02 - Mestrado - Educação
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Item As atribuições causais de professores por fracasso escolar em matemática : comparação com percepções de seus alunosSales, Karla Fernanda Suenson; Bzuneck, José Aloyseo [Orientador]; Boruchovitch, Evely; Oliveira, Katya Luciane deResumo: O fracasso escolar tem sido o foco de diversos estudos e teorias existentes O presente estudo teve por objetivo geral investigar as causas que os professores de matemática atribuem pelo fracasso de seus alunos, comparando-as com percepções desses últimos tanto em relação a si próprios como em relação a comportamentos de seus professores Como objetivos específicos buscou-se avaliar as autopercepções dos próprios alunos que enfrentam fracasso em matemática, quanto a capacidade, conhecimentos de base e uso de estratégias de aprendizagem; a motivação atual dos estudantes que já enfrentaram fracasso em matemática; a percepção do feedback atribuicional recebido de seus professores e os comportamentos dele derivados; as atribuições causais que professores fazem em relação aos seus alunos em situação de reprovação e a relação entre as diferentes percepções dos alunos e as atribuições causais de seus professores A abordagem teórica utilizada nessa investigação foi a Teoria das Atribuições Causais, proposta por Bernard Weiner, com foco nas atribuições interpessoais Participaram do estudo cinco professores de matemática e 47 de seus estudantes, matriculados em uma Escola Estadual de grande porte do norte do Paraná Os dados foram coletados por meio de dois questionários, um para alunos e outro para professores, em escala Likert Como resultados foram encontrados que os alunos que já reprovaram em matemática possuem autopercepção negativa de capacidade mais alta do que os que nunca reprovaram As meninas e os meninos não repetentes perceberam mais positivamente seu professor de matemática do que os alunos que já reprovaram; os que nunca enfrentaram reprovação também apresentaram-se mais motivados para a referida disciplina Alunos que enfrentaram fracasso demonstraram percepção negativa de seu professor, mais do que os que nunca fracassaram Os meninos repetentes acreditam que seu professor possui expectativa negativa em relação a eles, seguido pelo grupo de meninas repetentes Os professores, mais que seus alunos, atribuíram o fracasso principalmente à falta de motivação, falta de base anterior, falta de apoio familiar e falta de estratégias Os meninos que já reprovaram atribuíram seu fracasso à falta de capacidade, mais que seus professores Por outro lado os docentes demonstraram expectativas negativas mais altas que seus estudantes Foram realizadas algumas sugestões para a prática educacional, com o objetivo de favorecer atribuições voltadas a causas controláveisItem Balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores da educação especial sobre formação de professoresSantos, Angélica dos; Meletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]; Orlando, Rosimeire Maria; Oliveira, Francismara Neves deResumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar o processo de constituição do conhecimento acerca da formação de professores para a Educação Especial por meio de um balanço do perfil e da produção intelectual de pesquisadores brasileiros que atuam como líderes de grupos de pesquisa e em programas de pós-graduação Stricto Sensu Adotamos como base teórica o Materialismo Cultural de Raymond Williams e o entendimento da produção intelectual e do papel do conhecimento como componentes ideológicos do capitalismo Especificamente, buscamos: realizar um levantamento de todos os grupos de pesquisa da Educação Especial no Brasil; analisar quais dos grupos encontrados indicavam trabalhar com a formação de professores para a Educação Especial; identificar os líderes dos grupos selecionados que atuam em programas de pós-graduação; analisar o processo de atuação dos líderes encontrados considerando o local e programa de pós-graduação; caracterizar a produção acadêmica encontrada a fim de identificar o tipo da produção e seu veículo de publicação Para tanto, realizamos um balanço de produção para levantar todos os grupos de pesquisa da Educação Especial no Brasil cadastrados no diretório de grupos do CNPq Após a seleção, identificamos quais dos grupos indicavam trabalhar com a formação de professores para a Educação Especial e também quais deles os líderes atuavam em programas de pós-graduação Stricto Sensu A partir destes dados analisamos a atuação dos líderes a partir da instituição e o programa Em seguida realizamos a caracterização da sua produção Os resultados nos mostram: assimetria regional na formação e atuação em nível de pós-graduação dos líderes; baixa produção acadêmica sobre a formação de professores para a Educação Especial; concentração da divulgação da produção intelectual em capítulos de livros e artigos de periódicos; indução e contradição das políticas de governo sobre a produção do conhecimentoItem Aprender a ser professor : contribuições da educação histórica na formação inicial de professores (PIBID História / UEL 2011-2013)Tomazini, Elizabete Cristina de Souza; Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]; Honorato, Tony; Santos, Rita de C. G. P. dosResumo: Esta pesquisa teve como objetivo central analisar a participação de licenciandos do curso de História da Universidade Estadual de Londrina, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), financiado pela Coordenação do Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES) e as possíveis apropriações por esses sujeitos sobre os pressupostos da Educação Histórica no que se refere ao ensino de História, de maneira a poder interferir na formação desses futuros profissionais da área de História Para tanto, foi estabelecido um recorte temporal que contemplou o subprojeto de História do referido programa entre os anos de 211 e 213, pelo fato de nesse período terem sido realizadas atividades pensadas a partir de diálogos com a Teoria da Educação Histórica Pesquisadores deste campo teórico, como Barca (21a;211), defendem que devemos ter um olhar atento sobre a formação inicial ofertada graduandos Sobre esse tema, recorremos aos estudos de Nóvoa (1992), Saviani (29), Cainelli (22), (29), Ramos (211), bem como escolhemos realizar esta pesquisa a partir da Metodologia Qualitativa, que nos possibilitou flexibilidade, principalmente quanto às técnicas de coleta de dados, incorporando aquelas mais adequadas à investigação Como fonte da nossa análise, optamos por documentos produzidos pelos alunos (bolsistas) durante sua participação no programa como relatórios e artigos publicados em revista científica voltada para o ensino de História Posteriormente, realizamos uma investigação por meio de questionários semiestruturados aplicados em dois momentos da pesquisa, durante um estudo piloto e durante o estudo principal Com esse procedimento, buscamos identificar como se deu a apropriação de alguns conceitos teóricos que os egressos do PIBID tinham acerca da docência em História Recorremos também a dados provenientes de uma entrevista com ex-pibidianos que assumiram a função de professores da Educação Básica para investigarmos como estes se utilizaram de conceitos da Educação Histórica em suas aulas, em especial na aula-oficina Conceitos esses propostos por Lee (21), Barca (24a) e Schmidt (29) tais como conhecimentos prévios, conteúdos substantivos e de segunda ordem Como resultado, esta pesquisa traz contribuições para as reflexões sobre a formação inicial de professores de História, no sentido de entender que é necessário integrar os conhecimentos teóricos e práticos nos currículos dos cursos de licenciatura Tais reflexões perpassaram o planejamento das atividades bem como o processo de intervenção didática no subprojeto do PIBID investigado A Educação Histórica entende o professor como um pesquisador social (BARCA, 24a), desse modo, esperamos que esta pesquisa fomente discussões e futuras pesquisas acerca da necessidade de futuros professores de História, inseridos em um contexto real de atuação, ocuparem o papel de agentes em seu processo de formaçãoItem Construindo saberes a partir do exercício da docência : o processo de aprendizagem do profesor iniciante de educação físicaCosta, Amanda Luiza Aceituno da; Palma, Ângela Pereira Teixeira Victoria [Orientador]; Palma, José Augusto Victoria; Giovanni, Luciana MariaResumo: O processo de tornar-se professor é marcado por diversas etapas formativas O professor inicia seu processo de aquisição de conhecimentos necessários à docência durante sua experiência enquanto aluno da educação básica, suas crenças, sua história familiar e vivências pessoais Ao ingressar na universidade, esta tem a função de reorganizar esses conhecimentos do senso comum É da formação inicial a responsabilidade de reestruturar esses conhecimentos prévios dos futuros professores ao mesmo tempo em que apresenta conhecimentos científicos e pedagógicos necessários para o ensino Além da trajetória de vida do professor, anterior a graduação, é importante considerar a etapa posterior à formação inicial como importante etapa constituinte do processo formativo Durante o desenrolar da carreira, seus conhecimentos continuam em processo de contínua construção, reconstrução, relações e reflexão Entretanto, como ocorre o aprendizado da docência a partir da experiência, em especial como o processo de iniciação na docência favorece a consolidação da profissão é o que pretende ser pesquisado no presente estudo Para tanto, o estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa no qual foi realizado entrevistas com 1 professores iniciantes de Educação Física e posteriormente será realizada a observação de três desses professores com o propósito de encontrar como ocorre o processo de consolidação da docência em especial dos professores iniciantes de Educação FísicaItem Música como jogo : significados atribuídos por alunos do ensino fundamental ao vivido nas oficinas de músicaReis, Leandro Augusto dos; Oliveira, Francismara Neves de [Orientador]; Maffioletti, Leda de Albuquerque; Pullin, Elsa Maria Mendes PessoaResumo: A presente pesquisa objetivou analisar o processo criativo por meio dos significados dos sujeitos acerca do vivido nas oficinas de música Buscamos, neste estudo, uma aproximação da música como jogo com a Epistemologia Genética de Jean Piaget A metodologia que adotamos é a pesquisa descritivo-interpretativa, de abordagem qualitativa e embasada no método clínico piagetiano Os participantes da pesquisa foram 12 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Londrina/PR Os alunos foram convidados a participar das oficinas, no período do contraturno, por meio de inscrições Os encontros totalizaram seis, envolvendo a fase preparatória de descobertas do material sonoro e o ato criativo sendo composto por jogos de composições em diferentes arranjos interpares A análise dos resultados foi realizada a partir de dois eixos norteadores: 1) conceito inicial de música extraído dos significados advindos de representação pictórica, textual e relato verbal; 2) significados do processo criativo nos parâmetros composição, performance e apreciação, por meio de relato verbal Os resultados desta pesquisa evidenciaram a relevância das oficinas com jogos musicais como experiência de produção de significados e como oportunidade de viabilizar a observação dos processos criativos Além disso, permite desenvolver o conceito ampliado de música, bem como reflexões acerca do ensino de música na escolaItem A docência universitária : implicações das ações docentes para a emancipação humanaDias, Vânia Alboneti Terra; Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]; Barros, Marta Silene Ferreira; Saito, Heloisa Toshie Irie; Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Resumo: Este estudo apoia-se em algumas ações realizadas pela linha de Pesquisa; Docência: Saberes e Práticas, e investiga atividades de ensino junto ao trabalho dos professores da Universidade Estadual de Londrina, o qual se justifica em virtude da importância da formação pedagógica para que ocorra a transposição do conhecimento científico em caráter emancipador Esta pesquisa tem como objetivo geral: verificar e analisar as práticas da ação docente em todos os Cursos de Graduação da Universidade Estadual de Londrina, a fim de vislumbrar diante de questões que versam sobre planejamento, estratégias de ensino e avaliação, se há na ação didática a práxis educativa Para tanto, busca analisar questões diante desse enfoque didático enviadas por meio de um questionário on-line A investigação elegeu como problema de pesquisa: Quais ações pedagógicas são desenvolvidas na Universidade Estadual de Londrina, tendo em vista as demandas historicamente construídas de aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino da graduação? Assim, a pesquisa se organiza sob os seguintes objetivos específicos: a) compreender os subsídios que compõem o homem como sujeito Histórico e Social que se desenvolve a partir das relações sociais e o trabalho; b) perceber a estrutura de expansão do Ensino Superior no Brasil; c) verificar se as ações docentes se configuram em práxis pedagógica capaz de transpor-se em qualificação profissional dos graduandos Trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem crítico-dialética, com delineamento de levantamento e tratamento de dados quanti-qualitativo, de modo que se apresente um debate instrumentalizado quantitativamente em conjunto aos elementos: histórico, político e sociais O arcabouço teórico que subsidia a pesquisa e o processo de análise são: as perspectivas do Materialismo Histórico e Dialético, da Teoria Histórico Cultural e da Pedagogia Histórico Crítica A partir do enlace teórico as análises serão realizadas sob o movimento dialético, a categoria trabalho e o conceito de práxis Entre os resultados, surge a necessidade de reflexão da situação atípica da pandemia vivenciada em 22, em face da aceleração de processos que já estavam em curso, como a educação a distância Os resultados mostraram um número pequeno de professores que se propuseram responder os questionários, contudo, distribuídos nos diferentes centros da Universidade As análises revelaram uma proposição em direção a práxis educativa, mas que relevam uma fragilidade teórico pedagógicaItem Autoavaliação na aprendizagem de língua inglesa : limites e possibilidades para a autorregulaçãoPunhagui, Giovana Chimentão; Souza, Nádia Aparecida de [Orientador]; Rufini, Sueli Édi; Boruchovitch, EvelyResumo: A aprendizagem de uma língua estrangeira demanda, além de outros fatores essenciais, a percepção do próprio desenvolvimento e o empreendimento de estratégias para o desenvolvimento de maior competência comunicativa, com base em procedimentos autônomos, a demandarem maior responsabilidade Uma das opções, revelada pela literatura como desencadeadora de maior autonomia para com o aprender, é a utilização da autoavaliação O estudo teve por finalidade mapear os limites e as possibilidades da autoavaliação na gestão do erro, analisando suas implicações para a autorregulação da aprendizagem de língua inglesa A pesquisa, de abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso, teve a participação de 25 alunos da 8ª série de uma escola pública da região norte do Paraná As informações coletadas por meio de diferentes instrumentos foram submetidas à análise de conteúdo temática, permitindo constatar que o uso da autoavaliação, por si só, não gerou o desenvolvimento de habilidades autorregulatórias, requerendo a intervenção do professor Os resultados revelam, portanto, que as atividades autoavaliativas, aliadas a percepção e mediação docente, durante todo o período interventivo, serviram de suporte para o reconhecimento da própria aprendizagem, a realização do plano estratégico e o monitoramento do próprio desempenho, permitindo a percepção de mudanças nos estudosItem Estratégias autorreguladas, motivação e percepção dos professores por graduandos de pedagogiaGalvão, Patrice Rocha Pinto; Bzuneck, José Aloyseo [Orientador]; Oliveira, Katya Luciane de; Boruchovitch, EvelyResumo: Este trabalho está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, Linha 2 de Pesquisa “Docência: Saberes e Práticas” e Núcleo 2 “Ação Docente” À luz da perspectiva da Aprendizagem Autorregulada e da Teoria da Autodeterminação (TAD), o presente estudo teve como objetivos específicos: levantar a qualidade motivacional para uma disciplina, segundo as categorias da TAD; identificar retrospectivamente o uso de estratégias de aprendizagem que os estudantes teriam empregado na preparação para uma prova específica; averiguar em que medida os estudantes percebem o apoio e orientação pelos professores quanto ao uso de estratégias; levantar as correlações entre todas as medidas O principal objetivo, com metodologia centrada na pessoa, foi levantar perfis motivacionais dos estudantes de acordo com a TAD e estabelecer relações entre os perfis formados pelas variáveis motivacionais com o uso de estratégias de autorregulação Trata-se de um estudo descritivo, com delineamento correlacional A amostra foi composta por 343 graduandos em Pedagogia de uma universidade pública do Paraná que responderam a um questionário de 38 itens em escala tipo Likert de cinco pontos Compunham o questionário uma escala com itens de motivação pela TAD, outra escala com itens de estratégias de autorregulação e dois itens relativos à percepção de apoio à autorregulação por parte dos professores As duas primeiras escalas, submetidas à análise fatorial, revelaram propriedades psicométricas satisfatórias Entre os resultados, a desmotivação se relacionou negativamente com a motivação autônoma, com o uso de estratégias autorreguladas e com a percepção de apoio A motivação autônoma correlacionou-se positivamente com o uso de estratégias e com a percepção de apoio pelos estudantes Foram encontrados quatro perfis motivacionais: cluster 1, Moderadamente positivo (n=5), o cluster 2 de Boa qualidade (n=131), o cluster 3 Pobre (n=66) e o cluster 4, Moderadamente negativo (n=82) Destacaram-se dois clusters: o cluster 2 por ter apresentado melhor qualidade motivacional, com altos escores em autorregulação e menor índice de desmotivação e o cluster 3, pela pior qualidade motivacional, dado o mais baixo índice de autorregulação e o maior em desmotivação Os resultados foram discutidos à luz das teorias e comparados a estudos anteriores Foi sugerido que, em futuras pesquisas, se adotassem métodos qualitativos complementares ao de autorrelato em escala com formato Likert Para o contexto do ensino em cursos superiores, foram propostas linhas de ação docente que favorecessem o desenvolvimento da motivação autônoma e, em particular, que auxiliassem os estudantes na aquisição de conhecimento de todo um leque de estratégias de autorregulação para um competente uso nas situações de aprendizagemItem Metas futuras como fonte motivacional de adolescentes e jovens para aprenderKozuki, Michelle Brambilla de Oliveira; Bzuneck, José Aloyseo [Orientador]; Boruchovitch, Evely; Alliprandini, Paula Mariza ZeduResumo: A presente pesquisa teve como objetivos buscar evidências psicométricas do instrumento, identificar aspectos motivacionais de adolescentes e jovens, em termos de suas metas futuras, assim como verificar se há relação entre tais metas com a percepção de instrumentalidade e o engajamento nos estudos O corpus da pesquisa foi composto por 399 jovens e adolescentes de ambos os gêneros do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino do estado do Paraná, do programa Projovem e do programa Patronato Central do Estado do Paraná Para o desenvolvimento metodológico do estudo, os participantes responderam a um questionário em escala Likert Os dados coletados foram submetidos ao programa SPSS para análise descritiva e inferencial Dentre os resultados obtidos, destacam-se que a análise fatorial da escala “Questionário de avaliação de metas futuras e de engajamento” indicou uma estrutura de quatro fatores, sendo, Fator 1: Engajamento comportamental com o alpha ,8; Fator 2: Percepção de instrumentalidade com o alpha ,6; Fator 3: Conteúdos de metas futuras com o alpha ,65 e, por fim, Fator 4: Desvalorização das metas futuras com o alpha ,5 À luz desses indicadores, verifica-se correlação significativa positiva entre engajamento comportamental e percepção de instrumentalidade; entre engajamento comportamental e conteúdo de metas futuras e entre percepção de instrumentalidade e conteúdo de metas futuras Os dados mostraram que a percepção de instrumentalidade e os conteúdos das metas futuras predizem em grau significativo a variável engajamento comportamental Pela análise de variância, os alunos do grupo dos adolescentes que cumprem regime socioeducativos apresentavam escores, significativamente, mais baixos que os outros dois grupos Em relação à medida de desvalorização das metas futuras, o grupo de adolescentes que cumpre regime socioeducativo tem escores mais baixos que os outros dois grupos e, por outro lado, o grupo Projovem tem os escores mais altos que os outros dois grupos Os resultados obtidos na presente pesquisa merecem atenção e sinalizam a necessidade de outras perspectivas de investigações quanto a amostras maiores nos grupos Projovem e Programa socieducativo e elaborar um instrumento que possa investigar melhor a valorização e a expectativa quanto às metas futuras Por fim, os resultados foram discutidos à luz do referencial teórico adotado e de literatura pertinente à área, a fim de contribuir para a compreensão da perspectiva de tempo futuro e de suas implicações educacionaisItem Aprender e reprovar : representações sociais de alunos do ensino fundamentalPolido, Rosimeire Maria; Pullin, Elsa Maria Mendes Pessoa [Orientador]; Ens, Romilda Teodora; Meletti, Silvia Márcia FerreiraResumo: Este trabalho, de natureza exploratória, inscreve-se como uma das produções do Grupo de Pesquisa “Representações Sociais e Educação”, e analisa as representações sociais desenhadas a partir dos indutores “Aprender é“ e “Reprovar é” de alunos do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual de educação, do município de Rolândia-PR Para identificar os elementos que compõem os dois sistemas, central (núcleo central) e periférico análises prototípicas foram realizadas examinando as respostas independente da série/ano de matrícula (6º + 9º ano), por série e condição de sua trajetória histórica escolar (sem ou com reprovação) Tendo por referencial teórico metodológico a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 21, 211), e a Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 23; 211; FLAMENT, 23; GUIMELLI, 1994; SÁ, 1996, 1998) e em face das indicações metodológicas propostas por Abric (1994), diferentes instrumentos foram utilizados: testes de associação de palavras, questionário sociodemográfico e escala de atitudes dos alunos frente à escola, os quais nos auxiliaram na triangulação dos dados As informações coletadas por testes de associação, após lematizadas, foram analisadas tendo por apoio o software EVOC (Ensemble de Programmes Permettant l’Analyse des Evocations- VERGÈS, 1994) e as demais, obtidas pelos outros instrumentos, sumarizadas estatisticamente Marcos da prudência necessários à atividade científica, como sugere Santos (23), limitam os contornos das explicações propostas para o conjunto dos resultados, desde os obtidos no questionário sociodemográfico que auxiliou a compor o perfil dos participantes, aos da escala de atitudes por indicarem a centralidade dessa instituição para eles, e aos dos testes de associação Os resultados das análises prototípicas e das análises de similitude das duas RS investigadas (Aprender; Reprovar) evidenciam o quanto as representações sociais são tecidas com fios entrelaçados que veiculam conhecimento e um fluxo de afetos que não só as antecedem como acompanham sua construção (ARRUDA, 214) Para os participantes aprender se constitui em algo importante, bom e legal, mas que para aprender é preciso estudar, parecendo que para eles aprender se restringe à escola As RSReprovar dos participantes deste estudo, por sua vez, se constituem de termos que denotam insatisfação e descontentamento (chato, horrível, ruim e triste), isto é, atravessadas por afetos As ponderações que finalizam este trabalho sinalizam para seus limites e para a importância e necessidade de outras investigações no campo que atentem nomeadamente por dar voz aos alunos e aos efeitos da repetência para a vida pessoal e escolarização dos mesmosItem De que serve a psicanálise à educação escolarLeite, Mônica Fujimura; Batista, Cleide Vitor Mussini [Orientador]; Mariotto, Rosa Maria Marini; Lustoza, RosaneResumo: Esta pesquisa se propôs a pensar acerca das possibilidades e impasses da transmissão da Psicanálise à Educação escolar Com a constatação de que a demanda de interlocução e oferta entre as duas áreas do conhecimento era da própria pesquisadora (proveniente de uma demanda clínica), surge a pergunta inicial, mote da pesquisa A partir dela, se definiu o objetivo de verificar se existe alguma contribuição da Psicanálise à Educação escolar, e o que ela teria a transmitir-lhe Foi realizado um extenso levantamento bibliográfico, onde se fez um traçado histórico dos autores que se propuseram a pensar a entrada da Psicanálise na Educação escolar, a partir do viés da psicanálise freud-lacaniana Estes foram organizados pelo tipo de relação que propunham, a partir do desdobramento que faziam nos diferentes momentos do percurso de Freud acerca do tema Para dar sustentação e embasamento teórico ao conteúdo trazido, foi realizada uma delimitação conceitual dos termos provenientes da psicanálise que fazem referência ao tema abordado A partir das leituras realizadas, em confrontação com a prática clínica – em Distúrbios Globais do Desenvolvimento, em sua relação com a escola – foi-se definindo um posicionamento, em resposta a nossa pergunta Como resultado, pudemos verificar a importância de se estar atento e da cautela que se deve ter ao se enunciar um discurso a outro campo do conhecimento, ainda mais em se tratando da Psicanálise, que possui uma forma tão específica de ser apreendida e de afetar o sujeito Verificou-se também ser posssível a transmissão deste saber ao professor, o qual acrescenta novos elementos ao seu pensar sobre a importância para a aprendizagem das relações que se estabelecem no cenário educativo O saber da Psicanálise pode contribuir para trazer para o ideal de normatização a impossibilidade estrutural da Educação, abrindo para a consideração da Castração e, a partir disso, criar um espaço para acolher o desejo dos Sujeitos implicados no processo Acreditamos que esta seja a única forma possível de se educar Assim, concluimos que a contribuição da Psicanálise à Educação escolar existe e ela se dá no campo da ética, implicando em uma mudança na postura dos que são afetados por elaItem O curso normal e a formação da cidadania : realidade ou utopiaAraújo, Roberta Negrão de; Miranda, Marília Faria de [Orientador]; Gasparin, João Luiz; Gorni, Doralice Aparecida ParanziniResumo: A presente pesquisa tem como foco o Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental - Curso Normal, na perspectiva do projeto de ensino médio integrado à educação profissional No Brasil este curso tem percurso marcado por políticas públicas que apresentam contradições No estado do Paraná a história não se diferencia Em Cornélio Procópio, o Colégio Estadual Cristo Rei - Ensino Normal reflete tais contradições Considerando tal contexto e, diante de diversas mudanças na política educacional, que tiveram como conseqüências alterações no Curso de Formação de Docentes, temos como problema de pesquisa: O Colégio Estadual Cristo Rei - Ensino Normal tem Projeto Político Pedagógico (PPP) comprometido com as questões sociais, cujo eixo vertebrador é a formação da cidadania? De que forma esta é contemplada em seu PPP? A partir do problema, propomos como objetivo geral da pesquisa avaliar se o PPP do referido colégio é comprometido com a formação da cidadania A linha epistemológica que subsidia o presente estudo associa-se ao materialismo histórico, o que solicita os pressupostos da dialética Para atingir o objetivo proposto seguimos os passos que são descritos na metodologia Assim, a pesquisa bibliográfica, por meio de fontes de referências, bem como análise de documentos oficiais, fundamenta, teoricamente, a pesquisa descritiva - estudo de caso O tipo de pesquisa de dados empíricos foi o monográfico, pois parte do princípio que o estudo de caso é considerado como representativo de outros semelhantes, ou seja, de outros colégios que ofertam o Curso de Formação de Docentes Para tanto, escolhemos como locus o colégio acima citado, já que este não cessou a oferta do curso, pois não aderiu, em 1996, ao Programa de Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio (PROEM) A população-alvo constituiu-se dos alunos da 3ª série do Curso Médio-Integrado, professores, funcionários e demais profissionais da educação envolvidos com o referido colégio As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: entrevista semi-estruturada - funcionários da instituição e profissionais do Núcleo Regional e Secretaria de Estado da Educação e questionário, distribuído para a Equipe Pedagógica, Professores e alunos do colégioItem Contribuições das atividades de pesquisa realizadas por alunos de licenciatura para sua formação profissionalFreiberger, Regiane Müller; Berbel, Neusi Aparecida Navas [Orientador]; Ens, Romilda Teodora; Jorge, MarcosResumo: Este estudo refere-se às contribuições das pesquisas realizadas por alunos na licenciatura Dois objetivos gerais foram propostos: “analisar as contribuições que as atividades de pesquisa realizadas por alunos de licenciatura podem proporcionar à sua formação profissional, como referência para estimular a ampliação dessa modalidade de atividade acadêmica”; e “contribuir para a construção do conhecimento a respeito dos princípios educativos das atividades de pesquisa na licenciatura” A condução do estudo foi orientada pelas cinco etapas da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez Após a realização da Observação da Realidade, primeira etapa, elegeu-se o problema a ser investigado: “que contribuições as experiências com pesquisa realizadas por alunos dos cursos de licenciatura podem trazer para a sua formação profissional?” Na segunda etapa, foram eleitos três pontos-chave: pesquisa e formação de professores nas licenciaturas, a partir da literatura e de documentos formais; o que expressam os autores a respeito do desenvolvimento de aprendizados do futuro professor, a partir da pesquisa; contribuições proporcionadas pelas pesquisas realizadas por acadêmicos de licenciatura, para sua formação profissional, na percepção de docentes e alunos Na Teorização, os pontos-chave foram investigados por meio de diferentes instrumentos de coleta de dados Pela literatura, constatou-se que os princípios educativos da pesquisa parecem não estar claramente sistematizados no âmbito da graduação Verificou-se que as políticas públicas que definem as diretrizes legais para os cursos de licenciatura, priorizam uma formação descomprometida com a pesquisa e a produção de conhecimentos Por meio da consulta a atores envolvidos, confirmou-se que a atividade de pesquisa pode promover o desenvolvimento de aprendizados de diversas ordens àqueles que vivenciam seu processo, beneficiando a sua formação e atuação profissional para a docência, tais como uma prática reflexiva, a formação do pensamento crítico; a autonomia intelectual e o questionamento (re)construtivo; o exercício do espírito científico e investigativo e da capacidade argumentativa; o estímulo à ética, à cidadania e à responsabilidade social Como hipóteses de solução foram delineadas sugestões pensadas de modo a configurarem uma proposta de inserção da pesquisa como um eixo de formação nas/para as licenciaturas, por meio da ampliação desta atividade envolvendo alunos Como ‘Aplicação à Realidade’ propõe-se um debate acerca da pesquisa e formação de professores nas licenciaturas, pelo agendamento de reuniões com os colegiados e as coordenações destes cursos; encaminhar cópias desta investigação a órgãos ligados à formação e profissionalização do magistério Confirmou-se a pertinência da postura crítico-reflexiva, que a pesquisadora vem assumindo em sua trajetória profissional, tendo por base a proposta de educação pela pesquisaItem A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografiaVidal, Wanessa Pires Garcia; Marcondes, Martha Aparecida Santana [Orientador]; Galuch, Maria Terezinha Bellanda; Tuma, Magda MadalenaResumo: A formação docente tem sido cada vez mais discutida, principalmente, no sentido de se reconhecer a importância dos saberes pedagógicos na relação com os saberes específicos Em meio a essas discussões, levantamos a problemática da formação dos professores para a avaliação da aprendizagem de seus alunos Desse modo, este trabalho teve como objetivo, delinear, na perspectiva dos professores, as contribuições e as carências em relação à sua formação inicial para o fazer avaliativo, em um estudo de caso com professores de Geografia Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II e Médio) do Paraná, lotados no município de Cambé, situado na região norte do Estado Nesse estudo, pudemos identificar, a respeito da avaliação, uma variedade de concepções entre os professores, tais como: serviço à construção do saber e à prática docente; instrumento disciplinador; momento de verificação e de notação; tarefa meramente burocrática a ser cumprida Os professores expuseram muito mais carências do que contribuições a respeito de sua formação para a avaliação da aprendizagem, levantando, inclusive, indicativos de que a formação docente, como um todo, tem sido permeada por lacunas, além de entenderem que têm sido formados, principalmente, pela práticaItem O sentido da formação contínua para professores de língua inglesaChimentão, Lilian Kemmer; Palma, José Augusto Victoria [Orientador]; Vasconcellos, Maura Maria Morita; Ghedin, EvandroResumo: O presente estudo tem como temática de investigação a formação contínua de professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino do Paraná, pertencentes ao Quadro Próprio do Magistério (QPM) da cidade de Ibiporã O objetivo principal do estudo é compreender o sentido que os docentes atribuem à formação contínua ofertada pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR) A pesquisa caracteriza-se como sendo de cunho qualitativo, na modalidade estudo de caso As informações foram coletados por meio de análise documental e de entrevistas semiestruturadas junto aos 12 professores que se enquadraram no perfil delimitado, e sua análise seguiu os princípios da análise de conteúdo Com a análise documental, foi possível verificar que o processo de formação contínua do Estado é composto por uma variedade de programas, cada um deles com suas potencialidades e limitações No entanto, com a análise das questões objetivas e subjetivas, é possível depreender que a formação contínua representa para o professor, apenas, uma oportunidade de trocar experiências com os demais professores e de obter progressão salarial, sendo pouco significativa Sendo assim, inferimos que o processo de formação contínua ofertada pela SEED-PR não está alcançando seu objetivo: contribuir com o desenvolvimento intelectual dos profissionais da educação e a melhoria da qualidade de ensino Os resultados apontam ainda que os principais fatores que fazem os professores atribuírem pouco sentido aos programas são: a) contradições no discurso do Estado em relação à valorização dos professores e de sua formação; b) conflito conceitual existente entre os formadores e os professores; e c) não visualização de aprendizagem significativa por meio dos programas de formação Propomos alguns encaminhamentos para superação das limitações apontadas: a) repensar as condições de trabalho e de formação dispensadas ao professor; b) maior aproximação entre SEED-PR e professores para que os objetivos e expectativas em relação à formação possam andar juntas; e c) fazer uso de metodologias abrangentes durante o processo, englobando reflexão e estudo dos conteúdos específicos da disciplina, aspectos metodológicos e aspectos políticos/éticos, considerando sempre como base dos processos de formação, o trabalho pedagógico Finalizamos nossas considerações, afirmando que a formação continuada poderá ser capaz de provocar mudanças na postura e no fazer pedagógico dos professores, quando, meio dos programas de formação continuada, formarem-se profissionais dotados de uma fundamentação teórica consistente e com saberes para fazer análise e reflexão crítica acerca de sua prática e de todos os aspectos que compõem e influenciam seu fazer pedagógico e/ou o contexto escolarItem Movimento estudantil secundarista como resistência às políticas educacionais neoconservadoras : as ocupações de escolas públicas nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná (2015-2016)Leme, Renata Bento; Ruiz, Maria José Ferreira [Orientador]; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Militão, Silvio César NunesResumo: Esta Dissertação foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu), na Universidade Estadual de Londrina, na linha de pesquisa: Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, núcleo de Políticas Educacionais, por meio de pesquisa bibliográfica e de análise documental Teve como objetivo geral verificar o posicionamento do Movimento Estudantil Secundarista (MES), nos anos 215 e 216, nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná, frente às políticas educacionais impostas Em específico, a pesquisa buscou: elucidar sobre a luta do MES, no contexto político e econômico da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985); identificar as permanências e as mudanças históricas por quais passaram esse movimento; reconhecer suas ações, suas relações com outras entidades e suas principais reivindicações; e, ainda analisar a perspectiva política desse movimento, tendo em vista as reformas neoliberais atuais e seus impactos nas políticas para a educação Partiu-se da seguinte questão: qual a forma de organização, ações e demandas que permeiam o Movimento Estudantil Secundarista, e que relação esse movimento estabelece com as políticas educacionais no percurso histórico da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) até 215-216? A hipótese é que, com o avanço das políticas neoliberais, o MES tem se organizado ao longo do tempo como meio de resistência às políticas educacionais que tendem a implementar um tipo específico de formação para as escolas públicas Na Ditadura Civil-Militar, acirrou-se um processo repressivo e antidemocrático contra a classe trabalhadora, no qual os estudantes se colocaram contrários às arbitrariedades do governo e apresentaram-se como uma ameaça à política vigente Na década de 198, lutaram pela redemocratização do país e, mais tarde, posicionaram-se contra as políticas neoliberais Há, portanto, um histórico de lutas e mobilizações realizadas pelo MES Nos anos de 215 e 216, houve um importante levante dos estudantes secundaristas da rede pública de ensino, nos estados de São Paulo, Goiás e Paraná, desejosos por mudanças nas concepções e nas políticas que apontam para o desmonte do ensino público brasileiro A organização do movimento, ineditamente feita de forma horizontal, demonstrou o posicionamento dos alunos e a atuação destes contra políticas públicas austeras direcionadas à educação do país, sobretudo mediante uma resistência ativa através da ocupação de escolas públicas estaduais Conclui-se que o MES, tendo como ótica a luta pela manutenção da escola pública e gratuita, apesar de não ser considerado um movimento popular de trabalhadores, tendo em vista sua natureza, é um movimento de caráter social e de massa com posicionamento contestatório à ordem política vigenteItem Navegando no emaranhado do paradigma pedagógico traducional : desafiando modelos explicativosMioto, Luis Henrique; Henning, Leoni Maria Padilha [Orientador]; Volpato, Rosângela Aparecida; Dalbosco, Cláudio AlmirResumo: Podemos apresentar nossa pesquisa como um diagnóstico das tramas que compõem o paradigma educacional vigente nas escolas brasileiras Diagnóstico constituído por uma discussão conceitual e genealógica da relação complexa educador / educando / ambiente escolar e de uma análise de uma vivência de campo Percebemos um paradigma entrelaçado com nós rígidos, numa rede de configuração tradicional, vinda de múltiplas linhas ao longo de embates e entrelaçamentos históricos no percurso do processo organizativo do paradigma educacional da escola pública brasileira Nosso objetivo mais importante nessa pesquisa é o de realizar uma discussão sobre as formas como esse paradigma tradicional educacional se organizou e ainda se organiza nos embates atuais nas escolas, partindo da metodologia dos professores observadas em sala de aula de dez escolas da cidade de Londrina e ampliando a discussão para as relações do campo escolar Para tanto, realizamos uma ampla discussão sobre o conceito de “tradicional” na educação e de suas “brechas” Formulamos um capítulo em que se cria um campo conceitual que nos possibilitou discutir as “brechas” e a “desparadigmação” cautelosa do paradigma tradicional da educação Para realizarmos a tarefa proposta partimos da leitura de autores vinculados à teoria da complexidade, em particular Edgar Morin No entanto, percebemos a necessidade de outras leituras e, nesse sentido, ampliamos para as leituras de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Rubem Alves, dentre outros autores que inspiraram uma rediscussão conceitual da temática, assim como historiadores da educação que potencializaram uma composição da perspectiva histórico-genealógica do tema abordado nesse trabalhoItem Educação inclusiva : análise de textos e contextosAnção, Carla Di Benedetto; Gorni, Doralice Aparecida Paranzini [Orientador]; Vitaliano, Célia Regina; Mori, Nerli Nonato RibeiroResumo: A presente pesquisa teve como objetivo realizar uma investigação do processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, mediante o estudo da legislação que a subsidia e a análise de como ela está sendo operacionalizada em distintos contextos escolares A metodologia de cunho qualitativo se configurou na pesquisa de campo, visando analisar os desafios, os discursos, as ações verbalizadas, os sentidos e os significados que permeiam a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais no cotidiano escolar A pesquisa foi realizada em duas escolas do município de Arapongas-PR, sendo que uma desenvolve um projeto de inclusão de alunos com deficiência auditiva e outra atende a alunos com todo tipo de necessidades Participaram das entrevistas as diretoras e supervisoras das duas escolas, duas professoras com experiência no trabalho junto aos alunos com deficiência auditiva e duas professoras sem experiência anterior com esta demanda Os dados e informações obtidas, mediante as entrevistas, foram analisados à luz da legislação vigente e da literatura consultada Os resultados evidenciaram, que para a Educação Inclusiva ser efetivada da forma como está idealizada na legislação vigente, será necessário transpor algumas barreiras Estas, conforme apontadas pelos participantes desta pesquisa, referendam os aspectos destacados pelos autores consultados, tais como: o despreparo dos professores, o número excessivo de alunos nas salas de aula, a precária ou inexistente acessibilidade física nas escolas, a rigidez curricular, as práticas avaliativas e, por fim, o desconhecimento assumido direta ou indiretamente, pelos responsáveis em materializar a Educação Inclusiva nas escolas, no que se refere à própria legislação que a fundamentaItem Libras na formação de professores : percepções dos alunos e da professoraAlmeida, Josiane Junia Facundo de; Vitaliano, Célia Regina [Orientador]; Marquezine, Maria Cristina; Lacerda, Cristina Broglia Feitosa deResumo: As políticas de inclusão educacional de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) divulgadas a partir dos anos 199 em nosso país têm ampliado o número de matrícula desses alunos no ensino regular No entanto, na mesma proporção, os professores têm reclamado seu sentimento de despreparo para atendê-los Tendo em vista essa situação, constata-se a necessidade de providências por parte das instâncias formadoras para favorecer a preparação desses profissionais Em se tratando do processo de inclusão educacional de alunos surdos, o reconhecimento da Língua de Sinais e sua regulamentação por meio do Decreto 5626/5 foram fundamentais, principalmente, pelo fato de preverem a inclusão da disciplina de Libras nos currículos dos cursos de licenciatura, responsáveis pela formação dos professores Considerando que esta determinação é recente e contempla primeiramente os cursos de Pedagogia, os objetivos da presente pesquisa foram: caracterizar a implementação da disciplina de Libras no referido curso na Universidade Estadual de Londrina e seus efeitos junto aos graduandos, bem como analisar as percepções da professora sobre a organização e objetivos da disciplina em questão As bases teóricas desta pesquisa se constituíram nos fundamentos da educação inclusiva, em especial o processo de inclusão de alunos surdos, a filosofia educacional bilíngüe para surdos e análises sobre a formação de professores para inclusão de alunos com NEE Para coleta dos dados utilizou-se os procedimentos de análise documental do programa da disciplina de Libras, entrevista com a professora responsável pela disciplina e a aplicação de um questionário aos alunos que finalizaram a referida disciplina Os resultados obtidos por meio da análise do programa da disciplina de Libras evidenciaram que: os conteúdos e os objetivos focalizaram os aspectos lingüísticos da Libras e o desenvolvimento de atividades práticas pertinentes a referida língua; e estudos relacionados à surdez na perspectiva cultural As análises do questionário aplicado aos alunos mostraram que muitos, após finalizarem a disciplina de Libras, ainda se sentiam inseguros em receber alunos surdos em suas salas de aula Os resultados da entrevista com a professora de Libras indicaram sua percepção sobre o principal objetivo da disciplina de Libras como o de sensibilizar os graduandos para o trabalho com alunos surdos por meio do conhecimento da cultura surda e da língua de sinais Depreende-se deste estudo a necessidade de se aprimorar as contribuições que a disciplina de Libras pode oferecer à preparação dos graduandos para a inclusão escolar dos alunos surdosItem O calçadão de Londrina no ensino de história : pluralidades e apropriações de professoresGuedes, Silvana Muniz; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]; Honorato, Tony; Ramos, Márcia Elisa TetéResumo: Estudos realizados sobre a maneira de analisar cidades e seus lugares de memória a partir de sujeitos considerados diferentes, perante uma sociedade que nos formata para sermos pessoas iguais, possibilitam pensar sobre novas formas de trabalhar os espaços urbanos nas escolas Tal afirmação é possível quando o professor potencializa seu olhar para o que existe na cidade em termos de cotidiano e que, por vezes, não é percebido Nesse sentido, o objeto desta pesquisa trata-se de um importante espaço da cidade de Londrina, no Paraná: o Calçadão Um lugar de memória que nos convida a conhecer a história da cidade, permitindo refletir acerca do termo “patrimônio” e sobre a redefinição dada a esse conceito em tempos atuais A metodologia utilizada é a de pesquisa-ação que, cada vez mais, vem sendo adotada no processo educativo por possibilitar utilização de técnicas consagradas em pesquisas, a fim de justificar a ação tomada com vistas na melhoria da prática Assim, estudos bibliográficos foram eleitos como suportes para ampliar a pesquisa no âmbito educacional, estabelecendo relações entre o campo do Ensino de História, do Patrimônio e da Experiência O patrimônio, neste estudo, é entendido como um conjunto material de objetos e práticas que identifica a união de sujeitos, principalmente pela forma como os espaços são apropriados por diversas pessoas presentes nele A experiência abarca a valorização de relações humanas e as vivências na cidade por meio de sujeitos “diferentes”, contrapondo uma tradição erudita Nesse aspecto, o objetivo deste estudo consiste em investigar e identificar quais as alterações possíveis (ou não) no Ensino da História sobre esse lugar, quando professores, por meio de um curso, são convidados a conhecer e a pensar sobre possibilidades de ensinar sobre esse espaço, considerando as narrativas desses sujeitos “diferentes” em conjunto com estudos teóricos acerca do Calçadão de Londrina O ponto que se destaca é o material utilizado no curso: são as fontes produzidas e utilizadas durante a realização desta pesquisa que culminaram em três narrativas sobre o lugar: o olhar histórico e geográfico do lugar obtido por meio de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de seis anos; os movimentos cotidianos do Calçadão obtidos por meio da observação de campo em conjunto com referenciais teóricos que tratam do sujeito e de sua relação com a cidade; entrevista com três mulheres, selecionadas a partir da observação, que praticam atividades de trabalho há mais de vinte anos nesse espaço, o que trouxe uma narrativa sobre o Calçadão pelo olhar de quem lá está inserido cotidianamente Criadas as narrativas, os professores trabalhariam a temática em sala de aula? A resposta veio do curso, quando uma das inferências apresenta que estudar o patrimônio material e cultural das cidades, a partir da narrativa e das experiências desses sujeitos, possibilita pensar a escola – fonte de educação – vinculada próxima e positivamente com o entorno, trabalhando o cotidiano do espaço urbano também pelo olhar dos considerados coadjuvantes