Repositório Institucional da UEL - RIUEL
Comunidades no RIUEL
Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções
Submissões Recentes
Ensino médio noturno em uma cidade paranaense : estudo sociológico e elaboração de material didático
(2023-03-04) Furlanetto, Enzo Soares; Lanza, Fábio; Souza, Nilda Rodrigues de; Rezende, Maria José de
A pesquisa a seguir versa sobre o ensino médio noturno, principalmente sobre os estudantes trabalhadores e o ensino de sociologia, a partir da experiência de três escolas estaduais de um município no norte do estado do Paraná, com foco nos sujeitos que estudam e trabalham. Essa pesquisa se insere no conjunto de estudos que buscam desvendar a realidade dos estudantes do ensino médio noturno e identificar as principais demandas dos estudantes frente ao ensino de sociologia. Em geral, a realidade escolar e social investigada está vinculada aos/as estudantes brasileiros/as das mais variadas faixas etárias, que possuem condições de trabalhadores (as) e estão vinculados à educação pública no período noturno. As questões que orientaram essa pesquisa e que colaboraram para a produção do material pedagógico são: como é o acesso e as condições de estudos dos estudantes do período noturno no que tange o ensino de sociologia e a sociologia do trabalho? Quais as lacunas de conteúdos e metodologias no ensino de sociologia para esse grupo social? A metodologia de pesquisa partiu da investigação bibliográfica e buscou analisar documentos, tais como o Projeto Político Pedagógico das escolas e as instruções normativas da Secretaria Estadual de Educação do Paraná e do Ministério da Educação, relativas ao ensino noturno no ensino médio. Por se tratar de uma pesquisa que opera com os conceitos formulados a partir do materialismo histórico-dialético, foi realizada análise histórica do ensino médio noturno, um estudo das leis que regulamentam o funcionamento das escolas e o trabalho no capitalismo contemporâneo brasileiro. O trabalho, enquanto conceito sociológico, é a categoria chave para interpretar e descrever como é a relação dos estudantes-trabalhadores com o ensino de sociologia e com a realidade da escola. Como resultado deste trabalho foram coletados dados que evidenciam como fechamento de turmas noturnas de ensino médio incentivou a prática da finalização dos estudos pré-universitários por intermédio de “facilitações”, como são os cursos à distância, tornando-se, assim, um “negócio de certificação”, o que diferente do princípio da escolarização. Um dos resultados da pesquisa foi um material didático intitulado “Detetive Sociológico”. O jogo acontece em meio a crimes que devem ser desvendados pelos jogadores e por se tratar de um Role-Playing Game, onde a história é construída ao decorrer do jogo, os estudantes vão se tornando verdadeiros detetives que desmistificam os crimes por meio de conteúdos sociológicos. Trata-se de um jogo com conteúdo de sociologia do trabalho com potencial para contribuir com os materiais pedagógicos que podem ser utilizados em sala de aula, como suporte para as disciplinas de Sociologia e outros componentes curriculares relacionados.
Por uma sociologia do ensino fundamental : análise da coleção “Sociedade em Movimento”
(2023-09-22) Santos, Jaqueline Fabeni dos; Lima, Ângela Maria de Sousa; Maçaira, Júlia Polessa; Bueno, Zuleika de Paula; Eras, Lígia Wilhelms; Araújo, Angélica Lyra de
Na presente pesquisa busco analisar a Coleção ‘Sociedade em Movimento’, destinada aos Anos Finais do Ensino Fundamental e publicada pela Editora Moderna, como primeira obra desta natureza. O objetivo é investigar o contexto de produção desta Coleção, analisando as ilustrações, as fotografias, os gráficos, as tabelas, os esquemas explicativos, as charges, dentre outros elementos que compõem as obras, ao tomar como um dos referenciais os critérios já utilizados pelo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático). Quer-se identificar o potencial dessa Coleção enquanto ferramenta de recontextualização pedagógica, tendo como base teórico-metodológica as contribuições de Basil Bernstein (1996). Sabendo que para o autor, o discurso sociológico transita pelos campos sociais de comunicação, em um processo recontextualizador que o leva a sofrer transformações, vocalizado por diferentes sujeitos até constituir-se como código próprio, investiga-se o campo de comunicação do livro didático público, vocalizado aos adolescentes e jovens dos Anos Finais do Ensino Fundamental no Brasil. Para dar conta dessa reflexão, foram realizadas sete entrevistas, com alguns autores/autoras da Coleção ‘Sociedade em Movimento’, para, assim, compreender o seu processo de produção e mapear quais instâncias recontextualizadoras interferiram nessa publicação. Além disso, através do uso da Sociologia da Experiência de Fraçois Dubet, foi possível apreender os sentidos e significados que esses sujeitos atribuem à sua experiência materializada nesse material didático. Ao combinar uma análise documental, tendo como base as discussões da Sociologia do currículo, e as vozes dos sujeitos produtores desse currículo, materializado nos textos didáticos e objeto desta pesquisa. Intenciona-se, desse modo, a elaboração de uma cartografia didática dessa produção que engloba seus aspectos macrossociais e microssociais. Os primeiros dados coletados revelaram uma forte influência do sucesso editorial que o livro destinado ao Ensino Médio alcançou ao ser aprovado no PNLD, como um fator essencial na construção de um cenário favorável para o desenvolvimento de uma coleção para o Ensino Fundamental. Justamente por isso, percebeu- se a necessidade de uma comparação entre a Sociologia pensada na Coleção ‘Sociedade em Movimento’ e a Sociologia pensada no livro didático do Ensino Médio, publicado pela mesma Editora, intitulado ‘Sociologia em Movimento’, tomando como base os pressupostos da recontextualização pedagógica. Assim, foi possível perceber semelhanças e diferenças existentes entre as abordagens sociológicas e os processos de recontextualização das Ciências Sociais propostos nas edições da Coleção, voltados para etapas de escolarização distintas. Por isso, a presente pesquisa enxerga, como uma das possibilidades, o desenvolvimento de uma análise sociológica dos livros didáticos como ferramenta que permite repensar e elaborar novas estratégias para a recontextualização pedagógica da disciplina, tanto nos Anos Finais do Ensino Fundamental como no Ensino Médio.
De afeto em afeto se faz pérola: o sarau e a performance como constituinte de redes afetivas e estratégia de inserção do texto literário na atualidade
(2023-01-17) Silva, Ana Cristina Pereira; Fernandes, Frederico Garcia; Silva, Andrea Betânia da; Chiari, Gisele Gemmi
A dissertação em tela trata sobre os saraus e a performance enquanto estratégia de inserção do texto literário na atualidade e tem como objeto de pesquisa o “Sarau Artístico e Literário de Cambé” e o “Sarau: prosa, poesia e outras delícias”, bem como as redes afetivas que se estabelecem a partir deles, levando em conta seus impactos no sistema literário. A pandemia afetou todos os âmbitos da sociedade e com o sarau, cujo cerne é a performance, e performance pressupõe presença e corpo, não poderia ter sido diferente, uma vez que nesse momento o isolamento físico se fez necessário. Mediante isso, pode-se afirmar que os estudos acerca da performance nunca se fez tão essencial quanto nesse momento que vivemos. O levantamento de dados foi realizado por meio da observação e participação nos saraus, antes da pandemia, de entrevistas realizadas com as produtoras do “Sarau Artístico e Literário de Cambé” e do “Sarau: prosa, poesia e outras delícias”, com os artistas e escritores de Londrina e região frequentadores dos saraus e também com os participantes que não são escritores e artistas, durante a pandemia via Formulário Google. Foram levantados também documentos como, fotos, reportagens, entrevistas, vídeos e as atas do “Sarau Artístico e Literário de Cambé”. A metodologia dessa pesquisa está assentada no modelo teórico-analítico de Even-Zohar (1990), bem como nos estudos de Aguilar e Cámara (2017), Leone (2014), Zumthor (2007), Tennina (2013), Silva (2008), Fernandes (2017), Hollanda (2001), Bourdieu (1996) e Rancière (2009), dentre outros teóricos que contribuam para a proposta em tela. O sarau é um forte mecanismo de divulgação do texto literário, sobretudo para o estabelecimento de redes e o fortalecimento da literatura local, em que a performance atua como o principal meio para que isso aconteça, visto que permite que as relações se estabeleçam por meio do afeto gerado a partir da performance.