02 - Mestrado - Comunicação

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    A articulação do mito barthesiano por marcas arquetípicas na produção de sentido em mídias
    (2023-02-03) Vieira, Nattalia Todeschini; Contani, Miguel Luiz; Martins, Rosane Fonseca de Freitas; Kulak, Sergio Marilson
    O presente trabalho busca investigar como se processa, ao longo das etapas de uma campanha publicitária, a produção de sentido resultante do emprego de imagens fotográficas, bem como identificar a característica que esse procedimento ajuda a construir no interior das mensagens veiculadas. Os dados são provenientes da campanha intitulada Dream Crazy realizada pela marca Nike, e as análises dão destaque às associações efetuadas ao produto por meio da integração entre o conteúdo de cada fotografia e as declarações expressas em frases funcionando como slogan. O pressuposto adotado é o de que emerge uma interpretação explicável pelo conceito de mitologia, conforme enunciado por Roland Barthes, pelo qual se podem avaliar as implicações causadas pela imagem ao sentido produzido na campanha como um todo. A noção de arquétipos na publicidade é também utilizada a fim de expandir essa compreensão pelo vínculo entre mito barthesiano reforçado por marcas arquetípicas na produção de sentido em mídias. O resultado permite interpretar o efeito gerado pela transposição do signo no interior do sistema semiológico, integrando um imaginário social, e a capacidade que a marca adquire em relação aos fatores de atração e preferência pelo produto, desejo, identificação, e absorção do discurso nos anúncios.
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    Análise das lives streamings realizadas pelos executivos municipais da região da Amusep enquanto estratégia de comunicação pública durante a pandemia da Covid-19
    (2023-04-20) Sevidanis, Ariádiny Rinaldi; Miani, Rozinaldo Antonio; Figueiredo, Daniel de Oliveira; Vicente, Maximiliano Martin
    Esta dissertação se propõe a analisar as lives streamings realizadas pelas páginas oficiais no Facebook dos Executivos Municipais pertencentes à região da Amusep, durante os dois primeiros anos de enfrentamento da covid-19, com o intuito de analisar de que forma o formato está sendo apropriado. A definição do problema de pesquisa surgiu da desconfiança de que os órgãos e departamentos de comunicação estavam expondo erroneamente seus agentes públicos, desviando dos objetivos da comunicação pública, e promovendo o marketing dos respectivos políticos. Para isso, delimitou-se o conceito de comunicação pública como processo que promove e assegura o direito à informação, estreitando os laços entre o Estado e a população, fomentando a transparência, o accountability e a cidadania (BUCCI, 2015; DUARTE, 2007; BRANDÃO, 2007). Considerando o déficit da participação política provocada pela distanciamento da esfera cívica das tomada de decisões na democracia representativa e a mudança de ambiente da discussão democrática do real para o virtual (GOMES, 2005; BENEVIDES, 2016), problematiza-se o uso do recurso para promover a aproximação entre os munícipes e a prefeitura. Apesar das dinâmicas das mídias digitais enfatizarem o papel participativo e o engajamento dos usuários (RECUERO, 2018; JENKINS, 2014), e da interação em tempo real ser uma das principais característica da live (MOTA, 2019; LUPINACCI, 2021), observa-se que das 495 produções mapeadas, poucas exploram esse potencial. Percebe-se que há um considerável desenvolvimento de conteúdos audiovisuais nativos e uma paulatina afinidade dos órgãos na utilização técnica do recurso. Porém, a realização da live revela-se como mera formalidade por parte dos Executivos para se adequarem à nova ambiência, à custa de uma verdadeira abertura ao diálogo ou de promoção da participação popular. Com base na metodologia de Análise de Conteúdo, com abordagem quantitativa, foram identificados as temáticas e finalidades das transmissões, aqui categorizadas em seis eixos: transparência; promocional; pronunciamento; instrucional; informacional; e de evento. Por meio de inferências, expõem-se a preponderância de aspectos que evidenciam o interesse de agentes políticos em detrimento do interesse público, o que releva a necessidade de revisão dos parâmetros da política de comunicação empregados.
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    O design thinking como método no processo de criação, articulação e desenvolvimento de significação e produção de sentido na comunicação visual
    (2023-01-27) Gagliardi, Erick Stacy; Martins, Rosane Fonseca de Freitas; Contani, Miguel Luiz; Barros, Rodolfo Miranda de
    Esta pesquisa apresenta o Design Thinking (DT) como método no processo criativo em projetos de comunicação visual relacionados a identidade visual, publicidade e marketing. Apresenta uma pesquisa com futuros profissionais de design dos cursos de design gráfico, design digital e marketing em caráter exploratório e qualitativo, delineada por um estudo de campo durante o desenvolvimento de projetos de comunicação, significação e produção de sentido. Utilizando para tanto o DTKBoard, processo baseado no modelo mental do Design Thinking. Como objetivos específicos, visa identificar a adaptabilidade do DT junto a designers e equipes de comunicação em seus processos criativos, descrever os modos de aplicação do DT na comunicação em um estudo de campo que constituiu no desenvolvimento de projetos de identidade visual e plano de comunicação e analisar a contribuição do DT para o cenário criativo de comunicação, propondo alternativas em acordo com descobertas já realizadas nos tempos recentes, contribuindo para validar o processo frente ao exigente mercado de trabalho contemporâneo. Foi possível compreender que o DT além de ter apresentado diversas mudanças culturais nas mais diversas corporações ao redor do globo é também aplicável a projetos de significação e produção de sentido na comunicação visual e corrobora com um processo criativo mais fluido, empático, participativo e integrador, trazendo claros benefícios as equipes criativas.
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    A relação entre presença física e virtual na era da mobilidade nas tecnologias de informação e comunicação : pesquisa empírica em uma escola pública na cidade de Londrina/PR
    (2023-02-06) Costa, Josemary Galvão; Londero, Rodolfo Rorato; Klein, Alberto Carlos Augusto; Marques, Barbara Cristina
    O que se tem visto com o desenvolvimento das tecnologias que permitem mobilidade na telefonia, no acesso à internet, e consequentemente na comunicação é a emersão de um ser de múltiplas presenças, cuja própria noção corporal e territorial é ampliada. Esse tem suas percepções mais primitivas conectadas as estas tecnologias, e a cada dia se torna mais dependente delas. A presença, foco principal desse trabalho, é motivo de embate entre autores das mais diferentes áreas. Tanto no conceito quanto na discussão sobre a existência ou não de uma presença virtual por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo geral elencar pontos de coesão nessas visões divergentes a respeito de presença, sua conexão com corpo, território e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e confrontar com os dados da pesquisa empírica. A hipótese inicial dessa pesquisa é que para existir presença, precisa haver corpo físico vivo conectado a ela. Portanto numa videoconferência, ela existe. Com intuito de buscar elementos que poderão servir para construir mais uma parte do amplo conceito de presença foi utilizada como metodologia pesquisa bibliográfica sobre as diversas áreas envolvendo presença, suas variantes ligadas ao virtual, sua ligação com o corpo e com as TICs. Em seguida foram agrupados os conceitos que mais se aproximam e os que mais divergem, passando pela necessidade de uma validação histórica. Principalmente em relação ao desenvolvimento das TICs, as investigações passaram por uma análise documental. Posteriormente, com o objetivo de comparar a pesquisa teórica com dados empíricos, aplicou-se questionários e entrevistas com questões semiabertas em adolescentes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública em Londrina. Foram selecionados alunos e uma de suas professoras que tinham pouco contato com a presença virtual por meio das TICs e em função da Pandemia de Covid-19, no ano 2020, foram sujeitos a ela para poderem participar das aulas que foram realizadas de forma virtual, por meio de videoconferência utilizando o programa Google Meet. Para esse estudo de caso decidiu-se o emprego do método da pesquisa qualitativa do tipo grupo focal e para análise dos dados, foi utilizada a metodologia análise do conteúdo. Os resultados da pesquisa empírica confirmaram as divergências encontradas na pesquisa bibliográfica tanto na conceituação de presença como na sua relação com o corpo e território. Foi utilizado como referencial teórico as definições de presença e suas ramificações abordando o pensamento de Hans Ulrich Gumbrecht, Paul Virilio, Jason Jerald, Marvin Lee Minsky, Marshall McLuhan, Pierre Lévy, Cormac Power, entre outros. Ao final, são tecidas considerações acerca do pensamento de tais autores e dos resultados obtidos na pesquisa empírica. E sobre a impossibilidade de separação da presença do ser, por isso ela o acompanha tanto no físico como no virtual por estar ligada à sua essência.
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    Questões de gênero e movimentos neo-espirituais : uma análise comunicacional de círculos de mulheres da região sul do Brasil
    (2023-03-03) Celinski, Milena Migliorini; Londero, Rodolfo Rorato; Moreira, Reginaldo; Franco, Clarissa de
    Círculos de mulheres dizem respeito a grupos de mulheres que se reúnem com o intuito de realizar rituais e interações sociais que transformem a relação das participantes entre si e consigo mesmas, sendo pautados, necessariamente, em espiritualidades contemporâneas e na compreensão do corpo como espaço sagrado, se classificando, portanto, como uma manifestação dos movimentos neo-espirituais ou da Nova Era. Na medida em que se constituem como espaços relacionais e afetivos, são compreendidos, nesta pesquisa, como um processo comunicacional. Dito isso, o objetivo desse estudo é apreender se os círculos de mulheres atuam com perspectivas que subvertem a ordem patriarcal e, nesse sentido, se constituem como mecanismos de suporte aos ideais feministas ou se, ao contrário, acabam contribuindo para a manutenção da ideologia patriarcal. Para isso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas centradas na categoria gênero e demais questões que a permeiam, com mulheres participantes de círculos da região Sul do Brasil, via aplicativo Zoom. A partir da análise do resultado, foi evidenciado que a participação em círculos de mulheres levou suas integrantes a romperem com algumas perspectivas patriarcais sobre feminilidade e masculinidade, seus corpos, sexualidades e, principalmente, sobre a forma de suas relações consigo mesmas e com outras mulheres. No entanto, são presentes também algumas visões cartesianas e essencialistas a respeito das sujeitas e seus corpos.
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    Semiotização da cidade nos processos de mediação e interação do comércio de Londrina, na pandemia de Covid-19
    (2023-03-31) Bezerra, Jackeline Evangelista; Torres, Desiré Blum Menezes; Lunardelli, Rosane; Contani, Miguel Luiz Contani
    No início do ano de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de pandemia devido ao novo coronavírus – SARS-CoV-2 –, e recomendou que as empresas implementassem medidas de emergência de saúde pública para evitar a proliferação do contágio no mundo. Com base no momento discutido por instituições e dos acontecimentos ante a pandemia, o estudo justifica-se pela importância social no que corresponde à comunicação entre pessoas e o comércio, e colabora para a compreensão da ruptura mundial ocasionada pela pandemia, tendo a cidade como laboratório, e ainda contribui academicamente na compreensão da comunicabilidade das cidades. O aporte teórico consiste na epistemologia da comunicação: interação e mediação, semiótica da cultura e na teoria geral dos sistemas. O estudo tem como objetivo geral analisar os processos epistemológicos de mediação e interação no comércio da região central de Londrina-PR em 2020 e 2021, durante a pandemia de Covid-19, tendo como recorte os impactos no comércio de rua e apontando as estratégias adquiridas pelo viés da abordagem sistêmica. A metodologia é de natureza exploratória e descritiva; qualitativa; e emprega as técnicas de pesquisa: observação fazendo uso do método à deriva; entrevistas com agentes do comércio; e, pela pesquisa bibliográfica, utilizando dados secundários, como as capas da revista Mercado em Foco da Associação Comercial e Industrial de Londrina – Acil. Os resultados mais expressivos da pesquisa apontam para a semiotização por meio dos signos gerados pelo ambiente pandêmico que fizeram parte da paisagem urbana do comércio, que permitiu um olhar através do prisma do pensamento semiótico da cultura de Lotman, para ver além do medo e da insegurança que impactaram o varejo e o cotidiano urbano. Sob a luz da abordagem sistêmica, foi possível avaliar que, embora o comércio tenha sido prejudicado com relação à sua autonomia, as estratégias adquiridas possibilitaram o uso de aplicativos, redes sociais, entre dispositivos da cibercultura, que contribuíram para a permanência sistêmica. Outro apontamento relevante é de que o comércio necessita se organizar melhor no que tange à comunicação urbana e aos problemas advindos da pandemia, com relação à regulamentação dos vendedores ambulantes sem alvará, que de fato é um problema social que atingiu, além da saúde, a parte econômica das pessoas. E esse aspecto trouxe à paisagem urbana do comércio de Londrina signos que são reflexos da pandemia, lidos como a falta de emprego, que faz com que as pessoas busquem alternativas informais de trabalho.
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    One piece : uma análise dos elementos narrativos na convergência midiática entre mangá e anime
    (2022-11-24) Saita, Karina Benício; Kaseker, Mônica Panis; Fonseca, André Azevedo da; Andreo, Marcelo Castro
    Os quadrinhos japoneses e suas versões animadas, denominados mangás e animes, são frutos de uma relação intercultural com o ocidente e têm cada vez mais atraído leitores e espectadores de todos os países, principalmente pela atual facilidade de acesso dessas narrativas transmídia por aplicativos oficiais para leitura e serviços de streaming que disponibilizam as versões animadas. Com o olhar voltado para o movimento que ocorre entre a convergência midiática, a presente pesquisa tem como propósito investigar o que ocorre com os elementos narrativos do mangá de One Piece quando ele é adaptado para anime, e de que modo se dão essas alterações. Utilizando como metodologia a análise da narrativa torna-se possível identificar e categorizar as principais semelhanças e diferenças entre as versões por meio da divisão entre macro e micro estruturas. Observa-se que por mais que a adaptação entre elas possua estruturalmente mais semelhanças que disparidades, algumas modificações ou rearranjos das cenas são inevitáveis, contudo, ao invés de resultarem em experiências negativas, acabam renovando a série, entretendo os espectadores antigos enquanto cativam os que decidem acompanhar a narrativa animada pela primeira vez.
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    Cangaço, decolonialidade e estereótipos no personagem Lunga, do filme Bacurau (2019)
    (2022-04-12) Rostirolla, Felipe; Buzalaf, Márcia Neme; Klein, Alberto Carlos Augusto; Cavalcante, Ana Luísa Boavista Lustosa
    A pesquisa desenvolvida busca explorar características relacionadas a Lunga, um dos personagens mais marcantes de Bacurau (2019), filme dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Para estabelecer as bases necessárias para assimilar os aspectos propostos de Lunga, ao longo da pesquisa fundamentaram-se, nos capítulos dessa dissertação, diversas questões relacionadas aos estudos sobre o movimento histórico do cangaço, da decolonialidade, e de estereótipos. São múltiplas as contribuições de Bacurau, e especificamente do personagem Lunga, para o debate sobre colonialidade e estereótipos. O sucesso comercial e de crítica de Bacurau atestam que sim, o brasileiro quer e gosta de ver narrativas que o colocam como donos de sua própria história, e que contenham personagens reivindicadores, como Lunga é. Além disso, é notória a colaboração de Lunga para as representações cinematográficas de personagens pertencentes a filmes de faroeste e ao universo queer, trazendo maior nuance e símbolos para que a população possa se espelhar e se encontrar.
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    Fotografia digital e manipulação : um estudo da cobertura fotojornalística da Folha de S.Paulo na pandemia de Covid-19
    (2022-11-25) Nascimento, Viviane Claudia Vieira do; Boni, Paulo César; Buzalaf, Márcia Neme; Hoffmann, Maria Luisa
    O que mais encanta os consumidores da fotografia é, ainda hoje, a possibilidade que ela carrega de apresentar a veracidade dos fatos. Por mais que o mito de que “se está na foto é verdade” tenha sido descontruído, essa ideia ainda permeia o imaginário popular e, dessa forma, causa forte impacto na sociedade. O fotojornalismo, assim como toda a imprensa, é responsável por fazer uma mediação entre os acontecimentos e as pessoas e, dessa forma, o fotojornalista e os veículos de imprensa para os quais trabalham são responsáveis pelos impactos positivos e negativos das imagens que produzem. Com a chegada da fotografia digital e a facilidade de manipulação proporcionada pelos softwares de edição, os casos de imagens alteradas digitalmente aumentaram absurdamente e, com isso, o descrédito dos leitores em relação às fotografias publicadas na imprensa passou a alimentar a narrativa de que as imagens mentem. Tudo se torna ainda mais grave com a popularização das fake news – expressão usada para designar o uso de notícias falsas com a intenção de deformar uma informação – e que estão sendo amplamente utilizadas para contrapor e desacreditar o trabalho da imprensa. Dessa forma, vislumbrando contribuir com a discussão, esta pesquisa realizou um estudo da cobertura fotojornalística da Folha de S.Paulo sobre a pandemia do novo coronovírus, com o objetivo de verificar se o jornal usou – ou não – fotografias manipuladas na referida cobertura, que pudessem deformar informações. Foram analisadas 16 imagens publicadas nas capas do mês de março de 2021, à luz da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da desconstrução analítica.
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    Redemocratização em crônicas : o Brasil pós-ditadura em textos de Caio Fernando Abreu para o jornal O Estado de S. Paulo
    (2022-12-14) Colati, Wesley; Buzalaf, Márcia Neme; Moreira, Reginaldo; Quinalha, Renan Honório
    Ao aceitar o convite do Estadão de escrever uma coluna semanal em um dos veículos de maior relevância do país, em 1986, Caio Fernando Abreu teve a oportunidade de expor a sua perspectiva sobre diversos acontecimentos que se desdobraram durante o processo de redemocratização brasileira. O autor, amplamente reconhecido no campo literário, sofreu perseguição, teve seu trabalho censurado, foi torturado e chegou a se exiliar para fugir da violência impetrada pelo regime militar. Intelectual, membro da comunidade LGBT e com um posicionamento político ligado aos movimentos de esquerda, o escritor acompanhou o processo de transição de poder com desconfiança, já que fez parte de uma geração que teve seus ideais usurpados pelas Forças Armadas. Suas crônicas retratam as heranças deixadas pelos militares e o desamparo institucional que a população sentia após duas décadas de ingerência do Estado. Analisados academicamente, esses registros permitem contextualizar a realidade do país nos anos imediatamente após a ditadura até a realização das primeiras eleições diretas para Presidente da República.
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    Controle da informação e censura no governo Temer (2016-2018) : estudo de caso a partir de entrevistas com jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
    (2021-01-22) Ruiz, Gabriel Pansardi; Buzalaf, Márcia Neme; Costa, Cristina; Dourado, Manoel Bastos
    Com a ascensão de Michel Temer (MDB) à presidência do Brasil em 2016, uma de suas medidas iniciais foi a alteração do estatuto de criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Nesse quadro de mudanças após o impeachment de Dilma Rousseff (PT), pretende-se identificar ocorrências de censura jornalística nos veículos da EBC, além de possíveis mecanismos censórios presentes na rotina de trabalho das redações da TV Brasil, da Rádio Nacional e da Agência Brasil. Para isso, faz-se necessário compreender a estrutura e funcionamento da EBC (BUCCI, 2015; VALENTE, 2009a; 2009b); estudar os veículos de comunicação pública no Brasil (BUCCI, 2015; FILHO, 2000; 2018); e o modo de funcionamento da censura no contexto após a promulgação da Constituição de 1988 (COSTA, 2017; 2018; MATTOS, 2005; ABRAMO, 2016). Como método, utiliza-se entrevistas em profundidade coletadas diretamente com 10 jornalistas ligados à EBC. Os resultados apontam para a manipulação de informações noticiosas e de práticas censórias, como a interdição de termos específicos e autocensura, até a remoção completa de conteúdos críticos à figura do ex-presidente Temer.
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    Incomunicabilidade : um debate entre crítica e autor pela definição da obra de Michelangelo Antonioni, das décadas de 1950-1980
    (2021-10-07) Coqui, Izaque Anversi; Londero, Rodolfo Rorato; Demétrio, Sílvio; Oliveira Jr., Luiz Carlos
    Na década de 1960, Michelangelo Antonioni lançou três filmes: “A Aventura” (L’Avventura, 1960), “A Noite” (La Notte, 1961) e “O Eclipse” (L’Eclisse, 1962). Apesar da semelhança estética e temática, esses filmes não foram destinados a ser uma trilogia, mas acabaram recebendo o nome de uma, trilogia da incomunicabilidade, devido à insistência da crítica de cinema. Em algumas entrevistas e ensaios, Antonioni discordou dessa nomenclatura, que o consagrou no cinema, como diretor da incomunicabilidade e da alienação. Este trabalho visa refletir sobre duas questões: 1) o que está em jogo nos escritos da crítica de cinema italiana e do autor, nas décadas de 1960-1980, na definição de um estilo de cinema de incomunicabilidade para os filmes de Antonioni?; e 2) O que se coloca em jogo nas ações discursivas dessa crítica e desse diretor de cinema nesses textos? Para contemplar estas questões, analisamos os escritos da crítica italiana, entre as décadas de 1950 e 1980, publicados pelo catálogo Aventura Antonioni (2017), que descrevem “A Aventura”, “A Noite” e “O Eclipse” como uma única trilogia ou reduzem o estilo de Antonioni em termos de incomunicabilidade; e os escritos desse diretor, que descrevem sua insatisfação em relação ao uso dos termos “incomunicabilidade” e “alienação” pela crítica. Esta dissertação parte do pressuposto de que o cinema possui um “discurso aberto” (ECO, 1997) atravessado por várias intepretações que nem a habilidade crítica nem o discurso do autor são capazes de esgotar; e que as interpretações da crítica e os escritos de Antonioni estão vinculados, de algum modo, a acontecimentos do tempo em que se escreve ou se discursa sobre algo, que emergem na escrita do autor ou crítica e repercutem nas formalidades do texto, no modo de falar e de pensar as coisas e o mundo (ECO, 1997; FOUCAULT, 1996). Na análise do material, adotamos os conceitos de “comentário literário”, “função autor” e “discurso”, de Michel Foucault. Como resultado, observamos que as questões colocadas por Antonioni sobre sua estética condizem com a defesa de uma poética - aquilo que ele planejou como diretor para seus filmes; e que, apesar de ter se negado a aceitar um único sentido para eles, a análise do material do cineasta demonstrou um constante jogo de interesses de sua parte no sentido de querer definir seu cinema para seus espectadores e leitores.
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    O Estúdio Soyuzmultfilm na guerra fria : uma análise da animação soviética na era da estagnação
    Ywatsugu, Tatiana Iaquinto; Bastos, Manoel Dourado [Orientador]; Buzalaf, Márcia Neme; Andreo, Marcelo Castro
    Resumo: O presente estudo se propõe a reconstituir a história do estúdio de animação soviético Soyuzmultfilm e analisar como o seu maior ícone, o mascote Cheburashka, se comunicava com as esferas públicas oficial e informal soviéticas na Era da Estagnação de Leonid Brejnev Para investigar o sucesso por trás de Cheburashka, é discutido brevemente, a partir de uma pesquisa exploratória, a forma de organização social da Rússia pré e pós Revolução de Outubro, para então facilitar o entendimento sobre a formação de sua esfera pública Em seguida, é investigada a maneira como se comporta a esfera pública em um governo socialista, e como ela foi mantida através de instituições estatais, entre elas, o cinema Adentrando a discussão sobre cinema, é verificado como o cinema soviético se desenvolveu durante os governos de Stalin, Khrushchev e Brejnev, e como o cinema de animação se aperfeiçoou paralelamente, sendo competitivo o bastante para ser o equivalente aos estúdios Disney do bloco oriental Finalmente, essa discussão é aprofundada em uma decupagem, análise estética e análise temática dos quatro curtasmetragens de Cheburashka, para que se obtenha exemplos concretos do diálogo que o estúdio propunha entre a esfera pública oficial e informal da União Soviética
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    "Domingo tem Barbada" : cartografia das multiplicidades cotidianas de uma festa no Bar Valentino
    Rezende, Isabela Yankous Vale Santos; Demétrio, Silvio Ricardo [Orientador]; Kaseker, Mônica Panis; Fornasier, Cleuza Bittencourt Ribas
    Resumo: O tema do presente trabalho é a Barbada, festa do circuito alternativo de Londrina que ocorre aos domingos, no Bar Valentino, local conhecido por ser uma referência das manifestações culturais da cidade O objetivo geral é investigar as multiplicidades da vida cotidiana do evento, registradas por meio de fotografias publicadas em sua página oficial, no Facebook, imagens indicadoras de que há um processo em curso A bibliografia consultada fundamenta-se na perspectiva teórica da sociologia urbana e da comunicação a partir dos aspectos do cotidiano, como os rituais, o vestuário, as maneiras de consumir, o espaço e a identidade A metodologia baseia-se na cartografia, que objetiva analisar objetos de pesquisa expansivos Os resultados apontam que a existência da Barbada pode ser acompanhada pelo emprego de um mapa aberto e em constante construção, composto por ilhas de fotografias, as quais derivam do conceito de rizoma, espécie de haste que expande-se por todos os lados
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    Máquinas de realidades : o realismo sujo de imagens impuras no telejornalismo de alta definição
    Dias, Peterson dos Santos; Souza, Florentina das Neves [Orientador]; Lopes, Dirce Vasconcellos; Bacco, Thaisa Sallum
    Resumo: Este estudo analisa a influência dos conteúdos gerados por usuários (CGU) na reportagem telejornalística Com o desenvolvimento tecnológico da televisão, que deixa de ser analógica e está era digital, assiste-se à convergência transmídia entre computadores, televisores e celulares: a hipertelevisão Em comum a todos estes aparatos, a internet e sua facilidade de compartilhamento de dados, imagens e vídeos têm moldado o espectador em produtor e gerador de conteúdo A proposta metodológica revisa bibliograficamente estudos em TV e, a partir das análises de reportagens, investiga as reconfigurações da realidade, por meio da estética do realismo sujo Em contraste com a nitidez da transmissão digital, o jornalismo televisivo tem optado por realçar o real com imagens extrajornalísticas, oriundas de dispositivos de visibilidade, frutos de uma sociedade hiperespetacular marcada pelo desejo de vigiar e ser vigiada
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    Relações entre moda e história : uma análise da revista Marie Claire durante o período de ocupação alemã na França
    Braga, Marina Mendes; Gawryszewski, Alberto [Orientador]; Ribeiro, Edméia Aparecida; Fornasier, Cleuza Bittencourt Ribas
    Resumo: O vestuário sempre esteve presente em todos os povos desde os primórdios, para aquecer, proteger ou cobrir o corpo Milênios depois, os artesãos descobriram a tecelagem, entrelaçavam fios e, com isso, conseguiram produzir tecidos que, após cortados e costurados, protegiam do frio e até demonstravam poder Com esses fenômenos, a moda tornou-se também objeto de estudo de filósofos, antropólogos e sociólogos, e mais recentemente de historiadores, que julgaram importante analisar a moda como algo que comunica reflexos culturais e históricos de determinada época Assim, o tema deste estudo é entender e estabelecer as relações entre moda e contexto histórico, e tem como recorte os anos que compreendem a ocupação alemã na França, entre 194 e 1944 O estudo desse período de extremos tenta compreender, a partir das imagens e publicidades publicadas na revista Marie Claire francesa, como uma sociedade reage em sua forma de ser e de se vestir e como as mulheres, no anseio de se manterem bem vestidas funcional e esteticamente, se comportam perante uma situação inusitada Como estratégia para a análise das imagens, foram utilizados os métodos apresentados por Roland Barthes em Sistema da Moda (1967), que se concentra na análise de revistas de moda Também serão usados conceitos do mesmo autor apresentados em Imagem e Moda (25) e Mitologias (1957), este último será utilizado especificamente na análise das publicidades
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    Atenção na publicidade online : um estudo da percepção de imagens efêmeras nas mídias sociais
    Galdino, Lorena Albuquerque Gonçalves; Londero, Rodolfo Rorato [Orientador]; Bastos, Manoel Dourado; Figueiredo, Daniel de Oliveira
    Resumo: Nunca se perseguiu tanto a atenção na publicidade e nunca fomos tão distraídos São muitas as tentações para nos tirar o foco em meio a tantas telas e a uma torrente ilimitada de informações, imagens e estímulos A necessidade de conquistar a atenção como primeiro passo para a transmissão da mensagem publicitária, que levará o consumidor a uma ação, é uma prática tão naturalizada na profissão que não se discute nem se questiona a sua validade, nem mesmo em um momento em que a publicidade atravessa uma crise em que sua eficácia é indagada e onde os consumidores estão incrédulos e saturados de anúncios Essa pesquisa questiona a primazia da atenção disciplinar e focada como primeiro e principal lemento para a publicidade Para isso, buscamos compreender os conceitos de atenção, sensação e percepção enquanto valores sociais e culturais da sociedade, e não somente como uma característica biológica humana bem como entender a variação desses conceitos ao longo do tempo A partir daí, recorremos aos primeiros manuais de publicidade para compreender a relação simbiótica dessa disciplina com a psicologia e de como a atenção disciplinar, legitimada pelo discurso científico da publicidade tem sido entendida e buscada desde então Embora na tentativa de superar a saturação e conseguir atrair atenção, agências e anunciantes venham tentando novos formatos publicitários e novas mídias, ainda buscam conquistar a mesma atenção disciplinar do início do século XX A atenção dispensada pelos consumidores para a publicidade online nos aplicativos de redes social, particularmente para as imagens e vídeos efêmeros, é rasa e fragmentada e em um fluxo que vai da atenção à distração continuamente: uma hiperatenção E por este motivo, não faz mais sentido que teóricos e profissionais continuem em uma procura pela atenção disciplinar
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    Discursividades e implicações políticas da Copa do Mundo de 2014 nas charges de Carlos Latuff
    D'Epiro, Graziela Fabiana Rocha; Miani, Rozinaldo Antonio [Orientador]; Contani, Miguel Luiz; Buzalaf, Márcia Neme
    Resumo: Esta Dissertação tem como principal objetivo a análise dos efeitos de sentido produzidos por charges de Carlos Latuff, referentes à Copa do Mundo de 214 O foco da pesquisa é elucidar o processos de comunicação e formação de sentidos deste gênero comunicativo visual Para alcançar o objetivo proposto, foram necessárias reflexões sobre as relac¸o~es entre charge, ideologia e construc¸a~o da pra´tica discursiva As charges elencadas focalizam o desenvolvimento da Copa do Mundo de 214 e seus impactos no Brasil As análises consistem em três temas: as hashtags que movimentaram as manifestações, a resistência na Aldeia Maracanã e os gastos excessivos do dinheiro público durante a vigésima Copa do Mundo O recorte foi realizado com base em produções que permitem a reconstrução do percurso histo´rico, considerando os protestos e insatisfações dos manifestantes em relação ao megaevento e o conturbado cenário nacional da época Selecionamos as charges de Latuff devido à sua significativa produção iconográfica do respectivo período; vale ressaltar que este chargista tem grande projec¸a~o arti´stica e política e seus trabalhos estão distribuídos mundialmente A pesquisa realizada é pautada pelos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa (AD), tendo como principal referência os estudos de Michel Pêcheux, divulgados no Brasil, principalmente, por Eni Orlandi e o método iconológico de Erwin Panofsky Este trabalho justifica-se por considerar o caráter informativo e opinativo das charges e sua ampla circulação social e contribui para uma ana´lise discursiva dos processos de comunicação e informação, com vista a` formação de leitores críticos dessas discursividades Com relação ao discurso expresso nas charges de Carlos Latuff, encontramos um perfil de resistência e denúncia, composto por outros discursos que se construíram durante os preparativos e após a realização da Copa de 214 O cenário de violência, repressão e abuso dos governos para garantir a execução dos jogos e conclusão do megaevento, concomitantes aos gastos do dinheiro público, corrupções e crise política, se apresentaram em oposição à resistência expressa pela população em forma de movimentos e protestos O levantamento historiográfico demostrou que o país perdeu não apenas dentro, mas também fora de campo A Copa do Mundo de Futebol da FIFA de 214 foi prejudicial para diversas camadas da população brasileira, e favorável para algumas empresas que lucraram com o megaevento, para alguns políticos e para a FIFA Em resposta a` questa~o formulada no ini´cio do trabalho, concluímos que os efeitos de sentido das charges analisadas se da~o a partir da relac¸a~o entre as suas condic¸o~es imediatas de produc¸a~o (historicidade) e o interdiscurso (memo´ria discursiva) que atravessam o objeto discursivo No entanto, pode-se considerar que o sentido nunca e´ fechado em si, novas leituras e interpretações são permanentemente possíveis
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    Charlie Hebdo e o Islã : orientalismo no discurso chárgico
    Franzon, Helene Ayoub; Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]; Buzalaf, Márcia Neme; Camargo, Hertz Wendell de
    Resumo: Em janeiro de 215, um atentado à sede do semanário satírico francês Charlie Hebdo deixou 12 pessoas mortas, quatro delas, renomados cartunistas O motivo que levou ao ataque foram charges publicadas pelo jornal que retratam figuras islâmicas em situações de deboche O objetivo deste trabalho, portanto, é analisar nove ilustrações publicadas na capa de Charlie Hebdo, entre os anos de 21 e 215 As imagens selecionadas retratam elementos relacionados ao Islã, como a figura do profeta Maomé, muçulmanos, o Corão, a burca, entre outros Começamos por compreender o que é a charge e como o seu sentido é construído O humor, importante característica nas charges, também é discutido a partir da teoria sobre o Riso de Bergson (1983) Em seguida, compreendemos o poder simbólico conferido às imagens no ambiente do sagrado e por que, nesse contexto, elas podem ser consideradas ofensivas por determinados grupos Por fim, utilizamos como chave de leitura para a análise os conceitos de estereótipo, ideologia e hegemonia, além da perspectiva dos estudos culturais propostos por Stuart Hall (1997, 25) e do conceito de Orientalismo desenvolvido por Edward Said (27) Identificamos que as ilustrações de Charlie Hebdo reproduzem a ideologia hegemônica orientalista, mesmo sendo uma publicação não identificada com o discurso colonial dominante Ao representar elementos da religião islâmica por um olhar orientalista, a revista acaba for reproduzir a imagem negativa associada ao Islã e, consequentemente, a reiterar a Islamofobia
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    O espetáculo Nardoni : análise chárgica sobre a atuação da imprensa brasileira no Caso Isabella Nardoni
    Guimarães, Viviane; Miani, Rozinaldo Antonio [Orientador]; Negri Filho, Paulo; Klein, Alberto Carlos Augusto
    Resumo: O assassinato de Isabella Nardoni, em março de 28, ficou marcado como um dos casos mais sensacionalistas da história da imprensa brasileira Diversos meios de comunicação exploraram de forma desmedida a imagem da menina e de sua família, construindo uma narrativa tendenciosa e fantasiosa, afetando a forma pela qual a sociedade enxergava o caso Devido a esse fato, muitas charges foram produzidas retratando críticas sobre a forma como a mídia brasileira conduziu as informações do crime, indicando a espetacularização e o exagero de repetições de reportagens sobre a família Nardoni Nesse sentido, esse estudo possui o objetivo de analisar as charges referentes às críticas sobre a atuação da mídia no assassinato de Isabella Nardoni, apontando de que forma a imprensa brasileira abordou e conduziu o caso Como aporte teórico, seguiu-se, principalmente, os estudos sobre a sociedade do espetáculo, cujo precursor foi o teórico Guy Debord (24) e os estudos sobre mídia e jornalismo de José Aberx Jr (21) e Danilo Angrimani Sobrinho (1995) considerando, portanto, como o espetáculo vem influenciando a nossa sociedade Ao final, pudemos concluir que as charges cumpriram seu papel ao representar a imprensa tal qual o pensamento social da época e que elas conseguiram captar e traduzir em imagens aquilo que a população pensava sobre o Caso Isabella Nardoni e em relação à imprensa brasileira