02 - Mestrado - Comunicação
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Item Maria Madalena: sobrevivência da ninfa penitente no audiovisual(Universidade Estadual de Londrina, 2020-09-24) Pereira, Patrícia Bedin Alves; Klein, Alberto Carlos Augusto; Fonseca, André Azevedo da; Freitas, Flavia Gabriela. da Costa. Rosa deResumo: Esta pesquisa estuda a imagem de Maria Madalena nos meios audiovisuais para compreender de que maneira os códigos culturais atuam para ressignificá-la. O objetivo é investigar nas imagens midiáticas do mito a presença da pathosformel da Ninfa - baseado nos estudos de Aby Warburg. O primeiro capítulo demonstra a compreensão humana do mundo sob a percepção de binaridade e como isto afetou a construção dos mitos femininos semelhantes à Madalena e apresenta o mito cristão dando ênfase às características que influenciaram a formação de sua imagem como mulher sensual, bela e inteligente. O segundo capítulo discute Madalena como texto cultural e como a semiótica da cultura e o pensamento de Warburg se complementam. Também se aprofunda no conceito de Ninfa e demonstra sua presença na iconografia de Maria Madalena, como imagem de emoções de dor, sofrimento e êxtase. O terceiro capítulo analisa a imagem do mito na série televisiva María Magdalena aplicando o método similar ao utilizado por Warburg no Atlas Mnemosyne. Oito pranchas foram montadas relacionando as imagens da série com outras imagens de Madalena, com personagens semelhantes a ela no audiovisual, mitos semelhantes de diversas origens e outras imagens que compartilham a pathosformel. As pranchas receberam nomes que especificam diferentes expressões da Ninfa, demonstrando como o conceito pode ser aprofundado. Concluiu-se que a imagem de Madalena pode encarnar a Ninfa com frequência e que, tais imagens que mimetizam expressões sempre semelhantes, têm seus significados transformados e atualizados de acordo com o contexto cultural no qual a produção midiática está inserida. Na série estudada, a personagem expressa pathos diferentes ao longo da trama, se mostrando complexa e demonstrando como as discussões em torno do papel das mulheres na sociedade e da quebra dos paradigmas patriarcais se refletiram nessa nova interpretação de um mito cristão antigo, focando em aspectos até então pouco explorados no audiovisual como sua intelectualidade e dando menos ênfase à sua trajetória como pecadora arrependida. Abstract: This research studies Mary Magdalene’s images in the audiovisual media to understand how cultural codes operate to resignify them. The objective is to explore in media images of this myth some presence of Nymph's pathosformel based on Aby Warburg’s studies. The first chapter demonstrates the human understanding of the world under the perception of binarity and how it affected the construction of feminine myths similar to Madalena and presents the Christian myth emphasizing the characteristics that influenced the formation of her image as a sensual, beautiful and intelligent woman. The second chapter discusses Magdalene as a cultural text and how the Semiotics of Culture and Warburg's thought complement each other. He also delves into the concept of Nymph and demonstrates his presence in the iconography of Mary Magdalene, as an image of emotions of pain, suffering and ecstasy. The third chapter analyzes the image of the myth in the television series María Magdalena applying the method similar to that used by Warburg in Atlas Mnemosyne.Eight boards were assembled relating the images of the series to other images of Magdalene, with similar characters in the audiovisual, similar myths from different origins and other images that share the pathosformel. The boards were given names that specify different expressions of Ninfa, demonstrating how the concept can be deepened. It was concluded that Madalena's image can often embody Nymph and that such images that mimic always similar expressions, have their meanings transformed and updated according to the cultural context in which the media production is inserted. In the series studied, the character expresses different pathos throughout the plot, proving to be complex and demonstrating how the discussions about the role of women in society and the breaking of patriarchal paradigms were reflected in this new interpretation of an ancient Christian myth, focusing on aspects hitherto little explored in the audiovisual as her intellectuality and giving less emphasis to her trajectory as a repentant sinner.Item Revivals, memórias digitais e ressonância : a mercantilização da nostalgia nas mídiasLeonel, Bruno Vieira; Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]; Bastos, Manoel Dourado; Silva, Miriam Cristina CarlosResumo: Esta Dissertação propõe, a partir da premissa de que há atualmente uma intensa produção midiática e cultural nostálgica, observar traços estéticos e de construção de sentido que favoreçam, uma lógica de mercantilização do saudosismo, e de sentimentos remissivos, por meio de formatos como a publicidade Avaliaremos como estas produções tentam lucrar e angariar audiências por meio do estímulo e oferta de símbolos que fazem referências a épocas passadas Recorrendo a autores ligados à teoria crítica, bem como a Harmut Rosa e seus estudos sobre a ressonância veremos como essa mercantilização das lembranças e nostalgia é utilizada em um contexto ligado à indústria cultural, pensando ainda em como tais processos usam dessas informações para favorecer a expansão do consumo, em uma lógica de mercadoria; veremos ainda como estes processos se dão em uma relação dialética entre ressonância e alienação Por fim, analisaremos alguns casos ligados ao uso de nostalgia e referências estéticas do passado na mídia, em peças publicitárias De que maneira a mercantilização da nostalgia pode estar vinculada ao processo da ordem da ressonância? Como essas relações de ressonância são evocadas nos objetos? E ainda, de que maneira esses objetos, ao tentarem evocar uma relação de ressonância, não acabam por gerar uma relação de alienação? Estas são algumas das discussões que serão exploradas ao longo do trabalhoItem Memes de discussão pública : o mito político do comunismo no facebookPopolin, Guilherme; Bastos, Manoel Dourado [Orientador]; Ferreira, Kennedy Piau; Buzalaf, Márcia NemeResumo: Os memes políticos da internet carregam mensagens, informações, ideologias, estereótipos e, também, mitologia Os mitos políticos (GIRARDET, 1987) fervilham no imaginário político da população em épocas de crise ou de ruptura Este trabalho busca compreender de que maneira os memes políticos de discussão pública reatualizam o mito político do comunismo no Brasil A pesquisa segue a categorização de memes da internet (SHIFMAN, 214) e uma proposta taxonômica para memes políticos que os divide em memes de persuasão, memes de ação popular e memes de discussão pública (CHAGAS et al, 217) A análise de conteúdo (HSIEH & SHANNON, 25) leva em consideração também os estilos e os tipos de humor propostos por Taecharungroj e Nueangjamnong (215) para memes do site de rede social Facebook Os memes coletados na página O Retrógado, do Facebook, são analisados conforme a fundamentação teórica da pesquisa sobre a direita política no Brasil (SILVEIRA, 215), o comunismo no Brasil (SCHWARCZ, 215) e os efeitos da crise no imaginário de parte da população (AB’SABER, 215)Item Imaginário midiático : um estudo de caso da reciclagem simbólica das celebridadesBoroski, Marcia; Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]; Londero, Rodolfo Rorato; Contrera, Malena SeguraResumo: O presente trabalho tem o objetivo de compreender como é a reciclagem de arquétipos olimpianos por celebridades contemporâneas Para alcançar este objetivo optamos por realizar uma pesquisa exploratória, por meio do estudo do caso da trajetória midiática de Geisy Arruda (ex-estudante de turismo da Uniban, que ficou conhecida por ter sido expulsa da faculdade após causar tumulto por vestir um vestido curto nas dependências da Uniban) A pesquisa se apoia nas teorias da Cultura de Massa, propostas por Edgar Morin, e nos conceitos de celebridade, descritos por Chris Rojek Sobretudo, pensamos essa discussão a partir dos símbolos contemporâneos que alimentam os mitos e arquétipos, os quais sustentam e compõe o imaginário Por fatos e padrões identificados ao longo da trajetória de Geisy, podemos inferir que a ex-estudante não alcança o topo da fama, o Olimpo Ela sobrevive por meio de uma relação de simbiose com celebridades já consolidadas, de uma representação superficial (Meme) e evidenciando, midiaticamente, sua vida íntima, principalmente, aquilo que tange o erotismoItem Retratos da transformação urbana : o uso da fotografia como registro visual do "antes" e "depois" da Lei Cidade Limpa em LondrinaBressan, Fernanda Grosse; Boni, Paulo César [Orientador]; Klein, Alberto Carlos Augusto; Alegro, Regina CéliaResumo: Este trabalho demonstra a importância dos registros fotográficos para a documentação das transformações urbanas e preservação da memória O objeto de estudo é Londrina e os recortes temporais abrangem o centro da cidade antes e depois da Lei Municipal nº 1966, sancionada pelo prefeito da cidade em 2 de agosto de 21 A lei ficou conhecida como “Cidade Limpa” e regulamenta o uso de publicidade externa e fachadas de lojas, indústrias, estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, inclusive a área médica Lojistas e comerciantes tinham 18 dias para adequar suas publicidades à nova lei, o que prometia transformar a paisagem urbana e devolver aos cidadãos a visão de fachadas arquitetônicas históricas da cidade O trabalho utiliza referenciais teóricos de fotografia e memória, registra momentos do centro de Londrina no período de mudanças e traz entrevistas com personagens que viveram as alterações por estarem nos locais que passaram pelas transformaçõesItem Televisão universitária online : a experiência da TV UERJ, a primeira do BrasilBacco, Thaisa Sallum; Lopes, Dirce Vasconcellos [Orientador]; Gonçalves, Antônio Cláudio Brasil; Souza, Florentina das NevesResumo: Esta pesquisa tem como temática central as TVs universitárias no contexto do ciberespaço O objeto de estudo é a TV UERJ Online, a pioneira do Brasil, que está no ar desde 21 O procedimento de investigação foca as experiências e as contribuições da emissora reconhecida nacional e internacionalmente, pelo seu caráter experimental e inovador ao vivenciar o webjornalismo audiovisual Inserida no âmbito acadêmico, a TV da Universidade do Estado do Rio de Janeiro é um projeto pedagógico que objetiva contribuir para a reinvenção do jornalismo multimídia Dessa forma, a reflexão sobre a trajetória da emissora carioca culmina no pensar sobre o uso das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino do telejornalismo na era pós-moderna Os resultados sinalizam que a experiência da TV UERJ é uma tentativa de fazer jornalismo de TV mais crítico, que busca a contextualização e é marcado pela diversidadeItem Da Áustria ao Paraná : a trajetória imagética de Hans Kopp, primeiro fotógrafoPopolin, Cássia Maria; Boni, Paulo César [Orientador]; Souza, Florentina das Neves; Zanirato, Silvia HelenaResumo: Este trabalho resgata a trajetória imagética do primeiro fotógrafo de Rolândia (PR), o austríaco Hans Kopp, que imigrou para o Brasil depois de haver combatido na Primeira Guerra Mundial Fincou raízes no norte do Paraná, onde registrou fotograficamente o despontar das novas cidades O trabalho faz uma retrospectiva da vida e obra de Hans Kopp, de seu nascimento, em 1899, na Áustria, até sua morte em julho de 1991, em Rolândia Propõe um resgate da memória “coagulada” na fotografia e a utiliza como ponto de partida para desvendar histórias latentes da família Kopp e das cidades de Rolândia e Londrina Sua história e memória estavam literalmente guardadas no fundo de um baú, em poder de seus descendentes A autorização da família para a imersão em seus arquivos foi fundamental para o sucesso da proposta deste trabalho Os métodos utilizados foram: revisão de literatura, pesquisa documental, história oral e análise fotográfica A revisão de literatura foi direcionada em duas vertentes: fotografia e memória e história do norte do Paraná A pesquisa documental foi realizada em documentos disponíveis no Museu Municipal de Rolândia e no acervo da família Kopp A história oral para a realização de entrevistas e a análise fotográfica para melhor compreensão dos documentos iconográficos coletados durante a pesquisa Neste sentido, a linha norteadora do trabalho foram obras do pesquisador Boris Kossoy, com seus estudos teóricos e estéticos centrados na expressão fotográfica e à aplicação da iconografia como fonte de pesquisas históricas e sociais e preservação da memóriaItem Alinhavando vínculos : circulação de imagens de moda nas redes sociaisMatté, Lívia Laura; Lopes, Dirce Vasconcellos [Orientador]; Fornasier, Cleuza Bittencourt Ribas; Contani, Miguel LuizResumo: Este estudo se propõe a delinear os aspectos da moda, na contemporaneidade, sob um viés comunicacional, ou seja, é uma busca por identificar, por meio das imagens que circulam em redes sociais, as características que distinguem a moda contemporânea circunscrita à pós-modernidade Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a fim de conhecer os conceitos de pós-modernidade Entre os autores estudados, optou-se por seguir os caminhos trilhados pelo sociólogo francês, Michel Maffesoli, visto que suas ideias acerca da pós-modernidade são fundamentais para explicar a contemporaneidade e a moda na pós-modernidade O corpus desta pesquisa consiste em imagens extraídas de uma rede social de compartilhamento de imagens de moda: Lookbooknu: Collective Fashion Consciousness Acredita-se que estas imagens constituem materiais carregados de informações que podem explicar a moda na pós-modernidade, além de contribuir para discussões sobre a criação de vínculos possibilitados pela circulação de tais elementos imagéticosItem Livro-álbum : a hipermodernidade na literatura infantil e as camadas de leituraMaia, Patrícia de Sá; Martins, Rosane Fonseca de Freitas [Orientador]; Fornasier, Cleuza Bittencourt Ribas; Yunes, Eliana Lúcia MadureiraResumo: O livro infantil tem ganhado o mercado, não só o brasileiro, mas de todo o mundo de forma rápida nos últimos anos Aliado à nova forma de organização do pensamento, trazida pelos tempos hipermodernos em que o pensamento linear dá lugar, cada vez maior, ao pensamento de superfície surge um novo tipo de livro infantil – o livro- album ou livro-híbrido Essa nova forma de fazer literatura infantil une imagem, texto e projeto gráfico de forma indissociável Nesse contexto, esta pesquisa investiga e analisa as relações hipermodernas na produção do livro-álbum, as camadas de leitura geradas pelo hibridismo de linguagens e a percepção dessas camadas pelo leitor A metodologia usada é de pesquisa exploratória, qualitativa e descritiva e o delineamento inclui pesquisa de campo que traz a análise de dois livros de Ian Falconer “Olivia” e “Olivia não quer ser princesa” como ilustração, pesquisa com leitores e mediação de leitura dos livros analisados, e entrevista concedida por autores (ilustradores e escritores) sobre a produção do livro infantil ilustrado Os resultados confirmam que as linguagens que compõe o livro-álbum se fundem gerando uma nova forma de comunicação e, portanto, uma nova forma de produção literária, evidenciando o design como linguagem híbrida Essa condição corrobora para que o leitor crie camadas de leitura, enriquecendo a narrativa pré-concebida e abrindo portas para outras camadas não pensadas Nesse sentido, possibilita a decodificação das linguagens para a produção de sentido do conteúdo literário para o leitor conforme seu repertório e permite ampliá-lo, gerando novos conhecimentos Espera-se contribuir para uma discussão necessária sobre a influência da hipermodernidade e o papel da comunicação na produção do livro infantilItem Representação de gênero e erotismo : um olhar contra-hegemônico sobre o corpo das mulheres na Revista NinPellegrini, Bruna Neves; Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]; Dravet, Florence Marie; Londero, Rodolfo RoratoResumo: Esta Dissertação tem por objetivo analisar a representação de gênero na revista Nin, um periódico impresso de arte erótica, criado por duas mulheres, com a primeira edição publicada em 215 O intuito da análise está em compreender a importância de uma revista erótica criada por mulheres e fora do padrão normativo, para o cenário de representações de gênero disponível atualmente Assim, o problema deste trabalho se dá em entender de que forma a Nin se tornou um meio de representações libertárias e plurais para o corpo e a sexualidade das mulheres Dessa forma, o referencial teórico apresenta o objeto de análise – a revista Nin, um histórico do desenvolvimento da sexualidade humana à luz de Foucault (1984) e (217), visando compreender as mudanças de valores e costumes da sociedade e, especialmente, a relação das mulheres com a sexualidade ao longo dos anos Além disso, é apresentada uma breve história do movimento feminista (BEAUVOIR, 215), (GARCIA, 211), até chegar ao movimento contemporâneo, pós-estruturalista e a epistemologia queer (BUTLER, 217), (MISKOLCI, 215) Também é abordada uma reflexão sobre representações sociais (JODELET, 21) e sobre o corpo como imagem e objeto de consumo, passando pelas considerações de Gramsci (21) à respeito de hegemonia e formas de usar o corpo como instrumento de protesto político Tratando-se de uma revista erótica, este trabalho também aborda uma discussão sobre erotismo, inclusive demarcando a sua diferença em relação a pornografia (BATAILLE, 214), (BRANCO, 1984), (PAZ, 1999) e (MARCUSE, 1982), dialogando com pensamentos do contemporâneo Han (217) Para compreender como o erotismo, a sexualidade e o corpo da mulher são representados pela mídia ao longo dos anos, é apresentado o desenvolvimento das principais publicações eróticas e pornográficas brasileiras Por fim, é abordado o referencial teórico de análise, que se baseia nas teorias de Foucault (215) sobre poder e de Gramsci (21) a respeito de contra-hegemonia, bem como a análise da revista Nin A pesquisa revela que a representação de gêneros na Nin é contra-hegemônica, pois traz o erotismo pelos olhos das mulheres, que mostra-se mais reflexivo, plural e libertário, com potencial para transformações sociais, pois é uma forma de resistência ao poder dominante, um meio de manifestação política em prol da diversidade e liberdade do corpo e da sexualidadeItem Sonho e cura : a narrativa como patologia no cinema terapêutico de JodorowskyRibeiro, Ana Carolina; Demétrio, Silvio Ricardo [Orientador]; Lopes, Dirce Vasconcellos; Silva, Marta Dantas daResumo: No filme A dança da realidade, o cineasta chileno Alejandro Jodorowsky revisita a infância e por meio de uma atmosfera onírica reconstrói sua história sob a perspectiva de idealização de um cinema terapêutico Considerando as semelhanças estruturais entre o cinema e o sonho, condição observada por diversos teóricos, pretende-se constituir uma análise fílmica para investigar a forma como onírico é explorado na filmografia do cineasta A produção teórica de Gilles Deleuze sobre o cinema clássico e cinema moderno servem como respaldo para esta pesquisa Desta forma, o onírico será investigado em três esferas: na temática, por meio da proposta de um cinema terapêutico; no conteúdo das imagens por meio da característica de teatralidade; e nos efeitos da montagem, através da análise da construção dos processos mentais das personagens Constata-se que o cinema de Jodorowsky, ao persistir em uma narrativa linear, situa-se na zona de fronteira entre as imagens-movimento e as imagens-tempoItem O MST desterritorializado : um novo olhar sobre a criminalização do moviemento a partir do fotojornalismo e do hiperespetáculoSilva Junior, Roberto Aparecido Mancuzo; Miani, Rozinaldo Antonio [Orientador]; Fernandes, Bernardo Mançano; Klein, Alberto Carlos AugustoResumo: A partir da qualificação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como um movimento socioterritorial, que disputa espaços jornalísticos para adquirir força de visibilidade, o estatuto contemporâneo da fotografia e do fotojornalismo, e como estes elementos interagem em uma sociedade hiperespetacular que preza pelo consumo voraz das imagens, esta Dissertação adiciona um novo entendimento sobre como a imagem do movimento foi construída e desconstruída junto ao público consumidor de produtos jornalísticos, com ênfase no jornal impresso Trata-se de um olhar politizador, compreendido agora a partir dos aspectos culturais midiáticos, obtido a partir da releitura de obras que tratam do assunto e uma nova verificação da situação por meio de análise de imagens fotojornalísticas sobre a atuação do MST no Pontal do Paranapanema, publicadas no jornal Folha de S Paulo nos anos de 1995 e 22 Para tanto, usa-se como metodologia a pesquisa qualitativa com uso de bibliografia específica nas áreas de fotografia, fotojornalismo, comunicação e cultura midiática e geografia agrária; pesquisa de campo com coleta de dados; uso da fotografia como objeto de pesquisa; bem como os métodos de análise de conteúdo e desconstrução analítica da imagemItem Atenção na publicidade online : um estudo da percepção de imagens efêmeras nas mídias sociaisGaldino, Lorena Albuquerque Gonçalves; Londero, Rodolfo Rorato [Orientador]; Bastos, Manoel Dourado; Figueiredo, Daniel de OliveiraResumo: Nunca se perseguiu tanto a atenção na publicidade e nunca fomos tão distraídos São muitas as tentações para nos tirar o foco em meio a tantas telas e a uma torrente ilimitada de informações, imagens e estímulos A necessidade de conquistar a atenção como primeiro passo para a transmissão da mensagem publicitária, que levará o consumidor a uma ação, é uma prática tão naturalizada na profissão que não se discute nem se questiona a sua validade, nem mesmo em um momento em que a publicidade atravessa uma crise em que sua eficácia é indagada e onde os consumidores estão incrédulos e saturados de anúncios Essa pesquisa questiona a primazia da atenção disciplinar e focada como primeiro e principal lemento para a publicidade Para isso, buscamos compreender os conceitos de atenção, sensação e percepção enquanto valores sociais e culturais da sociedade, e não somente como uma característica biológica humana bem como entender a variação desses conceitos ao longo do tempo A partir daí, recorremos aos primeiros manuais de publicidade para compreender a relação simbiótica dessa disciplina com a psicologia e de como a atenção disciplinar, legitimada pelo discurso científico da publicidade tem sido entendida e buscada desde então Embora na tentativa de superar a saturação e conseguir atrair atenção, agências e anunciantes venham tentando novos formatos publicitários e novas mídias, ainda buscam conquistar a mesma atenção disciplinar do início do século XX A atenção dispensada pelos consumidores para a publicidade online nos aplicativos de redes social, particularmente para as imagens e vídeos efêmeros, é rasa e fragmentada e em um fluxo que vai da atenção à distração continuamente: uma hiperatenção E por este motivo, não faz mais sentido que teóricos e profissionais continuem em uma procura pela atenção disciplinarItem Composição fotográfica oriental : um estudo sobre as imagens dos imigrantes japoneses em LondrinaIto, Murilo Alves de Almeida; Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]; Guimarães, Luciano; Boni, Paulo CésarResumo: Esta Dissertação propõe compreensão dos mecanismos que agem no momento da captura fotográfica; o recorte é a análise das imagens fotográficas dos imigrantes japoneses, no desenvolvimento da fotografia no município de Londrina-PR, entre os anos de 193 a 196 Tem o objetivo de analisar as fotografias e detectar qual dos três fatores sinédoque condicionantes agiu sobre os fotógrafos japoneses na captura fotográfica Os fatores são: 1º Fator Sinédoque Condicionante – Alfabetização Gramatical (os elementos da imagem são enquadrados inconscientemente pela direção inicial da alfabetização do idioma do indivíduo, ou seja da esquerda para direita ou da direita para a esquerda) 2º Fator Sinédoque Condicionante – Manual Kodak (os elementos da imagem são enquadrados inconscientemente no centro do fotograma por paradigma e também por uma imposição da limitação técnica da época, que orientava centralizar o objeto principal para preservar um registro seguro do evento, pois corria-se o risco de queimar as bordas da imagem) 3º Fator Sinédoque Condicionante – Tecnologia + Regra dos Terços (os elementos da imagem são enquadrados conscientemente em qualquer parte do fotograma, sendo possível através da tecnologia preencher as bordas do fotograma, somadas as opções de posicionamento dos objetos nos pontos áureos, revelando um padrão gráfico sintonizado com a harmonia estética)Item Inscrições performáticas no campo visual das obras de Leonilson e BasquiatPenharbel, Silvia Flores; Borges, Rosane da Silva [Orientador]; Silva, Marta Dantas da; Demétrio, Sílvio RicardoResumo: Esta Dissertação tem como propósito avaliar a presença da palavra (sob a forma escrita) na obra de arte Partimos do entendimento que tal inscrição não serve apenas como título ou modo peculiar de caligrafia, mas se presta a referendar a presença do signo verbal no campo visual das obras para além de uma função ornamental ou explicativa Para tornar possíveis as reflexões em torno desse objetivo e premissas, adotamos o conceito de rizoma dos filósofos Gilles Deleuze e Felix Guattari, uma plataforma teórico-metodológica que vem nos franqueando possibilidades múltiplas de estabelecer novas cartografias a partir do território visual, com intuito de rastrear linhas que permitam o estabelecimento de novos campos e ao mesmo tempo em poder nos levar a novas linhas de fuga, de desterritorialização, da eclosão do novo O corpus de pesquisa escolhido está circunscrito às obras dos artistas Jean-Michel Basquiat e Leonilson Bezerra Dias O fato de ambos apoiarem-se com frequência no par escrita versus imagem justifica a nossa escolha por esse objeto Entre os resultados alcançados até o momento, verificou-se que a conjugação entre várias materialidades de linguagem responde aos princípios de construção de sentidos sem que nenhuma possa desempenhar papel hierárquico na posição dos elementos Tal constatação, extraída do campo artístico, poderá ser estendida aos suportes visuais da contemporaneidade – cinema, TV, internet –, que se apoiam igualmente, no cruzamento de vários códigos da linguagemItem Memória e história : o uso da mídia fotografia para a recuperação histórica da construção da Usina Hidrelétrica de Capivara, na visão de antigos trabalhadores de IepêPereira, Adgélzira Capeloti; Boni, Paulo César [Orientador]; Buzalaf, Márcia Neme; Alegro, Regina CéliaResumo: Recuperar informações referentes ao período de construção da Usina Hidrelétrica de Capivara, a partir da visão de ex-trabalhadores de Iepê, município mais impactado pela obra Esse é um dos objetivos deste trabalho, que busca também testar e sistematizar a proposta metodológica que utiliza a mídia fotografia como disparadora do gatilho da memória, desenvolvida pelo grupo Comunicação e História da Universidade Estadual de Londrina A metodologia que, até então, havia sido aplicada para recuperação histórica de fatos referentes à fundação de municípios de trajetória recente, com entrevistas de pioneiros, dessa vez tem seu foco voltado à década de 197 Nesse período, Iepê teria experimentado significativo desenvolvimento econômico por conta das obras de infraestrutura executadas para acomodação de trabalhadores advindos de diferentes regiões do país Para o processo de pesquisa empírica foi composto um portfólio com 1 imagens de diferentes fases da construção da barragem e selecionados 1 ex-trabalhadores residentes no município para contar sobre as lembranças suscitadas pelas fotografias O resultado alcançado demonstra que a metodologia se apresenta como importante ferramenta para recuperação de dados históricos, a partir de memórias quase apagadas pela ação do tempo Dessa forma, foi possível confirmar o poder de informação, aproximação e emoção emanados pelas imagens, que tornoram possível a reconstituição de quadros dos cenários econômico, social, trabalhista, cultural, político-administrativo da usina de Capivara e também de IepêItem A construção imagética de um crime : análise das capas de revistas sobre o caso Isabella NardoniPiana, Andréa Gama; Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]; Contrera, Malena Segura; Lopes, Dirce VasconcellosResumo: Desde nossos primórdios, a imagem esteve presente assumindo diferentes funções no tempo Ao longo da história, as técnicas de produção e suportes se modificam e a imagem ganha um espaço cada vez maior a ponto de, em determinados momentos, substituir os próprios textos e direcionar a formação de opiniões Assim objetivou-se analisar os elementos visuais presentes nas capas das revistas Veja, Isto É e Época, referentes ao caso Isabella Nardoni, anotando a significação da imagem para uma construção de narrativas em torno dos fatos O embasamento teórico e conceitual utilizado na realização das análises segue o pensamento de dois autores, sendo o primeiro Harry Pross que, através de sua teoria relacional dos signos busca por meio da interpretação dos eixos (dentro-fora, acima-abaixo, claro-escuro), permite leituras visuais em diversos textos culturais Outro autor que dá base para as análises é Ivan Bystrina, sendo este um dos principais pensadores da Semiótica da Cultura, e assim como Pross, também compreende a percepção por eixos, ou pólos, enfatizando que o negativo sempre acaba por atrair mais a atenção, destacando que essas características são baseadas em valores arcaicos ainda presentes no homem Neste trabalho, foi possível perceber, por meio dos referencias expostos, elementos de significância para a construção visual da narrativa de um crime nas capas de revistaItem Linguagem iconográfica e documentário em Palestina : uma nação ocupadaMacri, Renato Domingues Záccaro; Miani, Rozinaldo Antonio [Orientador]; Contani, Miguel Luiz; Teixeira, Francisco ElinaldoResumo: Esta Dissertação investiga como as linguagens iconográficas – em particular, as histórias em quadrinhos – podem operar na produção de documentários, tomando como referência a obra “Palestina – Uma Nação Ocupada” do jornalista maltês Joe Sacco Em primeiro momento, apresenta-se um resumo de sua vida e obra para que se conheça um pouco das características particulares deste autor Em seguida, a pesquisa procura, de maneira sucinta em seu levantamento teórico explicitar conceitos sobre Narrativas, Linguagens Iconográficas e Histórias em Quadrinhos Apresenta também estudos sobre uma conceituação do que pode ser reconhecido jornalisticamente como Documentário Por fim demonstra que, de acordo com a obra analisada, assim como a própria produção de Joe Sacco nela representada, existe a possibilidade da linguagem em quadrinhos abordar não apenas histórias de cunho humorístico ou ficcional, mas também de temas reais, com testemunhos e retratações de indivíduos e situações verídicos Conclui que a obra “Palestina – Uma Nação Ocupada pode ser considerada efetivamente um documentário em quadrinhosItem A rebelião das cores : a cor como artifício manipulável nos quadrinhosLima, Cleverson de; Londero, Rodolfo Rorato [Orientador]; Miani, Rozinaldo Antonio; Vergueiro, Waldomiro de Castro SantosResumo: O objetivo desta pesquisa é identificar os elementos cromáticos não convencionais em diversas obras de histórias em quadrinhos, propondo uma discussão que permita verificar a divergência entre o conceito que vigora na teoria das cores e os elementos que adaptam as cores a uma nova representação, identificando assim a flexibilidade que uma cor pode assumir ao ser trabalhada em diversos contextos Por se tratar de um formato diferenciado de produção acadêmica, distribuímos o conteúdo em dois formatos: textual e imagéticos Desta forma buscamos apresentar neste trabalho: o processo metodológico do estudo; a base introdutória; reflexões referentes a história em quadrinho; questões envolvendo a cor como artifício manipulável e seu envolvimento na narrativa; aprofundaremos também as análises, apontando obras e artistas que utilizam as cores como diferencial de destaque das obras; e por último, uma breve consideração sobre o conteúdo abordado Para tanto, utilizaremos os estudos fenomenológicos de Merleau-Ponty (211), como também as considerações dos estudos dos quadrinhos de Cirne (22), McCloud (1995), Eisner (22), entre outros Esperamos assim, ao final, contribuir, mesmo que um pouco, para o entendimento da utilização das cores nas histórias em quadrinhos como também no perfil socialItem O ato fotográfico e seu jogo poético : um percurso sobre expressões contemporâneas da fotografia a partir das relações de jogo em sua produção de sentidoRampazzo, Karina; Klein, Alberto Carlos Augusto [Orientador]; Demétrio, Sílvio Ricardo; Araujo, Denize CorreaResumo: Este trabalho tem como objetivo principal explorar as possíveis relações entre a fotografia e o jogo poético no viés da concepção criativa Inicialmente, alguns textos da história da fotografia colaboram sobre as expressões do pensamento fotográfico atual Os conceitos de Flusser acerca do aparelho e o branqueamento da caixa preta delimitam toda a pesquisa As características de jogo na concepção de Caillois reforçam o entrelace dentro da discussão da fotografia enquanto ação No campo da comunicação poética, autores como Jakobson e Pignatari, colaboram nas definições de linguagem e suas manifestações não-verbais Assim, a pesquisa apresenta uma análise de parte da obra de quatro artistas, Carlos Fadon Vicente, Evgen Bavcar, Cindy Sherman e Abelardo Morell, tomando como base epistemológica a categorização dos jogos segundo Caillois