02 - Mestrado - Educação
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Item Saberes docentes e história: reflexões sobre ensino e formação de professores(2003-03-14) Reis, Silvana Gomes dos; Gimenez, Telma Nunes; Schimidt, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; Berbel, Neusi Aparecida NavasAdotando o referencial de saberes docentes (Tardif, 2002) e a classificação dos conhecimentos do professor de Shulman (1987), este estudo analisa quais os conhecimentos são considerados necessários ao professor de História, segundo a literatura, professores formadores e atuantes na rede pública do ensino fundamental e médio. Para a coleta de dados utiliza entrevistas semi-estruturadas, abrangendo uma população de 15 entrevistados, sendo nove formadores, subdivididos em três grupos: três de disciplinas específicas do curso de História de uma instituição de ensino superior, três de metodologia e prática de ensino e três das disciplinas pedagógicas (Didática Geral, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio, Psicologia da Educação) da mesma instituição. Aponta como principais resultados: a) os saberes docentes são múltiplos, tendo um caráter pessoal, social e pragmático vinculado ao tempo de trabalho e às experiências vivenciadas; b) dentre os diversos saberes, as instituições formadoras somente têm focalizado os saberes de formação (saberes pedagógicos e disciplinares); c) a prática é valorizada como espaço contínuo de formação, onde são desenvolvidos os saberes experienciais, que filtram os demais saberes em função das necessidades cotidianas; d) a concepção de propostas de ensino e aprendizagem requer a consideração do contexto escolar no qual elas serão implementadas, através da análise de seus limites de realização; e) as instituições formadoras precisam melhorar a articulação entre seu próprio corpo docente, entre teoria e prática e sua articulação com o ensino médio e fundamental. Conclui-se que existe uma convergência entre os elementos constituintes dos conhecimentos de conteúdo, pedagógicos de conteúdo, curriculares, dos alunos e suas características, de contexto e dos fins educacionais do ponto de vista de formadores e professores atuantes. Entretanto, grande parte dos professores atuantes na rede pública consideram que os conhecimentos pedagógicos são apenas técnicas de trabalho, dissociados do aspecto teórico e reflexivo. Mesmo considerando que todos os saberes estão inter-relacionados, a maioria dos professores formadores dá grande destaque aos conhecimentos de conteúdo e pedagógicos de conteúdo (ligados ao aspecto teórico e metodológico da História), enquanto os professores da rede pública enfatizam principalmente a influência do contexto escolar em seu trabalho.Item A educação infantil no contexto de uma pré-escola: relato de experiência como subsídio à prática pedagógica(2007-03-30) Pelz, Lucy Durant Masquetti; Zamberlan, Maria Aparecida Trevisan; Aquino, Olga Ribeiro de; Yaegashi, Solange Franci RaimundoA escola tradicionalmente tem trabalhado com uma concepção de infância homogênea, cuja delimitação tem sido feita pela imaturidade, pela falta em relação ao adulto. Se partirmos da compreensão de que não há uma infância, mas infâncias, se não há um padrão único de ser criança, o trabalho a ser realizado com elas não pode ser definido a priori, de forma descontextualizada. Cerisara, (2004) discute os aspectos que merecem nossa atenção diante da construção de uma Pedagogia da Educação Infantil com respeito à concepção de Infância e ao currículo. É preciso que a Pedagogia a ser realizada contemple as diversidades das crianças, de cada grupo, nas suas competências, nas suas possibilidades e as estratégias a serem selecionadas para o desenvolvimento deverão ser, também, individualizadas. Uma dessas estratégias é pensar numa proposta que incorpore a cultura lúdica que conseqüentemente contribuirá para a estruturação do pensamento simbólico/humano, visto que este cria/reconstrói suas experiências pela interação social que é fator preponderante para o aprendizado. Na escola o papel do mediador deve se apoiar na concepção de um sujeito interativo que elabora e re-elabora seus conhecimentos sobre a realidade e os objetos em um processo mediado pelo outro. A pesquisa por nós realizada no Centro de Educação Infantil – SESI da cidade de Arapongas – PR, visou a caracterização desta instituição, que atende crianças filhas de trabalhadores de indústrias e relatar os fundamentos e encaminhamentos adotados de modo a socializar as experiências obtidas no tocante ao conhecimento curricular, à interação professor X aluno, aluno X aluno, os conhecimentos dos professores a respeito da criança que educa e a análise das práticas adotadas. Os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa foram análise de documentos, fotografias e observação “in loco”, utilizando-se de videogravação de duas turmas da pré-escola. Com base nas informações obtidas foi possível considerar que as reflexões realizadas sugerem que a instituição desenvolve uma educação com elevado nível de qualidade, num processo dinâmico de ensino e aprendizagem. Os dados indicam, porém, que é necessária a contínua reflexão em torno das questões que envolvem o fazer pedagógico pelos envolvidos no processo educacional. Este trabalho, entretanto, poderá muito contribuir com subsídios teóricos e práticos para o repensar da “práxis” pedagógica em instituições do gênero da aqui enfocada.Item História da implantação da educação escolar na comunidade indígena Ñandeva-Guarani da reserva Porto Lindo no município de Japorã MS(2007-04-03) Couto, Cristiane Beatriz Dahmer; Abbud, Maria Luiza Macedo; Jorge, Marcos; Landa, Beatriz dos SantosO presente trabalho tem como objetivo relatar o processo histórico da educação escolar indígena na comunidade Ñandeva-Guarani, localizada na reserva Porto Lindo, município de Japorã (MS). Para tanto, utilizou-se duas fontes de dados: documentos e depoimentos orais. A partir de um mapeamento inicial do objeto de estudo, realizado com as fontes documentais, foram entrevistados seis professores – três indígenas e três não-índios. A pesquisa privilegiou o período de 1960 até os dias atuais, mas também utilizou dados documentais referentes à região que remontam ao período colonial do Brasil. A apresentação dos resultados tem início com uma retrospectiva histórica da comunidade indígena guarani no estado do Mato Grosso do Sul, do século XVI ao XXI, passando depois a pormenorizar os acontecimentos diretamente vinculados à criação da escola localizada na Reserva Indígena Porto Lindo, da comunidade Ñandeva-Guarani, foco deste estudo. A forma como se inicia a implantação da escola nessa comunidade, tendo como referência os dados documentais e os depoimentos recolhidos, e as práticas que ali vêm sendo efetivadas – especialmente quanto aos significados, assumidos pelas indígenas a partir dos saberes transmitidos pela educação ali praticada – permitiram identificar alguns dos problemas ligados tanto à questão da educação indígena, em geral, quanto aos problemas específicos da comunidade enfocada. Com isto, surgem indagações que, espera-se, auxiliem futuras pesquisas sobre educação indígena, em geral, e sobre os rumos da educação escolar entre os Ñandeva-Guarani, da reserva Porto Lindo, em particular.Item As políticas de formação continuada no Paraná e a precarização do trabalho docente: um estudo dos governos Richa (2011-2018)(2019-12-19) Furlanete, Karina Lane Vianei Ramalho de Sá; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Fernandes, Tânia da Costa; Santos, Silvia Alves dosEsta pesquisa foi desenvolvida durante o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha 1 – Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais da Educação (Núcleo de Políticas Educacionais), e no grupo de pesquisa Estado, Políticas Públicas e Gestão. O objetivo do trabalho foi discutir as políticas de formação continuada considerando as condições atuais do trabalho docente e o contexto de precarização do trabalho. As políticas de formação continuada analisadas no contexto amplo da carreira docente e, confrontadas com políticas que regulamentam outros aspectos, como o plano de carreira docente ou as regulamentações para hora atividade, são um campo rico de estudos no entendimento de em que medida políticas específicas – considerando sua efetivação e não apenas seu enunciado – podem ser entendidas como mecanismo de precarização do trabalho na educação básica. Tal olhar pode evidenciar a complexidade de fenômenos que contribuem para uma situação de intensificação, responsabilização individual e precarização do trabalho. A pesquisa teve como locus o Estado do Paraná e o período histórico entre os anos de 2011 e 2018, referente aos dois governos de Carlos Alberto Richa (Beto Richa). Os dados coletados foram analisados à luz do materialismo histórico dialético e suas categorias, principalmente a contradição, a mediação e a totalidade. O levantamento dos dados foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa e análise documental. Tomar o contexto paranaense no período dos governos Richa possibilitou evidenciar o arco histórico no qual observa-se o movimento da política do governo em direção à precarização do trabalho docente. Precarização esta tão acentuada que atinge até aspectos da carreira docente – como a formação continuada – que deveriam ser mecanismos de valorização e acabam por materializar-se no sentido contrário. Foi possível afirmar que a formação continuada paranaense sofreu grandes e importantes perdas nos dois mandatos Richa, sendo inclusive utilizada como mecanismo de punição dos docentes em regulamentações de distribuição de aulas. Evidenciou-se ainda que, com a intensificação do trabalho docente, a formação continuada no Estado do Paraná é realizada de forma que amplia a jornada semanal de trabalho dos professores. Isso se dá em decorrência dos pressupostos neoliberais e gerencialistas adotados pelo Estado que se exime da responsabilidade da formação continuada dos docentes. Houve retrocesso no cumprimento da Lei n. 11.638/08 que regulamenta 1/3 de hora-atividade, tempo que deveria ser disponível também para formação continuada. O não cumprimento da Lei reduziu ainda mais a possibilidade da formação continuada dentro da carga horária semanal de trabalho e agravou o quadro já preocupante de intensificação do trabalho vivido pelos docentes do Paraná. A análise dos documentos que regulamentam e implementam o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) no Estado do Paraná e o bem documentado histórico de notícias da APP-Sindicato a respeito da defesa deste programa de formação continuada trouxeram a dimensão exata de como houve o seu desmonte ao longo dos mandatos Richa. Isso posto, entende-se que a educação básica do Estado do Paraná precisa pautar a discussão de um modelo de formação continuada que não contribua para precarização mas sim que esteja alinhada com condições adequadas de trabalho e com a melhoria efetiva na qualidade da educação de acordo com os pressupostos de uma escola socialmente engajadaItem A elaboração da noção de pertencimento a partir das vivências na cidade: um estudo com alunos do 4º ano do Jardim União da Vitória, Londrina-PR(2020-10-30) Carvalho, Juliana Bueno Grizos de; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Meinerz, Carla Beatriz; Oliveira, Francismara Neves deEsta investigação realizou-se com alunos do 4º ano de uma escola do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino de Londrina, localizada no Bairro União da Vitória IV e tem como objetivo: analisar o processo de construção da noção de pertencimento à cidade de Londrina, por meio de uma sequência didática de História e Geografia, apoiada na metodologia do Projeto Conhecer Londrina. A investigação deu-se a partir da realização de uma sequência didática de História e Geografia, contendo dez protocolos de coleta, que foram registrados por meio de produções escritas e orais. Para tal, os protocolos foram a criação de um dicionário, criação de um dicionário espontâneo, criação do fato e apresentação da visitante, ilustração da cidade, roda de conversa sobre o bairro, ilustração do bairro, realização do trajeto do Projeto Conhecer Londrina, elaboração de um roteiro de visita, realização do trajeto com a visitante, encerramento da sequência didática por meio de discussões e produção escrita. Ao longo da dissertação discutiu-se o que nas pesquisas se caracteriza como estudos da cidade com destaque para a noção de pertencimento; por meio da leitura e discussão das coletâneas de Miranda e Siman (2013), Paim e Guimarães (2017) e Siman e Miranda (2017), abordou-se sobre o que se caracteriza atualmente como ensino da cidade nas escolas; realizado-se uma analise do Projeto Conhecer Londrina em seus aspetos histórico e político e apresentou-se como o mesmo se concretiza em uma realidade específica. Este estudo observou que os alunos do Jardim União da Vitória não possuiam noções de pertencimento à cidade, devido às condições geográficas e sociais de sua comunidade que os impedia de transitar pela cidade. Embora compreendessem que cartograficamente o bairro faz parte da cidade de Londrina, não demonstraram a vivência desta compreensão, o que foi perceptível no decorrer da sequência didática. Ao longo da sequência didática, por meio dos protocolos, e ao transitar pela cidade, apoiados por uma metodologia específica, as crianças tiveram suas noções de pertencimento à cidade alteradas, partindo da não pertença à capacidade de apresentar a cidade para uma visitante, elaborando narrativas sobre os lugares visitadosItem Projeto de Leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes : um “emplasto” de democratização do ato de ler(2021-02-11) Bernardes, Aline Jéssica Vilas Boas Soares; Franco, Sandra Aparecida Pires; Lima, Elieuza Aparecida de; Rodrigues, Silvia de Fátima Pilegi; Silva, Rovilson José da; Jesus, Adriana Regina deEsta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina e à Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do núcleo Ação Docente, teve como aporte a problemática: o trabalho realizado nas bibliotecas escolares de Londrina, nas bases do projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes têm contribuído para a formação de sujeitos para o ato de ler? O objetivo geral foi de analisar nas bases das categorias dialéticas fenômeno e essência o desenvolvimento do projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes nas BEs - Bibliotecas Escolares do município de Londrina. O estudo dividiu-se em capítulos para tratar especificamente a) identificar o quadro da leitura no país elucidando o ato de ler e a importância do professor/mediador de leitura no processo de apropriação da linguagem; b) apresentar um panorama das bibliotecas ao longo da história no país e das BE – Biblioteca Escolar em específico na cidade de Londrina onde se desenvolve o projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes; c) explicar os procedimentos metodológicos de bases teóricos materialistas utilizados ao longo da pesquisa para o desenvolvimento do estudo; e por fim, d) desvelar o objeto de estudo: Palavras Andantes em suas minúcias amparando-se na categoria dialética: Fenômeno e Essência. A metodologia consistiu na pesquisa qualitativa, de abordagem crítico-dialética com base nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, na Teoria Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e gravações de áudio com: o responsável pelos cursos da Educação Continuada do projeto de leitura Bibliotecas Escolares: Palavras Andantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; com o idealizador do projeto e com PROBs (Professor Regente de Oficina de Biblioteca) que atuam em duas escolas pré-selecionadas mediante ao maior e menor valor informacional do IDEB. Nos resultados da pesquisa apresentam-se o confronto entre fenômeno e essência diante do trabalho do Palavras Andantes nas BEs de Londrina. Destacaram-se aspectos que reforçam a perspectiva do projeto em formar leitores em ação. Em contrapartida, pondera-se alguns fatores que interferem diretamente no desenvolvimento do trabalho e dificultam a formação do sujeito no ato de lerItem A ampliação da jornada escolar em Cambé/PR: uma análise da proposta implementada no município(2021-04-16) Chamorro, Cristiana Flávia dos Santos Cordeiro; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Silva, Ana Lúcia Ferreira da; Viriato, Edaguimar Orquizas; Meletti, Sílvia Márcia FerreiraA ampliação da jornada escolar tem sido pauta de algumas das discussões como uma das alternativas para a melhoria da educação pública em nosso país. Desta forma, este trabalho visa analisar como tem sido implementada a ampliação da jornada escolar na cidade de Cambé, no Paraná. Destacamos que se apresentam ao menos duas perspectivas diferentes de sugestão de como encaminhar o trabalho pedagógico na ampliação de jornada, especialmente, quanto à definição de seus currículos escolares. Uma delas mostra a ideia de integralidade em relação ao tipo de formação ofertada, a outra indica uma complementaridade do trabalho pedagógico desenvolvido no turno regular. Essa pesquisa é desenvolvida com base em análise documental e bibliográfica, além da realização de entrevistas semiestruturadas com assessores e diretor de departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação. Entre as referências, utilizamos documentos nacionais e municipais que regulamentam e norteiam a ampliação da jornada escolar no país e no município. Buscamos responder às seguintes questões: Como tem se dado o processo de ampliação da jornada escolar em 3 escolas públicas na rede municipal de Cambé/Pr? Em que orientações teóricas e metodológicas se tem baseado? Que proposta curricular vem seguindo? Que limites a Secretaria de Educação encontra na sua implementação e como tem proposto a resolução? Para isso, objetivamos analisar o processo de implantação da ampliação da jornada escolar no município de Cambé, estado do Paraná. Os objetivos específicos são: compreender a relação e a influência do capitalismo para a educação, e suas implicações nas escolas de jornada ampliada; retomar os dados históricos da implantação e implementação da ampliação da jornada escolar em Cambé/Pr; analisar a proposta curricular adotada pelo município; e destacar o tipo de formação que esta modalidade escolar possibilita aos alunos que frequentam o período ampliado. A pesquisa fundamentar-se-á na perspectiva do materialismo histórico dialético, expresso na Teoria Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica. Também é oferecido um painel sobre a discussão atual a respeito da proposta de ampliação da jornada escolar na sociedade capitalista e suas variantes, de modo que se situe o problema mais específico em pauta neste trabalho. Como resultados, verificamos a proposta e a experiência de Cambé, sendo possível compreender o percurso histórico do município em relação ao brasileiro. Percebemos que há a necessidade de valorização da ampliação da jornada escolar visando a formação integral do estudante, e para isso, é preciso ter clareza das convicções pedagógicas adotadas que irão orientar o trabalho pedagógico para que encaminhem de acordo com os objetivos traçados. Pretendemos que essa pesquisa possa contribuir para análises futuras relacionadas ao encaminhamento pedagógico do município quanto à ampliação da jornada de suas escolas.Item Precarização do trabalho docente: plano de governo e ações para a (des)valorização do professor paranaense (2011-2018)(2022-02-01) Faustino, Rodrigo Alexandre Cavalarini; Ruiz, Maria José Ferreira; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Czernisz, Eliane Cleide da SilvaO objetivo geral da pesquisa consiste em compreender o que se propôs ao longo do governo da gestão Carlos Alberto Richa para o trabalho e carreira docente da Educação Básica e como estas ações se relacionaram no contexto da (des)valorização do professor. Os objetivos específicos pretendem estabelecer o conceito de trabalho docente, situado no campo do trabalho imaterial e no contexto do Capitalismo; verificar as opções político-ideológicas para a Educação brasileira (a partir dos anos 90) e paranaense (entre os anos de 2011-2018) a fim de compreender a convergência ou distanciamento de ações que contribuam para a valorização docente e, por fim, analisar as relações entre as proposições do Estado e o movimento de resistência dos professores organizados em sindicato (APP-PR). A opção metodológica, entendendo a importância da escolha adequada do método, pois a depender do método também serão as direções dadas às análises, foi pelo Materialismo Histórico-Dialético tendo nas categorias do método o suporte e direcionamento para analisar as informações coletadas. Para além da organização do estudo a partir de autores de perspectiva teórica marxista, representaram fonte neste estudo os planos de governo no período de 2011 a 2018 do governador Carlos Alberto Richa, os Planos Estaduais de Educação de 2005 e 2015, as atas do Sindicato dos trabalhadores em Educação pública do Paraná e os boletins semanais do mesmo sindicato. Triado e analisado o material, este passa a ser agrupado por eixos com a intenção de perceber as proximidades e distanciamentos entre as proposições de lei do governo Beto Richa e o cenário vivenciado pelos professores. O estudo nos permitiu concluir que ao longo dos mandatos o governo Richa apresentou proposições relacionadas aos salários, previdência e hora atividade, no entanto no primeiro mandato o que se observa é apenas o cumprimento da legislação federal, nunca propondo índices de reajustes que evidenciavam a intenção de melhorar as condições do professor. No segundo mandato as negociações se encerram e as relações entre Estado e professores se tornam mais fragilizadas, o governo propõe alteração da hora atividade impactando no trabalho e jornada do professor, não cumpre acordos de reajuste, oferece percentuais abaixo dos indicadores nacionais, altera o sistema previdenciário dos servidores permitindo a realização de saques dos fundos previdenciários e estica a relação ao ponto das tensões entre Estado e servidores culminarem em confronto físico. Não se mostrou um governo que tivesse a intenção de valorizar a Educação do Estado, nem seus profissionais, mas sim alinhar-se às organizações internacionais de financiamento, como o Banco Mundial e seus pares – atendendo aos interesses liberais/capitalistas mercantilizando a Educação. Para os professores as proposições do governo representaram perdas de direitos e desrespeito uma vez que o governo finaliza seu mandato insistindo que em seu governo os investimentos em Educação superaram a margem de 100%, quando na verdade os documentos – e a vida real material dos professores – não comprovam essa bandeira levantada pelo governadorItem Teach tech: a formative didactic experiment on technology, digital literacy & english language teaching(2022-05-27) Lima, Maria Paula Pereira de; El Kadri, Michele Salles; Mello, Diene Eire de; Ramos, Samantha Gonçalves ManciniA pandemia da Covid-19, causada pelo vírus Sars-Cov-2 e suas subsequentes variantes fizeram com que as atividades educacionais migrassem repentinamente para um modo emergencial remoto (HODGES et. al, 2020). Inserido neste contexto, neste trabalho objetivamos apresentar um Experimento Didático Formativo (SFORNI, 2015) elaborado para ensinar professores de língua inglesa em formação a respeito de tecnologia durante o período de ensino remoto emergencial, causado pela pandemia da Covid-19, através do desenvolvimento de um revista digital. Objetivamos também investigar e analisar seu potencial como metodologia e ferramenta de organização de aulas para promoção de oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento dos referidos professores em formação. Além disso, buscamos investigar se há evidências de desenvolvimento de Letramento Digital nos dados coletados. Os dados foram coletados por meio de gravações de aulas online via Google Meet e atividades também online postadas em sala de aula online, via Google Classroom. A análise dos dados se dá com base na literatura (EL KADRI, 2014; VYGOTSKY, 1997; GERMANOS, 2018; VYGOTSKY, 1978; SANGER; CASSANDRE, 2019; VYGOTSKY, 1994; LEONTIEV, 2005; SFORNI, 2015; MARTIN & GRUDZIECKI, 2006), aula por aula, explicando o objetivo principal e quais princípios sugeridos (SFORNI, 2015) estávamos tentando implementar. Em seguida, transcrições e gravações das aulas são apresentadas e analisadas em busca de evidências de desenvolvimento do conceito de Tecnologia e Letramento Digital. Finalmente, as possibilidades e limitações do Experimento Didático Formativo (EDF) são discutidas. Os resultados indicam que há indícios que apontam para o desenvolvimento do conceito de Tecnologia e de Letramento Digital nos professores em formação participantes. Os resultados também apontam para o potencial do EDF não somente como metodologia de pesquisa, mas também como ferramenta para organização de um ensino com potencial para promoção de aprendizagem e desenvolvimentoItem Educação Física UEL 50 anos: trajetória histórica de três cursos (1968-2018)(2022-05-27) Borges, Matheus Chiconato; Honorato, Tony; Simões, José Luís; Szapu, Ezequiel; Cainelli, Marlene RosaO objetivo dessa pesquisa foi descrever, por meio dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), a trajetória histórica dos cursos de Educação Física (licenciatura e bacharelado) e de Esporte da Universidade Estadual de Londrina (UEL, 1968-2018). Para isso, foi considerada a documentação institucional, particularmente os Projetos Pedagógicos de Curso, tendo como sustentação teórica a história do tempo presente (CHAUVEAU; TÉTART, 1999), a história das instituições educativas (MAGALHÃES, 2004; 2005; 2007) e o currículo como construção social (GOODSON, 2018). A análise dos PPCs possibilitou pensar uma singularidade da UEL que consistiu na oferta desses três tipos de habilitações profissionais, bem como as razões de suas continuidades e descontinuidades ao longo do percurso histórico. Com a primeira turma do curso de Licenciatura (1972), percebeu-se a preocupação primeiramente com as demandas de professores em Educação Física nas escolas de ensino básico, sendo assim, com a formação de professores. Em 1999, inicia-se o curso de bacharelado em Ciências do Esporte, atentando-se às práticas tecnicistas e esportivas, com sua oferta se estendendo até o ano de 2015. Posteriormente, em 2004, o bacharelado em Educação Física chega com a proposta de atender ao campo não escolar. Esta dissertação revela vários debates e expõe questões referentes aos três cursos ofertados na UEL durante 50 anosItem Deficiência, gênero e raça: a sobreposição de marcas sociais no ensino superior brasileiro a partir dos indicadores sociais(2022-06-29) Leonor, Ana Carolina do Carmo; Mellet, Silvia Márcia Ferreira; Souto-Manning, Mariana; Santos, Natália Gomes dos; Oliveira, Francismara Neves dePesquisas com indicadores sociais têm mostrado aumento no número de matrículas no ensino superior de grupos historicamente excluídos, como mulheres, negros e pessoas com deficiência. Com base no materialismo histórico foram utilizados microdados do Censo da Educação Superior e do Censo Demográfico com o objetivo de analisar o perfil dos alunos matriculados nas Instituições de Ensino Superior brasileiras em 2019. Como resultado, constatou-se que as desigualdades nas IES ainda são uma realidade. O ensino superior ainda não apresenta a equidade de representação dos grupos minoritários. Dos adultos da população brasileira, entre 18 e 59 anos, 9,4% estão matriculados em IES, realidade agravada para os alunos com deficiência que contavam com 0,2% das matrículas para o total da população com deficiência. O acesso das mulheres ao ensino superior mudou ao longo dos anos e hoje elas representam 56,2% do total de matrículas em relação a 43,8% dos homens, porém, quando olhamos para os alunos com deficiência, as mulheres somam 47,6% contra 52,4% dos homens com deficiências. Analisando as categorias de raça, os brancos representam 47,3% e os pretos/pardos 52,4% da população brasileira, mas essa realidade se inverte quando observamos a matrícula no ensino superior onde 42,1% dos alunos são brancos e 37,4% dos alunos são negros /Castanho. Observando os dados 64,6% das matrículas são em IES privadas enquanto 35,3% estão em IES públicas. A sobreposição de marcas sociais intensifica as desigualdades. Os dados nos mostram que apesar da inegável importância das políticas de inclusão social, que permitiram maior acesso a grupos historicamente excluídos das IES, a realidade encontrada representa um grande desafio.Item "Meus tempos de normalista": memórias de alunas sobre a Escola de Educação Familiar de Londrina nas décadas de 1960 e 1970(2022-07-01) Barros, Lucila Monteiro da Silva; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Stamatto, Maria Ines Sucupira; Honorato, TonyEsta pesquisa tem como objetivo conhecer sobre as práticas da Escola de Educação Familiar de Londrina por meio de entrevistas com as normalistas e análise de documentos para ampliar a compreensão sobre a História da Educação das mulheres na cidade. Para tanto, esta investigação, iniciada a partir de fotografias localizadas no acervo em constituição do Centro de Pesquisa em História e Memória da Educação Escolar de Londrina (CPHMEEL), tem ainda como fontes a documentação escolar localizada no acervo do Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE-Londrina) e entrevistas realizadas com quatro ex-alunas da escola das décadas de 1960 e 1970, que contribuíram com materiais de seus acervos pessoais. O campo teórico desta pesquisa dialoga com autores como Jane Soares de Almeida e Carla Pinsky (2018) para tratar a questão da mulher e da educação feminina no Brasil do século XX. No campo da História Oral temática, nos reportamos aos autores Verena Alberti (2013), José Carlos Sebe Bom Meihy e Fabíola Holanda (2019). Para abordarmos conceitos fundamentais para esta pesquisa, como Memória e Narrativas, recorremos a autores como Jacques Le Goff (2013) e Lucilia Delgado (2006). A documentação oficial, as fotografias e as entrevistas realizadas com quatro ex-alunas da instituição, formam um material que, além de acrescentar ao acervo do CPHMEEL e serem fontes historiográficas, possibilita a compreensão da História da Educação de mulheres na segunda metade do século XX a partir da Escola de Educação Familiar de Londrina, fornecendo um panorama da História da Educação das mulheres na cidadeItem A gestão democrática no contexto de pandemia de coronavírus: uma análise dos encaminhamentos nos Conselhos Municipais de Educação de Londrina (PR) e Ibiporã (PR)(2022-07-27) Silva, Waléria Pimenta Martins; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Ruiz, Maria José Ferreira; Lima, Michelle Fernandes; Farias, Adriana MedeirosA presente pesquisa vincula-se ao Núcleo de Políticas Educacionais da Linha de Pesquisa Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Tomando como base as legislações federais relacionadas à gestão democrática, sua obrigatoriedade legal, e ainda de posse das determinações apresentadas para o tempo de Pandemia por parte do Governo Federal, instiga-nos saber como municípios com nuances sociodemográficas distintas realizaram a condução de seus Sistemas de Ensino. Questionamos: as políticas educacionais encaminhadas pelos Conselhos Municipais de Educação de Londrina e Ibiporã, municípios do norte do Paraná, primaram pelo princípio da gestão democrática no período da Pandemia de Coronavírus? Assim, a presente pesquisa tem por objetivo analisar os encaminhamentos realizados pelos Conselhos Municipais de Educação (CME) de Londrina e Ibiporã, no período da Pandemia do Coronavírus, compreendendo para isso os anos de 2020 e 2021, com especial atenção para as indicações à gestão democrática nas políticas elaboradas. Como objetivos específicos, buscou-se apresentar e contextualizar os princípios e fundamentos, históricos e políticos, da Gestão Democrática no cenário brasileiro; identificar e analisar a criação e a configuração dos CME de Londrina e Ibiporã; localizar e analisar os documentos emitidos pelos CME de Londrina e Ibiporã, referente às orientações para os sistemas de ensino durante a Pandemia de Coronavírus. O tema demanda atenção devido ao período excepcional vivido em decorrência da Pandemia de Coronavírus e a acentuação da descaracterização da gestão democrática frente as políticas públicas educacionais federais e municipais. A pesquisa fundamentou-se no método materialista histórico e como procedimentos metodológicos utilizou a pesquisa bibliográfica e análise de documentos de políticas educacionais das esferas nacional e municipal, com especial atenção aos documentos elaborados para a condução educacional no período da Pandemia de Coronavírus. Apesar de as principais legislações federais firmarem a gestão democrática como princípio educacional, notamos que as agendas governamentais e o interesse da classe dominante, tem desconfigurado o sentido da gestão democrática, ocasionando a descaracterização de seu papel de conquista de espaço democrático, crítico, reflexivo e mobilizador. Ao analisar as legislações elaboradas pelos Conselhos Municipais de Educação, e a condução dos mesmos e seus Sistemas Municipais de Ensino, percebe-se que muitas condicionantes presentes no cenário e na história nacional se repetem no contexto municipal. Conclui-se que os Conselhos Municipais de Educação, Londrina e Ibiporã, conduziram suas políticas educacionais municipais sem grande evidência do princípio da gestão democrática em suas elaborações e execuções.Item História das disciplinas escolares: a educação especial no curso de pedagogia da UEL (1977 – 2019)(2022-09-02) Oliveira, Felipe Augusto Leme de; Honorato, Tony; Burioli, Simone; Célio Sobrinho, Reginaldo; Arevalos, Darío HernánO estudo propõe investigar como se deu a trajetória histórica da disciplina de Educação Especial, na formação de professores no curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Londrina – UEL. Para isso, a pesquisa desenvolveu estudos teóricos referentes às perspectivas analíticas das disciplinas escolares pelo viés da história e da história da educação, considerando produções de autores como André Chervel (1990), Ivor F. Goodson (1995), Raimundo Cuesta Fernandez (1997) e Antonio Viñao Frago (2008). A pesquisa de cunho histórico também perpassou pela trajetória das pessoas com deficiência no Brasil, buscando um debate acerca das disputas em torno desse campo. Pode ser considerada de caráter empírico, considerando as orientações de Bacellar (2005), com fontes históricas, projetos pedagógicos de curso (PPC), programas de ensino, legislações e readequações curriculares do curso de Pedagogia da UEL (1977-2019). A escolha da periodização histórica justifica-se, inicialmente, o ano de 1977, referência do primeiro programa de ensino encontrado por esta pesquisa de mestrado e 2019, marca o tempo de aprovação do último projeto pedagógico do curso de Pedagogia, ainda em vigência. A partir da pesquisa foi possível compreender que a presença de determinada disciplina em um currículo necessita estar em constante movimento reflexivo, construindo-se por meio de debates e ponderações, criando conexões com as diversas partes do currículo e, sempre que necessário, readequar-se e modificar-se. Além disso, contribuiu-se para o campo das disciplinas escolares, ao reverberar por meio da disciplina pesquisada, as ideias de solidificação e compreensão do conceito da Educação EspecialItem "Abrindo horizontes": os saberes docentes e as affordances de uma proposta de formação de professores para educação bilíngue(2022-11-09) Saviolli, Vivian Campagnolli Bergantini; El Kadri, Michele Salles; Mello, Diene Eire de; Dantas, MariaA formação de professores para a educação bi/multilíngue, em sua grande maioria, ainda tem ficado a cargo de iniciativas individuais ou de formações continuadas nas próprias escolas bilíngues (FÁVARO, 2009; CASTANHARO, 2020; EL KADRI; SAVIOLLI; MOURA, 2022). Geralmente, o quadro de professores destas instituições é composto por graduados em Letras, Pedagogia ou demais licenciaturas, no entanto, nenhuma dessas formações iniciais contemplam as especificidades da educação bi/multilíngue (FARIA; SABOTA, 2019; CASTANHARO, 2020; EL KADRI; SAVIOLLI; MOURA, 2022). Assim, este trabalho tem como foco a formação de professores para a educação bi/multilíngue de línguas de prestígio, modalidade marcada pelo ensino de conteúdos curriculares em duas línguas de prestígio: a de nascimento dos estudantes e uma outra adicional (MEGALE, 2019). Tem como objetivo geral compreender quais os saberes necessários para a formação de professores em contextos bi/multilíngues. Mais especificamente, objetivou propor um experimento formativo: curso de extensão de formação continuada em educação bi/multilíngue; mapear os saberes docentes para contextos de educação bi/multilíngue pela perspectiva dos participantes; investigar as affordances do experimento formativo proposto. A pesquisa está embasada teoricamente pela perspectiva de saberes docentes proposta por Tardif (2012) e pela concepção de educação bi/multilíngue por um viés heteroglóssico (GARCÍA, 2009). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque sócio-histórico, de caráter interpretativista em que os dados foram coletados por meio de questionários direcionados aos professores participantes do curso “Formação em Educação Bi/Multilíngue”, que contou com encontros sícronos via Zoom e atividades assíncronas no Google Sala de Aula, de fevereiro a agosto de 2021. A análise se deu pelo referencial de análise de conteúdo (BARDIN, 2009) e affordances (VAN LIER, 2000). Os resultados apontam que muitos dos conhecimentos da área se encaixam nas categorias de saberes docentes propostas por Tardif (2012), com elementos característicos da educação bi/multilíngue. Em relação às affordances percebidas da formação, os resultados apontaram para três macro categorias: affordances percebidas acerca da aprendizagem, affordances percebidas acerca da interação e colaboração e affordances percebidas acerca do desenvolvimento profissional. Os propiciamentos relacionados à aprendizagem foram organizados nas subcategorias “aprender sobre”: o que é educação bi/multilíngue/bilinguismo/sujeito bilíngue; como a educação bi/multilíngue acontece na prática; o professor bilíngue; os aspectos teórico-práticos de forma integrada; os aspectos teóricos; translinguagem, valorização da língua e cultura de nascimento dos alunos, decolonialidade e interculturalidade; os documentos oficiais; currículo bilíngue; biliteracia; as contribuições da neurociência, aquisição e aprendizagem de uma língua adicional e code-switching; a linguagem acadêmica/disciplinar; metodologias, abordagens, técnicas e afins; planejamento; material didático. Já a categoria affordances percebidas acerca do desenvolvimento profissional compreendeu os propiciamentos: dar continuidade nos estudos; colocar em prática; certificar; qualificar-se; construir uma base teoricamente informada; refletir; tornar-se consciente; tornar-se crítico; transformar a ação pedagógica; transformar o local de trabalho; mudar percepções e crenças; forjar novas identidades; impactar a carreira profissional; expandir. Ao identificar tais affordances, podemos constatar a importância da formação profissional específica para a área, mesmo que ainda de forma continuada, para a abertura de novos horizontes em que professores da educação bi/multilíngue possam (re)construir seus saberes e forjar novas identidadesItem Políticas educacionais e gestão da educação no estado do Paraná em tempos de pandemia de Covid-19(2022-12-14) Silva, Reginaldo Aparecido da; Fernandes, Tania da Costa; Jesus, Adriana Regina de; Militão, Silvio Cesar NunesA presente pesquisa trata das Políticas Educacionais e a Gestão da Educação do Paraná em tempos de pandemia. Vincula-se ao Núcleo de Políticas Educacionais (PPEdu/UEL) e ao grupo de pesquisa Políticas Públicas, Currículo, Gestão e Sociedade (CNPq). Norteia-se pelo problema: quais modelos de gestão e ideologias que permearam as políticas educacionais implementadas no Paraná durante a pandemia Covid-19 no biênio 2020-2021? Para responder ao problema, o objetivo geral da pesquisa foi mapear e analisar as políticas públicas de Estado para a educação básica implementadas no Paraná em tempos de pandemia de Covid-19, caracterizando o modelo de gestão e as ideologias que lhes amparam. Teve como objetivos específicos: compreender os conceitos de Estado, Neoliberalismo, Organismos Internacionais e Educação; contribuir para o entendimento dos projetos que preconizam a educação: o público e o privado, e suas contextualizações; apresentar e analisar as políticas educacionais implementadas no Paraná no período de pandemia de Covid-19 e suas tendências ideológicas. A pesquisa possui abordagem qualitativa, utilizando as categorias do método materialismo histórico dialético: totalidade e contradição, apontadas por Cury (1986), e discutidas por Netto (2011). Os procedimentos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Os estudos das legislações vigentes durante a pandemia de Covid-19 acenaram para o aceleramento da lógica gerencial e empresarial nas políticas educacionais do Paraná, corroborando com a intensificação da ideologia neoliberal. As ações para o controle e a busca de resultados foram aprofundadas com o uso intensivo de ferramentas tecnológicas, tidas como eficientes e eficazes. Portanto, houve respostas rápidas da gestão educacional realizadas pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEED) para a manutenção do ensino, mesmo que não presencial, no período pandêmico. Tal fato, porém, intensificou e aprofundou a gestão gerencialista e empresarial, vinculadas às concepções neoliberais. A execução das políticas educacionais realizadas pela mantenedora prezou pela eficiência, eficácia e controle no uso das tecnologias, pelo estudantes e professores, afastando-se da perspectiva de gratuidade, qualidade e equidade da educação pública. O estudo evidenciou que os modelos de gestão gerencialista e empresarial permearam as políticas educacionais do Paraná ancorados na ideologia neoliberal, marcando estas políticas pela busca de eficiência, eficácia e controle, com o uso das tecnologias na educação pública. Observou-se que a pandemia de Covid-19 foi utilizada como “janela de oportunidades” para intensificação do neoliberalismo na EducaçãoItem Autorregulação da aprendizagem e motivação para aprender na educação superior em tempos de pandemia(2022-12-15) Pestana, Graziele de Jesus; Oliveira, Katya Luciane de; Lima, Thatiana Helena; Schiavoni, AndrezaA pandemia da Covid-19 promoveu transformações sociais irreparáveis. O isolamento social foi uma medida sanitária adotada para minimizar a disseminação do vírus mortal, de modo que as aulas presenciais passaram a ser ministradas, temporariamente, de forma remota. Essa nova realidade fez emergir diversos questionamentos sobre acesso, permanência e sucesso acadêmico. Sabe-se que a Autorregulação da Aprendizagem e a Motivação para Aprender são variáveis indispensáveis para se compreender os processos de aprendizagem e adaptação acadêmica, portanto, diante de tal configuração, o objetivo do presente estudo foi identificar possíveis correlações entre a Autorregulação da Aprendizagem e a Motivação para Aprender nos estudantes dos cursos de Educação Superior no contexto do Ensino Remoto Emergencial em tempos de pandemia. Participaram da coleta de dados 286 alunos dos cursos de Direito, Ciências Sociais, Administração, Relações Públicas e Psicologia da de uma universidade estadual situada ao norte do Paraná. Os instrumentos de análise foram a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem EEAU e a Escala de Motivação para Aprender de Universitários – EMA-U. A análise dos dados demonstrou índice de consistência interna em relação à confiabilidade das dimensões das escalas para a amostra pesquisada a partir do cálculo do alfa de Cronbach. Os resultados apontam a predominância de estratégias autorregulatórias cognitivas e metacognitivas e de regulação dos recursos internos e contextuais entre os alunos pesquisados. Além disso, detectou-se que os estudantes são mais motivados extrinsecamente. Dessa forma, pode-se afirmar que estes estudantes se percebem como capazes de manter a calma em situações difíceis, gerenciar melhor o tempo e os recursos disponíveis, além de compreenderem os próprios processos de aprendizagem. Ainda assim, essas capacidades diminuem ao longo do tempo, uma vez que as motivações externas não são capazes de se manterem inalteradas por longos períodos de tempo, afetando a motivação intrínseca dos alunos. A hipótese sugerida é que as dificuldades inerentes ao ambiente acadêmico, descortinadas pela pandemia da Covid-19 podem contribuir acentuadamente para a desmotivação dos alunos. Conclui-se pela necessidade de se realizar outros estudos que possam aprofundar essas questões.Item Desafios, possibilidades e proposições para a formação continuada de professores do ensino jurídico: análise dos cursos de pós-graduação stricto sensu em direito do Estado do Paraná (BR)(2022-12-20) Tiroli, Luiz Gustavo; Jesus, Adriana Regina de; Pinto, Felipe Chiarello de Souza; Franco, Sandra Aparecida Pires; Oliveira, Claudia Chueire deA crise crônica que assola o ensino jurídico tem raízes históricas transatlânticas, uma vez que os problemas atuais podem ser identificados desde a fundação dos cursos primordiais brasileiros afeitos ao molde europeu, sobretudo português. Verbalismo, dogmatismo, neutralidade, antidialogismo e legalismo são marcas do ensino jurídico tradicional importado. A falta de preparo didático-pedagógico para o exercício do magistério pode ser apontada como fundamental nesse contexto: tanto para causar e garantir a manutenção do sistema vigente, quanto para promover a transformação na consecução de um ensino jurídico crítico, democrático e emancipatório. Diante disso, questionou-se: de que maneira os cursos de pós-graduação stricto sensu contribuem e podem vir a contribuir para a formação didático-pedagógica dos docentes que atuam no ensino jurídico? O objetivo geral consistiu em compreender as implicações da formação pedagógica ofertada por meio dos cursos acadêmicos de pós-graduação stricto sensu em Direito localizados no Estado do Paraná, tendo como premissa desafios, possibilidades e proposições para a formação dos ingressos e egressos que atuam como docentes nos cursos de graduação em Direito. O método históricoindutivo, o tratamento qualitativo dos dados e a técnica de pesquisa bibliográfica, documental e de campo foram os encaminhamentos para o desenvolvimento da pesquisa. A coleta de dados ocorreu mediante a entrevista com os ingressos e egressos dos cursos acadêmicos de pós-graduação stricto sensu em Direito do Estado do Paraná (2017-2020), que atuam como docentes nos cursos de graduação em Direito, além da consulta aos documentos obtidos por meio da Plataforma Sucupira e dos endereços eletrônicos das Instituições de Ensino Superior. O tratamento dos dados teve como pressuposto a análise de conteúdo e a abordagem adotada é a crítica-emancipatória. Ao término do estudo, constatou-se que a formação didático-pedagógica dos professores está umbilicalmente vinculada à realidade do ensino jurídico, pois consegue contribuir para a conservação da crise, como para a sua superação na busca de outro paradigma. Os Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Direito precisam criar espaços de formação didático-pedagógica, tendo em vista que as iniciativas ainda são incipientes e possuem pouca aderência pelos pós graduandos. Como um facho de luz em uma sala escura, a discussão em torno da formação docente pode contribuir para a construção de um ensino jurídico crítico, democrático e emancipatório, por meio daqueles que estão comprometidos com esses valoresItem Autoeficácia docente e condições de acesso a recursos digitais no contexto do ensino remoto no ensino fundamental(2023-01-30) Faiam, Dayane Pelacine Marques; Alliprandini, Paula Mariza Zedu; Oliveira, Francismara Neves de; Bianchini, Luciane Guimarães BatistellaA autoeficácia docente é um construto que pode ser definido como as crenças que os professores possuem em suas capacidades para nortear os processos de ensino e de aprendizagem dos alunos, mesmo em situações diferenciadas. Partiu-se do seguinte problema de pesquisa: Como os docentes do Ensino Fundamental percebem suas crenças de autoeficácia diante dos desafios propostos pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE) em função da Pandemia do COVID-19 e quais as condições de acesso aos recursos necessários para atuar nesse contexto? O objetivo geral foi examinar o perfil dos professores de Ensino Fundamental quanto à Autoeficácia Docente e ao acesso aos recursos digitais no contexto do ERE. O estudo refere-se a uma pesquisa exploratória e descritiva, da qual participaram 88 professores do Ensino Fundamental, sendo oito do gênero masculino e 80 do feminino; a faixa etária variou de 20 a 59 anos. A coleta de dados foi realizada on-line por meio do Google Forms e utilizou-se de um questionário sociodemográfico para caracterização dos participantes e uma Escala de Avaliação de autoeficácia docente para o ensino remoto, desenvolvida por Souza, Lacerda, Andrade e Silva (2021). A escala é formada por 28 itens divididos em dois fatores: Fator 1) Autoeficácia para o Ensino Remoto em Tempos de Pandemia (18 itens) e Fator 2) Acesso a Recursos para o Ensino Remoto em Tempos de Pandemia (10 itens). A análise dos dados sociodemográficos apontou que 56,82% dos participantes relataram ter vivenciado dificuldades na execução das aulas e atividades no formato remoto, 96,59% afirmaram ter realizado adaptações em suas disciplinas para o ensino remoto, 75% relataram não terem feito capacitações sobre o ensino na modalidade a distância e 71,59% afirmaram não ter experiência como docente num curso/disciplina em EAD. Sobre o tipo de acesso à internet utilizado neste período, 86,36% dos docentes desenvolveram todas as aulas em suas casas por meio de banda larga, demonstrando a proatividade docente em busca de utilizar a internet que possuía maior conexão e segurança, mesmo diante da precariedade de condições de acesso aos recursos tecnológicos vivenciado. Quanto ao perfil dos professores em relação às crenças de autoeficácia docente e ao acesso a recurso para o Ensino Remoto Emergencial (ERE), os resultados evidenciaram diferenças significativas entre os gêneros feminino e masculino, e apontaram que os participantes do gênero masculino apresentam maior acesso aos recursos digitais, não havendo diferenças significativas entre os fatores da escala em função da faixa etária. Os resultados também evidenciaram diferenças significativas entre os participantes que relataram ter feito ou não capacitações para o ensino na modalidade da EaD, sendo as maiores médias para os com capacitações, e também diferenças significativas ao comparar os participantes com e sem experiência, e observou-se maiores escores para os participantes com experiência, em relação aos dois fatores da escala. A presente pesquisa trouxe contribuições importantes, em especial sobre a importância da formação docente como elemento fundamental a uma prática pedagógica que conduza a uma avaliação docente positiva sobre sua capacidade para organizar e realizar as atividades exigidas e necessárias para atingir os resultados educacionais, fator esse de grande importância para a elevação do nível de autoeficácia docente.Item A legislação educacional e o trabalho do diretor escolar no contexto de pandemia por Covid-19, em Centros Municipais de Educação Infantil de Londrina – PR(2023-02-01) Gaion, Patrícia de Fátima Ferreira; Fernandes, Tania da Costa; Ruiz, Maria José Ferreira; Militão, Andreia NunesA presente pesquisa versa sobre a legislação federal, estadual e municipal destinada à Educação em tempos de pandemia por Covid-19, a fim de compreender como a legislação educacional impactou a rotina de trabalho dos diretores escolares de Centros Municipais de Educação Infantil de Londrina - Paraná. O objetivo geral é investigar a legislação que orientou a organização e o desenvolvimento do trabalho dos diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil em período de isolamento social durante a pandemia por Covid-19 e, nesse contexto, refletir sobre as principais mudanças ocorridas nas atividades dos diretores escolares durante o período de março de 2020 a dezembro de 2021. Os objetivos específicos são: analisar a legislação e normativas (federais, estaduais e municipais) disponibilizadas na página da “Educação em tempos de Covid-19”, do município de Londrina, e refletir sobre as mudanças que essas causaram na rotina de trabalho dos diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil; compreender como se deram as alterações e encaminhamentos no trabalho dos diretores; refletir se as ações implantadas conseguiram atingir ou aproximar-se do concreto pensado em termos de gestão democrática; inferir sobre o que propalaram as políticas públicas destinadas à Educação Infantil e sob quais interesses. O problema norteador consiste em compreender: quais foram as principais políticas educacionais elaboradas e implementadas na Educação Infantil durante o período de pandemia por Covid-19? Houve uma preocupação com a educação pública e democrática na vigência da pandemia por Covid-19? Quais foram as principais mudanças na rotina de trabalho dos diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil neste período? A pesquisa está ancorada no método do materialismo histórico e dialético, que busca na história e no movimento dos acontecimentos sociais a síntese das contradições. Como recurso metodológico, se recorreu à pesquisa bibliográfica, análise documental da legislação educacional e lançou-se mão de questionários semiabertos destinados a 8 gestores, dos quais 5 foram respondidos. Os questionários foram respondidos por meio de formulário eletrônico e tinham como finalidade investigar como os diretores foram impactados pela legislação educacional produzida na pandemia. Dentre os principais resultados alcançados, identificamos: uma excessiva sobrecarga de trabalho aos diretores; os mesmos, ainda que sem o preparo técnico e pedagógico e as condições estruturais e emocionais necessárias mínimas, tiveram que fazer uso de diversas plataformas digitais e essas contribuíram para tornar o trabalho deles ainda mais precário; a mantenedora não conseguiu fazer os ajustes prediais necessários em todos os estabelecimentos de ensino e aquilo que já era dificultoso antes da pandemia só foi agravado; a legislação educacional durante a pandemia inclina-se a princípios neoliberais e os diretores tiveram prejuízos quanto ao exercício da gestão democrática durante o período pandêmico por Covid-19.