02 - Mestrado - Educação

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    Silenciamentos e estigmas na produção acadêmica brasileira sobre autismo
    (2024-04-30) Silva, Laíny Larreia da; Meletti, Silvia Márcia Ferreira; Orlando, Rosimeire Maria; Oliveira, Francismara Neves de; Cabral, Vinícius Neves de
    A compreensão social acerca de uma condição perpassa a produção de conhecimento de um determinado tempo e espaço. Nesse sentido, essa pesquisa teve como questão norteadora o quanto o conhecimento produzido tem colaborado na desconstrução do estigma. O objetivo geral foi analisar processos históricos, sociais e culturais de estigmatização de pessoas autistas. Especificamente, a pesquisa buscou: 1) caracterizar as produções científicas das áreas de maior concentração de pesquisas sobre autismo dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil; 2) analisar como a produção científica das áreas que mais concentram produções sobre autismo no Brasil caracterizam a condição autista; 3) realizar, a partir dos silenciamentos, uma análise semiótica greimasiana de uma produção artística; 4) analisar os contrastes entre estigma, expectativas normativas e aspectos cotidianos da pessoa autista. Com este propósito, foram desenvolvidos dois estudos a partir da concepção de estigma elaborada pelo antropólogo Erving Goffman. O primeiro estudo refere-se a um balanço de produção no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. O objetivo geral deste estudo foi compreender o cenário da pesquisa sobre autismo nos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros e identificar lacunas que podem contribuir para a perpetuação do estigma. O percurso metodológico consistiu na identificação das áreas de conhecimento que produzem pesquisas sobre autismo no Brasil, na definição das áreas de maior concentração de pesquisas, na coleta das teses e dissertações a serem analisadas, na realização do download e na leitura completa das pesquisas encontradas, na tabulação dos dados de caracterização das teses e dissertações segundo roteiro de análise, e na identificação das lacunas temáticas das áreas analisadas. Os resultados possibilitaram pontuar a existência de sete lacunas de conhecimento. O segundo estudo foi realizado posteriormente, através da seleção e análise de uma produção artística sobre as vivências cotidianas comuns ao grupo autista. O objetivo geral foi estabelecer um diálogo sobre os aspectos silenciados na vida de uma pessoa autista, visando obter maior conhecimento e, também, a redução de estigmas. O percurso metodológico desta análise foi a seleção de uma obra do gênero narrativo; o critério de seleção foram as lacunas encontradas no primeiro estudo. Foi selecionada uma História em Quadrinhos que tem como personagem principal uma mulher autista em busca por qualidade de vida. Então, estabelecemos um diálogo sobre os temas abordados na obra e uma análise semiótica greimasiana, isto é, a partir das concepções do linguista Algirdas Greimas. O segundo estudo permitiu observar que, ao fugir das expectativas, a personagem não se aproxima do estigma, uma vez que se distancia simultaneamente das expectativas normativas e dos estigmas relacionados ao autismo. À guisa de conclusão, esta pesquisa evidencia, a partir dos dois estudos, a existência de temas silenciados que não têm sido objeto de atenção nas pesquisas brasileiras, e podem se tornar desconhecidos; visto que, a imagem que a sociedade tem de um determinado grupo perpassa o conhecimento produzido em uma determinada época e espaço.
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    A música como elemento histórico, cultural e estético para a emancipação humana : possibilidades da ação docente
    (2024-02-29) Trisltz, Rodolfo Gabriel; Bastos, Marta Silene Ferreira; Almeida, Márcio Antônio de; Leite, Sandra Regina Mantovani
    A música, historicamente, é um elemento que acompanha a humanidade desde os primórdios, sendo uma linguagem de comunicação entre o homem seus sentimentos e emoções, contribuindo com a interação social. Neste entendimento, este trabalho objetiva compreender a música enquanto elemento histórico, cultural e estético possibilidades para a formação, ação docente e emancipação humana na Educação escolar. O estudo se realizou por meio de uma pesquisa bibliográfica com autores que pensam a música em seu caráter científico e de aprendizado, e que contribui para o crescimento pessoal e social do sujeito humano. O seu desenvolvimento pode acompanhar as evoluções, ultrapassando a função do entretenimento e se transformando em uma ferramenta essencial em sala de aula, promovendo saberes significativos. As bases teórico metodológicas da investigação proposta se fundamenta no método crítico-dialético, focando no desenvolvimento integral dos indivíduos, bem como na Teoria Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. Concluiu-se no decorrer deste estudo que a música é um instrumento valoroso para a humanidade, na sua relação dialética entre a dimensão estética e cultural, como elemento chave para o entendimento do desenvolvimento humano, considerada um componente significativo no processo de mediação na disseminação de conhecimentos, para humanização e emancipação do ser humano, levando o indivíduo a apreender as formas técnicas e teóricas a fim de refletir, criar e criticar, a partir da educação estética da música.
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    Relações raciais em contexto intergeracional : vivências e resistências na ecologia da educação infantil
    (2024-01-25) Silva, Ângela da; Oliveira, Francismara Neves de; Reis, Leandro Augusto dos; Souza, Márcia Rejania Lemos de
    A pesquisa desenvolvida considerou o racismo como uma ecologia ampla e complexa e recortou como problemática, duas questões: 1) Como as crianças da educação infantil representam as relações raciais por elas vivenciadas? 2) Como as significações acerca da discriminação racial trazidas pelas crianças se relacionam às significações apresentadas por adultos pertencentes ao mesossistema família-escola? Objetivou compreender como as crianças inseridas no mesossistema família-escola representam as relações de racismo e suas vivências discriminatórias; identificar os significados atribuídos às práticas e vivências de preconceito e discriminação racial no contexto escolar, identificar os impactos do racismo estrutural no desenvolvimento das crianças matriculadas na educação infantil e perceber como as relações étnico-raciais foram compreendidas intergeracionalmente no mesossistema família e escola. Apoiou-se nas concepções do Modelo Bioecológico de Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner (1917-2005), cotejada à discussão acerca do racismo estrutural. Definiu-se como pesquisa qualitativa e do tipo pesquisa-ação, adotando os princípios da inserção ecológica. Como procedimento investigativo contou com entrevista semiestruturada com os adultos, intervenções pedagógicas com as crianças, rodas de conversa e observação registradas em diário de campo. Considerando o microssistema escolar constituído por uma turma de P4 da educação infantil, teve como participantes: 14 crianças, 10 familiares, 1 gestor, 4 professoras, 1 auxiliar de pesquisa e a professora-pesquisadora. Participaram da atividade 14 crianças (10 negras, 3 brancas e 1 asiática, idades - 4 e 5 anos). Os principais resultados encontrados foram organizados em categorias de análise, sendo elas: 1) Processos e Violências no Cotidiano do Brincar; 2) Microssistema familiar - experiências raciais ao longo doTempo; 3) Processos Proximais: Construindo afetos e Identidade racial; 4) Processos de silenciamento que atravessam a educação; 5) Processos Intergeracionais: construções das relações ao longo do tempo. Os resultados revelaram que as gerações reproduzem os conceitos indentitários ao longo do tempo, criam e recriam mecanismos de sobrevivência e de resistência. O racismo identificado nas intervenções pedagógicas evidenciou-se profundo, atingindo o conceito de beleza afetando os processos de brincar e revelando violências raciais que atravessam gerações de um mesmo contexto familiar e escolar. Também resultou da pesquisa, a necessidade de educar para o antirracismo, como princípio norteador da vida humana e de romper com processos de invisibilização da cultura negra nos espaços escolares. Indica-se que sejam feitos novos estudos sobre o racismo na educação infantil principalmente objetivando a reformulação de políticas públicas e a formação de professores da Educação Infantil para a educação antirracista, com a finalidade de oferecer suporte para intervenções pedagógicas diárias, desde o início do processo de escolarização e não apenas nas datas “comemorativas”.
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    Educação e interculturalidade crítica : uma análise da apropriação do pensamento de Catherine Walsh nas pesquisas brasileiras (2016 – 2020)
    (2023-11-28) Silva, Muriel Luvison Nunes da; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Paim, Elison Antonio; Jesus, Adriana Regina de
    A escola na modernidade/colonialidade foi instrumentalizada para promover normativas civilizatórias, desenvolvimentistas e de controle social, econômico e epistêmico, com o objetivo de estabelecer um sistema de poder global localizado na Europa Ocidental como centro do poder mundial. A lógica dominante moderna/colonial iniciada a partir da Conquista nas Américas, em 1492, se instaura mediante a hierarquização racial, econômica e sexual ao desqualificar povos, culturas e grupos situados fora da lógica eurocêntrica. Enquanto resposta a matriz colonial do poder, o Pensamento Decolonial nos aponta para caminharmos na direção de uma reinvenção social, epistêmica e ontológica a partir de rupturas sociais com as lógicas dominantes. A Interculturalidade Crítica direciona-se enquanto um caminho para descentralizar o poder, o saber e o ser ao propor novas possibilidades de integração cultural baseada na dialógica genuína e não binária da sociedade. O universo acadêmico, enquanto um dos provedores de conhecimento tem uma função fundamental na reconstrução epistemológica e ontológica da sociedade. Neste sentido, o objetivo da pesquisa é aprofundar o conhecimento em torno do conceito de Interculturalidade Crítica, com foco específico nos estudos de Catherine Walsh sobre o mesmo. Para tanto, recorrese às bases teóricas e analíticas de expressões conceituais como: a colonialidade do poder do saber e do ser que foram estabelecidos por autores e autoras do Grupo Modernidade/Colonialidade. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental fundamentada em uma ótica decolonial, que busca sinalizar caminhos analíticos fora do pavimento cartesiano. A pesquisa volta-se para identificar e compreender como as experiências decoloniais estão sendo apropriadas nas investigações de mestrado e doutorado. Para tanto, elegemos como principal fonte de pesquisa estudos situados no Banco de Teses e Dissertações da Capes, no período de 2016 - 2020, a partir de três descritores: Educação e Interculturalidade Crítica, Catherine Walsh e Catherine Walsh e Educação. Os quinze estudos resultantes do último descritor, foram analisados considerando principalmente, a apropriação do conceito de Interculturalidade Crítica. Nas pesquisas analisadas encontra-se rupturas no pavimento acadêmico e apropriação parcial do conceito de Interculturalidade Crítica.
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    Autorregulação da aprendizagem e motivação para aprender na educação superior em tempos de pandemia
    (2022-12-15) Pestana, Graziele de Jesus; Oliveira, Katya Luciane de; Lima, Thatiana Helena; Schiavoni, Andreza
    A pandemia da Covid-19 promoveu transformações sociais irreparáveis. O isolamento social foi uma medida sanitária adotada para minimizar a disseminação do vírus mortal, de modo que as aulas presenciais passaram a ser ministradas, temporariamente, de forma remota. Essa nova realidade fez emergir diversos questionamentos sobre acesso, permanência e sucesso acadêmico. Sabe-se que a Autorregulação da Aprendizagem e a Motivação para Aprender são variáveis indispensáveis para se compreender os processos de aprendizagem e adaptação acadêmica, portanto, diante de tal configuração, o objetivo do presente estudo foi identificar possíveis correlações entre a Autorregulação da Aprendizagem e a Motivação para Aprender nos estudantes dos cursos de Educação Superior no contexto do Ensino Remoto Emergencial em tempos de pandemia. Participaram da coleta de dados 286 alunos dos cursos de Direito, Ciências Sociais, Administração, Relações Públicas e Psicologia da de uma universidade estadual situada ao norte do Paraná. Os instrumentos de análise foram a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem EEAU e a Escala de Motivação para Aprender de Universitários – EMA-U. A análise dos dados demonstrou índice de consistência interna em relação à confiabilidade das dimensões das escalas para a amostra pesquisada a partir do cálculo do alfa de Cronbach. Os resultados apontam a predominância de estratégias autorregulatórias cognitivas e metacognitivas e de regulação dos recursos internos e contextuais entre os alunos pesquisados. Além disso, detectou-se que os estudantes são mais motivados extrinsecamente. Dessa forma, pode-se afirmar que estes estudantes se percebem como capazes de manter a calma em situações difíceis, gerenciar melhor o tempo e os recursos disponíveis, além de compreenderem os próprios processos de aprendizagem. Ainda assim, essas capacidades diminuem ao longo do tempo, uma vez que as motivações externas não são capazes de se manterem inalteradas por longos períodos de tempo, afetando a motivação intrínseca dos alunos. A hipótese sugerida é que as dificuldades inerentes ao ambiente acadêmico, descortinadas pela pandemia da Covid-19 podem contribuir acentuadamente para a desmotivação dos alunos. Conclui-se pela necessidade de se realizar outros estudos que possam aprofundar essas questões.
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    A ampliação da jornada escolar em Cambé/PR: uma análise da proposta implementada no município
    (2021-04-16) Chamorro, Cristiana Flávia dos Santos Cordeiro; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Silva, Ana Lúcia Ferreira da; Viriato, Edaguimar Orquizas; Meletti, Sílvia Márcia Ferreira
    A ampliação da jornada escolar tem sido pauta de algumas das discussões como uma das alternativas para a melhoria da educação pública em nosso país. Desta forma, este trabalho visa analisar como tem sido implementada a ampliação da jornada escolar na cidade de Cambé, no Paraná. Destacamos que se apresentam ao menos duas perspectivas diferentes de sugestão de como encaminhar o trabalho pedagógico na ampliação de jornada, especialmente, quanto à definição de seus currículos escolares. Uma delas mostra a ideia de integralidade em relação ao tipo de formação ofertada, a outra indica uma complementaridade do trabalho pedagógico desenvolvido no turno regular. Essa pesquisa é desenvolvida com base em análise documental e bibliográfica, além da realização de entrevistas semiestruturadas com assessores e diretor de departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Entre as referências, utilizamos documentos nacionais e municipais que regulamentam e norteiam a ampliação da jornada escolar no país e no município. Buscamos responder às seguintes questões: Como tem se dado o processo de ampliação da jornada escolar em 3 escolas públicas na rede municipal de Cambé/Pr? Em que orientações teóricas e metodológicas se tem baseado? Que proposta curricular vem seguindo? Que limites a Secretaria de Educação encontra na sua implementação e como tem proposto a resolução? Para isso, objetivamos analisar o processo de implantação da ampliação da jornada escolar no município de Cambé, estado do Paraná. Os objetivos específicos são: compreender a relação e a influência do capitalismo para a educação, e suas implicações nas escolas de jornada ampliada; retomar os dados históricos da implantação e implementação da ampliação da jornada escolar em Cambé/Pr; analisar a proposta curricular adotada pelo município; e destacar o tipo de formação que esta modalidade escolar possibilita aos alunos que frequentam o período ampliado. A pesquisa fundamentar-se-á na perspectiva do materialismo histórico dialético, expresso na Teoria Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. Também é oferecido um painel sobre a discussão atual a respeito da proposta de ampliação da jornada escolar na sociedade capitalista e suas variantes, de modo que se situe o problema mais específico em pauta neste trabalho. Como resultados, verificamos a proposta e a experiência de Cambé, sendo possível compreender o percurso histórico do município em relação ao brasileiro. Percebemos que há a necessidade de valorização da ampliação da jornada escolar visando a formação integral do estudante, e para isso, é preciso ter clareza das convicções pedagógicas adotadas que irão orientar o trabalho pedagógico para que encaminhem de acordo com os objetivos traçados. Pretendemos que essa pesquisa possa contribuir para análises futuras relacionadas ao encaminhamento pedagógico do município quanto à ampliação da jornada de suas escolas.
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    A politicidade da prática docente em Paulo Freire
    (2024-03-25) Pelegrini, Keitelin Monique Teixeira; Muraro, Darcísio Natal; Melo, Alessandro de; Henning, Leoni Maria Padilha
    O presente trabalho possui como temática principal a politicidade como elemento fundante da prática docente em Paulo Freire. A questão que desencadeou a pesquisa é: o que é a politicidade na prática docente na perspectiva de freiriana? A metodologia adotada para desenvolver esta problemática é a pesquisa bibliográfica, como procedimento qualitativo que orienta a leitura das obras de Paulo Freire, bem como de alguns comentadores tendo em vista analisar os conceitos de autoridade, autoritarismo, dialética e neoliberalismo. Estes conceitos ganham notoriedade porque foram gestados na experiência de vida do autor dedicada às questões educacionais que inclui um duro período de exílio, mas que lhe rendeu grande aprendizado compartilhado por meio de suas obras. O trabalho conta com o objetivo geral de analisar a relação entre a politicidade e a práxis docente em Paulo Freire. Como objetivos específicos, a pesquisa se propôs analisar a relação entre política e educação para discutir o papel do professor, compreender a concepção de politicidade como engajamento democrático para embasar a prática docente, e refletir sobre a obra Pedagogia da Autonomia como prática política autônoma. Neste sentido, o trabalho busca compreender como a politicidade está presente na prática pedagógica dos docentes e quais são os enfrentamentos necessários para que ela seja coerente com a práxis freiriana. Há nisto uma profunda relação com a história de vida de Paulo Freire visto que dedicou a maior parte de sua obra a tratar das relações de poder as quais ele denominou: relação opressor-oprimido. O autor compreende a educação como um campo profundamente político, desta forma a práxis docente servirá ou a hegemonia dos opressores ou a libertação dos oprimidos. Conclui-se que, uma educação voltada para a libertação e humanização dos sujeitos está condicionada a uma prática democrática onde as pessoas não mais estarão em posição de imersão diante de sua situação existencial, mas tornar-se-ão sujeitos reflexivos, problematizadores e dialógicos, contribuindo para a transformação social e alcançando sua emancipação.
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    Experiência, pensamento reflexivo e educação em John Dewey : possíveis contribuições ao novo ensino médio
    (2024-03-11) Silva, Jarson da; Henning, Leoni Maria Padilha; Muraro, Darcisio Natal; Nascimento, Edna Maria Magalhães
    Esta pesquisa se propõe a analisar a importância de compreender a constituição do pensamento reflexivo e sua relação com a experiência na construção de uma educação mais significativa e democrática no âmbito do novo ensino médio. Diante desse problema buscamos uma reflexão à luz da filosofia de Dewey. Para tanto, objetivamos especificamente elucidar a maneira como o autor compreende o conceito de experiência, destacando os vínculos entre experiência e educação e entre experiência e pensamento; explicitar a compreensão deweyana de pensamento, particularmente com foco na exploração detalhada do conceito de pensamento reflexivo e além disso, investigar como as concepções de experiência e pensamento reflexivo poderiam contribuir para a ampliação da educabilidade dos alunos e para o fortalecimento da educação democrática no contexto do novo ensino médio. Objetivamos estimular uma abordagem educacional mais dinâmica e centrada no aluno baseados no referido autor que ainda hoje ecoam como processos essenciais de educabilidade e manutenção da democracia, constituindo-se como referências fundamentais para repensar e aprimorar o ensino médio à luz dos desafios da sociedade contemporânea. Tendo em vista esses pressupostos adentraremos numa revisita a elementos fundamentais na teoria filosófica de Jonh Dewey na expectativa que esta pesquisa ajude a satisfazer os anseios dos profissionais da educação, permitindo uma compreensão singela das mudanças, especialmente, a reforma do ensino médio. A metodologia utilizada é uma pesquisa bibliográfica qualitativa, com foco nas obras de Dewey, como Como Pensamos, Democracia e Educação e Experiência e Educação, além de documentos basilares da SEED-PR referentes ao novo ensino médio. Concluímos que os documentos do novo ensino médio, embora reflitam aspectos apenas correspondentes da filosofia deweyana reavivando-a na atualidade, é necessária uma análise mais profunda em relação ao compêndio filosófico de Dewey para que forneça subsídios importantes para as reformas educacionais.
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    Arte e natureza na promoção da sensibilidade : possibilidades educativas no ensino remoto para as crianças e seus familiares
    (2024-08-28) Santos, Gracieli Maccari dos; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Carvalho, Rodrigo Saballa de; Souza, Maria Irene Pellegrino de Oliveira; Magalhães, Cassiana
    Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa denominada Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. O trabalho desenvolvido neste estudo consistiu em avaliar a promoção da sensibilidade das crianças em relação à arte e natureza, por meio de propostas pedagógicas atinentes a esses temas. Diante disso, o objetivo principal é investigar como as atividades escolares podem promover a sensibilidade em crianças e suas famílias, especialmente em um contexto de crescente desconexão com a natureza e de crise de significados. O caráter deste estudo é qualitativo, tendo como metodologia adotada a Bricolagem. Para as análises qualitativas, foram utilizados como fontes de dados os documentos pedagógicos (as propostas desenvolvidas com as crianças) gerados durante o ensino remoto em uma instituição de Educação Infantil em 2020 e 2021, período da pandemia de Covid-19; estes documentos estão armazenados no Google Classroom. A hipótese central é que propostas educativas que integram arte e natureza são eficazes em cultivar a sensibilidade tanto em crianças quanto em seus familiares. Após a análise dos resultados, foi possível concluir que experiências que promovem a interação com a natureza e a arte são fundamentais para o desenvolvimento da sensibilidade das crianças em relação à natureza, bem como de uma educação sensível no ambiente escolar. Além disso, ficou evidente neste estudo a importância da colaboração entre escola e família para alcançar resultados educacionais significativos.
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    Fernando de Azevedo, ecos filosóficos que inspiraram o filósofo e educador brasileiro
    (2024-03-13) Rodrigues, João Carlos Domingues dos Santos; Henning, Leoni Maria Padilha; Severino, Antônio Joaquim; Muraro, Darcísio Natal
    As primeiras décadas do século 20 marcaram o Brasil pelo alvorecer do espírito revolucionário, quer nas artes, quer na filosofia; e 1932 consolidou a figura de Fernando de Azevedo como um de nossos mais brilhantes teóricos da educação. Professor de psicologia, educação física, latim, sociologia e filosofia, este ex-membro da Companhia de Jesus, ao conhecer as mazelas da educação, assumiu a posição de defensor da educação básica e universitária. Embora sua posição tenha sido de que os problemas em educação são, na verdade, de origem filosófica, e de que todo o plano nacional de educação deve ser guiado por uma filosofia de vida, Fernando de Azevedo é mais conhecido como sociólogo; este é um dos elementos que fizeram nascer nossa inquietação: é possível denominar este autor como filósofo do Brasil sem, com isto, colocá-lo em posição de negação da tradição filosófica? Nossa hipótese é de que sim é possível, e o exame apurado de suas obras e de alguns de seus comentadores nos foi dando esta certeza. Esta nossa dissertação objetivou, então, evidenciar a realidade de Fernando de Azevedo como filósofo do Brasil, com uma filosofia original que não negligencia a tradição, mas a deglute. Para dar concretude e especificidade a este propósito percorremos um caminho que partiu de um olhar para os atuais estudos acerca de nosso autor, bem como, de inscrevê-lo em diálogo com os conflitos históricos e culturais de seu tempo, enraizando-o na realidade. Em um segundo momento, para compreender as premissas de seu pensamento, distintamente do que outros já haviam feito, colocamos Fernando de Azevedo em diálogo com aqueles filósofos da tradição que exerceram influência na elaboração de sua novidade filosófica. E em um terceiro instante, sistematizando sua filosofia, analisamos cinco de seus principais temas, evidenciando a relevância das contribuições azevedianas, assim como a atualidade de suas reflexões para pensarmos as questões educacionais de hoje. O método de abordagem por nós utilizado mesclou preceitos e práticas dos métodos indutivo e dedutivo, valendo-nos de um contato direto com as obras Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova; A Cultura Brasileira; Na Batalha do Humanismo; e História da minha vida, que adotamos por guia e que nos levaram às demais obras de nosso autor e, em decorrência delas, às obras de outros filósofos da tradição. Ao final deste percurso, não apenas confirmamos nossa hipótese, mas foi crescendo em nós a admiração pelo papel deste ilustre personagem brasileiro, cujas contribuições se fazem um tanto esquecidas e minimizadas. Esperamos que nossa dissertação seja fonte de estímulo e motivação para novas e mais aprofundadas pesquisas sobre a filosofia deste ‘mestre brasileiro’, o professor e filósofo Fernando de Azevedo, haja vista a necessidade atual de valorização de nossas raízes filosóficas e culturais.
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    O quintal da nossa escola : possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 4 a 6 anos de idade
    (2024-02-27) Paccola, Regina Célia de Matos; Magalhães, Cassiana; Mello, Suely Amaral; Reis, Leandro Augusto dos
    Este trabalho tem como objeto de estudo as interações entre as crianças e seus pares, entre crianças e adultos e crianças e o espaço, com destaque ao desemparedar das crianças. Para tanto, o problema de pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: como as interações estabelecidas no quintal da instituição de Educação Infantil entre crianças e seus pares, crianças e adultos, crianças e espaços podem contribuir com o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças entre 4 e 6 anos de idade? O quintal de instituição pública de Educação Infantil se constitui como lugar de possibilidades, com vistas a concretizar o objetivo geral: analisar como as interações estabelecidas no quintal da instituição de Educação Infantil entre criança e seus pares, crianças e adultos, crianças e espaços podem contribuir com o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 4 a 6 anos de idade. O estudo justifica-se pela relevância em contribuir com as reflexões sobre as práticas pedagógicas em instituições de Educação Infantil, em especial a importância das interações das crianças nos espaços externos com a natureza. Nossa hipótese é de que os espaços externos com materiais organizados podem promover o encontro da criança com a natureza, criar condições para interações e brincadeiras e, com isso, contribuir com sua aprendizagem e seu desenvolvimento. A metodologia caracteriza-se como pesquisa-ação com a participação da pesquisadora em uma turma de crianças entre 4 e 5 anos em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Londrina – Paraná. Os resultados indicaram que a organização do espaço e do tempo é uma das condições necessárias para que as interações aconteçam e, ainda, a diversidade de possiblidades e contato com a natureza contribuem para o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças por meio do engendramento de funções psicológicas superiores, tais como: atenção, memória e imaginação.
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    A arte para além das tintas, telas e pincéis : contribuições de uma experiência formativa com as tecnologias digitais no ensino de arte
    (2024-02-27) Manfré Filho, Célio; Mello, Diene Eire de; Moraes, Dirce Aparecida Foletto de; Lacanallo-Arrais, Luciana Figueiredo
    A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL), na Linha 2 – Docência: Saberes e Práticas, Núcleo 2: Formação de professores. O século XXI é marcado por avanços tecnológicos; no entanto, percebe-se que a adoção das tecnologias digitais na educação ainda enfrenta desafios relacionados ao seu uso e apropriação. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições provenientes de uma experiência formativa para um grupo de professores de Arte, no que se refere aos usos e apropriações das tecnologias digitais. A pesquisa tem como referencial a Teoria Histórico-Cultural e trata-se de um estudo qualitativo, na modalidade exploratória explicativa, com princípios da pesquisa-formação. O escopo da investigação concentra-se nos professores de Arte do Ensino Fundamental II da rede municipal de educação de Ourinhos (SP). A pesquisa foi organizada a partir de uma triangulação metodológica, dividida em: 1) Revisão bibliográfica; 2) Elaboração e implementação de uma formação abordando as tecnologias como mediadoras das práticas educativas destinada aos professores; 3) Acompanhamento presencial e coleta de dados ao longo de um semestre letivo. Os instrumentos de coleta de dados incluíram: 1) Entrevistas semiestruturadas com professores de Arte; 2) Registro de observações ao longo dos encontros formativos; 3) Registro de observações das aulas dos professores de Arte; 4) Diário reflexivo mantido pelo pesquisador; 5) Questionários. Durante a pesquisa, emergiram categorias-chave, incluindo Mediação, Colaboração e Condições Objetivas de Vida. Os resultados revelaram que a abordagem das tecnologias digitais como mediadoras das práticas educativas demanda atenção especial, mas sua efetividade está ligada não apenas ao desenho didático, mas também à fluência digital e às condições objetivas dos professores. A pesquisa ressaltou a escassez de formações específicas para o uso das tecnologias digitais, destacando a importância de uma abordagem crítica reflexiva. Além das questões relacionadas à formação, foram identificadas deficiências na infraestrutura escolar, destacando a urgência de investimentos. A colaboração foi destacada como propulsora da aprendizagem significativa, embora tenha enfrentado desafios, especialmente em ambientes online. As condições objetivas de vida dos professores, incluindo a sobrecarga de trabalho e as instabilidades profissionais, influenciaram significativamente o processo formativo. A pesquisa evidenciou a importância da formação continuada centrada na escola e a necessidade de políticas públicas que incentivem a participação dos professores. Por fim, destacou-se a necessidade de explorar o potencial das tecnologias digitais no ensino de Arte.
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    Saberes e práticas docentes : uma experiência com gamificação na educação básica
    (2024-02-26) Cabrini, Renata Melissa Boschetti; Moraes, Dirce Aparecida Foletto de; Mello, Diene Eire de; Santos, Rosemary dos
    A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, na Linha de Pesquisa - Docência: Saberes e Práticas, do núcleo Formação de Professores. A temática investigada está associada aos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de estudos e pesquisas DidaTic. O objetivo principal da pesquisa foi investigar possíveis alterações na prática docente a partir de uma proposta formativa mediada pelas tecnologias digitais. O encaminhamento metodológico da pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, com pressupostos da pesquisa-formação, tendo como participantes uma professora da Rede de Ensino Estadual do Paraná e os respectivos alunos de duas turmas do 8º ano do ensino fundamental. A partir de uma proposta formativa mediada pelas tecnologias digitais, a professora participante implementou uma estratégia didática gamificada. Os dados foram coletados por meio da observação do cotidiano da professora, questionário autoaplicável, diário de campo, entrevista narrativa e diálogos no WhatsApp. As discussões e análises dos dados foram orientadas por três eixos norteadores: natureza da proposta formativa; experiências que mobilizaram a prática educativa; e alterações na prática docente. A Teoria da Cognição Distribuída foi utilizada como unidade de análise, e algumas de suas categorias, como parceria intelectual, interação, negociação e autoria, emergiram e nos auxiliaram a entender como os processos mediacionais ocorreram durante a proposta formativa. Os resultados evidenciam que a proposta formativa proporcionou à professora participante e aos alunos um exercício de autonomia, consciência do seu próprio processo formativo, das estratégias que utilizam para ensinar e aprender, e da necessidade de explorar os diversos espaços mediados pelas interfaces digitais. Os dados também revelaram que a natureza da proposta formativa foi a base para a construção dos referenciais da prática pedagógica, com possibilidades para a professora criar e cocriar os próprios materiais e alterar sua prática docente. Além disso, possibilitou à professora participante repensar sua prática pedagógica, investir em novas estratégias didáticas relacionadas ao contexto e linguagem dos alunos, e fazer uso das tecnologias digitais como potencializadoras dos processos cognitivos dos estudantes.
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    Possibilidade de desenvolvimento da imaginação : proposta didático formativa a partir da literatura de Ruth Rocha
    (2024-02-27) Augusto, Ana Paula Rossafa; Franco, Sandra Aparecida Pires; Valiengo, Amanda; Oliveira, Katya Luciane de
    A presente pesquisa teve por objetivo compreender a possibilidade de desenvolvimento da imaginação, por meio de uma proposta didática formativa a partir da literatura de Ruth Rocha. Por meio da leitura, a criança consegue imaginar, ampliar a visão de mundo, expressar seus sentimentos, interagir, aprender, adquirir novos conhecimentos e principalmente, se desenvolver. Assim, o problema da pesquisa buscou responder à pergunta “Qual a possibilidade de desenvolvimento da imaginação em crianças de Educação Infantil, por meio de uma proposta didático formativa envolvendo a literatura de Ruth Rocha?”. Os Objetivos Específicos foram: a) Conceituar a valorização da leitura para as crianças, b) Analisar o processo de desenvolvimento das funções psíquicas superiores imaginação na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural e c) Evidenciar a participação das crianças durante a realização das propostas por meio da brincadeira de Jogos de Papéis Sociais. O estudo intitulado “Possibilidade de desenvolvimento da imaginação: proposta didático formativa a partir da literatura de Ruth Rocha” está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Linha 2 – Docência: Saberes e Práticas, Núcleo 2: Ação Docente. A realização da pesquisa, de caráter didático-formativo, com tratamento qualitativo dos dados, com enfoque histórico-cultural foi realizada em um Centro Municipal de Educação de Londrina (CMEI), zona norte, com a turma do P4 composta por 20 crianças com idade entre 4, 5 anos, no ano de 2022. As técnicas de pesquisa foram: Documentação e Entrevista com as crianças envolvidas. Para compor a pesquisa foram utilizados desenhos, atividades, fotos, áudios e vídeos das crianças do P4, de forma a comprovar os dados coletados e auxiliar na descrição das atividades, assim como colaborar com a finalização da pesquisa. As crianças tiveram acesso aos livros da autora brasileira Ruth Rocha e puderam escolher as obras que mais gostaram. A partir da escolha das crianças, as professoras organizaram atividades lúdicas e dirigidas durante a rotina escolar. A metodologia esteve embasada nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, referenciando Vigotski e os colaboradores Leontiev, Luria, Elkonin, entre outros. Em relação aos resultados obtidos, as crianças puderam desenvolver a imaginação, tiveram avanços significativos na oralidade, escrita, comportamento e socialização. A participação das crianças e o interesse em colaborar com as propostas foram essenciais para o desenvolvimento da pesquisa, além de demonstrarem interesse em conhecer outras obras da autora Ruth Rocha.
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    Matemática e suas tecnologias : interlocuções necessárias na implementação do Ensino Médio
    (2024-03-27) Araújo, Heliane Aparecida; Mello, Diene Eire de; Moraes, Dirce Aparecida Foletto de; Giraffa, Lucia Maria Martins
    O presente trabalho está vinculado ao programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina pertencente à linha 2 - Formação de professores. Nesta investigação procuramos compreender o processo de implementação do Itinerário Formativo na área de Matemática e suas tecnologias do Novo Ensino Médio no estado do Paraná no período de 2022 a 2023. Para tanto buscamos: investigar as concepções de uso de tecnologia nos documentos norteadores da proposta; analisar o contexto da implementação dos itinerários na visão dos professores; identificar as condições de implementação no âmbito da formação dos professores; entender a atuação do professor no contexto do novo ensino médio e os usos que faz das tecnologias digitais. A metodologia de caráter exploratório, de abordagem qualitativa, utilizou os seguintes instrumentos para produção dos dados: análise documental da legislação, normativas e entrevista semiestruturada com professores. Os participantes foram selecionados considerando as diferentes regiões do município de Londrina. Ao todo foram entrevistados 9 professores envolvidos com a implementação da proposta, de três escolas. A pesquisa em questão está ancorada nos pressupostos do Materialismo Histórico Dialético, na Teoria Histórico-Cultural e em autores que corroboram com esta perspectiva. A análise foi feita a partir de questões que emergiram dos dados produzidos. Os resultados indicam que o estado vem implementando um projeto elaborado por técnicos da Secretaria de Educação. Os dados revelam que estão sendo ofertados dois percursos formativos para os alunos que cursam o ensino médio regular, dentro de uma proposta padronizada para toda rede pública estadual. Um itinerário de ‘Linguagens e suas tecnologias – Ciências Humanas, Sociais e aplicadas’ e outro de ‘Matemática – Ciências da Natureza’. Na nova proposta curricular, conhecimentos científicos acumulados historicamente, na maior parte do tempo, estão sendo substituídos por conteúdos utilitaristas e fragmentados. Ressalta-se que, a partir de uma perspectiva instrumental de uso das tecnologias, material digital e grande número de plataformas vêm sendo incorporadas à realidade escolar, não por opção pedagógica dos professores, mas por imposição, num movimento que vem tirando a autonomia dos professores.
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    A intersetorialidade como estratégia de proteção integral : um estudo do trabalho do pedagogo no atendimento à criança no município de Londrina - PR
    (2024-02-28) Alvarenga, Nubia Fernandes de; Ruiz, Maria José Ferreira; Militão, Andréia Nunes; Moraes, Dirce Aparecida Foletto de; Silva, Ana Lucia Ferreira da
    A referida pesquisa apresenta como tema a política intersetorial, justificando-se pela busca em contribuir com a compreensão da intersetorialidade como estratégia de gestão das políticas de proteção integral para as crianças em situação de vulnerabilidade social. Analisando-se os setores da Educação e da Assistência Social e a figura do pedagogo como articulador das relações existentes, busca-se pontuar suas possibilidades e desafios na construção deste processo no município de Londrina/PR. Diante disso, a problemática da pesquisa concentra-se na questão: Em que medida se efetiva o trabalho do pedagogo na gestão e execução da intersetorialidade no município de Londrina, no atendimento à criança em situação de vulnerabilidade social? Para tanto, foi delimitado como objetivo geral: Compreender o trabalho do pedagogo na gestão e execução da intersetorialidade no município de Londrina/PR, na demanda pela proteção integral das crianças em situação de vulnerabilidade social, a fim de promover sua garantia. Concomitantemente aos objetivos específicos de: (I) Caracterizar a intersetorialidade a partir do contexto histórico e ideológico das políticas sociais no Brasil, delimitando sua concepção, seus limites e possibilidades; (II) Entender o papel do pedagogo na escola pública municipal de Anos Iniciais, a partir da função social da escola; (III) Entender o papel do pedagogo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na busca pela proteção social; e (IV) Identificar o trabalho do pedagogo na articulação, implantação e execução da intersetorialidade, envolvendo os setores de Educação e Assistência Social, no município de Londrina. Com o fim de atingir esses objetivos, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa, pois busca contextualizar o fenômeno investigado e a problemática levantada a partir da perspectiva dos sujeitos envolvidos no processo e dos dados teóricos e empíricos levantados e analisados, preocupando-se com fatos da sociedade, centrado na dinâmica das relações sociais. A partir desta abordagem, o trabalho foi desenvolvido em quatro etapas procedimentais: (1) pesquisa bibliográfica, (2) análise documental, (3) observação e (4) entrevistas semiestruturadas. Ao fim desta pesquisa, foi possível compreender a intersetorialidade e constatar que o município de Londrina, no atual governo municipal, tem avançado na sua utilização como estratégia de gestão, principalmente nos setores sociais em vista de assegurar a proteção integral das crianças que estão em situação de vulnerabilidade social, porém, tem enfrentado fragilidades na sua consolidação, por todos os setores, que enfrentam desde a dificuldade de compreensão do conceito, à forma de atuação na prática. Neste cenário, o setor da educação tem se destacado, a partir da figura dos professores mediadores facilitadores comunitário, que são, majoritariamente, pedagogos por formação e compreendem, a partir das formações continuadas ofertadas, as ações efetivas relacionadas a sua função e atuam junto aos pedagogos da assistência social, contribuindo no sentido de uma maior garantia dos direitos da criança.
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    O brincar no contexto das políticas públicas para a educação infantil : implicações da teoria histórico-cultural
    (2023-12-04) Nakamura, Sueli Rosa; Barros, Marta Silene Ferreira; Calegari-Falco, Aparecida Meire; Pires, Sandra Aparecida Franco
    Esta pesquisa está vinculada ao PPEDU - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, à Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo: Ação Docente, e ao Grupo de Estudos FOCO - “Formação, Práxis e Emancipação na Educação Escolar: implicações da teoria histórico-cultural no ensino, aprendizagem e no desenvolvimento humano”, e sua fundamentação adveio das contribuições legais existentes em documentos internacionais que reconhecem a criança como sujeito histórico de direitos e liberdades e da Constituição Federal de 1988 que tem assegurado diversas garantias para a promoção do desenvolvimento pleno e integral da criança. Desta forma, a legislação brasileira vem se alinhando ao entendimento de que o brincar é um direito fundamental de liberdade que se assenta no Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Para tal, elegemos compreender o brincar no contexto das políticas públicas para a criança na Educação Infantil a partir da Teoria Histórico- Cultural. Assim, a investigação tem como objetivo geral compreender o brincar no contexto das políticas públicas para a Educação Infantil, uma vez que este universo é considerado fator essencial no processo de desenvolvimento integral da criança. O problema consiste em saber: como as políticas públicas para a Educação Infantil tem impactado a formação integral da criança preservando seus direitos, especialmente ao que se refere ao brincar, no sentido de assegurar seu processo de humanização? O suporte metodológico deste estudo consistirá em uma pesquisa bibliográfica e no levantamento de fontes documentais, com respaldo nos fundamentos da abordagem crítico dialético, da Teoria Histórico-Cultural e do Materialismo Histórico Dialético, os quais articulados a uma ação docente possibilitam que se zele por práticas pedagógicas que contemplem o brincar como contributo na promoção do pleno desenvolvimento físico, social, cultural, afetivo, emocional, linguístico e cognitivo da criança, desde sua mais tenra idade, em que se possa viabilizar que os ditames legais se consubstanciem reais e efetivos. Nesta linha de análise, como resultado, conclui-se que as políticas públicas educacionais que poderiam dar concretude ao brincar como instrumento da aprendizagem e promotor do desenvolvimento da criança, não tem se efetivado na Educação Infantil, sobretudo porque a própria Constituição ao assegurar a obrigatoriedade da educação básica a partir dos 4 anos de idade, reduz o subsídio para aquelas com idade de zero a três anos.
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    Influências e orientações para a formação de competências: o trabalhador docente no Ensino Médio e a Lei n.º 13.415/2017 no estado do Paraná
    (2024-02-22) Santos, Ingrid David dos; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Masson, Gisele; Costa, Gilvan Luiz Machado; Santos, Silvia Alves dos
    A presente pesquisa objetiva analisar suas orientações políticas das atuais diretrizes de formação brasileira com vistas a discutir a formação e a práxis do trabalhador docente no Paraná com base na Lei n.º 13.415/2017. Como objetivos específicos destacam-se: 1. Identificar a influência política e econômica nas relações Estado e sociedade para formação do novo tipo trabalhador no Brasil. 2. Discutir a formação para o trabalho da classe trabalhadora. 3. Compreender as características da formação do trabalhador docente no âmbito da Lei n.º 13.415/2017 no estado do Paraná. A temática da formação docente é de extrema urgência, devido à crise econômica, social e política que tem tomado conta do País nos últimos anos, crise que intensificou e flexibilizou as relações de trabalho, por meio da aprovação de “Reformas” que consubstanciam em novas formas de trabalho. Esta pesquisa pretende contribuir com o processo de reflexão dos docentes acerca de seu trabalho e de sua formação, assim como buscar melhores condições de trabalho. Também se justifica em servir de registro histórico para estudos futuros. Devido a esse cenário de mudanças no mundo do trabalho, a pesquisa tem como questões orientadoras: Quais orientações políticas norteiam a formação da classe trabalhadora? Quais as implicações da Lei n.º 13415/2017 ao trabalhador docente no estado do Paraná? Para realizar a pesquisa e contemplar os objetivos propostos, optamos por pesquisa bibliográfica e análise da legislação e de documentos a partir do materialismo histórico-dialético. Entendemos que, no quadro atual, as políticas públicas para a educação e para o trabalho têm-se encaminhado segundo um viés ultraneoliberal, com ênfase nas competências e nas habilidades, no intuito de atender às novas demandas de mercado, apontando para a construção de um novo tipo de trabalhador. Por essa razão, podemos inferir, a princípio, de que a práxis docente tem-se também modificado, tornando-se cada vez mais intensificada, flexibilizada e, consequentemente, precarizada, em razão do alto nível de controle, da perda da autonomia docente e do excesso de tarefas.
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    Educação infantil e autismo: contribuições de estratégias clínicas para uma inclusão efetiva
    (2024-02-27) Campos, Isadora Rosadiuk de; Fonseca, Ricardo Lopes; Torres, Eloiza Cristiane; Burioli, Simone
    Atualmente vivemos uma crescente inserção de crianças autistas na Educação Infantil das escolas regulares de ensino. Esse fenômeno se reflete diretamente nos desafios e nas incertezas por parte da equipe pedagógica que recebe essas crianças, principalmente no que diz respeito às práticas pedagógicas e ao manejo para com elas. Dito isso, o questionamento que norteia a presente pesquisa engendra: como a Análise do Comportamento pode contribuir no processo inclusivo de crianças autistas na Educação Infantil? E, ao considerar esse cenário, realizamos este estudo com o objetivo geral de investigar e refletir acerca de como estratégias clínica baseadas na Análise do Comportamento podem contribuir no processo de inclusão de crianças autistas. No mesmo segmento, elencamos como objetivos específicos: caracterizar o autismo e suas interfaces; compreender o papel da Educação Infantil para o desenvolvimento das crianças; apresentar a Análise do Comportamento Aplicada como uma proposta de intervenção para crianças autistas na Educação Infantil; e exemplificar a aplicação dos fundamentos teóricos e metodológicos da Análise do Comportamento Aplicada no contexto escolar. Visando a reflexão proposta, recorreu-se à pesquisa bibliográfica e, em consonância, pautou-se na descritiva e documental. Como resultado dessa pesquisa verificou-se que a Análise do Comportamento Aplicada apresenta uma abordagem pautada no individualismo do sujeito, portanto, bem-sucedida no tratamento de crianças autistas, uma vez que respondem bem a tais configurações e características. Além disso, foi possível exemplificar na prática laboral como os fundamentos teóricos metodológicos possibilitam a criação de como um diálogo entre a prática pedagógica e a teoria contribuem na inclusão escolar desse público.
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    Deficiência, gênero e raça: a sobreposição de marcas sociais no ensino superior brasileiro a partir dos indicadores sociais
    (2022-06-29) Leonor, Ana Carolina do Carmo; Mellet, Silvia Márcia Ferreira; Souto-Manning, Mariana; Santos, Natália Gomes dos; Oliveira, Francismara Neves de
    Pesquisas com indicadores sociais têm mostrado aumento no número de matrículas no ensino superior de grupos historicamente excluídos, como mulheres, negros e pessoas com deficiência. Com base no materialismo histórico foram utilizados microdados do Censo da Educação Superior e do Censo Demográfico com o objetivo de analisar o perfil dos alunos matriculados nas Instituições de Ensino Superior brasileiras em 2019. Como resultado, constatou-se que as desigualdades nas IES ainda são uma realidade. O ensino superior ainda não apresenta a equidade de representação dos grupos minoritários. Dos adultos da população brasileira, entre 18 e 59 anos, 9,4% estão matriculados em IES, realidade agravada para os alunos com deficiência que contavam com 0,2% das matrículas para o total da população com deficiência. O acesso das mulheres ao ensino superior mudou ao longo dos anos e hoje elas representam 56,2% do total de matrículas em relação a 43,8% dos homens, porém, quando olhamos para os alunos com deficiência, as mulheres somam 47,6% contra 52,4% dos homens com deficiências. Analisando as categorias de raça, os brancos representam 47,3% e os pretos/pardos 52,4% da população brasileira, mas essa realidade se inverte quando observamos a matrícula no ensino superior onde 42,1% dos alunos são brancos e 37,4% dos alunos são negros /Castanho. Observando os dados 64,6% das matrículas são em IES privadas enquanto 35,3% estão em IES públicas. A sobreposição de marcas sociais intensifica as desigualdades. Os dados nos mostram que apesar da inegável importância das políticas de inclusão social, que permitiram maior acesso a grupos historicamente excluídos das IES, a realidade encontrada representa um grande desafio.