02 - Mestrado - Análise do Comportamento
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Item O acaso na obra de B. F. SkinnerReis, Christian Silva dos; Laurenti, Carolina [Orientador]; Rocha, César Antônio Alves da; Lopes, Carlos EduardoResumo: No modelo de seleção pelas consequências de B F Skinner, a variação, paralelamente à seleção, tornou-se um elemento integrante da explicação comportamental Sendo inter-relacionados (sem variação não há seleção), questões concernentes à origem da variação ganharam destaque No darwinismo, a variação foi atribuída ao acaso, e o comportamentalismo radical parece tê-lo acomodado em seu modelo Skinner pronunciou-se a respeito do acaso, e alguns possíveis usos do termo já foram examinados pela literatura especializada Contudo, esse exame não contemplou todas as décadas da produção skinneriana, de modo que outros possíveis usos do termo podem não ter sido explorados O objetivo desta pesquisa foi, então, delinear uma síntese interpretativa dos usos do termo acaso na obra de B F Skinner O estudo é de natureza conceitual, dividido em duas etapas Na primeira, foram mapeadas e categorizadas as menções de Skinner ao conceito em livros do autor publicados entre as décadas de 193 e 199 Os dados obtidos foram compilados em fichamentos de transcrição e apreciação filosófica Na segunda, foi realizada uma descrição quantitativa desses usos, e uma análise conceitual das acepções identificadas Os resultados da descrição quantitativa indicam que o termo acaso foi mencionado em todas as décadas da obra skinneriana, com significados diferentes, alguns sinalizando mudanças em seus compromissos filosóficos Na análise conceitual, os usos identificados foram organizados conforme contextos mais amplos: (1) estudos experimentais – acaso utilizado para descrever limitações epistemológicas na identificação das variáveis determinantes do comportamento; (2) a explicação do acaso pela ciência do comportamento – oscilação entre uma utilização do acaso explicado a partir de princípios e conceitos da ciência do comportamento (comportamento supersticioso, produto de abstração e esquemas VR) e uso como ignorância em relação às variáveis determinantes do comportamento; (3) investigação do comportamento verbal – novamente descrevendo limitações epistemológicas, mas já exibindo indícios de uma possível utilização selecionista; (4) teoria da evolução – acaso entendido como fonte de variações aleatórias, controle de estímulos pouco preciso do comportamento e terceira via de explicação comportamental (ao lado de genes e ambiente) Embora alguns usos estejam presentes em mais de um contexto, suas diferentes acepções indicam mudanças filosóficas subjacentes ao modelo explicativo skinneriano O acaso não é mais exclusivamente entendido como limitação epistemológica no estudo científico do comportamento, passando a participar da própria explicação do comportamento, sendo considerado uma das possíveis fontes de variação comportamental Essa mudança pode ser identificada quando o modelo selecionista passa a se consolidar na obra skinneriana O exame dos usos do termo acaso confere mais elementos para subscrever mudanças nos pressupostos filosóficos do modelo explicativo comportamentalista radical, que passam de compromissos epistemológicos com o determinismo para o selecionismo Ademais, pode-se investigar se os estudos analítico-comportamentais contemporâneos têm considerado o encaminhamento skinneriano darwinista do assunto – no qual o conceito de acaso parece ter um papel central – e as implicações daí decorrentes para o estudo do comportamentoItem Acompanhamento Terapêutico : características de classes de comportamentos constituintes dessa atuação do psicólogo no BrasilBeltramello, Otávio; Kienen, Nádia [Orientador]; Fornazari, Sílvia Aparecida; Kubo, Olga MitsueResumo: O termo Acompanhamento Terapêutico tem resultado em definições na área da Psicologia que indicam a necessidade de mais investigação sobre os comportamentos do psicólogo envolvidos com a prestação desse serviço A produção científica sobre o Acompanhamento Terapêutico, embora variada e diversa, pouco tem contribuído para a formulação de uma definição consensual do que caracteriza esse tipo de serviço O objetivo desta pesquisa consiste em caracterizar as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico como um subcampo de atuação do psicólogo no Brasil Para isso a pesquisa foi organizada em dois estudos O Estudo 1 teve por objetivo caracterizar de forma crítica diferentes contribuições da Psicologia e da Análise do Comportamento para a definição de Acompanhamento Terapêutico, problematizando características que têm sido utilizadas em suas definições no Brasil Verificou-se que o Acompanhamento Terapêutico tem sido definido por meio do uso de metáforas e como um serviço necessariamente subordinado ao trabalho do psicólogo clínico Já o Estudo 2 teve como objetivo caracterizar as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico como um subcampo de atuação de psicólogos, por meio de análise da literatura especializada onde foram identificadas, partir da perspectiva analítico-comportamental, as classes de comportamentos constituintes do Acompanhamento Terapêutico O conceito de comportamento como um complexo sistema de relações entre classes de estímulos antecedentes, classes de respostas e classes de estímulos consequentes foi considerado como base para identificar essas classes de comportamentos A identificação foi feita a partir de um procedimento constituído por 4 etapas que permitiu identificar, avaliar e corrigir a linguagem que tem sido utilizada para se referir às classes de comportamentos Foram identificadas 911 classes de comportamentos, que foram (re)nomeadas e organizadas em uma lista e estão categorizadas de acordo com seus componentes, o que possibilitou questionar definições em que o acompanhante terapêutico é subordinado a outro profissional, ou que o aproximam às funções que são realizadas por estagiários, ou como sendo um profissional responsável exclusivamente por uma modalidade de atuação Defende-se que utilizar recursos conceituais e tecnológicos derivados da Análise do Comportamento e especificamente da Programação de Ensino, parece sinalizar uma alternativa para definir mais claramente o “perfil” do acompanhante Terapêutico Por fim, a presente pesquisa poderá contribuir com a produção de um conhecimento que poderá favorecer o desenvolvimento da profissão e do ensino de PsicologiaItem Adaptação e avaliação de um jogo educativo para ensino de comportamento assertivo a crianças em idade escolarBosquetti, Marcella Andressa; Gil, Silvia Regina de Souza Arrabal [Orientador]; Bolsoni-Silva, Alessandra Turini; Costa, Carlos EduardoResumo: Estudos sobre assertividade foram realizados, principalmente, nas décadas de 197 e 198 Entretanto, não há um consenso sobre a definição do termo Definições clássicas enfatizam aspectos topográficos do comportamento e, raramente, abordam as dimensões funcionais do mesmo Atualmente, algumas classes de comportamentos são consideradas como fatores protetivos ao desenvolvimento humano, uma dessas classes é a de comportamentos assertivos A literatura recomenda o desenvolvimento desses comportamentos durante a infância, por facilitar a iniciação e manutenção de relacionamentos sociais, contribuir para a aceitação por pares e para o ajustamento escolar Jogos educativos poderiam ser úteis nesse sentido, pois, por meio deles, é possível o ensino de novos comportamentos e o engajamento da criança nas tarefas propostas O objetivo desta pesquisa foi adaptar o jogo de tabuleiro “Space Ability: fazendo contato com Aliens” e avaliar os efeitos do uso do jogo de tabuleiro na versão adaptada sobre comportamentos assertivos de crianças em idade escolar Para isso, essa pesquisa foi estruturada em dois estudos O Estudo 1 trata-se de uma revisão sistemática que teve por objetivo identificar e sistematizar artigos publicados sobre assertividade e Análise do Comportamento entre os anos 1998 e 218 Os dados obtidos neste estudo indicaram que a maioria dos artigos se tratava de estudos teóricos e correlacionais e que, apesar de serem utilizados nas buscas os descritores “análise do comportamento” e “behavior analysis”, apenas nove artigos estavam embasados nos pressupostos da Análise do Comportamento A pouca quantidade de publicações de estudos experimentais, sugere a necessidade de investigações dessa natureza e destaca-se o uso de jogos como forma de intervenção para ensino de comportamento assertivo No Estudo 2 foram avaliados os efeitos da adaptação do jogo “Space Ability: fazendo contato com Aliens” para o ensino de comportamentos assertivos para crianças entre 9 e 1 anos de idade Na Pré e Pós-intervenção os participantes e suas professoras responderam ao Inventário Sistema de Avaliação das Habilidades Sociais (SSRS-BR) e realizou-se sessões de situação simulada, nas quais foram observados os comportamentos assertivos e inassertivos (passivos e agressivos) A Intervenção foi composta por seis sessões com o jogo educativo Entre a terceira e quarta sessão de Intervenção ocorreram sessões de situação simulada, que consistiram de sessões de observação dos comportamentos semelhante a que ocorreu na Pré-intervenção, nas quais foram observados os comportamentos assertivos e inassertivos As atividades na situação simulada foram conduzidas por uma assistente Verificou-se que três dos quatro participantes apresentaram aumento no percentil da classe geral do SSRS-BR e que a taxa de comportamentos assertivos foi maior que a de inassertivos na fase de Pós-intervenção A partir das respostas às cartas do jogo (Cartas da missão e às Cartas de avaliação), conclui-se que os participantes apresentaram mudança no comportamento verbal e aumento nos percentis do SSRS-BR na Pós-intervenção em relação aos percentis obtidos na Pré-intervenção Considerando a importância do ensino de comportamentos assertivos, sugere-se o aprimoramento das cartas do jogo e a realização de novos estudos, inclusive em aplicações no contexto clínicoItem Adesão ao tratamento do diabetes do tipo 1 : revisão de literaturaKirchner, Luziane de Fatima; Marinho-Casanova, Maria Luiza [Orientador]; Gon, Márcia Cristina Caserta; Löhr, Suzane SchmidlinResumo: O conceito de adesão varia muito entre os estudos, dependendo da forma como ela é avaliada Realizar revisão de literatura sobre a avaliação da adesão permite identificar a diversidade dos métodos utilizados, e pode contribuir para que esses sejam mais bem empregados O objetivo deste trabalho é apresentar os dados de estudos empíricos publicados no período de 2 e 21, selecionados no Web of Science, e que avaliaram a adesão ao tratamento do diabetes do tipo 1 Os 11 artigos levantados foram arquivados no programa End Note X4® e os dados transferidos para o banco de dados Microsoft Office Access 27, distribuídos em 16 campos A análise dos dados possibilitou o desenvolvimento de dois artigos: o artigo 1 informou sobre a produção científica na área da adesão ao tratamento do diabetes do tipo 1, e o artigo 2 identificou os métodos de avaliação da adesão empregados nesses estudos Os resultados indicaram que o número de pesquisas foi crescente, com predomínio nas áreas de Medicina e de Psicologia A análise dos indicadores (média de citações recebida entre os estudos; fator de impacto dos periódicos que mais publicaram) indicou que os materiais bibliográficos levantados estão sendo disseminados na comunidade cientifica No entanto, quanto aos métodos empregados, uma grande parte dos estudos não está de acordo com as estratégias sugeridas na literatura, tais como, utilizar múltiplos informantes e instrumentos para avaliar um único procedimento médico, abrangendo todas as suas dimensões A forma como a avaliação da adesão está sendo realizada deve ser uma preocupação de todas as áreas da saúde, mas principalmente da Medicina e da Psicologia, uma vez que abrangeram maior quantidade de publicaçõesItem Análise comparativa dos conceitos de avaliação de risco e de controle concorrente de estímulosAlmeida, Noel Rodriguez de; Estanislau, Célio Roberto [Orientador]; Gongora, Maura Alves Nunes; Melo, Camila Muchon de; Nascimento, Ari Bassi do; Costa, Carlos Eduardo; Haydu, Verônica Bender [Coorientadora]Resumo: O presente estudo apresenta-se como uma pesquisa teórica que visa estabelecer paralelos entre os conceitos de avaliação de risco, oriundo de pesquisas etofarmacológicas, e de controle concorrente de estímulos, proveniente da Análise do Comportamento O conceito de avaliação de risco refere-se a padrões defensivos estudados em modelos animais sobre conflito, principalmente, aqueles relacionados aos transtornos de ansiedade Por sua vez, o conceito de controle concorrente de estímulos tem sido apresentado pela Análise do Comportamento como um instrumento para a investigação de fenômenos relacionados à resolução de conflito em diferentes níveis de complexidade, como o comportamento de escolha, resolução de problemas, comportamento verbal, entre outros A partir da análise do conceito de avaliação de risco, com o foco na descrição dos aspectos funcionais do comportamento de avaliação de risco, além dos aspectos topográficos envolvidos nos padrões defensivos filogeneticamente determinados estudados pela Etofarmacologia, foi possível identificar pontos de afinidades conceituais entre esses diferentes campos de pesquisa Tal análise teve como um dos resultados uma proposta de abordagem mais parcimoniosa do fenômeno ansiedade ao considerá-lo como comportamentos derivados do controle concorrente de estímulos Isso indica, por exemplo, a possibilidade de investigar a ansiedade não apenas em relação à estimulação aversiva ou relacionada a condições ameaçadoras geralmente ligadas à ocorrência das respostas de medo Assim, sugere-se investigá-la, também, tendo como padrões comportamentais comparativos aqueles resultantes de variadas condições não necessariamente aversivas, mas ligadas a outras respostas emocionais diferentes dos padrões defensivos incondicionaisItem Análise comportamental de grupo psicoterapêutico com mulheres portadoras de endometrioseInocente, Giuliana; Soares, Maria Rita Zoéga [Orientador]; Gon, Márcia Cristina Caserta; Vandenberghe, Luc Marcel A.Resumo: Endometriose é uma doença ginecológica crônica com sintomas que podem contribuir para a ansiedade, depressão e isolamento social A intervenção psicológica em grupo é considerada uma alternativa de tratamento para auxiliar mulheres com tal diagnóstico, uma vez que apresenta vantagens quando aplicada em contexto de saúde por beneficiar um maior número de pacientes e fornecer modelo de enfrentamento da situação O presente estudo pretende descrever uma intervenção realizada a um grupo de mulheres diagnosticadas com endometriose sob enfoque Analítico Comportamental e analisar seus efeitos sobre a melhora dos sintomas e da qualidade de vida O trabalho está dividido em três partes, compostas por propostas de artigos científicos a serem submetidos à publicação O primeiro refere-se a uma revisão sistemática às bases de dados Index Psi, Lilacs, PePsic, PubMed, Scielo e Science Direct com os descritores “endometriose AND psicologia”, “endometriose AND saúde” e “endometriose AND grupo de apoio” Cumpriram os critérios de inclusão 14 artigos que foram divididos em: Revisão bibliográfica, Análise de contexto e Intervenção psicológica Identificou-se uma escassez de estudos que relacionaram a endometriose e a Psicologia O segundo artigo apresenta uma protocolo de intervenção em grupo de abordagem Analítico Comportamental Foi composto por seis participantes portadoras de endometriose, duas psicoterapeutas e dez sessões com o objetivo de desenvolver repertório relacionado a habilidades sociais, como expressão de sentimentos, empatia e assertividade, além de desenvolver autoconhecimento Os resultados corroboraram com a literatura no quesito de demora ao receber o diagnóstico e a necessidade de se trabalhar habilidades sociais com o intuito de extinguir comportamentos de fuga e esquiva de contextos sociais O terceiro artigo analisa a primeira e a última sessão de intervenção por meio da transcrição dos relatos das participantes Com o método The Grounded Theory elaborou-se duas categorias: Habilidades Sociais e Autopercepção, que possuem subcategorias que as descrevem Tais categorias são afetadas pelos sintomas da endometriose e foram trabalhadas durante a intervenção psicoterapêutica A intervenção levou a mudança no repertório comportamental das participantes melhorando a qualidade de vida Conclui-se que a endometriose ainda é um tema recente e que necessita de pesquisas que investiguem e avaliem aspectos relacionados à intervenção psicológicaItem Análise comportamental de interações sociais de pacientes ambulatoriais com psoríaseMota, Carolina Martinez Sampaio; Gon, Márcia Cristina Caserta [Orientador]; Moreira, Rita de Cássia Margarido; Freitas, Maura Glória deResumo: As pesquisas sobre psoríase mostram que, além do desconforto físico (prurido, lesões na pele) e dos tratamentos custosos e pouco efetivos, os indivíduos com esta doença também sofrem com a aparência inestética da pele e com as dificuldades para enfrentar reações de preconceito (piadas, apelidos, olhares insistentes) de outras pessoas em diferentes contextos sociais Nestes casos, os que já apresentam um conjunto de respostas sociais pouco habilidosas, independente da doença, podem perceber essas situações como extremamente aversivas Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar se indivíduos com psoríase apresentam dificuldades nas interações sociais e quais os aspectos clínicos e as condições sócio-demográficas que são mais propícios à apresentação destas dificuldades Para tanto, entrevistaram-se 35 indivíduos, 19 homens e 16 mulheres, entre 14 e 77 anos, atendidos no ambulatório do Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Londrina e que apresentavam a doença há pelo menos seis meses Esta amostra foi caracterizada quanto aos dados sócio-demográficos (idade, gênero, escolaridade, nível sócio-econômico, ocupação, estado civil e número de filhos) e aos aspectos clínicos (localização das lesões, tipo de medicação e tempo de diagnóstico) Nesta pesquisa também foram identificadas, por meio do Inventário de Habilidades Sociais (IHS - Del Prette e Del Prette, 21), as dificuldades de interação social relatadas por estes indivíduos Esses dados foram analisados estatisticamente Além dos dados sócio-demográficos e dos aspectos clínicos, os pacientes também foram entrevistados individualmente para que detalhassem as dificuldades que enfrentavam com a doença Conforme os resultados, para avaliar a severidade de um caso de psoríase, conjuntamente aos aspectos clínicos (tipo de medicação, localização das lesões, tempo de diagnóstico e presença de outras doenças, além da psoríase) devem ser considerados alguns dados demográficos como idade, gênero e estado civil Mulheres jovens e solteiras mostraram-se mais vulneráveis às dificuldades interpessoais, especialmente quando as lesões eram expostas Em contrapartida, homens mais velhos e casados relataram melhores desempenhos sociais O tempo de diagnóstico também foi uma condição importante para avaliar dificuldades interpessoais, pois indivíduos com mais de três anos de diagnóstico relataram melhores desempenhos, ainda que fossem mulheres mais jovens Porém, quando, além da psoríase, os indivíduos apresentavam outras doenças, independente da idade e do tempo de diagnóstico, eles relatavam baixo desempenho em interações sociais Os comprometimentos causados pela doença também se mostraram bastante diferenciados conforme a idade dos participantes Quanto aos indivíduos mais idosos, os incômodos físicos, como prurido, sangramento, descamações, as limitações nas atividades cotidianas e a dependência de terceiros para o desempenho destas atividades foram as principais queixas Por sua vez, os mais jovens queixaram-se das críticas e avaliações negativas das pessoas à sua aparência física; portanto, eles evitavam o contato social e, conseqüentemente, apresentavam dificuldades quando tinham de interagir socialmente Essas dificuldades prevaleciam na faixa etária economicamente ativa, pois a inserção em atividades produtivas exige exposição social e repertório social extremamente elaborado Ao compreender as condições que favorecem a apresentação de dificuldades sociais e desenvolver ações integradas, tanto a Psicologia quanto a Dermatologia potencializam e aperfeiçoam procedimentos conjuntos em benefício destes indivíduosItem Uma análise conceitual das Agências Controladoras e sua relação com a sobrevivência das culturasSouza, Fábio Henrique Silva de; Melo, Camila Muchon de [Orientador]; Lopes, Carlos Eduardo; Castro, Marina Souto Lopes Bezerra deResumo: Há décadas, analistas do comportamento atuam em relação aos problemas sociais, tanto em produções teóricas como em aplicações da tecnologia comportamental Entretanto, em geral, a Análise do Comportamento parece não ser utilizada para a construção de mudanças sociais consistentes Autores apontam para a necessidade de ampliar o escopo de análise e intervenção, exigindo um esforço para estudar o contexto de forma ampla e considerar o terceiro nível de seleção por consequências, a evolução das culturas As agências controladoras, como partes das culturas, precisam ser levadas em conta no estudo das contingências presente no contexto social Esta pesquisa, de caráter teórico-conceitual, visa esclarecer o papel das agências de controle na sobrevivência das culturas Textos teóricos de B F Skinner, considerados como textos fundamentais, foram analisados por meio do Procedimento de Interpretação Conceitual de Texto (PICT) Textos auxiliares, que ofereceram suporte na realização dos objetivos, foram registrados por fichamentos Abordam-se as definições de cultura presente no texto skinneriano, assim como sua relação com o grupo e o papel das pessoas como parte da cultura Variações comportamentais explicam a origem de novas práticas culturais, que são selecionadas caso o grupo praticante obtenha sucesso na resolução de problemas Restrições estruturais no terceiro nível de seleção, representadas por contingências predominantes mantidas por agências controladoras, podem afetar a seleção de práticas culturais Apresenta-se uma possível definição das agências controladoras como conjunto de práticas controladoras, isto é, práticas culturais institucionalizadas, mantidas por uma subdivisão mais poderosa do grupo Culturas são fortalecidas quando seus membros são melhores educados, mais saudáveis, desperdiçam menos recursos e vivem em um ambiente mais seguro Práticas culturais podem agir sobre o ambiente social fortalecendo ou enfraquecendo uma cultura Discute-se o papel das práticas mantidas pelas agências no fortalecimento ou enfraquecimento das culturas, tendo em vista que tais práticas beneficiam principalmente as próprias agências Aborda-se, de maneira breve, a crítica de Skinner às instituições e sua defesa pelo aumento do controle face a face como uma estratégia para diminuir a concentração de poder pelas agências controladoras Conclui-se que o arcabouço teórico do Behaviorismo Radical permite investigações de relações de poder entre controladores e controlados e seus efeitos decorrentes Espera-se que este estudo sirva de incentivo à novas pesquisas sobre contexto social e cultural do comportamento humano, levando em conta as possíveis relações de poder entre as pessoasItem Uma análise da dominação masculina à luz da noção skinneriana de culturaFontana, Jordana; Laurenti, Carolina [Orientador]; Arantes, Ana Karina Leme; Melo, Camila Muchon deResumo: A dominação masculina consiste em um sistema de valores culturais, no qual se favorece o gênero masculino em detrimento do feminino Essas práticas acarretam a desigualdade de gênero, a qual tem sido estudada por diferentes áreas do conhecimento, inclusive pela psicologia Em uma linguagem analítico-comportamental, entende-se a dominação masculina como um conjunto de práticas culturais de controle opressivo, que desfavorecem o gênero feminino na distribuição de reforçadores, impedindo também o contracontrole pelas mulheres Por mais que o número de pesquisas voltadas para discussões de gênero seja extenso e crescente, a participação da Análise do Comportamento nessas questões ainda é pouco expressiva A fim de preencher essa lacuna, foi realizada uma pesquisa teórica, com o objetivo de analisar as relações de dominação masculina à luz da noção skinneriana de cultura Para tanto, a pesquisa contou com três etapas O objetivo da primeira etapa foi examinar o conceito skinneriano de cultura em textos do próprio autor, identificando alguns aspectos responsáveis pelo fortalecimento e enfraquecimento de práticas culturais A segunda etapa visou identificar e descrever práticas culturais e comportamentos de dominação masculina pautando-se no exame do livro “Dominação masculina”, de Pierre Bourdieu O objetivo da terceira etapa foi articular as informações produzidas nas duas etapas anteriores, deixando explícitas as teses de Bourdieu sobre dominação masculina e suas respectivas interpretações comportamentais A partir disso, foi construído um texto final, o que teve como objetivo também facilitar a identificação das práticas, contribuindo para o contracontrole por parte das mulheres Os principais textos dos referidos autores foram analisados por meio do procedimento de interpretação conceitual de texto (PICT) e os textos secundários por fichamentos de transcrição A pesquisa concluiu que a dominação masculina pode ser compreendida como uma cultura com assimetria no sistema de reforçadores, com diversas práticas culturais que contribuem para que a cultura de dominação masculina sobreviva As principais práticas descritas na pesquisa dizem respeito à violência simbólica, um conjunto de práticas culturais inconspícuas, mantido especialmente por seus benefícios às agências de controle As agências são constituídas majoritariamente por homens e, portanto, estes detêm poder sobre os reforçadores da cultura, manipulando contingências visando seu próprio benefício Para isso, as agências controladoras reforçam diferencialmente o comportamento de homens e mulheres na cultura, conferindo reforçadores com mais facilidade a homens, isto é, privilégio Considerando as consequências aversivas que essas práticas apresentam à vida das mulheres, e também dos homens, um planejamento cultural deve visar estratégias de contracontrole dessas práticas, bem como preparar os indivíduos para exercerem o controle face a face, estratégia sugerida por Skinner para a redução do poder dar agências Este trabalho pode ser realizado em coordenação com a teoria política e movimento social feminista, que já tem agido em busca de diferentes formas de controle social que visem a modificação das relações de reforçamento assimétrico entre gêneros na sociedadeItem Análise da interação de crianças com dermatoses crônicas e suas mães na realização de tarefas aversivasCantero, Claudia Razente; Gon, Márcia Cristina Caserta [Orientador]; Oshiro, Claudia Kami Bastos; Soares, Maria Rita ZoégaResumo: Variáveis motivacionais como novidade, quantidade, duração, repetição ou preferência de uma tarefa podem evocar problemas de comportamento como a desobediência infantil, mantidos através de contingências estabelecidas na interação entre pais e filhos A orientação comportamental direcionada a pais é uma estratégia de intervenção eficiente para ensiná-los a controlar o ambiente de crianças com e sem doenças crônicas, que apresentam problemas de comportamento Os objetivos do presente estudo foram 1 Avaliar a probabilidade de ocorrência de desobediência infantil diante da realização de duas tarefas aversivas (fazer o tratamento médico e guardar brinquedos) e a presença da mãe e 2 Aplicar e avaliar um programa de orientação comportamental para ensinar mães a lidarem com os comportamentos de seus filhos em situação de tarefas aversivas Participaram do estudo quatro crianças diagnosticadas com dermatose crônica e suas mães Foi utilizado o delineamento quase-experimental, e o procedimento foi dividido em cinco etapas: 1) Avaliação e seleção dos participantes; 2) Avaliação de linha de base, 3) Intervenção por meio de um Programa de Orientação baseado nos princípios básicos da Análise do Comportamento, 4) Avaliação pós-intervenção e 5) Avaliação de seguimento Na entrevista inicial, foi avaliado o relato da mãe acerca do comportamento da criança, utilizando o Children Behavior Checklist for ages 6/18 (CBCL-6/18) Os resultados mostraram que as crianças apresentaram diferentes padrões de comportamento nas duas condições de avaliação, destacando que alguns eventos antecedentes tiveram função estabelecedora e evocaram comportamentos de obediência e desobediência infantil Os resultados do programa de orientação comportamental indicaram que o programa foi útil para ensiná-las que o comportamento ocorre a partir da interação entre indivíduo e ambiente e com uma história passada de contingências específicas, e que fazem parte do repertório da criança com dermatose crônicaItem Análise da interação entre mãe e a criança durante o atendimento odontológicoBrandenburg, Olivia Justen; Marinho-Casanova, Maria Luiza [Orientador]; Moraes, Antônio Bento Alves de; Haydu, Verônica BenderResumo: Um dos temas de grande interesse da Psicologia aplicada à Odontologia é a explicação do comportamento infantil de não-colaboração com o dentista Cerca de 25% da clientela infantil apresentam comportamentos não-colaborativos, o que pode ser compreendido pela presença de eventos aversivos no contexto odontológico Tais eventos passam a ser suportados pela criança quando se estabelecem repertórios de autocontrole e de seguir regras, os quais são aprendidos na primeira infância, principalmente no meio familiar Assim, o estudo da interação entre mães e filhos em consulta odontológica pode contribuir para compreensão das diferenças de comportamento entre as crianças na consulta Neste sentido, a presente pesquisa, baseada nos fundamentos da Análise do Comportamento, visou analisar a interação entre mães e crianças durante os atendimentos odontológicos Participaram do estudo: Vitória (5 anos de idade) com sua avó, Pedro (7 anos), Alice (3 anos), Davi (2 anos) e Lucas (2 anos) com suas mães Os participantes selecionadas foram as crianças que precisaram de tratamento odontológico cirúrgico Para cada díade, foi realizada filmagem da interação na sala de espera, na primeira consulta e na segunda Nos resultados, as duas crianças com mais idade, Vitória e Pedro, colaboraram e permaneceram calmas durante todo o tratamento Suas mães interagiram pouco, provavelmente porque essas crianças não precisaram de ajuda As três crianças mais novas apresentaram comportamentos não-colaborativos na primeira consulta, com freqüências variadas Alice e Lucas colaboraram no segundo atendimento, suas mães apresentaram os maiores índices de interação Davi foi a criança que apresentou mais tempo e maior intensidade de não-colaboração nos dois atendimentos, sua mãe foi a menos interativa Esses dados indicam que o comportamento das mães pode afetar o comportamento das crianças em atendimento odontológico Apesar de o comportamento infantil estar principalmente sob controle dos procedimentos odontológicos, as mães podem fornecer instruções e apoio para auxiliar seus filhos Além disso, a grande responsabilidade das mães parece estar no treino de repertórios complexos como autocontrole e seguimento de regras, os quais são fundamentais para o enfrentamento de contextos como o odontológico Os dados da presente pesquisa podem subsidiar o planejamento de orientações aos pais sobre formas adequadas e eficientes de se comportarem durante a consulta odontológica de seus filhosItem Análise da interação entre o odontopediatra e a criança em situação de atendimento odontológicoFioravante, Daniele Pedrosa; Marinho, Maria Luiza [Orientador]; Banaco, Roberto Alves; Zakir, Norma Sant'AnaResumo: A literatura tem indicado que o tratamento odontopediátrico é influenciado pelo padrão comportamental dos profissionais e das crianças Todavia, há ainda necessidade de mais estudos destinados a investigar algumas variáveis presentes nesse contexto A presente pesquisa visou caracterizar o padrão de interação entre os odontopediatras e as crianças, no decorrer de atendimentos odontológicos profiláticos ou de emergência Participaram do estudo dois graduados em odontologia, que cursavam especialização em odontopediatria Também participaram vinte crianças consideradas não clínicas para problemas de comportamento, de acordo com os resultados obtidos no inventário Walker Problem Behavior Identification Checklist, respondido pela mãe Os dados foram coletados em uma clínica-escola de atendimento odontológico através de gravação em vídeo dos atendimentos Cada profissional atendeu dez crianças, sendo cinco em atendimentos de profilaxia e cinco em emergência As respostas observadas foram categorizadas e analisadas através da adaptação de um sistema de categorização utilizado em um estudo anterior As categorias para os comportamentos das crianças foram: cooperativos ou opositores; para os comportamentos dos profissionais foram: adequados (estratégias de manejo positivas) ou inadequados (estratégias de manejo punitivas ou restritivas) Os resultados obtidos indicaram que, das 2 crianças atendidas, 19 apresentaram alta freqüência de respostas cooperativas e oito apresentaram alta freqüência de respostas opositoras, ou seja, a freqüência de não-colaboração foi alta em 4% do total de atendimentos As crianças atendidas na emergência apresentaram 5% menos respostas colaborativas e duas vezes mais respostas opositoras do que as crianças atendidas na profilaxia Quanto aos odontopediatras, observou-se maior freqüência de respostas adequadas por minuto do que inadequadas em todas as dez consultas de profilaxia, mas em somente quatro das dez consultas de emergência Houve elevada freqüência de comportamentos inadequados emitidos pelos profissionais tanto com crianças com freqüência alta como baixa de respostas opositoras Os dados sugerem que: a) as crianças são menos colaboradoras e mais opositoras nos atendimentos de emergência do que nos de profilaxia; b) a ocorrência de respostas de oposição pelas crianças parece não exercer grande influência sobre a ocorrência ou não, de respostas inadequadas dos profissionais, e c) a variável tipo de atendimento exerce influência sobre a ocorrência de comportamentos adequados e inadequados dos profissionais, com mais dificuldades de manejo da criança nos atendimentos de emergência Essas conclusões são evidências da necessidade de melhorar as habilidades do odontopediatras exigidas nos atendimentos de emergência, visando a redução do uso de estratégias inadequadas de manejo nestes atendimentos Sugere-se, então, que medidas sejam tomadas nos cursos de formação em Odontologia e Odontopediatria, para incremento no treino tanto de habilidades técnicas da profissão como de habilidades positivas de manejo do comportamento infantilItem Análise da relação entre variação e seleção no modelo de seleção pelas consequências à luz do darwinismoLeão, Monalisa de Fátima Freitas Carneiro; Haydu, Verônica Bender [Orientador]; Laurenti, Carolina; Gongora, Maura Alves NunesResumo: Behavioristas radicais explicam o comportamento como sendo produto de uma história de variação e de seleção, com base no modelo de seleção pelas consequências proposto por Skinner Embora esse modelo explicativo pressuponha que a evolução do comportamento depende da interação entre esses processos, algumas discussões indicam que a definição dos processos de variação e de seleção ainda não estão muito bem esclarecidas na Análise do Comportamento Alguns estudos sugerem que a seleção nem sempre foi analisada em relação à variação, que, por sua vez, foi negligenciada por muito tempo pelos cientistas Isso pode ter contribuído para a diversidade de definições empregadas pelos analistas do comportamento, principalmente no que diz respeito ao processo de variação Com base em uma revisão de estudos que adotaram a variabilidade comportamental como objeto de pesquisa, notou-se que ainda são poucas as discussões sobre a definição, a natureza e a origem do processo de variação, e sua relação com a seleção Além disso, foi observado que, embora o modelo explicativo skinneriano tenha sido sugerido em analogia à seleção natural, os analistas do comportamento recorrem mais ao darwinismo para explicar o processo de seleção do que o processo de variação O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre variação e seleção, no modelo de seleção pelas consequências, à luz do darwinismo Na primeira parte do estudo, a relação entre variação e seleção foi discutida no contexto das explicações biológicas Dessa forma, foi mostrado como o tratamento darwiniano da relação entre esses processos foi influenciado pelas Ciências Físicas Clássicas e pelo conjunto de ideias que caracterizaram o fisicalismo O novo tratamento da relação entre variação e seleção oferecido pelos neodarwinistas proporcionou uma explicação alternativa àquelas tradicionais dos processos vivos, além de ter possibilitado o estabelecimento da Biologia como ciência autônoma Na segunda parte do estudo, foi discutido como a teoria skinneriana pode ser interpretada como uma alternativa às explicações tradicionais do fenômeno psicológico, tal como o darwinismo foi interpretado no contexto da Biologia Por fim, as afinidades entre a teoria darwiniana e o modelo de seleção pelas consequências foram examinadas com base no tratamento da relação entre os processos de variação e de seleção Concluiu-se que o processo de seleção não tem prioridade sobre o processo de variação no modelo de seleção pelas consequências, pois esse modelo oferece caráter primordial à relação entre variação e seleção na explicação do fenômeno psicológico A incompatibilidade entre os processos de variação e de seleção é agora interpretada como um processo construtivoItem Análise de categorias comportamentais verbais vocais em uma intervenção em grupo para indivíduos com transtorno bipolarAlves, Hans Werner; Soares, Maria Rita Zoéga [Orientador]; Gallo, Alex Eduardo; Silveira, Jocelaine Martins daResumo: Na busca por uma prática efetiva e maior colaboração do cliente na terapia, a Psicologia tem desenvolvido estudos sobre o comportamento de terapeutas e clientes em situação de intervenção clínica Pesquisas com foco no comportamento verbal do psicólogo clínico têm evidenciado condições que podem influenciar na eficiência da relação terapêutica O presente estudo teve como objetivo analisar as categorias comportamentais apresentadas por clientes diante de Recomendação ou Solicitação de Reflexão emitida por terapeutas, em uma intervenção em grupo para indivíduos com diagnóstico de Transtorno Bipolar do Humor (TBH) Tais categorias estão embasadas no modelo para categorização de comportamentos na relação terapêutica denominado SiMCCIT Foram analisadas verbalizações de dois terapeutas e cinco clientes durante a realização de um grupo terapêutico de indivíduos diagnosticados com Transtorno Bipolar Inicialmente foram separados os trechos das sessões em que os terapeutas apresentaram comportamentos pertinentes às categorias de Recomendação e Solicitação de Reflexão Posteriormente foi investigada a presença das categorias de Aprovação ou Empatia Além disso, foi realizada análise de cada Recomendação ou Solicitação de Reflexão Por fim, foi identificado se diante da Recomendação e Solicitação de Reflexão, os clientes apresentaram comportamentos de Concordância ou Oposição Os resultados indicaram que mesmo na modalidade de terapia de grupo, a maioria dos comportamentos das categorias Recomendação e Solicitação de Reflexão foram direcionadas de forma individual Houve um aumento gradual de respostas vocais dos clientes para as Recomendações e Solicitações de Reflexão no decorrer das sessões analisadas A diferença entre o número de vezes que foi apresentada Solicitação de Reflexão e Recomendação foi pouco significativa Sugere-se o desenvolvimento de pesquisas que investiguem a relação entre categorias que podem melhorar a eficácia e eficiência em processos psicoterapêuticosItem Análise de efeitos indesejáveis do reforço positivoCampos, Anthônia de; Gongora, Maura Alves Nunes [Orientador]; Abib, José Antônio Damásio; Haydu, Verônica BenderResumo: O controle positivo do comportamento exerce um papel central na constituição do corpo teórico da Análise do Comportamento Na literatura comportamental, encontramos muitos estudos que discutem os efeitos desejáveis do reforço positivo Por outro lado, muito pouco se discute a respeito de seus possíveis subprodutos indesejáveis A teoria do reforço positivo fundamenta, de modo geral, as intervenções conduzidas pelos analistas do comportamento Se o objetivo do analista do comportamento é, além de prever, controlar o comportamento, então, defende-se que é pertinente conhecermos o maior número possível de efeitos, que possam ser produzidos pelo tipo de controle que usamos em nossas intervenções A presente pesquisa tem como objetivo levantar e analisar possíveis efeitos indesejáveis do reforço positivo Para isso, foram conduzidos dois estudos: Estudo I – Descrição das principais posições de B F Skinner sobre os efeitos indesejáveis do reforço positivo; Estudo II – Descrição de estudos no campo da Análise do Comportamento que apresentam discussões a respeito dos efeitos indesejáveis do reforço positivo No primeiro estudo foram selecionados textos nos quais Skinner abordava questões referentes à definição, aplicação e efeitos das contingências de reforçamento positivo As informações encontradas nesses textos foram organizadas em quatro temas: 1) a evolução do comportamento; 2) limites encontrados no processo de variação e de seleção; 3) seleção da suscetibilidade às conseqüências naturais e às conseqüências reforçadoras; 4) o sistema ético skinneriano e a sobrevivência das culturas No segundo estudo, foi realizado um levantamento bibliográfico, a fim de se verificar as posições de outros analistas do comportamento (além de Skinner) sobre os efeitos indesejáveis do reforço positivo A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio de: a) levantamento em quatro bases de dados do Portal de Periódicos da CAPES através do cruzamento de palavras-chave; b) levantamento de estudos através da referência bibliográfica de três textos que apresentaram discussões relevantes a respeito dos efeitos indesejáveis do reforço positivo; c) levantamento de estudos na coleção „Sobre Comportamento e Cognição", em grupos de estudos cadastrados nos diretórios do CNPq e no banco de teses e dissertações do Portal de Periódicos da CAPES As informações obtidas no estudo II foram organizadas em quatro tópicos: 1) posições de Perone (23); 2) posições de Balsam e Bondy (1983); 3) principais efeitos indesejáveis do reforço positivo encontrados nos textos selecionados; 4) debate entre Epstein (1985) e Balsam e Bondy (1985) sobre os efeitos indesejáveis do reforço positivo Os resultados da busca bibliográfica mostraram que os efeitos indesejáveis do reforço positivo, examinados por Skinner, são muito pouco discutidos na literatura comportamental Verificou-se que, dos 26 textos recuperados, apenas quatro apresentavam quase que exclusivamente, discussões sobre os efeitos indesejáveis do reforço positivo Os demais textos apenas citavam a possibilidade de ocorrência de tais efeitos, mas tinham como objetivo principal discutir outros temas Além disso, foram constatadas diferenças importantes entre os efeitos indesejáveis do reforço positivo discutidos por Skinner, descritos no estudo I, e os efeitos indesejáveis encontrados no estudo II Após análise das posições de Skinner, observou-se que o autor demonstra uma preocupação com toda a teoria do reforço positivo, principalmente em relação à suscetibilidade evoluída ao reforço positivo e às conseqüências imediatas Já nos textos levantados no estudo II, verificou-se que os autores apresentam preocupações mais relacionadas aos efeitos indiretos da aplicação de procedimentos de reforço positivo No entanto, também foram observadas algumas semelhanças nos resultados dos dois estudos Foi observado que os autores, nos dois estudos, mostraram que alguns efeitos indesejáveis do reforço positivo são produzidos pelo próprio estímulo (e não pelo uso inadequado do procedimento) como o imediatismo e efeitos emocionais Também, nos dois estudos, os autores descrevem implicações dos efeitos indesejáveis do reforço positivo para alguns problemas sociais, que se mantém na atualidade, como por exemplo, o controle abusivo que pode ser imposto por certos governos e por outras agências de controle Discute-se, nesta pesquisa, a complexidade envolvida em qualquer tipo de controle comportamental e que o uso do reforço positivo, não é um procedimento simples para que o cuidado e os estudos relativos aos seus efeitos sejam negligenciados Por isso, defende-se que devemos compreender não somente os efeitos diretos do reforço positivo (a frequência da resposta), mas olhar além, procurando compreender seus efeitos indiretos, sejam eles desejáveis ou indesejáveisItem Análise de possíveis efeitos desejáveis do controle aversivo na aprendizagem de comportamento eficazMazzo, Ieda Maria Bertola; Gongora, Maura Alves Nunes [Orientador]; Luna, Sérgio Vasconcelos; Haydu, Verônica BenderResumo: Neste estudo investiga-se a hipótese de que contingências de punição e de reforço negativo, que constituem a área denominada “controle aversivo”, participam do processo de estabelecimento e de manutenção de comportamentos importantes, os quais podem aumentar a probabilidade de um dado indivíduo lidar melhor com as adversidades de seu ambiente, além de contribuir com práticas culturais relevantes para o seu grupo Nesse caso, esses efeitos seriam entendidos como desejáveis, uma vez que favoreceriam a promoção de repertório eficaz Para investigar esta hipótese foram desenvolvidos dois estudos, ambos de natureza teórico-conceitual O primeiro descreve critérios implícitos nas análises skinnerianas, que orientam a compreensão de comportamento eficaz No segundo estudo, investiga-se a possibilidade de participação do controle aversivo no processo de estabelecimento e de manutenção de comportamentos, que possivelmente favoreçam a ocorrência de repertório eficaz Os critérios formulados no primeiro estudo, instrumentalizaram o segundo estudo para o esclarecimento do sentido em que os efeitos do controle aversivo podem ser avaliados como desejáveis ou indesejáveis Os resultados do Estudo 1 mostram que Skinner, no conjunto de seus textos, usa a expressão “comportamento eficaz” com o seguinte sentido: repertório de comportamentos de um indivíduo, que produz tanto possibilidades diretas quanto indiretas de reforço, para comportamentos do próprio indivíduo, além de aumentar as chances de sobrevivência de práticas culturais relevantes Os resultados do segundo estudo demonstram a possibilidade de participação do controle aversivo em vários comportamentos que favorecem repertório eficaz Nesses resultados destacam-se as análises mais detalhadas do comportamento moral e do comportamento de autocontrole As análises desenvolvidas indicam que, por integrar o ambiente natural, dificilmente o controle aversivo poderia ser simplesmente eliminado ou substituído Além disso, em muitas situações, sua ocorrência parece ser adaptativa, indicando que algum contato com seus efeitos pode ser importante para a aprendizagem de comportamentos eficazes Evidencia-se, ainda, que seus efeitos indesejáveis ocorrem em condições particulares de estimulação aversiva, havendo assim a possibilidade de certos efeitos desejáveis serem produzidos em outras condições Com isso, espera-se ter contribuído com um maior detalhadamento na análise do controle aversivo, apresentando alguns subsídios que podem orientar a compreensão de analistas do comportamento acerca dos seus efeitos comportamentais desejáveis e indesejáveis Espera-se também, que os resultados destes estudos possam subsidiar análises mais críticas e menos dogmáticas sobre os diferentes efeitos comportamentais do controle aversivoItem Análise do comportamento : intervenção em grupo para mulheres com endometrioseBrunello, Gabriella Olivia Serizawa Gonzales; Soares, Maria Rita Zoéga [Orientador]; Gon, Márcia Cristina Caserta; Ivatiuk, Ana LuciaResumo: A endometriose é objeto de estudo de um grupo de pesquisa em análise do comportamento na Universidade Estadual de Londrina Considerada uma ginecopatia que acomete mulheres em idade fértil e pode causar sintomas como cólicas, dores crônicas e infertilidade O tratamento médico é cirúrgico e medicamentoso A doença pode levar de cinco a dez anos para ser diagnosticada, o que causa dificuldades e sofrimento A literatura indica que mulheres com endometriose apresentam alta prevalência de depressão e ansiedade, o que sugere a necessidade de elaboração de recursos para a avaliação e intervenção psicológica A modalidade de grupo é uma condição que tem demonstrado relevância para o atendimento no contexto da saúde Compreender o comportamento de pacientes e terapeutas nesta situação pode auxiliar na elaboração de estratégias efetivas de intervenção O presente estudo identificou e analisou categorias comportamentais de clientes com diagnóstico de endometriose e terapeutas que conduziram um grupo de apoio com base analítico-comportamental A intervenção foi realizada em uma clínica de diagnóstico por imagem, que também oferecia atendimento psicológico O grupo foi conduzido por duas terapeutas e contou com a participação de seis mulheres com diagnóstico de endometriose Para a análise de dados foram utilizados registros em vídeo e transcrição de seis sessões de intervenção A partir das transcrições, os comportamentos verbais vocais de terapeutas e clientes foram agrupados em categorias e organizadas em termos de frequência e duração A análise dos dados indicou que as categorias de terapeutas que ocorreram com maior frequência foram Informação, Solicitação de reflexão, Interpretação e Empatia; e que demandaram maior duração foram Informação, Interpretação, Recomendação e Empatia A categoria Solicitação de Relato obteve menor frequência e duração para ambas terapeutas As categorias de clientes com maior frequência de ocorrência e duração foram: Cliente estabelece relações e Relato, o que pode indicar engajamento no processo terapêutico O presente trabalho buscou contribuir para a compreensão do comportamento de terapeutas e clientes com diagnóstico de endometriose durante a participação em um grupo de apoio e oferecer subsídio para futuras pesquisas na áreaItem Análise do comportamento aplicada à análise de jogo no futebolMoreira, Gustavo Damasceno; Souza, Silvia Regina de [Orientador]; Cillo, Eduardo Neves Pedrosa di; Melo, Camila Muchon deResumo: A Análise do Comportamento aplicada ao esporte pode oferecer uma gama relativamente diversificada de recursos com vistas a aperfeiçoar o desempenho esportivo e contribuir para o aperfeiçoamento do recurso de análise de jogo O presente trabalho, estruturado em dois artigos, apresenta uma análise de jogo, o pênalti, sob a ótica do goleiro e do cobrador da penalidade, com base nos princípios da Análise do Comportamento (Artigo 1) e apresenta dados sobre os procedimentos empregados por um treinador de futebol para o ensino das jogadas ensaiadas de escanteio ofensivo, sobre como as jogadas ensaiadas foram executadas pelos atletas durante treinos e jogos competitivos, comparando se estavam de acordo com o modelo fornecido pelo treinador e sobre os resultados obtidos nos escanteios (Artigo 2) No Artigo 1 foram apresentados alguns princípios básicos da Análise do Comportamento e discutidas as contribuições da análise funcional do comportamento aos profissionais que analisam jogos, como treinadores e psicólogos do esporte, no que diz respeito à análise e interpretação dos comportamentos de acordo com suas respectivas relações de controle, com a finalidade de contribuir para o planejamento de intervenções mais eficazes para aperfeiçoar o desempenho dos jogadores e das equipes Quanto ao Artigo 2 participaram um treinador e 71 jogadores de futebol profissional As jogadas ensaiadas foram descritas em modelos gráficos e comparadas com a sua execução durante os treinamentos e jogos Os treinos e jogos foram filmados e as verbalizações do treinador, durante os treinos, gravadas Quanto aos resultados, destaca-se que: (a) os escanteios foram trabalhados apenas em situação de jogo coletivo; (b) quanto mais próximo do período competitivo maior a porcentagem de treinos conduzidos pelo treinador, maior a quantidade de treinos com escanteio e mais tempo do treino foi dedicado às situações de escanteio; (c) os titulares executaram mais jogadas que os reservas e obtiveram maior aproveitamento do escanteio em finalização Quanto ao ensino das jogadas, ele se deu predominantemente por meio de instruções técnicas parciais Não houve descrição de um sinal antes da cobrança e, em todas as sessões, dentre as Jogadas A, B, C e D, a Jogada A foi a mais treinada Houve aumento do número de jogadas Improvisadas à medida que a competição se aproximava e indícios da manutenção do padrão de realização das jogadas ensaiadas em treino, nos amistosos e jogos Para a equipe titular, a Jogada Improvisada teve melhores índices em finalizações no gol e gols Para a equipe reserva a Jogada A obteve os melhores índices O desempenho nos amistosos foi superior ao dos treinos e jogos Os dados obtidos corroboram os de outras pesquisas e apontam a necessidade de intervenções que contribuam tanto para marcar gols nesses lances, quanto para não sofrê-losItem Análise do comportamento aplicada às doenças crônicas não transmissíveis : uma revisão sistemática da produção brasileira stricto sensuCalheiros, Taís da Costa; Gon, Márcia Cristina Caserta [Orientador]; Soares, Maria Rita Zoéga; Moraes, Antônio Bento Alves deResumo: No Brasil, os fatores de risco à saúde da população estão fortemente relacionados ao crescimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis [DCNT], as quais correspondem a 72% das causas de morte no país Fatores comportamentais estão presentes na etiologia e na evolução desse tipo de problema de saúde de longa duração, com necessidade de tratamento contínuo, que pode levar à morte A Análise do Comportamento Aplicada [ACA], por sua vez, tem sido crescentemente empregada tanto para a promoção de comportamentos de prevenção, quanto à modificação de comportamentos de risco, evidenciando o impacto e a adequação da tecnologia comportamental na resolução de problemas de saúde O objetivo do presente estudo foi conhecer e analisar a produção científica brasileira stricto sensu da ACA na área da saúde com ênfase em DCNT elaborada na última década Foram identificadas e descritas as seis dimensões da ACA (aplicada, comportamental, analítica e conceitualmente sistemática, tecnológica, efetiva e passível de generalidade) propostas por Baer, Wolf, e Risley (1987) nas dissertações e teses analítico-comportamentais sobre quatro grupos principais de DCNT Uma revisão sistemática exploratória foi conduzida a partir da estratégia de busca “análise do comportamento” AND saúde no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações Avaliou-se a Dissertação ou tese que se caracterizasse como estudo empírico-aplicado da ACA na área da saúde referente a um dos quatro grupos principais de DCNT, escrita por um(a) psicólogo(a), defendida entre 25 a 215 e com delineamento de sujeito único ou de grupo Foram excluídos resumos: repetidos, incompletos, de outras áreas da saúde, de trabalhos teórico-conceituais, de revisões de literatura, de estudos de caso sem delineamento metodológico e relacionados a transtornos psiquiátricos segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais [DSM-V] (APA, 213), bem como que não fossem de autoria de psicólogos, que não tivessem termos da Análise do Comportamento, que não se remetessem a um dos quatro grupos principais de DCNT, que não tenham sido produzidos em cursos de pós-graduação stricto sensu na área de Psicologia no Brasil e cuja data de defesa não constasse na última década O Roteiro de Análise da Produção Científica englobou as seis dimensões da ACA e suas variáveis de estudo, analisadas descritivo-qualitativamente Duas dissertações e uma tese foram recuperadas e identificou-se que as dimensões aplicada e analítica e conceitualmente sistemática foram contempladas nesses estudos, enquanto as demais foram atendidas parcialmente ou não o foram A Universidade Estadual de Londrina e a Universidade Federal do Pará foram identificadas como possíveis centros de formação de analistas do comportamento interessados na área da saúde no Brasil O número reduzido de produções científicas recuperadas sobre a temática denota a urgência do desenvolvimento de pesquisas empírico-aplicadas quanto aos fatores comportamentais concernentes às DCNT no país A especificação de critérios técnicos a serem considerados na análise e produção de conhecimento empírico na ACA pode aprimorar a formação científica de analistas do comportamento dedicados à interface comportamento e saúde, bem como a qualidade da tecnologia analítico-comportamental que for desenvolvidaItem Análise do comportamento de fumar cigarrosGameiro, Ana Cristina Polycarpo; Marinho-Casanova, Maria Luiza [Orientador]; Haydu, Verônica Bender; Löhr, Suzane SchmidlinResumo: Diante dos diversos malefícios do tabaco a saúde, muitos países têm se empenhado tanto para prevenir quanto para tratar o tabagismo e diversas pesquisas têm sido realizadas a fim de entender este comportamento Nenhum desses estudos sobre intervenções para o controle do tabagismo em empresas, encontrados na literatura, consiste em um programa de intervenção psicológica de base exclusivamente analítico-comportamental Além disso, de todos os programas relacionados ao controle do tabaco implementados em diferentes locais apenas o de Gavazzoni (28) teve como filosofia o Behaviorismo Radical Alguns profissionais da saúde estão tendo dificuldades em manejar grupos anti-tabagismo Essas dificuldades poderiam ser resolvidas por meio da compreensão dos princípios comportamentais Alguns aspectos do comportamento de fumar cigarros de tabaco foram analisados com base nestes princípios, como: Comportamento Respondente, Comportamento Operante, Estímulo Discriminativo, Operação Estabelecedora, Comportamento governado por regras e modelado pelas contingências e Autocontrole A Influência do Grupo também será analisada devido a sua importância na aquisição do comportamento de fumar O objetivo geral desta pesquisa foi analisar verbalizações de três tabagistas participantes em um programa de tratamento para parar de fumar O presente estudo constitui-se de duas fases, a Fase I, em que a pesquisadora observou e registrou sessões anti-tabagismo; Fase II, em que foi feita a seleção de três participantes do grupo e análise de suas verbalizações com base em Princípios da Análise do Comportamento Para muitos fumantes, deixar de emitir o comportamento de fumar é muito difícil, provavelmente porque esse comportamento tenha um alto valor reforçador As contingências sociais que restringem e punem o comportamento de fumar parecem contribuir para que mais pessoas procurem ajuda profissional a fim de abandonar o tabagismo Os estímulos discriminativos também se mostraram importantes variáveis controladoras do comportamento de fumar A privação de nicotina e a privação de reforçadores alternativos ao fumar aumentam o valor reforçador desse, evocando comportamentos que terão como conseqüência tal comportamento É necessária a presença se um psicólogo nas sessões de tratamento antitabagista, a fim de que o mesmo analise funcionalmente o comportamento de fumar de cada participante e planeje, individualmente, a modificação de variáveis ambientais que alterem a freqüência do comportamento de fumar, até extingui-lo