CLCH - CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
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Navegando CLCH - CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS por Autor "Adolfo, Sérgio Paulo"
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Item Amor de perdição e amor de salvação : uma análise contrastivaBedendo, Luzimari; Silva, Joaquim Carvalho da [Orientador]; Décio, João; Adolfo, Sérgio PauloResumo: O presente estudo procura evidenciar as correspondências e as divergências entre as novelas Amor de Perdição e Amor de Salvação do escritor português Camilo Castelo Branco, através de um contraste entre os elementos da narrativa, a partir dos estudos de Jacinto do Prado Coelho Através do confronto entre as novelas, cujo tema do amor é demonstrado diferentemente, verifica-se uma regularidade na composição das obras no que se refere ao tempo, ao espaço e ao narrador, mas principalmente com relação às personagens, que possuem características e estatutos correspondentes Pertencentes ao Romantismo português, as obras refletem o estado de espírito do povo português em meados do século XIX Camilo Castelo Branco procura, através de suas obras, mostrar sua inquietude diante das opressões, das injustiças e da hipocrisia, denunciando a sociedade da épocaItem Os contos de Domingos Pellegrini (1977 a 1998) : a confirmação do escritorAraújo, Lucas Vieira de; Silva, Joaquim Carvalho da [Orientador]; Adolfo, Sérgio Paulo; Carvalho, Aécio Flávio deResumo: Este trabalho tem como objeto de estudo cinco livros de contos do escritor Domingos Pellegrini publicados de 1977 a 1998 Tal estudo se justifica pelo destaque que o referido autor ocupa entre o público, principalmente adolescentes e jovens, e parte da crítica, além da importância de realizar estudos acadêmicos que aprofundem a discussão em torno das obras do autor, que apesar da visibilidade alcançada fora da academia, foi objeto de poucos estudos, notadamente no Paraná, seu estado natal Além disso, é importante sistematizar informações sobre a vida e obra de Pellegrini que, assim como ficou comprovado neste trabalho, tem profunda influência nos livros que escreve Sendo assim, os objetivos desse trabalho foram organizar um conjunto de informações desconexas veiculadas em meios de comunicação de massa sobre a infância e a juventude do autor, analisar alguns aspectos literários à luz dos livros selecionados, e julgar, a partir de estudos teóricos, a relação da literatura infanto-juvenil com o trabalho do autor Também foi feito um levantamento da posição que o autor londrinense ocupa no cânone literário nacional, da mesma forma que uma breve discussão sobre os processos e as ferramentos usadas para a criação do cânone A metodologia empregada para tanto fez uso das contribuições de teóricos brasileiros e estrangeiros de notável saber acerca dos estudos de teoria literária, como Candido, Moisés, Coutinho, Kaiser e Lubbock, para analisar o enquadramento dos livros de contos escolhidos nos pressupostos destes teóricos, além da compilação de dados fornecidos pelo próprio Pellegrini para este trabalho Depois dessa análise incial, obteve-se como resultados que o escritor londrinense não se distancia muito da teoria literária sobre aspectos relacionados ao conto, e que sua participação do cânone nacional é tímida diante da proximidade que Pellegrini tem junto ao público e parte da crítica Também pode-se destacar a comprovação da forte influência dos episódios vividos na infância do autor em boa parte dos contos, principalmente os dirigidos ao público infanto-juvenil, o que ocorre a partir da década de 198 No que diz respeito à ligação dos contos pellegrinianos com a literatura infanto-juvenil, notou-se, assim como ocorreu com a teoria literária, uma estreita ligação, porém com diferenças substanciais de estilo e temática em comparação com outras obras do gênero Com essas informações, a expectativa é que este trabalho possa trazer uma certa contribuição para os estudos literários, em especial à literatura contemporânea, e mais especificamente a vida e obra de Domingos Pellegrini Além disso, possibilitar que o leitor desse escritor possa compreender um pouco mais do universo desse respeitado autorItem Cora Coralina : cartografias da memóriaOliveira, Márcia Batista de; Nascimento, Gizêlda Melo do [Orientador]; Adolfo, Sérgio Paulo; Andrei, Elena MariaResumo: A memória, como fonte de conhecimento, constitui um recurso freqüentemente adotado para criação literária Tal recurso explica-se por se reconhecer a importância do ato de rememorar, na obtenção de um panorama cultural das experiências vivenciadas por um indivíduo ou grupo em determinada época A presente pesquisa pretende observar de que forma o tema é tratado na obra de Cora Coralina, no intuito de verificar como a escritora realiza a transposição da memória em seus múltiplos aspectos, para a criação literária A visão crítica da realidade faz sua escritura transcender o registro puro e simples de uma memória nostálgica, levando os leitores a reconstituir uma cartografia histórico-social circunscrita a um tempo: Goiás, vista como metáfora do Brasil, no início do século XX Memória como registro de um tempo, vindo expressa através de sua recuperação pelo veio sócio-cultural, mas sempre através de uma visão que recupera a versão dos menos representáveis Para tal pesquisa, consideram-se indispensáveis às leituras: Maurice Halbwachs (A Memória Coletiva), Ecléa Bosi (Memória e Sociedade: lembranças de velhos); além do estudo filósofo Merleau-Ponty a respeito da percepção, Lúcia Castelo Branco (A Mulher Escrita), que realiza reflexões a respeito da condição feminina Também estará presente o estudo de Gilberto Freyre; este último para dar conta da especificidade de nossa formação histórico-culturalItem De Jubiabá brasileiro para Jubiabá norte americanoCecchini, Patricia Lourenço; Corrêa, Regina Helena Machado Aquino [Orientador]; Batista, Raimunda de Brito; Adolfo, Sérgio PauloResumo: Muitos tipos de tradução podem ser descritos como experiências culturais do tradutor O tradutor, antes de tudo, é um facilitador no processo de transmissão e recuperação cultural; ele é a ponte entre o leitor e a leitura , pois a tradução não está restrita somente ao ato lingüístico de mudança de código, mas também à comunicação intercultural Através do tradutor ocorre a compreensão da outra cultura, compreende-se que esta atividade tem como objetivo levar a mensagem a quem se traduz, além de discernir para que se traduz Com a consciência tradutológica carrega-se a consciência de perdas e ganhos no processo da tradução Nesta Dissertação analisar-se-á, pois, a obra Jubiabá, de Jorge Amado, mediante a comparação entre expressões e termos culturalmente carregados pela simbologia afro-brasileira e correspondente da obra traduzida para o inglês, publicada nos Estados Unidos com o mesmo título por Margaret Abigail Neves Em primeiro lugar, será feito o cotejamento de trechos do romance, em português, nos quais haja termos com uma forte conotação cultural religiosa Em seguida, este trabalho buscará fazer a busca das equivalências na tradução em inglês Os excertos, de maneira imediata, serão separados por temas diversos a serem analisados, iniciando-se, assim, o exame de elementos culturais, de modo que se possa verificar como esses elementos são tratados na tradução Os temas variam em palavras e expressões de origem religiosa, regional e ideológica O intuito é relatar possíveis alterações lingüísticas ocasionadas pela dificuldade de transporte de elementos extralingüísticos Algumas sugestões serão averbadas quanto à tradução de certos termos considerados inapropriados Esta preocupação deve-se ao fato do enredo da obra estar permeado de valores culturais, ou seja, a vida do protagonista revela-se rica em elementos culturais, os quais aparecem na obra de maneira explicitamente retratada Será abordada, é claro, a análise da tradução feita por Margaret Abigail Neves e de excertos da obra Jubiabá, à luz da tradução como uma experiência intersubjetiva e intercultural do tradutor Procurar-se-á concluir, pois, quanto esta experiência limita ou, ao contrário, auxilia este tradutor na definição do termo que vai usar para que seja mantida a correspondência entre os dois idiomas Por essas dificuldades o leitor norte-americano, muito provavelmente, tenha percebido o sentido mais geral da obra, isto é, a proposta do autor com relação aos problemas de raça e às diferenças sociais Todavia, é pouco provável que com esta tradução ele tenha absorvido o sentido jocoso, divertido e, às vezes, dramático da obra de Jorge Amado, bem como a importância do sincretismo religioso no contexto cultural do Brasil, principalmente entre as classes subalternas Os aspectos relacionados com a esperteza do brasileiro comum, seu senso de humor para lidar com sérios problemas sociais, sua relação com as crenças religiosas - aspectos que são elementos estruturais da obra original - tira a obra, ao que se pôde analisar, do lugar-comum de um romance que trata de diferenças raciais ou sociais, como outras centenas de milhares de romances e novelas a serem encontradas pelo mundo, e a coloca como um romance diferenciado, interessante e, para dizer o mínimo, inteligente Chega-se à conclusão, entremeios, que estes aspectos (idiosssincráticos a uma experiência cultural sempre concreta) estão razoavelmente prejudicados nos traslados de uma via tradutória (o que, para o bem ou para o mal, aparece registrado em todo esforço de tradução de obras culturalmente enraizadas e orgânicas)Item Dizeres do olhar : narrativas de identidade no deserto das almasMaciel, Jessé dos Santos; Nascimento, Gizêlda Melo do [Orientador]; Adolfo, Sérgio Paulo; Alves, Tânia Regina OliveiraResumo: A homoafetividade está presente na literatura brasileira desde o final do século XIX Entretanto, foi somente ao longo do século XX que a atração afetiva e sexual entre pessoas do mesmo sexo adquiriu o status de expressão do ethos de um importante grupo identitário, tendo resultado de modificações sócio-culturais que conformaram as identidades de milhões de sujeitos A emergência de um movimento afirmativo da identidade sexual homoafetiva foi acompanhada da proliferação de personagens homosujeitos no campo literário, em romances que marcaram de modo significativo os debates sobre o amor e a liberdade Da presença de atos homossexuais como índice da degradação da marinha saturada de ex-escravos em Bom Crioulo, passando pela denúncia dos abusos a jovens estudantes de internato em O Ateneu, e da exposição das mazelas dos moradores das cabeças de porco em O Cortiço, foi percorrido um longo caminho até a conquista de uma visibilidade tolerante dos homosujeitos na literatura brasileira Tendo dominado numericamente a cena da ficção de temática homoafetiva ao longo da maior parte do século passado, o gênero conto viu o aparecimento de romances afirmativos que ultrapassaram os limites da apropriação limitada do tema a simples metáfora da degeneração em discursos moralistas Abordamos nesta Dissertação um aspecto relevante da nova produção romanesca de temática homoafetiva, o olhar re-ordenador dos discursos que é o fundamento das narrativas de homoautores contemporâneos, os quais enfrentam o locus desfavorável que é normalmente reservado aos personagens homosujeitos Três romances foram selecionados para a abordagem da problematização do ato de narrar, o qual com freqüência coloca em dúvida o caráter representacional que é a marca tradicional do texto literário Os romances citados são: Stella Manhattan; Onde andará Dulce Veiga? e Berkeley em BellagioItem Expressão sinestésica : artes plásticas e crítica literária em Tarsila do AmaralMiola, Gabriela Canale; Corrêa, Regina Helena Machado Aquino [Orientador]; Adolfo, Sérgio Paulo; Mello, Ana Maria Lisboa deResumo: Este trabalho concentra-se em textos de Tarsila do Amaral (1886-1977) publicados no Diário de SPaulo entre as décadas de 193 e 195 sobre obras de literatura, escritores e traduções de livros, na tentativa de observar teorias tarsilianas acerca da literatura, das artes em geral, relacionando-as, quando possível, com sua produção pictórica Neste sentido, este trabalho pretende ainda expressar suas formulações teóricas fazendo uso de ilustrações, juntamente com o texto, na tentativa de demonstrar que as imagens podem se colocar perante as idéias com tanta eloqüência crítica quanto as palavrasItem História literária nos cursos de Letras: cânones e tradiçõesOliveira, Vanderléia da Silva; Corrêa, Alamir Aquino [Orientador]; Fonseca, José Luís Jobim de Salles; Gregório, Regina Maria; Adolfo, Sérgio Paulo; Corrêa, Regina Helena Machado AquinoResumo: Estudo de programas da disciplina de Literatura Brasileira dos cursos de Letras de seis universidades paranaenses e das concepções que professores e alunos têm sobre literatura, cânone, texto literário e metodologia de abordagem da Literatura Brasileira em sala de aula, a partir de formulários por eles respondidos, com o propósito de verificar o lugar das histórias literárias na graduação em Letras Como pressuposto básico, a pesquisa considera que, se a Universidade é responsável pela formação inicial do professor de literatura, pela educação dos alunos nas leituras literárias e pela transmissão de discursos que valorizam certos textos como literários, atuando como o mais concreto componente de construção do sistema literário, o estudo dos programas é um bom começo para se entender como se dá o ensino de literatura brasileira nas universidades paranaenses e para se observar as possíveis mudanças que nelas acenam A proposta é a de que a reformulação de algumas práticas metodológicas pode alterar de modo significativo não apenas a concepção de ensino, mas também a formação do professor de literatura Além do que, permite a inserção de alguns grupos até então marginalizados nos âmbitos da crítica literária e da universidade, vistas como autoridades institucionais, uma vez que representa uma concepção mais ampla do processo de produção e recepção literária A metodologia utilizada é a de pesquisa bibliográfica e coleta de dados junto aos professores de literatura brasileira e graduandos dos cursos de Letras, para categorização dos registros e análise das concepções Os resultados demonstram que há uma incorporação dos paradigmas da historiografia literária brasileira no ensino de literatura brasileira A constatação é a de que ensinar literatura significa usualmente ensinar “história literária”, o que resulta na cristalização – como um espelho de cânones e tradições - de autores e obrasItem O ideário gonzaguiano na obra Tratado de Direito NaturalFranco, Sandra Aparecida Pires; Corrêa, Alamir Aquino [Orientador]; Gonçalves, Virgínia Maria; Joanilho, André Luiz; Adolfo, Sérgio PauloResumo: O propósito é analisar como estava o pensamento e a formação dos intelectuais no século XVIII que iam estudar na Universidade de Coimbra Para tanto, será contextualizada a obra Tratado de Direito Natural (1768) de Tomás Antônio Gonzaga (1744-181), escritor português, cuja versão se encontra disponível na edição crítica de Rodrigues Lapa, publicada em 1957 O Tratado de Direito Natural será analisado como manifestação social, por retratar o ambiente político e cultural no qual se conforma o estado Moderno português do século XVIII A obra Tratado de Direito Natural foi a tese de doutorado de Tomás Antônio Gonzaga, dedicado ao Marquês de Pombal para adquirir o almejado cargo de professor na Universidade de Coimbra O tratado divide-se em três partes, sendo a primeira a que trata dos princípios gerais “necessários para o Direito Natural e Civil”, onde o autor discorre sobre os principais autores clássicos, tratando de estabelecer os parâmetros a partir dos quais tratará das duas últimas partes A segunda, que trata basicamente das sociedades eclesiástica e civil, é onde Gonzaga aplica os valores construídos na primeira parte, a fim de estabelecer seus juízos acerca dos poderes espiritual e temporal Na terceira e última parte, o autor trata especificamente da “natureza” da justiça e das leis Nesta última parte é onde ele transforma o arcabouço teórico estudado nas duas primeiras partes em um discurso pragmático acerca do funcionamento do Estado Moderno Pretende-se deixar expresso o ideário de Gonzaga, verificando através dele o contexto político-histórico da época, como forma de entender as estruturas ou a história de idéias a matizar o pensamento daqueles que lá estudaramItem Jorge Andrade e a trilogia da procuraCalzavara, Rosemari Bendlin; Silva, Joaquim Carvalho da [Orientador]; Cortez, Clarice Zamonaro; Joanilho, André Luiz; Limoli, Loredana; Adolfo, Sérgio PauloResumo: A proposta nesta tese é particularizar a discussão do texto literário dramático que, sendo manifestação artística, tem uma função social imanente ao seu sentido próprio, como representação de algo visto, vivido ou imaginado A escrita dramática, que é também uma escrita literária, pertence ao domínio do teatro como encenação e como montagem Num primeiro momento, o objetivo é fazer um estudo do drama moderno e da tragédia moderna a partir de um terreno historicizado, bem como verificar o papel do ator e do dramaturgo ao longo da história Na sequência, relacionar na trilogia de peças históricas do dramaturgo Jorge Andrade O Sumidouro, As Confrarias e Pedreira das Almas as procuras que marcam as personagens e que confirmam a correlação das peças com o drama moderno e com a tragédia moderna, tendo em vista que as questões não são excludentes Na dramaturgia moderna a origem dos acontecimentos reflete-se sobre si mesma, passado e presente representam um objeto saturado de tensões A dramaturgia de Jorge Andrade se inscreve nestes aspectos e se apresenta como conteúdo que estabelece uma relação dialética entre dois enunciados: o “enunciado da forma” e o “enunciado do conteúdo”, conteúdos advindos da vida social e que por si só já têm uma forma peculiar Na tragédia moderna a tensão se instala entre o homem individualizado e o seu papel social Daí o resultado trágico originar-se especificamente destas tensõesItem A literatura com movimento humanizador: o projeto poético de Solano TrindadeMachado, Serafina Ferreira; Nascimento, Gizêlda Melo do [Orientador]; Fonseca, Maria Nazareth Soares da; Adolfo, Sérgio PauloResumo: Esta Dissertação se propõe a revisar o processo da formação da identidade do negro: da subalternidade à luta pelo reconhecimento, na esfera histórica e literária Esta discussão se faz relevante para avaliarmos a transformação nos papéis sociais destinados aos negros em diversos escritores, especialmente, Solano Trindade Na obra deste, o poeta cede sua voz ao oprimido (o homem negro ou branco) para denunciar as injustiças sociais O discurso de Trindade convida o leitor a uma revisão da condição do negro e, ao ressaltar o caráter humano em sua poética, questiona as imagens fixas, revestidas por estereótipos que estigmatizam A obra deste poeta se propõe, pois, a uma (re) leitura das imagens impingidas ao negro na diáspora, confrontando-se com valores morais, políticos e sociais da elite, no intuito de reconhecer o caráter humano do negroItem A literatura como estratégia de emancipação do negroSilva, Stefani Edvirgem da; Nascimento, Gizêlda Melo do [Orientador]; Batista, Raimunda de Brito; Adolfo, Sérgio PauloResumo: A relevância da colaboração literária para as questões sociais condiciona nosso trabalho para a observação das teorias que se perpetuaram como verdades inquestionáveis e geraram um imaginário que, muitas vezes, sobrepõe uma classe sobre a outra, um gênero sobre o outro e, no caso desta pesquisa, uma etnia sobre a outra Tendo em vista a trajetória do negro no Brasil mesmo após a abolição da escravatura, sua imagem continuou ligada às funções e estereotipias de escravo, cabendo a estes indivíduos buscar estratégias de emancipação e manutenção de sua cultura que constantemente tentou-se anular Utilizando-se da escrita como uma das estratégias de desconstruir a representação do negro enquanto escravo, a literatura afro-brasileira surge no contexto da literatura nacional, gerando uma identidade singular e tradutora de uma escritura que a distingue no quadro da produção literária brasileira com intuito de descongelar a figura do negro mantido sempre ao rés das representações no universo canônicoItem Mark Twain na "vitrine" de LobatoCordeiro, Mariana Sbaraini; Corrêa, Regina Helena Machado Aquino [Orientador]; Arbex, Paula Godoi; Adolfo, Sérgio PauloResumo: Monteiro Lobato, no período compreendido entre a segunda metade da década de 1 e meados dos anos 2 do século passado, foi uma personalidade destacada no processo de formação do campo literário nacional É possível perceber sua atuação através do resgate de sua história como escritor e seu papel no contexto editorial brasileiro o que faz surgir mais uma de suas atividades: a de tradutor Para investigar essa atividade o presente trabalho propõe-se trazer à tona a tradução de Huck Finn feita por ele Para tal tarefa, a análise de seu trabalho segue as propostas da Teoria da Invisibilidade formulada por Lawrence Venuti que estabelece as diferenças entre tradução domesticadora e estrangeirizadora Venuti se coloca em defesa desta última por acreditar que ela seria a forma ideal de tradução para que o trabalho do tradutor seja "visível" Os trechos escolhidos para serem analisados são os que representam na escrita a oralidade do dialeto do negro do Missouri na fala do personagem Jim, e também as inserções de expressões coloquiais feitas pelo tradutor quando estas não apareciam na língua-cultura de partidaItem Modernismo hispano-americano : trajetória e o "retorno das caravelas"Guimarães, José Ferreira; Silva, Marta Dantas da [Orientador]; Esteves, Antônio Roberto; Adolfo, Sérgio PauloResumo: Esta Dissertação visa analisar por que o Modernismo espanhol nasceu na América hispânica, as dificuldades que teve para superar um modelo de frases feitas, temas repetitivos e imagens desgastadas, bem como as influências que seus poetas receberam dos românticos, parnasianos e simbolistas; e, mesmo rompendo esses clichês verbais provindos da metrópole e criticados pela Real Academia Española, não abandonaram os mestres do passado Esta Dissertação objetiva, também, mostrar que o Modernismo Hispano-americano não foi obra apenas de um autor, de um poeta No entanto, a crítica é unânime em afirmar que o poeta nicaragüense Rubén Darío foi o porta-voz da nova estética, pois levou à Espanha um novo fazer poético, constituindo um verdadeiro “retorno das caravelas” Conclui que a ampliação do comércio hispano-americano com a Europa, e o consequente contato dos seus jovens poetas com outras literaturas, principalmente a Francesa, foram responsáveis pelo surgimento do modernismo hispano-americano que operou as transformações que o Romantismo não tinha realizado, daí ter sido o Modernismo o verdadeiro Romantismo hispano-americanoItem Plasmações do grotesco em "Zingarêsca", de João Guimarães RosaPires, Iris Cristina N. O; Cézar, Adelaide Caramuru [Orientador]; Fortes, Rita das Graças Félix; Adolfo, Sérgio PauloResumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma leitura de "Zingarêsca", último conto de Tutaméia (Terceiras Estórias) (1967), de Guimarães Rosa (198-1967), buscando evidenciar as características do grotesco que tornam o mundo do personagem Zepaz um mundo estranhado que já não permite uma orientação - conforme teoria discutida por Wolfgang Kayser Pretende, ainda, mostrar, amparado pela teoria de Mikhail Bakhtin sobre carnavalização, que o grotesco se faz presente na eliminação de censuras ocasionada pela festa carnavalesca dos zíngaros, originando, assim, a dissolução do que é considerado ordenado, a desconstrução do convencional Para atingir os objetivos pretendidos, este estudo divide-se em duas partes Em um primeiro momento, em virtude dos diálogos entre os textos da obra, há uma análise geral de Tutaméia A seguir, "Faraó e a água do rio", "O outro ou o outro", "Intruge-se" e "Vida ensinada" são focalizados, uma vez que "Zingarêsca" retoma personagens presentes nos citados contos Na segunda parte, os caminhos percorridos no trabalho, finalmente, cruzam-se "Zingarêsca" é, primeiramente, analisada visando o estabelecimento de oposições entre grupos de personagens Estabelecidas as oposições, analisa-se, a seguir, a configuração rosiana do grotesco Configuração esta que faz de "Zingarêsca" um conto no qual ocorre o encontro de opostosItem A representação do feminino na poesia cantada : o que há entre D. Dinis e Chico BuarqueGalindo, Cláudia Sabbag Ozawa; Silva, Joaquim Carvalho da [Orientador]; Lobo, Luiza Leite Bruno; Cortez, Clarice Zamonaro; Nascimento, Gizêlda Melo do; Adolfo, Sérgio PauloResumo: Esta pesquisa visa a percorrer os caminhos trilhados pela poesia e pela música, em seus intermitentes contatos, na valorização contínua da oralidade e da presença inconteste da temática amorosa Neste sentido, pretende-se aproximar as primeiras manifestações da poesia lírica, as cantigas de amor medievais, que nasciam para serem cantadas, e as composições da Música Popular Brasileira, a poesia cantada do século XX A temática amorosa e o perfil feminino retratados nas primeiras manifestações líricas e a expansão destes contornos ao se retomar a poesia cantada na MPB constituem o recorte específico deste trabalho Constituem, portanto, o corpus de análise do trabalho alguns poemas medievais de D Dinis e canções de Chico Buarque de Holanda das décadas de 196 e 197, período mais representativo da poesia da canção, como ficaram conhecidas as letras da música popular brasileira O termo grego “mousiké” englobava uma unidade integrada de melodia e verso e representava, segundo A República, de Platão, o principal canal de formação dos homens, bem como de manifestação de uma cultura predominantemente oral Era desta forma, pelo discurso oral, em performance, que se concretizava uma voz coletiva Assim é que a oralidade se manteve praticamente onipresente durante muito tempo, também na Idade Média Característica das canções medievais, a oralidade estava presente no próprio gérmen das poesias, que nasciam para serem cantadas Mas a escrita, gradativamente, enraizou-se nas civilizações, como necessário e natural produto da oralidade No entanto, a palavra falada subsistia e já no Renascimento vários textos foram musicados, mas somente muito adiante, no século XX, uma forte tendência de fazer interagir novamente poesia e música se impõe decisiva A poesia volta a ser cantada, através dos efeitos que as cantigas medievais estenderam a vários setores da música popular brasileira São os meios de comunicação de massa os suportes dessa nova poesia cantada e os festivais de música popular o cenário de tais empreitadas A temática amorosa também subsiste, com a expansão dos contornos femininos retratados nos versosItem O Rito funerário em Autran DouradoSouza, Necilda de; Corrêa, Alamir Aquino [Orientador]; Joanilho, André Luiz; Adolfo, Sérgio PauloResumo: Este trabalho consiste numa reflexão acerca da representação do rito funerário em cinco romances de Autran Dourado: Tempo de amar (1952), A barca dos homens (1961), Ópera dos mortos (1967), O risco do bordado (197) e Os sinos da agonia (1974) Apoiado nos conceitos fornecidos pelos teóricos franceses que se dedicaram a pesquisar a morte, Jean-Pierre Bayard (O sentido oculto dos ritos mortuários), Edgar Morin (O homem e a morte) e Philippe Ariès (O homem diante da morte), o estudo perscruta a trajetória dos personagens autranianos e suas ações, a fim de demonstrar suas atitudes diante da morte e do rito Para compreender o rito funerário, descreve o conceito de longa duração presente no ensaio de Michel Vovelle, na obra História Nova Tal análise permite concluir que: 1) a recorrência da temática nas narrativas selecionadas confirma o aspecto da lenta transformação da estrutura do rito funerário; 2) o rito funerário move o comportamento de todos os personagens dos textos analisadosItem Superfícies e subterrâneos : significações de morte, perda e renascimento em Ciranda de PedraLima, Carina Bertozzi de; Corrêa, Alamir Aquino [Orientador]; Rio Doce, Cláudia Camardella; Limoli, Loredana; Adolfo, Sérgio Paulo; Alves, Regina Célia dos SantosResumo: O principal objetivo deste trabalho é analisar o espelhamento do processo de morte, perda e renascimento que ocorre no romance Ciranda de pedra, de Lygia Fagundes Telles, tanto no plano físico, denominado neste trabalho como a superfície, quanto no plano psicológico de Virgínia, a protagonista do romance, o qual chamaremos de subterrâneo No plano físico, é possível vislumbrar na trajetória da personagem um processo de morte e perda, simbolizado tanto pela morte física quanto pela morte de certas ilusões, como a falta de pertencimento social que ela vivencia, e que a conduz posteriormente a um renascimento simbólico Serão estudados os processos psicológicos, antropológicos e sociológicos que Virgínia, a personagem principal, vivencia ao longo de sua infância e adolescência, e que determinam, em sua vida adulta, suas atitudes de vingança e destruição contra os outros personagens que impediram sua entrada em seu círculo social e afetivo, mas que ao final do romance também a conduzem a um renascimento simbólico No plano psicológico, este mesmo processo será analisado sob a ótica das teorias junguianas acerca da relação entre a psicologia e a alquimia Utilizaremos a simbologia das etapas alquímicas como um caminho de libertação, a fim de apontar a maneira como a protagonista vivencia no plano psíquico o mesmo processo de morte perda e renascimento do plano físico, simbolizado na psique pelo processo de completa harmonia psicológica, denominado por Jung de individuação Além do espelhamento entre os planos físico e psíquico, será verificada também a maneira como ocorre o imbricamento dos dois processos, na medida em que não permanecem separados, e acabam por se influenciar mutuamenteItem Tempos de griotizar a letra : em busca de uma poética da voz afrobrasileira em caroço de dendê, de Mãe Beata de YemonjáAlves, Juliana Franco; Fernandes, Frederico Augusto Garcia [Orientador]; Leite, Eudes Fernando; Adolfo, Sérgio PauloResumo: Esta Dissertação tem como objetivo principal analisar as narrativas orais publicadas por Mãe Beata de Yemonjá em Caroço de Dendê (28) Esperamos identificar os elementos e contextos presentes nas histórias de forma a caracterizá-las como uma poética oral afrobrasileira A pesquisa consiste basicamente de uma leitura teórica pertinente aos estudos da oralidade, da escrita e do candomblé, seguida de uma análise dos contos do livro no decorrer dos capítulos O trabalho discute a influência da tradição oral africana e afrobrasileira para a construção das narrativas Faz um estudo sobre as mudanças de veiculação das manifestações poéticas do meio oral para o escrito Explora as relações entre a obra, a autora e o público leitor, na tentativa de entender como a comunidade de santo e leitores não iniciados no candomblé poderão perceber e receber a obra nos diversos contextos nos quais se insere A participação do sagrado e da religião como elementos constituintes do fazer poético também entram em cena e são abordados como integrantes da estética artística em Caroço de Dendê, marcada pela presença da voz poética autoralItem Valor simbólico e leitura : a tradução da literatura francesa no BrasilSoncella, Josely Bogo Machado; Joanilho, André Luiz [Orientador]; Torres, Marie-Hélène Cathérine; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli; Adolfo, Sérgio Paulo; Fernandes, Frederico Augusto GarciaResumo: Este trabalho propõe enfocar as relações entre o valor simbólico e a leitura através da análise de dois romances de literatura francesa contemporânea traduzida no Brasil Inicialmente, a partir de um levantamento de obras ficcionais francesas traduzidas no país de 2 a 21, selecionamos os dois romances mais vendidos: Ramsés: o filho da luz, de Christian Jacq (27), e A viagem de Théo: romance das religiões, de Cathérine Clément (1998), para a constituição do corpus Tendo em vista seu caráter comercial, buscamos comprovar como as obras em questão possuem um valor simbólico para os leitores semelhante ao do folhetim do século XIX, e, ainda, como a própria constituição dessas obras, seja em seu conteúdo ou em sua materialidade, interferem na recepção da leitura, compreendida enquanto prática social e distintiva e, portanto, em seu valor simbólico Desse modo, no primeiro capítulo, apresentamos as contribuições da abordagem sociológica para a tradução privilegiando as ideias de Pierre Bourdieu sobre o mercado de bens simbólicos e as condições sociais de circulação internacional dos bens culturais Em seguida, apresentamos os conceitos do sociólogo francês sobre campo literário e descrevemos o processo histórico da formação do campo literário francês a fim de compreender como a aquisição da autonomia foi importante para mudança do estatuto da arte e de seu valor simbólico Passamos à descrição da autonomização do campo literário brasileiro, bem como de seu funcionamento na atualidade, buscando determinar, através do levantamento de obras publicadas, o comportamento das instâncias editoriais no Brasil em relação à literatura francesa traduzida No segundo capítulo, expusemos o funcionamento do campo literário internacional, analisando as trocas culturais entre os países, segundo a hierarquia linguístico-literária dentro do campo e, também, como a tradução pode contribuir para a acumulação de capital simbólico para os países envolvidos nesse processo Na sequência, evidenciamos as mudanças do mercado editorial ocasionadas pela globalização e discutimos as implicações da literatura traduzida na produção do best-seller internacional No último capítulo, após uma breve discussão sobre leitura, realizamos a análise das obras do corpus, de um lado, a partir do paratexto editorial, como instância coadjuvante na composição do valor simbólico e na recepção dessas obras e, de outro, verificamos a presença dos recursos utilizados na construção do folhetim do século XIX como literatura de entretenimentoItem As vivências do batuque na poesia ancestral de Oliveira Silveira : a busca por uma identidade afro-brasileiraMatos, Manoela Fernanda Silva de; Corrêa, Regina Helena Machado Aquino [Orientador]; Adolfo, Sérgio Paulo; Andrei, Elena MariaResumo: Nesta Dissertação , propomo-nos a analisar a poética afro-brasileira do poeta afrogaúcho Oliveira Silveira (29), com base na historiografia literária na qual o negro é visto como objeto da literatura, perpassando pela literatura afro-brasileira, na qual o negro é visto de dentro, ou seja, como sujeito e personagem da escrita afrodescendente Além de fazermos um panorama histórico das religiões de matriz africana no Brasil e seu desdobramento em religião afro-brasileira, bem como a intolerância religiosa sofrida pelo povo-de-santo Propor-se-á investigar a ancestralidade africana presente nos poemas de Oliveira Silveira, além de analisarmos a presença da religião afro-brasileira, o Batuque como elemento integrante na construção poética silveriana Neste sentindo buscaremos reencontrar as raízes africanas nos poemas de Oliveira Silveira, sob a perspectiva religiosa do Batuque e como a religião pode ser o local de pertencimento do afrodescendente, além de resguardar a memória dos africanos que para cá foram trazidos, como um resgate da ancestralidade e da memória africana perdida na travessia do Atlântico Portanto, pretende-se afirmar que a religião afro-brasileira resguarda em si toda a história dos africanos e seus descendentes, enfim, nosso devir e nosso por vir