02 - Mestrado - Educação

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 440
  • Item
    Artefatos digitais no livro didático do ensino de arte : dicotomias entre quem faz e quem usa
    Campos, Andressa Tatielle; Mello, Diene Eire de [Orientador]; Martins, Alice Fátima; Moraes, Dirce Aparecida Foletto de; Oliveira, Ronaldo Alexandre de
    Resumo: Esta pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina pela linha de pesquisa Docência: Saberes e Práticas - núcleo Formação de Professores A pesquisa teve por objetivo investigar as concepções de artefatos digitais presentes nos Livros Didáticos no ensino de arte e como os professores fazem uso dos materiais propostos A justificativa da relevância do tema pauta-se em uma perspectiva teórico-metodológica sobre o espaço que os Livros Didáticos ocupam no cotidiano escolar e de que forma os esses podem contribuir para a ação docente A pesquisa foi organizada a partir de uma triangulação metodológica, dividida em: 1) pesquisa bibliográfica; 2) pesquisa documental, por meio análise das concepções de tecnologia dos Livros Didáticos do PNLD da Coleção Projeto Mosaico Arte - 8º e 9º ano (Meira et al; 215); e 3) realização de entrevistas semiestruturadas Foram colaboradores do estudo, oito professores que atuam em escolas estaduais do Município de Londrina-Paraná, que receberam pelo PNLD a coleção analisada, considerando o trabalho em escolas de diferentes regiões da cidade para contemplar realidades distintas, incluindo os distritos Para a sistematização da análise dos livros, a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (1977), elencamos 4 categorias: 1 Contextualização; 2 Materiais informativos; 3 Materiais de ação; 4 Materiais de orientação docente Da análise das entrevistas, emergiram três categorias: 1 Usabilidade dos livros didáticos; 2 Contexto escolar e tecnologia; 3 Proposições para o uso dos artefatos digitais Os resultados parciais da pesquisa apontam que o livro apresenta diferentes propostas para o trabalho pedagógico com os artefatos digitais em variados níveis de interação, porém, em sua maioria, ainda, se apresenta com limitações para criação e produção a partir dos artefatos Outro resultado indicado é que os professores utilizam de diferentes maneiras o livro, adaptando os conteúdos e atividades propostas à realidade escolar ou a sua forma de abordagem, bem como realizam atividades com uso dos artefatos digitais para além das proposições do Livro Didático, associadas ao seu percurso formativo O presente estudo vida contribuir para as diferentes leituras entendimentos sobre o Livro Didático, pensando como esta ferramenta permite a inserção e a transformação das ações pedagógicas
  • Item
    Artes cênicas e educação infantil : realidade e possibilidade da linguagem do teatro como estratégia metodológica na mediação do professor
    Ferreira, Ana Leticia; Barros, Marta Silene Ferreira [Orientador]; Paschoal, Jaqueline Delgado; Souza, Aguinaldo Moreira de
    Resumo: A pesquisa tem por objetivo geral analisar a relação existente entre as artes cênicas e a Educação Infantil, especificamente investigar a importância da linguagem do teatro como possibilidade de mediação metodológica na prática pedagógica do professor que atua na faixa etária entre a 5 anos Para alcançar o proposto, a pesquisa se delineou a partir da seguinte problemática: de que forma a linguagem das artes cênicas por meio da ação docente, pode contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento da criança no contexto da Educação Infantil? A investigação se fundamenta teoricamente a partir do método Histórico e Dialético proposto por Karl Marx e a Teoria Histórico Cultural pensada por Lev Semyonovich Vigotski (e seus colaboradores) A escolha por essas duas correntes de pensamento deve-se ao fato de ambas atribuírem importância ao aspecto social no desenvolvimento humano, contribuindo para uma valorização de experiências qualificadas na vivência humana A metodologia se organizou em duas ramificações, de ordem bibliográfica e a pesquisa de campo; no âmbito prático, utilizou-se como suporte metodológico a pesquisa-ação e optou-se por este caminho por seu formato de valorização de uma ação intencional num determinado espaço entre pesquisador e participante Para a intervenção, foram utilizados como recursos na coleta de dados, questionário semi estruturado e observações Partindo das informações apuradas, estruturou-se uma prática de ação junto com os professores de uma escola filantrópica de Londrina com o propósito de apresentar novas possibilidades de trabalho no contexto da Educação Infantil por meio da valorização da linguagem teatral Os resultados apontam para uma dualidade contrastante entre o Teatro e Educação, pois ao mesmo tempo que a linguagem artística é fundamental para o desenvolvimento humano enquanto um constructo social e utilizada frequentemente no cotidiano escolar na Educação Infantil, não se possui espaço suficiente nos documentos oficiais para que se garanta a presença dessas manifestações no trabalho pedagógico na Educação Infantil de maneira intencional, assim como a formação inicial docente não contempla de forma efetiva as artes em geral, o que permite assim uma desvalorização desse campo do conhecimento
  • Item
    Políticas de cotas raciais na Universidade Estadual de Londrina : percursos em contexto de retrocesso de direitos
    Mello, Ana Carolina Tavares de; Czernisz, Eliane Cleide da Silva [Orientador]; Lima, Ângela Maria de Sousa; Ruiz, Maria José Ferreira; Meinerz, Carla Beatriz
    Resumo: A presente Dissertação , apresentada ao Programa de Mestrado em Educação do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina, tem como objetivo analisar sobre a democratização de acesso ao ensino público superior por meio da política de cotas para negros de qualquer percurso formativo implantada na Universidade Estadual de Londrina, sua relação com a política de cotas sociais e como tal política independente do percurso de formação se justifica e se efetiva na instituição, tendo como problemática central responder como tal democratização se relaciona com a política de cotas sociais, em seu sentido mais amplo, a exemplo do que preconiza a Lei nº 12711, de 29 de agosto de 212, quais as justificativas de implantação da mesma e como se efetiva na instituição, se inserindo no contexto da educação, em razão de a política de cotas se tratar de uma política educacional de cunho afirmativo, voltada à democratização do acesso à educação Para tanto, foi realizada uma revisão histórica e contextual da emergência da política de cotas raciais e a sua efetivação inserida na política de cotas sociais, visando a contribuição na melhoria e manutenção, formulação e/ou implantação de políticas educacionais de cunho afirmativo, voltadas para a legitimação da necessidade de inclusão de minorias sociais na educação Para desenvolvimento da pesquisa, o método materialista histórico dialético foi utilizado, visando uma análise aprofundada da questão Como recursos instrumentais metodológicos, foram desenvolvidas pesquisa bibliográfica, documental e entrevista para a coleta dos dados necessários, realizada com 4 (quatro) representantes da comunidade acadêmica (UEL) e 2 (dois) representantes do Movimento Negro de Londrina – totalizando 6 (seis) entrevistados -, envolvidos direta ou indiretamente no processo decisório de ampliação da política de cotas para negros na UEL, em 217 Para análise das entrevistas foram destacadas 3 cadegorias mais importantes relacionadas às principais justificativas quanto à implantação de tal política na instituição, sendo elas: 1 A questão da “raça” se sobrepondo à questão econômica ou de classe e do percurso formativo; 2 Decisão pelo aumento em 5% para negros de qualquer trajetória de percurso em razão de negros terem estudado em algum momento da vida em escolas “não públicas”; 3 Decisão pelos 5% para negros de qualque trajetória em razão de proporcionar nova oportunidade de escolha de curso A pesquisa conclui que houve um avanço da política de cotas na UEL a partir de 217, cuja política se manifesta como expressão do aprofundamento da compreensão da história do negro no Brasil e das consequências advindas dessa compreensão, porém, aponta também como necessário o desenvolvimento de novas pesquisas relacionadas ao tema, principalmente no que diz respeito aos desafios frente à viabilização da permanência dos estudantes ingressantes por esse sistema, tendo em vista que a política de reserva de vagas é apenas o início de um caminho a ser percorrido
  • Item
    Formação, ensino e arte : implicações sócio históricas da presença e ausência na atividade do professsor da primeira infância
    Rabal, Taira Sanches; Barros, Marta Silene Ferreira [Orientador]; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Brotto, Ivete Janice de Oliveira
    Resumo: A Arte na vida da criança pequena ocorre continuamente por meio da Música, do Desenho, da Dança, da Literatura Infantil, do Faz de Conta, dentre outras formas de linguagem Quando os pequenos são inseridos na Educação Infantil, o contato com as manifestações artísticas intensificam-se nas atividades propostas pelos professores durante o período escolar Nesse contexto, o presente estudo originou-se do questionamento a respeito da formação necessária para o trabalho educativo com a Dança, a Música, o Teatro e as Artes Visuais, linguagens importantes no processo da aprendizagem e do desenvolvimento da criança de até três anos de idade O objetivo geral da pesquisa buscou compreender a partir de uma perspectiva crítica a formação de professores que trabalha Arte na Educação Infantil, a fim de que se objetive uma possibilidade na atividade do professor, contribuindo para a educação das crianças pequenas no sentido da humanização Tomando o método do Materialismo Histórico e Dialético como referência de lógica, o estudo constituiu-se por meio da pesquisa bibliográfica, da pesquisa de campo e utilizou-se da técnica de pesquisa-ação Como instrumento para coleta de dados, empregou-se observação participante, questionário e entrevista semi-estruturada, levantando elementos que propiciassem uma melhor aprensão da realidade, para, posteriormente, analisa-los no enfoque eleito Os resultados da pesquisa demostraram que a formação do professor é permeada de presenças e ausências, em termos lefebvrianos, que precisam ser constantemente revistos para que haja uma práxis educacional em Arte capaz de potencializar a apropriação das máximas qualidades humanas pela criança pequena na instituição escolar
  • Item
    Poder municipal e educação na cidade de Londrina (1934- 1960) : ações de uma "autonomia autorizada"
    Yamashita, Bruna Ester Gomes; Honorato, Tony [Orientador]; Vieira, Cesar Romero Amaral; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Ivashita, Simone Burioli
  • Item
    Política educacional para a educação infantil : o compasso da jurisdição de Londrina nas parcerias público/privadas
    Farias, Cristiane dos Santos; Ruiz, Maria José Ferreira [Orientador]; Brabo, Tânia Suely Antonelli Marcelino; Magalhães, Cassiana; Fernandes, Tânia da Costa
    Resumo: O estudo permite conhecer a origem da Educação Infantil no Brasil, com olhar para as Parcerias Público/Privadas (PPP) num percurso histórico que sofre a materialidade do seu tempo, entre avanços e retrocessos na conquista do direito à Educação Infantil Os documentos de Política Educacional apontam para as Parcerias públicas privadas, tão presentes nessa etapa, em que o setor público municipal atende, parcialmente, por meio do convênio com as instituições privadas filantrópicas O problema que o engendrou, foi o de descobrir se no atendimento institucional da criança de Educação Infantil, pertencentes aos dezenove municípios da Jurisdição do Núcleo Regional de Educação de Londrina, a oferta está concentrada atualmente no setor público, ou no setor privado-filantrópico Com sustentação metodológica no Materialismo Histórico Dialético, buscou discutir os determinantes políticos, econômicos e sócio históricos que permeiam a questão desta Parceria Público/Privada na Educação Infantil A pesquisa é de natureza bibliográfica, documental e fez uso de questionário eletrônico, para coletar dados junto a Jurisdição do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina O objetivo geral do estudo foi desvelar a relação entre o setor público e o setor privado, sem fins lucrativos na prática do conveniamento da Educação Infantil na Jurisdição de Londrina Para tanto, os objetivos específicos foram os de: analisar as configurações do Direito da Criança a partir de fatores históricos, políticos e sociais do século XIX, até a Constituição Federal Brasileira de 1988; revelar percalços políticos dos modelos do Estado que influenciaram diretamente nas políticas educacionais da década de 199 e anos 2 para a Educação Infantil; identificar e analisar dados da Jurisdição de Londrina a respeito da Educação Infantil, com enfoque principal na Parceria Público/Privada, com os municípios participantes de: Alvorada do Sul; Bela Vista do Paraíso; Florestópolis; Primeiro de Maio; Sertanópolis; Cafeara; Centenário do Sul; Guaraci; Lupionópolis; Miraselva; Porecatu; Ibiporã; Londrina; Cambé; Jaguapitã; Pitangueiras; Tamarana; Prado Ferreira e Rolândia Concluiu-se que as Parcerias Público Privadas para a oferta da Educação Infantil desta região pesquisada, tem sido superada, aumentando consideravelmente a oferta municipal da Educação Infantil, quando 11 dos 19 municípios investigados, já não ofertam EI por meio da filantropia, indicando um declínio das PPP e um aumento pelo poder público municipal dos pequenos municípios Isso, porém, sem que seja universalizada a oferta, principalmente nas creches, onde há grande demanda manifesta reprimida de vagas Averiguamos ainda, que a falta de vagas gera medidas paliativas, a exemplo da compra de vagas em escolas particulares, que é uma opção que tem sido sinalizada pelo poder público, na cidade de Londrina A garantia dos direitos das crianças à Educação Infantil universal, pública e de qualidade, continua a ser uma luta para a universalização da Educação Básica
  • Item
    O trabalho pedagógico na pré-escola obrigatória : percepções dos professores sobre os desenhos das crianças
    Assis, Regina Carboni Alves de; Paschoal, Jaqueline Delgado [Orientador]; Penitente, Luciana Aparecida de Araújo; Oliveira, Marta Regina Furlan de
    Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo conhecer, registrar e analisar as percepções dos professores em relação aos desenhos das crianças e identificar as implicações destas concepções no trabalho pedagógico na pré-escola Justifica-se a importância do estudo, pois a Emenda Constitucional nº 59/29 tornou o ensino obrigatório a partir dos quatro anos de idade, o que pode levar a práticas equivocadas de escolarização e alfabetização precoce e à ausência de atividades que favorecem a capacidade de criação, sobretudo, no que diz respeito aos desenhos infantis Na realidade, muitos professores desconsideram as produções artísticas das crianças e valorizam a reprodução de desenhos estereotipados, cujo fio condutor são folhas mimeografadas e fotocopiadas de desenhos para colorir e recortar em datas comemorativas Outro fator que justifica a pertinência da temática é o fato de que esses equívocos empobrecem a ação dos professores e inibem a expressão imaginativa das crianças Como metodologia, optou-se por Pesquisa Qualitativa de caráter bibliográfico e pesquisa de campo, tendo como base o Materialismo Histórico e Dialético Para a coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada, com questões abertas, sobre a organização do trabalho pedagógico Participaram da pesquisa professores das escolas municipais de Londrina que atuam, exclusivamente, na Pré-escola Os resultados indicam que a maioria das entrevistadas reconhecem a Educação Infantil como um espaço de desenvolvimento integral das crianças, nos aspectos físico, social e cognitivo Entretanto, em função da obrigatoriedade, parte das professoras acredita que a pré-escola constitui um espaço de preparação para os anos seguintes Em relação à utilização do desenho, verificou-se que, enquanto um número bastante reduzido de professoras ainda faz uso de desenhos prontos e folhas xerocadas, a maioria informou que valoriza as produções das crianças como forma de expressão e capacidade de criação Por outro lado, os resultados evidenciam unanimidade no quesito fases de desenvolvimento do desenho, pois todas afirmaram avaliar a evolução das crianças pelos traços e detalhes de suas produções, entretanto, sem relacionarem o processo de criação ao desenvolvimento do pensamento infantil Nesse sentido, o desenho é utilizado também no processo de construção da escrita, pois de acordo com a professoras, os traços e formas produzidas no ato de desenhar poderão auxiliar na construção do processo da alfabetização Sobre a formação continuada, os dados revelam a falta de tempo como a principal dificuldade devido a carga horária elevada na jornada de trabalho Desse modo, acredita-se que o processo formativo dessas profissionais é condição essencial para que compreendam a importância do desenho na aprendizagem das crianças, visto que um trabalho de qualidade possibilita o desenvolvimento de diferentes linguagens
  • Item
    Desatenção e hiperatividade em âmbito escolar : sintomas de um transtorno social e cultural
    Valente, Andrea Lunardelli; Moura, Simone Moreira de [Orientador]; Crochík, José Leon; Galuch, Maria Terezinha Bellanda; Oliveira, Marta Regina Furlan de
    Resumo: Nos últimos 1 anos foi registrado no Brasil um aumento de 775% no consumo do cloridrato de metilfenidato, substância prescrita no tratamento do TDAH Destaca-se que a maioria dos encaminhamentos de crianças para os serviços de saúde, parte da escola Considerando que o aumento no consumo de medicamento psicoativo por crianças e adolescentes é uma ocorrência importante e que deve ser discutida, objetivou-se investigar a desatenção e a hiperatividade manifestas por crianças e adolescentes no âmbito escolar por meio da compreensão de aspectos sociais e culturais que possam estar contribuindo na incidência de tais comportamentos e, portanto, no aumento de diagnósticos de TDAH Indagou-se se os elementos presentes na sociedade, tal como se configura, têm contribuído para a medicalização da aprendizagem escolar A hipótese foi que a alta incidência no diagnóstico do TDAH e, por conseguinte, do aumento no consumo de metilfenidato, relaciona-se com fatores sociais e culturais, e não apenas a fatores orgânicos e individuais Realizou-se pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como Marx e Alves que auxiliaram no delineamento histórico do percurso do trabalho na constituição da cultura e da sociedade capitalista e suas implicações na subjetividade humana e na organização da educação formal; Adorno, Horkheimer, Marcuse e Benjamin, fundamentaram os conceitos como os de emancipação, adaptação, vivência, experiência, progresso e liberdade Foram coletados dados na plataforma online Scielo utilizando o descritor TDAH para encontrar artigos publicados entre os anos de 26 a 217 que se relacionassem a temática deste trabalho Os dados extraídos dos artigos pesquisados foram analisados à luz dos textos de estudiosos da Teoria Crítica da Sociedade como Crochík, Moura e Galuch A hipótese inicial de que para além das questões que envolvem a medicina e a psicologia, existem aspectos inerentes à sociedade e à cultura que precisam ser compreendidos afim de serem superados foi confirmada pelas análises empreendidas
  • Item
    Autonomia e gestão na educação superior pública : um estudo do Conselho Universitário (C.U.) da Universidade Estadual de Londrina
    Costa, Rafaela Aparecida Rodrigues; Fernandes, Tania da Costa [Orientador]; Ruiz, Maria José Ferreira; Militão, Silvio César Nunes
    Resumo: Sob o viés das Políticas Educacionais e à luz do método Materialista Histórico-dialético, esta pesquisa busca compreender a questão da autonomia universitária na gestão da universidade pública Resultante de estudos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa, CNPQ, Políticas Públicas, Currículo, Gestão e Sociedade; no Programa de Estudos Complementares em Currículo e Gestão da Educação – PROEGE; e na linha 1, núcleo de políticas educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL, as inquietações que permeiam esta discussão são: A autonomia universitária, especificada na legislação, concilia-se com a práxis gestora cotidiana executada na universidade pública? Em que medida os representantes do Conselho Universitário da Universidade Estadual de Londrina vivenciam em suas práticas uma forma de garantir a gestão autônoma? De que modo, as ideologias inerentes ao modelo de Estado neoliberal interferem na realização de uma autonomia plena na universidade pública? Para isso, estabelecemos como objetivo geral: analisar e problematizar a questão da autonomia na gestão da educação superior, em particular no conselho universitário (CU) da UEL, em tempos de aprofundamento do conservadorismo e ingerência do Estado na universidade pública Os objetivos específicos são: 1) Definir a autonomia universitária e apresenta-la a partir de sua contextualização histórica, na legislação educacional nacional, estadual e institucional, bem como a partir de suas dimensões didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial; 2) Definir o Estado, identificando e analisando seus princípios de gestão relativos à Universidade Pública (na legislação e nas ações/práticas gestoras); e 3) Revelar de que forma a autonomia universitária é (ou não) vivenciada, pelos representantes do Conselho Universitário (CU) da Universidade Estadual de Londrina, considerando a relevância deste órgão para a manutenção do tripé educacional ensino, pesquisa e extensão No que tange aos seus aspectos teóricos metodológicos, pautou-se num estudo bibliográfico e documental, de cunho qualitativo, abrangendo uma investigação de campo a partir de entrevistas semi-estruturadas Em meio ao embasamento teórico e a voz de sete membros do Conselho Universitário da UEL, percebemos que apesar da autonomia universitária apresentar-se em nossa Constituição Federal e em demasiadas outras legislações, na prática ela não é efetivada plenamente, tanto pela carência de autonomia administrativa, como de gestão financeira Considerou-se que a autonomia ao invés de garantir que a universidade pública e gratuíta atinja com destreza seu tripé educacional pautados no ensino, pesquisa e extensão, ela acaba por acompanhar os princípios neoliberais de nossa sociedade capitalista, que conduz as IES pública e estatal para uma proposta empresarial e privatista
  • Item
    Cultura escolar no norte pioneiro do Paraná : o Ginásio Estadual de Santo Antônio da Platina-PR (1945-1960)
    Hernandes, Lucas Batista; Honorato, Tony [Orientador]; Costa, Célio Juvenal; Cainelli, Marlene Rosa
    Resumo: Este trabalho, como pesquisa de mestrado em Educação, se inclui no conjunto dos estudos sobre histórias das instituições escolares no campo da História da Educação, estando vinculado ao GEPHEEF- Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e da Educação Física da UEL- Universidade Estadual de Londrina O objetivo consiste em narrar uma história da cultura escolar no Ginásio Estadual de Santo Antônio da Platina (1945-196) O Ginásio Estadual funcionava onde, na atualidade, é o Colégio Estadual Rio Branco, localizado na cidade de Santo Antônio da Platina, no norte do Estado do Paraná O Ginásio começou a funcionar no município com nível secundário de 1º ciclo, abrangendo da 1ª à 4ª séries A periodização histórica foi delimitada em razão de, em 1945, ter sido criado o Ginásio Platinense e, em 196, em razão de representar um momento em que o estabelecimento de ensino passou a ofertar o 2º ciclo do secundário, tornando assim a realidade para investigação muito mais abrangente, com maiores interações sociais, não sendo possível analisá-las neste estudo A pesquisa partiu de um corpus documental disponível no acervo permanente do Colégio Estadual Rio Branco Foram utilizados regimentos, legislações, fotografias, relatórios, provas de alunos, atas de exames, termos de promessa, certificados, entre outros Como principal aporte teórico constam as leituras de Justino Pereira de Magalhães sobre histórias de instituições educativas, bem como o apoio de leituras de diversos outros autores do campo da História da Educação como Norberto Dallabrida, Ester Buffa, Rosa Fátima de Souza, Marilena Guedes de Carvalho, Luciano Mendes de Faria Filho, Solange Aparecida Zotti, Flávio Ruckstadter, Ana Paula Pupo Correia, Clarisse Nunes, Antônio Vinão Frago, Agustín Escolano Como resultado, a Dissertação se propõe a: (a) apresentar elementos históricos da conjuntura da cidade de Santo Antônio da Platina, relacionados à construção do Ginásio na localidade; (b) revelar marcas de uma cultura escolar a partir da arquitetura do prédio do Ginásio e seus usos; (c) caracterizar os sujeitos da escola e suas funções nas relações interpessoais; (d) descrever saberes e práticas empregados na cultura escolar de formação do aluno de nível ginasial de 1º ciclo; e (e) mostrar a cultura dos exames ginasiais como uma das características do ensino secundário
  • Item
    Compreensão de leitura, estratégias de aprendizagem e estilos intelectuais nas licenciaturas de ciências sociais e filosofia
    Silva, Aline Oliveira Gomes da; Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]; Franco, Sandra Aparecida Pires; Lima, Thatiana Helena de
    Resumo: Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, linha de pesquisa – Docência: Saberes e Práticas, Núcleo de Ação Docente, movida pelo objetivo de investigar possíveis relações e diferenças apresentadas por estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e Licenciatura em Filosofia, conciliando, para tal, não apenas constructos da compreensão de leitura, mas também estratégias de aprendizagem e estilos intelectuais A pesquisa foi norteada por contribuições da área da Psicologia Cognitiva, mais especificamente da teoria do processamento de informação Para a geração dos dados, foram utilizados três instrumentos: o teste de cloze para verificar o nível de compreensão de leitura, a escala de avaliação de aprendizagem denominada escala de avaliação de estratégias de aprendizagem (EAVAP-EM) e o inventário de estilos de pensamento revisado (TSI-R2) para análise do estilo intelectual dos estudantes Participaram da pesquisa 552 estudantes oriundos de quatro universidades estaduais e de duas instituições federais localizadas no estado do Paraná, no Brasil Os instrumentos foram aplicados de forma coletiva Os dados foram organizados em planilha Excel® e submetidos ao método de análise e estatística descritiva e inferencial com base no programa Statistical Package for the Social Sciences (IBM SPSS), versão 22 Os resultados evidenciaram que, no que concerne à compreensão de leitura, o teste de cloze situou a média geral da amostra no nível de frustração Em relação às estratégias de aprendizagem, a amostra pontuou nas subescalas de ausência de estratégias metacognitivas disfuncionais e na de estratégias metacognitivas No que se refere ao estilo intelectual, a amostra total apresentou as maiores médias nos estilos judicial e legislativo, enquanto as menores pontuações incidiram sobre os estilos local e oligárquico Em relação às diferenças entre os cursos em avaliação, destacaram-se como significativos apenas os estilos intelectuais; as ciências sociais evidenciaram pontuação no estilo executivo, enquanto os alunos de Filosofia se destacaram no estilo local Em relação às diferenças entre as séries, os dados apontaram diferença em referência à ausência estratégias metacognitivas disfuncionais e às estratégias cognitivas e em relação ao estilo intelectual Não foram observadas diferenças significativas na pontuação do teste de cloze em relação aos grupos que contavam com disciplinas de produção textual no curso Em referência às possíveis relações entre os constructos, foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre os estilos e as estratégias Diante da ausência de fonte de pesquisa na área, o presente estudo aponta para a necessidade de mais investigações sobre os constructos nesse tema
  • Item
    Articulação entre educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental : uma experiência de formação em contexto do Colégio Mãe de Deus
    Oliveira, Sonara Maria Lopes de; Paschoal, Jaqueline Delgado [Orientador]; Furlanetto, Flávio Rodrigo; Barros, Marta Silene Ferreira
    Resumo: Este estudo teve como objetivo principal demonstrar a relevância da articulação entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir da formação em contexto de professores A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa - Docência: Saberes e Práticas e vinculada ao grupo de pesquisa do CNPq, intitulado: Infância, Educação Infantil e Formação de Professores Justifica-se a relevância do estudo, pois o desconhecimento das especificidades do trabalho pedagógico na Educação Infantil e nos primeiros anos do ensino de nove anos contribui para a desvalorização das atividades relacionadas às brincadeiras, à música, à dança, ao teatro e a outras formas de expressão da criança, tanto em uma etapa, quanto na outra A obrigatoriedade da matrícula, a partir dos quatro anos de idade, também pode levar a práticas de escolarização precoce e à antecipação de conteúdos dos Anos Iniciais, sobretudo pela falta de articulação entre os respectivos níveis de ensino Nesse sentido, como problema de pesquisa, questiona-se: “até que ponto a formação em contexto contribui para a mudança de concepção dos professores sobre a articulação entre Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental?” Como metodologia, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico e pesquisa de campo Para a concretização do trabalho in lócus, a modalidade selecionada foi a pesquisa-ação Participaram da pesquisa professores de uma escola privada do município de Londrina Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário e, na sequência, foi realizado um curso de formação em contexto, no qual foram trabalhadas as seguintes temáticas: infância da criança; pré-escola obrigatória; Ensino Fundamental de nove anos; articulação entre Educação Infantil e Anos Iniciais; formação de professores; função social da escola; e formação da personalidade Os resultados da pesquisa evidenciam que, embora a legislação garanta o direito à educação, esse direito ainda não está acessível a todas as crianças, principalmente quando se considera os quesitos: acesso, permanência e qualidade dos serviços prestados Tal fato ocorre porque, em muitos casos, há: precariedade na formação dos professores, nas condições de trabalho e na atuação dos docentes Daí a importância da valorização profissional em termos de salário, quadro de carreira e processo formativo Por outro lado, os resultados deste estudo indicam que a proposição do curso de formação em contexto possibilitou aos participantes uma melhor compreensão acerca da necessária articulação entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais A vivência e a troca de experiências entre os professores contribuíram para práticas mais humanizadoras, que respeitam o direito da criança de vivenciar a infância, a brincadeira, valorizando suas expressões, interações e diferentes linguagens, evitando, desse modo, fragmentações e rupturas na transição entre uma etapa e outra
  • Item
    O processo histórico e político de escolha dos dirigentes escolares na rede municipal de ensino de Londrina
    Aguiar, Viviane Barbosa Perez; Ruiz, Maria José Ferreira [Orientador]; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Martineli, Telma Adriana Pacífico
    Resumo: Esta pesquisa é vinculada ao Grupo de Pesquisa Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação, mais especificamente ao Núcleo de Políticas Educacionais (UEL) Versa sobre a trajetória histórica e política da escolha dos dirigentes escolares na rede municipal de ensino de Londrina, no período de 198 a 217, passando pela análise das diferentes formas de acesso à função, até culminar no último modelo adotado pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina, inspirado nas determinações da meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE - 214-224 - Lei n° 135/214), que estabelece a associação entre critérios técnicos de mérito e desempenho e consulta pública à comunidade Tem como objetivo geral analisar o processo histórico da construção das formas de acesso à função de dirigentes escolares Os objetivos específicos são: compreender as diferentes concepções que sustentam os modelos de gestão escolar no contexto histórico no Brasil, a partir da década de 8; identificar as diferentes formas de acesso à função de dirigentes escolares adotadas pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina, a partir da década de 8; analisar o processo de implementação da meta 19 do Plano Nacional de Educação e sua incorporação no Plano Municipal de Educação de Londrina A pesquisa recorreu aos procedimentos de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas com o intuito de compreender como se deu o processo de escolha dos dirigentes escolares na década de 8, até a última forma que se apresentou a partir da meta 19 do PNE, em Londrina-PR Para tanto, foram entrevistados ex-diretoras da rede municipal a fim de reconstruir a memória histórica De forma mais ampla, os estudos focaram na análise sobre os modelos de gestão escolar no Brasil, e sua relação com o mundo do trabalho, dentre eles: o burocrático, democrático e gerencial, que ocorrem imersos aos antagonismos presentes na luta de classes e nas crises estruturais do capital Na rede municipal de ensino de Londrina, foram identificados três formas de acesso à função, a saber: a indicação política nos anos 198, a consulta à comunidade escolar (eleição), nos anos 199/2 e o critério técnico de mérito e desempenho e consulta à comunidade escolar, na década seguinte Desta forma, entende-se que as formas de acesso à função de direção escolar são construidas historicamente, tendo em vista a conjuntura política, econômica e social e suas implicações para a política educacional
  • Item
    Políticas públicas de estado e educação superior no Brasil : apontamentos críticos sobre expansão e precarização sob a égide do neoliberalismo
    Favato, Maria Nilse; Fernandes, Tania da Costa [Orientador]; Ruiz, Maria José Ferreira; Zanardini, Isaura Monica Souza
    Resumo: Nesta Dissertação , vinculada à Linha de Pesquisa: Perspectivas Filosóficas, Históricas e Políticas de Educação; Núcleo: Políticas Educacionais e ao Grupo de Pesquisa: Políticas Públicas, Currículo, Gestão e Sociedade, no Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, por meio do Programa de Estudos em Currículo e Gestão da Educação, busca-se construir uma análise reflexiva acerca da finalidade da expansão do acesso à educação superior no Brasil Estabelecemos como objetivo geral verificar se tal finalidade legitima direitos constitucionalmente conquistados, superando os traços históricos de elitização e exclusão, ou se representa um mecanismo de incentivo ao capital, via mercantilização da educação superior Como objetivos específicos, pretende-se fazer uma retrospectiva histórica das políticas públicas para este nível de ensino, analisando os desdobramentos no delineamento das atuais políticas e programas voltados, de modo específico, para a expansão do acesso à universidade, e debater acerca das consequências de tais políticas, calcadas no ideário neoliberal A problemática que promove nossa inquietação de pesquisa pauta-se na contradição que se observa nesta expansão, estimulada por meio do investimento de recursos públicos na iniciativa privada orientada por critérios mercadológicos, em detrimento das instituições públicas que sofrem com a estagnação e até mesmo redução de recursos Também nos inquietam os crescentes ataques à autonomia de gestão na universidade, os quais analisamos utilizando dados e fatos atuais relativos, em particular, à Universidade Estadual de Londrina Como método de investigação, optamos pela pesquisa qualitativa, com análise teórico/bibliográfica e documental, orientada pelos fundamentos do materialismo histórico-dialético Concluiu-se, que, embora os avanços conquistados na expansão do acesso ao Ensino Superior sejam de extrema relevância, ainda não representam o rompimento com as marcas históricas de elitização e exclusão, visto que pauta-se no contexto de política neoliberal, que promove a desresponsabilização do Estado em garantir os direitos sociais Observou-se, ainda, que está havendo uma forte atuação cuja tendência é pela privatização das instituições públicas de ensino superior, fato este evidenciado, aqui, em análise da relação conflituosa do governo do Paraná com a Universidade Estadual de Londrina, que indica um grande retrocesso aos direitos constitucionais duramente conquistados
  • Item
    Políticas públicas para adolescentes em conflito com a lei no neoliberalismo : entre o real e o formal
    Nicolim, Nayara Bruna; Czernisz, Eliane Cleide da Silva [Orientador]; Lolis, Dione; Ruiz, Maria José Ferreira; Silva, Ana Lúcia Ferreira da
    Resumo: Tendo como objetivo analisar as políticas públicas para adolescentes em atendimento socioeducativo na sociedade neoliberal, este estudo norteia-se pelas seguintes questões: Como se caracterizam as políticas públicas para atendimento do adolescente infrator em medida socioeducativa? De que forma estas têm sido contempladas no neoliberalismo? Para responder a tais questionamentos, buscou discutir as políticas públicas para atendimento a adolescentes em conflito com a lei, identificar e analisar os índices de adolescentes atendidos, conforme documentos governamentais, verificar a efetivação ou não das políticas públicas para os adolescentes em conflito com a lei na sociedade atual e compreender a utilização das políticas públicas no neoliberalismo Desenvolvida com aporte teórico no Materialismo Histórico, pautou-se em estudo e discussões bibliográficas, análise dos documentos norteadores das políticas públicas e em levantamento de dados de atendimentos de adolescentes em cumprimento de medidas socieducativas Trata-se de um estudo necessário que tem sido pouco discutido na educação, área envolvida no processo de (re)socialização de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente O desenvolvimento da pesquisa possibilitou identificar o percurso histórico da criança e do adolescente pobre e vulnerável no Brasil, especificamente do adolescente em conflito com a lei, até os dias atuais, cuja característica tem sido a culpabilização deste sujeito por sua condição, seguindo o ideário neoliberal Neste processo, as políticas públicas têm contribuido para perpetuar o sistema econômico, não sendo desenvolvidas em beneficio da população, e sim para a manutenção de poder pelos detentores dos meios de produção A pesquisa contribuiu para análise das práticas dos governos de Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, mostrando como a conjuntura governamental interfere na atenção de cada governo para o tema Nota-se que, mesmo com todos os avanços das políticas públicas para o adolescente infrator, estes são sempre colocados à margem e punidos, mesmo que tenham direitos legalmente previstos Como conclusão, aponta para a urgência de realizar-se amplas discussões a com a população para que esta perceba a necessidade de lutar por direitos básicos a fim de que estes sejam concretizados, como uma tratativa digna aos adolescentes em conflito com a lei, conforme previsto nas legislações
  • Item
    "Falaram que aqui era um deserto, mas estamos vivos e estamos aqui" : caminhos para o ensino da história e cultura indígena na escola = : "Fóg ag tóg tág ki ti kuprã...
    Pereira, Danielle Krislaine; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]; Honorato, Tony; Rodrigues, Isabel Cristina
    Resumo: O Brasil é um país com diversidades étnicas e culturais, marcadas pela plurietnicidade dos povos indígenas, africanos, europeus, dentre outros Partindo dessa premissa, na primeira década dos anos 2, em meio a um contexto democrático, optou-se por instituir mudanças no país, com o intuito de combater o preconceito e a discriminação A Lei 11645/28, que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, leva a pressupor que ocorreram mudanças na abordagem que a temática indígena recebe nos livros didáticos Porém, sabe-se que ainda há muito a fazer para obter uma aprendizagem mais significativa sobre povos indígenas Nessa perspectiva, a instituição escolar é considerada uma aliada essencial para combater as ideias e atos preconceituosos e o livro didático é um veículo importante nesse processo Neste sentido e, tomando como base o texto introdutório do Guia PNLD 217 – História (BRASIL, 216), no qual se anuncia que o tratamento da temática indígena ainda se coloca como o componente mais frágil no conjunto das obras didáticas aprovadas para a área de História para os Anos Finais do ensino fundamental, elaborou-se a seguinte problemática de pesquisa: Como avançar na direção de um ensino/aprendizagem mais significativo sobre as sociedades indígenas? Para responder a essa indagação procurou-se conhecer os resultados de diferentes pesquisas sobre como os povos indígenas são apresentados no livro didático e elaborou-se um relatório com a sistematização de tais dados Esse relatório foi apresentado a diferentes pessoas que compõem as sociedades indígenas, com a intenção de que os mesmos, por meio de entrevista, socializassem suas análises sobre tais resultados e indicassem as possibilidades que vislumbram na direção de um ensino/aprendizagem mais potente sobre as sociedades indígenas nos livros didáticos e,consequentemente, na forma como esse tema é trabalhado na escola Priorizou-se os povos indígenas Kaingang, Guarani e Xetá, que nos presentearam com momentos enriquecedores de grande aprendizagem, mostrando-nos caminhos em prol de uma educação mais potente e satisfatória, rompendo com as velhas formas de ensino e proporcionando conhecimentos mais significativos sobre essa sociedade
  • Item
    Histórias de vida e o aprendizado histórico no ensino fundamental : o desenvolvimento da empatia histórica a partir de uma atividade entre duas gerações de alunos do Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes - Londrina-PR
    Malheiros, Eliane dos Santos; Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]; Germinari, Geyso Dongley; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
    Resumo: O presente trabalho é fruto de uma atividade desenvolvida em sala de aula no ano de 216, no Colégio Estadual Nossa Senhora de Lourdes em Londrina-PR, desencadeada a partir do contato com “uma caixa de papelão”, guardada no colégio por 19 anos, e cujo conteúdo fomentou o desenvolvimento desta pesquisa Utilizamos como referencial teórico para embasamento o campo de investigação da Educação Histórica, por compreendermos que este analisa o processo de ensino e aprendizagem, importantes para finalidade desta pesquisa Como nosso foco consistiu em abordar dois conceitos centrais, sendo eles: “histórias de vida” e “empatia histórica”, nos reportamos a Pineau e Le Grand (212), Delory-Momberger (28) e Peter Lee (23; 211), para a fundamentação de nosso aporte teórico O problema que norteou o desenvolvimento da pesquisa se deu a partir do seguinte questionamento: qual a possibilidade do desenvolvimento da empatia histórica a partir do trabalho com as histórias de vida, tendo como suporte trabalhos de alunos de 1997 e 216? A partir dessa indagação, desenvolvemos a pesquisa com nossos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental, tratando do conteúdo “história de vida”, diante da constatação de que esta temática diz respeito a um tema clássico, abordado desde a Educação Infantil Tendo consciência sobre a recorrência de tal conteúdo nas escolas do Ensino Fundamental I e II, estabelecemos como objetivo principal buscar compreender o quanto a história de vida pode ajudar na aprendizagem histórica dos alunos, nesse caso, a partir da relação empática desenvolvida pelas narrativas dos ex-alunos Além disso, procuramos investigar como e porque a história de vida é trabalhada, e qual a sua importância para o aprendizado do conhecimento histórico A metodologia utilizada em nossa análise se pauta na pesquisa qualitativa, por seu caráter fundamentalmente interpretativo Portanto, na busca por definirmos nosso referencial teórico, em relação à pesquisa qualitativa que gera a Teoria Fundamentada (Grounded Theory), nos reportamos a Charmaz (29), Franco (28), Strauss e Corbin (28)
  • Item
    De Chapeuzinho Vermelho à formação de leitores : olhares infantis
    Martins, Nathalia; Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]; Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões; Vasconcellos, Maura Maria Morita; Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]
    Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal compreender a reorganização da prática de ensinar a leitura literária como possibilidade de contribuir para a formação da atitude leitora nas crianças A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa – Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente O trabalho foi desenvolvido em um Centro Municipal de Educação Infantil localizado em um distrito do munícipio de Londrina região norte do Paraná, junto a quatorze crianças da turma P5 Como problema de pesquisa, encontra-se o seguinte questionamento: Como a reorganização da prática de ensinar a leitura literária pode contribuir para a formação da atitude leitora nas crianças? Defende-se que o movimento dialético prática-teoria-prática pode possibilitar uma nova percepção frente ao acesso à literatura Assim, trata-se de uma pesquisa de abordagem crítico-dialética Para a produção de dados, foram utilizados diário de bordo, gravações de áudio, fotografias, entrevista e a efetivação das atividades organizadas Os objetivos específicos tiveram o intuito de averiguar a possível ampliação do repertório das crianças com o acesso a literatura e avaliar os possíveis indícios da formação da identidade leitora a partir das atividades organizadas As análises foram contextualizadas e embasadas em referencial teórico, fundamentado nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, que, ao se complementarem, viabilizam a leitura literária como uma prática social que possibilita o ato de ler Os resultados apontaram o fato de que a reorganização da prática de ensinar a leitura literária focado no Conto clássico Chapeuzinho Vermelho proporcionou o aprendizado e desenvolvimento do ato de ler pelas crianças que pressupõe compreensão e produção de sentidos Desta maneira, percebeu-se a ampliação do repertório infantil mediante as atividades organizadas que se constituíram como uma atividade consciente Conclui-se desta forma que o processo pedagógico e metodológico realizado pela professora/pesquisadora junto às crianças constituiu-se como travessia para criar necessidades da formação da identidade leitora na Educação Infantil
  • Item
    Leitura e suas práticas : um estudo junto a professores e alunos de um curso de ensino médio para a formação de professores
    Moreira, Lucinéia de Souza Gomes; Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa [Orientador]; Miranda, Mirian Faria de; Miranda, Marília Faria de
    Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar possíveis relações entre as concepções de leitura veiculadas em documentos oficiais e as apresentadas por 22 professoras e 61 alunas de uma escola de Ensino Médio para formação de professores Para o levantamento dos dados foram utilizados dois questionários com questões abertas e fechadas e uma escala a partir dos quais foram identificadas as funções que atribuem à leitura, suas práticas leitoras, bem como as opiniões acerca das prescrições de leitura de estudo para o curso Análises quantitativas e qualitativas demonstraram que, embora todas as participantes admitam a importância da leitura para a vida escolar, pessoal e profissional e por isso sejam favoráveis à obrigatoriedade desta prática no âmbito escolar, poucas são as evidências de que a mesma esteja sendo realizada com a proficiência esperada A auto-avaliação das participantes como leitoras de textos em geral e de estudo aponta para dificuldades na produção de leitura de textos de estudo Os critérios de seleção do material de leitura, as condições estipuladas pelo professor ao prescrever as leituras, o modo como os assuntos dos textos são expostos em sala de aula e as formas de avaliação adotadas, na opinião das alunas, interfere no grau de interesse e de dificuldade que enfrentam ao ler os textos indicados Por sua vez, as professoras apontam o desinteresse, o não-saber interpretar e a não-utilização de estratégias de leitura adequadas às diferentes modalidades textuais como as principais razões para as dificuldades em leitura que registram em suas alunas As funções mais valorizadas para a leitura foram as de aprendizagem, utilidade e lazer Os suportes e gêneros de leitura preferenciais parecem estar relacionados às práticas leitoras de seus familiares e às condições de acervo que dispunham nesse contexto Embora a leitura escolarizada esteja priorizada na pauta das agendas socioeconômicas nacionais e internacionais, e os discursos oficiais, especialmente os de educação, estejam nelas fundamentados, a maioria deles e dos autores que os fundamentam é desconhecida por muitas das professoras participantes, que tomam como referência para a análise de suas práticas apenas a própria experiência imediata As possíveis razões para as dificuldades que encontram com leitura em ambiente escolar, na opinião da maioria das participantes, relacionam-se às experiências escolares, desde o período inicial da escolarização e à carência de políticas públicas efetivas Essa postura foi analisada e discutida, quanto à necessidade das participantes, professoras e alunas, em assumirem com clareza seus papéis de co-responsáveis pela formação de outros leitores, especialmente por estarem inscritas em um curso de formação de professores para as séries iniciais do Ensino Fundamental
  • Item
    Programa de Aceleração de Estudos no Paraná : desafios e perspectivas para a qualidade da educação
    Filippi, Rosaria Cordeiro Bernardo; Czernisz, Eliane Cleide da Silva [Orientador]; Lara, Ângela Mara de Barros; Silva, Marleide Rodrigues da; Ruiz, Maria José Ferreira
    Resumo: Nesta pesquisa, discutem-se as proposições da política de aceleração da aprendizagem executada no Programa de Aceleração de Estudos - PAE, no Estado do Paraná, com o objetivo de analisar o referido Programa e sua relação com a política educacional atual e a qualidade da educação Este Programa está sendo ofertado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED -, desde 215, sendo este considerado ano piloto, e tem a vigência de cinco anos, conforme determina o Parecer CP/CEE N° 19/215 Para tanto, procura-se responder à seguinte problemática: o que é o PAE e como ele se desenvolve na rede estadual do Paraná? Que relação o PAE estabelece com a qualidade da educação? A pesquisa se faz importante, por tratar-se de um Programa desenvolvido nos 6° e 8° anos do Ensino Fundamental, para alunos que apresentam duas ou mais reprovações escolares, ou que tenham 13 anos de idade ou mais, no 6º ano, e 15 anos ou mais no 8º ano, ou seja, que estejam em situação de distorção idade/ano escolar A pesquisa foi realizada com base na abordagem materialista histórica Como recurso para obtenção de dados, utilizou discussão bibliográfica e análise de documentos relativos ao desenvolvimento do Programa de Aceleração de Estudos pela SEED Teve como objetivo geral analisar as proposições políticas para a organização e funcionamento de um programa que propõe a reclassificação de alunos, na tentativa de diminuir a quantidade de alunos com distorção idade/ano escolar, aliviando o estrangulamento do fluxo escolar nos anos finais do Ensino Fundamental Como objetivo específico, buscou compreender o papel do Estado e suas implicações no ideário neoliberal, assim como suas ações e articulações para a oferta da educação pública Este pressuposto foi suporte teórico para analisar como ocorrem: a qualidade da educação, as avaliações externas e o investimento educacional, aspectos interligados que influenciam diretamente a oferta do Programa de Aceleração de Estudos no Paraná e seus propósitos governamentais Entre os resultados desta pesquisa, destacamos que a educação vem sendo gerida pelo ideário neoliberal, trazendo implicações para a política educacional Também verificamos em quais momentos históricos foram implantados os ciclos escolares na educação brasileira e os motivos para implementação de ciclos de aceleração de estudos, assim como os benefícios e as lacunas do Programa de Aceleração de Estudos no Paraná para uma educação com qualidade