02 - Mestrado - Educação
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Item A ampliação da jornada escolar em Cambé/PR: uma análise da proposta implementada no município(2021-04-16) Chamorro, Cristiana Flávia dos Santos Cordeiro; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Silva, Ana Lúcia Ferreira da; Viriato, Edaguimar Orquizas; Meletti, Sílvia Márcia FerreiraA ampliação da jornada escolar tem sido pauta de algumas das discussões como uma das alternativas para a melhoria da educação pública em nosso país. Desta forma, este trabalho visa analisar como tem sido implementada a ampliação da jornada escolar na cidade de Cambé, no Paraná. Destacamos que se apresentam ao menos duas perspectivas diferentes de sugestão de como encaminhar o trabalho pedagógico na ampliação de jornada, especialmente, quanto à definição de seus currículos escolares. Uma delas mostra a ideia de integralidade em relação ao tipo de formação ofertada, a outra indica uma complementaridade do trabalho pedagógico desenvolvido no turno regular. Essa pesquisa é desenvolvida com base em análise documental e bibliográfica, além da realização de entrevistas semiestruturadas com assessores e diretor de departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Entre as referências, utilizamos documentos nacionais e municipais que regulamentam e norteiam a ampliação da jornada escolar no país e no município. Buscamos responder às seguintes questões: Como tem se dado o processo de ampliação da jornada escolar em 3 escolas públicas na rede municipal de Cambé/Pr? Em que orientações teóricas e metodológicas se tem baseado? Que proposta curricular vem seguindo? Que limites a Secretaria de Educação encontra na sua implementação e como tem proposto a resolução? Para isso, objetivamos analisar o processo de implantação da ampliação da jornada escolar no município de Cambé, estado do Paraná. Os objetivos específicos são: compreender a relação e a influência do capitalismo para a educação, e suas implicações nas escolas de jornada ampliada; retomar os dados históricos da implantação e implementação da ampliação da jornada escolar em Cambé/Pr; analisar a proposta curricular adotada pelo município; e destacar o tipo de formação que esta modalidade escolar possibilita aos alunos que frequentam o período ampliado. A pesquisa fundamentar-se-á na perspectiva do materialismo histórico dialético, expresso na Teoria Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. Também é oferecido um painel sobre a discussão atual a respeito da proposta de ampliação da jornada escolar na sociedade capitalista e suas variantes, de modo que se situe o problema mais específico em pauta neste trabalho. Como resultados, verificamos a proposta e a experiência de Cambé, sendo possível compreender o percurso histórico do município em relação ao brasileiro. Percebemos que há a necessidade de valorização da ampliação da jornada escolar visando a formação integral do estudante, e para isso, é preciso ter clareza das convicções pedagógicas adotadas que irão orientar o trabalho pedagógico para que encaminhem de acordo com os objetivos traçados. Pretendemos que essa pesquisa possa contribuir para análises futuras relacionadas ao encaminhamento pedagógico do município quanto à ampliação da jornada de suas escolas.Item A Arte na Educação Infantil: um espaço de formação do psiquismo e subjetividade humana(2025-01-31) Rosa, Ronald; Barros, Marta Silene Ferreira; Alencar, Gizeli Aparecida Ribeiro de; Rodrigues, Mauro Roberto; Leite, Sandra Regina MantovaniA arte na Educação Infantil tem sido frequentemente utilizada de forma ornamental, sendo reduzida a um recurso auxiliar para outras áreas do conhecimento, sem explorar plenamente suas potencialidades no desenvolvimento humano. Essa problemática delineia o objetivo geral desta pesquisa, que foi investigar a tríade Arte, Ação Docente e Educação Infantil como possibilidade para o desenvolvimento da subjetividade e do psiquismo humano na infância, com ênfase no ato de ler arte como atividade central desse processo. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa parte da seguinte problemática: como o sujeito pode se desenvolver psiquicamente e subjetivamente por meio do ato de ler arte no processo de formação na Educação Infantil? Teoricamente, a investigação é fundamentada no método crítico-dialético e nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, em diálogo visando aprofundar a compreensão da arte como campo de saber que promove o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. A metodologia adotada é de cunho bibliográfico a partir do levantamento da literatura com autores primários e secundários. Os resultados evidenciam a necessidade de incluir a arte de forma elaborada nas formações inicial e continuada dos professores, uma vez que, embora a arte seja amplamente demandada e utilizada na Educação Infantil, essa formação específica não é oferecida de maneira adequada aos docentes. Isso reflete diretamente na perpetuação de práticas que permanecem na superficialidade da aparência, distanciando-se da essência necessária para o verdadeiro desenvolvimento humano. Os resultados apontam que um trabalho intencional e sistematizado com a arte requer professores preparados para mediar a experiência estética das crianças de maneira significativa, possibilitando que o ato de ler arte contribua para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores e para a constituição da subjetividade na infância.Item A arte para além das tintas, telas e pincéis : contribuições de uma experiência formativa com as tecnologias digitais no ensino de arte(2024-02-27) Manfré Filho, Célio; Mello, Diene Eire de; Moraes, Dirce Aparecida Foletto de; Lacanallo-Arrais, Luciana FigueiredoA presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu-UEL), na Linha 2 – Docência: Saberes e Práticas, Núcleo 2: Formação de professores. O século XXI é marcado por avanços tecnológicos; no entanto, percebe-se que a adoção das tecnologias digitais na educação ainda enfrenta desafios relacionados ao seu uso e apropriação. Diante desse cenário, esta pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições provenientes de uma experiência formativa para um grupo de professores de Arte, no que se refere aos usos e apropriações das tecnologias digitais. A pesquisa tem como referencial a Teoria Histórico-Cultural e trata-se de um estudo qualitativo, na modalidade exploratória explicativa, com princípios da pesquisa-formação. O escopo da investigação concentra-se nos professores de Arte do Ensino Fundamental II da rede municipal de educação de Ourinhos (SP). A pesquisa foi organizada a partir de uma triangulação metodológica, dividida em: 1) Revisão bibliográfica; 2) Elaboração e implementação de uma formação abordando as tecnologias como mediadoras das práticas educativas destinada aos professores; 3) Acompanhamento presencial e coleta de dados ao longo de um semestre letivo. Os instrumentos de coleta de dados incluíram: 1) Entrevistas semiestruturadas com professores de Arte; 2) Registro de observações ao longo dos encontros formativos; 3) Registro de observações das aulas dos professores de Arte; 4) Diário reflexivo mantido pelo pesquisador; 5) Questionários. Durante a pesquisa, emergiram categorias-chave, incluindo Mediação, Colaboração e Condições Objetivas de Vida. Os resultados revelaram que a abordagem das tecnologias digitais como mediadoras das práticas educativas demanda atenção especial, mas sua efetividade está ligada não apenas ao desenho didático, mas também à fluência digital e às condições objetivas dos professores. A pesquisa ressaltou a escassez de formações específicas para o uso das tecnologias digitais, destacando a importância de uma abordagem crítica reflexiva. Além das questões relacionadas à formação, foram identificadas deficiências na infraestrutura escolar, destacando a urgência de investimentos. A colaboração foi destacada como propulsora da aprendizagem significativa, embora tenha enfrentado desafios, especialmente em ambientes online. As condições objetivas de vida dos professores, incluindo a sobrecarga de trabalho e as instabilidades profissionais, influenciaram significativamente o processo formativo. A pesquisa evidenciou a importância da formação continuada centrada na escola e a necessidade de políticas públicas que incentivem a participação dos professores. Por fim, destacou-se a necessidade de explorar o potencial das tecnologias digitais no ensino de Arte.Item A educação ambiental na formação inicial de professores: uma exposição sobre as reformulações curriculares dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina(2023-04-27) Souza Junior, João Batista de; Fonseca, Ricardo Lopes; Minasi, Luis Fernando; Moura, Jeani Delgado Paschoal; Jesus, Adriana Regina deEsse trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e à Linha de Pesquisa: Saberes e Práticas do núcleo Formação de Professores. A Educação Ambiental vem ganhando espaço na legislação brasileira, entretanto diversas pesquisas têm mostrado que na esfera pedagógica ainda há deficiências. Assim, questionamos se existem situações-limites, ou contradições na inclusão da Educação Ambiental, nas reformulações curriculares dos Cursos de Licenciatura da Universidade Estadual de Londrina, protagonizada pela Resolução CNE/CP n° 2/2015, que possam não estar atendendo às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e como elas – situações-limites ou contradições – se apresentam no currículo desta formação inicial. Partindo dessa problemática, este trabalho tem como objetivo principal: identificar, analisar e compreender que situações-limites existem na inclusão da Educação Ambiental nas reformulações curriculares dos Cursos de Licenciatura da Universidade Estadual de Londrina, protagonizada pela Resolução CNE/CP n° 2/2015, que impedem ou dificultam a plena implantação da Educação Ambiental em seus currículos formadores de professores. Possui como objetivos específicos: mapear a organização curricular dos cursos de licenciatura, a fim de construir um panorama da Educação Ambiental na formação inicial de professores na UEL, a partir das reformulações de curso decorrentes das DCN para a formação inicial e continuada de professores de 2015; identificar e diferenciar as vertentes da Educação Ambiental presentes nos cursos de licenciatura, a fim de apontar os avanços e retrocessos na implementação da nova organização curricular no âmbito da Educação Ambiental. Justifica-se o interesse por essa discussão, pois recentemente os cursos de licenciatura, para se adequarem às exigências das DCN, passaram por reformulações em seus projetos de curso, fazendo-se necessário discutir como esses implementaram os direcionamentos da legislação e como a nova organização concebe e insere a Educação Ambiental na formação inicial de professores no âmbito da UEL. O trabalho pode contribuir para a compreensão de como o cenário nacional da Educação Ambiental se materializa na esfera local da UEL, tendo em vista que a universidade recebe destaque nacional a partir dos resultados do Índice Geral de Cursos. Visualizando os objetivos propostos, o presente trabalho será composto por uma pesquisa bibliográfica com delineamento documental, de nível exploratório, abordagem qualitativa e perspectiva Crítico Dialético a partir das categorias essência e fenômeno. Contatou-se que a Educação Ambiental e a Temática Ambiental se fazem presentes nos programas de cursos desde antes das DCN de 2015 e se encontra em um processo de expansão. Também se identificou como situação-limite, presente nas organizações curriculares, o predomínio de uma abordagem racional da dimensão ambiental; e que os cursos caminham para a construção de uma nova racionalidade ambiental por meio da educaçãoItem A educação infantil no contexto de uma pré-escola: relato de experiência como subsídio à prática pedagógica(2007-03-30) Pelz, Lucy Durant Masquetti; Zamberlan, Maria Aparecida Trevisan; Aquino, Olga Ribeiro de; Yaegashi, Solange Franci RaimundoA escola tradicionalmente tem trabalhado com uma concepção de infância homogênea, cuja delimitação tem sido feita pela imaturidade, pela falta em relação ao adulto. Se partirmos da compreensão de que não há uma infância, mas infâncias, se não há um padrão único de ser criança, o trabalho a ser realizado com elas não pode ser definido a priori, de forma descontextualizada. Cerisara, (2004) discute os aspectos que merecem nossa atenção diante da construção de uma Pedagogia da Educação Infantil com respeito à concepção de Infância e ao currículo. É preciso que a Pedagogia a ser realizada contemple as diversidades das crianças, de cada grupo, nas suas competências, nas suas possibilidades e as estratégias a serem selecionadas para o desenvolvimento deverão ser, também, individualizadas. Uma dessas estratégias é pensar numa proposta que incorpore a cultura lúdica que conseqüentemente contribuirá para a estruturação do pensamento simbólico/humano, visto que este cria/reconstrói suas experiências pela interação social que é fator preponderante para o aprendizado. Na escola o papel do mediador deve se apoiar na concepção de um sujeito interativo que elabora e re-elabora seus conhecimentos sobre a realidade e os objetos em um processo mediado pelo outro. A pesquisa por nós realizada no Centro de Educação Infantil – SESI da cidade de Arapongas – PR, visou a caracterização desta instituição, que atende crianças filhas de trabalhadores de indústrias e relatar os fundamentos e encaminhamentos adotados de modo a socializar as experiências obtidas no tocante ao conhecimento curricular, à interação professor X aluno, aluno X aluno, os conhecimentos dos professores a respeito da criança que educa e a análise das práticas adotadas. Os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa foram análise de documentos, fotografias e observação “in loco”, utilizando-se de videogravação de duas turmas da pré-escola. Com base nas informações obtidas foi possível considerar que as reflexões realizadas sugerem que a instituição desenvolve uma educação com elevado nível de qualidade, num processo dinâmico de ensino e aprendizagem. Os dados indicam, porém, que é necessária a contínua reflexão em torno das questões que envolvem o fazer pedagógico pelos envolvidos no processo educacional. Este trabalho, entretanto, poderá muito contribuir com subsídios teóricos e práticos para o repensar da “práxis” pedagógica em instituições do gênero da aqui enfocada.Item A elaboração da noção de pertencimento a partir das vivências na cidade: um estudo com alunos do 4º ano do Jardim União da Vitória, Londrina-PR(2020-10-30) Carvalho, Juliana Bueno Grizos de; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Meinerz, Carla Beatriz; Oliveira, Francismara Neves deEsta investigação realizou-se com alunos do 4º ano de uma escola do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino de Londrina, localizada no Bairro União da Vitória IV e tem como objetivo: analisar o processo de construção da noção de pertencimento à cidade de Londrina, por meio de uma sequência didática de História e Geografia, apoiada na metodologia do Projeto Conhecer Londrina. A investigação deu-se a partir da realização de uma sequência didática de História e Geografia, contendo dez protocolos de coleta, que foram registrados por meio de produções escritas e orais. Para tal, os protocolos foram a criação de um dicionário, criação de um dicionário espontâneo, criação do fato e apresentação da visitante, ilustração da cidade, roda de conversa sobre o bairro, ilustração do bairro, realização do trajeto do Projeto Conhecer Londrina, elaboração de um roteiro de visita, realização do trajeto com a visitante, encerramento da sequência didática por meio de discussões e produção escrita. Ao longo da dissertação discutiu-se o que nas pesquisas se caracteriza como estudos da cidade com destaque para a noção de pertencimento; por meio da leitura e discussão das coletâneas de Miranda e Siman (2013), Paim e Guimarães (2017) e Siman e Miranda (2017), abordou-se sobre o que se caracteriza atualmente como ensino da cidade nas escolas; realizado-se uma analise do Projeto Conhecer Londrina em seus aspetos histórico e político e apresentou-se como o mesmo se concretiza em uma realidade específica. Este estudo observou que os alunos do Jardim União da Vitória não possuiam noções de pertencimento à cidade, devido às condições geográficas e sociais de sua comunidade que os impedia de transitar pela cidade. Embora compreendessem que cartograficamente o bairro faz parte da cidade de Londrina, não demonstraram a vivência desta compreensão, o que foi perceptível no decorrer da sequência didática. Ao longo da sequência didática, por meio dos protocolos, e ao transitar pela cidade, apoiados por uma metodologia específica, as crianças tiveram suas noções de pertencimento à cidade alteradas, partindo da não pertença à capacidade de apresentar a cidade para uma visitante, elaborando narrativas sobre os lugares visitadosItem A experiência de comunidade como experiência democrática para Matthew Lipman(2023-03-14) Alves, Sandra dos Santos; Muraro, Darcísio Natal; Lorieri, Marcos Antonio; Guimarães, Marcelo Senna; Henning, Leoni Maria PadilhaEsta pesquisa se propõe a analisar o conceito de comunidade como base para a compreensão da democracia e da educação na perspectiva de Matthew Lipman. As experiências realizadas em sala de aula tanto por meio de pesquisa específica para TCC quanto de estágios do curso de Pedagogia evidenciaram que a prática pedagógica segue um modelo tradicional de transmissão de conteúdo de forma fragmentada dificultando a experiência de aprendizagem em comunidade democrática. A ausência da ideia de comunidade se expressa em outros níveis da situação educacional, social e política do país, nas limitações quanto à consciência e participação popular, e o favorecimento das políticas de diminuição da presença dos conhecimentos que promovem a reflexão e a emancipação intelectual como a filosofia, sociologia e artes dos currículos escolares. Os aspectos mencionados têm justificado a necessidade de pesquisar a temática da comunidade. Esta ideia tem sido objeto de estudo de Matthew Lipman que apresenta uma proposta de educação em Comunidade de Investigação que leva em conta a experiência do aluno, o pensar em seus vários aspectos desde a infância e o diálogo filosófico. As concepções de Lipman se converteram em objeto de interesse de pesquisa pelas possíveis contribuições para repensar a educação em nosso contexto. Assim, colocamos como problema de pesquisa a seguinte questão: O que é a comunidade democrática e educativa na perspectiva de Lipman? Como metodologia será empregada a pesquisa bibliográfica e documental consultando obras principais do autor base e referenciais afins, artigos científicos e documentos da legislação educacional brasileira a fim de propiciar a análise documental e bibliográfica da problemática deste trabalho. Logo, com esta pesquisa objetiva-se analisar a concepção de comunidade para compreender sua importância para o desenvolvimento de uma educação democrática na perspectiva de Lipman. Os objetivos específicos da pesquisa são: analisar a concepção de experiência e de comunidade para compreender sua relação com a formação humana e social para Lipman; analisar a educação como experiência de comunidade democrática para compreender a sua função social na perspectiva de Lipman; por fim, analisar o tratamento dado à experiência democrática como experiência educativa na legislação educacional do Estado do Paraná focando no Referencial Curricular do Paraná avaliando o alcance ou limites dessa orientação educacional. Esperamos que esta pesquisa contribua para ampliar o olhar para a educação como experiência democrática contribuindo para repensar a prática docente em sala de aulaItem A formação continuada de professores ouvintes do ensino fundamental e médio e a educação bilíngue para surdos(2025-02-07) Pradal, Marina Castilho; Fonseca, Ricardo Lopes; El Kadri, Michele Salles; Torres, Eloiza CristianeA educação bilíngue para surdos tem como prioridade assegurar a escolarização a pessoas surdas a partir do ensino da Libras (Língua Brasileira de Sinais) como primeira língua e a modalidade escrita da Língua Portuguesa, como segunda língua. O ensino bilíngue é considerado o mais adequado ao ensino de pessoas surdas, visto que considera as especificidades linguísticas e culturais, e é necessário entender a importância da educação bilíngue no cenário nacional, por meio das leis e políticas linguísticas existentes. A formação continuada do professor ouvinte deve possibilitar uma ação docente efetiva que atenda às necessidades dos alunos surdos e especificidades linguísticas, de modo que os alunos surdos possam se sentir pertencentes, pois o ensino bilíngue considera a identidade e a cultura surda. Dessa maneira, faz-se fundamental pesquisar a formação continuada dos professores ouvintes que lecionam no ensino bilíngue para surdos, visto que a Libras é considerada sua segunda língua, de acordo com a perspectiva bilíngue. A seguinte pesquisa é vinculada ao Mestrado em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), na Linha 3 – Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em contextos escolares, e ao Núcleo 2 – Educação Especial. Com o objetivo de compreender como se dá formação continuada de professores ouvintes que lecionam na educação de surdos em um colégio bilíngue da rede estadual de Londrina, a seguinte questão permeia a pesquisa: De que forma se dá a formação continuada dos professores ouvintes que lecionam no Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e Ensino Médio, na educação bilíngue para surdos, em um colégio bilíngue na cidade de Londrina? A referida pesquisa é de natureza bibliográfica, documental e com pesquisa empírica in loco e conduzida numa perspectiva teórico-metodológica fundamentada nos pressupostos da pesquisa qualitativa quanto ao tratamento dos dados. Por meio de coleta de dados, a partir de entrevistas semiestruturadas, investiga-se a formação dos professores ouvintes em um colégio bilíngue da rede pública no município de Londrina-PR. Os resultados evidenciam, por meio das representações na narrativa dos professores, que os professores buscam a formação continuada para lecionar na modalidade bilíngue com a intenção de aprimoramento de suas práticas e obtenção de conhecimento específico.Item A formação de leitores e autores por meio da atividade de estudo: o trabalho com o gênero fábula nos anos iniciais do ensino fundamental(2024-02-01) Ferreira, Rafaela Carolina Garcia; Franco, Sandra Aparecida Pires; Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões; Oliveira, Katya Luciane de; Valiengo, AmandaA pesquisa de mestrado ora apresentada está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha de Pesquisa – Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender a Atividade de Estudo desenvolvida com o gênero fábula para a formação de leitores e autores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, visando contribuir para a efetivação dos atos de ler e escrever. O trabalho foi conduzido em uma Escola Municipal localizada na cidade de Arapongas, no norte do Paraná, envolvendo 30 crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, Anos Iniciais. O problema de pesquisa foi formulado da seguinte maneira: Como a Atividade de Estudo desenvolvida para o trabalho com o gênero fábula pode contribuir para a formação de leitores e autores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Os objetivos específicos foram: a) Relacionar as práticas de leitura e escrita em tempos de pandemia COVID-19 com a atual formação de leitores e autores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; b) Elucidar as percepções e os desafios para a formação de leitores e autores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; c) Evidenciar como os alunos do 3º ano de Ensino Fundamental se utilizam da Atividade de Estudo para apreensão do conceito do gênero fábula; d) Analisar as práticas de leitura e escrita do gênero fábula e verificar a formação de leitores e autores desenvolvidas por meio da Atividade de Estudo. Para a realização da pesquisa, consideraram-se os fundamentos do Materialismo Histórico e Dialético, alinhados às perspectivas de desenvolvimento e aprendizagem da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade de Estudo. A intenção era formar o sujeito leitor e autor capaz de se apropriar da linguagem nas diversas manifestações linguísticas e discursivas, realizando atos de ler e escrever de acordo com a sua prática social. A pesquisa adotou uma abordagem quase-experimental, com tratamento qualitativo dos dados. Os resultados sugerem que o trabalho com gêneros do discurso, desenvolvidos a partir de uma Atividade de Estudo, contribui para a melhoria das práticas de leitura e escrita nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Essa abordagem forma leitores e autores capazes de se posicionar diante do texto e criar seus próprios enunciados. A realização da pesquisa junto às crianças do 3º ano serve como instrumento para a reflexão e ação nas práticas de leitura e escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, proporcionando aprendizado e desenvolvimento de práticas significativas que cultivam os atos de ler e escrever nas crianças.Item A gênese da imaginação na idade pré-escolar: unidade conteúdo-forma-destinatário em análise(2023-02-16) Carbonieri, Juliana; Magalhães, Cassiana; Pasqualini, Juliana Campregher; Meletti, SilviaA presente pesquisa justifica-se pela busca em contribuir com a compreensão da imaginação como função psíquica superior na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural a fim de fomentar processos educativos desenvolventes para e com as crianças no período da idade pré-escolar. Ao considerar as práticas pedagógicas numa perspectiva desenvolvente, nossa hipótese contempla a unidade conteúdo-forma-destinatário como condição para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, com destaque para a imaginação no período da idade pré-escolar. Diante disso, nossa problemática concentra-se em torno da seguinte questão: Como criar condições e possibilidades para o desenvolvimento da imaginação como função psíquica superior na educação infantil? Para responder ao problema, elencamos como objetivo geral: compreender quais são as condições necessárias para que o desenvolvimento da imaginação aconteça no período da idade pré-escolar. A pesquisa se configura como uma investigação teórica e documental com aportes do materialismo histórico-dialético e dos pressupostos da teoria histórico-cultural. A unidade de análise que nos propusemos verificar, se encontra na tríade conteúdo-forma-destinatário. Depreende-se, para que haja o desenvolvimento da imaginação nas crianças pré-escolares (destinatário), é necessário compreender quais conteúdos possibilitam a ampliação do universo de significação (conteúdo) com vista a promover o desenvolvimento psíquico e também, a forma como esse conteúdo está organizado e é disponibilizado (forma) para essa possibilidade desenvolvimental. A exposição dos dados de análise se apresenta em conformidade com os objetivos específicos, quais sejam: (1) sintetizar as especificidades do desenvolvimento infantil no período da idade pré-escolar (destinatário); (2) caracterizar o desenvolvimento psíquico da imaginação no período da idade pré-escolar (objeto de pesquisa e produto da prática social); (3) analisar por meio dos livros didáticos a prática pedagógica revelada como possibilidade de desenvolvimento da imaginação (conteúdo-forma). Os resultados alcançados comprovam nossa hipótese. A afirmativa desta se deu no movimento histórico da análise crítica dos livros didáticos para crianças de quatro e cinco anos de idade, o qual se tornou possível diante das sínteses empreendidas no decurso das seções que compõem esta dissertação. Ao discutir as especificidades da criança no período da idade pré-escolar (seção 3) bem como caracterizar o desenvolvimento da imaginação neste período (seção 4), foi possível confrontar a unidade de análise representada nos livros didáticos (seção 5), e verificar a inconsistência e a não correspondência entre as partes. Considerando as sínteses elaboradas, entendemos que a resposta para nossa indagação inicial se encontra em uma trama complexa que impede uma compreensão linear (causa-efeito) do objeto. Desse modo, o problema de pesquisa é respondido na medida em que compreendemos quais são as condições necessárias para o desenvolvimento da imaginação e percebemos sua ausência no conteúdo propagado em forma de propostas descontextualizadas nos livros didáticos. Conclui-se que compreender, de fato, as condições do desenvolvimento da imaginação e assim poder criar as possibilidades para tal, exige transformação no pensamento e na ação, transformação essa que se torna possível somente após realizar o détour, tal como fundamentado em nossa pesquisaItem A gestão democrática no contexto de pandemia de coronavírus: uma análise dos encaminhamentos nos Conselhos Municipais de Educação de Londrina (PR) e Ibiporã (PR)(2022-07-27) Silva, Waléria Pimenta Martins; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Ruiz, Maria José Ferreira; Lima, Michelle Fernandes; Farias, Adriana MedeirosA presente pesquisa vincula-se ao Núcleo de Políticas Educacionais da Linha de Pesquisa Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Tomando como base as legislações federais relacionadas à gestão democrática, sua obrigatoriedade legal, e ainda de posse das determinações apresentadas para o tempo de Pandemia por parte do Governo Federal, instiga-nos saber como municípios com nuances sociodemográficas distintas realizaram a condução de seus Sistemas de Ensino. Questionamos: as políticas educacionais encaminhadas pelos Conselhos Municipais de Educação de Londrina e Ibiporã, municípios do norte do Paraná, primaram pelo princípio da gestão democrática no período da Pandemia de Coronavírus? Assim, a presente pesquisa tem por objetivo analisar os encaminhamentos realizados pelos Conselhos Municipais de Educação (CME) de Londrina e Ibiporã, no período da Pandemia do Coronavírus, compreendendo para isso os anos de 2020 e 2021, com especial atenção para as indicações à gestão democrática nas políticas elaboradas. Como objetivos específicos, buscou-se apresentar e contextualizar os princípios e fundamentos, históricos e políticos, da Gestão Democrática no cenário brasileiro; identificar e analisar a criação e a configuração dos CME de Londrina e Ibiporã; localizar e analisar os documentos emitidos pelos CME de Londrina e Ibiporã, referente às orientações para os sistemas de ensino durante a Pandemia de Coronavírus. O tema demanda atenção devido ao período excepcional vivido em decorrência da Pandemia de Coronavírus e a acentuação da descaracterização da gestão democrática frente as políticas públicas educacionais federais e municipais. A pesquisa fundamentou-se no método materialista histórico e como procedimentos metodológicos utilizou a pesquisa bibliográfica e análise de documentos de políticas educacionais das esferas nacional e municipal, com especial atenção aos documentos elaborados para a condução educacional no período da Pandemia de Coronavírus. Apesar de as principais legislações federais firmarem a gestão democrática como princípio educacional, notamos que as agendas governamentais e o interesse da classe dominante, tem desconfigurado o sentido da gestão democrática, ocasionando a descaracterização de seu papel de conquista de espaço democrático, crítico, reflexivo e mobilizador. Ao analisar as legislações elaboradas pelos Conselhos Municipais de Educação, e a condução dos mesmos e seus Sistemas Municipais de Ensino, percebe-se que muitas condicionantes presentes no cenário e na história nacional se repetem no contexto municipal. Conclui-se que os Conselhos Municipais de Educação, Londrina e Ibiporã, conduziram suas políticas educacionais municipais sem grande evidência do princípio da gestão democrática em suas elaborações e execuções.Item A influência da Lei 10.639/2003 na formação de professores: um estudo nas universidades estaduais do Paraná (2003 - 2023)(2025-02-14) Santos, Gabriela Paula; Burioli, Simone; Cainelli, Marlene Rosa; Lima, Ângela Maria de SousaA presente pesquisa analisa a formação de professores nos cursos de Pedagogia das universidades estaduais do Paraná (UEL, UEM, UEPG) com foco na implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, estabelecidas pela Lei 10.639/2003. Justifica-se pela necessidade de avaliar como essas diretrizes estão sendo incorporadas nos currículos dos cursos de Pedagogia e seu impacto na formação de professores e gestores educacionais. A metodologia adotada consiste na análise documental dos Projetos Políticos de Curso e dos currículos atuais das instituições investigadas. Os principais resultados evidenciam uma implementação parcial das diretrizes: embora haja avanços, persistem desafios, como a integração efetiva dos conteúdos étnico-raciais e a formação continuada de professores. A pergunta central da pesquisa é: "Como os cursos de Pedagogia das universidades estaduais do Paraná estão integrando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na formação de professores e gestores?". O objetivo maior da pesquisa é analisar como esses cursos têm formado professores e gestores visando a implementação dos dispositivos presentes na Resolução CNE/CP 001/2004, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo escolar. A pesquisa busca identificar traços perceptíveis nos currículos e avaliar como as questões étnico-raciais estão sendo abordadas nos cursos de Pedagogia, promovendo um ambiente educacional que seja verdadeiramente inclusivo, antirracista e representativo da história e cultura afro-brasileira e africana.Item A intersetorialidade como estratégia de proteção integral : um estudo do trabalho do pedagogo no atendimento à criança no município de Londrina - PR(2024-02-28) Alvarenga, Nubia Fernandes de; Ruiz, Maria José Ferreira; Militão, Andréia Nunes; Moraes, Dirce Aparecida Foletto de; Silva, Ana Lucia Ferreira daA referida pesquisa apresenta como tema a política intersetorial, justificando-se pela busca em contribuir com a compreensão da intersetorialidade como estratégia de gestão das políticas de proteção integral para as crianças em situação de vulnerabilidade social. Analisando-se os setores da Educação e da Assistência Social e a figura do pedagogo como articulador das relações existentes, busca-se pontuar suas possibilidades e desafios na construção deste processo no município de Londrina/PR. Diante disso, a problemática da pesquisa concentra-se na questão: Em que medida se efetiva o trabalho do pedagogo na gestão e execução da intersetorialidade no município de Londrina, no atendimento à criança em situação de vulnerabilidade social? Para tanto, foi delimitado como objetivo geral: Compreender o trabalho do pedagogo na gestão e execução da intersetorialidade no município de Londrina/PR, na demanda pela proteção integral das crianças em situação de vulnerabilidade social, a fim de promover sua garantia. Concomitantemente aos objetivos específicos de: (I) Caracterizar a intersetorialidade a partir do contexto histórico e ideológico das políticas sociais no Brasil, delimitando sua concepção, seus limites e possibilidades; (II) Entender o papel do pedagogo na escola pública municipal de Anos Iniciais, a partir da função social da escola; (III) Entender o papel do pedagogo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, na busca pela proteção social; e (IV) Identificar o trabalho do pedagogo na articulação, implantação e execução da intersetorialidade, envolvendo os setores de Educação e Assistência Social, no município de Londrina. Com o fim de atingir esses objetivos, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa, pois busca contextualizar o fenômeno investigado e a problemática levantada a partir da perspectiva dos sujeitos envolvidos no processo e dos dados teóricos e empíricos levantados e analisados, preocupando-se com fatos da sociedade, centrado na dinâmica das relações sociais. A partir desta abordagem, o trabalho foi desenvolvido em quatro etapas procedimentais: (1) pesquisa bibliográfica, (2) análise documental, (3) observação e (4) entrevistas semiestruturadas. Ao fim desta pesquisa, foi possível compreender a intersetorialidade e constatar que o município de Londrina, no atual governo municipal, tem avançado na sua utilização como estratégia de gestão, principalmente nos setores sociais em vista de assegurar a proteção integral das crianças que estão em situação de vulnerabilidade social, porém, tem enfrentado fragilidades na sua consolidação, por todos os setores, que enfrentam desde a dificuldade de compreensão do conceito, à forma de atuação na prática. Neste cenário, o setor da educação tem se destacado, a partir da figura dos professores mediadores facilitadores comunitário, que são, majoritariamente, pedagogos por formação e compreendem, a partir das formações continuadas ofertadas, as ações efetivas relacionadas a sua função e atuam junto aos pedagogos da assistência social, contribuindo no sentido de uma maior garantia dos direitos da criança.Item A legislação educacional e o trabalho do diretor escolar no contexto de pandemia por Covid-19, em Centros Municipais de Educação Infantil de Londrina – PR(2023-02-01) Gaion, Patrícia de Fátima Ferreira; Fernandes, Tania da Costa; Ruiz, Maria José Ferreira; Militão, Andreia NunesA presente pesquisa versa sobre a legislação federal, estadual e municipal destinada à Educação em tempos de pandemia por Covid-19, a fim de compreender como a legislação educacional impactou a rotina de trabalho dos diretores escolares de Centros Municipais de Educação Infantil de Londrina - Paraná. O objetivo geral é investigar a legislação que orientou a organização e o desenvolvimento do trabalho dos diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil em período de isolamento social durante a pandemia por Covid-19 e, nesse contexto, refletir sobre as principais mudanças ocorridas nas atividades dos diretores escolares durante o período de março de 2020 a dezembro de 2021. Os objetivos específicos são: analisar a legislação e normativas (federais, estaduais e municipais) disponibilizadas na página da “Educação em tempos de Covid-19”, do município de Londrina, e refletir sobre as mudanças que essas causaram na rotina de trabalho dos diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil; compreender como se deram as alterações e encaminhamentos no trabalho dos diretores; refletir se as ações implantadas conseguiram atingir ou aproximar-se do concreto pensado em termos de gestão democrática; inferir sobre o que propalaram as políticas públicas destinadas à Educação Infantil e sob quais interesses. O problema norteador consiste em compreender: quais foram as principais políticas educacionais elaboradas e implementadas na Educação Infantil durante o período de pandemia por Covid-19? Houve uma preocupação com a educação pública e democrática na vigência da pandemia por Covid-19? Quais foram as principais mudanças na rotina de trabalho dos diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil neste período? A pesquisa está ancorada no método do materialismo histórico e dialético, que busca na história e no movimento dos acontecimentos sociais a síntese das contradições. Como recurso metodológico, se recorreu à pesquisa bibliográfica, análise documental da legislação educacional e lançou-se mão de questionários semiabertos destinados a 8 gestores, dos quais 5 foram respondidos. Os questionários foram respondidos por meio de formulário eletrônico e tinham como finalidade investigar como os diretores foram impactados pela legislação educacional produzida na pandemia. Dentre os principais resultados alcançados, identificamos: uma excessiva sobrecarga de trabalho aos diretores; os mesmos, ainda que sem o preparo técnico e pedagógico e as condições estruturais e emocionais necessárias mínimas, tiveram que fazer uso de diversas plataformas digitais e essas contribuíram para tornar o trabalho deles ainda mais precário; a mantenedora não conseguiu fazer os ajustes prediais necessários em todos os estabelecimentos de ensino e aquilo que já era dificultoso antes da pandemia só foi agravado; a legislação educacional durante a pandemia inclina-se a princípios neoliberais e os diretores tiveram prejuízos quanto ao exercício da gestão democrática durante o período pandêmico por Covid-19.Item A leitura literária na pré-escola: contribuição docente para a formação do pequeno leitor(2023-10-02) Sanches, Gislaine Gomes Granado; Franco, Sandra Aparecida Pires; Valiengo, Amanda; Jesus, Adriana Regina deA presente pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (PPEdu/UEL), vinculada à Linha 2 de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do Núcleo de Ação Docente. Versa sobre a relevância do aporte pedagógico intencional na constituição leitora das crianças na pré-escola. A pesquisa foi desenvolvida com base no seguinte problema: como a ação do professor no trabalho com a leitura literária pode contribuir para a formação leitora em crianças de P5 (pré-escola)? Diante desse problema, teve como objetivo geral compreender o trabalho pedagógico acerca da leitura literária, com crianças de P5 na pré-escola, a fim de identificar se a ação do professor contribui para a formação leitora. Com essa finalidade, foram enumerados os objetivos específicos: a) conceituar sobre a concepção e importância da leitura, leitura literária, literatura infantil e o ato de ler; b) verificar os planos de aula da professora, no que se refere aos momentos destinados ao trabalho com a leitura literária, para entender seus objetivos e os meios para alcançá-los; c) elucidar em que medida a ação do professor com o uso da leitura literária contribui para formação leitora. Quanto à metodologia, a classificação da pesquisa é de tratamento qualitativo dos dados, tipo descritiva, de cunho documental e bibliográfica, com pesquisa de campo. Tomamos como referencial teórico e base da análise dos dados o Materialismo Histórico e Dialético e a Teoria Histórico-Cultural. A coleta dos dados ocorreu por meio de uma entrevista com a professora da turma de P5 da instituição participante, por observações e gravações das aulas de leitura literária. As discussões apontaram a necessidade de o professor ter como fundamento do trabalho pedagógico um planejamento intencional que envolva atividades organizadas sistematicamente com a leitura literária, com a intenção de mediar e garantir a formação do pequeno leitor. Como resultados, entendemos que a ação do professor exerce um papel fundamental no processo de formação de leitores, pois o trabalho pedagógico que estimula a leitura e a compreensão literária contribui para o desenvolvimento infantil, no que se refere à formação da consciência e à compreensão do mundo e de si próprio.Item A literatura afro-brasileira: atividades de leitura literária com alunos do ensino fundamental (anos finais)(2023-02-10) Klem, Suelen Cristina dos Santos; Franco, Sandra Aparecida Pires; Girotto, Cyntia Graziella Guizelim; Oliveira, Katya Luciane de; Valiengo, Amanda; Mello, Diene Eire deEsta pesquisa teve como objetivo central compreender a contribuição das atividades de leitura acerca de personagens negras na Literatura com alunos do Ensino Fundamental para ampliação da capacidade leitora e desenvolvimento do psiquismo humano, como: memória, consciência, percepção, atenção, fala, pensamento, vontade, formação de conceitos e emoção. A pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, na Linha de pesquisa – Docência: Saberes e Práticas do Núcleo de Ação Docente. O trabalho possui natureza dialógica e foi realizado sob a regência da professora-pesquisadora, juntamente com dez alunos da turma de sétimo ano do Ensino Fundamental (Anos Finais) em uma escola pública na cidade de Londrina, Paraná. Para o problema de pesquisa investigou-se: Como as atividades de literatura com temática africana ou afro-brasileira contribuem para o desenvolvimento das funções psíquicas superiores em alunos do Ensino Fundamental? Como justificativa, ressalta-se a relevância social do trabalho educativo de permitir o contato dos alunos com a leitura de obras e produções textuais que valorizem a cultura negra, as quais contribuem para romper com os estigmas raciais, independentemente de suas etnias. Destaca-se ainda, a mediação do trabalho docente e a organização do ensino com base nos pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, pois estes referenciais teóricos possibilitam o desenvolvimento dos indivíduos durante o processo formativo. Para a produção de dados (devido ao ensino híbrido) utilizou-se: a gravação (no Google Classroom e pelo Meeting) das atividades durante aulas presenciais, com o uso de gravador de voz, fotografias, questionários e entrevistas individuais. Como se trata de uma pesquisa quase experimental optou-se pelo tratamento qualitativo dos dados com a abordagem crítico-dialético. Os resultados apontam que o processo de humanização do indivíduo acontece por meio das relações que se estabelecem com os instrumentos mediadores da cultura historicamente construída, a partir da apropriação da função social da leitura literária e produção textual. Conclui-se que, em decorrência da escolha metodológica e da práxis docente, abrem-se perspectivas para desenvolvimento do psiquismo humano e ampliação da capacidade leitora com a leitura literária em alunos dos Anos Finais.Item A música como elemento histórico, cultural e estético para a emancipação humana : possibilidades da ação docente(2024-02-29) Trisltz, Rodolfo Gabriel; Bastos, Marta Silene Ferreira; Almeida, Márcio Antônio de; Leite, Sandra Regina MantovaniA música, historicamente, é um elemento que acompanha a humanidade desde os primórdios, sendo uma linguagem de comunicação entre o homem seus sentimentos e emoções, contribuindo com a interação social. Neste entendimento, este trabalho objetiva compreender a música enquanto elemento histórico, cultural e estético possibilidades para a formação, ação docente e emancipação humana na Educação escolar. O estudo se realizou por meio de uma pesquisa bibliográfica com autores que pensam a música em seu caráter científico e de aprendizado, e que contribui para o crescimento pessoal e social do sujeito humano. O seu desenvolvimento pode acompanhar as evoluções, ultrapassando a função do entretenimento e se transformando em uma ferramenta essencial em sala de aula, promovendo saberes significativos. As bases teórico metodológicas da investigação proposta se fundamenta no método crítico-dialético, focando no desenvolvimento integral dos indivíduos, bem como na Teoria Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. Concluiu-se no decorrer deste estudo que a música é um instrumento valoroso para a humanidade, na sua relação dialética entre a dimensão estética e cultural, como elemento chave para o entendimento do desenvolvimento humano, considerada um componente significativo no processo de mediação na disseminação de conhecimentos, para humanização e emancipação do ser humano, levando o indivíduo a apreender as formas técnicas e teóricas a fim de refletir, criar e criticar, a partir da educação estética da música.Item A politicidade da prática docente em Paulo Freire(2024-03-25) Pelegrini, Keitelin Monique Teixeira; Muraro, Darcísio Natal; Melo, Alessandro de; Henning, Leoni Maria PadilhaO presente trabalho possui como temática principal a politicidade como elemento fundante da prática docente em Paulo Freire. A questão que desencadeou a pesquisa é: o que é a politicidade na prática docente na perspectiva de freiriana? A metodologia adotada para desenvolver esta problemática é a pesquisa bibliográfica, como procedimento qualitativo que orienta a leitura das obras de Paulo Freire, bem como de alguns comentadores tendo em vista analisar os conceitos de autoridade, autoritarismo, dialética e neoliberalismo. Estes conceitos ganham notoriedade porque foram gestados na experiência de vida do autor dedicada às questões educacionais que inclui um duro período de exílio, mas que lhe rendeu grande aprendizado compartilhado por meio de suas obras. O trabalho conta com o objetivo geral de analisar a relação entre a politicidade e a práxis docente em Paulo Freire. Como objetivos específicos, a pesquisa se propôs analisar a relação entre política e educação para discutir o papel do professor, compreender a concepção de politicidade como engajamento democrático para embasar a prática docente, e refletir sobre a obra Pedagogia da Autonomia como prática política autônoma. Neste sentido, o trabalho busca compreender como a politicidade está presente na prática pedagógica dos docentes e quais são os enfrentamentos necessários para que ela seja coerente com a práxis freiriana. Há nisto uma profunda relação com a história de vida de Paulo Freire visto que dedicou a maior parte de sua obra a tratar das relações de poder as quais ele denominou: relação opressor-oprimido. O autor compreende a educação como um campo profundamente político, desta forma a práxis docente servirá ou a hegemonia dos opressores ou a libertação dos oprimidos. Conclui-se que, uma educação voltada para a libertação e humanização dos sujeitos está condicionada a uma prática democrática onde as pessoas não mais estarão em posição de imersão diante de sua situação existencial, mas tornar-se-ão sujeitos reflexivos, problematizadores e dialógicos, contribuindo para a transformação social e alcançando sua emancipação.Item O abandono do ensino médio regular pelos estudantes e a juvenilização da EJA : uma teia de relaçõesBarrios, Juliana Bicalho de Carvalho; Czernisz, Eliane Cleide da Silva [Orientador]; Zanardini, Isaura Monica Souza; Garcia, Sandra Regina de Oliveira; Fernandes, Tania da CostaResumo: Esta pesquisa tem por finalidade empreender uma análise do fenômeno da juvenilização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Sob o viés das Políticas Educacionais à luz do método Materialista Histórico, buscou-se entender a correlação existente entre o abandono do Ensino Médio regular pelos estudantes e a inserção dos mesmos na EJA As questões que permearam a discussão foram: como se configura a EJA? Há relação entre o fenômeno da juvenilização na modalidade e os encaminhamentos políticos do Ensino Médio? Apresentou-se como objetivo geral compreender a juvenilização da EJA a partir da análise da política desta modalidade e da política do Ensino Médio Enquanto objetivos específicos, discutir a relação entre a EJA e o Ensino Médio, levantar e analisar os dados educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e discutir o impacto educacional e social que os mesmos provocam no Brasil Trabalhou-se com a abordagem qualitativa a partir da utilização de dados bibliográficos, documentais e estatísticos Ao fim da análise considerou-se que, embora a juvenilização da EJA tenha sido apresentada como resultante de problemas psicopedagógicos individuais dos estudantes e sociais, as raízes de seu desenvolvimento estão calcadas na influência da política e da estrutura social na educação Considera-se, portanto, a necessidade de suscitar o debate nos diversos espaços sociais sobre o direito à educação e as formas veladas de exclusão educacionalItem "Abrindo horizontes": os saberes docentes e as affordances de uma proposta de formação de professores para educação bilíngue(2022-11-09) Saviolli, Vivian Campagnolli Bergantini; El Kadri, Michele Salles; Mello, Diene Eire de; Dantas, MariaA formação de professores para a educação bi/multilíngue, em sua grande maioria, ainda tem ficado a cargo de iniciativas individuais ou de formações continuadas nas próprias escolas bilíngues (FÁVARO, 2009; CASTANHARO, 2020; EL KADRI; SAVIOLLI; MOURA, 2022). Geralmente, o quadro de professores destas instituições é composto por graduados em Letras, Pedagogia ou demais licenciaturas, no entanto, nenhuma dessas formações iniciais contemplam as especificidades da educação bi/multilíngue (FARIA; SABOTA, 2019; CASTANHARO, 2020; EL KADRI; SAVIOLLI; MOURA, 2022). Assim, este trabalho tem como foco a formação de professores para a educação bi/multilíngue de línguas de prestígio, modalidade marcada pelo ensino de conteúdos curriculares em duas línguas de prestígio: a de nascimento dos estudantes e uma outra adicional (MEGALE, 2019). Tem como objetivo geral compreender quais os saberes necessários para a formação de professores em contextos bi/multilíngues. Mais especificamente, objetivou propor um experimento formativo: curso de extensão de formação continuada em educação bi/multilíngue; mapear os saberes docentes para contextos de educação bi/multilíngue pela perspectiva dos participantes; investigar as affordances do experimento formativo proposto. A pesquisa está embasada teoricamente pela perspectiva de saberes docentes proposta por Tardif (2012) e pela concepção de educação bi/multilíngue por um viés heteroglóssico (GARCÍA, 2009). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque sócio-histórico, de caráter interpretativista em que os dados foram coletados por meio de questionários direcionados aos professores participantes do curso “Formação em Educação Bi/Multilíngue”, que contou com encontros sícronos via Zoom e atividades assíncronas no Google Sala de Aula, de fevereiro a agosto de 2021. A análise se deu pelo referencial de análise de conteúdo (BARDIN, 2009) e affordances (VAN LIER, 2000). Os resultados apontam que muitos dos conhecimentos da área se encaixam nas categorias de saberes docentes propostas por Tardif (2012), com elementos característicos da educação bi/multilíngue. Em relação às affordances percebidas da formação, os resultados apontaram para três macro categorias: affordances percebidas acerca da aprendizagem, affordances percebidas acerca da interação e colaboração e affordances percebidas acerca do desenvolvimento profissional. Os propiciamentos relacionados à aprendizagem foram organizados nas subcategorias “aprender sobre”: o que é educação bi/multilíngue/bilinguismo/sujeito bilíngue; como a educação bi/multilíngue acontece na prática; o professor bilíngue; os aspectos teórico-práticos de forma integrada; os aspectos teóricos; translinguagem, valorização da língua e cultura de nascimento dos alunos, decolonialidade e interculturalidade; os documentos oficiais; currículo bilíngue; biliteracia; as contribuições da neurociência, aquisição e aprendizagem de uma língua adicional e code-switching; a linguagem acadêmica/disciplinar; metodologias, abordagens, técnicas e afins; planejamento; material didático. Já a categoria affordances percebidas acerca do desenvolvimento profissional compreendeu os propiciamentos: dar continuidade nos estudos; colocar em prática; certificar; qualificar-se; construir uma base teoricamente informada; refletir; tornar-se consciente; tornar-se crítico; transformar a ação pedagógica; transformar o local de trabalho; mudar percepções e crenças; forjar novas identidades; impactar a carreira profissional; expandir. Ao identificar tais affordances, podemos constatar a importância da formação profissional específica para a área, mesmo que ainda de forma continuada, para a abertura de novos horizontes em que professores da educação bi/multilíngue possam (re)construir seus saberes e forjar novas identidades