02 - Mestrado - Análise do Comportamento

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    Falsas memórias e análise do comportamento : análise de uma pesquisa
    Diesel, Heiny Harold; Gallo, Alex Eduardo [Orientador]; Melo, Camila Muchon de; Garcia, Marcos Roberto
    Resumo: Falsa Memória é um fenômeno conhecido como lembrar de algo que não aconteceu Para a Análise do Comportamento, o termo memória deveria ser entendida como lembrar A mudança do substantivo para o verbo demonstra preocupação do analista do comportamento em buscar conceitos que representem melhor o entendimento dos fenômenos comportamentais em forma de ação Dessa forma, Falsa Memória poderia ser entendida como um relato distorcido ou distorção no lembrar A distorção no relato pode ocorrer de forma espontânea, por interferência externa acidental ou intencional A interferência externa pode ocorrer pela mediação da comunidade verbal sob o relato das memórias O procedimento das listas semanticamente relacionadas utilizado para produzir a Falsa Memória na pesquisa analisada, enquadra o fenômeno obtido como uma falsa memória produzida por interferência externa intencional Alterando o contexto, o mesmo processo que produz a falsa memória por interferência externa intencional pode ser classificado pela comunidade verbal como “sugestão” ou “dar dicas” para uma resposta Dessa forma, parece essencial olhar para o contexto no momento de classificar um fenômeno como uma falsa memória
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    A violência contra travestis e transexuais mulheres a partir de uma perspectiva analítico-comportamental
    Devides, Maria Beatriz Carvalho; Gallo, Alex Eduardo [Orientador]; Melo, Camila Muchon de; Figueiró, Mary Neide Damico
    Resumo: A sexualidade têm sido assunto de tensão no mundo, grupos LGBTTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Intersexuais) estão buscando garantia de direitos sociais e criação de políticas públicas para combater a violência Dentro desta população, travestis e transexuais, são as mais expostas às situações de violência e vulnerabilidade O presente trabalho coloca em pauta o estudo da violência contra travestis e transexuais e espera ampliar o debate entre a Análise do Comportamento e questões sociais contemporâneas O trabalho está dividido em duas partes, compostas por propostas de artigos científicos a serem submetidos à publicação No primeiro artigo buscou-se caracterizar o processo de construção da identidade trans, incluindo variáveis que compõem o modo como se estabelece a estigmatização e discriminação dessa população pela sociedade, de acordo com a Análise do Comportamento Para isso, foi preciso esclarecer as concepções de sexo biológico, expressão de gênero, identidade de gênero e orientação sexual Foi utilizada a abordagem Análise do Comportamento, que diferente da Psiquiatria, não está preocupada com classificações patológicas, e sim com a função que tais comportamentos adquirem na relação indivíduo-ambiente Foi descrito como os indivíduos aprendem sobre sua personalidade e sentimentos e como a cultura influencia nesta questão, por meio do comportamento verbal Foi identificado também o papel da agência controladora Mídia, onde práticas culturais são disseminadas, sendo um meio de produção de conhecimento sobre sexualidade A pornografia é o espaço midiático do sexo e comumente tem conteúdos violentos e enuncia valores misóginos O Brasil é o país que mais consome pornografia trans no mundo e também é o que mais mata essa população Como a transfobia é uma das facetas do preconceito, foram descritas também ferramentas que a Análise Experimental do Comportamento tem utilizado para investigar atitudes preconceituosas e processos simbólicos culturais O segundo artigo buscou identificar as contingências mantenedoras da violência contra travestis e transexuais mulheres a partir de seus relatos Participaram do estudo 4 pessoas nascidas com o sexo masculino, sendo que 3 se consideraram transexuais mulheres e 1 travesti, com idade superior a 18 anos, do interior do Paraná Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, gravadas e transcritas logo após As transcrições foram categorizadas de forma não-apriorística e correlacionadas com a teoria da Análise do Comportamento As participantes relataram sobre suas vidas socias, sobre o processo de se compreender como travesti ou transexual e sobre situações de violências sofridas A partir dos relatos foram identificadas seis categorias: Estímulo aversivo; Possíveis reforçadores Sociais; Eventos privados; Comportamento Simbólico; Paradigma das Relações Conflitantes; e Agências de Controle Foi constatado que por terem passado por diversas situações de violências, desenvolveram repertório comportamental de fuga, esquiva e subprodutos emocionais como medo, ansiedade, estresse, baixa autoestima e depressão Identificou-se que certas práticas culturais como a falta de contato com diferentes vivências de gênero, falta de educação sexual, a disseminação de padrões heteronormativos baseados em educação religiosa rígida, a falta de leis que garantam segurança para esta população, são fatores contribuem para a estigmatização, isolamento e vulnerabilidade da população trans
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    Valores de vida na terapia de aceitação e compromisso (ACT)
    Rahal, Gustavo Matheus; Gon, Márcia Cristina Caserta [Orientador]; Moriyama, Josy de Souza; Fornazari, Sílvia Aparecida
    Resumo: O trabalho com valores de vida (ou sentido de vida) na psicoterapia ganhou destaque ao longo do século XX com o desenvolvimento das abordagens humanistas-existenciais No campo das psicoterapias de terceira onda, a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) destaca-se por trazer a temática para o centro do processo terapêutico A primeira parte deste trabalho apresenta e discute valores de vida no contexto da ACT Inicia expondo o modelo da Flexibilidade Psicológica que guia o processo terapêutico ACT, bem como o papel que valores de vida desempenham nele Apresenta o entendimento de valores enquanto “motivação” verbalmente estabelecida para o agir e discute algumas das variáveis contextuais na clínica analítico-comportamental que o influenciam Na sequência, aponta o diálogo clínico sobre valores de vida enquanto uma manipulação das redes de relações de estímulos arbitrários, mostrando alguns dados de pesquisa que exemplificam esta dinâmica Ao final, a importância deste tema é ilustrada por meio de intervenções com pacientes de dor crônica A segunda parte apresenta uma revisão sistemática de intervenções ACT que se utilizam e avaliam o efeito de valores de vida Foram identificados 17 estudos que abrangem uma diversidade de métodos, populações e contextos de intervenção O resultado indica que o trabalho com valores afeta na direção almejada as variáveis dependentes analisadas por cada estudo As discussões e resultados apresentados, tanto das pesquisas de intervenção quanto as laboratoriais, podem informar os profissionais do campo aplicado sobre as potencialidades e limitações do emprego de valores de vida
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    Identificando microexpressões faciais em audiências de depoimento
    Radis, Lucas Bezerra; Gallo, Alex Eduardo [Orientador]; Joaquim, Rui Mateus; Gamba, Jonas Fernandes
    Resumo: A seleção natural moldou diversos aspectos do ser humano, visíveis e essenciais, até hoje Um desses aspectos que foi selecionado ao longo do tempo foi como a espécie humana reage ao ambiente a sua volta A forma como nossos antepassados reagiam a determinados estímulos foram essenciais para a sua sobrevivência e assim sua reprodução Conforme a complexidade destes estímulos foi gradativamente aumentando, também foi aumentando a complexidade dos comportamentos apresentados A algumas dessas ocorrências conjuntas de comportamentos diante um mesmo contexto, nossa cultura denominou de emoção Altamente necessária para a sobrevivência da espécie em ambientes diversos, o sentir foi sistematicamente selecionado através das situações cotidianas vivenciadas por nossos antepassados A distinção das microexpressões faciais enquanto forma de acesso a emoções apresenta-se como um modelo padronizado e confiável de acesso a esses comportamentos encobertos tão importantes na relação do indivíduo com o meio No campo da Análise do Comportamento, a literatura que aborda esse tema é inexistente, o que justifica a necessidade de uma interlocução entre microexpressões faciais e Análise do Comportamento Acredita-se que uma interlocução dessa natureza possa ampliar a aplicabilidade das microexpressões e proporcionar para o analista do comportamento mais uma ferramenta para compreender as complexas relações entre o indivíduo e seu ambiente Visando também ampliar a compreensão sobre os processos comportamentais envolvidos nas microexpressões, e difundir a Análise do Comportamento para outras áreas do conhecimento, este trabalho, composto por dois artigos, sugere, no artigo de número um, uma interpretação teórico-conceitual das microexpressões através da ótica behaviorista radical Com as análises empreendidas neste primeiro artigo conclui-se que a as técnicas de discriminação e categorização das microexpressões faciais proporcionam acesso confiável e constante aos comportamentos respondentes do indivíduo, mesmo quando o comportamento socialmente reforçado for incongruente com esse respondente, proporcionando uma valiosa ferramenta de discriminação das incongruências entre o sentir e o dizer No artigo de número dois, é apresentada uma replicação da metodologia utilizada na identificação de microexpressões faciais, intitulada análise frame by frame, no contexto jurídico do fórum de Londrina - PR Foram coletados e analisados quatro vídeos gravados em audiências de depoimento ilustrando o relato de acusados criminalmente de violência contra a mulher, sendo aplicado a análise frame by frame neste material sendo priorizado o desenvolvimento de uma análise quantitativa, com o intuito de propor uma possível tecnologia comportamental metodologicamente empregada enquanto suporte ao entendimento do evento passado criminalmente relevante
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    Avaliação de um procedimento analítico-comportamental com exposição à realidade virtual para intervenção em ansiedade social
    Canali, Bruna Zolim; Haydu, Verônica Bender [Orientador]; Leonardi, Jan Luiz; Garcia, Marcos
    Resumo: A realidade virtual pode ser considerada um recurso terapêutico útil para a terapia de exposição com prevenção de respostas, visto que permite ao terapeuta ter maior controle das variáveis do ambiente Assim, este estudo teve como objetivos: (a) avaliar os efeitos de um procedimento terapêutico com exposição à realidade virtual, treino de respiração diafragmática, análise de contingências e incentivo de enfrentamento de situações de interação social; (b) avaliar a capacidade de um simulador de realidade virtual brasileiro de evocar respostas de ansiedade e senso de presença; (c) avaliar o grau de cybersickness produzido pela exposição à VR Participaram do estudo seis pessoas com ansiedade social que foram distribuídas em dois grupos iguais Foi utilizado o delineamento de linha de base múltipla O procedimento consistiu na aplicação inicial dos testes SPIN, BAI e BDI (aplicados também ao final da linha de base, após a intervenção e nos follow-ups), duas sessões de linha de base para o Grupo 1 e três sessões de linha de base para o Grupo 2, oito sessões de intervenção com o uso da realidade virtual e registro simultâneo de resposta galvânica da pele, aplicação de questionários para avaliação de desconforto, senso de presença e cybersickness Os participantes fizeram o registro dos comportamentos em situações de interação social no dia a dia Por fim, foi realizada uma sessão de encerramento e duas sessões de follow-up (um e três meses após o fim da intervenção) Os resultados permitiram observar que todos os participantes apresentaram redução dos escores do SPIN e três participantes encerraram a participação na pesquisa com a pontuação abaixo de 19, o que significa que não atendiam ao critério do teste para ansiedade social Além disso, todos os participantes encerraram a pesquisa com nível mínimo de depressão no teste BDI Quatro participantes encerraram a participação na pesquisa com nível mínimo de ansiedade no teste BAI, um com nível leve e um com nível moderado Os seis participantes apresentaram mudanças comportamentais no que se refere ao enfrentamento de situação temidas tanto na realidade virtual quanto no dia a dia Diante disso, sugere-se que o procedimento foi efetivo na melhora dos participantes quanto ao aspecto da ansiedade apresentada incialmente Além disso, o simulador foi capaz de provocar senso de presença e o nível de cybersickness possivelmente interferiu apenas nos resultados de um dos participantes
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    Efeitos de apresentação e retirada de consequências culturais sobre práticas de responsabilização com microculturas
    Gonçalves, Gabriel Paes de Barros; Melo, Camila Muchon de [Orientador]; Costa, Carlos Eduardo; Leite, Felipe Lustosa
    Resumo: O estudo de práticas culturais é uma prática crescente na Análise do Comportamento Estudos experimentais que usam a metacontingência como ferramenta conceitual têm contribuído em mostrar relações funcionais entre eventos envolvendo contingências comportamentais entrelaçadas (CCEs) recorrentes, em conjunto com seu produto agregado (PA), e eventos ambientais selecionadores Seguindo o modelo de Araújo (215) para o estudo experimental de metacontingências de responsabilização com microculturas, o presente estudo investigou o efeito de apresentação e de retirada de eventos ambientais selecionadores, tratados operacionalmente como consequências culturais (CC), sobre contingências comportamentais entrelaçadas que constituíram práticas culturais de responsabilização Participaram da pesquisa 17 estudantes universitários, que foram distribuídos em quatro grupos, dois com troca de geração e dois sem Por meio de um jogo de matriz 8x8 (ERP SOFT) os jogadores podiam produzir pontos e responsabilizar algum integrante pelo resultado da rodada Diferentes contingências comportamentais entrelaçadas poderiam produzir a prática de responsabilização de algum jogador Os jogadores passaram pelas condições ABC A produção de pontos na Condição A era contingente à prática de responsabilização, enquanto na Condição B a produção de pontos era contingente à prática de não responsabilização Análogo a um procedimento de extinção, na Condição C não havia produção de pontos Os resultados apontam para a seleção da prática estudada em pelo menos duas microculturas, apresentando variação nas contingências comportamentais entrelaçadas conforme a mudança da consequência cultural programada Descrições verbais apresentadas como dica de resposta aos jogadores se mostraram importantes para o estabelecimento da prática nas microculturas Nas microculturas com troca de geração a prática foi transmitida sem mudar substancialmente as CCEs Duas microculturas apresentaram diminuição de ocorrência da prática de responsabilização durante as condições de extinção, apontando para um efeito de história do grupo
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    A realidade virtual em intervenções para medo de falar em público
    Zacarin, Marcela Roberta Jacyntho; Haydu, Verônica Bender [Orientador]; Borloti, Elizeu; Gongora, Maura Alves Nunes
    Resumo: A realidade virtual (RV) tem sido um recurso utilizado no tratamento dos transtornos de ansiedade, sendo um deles o medo de falar e público O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos de um programa de intervenção analítico-comportamental que inclui a exposição à RV, para medo de falar em público, e avaliar a capacidade do simulador de gerar senso de presença e produzir efeitos colaterais (cybersickness) Seis estudantes universitárias participaram da pesquisa, a qual foi conduzida em uma clínica escola de Psicologia Foram utilizados: dois notebooks, um Óculus Rift®, um joystick, o eSence Skin Response, o software do simulador, lápis e papel e os instrumentos: Escala para Autoavaliação ao Falar em Público (SSPS), Simulador Sickness Questionnaire (SSQ), Inventário de Senso de Presença (ISP), SUDS, Folha de Registro e Questionário de Avaliação do Programa Foi feita uma entrevista inicial, três a cinco sessões de linha de base, seis sessões de intervenção, uma de encerramento e duas de follow-up (1 e 3 meses) Observou-se aumento dos escores da SPSS na última sessão de linha de base (exceção de P1, P3 e P6), aumento dos escores na sessão de encerramento e estabilidade dos mesmos nas sessões de follow-up Houve redução em comportamentos de medo de falar em público e mudança em regras como “meu discurso é muito ruim” O simulador pode gerar respostas de ansiedade, senso de presença e produzir pouco cybersickness Concluiu-se que o procedimento realizado contribuiu para redução de respondentes e operantes de ansiedade e que o simulador pode ser utilizado como ferramenta de exposição na terapia analítico-comportamental
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    Dirigir defensivamente em vias públicas : caracterização das classes decomportamentos
    Canali, Glisiane Zolim; Kienen, Nádia [Orientador]; Gil, Silvia Regina de Souza Arrabal; Luca, Gabriel Gomes de
    Resumo: De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 1,25 milhão de pessoas morrem a cada ano no trânsito em todo o mundo No Brasil, os acidentes de trânsito constituem uma das principais causas de mortes e a maioria dos acidentes está relacionada à falha humana Os relatórios das agências especializadas em trânsito têm dado destaque ao comportamento humano e a necessidade de mudança A direção defensiva é a maneira de dirigir, que permite reconhecer antecipadamente as situações de perigo e prever o que pode acontecer com o motorista, os acompanhantes, o veículo e os outros usuários da via O objetivo deste estudo foi caracterizar, a partir do Manual de Direção Defensiva do DENATRAN, as classes de comportamentos que compõem “dirigir defensivamente em vias públicas” Foi utilizado como fonte de informação um material didático sobre direção defensiva usado em cursos de formação de condutores Foram selecionados 15 trechos que continham descrições de componentes de comportamentos que compõem “dirigir defensivamente em vias públicas”, as partes foram identificadas, registradas em protocolo e derivadas Posteriormente, foi feita a avaliação da linguagem utilizada para nomear os comportamentos a fim de identificar problemas gramaticais e, quando necessário, proposta linguagem apropriada Após a realização dessas etapas, foram encontradas 41 classes de comportamentos Estas classes de comportamentos demonstraram que para dirigir defensivamente é preciso, além de um veículo em condições seguras de funcionamento, estar sob controle, concomitantemente, de aspectos do próprio condutor, da via pública, do ambiente e de outros usuários para comportar-se de maneira a aumentar a possibilidade de segurança no trânsito Compreender quais comportamentos caracterizam a direção defensiva pode contribuir para melhorar a visibilidade sobre o fenômeno e para a criação de novas estratégias para o desenvolvimento de comportamentos seguros no trânsito
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    Gerenciamento de tempo : elaboração de um livro autoinstrucional para estudantes universitários
    Yoshiy, Shimeny Michelato; Kienen, Nádia [Orientador]; Fornazari, Sílvia Aparecida; Luca, Gabriel Gomes de
    Resumo: Muitos estudantes ingressam no ensino superior sem ter desenvolvido comportamentos relacionados a gerenciar suas atividades ao longo do tempo de forma eficiente e eficaz Isso pode ter consequências negativas sobre seu desempenho acadêmico, saúde, qualidade de vida e futura atuação profissional O objetivo deste trabalho foi elaborar um livro autoinstrucional para desenvolver a classe geral de comportamentos “gerenciar atividades acadêmico-profissionais e pessoais ao longo do tempo” em estudantes universitários Para isso, o presente trabalho foi estruturado em dois estudos O Estudo 1 teve por objetivo definir o gerenciamento de tempo a partir de recursos conceituais da Análise do Comportamento a partir de dados obtidos em uma revisão bibliográfica Os resultados demonstram a possibilidade de realizar uma interpretação analítico-comportamental do gerenciamento de tempo a partir das informações identificadas nos artigos por meio dos conceitos de comportamento, autocontrole, autoconhecimento, tomada de decisão e resolução de problemas na perspectiva comportamental O Estudo 2 objetivou elaborar um livro autoinstrucional para desenvolver os comportamentos constituintes da classe geral “gerenciar as atividades acadêmico-profissionais e pessoais ao longo do tempo” em estudantes universitários Para isso foram realizadas três etapas que foram embasadas por princípios da Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos (PCDC): (a) definição dos comportamentos-objetivo a serem ensinados a partir de literatura especializada; (b) planejamento das condições de ensino e (c) confecção do livro autoinstrucional de acordo com os princípios da PCDC O livro é composto por 11 classes de comportamentos-objetivo organizadas em cinco unidades de aprendizagem que envolvem: avaliar o uso do tempo; definir objetivos acadêmico-profissionais e pessoais em curto, médio e longo prazo; planejar as atividades de acordo com os objetivos acadêmicos-profissionais e pessoais; executar atividades acadêmico-profissionais e pessoais conforme o planejamento; e avaliar a execução das atividades acadêmicos-profissionais e pessoais conforme planejamento A definição clara dos comportamentos a serem ensinados e a sistematização das condições de ensino parece uma contribuição promissora no ensino e aprimoramento de comportamentos, pois elaborar programas de ensino a partir dos princípios da PCDC aumenta a probabilidade dele ser efetivo devido ao embasamento em princípios científicos Novos estudos requerem aplicação e avaliação de eficiência e eficácia do material elaborado, o que possibilitará aperfeiçoar as condições de ensino planejadas
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    Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no Brasil
    Beltramello, Otávio; Kienen, Nádia [Orientador]; Fornazari, Sílvia Aparecida; Kubo, Olga Mitsue
    Resumo: O termo Acompanhamento Terapêutico tem resultado em definições na área da Psicologia que indicam a necessidade de mais investigação sobre os comportamentos do psicólogo envolvidos com a prestação desse serviço A produção científica sobre o Acompanhamento Terapêutico, embora variada e diversa, pouco tem contribuído para a formulação de uma definição consensual do que caracteriza esse tipo de serviço O objetivo desta pesquisa consiste em caracterizar as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico como um subcampo de atuação do psicólogo no Brasil Para isso a pesquisa foi organizada em dois estudos O Estudo 1 teve por objetivo caracterizar de forma crítica diferentes contribuições da Psicologia e da Análise do Comportamento para a definição de Acompanhamento Terapêutico, problematizando características que têm sido utilizadas em suas definições no Brasil Verificou-se que o Acompanhamento Terapêutico tem sido definido por meio do uso de metáforas e como um serviço necessariamente subordinado ao trabalho do psicólogo clínico Já o Estudo 2 teve como objetivo caracterizar as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico como um subcampo de atuação de psicólogos, por meio de análise da literatura especializada onde foram identificadas, partir da perspectiva analítico-comportamental, as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico O conceito de comportamento como um complexo sistema de relações entre classes de estímulos antecedentes, classes de respostas e classes de estímulos consequentes foi considerado como base para identificar essas classes de comportamentos A identificação foi feita a partir de um procedimento constituído por 4 etapas que permitiu identificar, avaliar e corrigir a linguagem que tem sido utilizada para se referir às classes de comportamentos Foram identificadas 911 classes de comportamentos, que foram (re)nomeadas e organizadas em uma lista e estão categorizadas de acordo com seus componentes, o que possibilitou questionar definições em que o acompanhante terapêutico é subordinado a outro profissional, ou que o aproximam às funções que são realizadas por estagiários, ou como sendo um profissional responsável exclusivamente por uma modalidade de atuação Defende-se que utilizar recursos conceituais e tecnológicos derivados da Análise do Comportamento e especificamente da Programação de Ensino, parece sinalizar uma alternativa para definir mais claramente o “perfil” do acompanhante Terapêutico Por fim, a presente pesquisa poderá contribuir com a produção de um conhecimento que poderá favorecer o desenvolvimento da profissão e do ensino de Psicologia
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    Avaliação do jogo abrakedabra no ensino de palavras com dificuldades da língua
    Suzuki, Beatriz Miyuki; Souza, Silvia Regina de [Orientador]; Costa, Carlos Eduardo; Banaco, Roberto Alves
    Resumo: Dados de alguns estudos apontam que os jogos educativos podem ser instrumentos efetivos para o ensino de leitura e escrita em razão de seu caráter motivacional e da possibilidade de programa-los de acordo com os princípios da Análise do Comportamento O objetivo do Artigo 1 foi: (a) realizar um levantamento e descrever as pesquisas que utilizaram jogos para ensino de leitura e escrita e (b) avaliar o protótipo do jogo educativo Abrakedabra, Versão 2, no que diz respeito ao ensino de palavras com encontros consonantais, a usabilidade e o engajamento produzidos por ele O jogo visa o ensino de leitura e escrita utilizando os procedimentos de MTS e CRMTS Foram recuperados 1 estudos que apontaram que os jogos educativos podem ser instrumentos efetivos no ensino de leitura e escrita, dentre eles os estudos com o jogo de tabuleiro Abrakedabra No presente estudo foram realizadas mudanças no jogo Abrakedabra e seu novo protótipo foi avaliado Participou uma criança de cinco anos, matriculada na Educação Infantil, que não sabia ler e escrever palavras com encontros consonantais No pré-teste foram avaliadas as relações entre palavra impressa e palavra falada pelo participante; entre figura e palavra impressa; entre figura e palavra escrita pelo participante; e entre palavra falada e conjunto de letras A intervenção foi feita utilizando o jogo Abrakedabra ao longo de 15 sessões No pós-teste as relações foram novamente testadas e observou-se que houve um aumento no número de palavras corretamente lidas e selecionadas, para as palavras de ensino e de generalização No que diz respeito às sílabas com encontro consonantal, observou-se aumento no número de sílabas lidas apenas para as palavras de ensino Os resultados sugerem que o jogo Abrakedabra pode ser utilizado para o ensino de palavras com encontros consonantais, contudo, há a necessidade de readequações no jogo e no procedimento devido ao desempenho com as palavras de generalização No Artigo 2 o jogo educativo Abrakedabra foi novamente modificado (Versão 3) e avaliou-se seus efeitos sobre os comportamentos de ler e escrever palavras com encontros consonantais A nova versão do jogo também foi avaliada no que diz respeito à usabilidade e engajamento Participaram do estudo três crianças do 1º ano do ensino fundamental, com 6 anos de idade Empregou-se um delineamento de linha de base múltipla No pré-teste foram avaliadas as relações entre palavra impressa e palavra falada pelo participante; entre figura e palavra impressa; entre figura e palavra escrita pelo participante; e entre palavra falada e conjunto de letras Na intervenção foi utilizado o jogo AbraKedabra ao longo de 18 a 24 sessões Entre as intervenções e após as mesmas, as relações foram avaliadas novamente (Sondas e Pós-teste) Observou-se que para todos os participantes houve aumento na porcentagem de respostas corretas para todas as relações testadas Quanto à usabilidade e engajamento, observou-se que o jogo tem a mecânica adequada à população avaliada e que os participantes se engajaram no jogo
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    A realidade virtual como recurso para terapia comportamental do medo de altura
    Oliveira, Marcos Cavalheiro de; Haydu, Verônica Bender [Orientador]; Costa, Carlos Eduardo; Banaco, Roberto Alves
    Resumo: O medo de altura é considerado um “transtorno mental” que afeta significativamente a vida das pessoas, dificultando a rotina e seu convívio social O uso da Realidade Virtual na terapia comportamental do medo de altura pode ser vantajoso, pois possibilita maior controle das variáveis envolvidas na intervenção e podem ser evitados riscos e constrangimentos possíveis durante exposição in vivo O objetivo do presente estudo foi (a) investigar os efeitos de um procedimento de intervenção comportamental combinado à exposição por meio de realidade virtual, para medo de altura, (b) avaliar o simulador VirtuaTherapy quanto a sua capacidade de gerar senso de presença e (c) avaliar os efeitos de cybersickness produzidos por esse simulador Participaram cinco homens e cinco mulheres distribuídos por sorteio em três grupos de acordo com a extensão da linha de base Os materiais e instrumentos utilizados foram: o simulador de Realidade Virtual VirtuaTherapy, composto por dois notebooks, um Óculos VR® e um joystick; um aparelho de biofeedback que mede as respostas galvânica da pele; o Simulator Sickness Questionnaire (SSQ), o Questionário de Acrofobia, o Inventário de Senso de Presença (ISP), uma Folha de Registro, um Roteiro de Entrevista Semiestruturada, a Escala de Unidades Subjetivas de Desconforto (SUDS), o Questionário de Satisfação do Cliente, e o Behavioral Avoidance Test (BAT) O delineamento utilizado foi o de linha de base múltipla não concorrente As etapas do procedimento consistiram em: uma entrevista inicial, duas a quatro sessões de linha de base dependendo do grupo, seis sessões de intervenção, uma sessão de encerramento e duas sessões de follow-up Os escores do Questionário de Acrofobia mostraram uma diminuição do medo ao longo da intervenção e nas sessões de follow-up Os resultados dos inventários permitiram verificar que os participantes relataram apresentar senso de presença e que os efeitos de cybersikness foram mais intensos nas primeiras sessões, diminuindo ao longo da exposição aos cenários Verificou-se ainda que houve uma redução estaticamente significativa nos dados do BAT, considerando a avaliação de ansiedade, medo e perigo que os participantes fizeram antes e depois da intervenção, e um aumento na frequência dos comportamentos de enfrentamento (diminuição da esquiva) no dia a dia Esses resultados sugerem que o procedimento contribuiu para redução do medo de altura dos participantes e que o simulador foi capaz de evocar respostas de ansiedade e gerar senso de presença, mostrando-se útil no processo de terapia
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    Caracterização da classe geral de comportamentos "Capacitar os liderados a se comportarem de forma produtiva e significativa diante das situações de trabalho com as quais precisam lidar" : uma contribuição analítico-comportamental
    Neri, Nayara Janaína Machado; Kienen, Nádia [Orientador]; Filgueiras, Guilherme Bracarense; Luca, Gabriel Gomes de
    Resumo: A liderança organizacional é entendida como um aspecto de grande influência nas empresas, impactando diretamente nos resultados organizacionais e no comportamento das pessoas Ainda não há uma teoria que abranja de maneira consistente o fenômeno e autores têm usado a estratégia de reunir várias abordagens para explicá-lo, o que resulta em uma fundamentação teórica vulnerável e não validada com evidências empíricas O objetivo deste estudo foi caracterizar as classes de comportamentos constituintes de “capacitar os liderados a se comportarem de forma produtiva e significativa diante das situações de trabalho com as quais precisam lidar” a serem apresentadas pelo líder em contexto organizacional, a partir da literatura Para tanto, foi selecionada uma obra que contivesse descrições dos comportamentos apresentados pelo líder no contexto organizacional e identificou-se nela trechos que descreviam possíveis comportamentos da classe comportamental investigada A partir disso, foram identificados, derivados e registrados possíveis componentes de comportamentos constituintes da classe geral com o auxílio de um protocolo de registro Em seguida, foi feita a avaliação da linguagem utilizada para nomear os comportamentos a fim de identificar problemas gramaticais e propor nova linguagem apropriada, se necessário Após essas etapas, foram encontradas 25 classes comportamentais que caracterizam a classe mais abrangente “Capacitar os liderados a se comportarem de forma produtiva e significativa diante das situações de trabalho com as quais precisam lidar” Os nomes das classes de comportamentos foram organizados em uma lista, de acordo com sua função e partindo das classes mais gerais para as menos gerais Os maiores problemas de linguagem identificados foram problemas de clareza e falta de precisão Na caracterização das subclasses gerais aparecem de maneira recorrente comportamentos relacionados a “confiar e estabelecer confiança”, “capacitar”, “incentivar cooperação”, no entanto, essas classes são caracterizadas de maneira muito abrangente, não sendo possível identificar, tampouco ensinar ao líder, quais comportamentos ele necessita apresentar para produzir esses resultados (confiança, capacitação, cooperação) A partir dos resultados foi possível avançar na consistência teórica do fenômeno “liderança”, uma vez que com as classes comportamentais identificadas foi possível caracterizar os tipos de relações que compõem esse fenômeno a partir de uma perspectiva analítico-comportamental Além disso, esta pesquisa possibilitou uma maior clareza para estudo, previsão e controle dos comportamentos de liderar
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    Educação da sensibilidade : contribuições ao planejamento cultural
    Bogo, Anne Carolynne; Melo, Camila Muchon de [Orientador]; Laurenti, Carolina; Gongora, Maura Alves Nunes
    Resumo: A Análise do Comportamento tem contribuído para a resolução de problemas sociais principalmente por meio de estudos de planejamento cultural Em 27, Abib publicou o livro “Comportamento e sensibilidade: Vida, prazer e ética”, no qual apresenta um projeto de educação da sensibilidade como contribuição àqueles interessados nos estudos de delineamentos culturais A relevância das interpretações do autor para os estudos em cultura e o fato de que os textos que citam o livro de Abib não tratam de planejamento cultural influenciaram a elaboração dos objetivos deste trabalho Os objetivos são sistematizar o projeto de educação da sensibilidade, mostrando sua importância para o planejamento cultural, e averiguar e analisar a compatibilidade entre o projeto de educação da sensibilidade e propostas de intervenções culturais Para alcançar esses objetivos, organizaram-se dois estudos O Estudo 1 consistiu na sistematização do projeto de educação da sensibilidade Para tanto, analisou-se o livro de Abib por meio do Procedimento de Interpretação Conceitual de Texto As bases teórico-filosóficas do projeto de Abib foram discutidas por meio da análise da relação entre comportamento, consequências e sensibilidade, e do conceito de hedonismo Em seguida, sistematizaram-se os princípios e estratégias do projeto de educação da sensibilidade Os princípios destacam principalmente o uso de reforçamento positivo imediato, e as estratégias são a educação do sentimento, a educação ética, a educação para liberdade e a formação do autocontrole e do indivíduo criativo Discutem-se algumas potencialidades do projeto, como a recuperação do estudo da sensibilidade na explicação do comportamento e dos problemas humanos, e limites, como a defesa do abandono da punição e a definição de consequências culturais Conclui-se que o projeto de Abib avança ao focar na evolução da sensibilidade e ao colocar a educação da sensibilidade como objeto central de um projeto de desenvolvimento humano e como novo objetivo às intervenções culturais O Estudo 2 consistiu na averiguação e análise da compatibilidade entre o projeto de educação da sensibilidade e propostas de intervenções culturais Para tanto, realizou-se busca em base de dados e em periódicos de destaque na área de textos de intervenções culturais, conforme critérios de inclusão e exclusão Analisou-se um estudo de intervenção no trânsito, um estudo de intervenção para promover o cuidado responsável de animais domésticos e uma intervenção para desenvolver o manejo adequado de resíduos sólidos, visando identificar aspectos que pudessem ser relacionados com os princípios e estratégias do projeto de educação da sensibilidade Nas intervenções analisadas não foi possível encontrar aspectos de correspondência com todas as estratégias apresentadas por Abib Discute-se a necessidade ou não da presença de todas as estratégias em uma intervenção para promover a educação da sensibilidade Conclui-se que apesar dos pontos de contato, educar a sensibilidade não era objetivo das intervenções analisadas Sugere-se que intervenções focadas na educação da sensibilidade poderiam ser mais eficazes, pois uma sensibilidade educada daria condições de que as pessoas se comportem de modo a favorecer a sobrevivência das culturas, e a produzir bem pessoais e para os outros, ao mesmo tempo, em diferentes situações
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    Efeito da magnitude e da taxa do reforço sobre a resistência do comportamento à mudança em humanos
    Silva, Karina Pinheiro da; Costa, Carlos Eduardo [Orientador]; Andery, Maria Amália Pie Abib; Gil, Silva Regina de Souza Arrabal
    Resumo: Pesquisas na Teoria do Momentum Comportamental (TMC) têm demonstrado que quanto maior a magnitude do reforço mais resistente à mudança é o comportamento em organismos não humanos No entanto, não há estudos com humanos que investigam o efeito da magnitude do reforço na resistência do comportamento à mudanças, em programas de reforço múltiplo VI VI, utilizando o paradigma proposto pela TMC O objetivo do Experimento 1 foi investigar o efeito da magnitude do reforço na resistência do comportamento à mudança com quatro universitários Nas sessões de linha de base (LB) e Teste vigorou um programa múltiplo VI VI com magnitude do reforço de R$ ,5 ou R$ ,5, com um intervalo entre componentes (IEC) de 1 s Custo da resposta (aumento do esforço físico) foi utilizado como disrrupting operation (DO), passando de ,65 N na LB para 7 ou 9 N no Teste Os resultados indicaram que a magnitude do reforço não afetou a resistência do comportamento à mudança Uma vez que no Experimento 1 havia acúmulo de valor monetário no contador durante toda a sessão, o objetivo do Experimento 2 foi verificar o efeito da magnitude do reforço sobre a resistência do comportamento à mudança com dois universitários quando o ganho monetário era feito para cada componente separadamente (ie, não havia acúmulo de valor monetário na sessão) e com um aumento no IEC de 1 s para 6 s e 18 s Novamente, os resultados sugeriram que a magnitude do reforço não afetou sistematicamente a resistência do comportamento à mudança Em função dos resultados do Experimento 2, o objetivo da primeira condição do Experimento 3 foi avaliar o efeito da magnitude do reforço sobre a resistência do comportamento à mudança com quatro universitários utilizando moedas como reforço (com magnitude de R$ ,5 ou R$ 1,) com dois participantes ou guloseimas consumidas imediatamente (na proporção de 1:3 entre os componentes do programa de reforço múltiplo VI VI) com os outros dois participantes Não houve resistência à mudança diferencial entre os componentes para nenhum dos participantes Nas condições 2 e 3 do Experimento 3 a magnitude do reforço foi substituída pela taxa de reforço (múltiplo VI 1 s VI 1 s) com os mesmos quatro participantes, utilizando moedas e guloseimas (Condição 2) e pontos trocados por dinheiro (Condição 3) O componente que forneceu maior taxa de reforço na LB (VI 1s) foi o mais resistente à mudança Discute-se que a resistência à mudança foi mais sensível à variação na taxa de reforço do que à variação na magnitude do reforço Esses resultados também foram encontrados em programas de reforço concorrentes
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    Publicações científicas brasileiras sobre o pedófilo e o agressor sexual infantil
    Wielewicki, Annie; Gallo, Alex Eduardo [Orientador]; Rocha, Giovana Veloso Munhoz da; Melo, Camila Muchon de
    Resumo: O presente trabalho discute o tema da pedofilia, transtorno de preferência sexual descrito pelos manuais médicos, buscando trazer o enfoque ao pedófilo, aquele que atende os critérios diagnósticos para o transtorno Foram incluídos na análise trabalhos que discutissem o abusador sexual infantil por, em levantamento inicial sobre o tema, ter sido identificado que frequentemente os termos pedofilia e abuso sexual são empregados como sinônimos O trabalho consiste em dois artigos: o primeiro se trata de mapeamento das publicações científicas que versem sobre o pedófilo e/ou o abusador sexual infantil e o segundo, de Revisão da Literatura sobre características do pedófilo e/ou abusador sexual infantil Para ambos, foram consultados artigos na base de dados Bireme e no Google Acadêmico, e teses e dissertações na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e Banco de Teses da CAPES, todos publicados em português, entre os anos 1996 e 215, buscados a partir da palavras-chave pedofilia para teses e dissertações e, para artigos, a partir da combinação de palavras-chave com operadores booleanos: pedofilia; (pedofilia AND abuso sexual infantil) e, (pedofilia OR pedófilo) AND (caracterização OR perfil OR padrão) Os trabalhos tiveram seus títulos e resumos lidos e foram selecionados para análise aqueles que apresentavam características do pedófilo e$$ou agressor sexual infantil e excluídos aqueles que se constituíssem de interpretações teóricas jurídicas ou psicanalíticas, sem apoio de dados empíricos Inicialmente, foram identificados 287 trabalhos potencialmente relevantes, dos quais foram recuperados 36, sendo eles 28 artigos, 3 teses e 5 dissertações Os trabalhos selecionados foram avaliados por juiz independente e houve 98% de concordância quanto à seleção dos artigos e 1% quanto a teses e dissertações Para o primeiro artigo foram identificadas as características das publicações e resultados indicaram predominância de estudos de Revisão Crítica da Literatura, concentrados na área da psicologia (35%), publicadas em periódicos da Região Sudeste (6%), produzidos por autores lotados em outras regiões (6%) A Universidade de São Paulo foi a instituição com maior número de autores envolvidos com a temática A palavra pedofilia apareceu em 17 títulos e 23 vezes como palavra-chave Entre os estudos identificados no presente trabalho, verificou-se que maior parte se referia aos abusadores e o material com enfoque no pedófilo ainda se encontrava à margem da produção Para o segundo artigo, foram identificadas as características dos pedófilos e/ou agressores sexuais infantis e os resultados agrupados nas categorias: perfil sociodemográfico, variáveis biológicas, história de abuso sexual na infância, características dos agressores sexuais e seus familiares, variáveis comportamentais a partir do Rorschach, transtornos psiquiátricos, distorções cognitivas e, pornografia infantil Verificou-se predominância de dados sobre o abusador em detrimento do pedófilo; os dados sobre história de abuso sexual na infância parecem ser os mais consistentemente relacionados ao comportamento do pedófilo e os transtornos psiquiátricos parecem ser o que mais distingue pedófilo de abusadores, por serem diagnosticados prioritariamente transtornos distintos em cada um dos quadros
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    Desenvolvimento de compreensão de textos e fluência de leitura : avaliação de um programa de ensino informatizado
    Bertini, Marcelle Teixeira; Melo, Camila Muchon de [Orientador]; Postalli, Lidia Maria Marson; Kienen, Nádia
    Resumo: De acordo com a Análise do Comportamento, para ler com compreensão e fluência de leitura, os indivíduos devem corresponder letras à sons (em velocidade adequada e precisão), palavras à estímulos do ambiente e identificar o contexto em que essas palavras são emitidas A escrita está presente em variadas situações do cotidiano, portanto, aqueles que conseguem compreender o material lido apresentam maior autonomia para interagir com o ambiente em que vivem Embora na maioria dos casos esses repertórios sejam ensinados nas escolas, grande parte de crianças matriculadas no ensino formal não conseguem desenvolvê-los de maneira suficiente O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência do Módulo 3 do Programa de Ensino “Aprendendo a ler e a escrever em pequenos passos”, baseado nos princípios da Análise do Comportamento e da Tecnologia de Ensino de Skinner, para ensinar fluência de leitura (quantidade de palavras lidas por minuto) e compreensão de textos para crianças O Módulo 3 foi composto por quinze livros infantis divididos em três níveis de ensino que aumentavam gradualmente de dificuldade com a finalidade de desenvolver os comportamentos de a) identificar fatos explícitos nos textos lidos, b) fazer inferências, c) identificar o tema da história e d) aprender vocabulário contextual O Módulo foi arranjado em pequenos passos e o participante avançava a partir de seu próprio desempenho, sendo necessário acertar 9% das questões para prosseguir para níveis mais complexos Participaram do estudo 11 crianças, divididas em grupo controle e grupo experimental, com idades entre 9 e 11 anos, matriculadas no quarto e quinto do Ensino Fundamental I, frequentadoras de uma Organização Não-Governamental (ONG) da cidade de Londrina Foram utilizadas medidas de compreensão textual (DLE-3_Versão 1 e 2) e de fluência de leitura (textos “O peixão e o peixinho” e “Um cacho de uvas”) antes e após o procedimento de ensino Os dados foram analisados a partir de um delineamento de grupo, pelo programa estatístico R Core Team e por meio da análise individual do desempenho dos participantes do grupo experimental Os resultados demonstraram um aumento significativo na medida de compreensão de textos para as crianças que foram submetidas ao procedimento de ensino (49,29% de acertos no pré-teste e 68,75% no pós-teste), quando comparadas com os resultados do grupo controle (41,66% de acertos no pré-teste e 51,66% no pós-teste) Sobre a fluência de leitura, embora a maioria dos participantes tenham aumentado a quantidade de palavras lidas por minuto, não houve diferença significativa nas medidas de pós-teste se comparados o grupo experimental (7 palavras lidas por minuto no pré-teste e 9 palavras no pós-teste) com o grupo controle (61 palavras lidas por minuto no pré-teste e 73 palavras no pós-teste) Porém, ao comparar o desempenho do grupo experimental com ele mesmo, foi observada diferença significativa no número de palavras lidas por minuto após o procedimento A partir dos dados analisados conclui-se que o Módulo 3 foi eficiente para desenvolver comportamentos de leitura com compreensão, se comparados os grupos experimental e controle, para a maioria dos participantes
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    Efeitos da participação em um campeonato com um jogo educativo sobre comportamentos de prevenção à dengue de crianças
    Nascimento, Aline Rosa do; Haydu, Verônica Bender [Orientador]; Gil, Sílvia Regina de Souza Arrabal; Juliani, João
    Resumo: Os dados sobre a dengue no Brasil evidenciam o quanto os casos de contaminação pelo vírus continuam a aumentar no país, apesar das frequentes campanhas de prevenção Isso pode significar que as regras veiculadas pela mídia e por profissionais da área da saúde exercem pouco ou nenhum efeito sobre os comportamentos não verbais das pessoas Estudos advindos da Análise do Comportamento têm mostrado que é possível estabelecer relações de controle verbal, por meio de regras, sobre o comportamento não verbal correspondente, desde que hajam condições adequadas para isso O presente estudo visou avaliar os efeitos da participação de escolares em um campeonato, com o jogo de tabuleiro Nossa Turma Contra a Dengue, sobre comportamentos de prevenção à dengue Dezesseis escolares matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental participaram do campeonato Antes e após o jogo, eles participaram individualmente de uma atividade prática, responderam a um questionário sobre regras de prevenção à dengue e jogaram o jogo Tapa Certo® adaptado para este estudo Os participantes jogaram este último também entre as etapas do campeonato Antes e após o campeonato, foram feitas entrevistas com os pais dos participantes, nas quais foram feitas perguntas sobre comportamentos do participante relacionados à prevenção à dengue que tenham sido observados em casa Na fase de Linha de Base todos os participantes acertaram 86% ou mais das alternativas corretas disponíveis no questionário, 12 participantes acertaram mais da metade das alternativas apresentadas no Tapa Certo® e nove apresentaram 1 pontos ou menos na atividade prática Após a intervenção com o jogo os resultados indicaram que 12 participantes apresentaram aumento de pontuação na atividade prática e 15 participantes mantiveram o desempenho de no mínimo 86% de acertos no questionário Na avaliação com o Tapa Certo®, a partir da Etapa 1 do campeonato ocorreu aumento das pontuações dos participantes que não haviam acertado todas as tentativas Os resultados sugerem que a participação em um campeonato com o jogo Nossa Turma Contra a Dengue mostrou-se como medida efetiva para promover comportamentos de prevenção à dengue Além dos participantes serem capazes de dizer as regras de prevenção, apresentaram aumento em seus comportamentos práticos correspondentes a esse dizer
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    Análise do comportamento e formação de pedagogos : contribuições a partir do exame das Diretrizes Curriculares Nacionais
    Suhett, Laís Beiriz Rocha; Kienen, Nádia [Orientador]; Luca, Gabriel Gomes de; Lopes Junior, Jair
    Resumo: O profissional pedagogo, formado pelo curso superior de Pedagogia, é responsável pela docência dos anos iniciais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Logo, a Psicologia, com sua gama de abordagens metodológicas, tem muito a contribuir com a formação acadêmica desses profissionais Dentre as abordagens teóricas da Psicologia, destaca-se a Análise do Comportamento, a qual pode trazer contribuições para a formação dos pedagogos por meio de seus conceitos, ideias, concepções e tecnologias Fundamentado nesta abordagem metodológica, o presente trabalho divide-se em dois artigos O primeiro artigo, por meio de uma revisão bibliográfica, objetiva identificar as contribuições da Análise do Comportamento para a formação dos pedagogos Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema no portal de periódicos online da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nas bases de dados nacionais e internacionais IndexPsi, Scielo, Pepsic, Biblioteca Nacional de Teses e Dissertações, Gale, PsycNET e Scopus Já o segundo artigo buscou identificar as classes de comportamentos, propostas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Pedagogia, por meio de processos de identificação e derivação de classes de comportamentos Para tanto, o procedimento subdividiu-se em 1 etapas e foram identificadas e derivadas 353 classes de comportamentos, no documento eleito como fonte de informação
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    Website instrucional para orientação de pais no manejo comportamental da dermatite atópica : desenvolvimento e elaboração de roteiro de avaliação
    Sato, Melissa Maria Lury; Gon, Márcia Cristina Caserta [Orientador]; Silva, Silvia Aparecida Fornazari da; Barros, Vanessa Tavares de Oliveira
    Resumo: A dermatite atópica (DA) é uma doença crônica de pele que se manifesta em torno do primeiro ano de vida e alguns de seus principais sintomas são o prurido e a pele seca De acordo com a intensidade e desconforto provocados pelos sintomas, podem haver diversas implicações na vida da criança e sua família Entre essas, estão a exposição a diversas situações de preconceito (devido à aparência inestética da pele em decorrência dos sintomas), o desconforto físico e a necessidade de estabelecer rotinas de tratamento que concorrem com outras atividades, inclusive aquelas consideradas mais reforçadoras, como as de esporte e lazer Os pais, enquanto cuidadores, também podem sofrer com a rotina de tratamento, sobretudo quando há resistência por parte das crianças em realizá-lo como solicitado Por ser uma doença crônica, as consequências aversivas da rotina de tratamento podem apresentar-se de forma mais imediata do que as reforçadoras Caso a criança apresente comportamentos desobedientes, a adesão ao tratamento médico pode ser prejudicada Uma das razões mais relevantes para esses problemas de comportamento é a falta de conhecimento sobre a doença e o tratamento, pelos cuidadores e pelas crianças Observa-se ainda um aumento no número de pessoas que buscam informações sobre doenças, tratamentos médicos e orientações sobre manejo comportamental de crianças na Internet, entretanto, tais informações podem estar desatualizadas, incompletas ou incorretas Assim, verificou-se a necessidade de uma ferramenta para auxiliar os cuidadores a instruir seus filhos com dermatite atópica durante a realização do tratamento composta por orientações padronizadas e cientificamente fundamentadas Os objetivos desta pesquisa foram: 1- construir um website para auxiliar pais e cuidadores de crianças com DA a instruí-las durante a realização dos procedimentos de tratamento médico a partir de conceitos da Análise do Comportamento e 2- elaborar roteiros para avaliá-lo Com a colaboração de estudantes do curso de Design Gráfico da Universidade Estadual de Londrina e seus professores, a elaboração do website foi realizada baseada em um recurso da comunicação em mídias impressas: o infográfico A proposta é disponibilizá-lo em formato interativo e de fácil acesso, de modo a transmitir a informação não apenas escrita, mas também visualmente, promovendo o alcance de um maior número de leitores Embora o infográfico ainda seja um recurso pouco explorado como ferramenta de ensino, pode vir a facilitar o processo de aprendizagem Os recursos e ferramentas das tecnologias da informação (TI) (ie, websites, jogos, simuladores, entre outros) são utilizados em muitas áreas, com a função de tornarem mais viáveis estratégias didático-pedagógicas e abordagens interativas ao público-alvo O website foi elaborado (a partir do roteiro escrito pela pesquisadora), contendo breves textos esclarecendo sobre a DA e orientações sobre como os cuidadores podem instruir essas crianças nas situações de tratamento, ilustrados por animações em formato de gif e organizados em uma plataforma de edição e criação de websites E foram elaborados dois roteiros de avaliação: um para pais e outro para dermatologistas, ambos compostos com algumas questões objetivas acerca do website e uma dissertativa para sugestões ou críticas