02 - Mestrado - Comunicação
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Item Mitos da identidade sulista : o imaginário separatista do movimento o sul é meu País(2020-08-11) Melo, Michele; Fonseca, André Azevedo da; Miani, Rozinaldo Antonio; Souza, Rose Mara Vidal de; Londero, Rodolfo RoratoO Sul é o Meu País é um movimento que empreende uma série de ações de comunicação e mobilização em busca da separação política dos três estados da região Sul do Brasil. A presente pesquisa tem o objetivo de identificar as mitologias políticas manipuladas nas práticas de comunicação do movimento para forjar uma identidade cultural sulista e reafirmar seus discursos. Para isso, empregamos os métodos da pesquisa bibliográfica, da análise documental e da mitocrítica em um conjunto de fontes constituídas por entrevistas na imprensa, pelos livros de propaganda ideológica e pela série de vídeos “Mateando com o Sul”, veiculada nas redes sociais. Como resultado, observamos que os mitos da origem, da conspiração e da união sagrada se constituem nas metáforas obsessivas que o movimento reitera para legitimar sua causa e mobilizar seus seguidores.Item Maria Madalena: sobrevivência da ninfa penitente no audiovisual(Universidade Estadual de Londrina, 2020-09-24) Pereira, Patrícia Bedin Alves; Klein, Alberto Carlos Augusto; Fonseca, André Azevedo da; Freitas, Flavia Gabriela. da Costa. Rosa deResumo: Esta pesquisa estuda a imagem de Maria Madalena nos meios audiovisuais para compreender de que maneira os códigos culturais atuam para ressignificá-la. O objetivo é investigar nas imagens midiáticas do mito a presença da pathosformel da Ninfa - baseado nos estudos de Aby Warburg. O primeiro capítulo demonstra a compreensão humana do mundo sob a percepção de binaridade e como isto afetou a construção dos mitos femininos semelhantes à Madalena e apresenta o mito cristão dando ênfase às características que influenciaram a formação de sua imagem como mulher sensual, bela e inteligente. O segundo capítulo discute Madalena como texto cultural e como a semiótica da cultura e o pensamento de Warburg se complementam. Também se aprofunda no conceito de Ninfa e demonstra sua presença na iconografia de Maria Madalena, como imagem de emoções de dor, sofrimento e êxtase. O terceiro capítulo analisa a imagem do mito na série televisiva María Magdalena aplicando o método similar ao utilizado por Warburg no Atlas Mnemosyne. Oito pranchas foram montadas relacionando as imagens da série com outras imagens de Madalena, com personagens semelhantes a ela no audiovisual, mitos semelhantes de diversas origens e outras imagens que compartilham a pathosformel. As pranchas receberam nomes que especificam diferentes expressões da Ninfa, demonstrando como o conceito pode ser aprofundado. Concluiu-se que a imagem de Madalena pode encarnar a Ninfa com frequência e que, tais imagens que mimetizam expressões sempre semelhantes, têm seus significados transformados e atualizados de acordo com o contexto cultural no qual a produção midiática está inserida. Na série estudada, a personagem expressa pathos diferentes ao longo da trama, se mostrando complexa e demonstrando como as discussões em torno do papel das mulheres na sociedade e da quebra dos paradigmas patriarcais se refletiram nessa nova interpretação de um mito cristão antigo, focando em aspectos até então pouco explorados no audiovisual como sua intelectualidade e dando menos ênfase à sua trajetória como pecadora arrependida.Item Controle da informação e censura no governo Temer (2016-2018) : estudo de caso a partir de entrevistas com jornalistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)(2021-01-22) Ruiz, Gabriel Pansardi; Buzalaf, Márcia Neme; Costa, Cristina; Dourado, Manoel BastosCom a ascensão de Michel Temer (MDB) à presidência do Brasil em 2016, uma de suas medidas iniciais foi a alteração do estatuto de criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Nesse quadro de mudanças após o impeachment de Dilma Rousseff (PT), pretende-se identificar ocorrências de censura jornalística nos veículos da EBC, além de possíveis mecanismos censórios presentes na rotina de trabalho das redações da TV Brasil, da Rádio Nacional e da Agência Brasil. Para isso, faz-se necessário compreender a estrutura e funcionamento da EBC (BUCCI, 2015; VALENTE, 2009a; 2009b); estudar os veículos de comunicação pública no Brasil (BUCCI, 2015; FILHO, 2000; 2018); e o modo de funcionamento da censura no contexto após a promulgação da Constituição de 1988 (COSTA, 2017; 2018; MATTOS, 2005; ABRAMO, 2016). Como método, utiliza-se entrevistas em profundidade coletadas diretamente com 10 jornalistas ligados à EBC. Os resultados apontam para a manipulação de informações noticiosas e de práticas censórias, como a interdição de termos específicos e autocensura, até a remoção completa de conteúdos críticos à figura do ex-presidente Temer.Item Incomunicabilidade : um debate entre crítica e autor pela definição da obra de Michelangelo Antonioni, das décadas de 1950-1980(2021-10-07) Coqui, Izaque Anversi; Londero, Rodolfo Rorato; Demétrio, Sílvio; Oliveira Jr., Luiz CarlosNa década de 1960, Michelangelo Antonioni lançou três filmes: “A Aventura” (L’Avventura, 1960), “A Noite” (La Notte, 1961) e “O Eclipse” (L’Eclisse, 1962). Apesar da semelhança estética e temática, esses filmes não foram destinados a ser uma trilogia, mas acabaram recebendo o nome de uma, trilogia da incomunicabilidade, devido à insistência da crítica de cinema. Em algumas entrevistas e ensaios, Antonioni discordou dessa nomenclatura, que o consagrou no cinema, como diretor da incomunicabilidade e da alienação. Este trabalho visa refletir sobre duas questões: 1) o que está em jogo nos escritos da crítica de cinema italiana e do autor, nas décadas de 1960-1980, na definição de um estilo de cinema de incomunicabilidade para os filmes de Antonioni?; e 2) O que se coloca em jogo nas ações discursivas dessa crítica e desse diretor de cinema nesses textos? Para contemplar estas questões, analisamos os escritos da crítica italiana, entre as décadas de 1950 e 1980, publicados pelo catálogo Aventura Antonioni (2017), que descrevem “A Aventura”, “A Noite” e “O Eclipse” como uma única trilogia ou reduzem o estilo de Antonioni em termos de incomunicabilidade; e os escritos desse diretor, que descrevem sua insatisfação em relação ao uso dos termos “incomunicabilidade” e “alienação” pela crítica. Esta dissertação parte do pressuposto de que o cinema possui um “discurso aberto” (ECO, 1997) atravessado por várias intepretações que nem a habilidade crítica nem o discurso do autor são capazes de esgotar; e que as interpretações da crítica e os escritos de Antonioni estão vinculados, de algum modo, a acontecimentos do tempo em que se escreve ou se discursa sobre algo, que emergem na escrita do autor ou crítica e repercutem nas formalidades do texto, no modo de falar e de pensar as coisas e o mundo (ECO, 1997; FOUCAULT, 1996). Na análise do material, adotamos os conceitos de “comentário literário”, “função autor” e “discurso”, de Michel Foucault. Como resultado, observamos que as questões colocadas por Antonioni sobre sua estética condizem com a defesa de uma poética - aquilo que ele planejou como diretor para seus filmes; e que, apesar de ter se negado a aceitar um único sentido para eles, a análise do material do cineasta demonstrou um constante jogo de interesses de sua parte no sentido de querer definir seu cinema para seus espectadores e leitores.Item Cangaço, decolonialidade e estereótipos no personagem Lunga, do filme Bacurau (2019)(2022-04-12) Rostirolla, Felipe; Buzalaf, Márcia Neme; Klein, Alberto Carlos Augusto; Cavalcante, Ana Luísa Boavista LustosaA pesquisa desenvolvida busca explorar características relacionadas a Lunga, um dos personagens mais marcantes de Bacurau (2019), filme dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Para estabelecer as bases necessárias para assimilar os aspectos propostos de Lunga, ao longo da pesquisa fundamentaram-se, nos capítulos dessa dissertação, diversas questões relacionadas aos estudos sobre o movimento histórico do cangaço, da decolonialidade, e de estereótipos. São múltiplas as contribuições de Bacurau, e especificamente do personagem Lunga, para o debate sobre colonialidade e estereótipos. O sucesso comercial e de crítica de Bacurau atestam que sim, o brasileiro quer e gosta de ver narrativas que o colocam como donos de sua própria história, e que contenham personagens reivindicadores, como Lunga é. Além disso, é notória a colaboração de Lunga para as representações cinematográficas de personagens pertencentes a filmes de faroeste e ao universo queer, trazendo maior nuance e símbolos para que a população possa se espelhar e se encontrar.Item A mulher e o mundo do trabalho : as representações de gênero nas charges do jornal Tribuna Metalúrgica na década de 1990(2022-04-28) Souza, Pamella Cristina Basseti de; Miani, Rozinaldo Antonio; Londero, Rodolfo Rorato; Figueiredo, Daniel de OliveiraEssa pesquisa analisa as charges do jornal Tribuna Metalúrgica durante a década de 1990, a fim de entender como a mulher foi representada nas charges do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista no referido período. A pesquisa se divide em duas etapas, a primeira de levantamento teórico e bibliográfico e a segunda de análise do material propriamente dito. A segunda etapa do trabalho ainda se desdobra em outras duas fases, uma de análise estatística do acervo de charges e outra de análise mais qualitativa da produção chárgica. O trabalho apresenta como direcionamento teórico as discussões marxistas sobre o conceito de trabalho e de sindicato, bem como os estudos sobre comunicação popular, comunicação sindical e charges sindicais desenvolvidos por Miani (2005). Para as análises de gênero e de gênero no sindicato estamos amparados pelas discussões teóricas propostas por Kergoat (2010), Izquierdo (1990), Saffioti (2013), Souza-Lobo (2021), dentre outras autoras. A pesquisa aponta que as mulheres estão presentes em apenas 19% das charges produzidas no período, e são representadas, majoritariamente, como esposas e mães metalúrgicas, relegando a segundo plano a condição de trabalhadoras e de companheiras de luta. Em geral, as reflexões e as análises apontam que a presença da mulher nas charges e na comunicação sindical, bem como a participação feminina nos sindicatos, durante a década de 1990, se deu de forma secundária e desigual. Apesar dos esforços de inclusão das mulheres no contexto da comunicação sindical, observamos que os discursos destoam das práticas sindicais, principalmente, no que diz respeito à retratação das pautas femininas na produção chárgica e às discussões acerca de gênero no interior do movimento sindical.Item Cartografias de um corpo-território : uma análise dos afetos produzidos por Célia Xakriabá na plataforma instagram(2022-09-02) Vessoni, Dominique Xavier; Keseker, Mônica Panis; Silva, Elizângela Cardoso de Araújo; Buzalaf, Márcia NemeA atuação política dos povos indígenas através comunicação digital tem sido amplamente reverberada na contemporaneidade. A oralidade e a corporalidade são aspectos tradicionais da comunicação de tais povos, agora reeditados pela digitalização de seus corpos, práticas e discursos nas plataformas de redes sociais na internet, mas ainda meios de luta e de resistência. Neste sentido, a presente pesquisa visa cartografar os sentidos e afetos produzidos pela liderança indígena Célia Xakriabá na plataforma Instagram. O referencial teórico utilizado compreende conceitos de colonialidade do poder e do saber, bem como, discute a dissidência do corpo indígena em relação a concepção cartesiana de corpo e natureza. A pesquisa também perpassa conceitos cosmológicos de epistemológicos dos povos indígenas tendo no conceito de corpo-território o alicerce da reflexão proposta pela presente pesquisa. A metodologia utilizada será a cartografia, já que a pesquisa visa o aprendizado da pesquisadora com a sujeita pesquisada. A partir de postagens selecionadas em seu perfil na plataforma Instagram, os afetos e sentidos produzidos pelas visualidades de Célia Xakriabá serão cartografados, tendo como embasamento o referencial teórico, bem como, a retórica de seus enunciados.Item One piece : uma análise dos elementos narrativos na convergência midiática entre mangá e anime(2022-11-24) Saita, Karina Benício; Kaseker, Mônica Panis; Fonseca, André Azevedo da; Andreo, Marcelo CastroOs quadrinhos japoneses e suas versões animadas, denominados mangás e animes, são frutos de uma relação intercultural com o ocidente e têm cada vez mais atraído leitores e espectadores de todos os países, principalmente pela atual facilidade de acesso dessas narrativas transmídia por aplicativos oficiais para leitura e serviços de streaming que disponibilizam as versões animadas. Com o olhar voltado para o movimento que ocorre entre a convergência midiática, a presente pesquisa tem como propósito investigar o que ocorre com os elementos narrativos do mangá de One Piece quando ele é adaptado para anime, e de que modo se dão essas alterações. Utilizando como metodologia a análise da narrativa torna-se possível identificar e categorizar as principais semelhanças e diferenças entre as versões por meio da divisão entre macro e micro estruturas. Observa-se que por mais que a adaptação entre elas possua estruturalmente mais semelhanças que disparidades, algumas modificações ou rearranjos das cenas são inevitáveis, contudo, ao invés de resultarem em experiências negativas, acabam renovando a série, entretendo os espectadores antigos enquanto cativam os que decidem acompanhar a narrativa animada pela primeira vez.Item Fotografia digital e manipulação : um estudo da cobertura fotojornalística da Folha de S.Paulo na pandemia de Covid-19(2022-11-25) Nascimento, Viviane Claudia Vieira do; Boni, Paulo César; Buzalaf, Márcia Neme; Hoffmann, Maria LuisaO que mais encanta os consumidores da fotografia é, ainda hoje, a possibilidade que ela carrega de apresentar a veracidade dos fatos. Por mais que o mito de que “se está na foto é verdade” tenha sido descontruído, essa ideia ainda permeia o imaginário popular e, dessa forma, causa forte impacto na sociedade. O fotojornalismo, assim como toda a imprensa, é responsável por fazer uma mediação entre os acontecimentos e as pessoas e, dessa forma, o fotojornalista e os veículos de imprensa para os quais trabalham são responsáveis pelos impactos positivos e negativos das imagens que produzem. Com a chegada da fotografia digital e a facilidade de manipulação proporcionada pelos softwares de edição, os casos de imagens alteradas digitalmente aumentaram absurdamente e, com isso, o descrédito dos leitores em relação às fotografias publicadas na imprensa passou a alimentar a narrativa de que as imagens mentem. Tudo se torna ainda mais grave com a popularização das fake news – expressão usada para designar o uso de notícias falsas com a intenção de deformar uma informação – e que estão sendo amplamente utilizadas para contrapor e desacreditar o trabalho da imprensa. Dessa forma, vislumbrando contribuir com a discussão, esta pesquisa realizou um estudo da cobertura fotojornalística da Folha de S.Paulo sobre a pandemia do novo coronovírus, com o objetivo de verificar se o jornal usou – ou não – fotografias manipuladas na referida cobertura, que pudessem deformar informações. Foram analisadas 16 imagens publicadas nas capas do mês de março de 2021, à luz da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da desconstrução analítica.Item Redemocratização em crônicas : o Brasil pós-ditadura em textos de Caio Fernando Abreu para o jornal O Estado de S. Paulo(2022-12-14) Colati, Wesley; Buzalaf, Márcia Neme; Moreira, Reginaldo; Quinalha, Renan HonórioAo aceitar o convite do Estadão de escrever uma coluna semanal em um dos veículos de maior relevância do país, em 1986, Caio Fernando Abreu teve a oportunidade de expor a sua perspectiva sobre diversos acontecimentos que se desdobraram durante o processo de redemocratização brasileira. O autor, amplamente reconhecido no campo literário, sofreu perseguição, teve seu trabalho censurado, foi torturado e chegou a se exiliar para fugir da violência impetrada pelo regime militar. Intelectual, membro da comunidade LGBT e com um posicionamento político ligado aos movimentos de esquerda, o escritor acompanhou o processo de transição de poder com desconfiança, já que fez parte de uma geração que teve seus ideais usurpados pelas Forças Armadas. Suas crônicas retratam as heranças deixadas pelos militares e o desamparo institucional que a população sentia após duas décadas de ingerência do Estado. Analisados academicamente, esses registros permitem contextualizar a realidade do país nos anos imediatamente após a ditadura até a realização das primeiras eleições diretas para Presidente da República.Item O design thinking como método no processo de criação, articulação e desenvolvimento de significação e produção de sentido na comunicação visual(2023-01-27) Gagliardi, Erick Stacy; Martins, Rosane Fonseca de Freitas; Contani, Miguel Luiz; Barros, Rodolfo Miranda deEsta pesquisa apresenta o Design Thinking (DT) como método no processo criativo em projetos de comunicação visual relacionados a identidade visual, publicidade e marketing. Apresenta uma pesquisa com futuros profissionais de design dos cursos de design gráfico, design digital e marketing em caráter exploratório e qualitativo, delineada por um estudo de campo durante o desenvolvimento de projetos de comunicação, significação e produção de sentido. Utilizando para tanto o DTKBoard, processo baseado no modelo mental do Design Thinking. Como objetivos específicos, visa identificar a adaptabilidade do DT junto a designers e equipes de comunicação em seus processos criativos, descrever os modos de aplicação do DT na comunicação em um estudo de campo que constituiu no desenvolvimento de projetos de identidade visual e plano de comunicação e analisar a contribuição do DT para o cenário criativo de comunicação, propondo alternativas em acordo com descobertas já realizadas nos tempos recentes, contribuindo para validar o processo frente ao exigente mercado de trabalho contemporâneo. Foi possível compreender que o DT além de ter apresentado diversas mudanças culturais nas mais diversas corporações ao redor do globo é também aplicável a projetos de significação e produção de sentido na comunicação visual e corrobora com um processo criativo mais fluido, empático, participativo e integrador, trazendo claros benefícios as equipes criativas.Item A articulação do mito barthesiano por marcas arquetípicas na produção de sentido em mídias(2023-02-03) Vieira, Nattalia Todeschini; Contani, Miguel Luiz; Martins, Rosane Fonseca de Freitas; Kulak, Sergio MarilsonO presente trabalho busca investigar como se processa, ao longo das etapas de uma campanha publicitária, a produção de sentido resultante do emprego de imagens fotográficas, bem como identificar a característica que esse procedimento ajuda a construir no interior das mensagens veiculadas. Os dados são provenientes da campanha intitulada Dream Crazy realizada pela marca Nike, e as análises dão destaque às associações efetuadas ao produto por meio da integração entre o conteúdo de cada fotografia e as declarações expressas em frases funcionando como slogan. O pressuposto adotado é o de que emerge uma interpretação explicável pelo conceito de mitologia, conforme enunciado por Roland Barthes, pelo qual se podem avaliar as implicações causadas pela imagem ao sentido produzido na campanha como um todo. A noção de arquétipos na publicidade é também utilizada a fim de expandir essa compreensão pelo vínculo entre mito barthesiano reforçado por marcas arquetípicas na produção de sentido em mídias. O resultado permite interpretar o efeito gerado pela transposição do signo no interior do sistema semiológico, integrando um imaginário social, e a capacidade que a marca adquire em relação aos fatores de atração e preferência pelo produto, desejo, identificação, e absorção do discurso nos anúncios.Item A relação entre presença física e virtual na era da mobilidade nas tecnologias de informação e comunicação : pesquisa empírica em uma escola pública na cidade de Londrina/PR(2023-02-06) Costa, Josemary Galvão; Londero, Rodolfo Rorato; Klein, Alberto Carlos Augusto; Marques, Barbara CristinaO que se tem visto com o desenvolvimento das tecnologias que permitem mobilidade na telefonia, no acesso à internet, e consequentemente na comunicação é a emersão de um ser de múltiplas presenças, cuja própria noção corporal e territorial é ampliada. Esse tem suas percepções mais primitivas conectadas as estas tecnologias, e a cada dia se torna mais dependente delas. A presença, foco principal desse trabalho, é motivo de embate entre autores das mais diferentes áreas. Tanto no conceito quanto na discussão sobre a existência ou não de uma presença virtual por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação. Para tanto, o presente trabalho tem como objetivo geral elencar pontos de coesão nessas visões divergentes a respeito de presença, sua conexão com corpo, território e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e confrontar com os dados da pesquisa empírica. A hipótese inicial dessa pesquisa é que para existir presença, precisa haver corpo físico vivo conectado a ela. Portanto numa videoconferência, ela existe. Com intuito de buscar elementos que poderão servir para construir mais uma parte do amplo conceito de presença foi utilizada como metodologia pesquisa bibliográfica sobre as diversas áreas envolvendo presença, suas variantes ligadas ao virtual, sua ligação com o corpo e com as TICs. Em seguida foram agrupados os conceitos que mais se aproximam e os que mais divergem, passando pela necessidade de uma validação histórica. Principalmente em relação ao desenvolvimento das TICs, as investigações passaram por uma análise documental. Posteriormente, com o objetivo de comparar a pesquisa teórica com dados empíricos, aplicou-se questionários e entrevistas com questões semiabertas em adolescentes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública em Londrina. Foram selecionados alunos e uma de suas professoras que tinham pouco contato com a presença virtual por meio das TICs e em função da Pandemia de Covid-19, no ano 2020, foram sujeitos a ela para poderem participar das aulas que foram realizadas de forma virtual, por meio de videoconferência utilizando o programa Google Meet. Para esse estudo de caso decidiu-se o emprego do método da pesquisa qualitativa do tipo grupo focal e para análise dos dados, foi utilizada a metodologia análise do conteúdo. Os resultados da pesquisa empírica confirmaram as divergências encontradas na pesquisa bibliográfica tanto na conceituação de presença como na sua relação com o corpo e território. Foi utilizado como referencial teórico as definições de presença e suas ramificações abordando o pensamento de Hans Ulrich Gumbrecht, Paul Virilio, Jason Jerald, Marvin Lee Minsky, Marshall McLuhan, Pierre Lévy, Cormac Power, entre outros. Ao final, são tecidas considerações acerca do pensamento de tais autores e dos resultados obtidos na pesquisa empírica. E sobre a impossibilidade de separação da presença do ser, por isso ela o acompanha tanto no físico como no virtual por estar ligada à sua essência.Item Cristalização do tempo: o percorrer a Estrada Perdida de David Lynch(2023-02-09) Vieira, Gabriel Gnann Belloni; Contani, Miguel Luiz; Klein, Alberto Carlos Augusto; Cachel, AndreaEsta dissertação focaliza a produção de sentido no cinema como mídia, a partir de um estudo analítico desdobrado da noção de imagem cristal conforme definida por Gilles Deleuze nas obras Cinema I: Imagem-Movimento e Cinema II: Imagem-Tempo. O filme A Estrada Perdida, de David Lynch é analisado pelo conteúdo associativo permitido pelas estratégias adotadas nas cenas, com a dissociação entre projeção/imaginário e realidade, vista a partir da ênfase de Deleuze em que a dimensão da imagem no tempo atual funciona como matéria que tornará a virtualidade vindoura pensamento. A pesquisa é de tipo descritivo e explicativo, bibliográfico e documental. São trazidas a exame, a materialização das convergências da visão do pensador com as definições do cineasta acerca do cinema em si, da tela e da imagem. A discussão deleuziana é traduzida em termos de uma filosofia do cinema, originada de uma ponte conceitual com o longa de David Lynch, em que a divisão do tempo não se dá tal como no clássico cinema narrativo, mas por um procedimento que possibilita a classificação das imagens na categoria de imagem-cristal de Deleuze. Resulta um conjunto de esclarecimentos sobre subjetivação textual, as noções de estrutura no tempo, a atualidade e a virtualidade, o real e o imaginário, além das simultaneidades.Item Questões de gênero e movimentos neo-espirituais : uma análise comunicacional de círculos de mulheres da região sul do Brasil(2023-03-03) Celinski, Milena Migliorini; Londero, Rodolfo Rorato; Moreira, Reginaldo; Franco, Clarissa deCírculos de mulheres dizem respeito a grupos de mulheres que se reúnem com o intuito de realizar rituais e interações sociais que transformem a relação das participantes entre si e consigo mesmas, sendo pautados, necessariamente, em espiritualidades contemporâneas e na compreensão do corpo como espaço sagrado, se classificando, portanto, como uma manifestação dos movimentos neo-espirituais ou da Nova Era. Na medida em que se constituem como espaços relacionais e afetivos, são compreendidos, nesta pesquisa, como um processo comunicacional. Dito isso, o objetivo desse estudo é apreender se os círculos de mulheres atuam com perspectivas que subvertem a ordem patriarcal e, nesse sentido, se constituem como mecanismos de suporte aos ideais feministas ou se, ao contrário, acabam contribuindo para a manutenção da ideologia patriarcal. Para isso, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas centradas na categoria gênero e demais questões que a permeiam, com mulheres participantes de círculos da região Sul do Brasil, via aplicativo Zoom. A partir da análise do resultado, foi evidenciado que a participação em círculos de mulheres levou suas integrantes a romperem com algumas perspectivas patriarcais sobre feminilidade e masculinidade, seus corpos, sexualidades e, principalmente, sobre a forma de suas relações consigo mesmas e com outras mulheres. No entanto, são presentes também algumas visões cartesianas e essencialistas a respeito das sujeitas e seus corpos.Item A produção do livro como práxis comunicacional : Madame Bovary e os primórdios da Indústria cultural na França provincial do século XIX(2023-03-07) Alves, Camila Coelho; Bastos, Manoel Dourado; Londero, Rodolfo Rorato; Lima, Luisa GuimarãesEste trabalho consiste em uma análise de cunho discursivo-teórico, de natureza histórico-bibliográfica, que possui como principal objeto de estudo a obra do escritor francês Gustave Flaubert, Madame Bovary: Costumes de província. Publicado primeiramente de forma seriada na revista literária Revue de Paris, em 1856, e no ano seguinte no formato de livro, dedicamos a ele o seguinte questionamento de pesquisa: seria possível afirmar que o processo que envolve a obra Madame Bovary se constituiu como uma práxis comunicacional na ordem de uma proto-indústria cultural na França do século XIX? Para tanto, o desenvolvimento da pesquisa tem como fundamentação teórica Roger Chartier, com o estudo do livro e sua materialidade, sendo um produto comunicacional relevante não apenas em sua época de publicação, a França do século XIX, mas para nossa realidade do século XXI. Também temos suporte em Theodor Adorno com o conceito de Indústria Cultural, a noção de práxis de Karl Marx e a ideia da arte pela arte de Pierre Bourdieu. Justificamos a escolha desta pesquisa pois percebemos como a vertente da História Cultural é um excelente recurso teórico-metodológico para a análise de um romance como práxis comunicacional, capaz de desvendar aspectos formativos prototípicos da Indústria Cultural na França do século XIX. Ao final do trabalho, observa-se por meio desses teóricos as dificuldades e os limites de um livro sendo mais do que ficção, mas uma forma de diálogo entre o público leitor e seu escritor.Item Louvado seja satã : a figura da bruxa e seus estereótipos em O mundo sombrio de Sabrina(2023-03-31) Rantin, Cristiano; Fonseca, André Azevedo da; Klein, Alberto Carlos Augusto; Munhoz, Cláudia MalheirosPersonagem criada em 1962, a bruxa Sabrina foi representada em diversas versões em histórias em quadrinhos, animações, séries e filmes. Em 2018, o seriado O Mundo Sombrio de Sabrina foi lançado pela Netflix, apresentando uma protagonista que trouxe novos elementos às representações midiáticas da figura da bruxa. Através de análise fílmica, a presente pesquisa analisou em que medida a série ressignificou estereótipos históricos em sua narrativa. Uma vez que compreender a representação das bruxas nas mídias é também estudar a representação das mulheres, o estudo se faz importante dentro das discussões sobre o imaginário social e de questões de gênero na sociedade. Em nossa pesquisa, fomos capazes de identificar que, ainda que nem todo estereótipo seja ressignificado ou bem aproveitado, a maioria deles é utilizada como metáfora para discutir pautas feministas contemporâneas e contribuir para a narrativa sobre a luta contra as opressões do patriarcado.Item Semiotização da cidade nos processos de mediação e interação do comércio de Londrina, na pandemia de Covid-19(2023-03-31) Bezerra, Jackeline Evangelista; Torres, Desiré Blum Menezes; Lunardelli, Rosane; Contani, Miguel Luiz ContaniNo início do ano de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de pandemia devido ao novo coronavírus – SARS-CoV-2 –, e recomendou que as empresas implementassem medidas de emergência de saúde pública para evitar a proliferação do contágio no mundo. Com base no momento discutido por instituições e dos acontecimentos ante a pandemia, o estudo justifica-se pela importância social no que corresponde à comunicação entre pessoas e o comércio, e colabora para a compreensão da ruptura mundial ocasionada pela pandemia, tendo a cidade como laboratório, e ainda contribui academicamente na compreensão da comunicabilidade das cidades. O aporte teórico consiste na epistemologia da comunicação: interação e mediação, semiótica da cultura e na teoria geral dos sistemas. O estudo tem como objetivo geral analisar os processos epistemológicos de mediação e interação no comércio da região central de Londrina-PR em 2020 e 2021, durante a pandemia de Covid-19, tendo como recorte os impactos no comércio de rua e apontando as estratégias adquiridas pelo viés da abordagem sistêmica. A metodologia é de natureza exploratória e descritiva; qualitativa; e emprega as técnicas de pesquisa: observação fazendo uso do método à deriva; entrevistas com agentes do comércio; e, pela pesquisa bibliográfica, utilizando dados secundários, como as capas da revista Mercado em Foco da Associação Comercial e Industrial de Londrina – Acil. Os resultados mais expressivos da pesquisa apontam para a semiotização por meio dos signos gerados pelo ambiente pandêmico que fizeram parte da paisagem urbana do comércio, que permitiu um olhar através do prisma do pensamento semiótico da cultura de Lotman, para ver além do medo e da insegurança que impactaram o varejo e o cotidiano urbano. Sob a luz da abordagem sistêmica, foi possível avaliar que, embora o comércio tenha sido prejudicado com relação à sua autonomia, as estratégias adquiridas possibilitaram o uso de aplicativos, redes sociais, entre dispositivos da cibercultura, que contribuíram para a permanência sistêmica. Outro apontamento relevante é de que o comércio necessita se organizar melhor no que tange à comunicação urbana e aos problemas advindos da pandemia, com relação à regulamentação dos vendedores ambulantes sem alvará, que de fato é um problema social que atingiu, além da saúde, a parte econômica das pessoas. E esse aspecto trouxe à paisagem urbana do comércio de Londrina signos que são reflexos da pandemia, lidos como a falta de emprego, que faz com que as pessoas busquem alternativas informais de trabalho.Item “Você será meu presidente. Não aceito outro”: análise dos mitos políticos nos comentários dos usuários do Instagram na manifestação de Bolsonaro após a eleição de 2022(2023-04-14) Braga, Thales Ernesto Cristino; Fonseca, André Azevedo da; Klein, Alberto Carlos Augusto; Munhoz, Cláudia MalheirosEm 2018, Bolsonaro manipulou mitologias políticas para firmar sua imagem pública e venceu as eleições. Em 2022, seguiu o mesmo viés, perdeu a disputa e não reconheceu a derrota. Após 3 dias de silêncio, divulgou um vídeo cheio de entrelinhas. O objetivo desta pesquisa é analisar, sob a perspectiva dos mitos políticos, os comentários dos usuários em sua primeira manifestação no Instagram após o revés. O método empregado foi a análise documental. Concluiu-se que o mito do salvador foi uma das narrativas utilizadas com mais frequência, uma vez que evocou a figura de um líder providencial capaz de combater as conspirações que ele mesmo fabulava sobre a situação política do país.Item Análise das lives streamings realizadas pelos executivos municipais da região da Amusep enquanto estratégia de comunicação pública durante a pandemia da Covid-19(2023-04-20) Sevidanis, Ariádiny Rinaldi; Miani, Rozinaldo Antonio; Figueiredo, Daniel de Oliveira; Vicente, Maximiliano MartinEsta dissertação se propõe a analisar as lives streamings realizadas pelas páginas oficiais no Facebook dos Executivos Municipais pertencentes à região da Amusep, durante os dois primeiros anos de enfrentamento da covid-19, com o intuito de analisar de que forma o formato está sendo apropriado. A definição do problema de pesquisa surgiu da desconfiança de que os órgãos e departamentos de comunicação estavam expondo erroneamente seus agentes públicos, desviando dos objetivos da comunicação pública, e promovendo o marketing dos respectivos políticos. Para isso, delimitou-se o conceito de comunicação pública como processo que promove e assegura o direito à informação, estreitando os laços entre o Estado e a população, fomentando a transparência, o accountability e a cidadania (BUCCI, 2015; DUARTE, 2007; BRANDÃO, 2007). Considerando o déficit da participação política provocada pela distanciamento da esfera cívica das tomada de decisões na democracia representativa e a mudança de ambiente da discussão democrática do real para o virtual (GOMES, 2005; BENEVIDES, 2016), problematiza-se o uso do recurso para promover a aproximação entre os munícipes e a prefeitura. Apesar das dinâmicas das mídias digitais enfatizarem o papel participativo e o engajamento dos usuários (RECUERO, 2018; JENKINS, 2014), e da interação em tempo real ser uma das principais característica da live (MOTA, 2019; LUPINACCI, 2021), observa-se que das 495 produções mapeadas, poucas exploram esse potencial. Percebe-se que há um considerável desenvolvimento de conteúdos audiovisuais nativos e uma paulatina afinidade dos órgãos na utilização técnica do recurso. Porém, a realização da live revela-se como mera formalidade por parte dos Executivos para se adequarem à nova ambiência, à custa de uma verdadeira abertura ao diálogo ou de promoção da participação popular. Com base na metodologia de Análise de Conteúdo, com abordagem quantitativa, foram identificados as temáticas e finalidades das transmissões, aqui categorizadas em seis eixos: transparência; promocional; pronunciamento; instrucional; informacional; e de evento. Por meio de inferências, expõem-se a preponderância de aspectos que evidenciam o interesse de agentes políticos em detrimento do interesse público, o que releva a necessidade de revisão dos parâmetros da política de comunicação empregados.