02 - Mestrado - Comunicação
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Item 7x1 : o dia em que a imprensa escanteou em definitivo o mito da objetividadeMoraes, Diego Henrique Rodrigues de; Londero, Rodolfo Rorato [Orientador]; Silveira, Fábio Alves; Contani, Miguel LuizResumo: Nesta Dissertação , analisamos o conteúdo e a concepção das capas de doze jornais brasileiros: Extra, O Lance, O Dia, Metro, Meia Hora, Gazeta do Povo, Diário do Nordeste, Correio Braziliense, Folha de Londrina, Diário de Santa Maria, A Tarde, Zero Hora, um dia após a derrota da seleção brasileira de futebol para a Alemanha, na copa de 214, no estádio do Mineirão, no confronto que resultou na maior derrota da seleção brasileira em todos os tempos – 7 a 1 para os visitantes As capas dos periódicos são dotadas de uma alta carga semântica, seja pelo texto verbal, ou pelo não verbal escolhidos, gerando uma simbologia que dialoga em vários aspectos com o chamado público-alvo do jornal Embasados nisso, almejamos decifrar, com os aportes teóricos do semioticista argentino Eliseo Verón, na noção de contrato de leitura, e do semiólogo Roland Barthes em seus estudos acerca de fotografia e de mito, a fim de conduzir reflexões requeridas pela complexidade do fenômeno que, naquele contexto específico, estabeleceu-se na relação entre emissor e receptor Buscamos apontar a função de cada um desses dois agentes no cenário destacado e elucidar os aspectos conotativos e denotativos presentes nos conteúdos em análise, tais como legendas e título, imagem e diagramação, dentre outras ocorrências Os resultados permitem afirmar que o emissor assumiu para si a linguagem do receptor e, ao suprimir a história, devolveu apenas a subjetividade exasperada, não só pelo fato de o país ter perdido o hexacampeonato, mas também de ele (receptor) não ter conseguido realizar “o grito que ficou preso na garganta de seus antepassados” Com isso, a objetividade jornalística ficou totalmente proscritaItem A articulação do mito barthesiano por marcas arquetípicas na produção de sentido em mídias(2023-02-03) Vieira, Nattalia Todeschini; Contani, Miguel Luiz; Martins, Rosane Fonseca de Freitas; Kulak, Sergio MarilsonO presente trabalho busca investigar como se processa, ao longo das etapas de uma campanha publicitária, a produção de sentido resultante do emprego de imagens fotográficas, bem como identificar a característica que esse procedimento ajuda a construir no interior das mensagens veiculadas. Os dados são provenientes da campanha intitulada Dream Crazy realizada pela marca Nike, e as análises dão destaque às associações efetuadas ao produto por meio da integração entre o conteúdo de cada fotografia e as declarações expressas em frases funcionando como slogan. O pressuposto adotado é o de que emerge uma interpretação explicável pelo conceito de mitologia, conforme enunciado por Roland Barthes, pelo qual se podem avaliar as implicações causadas pela imagem ao sentido produzido na campanha como um todo. A noção de arquétipos na publicidade é também utilizada a fim de expandir essa compreensão pelo vínculo entre mito barthesiano reforçado por marcas arquetípicas na produção de sentido em mídias. O resultado permite interpretar o efeito gerado pela transposição do signo no interior do sistema semiológico, integrando um imaginário social, e a capacidade que a marca adquire em relação aos fatores de atração e preferência pelo produto, desejo, identificação, e absorção do discurso nos anúncios.Item A Europa socialista sob o olhar latino: jornalismo literário em Noventa dias na Cortina de Ferro, de Gabriel García Márquez(2024-03-19) Souza, Caroline Aparecida de; Fonseca, André Azevedo da; Guirado, Maria Cecília; Silveira, FabioGabriel García Márquez é um dos maiores representantes do jornalismo literário da América Latina. Em meados de 1955, em plena Guerra Fria, García Márquez viajou para os países da Europa socialista e compôs Noventa dias na Cortina de Ferro. O objetivo deste trabalho é analisar, a partir da perspectiva do jornalismo literário, as características da construção narrativa nesta obra. Por meio da revisão de literatura e pesquisa bibliográfica de caráter exploratório, foi possível identificar um conjunto de elementos advindos de sua experiência no jornalismo, assim como de suas influências literárias. Ao registrar um retrato do socialismo europeu nos anos do pós-guerra, suas limitações na língua estrangeira e sua habilidade em representar o cotidiano por meio de um relato extraordinário se combinaram para produzir uma obra que exibe um repertório amplo de recursos posteriormente definidos como caracterizadores do jornalismo literário, em uma narrativa que não está isenta de uma dose de ficção.Item A mulher e o mundo do trabalho : as representações de gênero nas charges do jornal Tribuna Metalúrgica na década de 1990(2022-04-28) Souza, Pamella Cristina Basseti de; Miani, Rozinaldo Antonio; Londero, Rodolfo Rorato; Figueiredo, Daniel de OliveiraEssa pesquisa analisa as charges do jornal Tribuna Metalúrgica durante a década de 1990, a fim de entender como a mulher foi representada nas charges do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista no referido período. A pesquisa se divide em duas etapas, a primeira de levantamento teórico e bibliográfico e a segunda de análise do material propriamente dito. A segunda etapa do trabalho ainda se desdobra em outras duas fases, uma de análise estatística do acervo de charges e outra de análise mais qualitativa da produção chárgica. O trabalho apresenta como direcionamento teórico as discussões marxistas sobre o conceito de trabalho e de sindicato, bem como os estudos sobre comunicação popular, comunicação sindical e charges sindicais desenvolvidos por Miani (2005). Para as análises de gênero e de gênero no sindicato estamos amparados pelas discussões teóricas propostas por Kergoat (2010), Izquierdo (1990), Saffioti (2013), Souza-Lobo (2021), dentre outras autoras. A pesquisa aponta que as mulheres estão presentes em apenas 19% das charges produzidas no período, e são representadas, majoritariamente, como esposas e mães metalúrgicas, relegando a segundo plano a condição de trabalhadoras e de companheiras de luta. Em geral, as reflexões e as análises apontam que a presença da mulher nas charges e na comunicação sindical, bem como a participação feminina nos sindicatos, durante a década de 1990, se deu de forma secundária e desigual. Apesar dos esforços de inclusão das mulheres no contexto da comunicação sindical, observamos que os discursos destoam das práticas sindicais, principalmente, no que diz respeito à retratação das pautas femininas na produção chárgica e às discussões acerca de gênero no interior do movimento sindical.Item A produção do livro como práxis comunicacional : Madame Bovary e os primórdios da Indústria cultural na França provincial do século XIX(2023-03-07) Alves, Camila Coelho; Bastos, Manoel Dourado; Londero, Rodolfo Rorato; Lima, Luisa GuimarãesEste trabalho consiste em uma análise de cunho discursivo-teórico, de natureza histórico-bibliográfica, que possui como principal objeto de estudo a obra do escritor francês Gustave Flaubert, Madame Bovary: Costumes de província. Publicado primeiramente de forma seriada na revista literária Revue de Paris, em 1856, e no ano seguinte no formato de livro, dedicamos a ele o seguinte questionamento de pesquisa: seria possível afirmar que o processo que envolve a obra Madame Bovary se constituiu como uma práxis comunicacional na ordem de uma proto-indústria cultural na França do século XIX? Para tanto, o desenvolvimento da pesquisa tem como fundamentação teórica Roger Chartier, com o estudo do livro e sua materialidade, sendo um produto comunicacional relevante não apenas em sua época de publicação, a França do século XIX, mas para nossa realidade do século XXI. Também temos suporte em Theodor Adorno com o conceito de Indústria Cultural, a noção de práxis de Karl Marx e a ideia da arte pela arte de Pierre Bourdieu. Justificamos a escolha desta pesquisa pois percebemos como a vertente da História Cultural é um excelente recurso teórico-metodológico para a análise de um romance como práxis comunicacional, capaz de desvendar aspectos formativos prototípicos da Indústria Cultural na França do século XIX. Ao final do trabalho, observa-se por meio desses teóricos as dificuldades e os limites de um livro sendo mais do que ficção, mas uma forma de diálogo entre o público leitor e seu escritor.Item A relação entre presença física e virtual na era da mobilidade nas tecnologias de informação e comunicação : pesquisa empírica em uma escola pública na cidade de Londrina/PR(2023-02-06) Costa, Josemary Galvão; Londero, Rodolfo Rorato; Klein, Alberto Carlos Augusto; Marques, Barbara CristinaO que se tem visto com o desenvolvimento das tecnologias que permitem mobilidade na telefonia, no acesso à internet, e consequentemente na comunicação é a emersão de um ser de múltiplas presenças, cuja própria noção corporal e territorial é ampliada. Esse tem suas percepções mais primitivas conectadas as estas tecnologias, e a cada dia se torna mais dependente delas. A presença, foco principal desse trabalho, é motivo de embate entre autores das mais diferentes áreas. Tanto no conceito quanto na discussão sobre a existência ou não de uma presença virtual por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo geral elencar pontos de coesão nessas visões divergentes a respeito de presença, sua conexão com corpo, território e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e confrontar com os dados da pesquisa empírica. A hipótese inicial dessa pesquisa é que para existir presença, precisa haver corpo físico vivo conectado a ela. Portanto numa videoconferência, ela existe. Com intuito de buscar elementos que poderão servir para construir mais uma parte do amplo conceito de presença foi utilizada como metodologia pesquisa bibliográfica sobre as diversas áreas envolvendo presença, suas variantes ligadas ao virtual, sua ligação com o corpo e com as TICs. Em seguida foram agrupados os conceitos que mais se aproximam e os que mais divergem, passando pela necessidade de uma validação histórica. Principalmente em relação ao desenvolvimento das TICs, as investigações passaram por uma análise documental. Posteriormente, com o objetivo de comparar a pesquisa teórica com dados empíricos, aplicou-se questionários e entrevistas com questões semiabertas em adolescentes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública em Londrina. Foram selecionados alunos e uma de suas professoras que tinham pouco contato com a presença virtual por meio das TICs e em função da Pandemia de Covid-19, no ano 2020, foram sujeitos a ela para poderem participar das aulas que foram realizadas de forma virtual, por meio de videoconferência utilizando o programa Google Meet. Para esse estudo de caso decidiu-se o emprego do método da pesquisa qualitativa do tipo grupo focal e para análise dos dados, foi utilizada a metodologia análise do conteúdo. Os resultados da pesquisa empírica confirmaram as divergências encontradas na pesquisa bibliográfica tanto na conceituação de presença como na sua relação com o corpo e território. Foi utilizado como referencial teórico as definições de presença e suas ramificações abordando o pensamento de Hans Ulrich Gumbrecht, Paul Virilio, Jason Jerald, Marvin Lee Minsky, Marshall McLuhan, Pierre Lévy, Cormac Power, entre outros. Ao final, são tecidas considerações acerca do pensamento de tais autores e dos resultados obtidos na pesquisa empírica. E sobre a impossibilidade de separação da presença do ser, por isso ela o acompanha tanto no físico como no virtual por estar ligada à sua essência.Item Abordagens de comunicação visual sobre a representação da mulher : o caso #DonasdaRuaFerraz, Mariana Garcia; Martins, Rosane Fonseca de Freitas [Orientador]; Buzalaf, Márcia Neme; Fornasier, Cleuza Bittencourt RibasResumo: A presente pesquisa visa compreender os atributos das abordagens comunicativas contemporâneas destinadas à conscientização de crianças e jovens Nos últimos anos, surgiram diversos projetos com o propósito de desconstruir a mentalidade desse público acerca dos tradicionais papéis sociais de gênero associados à feminilidade e masculinidade Esta Dissertação apresenta um estudo de caso do projeto #DonasdaRua, que tem como foco a produção de conteúdos da Turma da Mônica que promovam mensagens positivas sobre a temática de igualdade e representação de gênero, em especial por meio da atuação no ciberespaço O trabalho explora a relação entre as expressões feministas contemporâneas e as tecnologias digitais, analisando os conteúdos sobre concepções de gênero do #DonasdaRuas nas mídias sociais, destinados, sobretudo às gerações Y, Z e Alpha O corpus da pesquisa é constituído por materiais gráficos digitais da coleção de pôsteres “Donas da Rua da História” e HQs da série “Construindo Novas Histórias para Meninas e Meninos”, divulgados no site, Facebook e Instagram Foi realizada uma análise qualitativa, descritiva e exploratória, a partir de dois protocolos – um teórico e outro prático –, sobre aspectos formais e de conteúdo dos materiais em questão Os resultados demonstram que a iniciativa #DDR é uma abordagem inovadora que apoia-se na utilização de ferramentas virtuais para engendrar um espaço de comunicação e engajamento entre os receptores, viabilizando o surgimento de vínculos de apoio e atuando como um mecanismo de denúncia ao desempenhar a função de informar, educar e empoderar os agentes envolvidos no processo comunicativoItem Agitprop em cena : uma contribuição aos estudos da comunicação popular e comunitáriaSoranso, Ana Martinez; Miani, Rozinaldo Antonio [Orientador]; Bastos, Manoel Dourado; Villas Bôas, Rafael LitvinResumo: A partir dos pressupostos teóricos-metodológicos da práxis reivindicada pela Comunicação Popular e Comunitária, este trabalho tem a intenção de investigar a formação e práxis comunicacional do agitprop soviético a partir de três textos de peças elaboradas pelo coletivo A Blusa Azul entre os anos de 1924 e 1925 Destacamos nestes textos, por meio da produção de pequenos ensaios, os elementos estruturais do agitprop que fazem dele uma ação formativa, organizativa e estratégica para o movimento operário organizado em sovietes na Rússia revolucionária Os grupos de agitprop incitavam a propaganda revolucionária para convocar trabalhadores operários e camponeses às pautas de luta por meio de estudos e práticas coletivas Esse novo sujeito histórico, com pautas de interesse das massas, fez explodir as velhas formas dramáticas e caminhou para uma estética que representasse o então novo personagem, a classe operária Para avançar na formação política, o agitprop se organizava por meio do trabalho coletivo em que a divisão de trabalho entre escritores, dramaturgos, diretores, atores e público é substituída pela criação comunitária A proposta metodológica para a produção dos ensaios é a da imaginação, recurso proposto por Raymond Williams para explorar textos teatraisItem Alinhavando vínculos : circulação de imagens de moda nas redes sociaisMatté, Lívia Laura; Lopes, Dirce Vasconcellos [Orientador]; Fornasier, Cleuza Bittencourt Ribas; Contani, Miguel LuizResumo: Este estudo se propõe a delinear os aspectos da moda, na contemporaneidade, sob um viés comunicacional, ou seja, é uma busca por identificar, por meio das imagens que circulam em redes sociais, as características que distinguem a moda contemporânea circunscrita à pós-modernidade Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a fim de conhecer os conceitos de pós-modernidade Entre os autores estudados, optou-se por seguir os caminhos trilhados pelo sociólogo francês, Michel Maffesoli, visto que suas ideias acerca da pós-modernidade são fundamentais para explicar a contemporaneidade e a moda na pós-modernidade O corpus desta pesquisa consiste em imagens extraídas de uma rede social de compartilhamento de imagens de moda: Lookbooknu: Collective Fashion Consciousness Acredita-se que estas imagens constituem materiais carregados de informações que podem explicar a moda na pós-modernidade, além de contribuir para discussões sobre a criação de vínculos possibilitados pela circulação de tais elementos imagéticosItem Uma análise comunicacional da Comissão Nacional da Verdade : das ruínas e monumentos à narraçãoSoares, Alina Rani Costa; Buzalaf, Márcia Neme [Orientador]; Bastos, Manoel Dourado; Vicente, Maximiliano MartinResumo: Esta Dissertação tem o objetivo de discutir a comunicação sobre passado, partindo do relatório da Comissão Nacional da Verdade (CNV) Discutimos os conceitos de história, memória e verdade a partir da obra de Walter Benjamin e Vilém Flusser, para tratar a relação entre os sujeitos e os produtos culturais codificados sobre o passado como coisa viva e aberta para o futuro; entendendo a narração do passado da coletividade como um processo fundamentalmente comunicacional, construído entre monumentos e trabalhos de memória, para a superação ou permanência de silenciamentos históricos De forma específica, nos empenhamos em uma análise textual discursiva do capítulo intitulado “Casos Emblemáticos” (BRASIL, 214a) para propor um meta-texto inacabado, em processo contínuo de desconstrução e construção Conclui-se que o projeto da CNV foi de um aparelho burocrático e dependente de interações humanas, cujo objetivo foi fazer o caminho inverso das máquinas fascistas, ou seja, restaurar a humanidade a partir do código Entretanto, sua ação e resultado no mundo esbarram no âmbito político de apaziguamento social, antes de ambições bárbaras de escovar a história a contrapeloItem Análise das lives streamings realizadas pelos executivos municipais da região da Amusep enquanto estratégia de comunicação pública durante a pandemia da Covid-19(2023-04-20) Sevidanis, Ariádiny Rinaldi; Miani, Rozinaldo Antonio; Figueiredo, Daniel de Oliveira; Vicente, Maximiliano MartinEsta dissertação se propõe a analisar as lives streamings realizadas pelas páginas oficiais no Facebook dos Executivos Municipais pertencentes à região da Amusep, durante os dois primeiros anos de enfrentamento da covid-19, com o intuito de analisar de que forma o formato está sendo apropriado. A definição do problema de pesquisa surgiu da desconfiança de que os órgãos e departamentos de comunicação estavam expondo erroneamente seus agentes públicos, desviando dos objetivos da comunicação pública, e promovendo o marketing dos respectivos políticos. Para isso, delimitou-se o conceito de comunicação pública como processo que promove e assegura o direito à informação, estreitando os laços entre o Estado e a população, fomentando a transparência, o accountability e a cidadania (BUCCI, 2015; DUARTE, 2007; BRANDÃO, 2007). Considerando o déficit da participação política provocada pela distanciamento da esfera cívica das tomada de decisões na democracia representativa e a mudança de ambiente da discussão democrática do real para o virtual (GOMES, 2005; BENEVIDES, 2016), problematiza-se o uso do recurso para promover a aproximação entre os munícipes e a prefeitura. Apesar das dinâmicas das mídias digitais enfatizarem o papel participativo e o engajamento dos usuários (RECUERO, 2018; JENKINS, 2014), e da interação em tempo real ser uma das principais característica da live (MOTA, 2019; LUPINACCI, 2021), observa-se que das 495 produções mapeadas, poucas exploram esse potencial. Percebe-se que há um considerável desenvolvimento de conteúdos audiovisuais nativos e uma paulatina afinidade dos órgãos na utilização técnica do recurso. Porém, a realização da live revela-se como mera formalidade por parte dos Executivos para se adequarem à nova ambiência, à custa de uma verdadeira abertura ao diálogo ou de promoção da participação popular. Com base na metodologia de Análise de Conteúdo, com abordagem quantitativa, foram identificados as temáticas e finalidades das transmissões, aqui categorizadas em seis eixos: transparência; promocional; pronunciamento; instrucional; informacional; e de evento. Por meio de inferências, expõem-se a preponderância de aspectos que evidenciam o interesse de agentes políticos em detrimento do interesse público, o que releva a necessidade de revisão dos parâmetros da política de comunicação empregados.Item Apocalypse now : elementos do jornalismo literário na construção cinematográfica da guerra do VietnãRech, Gisele Krodel; Demétrio, Silvio Ricardo [Orientador]; Silva, Acir Dias da; Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira deResumo: Um dos filmes de guerra mais cultuados da contemporaneidade, Apocalypse Now apresenta fragmentos da representação da realidade jornalística dentro de sua narrativa cinematográfica São analogias do livro Despachos do Front, de Michael Herr, livro-reportagem concebido durante o fenômeno do New Journalism, que serviu de apoio ao processo de contextualização da obra-prima de Coppola A intenção deste trabalho é, pois, analisar a película buscando encontrar nestas analogias elementos textuais da ekphrasis e da fanopeia Neste processo, no qual a narrativa jornalístico-literária se imbrica na narrativa cinematográfica, a não ficção e a sua representação da realidade surge de modo intermitente em meio à obra ficcional, em um processo conotativo carregado de significações imagéticas, concebidas a partir do poder do texto jornalístico-literárioItem As fantasias d* verm*: histórias sobre a construção de meus afetos a partir das personagens de animações(2023-12-09) Braga, Bruno Azzani; Moreira, Reginaldo; Jimenez, Maria Luisa; Carvalhaes, Flavia Fernandes deA partir da metodologia (ou antimetodologia) da cartografia sentimental de Sueli Rolnik, se construiu 3 histórias que respondem à pergunta: seriam as personagens de animação tecnologias de gênero ? Articula-se também os conceitos de Tereza de Lauretis e as perspectivas dos estudos Cuír / Kuir / Queer . A partir do relato pessoal do pesquisador Bruno Azzani Braga a respeito das suas relações com as personagens Pernalonga (“Looney Tunes”), Ele (“As Meninas Superpoderosas”) e Shun (Cavaleiros do Zodíaco), foi mapeado como este construiu sua subjetividade articulada com essas figuras enquanto estratégia para sobreviver dos preconceitos, abusos e agressões. Ao longo da pesquisa, se faz uma defesa da importância da construção de estudos com as autorias implicadas em Cis-tema não cisheteronormativas, pensando que as fabulações podem construir outras subjetividades e revelar outras histórias que não as mesmas divulgadas por essa norma. A noção de interseccionalidade a respeito dos privilégios de branco, cisgênero, heteronormativo e de classe média são debatidas. O texto é construído de maneira literária seguindo a própria antimetodologia. O texto se encerra com uma discussão que articula as ideias já mencionadas com a noção do uso dos afetos, como proposto, enquanto uma ação decolonial, reiterando a perspectiva fracasso (Jack Halbestam) e do passivo (Javier Sáez e Sejo Carrascosa) como produtores de novas possibilidades de afetos.Item Atenção na publicidade online : um estudo da percepção de imagens efêmeras nas mídias sociaisGaldino, Lorena Albuquerque Gonçalves; Londero, Rodolfo Rorato [Orientador]; Bastos, Manoel Dourado; Figueiredo, Daniel de OliveiraResumo: Nunca se perseguiu tanto a atenção na publicidade e nunca fomos tão distraídos São muitas as tentações para nos tirar o foco em meio a tantas telas e a uma torrente ilimitada de informações, imagens e estímulos A necessidade de conquistar a atenção como primeiro passo para a transmissão da mensagem publicitária, que levará o consumidor a uma ação, é uma prática tão naturalizada na profissão que não se discute nem se questiona a sua validade, nem mesmo em um momento em que a publicidade atravessa uma crise em que sua eficácia é indagada e onde os consumidores estão incrédulos e saturados de anúncios Essa pesquisa questiona a primazia da atenção disciplinar e focada como primeiro e principal lemento para a publicidade Para isso, buscamos compreender os conceitos de atenção, sensação e percepção enquanto valores sociais e culturais da sociedade, e não somente como uma característica biológica humana bem como entender a variação desses conceitos ao longo do tempo A partir daí, recorremos aos primeiros manuais de publicidade para compreender a relação simbiótica dessa disciplina com a psicologia e de como a atenção disciplinar, legitimada pelo discurso científico da publicidade tem sido entendida e buscada desde então Embora na tentativa de superar a saturação e conseguir atrair atenção, agências e anunciantes venham tentando novos formatos publicitários e novas mídias, ainda buscam conquistar a mesma atenção disciplinar do início do século XX A atenção dispensada pelos consumidores para a publicidade online nos aplicativos de redes social, particularmente para as imagens e vídeos efêmeros, é rasa e fragmentada e em um fluxo que vai da atenção à distração continuamente: uma hiperatenção E por este motivo, não faz mais sentido que teóricos e profissionais continuem em uma procura pela atenção disciplinarItem O ato fotográfico e seu jogo poético : um percurso sobre expressões contemporâneas da fotografia a partir das relações de jogo em sua produção de sentidoRampazzo, Karina; Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]; Demétrio, Sílvio Ricardo; Araujo, Denize CorreaResumo: Este trabalho tem como objetivo principal explorar as possíveis relações entre a fotografia e o jogo poético no viés da concepção criativa Inicialmente, alguns textos da história da fotografia colaboram sobre as expressões do pensamento fotográfico atual Os conceitos de Flusser acerca do aparelho e o branqueamento da caixa preta delimitam toda a pesquisa As características de jogo na concepção de Caillois reforçam o entrelace dentro da discussão da fotografia enquanto ação No campo da comunicação poética, autores como Jakobson e Pignatari, colaboram nas definições de linguagem e suas manifestações não-verbais Assim, a pesquisa apresenta uma análise de parte da obra de quatro artistas, Carlos Fadon Vicente, Evgen Bavcar, Cindy Sherman e Abelardo Morell, tomando como base epistemológica a categorização dos jogos segundo CailloisItem Autobiografias étnico-comunitárias : a produção audiovisual como experiência político-identitária indígena na universidadeRibeiro, Lucas Fernando; Kaseker, Mônica Panis [Orientador]; Buzalaf, Márcia Neme; Benites, ElielResumo: As autobiografias étnico-comunitárias são uma atividade curricular desenvolvida no Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica dos estudantes indígenas da UEL A produção de vídeos autobiográficos tem como proposta reafirmar a identidade étnico-comunitária e dar visibilidade para presença indígena na universidade Esta pesquisa visa compreender de que forma o processo de produção dos vídeos se converte em uma política identitária que fortalece a presença desses estudantes na universidade O aparato teórico deste estudo compreende os conceitos de hibridação e identidades culturais, interculturalidade, estereótipos e autorrepresentação Como metodologia, propõe-se uma cartografia (GUATTARI; ROLNIK, 1996; PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 215) dos processos de construção de sentidos na elaboração dos vídeos A análise parte das afetações do cartógrafo, gestadas pelos estudantes, durante o processo de produção dos vídeos autobiográficos que convergem para a experiência da política identitária Os resultados demonstraram que falar sobre ser indígena e sobre suas trajetórias pode ser, para alguns deles, motivo de descoberta e celebração de sua ancestralidade, enquanto para outros soa como um fardo identitário que nem sempre estão dispostos a carregarItem Blow-Up : o cinema expandido de AntonioniSalvadori, Theo Tanus; Fonseca, André Azevedo da [Orientador]; Demétrio, Silvio Ricardo; Oliveira Junior, Luiz Carlos Gonçalves deResumo: Blow-Up - Depois daquele beijo, de 1966, é o filme mais aclamado de Michelangelo Antonioni A atmosfera de mistério, indeterminação e inconclusão que caracterizam essa obra é motivo de diversos estudos, resenhas, ensaios e críticas O objetivo desta pesquisa é investigar essa obra de Antonioni pela perspectiva do cinema expandido de Gene Youngblood (197) – conceito de se fazer cinema que se afasta dos padrões estabelecidos de dramaticidade, enredo, linearidade, concatenação e gênero, abrindo ao filme mais sentidos relacionados à experiência sinestésica e à participação criadora do espectador Para isso, empregamos o método da pesquisa bibliográfica, da análise documental dos escritos e entrevistas do cineasta, além de análise fílmica Concluímos que, ao exigir do espectador a percepção dos elementos da estética do cinema sinestésico, no cinema expandido de Antonioni a experiência pessoal é prioritária no ato de assistir ao filme Por conseguinte, o espectador é posto dentro do filme como um participante criador junto ao cineastaItem Brandzilla : o poder devorador da imagem técnica na publicidadeMaranho, Elisa Peres; Londero, Rodolfo Rorato [Orientador]; Klein, Alberto Carlos Augusto; Tomita, Iris YaeResumo: A profusão de imagens no século XX supera qualquer outro momento da história da imagem no Ocidente, sendo a maior parte dessas imagens oriundas da mídia e principalmente da publicidade De acordo com Vilém Flusser, as imagens produzidas pela mídia e pela publicidade são técnicas, ou seja, imagens produzidas a partir de textos científicos Enquanto as imagens tradicionais tinham como referente o mundo concreto, servindo como mapa que orientava a visualidade, as imagens técnicas buscam criar uma visão de mundo tendo como referência os textos técnicos, os quais dão suporte para a cultura visual deste século Partindo da discussão proposta por Flusser a respeito do universo das imagens técnicas, esta pesquisa questiona a utilização de técnicas da publicidade cujo foco é a automatização do comportamento do consumidor diante da marca, oferecendo uma análise crítica do processo de abstração e automatização da publicidade inserida hoje no contexto do capitalismo tecnológico A metodologia baseia-se em pesquisa bibliográfica e documental, principalmente na leitura dos conceitos de aparelho de Vilém Flusser, iconofagia de Norval Baitello Junior, capitalismo tecnológico de Raúl Eguizábal, e na análise do guia de marketing HumanKind, publicado pela agência Leo Burnett em 21 A partir da análise foi possível identificar que o que está em jogo no processo de abstração e automatização da publicidade é o exercício da vontade do consumidor nas relações de consumo e a supressão da alteridade Na economia da gula, apresentada por Flusser, inverte-se o vetor consumidor-consumo para dar vazão a toda produção exacerbada do mercado Essa inversão torna-se possível mediante o enfraquecimento da potência do corpo em meio aos processos de abstração, e assim as imagens técnicas da publicidade podem orientar a percepção das pessoas sobre si mesmas, seus propósitos e causas com as quais desejam se engajar Logo, a marca programa sua imagem para que o consumidor possa se identificar com ela –para que ao final do processo o consumidor passe a identificar-se a partir dela A marca deixa de ser o “outro” da relaçãode consumo e passa a ser a própria imagem do consumidor, já sem a negatividade e resistência que se apresenta frente a alteridade Como crítica propositiva, apresenta-se como uma possibilidade de desconstrução desse cenário o retorno a uma prática profissional que contemple a criatividade variável, que pode ser resgatada a partir de uma visão de jogo contra o aparelho em que esteja presente o espírito lúdico e o riscoItem Cangaço, decolonialidade e estereótipos no personagem Lunga, do filme Bacurau (2019)(2022-04-12) Rostirolla, Felipe; Buzalaf, Márcia Neme; Klein, Alberto Carlos Augusto; Cavalcante, Ana Luísa Boavista LustosaA pesquisa desenvolvida busca explorar características relacionadas a Lunga, um dos personagens mais marcantes de Bacurau (2019), filme dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Para estabelecer as bases necessárias para assimilar os aspectos propostos de Lunga, ao longo da pesquisa fundamentaram-se, nos capítulos dessa dissertação, diversas questões relacionadas aos estudos sobre o movimento histórico do cangaço, da decolonialidade, e de estereótipos. São múltiplas as contribuições de Bacurau, e especificamente do personagem Lunga, para o debate sobre colonialidade e estereótipos. O sucesso comercial e de crítica de Bacurau atestam que sim, o brasileiro quer e gosta de ver narrativas que o colocam como donos de sua própria história, e que contenham personagens reivindicadores, como Lunga é. Além disso, é notória a colaboração de Lunga para as representações cinematográficas de personagens pertencentes a filmes de faroeste e ao universo queer, trazendo maior nuance e símbolos para que a população possa se espelhar e se encontrar.Item Carnavalização bakhtiniana do grotesco em imagens do Hard Rock e Heavy MetalFiore, Adriano Alves; Contani, Miguel Luiz [Orientador]; Klein, Alberto Carlos Augusto; Pinheiro, Jose Amalio de BrancoResumo: A linguagem do Rock é essencialmente paródica, alegórica, carnavalesca e imagética Uma tipologia de conteúdo de imagens é obtida por meio do conceito de carnavalização enunciado por Mikhail Bakhtin e, com ela, este trabalho analisa o emprego e a significação de figuras do campo do grotesco, das deformidades físicas e das monstruosidades na linguagem visual do universo do Hard Rock e Heavy Metal São também avaliadas a presença e a função da figura da caveira e do diabo acompanhadas da representação respectivamente da morte e do inferno como fatores ilustrativos O corpo teórico é ampliado com as contribuições de Vilém Flusser e de Junito de Souza Brandão O estigma rebelde do Hard Rock e do Heavy Metal multiplica-se e revigora sua influência com a popularização crescente desses gêneros musicais - que vêm sendo efusivamente retratados por meio de vigoroso apelo imagético - como consequência de os responsáveis pelo marketing das bandas invocarem, sempre mais, o auxílio visual nas figuras que contêm alusões à quebra de regra e de busca pela liberdade Obtém-se uma condição de leitura de imagens por meio de elementos como o riso, a visão grotesca do corpo humano e a gestualidade obscena