02 - Mestrado - Letras
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Item A rede Cooperifa: Encontrando Sérgio Vaz, a poesia, a performance e as relações afetivas(Universidade Estadual de Londrina, 2022-08-31) Ramos, Andreza Pereira Dias; Fernandes, Frederico Garcia; Alencar, Claudiana Nogueira de; Godoy, Maria Carolina deResumo: Essa dissertação tem como principal objetivo demonstrar a existência de uma rede, pautada, principalmente, pelos afetos mobilizados pela Cooperifa (Cooperação Cultural da Periferia) e pelos poetas-produtores que a mantém. Nesse sentido, buscase observar de que modo esse agrupamento foi criado, quais afetos o compõem, qual a perspectiva interna dos sujeitos que integram essa rede e o que os produtos desse projeto coletivo podem nos revelar. A Cooperifa foi criada pelo escritor Sérgio Vaz, em 2001, e compreende, hoje, uma gama de atividades culturais que têm como centro a realização de um sarau de poesia em um bar da periferia de São Paulo. Ao observarmos esse projeto, notamos suas bases ancoradas em um desejo de transformação pela palavra, um desejo de afetar-se. Assim, as análises aqui presentes foram realizadas com o objetivo de investigar de que forma o afeto se interliga ao Sarau da Cooperifa e estabelece uma rede a partir das interações mantidas entre os fatores desse polissistema literário, provocações que foram facilitadas pelas leituras de teorias a respeito do polissistema literário (EVEN-ZOHAR, 1990), performance (AGUILAR; CÁMARA, 2017), (ZUMTHOR, 1993, 1997, 2018), oralidade (ZUMTHOR, 1993) e a literatura como dispositivo de afeto (DI LEONE, 2014), realizadas a partir do projeto de pesquisa “Festivais Literários: redes afetivas e sistema literário”. Essa pesquisa, portanto, destaca a atuação heterogênea e não hierárquica da produção de Sérgio Vaz, demonstrando a existência de pontos de interdependência entre Vaz e os demais integrantes desse polissistema, pontos estes que são responsáveis pela criação de uma rede marcada pelo “fazer junto”, ou seja, pelo afeto (DI LEONE, 2014), (SPINOZA, 2020). Abstract: This research has as a main objective to demonstrate the existence of a network, based mainly on the affections prompted by Cooperifa (Cooperação Cultural da Periferia) and by the poets who support it. Thus, we seek to observe how this team was created, what affections compose it, what is the inner perspective of the subjects that integrate this network and what the products of this project can reveal to us. Cooperifa was created by the writer Sérgio Vaz, in 2001, and today consists of a range of cultural activities centered on holding a poetry soiree in a bar on the outskirts of São Paulo. As we observe this project, we notice its foundations anchored in a desire for transformation through the word, a desire to affect. Thus, the analyzes presented here were carried out with the objective of investigating how affection is linked to the Sarau da Cooperifa and establishes a network from the interactions held between the factors of this literary polysystem. These provocations were fomented by reading theories about the literary polysystem (EVAN-ZOHAR, 1990), performance (AGUILAR; CÁMARA, 2017), (ZUMTHOR, 1993, 1997, 2018), orality (ZUMTHOR, 1993) and literature as a device of affection (DI LEONE, 2014), carried out from the research project “Literary Festivals: affective networks and literary system”. Therefore, this research highlights the heterogeneous and non-hierarchical production of Sérgio Vaz, demonstrating the existence of a correlation between Vaz and the other members of this polysystem, which is responsible for creating a network determined by “doing together”, in other words, by the affection (DI LEONE, 2014), (SPINOZA, 2020).Item "As academias de Sião" : uma desconstrução do paradigma da androginia balzaquianaSantos, Cíntia Machado; Santos, Adilson dos [Orientador]; Lima, Sheila Oliveira de; Alves, Regina Célia dos SantosResumo: O arquétipo do andrógino constitui, de acordo o Dicionário de símbolos (212), de Chevalier e Gheerbrant, a figuração antropomórfica do ovo cósmico encontrada no alvorecer de toda cosmogonia, como também no final de toda escatologia, figurando nas mitologias de todas as culturas ao redor do mundo; caracterizando, sobretudo, uma espécie original de ser humano e um ideal de perfeição a ser alcançado/restaurado pela espécie humana Paradoxalmente a esta noção de totalidade e perfeição, Miguet (22) afirma que a figura arquetípica do andrógino evoca também a imagem da cisão do ser em termos cosmogônicos, resultante de uma queda que distancia o indivíduo da divindade Neste sentido, o andrógino personifica, de igual maneira, tanto a integralidade do homem, quanto a noção da dualidade de um mundo das aparências, a ânsia de salvação e de restauração da fusão com a realidade divina, a busca pela unicidade fundamental Como trabalho vinculado ao projeto O fantástico na contística do século XIX, coordenado pelo docente Adilson dos Santos, no Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração de Estudos Literários, na linha de pesquisa de Literatura comparada, esta análise teve como objetivo realizar a leitura comparativa das obras Seráfita (1836) e “As academias de Sião” (1884), tomando como base o texto balzaquiano, tido como paradigma da representação da androginia na literatura para aprofundar a análise do símbolo no conto machadiano Na literatura, o grande modelo de representação do andrógino é Seráfita, do escritor francês Honoré de Balzac O texto balzaquiano não deixa dúvidas quanto ao caráter judaico-cristão na sua concepção do percurso do homem para realização da perfeição espiritual, e também da sua incapacidade para acessar a real natureza do mundo e da divindade, trazendo por traz do tema uma perspectiva doutrinária e pedagógica, especialmente no que tange ao papel da mulher na sociedade Apesar de se contrapor marcadamente ao andrógino paradigmático balzaquiano, o andrógino de Machado de Assis traz em si elementos arquetípicos da representação que marcam tanto referência ao mito quanto sua relação com o romance do escritor francês Deste modo, as confluências entre os textos aqui comparados, a saber, o tema da androginia, a ênfase na face feminina deste andrógino e a evocação da capacidade da ciência e da razão humana em responder a determinadas questões revelam duas diferentes percepções da realidade social e ideológica do século XIX Enquanto Balzac defende os pressupostos cientificistas e deterministas tanto no delineamento das suas personagens como na estrutura da sua narrativa, Machado de Assis os desestabiliza, delineando, de modo dissimulado e oblíquo como lhe é característico, uma crítica tanto ao cientificismo como à própria estética realista em seus aspectos doutrinador, simplificador da realidade e deterministaItem Aldir Blanc e o futebol : uma leitura deste esporte num time de crônicas do ourives do palavreadoGarcia, Luis Eduardo Veloso; Simon, Luiz Carlos Santos [Orientador]; Galembeck, Paulo de Tarso; Santos, Volnei Edson dosResumo: A pesquisa em questão objetiva o levantamento e análise de um time de crônicas de Aldir Blanc em que o futebol aparece como uma leitura possível, através de seus elementos míticos e da linguagem pertencente a esse esporte, atingindo outros níveis de significação na obra do autor em questão Para isso, abordaremos a representação que o futebol alcança no cotidiano nacional como um fenômeno capaz de refletir e criar discursos variados em nosso país Por se tratar de um assunto tão presente no dia a dia, principalmente no Brasil, faremos um paralelo com o gênero que melhor complementa o espaço e a linguagem do cotidiano em seus escritos: a crônica Partindo, então, das definições teóricas relevantes desse gênero, traçaremos na produção cronística de Aldir Blanc as relações construídas pelo retrato do cotidiano a que ele recorre, especificamente no caso de sua obra o retrato do subúrbio carioca através dos bairros que compreendem a Zona Norte do Rio de Janeiro, dos quais no reflexo deste espaço o futebol aparece como um objeto constanteItem Alieksiêi Karamázov : o herói problemático de DostoiévskiSilva, Ana Gabriela Dutra da; Brito, Luciana [Orientador]; Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de; Moraes, Carlos Eduardo mendes deResumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar a personagem Alieksiêi do romance Os Irmãos Karamázov (188), de Fiódor Dostoiévski, um indivíduo problemático que não possui a segurança interior do herói épico, visto que a personagem romanesca é um ser controverso em busca da totalidade perdida Na nova configuração que se instaura com o mundo burguês, a epopeia teve de desaparecer para dar lugar a uma nova forma que, mais do que qualquer outro gênero, possui condições de lidar com esse mundo que não mais compreende a totalidade e o sentido de comunidade da epopeia clássica – o romance O gênero romanesco torna-se, assim, o texto representativo da era moderna, mostrando-se possível somente com a ascensão de uma classe centrada em posses e títulos, na qual o homem é desumanizado para que a mercadoria se humanize (DAFFERNER, 28) – a burguesia Segundo Lukács (29), no mundo moderno, o objeto deixou de ser, como na epopeia homérica, o destino de uma comunidade, na qual a vida encontra em si um sentido imanente; no mundo de agora, estrutura e fisionomia individuais nascem da reflexão polêmica que se volta para si própria, da personalidade que, além de errante, é solitária, o que faz com que o romance reflita de maneira mais plena essa concepção moderna de busca da verdade tida como uma tarefa individual (WATT, 199) O romance, então, passa a ser a epopeia de um mundo abandonado por Deus, no qual um herói degradado sai em busca de uma totalidade perdida (LUKÁCS, 29), como é o caso da personagem Alieksiêi Karamázov, visto que ele carrega em sua alma as contradições e os abismos próprios da condição humana (BEZERRA, 28), que se evidenciam em sua trajetória por algo que possa emancipá-lo da perversidade do mundo modernoItem Altazor por Zaratustra : uma perspectiva dionisíacaCosta, Ronald Ferreira da; Santos, Volnei Edson dos [Orientador]; Fernandes, Frederico Augusto Garcia; Amaro, José Luis MartinezResumo: O presente trabalho de Dissertação apresenta uma proposta comparatista de leitura entre os objetos Altazor, de Vicente Huidobro, e Assim falou Zaratustra, de Nietzsche Numa tentativa de organização cronológica, inicialmente, o texto presta-se à análise dos antecedentes daqueles objetos Então, analisa-os na sua perspectiva teórica: por um lado o criacionismo de Huidobro, e, por outro, os quatro conceitos filosóficos orientadores de Zaratustra Em seguida, os personagens são apresentados em perspectiva conceitual e estrutural, para, finalmente, concretizar-se a proposta de leitura comparatista, que se faz a partir dos pressupostos filosóficos de Zaratustra, buscando a perspectiva dionisíaca da afirmação no decurso de Altazor Nesse sentido, a decomposição gradativa da língua, que se nota em Altazor, pode não representar uma renúncia à poesia, mas, a exemplo da peregrinação de Zaratustra, com o sentido afirmativo de Dioniso, aquela decomposição se torna, em Altazor, uma superação da língua e do cânone poéticoItem Alteridade e (re)(des)construção da identidade em Clarice Lispector : um estudo de A paixão segundo G.HCarmona, Gustavo Fujarra; Alves, Regina Célia dos Santos [Orientador]; Limoli, Loredana; Cézar, Adelaide CaramuruResumo: O presente estudo objetiva analisar como se dá a (re) (des) construção do “eu” , enquanto identidade, no romance A Paixão Segundo GH de Clarice Lispector diante da crise dos valores e da linguagem, criada a partir da perspectiva psico-filosófica da alteridade Para tanto, buscaremos apoio na perspectiva de Nietzsche e Montaigne acerca da linguagem e dos “valores morais e sociais” e nos apontamentos de Julia Kristeva, Paul Ricoeur e de Freud a respeito da condição de “estrangeiro” em relação ao mundo que cerca o homem, além do trabalho relativo à fortuna crítica acerca da obra de Clarice Lispector Objetivamos, deste modo, expor a forma como Clarice Lispector articula, na multiplicidade de sua narrativa, o encontro entre esferas distintas, permitindo assim a subjetivação e renovação do passado e a criação de novos signos, que neutralizam e implodem a noção logicista e atomicista de “eu”, assim como as noções de verdade, de significados e valores, por vezes, cristalizadosItem A ambição em Memórias póstumas de Brás CubasQuadros, Camila Mossi de; Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de [Orientador]; Cortina, Arnaldo; Cézar, Adelaide CaramuruResumo: Este trabalho toma como corpus de pesquisa o romance Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis O objeto a ser investigado é a configuração da ambição no personagem Brás Cubas A fundamentação teórica principal é a semiótica das paixões Dentre os semioticistas que trabalham nessa linha de pesquisa, são cotejados autores como Greimas, Fontanille, Courtés, Benveniste, Bertrand, Barros, Fiorin, dentre outros Como se sabe, a finalidade de uma investigação Semiótica é explicar como são criados os sentidos no texto Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é investigar como a obra se organiza para dizer o que diz sobre a ambição em Brás Cubas e como este se constitui como sujeito marcado pela ambição, que se apresenta como o “amor à glória”, como “sede de nomeada” Em outras palavras, trata-se de um sujeito cuja finalidade é ter seu nome imortalizado, em alta consideração pela sociedade Toda trajetória de Brás Cubas é marcada por essa busca No entanto, este sujeito é marcado pela frustração, pela decepção, já que seu objetivo não é atingido Além da base semiótica, esta pesquisa também se fundamenta nos estudos da Crítica Literária, como Bosi, Candido, Coutinho, Dixon, Facioli, Gledson, Meyer, Moisés, Pereira, Rodrigues, Schwarz, Teixeira, dentre outrosItem Ambiguidades da representação do caipira paulista no poema Juca MulatoCarvalho, Nilce Camila de; Joanilho, André Luiz [Orientador]; Fernandes, Frederico Augusto Garcia; Silveira, Célia Regina daResumo: O poema Juca Mulato (1917) de Menotti del Picchia, no momento de sua publicação, foi considerado inovador e polêmico por narrar a história de um caipira “mulato” Sua aceitação entre críticos e leitores foi estrondosa, considerado precursor da primeira geração modernista A temática amorosa e nacionalista foram os elementos que impulsionaram as inúmeras edições do poema Apesar de sua forma ser devedora da estética parnasiana, Juca Mulato não possui elementos apenas parnasiano, uma vez que agrupa diversas particularidades observáveis em outros estilos literários A partir desses elementos literários reunidos no poema, este trabalho procura apresentar o modo como o poeta compreendeu o mundo caipira, ou melhor, o modo como ele representou o caipira paulista Na intenção de apreender o mundo rural encetado pelo poeta, faz-se necessário abordar aspectos que possibilitam a inserção de Juca Mulato no contexto e grupo social demarcado por esse segmento no início do século XX Nesse sentido, esta pesquisa inicia-se com um estudo acerca do período histórico paulista que remonta o auge da economia cafeeira e o consequente desenvolvimento da capital do estado, para depois analisar o personagem isoladamente e também contrapondo-o à imagem de outros caipiras, inclusive o Jeca Tatu de Monteiro Lobato Por fim, pretende-se enfocar as práticas cotidianas do caboclo, enfeixadas pelo poema, as quais caracterizam o universo de Juca Mulato, e permitem uma rememoração lírica da vida rústica do homem do campo, através dos afazeres tradicionais da cultura caipira ali enxertados Ademais, Juca será destacado como um representante lírico, que apesar de ser extremamente idealizado pelo poeta, cumpre o papel de referir-se a um grupo social que permaneceu nas terras do interior paulista, para trabalhar nas lavouras de café, num momento em que a cultura caipira ruía com o capitalismo emergente e o êxodo ruralItem Amor de perdição e amor de salvação : uma análise contrastivaBedendo, Luzimari; Silva, Joaquim Carvalho da [Orientador]; Décio, João; Adolfo, Sérgio PauloResumo: O presente estudo procura evidenciar as correspondências e as divergências entre as novelas Amor de Perdição e Amor de Salvação do escritor português Camilo Castelo Branco, através de um contraste entre os elementos da narrativa, a partir dos estudos de Jacinto do Prado Coelho Através do confronto entre as novelas, cujo tema do amor é demonstrado diferentemente, verifica-se uma regularidade na composição das obras no que se refere ao tempo, ao espaço e ao narrador, mas principalmente com relação às personagens, que possuem características e estatutos correspondentes Pertencentes ao Romantismo português, as obras refletem o estado de espírito do povo português em meados do século XIX Camilo Castelo Branco procura, através de suas obras, mostrar sua inquietude diante das opressões, das injustiças e da hipocrisia, denunciando a sociedade da épocaItem Ana Cristina Cesar e Adília Lopes : uma leitura comparadaVieira, Camila Nakamura; Silva, Telma Maciel da [Orientador]; Vieira, Miguel Heitor Braga; Ferreira, Sandra AparecidaResumo: Essa Dissertação tem como objetivo comparar a obra poética das escritoras Ana Cristina Cesar e Adília Lopes, esquadrinhando os modos pelos quais a figura do outro se constrói em suas poesias Para percorrer este caminho, foi levado em consideração, o expressivo número de poemas das autoras que apresentam procedimentos em comum, como o uso da intertextualidade, o diálogo com as vozes da tradição e com as referências populares, a tradução como ofício que contribui com a criação poética, os diversos modos de citação, a herança da tradição moderna, e, por fim, a importância que ambas as escritoras conferem à leitura Para sustentar todos estes pontos de contato, fez-se necessária a base teórica de Octavio Paz (1982; 1984; 25), Tiphaine Samoyault (28), Antoine Compagnon (1996; 1999), Jorge Luis Borges (2), Emír Rodriguez Monegal (198), TS Eliot (1989), entre outros nomes Da obra de Adília Lopes, os poemas foram coletados de Antologia (22) e Aqui estão as minhas contas: antologia poética (219) Da obra de Ana Cristina Cesar, a seleção foi realizada com base em Poética (213) A partir da seleção temática dos poemas escolhidos, a proposta foi entrever o formato de um projeto literário comum, que se estrutura com pilares semelhantes, como a busca infinita por um outro que se constrói na literatura, a leitura sincrônica do passado literário e a não hierarquização das referências intertextuais Todos esses aspectos conferem uma nuança dialógica e aberta aos poemas, além de dotá-los de um inacabamento interpretativo, tornando os sempre contemporâneosItem A animalidade e a condição humana : aspectos zooliterários em contos de Luiz VilelaTorre, Felipe Santos de; Simon, Luiz Carlos Santos [Orientador]; Rodrigues, Rauer Ribeiro; Vieira, Miguel Heitor BragaResumo: Essa pesquisa consiste na análise de cinco contos de Luiz Vilela em que é pertinente a participação de animais enquanto personagens e reveladores de força motriz da condição humana À luz dos Estudos Animais, mais precisamente pela ótica zoocrítica, objetivamos verificar certos aspectos que ensejam o contato entre o ser humano e o animal nas suas mais diversas possibilidades, uma vez que a literatura é um campo privilegiado para debater e acessar as fronteiras e as pontes entre humanos e demais seres vivos As reflexões aferidas pelas análises de nosso objeto de estudo apontam um certo apreço, da parte do autor, por animais aviltados, socialmente desconsiderados pela comunidade humana, justamente porque tais seres colaboram para que seja manejado um discurso literário pela via preponderante do imprevisto, da desestabilidade e das crises por que passa o ser humano Dessa forma, procuramos verificar como certos contos de Luiz Vilela abordam a questão animal, e por ela, o próprio conceito de humanoItem A arquitetura de "Conversa de Bois", de João Guimarães RosaCaetano, Érica Antonia; Cézar, Adelaide Caramuru [Orientador]; Fortes, Rita das Graças Félix; Corrêa, Alamir AquinoResumo: A presente Dissertação tem como objetivo analisar a arquitetura de “Conversa de Bois”, oitava narrativa do livro Sagarana (1946), de João Guimarães Rosa (198-1967) Essa narrativa apresenta-se como resultante de um conjunto de atuantes que propiciam ao narrador-erudito material para a feitura do conto Há, pois, nesta diferentes níveis O primeiro deles, nível extradiegético, diz respeito à feitura da narrativa Aí se situam os narradores-autores (fictícios): o narrador erudito não-nomeado, que estrutura o conto; Manuel Timborna, narrador-oral ou rapsodo, que contou a estória ao narrador-erudito; a irara, testemunha ocular e auditiva da viagem de Agenor Soronho e Tiãozinho, que, tendo caído prisioneira de Manuel Timborna, só foi libertada mediante o relato minucioso da viagem a seu capturador No segundo, nível diegético, ou seja, o da estória em si, estão Tiãozinho e Agenor Soronho, os oito bois do carro, a irara, João Bala e os cavaleiros Por fim, no terceiro nível, hipodiegético, aquele no qual um personagem da diegese assume a narração de outra estória, encontram-se as outras estórias presentes em “Conversa de bois”, entre elas, a do boi Rodapião e a do boi Carinhoso Tendo em vista a presença de tais níveis, buscamos, nesta Dissertação , (1) descrever cada um deles, (2) oferecer a sua funcionalidade e (3) destacar algumas possíveis conexões entre um nível e outro Para isso, a obra Discurso da narrativa, de Gérard Genette ofereceu-nos a teoria-base para a objetivada leitura do conto rosiano Os resultados da pesquisa evidenciam que ao “desmontar” a narrativa em camadas nos aproximamos da compreensão do todoItem Aspectos culturais e políticos da obra "Jubiabá" de Jorge AmadoMussi, Maria Leonor Bello; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Batista, Raimunda de Brito; Silva, Joaquim Carvalho daResumo: A obra de Jorge Amado, datada de 1935, foi escolhida como alvo dessa pesquisa, por ser o primeiro romance do autor que possui como um dos aspectos o Candomblé, por intermédio do pai-de-santo Jubiabá, guia espiritual do negro Antônio Balduíno, herói popular dos anseios de integração dos negros à sociedade brasileira A obra é permeada de trechos poéticos, amores e ideais de uma sociedade mais justa As tradições afro-brasileiras são vistas tendo como cenário a Bahia, e com predominância das falas saídas da periferia, representando a pobreza em seus vários aspectos e encobrindo-a com cores do romance heróico, utilizando como exemplo a denúncia da exploração capitalista, mas também voltado para a elevação do herói positivo que tem sua trajetória rumo à consciência e à transformação social O romance foi publicado em Portugal e traduzido para vários idiomas, também houve adaptações para o teatro, novela, rádio, cinema, televisão e história em quadrinhos A literatura de Jorge Amado desta primeira fase produz transformações vividas pelo país, e mais que isso, indaga o tempo histórico de sua inserção, revelando empenho em compreender e participar desse tempo consagrado e voltado para a construção do futuro A proposta desta pesquisa firmou-se em torno da relação entre a cultura afro-brasileira em seus vários aspectos, tais como: histórico, político, cultural e social e da construção da obra literária com caráter de denúncia social, colocando o negro como instrumento mediador entre o preconceito de cor e a luta por igualdade Para tanto as partes foram assim distribuídas: 1a: origem e designação dos cultos africanos no Brasil: as casas de candomblé, pais e mães de santo, os Orixás e as macumbas do pai Jubiabá; 2a: Jorge Amado: a influência política, importância de sua participação no Partido Comunista Brasileiro e a escrita de Jubiabá; 3a: análise da narrativa: descrição dos terreiros, celebrações, literatura popular, as relações entre os personagens e estudo pormenorizado da obraItem O ato e o fato : a crônica política de Carlos Heitor ConySimões, André de Freitas; Simon, Luiz Carlos Santos [Orientador]; Bueno, Raquel Illescas; Pascolati, Sonia Aparecida VidoResumo: Este trabalho se detém sobre o livro O ato e o fato, de Carlos Heitor Cony, volume de crônicas escrito e publicado em 1964, contendo exclusivamente textos de crítica ao regime militar brasileiro instaurado naquele ano A obra é analisada como parte integrante da produção cronística nacional, conquanto tenha características que fujam do modelo padrão de transferência da crônica do suporte jornal ao formato livro Essas peculiaridades são esmiuçadas, situando o livro como um fato literário que também se sustenta como documento histórico e teve papel transformador na carreira do escritor ConyItem A ausência da consolatio : a antielegia em Claudio WillerSuaiden, Fernanda; Corrêa, Alamir Aquino [Orientador]; Cruz, Antônio Donizeti da; Godoy, Maria Carolina deResumo: O presente trabalho objetiva estudar as poesias de Claudio Willer (194), poeta oriundo da Geração de 196, por meio do olhar antielegíaco, trazendo à tona estudos sobre a aceleração do tempo na modernidade, sobre a geração na qual está inserido e sobre as transformações do gênero elegíaco até culminar na antielegia Para tal, serão explorados os livros de poesia de Willer que datam de 1964 até 24, a fim de provar a existência, ou não, das marcas do desconsolo, da falta de esperança e do desespero causadas pela modernidade tardia, configurando, assim, a antielegiaItem A bagaceira : marco móvel e literárioLima, Elaine Aparecida; Alves, Regina Célia dos Santos [Orientador]; Maretti, Maria Lídia Lichtscheidi; Corrêa, Alamir AquinoResumo: O caráter relevante desta proposição pauta-se pela existência de discursos quase sempre negativistas entre as vozes críticas que se ocuparam de A Bagaceira Ao abordarem esse romance, os críticos parecem permanecer distantes da "realidade" da obra, ficando longe de uma abordagem plausível com a importância histórico-literária da mesma Termos como: romance da seca, linguagem direta, realismo primário, alta dose de pitoresco, personagens sem humanidade, personagens divididos enormemente entre bons e maus etc, são clichês que revelam a leitura que se vem fazendo do romance A consideração de que ler A Bagaceira implica o confronto com a história e com a crítica literárias, portanto, alicerça-se na certeza da necessidade de revisão da compreensão acima referida Porque existem afirmações que, de tão repetidas, tomam face de verdades, precisando ser refutadas para que haja uma diferenciada compreensão do romance Admitindo esta necessidade, o presente estudo terá como direção empreender uma leitura das leituras e, nessa revisão da crítica, reler o denominado romance marco da geração de trinta Até que ponto A Bagaceira é, verdadeiramente, o romance da seca? Como se aproxima ou se distancia de vinte e dois e do naturalismo? Como se formam as antíteses entre Brejo X Sertão e Natureza X Estrutura social? A questão social supera a questão regional na obra? Como a linguagem utilizada corrobora para o objetivo final do romance? Estas serão algumas questões que revisitar-se-á na crítica e na obra, tendo por tese a idéia de que José Américo de Almeida, assim como ocorreu a Monteiro Lobato, sentiu o peso de fazer-se menos ousado, lingüisticamente falando, do que seus antecessores da semana de arte moderna (o que não faz seu romance naturalista), bem como sofreu as conseqüências do rótulo de um romance da seca, capaz de encobrir um romance que soube exaltar o brejo como aspecto natural, mas que soube, também, revelar a estrutura social errante que massacra "retirantes, naufragados ou refugiados na bagaceira, na terra fresca e úmida, estranha e quase adversa para eles, que é o brejo" (QUEIROZ, 1978, p16) Um romance além do regional, brasileiro Desde a questão temática ao problema da linguagem, trilhando a localização do livro no mapa histórico-literário brasileiro, quase tudo se conserva em aberto e passível de debates, motivo gerador da proposta de um estudo de tom prioritariamente contestatório Intui -se uma leitura que desarticule preconceitos repetidos, que discuta o herói problemático, a estrutura antitética da obra, que não deixe o homem político de José Américo de Almeida fazer o leitor esquecer o texto, regressando a um biografismo infecundo e retrógradoItem Bandeira : poeta, leitor e tradutorSilva, Marcelo José da; Corrêa, Alamir Aquino [Orientador]; Abel, Carloe Alberto dos Santos; Machado, Regina HelenaResumo: Diante da vasta fortuna crítica de Manuel Bandeira, percebemos a existência de uma lacuna em relação à sua atividade tradutória que necessita ser investigada com mais atenção Este trabalho consiste, pois, numa reflexão acerca do produto resultante dessa face pouco explorada no autor, a obra Poemas Traduzidos (1976) São poucas as referências em relação ao lugar da tradução em Bandeira e a obra apresentada não tem recebido a devida valorização Com esse objetivo localizamos os poetas alvos de suas traduções no tempo e no espaço, abordando seus poemas traduzidos através de uma perspectiva referencial e descritiva, o que resultou na criação de cinco categorias: cotidiano, religião, amor, melancolia e morte Fundamental para a discussão da tradução e dos temas nela representados foram as obras em prosa de Manuel Bandeira, em especial Itinerário de Pasárgada (1984) e Literatura hispano-americana (196) Também recorremos a Paes (199), Rosenbaum (22), Scliar (23), Kristeva (1989), Goldstein (25) e Arrigucci Junior (199), sendo o último utilizado como base para a classificação proposta Esperamos com este trabalho demonstrar a diversidade de poetas contemplados na obra e a habilidade do tradutor em reuni-los em torno de determinados eixos temáticos também presentes em suas próprias poesiasItem Bandidos e santos : um diálogo literárioRolim, Anderson Teixeira; Cézar, Adelaide Caramuru [Orientador]; Cruz, Antônio Donizeti da; Fernandes, Frederico Augusto GarciaResumo: Este trabalho dissertativo objetiva a análise das obras História de Roberto do Diabo, de Leandro Gomes de Barros, O Ermitão de Muquém, de Bernardo Guimarães, e “A hora e vez de Augusto Matraga”, de João Guimarães Rosa Evidencia a estreita ligação entre elas, através dos elementos temáticos e formais que as compõem Assim, num primeiro momento, dedica-se á constituição do referencial teórico e histórico, onde trata das características gerais das obras em questão e das respectivas fortunas críticas Num segundo momento, traça a ascendência histórica de História de Roberto do Diabo Em seguida, analisa a versão brasileira desta narrativa, folheto escrito por Leandro Gomes de Barros Prosseguindo, o mesmo processo de análise se aplica ao primeiro romance de Bernardo Guimarães, O Ermitão de Muquém Assim, destacados os elementos formais relevantes, é feita uma análise comparativa entre romance e a versão portuguesa da narrativa, em prosa O mesmo processo de análise se repete com “A hora e vez de Augusto Matraga”, a fim de compará-lo com o texto de referência Por fim, as análises comparativas apresentam os pontos de contato e distanciamento entre as obras em questão e direcionam para um diálogo entre elas Conclui-se que, apesar das notórias evidências, não há como afirmar um parentesco direto entre elas Contudo, noutro sentido, o nível de verossimilhança observado em cada uma delas indica uma atualização de sentidos para uma mesma linha narrativa geral, capaz de interligá-las, criando um diálogo literário que ultrapassa séculos, gêneros e estilosItem Batman e o surrealismo : uma investigação das estratégias poéticas surrealistas dentro do Asilo ArkhamMoreira, Valter do Carmo; Rio Doce, Cláudia Camardella [Orientador]; Limoli, Loredana; Silva, Marta Dantas daResumo: A escolha da obra Asilo Arkham: Uma séria casa num sério mundo como objeto de pesquisa se deu, a princípio, pela possibilidade de se estabelecer uma relação entre a singular versão da aventura de Batman e algumas das propostas investigativas iniciadas pelas vanguardas artísticas do século XX, sobre tudo, o Surrealismo Por meio de uma análise de suas estratégias narrativas e de sua construção verbo-visual, pretendemos entender em que medida os quadrinhos podem se constituir enquanto meio de investigação capaz de abarcar as propostas investigativas surrealistas e como a linguagem dos quadrinhos pode, de certa forma, atualizar a poética surrealista Para tanto, propomos uma aproximação entre a literatura e as artes visuais, entendendo a história em quadrinhos como ponto de intersecção dessas duas linguagens Iniciamos com uma breve contextualização histórica do início da constituição dos quadrinhos modernos, de meados do século XIX até o início do século XX, estabelecendo um fio condutor que conecta os quadrinhos ao surrealismo, seguindo até a gênese de nosso herói/objeto: Batman Perscrutamos o objeto própriamente dito no primeiro capítulo Já no segundo, trataremos da presença da poética surrealista desde sua produção, feita à quatro mãos, à suas estratégias narrativas e intertextualidades possíveis Por fim, no terceiro cápitulo, nos aprofundamos um pouco mais na linguagem dos quadrinhos e suas contaminações interlinguagens (Literatura e Arte) bem como a contribuição que o Surrealismo deixou como herança para as histórias em quadrinhosItem O blog e a prática da escrita de autoria feminina : as narrativas de motivação amorosaNascimento, Carolina Montagnini do; Corrêa, Alamir Aquino [Orientador]; Rapucci, Cleide Antonia; Leite, SuelyResumo: Uma personagem do romance As meninas da escritora Lygia Fagundes Telles, diz que no passado as mulheres foram narradas pelos homens, mas que, agora, elas vão narrar a si próprias Entretanto, apesar do surgimento de mulheres escritoras, agora já no plural e não mais no singular, ainda não se pode dizer que há igualdade de vozes no campo literário, a voz masculina ainda se sobressai à feminina A pesquisa da professora Regina Dalcastagnè publicada em seu livro Literatura brasileira contemporânea – um território contestado, de 212, revela que as editoras ainda privilegiam os nomes masculinos Regina Helena Machado Aquino Corrêa afirma que a história de luta das mulheres pela igualdade é marcada, entre outros fatores, pela capacidade de aproveitar as oportunidades Como um bom exemplo dessas oportunidades intensamente aproveitadas, o blog surge como uma ferramenta facilitadora da publicação da escrita de autoria feminina A valorização do ciberespaço como uma oportunidade para escrita e publicação pelas mulheres fica evidenciado pela grande participação feminina neste universo virtual Estando essas mulheres escrevendo e publicando, este trabalho se propõe a averiguar qual é esta produção, a que tema ela se volta e como retrata tal tema Das publicações dos blogs selecionados para análise neste trabalho, foi constatada a grande presença da temática amorosa De tal forma, achou-se interessante a escolha da temática amorosa para a análise dos blogs, tanto pela presença marcante do tema nas publicações quanto por ser o amor um dos maiores temas literário, e sendo assim, é e foi por meio dele, principalmente, que a mulher foi narrada e, assim, representada pelo homem Os blogs selecionados e analisados foram onze O critério para seleção de tais blogs foi o de serem estes individuais e de possuírem publicações não unicamente marcadas por gêneros que comumente fogem ao literário como notícias, receitas culinárias, bulas de remédio etc Assim, tiveram importância os textos que demonstraram impressões sobre acontecimentos cotidianos; textos reflexivos sobre temas universais, como o amor, por exemplo; narrativas em primeira ou terceira pessoa; textos em formato de poema; escrita de memória; monólogos interiores etc