliação é promover a aprendizagem (BRASIL, 2018; 2019; SILVA; FURTOSO, 2017). No entanto, o que se percebe na prática é uma avaliação de caráter quase que exclusivamente somativo, e usada como uma ferramenta de controle, poder e punição (SCARAMUCCI, 2006). Este contraste é tanto uma representação quanto uma consequência da falta de espaço para a avaliação em cursos de formação de professores de línguas (QUEVEDO-CAMARGO, 2020), uma questão também identificada em outros contextos (FULCHER, 2012). Essa lacuna na formação de professores evidencia a necessidade de promover o letramento em avaliação em contexto de línguas (LAL) desses profissionais. O LAL se refere aos conhecimentos, habilidades e princípios necessários para que práticas avaliativas bem embasadas sejam realizadas (GIRALDO; 2018; 2020; INBAR-LOURIE, 2008a). Considerando a lacuna identificada, o principal objetivo desta tese foi identificar o LAL de formadoras de professores de inglês, buscando implicações positivas na práxis (FREIRE, 2014) e nos contextos dessas formadoras. Os objetivos específicos versaram sobre os componentes do LAL norteadores da práxis das formadoras, o potencial de ações para a promoção do LAL, e as implicações dessa promoção. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa crítica caracterizada como estudo de caso (COHEN; MANION; MORRISON, 2018). As participantes foram 15 professoras formadoras de sete universidades públicas do estado do Paraná que participaram de uma oficina online em avaliação, com duração de 20 horas, planejada com base em suas necessidades. Os instrumentos de geração de dados foram a) gravações transcritas da oficina; b) artefatos de aprendizagem; e c) questionários. Os dados passaram por um processo de análise de conteúdo (BARDIN, 2016; SALDAÑA, 2013) parcialmente facilitado pelo software Atlas.ti. As categorias de análise foram as tendências observadas na literatura, bem como aquelas originadas pelos dados. Os resultados apontam que, de forma geral, os três componentes do LAL se mostram presentes nos documentos norteadores dos contextos, mas, na práxis das formadoras, os conhecimentos e as habilidades se destacam, enquanto os princípios ficam em segundo plano, o que representa uma tendência já identificada na literatura (DAVIES, 2008). As ações da oficina que mais promoveram o LAL das formadoras foram as que fomentaram a colaboração entre as participantes, que culminou no estabelecimento de uma comunidade de prática (WENGER, 1998), e aquelas que promoveram seus conhecimentos em LAL, o que difere da literatura com professores em formação (GIRALDO; MURCIA, 2019). As implicações reportadas mais recorrentes da promoção do LAL foram a ampliação de conhecimentos e princípios. Ademais, algumas formadoras relataram ações no sentido de promover o LAL de outros protagonistas, como seus alunos ou colegas. Assim, advogamos a favor de mais iniciativas para o desenvolvimento colaborativo e situado do LAL de professoras formadoras. Essa promoção pode ter um efeito cascata em outros protagonistas, além de ser essencial para que mudanças em concepções e práticas ocorram, com vistas a um processo avaliativo mais coerente, bem fundamentado, justo e orientado para a aprendizagem na formação inicial e continuada de professores/as de línguas no Brasil.Item A sociolinguística educacional nos cursos de pedagogia das universidades estaduais do Paraná(2024-04-22) Carvalho, Geovana Lourenço de; Almeida, Joyce Elaine de; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; Silva, Flávio Brandão; Malheiros, Andreia Cunha; Altino, Fabiane CristinaA sociolinguística educacional é um campo de pesquisa que tem trazido para a educação estratégias de valorização da diversidade linguística, com a preocupação de preservar os direitos e a identidade dos alunos, por meio de ações que aumentem a criticidade no processo de ensino e aprendizagem desde os anos iniciais do ensino fundamental. A partir desse pressuposto, nossa tese objetiva investigar o tratamento dado à variação linguística, sob a ótica da sociolinguística educacional, nos cursos de Pedagogia das sete universidades estaduais do Paraná, com a finalidade de constatarmos se esses cursos e suas grades curriculares contemplam o presente campo de ação. Além disso, aplicamos um questionário on-line sobre crenças e atitudes linguísticas com os alunos formandos do curso em questão, para entendermos suas crenças e suas atitudes linguísticas e como eles abordariam a variação da língua nas aulas de língua portuguesa. Para tanto, apoiamo-nos nos estudos da sociolinguística educacional, principalmente nos de Bortoni-Ricardo (2011, 2006, 2005, 2004), de Cyranka (2015, 2018) e de Faraco (2008). Apresentamos uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa, na qual desenvolvemos uma pesquisa exploratória com análises qualitativa e quantitativa de dados. Diante disso, pudemos destacar lacunas a respeito do tratamento da variação linguística tanto nos documentos oficiais nacionais e de regulamentação dos cursos quanto nas crenças e nas atitudes linguísticas dos formandos. Os dados desta tese apontam para a necessidade de um trabalho sociolinguístico efetivo na grade curricular dos cursos de Pedagogia no estado do Paraná, a fim de proporcionarem uma abordagem variacionista da língua desde os anos iniciais no ensino de língua materna.Item A variação linguística nos cursos de Letras-Libras da Região Sul do Brasil: percepções e reflexões(2024-03-27) Zappielo, Fabíola Grasiele; Almeida, Joyce Elaine de; Ribeiro, Daniela Prometi; Silva, Flávio Brandão; Aguilera, Vanderci de Andrade; Altino, Fabiane CristinaCom o objetivo de verificar se os cursos de Letras-Libras capacitam os estudantes para o exercício de sua função fundamentados nos princípios da Sociolinguística Educacional, esta tese, de caráter exploratório, traz discussões acerca da variação linguística da Libras, tendo em vista Surdos e ouvintes usuários dessa língua. Para cumprir com o objetivo, foram analisados os Projetos Políticos dos Cursos de Letras-Libras de três das universidades federais da Região Sul e, em seguida, questionários foram encaminhados para os docentes dessas universidades e para os alunos da UFSC. Ao final da pesquisa, identificamos que: (i) as três Universidades não abordam a variação linguística da Libras nos objetivos do curso expressos no PPC; (ii) apenas uma delas oferta uma disciplina que se dedica inteiramente ao tema pesquisado e (iii) nenhuma delas desenvolve projetos de pesquisa ou extensão sobre a Sociolinguística Educacional. Sobre os resultados obtidos mediante os Questionários aplicados aos professores, verificamos que esses docentes são comprometidos com o tema, abordando-o ao longo de outras discussões em sala de aula. Com os alunos, houve grande discussão sobre o tema durante a resposta dos questionários, muitos apresentando crenças linguísticas sobre a Libras e seus usuários, refletindo atitudes linguísticas em seus discursos.Item A abordagem da oralidade e a form(ação) docente nos anos iniciais : desafios e possibilidadesSemczuk, Wéllem Aparecida de Freitas; Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]; Silva, Flávio Brandão; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Aguilera, Vanderci de Andrade; Altino, Fabiane CristinaResumo: O ensino de língua materna na escola é fundamental para que os alunos adquiram as competências linguísticas das modalidades oral e escrita Para isso, o professor-formador deve se capacitar para discutir as questões relacionadas à língua e às suas diversas normas Nesse sentido, os estudos da Sociolinguística Educacional têm se preocupado com questões relacionadas à língua e ao ensino, com o intuito de apresentar ao aluno as variedades que levam ao prestígio/estigma demonstrando seu percurso e importância, nas modalidades oral e escrita, dentro da comunidade de fala Com base nisso, este trabalho, resultado de uma pesquisa-ação, tem por intuito oferecer subsídios aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o trabalho com a oralidade sob o olhar da Sociolinguística Educacional Os informantes/participantes selecionados para a análise são professores que ministram aulas nos anos iniciais em escolas públicas, que participaram, inicialmente, do projeto de extensão Proposta de Atualização Docente para o Ensino de Língua Portuguesa – Prodocente, vinculado à Universidade Estadual de Londrina e à Secretaria de Educação do Município de Centenário do Sul Justifica-se a escolha desses informantes/participantes por ser necessário, desde os anos iniciais, estabelecer uma reflexão sobre a língua, vista enquanto heterogênea, e realizar um trabalho com a oralidade em sala de aula, tendo em vista que, nessa etapa da Educação Básica, os alunos adquirem os conhecimentos linguísticos e aprendem o código da escrita A ênfase, nesta tese, foi dada à abordagem do eixo oralidade, visto que os diversos gêneros orais possibilitam um trabalho efetivo a respeito da diversidade linguística O corpus do trabalho constitui-se de três instrumentos para a coleta de dados: (i) questionário semiestruturado – diagnóstico; (ii) planos de ensino e (iii) questionário inicial e avaliativo A análise dos dados evidenciou que independente da formação inicial, os docentes desconhecem a língua enquanto sistema heterogêneo e consideram a utilização de variantes linguísticas de menor prestígio social como erro, o que reforça a importância de formações continuadas que partam das necessidades do contexto da escola e com uma maior duração para que tais crenças possam ser revistasItem A abordagem da variação linguística no ensino de língua portuguesa em instituições públicas de ensino do estado do ParanáSilva, Flávio Brandão; Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]; Bortoni-Ricardo, Stella Maris; Botassini, Jacqueline Ortelan Maia; Aguilera, Vanderci de Andrade; Almeida, Ana Lúcia de CamposResumo: Um dos desafios que o ensino de língua portuguesa na escola apresenta é o de formar estudantes realmente proficientes quanto ao uso da língua materna, em situações diversas de interação verbal Assim, este trabalho, com base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Educacional, com destaque para os estudos de Crenças e Atitude Linguísticas no ensino de língua, tem como principal objetivo investigar como ocorre a abordagem da variação linguística, no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, no Ensino Médio, em escolas públicas do Estado do Paraná Para tanto, procedeu-se à análise de três corpora, constituídos pelos documentos oficiais norteadores do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, pelos livros didáticos de Língua Portuguesa indicados para o Ensino Médio, no PNLD 215 e pelos questionários respondidos pelos professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná A análise dos documentos oficiais considerou três documentos: os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa para a Educação Básica, do Estado do Paraná Encaminhou-se a análise dos materiais didáticos, com a finalidade de verificar como ocorre a abordagem da diversidade linguística, tanto na parte teórica dos conteúdos, como nas atividades Dessa forma, realizou-se a análise dos livros didáticos a partir de um roteiro composto por 5 perguntas abertas, adaptado de Lima (214) Na terceira rodada de análise, foram considerados, por amostragem, 131 questionários respondidos por professores oriundos dos Núcleos Regionais de Educação, de todas as regiões do Estado do Paraná O questionário proposto aos professores, em formato eletrônico, contou com 12 perguntas semiestruturadas, construídas a partir dos pressupostos teóricos de Crenças e Atitudes Linguísticas no ensino de língua Na análise dos questionários, foram consideradas duas variáveis: o local de formação acadêmica do professor (instituição pública ou particular) e o tempo de magistério Os dados coletados foram tabulados com a utilização do Excel, por meio do qual foram elaborados gráficos e tabelas As análises realizadas possibilitaram auferir os seguintes resultados: i) os documentos oficiais que norteiam o ensino de Língua Portuguesa não são suficientemente esclarecedores quanto à abordagem da variedade linguística; ii) em geral, os materiais didáticos propõem atividades que não dão conta de explorar, em profundidade, a diversidade linguística; iii) há uma tendência entre os professores em assumir o discurso de valorização da variação linguística, no entanto, a transposição desse discurso para a prática deixa a desejar, pois a maioria dos professores apresenta atitudes que reforçam as prescrições normativas Diante de tais resultados, destaca-se a necessidade de que se invista na formação continuada dos professores, fornecendo-lhes alternativas para o trabalho com a variação linguística no processo de ensino-aprendizagem, inclusive com a didatização dos fenômenos variáveisItem Ações de políticas linguísticas no processo de internacionalização do ensino superior: o caso do IsF na UEL(2022-04-07) Paiva, Marluce Fagotti de; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio; Lima, Denise de Paula Martins de Abreu e; El Kadri, Michele Salles; Alves, Rosângela Aparecida; Cristovão, Vera Lúcia LopesEstudos sobre internacionalização têm se intensificado no Brasil a partir do surgimento de programas que fomentaram a mobilidade acadêmica no país a partir de 2012. Com base no entendimento de que a internacionalização promove cooperação e solidariedade entre nações, melhorando a qualidade e relevância da educação superior contribuindo para o avanço de pesquisas em âmbitos internacionais (KNIGHT, 2008), diversos estudos tiveram como tema ações oriundas desses programas com vistas à internacionalização (PASSONI, 20018; MOLINARI, 2020; AMORIM, 2020; CHAGAS, 2021). Este estudo soma-se a outros estudos que se debruçam sobre a internacionalização e programas que promovam política linguística nas Instituições de Ensino Superior (IES), analisando especificamente a implementação do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na Universidade Estadual de Londrina (UEL) durante os vinte meses de atuação, caracterizando-se como estudo de caso. Fundamentada pelo referencial teórico de internacionalização propostos por Hudzik (2011), Sarmento, Abreu-e-Lima e Moraes Filho (2016); Altbach e Knight (2007) e Finardi (2016) e de políticas públicas e linguística por Lasswell (1950), Lindblom (1980), Ball (2006) e Weber (2016), esta pesquisa teve como objetivo principal investigar a implementação e a gestão do programa IsF na UEL com vistas a identificar as etapas necessárias para a implementação e a gestão de programas que promovam política linguística para a internacionalização do Ensino Superior nas IES brasileiras. Conduzida como estudo de caso (GIL, 2008; COHEN; MANION; MORISON, 2018), de caráter qualitativo e de pesquisa documental, esta investigação foi guiada por dois objetivos secundários: 1) analisar a implementação do programa IsF em uma universidade brasileira à luz dos documentos oficiais da IES e do programa IsF; e 2) discutir e analisar as etapas de implementação do IsF de forma a auxiliar futuros gestores de programas no suporte à internacionalização do Ensino superior nas IES brasileiras. Como subsídios para a realização deste estudo, foram coletados dados a partir dos documentos oficiais da referida instituição e do programa IsF. Os dados foram tratados pelos procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin (2006) e da Análise Comparativa de Given (2008), que possibilitaram a divisão de cinco eixos basilares de programa que promovem política linguística em IES, sendo três desses eixos, foco desta tese: 1) a articulação com os centros do línguas das IES; 2) a ausência de uma política linguística e; 3) os agentes da internacionalização. Após separados os dados pela categorização das unidades de contexto seguindo as etapas sugeridas por Bardin (2006) de pré-análise, exploração do material e tratamentos dos resultados obtidos e interpretação dos dados, defendo a tese de que um programa que promove política linguística em IES será profícuo e cumprirá os objetivos propostos se houver um centro de línguas articulado com os propósitos de internacionalização apto a agregar em suas funções os propósitos desses programas; se houver uma política linguística institucional atuante agindo transversalmente na IES gerando dados e mapeamento que conduzam as ações de internacionalização na instituição e uma equipe de agentes da internacionalização atuando pontualmente no mapeamento fornecido pela política linguística por meio de uma divulgação influente e ininterrupta de modo a fortalecer a cultura da internacionalização no campus.Item Adaptação, criação e juventude : diálogos entre práticas de letramento escolar e não escolarMartins Neto, Irando Alves; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Pietri, Émerson de; Almeida, Paulo Roberto; Mateus, Elaine Fernandes; Lima, Sheila OliveiraResumo: Embasado em uma perspectiva sociocultural de letramento (STREET, 214; BARTON & HAMILTON, 2), este estudo de caso de orientação etnográfica objetiva compreender de que forma práticas de letramento desenvolvidas por estudantes do Ensino Médio de uma escola pública em aulas de Língua Portuguesa dialogam com práticas de letramento que esses estudantes desenvolvem em contexto não escolar Os dados foram coletados/gerados mediante utilização dos seguintes instrumentos: observação de aulas, observação de interação dos estudantes em redes sociais digitais, análise de material didático, entrevistas informais e questionários A pesquisa evidenciou dois modelos de letramento escolar Os “letramentos de adaptação” estão vinculados ao propósito da escola de promover a mobilidade social mediante a aquisição/adaptação dos/aos modelos escolares de leitura e escrita Já os “letramentos de criação” manifestam-se nos usos da leitura e da escrita que abrem possibilidade para que os estudantes se posicionem enunciativa e identitariamente e produzam textos com indícios de autoria Fora da escola, constatou-se que os participantes optam por ler/escrever em suportes digitais Tais práticas, nesta tese nomeadas de “letramentos juvenis”, estão ligadas aos posicionamentos identitários que os jovens estudantes assumem nas redes sociais digitais, além de revelarem a (re)produção de textos vinculados a discursos dominantes, como os que estabelecem uma relação de causa e consequência entre escolarização e mobilidade social Ao traçar um paralelo entre os letramentos escolares e os não escolares, os resultados apresentam semelhanças e diferenças no que se refere principalmente à/ao: presença de discursos dominantes pautados por conceitos como superação, desempenho e meritocracia; aceitação/silenciamento de posicionamentos de identidade dos jovens estudantes; utilização de variedade linguística socialmente prestigiada/não prestigiada; criação/reprodução de textos Como conclusão, argumenta-se a favor de uma escola que minimize as “divisas culturais” entre os saberes escolares e não escolares, e considere o desenvolvimento de “zonas culturais híbridas”, não apenas reconhecendo a existência de diferentes letramentos, mas também ensinando, criticamente, essas diferençasItem A afetividade como argumento para o aprendizado de línguas estrangeiras na terceira idadeSardo, Cláudia Estima; Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri [Orientador]; Reis, Simone; Bohn, Hilário Inácio; Barros, Luizate Guimarães; Aguilera, Vanderci de Andrade; Fernández, Francisco Moreno [Coorientador]Resumo: Esta pesquisa propõe o estudo qualitativo de duas situações de ensino de língua estrangeira com alunos da terceira idade, diferenciados pela abordagem de ensino a que estão expostos Os dois grupos são constituídos de aprendizes brasileiros idosos que estudam uma língua estrangeira (inglês) mediante uma abordagem comunicativa, sendo que, no Grupo 1, a abordagem privilegia o desenvolvimento das habilidades lingüísticas, enquanto, no Grupo 2, a ênfase está no uso da afetividade visando a um maior desenvolvimento lingüístico As análises das duas situações de ensino têm por fim verificar o papel da afetividade, o modo como ela se manifesta na progressão da interlíngua dos aprendizes, nas atividades desenvolvidas na sala de aula, nos interesses dos alunos e os conhecimentos necessários que o professor, inserido em contextos similares aos que são descritos neste trabalho, precisa dominar, assim como estar fundamentado e consciente de certas teorias Os dados levam a crer que uma abordagem de ensino para idosos que entremeie cognição e afetividade apresenta melhores condições de aprendizadoItem Affordances do teletandem para a formação de professores de português língua estrangeira : contribuições da mediação por uma abordagem avaliativaFranco, Gabriela Rossatto; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador]; Consolo, Douglas Altamiro; Salomão, Ana Cristina Biondo; Kailer, Dircel Aparecida; Gimenez, Telma NunesResumo: Entre os contextos telecolaborativos de ensino-aprendizagem de idiomas, o teletandem vem se destacando como um meio de ensino da língua portuguesa para estrangeiros e de aprendizagem de outro idioma para os brasileiros Esse contexto caracteriza-se por estabelecer encontros pós-interações denominados sessões de mediação, que são conduzidas por um professor-mediador e que visam a oferecer suporte pedagógico aos participantes, promovendo momentos de reflexão sobre aspectos linguístico-culturais a fim de contribuir para o ensino-aprendizagem das línguas envolvidas No caso do Brasil, a maioria dos participantes de teletandem são alunos de licenciatura do curso de Letras, que devem auxiliar seus parceiros estrangeiros na aprendizagem do português Nesse sentido, o teletandem se apresenta como um contexto favorável também para a formação de professores de Português Língua Estrangeira (PLE) (BROCCO, 214; FURTOSO, 211; RAMOS; CARVALHO; MESSIAS, 213), especialmente devido ao seu potencial para criar affordances de desempenho pedagógico (DARHOWER, 28; EL KADRI, 218; FRANCO; FURTOSO, 221) No entanto, algumas lacunas ainda são observadas no que concerne à prática dos participantes brasileiros para o ensino da língua portuguesa a seus parceiros Diante de tais considerações, o presente estudo investigou a condução das sessões de mediação de teletandem por uma abordagem avaliativa para o aproveitamento de suas affordances para a formação de professores de PLE Nesse sentido, a mediação é concebida por um viés avaliativo, sendo a avaliação compreendida como diagnóstica, orientadora da aprendizagem e, portanto, formativa Para a condução dessa proposta, foi ministrado um curso de extensão com vistas à formação de professores de PLE, cuja parte prática consistiu em interações de teletandem, alinhada a leituras e encontros síncronos, que corresponderam às sessões de mediação Por meio de uma Ficha de Acompanhamento/Autoavaliação de Teletandem (FAT), preenchida pelos participantes brasileiros ao final de cada interação, o professor-mediador pôde identificar dificuldades e necessidades do grupo e (re)orientar as sessões de mediação e o curso como um todo, a fim de intervir na prática pedagógica dos participantes enquanto as interações ainda estavam ocorrendo De natureza qualitativa interpretativista, o presente estudo coletou dados do curso de extensão oriundos das FAT, das gravações em vídeo e áudio das interações de teletandem e das sessões de mediação, de feedback e relatos de experiência multimodais dos participantes a respeito do curso e de breves resenhas críticas sobre materiais didáticos para o ensino de PLE Os dados foram analisados à luz do referencial teórico e com base na análise de conteúdo Foi verificado que o teletandem apresenta potencial para criar affordances para a formação de professores de PLE e que tais affordances se associam às perguntas da FAT Ademais, os resultados confirmaram o potencial da FAT como instrumento para fornecer subsídios sobre o desempenho pedagógico dos participantes, caracterizando-se, portanto, como uma affordance para o próprio mediador Destarte, esta pesquisa apresenta contribuições para a formação de professores de PLE, na medida em que versa sobre suas particularidades, bem como aponta o teletandem como um contexto profícuo para a formação de professores devido a suas affordances e, portanto, como uma alternativa de prática pedagógica a ser incorporada a cursos voltados a esse propósitoItem O agir do professor de língua portuguesa na educação profissional tecnológica de nível superior : a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado por ferramentas semióticas e tecnológicasValezi, Sueli Correia Lemes; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Abreu-Tardelli, Lília Santos; Araújo, Júlio César Rosa de; Mafra, Núbio Delanne Ferraz; Cristovão, Vera Lúcia LopesResumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o agir do professor de língua portuguesa em um contexto de ensino superior tecnológico de uma Instituição Federal de educação profissional por meio da análise interpretativa das ações linguageiras materializadas em textos prescritivos sobre o trabalho, em textos planificadores e em textos realizados no e sobre o trabalho docente Para alcançar os objetivos da pesquisa, as análises incidiram sobre: as representações construídos sobre o agir do professor da educação profissional tecnológica em textos prescritivos como as Diretrizes Curriculares Nacionais no Nível do Tecnólogo e o Projeto do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet; o processo de planejamento e de implementação da sequência didática do gênero relatório técnico implementada em uma turma do Curso Superior de Tecnólogo em Sistemas para Internet; as implicações das representações de um indivíduo singular sobre o coletivo de trabalho e sobre a formação docente para o trabalho nesse contexto educacional; a reconfiguração do agir docente pela mediação das novas tecnologias de informação e de comunicação e do ambiente laboratorial de informática mediado pelo computador e os seus indícios nos gestos didáticos no trabalho real As bases epistemológicas desta investigação filiam-se à Linguística Aplicada, em uma perspectiva multidisciplinar, especialmente em relação aos aportes do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com Bronckart (1999, 26, 28) e suas investigações sobre textos, linguagem e trabalho, e com autores brasileiros como os pesquisadores do grupo ALTER (MACHADO), 24, 29; MACHADO et al (211) e ainda com a Psicologia do Trabalho e a Clínica da Atividade (CLOT, 26, 27; FAÏTA, 24) e a Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 24; SAUJAT, 24) e ainda temas relacionados às ferramentas digitais aplicadas ao ensino de língua portuguesa De perspectiva qualitativa-interpretativista, esta pesquisa utilizou, como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa documental, a entrevista com professores do curso, a pesquisa-ação para a implementação da sequência didática do gênero relatório técnico, a observação participante das aulas da professora colaboradora e o encontro de confrontação entre professora-pesquisadora e professora-colaboradora Os resultados obtidos com a interpretação dos textos produzidos com esses instrumentos evidenciaram que o agir do professor de língua portuguesa da educação profissional tecnológica não tem prescrições claras, é constantemente reconfigurado pelas transformações institucionais em níveis nacional e local, pelas coerções do mundo do trabalho e da modernidade tardia decorrente das novas tecnologias Os conflitos e tensões emergentes no trabalho conjunto entre pesquisadora e uma professora experiente nesse contexto profissional promoveram rupturas e transformações pelo uso de ferramentas de ensino, como a sequência didática e os dispositivos digitais de um ambiente virtual de aprendizagem, com impactos nas aprendizagens e no desenvolvimento profissional nos sujeitos envolvidosItem O agir pela linguagem nas práticas formativas do tutor da educação a distânciaSantos, Annie Rose dos; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Abreu-Tardelli, Lília Santos; Costa, Maria Luisa Furlan; Cristóvão, Vera Lúcia Lopes; Mafra, Núbio Delanne Ferraz; Araújo, Júlio César; Ruiz, Eliana Maria Severino DonaioResumo: Nesta pesquisa, empreendo uma reflexão para interpretar a ação e, por meio dela, o agir do tutor da Educação a Distância (EaD), mediante a identificação das representações construídas sobre seu trabalho nos textos prescritivos das instâncias governamentais, nos discursos de especialistas em EaD e na detecção das representações/reconfigurações e análises dos discursos de dez tutores a distância do curso de Letras a Distância de uma instituição de ensino superior vinculada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) Utilizando-me de uma metodologia compreensiva/interpretativa inspirada no Interacionismo Socio-Discursivo (ISD) (BRONCKART, 28), objetivei caracterizar o gênero de atividade profissional do trabalho pela linguagem do tutor da EaD, interpretar as representações dos tutores geradas nos textos produzidos por esses profissionais antes, durante e depois da observação da tutoria, buscando dados por meio da utilização dos instrumentos questionário (GIL, 28) e entrevistas de pesquisa (BULEA, 21), assim como os dados das análises da mediação e transposição didática dos objetos de ensino por eles realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de uma disciplina oferecida a distância O quadro teórico-metodológico adotado tem por base o ISD (BRONCKART, 23; 25), com aportes do Interacionismo Social (IS) (BAKHTIN, [1992] 23), além das contribuições das pesquisas atuais que fazem uso das Ciências do Trabalho, como a Ergonomia da Atividade e a Clínica da Atividade (CLOT, 27; BUENO, 27) e das Ciências da Linguagem As categorias analíticas empregadas são as provenientes do ISD, complementadas pela Teoria da Atividade e Transposição Didática, e nos procedimentos de análise busquei caracterizar o gênero de atividade de linguagem do trabalho do tutor da EaD Os resultados alcançados permitem entender: a) a representação do agir do tutor a distância como profissionais cientes de sua relevância e das prescrições para sua função; b) o processo de mediação empregado nesse agir, sobressaindo-se a mediação entre os objetos de ensino, docentes e acadêmicos do curso; c) no plano do agir, possibilitaram identificar que os artefatos tecnológicos por eles utilizados são as ferramentas virtuais constantes no AVA e os artefatos simbólicos são os diferentes gêneros textuais mobilizados e o gênero de atividade do trabalho da tutoria em EaD Os resultados apontam ainda que as capacidades desenvolvidas para a mediação de suas ações didáticas são as cognitivas, adquiridas mediante os gestos profissionais inerentes e necessários a sua profissão, indicando ainda que o papel do tutor, ainda em construção em seu métier profissional, é imprescindível na atual configuração da EaD em nosso país, considerando que o tutor é o responsável pelo ensino e aprendizagem dos acadêmicos dessa modalidade de ensinoItem A alternância da referência do sujeito-enunciador como expressão da identidade e seus efeitos de sentidoConde, Dirceu Cleber; Fernandes, Luiz Carlos [Orientador]; Souza, Pedro de; Barbosa, Pedro Navarro; Panichi, Edina Regina Pugas; Joanilho, Mariângela Peccioli GalliResumo: O objetivo deste trabalho é compreender como se comporta o fenômeno da alternância entre as referências ao sujeito enunciador (pessoas do discurso, conforme a tradição gramatical) em um mesmo texto e seus efeitos na constituição das identidades dos sujeitos Para tanto, desenvolvemos a análise de 446 textos divididos em quatro grupos para observar as regularidades da alternância A partir das observações desenvolvidas, detectamos diferentes aspectos que se coadunam para a existência do fenômeno, que vão desde os aspectos enunciativos, passando por questões semânticas, chegando por fim às determinações discursivas Na relação entre a perspectiva da Enunciação e a da Análise Discurso está a principal perspectiva teórica para a compreensão das alternâncias Observamos que o fenômeno da alternância não é uma falha de domínio da língua escrita, haja vista a constante insistência dos professores de Língua e Redação para que haja esforço dos aprendizes em manter a uniformidade A alternância é constitutiva da enunciação, cujas debreagens e embreagens enuncivas ou enunciativas fazem parte das “estratégias da enunciação a serviço do discurso” Não se trata aqui de um sujeito estrategista, mas de formações ideológicas e formações discursivas, que se estruturam em interdiscursos cujo objetivo principal é a hegemonia discursiva Para analisar as alternâncias, nos valemos de diferentes ferramentas, dentre elas a estatística aplicada aos textos no nível do léxico e da frase A relação entre léxico e frase não representa um olhar meramente estruturalista, mas um meio a partir do qual pudemos explorar a materialidade dos textos ao ponto de observarmos a dinâmica dos discursos Entre um enunciador dizer “eu”, “nós” ou não enunciar nenhumas dessas marcas há procedimentos de reconhecimento e instauração das identidades que, por sua vez, também estão sujeitas às pressões do discurso Assim, compreender o fenômeno em seus diferentes matizes proporcionou também compreender a formação das identidades em relação ao sujeito enunciador e ao sujeito enunciado Além de observarmos, no corpus, comportamentos discursivos, também ousamos propor uma nova abordagem da enunciação graças à integração da interpretação de dados enunciativos, estatísticos e discursivosItem Análise de discurso e direito : preâmbulo constitucional de 1988 e seus entornosTacla, Silvia Regina; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli [Orientador]; Cachapuz, Rozane da Rosa; Espolador, Rita de Cássia Resquetti Tarifa; Oliveira, Esther Gomes de; Altino, Fabiane CristinaResumo: Após mais de vinte anos de regime ditatorial, é notória a importância da democraciatrazida pela Constituição Federativa do Brasil de 1988 O texto preambular apresenta-nos como um conjunto de preceitos, mostrando os valores supremos, proclamando, assim, a ruptura do ordenamento constitucional anterior e o surgimento jurídico de um novo Estado No discurso preambular constitucional, deparamo-nos com uma preleção democrática, devido ao período da promulgação ser pós-ditadura Temos a impressão de ser um texto inédito, quando, na realidade, trata-se de uma materialidade constituída pela retomada de sentidos preexistentes, como liberdade, igualdade direitos sociais entre outros Dizeres já construídos, porém trazidos, novamente, para a Constituição de 1988, pelos quais ativamos a memória discursiva da história nacional Assim, dá-se visibilidade a um esquecimento ideológico, ressignificando dizeres, sentidos antes já pensados e ditos, que, agora, são reformulados Nessa perspectiva, este estudo consiste na análise da produção de sentidos do Preâmbulo de 1988 e também de seus entornos, abrangendo os Preâmbulos das outras Constituições do Brasil Alguns aspectos iniciais são de fundamental importância para esta pesquisa, atrelando o Direito e os Estudos da Linguagem, de acordo com o quadro teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa cujo fundador foi o filósofo francês Michel Pêcheux Na perspectiva que a compreendemos, trata dos processos constitutivos da significação na linguagem, considerando os modos de produção e manifestação do(s) sentido(s) na linguagem Conforme Orlandi (213), em sua obra o pesquisador em Análise de Discurso procura mostrar como se produz a significação na língua a partir da compreensão de como os sentidos se constroem no e pelo processo discursivo, investigando as condições de produção do enunciado e as formações discursivas e ideológicas, na tentativa de fazer avançar o processo de significação na linguagem Nosso objetivo delineia-se, desse modo, a partir da elaboração de um recorte teórico-analítico, por meio do qual a materialidade discursiva (a língua para significar deve se inscrever na história) torna possível investigar os modos de composição da subjetividade Para tanto, estudamos o Preâmbulo Constitucional e seus entornos, compreendendo como ‘entorno’, os demais Preâmbulos das Constituições Brasileiras e suas conjunturas sócio-históricasItem Análise de produção escrita em língua inglesa e uso de dicinários bilíngues e monolínguesCordeiro, Juci Mara; Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri [Orientador]; Mota, Mailce Borges; Guberman, Mariluci da Cunha; Oliveira, Ester Gomes de; Reis, Simone; Durão, Aylton Barbieri; Joanilho, Mariângela Peccioli GalliResumo: O objetivo precípuo desta pesquisa é investigar o suporte proporcionado pelos dicionários bilíngues e monolíngues, à produção textual (escrita) em língua inglesa Na abordagem de uso de dicionários apresentada, reivindica-se a visão de que é um material pedagógico essencial para o processo de aprendizagem de línguas, quando elaborado dentro de um padrão referencial de qualidade e quando utilizado adequadamente pelo aprendiz Entende-se que para que o uso de dicionários bilíngues e monolíngues contribua efetivamente para a construção de significados na L2, e para que se desenvolva a autonomia do aprendiz, faz-se necessário que ele conheça a organização estrutural dessa obra lexicográfica: a micro a macro e a superestrutura Para uma compreensão mais abrangente sobre questões relacionadas aos dicionários, suas limitações e contribuições à aprendizagem e às necessidades dos aprendizes, as perspectivas da Lexicografia e da Metalexicografia foram fundamentais Realiza-se, neste contexto, uma pesquisa empírica sobre o uso dos dicionários na produção escrita a fim de complementar, com dados primários, as informações obtidas nas demais fontes A utilização da metodologia abordando as sequências didáticas (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24) para o ensino de produção textual em língua inglesa objetivou a produção de um texto inicial (sem orientações teóricas ou metodológicas sobre o uso de dicionários) e um texto final, a partir das mediações que julgamos necessárias, sobre o gênero textual autobiografia e sobre uso de dicionários Entre essas duas produções foram organizadas oficinas cujas atividades foram desenvolvidas com o intuito de superação das dificuldades observadas na primeira produção e no uso dos dicionários Desse modo, em razão da análise pretendida, ter-se-ia parâmetros de comparação entre o texto inicial e o texto final, e também, seria um meio para se constatar (ou não) o suporte real proporcionado pelos dicionários à produção escrita Os erros cometidos nos textos foram tomados como ponto de partida para o desenvolvimento desta pesquisa e foram analisados a partir de critérios oriundos das contribuições da Linguística Contrastiva (Análise Contrastiva (AC), Análise de Erros (AE) e Análise de Interlíngua (IL)) e a partir das perspectivas teóricas dos gêneros textuais (BRONCKART, 23), adotadas como referência para as oficinas de produção textual Outros objetivos somam-se ao principal para complementar a extensão que se pretende implementar ao projeto: (1) apresentar/discutir critérios relevantes para aquisição e uso de dicionários para aprendizagem de língua inglesa, especialmente para produção escrita; (2) evidenciar a relevância das informações apresentados nos dicionários de língua inglesa, para o processo de produção escrita; (3) identificar, categorizar e analisar os erros do texto escrito, e elaborar reflexões teóricas sobre o fenômeno “erro”; (4) estabelecer uma inter-relação entre uso de dicionários (de qualidade) e produções escritas mais satisfatórias A partir dos resultados obtidos na produção textual desenvolvida com o suporte de dicionários bilíngues e monolíngues, postula-se a relevância dessas obras para o processo de ensino e de aprendizagem da língua inglesa Com base nisso, destacamos a importância de se incentivar o seu uso, especialmente para o desenvolvimento de atividades de produção escritaItem Análise do tópico discursivo nas sustentações orais do caso Cesare BattistiNakayama, Juliana Kiyosen; Galembeck, Paulo de Tarso [Orientador]; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli; Oliveira, Esther Gomes de; Panichi, Edina Regina Pugas; Mincoff, Luciane Braz Perez; Ribeiro, Maria de Fátima; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli [Coorientadora]Resumo: Este trabalho investiga a construção do tópico discursivo e seus procedimentos de introdução, expansão, ruptura e encerramento, em sustentações orais perante o Supremo Tribunal Federal (STF), com base em transcrição parcial da sessão de julgamento da extradição (Ext 185) e do mandado de segurança (MS 27875) relativo ao caso Cesare Battisti, ocorrida em 8 de junho de 211 O recorte na transcrição dessa sessão de julgamento leva em consideração a concentração das sustentações orais dos advogados privados, do advogado público, do representante da União e do representante do Ministério Público perante o Supremo Tribunal Federal e, assim, possibilita o estudo do tópico discursivo frente às instituições que representam os seus falantes A escolha do corpus deu-se pela repercussão nacional e internacional do fato ocorrido entre Brasil e Itália, no que se refere às suas relações diplomáticas O Presidente Lula, no último dia de seu mandato, em derradeira decisão como Presidente da República, rejeitou a extradição de Cesare Battisti para a Itália Essa decisão presidencial e soberana do Brasil ocasionou o julgamento desse ato perante o Supremo Tribunal Federal no Brasil, a pedido da Itália, que julgou pela permanência de Battisti em solo brasileiro A metodologia adotada na pesquisa foi empírica e indutiva com base na visão funcionalista de Halliday (24), Marcuschi (26) e Galembeck (1999), de caráter qualitativo Ao estudar as sustentações orais com foco nas interações, ressaltando-se essa perspectiva, apresenta-se um vasto universo de possibilidades de análise, visto que a fala permeia basicamente todas as atividades humanas Nesse sentido, a fala-em-interação abre espaço para os mais diversos estudos interdisciplinares, podendo ser explorada em muitos outros cenários A inserção do estudo das sustentações orais e das suas interações no campo da Análise da Conversação empresta ineditismo ao trabalho ora realizado Espera-se que, dessa forma, se possa ensejar mais pesquisas interdisciplinares Considerando a linguagem utilizada pelos falantes em suas sustentações orais, fica evidente que deve haver conhecimento partilhado para que a interação seja eficaz, principalmente no que diz respeito ao contexto do STF, levando-se em conta inúmeros conceitos jurídicos utilizados Tendo em vista o resultado final dos votos dos Ministros do STF, no julgamento ora analisado: 5 a 4 em favor de Battisti, a expectativa dos julgadores provavelmente foi atendida Foi também elaborado um estudo sobre o funcionamento do Supremo Tribunal Federal, sobre a sustentação oral da sessão de julgamento Para maior explicitação do que ocorre na instância máxima do Poder Judiciário, os dados foram incluídos em imagens, tabelas e diagramasItem Animação digital e crítica genética : o processo de criação em Shrek 2 (2004)Dias, Luiz Antonio Xavier; Panichi, Edina Regina Pugas [Orientador]; Contani, Miguel Luiz; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Oliveira, Esther Gomes de; Altino, Fabiane CristinaResumo: Muitos estudos repensam abordagens teóricas no campo da Crítica Genética ao atestarem que a criação artística envolve procedimentos que estão além de textos manuscritos, esboços e rascunhos Cada texto, seja ele em seu mais particular gênero, demanda um percurso muitas vezes minucioso, desde sua idealização até sua conclusão A presente pesquisa visa a investigar o processo criativo fílmico por meio da análise dos documentos de processo utilizados para a construção da narrativa como entrevistas, DVD, redes sociais oficiais, dentre outros Por depender do desempenho simultâneo de diversos artistas e profissionais animadores, pode-se afirmar que a animação é uma arte coletiva que advém, muitas vezes, da literatura, e transpõe barreiras na tela Assim, investigações a esse respeito podem ser empreendidas no que se refere à gênese da criação, visto que fatores como linguagem cinematográfica (movimentos de câmera, enquadramentos, angulações), desempenho dos animadores, sonoplastia, simbologia e textos imagéticos, bem como efeitos de computador, influenciam e (re)criam o filme A presente tese analisa o processo criativo no cinema de animação digital, a interferência dos dubladores dos personagens da animação como cocriadores para a transposição sígnica, o levantamento das regularidades e instabilidades do gênero, os bastidores da criação fílmica, além do processo criativo do Ethos e teorias afins que alicerçam a pesquisa O corpus analisado remete a trechos do filme Shrek 2 (24), dirigido por Andrew Adamson A partir dos pressupostos da gênese da criação, de abordagens teóricas sobre cinematografia e de uma abordagem semiótica, foi possível desvendar o percurso criativo para a construção de sentidos na obraItem Aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada de professoras de inglês para crianças no Projeto Londrina GlobalTanaca, Jozélia Jane Corrente; Mateus, Elaine Fernandes [Orientador]; Santos, Leandra Inês Seganfredo; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano; Tonelli, Juliana Reichert Assunção; Gimenez, Telma NunesResumo: Esta pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento de aprendizagem expansiva (ENGESTRÖM, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21) durante a formação continuada de participantes do projeto Londrina Global: ensino de Inglês para crianças de escolas municipais de Londrina PR Compreendida como prática ampla de negociação discursiva inerentemente plural, híbrida e dialógica de transformação de saberes e fazeres, a aprendizagem expansiva (ENGESTRÖM, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21), (MATEUS, 214) é investigada por meio da articulação de teorias socioculturais de aprendizagem (ENGESTRÖM; SANNINO, 21; EDWARDS, 21; LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998; JONHSON; 26; LIBERALI, 28, 213; MATEUS, 26, 213, 214) aos estudos críticos de linguagem (FAIRCLOUGH, 23, 28) e de argumentação em contexto escolar (LIBERALI, 213) O córpus de análise decorre da transcrição de gravações de encontros de formação continuada, realizados em 213 com professoras e coordenadoras/formadoras do Projeto Londrina Global e coordenadora do projeto Desenvolvimento de Atividades de Ensino de Inglês para Crianças (DAEIC/LEM/UEL) A análise do desenvolvimento de aprendizagem expansiva é realizada com olhar voltado para a articulação de vozes, posicionamentos, maneiras de solucionar problemas e implementar inovações nas práticas discursivas das participantes da formação continuada, durante a negociação de significados de atividades de ensino de Inglês para crianças na/pela hibridização de saberes entre professoras e formadoras A intertextualidade é utilizada como categoria de análise de discurso crítica (FAIRCLOUGH, 23; RAMALHO; RESENDE, 211), assim como os mecanismos linguísticos de análise de argumentação em contexto escolar (LIBERALI, 213) e estudos de práticas discursivas pautadas na constituição dialógica de significados (BAKHTIN, 29, 21) A análise de dados indica que o desenvolvimento de aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada ocorre em uma zona desconfortável de ação que ora potencializa, ora dificulta o desenvolvimento de novos modos de saber e agir entre as participantes do projeto Londrina Global Essa dinâmica é instaurada por discursos de autoridade (BAKHTIN, 29, 21) de diferente natureza (constituído, por um lado, de práticas de ensino vividas e, por outro lado, por saberes amplos) que figuram em momentos de resistência aos saberes e fazeres externos às práticas de ensino vividas pelas participantes do projeto Londrina Global Discursos de autoridade (BAKHTIN, 29, 21) que retomam, constantemente, práticas de ensino de participantes do projeto Londrina Global atuam tanto na expressão da vivência de aprendizagem expansiva como no apagamento de saberes externos às práticas vividas Assim, práticas híbridas de formação continuada constituem espaços desestabilizadores de saberes que potencializam novos modos de ser e saber da formação e da aprendizagem docente para o ensino de Inglês para criançasItem Argumentação e leitura : uma relação de complementaridadeCordeiro, Isabel Cristina; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Contani, Miguel Luiz; Roman, Elódia Constantino; Gregório, Regina Maria; Galembeck, Paulo de TarsoResumo: Neste trabalho, estudaremos os recursos persuasivos da Semântica Argumentativa e da Lingüística Textual, aliados às estratégias cognitivas da Teoria da Leitura, revelando a relação de complementaridade que se instaura nesses campos de estudo para a formação de leitores mais críticos O usuário da língua aprende a estabelecer estratégias e a argumentar, usando, eficientemente, os recursos oferecidos pela própria língua, ou seja, as concepções inseridas no modelo cognitivista, em que os leitores interagem com o texto, fazendo uso de operações mentais para construírem sentidos na leitura, aliadas à Semântica Argumentativa, que direciona o sentido do texto por meio de uma variedade de procedimentos argumentativos O corpus selecionado para análise é a Carta do Leitor, gênero textual altamente argumentativo e produto de uma interação social que reflete não só o pensamento de uma comunidade, seu contexto sócio-histórico e ideológico, como também o olhar avaliativo de quem participa dessa atividade interacional Nossa proposta relaciona alguns recursos como os operadores argumentativos, os advérbios modalizadores, os marcadores de pressuposição, a adjetivação e a intertextualidade aos aspectos cognitivos de leitura como o conhecimento prévio ? imprescindível à compreensão da intertextualidade ? os esquemas, as inferências, pertencentes aos implícitos da linguagem, entre outras estratégias de processamento cognitivo-textual que representam o conhecimento que os leitores possuem sobre compreensão de discursos O objetivo maior é direcionar o leitor a identificar, de maneira mais dinâmica e produtiva, os aspectos discursivos que permeiam a leitura para, desde o primeiro contato com o texto, ser capaz de estabelecer suas metas e intencionalidades, tendo como fundamento a parceria entre argumentação e leitura Assim, esperamos levar o leitor a uma reflexão mais crítica daquilo que lê, contemplando uma teoria sociointeracionista com ênfase nas habilidades cognitivas de cada indivíduo