02 - Mestrado - Comunicação
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Item 7x1 : o dia em que a imprensa escanteou em definitivo o mito da objetividadeMoraes, Diego Henrique Rodrigues de; Londero, Rodolfo Rorato [Orientador]; Silveira, Fábio Alves; Contani, Miguel LuizResumo: Nesta Dissertação , analisamos o conteúdo e a concepção das capas de doze jornais brasileiros: Extra, O Lance, O Dia, Metro, Meia Hora, Gazeta do Povo, Diário do Nordeste, Correio Braziliense, Folha de Londrina, Diário de Santa Maria, A Tarde, Zero Hora, um dia após a derrota da seleção brasileira de futebol para a Alemanha, na copa de 214, no estádio do Mineirão, no confronto que resultou na maior derrota da seleção brasileira em todos os tempos – 7 a 1 para os visitantes As capas dos periódicos são dotadas de uma alta carga semântica, seja pelo texto verbal, ou pelo não verbal escolhidos, gerando uma simbologia que dialoga em vários aspectos com o chamado público-alvo do jornal Embasados nisso, almejamos decifrar, com os aportes teóricos do semioticista argentino Eliseo Verón, na noção de contrato de leitura, e do semiólogo Roland Barthes em seus estudos acerca de fotografia e de mito, a fim de conduzir reflexões requeridas pela complexidade do fenômeno que, naquele contexto específico, estabeleceu-se na relação entre emissor e receptor Buscamos apontar a função de cada um desses dois agentes no cenário destacado e elucidar os aspectos conotativos e denotativos presentes nos conteúdos em análise, tais como legendas e título, imagem e diagramação, dentre outras ocorrências Os resultados permitem afirmar que o emissor assumiu para si a linguagem do receptor e, ao suprimir a história, devolveu apenas a subjetividade exasperada, não só pelo fato de o país ter perdido o hexacampeonato, mas também de ele (receptor) não ter conseguido realizar “o grito que ficou preso na garganta de seus antepassados” Com isso, a objetividade jornalística ficou totalmente proscritaItem Abordagens de comunicação visual sobre a representação da mulher : o caso #DonasdaRuaFerraz, Mariana Garcia; Martins, Rosane Fonseca de Freitas [Orientador]; Buzalaf, Márcia Neme; Fornasier, Cleuza Bittencourt RibasResumo: A presente pesquisa visa compreender os atributos das abordagens comunicativas contemporâneas destinadas à conscientização de crianças e jovens Nos últimos anos, surgiram diversos projetos com o propósito de desconstruir a mentalidade desse público acerca dos tradicionais papéis sociais de gênero associados à feminilidade e masculinidade Esta Dissertação apresenta um estudo de caso do projeto #DonasdaRua, que tem como foco a produção de conteúdos da Turma da Mônica que promovam mensagens positivas sobre a temática de igualdade e representação de gênero, em especial por meio da atuação no ciberespaço O trabalho explora a relação entre as expressões feministas contemporâneas e as tecnologias digitais, analisando os conteúdos sobre concepções de gênero do #DonasdaRuas nas mídias sociais, destinados, sobretudo às gerações Y, Z e Alpha O corpus da pesquisa é constituído por materiais gráficos digitais da coleção de pôsteres “Donas da Rua da História” e HQs da série “Construindo Novas Histórias para Meninas e Meninos”, divulgados no site, Facebook e Instagram Foi realizada uma análise qualitativa, descritiva e exploratória, a partir de dois protocolos – um teórico e outro prático –, sobre aspectos formais e de conteúdo dos materiais em questão Os resultados demonstram que a iniciativa #DDR é uma abordagem inovadora que apoia-se na utilização de ferramentas virtuais para engendrar um espaço de comunicação e engajamento entre os receptores, viabilizando o surgimento de vínculos de apoio e atuando como um mecanismo de denúncia ao desempenhar a função de informar, educar e empoderar os agentes envolvidos no processo comunicativoItem Agitprop em cena : uma contribuição aos estudos da comunicação popular e comunitáriaSoranso, Ana Martinez; Miani, Rozinaldo Antonio [Orientador]; Bastos, Manoel Dourado; Villas Bôas, Rafael LitvinResumo: A partir dos pressupostos teóricos-metodológicos da práxis reivindicada pela Comunicação Popular e Comunitária, este trabalho tem a intenção de investigar a formação e práxis comunicacional do agitprop soviético a partir de três textos de peças elaboradas pelo coletivo A Blusa Azul entre os anos de 1924 e 1925 Destacamos nestes textos, por meio da produção de pequenos ensaios, os elementos estruturais do agitprop que fazem dele uma ação formativa, organizativa e estratégica para o movimento operário organizado em sovietes na Rússia revolucionária Os grupos de agitprop incitavam a propaganda revolucionária para convocar trabalhadores operários e camponeses às pautas de luta por meio de estudos e práticas coletivas Esse novo sujeito histórico, com pautas de interesse das massas, fez explodir as velhas formas dramáticas e caminhou para uma estética que representasse o então novo personagem, a classe operária Para avançar na formação política, o agitprop se organizava por meio do trabalho coletivo em que a divisão de trabalho entre escritores, dramaturgos, diretores, atores e público é substituída pela criação comunitária A proposta metodológica para a produção dos ensaios é a da imaginação, recurso proposto por Raymond Williams para explorar textos teatraisItem Alinhavando vínculos : circulação de imagens de moda nas redes sociaisMatté, Lívia Laura; Lopes, Dirce Vasconcellos [Orientador]; Fornasier, Cleuza Bittencourt Ribas; Contani, Miguel LuizResumo: Este estudo se propõe a delinear os aspectos da moda, na contemporaneidade, sob um viés comunicacional, ou seja, é uma busca por identificar, por meio das imagens que circulam em redes sociais, as características que distinguem a moda contemporânea circunscrita à pós-modernidade Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a fim de conhecer os conceitos de pós-modernidade Entre os autores estudados, optou-se por seguir os caminhos trilhados pelo sociólogo francês, Michel Maffesoli, visto que suas ideias acerca da pós-modernidade são fundamentais para explicar a contemporaneidade e a moda na pós-modernidade O corpus desta pesquisa consiste em imagens extraídas de uma rede social de compartilhamento de imagens de moda: Lookbooknu: Collective Fashion Consciousness Acredita-se que estas imagens constituem materiais carregados de informações que podem explicar a moda na pós-modernidade, além de contribuir para discussões sobre a criação de vínculos possibilitados pela circulação de tais elementos imagéticosItem Uma análise comunicacional da Comissão Nacional da Verdade : das ruínas e monumentos à narraçãoSoares, Alina Rani Costa; Buzalaf, Márcia Neme [Orientador]; Bastos, Manoel Dourado; Vicente, Maximiliano MartinResumo: Esta Dissertação tem o objetivo de discutir a comunicação sobre passado, partindo do relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV) Discutimos os conceitos de história, memória e verdade a partir da obra de Walter Benjamin e Vilém Flusser, para tratar a relação entre os sujeitos e os produtos culturais codificados sobre o passado como coisa viva e aberta para o futuro; entendendo a narração do passado da coletividade como um processo fundamentalmente comunicacional, construído entre monumentos e trabalhos de memória, para a superação ou permanência de silenciamentos históricos De forma específica, nos empenhamos em uma análise textual discursiva do capítulo intitulado “Casos Emblemáticos” (BRASIL, 214a) para propor um meta-texto inacabado, em processo contínuo de desconstrução e construção Conclui-se que o projeto da CNV foi de um aparelho burocrático e dependente de interações humanas, cujo objetivo foi fazer o caminho inverso das máquinas fascistas, ou seja, restaurar a humanidade a partir do código Entretanto, sua ação e resultado no mundo esbarram no âmbito político de apaziguamento social, antes de ambições bárbaras de escovar a história a contrapeloItem Apocalypse now : elementos do jornalismo literário na construção cinematográfica da guerra do VietnãRech, Gisele Krodel; Demétrio, Silvio Ricardo [Orientador]; Silva, Acir Dias da; Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira deResumo: Um dos filmes de guerra mais cultuados da contemporaneidade, Apocalypse Now apresenta fragmentos da representação da realidade jornalística dentro de sua narrativa cinematográfica São analogias do livro Despachos do Front, de Michael Herr, livro-reportagem concebido durante o fenômeno do New Journalism, que serviu de apoio ao processo de contextualização da obra-prima de Coppola A intenção deste trabalho é, pois, analisar a película buscando encontrar nestas analogias elementos textuais da ekphrasis e da fanopeia Neste processo, no qual a narrativa jornalístico-literária se imbrica na narrativa cinematográfica, a não ficção e a sua representação da realidade surge de modo intermitente em meio à obra ficcional, em um processo conotativo carregado de significações imagéticas, concebidas a partir do poder do texto jornalístico-literárioItem Atenção na publicidade online : um estudo da percepção de imagens efêmeras nas mídias sociaisGaldino, Lorena Albuquerque Gonçalves; Londero, Rodolfo Rorato [Orientador]; Bastos, Manoel Dourado; Figueiredo, Daniel de OliveiraResumo: Nunca se perseguiu tanto a atenção na publicidade e nunca fomos tão distraídos São muitas as tentações para nos tirar o foco em meio a tantas telas e a uma torrente ilimitada de informações, imagens e estímulos A necessidade de conquistar a atenção como primeiro passo para a transmissão da mensagem publicitária, que levará o consumidor a uma ação, é uma prática tão naturalizada na profissão que não se discute nem se questiona a sua validade, nem mesmo em um momento em que a publicidade atravessa uma crise em que sua eficácia é indagada e onde os consumidores estão incrédulos e saturados de anúncios Essa pesquisa questiona a primazia da atenção disciplinar e focada como primeiro e principal lemento para a publicidade Para isso, buscamos compreender os conceitos de atenção, sensação e percepção enquanto valores sociais e culturais da sociedade, e não somente como uma característica biológica humana bem como entender a variação desses conceitos ao longo do tempo A partir daí, recorremos aos primeiros manuais de publicidade para compreender a relação simbiótica dessa disciplina com a psicologia e de como a atenção disciplinar, legitimada pelo discurso científico da publicidade tem sido entendida e buscada desde então Embora na tentativa de superar a saturação e conseguir atrair atenção, agências e anunciantes venham tentando novos formatos publicitários e novas mídias, ainda buscam conquistar a mesma atenção disciplinar do início do século XX A atenção dispensada pelos consumidores para a publicidade online nos aplicativos de redes social, particularmente para as imagens e vídeos efêmeros, é rasa e fragmentada e em um fluxo que vai da atenção à distração continuamente: uma hiperatenção E por este motivo, não faz mais sentido que teóricos e profissionais continuem em uma procura pela atenção disciplinarItem O ato fotográfico e seu jogo poético : um percurso sobre expressões contemporâneas da fotografia a partir das relações de jogo em sua produção de sentidoRampazzo, Karina; Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]; Demétrio, Sílvio Ricardo; Araujo, Denize CorreaResumo: Este trabalho tem como objetivo principal explorar as possíveis relações entre a fotografia e o jogo poético no viés da concepção criativa Inicialmente, alguns textos da história da fotografia colaboram sobre as expressões do pensamento fotográfico atual Os conceitos de Flusser acerca do aparelho e o branqueamento da caixa preta delimitam toda a pesquisa As características de jogo na concepção de Caillois reforçam o entrelace dentro da discussão da fotografia enquanto ação No campo da comunicação poética, autores como Jakobson e Pignatari, colaboram nas definições de linguagem e suas manifestações não-verbais Assim, a pesquisa apresenta uma análise de parte da obra de quatro artistas, Carlos Fadon Vicente, Evgen Bavcar, Cindy Sherman e Abelardo Morell, tomando como base epistemológica a categorização dos jogos segundo CailloisItem Autobiografias étnico-comunitárias : a produção audiovisual como experiência político-identitária indígena na universidadeRibeiro, Lucas Fernando; Kaseker, Mônica Panis [Orientador]; Buzalaf, Márcia Neme; Benites, ElielResumo: As autobiografias étnico-comunitárias são uma atividade curricular desenvolvida no Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos estudantes indígenas da UEL A produção de vídeos autobiográficos tem como proposta reafirmar a identidade étnico-comunitária e dar visibilidade para presença indígena na universidade Esta pesquisa visa compreender de que forma o processo de produção dos vídeos se converte em uma política identitária que fortalece a presença desses estudantes na universidade O aparato teórico deste estudo compreende os conceitos de hibridação e identidades culturais, interculturalidade, estereótipos e autorrepresentação Como metodologia, propõe-se uma cartografia (GUATTARI; ROLNIK, 1996; PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 215) dos processos de construção de sentidos na elaboração dos vídeos A análise parte das afetações do cartógrafo, gestadas pelos estudantes, durante o processo de produção dos vídeos autobiográficos que convergem para a experiência da política identitária Os resultados demonstraram que falar sobre ser indígena e sobre suas trajetórias pode ser, para alguns deles, motivo de descoberta e celebração de sua ancestralidade, enquanto para outros soa como um fardo identitário que nem sempre estão dispostos a carregarItem Blow-Up : o cinema expandido de AntonioniSalvadori, Theo Tanus; Fonseca, André Azevedo da [Orientador]; Demétrio, Silvio Ricardo; Oliveira Junior, Luiz Carlos Gonçalves deResumo: Blow-Up - Depois daquele beijo, de 1966, é o filme mais aclamado de Michelangelo Antonioni A atmosfera de mistério, indeterminação e inconclusão que caracterizam essa obra é motivo de diversos estudos, resenhas, ensaios e críticas O objetivo desta pesquisa é investigar essa obra de Antonioni pela perspectiva do cinema expandido de Gene Youngblood (197) – conceito de se fazer cinema que se afasta dos padrões estabelecidos de dramaticidade, enredo, linearidade, concatenação e gênero, abrindo ao filme mais sentidos relacionados à experiência sinestésica e à participação criadora do espectador Para isso, empregamos o método da pesquisa bibliográfica, da análise documental dos escritos e entrevistas do cineasta, além de análise fílmica Concluímos que, ao exigir do espectador a percepção dos elementos da estética do cinema sinestésico, no cinema expandido de Antonioni a experiência pessoal é prioritária no ato de assistir ao filme Por conseguinte, o espectador é posto dentro do filme como um participante criador junto ao cineastaItem Brandzilla : o poder devorador da imagem técnica na publicidadeMaranho, Elisa Peres; Londero, Rodolfo Rorato [Orientador]; Klein, Alberto Carlos Augusto; Tomita, Iris YaeResumo: A profusão de imagens no século XX supera qualquer outro momento da história da imagem no Ocidente, sendo a maior parte dessas imagens oriundas da mídia e principalmente da publicidade De acordo com Vilém Flusser, as imagens produzidas pela mídia e pela publicidade são técnicas, ou seja, imagens produzidas a partir de textos científicos Enquanto as imagens tradicionais tinham como referente o mundo concreto, servindo como mapa que orientava a visualidade, as imagens técnicas buscam criar uma visão de mundo tendo como referência os textos técnicos, os quais dão suporte para a cultura visual deste século Partindo da discussão proposta por Flusser a respeito do universo das imagens técnicas, esta pesquisa questiona a utilização de técnicas da publicidade cujo foco é a automatização do comportamento do consumidor diante da marca, oferecendo uma análise crítica do processo de abstração e automatização da publicidade inserida hoje no contexto do capitalismo tecnológico A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, principalmente na leitura dos conceitos de aparelho de Vilém Flusser, iconofagia de Norval Baitello Junior, capitalismo tecnológico de Raúl Eguizábal, e na análise do guia de marketing HumanKind, publicado pela agência Leo Burnett em 21 A partir da análise foi possível identificar que o que está em jogo no processo de abstração e automatização da publicidade é o exercício da vontade do consumidor nas relações de consumo e a supressão da alteridade Na economia da gula, apresentada por Flusser, inverte-se o vetor consumidor-consumo para dar vazão a toda produção exacerbada do mercado Essa inversão torna-se possível mediante o enfraquecimento da potência do corpo em meio aos processos de abstração, e assim as imagens técnicas da publicidade podem orientar a percepção das pessoas sobre si mesmas, seus propósitos e causas com as quais desejam se engajar Logo, a marca programa sua imagem para que o consumidor possa se identificar com ela –para que ao final do processo o consumidor passe a identificar-se a partir dela A marca deixa de ser o “outro” da relaçãode consumo e passa a ser a própria imagem do consumidor, já sem a negatividade e resistência que se apresenta frente a alteridade Como crítica propositiva, apresenta-se como uma possibilidade de desconstrução desse cenário o retorno a uma prática profissional que contemple a criatividade variável, que pode ser resgatada a partir de uma visão de jogo contra o aparelho em que esteja presente o espírito lúdico e o riscoItem Carnavalização bakhtiniana do grotesco em imagens do Hard Rock e Heavy MetalFiore, Adriano Alves; Contani, Miguel Luiz [Orientador]; Klein, Alberto Carlos Augusto; Pinheiro, Jose Amalio de BrancoResumo: A linguagem do Rock é essencialmente paródica, alegórica, carnavalesca e imagética Uma tipologia de conteúdo de imagens é obtida por meio do conceito de carnavalização enunciado por Mikhail Bakhtin e, com ela, este trabalho analisa o emprego e a significação de figuras do campo do grotesco, das deformidades físicas e das monstruosidades na linguagem visual do universo do Hard Rock e Heavy Metal São também avaliadas a presença e a função da figura da caveira e do diabo acompanhadas da representação respectivamente da morte e do inferno como fatores ilustrativos O corpo teórico é ampliado com as contribuições de Vilém Flusser e de Junito de Souza Brandão O estigma rebelde do Hard Rock e do Heavy Metal multiplica-se e revigora sua influência com a popularização crescente desses gêneros musicais - que vêm sendo efusivamente retratados por meio de vigoroso apelo imagético - como consequência de os responsáveis pelo marketing das bandas invocarem, sempre mais, o auxílio visual nas figuras que contêm alusões à quebra de regra e de busca pela liberdade Obtém-se uma condição de leitura de imagens por meio de elementos como o riso, a visão grotesca do corpo humano e a gestualidade obscenaItem Um certo oriente : a caracterização de palestinos e israelenses na cobertura fotográfica da Folha de S. PauloKrauss, Regina; Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]; Guimarães, Luciano; Lopes, Dirce VasconcellosResumo: Este trabalho apresenta a análise da cobertura magética do conflito entre palestinos e israelenses nas capas da Folha de S Paulo em cinco períodos de recrudescimento do litígio: 1947 a 1948, estabelecimento do Estado de Israel; 1967, Guerra dos Seis Dias e ocupação israelense da Faixa de Gaza e Cisjordânia; 1987 a 1988, início da primeira Intifada palestina; 2 a 24, segunda Intifada e Dezembro de 28 a janeiro de 29, período do maior ataque israelense ao território palestino A partir dos esquemas de representação escolhidos pelo veículo em cada período, atenta para a caracterização dos lados envolvidos utilizando como subsídio os conceitos de teóricos da imagem e a semiótica da cultura de Bystrina, além das noções de estereótipo e arquétipo para compreender de que modo se elabora a construção da alteridade na oposição Ocidente versus Oriente Relata as alterações ocorridas no campo da representação, que partem da informação fotográfica oficial nas primeiras décadas, para a estratégia do apelo emocional e fortemente ligado à etacularização e mitologização dos personagens nos últimos anos analisadosItem Charlie Hebdo e o Islã : orientalismo no discurso chárgicoFranzon, Helene Ayoub; Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]; Buzalaf, Márcia Neme; Camargo, Hertz Wendell deResumo: Em janeiro de 215, um atentado à sede do semanário satírico francês Charlie Hebdo deixou 12 pessoas mortas, quatro delas, renomados cartunistas O motivo que levou ao ataque foram charges publicadas pelo jornal que retratam figuras islâmicas em situações de deboche O objetivo deste trabalho, portanto, é analisar nove ilustrações publicadas na capa de Charlie Hebdo, entre os anos de 21 e 215 As imagens selecionadas retratam elementos relacionados ao Islã, como a figura do profeta Maomé, muçulmanos, o Corão, a burca, entre outros Começamos por compreender o que é a charge e como o seu sentido é construído O humor, importante característica nas charges, também é discutido a partir da teoria sobre o Riso de Bergson (1983) Em seguida, compreendemos o poder simbólico conferido às imagens no ambiente do sagrado e por que, nesse contexto, elas podem ser consideradas ofensivas por determinados grupos Por fim, utilizamos como chave de leitura para a análise os conceitos de estereótipo, ideologia e hegemonia, além da perspectiva dos estudos culturais propostos por Stuart Hall (1997, 25) e do conceito de Orientalismo desenvolvido por Edward Said (27) Identificamos que as ilustrações de Charlie Hebdo reproduzem a ideologia hegemônica orientalista, mesmo sendo uma publicação não identificada com o discurso colonial dominante Ao representar elementos da religião islâmica por um olhar orientalista, a revista acaba for reproduzir a imagem negativa associada ao Islã e, consequentemente, a reiterar a IslamofobiaItem A cobertura das ações militares israelenses em territórios palestinos pelo JornalNacional em 2014 : a dramaturgia como código no telejornalismoLisbôa, Maria Elisa; Souza, Florentina das Neves [Orientador]; Klein, Alberto Carlos Augusto; Fort, Mônica CristineResumo: Este trabalho pretende averiguar se o telejornalismo utiliza a dramaturgia como um código na construção de reportagens O recorte escolhido é a cobertura do Jornal Nacional sobre as ações militares israelenses na Faixa de Gaza em 214 Para interpretar o significado sobre os fatos e os envolvidos, o estudo ampara-se na Semiótica da Cultura, segundo Ivan Bystrina (1989) e na Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (24) Adota-se como base a pesquisa de Iluska Coutinho (212) que aponta elementos do drama na notícia televisiva Observa-se que a abordagem dos acontecimentos é superficial e espetacularmente dramatizada A caracterização segundo estereótipos de vilão, herói e vítima manifestam a polarização nas imagens, conduzindo o conteúdo jornalístico pela sua dramaticidadeItem Códigos da linguagem publicitária e a abordagem consequencialista de Hans JonasDias, Davi Gonçalves; Contani, Miguel Luiz [Orientador]; Andrade, Zilda Aparecida Freitas de; Zancanaro, LourençoResumo: A pesquisa deste trabalho identifica e discute, de um ponto de vista da noção de ética, os excessos a que estão sujeitas as estratégias utilizadas na constituição de campanhas publicitárias, em particular na articulação da dimensão visual com as componentes textual, sonora e de mensagem Desta forma, o estudo se propõe esclarecer como são formadas as ambiguidades nas linguagens de imagem pelo conhecimento dos hábitos da sociedade, e o modo como a dupla interpretação funciona num plano mais extensivo da comunicação, para produzir – daí a implicação ética –, a persuasão definida como propósito da mensagem A primeira fundamentação, a fim situar a base para o estudo, é o posicionamento reservado à ética na classificação de ciências apresentada por Charles Sanders Peirce A abordagem específica é proveniente do enfoque consequencialista encontrado no pensamento de Hans Jonas Os exemplares de peças publicitárias vêm apresentados, de início, de forma descritiva, para, em seguida, ilustrarem os embates a que o conteúdo de cada uma dá ensejo A visão de Hans Jonas é colocada em contraste com a corrente que lhe é oposta, a ética pragmática – esta última, de cunho individualista, em antagonismo com a primeira, de caráter universalista Os resultados permitem afirmar que a compreensão de como se manifesta esse contraste no interior dos códigos da linguagem empregada, possibilita sugerir alternativas de composição para esses materiais, de modo a que uma decisão ética possa emergir claramente e promover equilíbrio, tendo em conta a ampla escala dos recursos discursivos e persuasivosItem A Colônia Cecília no audiovisual : estereótipo, anarquismo e amor livreChicarelli, Lucas de Godoy; Buzalaf, Márcia Neme [Orientador]; Bastos, Manoel Dourado; Frigeri, Renata AparecidaResumo: A Colônia Cecília foi uma comunidade formada por imigrantes italianos e anarquistas que resistiu entre 189 e 1894 próxima a cidade de Palmeira, no Paraná Após o seu término foi narrada em uma pluralidade de narrativas como artigos em jornais, romances, estudos historiográficos e também em filmes, séries e reportagens O objetivo dessa pesquisa foi contribuir com a compreensão da forma como essa comunidade formada no seio da classe subalterna fez-se nessas múltiplas narrativas, sobretudo, audiovisuais Para isso, foi realizado uma revisão bibliográfica e análises de um conjunto de narrativas audiovisuais Foram considerados contextos como o anarquismo, aspectos relevantes da grande imigração, o amor livre e os motivos do término da Cecília A partir daí, inspirado pela metodologia de semantização progressiva proposta Jean Claude Bernardet, analisamos 2 filmes, 2 séries e 2 reportagens sobre a Colônia Cecília Com as análises em mãos, comparararmos as narrativas e discutimos de que forma a Colônia Cecília foi narrada no audiovisual em meio a uma pluralidade de narrativas, nosso foco de análise esteve em duas questões centrais: o anarquismo e o amor livreItem Composição fotográfica oriental : um estudo sobre as imagens dos imigrantes japoneses em LondrinaIto, Murilo Alves de Almeida; Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]; Guimarães, Luciano; Boni, Paulo CésarResumo: Esta Dissertação propõe compreensão dos mecanismos que agem no momento da captura fotográfica; o recorte é a análise das imagens fotográficas dos imigrantes japoneses, no desenvolvimento da fotografia no município de Londrina-PR, entre os anos de 193 a 196 Tem o objetivo de analisar as fotografias e detectar qual dos três fatores sinédoque condicionantes agiu sobre os fotógrafos japoneses na captura fotográfica Os fatores são: 1º Fator Sinédoque Condicionante – Alfabetização Gramatical (os elementos da imagem são enquadrados inconscientemente pela direção inicial da alfabetização do idioma do indivíduo, ou seja da esquerda para direita ou da direita para a esquerda) 2º Fator Sinédoque Condicionante – Manual Kodak (os elementos da imagem são enquadrados inconscientemente no centro do fotograma por paradigma e também por uma imposição da limitação técnica da época, que orientava centralizar o objeto principal para preservar um registro seguro do evento, pois corria-se o risco de queimar as bordas da imagem) 3º Fator Sinédoque Condicionante – Tecnologia + Regra dos Terços (os elementos da imagem são enquadrados conscientemente em qualquer parte do fotograma, sendo possível através da tecnologia preencher as bordas do fotograma, somadas as opções de posicionamento dos objetos nos pontos áureos, revelando um padrão gráfico sintonizado com a harmonia estética)Item A condução de sentido pela retórica e representação da tragédia em documentários sobre a guerra da SíriaGasperi, Aline Furtado de; Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]; Londero, Rodolfo Rorato; Silveira, MarceloResumo: Esta pesquisa procurou verificar como três documentários sobre a Guerra da Síria utilizaram a retórica e a linguagem da tragédia para criar efeitos de sentido em suas produções e conduzir o espectador a determinados estados de comoção ou posicionamentos partidários Os documentários selecionados para a análise foram Diário da Síria (212), de Anastasia Popova, Síria em Fuga (215), de Gabriel Chaim e Os Capacetes Brancos (216) de Orlando von Einsiedel O objetivo principal é analisar os documentários, confrontá-los com as teorias e compreender como os elementos utilizados por esses diretores podem interferir no universo do espectador e determinar suas escolhas e até mesmo sua conduta Os objetivos específicos consistem em fazer um levantamento da contextualização histórica da guerra da Síria, apresentar as teorias sobre a linguagem e estética da tragédia, discutir a respeito da natureza do gênero documentário, analisar as características de cada documentário e analisar os elementos de persuasão utilizados por cada diretor, para a produção de sentido e conquista do espectador A pesquisa concluiu que existe uma lógica que guia esses documentários por linguagens muito semelhantes, onde a exploração da tragédia e a articulação das imagens e argumentos de intensidade nos documentários riam condições para que o espectador fique sujeito à manipulação ou, no mínimo, uma sensibilização Os principais autores que irão conduzir as teorias são René Girard (199), Jean Baudrillard (1991), Anatol Rosenfeld (1997), Belarmino Costa (1999), Fernão Ramos (22; 28), Bill Nichols (21), Reginaldo Nasser (212), José Farhat (213; 216; 217) e Salem Nasser (215)Item Configuração dos signos visuais na transformação dos espaços urbanosAlmeida, Adriano Rodrigues de; Contani, Miguel Luiz [Orientador]; Torres, Desire Blum Menezes; Boni, Paulo CésarResumo: Este trabalho resulta de uma pesquisa voltada a estudar a produção de sentido, obtida pelo olhar fotográfico, na paisagem urbana que se altera por influência e por decorrência de novos enfoques na atividade comercial e imobiliária As análises são realizadas sobre imagens em pontos centrais da cidade de Londrina-PR, tiradas ao longo da história do município O enfoque teórico-metodológico é centrado no conceito de interpretante dinâmico proveniente da teoria dos signos de Charles S Peirce, para explicar a conexão entre os movimentos internos dos fenômenos urbanos, a influência das relações socioeconômicas, e a transformação evolutiva da espacialidade da cidade Foram focalizadas, em particular, as configurações dos signos nos espaços do varejo Conta também com aportes conceituais de Lucrécia D’Alessio Ferrara, Massimo Canevacci e Milton Santos Os resultados possibilitam dizer que os signos encontrados no ambiente analisado correlacionam interações e transformações reveladoras de hábitos de consumo, ao mesmo tempo que evidenciam sentidos de como se processa a evolução social, cultural e espacial do centro do município