02 - Mestrado - Educação
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Item Professores indígenas de geografia: limites e potencialidades acerca de suas formações acadêmicas e o desenvolvimento de uma geografia intercultural.(2024-08-02) Sabino, Jaqueline de Paula; Fonseca, Ricardo Lopes; Kaseker, Mônica Panis; El Kadri, Michele Salles; Amaral, Wagner Roberto doA presente pesquisa tem por finalidade ouvir profissionais indígenas acerca de suas formações acadêmicas nos cursos de Geografia pelas universidades estaduais do Paraná, suas compreensões no que tange às possibilidades e os limites no desenvolvimento de um ensino de Geografia intercultural que possa tornar a escola indígena um espaço de apropriação dos conhecimentos científicos e ancestrais. Este trabalho se orienta pela emergência de professores indígenas egressos dos cursos de Geografia os quais passam a atuar nas escolas indígenas, ofício até então realizado por professores não indígenas no Brasil. Por coerência, a autoria desta dissertação é de uma pesquisadora Kaingang professora de Geografia, o que possibilitou um olhar mais sintonizado com as realidades e sentidos de uma geografia intercultural que dialoga com as realidades dos territórios indígenas. A pesquisa foi realizada por meio da revisão bibliográfica, de levantamento documental e de pesquisa de campo através de entrevistas. Estimo que as discussões aqui levantadas possam colaborar teoricamente tornando-se um referencial para novas pesquisas que envolvam esta temática.Item Africanidades e identidade cultural na escola: noções sociais de crianças em contexto de oficinas interculturais – konstruson di mi pabia di nos.(2025-03-13) Tavares, Yacine Henriques; Reis, Leandro Augusto dos; Souza, Ângela Maria de; Oliveira, Francismara Neves deEsta pesquisa teve como objetivo analisar a noção social de africanidades, por meio de noções sociais de crianças da educação infantil e do ensino fundamental. Optou-se por uma abordagem qualitativa, descritivo-interpretativa, com base na Epistemologia Genética de Jean Piaget (1896-1980) para entender os processos de construção do conhecimento social, orientada pelos princípios da Educação Intercultural, às perguntas que nortearam o nosso estudo foram: como as crianças da educação infantil e do ensino fundamental significam africanidades por meio de elementos geradores? 2) Quais relações de identidade cultural são identificadas nas significações das crianças? A coleta de dados ocorreu em um colégio estadual em Londrina, com alunos de 4 a 5 anos na educação infantil e de 9 a 11 anos no ensino fundamental. Utilizaram-se rodas de conversa, denominadas djumbai, baseadas nos princípios do método clínico crítico piagetiano. Jogos e canções da cultura africana foram selecionados como elementos geradores de significações em oficinas interculturais. Com este estudo, espera-se aprofundar o entendimento sobre o conhecimento social relacionado à cultura africana no contexto escolar, contribuindo para outros estudos e para o ensino da história e das culturas africanas nas escolas. O contato com outras culturas promove interações ricas, possibilitando a compreensão além de concepções estereotipadas. Portanto, é essencial criar oportunidades de ensino-aprendizagem que valorizem as interações culturais em diversos contextos, permitindo que os indivíduos desenvolvam uma compreensão mais complexa de si mesmos e do mundo, promovendo respeito e convivência com a diversidade.Item Auto eficácia De Estudantes De Pedagogia Para Ensinar Matemática E Percepções Das Fontes(2025-02-27) Morais, Caroline de; Bzuneck, José Aloyseo; Ramos, Maely Ferreira Holanda; Alliprandini, Paula Mariza ZeduPesquisas têm mostrado que as crenças de autoeficácia na formação inicial de professores têm influência na aprendizagem e no ensino em relação à matemática, ressaltando que aqueles que desenvolveram sólidas crenças de autoeficácia tendem a lidar melhor com desafios no ensino. Nesta perspectiva da Teoria Social Cognitiva, dois objetivos interligados nortearam a presente pesquisa. O primeiro foi investigar em que medida estudantes de Pedagogia já terão desenvolvido a autoeficácia necessária para ensinar matemática, no futuro, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Como segundo objetivo, buscou-se identificar as percepções dos estudantes que já passaram pelo estágio quanto à influência das fontes quer alimentam essa crença. Trata-se de estudo exploratório, que envolveu 513 estudantes de Pedagogia de duas instituições públicas de Ensino Superior, com 464 (90,6%) do sexo feminino e 47 (9,2%) do sexo masculino. A idade dos participantes variou de 17 a 21 anos (faixa 1) até um grupo de 42 anos ou mais (faixa 5). Inicialmente, os coordenadores das duas instituições foram informados sobre a pesquisa por e-mail e, na sequência, deram a permissão para a execução do estudo. Para a presente pesquisa, dois questionários em escala tipo Likert foram aplicados. O primeiro, construído para esta pesquisa, com 15 itens, destinava-se a medir as crenças de autoeficácia para ensinar matemática no seu futuro como professores, com respostas a serem marcadas numa escala de 0 a 6. Aos estudantes que já haviam passado pelo estágio (n = 97) foi aplicada uma segunda escala com oito itens, elaborada para avaliar as percepções das quatro fontes de autoeficácia preconizadas por Bandura. Um novo item foi adicionado para avaliar a percepção dos conhecimentos adquiridos no curso. Os dois conjuntos de escalas foram intitulados Questionário de Autoeficácia e suas fontes para acadêmicos de Pedagogia (Bzuneck; Morais, 2024). As análises estatísticas trouxeram os seguintes resultados. A média geral da Autoeficácia para ensinar Matemática entre os 513 participantes foi acima do ponto médio (4,43 DP = 0,81), com distribuição assimétrica à esquerda. Comparando os períodos, os alunos do noturno apresentaram média significativamente maior (M = 4,51) do que os do matutino (M = 4,35), conforme o Teste t de Student (t = 2,29, p = 0,02). Ao comparar 97 estudantes que realizaram estágio (de 1 a 10 aulas) com uma amostra similar daqueles que ainda não haviam estagiado, verificou-se que o primeiro grupo apresentou uma média significativamente mais baixa em autoeficácia (M = 4,24) em relação ao segundo (M = 4,53). Analisando os 97 estudantes que deram aula no estágio, as médias das quatro fontes de Autoeficácia variaram, com destaque para experiência de domínio (M = 4,18) e conhecimentos adquiridos no curso (M = 4,31). Correlações de Spearman indicaram que todas as quatro fontes estavam significativamente associadas à autoeficácia. Entretanto, a percepção dos conhecimentos no curso apresentou correlação negativa. Por fim, comparando os alunos que deram apenas de 1 a 2 aulas no estágio com aqueles que ministraram de 4 a 10 aulas, verificou-se que o segundo grupo obteve escores significativamente mais altos em experiência de domínio, experiência vicária e ansiedade. Esse resultado sugere que, à medida que os estudantes avançam no estágio, sua percepção sobre as próprias capacidades se torna mais realista em sentido positivo. O estágio supervisionado impacta inicialmente de forma negativa a autoeficácia para ensinar Matemática, uma vez que os estudantes apresentaram médias significativamente menores do que aqueles que ainda não iniciaram a prática (t = 2,63, p = 0,005). Isso sugere que a experiência real de ensino leva a uma autoavaliação mais crítica das próprias capacidades. No entanto, estudantes que ministraram mais aulas no estágio (4-10) tiveram escores mais altos em experiência de domínio e de persuasão social, além de ansiedade. Por um lado, os dados indicam que uma prática mais estendida pode fortalecer a autoeficácia, pela influência de ao menos duas fontes. Por outro, a percepção de ansiedade em relação ao ensino de matemática sugere que essa emoção tem certo impacto negativo à confiança docente em suas capacidades para esse ensino. Foram apontadas limitações na condução do estudo. Os resultados foram discutidos à luz da Teoria social cognitiva e foram comparados com os de estudos anteriores, especialmente com os nacionais. Por último, nas considerações finais, foram apresentadas diretrizes para professores do curso, em vista do desenvolvimento da autoeficácia dos estudantes para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.Item A influência da Lei 10.639/2003 na formação de professores: um estudo nas universidades estaduais do Paraná (2003 - 2023)(2025-02-14) Santos, Gabriela Paula; Burioli, Simone; Cainelli, Marlene Rosa; Lima, Ângela Maria de SousaA presente pesquisa analisa a formação de professores nos cursos de Pedagogia das universidades estaduais do Paraná (UEL, UEM, UEPG) com foco na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, estabelecidas pela Lei 10.639/2003. Justifica-se pela necessidade de avaliar como essas diretrizes estão sendo incorporadas nos currículos dos cursos de Pedagogia e seu impacto na formação de professores e gestores educacionais. A metodologia adotada consiste na análise documental dos Projetos Políticos de Curso e dos currículos atuais das instituições investigadas. Os principais resultados evidenciam uma implementação parcial das diretrizes: embora haja avanços, persistem desafios, como a integração efetiva dos conteúdos étnico-raciais e a formação continuada de professores. A pergunta central da pesquisa é: "Como os cursos de Pedagogia das universidades estaduais do Paraná estão integrando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação de professores e gestores?". O objetivo maior da pesquisa é analisar como esses cursos têm formado professores e gestores visando a implementação dos dispositivos presentes na Resolução CNE/CP 001/2004, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo escolar. A pesquisa busca identificar traços perceptíveis nos currículos e avaliar como as questões étnico-raciais estão sendo abordadas nos cursos de Pedagogia, promovendo um ambiente educacional que seja verdadeiramente inclusivo, antirracista e representativo da história e cultura afro-brasileira e africana.Item O podcast como instrumento didático pedagógico na formação do pequeno leitor à luz da teoria da atividade(2025-03-07) Retkva, Simone Steffan; Jesus, Adriana Regina de; Franco, Sandra Aparecida Pires; Girotto, Cyntia Graziella Guizelim SimõesA presente pesquisa integra a linha de pesquisa “Docência: Saberes e Práticas”, núcleo Formação de professores, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A investigação está vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa cadastrado no CNPq: Currículo, Formação e Trabalho Docente. Assim como ao Projeto “Leitura e práticas pedagógicas na Escola da Infância em tempos de pandemia: ação docente para o ensino e a aprendizagem on-line e presencial”. O problema da investigação consiste em saber “Se por meio de uma intervenção didático pedagógica à luz da Teoria da Atividade, é possível trabalhar a leitura literária, utilizando o podcast, tendo em vista contribuir com a formação do pequeno leitor”. Logo, justifica-se este estudo, por entender que a dificuldade da aprendizagem se acentuou após a pandemia do Covid-2019, nessa perspectiva, é necessário combater essa defasagem e encontrar abordagens que possam contribuir com a formação de sujeitos leitores. Isso posto, o estudo tem como objetivo geral compreender o podcast como instrumento didático pedagógico, a fim de identificar suas implicações na formação de leitores, tendo como parâmetro alunos do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola pública localizada em Londrina. Como objetivos específicos, pretendeu-se: a) refletir sobre o contexto da leitura, do ato de ler e da formação do leitor no processo educativo para a formação do pequeno leitor no Ensino Fundamental I; b) conhecer a Teoria da Atividade de Leontiev para contribuição de atividades organizadas em prol da formação leitora; c) analisar o podcast como potencial instrumento didático pedagógico no trabalho com a leitura com alunos do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; d) identificar, por meio da prática didático-pedagógica, a atuação do podcast como audiobooks, para a formação de leitores no 5º ano do Ensino Fundamental I e e) avaliar os possíveis resultados, da prática didático-pedagógica, na formação leitora, dos alunos do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, a pesquisa consistiu uma abordagem qualitativa e foi pautada no método do Materialismo Histórico-Dialético. A metodologia utilizada teve como base a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, tendo como categoria dialética: conteúdo e forma. A base teórica no qual a pesquisa se fundamentou foi a Teoria Histórico-Cultural desenvolvida por Vygotsky e na Teoria da Atividade de Leontiev na qual analisou a psique humana a partir dos pressupostos do Materialismo Histórico e Dialético de Karl Marx e Friedrich Engels. Os resultados apontam que o podcast atuou como Motivo Estímulo o qual propiciou o interesse real dos alunos para a realização da atividade e a compreensão da leitura ocorreu de forma dinâmica e coletiva produzindo assim atribuição de sentidos e significado e inferências explícitas e implícitas; qualidades pertinentes para a formação do leitor. Logo, a Teoria da Atividade de Leontiev, por meio das estruturas que a compõem, contribui nas atividades organizadas em prol da formação leitora. Desse modo, conclui-se que as novas experiências literárias por meio do podcast, um recurso alternativo, criativo e motivador, contribui potencialmente nas estratégias que estimulem a leitura.Item Interfaces entre o Capital e a Mercantil-Filantropização da educação: análise dos conteúdos e das estratégias da Fundação Lemann e do Instituto Humanize(2025-02-13) Porto, Isabela Cristina dos Santos; Masson, Gisele; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Lima, Michelle FernandesA pesquisa tem como objeto de estudo a análise das relações entre as políticas educacionais, a filantropia e a ação dos empresários no Brasil. A partir dele, definimos o seguinte problema: Quais os conteúdos e as estratégias pelos quais a Fundação Lemann e o Instituto Humanize estabelecem para a mercantil-filantropização da educação básica no Brasil? Essas organizações exercem um processo de empresariamento na educação brasileira, definindo conteúdos e estratégias que interferem na definição e execução das políticas educacionais, com a justificativa de melhorar a qualidade educacional. Desse modo, o objetivo geral da pesquisa é analisar os conteúdos e as estratégias pelos quais a Fundação Lemann e o Instituto Humanize estabelecem para a mercantil-filantropização na educação básica brasileira. A partir desse objetivo, foram definidos os seguintes específicos: a) realizar levantamento e análise das produções acadêmicas sobre a mercantil-filantropização da educação e suas contribuições para a compreensão do objeto de pesquisa; b) problematizar o processo de mercantil-filantropização e como se estabelecem as relações entre o Estado e as políticas educacionais no Brasil; c) analisar os conteúdos e as estratégias utilizadas pela Fundação Lemann e o Instituto Humanize, por meio de seus documentos, para a promoção da mercantil-filantropização da educação básica no Brasil. Esse conjunto de objetivos visa aprofundar a compreensão sobre como a lógica filantrópica empresarial penetra no campo educacional, transformando a educação pública em um espaço permeado por práticas e ideologias de mercado, sob o discurso de inovação e melhoria da qualidade educacional. A pesquisa buscou se fundamentar nas contribuições teóricas marxistas, a partir do referencial teórico-epistemológico do materialismo histórico-dialético, que visa partir da realidade, do concreto empírico, do fenômeno, com vistas à compreensão sobre as contradições e antagonismos que advém da estrutura social. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e a análise documental, envolvendo a coleta de dados de relatórios institucionais, documentos e materiais disponíveis nos sites do Instituto Humanize e da Fundação Lemann . No caso do Instituto Humanize, analisamos documentos como o Relatório de Impacto 2022, além de publicações sobre suas parcerias com o setor público e privado. Quanto à Fundação Lemann, a pesquisa se assentou em documentos como os relatórios anuais, o Plano Estratégico 2023-2026, incluindo questões sobre investimentos em políticas públicas e colaborações com organizações educacionais. Utilizamos as contribuições teóricas de Antônio Gramsci (2002) para as análises da relação entre a sociedade, o Estado e as políticas educacionais, sobretudo, a questão da hegemonia, o papel dos Aparelhos Privados de Hegemonia (APHs) e as formas e reformas que organizam e moldam a educação pública. Utilizamos a categoria Aparelhos Privados de Hegemonia (APHs) para analisar a atuação de organizações como a Fundação Lemann e o Instituto Humanize, no campo educacional brasileiro. De acordo com a teoria gramsciana, os APHs são instituições privadas que, embora formalmente independentes do Estado, desempenham um papel central na formação do consenso e na propagação de valores hegemônicos, que favorecem as classes dominantes. Os APHs se inserem na estrutura social e política de forma a influenciar ideologias, práticas e políticas públicas, contribuindo para a construção de uma hegemonia que naturaliza e legitima as desigualdades existentes. No contexto educacional, os APHs operam como mediadores entre o capital privado e o poder público, promovendo a mercantilização da educação e reforçando a lógica empresarial na formulação e gestão das políticas educacionais. Assim, as Fundações e Institutos atuam como agentes de poder ideológico, disseminando práticas empresariais e culturais, que buscam a homogeneização das ideias e a perpetuação de um modelo educacional alinhado aos interesses do mercado. Dessa forma, os APHs se tornam instrumentos essenciais para a reprodução da ordem social e para a manutenção das relações de dominação no sistema capitalista. Consideramos que a base expansionista do capital e a extração do mais valor têm se efetivado sob a ideia de um capitalismo filantrópico, materializado nas relações mercantis entre Estado, as Fundações, os Institutos e as Organizações Sociais voltadas para a educação. Nesse sentido, enfocamos, na pesquisa, o estudo das ideias e das concepções de filantropia, assim como das estratégias utilizadas pelas personificações do capital, no campo da educação básica. Tal estudo é relevante, considerando-se que a ideia de filantropia, atribuída às ações provenientes das Fundações, Institutos e Organizações Sociais, não elucida a função que os Aparelhos Privados de Hegemonia, na perspectiva de Antonio Gramsci, desempenham na direção e na formação do consenso, em torno de uma concepção de educação empresarial.Item Gestão na escola pública : o processo de escolha dos gestores escolares municipais e a implementação da meta 19 do plano nacional de educação 2014-2024 na região imediata de Apucarana(2024-12-17) Tacari, Jane; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Flach, Simone Fátima; Farias, AdrianaEsta pesquisa teve como objetivo analisar os princípios que orientam a gestão democrática, seus desafios na política educacional e os impactos dessa abordagem na gestão das escolas públicas municipais. Nasceu dos dilemas e indagações dentro do ambiente escolar através dos diálogos com profissionais e do anseio por políticas públicas mais democráticas. Aborda a evolução histórica e política relacionada à seleção de gestores escolares, explorando as diversas maneiras pelas quais se realiza o processo de escolha dos gestores, culminando no modelo mais recente implementado nas diretrizes da meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE - 2014-2024 - Lei n° 13.005/2014), que sugere a combinação de critérios técnicos de mérito e desempenho com consulta à comunidade. Os estudos concentraram-se na análise dos modelos de gestão escolar no Brasil incluindo os modelos burocrático, democrático e gerencial fazendo uma breve introdução referente ao surgimento e às necessidades da gestão escolar democrática, e um recorte da realidade educacional frente à implementação da meta 19 do Plano Nacional de Educação nos municípios da Região Intermediária de Londrina Região Imediata de Apucarana. O objetivo geral desse estudo é analisar como vem sendo desenvolvido o cumprimento da meta 19 do PNE nos Planos Municipais de Educação na Região Intermediária de Londrina, Região Imediata de Apucarana. Os objetivos específicos propõem analisar o processo histórico da gestão democrática da escola pública brasileira, destacando os marcos legais e as mudanças de paradigmas educacionais que influenciaram a evolução da gestão democrática escolar. Além disso, busca-se definir a gestão democrática escolar com base nos referenciais teóricos e nas diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), bem como examinar os instrumentos usados no Estado do Paraná, especificamente nos municípios da Região Imediata de Apucarana, no que diz respeito à meta 19 do PNE, identificando os municípios dessa Região que possuem legislação específica para regulamentar o processo de gestão democrática nas redes públicas de ensino. A pesquisa bibliográfica e documental escolhida abrange documentos e obras impressas, assim como envolve pesquisas nos sítios municipais, portais municipais e governamentais buscando informações sobre os documentos estudados para compreensão de como se deu o processo de seleção dos gestores escolares após a implementação do PNE e por consequência dos Planos Municipais de Educação (PMEs). Para a base desta pesquisa tem-se o método dialético como a visão orientadora do processo de investigação e análise. Diante disso compreende-se que as modalidades de acesso à função de direção escolar consideram a situação política, econômica e social, mas não suas consequências para a política educacional. A construção de um espaço mais democrático, as novas exigências educacionais e sua concretização possibilitam pensar uma gestão democrática mais autônoma, participativa e inovadora.Item A formação continuada de professores ouvintes do ensino fundamental e médio e a educação bilíngue para surdos(2025-02-07) Pradal, Marina Castilho; Fonseca, Ricardo Lopes; El Kadri, Michele Salles; Torres, Eloiza CristianeA educação bilíngue para surdos tem como prioridade assegurar a escolarização a pessoas surdas a partir do ensino da Libras (Língua Brasileira de Sinais) como primeira língua e a modalidade escrita da Língua Portuguesa, como segunda língua. O ensino bilíngue é considerado o mais adequado ao ensino de pessoas surdas, visto que considera as especificidades linguísticas e culturais, e é necessário entender a importância da educação bilíngue no cenário nacional, por meio das leis e políticas linguísticas existentes. A formação continuada do professor ouvinte deve possibilitar uma ação docente efetiva que atenda às necessidades dos alunos surdos e especificidades linguísticas, de modo que os alunos surdos possam se sentir pertencentes, pois o ensino bilíngue considera a identidade e a cultura surda. Dessa maneira, faz-se fundamental pesquisar a formação continuada dos professores ouvintes que lecionam no ensino bilíngue para surdos, visto que a Libras é considerada sua segunda língua, de acordo com a perspectiva bilíngue. A seguinte pesquisa é vinculada ao Mestrado em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), na Linha 3 – Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em contextos escolares, e ao Núcleo 2 – Educação Especial. Com o objetivo de compreender como se dá formação continuada de professores ouvintes que lecionam na educação de surdos em um colégio bilíngue da rede estadual de Londrina, a seguinte questão permeia a pesquisa: De que forma se dá a formação continuada dos professores ouvintes que lecionam no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e Ensino Médio, na educação bilíngue para surdos, em um colégio bilíngue na cidade de Londrina? A referida pesquisa é de natureza bibliográfica, documental e com pesquisa empírica in loco e conduzida numa perspectiva teórico-metodológica fundamentada nos pressupostos da pesquisa qualitativa quanto ao tratamento dos dados. Por meio de coleta de dados, a partir de entrevistas semiestruturadas, investiga-se a formação dos professores ouvintes em um colégio bilíngue da rede pública no município de Londrina-PR. Os resultados evidenciam, por meio das representações na narrativa dos professores, que os professores buscam a formação continuada para lecionar na modalidade bilíngue com a intenção de aprimoramento de suas práticas e obtenção de conhecimento específico.Item A Arte na Educação Infantil: um espaço de formação do psiquismo e subjetividade humana(2025-01-31) Rosa, Ronald; Barros, Marta Silene Ferreira; Alencar, Gizeli Aparecida Ribeiro de; Rodrigues, Mauro Roberto; Leite, Sandra Regina MantovaniA arte na Educação Infantil tem sido frequentemente utilizada de forma ornamental, sendo reduzida a um recurso auxiliar para outras áreas do conhecimento, sem explorar plenamente suas potencialidades no desenvolvimento humano. Essa problemática delineia o objetivo geral desta pesquisa, que foi investigar a tríade Arte, Ação Docente e Educação Infantil como possibilidade para o desenvolvimento da subjetividade e do psiquismo humano na infância, com ênfase no ato de ler arte como atividade central desse processo. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa parte da seguinte problemática: como o sujeito pode se desenvolver psiquicamente e subjetivamente por meio do ato de ler arte no processo de formação na Educação Infantil? Teoricamente, a investigação é fundamentada no método crítico-dialético e nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, em diálogo visando aprofundar a compreensão da arte como campo de saber que promove o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. A metodologia adotada é de cunho bibliográfico a partir do levantamento da literatura com autores primários e secundários. Os resultados evidenciam a necessidade de incluir a arte de forma elaborada nas formações inicial e continuada dos professores, uma vez que, embora a arte seja amplamente demandada e utilizada na Educação Infantil, essa formação específica não é oferecida de maneira adequada aos docentes. Isso reflete diretamente na perpetuação de práticas que permanecem na superficialidade da aparência, distanciando-se da essência necessária para o verdadeiro desenvolvimento humano. Os resultados apontam que um trabalho intencional e sistematizado com a arte requer professores preparados para mediar a experiência estética das crianças de maneira significativa, possibilitando que o ato de ler arte contribua para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e para a constituição da subjetividade na infância.Item Teoria estética, infância e experiência formativa: por uma educação humanizadora do ensino de arte na educação infantil.(2025-02-11) Pereira, Elis Karen Rodrigues Onofre; Furlan, Marta Regina; Valiengo, Amanda; Reis, Leandro Augusto dos; Bittencourt, Cândida Alayde de Carvalho; Silva, Alex Sander da; Franco, Sandra Aparecida PiresEsta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEDU) e ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica (GEPEITC/CNPq-UEL). O objeto de estudo é o ensino de arte na educação infantil pelos limiares da Teoria Estética em Theodor W. Adorno. O objetivo geral foi compreender a contribuição da Teoria Estética para pensar a infância e o ensino de arte na educação infantil à luz da formação para a emancipação humana. Ao contemplar a arte pelas lentes da Teoria Estética é possível vislumbrá-la como um fôlego de vida diante do caos. Ela é capaz de transportar para onde o sujeito quer ir por meio do pensamento crítico, da resistência e da expressividade subjetiva humana. Pelas lentes da Teoria Crítica de Adorno e Horkheimer em “Dialética do Esclarecimento” (1985), há necessidade de compreender a humanidade e toda a sua formação e, sendo assim, os filósofos indagam que o homem, mesmo que aparentemente esteja no seu mais alto grau de esclarecimento, não conseguiu se emancipar, reduzindo-se ao estado de barbárie. A metodologia de pesquisa, portanto, é um estudo bibliográfico pelos limiares da Teoria Crítica de Sociedade e, em especial com a obra Teoria Estética de Theodor W. Adorno. O método é dialético pois vê a sociedade como se configura em relação a arte, formação e educação infantil e como deveria ser, tendo como premissa básica de discussão, a crítica imanente. Há, ainda, discussões teóricas em outros pensadores da Escola de Frankfurt na Alemanha como Max Horkheimer, Hebert Marcuse, Walter Benjamin e, também, de intérpretes contemporâneos que pesquisam sobre a educação, formação, infância e arte a partir dos fundamentos da Teoria Crítica. Ainda, de outros autores e pensadores de base marxista e que dialogam com o objeto de estudo e a base teórica anunciadas. Como resultados, ao buscar subsídios para o objeto de estudo desta dissertação de mestrado, a base da Teoria Crítica de Sociedade permite em Adorno e demais pensadores da Escola de Frankfurt uma possibilidade de ver a arte à luz da emancipação e, no campo da educação infantil, como potência humanizadora do ensino.Item Literatura Infantil e formação humana: da decodificação à análise crítica literária a partir do conteúdo e forma.(2025-02-04) Neves, Isabella Tiedt; Franco, Sandra Aparecida Pires; Saito, Heloisa Toshie Irie; Furlan, Marta ReginaA presente pesquisa faz parte de um projeto maior que pretende compreender as atividades de leitura literária organizadas pelo professor, durante o período de pós pandemia, para a formação humana de sujeitos leitores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nesse contexto, esta pesquisa de dissertação teve como objetivo geral investigar as ações didáticas do professor com literatura infantil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de superar a decodificação das letras e contribuir com a formação humana de sujeitos leitores a partir da categoria dialética conteúdo e forma. O problema de pesquisa foi: Como as ações didáticas do professor com literatura infantil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental podem superar a decodificação das letras e contribuir com a formação humana de sujeitos leitores a partir da categoria dialética conteúdo e forma? Para isso, os objetivos específicos foram: compreender a importância da literatura infantil para a formação humana e analisar e comparar as obras literárias: O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry e a releitura O Pequeno Príncipe Preto, de Rodrigo França a partir da categoria dialética conteúdo e forma. A fundamentação teórica foi pautada em autores, como: Vigotski (2009), Saviani (2012), Duarte (2016), Bajard (2021), Bakhtin (2006), Leontiev (1978), Girotto e Souza (2010), Bataus e Girotto (2012), Miller e Arena (2011), Silva e Arena (2012), entre outros. Verificamos que as ações didáticas propostas na sala de aula podem e devem ir além da leitura pautada na codificação e decodificação dos códigos linguísticos, que pouco contribuem para a formação leitora dos sujeitos numa perspectiva humana. Além disso, literatura infantil é uma ferramenta poderosa para a formação humana, proporcionando às crianças a oportunidade de expandir seus horizontes, conhecer diferentes culturas e modos de vida, e desenvolver uma visão mais ampla e empática do mundo. A escolha de obras que abordem a diversidade e a pluralidade é fundamental para promover uma educação inclusiva e preparar as crianças para serem cidadãos conscientes e ativos em uma sociedade globalizada. A literatura infantil, portanto, não apenas enriquece o conhecimento acadêmico, mas também molda o desenvolvimento pessoal e social das crianças, preparando-as para a cidadania em um mundo cada vez mais diverso e globalizado.Item Museu escolar de Londrina: memórias da constituição de um arquivo de documentos históricos da educação municipal.(2023-08-31) Pereira, Rosemeire Ferreira Lopes; Honorato, Tony; Albuquerque, Ana Cristina de; Oliveira, Sandra Regina Ferreira deEsta dissertação de mestrado, inserida na linha de pesquisa Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais da Educação, tem como objetivo analisar o processo de constituição de um arquivo histórico da educação municipal de Londrina, investigando práticas de conservação e organização para preservar a memória contida nos documentos. Utilizando métodos de pesquisa bibliográfica e documental, explora conceitos de arquivo e documento arquivístico, bem como a legislação de gestão documental e proteção. Contribui para a preservação da memória coletiva, destacando a importância da digitalização e organização de bancos de dados para o acesso aos arquivos históricos, essenciais para compreender a história da região. O trabalho apresenta a criação do Museu Escolar de Londrina (MEL) como iniciativa relevante para preservar a memória escolar e da educação municipal. Inserido na linha de pesquisa em Educação da Universidade Estadual de Londrina, enfatiza a importância da preservação da memória histórica local. A constituição do arquivo histórico da educação de Londrina é fundamental para a divulgação da memória da educação, proporcionando subsídios para diversos estudos pedagógicos e funcionais. O estudo visa divulgar os esforços em andamento na preservação da memória da educação de Londrina (PR), ampliando possibilidades de estudos na área de história da educação.Item O trabalho educativo na pré-escola: contribuições à luz da Teoria Histórico-Cultural.(2025-02-25) Monteiro, Vanessa de Souza; Magalhães, Cassiana; Saito, Heloisa Toshie Irie; Lazaretti, Lucinéia Maria; Buroli, SimoneA presente pesquisa está articulada ao Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação na Universidade Estadual de Londrina, junto à linha 3 – Aprendizagem e desenvolvimento humano em contextos escolares. Teve como objeto de estudo o trabalho educativo na pré-escola e justificou-se pela necessidade de superar práticas educativas alicerçadas no cotidiano, uma vez que a trajetória histórica da educação pré-escolar no Brasil tem sido marcada por práticas educativas voltadas à preparação ao Ensino Fundamental, caracterizadas por tarefas mecânicas e disciplinadoras, bem como por práticas espontaneístas e naturalizantes que consideram a função do professor como um facilitador da aprendizagem natural da criança. Nossa hipótese é de que a compreensão por parte dos professores sobre as regularidades do desenvolvimento psicológico infantil é crucial para possibilitar um planejamento intencional e sistematizado, que contribua para o desenvolvimento das máximas capacidades humanas. Diante disso, o nosso problema de pesquisa foi: o que tem influenciado as práticas educativas com crianças em idade entre 4 e 5 anos? Buscando responder a esse questionamento, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar o trabalho educativo com crianças em idade pré-escolar, por meio dos dizeres das professoras participantes da pesquisa, que atuam em uma escola localizada no interior do estado de São Paulo. Os objetivos específicos almejaram investigar as práticas educativas predominantes na pré-escola, bem como compreender as concepções dos professores sobre o desenvolvimento psicológico infantil e suas implicações para o planejamento pedagógico. Esta pesquisa está alicerçada nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, sendo que os procedimentos metodológicos adotados compreenderam duas etapas principais: análise teórico-conceitual e pesquisa de campo. A análise teórico-conceitual incluiu uma revisão bibliográfica, na qual foi delineado o problema de pesquisa, permitindo a apropriação dos conhecimentos necessários para a compreensão aprofundada do tema. Em seguida, foi realizada a geração de dados por meio de uma leitura analítica das obras selecionadas. Finalmente, os dados obtidos foram analisados e interpretados, culminando na elaboração do texto desta pesquisa. Quanto à pesquisa de campo, a geração de dados foi conduzida utilizando-se um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada com seis professoras de turmas pré-escolares. Esses instrumentos possibilitaram obter informações sobre conhecimentos, comportamentos e crenças dos participantes, além de descreverem as principais práticas educativas na pré-escola. Os resultados revelaram que o trabalho educativo das professoras participantes desta pesquisa evidencia a coexistência de atuações educativas contraditórias. Enquanto há uma preocupação excessiva com a apropriação de habilidades para a alfabetização, observou-se também a ausência de diretividade em determinadas atividades da rotina escolar, como nas brincadeiras e nas atividades produtivas, tais como: o desenho, a modelagem e os jogos de construção. Essa dualidade desconsidera a importância das intervenções educativas nesses momentos, bem como a relevância das brincadeiras de papéis sociais como uma atividade-guia no período da idade pré-escolar.Item Práticas pedagógicas para a formação de leitores: um olhar para uma escola da zona rural do município de Londrina-PR.(2025-01-27) Silvano, Gilberto Prado; Franco, Sandra Aparecida Pires; Jesus, Adriana Regina de; Souza, Silvana Paulina deA presente pesquisa intitulada "Práticas Pedagógicas para a Formação de Leitores: Um Olhar para uma Escola da Zona Rural do Município de Londrina-PR” está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e à linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do Núcleo de Ação Docente. A pesquisa faz parte de um projeto maior aprovado no Edital CAPES - 12/2021 – Edital Emergencial - PDPG - Impactos da Pandemia, cujo objetivo foi compreender as práticas de leitura implementadas por professores da Escola da Infância (4 a 10 anos) em tempos de pandemia Covid-19. A presente pesquisa justifica-se pelos resultados apresentados na Pesquisa Maior, que motivaram a investigação das práticas pedagógicas para a formação de leitores em uma escola da zona rural , e foi conduzida em uma Escola Municipal localizada no Patrimônio de um Distrito da Zona Rural, na cidade de Londrina, no norte do Paraná, envolvendo 29 crianças do 4º e 5º ano dos Anos Iniciais, e duas Professoras das referidas turmas. O objetivo geral da pesquisa foi: Compreender as práticas pedagógicas adotadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental durante a pandemia da Covid-19 e no período pós-pandêmico, com foco na formação de leitores entre as crianças dos Anos Iniciais da escola investigada. O problema de pesquisa foi formulado da seguinte maneira: Diante do impacto da pandemia da Covid-19, quais práticas pedagógicas foram implementadas pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para a formação de leitores na escola investigada no Município de Londrina, PR, e de que maneira essas práticas evoluíram ou foram ajustados com o retorno às aulas presenciais? Os objetivos específicos foram: (a) Contextualizar situação Educação e Trabalho com o objetivo de identificar os desafios profissionais na realidade investigada; (b) Analisar o panorama da leitura em nível nacional, visando compreender o perfil do leitor brasileiro (c) Apresentar conceitos fundamentais sobre o Ato de Ler com o objetivo de estabelecer uma base teórica para a compreensão desse conceito e (d) Identificar os procedimentos metodológicos, dispositivos culturais, digitais e tecnológicos empregados pelos professores da escola pesquisada para promover a formação de leitores no retorno ao ensino presencial, buscando identificar se as práticas pedagógicas estão sendo direcionadas ao ensino do Ato de Ler. No que se refere à metodologia, esta pesquisa se classifica como: uma pesquisa descritiva, com tratamento qualitativo dos dados, bibliográfica, documental, subsidiada por uma abordagem crítico-dialética e tendo como parâmetro o embasamento teórico fundamentado nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados o Diário de Campo para as anotações das observações, a gravação de uma entrevista semiestruturada com as professoras participantes e também a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Os resultados evidenciaram a necessidade de uma reformulação significativa das práticas pedagógicas para alinhar a leitura a um contexto cultural e social. Além disso, foram identificadas limitações no acesso digital e na infraestrutura em áreas vulneráveis, como a zona rural, o que intensificou desigualdades pré-existentes, agravadas durante o período pandêmico.Item Estratégias de ensino, aprendizagem, motivação e adaptação de estudantes de pedagogia no ensino remoto emergencial (ERE)(2023-03-10) Cardoso, Carolina Bettini Corcini; Alliprandini, Paula Mariza Zedu; Rufini, Sueli Édi; Fior, CamilaA pandemia ocasionada pela Covid-19 exigiu que cursos presenciais passassem a ser ofertados por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE), o que levou a um novo modo de ensinar e de aprender. Neste novo contexto, o presente estudo teve por finalidade analisar as possíveis relações entre estratégias de ensino, estratégias de aprendizagem e motivação de um grupo de estudantes de Pedagogia no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE); também investigou o processo de adaptação de um grupo de estudantes de Pedagogia com relação às atividades propostas durante as aulas, aos artefatos tecnológicos digitais de aprendizagem utilizados, às dificuldades encontradas e ao apoio institucional, no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Participou da pesquisa um grupo de 146 estudantes do primeiro ao quinto semestre, do Curso de Graduação em Pedagogia de uma IES pública. A faixa etária variou entre os 17 e 58 anos, sendo 138 respondentes do gênero feminino, seis do gênero masculino e dois do gênero “outros”. Caracterizada com exploratória e descritiva, a presente pesquisa utilizou os seguintes instrumentos: um questionário sociodemográfico, a escala de estratégias e motivação para aprendizagem em ambientes virtuais (EEAM-AVA), uma escala do tipo likert de três pontos, adaptada para o contexto do ERE e, um Questionário sobre o ERE: Motivação, Artefatos Tecnológicos Digitais e Contextos. A coleta de dados se deu por meio da plataforma do Google Forms, sendo posteriormente submetidos à estatística descritiva e inferencial, bem como à análise de conteúdo. Entre os principais resultados pode-se destacar: as variáveis categóricas turno, semestre e formato de coleta de dados revelaram diferenças estatisticamente significativas na dimensão desmotivação. Assim, quando comparado o desempenho dos estudantes na avaliação da desmotivação, aqueles que estavam matriculados no período noturno e que participaram da coleta na condição de coleta on-line (2021) autorrelataram menor desmotivação para os estudos no ensino remoto. Somado a isso, os estudantes do primeiro semestre relataram estar menos desmotivados, quando comparados aos estudantes do 2º e 5º semestres. Não foram observadas correlações estatisticamente significantes entre todas as dimensões da escala. Quanto aos resultados provenientes da primeira categoria do questionário sobre ERE: Motivação, Artefatos Tecnológicos Digitais e Contextos, foram evidenciadas as subcategorias referentes à motivação autônoma (76; 39,58%) e desmotivação (75;39,06%) que apresentaram as maiores frequências de respostas; e também uma preferência pelo uso de estratégias cognitivas, aulas e atividades mais dinâmicas, além de indicar que, para grande parte dos respondentes, houve adaptação ao ERE. Salienta-se a importância da realização de pesquisas na área da Educação, que promovam a escuta e a tomada de consciência acerca dos processos educacionais mediados pelos artefatos tecnológicos digitais e que possam promover a adoção de estratégias de ensino-aprendizagem que venham contribuir para o desenvolvimento dos tipos mais autônomos de motivação.Item O bullying entre estudantes adolescentes e sua relação com a corporeidade e respeito : um estudo à luz da epistemologia genética(2023-03-22) Almeida, Sérgio Luís Evangelista de; Oliveira, Francismara Neves de; Alliprandini, Paula Mariza Zedu; Saravali, Eliane Giachetto; Portes Jr., Moacyr de PaulaA corporeidade e as “representações de si” constituem tema importante na Educação, na Educação Física e nas demais áreas que estudam o desenvolvimento humano. Na adolescência, recorte temporal analisado nesta pesquisa, práticas pedagógicas que valorizam o projeto de construção de identidade, valores e autonomia tornam-se fundamentais. A partir do referencial teórico da epistemologia genética, as seguintes questões nortearam o estudo: Qual a frequência de autores e de vítimas no contexto de estudantes adolescentes matriculados do sexto ao nono ano de uma escola estadual na cidade brasileira de Curitiba-Pr? Como as subcategorias vítimas e autores se relacionam aos conceitos de corporeidade e de respeito? Objetivou analisar a frequência de bullying entre estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Curitiba – Paraná – Brasil, identificando vítimas e autores e discutir o fenômeno com base nos conceitos de corporeidade e de respeito. A pesquisa definiu-se como quantitativa, de caráter exploratório descritivo e teve como participantes, 254 estudantes distribuídos em quinze turmas. Foi aplicada a escala de avaliação de bullying escolar (EAB-E), de tipo Likert (pontuando de 0 a 2), composta por 47 questões que, de 01 a 22, investigam a frequência de vítimas e de 23 a 47 a frequência de autores. Como principais resultados da pesquisa foi evidenciado que 21,7% (N=55) categorizadas como: vítimas e destas, 16,1% (N=41) autodeclaradas femininas e 5,5% (N=14) masculinos, sendo que o número feminino foi superior ao masculino. Quando se consideraram os autores, ocorreu uma inversão, 1,6% (N=4) se declararam femininas e 2,8% (N=7), masculinos. Também se observou a relação entre as categorias corporeidade e respeito (de si e do outro). Os números encontrados evidenciaram tensão nas relações entre meninos e meninas na ausência do respeito, com a predominância das vítimas do sexo feminino, embora também meninos se encontrem na mesma condição de sofrimento. A frequência indica que há impotência, insegurança, sensação de não pertencimento versus uso da força física e psicológica, revelando que a vítima reforça, pela ausência de enfrentamento, a imposição do outro e se vê, por fim, encurralada e indefesa frente aos ataques do autor. Discutiu-se que o bullying na adolescência tem seus efeitos nocivos potencializados pela transformação do corpo, construção da identidade e necessidade de aprovação social do adolescente na relação com a corporeidade (perceber que é um corpo e não apenas que possui um corpo). As relações de respeito pelo outro e por si são análogas e ambas construídas na relação sociomoral recíproca – respeito mútuo e estas discussões são pertinentes à Educação Física que, em uma proposta de desenvolvimento de valores sociomorais, pode favorecer o enfrentamento do bullying nas relações entre escolares.Item Silenciamentos e estigmas na produção acadêmica brasileira sobre autismo(2024-04-30) Silva, Laíny Larreia da; Meletti, Silvia Márcia Ferreira; Orlando, Rosimeire Maria; Oliveira, Francismara Neves de; Cabral, Vinícius Neves deA compreensão social acerca de uma condição perpassa a produção de conhecimento de um determinado tempo e espaço. Nesse sentido, essa pesquisa teve como questão norteadora o quanto o conhecimento produzido tem colaborado na desconstrução do estigma. O objetivo geral foi analisar processos históricos, sociais e culturais de estigmatização de pessoas autistas. Especificamente, a pesquisa buscou: 1) caracterizar as produções científicas das áreas de maior concentração de pesquisas sobre autismo dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil; 2) analisar como a produção científica das áreas que mais concentram produções sobre autismo no Brasil caracterizam a condição autista; 3) realizar, a partir dos silenciamentos, uma análise semiótica greimasiana de uma produção artística; 4) analisar os contrastes entre estigma, expectativas normativas e aspectos cotidianos da pessoa autista. Com este propósito, foram desenvolvidos dois estudos a partir da concepção de estigma elaborada pelo antropólogo Erving Goffman. O primeiro estudo refere-se a um balanço de produção no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. O objetivo geral deste estudo foi compreender o cenário da pesquisa sobre autismo nos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros e identificar lacunas que podem contribuir para a perpetuação do estigma. O percurso metodológico consistiu na identificação das áreas de conhecimento que produzem pesquisas sobre autismo no Brasil, na definição das áreas de maior concentração de pesquisas, na coleta das teses e dissertações a serem analisadas, na realização do download e na leitura completa das pesquisas encontradas, na tabulação dos dados de caracterização das teses e dissertações segundo roteiro de análise, e na identificação das lacunas temáticas das áreas analisadas. Os resultados possibilitaram pontuar a existência de sete lacunas de conhecimento. O segundo estudo foi realizado posteriormente, através da seleção e análise de uma produção artística sobre as vivências cotidianas comuns ao grupo autista. O objetivo geral foi estabelecer um diálogo sobre os aspectos silenciados na vida de uma pessoa autista, visando obter maior conhecimento e, também, a redução de estigmas. O percurso metodológico desta análise foi a seleção de uma obra do gênero narrativo; o critério de seleção foram as lacunas encontradas no primeiro estudo. Foi selecionada uma História em Quadrinhos que tem como personagem principal uma mulher autista em busca por qualidade de vida. Então, estabelecemos um diálogo sobre os temas abordados na obra e uma análise semiótica greimasiana, isto é, a partir das concepções do linguista Algirdas Greimas. O segundo estudo permitiu observar que, ao fugir das expectativas, a personagem não se aproxima do estigma, uma vez que se distancia simultaneamente das expectativas normativas e dos estigmas relacionados ao autismo. À guisa de conclusão, esta pesquisa evidencia, a partir dos dois estudos, a existência de temas silenciados que não têm sido objeto de atenção nas pesquisas brasileiras, e podem se tornar desconhecidos; visto que, a imagem que a sociedade tem de um determinado grupo perpassa o conhecimento produzido em uma determinada época e espaço.Item A música como elemento histórico, cultural e estético para a emancipação humana : possibilidades da ação docente(2024-02-29) Trisltz, Rodolfo Gabriel; Bastos, Marta Silene Ferreira; Almeida, Márcio Antônio de; Leite, Sandra Regina MantovaniA música, historicamente, é um elemento que acompanha a humanidade desde os primórdios, sendo uma linguagem de comunicação entre o homem seus sentimentos e emoções, contribuindo com a interação social. Neste entendimento, este trabalho objetiva compreender a música enquanto elemento histórico, cultural e estético possibilidades para a formação, ação docente e emancipação humana na Educação escolar. O estudo se realizou por meio de uma pesquisa bibliográfica com autores que pensam a música em seu caráter científico e de aprendizado, e que contribui para o crescimento pessoal e social do sujeito humano. O seu desenvolvimento pode acompanhar as evoluções, ultrapassando a função do entretenimento e se transformando em uma ferramenta essencial em sala de aula, promovendo saberes significativos. As bases teórico metodológicas da investigação proposta se fundamenta no método crítico-dialético, focando no desenvolvimento integral dos indivíduos, bem como na Teoria Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. Concluiu-se no decorrer deste estudo que a música é um instrumento valoroso para a humanidade, na sua relação dialética entre a dimensão estética e cultural, como elemento chave para o entendimento do desenvolvimento humano, considerada um componente significativo no processo de mediação na disseminação de conhecimentos, para humanização e emancipação do ser humano, levando o indivíduo a apreender as formas técnicas e teóricas a fim de refletir, criar e criticar, a partir da educação estética da música.Item Relações raciais em contexto intergeracional : vivências e resistências na ecologia da educação infantil(2024-01-25) Silva, Ângela da; Oliveira, Francismara Neves de; Reis, Leandro Augusto dos; Souza, Márcia Rejania Lemos deA pesquisa desenvolvida considerou o racismo como uma ecologia ampla e complexa e recortou como problemática, duas questões: 1) Como as crianças da educação infantil representam as relações raciais por elas vivenciadas? 2) Como as significações acerca da discriminação racial trazidas pelas crianças se relacionam às significações apresentadas por adultos pertencentes ao mesossistema família-escola? Objetivou compreender como as crianças inseridas no mesossistema família-escola representam as relações de racismo e suas vivências discriminatórias; identificar os significados atribuídos às práticas e vivências de preconceito e discriminação racial no contexto escolar, identificar os impactos do racismo estrutural no desenvolvimento das crianças matriculadas na educação infantil e perceber como as relações étnico-raciais foram compreendidas intergeracionalmente no mesossistema família e escola. Apoiou-se nas concepções do Modelo Bioecológico de Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner (1917-2005), cotejada à discussão acerca do racismo estrutural. Definiu-se como pesquisa qualitativa e do tipo pesquisa-ação, adotando os princípios da inserção ecológica. Como procedimento investigativo contou com entrevista semiestruturada com os adultos, intervenções pedagógicas com as crianças, rodas de conversa e observação registradas em diário de campo. Considerando o microssistema escolar constituído por uma turma de P4 da educação infantil, teve como participantes: 14 crianças, 10 familiares, 1 gestor, 4 professoras, 1 auxiliar de pesquisa e a professora-pesquisadora. Participaram da atividade 14 crianças (10 negras, 3 brancas e 1 asiática, idades - 4 e 5 anos). Os principais resultados encontrados foram organizados em categorias de análise, sendo elas: 1) Processos e Violências no Cotidiano do Brincar; 2) Microssistema familiar - experiências raciais ao longo doTempo; 3) Processos Proximais: Construindo afetos e Identidade racial; 4) Processos de silenciamento que atravessam a educação; 5) Processos Intergeracionais: construções das relações ao longo do tempo. Os resultados revelaram que as gerações reproduzem os conceitos indentitários ao longo do tempo, criam e recriam mecanismos de sobrevivência e de resistência. O racismo identificado nas intervenções pedagógicas evidenciou-se profundo, atingindo o conceito de beleza afetando os processos de brincar e revelando violências raciais que atravessam gerações de um mesmo contexto familiar e escolar. Também resultou da pesquisa, a necessidade de educar para o antirracismo, como princípio norteador da vida humana e de romper com processos de invisibilização da cultura negra nos espaços escolares. Indica-se que sejam feitos novos estudos sobre o racismo na educação infantil principalmente objetivando a reformulação de políticas públicas e a formação de professores da Educação Infantil para a educação antirracista, com a finalidade de oferecer suporte para intervenções pedagógicas diárias, desde o início do processo de escolarização e não apenas nas datas “comemorativas”.Item Educação e interculturalidade crítica : uma análise da apropriação do pensamento de Catherine Walsh nas pesquisas brasileiras (2016 – 2020)(2023-11-28) Silva, Muriel Luvison Nunes da; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Paim, Elison Antonio; Jesus, Adriana Regina deA escola na modernidade/colonialidade foi instrumentalizada para promover normativas civilizatórias, desenvolvimentistas e de controle social, econômico e epistêmico, com o objetivo de estabelecer um sistema de poder global localizado na Europa Ocidental como centro do poder mundial. A lógica dominante moderna/colonial iniciada a partir da Conquista nas Américas, em 1492, se instaura mediante a hierarquização racial, econômica e sexual ao desqualificar povos, culturas e grupos situados fora da lógica eurocêntrica. Enquanto resposta a matriz colonial do poder, o Pensamento Decolonial nos aponta para caminharmos na direção de uma reinvenção social, epistêmica e ontológica a partir de rupturas sociais com as lógicas dominantes. A Interculturalidade Crítica direciona-se enquanto um caminho para descentralizar o poder, o saber e o ser ao propor novas possibilidades de integração cultural baseada na dialógica genuína e não binária da sociedade. O universo acadêmico, enquanto um dos provedores de conhecimento tem uma função fundamental na reconstrução epistemológica e ontológica da sociedade. Neste sentido, o objetivo da pesquisa é aprofundar o conhecimento em torno do conceito de Interculturalidade Crítica, com foco específico nos estudos de Catherine Walsh sobre o mesmo. Para tanto, recorrese às bases teóricas e analíticas de expressões conceituais como: a colonialidade do poder do saber e do ser que foram estabelecidos por autores e autoras do Grupo Modernidade/Colonialidade. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental fundamentada em uma ótica decolonial, que busca sinalizar caminhos analíticos fora do pavimento cartesiano. A pesquisa volta-se para identificar e compreender como as experiências decoloniais estão sendo apropriadas nas investigações de mestrado e doutorado. Para tanto, elegemos como principal fonte de pesquisa estudos situados no Banco de Teses e Dissertações da Capes, no período de 2016 - 2020, a partir de três descritores: Educação e Interculturalidade Crítica, Catherine Walsh e Catherine Walsh e Educação. Os quinze estudos resultantes do último descritor, foram analisados considerando principalmente, a apropriação do conceito de Interculturalidade Crítica. Nas pesquisas analisadas encontra-se rupturas no pavimento acadêmico e apropriação parcial do conceito de Interculturalidade Crítica.