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Submissões Recentes
Produção e entrega de moléculas de dsRNA para o controle de Digitaria insularis (capim-amargoso)
(2022-03-31) Rosa, Juliana da; Nepomuceno, Alexandre Lima; Adegas, Fernando Storniolo; Sousa, Natália Lima de; Sartori, Daniele; Viana, Américo José Carvalho; Marin, Silvana Regina Rockenbach
Capim-amargoso é uma planta daninha que causa redução de produtividade e prejuízos econômicos nas lavouras de todo Brasil. Novas tecnológias como RNAi podem contribuir para o atual portifólio de herbicidas. O objetivo desse trabalho foi desenvolver estratégias de produção e entrega de dsRNAs para o silenciamento do gene Phytoene desaturase (PDS) via RNAi em capim-amargoso. Para a produção de dsRNAs de boa qualidade e especificidade foram testados dois vetores: L4440 e New-Vector. New-vector se mostrou mais eficiente na produção de dsRNAs com tamanho esperado. Com relação à extração de dsRNAs dois métodos foram testados: Trizol e Etanol. O método trizol garantiu um maior rendimento comparado ao método por Etanol (3,9 µg/mL e 2,5 µg/mL), apesar disso o método de extração por Etanol se mostrou mais eficiente na extração de dsRNAs com tamanho esperado. Utilizando o vetor L4440 o indutor alternativo proporcionou um rendimento maior quando comparado ao New- vector (5,7 µg/mL e 3,5 µg/mL). Entre os métodos de aplicação de dsRNAs em capim- amargoso os mais eficientes foram aplicação por folhas e em pré-emergência. A aplicação em folhas, em 3 e 5 dias após a aplicação, e em pré-emergência, 5 dias após a aplicação, levou a redução da expressão do gene PDS em 35%. Ainda, o tratamento que recebeu dsPDS em pré-emergência apresentou uma redução da massa seca em 24%. Já na aplicação em raízes houve redução do número de transcritos 10 dias após a aplicação dos dsRNAs. Os resultados desse trabalho abrem perspectivas para novos estudos e desenvolvimento de produtos baseados em RNAi para controle de plantas daninhas.
Revista Película: cinema e ditadura no Brasil
(2025-02-12) Ortenzi, Fernanda Grassano; Buzalaf, Márcia Neme; Bastos, Manoel Dourado; Guirado, Maria Cecília
Este trabalho propõe a criação de uma revista sobre cinema latino-americano, e a elaboração da primeira edição da publicação, com foco na ditadura empresarial-militar no Brasil (1964-1985). O objetivo do projeto é investigar, por meio de técnicas jornalísticas, questões sociais, políticas, históricas e artísticas a partir da produção cinematográfica de países da América Latina. Para isso, foram desenvolvidas pautas que abordam a relação entre cinema e ditadura no Brasil. O trabalho tem como base a relação entre o cinema e o jornalismo em revista, além das possibilidades dessa mídia para tratar sobre o tema, em forma de texto e imagem. Também se considera o diálogo entre cinema e História, o cenário do cinema brasileiro ao longo do tempo e os impactos da ditadura militar na sociedade. Aqui são expostos os processos realizados para a produção da revista, além dos projetos editorial e gráfico desenvolvidos.
“A tecnologia é uma salvação?”: tensões, discursos e ideologias na (trans)formação de professores de língua inglesa
(2025-02-28) Santana, Neri de Souza; Kadri, Michele Salles El; Molinari, Andressa Cristina; Ferreira, Cláudia Cristina; Kaile, Dircel Aparecida; Correa, Leonardo Neves
Pesquisas sobre tecnologia educacional (Selwyn, 2010, 2013, 2014) demonstram que a adoção de tecnologias no ensino não ocorre de maneira neutra. Pelo contrário, ela é influenciada por discursos dominantes e percepções individuais que moldam as práticas pedagógicas. Nesse contexto, torna-se essencial investigar como discursos e ideologias se manifestam na educação. No âmbito da formação de professores de língua inglesa, o Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) representa um espaço privilegiado para essa análise, pois desempenha um papel central na construção da identidade docente. Assim, este estudo tem como objetivo compreender os discursos, ideologias e representações de professores em formação inicial sobre tecnologia, com base em suas experiências no Pibid-Inglês da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio. A pesquisa fundamenta-se na perspectiva crítica das tecnologias (Selwyn, 2010, 2013, 2014), na Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 2003) e na pesquisa narrativa (Clandinin, 2006; Clandinin & Connelly, 2011). De natureza qualitativa e interpretativista, o estudo analisa narrativas escritas por cinco pibidianos, bem como gravações e transcrições de encontros formativos, registros do grupo e apresentações em eventos acadêmicos. Os encontros, denominados Encontros (Trans)formativos, foram estruturados a partir da Pedagogia Histórico-Crítica (Gasparin, 2012), promovendo uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias no ensino. A análise dos dados baseia-se em categorias da Análise Crítica do Discurso, como Representação dos Atores Sociais (Van Leeuwen, 1997, 2008) e Transitividade (Halliday, 1994), articuladas aos discursos e ideologias das tecnologias digitais (Selwyn, 2013, 2014). Os resultados indicam que, nas narrativas iniciais, os pibidianos se representavam como usuários ativos das tecnologias ou como beneficiários de suas potencialidades, enquanto as tecnologias eram vistas como neutras ou transformadoras. Os alunos, por sua vez, eram frequentemente representados como beneficiários passivos das ferramentas digitais. Esses discursos estavam alinhados a concepções deterministas e tecnicistas, reforçando ideologias do Neoliberalismo, Novo Capitalismo e Libertarismo. Contudo, ao longo do processo formativo, mudanças discursivas foram observadas. Com o aprofundamento da reflexão crítica, os professores passaram a reconhecer a tecnologia como um elemento condicionado por fatores sociais, políticos e pedagógicos, questionando sua suposta neutralidade. A ressignificação do papel docente também se tornou evidente, com maior ênfase na mediação crítica da tecnologia e no protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Embora transformações tenham ocorrido, algumas ideologias permaneceram cristalizadas, evidenciando a complexidade do processo de mudança discursiva. Os achados reforçam a necessidade de práticas formativas que estimulem um olhar crítico sobre as tecnologias educacionais e suas implicações na prática docente. Além disso, destacam a importância de políticas educacionais que promovam uma abordagem mais consciente e reflexiva sobre o uso das tecnologias na formação de professores