02 - Mestrado - Letras

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    O conflito entre a ética protestante e o tradicionalismo laboral em Post office e Factotum, de Charles Bukowski
    Velasco, Samuel; Silva, Marta Dantas da [Orientador]; Vieira, Miguel Heitor Braga; Ivano, Rogério
    Resumo: A presente Dissertação trata das relações de trabalho nos dois primeiros romances autobiográficos de Charles Bukowski, Factotum (22a) e Post Office (22b), com foco no antagonismo do protagonista à ética protestante do trabalho, e em como sua estratégia de resistência se desenrola no mundo ficcional construído por Bukowski Primeiramente, nos propusemos a fazer um levantamento da fortuna crítica e condensar as leituras prévias dos críticos Ao longo da revisão da fortuna crítica, concluímos que Bukowski era um outsider literário, e ainda que ele seja comumente associado aos beats, compartilhava com eles apenas interseções eventuais Bukowski compôs dois romances cujas narrativas se centram no questionamento do caráter libertador do trabalho cronometrado, representado como hostil à autorrealização humana e como um dreno de vitalidade libidinal A partir das reflexões de Ricoeur sobre o tempo e a narrativa, o objeto literário foi abordado como possuidor de um passado histórico próprio (diegético), distinto do passado da História (extradiegético) A superposição de períodos históricos foi explorada pelo autor em ambos os romances, o que sugere que Bukowski “inventava” muito mais em seus escritos do que a maioria dos críticos lhe dá crédito, manifestando que o universo imaginado tinha precedência sobre o critério de verossimilhança Propõe-se nesta Dissertação que o personagem Chinaski, embora seja um “substituto do autor”, é um tanto distinto do escritor, e, talvez, em parte baseado no Bartleby de Herman Melville Também é proposto que a resistência desorganizada e individualista de Chinaski à subsunção pelo trabalho sob o capitalismo encontra sua força no questionamento do trabalho-cronometrado, fazendo um argumento subjacente em prol do trabalho orientado por tarefas (task-oriented), centrado em necessidades humanas, nas quais o valor de uso tem precedência sobre valor de troca, ie, o qualitativo sobre o quantitativo Essa visão pré-moderna de compasso de trabalho, justaposta ao cenário urbano de Los Angeles, causa a impressão que um anti-herói contracultural “pós-moderno” surgiu com o personagem Chinaski; questionamos essa noção, e propomos que a crítica de Chinaski implica na valorização dos ritmos de vida do passado, recorrendo aos valores do tradicionalismo laboral para buscar por sua liberdade sob o capitalismo industrial, o que ele aparentemente consegue ao se tornar escritor em tempo integral, trabalhando de modo parecido ao Verlagssystem
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    Novo mundo, mundo velho : espaço e identidade em Ana em Veneza
    Aranha, Cinthia Torres; Brito, Luciana [Orientador]; Carreri, Márcio Luiz; Marques, Bárbara Cristina
    Resumo: Esta Dissertação se propõe a analisar a relação entre os espaços e as identidades representados no romance brasileiro de João Silvério Trevisan, Ana em Veneza (1994), sob um viés analítico histórico-sociológico Procura-se analisar o espaço não apenas como o pano de fundo em que se passa a ação, e sim enquanto processo social e cultural criado e modificado pelo homem, e que com este forma relações de interdependência Para pensar as relações entre tempo, memória, identidade e diáspora utiliza-se Agostinho de Hipona, Norbert Elias, Jacques Le Goff, Stuart Hall, Tzvetan Todorov, Marc Ferro, Benedict Anderson; para analisar a condição de estrangeiro e o exotismo do qual o indivíduo exilado é vítima utiliza-se Daniel Henri-Pageaux e Julia Kristeva; em um segundo momento da Dissertação a discussão acerca dos espaços presentes na obra perpassam teóricos como Michel Foucault, Sérgio Buarque de Holanda, Jean Delumeau e Gaston Bachelard Para pensar o próprio lugar desta pesquisa no âmbito da academia utiliza-se as valiosas contribuições de Roger Chartier e Carlo Ginzburg
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    A homossexualidade masculina em contos brasileiros da década de 1980
    Pellizzari, Thamiris Yuri Silveira; Simon, Luiz Carlos Santos [Orientador]; Marques, Bárbara Cristina; Lima, Ricardo Augusto de
    Resumo: Esta Dissertação trata da abordagem da homossexualidade masculina na literatura cuidando, mais especificamente, da contística brasileira da década de 198 de maneira a observar e refletir acerca da presença/ausência dessa orientação sexual nas obras de conto publicadas durante a década prevista A determinação do recorte temporal diz respeito aos acontecimentos históricos relativos à homossexualidade Deste modo levamos em consideração os avanços médicos, legais e religiosos sobre essa sexualidade que passa a ser considerada como orientação sexual somente após intensos estudos e debates em curso nesse período, discussão desenvolvida logo no primeiro capítulo, o qual explora, também, uma perspectiva teórica relativa às masculinidades e à heteronormatividade Momento que nos compete buscar respaldo em teóricos como: Raewyn Connel, Elisabeth Badinter, Michel Foucault, James N Green, Sócrates Nolasco, João Silvério Trevisan, entre outros O segundo capítulo compreende as conquistas do movimento homossexual colaborando para o alavancar da teoria Queer, no Brasil, além do levantamento de 29 obras de contos da década de 198 com referências à homossexualidade, momento chave desta pesquisa Por fim, visando um aprofundamento do assunto, bem como do levantamento, dedicamos o terceiro capítulo à análise de quatro contos que focalizam centralmente a temática, dois de autoria de Caio Fernando Abreu: “Aqueles dois”, presente na obra Morangos Mofados (1982) e “Pequeno monstro”, oriundo da obra Os dragões não conhecem o paraíso (1988); outros dois de Autran Dourado: “Retrato de Vítor Macedônio” e “O triste destino de Emílio Amorim”, ambos da obra As Imaginações Pecaminosas (1981) Neste capítulo buscamos não somente o desenvolvimento de análises profundas, como também o estabelecimento de um diálogo com as reflexões teóricas do primeiro capítulo e entre os contos, a partir das concepções analíticas
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    O fantástico do século XIX em Feriado de mim mesmo, de Santiago Nazarian
    Soares, Márcio Henrique de Almeida; Santos, Adilson dos [Orientador]; Vieira, Miguel Heitor Braga; Ferreira, Claudia Cristina
    Resumo: Este trabalho tem o objetivo de investigar a presença do fantástico tradicional, em seu modelo expoente no século XIX, no romance contemporâeno Feriado de mim mesmo, do autor brasileiro Santiago Nazarian Para tanto, dividimos nosso estudo em duas partes Na primeira parte, valemo-nos, inicialmente, de uma revisão bibliográfica em que levantamos o pensamento de alguns proeminentes estudiosos do fantástico, sendo eles Tzvetan Todorov (197), Irène Bessière (1974), Filipe Furtado (198), Remo Ceserani (1996) e Joël Malrieu (1992) A partir das conclusões retiradas desse levantamento, estabelecemos uma metodologia de análise do fantástico, a qual se pauta na investigação de uma série de procedimentos formais e, especificamente, da personagem, do fenômeno e do espaço-tempo fantásticos Passamos, então, à segunda parte do trabalho, na qual realizamos um estudo comparativo, analisando Feriado de mim mesmo paralelamente a diversos textos canônicos do fantástico, de modo a delinear uma percepção direta das semelhanças e distinções entre o romance e o modelo recorrente do cânone Ao longo dessa análise, destacamos algumas relações entre o fantástico e a pós-modernidade, apontando essas características no romance, a fim de indicar possíveis explicações para a aplicação desse tipo de narrativa em obras contemporâneas Com isso, esperamos contribuir para uma melhor compreensão do fantástico, bem como ampliar o entendimento da obra de Nazarian, especialmente em sua representação do mundo atual
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    Representações da solidão em Até o dia em que o cão morreu, de Daniel Galera
    Rodovalho, Caroline; Vieira, Miguel Heitor Braga [Orientador]; Silva, Telma Maciel da; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile
    Resumo: Até o dia em que o cão morreu, primeiro romance do escritor Daniel Galera, foi lançado inicialmente pela editora independente Livros do mal em 23 e, posteriormente, editado pela Companhia das Letras, em 27 A obra é narrada em primeira pessoa a partir da visão do personagem central, um jovem recém-graduado em Letras, desempregado e sustentado pelos pais Vivendo sozinho em um pequeno apartamento alugado no centro de Porto Alegre e afundado em uma realidade sem perspectivas, o personagem se isola cada vez mais dos amigos e da família, tendo como companhias apenas um cão vira-lata e uma jovem modelo em início de carreira, com quem mantém um relacionamento sem nenhuma pretensão de compromisso As situações de solidão e a evidência de uma visão individualista em relação a si mesmo e aos outros, experimentadas pelo personagem, são explicitadas em diversos trechos do romance Nosso objetivo neste estudo é investigar como se dá a representação da solidão no romance de Galera, considerando seus indícios estético-discursivos
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    A quien corresponda : a produção epistolar do Subcomandante Marcos
    Teixeira, Lucas Rodrigues; Maciel, Telma [Orientador]; Machado, Eliel Ribeiro; Leite, Suely
    Resumo: O propósito desta Dissertação é analisar como se constrói o discurso zapatista dentro da produção epistolar do Subcomandante Marcos, do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) Para tanto, tratamos do formato escolhido pelo guerrilheiro para disseminar suas ideias e sua luta, que é a carta e, neste primeiro momento, é traçado um panorama e uma análise deste gênero fronteiriço do qual Marcos se aproveita para conquistar interlocutores Cuidamos também das questões relativas à estrutura narrativa (tempo, espaço, personagem, narrador) e de como estas são exploradas no escritos do Sup Então, por fim, é analisado o discurso do ideário zapatista, este que é produto do hibridismo entre a cultura ancestral indígena maia e o cânone literário ocidental, tendo por base as teorias relacionadas à Análise de Discurso francesa
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    As crônicas de Eliane Brum e as masculinidades na vida (extra)ordinária
    Bonomo, Letícia Ueno; Simon, Luiz Carlos Santos [Orientador]; Weinhardt, Marilene; Leite, Suely
    Resumo: Este trabalho tem por objetivo evidenciar as representações de masculinidades que aparecem nas crônicas de Eliane Brum e refletir de que maneira elas são construídas e como dialogam com estudos de masculinidades Para isso, foram analisadas quatro crônicas da referida autora, todas presentes na compilação A menina quebrada (213) Enxergar a temática de masculinidades em textos que não a trazem de forma tão óbvia – exceto por um deles – é um aspecto que considero bastante relevante nas crônicas selecionadas Anteriormente às análises, procuro reunir teorias e críticas que permitem compreender o que são os estudos de masculinidades, a que(m) se prestam e por que são relevantes O percurso de (des)identidades desenvolvido pela cronista permite investigar olhares que condicionam e outros que possibilitam essas masculinidades Consciente de que estou lidando com um gênero ainda polêmico quanto à literariedade, em primeiro lugar, analisarei as aproximações e os afastamentos entre literatura e jornalismo
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    Os tempos da Lavoura
    Bello, Juliana da Silva; Vieira, Miguel Heitor Braga [Orientador]; Weber, José Fernandes; Simon, Luiz Carlos Santos
    Resumo: Este trabalho propõe uma leitura crítica da obra Lavoura Arcaica (1975), de Raduan Nassar, sob a ótica do Tempo A Dissertação organiza-se a partir de três eixos considerados primordiais para este estudo Inicia-se pelo tempo enquanto categoria narrativa, depois, analisar-se-á o tempo no contexto religioso, para, por fim, deter-se nele enquanto perspectiva filosófica Esta composição torna-se necessária para, no primeiro momento, compreender a versátil ordem do tempo na narrativa que, por sua vez, é acionada pelo processo da memória do narrador-personagem de modo não linear, atrelada à linguagem poética Considera-se, além disso, o tempo na esfera do mito, tendo em vista a força cíclica da narrativa fundamentada em conceitos religiosos que a permeiam Ao final, volta-se para o tempo conjecturando-o no contexto filosófico que estreita no romance uma profunda reflexão sobre o tema Neste sentido, verifica-se que o Tempo, na obra, atinge o estatuto de personagem, pois presume uma narrativa a seu respeito ao marcar uma consciência e consideração, tornando-o visível Selecionou-se como fundamental suporte teórico Gérard Genette (1995), Benedito Nunes (1995), Mircea Eliade (1992), Santo Agostinho (21), Paul Ricoeur (1995), Jean Pouillon (1974), dentre outros
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    O fracasso como diálogo poético interartes : Iberê Camargo e Carlos Drummond de Andrade
    Tokairin, Tania Yumi; Silva, Telma Maciel da [Orientador]; Tofalini, Luzia Aparecida Berloffa; Silva, Marta Dantas da
    Resumo: A presente Dissertação propõe um diálogo poético interartes entre o pintor e escritor gaúcho Iberê Camargo e o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade a partir do tema do fracasso Alguns trabalhos desses Autores são analisados, inicialmente, a fim de exemplificar e verificar que neles encontram-se elementos compositivos e características relacionadas ao fracasso como uma condição inerente à existência humana: no caso de Iberê, analisa-se o conto “O relógio”, de 1959, onde o sentimento de fracasso é construído a partir de uma escrita expressionista; e, em Drummond, os poemas “A sombra do homem que sorriu”, “Como se eu fosse um poeta resignado” e “Boneca de Panno”, todos de 1924, nos quais a escrita do jovem Poeta já apresenta seu ceticismo característico em relação aos limites da sua poesia e a sua relação com o fracasso Através de fundamentos teóricos e críticos provenientes da literatura, das artes visuais e da filosofia, verificaremos, por conseguinte, como os procedimentos de composição artístico-literários e os seus efeitos expressivos dialogam nas poéticas iberiana e drummondiana O aporte teórico-crítico na análise da obra de Iberê Camargo pauta-se, entre outros autores, nos estudos de Sônia Salzstein, Luiz Camillo Osorio e Paulo Venancio Filho; em Carlos Drummond de Andrade, utilizamos os estudos de Davi Arrigucci Jr, Affonso Romano de Sant’Anna Gilberto Mendonça Teles, entre outros No campo filosófico, o respaldo teórico se dá através do pensamento de Arthur Schopenhauer, Jean-Paul Sartre e Gaston Bachelard, este último especialmente na análise da poesia drummondiana A metodologia desta pesquisa propõe uma análise comparativa no sentido de destacar tanto as semelhanças quanto as diferenças entre os objetos do corpus, com o objetivo de deslindar a poética do fracasso que permeia o sentimento de proximidade da morte, propondo, desse modo, o aprofundamento do diálogo poético interartes entre as obras dos Autores Para tanto, analisamos um objeto específico de cada um deles através da perspectiva do gênero artístico conhecido como “natureza-morta”, respectivamente: o poema minimalista “Cerâmica” (Antologia Poética e Lição de Coisas, 1962), de Drummond, e a série de pinturas expressionistas em grandes dimensões “Tudo te é falso e inútil” (1992-1993), de Iberê Camargo
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    Batman e o surrealismo : uma investigação das estratégias poéticas surrealistas dentro do Asilo Arkham
    Moreira, Valter do Carmo; Rio Doce, Cláudia Camardella [Orientador]; Limoli, Loredana; Silva, Marta Dantas da
    Resumo: A escolha da obra Asilo Arkham: Uma séria casa num sério mundo como objeto de pesquisa se deu, a princípio, pela possibilidade de se estabelecer uma relação entre a singular versão da aventura de Batman e algumas das propostas investigativas iniciadas pelas vanguardas artísticas do século XX, sobre tudo, o Surrealismo Por meio de uma análise de suas estratégias narrativas e de sua construção verbo-visual, pretendemos entender em que medida os quadrinhos podem se constituir enquanto meio de investigação capaz de abarcar as propostas investigativas surrealistas e como a linguagem dos quadrinhos pode, de certa forma, atualizar a poética surrealista Para tanto, propomos uma aproximação entre a literatura e as artes visuais, entendendo a história em quadrinhos como ponto de intersecção dessas duas linguagens Iniciamos com uma breve contextualização histórica do início da constituição dos quadrinhos modernos, de meados do século XIX até o início do século XX, estabelecendo um fio condutor que conecta os quadrinhos ao surrealismo, seguindo até a gênese de nosso herói/objeto: Batman Perscrutamos o objeto própriamente dito no primeiro capítulo Já no segundo, trataremos da presença da poética surrealista desde sua produção, feita à quatro mãos, à suas estratégias narrativas e intertextualidades possíveis Por fim, no terceiro cápitulo, nos aprofundamos um pouco mais na linguagem dos quadrinhos e suas contaminações interlinguagens (Literatura e Arte) bem como a contribuição que o Surrealismo deixou como herança para as histórias em quadrinhos
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    Diluição das formas : O sol de fevereiro nas arestas do contemporâneo
    Ponce, Eduardo Souza; Godoy, Maria Carolina de [Orientador]; Monteiro, Sueli de Jesus; Simon, Luiz Carlos Santos
    Resumo: Este trabalho parte do interesse de estudo da obra de Maria Helena Vargas da Silveira, autora pelotense pouco difundida no meio acadêmico, e alicerça sua organização na percepção de Octávio Ianni (211) acerca da produção literária de escritoras e escritores negros: o pesquisador assevera que essa literatura apresenta-se como um imaginário que se articula dentro e fora do sistema literário brasileiro Com base nessa consideração, esta Dissertação tem como objetivo observar de que maneira Maria Helena Vargas da Silveira faz de O Sol de fevereiro (1991) uma obra literária que problematiza a relação entre margem e centro Ao refletir sobre o lugar da escritora no sistema literário afro-brasileiro e acerca de como ela se relaciona com a literatura brasileira contemporânea, a pesquisa divide-se em dois momentos interligados: a alocação da autora em um panorama de escritoras negras conectadas pela escrevivência e o olhar para as características de O Sol de fevereiro (1991) No que diz respeito à escrevivência e aos diálogos possíveis entre Maria Helena Vargas da Silveira e outras escritoras que se nortearam por essa escrita que se dá pela experiência — individual ou coletiva —, observa-se que a autora pelotense faz de sua literatura espaço de insubordinação pela palavra; tomada de voz sobre o discurso para narrar a si e se contrapor aos estereótipos difundidos pelos discursos hegemônicos Sobre as especificidades de O Sol de fevereiro (1991), pretende-se delinear como Maria Helena trabalha com os limites das formas dos gêneros conto e crônica para compôr uma narrativa que foge às classificações e não apresenta um núcleo dramático central — pelo contrário, a obra é composta por diversos relatos periféricos Esses traços, em convergência com a escrevivência, fazem da narrativa uma obra que representa as tensões entre periferia e centro reconhecidas na literatura brasileira contemporânea
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    Cruel nonsense : possíveis convergências entre Qorpo-Santo e Antonin Artaud
    Kugler, Luan Caroline Oliveira Fontoura; Pascolati, Sonia Aparecida Vido [Orientador]; Silva, Marta Dantas da; Silva, Ceres Vittori
    Resumo: José Joaquim de Campos Leão Qorpo-Santo, antes mesmo de aclamados dramaturgos contemporâneos, escrevia suas peças em um tom nonsense que refletia os embates cruéis que perpassavam sua vida Com base no teatro ritual de Artaud e no Teatro da Crueldade, buscou-se aproximar os dois autores verificando suas possíveis convergências Para tanto assumiu-se uma concepção constelar da história da literatura, o que possibilitou a aproximação entre os dois autores, cada qual em seu contexto As convergências entre Qorpo-Santo e Artaud foram observadas na ruptura com as noções da dramática pura A mimese nos textos de Qorpo-Santo foi transformada em cinese, assim como em Artaud Apesar da tímida presença de um pulsar para a performance nas peças de Qorpo-Santo por meio da personificação da persona de si próprio, também foi possível verificar similaridades no que se refere à performance em ambos Essas similaridades são observadas na relação intrínseca entre a vida e a obra dos autores No decorrer da análise das convergências, observou-se características dissonantes entre eles Artaud buscara resgatar o primitivo e o ritual com seu teatro, que permitiria ao performer expandir os limites do seu corpo na performance, o que não foi verificado no teatro de Qorpo-Santo Assim, destacou-se a importância da teatralidade nas peças de Qorpo-Santo, apontando elementos que demonstram sua “fixação” pela palavra, seu desejo de conduzir a cena Durante a verificação das possíveis convergências entre os autores, algumas singularidades de Qorpo-Santo, como as características da baixa comédia e peculiaridades de vanguarda, destacaram-se e comporam parte importante deste O que se distanciou de Artaud e foi apontado como original, específico e inovador em Qorpo-Santo deu forma ao seu cruel nonsense: um reflexo de embates personificados em vida e obra, em autor e persona
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    A trindade maldita : a narrativa gótica de Franklin Távora
    Tarran, Fernanda Martinez; Santos, Adilson dos [Orientador]; Pereira, Julio Cesar França; Silva, Telma Maciel da
    Resumo: Este trabalho tem por propósito apresentar uma obra pouco conhecida do autor brasileiro João Franklin da Silveira Távora (1842-1888) Amplamente conhecido no país como escritor da vertente regionalista, Franklin Távora também se aventurou pela ficção gótica: no ano de 1862, produziu um conjunto de contos publicado no Diário de Pernambuco e intitulado A Trindade Maldita A obra traz uma série de narrativas encaixadas em uma moldura externa, constituída pela taverna sombria em que três forasteiros passam a noite a contar histórias macabras de suas vidas degradadas O diálogo com Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo, é evidente, como o são também as marcas do gótico europeu em que Távora foi claramente buscar inspiração Dessa forma, esta pesquisa se inicia por traçar a trajetória do gótico europeu e por destacar seus elementos mais marcantes Investiga-se, também, o percurso do gótico pela literatura brasileira do século XIX e sua inserção em nosso Romantismo Pretende-se, aqui, destacar as características que fazem com que a obra se filie ao gótico: há uma variedade de elementos, entre os quais o locus, os temas noturnos, os personagens vilanescos, a linguagem adjetivada e exuberante e as imagens de uma natureza sombria e incontrolável, que ligam A Trindade Maldita às obras gótico-românticas consagradas Essa análise tem também o intuito de trazer à luz uma parcela da produção de fundo gótico que, apesar de abundante no Brasil do século XIX, parece insistentemente relegada a segundo plano por grande parte da crítica literária Retira-se, assim, de persistente obscuridade uma obra que se via esquecida há mais de um século, e espera-se contribuir para uma melhor compreensão da trajetória literária de Franklin Távora
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    A condição humana em Montaigne e Camus
    Toti, Carolina Natale; Santos, Volnei Edson dos [Orientador]; Simon, Luiz Carlos Santos; Weber, José Fernandes; Santos, Eder Soares; Dantas, Marta
    Resumo: Neste trabalho abordamos os Ensaios de Montaigne e a trilogia do absurdo de Albert Camus: O Estrangeiro (romance), Calígula (drama) e O Mito de Sísifo (ensaio) Retomamos os temas e o estilo característicos do gênero ensaio, tal qual foi concebido por Montaigne Procuramos observar como Camus retoma, tanto no ensaio quanto no romance e no drama, o movimento fundamental do ensaio montaigneano: uma determinada noção da condição humana que acaba por se converter em imagens, ou um pensamento por imagens que retratam a nossa condição Verificamos como Camus herda a perspectiva e a forma da tradição moralista francesa iniciada por Montaigne
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    O Hip-hop na cena londrinense : práticas de uma poética da voz e do corpo
    Miotta, Marli Aparecida; Fernandes, Frederico Augusto Garcia [Orientador]; Leite, Eudes Fernando; Godoy, Maria Carolina de
    Resumo: A presente Dissertação tem como proposta pesquisar a produção poética do movimento hip-hop em Londrina no âmbito da organização de manifestações artísticas culturais O estudo tem como objetivo examinar o impacto social dessas produções e o seu retorno para as comunidades envolvidas nesses eventos artístico-culturais As questões que nortearam esse estudo enfocam a cena do rap em Londrina a partir da década de 8 e como ela se configura atualmente: o alcance de público; as poéticas que têm se destacado; as transformações e outros fatores pertinentes à sua conformação atual Essa linha de análise teve como materialidade entrevistas realizadas em diferentes épocas (2 a 21 e 215 a 216), CDs e letras de rap, que forneceram uma perspectiva mais ampla acerca da tradição, produção e circulação das poéticas orais praticadas no meio urbano de Londrina Além disso, esse estudo possibilitou observar em que medida essas práticas artísticas podem gerar melhorias no cotidiano das comunidades periféricas Ao investigar a natureza urbana do rap, esboçaram-se as possíveis associações entre seus eixos estéticos e a postura questionadora que é constitutiva desse movimento Com um sistema educacional precário que muitas vezes não conta nem mesmo com uma unidade escolar, muitos jovens são beneficiados com práticas artísticas como o rap, o break, e o grafite, que além de se mostrarem ótimos vetores de inserção social, afastam os jovens do contato com as drogas As atividades desenvolvidas no âmbito do movimento hip-hop têm alcançado resultados positivos nas comunidades envolvidas, sobretudo quando se considera o contexto social e econômico em que se encontram Nos aspectos relativos ao impacto social dessas práticas nas comunidades, evidenciou-se que as práticas voltadas à interdisciplinaridade, sobretudo à arte e à cultura, são extremamente significativas ao desenvolvimento pleno do indivíduo em formação e à sua atuação na sociedade
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    A fábula na dramaturgia : um estudo teórico em cinco atos
    Santos, Marcos dos; Pascolati, Sonia Aparecida Vido [Orientador]; Flory, Alexandre Villibor; Corrêa, Alamir Aquino
    Resumo: A presente Dissertação tem como objetivo compreender como se configura a fábula – interpretada como sistema de organicidade dramática – na dramaturgia ocidental por meio de um estudo teórico em cinco atos Parte-se do princípio que o fazer teatro, considerado em toda sua complexidade, incluindo o texto dramático, permite ao homem vivenciar suas fabulações, suas construções subjetivas, tornando-as uma manifestação sensorial, relacional, de presença, de construção de imagens A fábula é a ferramenta, o sistema organizacional que produz e constrói esse efeito simbólico e sua análise e interpretação na contemporaneidade se fazem relevantes Para isso, em um prólogo, é apresentada uma definição para o termo fábula, conjuntamente às ideias de ação, mimese e efeito estético Do primeiro ao quarto atos, é traçado um percurso teórico-histórico da evolução da compreensão de fábula como agenciamento de ações, de Aristóteles a Brecht, para no quinto ato apresentar as proposições teóricas de Szondi (211), Lehman (27) e Sarrazac (22, 27, 29, 212, 213) acerca do estatuto dramático, a fim de, concomitantemente, entender e explicar a configuração da fábula no contexto contemporâneo Por fim, no epílogo, é exposta uma leitura da fábula contemporânea como produtivo campo de construção de uma sintaxe de teatralidade-performatividade que opera nas escritas contemporâneas um contínuo processo de devir
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    Retratos da violência : antropocentrismo e patriarcalismo em Desonra, de J. M. Coetzee
    Saraiva, Jefferson de Moura; Rodrigues, Ângela Lamas [Orientador]; Silva, Jacicarla Souza da; Vieira, Miguel Heitor Braga
    Resumo: Esta investigação analisa o romance Desonra (2), do autor sul-africano JM Coetzee, a partir de considerações do ecofeminismo, do pós-humanismo e dos estudos críticos sobre os animais, enfatizando relações entre antropocentrismo, especismo e patriarcalismo O trabalho tem por objetivo discutir a forma como a violência contra as mulheres e contra os animais não humanos conectam-se e conduzem a um estado de coisas em que se destaca, sobretudo, o silenciamento das viítimas
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    Tristram Shandy, de Laurence Sterne : entre a tradição e a ruptura
    Trigo, Aline Candido; Brito, Luciana [Orientador]; Nogueira, Nícea Helena de Almeida; Godoy, Maria Carolina de
    Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar o romance A vida e as opiniões do cavalheiro Tristram Shandy (The life and opinions of Tristram Shandy, gentleman), do escritor irlandês Laurence Sterne, a partir de sua relação com a tradição e a ruptura desta, à luz de diversos teóricos que contribuirão para pensarmos as relações da obra principalmente com as noções de realismo, modernidade, metaficção, hibridismo de gênero, paródia, autoconsciência dentre outros elementos presentes na obra Por tratar-se de um romance que tem por narrador e protagonista uma personagem que se posiciona como escritor de sua própria vida e opiniões, perpassa pelo texto a discussão das formas convencionais da literatura, bem como das diversas perspectivas teóricas sobre os gêneros literários Diante disso, propomos investigar a estruturação do romance e estabelecer contrapontos com as tendências literárias do século XVIII No mesmo sentido, ao estudarmos a estrutura heterogênea da obra, buscamos evidenciar o diálogo consciente que Sterne estabelece, a partir do modo pelo qual Tristram narra sua vida e sua composição romanesca, com elementos que são convencionais ao gênero teatral Para isso, amparamos nossa discussão, primeiramente, em trabalhos acadêmicos e críticos sobre o romance em questão, dentre os quais, a título de exemplo, Jorge de Sena, Nícea Nogueira, Sérgio Paulo Rouanet e Luiz Costa Lima Para pensarmos a composição híbrida da obra, bem como seu caráter dialógico e os elementos como paródia, intertextualidade e metaficção, nos orientamos pelas perspectivas teóricas de Mikhail Bakhtin e Linda Hutcheon; os trabalhos de Joan DeJean, Massaud Moisés e outros são utilizados para estudarmos as diversas perspectivas teóricas da literatura que se fazem presente na construção de Tristram Shandy, enquanto um movimento de recusa e aceitação das normas, num procedimento crítico e reflexivo; as teorias de Ian Watt, ao lado de outros diversos estudos, embasam a apresentação dos traços característicos da literatura inglesa do século XVIII e as transformações da noção de realismo na literatura, ao longo dos tempos; para entendermos a atuação da personagem do protagonista, que, enquanto narrador e escritor, desordena as convenções narrativas, nos pautamos nas perspectivas de Walter Benjamin e Theodor Adorno, entre outros, para refletirmos sobre suas formas Por fim, para a análise da presença das formas teatrais no romance de Sterne, buscamos respaldo nas teorias de Umberto Eco, acerca da compreensão do leitor, elemento importante na obra do romancista, e dos autores que discutem os procedimentos em voga no período setecentista, como é o caso de Roger Chartier e do canadense Alexander Jhon Dick, com sua Dissertação de mestrado, e demais pesquisadores que abordam as teorias do teatro e a interação com o leitor
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    Traços da poética dramatúrgica de Jean Anouilh em Vous n'avez encore rien vu, de Alain Resnais
    Tibúrcio, Desiree Bueno; Pascolati, Sonia Aparecida Vido [Orientador]; Barbosa, Sidney; Marques, Bárbara Cristina
    Resumo: Esta pesquisa tem como objetos de estudo as peças Eurydice (1942) e Cher Antoine ou l’Amour raté (1969), de Jean Anouilh, que inspiraram a criação cinematográfica de Alain Resnais, Vous n'avez encore rien vu (212), também analisado neste trabalho Ao se apropriar das peças de Anouilh, Resnais recorre a elementos da poética dramatúrgica anouilhana, tais como o metateatro, a mise en abyme, o intertexto entre Eurydice e o mito grego de Orfeu, especificidades na construção das personagens anouilhanas e a temática da morte e da vida e da irrealização do amor A Dissertação investiga os pontos de intersecção entre os textos dramáticos e a obra fílmica, em particular no que diz respeito à intermedialidade, ao intertexto e à mise en abyme, a fim de compreender elementos do universo dramatúrgico de Anouilh em Vous n’avez encore rien vu
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    Narrar e narrar-se, criar e criar-se : a escrevivência de Conceição Evaristo como emancipação do corpo negro
    Melo, Henrique Furtado de; Godoy, Maria Carolina de [Orientador]; Silva, Marta Dantas da; Lima, Sheila Oliveira
    Resumo: Este trabalho gesta-se em torno da ânsia de tracejar mapas de percursos de leitura que transpassam a escrevivência de Conceição Evaristo, sob a perspectiva do ato de narrar e da articulação entre memória, ancestralidade e de uma ideia de corpo que vai se construindo ao longo desta Dissertação Transitamos pela obra da autora, atentando especialmente para seis contos publicados nos livros Olhos d’Água (215) e Insubmissas Lágrimas de Mulheres (211) O percurso de leitura no embrenhar da obra de Conceição Evaristo constrói-se sob o amparo, fundamentalmente, da Esquizoanálise de Deleuze e Guattari e de um amadurecimento reflexivo e teórico decorrente de memórias de trabalhos anteriores, que contribuem num movimento de encaixar e ligar histórias, vozes, caminhos, corpos e experiências A base que nos ajuda a trabalhar a memória, sobretudo coletiva, além da própria Esquizoanálise, vem dos estudos de Halbwachs (199) Já as questões relativas à literatura afro-brasileira enquanto conceito e às vivências afro-brasileiras e afro-femininas brasileiras, que compõem de forma fundante a obra de Evaristo, são trabalhadas em articulação com estudos de Eduardo Assis Duarte (29), Gizêlda Melo do Nascimento (26), Zilá Bernd (1988; 1992) e ensaios, depoimentos e artigos da própria Conceição Evaristo (25; 29; 216; DUARTE, 211) Tem-se como objetivo central, aqui, traçar mapas – abertos – por entre as narrativas de Evaristo e as memórias do pesquisador, buscando construir possibilidades de caminhos para se pensar o ato de narrar como mecanismo emancipatório do povo negro A escrevivência surge como conceito importante, cunhado pela escritora, para se compreender esse processo emancipatório Dessa forma, é entrelaçando-se a ele que as reflexões deste trabalho se dão