02 - Mestrado - Comunicação

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    O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação
    Ywatsugu, Tatiana Iaquinto; Bastos, Manoel Dourado [Orientador]; Buzalaf, Márcia Neme; Andreo, Marcelo Castro
    Resumo: O presente estudo se propõe a reconstituir a história do estúdio de animação soviético Soyuzmultfilm e analisar como o seu maior ícone, o mascote Cheburashka, se comunicava com as esferas públicas oficial e informal soviéticas na Era da Estagnação de Leonid Brejnev Para investigar o sucesso por trás de Cheburashka, é discutido brevemente, a partir de uma pesquisa exploratória, a forma de organização social da Rússia pré e pós Revolução de Outubro, para então facilitar o entendimento sobre a formação de sua esfera pública Em seguida, é investigada a maneira como se comporta a esfera pública em um governo socialista, e como ela foi mantida através de instituições estatais, entre elas, o cinema Adentrando a discussão sobre cinema, é verificado como o cinema soviético se desenvolveu durante os governos de Stalin, Khrushchev e Brejnev, e como o cinema de animação se aperfeiçoou paralelamente, sendo competitivo o bastante para ser o equivalente aos estúdios Disney do bloco oriental Finalmente, essa discussão é aprofundada em uma decupagem, análise estética e análise temática dos quatro curtasmetragens de Cheburashka, para que se obtenha exemplos concretos do diálogo que o estúdio propunha entre a esfera pública oficial e informal da União Soviética
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    "Domingo tem Barbada" : cartografia das multiplicidades cotidianas de uma festa no Bar Valentino
    Rezende, Isabela Yankous Vale Santos; Demétrio, Silvio Ricardo [Orientador]; Kaseker, Mônica Panis; Fornasier, Cleuza Bittencourt Ribas
    Resumo: O tema do presente trabalho é a Barbada, festa do circuito alternativo de Londrina que ocorre aos domingos, no Bar Valentino, local conhecido por ser uma referência das manifestações culturais da cidade O objetivo geral é investigar as multiplicidades da vida cotidiana do evento, registradas por meio de fotografias publicadas em sua página oficial, no Facebook, imagens indicadoras de que há um processo em curso A bibliografia consultada fundamenta-se na perspectiva teórica da sociologia urbana e da comunicação a partir dos aspectos do cotidiano, como os rituais, o vestuário, as maneiras de consumir, o espaço e a identidade A metodologia baseia-se na cartografia, que objetiva analisar objetos de pesquisa expansivos Os resultados apontam que a existência da Barbada pode ser acompanhada pelo emprego de um mapa aberto e em constante construção, composto por ilhas de fotografias, as quais derivam do conceito de rizoma, espécie de haste que expande-se por todos os lados
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    Máquinas de realidades : o realismo sujo de imagens impuras no telejornalismo de alta definição
    Dias, Peterson dos Santos; Souza, Florentina das Neves [Orientador]; Lopes, Dirce Vasconcellos; Bacco, Thaisa Sallum
    Resumo: Este estudo analisa a influência dos conteúdos gerados por usuários (CGU) na reportagem telejornalística Com o desenvolvimento tecnológico da televisão, que deixa de ser analógica e está era digital, assiste-se à convergência transmídia entre computadores, televisores e celulares: a hipertelevisão Em comum a todos estes aparatos, a internet e sua facilidade de compartilhamento de dados, imagens e vídeos têm moldado o espectador em produtor e gerador de conteúdo A proposta metodológica revisa bibliograficamente estudos em TV e, a partir das análises de reportagens, investiga as reconfigurações da realidade, por meio da estética do realismo sujo Em contraste com a nitidez da transmissão digital, o jornalismo televisivo tem optado por realçar o real com imagens extrajornalísticas, oriundas de dispositivos de visibilidade, frutos de uma sociedade hiperespetacular marcada pelo desejo de vigiar e ser vigiada
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    Relações entre moda e história : uma análise da revista Marie Claire durante o período de ocupação alemã na França
    Braga, Marina Mendes; Gawryszewski, Alberto [Orientador]; Ribeiro, Edméia Aparecida; Fornasier, Cleuza Bittencourt Ribas
    Resumo: O vestuário sempre esteve presente em todos os povos desde os primórdios, para aquecer, proteger ou cobrir o corpo Milênios depois, os artesãos descobriram a tecelagem, entrelaçavam fios e, com isso, conseguiram produzir tecidos que, após cortados e costurados, protegiam do frio e até demonstravam poder Com esses fenômenos, a moda tornou-se também objeto de estudo de filósofos, antropólogos e sociólogos, e mais recentemente de historiadores, que julgaram importante analisar a moda como algo que comunica reflexos culturais e históricos de determinada época Assim, o tema deste estudo é entender e estabelecer as relações entre moda e contexto histórico, e tem como recorte os anos que compreendem a ocupação alemã na França, entre 194 e 1944 O estudo desse período de extremos tenta compreender, a partir das imagens e publicidades publicadas na revista Marie Claire francesa, como uma sociedade reage em sua forma de ser e de se vestir e como as mulheres, no anseio de se manterem bem vestidas funcional e esteticamente, se comportam perante uma situação inusitada Como estratégia para a análise das imagens, foram utilizados os métodos apresentados por Roland Barthes em Sistema da Moda (1967), que se concentra na análise de revistas de moda Também serão usados conceitos do mesmo autor apresentados em Imagem e Moda (25) e Mitologias (1957), este último será utilizado especificamente na análise das publicidades
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    Atenção na publicidade online : um estudo da percepção de imagens efêmeras nas mídias sociais
    Galdino, Lorena Albuquerque Gonçalves; Londero, Rodolfo Rorato [Orientador]; Bastos, Manoel Dourado; Figueiredo, Daniel de Oliveira
    Resumo: Nunca se perseguiu tanto a atenção na publicidade e nunca fomos tão distraídos São muitas as tentações para nos tirar o foco em meio a tantas telas e a uma torrente ilimitada de informações, imagens e estímulos A necessidade de conquistar a atenção como primeiro passo para a transmissão da mensagem publicitária, que levará o consumidor a uma ação, é uma prática tão naturalizada na profissão que não se discute nem se questiona a sua validade, nem mesmo em um momento em que a publicidade atravessa uma crise em que sua eficácia é indagada e onde os consumidores estão incrédulos e saturados de anúncios Essa pesquisa questiona a primazia da atenção disciplinar e focada como primeiro e principal lemento para a publicidade Para isso, buscamos compreender os conceitos de atenção, sensação e percepção enquanto valores sociais e culturais da sociedade, e não somente como uma característica biológica humana bem como entender a variação desses conceitos ao longo do tempo A partir daí, recorremos aos primeiros manuais de publicidade para compreender a relação simbiótica dessa disciplina com a psicologia e de como a atenção disciplinar, legitimada pelo discurso científico da publicidade tem sido entendida e buscada desde então Embora na tentativa de superar a saturação e conseguir atrair atenção, agências e anunciantes venham tentando novos formatos publicitários e novas mídias, ainda buscam conquistar a mesma atenção disciplinar do início do século XX A atenção dispensada pelos consumidores para a publicidade online nos aplicativos de redes social, particularmente para as imagens e vídeos efêmeros, é rasa e fragmentada e em um fluxo que vai da atenção à distração continuamente: uma hiperatenção E por este motivo, não faz mais sentido que teóricos e profissionais continuem em uma procura pela atenção disciplinar
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    Discursividades e implicações políticas da Copa do Mundo de 2014 nas charges de Carlos Latuff
    D'Epiro, Graziela Fabiana Rocha; Miani, Rozinaldo Antonio [Orientador]; Contani, Miguel Luiz; Buzalaf, Márcia Neme
    Resumo: Esta Dissertação tem como principal objetivo a análise dos efeitos de sentido produzidos por charges de Carlos Latuff, referentes à Copa do Mundo de 214 O foco da pesquisa é elucidar o processos de comunicação e formação de sentidos deste gênero comunicativo visual Para alcançar o objetivo proposto, foram necessárias reflexões sobre as relac¸o~es entre charge, ideologia e construc¸a~o da pra´tica discursiva As charges elencadas focalizam o desenvolvimento da Copa do Mundo de 214 e seus impactos no Brasil As análises consistem em três temas: as hashtags que movimentaram as manifestações, a resistência na Aldeia Maracanã e os gastos excessivos do dinheiro público durante a vigésima Copa do Mundo O recorte foi realizado com base em produções que permitem a reconstrução do percurso histo´rico, considerando os protestos e insatisfações dos manifestantes em relação ao megaevento e o conturbado cenário nacional da época Selecionamos as charges de Latuff devido à sua significativa produção iconográfica do respectivo período; vale ressaltar que este chargista tem grande projec¸a~o arti´stica e política e seus trabalhos estão distribuídos mundialmente A pesquisa realizada é pautada pelos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa (AD), tendo como principal referência os estudos de Michel Pêcheux, divulgados no Brasil, principalmente, por Eni Orlandi e o método iconológico de Erwin Panofsky Este trabalho justifica-se por considerar o caráter informativo e opinativo das charges e sua ampla circulação social e contribui para uma ana´lise discursiva dos processos de comunicação e informação, com vista a` formação de leitores críticos dessas discursividades Com relação ao discurso expresso nas charges de Carlos Latuff, encontramos um perfil de resistência e denúncia, composto por outros discursos que se construíram durante os preparativos e após a realização da Copa de 214 O cenário de violência, repressão e abuso dos governos para garantir a execução dos jogos e conclusão do megaevento, concomitantes aos gastos do dinheiro público, corrupções e crise política, se apresentaram em oposição à resistência expressa pela população em forma de movimentos e protestos O levantamento historiográfico demostrou que o país perdeu não apenas dentro, mas também fora de campo A Copa do Mundo de Futebol da FIFA de 214 foi prejudicial para diversas camadas da população brasileira, e favorável para algumas empresas que lucraram com o megaevento, para alguns políticos e para a FIFA Em resposta a` questa~o formulada no ini´cio do trabalho, concluímos que os efeitos de sentido das charges analisadas se da~o a partir da relac¸a~o entre as suas condic¸o~es imediatas de produc¸a~o (historicidade) e o interdiscurso (memo´ria discursiva) que atravessam o objeto discursivo No entanto, pode-se considerar que o sentido nunca e´ fechado em si, novas leituras e interpretações são permanentemente possíveis
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    Charlie Hebdo e o Islã : orientalismo no discurso chárgico
    Franzon, Helene Ayoub; Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]; Buzalaf, Márcia Neme; Camargo, Hertz Wendell de
    Resumo: Em janeiro de 215, um atentado à sede do semanário satírico francês Charlie Hebdo deixou 12 pessoas mortas, quatro delas, renomados cartunistas O motivo que levou ao ataque foram charges publicadas pelo jornal que retratam figuras islâmicas em situações de deboche O objetivo deste trabalho, portanto, é analisar nove ilustrações publicadas na capa de Charlie Hebdo, entre os anos de 21 e 215 As imagens selecionadas retratam elementos relacionados ao Islã, como a figura do profeta Maomé, muçulmanos, o Corão, a burca, entre outros Começamos por compreender o que é a charge e como o seu sentido é construído O humor, importante característica nas charges, também é discutido a partir da teoria sobre o Riso de Bergson (1983) Em seguida, compreendemos o poder simbólico conferido às imagens no ambiente do sagrado e por que, nesse contexto, elas podem ser consideradas ofensivas por determinados grupos Por fim, utilizamos como chave de leitura para a análise os conceitos de estereótipo, ideologia e hegemonia, além da perspectiva dos estudos culturais propostos por Stuart Hall (1997, 25) e do conceito de Orientalismo desenvolvido por Edward Said (27) Identificamos que as ilustrações de Charlie Hebdo reproduzem a ideologia hegemônica orientalista, mesmo sendo uma publicação não identificada com o discurso colonial dominante Ao representar elementos da religião islâmica por um olhar orientalista, a revista acaba for reproduzir a imagem negativa associada ao Islã e, consequentemente, a reiterar a Islamofobia
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    O espetáculo Nardoni : análise chárgica sobre a atuação da imprensa brasileira no Caso Isabella Nardoni
    Guimarães, Viviane; Miani, Rozinaldo Antonio [Orientador]; Negri Filho, Paulo; Klein, Alberto Carlos Augusto
    Resumo: O assassinato de Isabella Nardoni, em março de 28, ficou marcado como um dos casos mais sensacionalistas da história da imprensa brasileira Diversos meios de comunicação exploraram de forma desmedida a imagem da menina e de sua família, construindo uma narrativa tendenciosa e fantasiosa, afetando a forma pela qual a sociedade enxergava o caso Devido a esse fato, muitas charges foram produzidas retratando críticas sobre a forma como a mídia brasileira conduziu as informações do crime, indicando a espetacularização e o exagero de repetições de reportagens sobre a família Nardoni Nesse sentido, esse estudo possui o objetivo de analisar as charges referentes às críticas sobre a atuação da mídia no assassinato de Isabella Nardoni, apontando de que forma a imprensa brasileira abordou e conduziu o caso Como aporte teórico, seguiu-se, principalmente, os estudos sobre a sociedade do espetáculo, cujo precursor foi o teórico Guy Debord (24) e os estudos sobre mídia e jornalismo de José Aberx Jr (21) e Danilo Angrimani Sobrinho (1995) considerando, portanto, como o espetáculo vem influenciando a nossa sociedade Ao final, pudemos concluir que as charges cumpriram seu papel ao representar a imprensa tal qual o pensamento social da época e que elas conseguiram captar e traduzir em imagens aquilo que a população pensava sobre o Caso Isabella Nardoni e em relação à imprensa brasileira
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    Representação de gênero e erotismo : um olhar contra-hegemônico sobre o corpo das mulheres na Revista Nin
    Pellegrini, Bruna Neves; Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]; Dravet, Florence Marie; Londero, Rodolfo Rorato
    Resumo: Esta Dissertação tem por objetivo analisar a representação de gênero na revista Nin, um periódico impresso de arte erótica, criado por duas mulheres, com a primeira edição publicada em 215 O intuito da análise está em compreender a importância de uma revista erótica criada por mulheres e fora do padrão normativo, para o cenário de representações de gênero disponível atualmente Assim, o problema deste trabalho se dá em entender de que forma a Nin se tornou um meio de representações libertárias e plurais para o corpo e a sexualidade das mulheres Dessa forma, o referencial teórico apresenta o objeto de análise – a revista Nin, um histórico do desenvolvimento da sexualidade humana à luz de Foucault (1984) e (217), visando compreender as mudanças de valores e costumes da sociedade e, especialmente, a relação das mulheres com a sexualidade ao longo dos anos Além disso, é apresentada uma breve história do movimento feminista (BEAUVOIR, 215), (GARCIA, 211), até chegar ao movimento contemporâneo, pós-estruturalista e a epistemologia queer (BUTLER, 217), (MISKOLCI, 215) Também é abordada uma reflexão sobre representações sociais (JODELET, 21) e sobre o corpo como imagem e objeto de consumo, passando pelas considerações de Gramsci (21) à respeito de hegemonia e formas de usar o corpo como instrumento de protesto político Tratando-se de uma revista erótica, este trabalho também aborda uma discussão sobre erotismo, inclusive demarcando a sua diferença em relação a pornografia (BATAILLE, 214), (BRANCO, 1984), (PAZ, 1999) e (MARCUSE, 1982), dialogando com pensamentos do contemporâneo Han (217) Para compreender como o erotismo, a sexualidade e o corpo da mulher são representados pela mídia ao longo dos anos, é apresentado o desenvolvimento das principais publicações eróticas e pornográficas brasileiras Por fim, é abordado o referencial teórico de análise, que se baseia nas teorias de Foucault (215) sobre poder e de Gramsci (21) a respeito de contra-hegemonia, bem como a análise da revista Nin A pesquisa revela que a representação de gêneros na Nin é contra-hegemônica, pois traz o erotismo pelos olhos das mulheres, que mostra-se mais reflexivo, plural e libertário, com potencial para transformações sociais, pois é uma forma de resistência ao poder dominante, um meio de manifestação política em prol da diversidade e liberdade do corpo e da sexualidade
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    Impactos na imaginabilidade do espaço urbano com a implantação de ciclovias em Maringá-PR
    Socolovithc, Thiara Lety Soares Stivari; Contani, Miguel Luiz [Orientador]; Ferreira, José Julio Nunes; Torres, Desire Blum Menezes
    Resumo: Este trabalho analisa, por meio de registros fotográficos, os impactos na imaginabilidade da cidade de Maringá-PR com a introdução de ciclovias na área central do município Observa-se que ocorreu uma real alteração das imagens urbanas e sua significação nas dinâmicas sociais da cidade As visualidades resultantes são capazes de projetar novos sentidos em aspectos tais como a percepção do espaço urbano, a apropriação e a ressignificação do ambiente público, de indicar o modo como a transformação da via original foi absorvida e os impactos adicionais esperados como consequência da modificação com relação ao projeto anterior O corpo teórico tem base no conceito de cidade como forma de comunicação e de linguagem não verbal, conforme descrito por Lucrécia Ferrara, e do princípio de imaginabilidade de Kevin Lynch O corpus é constituído de registros fotográficos da ciclovia divulgados na fanpage Maringá em Fotos, e a metodologia utiliza os guias de análise fotográfica recomendados por Ana Maria Mauad Os resultados apontam que, embora o projeto da prefeitura não tenha sido completamente aceito, a participação pública e a perspectiva de melhora social na integração do transporte alternativo facilitaram na admissão da ciclovia Uma vez constituída, ela passou a ser admirada, alterou a imagem da cidade e transformou os signos da visualidade na região Os efeitos mais amplos dessa transformação repercutem em diversos pontos de Maringá, demonstrando seu impacto sobre a imagem recente da cidade
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    Primeiro como farsa, depois como tragédia : a construção da imagem do MBL em contraposição à alteridade
    Moura, Júlia Frank de; Bastos, Manoel Dourado [Orientador]; Barbosa, Jefferson Rodrigues; Buzalaf, Márcia Neme
    Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar a ascensão de um grupo neoliberal no Brasil a partir de 214, o MBL, que se autodefine baseando-se na alteridade com a oposição, ou seja, define-se por meio do Outro A pesquisa é feita com base na análise de 18 vídeos do movimento, publicados em seu canal do YouTube, no período de novembro de 214 a agosto de 216 (golpe) São analisados trechos destes vídeos nos quais a relação com o Outro, que toma a forma da esquerda brasileira e principalmente do PT, fica presente Como base teórica, são utilizados autores que discutem questões como neoliberalismo, redes sociais e política atual, são eles: Naomi Klein, Noam Chomsky, Dardot e Laval, Wolfgang Streeck e Philip Oxhorn, além de autores que analisam todo esse processo histórico que leva à contemporaneidade e a questão do Outro na contemporaneidade – sejam eles da escola de Frankfurt, como Herbert Marcuse, que serve de linha condutora para o trabalho, ou mais contemporâneos, como Edward Said e Achille Mbembe São abordadas, portanto, questões como as relações dentro do neoliberalismo, o nacionalismo, a doutrina do choque e a crise do capitalismo O trabalho é dividido em 3 capítulos: o primeiro trata de questões relacionadas ao neoliberalismo; o segundo, da metodologia de análise e dos 18 vídeos escolhidos; por fim, o último capítulo é o elo entre a definição de Outro e a abordagem deste pelo MBL Aprofundando o estudo sobre o objeto e todas estas questões propostas, chega-se à conclusão de como a definição do MBL se dá por meio da diferença em relação ao Outro, o antipetismo, o antilulismo e as falas nacionalistas
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    Iconoclastia digital : Deus, Jesus e Maria pelo "Porta dos Fundos"
    Santana, Marcia Elaine Fernandes Pedralino; Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]; Fonseca, André Azevedo da; Miklos, Jorge
    Resumo: Este trabalho se dedica a compreender o processo de ressignificação de duas das principais imagens de culto cristão católico - Maria e Jesus - e da imagem tabu de Deus, utilizando como objeto de análise os esquetes com temática religiosa cristã do canal humorístico do YouTube Porta dos Fundos Inicialmente a revisão historiográfica contextualiza o surgimento e consolidação dessas três figuras como objetos de devoção cristã Posteriormente a pesquisa é direcionada para um levantamento das alusões do Porta dos Fundos a essas imagens e uma revisão teórica dos trabalhos que analisam a produção do grupo como instrumento renovador do humor audiovisual Através da leitura e análise de conteúdo em seis esquetes previamente selecionadas, foi possível contemplar o processo de operação da carnavalização dessas imagens sagradas promovido pelo do Porta dos Fundos e os principais pontos de ressignificação propostos para as imagens de Deus, Jesus e Maria
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    O momento dado de Henri Cartier-Bresson : a aplicabilidade do conceito no jornalismo diário londrinense
    Honorato, Vivian Francielle; Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]; Boni, Paulo César; Ciquini, Fábio Henrique
    Resumo: Este trabalho analisa a aplicabilidade do conceito fotográfico de momento dado, de Henri Cartier-Bresson, no jornal diário Folha de Londrina Esta análise acontece por meio de um método que identifica quantitativamente a presença de imagens que apresentam características deste conceito e analisa qualitativamente a aplicação do mesmo Foram coletadas e analisadas imagens das capas de 3 edições do jornal em questão, no período de 22 de fevereiro à 28 de março de 217 Para fundamentar a análise qualitativa e para fins investigativos da rotina de produção jornalística, foram aplicadas entrevistas com fotógrafos atuantes no jornal e que tiveram suas imagens selecionadas para a análise Utilizou-se como fundamentação a teoria do processo criativo do fotógrafo de Boris Kossoy, o qual dialoga com os conceitos filosóficos de Vilém Flusser e Arlindo Machado Com relação ao momento dado, foi abordado aspectos da formação e produção fotográfica de Henri Cartier-Bresson, considerado o projenitor do conceito, e a questão da tradução do termo que se difundiu como instante decisivo, porém foi idealizada pelo fotógrafo como momento dado O resultado permite afirmar que a presença do conceito nas páginas do jornal diário são escassas e condicionadas mais à oportunidade do que à intencionalidade de aplicá-lo
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    O fim do mundo em traços japoneses : o imaginário atômico em Gen Pés Descalços
    Martins, Jéssica Maria Pires; Fonseca, André Azevedo da [Orientador]; Klein, Alberto Carlos Augusto; Camargo, Hertz Wendell de
    Resumo: Em 1945, a explosão da bomba atômica na cidade japonesa de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial se consagrou como um dos símbolos mais poderosos no imaginário constituído em torno das tecnologias nucleares A força do impacto explosivo e o poder destrutivo causado a curto, médio e longo prazo foram retratados em diversos meios Devido à destruição avassaladora do ataque atômico, inédita na história, muitas dessas representações foram fortemente influenciadas por uma perspectiva mítica A partir dos métodos da pesquisa bibliográfica, da teoria dos quadrinhos e da mitocrítica, este estudo investiga os arquétipos e símbolos do imaginário mitológico manipulados no mangá Gen Pés Descalços, publicado entre os anos de 1973 e 1974 A investigação aponta que os símbolos arquetípicos do fogo, das sombras e do trigo regenerador foram os principais elementos constituintes de uma narrativa mítica do fim do mundo
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    The realness : a feminilidade na construção mitológica da corporalidade Drag Queen como representação social
    Rosa, Pedro Henrique Cremonez; Lopes, Dirce Vasconcellos [Orientador]; Blikstein, Izidoro; Contani, Miguel Luiz
    Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender a construção da personagem drag queen a partir de signos na corporalidade feminina como forma de representação social, exemplificando com personalidades do mundo drag no âmbito nacional e internacional Partindo da concepção do espaço que circunscreve o indivíduo, é formulada uma proposta de interpretação de que personagens drags são construídas na e com cultura visual Sabendo que a concepção de corpo feminino mudou conforme as décadas, e que o corpo em si funciona como informação social, o processo de construção da personagem drag queen parte da apropriação de elementos simbólicos de feminilidade e, desta forma, o corpo drag manifesta-se como uma fonte de significação Essa construção pode ser compreendida a partir do conceito de mitologia de Roland Barthes, dado que há um esvaziamento nos significados dos signos representativos, como vestuário, silhueta, joias, adereços e a formulação de novas significações Desta forma, a corporificação de um personagem drag queen ocorre de maneira mítica, com a ressignificação de questões como o gênero
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    La Dolce Vita : o homem moderno em busca da alma : uma análise da obra de Federico Fellini sob a perspectiva de C.G. Jung
    Nechar, Rafael Ceribelli; Lopes, Dirce Vasconcellos [Orientador]; Dias, Emerson; Weber, José Fernandes
    Resumo: O objetivo dessa Dissertação é fazer uma análise aprofundada do filme do La Dolce Vita, realizado em 196 pelo cineasta italiano Federico Fellini quando ele estava no começo de seu contato com a obra do psicanalista Carl Gustav Jung - fato que mudou definitivamen-te o processo criativo e a filmografia do cineasta Para este trabalho vamos analisar os „sete episódios" do filme, tendo em vista a narrativa não-linear do universo criado por Fel-lini e sua relação intrínseca com os estudos de Jung sobre a complexidade do homem moderno, seus sonhos e sua alma
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    Livro-álbum : a hipermodernidade na literatura infantil e as camadas de leitura
    Maia, Patrícia de Sá; Martins, Rosane Fonseca de Freitas [Orientador]; Fornasier, Cleuza Bittencourt Ribas; Yunes, Eliana Lúcia Madureira
    Resumo: O livro infantil tem ganhado o mercado, não só o brasileiro, mas de todo o mundo de forma rápida nos últimos anos Aliado à nova forma de organização do pensamento, trazida pelos tempos hipermodernos em que o pensamento linear dá lugar, cada vez maior, ao pensamento de superfície surge um novo tipo de livro infantil – o livro- album ou livro-híbrido Essa nova forma de fazer literatura infantil une imagem, texto e projeto gráfico de forma indissociável Nesse contexto, esta pesquisa investiga e analisa as relações hipermodernas na produção do livro-álbum, as camadas de leitura geradas pelo hibridismo de linguagens e a percepção dessas camadas pelo leitor A metodologia usada é de pesquisa exploratória, qualitativa e descritiva e o delineamento inclui pesquisa de campo que traz a análise de dois livros de Ian Falconer “Olivia” e “Olivia não quer ser princesa” como ilustração, pesquisa com leitores e mediação de leitura dos livros analisados, e entrevista concedida por autores (ilustradores e escritores) sobre a produção do livro infantil ilustrado Os resultados confirmam que as linguagens que compõe o livro-álbum se fundem gerando uma nova forma de comunicação e, portanto, uma nova forma de produção literária, evidenciando o design como linguagem híbrida Essa condição corrobora para que o leitor crie camadas de leitura, enriquecendo a narrativa pré-concebida e abrindo portas para outras camadas não pensadas Nesse sentido, possibilita a decodificação das linguagens para a produção de sentido do conteúdo literário para o leitor conforme seu repertório e permite ampliá-lo, gerando novos conhecimentos Espera-se contribuir para uma discussão necessária sobre a influência da hipermodernidade e o papel da comunicação na produção do livro infantil
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    Não corta! a construção de realidade e o processo criativo na obra de Eduardo Coutinho
    Borges, Renata Cabrera; Miani, Rozinaldo Antonio [Orientador]; Lopes, Dirce Vasconcellos; Frochtengarten, Fernando
    Resumo: Este trabalho propõe uma investigação sobre o processo de criação do cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, a partir de sua obra mais emblemática, Cabra Marcado Para Morrer (1984), até o período em que produz três importantes longas-metragens, e que, neste trabalho, denominaremos de “Trilogia do Povo”: Santo Forte (1999), Babilônia 2 (2) e Edifício Master (22) O diferencial desta pesquisa consiste no fato de que o cinema documentário, enquanto produto midiático, reflete determinadas construções que geram impacto nas narrativas contemporâneas e, por conseguinte, na formação de representações sociais A partir de uma revisão filmográfica do autor, traçamos determinados fatores que contribuiram para o recorte em questão e, desta forma, realizamos uma leitura ampla a respeito do que já havia sido publicado acerca do objeto No que consiste às questões do gênero, a pesquisa também apresenta uma perspectiva sobre cinema documentário, principalmente, no cenário brasileiro - teorias, análises e referênciais históricas -, mas sem deixar de considerar as influências externas e suas contribuições Com análise fundamentada nas teorias de Sennet, Deleuze e Riesman, foram estabelecidos tópicos que perpassam o cinema de Eduardo Coutinho, como a questão da verdade no cinema documentário e a exposição da intimidade Para além da necessidade inquestionável de diálogo sobre autor e obra, é essencial pensar no tempo presente em que o objeto de análise está inserido Assim, é possível uma leitura breve da transformação do documentário no Brasil e também nas formas híbridas das narrativas cinematográficas Ao final, pode-se concluir que o cinema tem papel fundamental na construção de imagens e representações
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    La integración mítica y política de los relatos "v for vendetta" y "we are legion" en la máscara de anonymous
    Caceres Bautista, Sergio Arley; Fonseca, André Azevedo da [Orientador]; Lucena, Tiago Franklin Rodrigues; Klein, Alberto Carlos Augusto
    Resumo: A imagem da máscara de Anonymous tem uma relevância contemporânea na sociedade da informação ao transitar da ficção para a realidade Inspirada pela figura histórica do inglês Guy Fawkes, a máscara se popularizou em duas histórias ficcionais: a novela gráfica V for Vendetta (1988) e o filme V for Vendetta (25) para depois ser apropriada pelos ativistas digitais de Anonymous como é demonstrado pelo documentário We are legion: The story of hacktivists (212) O objetivo do texto é compreender os símbolos que contribuem para a mitologia política construída em torno desta máscara dentro dos três relatos Analisando os arquétipos, símbolos e mitos; conclui-se o fortalecimento de um mito político de forma inconsciente: o herói Guy Fawkes alimenta o monomito anti-heroico de V abrindo caminho ao robustecimento de Anonymous como uma conspiração política, salvadora e real
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    Design de jogos e seu potencial didático : mediando experiências de comunicação e gerando valor em processos educacionais
    Vicentin, José Antônio; Martins, Rosane Fonseca de Freitas [Orientador]; Gil, Silvia Regina de Souza Arrabal; Contani, Miguel Luiz
    Resumo: Inovar nos processos de ensino e aprendizagem é uma necessidade para superar os inúmeros problemas que se aprensentam no contexto educacional e como forma de engajar alunos e professores nas atividades escolares, mantendo-os motivados Neste cenário, este estudo trata do design e sua forma de pensamento como mediador das relações humanas e instrumento de comunicação e de criação de valor em produtos, processos, métodos e serviços, atuando como ferramenta para promover o desenvolvimento da educação e da sociedade Para se atingir os objetivos traçados, utilizou-se como metodologia análises fenomenológicas, descrição e interpretação de dados obtidos através de entrevistas e questionários, além da revisão bibliográfica Para demonstrar a hipótese, foi realizado o desenvolvimento de um jogo como suporte ao ensino Para isso, utilizou-se princípios de gamificação, com base em levantamento das necessidades específicas de uma escola de futebol, com o objetivo de tornar as atividades rotineiras mais divertidas e com isso engajar alunos e produzir valor percebido, através do processo de Design Thinking Os resultados obtidos compróvam que o design está apto a promover experiências de comunicação e inovação nos processos educacionais através da manipulação dos códigos das linguagens de imagem, podendo ser uma ferramenta de transformação social