02 - Mestrado - Letras
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Item A rede Cooperifa: Encontrando Sérgio Vaz, a poesia, a performance e as relações afetivas(Universidade Estadual de Londrina, 2022-08-31) Ramos, Andreza Pereira Dias; Fernandes, Frederico Garcia; Alencar, Claudiana Nogueira de; Godoy, Maria Carolina deResumo: Essa dissertação tem como principal objetivo demonstrar a existência de uma rede, pautada, principalmente, pelos afetos mobilizados pela Cooperifa (Cooperação Cultural da Periferia) e pelos poetas-produtores que a mantém. Nesse sentido, buscase observar de que modo esse agrupamento foi criado, quais afetos o compõem, qual a perspectiva interna dos sujeitos que integram essa rede e o que os produtos desse projeto coletivo podem nos revelar. A Cooperifa foi criada pelo escritor Sérgio Vaz, em 2001, e compreende, hoje, uma gama de atividades culturais que têm como centro a realização de um sarau de poesia em um bar da periferia de São Paulo. Ao observarmos esse projeto, notamos suas bases ancoradas em um desejo de transformação pela palavra, um desejo de afetar-se. Assim, as análises aqui presentes foram realizadas com o objetivo de investigar de que forma o afeto se interliga ao Sarau da Cooperifa e estabelece uma rede a partir das interações mantidas entre os fatores desse polissistema literário, provocações que foram facilitadas pelas leituras de teorias a respeito do polissistema literário (EVEN-ZOHAR, 1990), performance (AGUILAR; CÁMARA, 2017), (ZUMTHOR, 1993, 1997, 2018), oralidade (ZUMTHOR, 1993) e a literatura como dispositivo de afeto (DI LEONE, 2014), realizadas a partir do projeto de pesquisa “Festivais Literários: redes afetivas e sistema literário”. Essa pesquisa, portanto, destaca a atuação heterogênea e não hierárquica da produção de Sérgio Vaz, demonstrando a existência de pontos de interdependência entre Vaz e os demais integrantes desse polissistema, pontos estes que são responsáveis pela criação de uma rede marcada pelo “fazer junto”, ou seja, pelo afeto (DI LEONE, 2014), (SPINOZA, 2020). Abstract: This research has as a main objective to demonstrate the existence of a network, based mainly on the affections prompted by Cooperifa (Cooperação Cultural da Periferia) and by the poets who support it. Thus, we seek to observe how this team was created, what affections compose it, what is the inner perspective of the subjects that integrate this network and what the products of this project can reveal to us. Cooperifa was created by the writer Sérgio Vaz, in 2001, and today consists of a range of cultural activities centered on holding a poetry soiree in a bar on the outskirts of São Paulo. As we observe this project, we notice its foundations anchored in a desire for transformation through the word, a desire to affect. Thus, the analyzes presented here were carried out with the objective of investigating how affection is linked to the Sarau da Cooperifa and establishes a network from the interactions held between the factors of this literary polysystem. These provocations were fomented by reading theories about the literary polysystem (EVAN-ZOHAR, 1990), performance (AGUILAR; CÁMARA, 2017), (ZUMTHOR, 1993, 1997, 2018), orality (ZUMTHOR, 1993) and literature as a device of affection (DI LEONE, 2014), carried out from the research project “Literary Festivals: affective networks and literary system”. Therefore, this research highlights the heterogeneous and non-hierarchical production of Sérgio Vaz, demonstrating the existence of a correlation between Vaz and the other members of this polysystem, which is responsible for creating a network determined by “doing together”, in other words, by the affection (DI LEONE, 2014), (SPINOZA, 2020).Item Da sagacidade no olhar à engenhosidade da escrita: as masculinidades negras suicidas tensionadas nas escrevivências contísticas de Olhos D’água, de Conceição Evaristo(Universidade Estadual de Londrina, 2023-07-18) Santos, Jhenifer Emanuely Rodrigues dos; Leite, Suely; Ferreira, Amanda Crispim; Godoy, Maria Carolina deResumo: O objetivo desta pesquisa é analisar nos contos inéditos da obra Olhos D’água, ou seja, que não foram publicados anteriormente nos Cadernos Negros, o suicídio e a forma como este se entrelaça às masculinidades dos personagens negros evaristianos. Assim, para o estudo do gênero literário, traremos as discussões de Cortázar (2006), Bosi (2006), Piglia (2004) que tratam das estratégias do conto, por notarmos que Conceição Evaristo as utilizam para criar uma tensão entre vida e morte em suas narrativas. Os três contos selecionados para análises foram: “Os amores de Kimbá”, “Ei, Ardoca” e “A gente combinamos de não morrer”. No que se refere as discussões contemporâneas sobre masculinidades negras, utilizamos teóricos como: Osmundo Pinho (2004), Henrique Restier e Souza (2019), Gabriely Menegheti Bertoni (2022), que tratam dos homens negros na obra de Conceição Evaristo, e leituras indispensáveis como Franz Fanon (2008), Stuart Hall (2016), bell hooks (2019; 2022), Helena Theodoro (1996), entre outros. Já na querela do suicídio, contamos com Grada Kilomba (2019), Gabriel Pinezi (2020), Willian André et. al (2020) Danielle Santos Rodrigues (2015; 2017; 2022) e Henrique Silva de Oliveira e Fabiane Cristine Rodrigues (2016), e sobre as expressões contemporâneas, Beatriz Resende (2008). Os teóricos citados condicionam fundamentação para o enveredamento da pesquisa, pois para chegar a esse tema mais específico partimos das acontecências da contística afro/negra-brasileira até as andanças nas escrevivências evaristianas com o intuito de destacar a autoria e as características sagazes do olhar na produção evaristiana que entrelaça as suas escritas engenhosas, como é possível identificar na obra Olhos D’água (2016) e seu projeto, com ênfase em seu papel como contista no presente, ressignificando e invocando a figura da Mãe Preta, atenta à relação com a história do povo negro e também à vida e à morte dessa população, sobretudo dos homens negros. Considerando o entrelaçamento do conto e do suicídio, é possível perceber não só uma certa relação, mas também uma veiculação do suicídio dos personagens negros na contística evaristiana, que além de carregar características ímpares, apresenta a crise do homem negro em viver com a masculinidade hegemônica, como ideia unidimensional do homem, e o “não-lugar”, quando se considera raça (HOOKS, 2022). Portanto, salientamos que ao passo que desenha uma alteridade entre leitor e personagem construída no enredo, como literatura de libertação e por ser escrita por uma mulher negra que busca em sua figura ancestral contadora de histórias escrever um chamado a discussão sobre as mortes dos irmãos de cor, Conceição Evaristo descortina um lugar interseccional de falar com eles: homens negros (HOOKS, 2022). Abstract: The objective of this research is to analyze the unpublished short stories in the work Olhos D'água which have not been previously published in Cadernos Negros, focusing on the theme of suicide and how it intersects with the black masculinities of the Evaristian characters. To study the literary genre, we will bring in discussions by Cortázar (2006), Bosi (2006), and Piglia (2004) that address the strategies of the short story, as we notice that Conceição Evaristo employs them to create a tension between life and death in her narratives. The three selected stories for analysis are Os amores de Kimbá (The Loves of Kimbá), Ei, Ardoca (Hey, Ardoca), and A gente combinamos de não morrer (We Agreed Not to Die).Regarding contemporary discussions on black masculinities, we refer to theorists such as Osmundo Pinho (2004), Henrique Restier and Souza (2019), and Gabriely Menegheti Bertoni (2022), who explore the black men in Conceição Evaristo's work, as well as essential readings like Franz Fanon (2008), Stuart Hall (2016), bell hooks (2019; 2022), Helena Theodoro (1996), among others. In the context of suicide, we rely on Grada Kilomba (2019), Gabriel Pinezi (2020), Willian André et al. (2020), Danielle Santos Rodrigues (2015; 2017; 2022), and Henrique Silva de Oliveira and Fabiane Cristine Rodrigues (2016), while discussing contemporary expressions, we refer to Beatriz Resende (2008). The cited theorists provide the foundation for the research, as we start from the events in Afro/Brazilian black short stories and venture into Evaristian "escrevivências" (writing-living experiences) to highlight the authorship and the astute characteristics of her perspective in her work, particularly in Olhos D'água (2016), with an emphasis on her role as a short story writer in the present, redefining and invoking the figure of the Black Mother, attentive to the relationship with the history of the Black people and to the life and death of this population, especially black men.Considering the intertwining of the short story and suicide, it is possible to perceive not only a certain relationship but also the portrayal of suicide among black characters in Evaristian short stories. In addition to carrying unique characteristics, Evaristo's work presents the crisis of black men living within the hegemonic masculinity, as a one-dimensional idea of man, and the "non-place" when considering race (HOOKS, 2022). Therefore, we emphasize that while constructing otherness between the reader and the character in the plot, as liberation literature written by a black woman who seeks to write a call for discussion about the deaths of black brethren, Conceição Evaristo unveils an intersectional space to speak to them: black men (HOOKS, 2022).Item Filosofia e antifilosofia no último EçaFreitas, Lucas do Prado; Alves, Silvio Cesar dos Santos [Orientador]; Santos, Vitor Cei; Silva, Telma Maciel daResumo: Em análise do último Eça, o crítico Miguel Real (26) aponta, como característica estilística dominante, a opção pelo ensaísmo e pelo comparativismo, dizendo ser um autor que, na tematização das grandes questões morais e filosóficas que marcaram o paradigma cultural europeu finissecular, tendeu a oferecer apenas sínteses inconclusivas O procedimento discursivo de construir e derrubar teses, que chamamos de antifilosofia, é notável n’A Cidade e as Serras (191) e n’A Correspondência de Fradique Mendes (19), obras semipóstumas e por anos desvalorizadas pela crítica, até que recebessem abordagens mais atentas à sua riqueza Trabalhando sobre a intersecção entre literatura e filosofia, procuramos reler esses romances e os contos “José Matias” (1897) e “Civilização” (1892) a fim de romper com interpretações reducionistas do último Eça e propor análises que valorizam o seu substrato filosófico, o qual identificamos como sendo sumamente cético e característico de uma mundividência particular Na tradição filosófica pirrônica, se toda verdade encontra outra igualmente válida, o sábio deve decidir pela suspensão do juízo, eximindo-se de emitir uma opinião categórica sobre qualquer assunto que seja Partimos do pressuposto de que Eça de Queirós sempre manteve a dúvida como procedimento metódico (ALVES, 218) Mesmo duvidando da possibilidade de acessar uma verdade última, nunca deixou de a buscar Jacinto e Zé Fernandes representam dois valores de uma equação insolúvel; Fradique Mendes, pela sua heterogeneidade contraditória, é o paroxismo e a ironia levada à última consequência No concernente aos contos, “Civilização” questiona o progresso científico; “José Matias”, pela apropriação poética do discurso filosófico, assume a insuficiência do pensamento sistemático Chegamos, assim, pela valorização da filosofia no último Eça, à constatação de que a ciência não oferece verdades incontestáveis e de que a fé irrestrita na razão pode ser gravemente prejudicial para a humanidade A literatura, nesse sentido, desempenha uma importante função social, na medida em que provoca dúvidas e gera inquietações, sendo um instrumento legítimo de reflexão filosóficaItem Casos e naufrágios na Ilha de Superagui : poéticas orais do caiçara paranaenseAthayde, Thatyana Mariah Bartalo; Fernandes, Frederico Augusto Garcia [Orientador]; Leite, Mário Cezar Silva; Silva, Marta Dantas da; Contani, Miguel Luiz; Godoy, Maria Carolina deResumo: Esta Dissertação apresenta reflexões sobre as poéticas da oralidade com base em relatos de moradores da comunidade caiçara da Ilha de Superagui – litoral norte-paranaense Lançar o olhar sobre uma cultura que alicerça grande parte de suas vivências na atividade da pesca artesanal, inevitavelmente, instiga uma reflexão sobre a relação entre as dinâmicas da existência humana e sua integração com o mar As dualidades fartura e escassez, remanso e desassossego, vida e morte, são uma constante no cotidiano de pessoas que recolhem do mar a sua subsistência Com o objetivo de expressar os elementos relevantes tanto palpáveis, quanto subjetivos que circundam o universo caiçara, propus um texto que envereda por múltiplos caminhos e tece investigações que perpassam desde elementos geográficos e biológicos da região, impressões de viajantes e questões históricas, para enfim, reunir a essas considerações as narrativas coletadas em campo O trabalho de coleta e o direcionamento da escrita do texto, foram amparados pelas estratégias cartográficas, derivadas das reflexões de Gilles Deleuze e Felix Guattari Dessa forma, procurei praticar o pensamento rizomático, que se traduz em movimento e abertura para diferentes direções Quanto à seleção e sequenciamento das narrativas, busquei fazê-los de forma a possibilitar a apreciação das memórias no espaço e rotina dos caiçaras, como também, os modos pelos quais as histórias revelam marcas identitárias individuais e coletivas Pensar na potência poética de relatos orais, pressupõe ter em vista o nomadismo e a fugacidade de uma poesia que inexiste sem a faculdade da voz e a dimensão física de corpos vivos, o que leva a refletir acerca das singularidades do evento performático e da participação ativa das personagens envolvidas nesses acontecimentos Com base nos conceitos de poéticas da voz e performance, tal como postulou Paul Zumthor, busquei compreender os eventos de transmissão da fala caiçara em suas múltiplas dimensões, considerando a voz como mais um território dessa identidade Enfim, divisei a temática dos naufrágios e concluí que, pela aura de consternação que envolve os episódios, as histórias que versam sobre o mote acabaram por se tornar um ápice dos fluxos narrativos Ou seja, há que se vivenciar caminhos no acesso a essas memórias e eles devem ser contextualizados para que o objetivo desponte Destarte, a mesma bússola sensível que guiou as escutas, foi utilizada na estruturação do texto, respeitando os percursos que precedem os naufrágios em siItem Desgraçados e mal-amados : as masculinidades em contos de João AntônioOliveira, Mateus Fernando de; Simon, Luiz Carlos Santos [Orientador]; Nobile, Ana Paula Franco; Godoy, Maria Carolina deResumo: A presente Dissertação traz o estudo de dois contos da obra Leão de Chácara (1975), do escritor João Antônio Trata-se da análise das narrativas “Paulinho Perna Torta” e “Joãozinho da Babilônia” A produção literária de João Antônio é marcada pela expressividade de seus personagens marginalizados, deste modo, analisam-se as performances das masculinidades nos contos em questão, com enfoque nos personagens centrais, considerando o espaço de exclusão social da qual fazem parte No conto “Paulinho Perna Torta” reflete-se sobre o processo de construção social da masculinidade hegemônica, enquanto em “Joãozinho da Babilônia” concentramos nossa análise na expressão dos afetos como parte de um processo de desconstrução da imposição da virilidade no cotidiano masculino Este trabalho contou com estudos recentes sobre gênero e masculinidades como fonte, incluindo ainda crítica literária e estudos sobre a obra de João AntônioItem A literatura de Cristiane Sobral : expressões corporais e a demanda pela linguagem do afetoAmaral, Amanda Gomes do; Godoy, Maria Carolina de [Orientador]; Franceschini, Marcele Aires; Leite, SuelyResumo: Cristiane Sobral tem sido um nome crescente na literatura afro-brasileira, concomitantemente, sua arte tem sido analisada por pesquisas que almejam compreender a literatura referida e entendê-la como um movimento literário Pensando nas reflexões sobre a literatura afro-brasileira, Eduardo Assis Duarte (29), Dawn Duke (216), o trabalho mostra como a particularidade de Sobral, ser atriz e escritora, age em sua arte O corpo tem sido expressão recorrente na obra da artista, sendo assim, os objetivos voltaram-se para análises do corpo negro do ponto de vista do afeto - Le Breton (23;212;216) e Spinoza (219) -, da multiplicidade e força política desses corpos, conforme as reflexões de Berth (218); Carneiro (23;211); Evaristo (29;217); Ferreira (213) e Kilomba (219) Através das linguagens teatral, poética e performática, procuramos entender como os corpos são performados em sua arte, se e como atuam na produção de sentidos, seja no próprio texto escrito ou na ação performada A peça escolhida foi retirada do livro homônimo Uma boneca no lixo (218); os poemas “Wanadi”, “Luxúria”, “Janaína Flor” e “Poesia preta feminina” do livro Terra negra (217) e as performances “Das águas”, “Quem sou eu! ” e “Pixaim elétrico” estão disponíveis online O afeto é elemento recorrente nas três linguagens e as análises detidas mostram como se dá a expressão literária da corporalidade em seus poemas (CANDIDO, 1996), em sua dramaturgia (SOBRAL, 218), e performances – (AGUILAR; CÁMARA, 217); (BARBOSA, 215;216); (MARTINS, 1995;22); (ZUMTHOR, 1993;218)Item Teatralidade na obra audiovisual CapituNonato, Lívia Martins; Pascolati, Sonia Aparecida Vido [Orientador]; Alves, Lourdes Kaminski; Godoy, Maria Carolina deResumo: Fruto de um processo criativo complexo e distanciado de preocupações realistas, Capitu é uma obra audiovisual que mescla diferentes formas de manifestações artísticas, originando uma linguagem única de amplo alcance expressivo A presente pesquisa analisa a linguagem sincrética composta por Luiz Fernando Carvalho, enfocando sua dimensão teatral A fim de delinear o que distingue o signo próprio do espetáculo teatral em contraste com a materialidade expressiva do cinema, apresentamos os traços elementares de cada linguagem e seus aparatos técnicos, passo necessário para a análise da composição audiovisual e compreensão da intrincada rede de sentidos orquestrados pela presença da teatralidade na composição da mise-en-scèneItem Estilhaços cotidianos : a ficção de Fernando BonassiRocha, Natasha Fernanda Ferreira; Oliveira, Vanderléia da Silva [Orientador]; Almeida, Rogério Caetano de; Fernandes, Frederico Augusto GarciaResumo: Esta investigação tem como objetivo analisar uma parte da ficção de Fernando Bonassi Inserido no campo da literatura contemporânea, o autor paulistano atende a uma série de características, elencadas pela crítica especializada, que correspondem à arquitetura das manifestações artísticas atuais Uma literatura rápida, por vezes fragmentada, que busca apresentar a relação de um sujeito subjugado a seu tempo e seu espaço Espaço esse predominantemente urbano e sufocante, imerso em uma rapidez lancinante Assim, tem-se como corpus para as análises literárias duas obras representativas de seu projeto narrativo, os romances: Súburbio, publicado originalmente em 1994, e O menino que se trancou na geladeira, lançado no ano de 24 Como objetivo, busca-se analisar ambas as obras por três segmentos principais – espaço, opressão/silenciamento e violência – e pensar nas razões para que a representação do espaço e o trabalho estético com a linguagem, forma e conteúdo tenham sido figurados de uma forma tão distinta nesse espaço de um decênio entre as duas publicações Metodologicamente, a pesquisa se deu a nível bibliográfico, amparados principalmente nos estudos de Karl Erik Schøllhammer (211, 213) e Beatriz Resende (28) quanto às considerações acerca da literatura brasileira contemporânea; Giorgio Agamben (29) e Anne Cauquelin (25) sobre contemporaneidade e arte; Zygmunt Bauman (21, 28) no trato com os problemas sociais da atualidade Para a reflexão acerca da violência, um dos eixos principais deste trabalho, recorreu-se aos textos de Yves Michaud (1989) e Slavoj Žižek (214) Os resultados comprovam que Bonassi tenta, em sua literatura, refletir amplamente sobre o espaço da cidade e das relações sociais que nele se constroem e por ele são construídas Faz da figuração da violência e da infelicidade humana peças constituintes de seu projeto literário A exposição do embrutecimento dos homens e mulheres, focalizada a partir da comparação de duas obras tão distintas, mas com pontos de contato, é o instrumento utilizado pelo autor para a análise crítica do corpo socialItem A homossexualidade masculina em contos brasileiros da década de 1980Pellizzari, Thamiris Yuri Silveira; Simon, Luiz Carlos Santos [Orientador]; Marques, Bárbara Cristina; Lima, Ricardo Augusto deResumo: Esta Dissertação trata da abordagem da homossexualidade masculina na literatura cuidando, mais especificamente, da contística brasileira da década de 198 de maneira a observar e refletir acerca da presença/ausência dessa orientação sexual nas obras de conto publicadas durante a década prevista A determinação do recorte temporal diz respeito aos acontecimentos históricos relativos à homossexualidade Deste modo levamos em consideração os avanços médicos, legais e religiosos sobre essa sexualidade que passa a ser considerada como orientação sexual somente após intensos estudos e debates em curso nesse período, discussão desenvolvida logo no primeiro capítulo, o qual explora, também, uma perspectiva teórica relativa às masculinidades e à heteronormatividade Momento que nos compete buscar respaldo em teóricos como: Raewyn Connel, Elisabeth Badinter, Michel Foucault, James N Green, Sócrates Nolasco, João Silvério Trevisan, entre outros O segundo capítulo compreende as conquistas do movimento homossexual colaborando para o alavancar da teoria Queer, no Brasil, além do levantamento de 29 obras de contos da década de 198 com referências à homossexualidade, momento chave desta pesquisa Por fim, visando um aprofundamento do assunto, bem como do levantamento, dedicamos o terceiro capítulo à análise de quatro contos que focalizam centralmente a temática, dois de autoria de Caio Fernando Abreu: “Aqueles dois”, presente na obra Morangos Mofados (1982) e “Pequeno monstro”, oriundo da obra Os dragões não conhecem o paraíso (1988); outros dois de Autran Dourado: “Retrato de Vítor Macedônio” e “O triste destino de Emílio Amorim”, ambos da obra As Imaginações Pecaminosas (1981) Neste capítulo buscamos não somente o desenvolvimento de análises profundas, como também o estabelecimento de um diálogo com as reflexões teóricas do primeiro capítulo e entre os contos, a partir das concepções analíticasItem Vanguarda antropofágica e iluminação profana : possíveis "roteiros" para a leitura da produção de CrioloAndrade, Lucas Toledo de; Rio Doce, Cláudia Camardella [Orientador]; Pacheco, Keli Cristina; Silva, Marta Dantas daResumo: O presente trabalho se propõe a estudar parte da produção do músico Kleber Cavalcante Gomes, conhecido como Criolo, a partir da vanguarda antropofágica, criada por Oswald de Andrade e divulgada no “Manifesto Antropófago”, de 1928 e do conceito de iluminação profana trazido por Walter Benjamin em seus estudos sobre a arte vanguardista, especialmente a surrealista Buscar-se-á, a partir das noções de olhar político e reescritura da história oficial expressas na proposta da antropofagia, na poética oswaldiana e também nos estudos de Benjamin, fazer uma leitura das composições presentes nos álbuns Nó na orelha (211) e Convoque seu Buda (214), especificamente: “Linha de Frente”, “Cartão de visita”, “Sucrilhos”, “Duas de cinco”, Convoque seu Buda”, “Esquiva da Esgrima”, “Mariô” e “Fio de prumo (Padê Onã)”, com o intuito de compreendê-las a partir das discussões em torno da ideia de deglutição dos valores do outro e de desvio ao passado como meio para a reconstrução do espaço da margem e reflexão das tensões do tempo presente Esta Dissertação procurará se apropriar do ideário em torno da vanguarda antropofágica, mostrando a força do pensamento vanguardista para pensar construções estéticas contemporâneas, a fim de encontrar possíveis “roteiros” que possibilitem fazer leituras de um recorte da produção de CrioloItem A literatura de gênero gay em um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão : contos homoeróticos de Antonio de Pádua Dias da SilvaOliveira, André Maciel de; Corrêa, Regina Helena Machado Aquino [Orientador]; Santos, Adilson dos; Paulo, SérgioResumo: Nesta Dissertação nos propomos a analisar a homossexualidade na Literatura, através da abordagem das temáticas gays: Homoafetividade, Homoerotismo e Homofobia, através das personagens, narradores ou não, oniscientes ou neutros na obra Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão – contos homoeróticos, do escritor e professor paraibano Antonio de Pádua Dias da Silva Estas terminologias serão analisadas individualmente a partir de seis narrativas, que se encontram cada par de textos, em uma das três partes da obra, assim denominadas: Parte I – Nuvens de algodão (Umidade Relativa do Ar: Mínima), Parte II – Nuvens Carregadas (Umidade Relativa do Ar: Temporal), Parte III – As Nuvens não eram de Algodão (Umidade Relativa do Ar: Tsunami) Em cada uma das partes da obra, através da tipologia de narradores, analisaremos as temáticas gays Para a apresentação destas análises, dividimos esta Dissertação em quatro capítulos, dispondo de: Histórico da Homossexualidade, o autor, sua obra e seu papel desenvolvido junto à crítica; Apresentação e análise dos textos “O gorila” e “Caso da Cueca”, abordagem da tipologia de narradores e a homoafetividade; Discussão do homoerotismo nas narrativas “O homem que gostava” e “Tratado acerca da agonia”; a homofobia explorada nas narrativas: “Beijo escaldado” e “Velho deitado na grama”, bem como as características que identificam cada um dos narradores nos textos Estas análises ocorreram em virtude da afirmação de existência desta literatura de gênero gay, aqui apresentada por Silva Com a conclusão das análises identificaremos as características que determinam esta obra como LiteraturaItem Um percurso pelas paisagens de Terra vermelha, de Domingos PellegriniSchiochetti, Vinicius; Alves, Regina Célia dos Santos [Orientador]; Borges Filho, Ozíris; Marques, Bárbara CristinaResumo: A presente Dissertação dedica-se ao estudo da paisagem em Terra vermelha de Domingos Pellegrini O romance publicado no final da década de 199 narra a história de um casal de pioneiros, José e Tiana, que saiu do interior de São Paulo e foi para a recém-fundada cidade de Londrina em busca de melhores condições de vida A narrativa, que chega até ao leitor por meio das memórias dos parentes e amigos do protagonista, vem repleta de paisagens percebidas pelas personagens em suas experiências no Norte do Paraná Destaca-se a percepção, pois essa seria uma característica cara à ideia A paisagem é associada, pelo senso comum, a imagens de natureza exuberante No passado, fora considerada ora como espaço físico, ora como simples representação artística A teoria contemporânea da paisagem, solidificada na década 8, traz uma novidade à conceituação do fenômeno Ancorada na fenomenologia da percepção de Merleau Ponty (214), essa recente vertente teórica considera a paisagem o aspecto sensível do espaço, algo que só ganha existência ao ser percebido por um ser Para Michel Collot (212, 213), estudioso da paisagem a partir da literatura, ela é um conhecimento do homem acerca do mundo, obtido por meio da experiência dele com o seu entorno Considerada por Dardel (211) como um texto a ser lido, a paisagem, em escritos literários, associa-se a outros elementos e coloca-se como imagem simbólica que contribui para a significação da obra Em Terra vermelha, as paisagens, além de fazerem referência ao espaço geográfico da cidade de Londrina, revelam intenções e traços das diferentes personagens que, apesar de relacionarem-se com o mesmo espaço, a terra-vermelha do Norte do Paraná e a jovem cidade, percebem paisagens distintasItem A poética de Garcia Lopes e a potência do falso a partir da criação dos duplos em Satori UsoGrota, Rodrigo Souza; Silva, Marta Dantas da [Orientador]; Limoli, Loredana; Santos, Volnei Edson dos; Limoli, Loredana; Santos, Volnei Edson dosResumo: Este trabalho relaciona a poética do escritor londrinense Rodrigo Garcia Lopes a princípios deleuzianos como “a potência do falso” para investigar a criação dos duplos no filme Satori Uso A análise destaca o diálogo proposto pela poética de Garcia Lopes com outras linguagens como as artes visuais e a música, ressaltando as relações entre poesia e “cinema de poesia” Princípios centrais à lírica moderna como “alteridade” e “despersonalização do eu” reforçam a análise da criação dos duplos Satori Uso e Jim Kleist, discutindo também conceitos relacionados à estrutura do haicai e ao diálogo entre palavra e imagemItem De Jubiabá brasileiro para Jubiabá norte americanoCecchini, Patricia Lourenço; Corrêa, Regina Helena Machado Aquino [Orientador]; Batista, Raimunda de Brito; Adolfo, Sérgio PauloResumo: Muitos tipos de tradução podem ser descritos como experiências culturais do tradutor O tradutor, antes de tudo, é um facilitador no processo de transmissão e recuperação cultural; ele é a ponte entre o leitor e a leitura , pois a tradução não está restrita somente ao ato lingüístico de mudança de código, mas também à comunicação intercultural Através do tradutor ocorre a compreensão da outra cultura, compreende-se que esta atividade tem como objetivo levar a mensagem a quem se traduz, além de discernir para que se traduz Com a consciência tradutológica carrega-se a consciência de perdas e ganhos no processo da tradução Nesta Dissertação analisar-se-á, pois, a obra Jubiabá, de Jorge Amado, mediante a comparação entre expressões e termos culturalmente carregados pela simbologia afro-brasileira e correspondente da obra traduzida para o inglês, publicada nos Estados Unidos com o mesmo título por Margaret Abigail Neves Em primeiro lugar, será feito o cotejamento de trechos do romance, em português, nos quais haja termos com uma forte conotação cultural religiosa Em seguida, este trabalho buscará fazer a busca das equivalências na tradução em inglês Os excertos, de maneira imediata, serão separados por temas diversos a serem analisados, iniciando-se, assim, o exame de elementos culturais, de modo que se possa verificar como esses elementos são tratados na tradução Os temas variam em palavras e expressões de origem religiosa, regional e ideológica O intuito é relatar possíveis alterações lingüísticas ocasionadas pela dificuldade de transporte de elementos extralingüísticos Algumas sugestões serão averbadas quanto à tradução de certos termos considerados inapropriados Esta preocupação deve-se ao fato do enredo da obra estar permeado de valores culturais, ou seja, a vida do protagonista revela-se rica em elementos culturais, os quais aparecem na obra de maneira explicitamente retratada Será abordada, é claro, a análise da tradução feita por Margaret Abigail Neves e de excertos da obra Jubiabá, à luz da tradução como uma experiência intersubjetiva e intercultural do tradutor Procurar-se-á concluir, pois, quanto esta experiência limita ou, ao contrário, auxilia este tradutor na definição do termo que vai usar para que seja mantida a correspondência entre os dois idiomas Por essas dificuldades o leitor norte-americano, muito provavelmente, tenha percebido o sentido mais geral da obra, isto é, a proposta do autor com relação aos problemas de raça e às diferenças sociais Todavia, é pouco provável que com esta tradução ele tenha absorvido o sentido jocoso, divertido e, às vezes, dramático da obra de Jorge Amado, bem como a importância do sincretismo religioso no contexto cultural do Brasil, principalmente entre as classes subalternas Os aspectos relacionados com a esperteza do brasileiro comum, seu senso de humor para lidar com sérios problemas sociais, sua relação com as crenças religiosas - aspectos que são elementos estruturais da obra original - tira a obra, ao que se pôde analisar, do lugar-comum de um romance que trata de diferenças raciais ou sociais, como outras centenas de milhares de romances e novelas a serem encontradas pelo mundo, e a coloca como um romance diferenciado, interessante e, para dizer o mínimo, inteligente Chega-se à conclusão, entremeios, que estes aspectos (idiosssincráticos a uma experiência cultural sempre concreta) estão razoavelmente prejudicados nos traslados de uma via tradutória (o que, para o bem ou para o mal, aparece registrado em todo esforço de tradução de obras culturalmente enraizadas e orgânicas)Item De norte a sul, quadros e costumes históricos do Brasil : o olhar de Marques RebeloBergamini, Claudia Vanessa; Alves, Regina Célia dos Santos [Orientador]; Vidal, Ariovaldo José; Simon, Luiz Carlos Santos; Limoli, Loredana; Corrêa, Regina Helena Machado AquinoResumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as crônicas do livro Cenas da vida brasileira do autor carioca Marques Rebelo Tendo sua primeira publicação em 1951, o livro traz crônicas que cristalizam o tempo e os lugares de que falam Nelas, o olhar do autor captou as cidades como lugares em que circulam diferentes tipos sociais, cada qual com seus valores, sua cultura, seus costumes Nessas construções, que são formadas por pessoas, cada um apreende os lugares a partir de sua percepção E é a percepção de Marques Rebelo sobre as cidades que se busca analisar neste estudo Para tanto, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, a fim de discutir a cidade como um lugar em construção, repleto de tensões e de marcas que vão da modernidade ao atraso A relação entre a crônica e a cidade é intensa, pois esta se mostra como matéria viva para o cronista que a descreve, revelando-a, transpondo em palavras a realidade visível e invisível das cidades Os resultados obtidos por meio da análise das crônicas estão apresentados em quatro capítulos No primeiro deles, discute-se a cidade, que se oferece ao cronista como labiríntica, enigmática, como uma sedutora, que pede para ser eternizada nos textos Os demais capítulos tratam das temáticas identificadas nas crônicas, como a crítica à Igreja; a chegada da modernidade nas capitais brasileiras; os atrasos cultural e social do interior do Brasil e o lamento acerca dos males que o progresso traz à natureza Quanto ao estilo do autor, a linguagem das crônicas revela um cronista que se vale de ironia, para expor a crítica sobre as questões tratadas; vale-se de um estilo moderno, com textos curtos, às vezes, com aspecto de inacabados e, por fim, marca o estilo de Rebelo cronista um lirismo, cuja inspiração vem da natureza, cenário valorizado como o lugar do equilíbrio, do sossego e da paz que, modernizadas, as cidades já não podem mais oferecerItem Elvira Foeppel e suas mulheres de papelRodrigues, Eliane Souza de Oliveira; Leite, Suely [Orientador]; Simon, Luiz Carlos Santos; Soares, Marly CatarinaResumo: O presente trabalho tem como objetivo resgatar alguns contos presentes na coletânea Da sombra à luz: seleção de contos de Elvira Foeppel (24) e analisá-los por meio da crítica literária feminina que pondera sobre a construção das personagens mulheres, seu modo de ser na sociedade, suas crenças e visões de mundo No percurso da pesquisa, a intenção é evidenciar que a autora produziu literatura de forma significativa na década de 195, transitava no meio cultural carioca e mesmo assim teve o seu nome apagado das historiografias literárias Suas mulheres de papel representam a diversidade de vozes e formas femininas Para mostrar por que a produção de Foeppel sobretudo na obra escolhida para esta pesquisa, é representativa de lugares para outras mulheres na literatura brasileira, foram usados como embasamento crítico e teórico alguns textos de crítica feminista, outros da sociologia e antropologia e ainda alguns textos de historiadores para tratar do papel das mulheres representadas literariamente pela autora No decorrer da leitura pode-se notar que, embora a autora esteja silenciada pela crítica literária, ela é uma voz importante na produção literária brasileira, a força de sua autoria e sua autonomia na produção contística tornam sua obra uma referência para a diversidade de modelos de representação, inclusive abrindo espaço para vozes de mulheres que experienciam a reflexão existencial no próprio cotidianoItem A utopia nossa de cada dia : a construção utópica em Estorvo, de Chico BuarqueBeretta, Laysa Louise Silva; Alves, Regina Célia dos Santos [Orientador]; Bellini, Neriney Meira Carneiro; Fernandes, Frederico Augusto GarciaResumo: O presente trabalho nasceu a partir da seguinte inquietação: estaria mesmo a literatura brasileira contemporânea contaminada pelo zeigeist da crise das ideologias, do fim das metanarrativas, enfim, de um mundo pós-utópico? Afinal, Jameson, em A Política da Utopia, observa, não sem pesar, que “a pós-modernidade está paradoxalmente entrelaçada à perda daquele lugar além de toda história (ou depois do seu final) que chamamos de utopia” (26, p16) Nesse sentido, a pesquisa volta-se para Estorvo (1991), o primeiro romance de Chico Buarque, com a pretensão de observar de que forma a utopia está empenhada na composição da narrativa, relativizando assim a afirmação de Jameson Para tanto, reputamos os conceitos de Karl Mannheim, Herbert Marcuse e Ernst Bloch enquanto trajeto para perseguir o componente utópico no romance A Dissertação foi dividida em três partes Primeiramente, buscamos articular as noções de utopia enquanto “espírito incongruente” (Karl Mannheim, 1976), enquanto “resistência” (MARCUSE, 1969) e “imaginação projectiva” (Ernst Bloch, 25) ao texto com a intenção de demarcar um caminho analítico viável com relação à construção utópica Em seguida, a partir de alguns textos que se concentram na literatura brasileira contemporânea, procuramos compreender o lugar devotado à utopia na produção literária recente, além de refletir sobre algumas assertivas feitas pela crítica especializada Por fim e sem deixar de lado as discussões anteriores, voltamo-nos para a análise do romance com a pretensão de elencar ao menos uma exceção ao que se convenciona dissertar com relação à utopia na literatura brasileira atualItem Brasil : representações brasileiras em John UpdikeBrener, Fernanda Machado; Corrêa, Regina Helena Machado Aquino [Orientador]; Nascimento, Gizêlda Melo do; Zolin, Lúcia Osana; Corrêa, Regina Helena Machado Aquino [Coorientadora]Resumo: John Updike, renomado escritor norte-americano, publicou em 1994 o romance Brazil, história baseada no mito de Tristão e Isolda, de Joseph Bédier, e ambientada no Brasil No posfácio do livro, Updike afirma ter se inspirado em obras de autores brasileiros e estrangeiros para sua composição O objetivo deste trabalho é identificar as representações de Brasil provenientes dos autores brasileiros no romance de Updike Para tanto foram estudadas as obras citadas no posfácio, com especial ênfase para as representações de Os Sertões, de Euclides da Cunha, e Casa-Grande e Senzala, de Gilberto Freyre Foram constatadas passagens que muito se assemelham ou reproduzem os discursos desses dois escritores Na investigação pudemos averiguar que a transposição de elementos constituintes da identidade nacional provenientes dos textos brasileiros tem papel primordial na representação de Brasil desenvolvida pelo escritor estrangeiroItem A decepção em Admirável mundo novo, de Aldous HuxleyVeloso Junior, Cláudio Marcos; Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de [Orientador]; Massi, Fernanda; Rodrigues, Ângela LamasResumo: O presente estudo analisa a paixão da decepção na personagem John em Admirável Mundo Novo (HUXLEY, 29) Para tanto, o trabalho de Dissertação utiliza como base metodológica a Semiótica das paixões O objetivo desse estudo é verificar como a estrutura social apresentada na obra de Huxley influenciou na decepção da personagem John Diante disso, analisaram-se as estruturas das sociedades na obra, o imaginário de John sobre esses lugares e seu percurso em procurar um lugar no mundo Por ser pertinente na compreensão das estruturas sociais apresentadas na obra, a Dissertação fez um levantamento do contexto sócio-histórico do autor na criação das estruturas das sociedades de Admirável Mundo Novo O estudo divide-se em três partes O primeiro momento dedica-se a fazer um levantamento teórico sobre a Semiótica das paixões A segunda parte do estudo é voltada a analisar as estruturas sociais apresentadas na obra Admirável Mundo Novo e a fazer uma relação com o período sócio-histórico no qual o autor se insere O último capítulo do estudo dedica-se exclusivamente à paixão da decepção de John e como ela foi surgindo na personagem durante seu percurso em busca de um lugar no mundoItem Pais e filhos em contos de Luiz Vilela : as representações das masculinidadesCanassa, Lucélia; Simon, Luiz Carlos Santos [Orientador]; Souza, Eunice Prudenciano de; Vieira, Miguel Heitor BragaResumo: A proposta desta Dissertação é analisar a contística de Luiz Vilela sob o enfoque das masculinidades Dentro da temática em questão, optamos pelos contos em que há relação entre pais e filhos, chegando a 19 textos Desse número, comentamos 14 contos, com o intuito de apontar as diferentes formas em que essa relação aparece, sempre atravessada pelo tema maior das masculinidades; e analisamos mais profundamente cinco contos: -Eu estava ali deitado? e -Corisco?, de No Bar (1968); -As formigas?, de Tarde da noite (197); -Não haverá mais índios?, de Lindas Pernas (1979); e -Todos os anjos?, de Você Verá (213) Com essa seleção, é possível traçar um percurso na representação das figuras paternas ao longo do tempo: de pais ausentes e com dificuldades em lidar com os filhos, passaremos por pais em transição até chegar a uma reconfiguração do perfil paterno – influenciada e acompanhada por uma reconfiguração na forma familiar Lidamos, assim, com a figura de pais afetados por uma socialização baseada em estereótipos viris, e com os indícios de mudanças em homens que passam a responder às funções socialmente estabelecidas que lhes foram designadas Dessa forma, sistematizamos algumas características nas figuras paternas de Vilela e, ligado diretamente a isso, dialogamos com as questões dos papéis tradicionais de homem e mulher e alguns estereótipos da masculinidade padrão