01 - Doutorado - Estudos da Linguagem
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Item O discurso eucarístico ao longo do tempo: uma abordagem foucaultiana(2023-02-28) Calado, Éder Wilton Gustavo Felix; Machado, Rosemeri Passos Baltazar; Proença, Wander de Lara; Oliva, Alfredo dos Santos; Oliveira, Lolyane Cristina Guerreiro de; Cordeiro, Isabel CristinaAs discussões sobre a Eucaristia permearam os longos anos do cristianismo até os dias atuais. Durante a antiguidade e a Idade Média, até a Reforma Protestante, a contendas foram muito sérias, pois tocar em doutrinas da Igreja Católica poderia significar excomunhão e, em alguns momentos, morte por heresia. No início da era cristã, os seguidores de Jesus se baseavam nos relatos que ouviam de outros cristãos de que Jesus ceou com seus discípulos na noite em que foi traído e preso. Nesta ocasião, na celebração da Páscoa judaica, ele afirmou que o pão era seu corpo e o vinho seu sangue, e que os presentes deveriam comer e beber e repetir essa prática. Esse episódio está relatado em quatro livros diferentes do Novo Testamento da Bíblia cristã (Mateus 26:26-28; Marcos 14:22-24; Lucas 22:19-20; 1 Coríntios 11:23-25), passagens que são a base para instituição da ceia como uma celebração a ser repetida pelos seguidores de Jesus. Esses textos, juntamente com João 6:51, para alguns, são as bases bíblicas para as formulações teológicas desde então. Nos primeiros quatro séculos de cristianismo já é possível observar muitos embates teológicos, principalmente sobre o pão e o vinho representarem ou se transformarem em corpo e sangue de Jesus à mesa, com a consagração pelo sacerdote. Essas discussões perpassaram os séculos, prevalecendo a compreensão de que os elementos se transformavam em corpo e sangue, o que resultou na doutrina da transubstanciação, posteriormente. Apesar disso, interpretações simbólicas da Eucaristia continuavam aparecendo, de teólogos influentes, bispos da igreja, mas não foram aceitas pela igreja oficial, pois contrariavam a vontade de verdade de quem estabelecia as relações de poder. Na Reforma Protestante, com outras conjunturas políticas (condições de possibilidade), posições contrárias à transubstanciação apareceram e não foram derrubadas pela Igreja Católica, afinal, era outro momento, um período de ruptura política e eclesiástica. Este é o corpus deste trabalho, o qual tem como objetivo refletir sobre a Eucaristia a partir da noção foucaultiana de genealogia (FOUCAULT, 2022) e de sua teoria sobre o ordenamento do discurso (FOUCAULT, 2009). Por meio desse dispositivo analítico, é possível observar que o discurso oficial, devido às relações de poder, prevaleceu enquanto as condições de possibilidades permitiam. Contudo, quando tais condições se modificaram, outro discurso pôde ocupar um lugar impossível, até aquele momento.Item Usos da linguagem em sentenças de retificação de nome e sexo: da expiação ao renascimento(2023-05-29) Teshima, Marcia; Panichi, Edina Regina Pugas; Oliveira, Esther Gomes de; Contani, Miguel Luiz; Andrade, Otávio Goes de; Marquesi, Roberto WagnerA presente tese resulta de uma pesquisa qualitativa, documental e genético-discursiva, que examina sentenças de retificação de nome e sexo em registro civil, no contexto do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos da Universidade Estadual de Londrina, no período de 2005 a 2019. Tais sentenças referem-se às demandas de pessoas que se autopercebem como pertencentes ao gênero oposto àquele de sua certidão de nascimento. Enfocamos usos da linguagem, discutimos os sentidos que expressam, bem como oferecemos modos alternativos desses usos. Do ponto de vista documental, o conjunto das sentenças totaliza nove e foram exaradas por dois juízes; um deles emitiu a maioria delas e que, ao longo dos anos, praticamente reproduzia um mesmo texto até apresentar mudança nas suas últimas sentenças. Com suportes teóricos da Crítica Genética, Estilística, Gramática e Argumentação, evidenciamos pistas deixadas pelos magistrados nas sentenças, e defendemos a tese de que eles dirigem seus textos principalmente aos atores do sistema jurídico e minimamente ao sujeito demandante. Eles o fazem com argumentos cuja finalidade é tornar sua decisão favorável ao pleito do demandante, incontestável para as partes envolvidas. Ao longo de seus textos, deixam pistas genéticas pelos tipos de argumentos, escolhas lexicais e ênfase dadas a determinadas partes, o que revela seus posicionamentos. Estes, por um lado, são fechados, resistentes e promovem uma expiação da pessoa demandante, que resgata percalços vividos e ainda por viver com o disposto na sentença. Por outro lado, outros posicionamentos dos juízes são abertos, acolhedores e solidários à pretensão do sujeito e fazem com que sua via crucis culmine no seu renascimento com nome e sexo coerentes com a sua autopercepção de gênero. Espera-se que esta tese contribua para consciência quanto a usos de linguagem livres da concepção binária de sexo e com isso possa poupar aqueles que buscam seus direitos de sofrimentos desnecessários em registros de usos de linguagem.Item Teoria dos blocos semânticos : análise argumentativa do discurso ambiental em propagandasSilva, Paula Tatiana da; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Cabral, Ana Lúcia Tinoco; Santana Neto, João Antônio de; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli; Machado, Rosemeri Passos BaltazarResumo: Neste estudo, temos por objetivo analisar a construção argumentativa de propagandas impressas que refletem as características da formação da consciência ambiental na sociedade brasileira Tomamos a Semântica Argumentativa, em especial a Teoria dos Blocos Semânticos (TBS), de Oswald Ducrot e Marion Carel, como base teórica de nossas reflexões, por meio da qual examinamos anúncios publicitários que centralizam seus argumentos em questões ambientais – seja com o intuito de ignorá-las ou de exaltá-las Essa teoria estabelece o sentido do texto a partir do próprio texto, dado que, segundo Ducrot (1989, p 16), “A argumentação está na língua” Em nossa pesquisa, inicialmente, houve a preocupação em selecionar um único veículo midiático, a revista Veja, a fim de estabelecer o percurso histórico das propagandas em foco, evidenciando o interesse da sociedade brasileira em relação ao meio ambiente, assim estudamos a pertinência com que esse tema esteve presente em nossa sociedade de 1968 até 212 Concomitantemente, sistematizamos os conceitos de Saussure e de Benveniste que influenciaram Ducrot, bem como os da Teoria da Argumentação na Língua (TAL), em especial, os dos Blocos Semânticos (TBS) Em uma segunda etapa, a partir da seleção do corpus, mostramos as particularidades argumentativas de cinco propagandas, em que aplicamos os conceitos da Teoria dos Blocos Semânticos, estabelecendo o sentido dos textos a partir de sua Argumentação Externa e sua Argumentação Interna, apresentando aspectos normativos (X logo Y) ou aspectos transgressivos (X no entanto Y) Esperamos que nossa pesquisa contribua com os estudos da linguagem, principalmente em relação à divulgação e à aplicação da Teoria dos Blocos Semânticos na análise argumentativa de propagandasItem Análise de discurso e direito : preâmbulo constitucional de 1988 e seus entornosTacla, Silvia Regina; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli [Orientador]; Cachapuz, Rozane da Rosa; Espolador, Rita de Cássia Resquetti Tarifa; Oliveira, Esther Gomes de; Altino, Fabiane CristinaResumo: Após mais de vinte anos de regime ditatorial, é notória a importância da democraciatrazida pela Constituição Federativa do Brasil de 1988 O texto preambular apresenta-nos como um conjunto de preceitos, mostrando os valores supremos, proclamando, assim, a ruptura do ordenamento constitucional anterior e o surgimento jurídico de um novo Estado No discurso preambular constitucional, deparamo-nos com uma preleção democrática, devido ao período da promulgação ser pós-ditadura Temos a impressão de ser um texto inédito, quando, na realidade, trata-se de uma materialidade constituída pela retomada de sentidos preexistentes, como liberdade, igualdade direitos sociais entre outros Dizeres já construídos, porém trazidos, novamente, para a Constituição de 1988, pelos quais ativamos a memória discursiva da história nacional Assim, dá-se visibilidade a um esquecimento ideológico, ressignificando dizeres, sentidos antes já pensados e ditos, que, agora, são reformulados Nessa perspectiva, este estudo consiste na análise da produção de sentidos do Preâmbulo de 1988 e também de seus entornos, abrangendo os Preâmbulos das outras Constituições do Brasil Alguns aspectos iniciais são de fundamental importância para esta pesquisa, atrelando o Direito e os Estudos da Linguagem, de acordo com o quadro teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa cujo fundador foi o filósofo francês Michel Pêcheux Na perspectiva que a compreendemos, trata dos processos constitutivos da significação na linguagem, considerando os modos de produção e manifestação do(s) sentido(s) na linguagem Conforme Orlandi (213), em sua obra o pesquisador em Análise de Discurso procura mostrar como se produz a significação na língua a partir da compreensão de como os sentidos se constroem no e pelo processo discursivo, investigando as condições de produção do enunciado e as formações discursivas e ideológicas, na tentativa de fazer avançar o processo de significação na linguagem Nosso objetivo delineia-se, desse modo, a partir da elaboração de um recorte teórico-analítico, por meio do qual a materialidade discursiva (a língua para significar deve se inscrever na história) torna possível investigar os modos de composição da subjetividade Para tanto, estudamos o Preâmbulo Constitucional e seus entornos, compreendendo como ‘entorno’, os demais Preâmbulos das Constituições Brasileiras e suas conjunturas sócio-históricasItem Formação continuada crítico-transformadora : inter- relações com saberes e capacidades docentesPontara, Claudia Lopes; Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]; Beato-Canato, Ana Paula Marques; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio; Magalhães, Tânia Guedes; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Dolz, Joaquim; Beato-Canato, Ana Paula Marques [Coorientadora]Resumo: O objetivo geral desta pesquisa de doutoramento consiste em investigar um processo de formação continuada de professores(as) de língua inglesa por meio de uma Sequência de Formação e suas inter-relações com Saberes e Capacidades Docentes e critérios de uma formação crítico-transformadora, em um diálogo com processos formativos ofertados pela SEED Para tanto, o referencial teórico de base deste estudo aborda: o Interacionismo Sociodiscursivo, o ensino de línguas por meio de gêneros de texto e do procedimento Sequência Didática, a Pedagogia Crítica e a Teoria Histórico-Cultural e seus desdobramentos com foco na formação de profissionais crítico-transformadores por meio de uma Postura Ativista Transformadora Todas essas discussões se dão a partir de uma concepção de ensino visto como trabalho que se encontra constrangido pelas relações sociais e econômicas vigentes Com vistas a atingir o objetivo geral, passamos pela geração e coleta de dados analisados com a intenção de atender a quatro objetivos específicos: A) Mapear quais têm sido as características das planificações dos cursos de formação continuada ofertados pela Secretaria de Estado da Educação a professores(as) de língua inglesa do Estado do Paraná entre os anos de 211 e 219, considerando as dimensões de uma formação crítico-transformadora em suas inter-relações com saberes e capacidades docentes B) Caracterizar o papel do instrumento de mediação Metassequência Didática, considerando as inter-relações recorrentes entre as dimensões de uma formação continuada crítico-transformadora e saberes e capacidades docentes C) Avaliar a pertinência de uma Sequência Didática (1ª e última versões), produzida durante a Sequência de Formação, em relação ao aporte teórico-metodológico que sustenta sua elaboração e às dimensões ensináveis do gênero infográfico D) Caracterizar as inter-relações recorrentes entre as dimensões de uma formação crítico-transformadora e saberes e capacidades docentes, ocorridas durante as sessões de autoconfrontação e extensão ao coletivo Os dados foram analisados qualitativamente à luz do Interacionismo Sociodiscursivo (com base em SOT e STT), da Teoria Histórico Cultural (envolvendo um experimento didático formativo) e da Postura Ativista Transformadora (a partir das dimensões de uma formação crítico-transformadora e dos saberes e capacidades docentes estabelecidos por e para este estudo) As reflexões oriundas desta pesquisa se justificam pela necessidade de buscar alternativas para um processo de formação continuada de fato emancipatório que conduza à superação de um trabalho alienado e alienante, em que o professor deixe de ser refém do objeto que produz e do processo de produção, tornando-se autônomo, por meio de uma prática social emancipatória, o que poderá promover contribuições para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (e quiçá, de outras áreas do conhecimento escolar) das escolas públicas do estado do Paraná Os resultados apontam ser necessário criar espaços formativos para que os(as) professores(as) dialoguem, reflitam, questionem, planejem ações para as mudanças que desejam ver acontecer com e a partir de seus próprios contextos, o que pode ser proporcionado por meio de ofertas de Sequências de FormaçãoItem Complementos sentenciais finitos de verbos causativos : um argumento favorável à hipótese SPLIT-VPTanga, Júlio César Michelucci; Cyrino, Sônia Maria Lazzarini [Orientador]; Moraes, Maria Aparecida Torres; Berlinck, Rosane de Andrade; Santos, Ludoviko Carnasciali dos; Panichi, Edina Regina PugasResumo: O presente trabalho tem por principal objetivo analisar a estrutura dos complementos sentenciais finitos de verbos causativos, notadamente “fazer” e “pedir” O que o motivou foi o fato de, contrariando a inequívoca tendência de apagamento da preposição diante de complementos sentenciais finitos, tais orações serem, freqüentemente introduzidas por preposição (“fazer com que” e “pedir para que”)No primeiro capitulo serão abordados os conceitos de preposição e objeto indireto No segundo, será revisada a classificação, proposta por Rochette, dos verbos de acordo com suas propriedades semânticas, Em seguida, serão expostos alguns dos principais argumentos que corroboram a tese do desmembramento do VP, para que, na seção subseqüente, se possa defender a principal idéia deste trabalho: a de que as preposições “com” e “para”, em tais orações, ocupam a posição AgrIOP, em que checam Caso dativoItem Um estudo das etnias Guarani Kaiowá e Guarani Ñandeva a partir de suas impressões sobre as línguas e de um recorte do léxico em usoTavares, Marilze; Santos, Ludoviko Carnasciali dos [Orientador]; Amado, Rosane de Sá; Pereira, Maria Ceres; Kailer, Dircel Aparecida; Altino, Fabiane CristinaResumo: O estado de Mato Grosso do Sul, sobretudo a região sul, caracteriza-se por um contexto linguístico que pode ser considerado complexo Os dois principais fatores dessa complexidade são a fronteira com o Paraguai e a presença de um número relativamente grande de indígenas no estado, principalmente das etnias Guarani Ñandeva e Guarani Kaiowá Esses grupos indígenas, com frequência, são referenciados, pelos meios de comunicação, por exemplo, apenas como Guarani Empiricamente observamos que os indígenas se queixam de que o tratamento generalizante não é adequado Considerando essa problemática, este trabalho pretendeu realizar um estudo que pusesse em evidência as especifidades dos dois subgrupos étnicos, e teve os seguintes objetivos: i) verificar se, de fato, os indígenas têm percepção de diferenças culturais e linguísticas entre eles e verificar se as duas etnias percebem as supostas diferenças da mesma forma ou de formas distintas; ii) investigar se, ao menos no nível do léxico, existem diferenças linguísticas objetivas significativas entre as duas etnias; iii) averiguar se os usos linguísticos dos dois subgrupos, no que se refere ao recorte do léxico em estudo, encontram-se, da mesma forma, contemplados em dicionários de língua guarani; e iv) investigar se, entre as duas etnias, há diferenças em relação à atitude frente às influências linguísticas externas, especialmente em relação à adoção de empréstimos lexicais Para o alcance desses objetivos, selecionamos seis informantes de cada uma das etnias, segundo critérios previamente estabelecidos, com os quais coletamos depoimentos sobre questões linguísticas, e uma amostra do vocabulário – esses dados constituíram o corpus da pesquisa A análise dos dados revelou, em síntese, que, no que se refere às impressões sobre as línguas, os dois grupos étnicos demonstram posicionamento muito semelhante em relação ao que os diferencia e ao que os aproxima – ora enfatizam as diferenças, ora apontam para um processo de homogeneização linguística e cultural; quanto às diferenças no uso do léxico, observamos que elas existem e são significativas, entretanto, em geral, as unidades lexicais utilizadas pelos dois grupos estão devidamente contempladas nos dicionários de guarani (ressalta-se apenas que há pequena desvantagem para os Guarani Kaiowá no que se refere à dicionarização); já em relação às influências externas, mais exatamente ao uso de empréstimos lexicais, os dados revelaram que elas estão presentes, de forma significativa, na língua das duas etnias, mas que são mais recorrentes entre os Guarani Ñandeva De modo geral, o trabalho comprovou que existem diferenças linguísticas que devem ser consideradas na elaboração de materiais sobre a língua (dicionários e gramáticas, por exemplo) Essas diferenças, em um primeiro momento, podem parecer não relevantes do ponto de vista estritamente linguístico, mas são diferenças que os indígenas desejam que sejam evidenciadas, inclusive, por acreditarem que elas constituem as especificidades e a identidade de cada um dos gruposItem Gênero ensaio : um estudo teórico e metodológico na formação docente inicialFerragini, Neluana Leuz de Oliveira; Perfeito, Alba Maria [Orientador]; Riter, Lilian Cristina Buzato; Baumgartner, Carmen Teresinha; Limoli, Loredana; Altino, Fabiane CristinaResumo: Esta tese de doutoramento, situada na área das Ciências Humanas, à luz da Linguística Aplicada, objetiva analisar o processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa na formação docente inicial, ao privilegiar o estudo de enunciados concretos do gênero discursivo ensaio, na esfera literária, refletindo se as ações contempladas contribuem para uma aprendizagem significativa A pesquisa, proposta para uma turma de primeiro ano do curso de Letras, durante as aulas na disciplina de Práticas de Leitura e Produção de Textos, investiga conhecimentos prévios que os educandos trazem para o ensino superior ao longo dos estudos na educação básica, para, a partir desses conhecimentos, propor a teorização da prática social de modo a conduzir o estudante a uma postura reflexiva e crítica do conteúdo Para tanto, acredita que o trabalho com os gêneros discursivos, compreendidos como eixo de progressão e articulação, e com os enunciados concretos ou textos-enunciados que os representam, possibilita uma proposta de ensino do português a partir do uso social da língua e, portanto, pode representar um caminho para um ensino-aprendizagem significativo e crítico Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativa, de caráter etnográfico, movida pela pesquisa-ação estratégica, a qual permite investigar a própria prática docente, procurando exotopicamente refletir sobre o estudo teórico e a aplicação prática A pesquisa ancora-se nos pressupostos filosófico-linguísticos do Círculo de Bakhtin; nos estudos de ordem psicológica desenvolvidos por Vigotski, relativos à aprendizagem; e didático-metodologicamente nas contribuições de Saviani e Gasparin, através da pedagogia e da didática histórico-crítica O estudo compreende dois caminhos: i) a configuração do gênero discursivo ensaio na esfera literária e a proposta de didatização de textos-enunciados do gênero; e ii) a análise da didatização e sua apropriação pelos acadêmicos A escolha do gênero ensaio é justificada por corresponder a uma modalidade do discurso com pouca bagagem teórica quanto aos seus aspectos constituintes e, frequentemente, desconhecido pelos estudantes No que concerne à opção pelo encaminhamento didático proposto por Gasparin, a preferência sustenta-se por tratar de uma pedagogia, cujo referencial epistemológico compreende o processo dialético do conhecimento e o sujeito como ser socio-histórico A geração de dados, através de questionários, diários de aula da professora-pesquisadora, gravações em áudio, atividades e autoavaliação dos discentes, conduz a investigação dos conceitos apropriados pelos alunos ao longo do processo de didatização, possibilitando, através da adaptação das categorias de análise do pensamento crítico, a reflexão quanto à aprendizagem crítica e significativa A proposta de ensino-aprendizagem, via enunciados concretos do gênero ensaio, representa uma possibilidade de transcender o ensino fragmentado da língua e demonstrar, em contexto de formação docente inicial, propostas contextualizadas de estudo da língua materna, permitindo a apropriação crítica do conteúdo, assim como um espaço de reflexão da prática docenteItem Nos rastros da linguagem da dança : conversão de formas no espetáculo HQRosa, Wagner; Panichi, Edina Regina Pugas [Orientador]; Willemart, Philippe Leon Marie Ghislain; Flory, Alexandre Villibor; Contani, Miguel Luiz; Oliveira, Esther Gomes deResumo: Esta tese investiga o percurso criativo da encenação de espetáculos de dança, vistos em sua peculiaridade como linguagem cênica A proposta dá continuidade à trajetória de pesquisa do autor, iniciada na graduação e aprofundada no curso de Mestrado em Educação, em que essa forma de encenação vem sendo analisada como processo criativo sob variados aspectos e pontos de vista O corpus é constituído de arquivos de materiais utilizados durante a criação dos espetáculos realizados (no período compreendido) entre os anos de 1998 e 213, do grupo Ballezinho de Londrina, com enfoque na produção do espetáculo “HQ”, (cuja estreia aconteceu em 212) A fundamentação teórica e os passos metodológicos são inspirados nos referenciais da Crítica Genética (análise do movimento criador) e de postulados teóricos relacionados às artes cênicas, com enfoque na linguagem da dança Guias de análise foram constituídos de modo a tornar claros os procedimentos que permeiam e norteiam a ação do encenador/coreógrafo, buscando, por meio dos princípios do movimento criador, identificar e valorar as formas de materialização, no espaço e no tempo, de uma obra artística cênica, e enriquecer os modos de enunciar, especificamente na linguagem da dança e/ou em seus intercruzamentos possíveis, os elementos que lhe são constituintesItem O conto na interface língua, literatura de língua inglesa e formação do professor de língua inglesa : uma proposta mediada pela produção de sequências didáticasRios-Registro, Eliane Segati; Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]; Dias, Reinildes; Wielewiki, Vera; Nascimento, Elvira Lopes; Furtoso, Viviane Aparecida BagioResumo: Este estudo tem como objetivo geral investigar a contribuição da elaboração de sequências didáticas de objetos de ensino da esfera da criação literária para a formação profissional do futuro professor de língua inglesa Mais especificamente, buscamos, primeiramente, verificar quais são as características do gênero conto consideradas como potenciais ao seu ensino Em seguida, objetivamos identificar se os livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio possuem potencial para contemplar o gênero conto como um instrumento norteador para o ensino de língua inglesa Após, buscamos analisar qual é o papel da sequência didática (SD) base na interface língua, literatura e formação de professor de língua inglesa para, por fim, verificar qual é o papel da produção da sequência didática pelos alunos professores participantes da pesquisa (APPes) na interface língua, literatura e formação de professor de língua inglesa Nossos dados foram provenientes de dois contextos educacionais: uma universidade estadual localizada ao norte do Paraná e uma escola estadual da rede básica de ensino situada na mesma cidade da universidade Para atingirmos os nossos objetivos, utilizamos, nas análises, os pressupostos teóricos e metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), como apresentado por Bronckart (29), uma vez que concebe que as ações de linguagem se dão por meio dos gêneros textuais Ainda, consideramos o conceito que subjaz ao desenvolvimento do modelo didático (CRISTOVÃO, 27; DOLZ; SCHNEUWLY, 1998), as características do conto (COHEN, 1963; FULLER; 1963; RIDOUT, STUART, 1965; GROVER, 1988; LEITE, 1989; GANCHO, 1991; GOTLIB, 23), além dos conceitos de sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 24) a partir das capacidades de linguagem (DOLZ; SCHNEUWLY, 24), capacidade de significação (CRISTOVÃO; STUTZ, 211), e multiletramentos (DIAS, 212; KALANTZIS e COPE, 212; ROJO, 212) A pesquisa é um estudo de caso de cunho qualitativo interpretativista e de análise documental e se dá em três planos: o da educação superior, o da educação básica e o da intersecção da educação superior com a educação básica No plano da educação superior, a pesquisadora desenvolveu o modelo didático do gênero conto considerando as características do contexto educacional, consulta à literatura e análise dos contos selecionados quanto ao contexto de produção, infraestrutura textual - plano textual global e sequência narrativa–além dos potenciais elementos ensináveis do conto No segundo plano, da educação básica, indicamos os gêneros da esfera da criação literária presentes nos livros didáticos aprovados pelo PNLD (211) utilizados como instrumentos de ensino Após, focamos nossas análises nas unidades que contemplavam o gênero conto para compreender como é proposta a sua abordagem nos materiais didáticos do ensino médio Para tanto, lançamos nosso olhar sobre cinco faces, sendo: 1) contexto de produção, 2) plano textual global, 3) capacidades de linguagem, 4) elementos do modelo didático e 5) elementos dos multiletramentos Por fim, na intersecção da educação superior com a educação básica, propomos, primeiramente, uma sequência didática base com o objeto de ensino conto como instrumento semiótico exemplificador de um procedimento didático Depois dos participantes da pesquisa terem lido o modelo didático do gênero e vivenciado a referida sequência, produziram suas próprias sequências didáticas a fim de implementá-las na educação básica de ensino As faces mencionadas na análise do material didático também foram utilizadas nas análises da sequência didática base e nas sequências didáticas elaboradas pelos APPes Os resultados evidenciam, em um primeiro plano, a necessidade do trabalho com textos da esfera da criação literária em língua inglesa na graduação, de forma a contribuir com o desenvolvimento linguístico e literário no processo de transposição didática dos futuros professores; em um segundo plano, que os alunos-professores sejam preparados para o processo de adaptação de tais textos como objeto de ensino na sala de aula, mais especificamente o conto, uma vez que poucos livros didáticos contemplam um trabalho com tal gênero de forma adequada, valorizando a formação dos alunos desse nível escolar ao levar textos autênticos representativos de um tempo histórico, político e social, tornando o ensino de língua inglesa mais significativoItem Saberes e identidade profissional em um curso de formação de professores de língua portuguesaPeres, Aparecida de Fátima; Gimenez, Telma [Orientador]; Telles, João Antônio; Cristóvão, Vera Lúcia Lopes; Gregório, Regina MariaResumo: Esta pesquisa, de caráter qualitativo-interpretativo, consiste em um estudo de caso, cujo propósito é investigar que saberes e que identidade profissional subjazem a um curso de formação de professores de Língua Portuguesa (LP) – um curso de Letras de uma Instituição de Ensino Superior do Noroeste do Paraná Como referencial teórico sobre saberes docentes e identidade profissional, resgataram-se: a) as considerações de Schön (1997) sobre o professor como profissional reflexivo; b) a base de conhecimentos apontada por Shulman (1987); c) o conjunto de saberes docentes abordado por Tardif (22) Considerando a influência do currículo na constituição da identidade do sujeito (SILVA, 21, 23), esta tese investiga: 1) como o currículo de formação de professores de LP é proposto nas diretrizes curriculares oficiais (Diretrizes de Letras e Diretrizes das Licenciaturas) e em um curso específico; 2) como o currículo desse curso é concebido pelos sujeitos envolvidos no processo de formação por ele oferecido Como instrumento de coleta de dados foram adotadas análise de documentos e duas entrevistas de grupo focal – uma com sete professores-formadores e outra com dez alunos-professores Os procedimentos de análise, por sua vez, foram alicerçados em alguns pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa (ALTHUSSER, 1974; PÊCHEUX, 1993; PÊCHEUX & FUCHS, 1993; FOUCAULT, 1997, 24; AUTHIERREVUZ, 199; BRANDÃO, 1998; ORLANDI, 1995; 2) Quanto ao discurso oficial, as análises dos dados revelaram que as Diretrizes de Letras são marcadas pelo caráter da racionalidade técnica (SCHÖN, 2), pois priorizam os saberes teóricos no processo formativo, fator que pode contribuir para a constituição de uma identidade profissional em que os saberes teóricos são mais valorizados em relação aos práticos Já as Diretrizes das Licenciaturas são caracterizadas pela epistemologia da prática (SCHÖN, 2), pois destacam ser necessária a articulação entre teoria e prática nos cursos de formação e propõem a aprendizagem para o magistério com base no paradigma ação-reflexão-ação Assim como as Diretrizes de Letras, o currículo proposto pelo Projeto Pedagógico do curso investigado também se mostrou pautado na racionalidade técnica, porque, além de por a formação docente em segundo plano, demonstra conceber que apenas as disciplinas teóricas sejam suficientes no processo formativo e não promove articulação efetiva entre teoria e prática Essa característica do curso estaria prejudicando o processo de formação inicial de professores de LP, uma vez que as análises das entrevistas de grupo focal evidenciaram crise de identidade entre os alunos-professores, já que estes, durante três anos, são subsidiados apenas por saberes teóricos e quando se deparam com a disciplina Prática de Ensino, no último ano, não conseguem estabelecer diálogo entre as teorias aprendidas e a prática pedagógica requerida por essa disciplina Por essa razão, tanto os professores-formadores quanto os alunos-professores consideram ser preciso oferecer mais prática pedagógica na formação inicial, por entenderem que a base de conhecimentos necessária ao professor de LP deva envolver saberes teóricos, práticos, pedagógicos e contextuais Esta tese estudou ainda o novo Projeto Pedagógico para aquele mesmo curso de Letras, elaborado a partir das diretrizes oficiais Nele também foram encontradas lacunas quanto a alguns fatores prescritos nas Diretrizes das Licenciaturas, bem como déficit de carga horária destinada à prática, não respeitando, portanto, o número de horas prefixado pelo Conselho Nacional de Educação para aquele fim Apesar disso, é possível verificar uma nova postura no currículo, pois este assume a formação para a docência com base no diálogo entre teoria e prática e procura elaborar um programa voltado para issoItem Entre a risada e a aletria : estilística lexical e processos de transformação em Guimarães RosaRomero, Susanah Yoshimi Watanabe; Panichi, Edina Regina Pugas [Orientador]; Oliveira, Esther Gomes de; Storto, Letícia Jovelina; Oliveira, Lolyane Cristina Guerreiro de; Contani, Miguel LuizResumo: O texto não é um produto pronto, mas esconde marcas que trazem consigo o longo trabalho não linear de sua gênese que passa por hesitações, substituições, acréscimos, rasuras, subtrações, em um contínuo movimento criador, sendo primordial o exame de seu processo criativo A nossa proposta com este trabalho é comparar as alterações e analisar os processos de transformação em nível lexical do texto de Guimarães Rosa, “Risada e meia”, publicado na coluna do jornal Correio da manhã, em 1954, que se tornou “Aletria e hermenêutica”, o primeiro prefácio da coletânea Tutaméia (Terceiras estórias), de 1967 Com vistas nisso, percorremos um caminho metodológico de viés qualitativo e caráter bibliográfico, descritivo e analítico Utilizamos como aporte teórico os pressupostos da Crítica Genética e da Estilística, bem como historiadores, biógrafos e críticos literários do trabalho de Rosa Assim, a análise do percurso entre “Risada e meia” e “Aletria e hermenêutica” mostrou como o contexto social, histórico e político, além das vivências e leituras feitas por Guimarães Rosa, contribuíram para as mudanças entre as versões do texto, até mesmo nas minúcias da seleção lexical e da ordem das palavras As temáticas da vida e da morte, do silêncio, da saudade e do nada são tratadas pelas anedotas de Rosa, que utiliza o humor, a poesia e a filosofia para tratar de assuntos profundos e existenciais Além do mais, a linguagem dos textos de João Guimarães Rosa revelou as peculiaridades e as profundezas da criação artística, indo além da superfície das palavras, mas evidenciando um extenso conhecimento de mundo e a possibilidade de inventar vocábulos Em um trabalho meticuloso com as palavras, Rosa transbordou na escrita as suas vivências pessoais, merecendo a atribuição do título de um dos maiores escritores não só da Literatura Brasileira, mas dos países lusófonos e em caráter internacionalItem Discurso religioso midiático : argumentação e língua falada em pregações evangélicasStorto, Letícia Jovelina; Galembeck, Paulo de Tarso [Orientador]; Panichi, Edina Regina Pugas; Oliveira, Esther Gomes de; Santana Neto, João Antônio de; Mendes, Sonia Maria da CostaResumo: Por que razão Igrejas evangélicas representadas por pastores que têm programas televisivos têm conquistado tantos fiéis? Este trabalho busca responder a questão Para tanto, tem como objetivo geral estudar os recursos argumentativos empregados no discurso religioso falado de pastores midiáticos a fim de compreender a razão pela qual eles conquistam tantos adeptos E como objetivos específicos: caracterizar e distinguir os gêneros textuais sermão e pregação; verificar os atributos da língua falada presentes em pregações evangélicas veiculadas por canais de televisão e divulgadas na internet que colaboram para a adesão do auditório; analisar os recursos argumentativos empregados no discurso de pastores midiáticos, entre eles a utilização de máscaras; caracterizar esse discurso A importância desta pesquisa está no fato de ter havido, nos últimos anos, grande aumento do número de Igrejas evangélicas no Brasil, redes de televisão cujos proprietários são pastores evangélicos, e programas evangélicos de rádio e televisão Como o objeto de nossa pesquisa é o discurso religioso de pastores midiáticos, elencamos como corpus quatro pregações, uma de cada um dos seguintes pastores, os quais figuram entre os mais conhecidos e com maior número de Igrejas e de adeptos: Silas Malafaia, Edir Macedo, R R Soares e Valdemiro Santiago A teoria que embasa as nossas discussões pertence à Análise da Conversação, para a análise das características da língua falada no discurso dos pastores, às Teorias da Argumentação, para o trabalho com a argumentatividade, os recursos argumentativos e o estudo das máscaras (ethos) e à Linguística Textual, para discussão a respeito do gênero textual falado pregação Observamos que os locutores empregam, para a adesão do auditório, estratégias linguísticas, textuais, de mascaramento e aquelas relativas à interação falada, modalidade linguística em que ocorre a pregação Entre os recursos linguístico-textuais mais recorrentes e com maior poder persuasivo no discurso religioso oral estão: invocação, imperatividade, definição, paráfrase, metáfora, discurso reportado e intertextualidade Já entre as características da fala derivadas das condições básicas de construção (quais sejam, contexto comum partilhado entre os interlocutores, planejamento local e envolvimento dos interactantes) sobressaíram-se os marcadores conversacionais e os recursos prosódicos (especialmente as pausas e a elevação de voz) Notamos que o discurso religioso apresenta marcadores prototípicos (amém, aleluia e glória), os quais, geralmente, têm como macrofunção envolver o auditório e buscar a sua atenção e aprovação discursiva Além desses, outro instrumento argumentativo muito importante é o emprego de máscaras, ou seja, a construção de determinado ethos Cada pastor salientou mais algumas máscaras em detrimento de outras Assim, Edir Macedo recorre especialmente à máscara de coragem, força, inteligência e sucesso; R R Soares, à de amor, benevolência, paternidade e tranquilidade; Silas Malafaia à de força, inteligência, respeito e seriedade; e Valdemiro Santiago, à de afetividade, alegria, emotividade e humildade Enfim, o discurso religioso midiático é altamente persuasivo e, por isso, vivenciamos um fenômeno de evangelização favorecida pelas mídias, especialmente a internet e a televisãoItem Processos identitários indígenas em Dourados : leitura dos discursos midiáticos e escolares em uma perspectiva semióticaMiqueletti, Eliane Aparecida; Limoli, Loredana [Orientador]; Portela, Jean Cristtus; Limberti, Rita de Cássia Aparecida Pacheco; Perfeito, Alba Maria; Lima, Sheila OliveiraResumo: A sociedade é alicerçada por discursos que revelam o modo como os sujeitos se relacionam, constituem o outro ou a si mesmos Nesse sentido, este trabalho parte de uma configuração social específica: a relação entre indígenas e não indígenas, na cidade de Dourados-MS, a partir dos discursos proferidos pela mídia e pela escola O objetivo principal é investigar os regimes de interação e os processos identitários indígenas construídos entre esses sujeitos Para isso, optamos pela pesquisa qualitativa de tipo participativa, com discussões realizadas em processo de diagnóstico e de intervenção, a partir de abordagem de natureza etnográfica O corpus é composto por textos da mídia local, entrevistas com educadores, produções escritas e desenhos dos alunos do Ensino Fundamental II de duas escolas do município – uma indígena e uma não indígena –, sendo da primeira alunos de 6° ao 9º ano e, da segunda, do 6º ano B Contamos, ainda, com gravações e anotações de discursos proferidos por esses sujeitos ao longo do processo de pesquisa, principalmente no acompanhamento da Semana dos Povos Indígenas, na escola da aldeia, e em atividades de interação entre as duas unidades escolares A base teórica é a semiótica greimasiana e, mais especificamente, as considerações da sociossemiótica, tendo como propósito pensar os sentidos construídos na vivência, na relação entre o Eu e o Outro, considerando-se as condições de produção e a apreensão do sentido em ato Também integram esta proposta conceitos ligados à Educação, à Linguística Aplicada, aos Estudos Culturais, a fim de complementar as discussões realizadas no decorrer do estudo O resultado da pesquisa aponta que a mídia, ao manejar o que quer fazer-ver, propaga o clima de conflito entre indígenas e não indígenas Frente aos novos espaços de atuação daqueles, o ser indígena é colocado em questionamento, a tendência é para sua segregação e/ou assimilação Nos discursos coletados nas escolas, esse questionamento também está presente; o indígena coloca-se na posição para ser visto, tenta participar das relações de poder com o não indígena como forma de sobrevivência de sua identidade culturalmente fundada Na escola não indígena, ainda reina o distanciamento do outro, alunos e professores emitem estereótipos do indígena marginalizado socialmente, invisibilizando sua participação social Diante disso, acreditamos que apenas uma mudança social poderá encaminhar uma futura comunhão entre todos Aos profissionais da educação cabe uma postura mais crítica diante da realidade, tendo em vista o trabalho de parceria na construção dos saberes, entendendo que a identidade deve ser trabalhada como processo que implica a diferença, valores interdependentes, emanados do inteligível e do sensível e edificados nas relações de poder constantemente negociadas socialmenteItem Interação midiática : uma análise do embate na imprensa escrita nas eleições 2010Santos, Célia Dias dos; Galembeck, Paulo de Tarso [Orientador]; Lins, Maria da Penha P.; Hintze, Ana Cristina Jaeger; Oliveira, Esther Gomes de; Joanilho, Mariângela Peccioli GalliResumo: Esta pesquisa visa a analisar o papel da mídia na produção e circulação de sentidos, no eixo da política como espetáculo, por meio das entrevistas das revistas impressas Veja e CartaCapital de presidenciáveis nas eleições de 21 O período em questão foi marcante em relação ao processo eleitoral, uma vez que o país teve, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, que legitimou a democracia no Brasil, a primeira eleição democrática sem a participação de Luís Inácio Lula da Silva No corpus, serão analisados os mecanismos de constituição das entrevistas impressas com o objetivo de refletir acerca do funcionamento do discurso político na contemporaneidade e seus efeitos de sentido A interação é o aspecto responsável pela organização da língua e seus usos sociais e numa situação interativa a conversação é imprescindível Considerando que existem mais semelhanças do que diferenças entre fala e escrita, pensamos na conversação como toda forma de interação verbal e não apenas as interações face a face Atualmente, podemos considerar que o papel da mídia impressa se realiza de maneira dicotômica De um lado, ela busca cumprir a sua função informativa, dando a conheceros fatos do cotidiano Do outro, a mídia configura e expressa um sistema de valores associado ao jornal como sujeito da enunciação, inserindo-se, portanto, no contexto de uma sociedade espetacularizada Assim sendo, sem movimentos para a exaustividade ou completude, a análise incidirá sobre entrevistas dos seguintes presidenciáveis, a saber: Dilma Rousseff, José Serra, Marina Silva e Plínio de Arruda Sampaio, num total de seis entrevistas impressas publicadas nas mídias Veja e CartaCapital Para a análise do corpus, faremos, primeiramente, um estudo quantitativo, a fim de pontuar os elementos caracterizadores comuns a todas essas entrevistas Num segundo momento, realizaremos um estudo qualitativo, com análise detalhada, buscando operacionalizar os conceitos de formação discursiva, posicionamento e ethos Os pressupostos teóricos que sustentam a pesquisa são principalmente os da Análise do Discurso de linha francesa, os da Linguística Textual e da Análise da Conversação De acordo com os resultados obtidos, verificamos como as instituições midiáticas CartaCapital e Veja se posicionaram frente às candidaturas à presidência da República, principalmente de Dilma Rousseff e José Serra, no pleito de 21Item Interfaces da análise de discurso e da comunicação organizacional na revista SesinhoRoyer, Marlene Ferreira; Machado, Rosemeri Passos Baltazar [Orientador]; Oliveira, Esther Gomes de; Borges, Maria Isabel; Contani, Miguel Luiz; Miani, Rozinaldo AntonioResumo: Este estudo abrange as interfaces das áreas da Comunicação Organizacional e da Análise de Discurso e busca caracterizar o processo discursivo do Serviço Social da Indústria (Sesi), entidade vinculada à Confederação Nacional da Indústria (CNI), a partir dos aspectos textuais discursivos da Revista Sesinho No ambiente organizacional, os discursos são revelados nas práticas comunicativas, principalmente na esfera institucional, que incluem enunciações (verbais e visuais) responsáveis pela mediação das organizações com a sociedade A pesquisa estuda as condições de produção, os processos de formação discursiva, os aspectos ideológicos e interativo-discursivos presentes na linguagem dos materiais institucionais do Sesi, tendo como foco os textos verbais e imagéticos da Revista Sesinho que tratam da relação Educação e Trabalho O percurso metodológico tem base no aporte teórico da Análise de Discurso (de orientação francesa), o qual permite um estado de reflexão e o estabelecimento de relações sobre a linguagem, o sujeito, os sentidos, a história e a ideologia A partir da noção de formação discursiva, juntamente com a de condições de produção e de formação ideológica, este estudo buscou analisar os possíveis efeitos de sentido do ambiente organizacional, para isso, propôs e aplicou um dispositivo analítico de verificação do processo discursivo do Sesi, com possibilidade de aplicações quando o objeto de estudo estiver relacionado aos discursos organizacionais Esse estudo pôde verificar que enunciados tratam da relação Educação e Trabalho com um mesmo princípio de regularidade: os temas são apresentados como sendo inerentes, em diferentes formas de enunciação e adaptados de acordo com a narrativa de cada história A competitividade, a necessidade de qualificação profissional, a relação educação e mercado de trabalho e o Sesi como provedor de conhecimento aos trabalhadores se firmam como novas condicionantes da produção discursiva da indústria para o século XXI, com o intuito de legitimação do Sesi e da CNIItem Mafalda em dez tirinhas : uma prática de leitura pelo viés da semiótica greimasianaScherer, Daniela Raffo; Limoli, Loredana [Orientador]; Médola, Ana Sílvia Lopes Davi; Tasso, Ismara Eliane Vidal de Souza; Lima, Sheila Oliveira; Rodrigues, Flávio Luís FreireResumo: Esta pesquisa apresenta o estudo do ethos de Mafalda como uma experiência na verificação de resultados na proficiência leitora de sujeitos em idade escolar Partiu-se da tese de que a exposição a mais de um texto protagonizado pela mesma personagem pudesse mobilizar a construção do ethos, sendo o estudo desse ethos uma ferramenta para a obtenção de melhores resultados na produção de sentidos Para verificar a validade dessa tese, desenvolvemos um objetivo geral que consistiu em vivenciar uma prática de leitura com duas turmas de oitavos anos do ensino fundamental de uma escola pública, utilizando como base dez tiras da Mafalda, com vistas a estudar o ethos dessa personagem A fim de viabilizar a realização desse objetivo, propusemos o desmembramento em quatro objetivos específicos O primeiro percorre o referencial teórico utilizado na pesquisa, que é a semiótica greimasiana, seus principais conceitos e uma das vertentes mais atuais: a sociossemiótica e a articulação que constitui com a leitura O segundo objetivo específico diz respeito à escuta de quinze docentes de língua portuguesa que atuam na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande / MS, visando conhecer como avaliam as atividades de leitura do livro didático Singular & Plural, adotado para o ensino de língua portuguesa, nos oitavos anos do ensino fundamental Já o terceiro objetivo consiste em análise prévia de cinco das dez tiras que serão objeto de leitura das duas turmas de oitavo ano, a fim de cotejá-la, posteriormente, com as análises realizadas pelos alunos dessas turmas O último objetivo específico é a aplicação de uma proposta de leitura de dez tiras da Mafalda com duas turmas de oitavo ano, da Escola Municipal João Evangelista Vieira de Almeida, do município de Campo Grande / MS, levando em conta o estudo do ethos da Mafalda, comparativamente, a fim de identificar diferenças e semelhanças nos resultados coletadosFaz-se uma reflexão acerca de práticas pedagógicas que levem em conta não só aspectos pertinentes às propostas do livro didático, mas que permitam uma mobilização dos sujeitos da enunciação para uma análise mais acurada do que se constitui o éthos em Mafalda Considerando a atuação de vários sujeitos no desenrolar da pesquisa – professores e estudantes -, inserimos as contribuições de Eric Landowski, semioticista que amplia a teoria semiótica por meio das interações, das experiências, das construções de sentido no coletivoItem O discurso jurídico nos processos da Vara Maria da Penha sob a ótica da estilística léxicaCanezin, Claudete Carvalho; Panichi, Edina Regina Pugas [Orientador]; Oliveira, Esther Gomes de; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli; Contani, Miguel Luiz; Cachapuz, Rozane da RosaResumo: O sujeito discursivo da sentença judicial fala por meio de determinado tempo e lugar, sofrendo as influências históricas e sociais de determinada sociedade A manifestação dessa diversidade é perceptível na superfície discursiva da sentença, revelando a própria natureza da linguagem e sua heterogeneidade constitutiva A análise do léxico revela muito sobre o conteúdo e o significado de um texto Definida como a disciplina linguística que estuda os recursos afetivo-expressivos da Língua (ou sistema, no sentido estruturalista de Ferdinand de Saussure), a Estilística é uma ciência recente, fundada no início do século XX pelo suíço Charles Bally, mas um saber muito antigo, que remonta à tradicional retórica dos gregos Trabalha com as variações das palavras, com seus significados, demonstrando as infinitas possibilidades de escolha colocadas à disposição do usuário da língua Nesta perspectiva, a análise do corpus aqui escolhido se dá pela ótica da Estilística Léxica em sentenças judiciais que envolvem a violência contra a mulher Pretende-se, pois, através da análise do léxico, voltar olhares e trazer para a pauta do estudo os itens lexicais e avaliativos comuns no discurso jurídico das sentenças dos processos de violência contra a mulher que tramitam na Vara Maria da Penha de Londrina O magistrado, mesmo não se afastando da essência objetiva do narrar, e da neutralidade exigida pela profissão, através das escolhas lexicais exterioriza seu sentimento, mostrando sua piedade e sua compaixão, não apenas pelos maus tratos, pela violência física ou psicológica sofrida pelas vítimas, mas também pelo resultado que tais atitudes acarretaram às famílias como um todo A pesquisa objetiva ainda demonstrar a importância das palavras em toda e qualquer relação social, destacando o papel da estilística léxica na exploração dos elementos emotivos para realçar ou destacar um determinado assunto, provocar comoção ou encantamento, despertar interesse, corroborando, assim, a premissa de que todas as vozes discursivas nas sentenças de processos que analisam a violência contra a mulher são dotadas de uma significativa carga afetiva Isso traz à tona a discussão e o esclarecimento necessário acerca da violência doméstica, objetivando denunciar relações abusivas, bem como evitar que novos casos semelhantes voltem a acontecer, encorajando as mulheres a dizerem não à violênciaItem Politicas linguisticas e educacionais para surdos no contexto brasileiro na trama do discursoPiconi, Larissa Bassi; Mateus, Elaine Fernandes [Orientador]; Barros, Dulce Elena Coelho; Lodi, Ana Claudia Balieiro; Silva, Kleber Aparecido da; Reis, SimoneResumo: Este trabalho objetiva analisar o modo como a linguagem e o poder esta~o imbricados no estabelecimento das poli´ticas lingui´sticas para Libras (Li´ngua Brasileira de Sinais) no Brasil e nos seus reflexos nas poli´ticas educacionais para surdos Reconhec¸o que o aparato legal, tais como a Lei no 1436/22, que reconhece a Libras como “meio legal de comunicac¸a~o e expressa~o no Brasil” e o Decreto no 5626/5, que regulamenta essa lei, cumpre importante func¸a~o em sustentar relac¸o~es estruturais entre diferentes escalas, entre o global e o local, nesse caso, entre o Estado e outras insta^ncia da vida social (FAIRCLOUGH, 23) Admito, ainda, que deciso~es poli´ticas tais como o reconhecimento da Libras como uma li´ngua oficial e seus propo´sitos mobilizam relac¸o~es de poder entre diferentes grupos, entre eles usua´rios da Libras e usua´rios da li´ngua majorita´ria no Brasil, a Li´ngua Portuguesa, e interesses sociopoli´ticos e econo^micos diversos Nesse contexto, objetivo analisar, a partir de referenciais teo´rico-metodolo´gicos da Ana´lise Cri´tica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1992, 23; VAN LEEUWEN, 28), quais ac¸o~es, representac¸o~es e identificac¸o~es subjazem a discursos produzidos por instituic¸o~es sociais distintas sobre os surdos, a Libras e a educac¸a~o de surdos e os movimentos de resiste^ncia, reproduc¸a~o e transformac¸a~o desses modos de agir, representar e identificar que emergem da recontextualizac¸a~o desses discursos em diferentes textos e diferentes ni´veis institucionais Para tanto, ale´m da ana´lise de documentos oficiais, recorro a textos produzidos no contexto da Federac¸a~o Nacional de Integrac¸a~o e Educac¸a~o de Surdos (Feneis), o´rga~o representativo das comunidades surdas no Brasil, a fim de identificar como uma se´rie de eventos conjunturalmente relacionados operam para a manutenc¸a~o e transformac¸a~o das pra´ticas relacionadas ao reconhecimento da Libras como li´ngua no Brasil e o reconhecimento dos surdos usua´rios de Libras nesses contextosItem Análise de produção escrita em língua inglesa e uso de dicinários bilíngues e monolínguesCordeiro, Juci Mara; Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri [Orientador]; Mota, Mailce Borges; Guberman, Mariluci da Cunha; Oliveira, Ester Gomes de; Reis, Simone; Durão, Aylton Barbieri; Joanilho, Mariângela Peccioli GalliResumo: O objetivo precípuo desta pesquisa é investigar o suporte proporcionado pelos dicionários bilíngues e monolíngues, à produção textual (escrita) em língua inglesa Na abordagem de uso de dicionários apresentada, reivindica-se a visão de que é um material pedagógico essencial para o processo de aprendizagem de línguas, quando elaborado dentro de um padrão referencial de qualidade e quando utilizado adequadamente pelo aprendiz Entende-se que para que o uso de dicionários bilíngues e monolíngues contribua efetivamente para a construção de significados na L2, e para que se desenvolva a autonomia do aprendiz, faz-se necessário que ele conheça a organização estrutural dessa obra lexicográfica: a micro a macro e a superestrutura Para uma compreensão mais abrangente sobre questões relacionadas aos dicionários, suas limitações e contribuições à aprendizagem e às necessidades dos aprendizes, as perspectivas da Lexicografia e da Metalexicografia foram fundamentais Realiza-se, neste contexto, uma pesquisa empírica sobre o uso dos dicionários na produção escrita a fim de complementar, com dados primários, as informações obtidas nas demais fontes A utilização da metodologia abordando as sequências didáticas (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24) para o ensino de produção textual em língua inglesa objetivou a produção de um texto inicial (sem orientações teóricas ou metodológicas sobre o uso de dicionários) e um texto final, a partir das mediações que julgamos necessárias, sobre o gênero textual autobiografia e sobre uso de dicionários Entre essas duas produções foram organizadas oficinas cujas atividades foram desenvolvidas com o intuito de superação das dificuldades observadas na primeira produção e no uso dos dicionários Desse modo, em razão da análise pretendida, ter-se-ia parâmetros de comparação entre o texto inicial e o texto final, e também, seria um meio para se constatar (ou não) o suporte real proporcionado pelos dicionários à produção escrita Os erros cometidos nos textos foram tomados como ponto de partida para o desenvolvimento desta pesquisa e foram analisados a partir de critérios oriundos das contribuições da Linguística Contrastiva (Análise Contrastiva (AC), Análise de Erros (AE) e Análise de Interlíngua (IL)) e a partir das perspectivas teóricas dos gêneros textuais (BRONCKART, 23), adotadas como referência para as oficinas de produção textual Outros objetivos somam-se ao principal para complementar a extensão que se pretende implementar ao projeto: (1) apresentar/discutir critérios relevantes para aquisição e uso de dicionários para aprendizagem de língua inglesa, especialmente para produção escrita; (2) evidenciar a relevância das informações apresentados nos dicionários de língua inglesa, para o processo de produção escrita; (3) identificar, categorizar e analisar os erros do texto escrito, e elaborar reflexões teóricas sobre o fenômeno “erro”; (4) estabelecer uma inter-relação entre uso de dicionários (de qualidade) e produções escritas mais satisfatórias A partir dos resultados obtidos na produção textual desenvolvida com o suporte de dicionários bilíngues e monolíngues, postula-se a relevância dessas obras para o processo de ensino e de aprendizagem da língua inglesa Com base nisso, destacamos a importância de se incentivar o seu uso, especialmente para o desenvolvimento de atividades de produção escrita