CLCH - CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
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Item A apropriação do cristianismo no mangá: uma análise de Devilman (1972-1973) a partir das religiões no Japão(2023-04-11) Sato, Thiago Tomoaky dos Santos; André, Richard Gonçalves; Visalli, Angelita Marques; Luyten, Sônia Maria BibeEsta pesquisa tem como objeto as apropriações do cristianismo que autores realizam para criarem mangás, como são chamadas as histórias em quadrinhos japonesas. Para tal, do ponto de vista teórico, a análise é baseada no conceito de apropriação a partir das leituras de Michel de Certeau sobre a cultura, em especial de como os agentes históricos subvertem as estruturas estratégicas, tais como da religião, para criar algo ordinariamente novo. Os objetivos desta investigação são identificar como estas apropriações são feitas, quais os propósitos narrativos, estéticos e discursivos dos autores e como a religiosidade japonesa do pós-guerra influencia no desenvolvimento deste produto cultural. A fonte histórica escolhida foi o mangá Devilman, escrito e desenhado por Go Nagai entre os anos de 1972 e 1973, quadrinho no qual um adolescente se transforma em um herói meio-demônio, meio-humano e luta contra demônios. Também será feita uma análise da pluralidade religiosa japonesa contemporânea, assim como um panorama geral do papel do cristianismo na história japonesa. Da perspectiva metodológica, serão feitas reflexões sobre o uso do mangá como fonte histórica, demonstrando as principais características dessa linguagem, como as pesquisas em História trabalham com essa fonte e um levantamento da produção acadêmica sobre ela. Entre as discussões, é possível ressaltar que a cultura religiosa nipônica, que é pluralista e pouco dogmática, bem como as características próprias dos quadrinhos japoneses e contexto histórico-social influenciam os autores de mangá a referenciarem o cristianismo de forma particular. Eles apropriam-se de temas desta religião para abordar assuntos diversos a partir de uma perspectiva e linguagem japonesa e, principalmente, para criar um mundo novo. Para isso, recriam as religiões de acordo com as próprias intencionalidades.Item A arte sob a foice e o martelo: a representação do realismo socialista em Afterimage (2016) de Andrzej Wajda(2023-03-14) Fontes, Ana Paula Bertoncello; Aguiar, Carolina Amaral de; André, Richard Gonçalves; Fernandes, Fernando SeliprandyAfterimage (2016) é a última produção realizada pelo reconhecido diretor polonês Andrzej Wajda (1926-2016). Nesta ficção histórica, Wajda retoma os quatro últimos anos da vida do artista plástico polonês e vanguardista Wladyslaw Strzeminski. Este pintor resistiu à imposição do Realismo Socialista quando a Polônia estava sob domínio da União Soviética. Através de uma cinebiografia ou biopic, é narrado o período em que Strzeminski foi preso, e suas obras de arte censuradas, por lutar contra este projeto do Estado para as artes, promovendo ideias vanguardistas. A presente dissertação, que recorre às ferramentas da análise fílmica, considera a pertinência de se recuperar a memória do autoritarismo na Polônia para refletir sobre como esse passado é mobilizado num contexto crescente de movimentos nacionalistas de extrema direita, representados majoritariamente pelo partido Lei e Justiça (PiS). A hipótese desta pesquisa é a de que Wajda idealizou nesse filme um meio de abordar os problemas desses governos autoritários. Assim, objetiva-se compreender a narrativa sobre o passado, especificamente acerca do Realismo Socialista, proposta por Wajda. Entende-se que esta película traduz valores e problemas contemporâneos à sua produção, sendo Wajda uma testemunha daqueles anos de censura representados no filme. Revisitando esse passado, o diretor trouxe à tona algumas memórias pessoais, oferecendo considerações acerca do que acontece com a arte quando ela é tutelada pelas autoridades governamentais.Item A consciência histórica como caminho para a (re) significação do luto : um estudo do trabalho com o filme: “Viva: A vida é uma festa” nas aulas de história(2024-04-03) Gomes, Isabela Mesquita; Alves, Ronaldo Cardoso; Fiúza, Alexandre Felipe; Ramos, Márcia Elisa TetéQuando o pensamento histórico é formulado, organiza-se dentro de uma lógica narrativa de pensamento na qual consegue atribuir sentido aos eventos históricos. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo refletir acerca da possibilidade de os estudantes desenvolverem um sentido de orientação no tempo, considerando a finitude humana, além de contribuir para a construção de uma ressignificação do luto por intermédio do estudo histórico da festividade do Día de Muertos da cultura mexicana, utilizando a animação Viva: A vida é uma festa (EUA, 2017). Propõe-se, também, investigar como os estudantes compõem suas narrativas de sentido utilizando a fonte cinematográfica, além de estudar seus pensamentos a respeito da memória e do luto em suas experiências, demonstrando a relevância do Ensino de História para o debate da temática em crianças e adolescentes. Para isso, a investigação busca observar esse processo utilizando a metodologia de investigação da Aula-Oficina (2004), relacionando as experiências de perdas dos estudantes à abordagem mexicana do luto no Día de Muertos, por meio da compreensão da herança histórica mexica. Assim, a pesquisa visa contribuir com a construção de uma perspectiva nova e resiliente perante uma situação limite da vida, no caso o luto, individual e coletivo, utilizando da teoria da consciência histórica (Rüsen, 2001; Koselleck, 2006) como caminho para essa abordagem.Item A constituição do Eu em Hannah Arendt(2024-01-23) Ribeiro-Cantu, Aline Maria; Müller, Maria Cristina; Schio, Sônia Maria; Santos, Eder SoaresEsta pesquisa analisa a constituição do Eu em Hannah Arendt, concentrando-se em dois momentos centrais de seus escritos: a abordagem da solidão como experiência existencial radical de perda do Eu e a dualidade da identidade na atividade do pensar, em que um Eu se transforma em dois, metaforizando o diálogo interno do pensar. Pergunta-se pela constituição do Eu em Hannah Arendt, de modo que o objetivo central é compreender como tal constituição se apresenta ao mundo. Utilizando a revisão bibliográfica como metodologia, foram examinados os textos Que é filosofia da existência, Origens do Totalitarismo, A Condição Humana e A Vida do Espírito, bem como Eichmann em Jerusalém, Karl Jaspers: uma laudatio e Karl Jaspers: Cidadão do Mundo. A análise permitiu localizar momentos específicos em que Arendt aborda a noção do Eu e discute temas relacionados, como a questão do ser, do pensamento, da identidade, da pessoa e da personalidade que emerge no mundo por meio de atos e palavras. Verificou-se que, em Arendt, o Eu é formado por meio de relações com os outros, com o mundo e consigo mesmo, caracterizado pela pluralidade do diálogo interior e do diálogo exterior. O Eu é concebido como plural, relacional e livre. Em contextos sociais fragilizados, a falta de responsabilidade pelo mundo resulta em indiferença e individualismo, culminando na busca de refúgio em um mundo lógico e coerente. Conclui-se que o Eu, se privado de relações, torna-se cindido, apresentando uma falta que fragiliza sua posição no mundo. Esse Eu fragilizado pode escolher não se responsabilizar pelo mundo em que vive, gerando uma disposição generalizada de indiferença em relação às demais perspectivas.Item A construção da sustentabilidade e os desafios à conservação da biodiversidade: unidades de conservação e gestão dos recursos naturais em Londrina/ PR(2011-04-15) Rodrigues, Daniel Delatin; Baltar, Ronaldo; Bassani, Paulo; Young, AndreaA pesquisa desenvolvida aqui teve o objetivo de analisar o modo como as estratégias para conservação da biodiversidade, sendo originárias de uma construção social a respeito da interação entre meio ambiente e sociedade, expressam-se por meio de modalidades diferenciadas de gestão e apropriação dos recursos naturais. Tomando as Unidades de Conservação como aspecto mais visivel destas estrategias, discutiremos os limites e potenciais que trazem para a construção da sustentabilidade - usando como caso a criação de uma Unidade de Conservação no município de Londrina/PR - onde procuraremos mostrar que a sustentabilidade é uma construção política que impõe aos sistemas sócio-culturais mudanças significativas em suas modalidades de apropriação dos recursos naturais e no modo de sua interação com a natureza.Item A educação em tempo integral durante a pandemia da COVID-19 (2020/2021) : um estudo de caso(2023-04-03) Pires, Angela do Carmo Alvin; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Mendonça, Sueli Guadalupe de Lima; Campos, Margarida Cássia; Eras, Ligia Wilhelms; Araújo, Angelica Lyra deEsta pesquisa trata da Educação em Tempo Integral no Ensino Médio a partir do estudo realizado junto a estudantes do Ensino Remoto durante a pandemia da Covid-19, no período de 2020 a 2021. Analisamos os processos de ensino e aprendizagem no contexto da pandemia causada pela Covid-19, quando foi implementado o atendimento educacional emergencial de forma remota através de plataformas educacionais on-line. Plataformas que já existiam, mas que, devido a necessidade imediata, foram acionadas para atender o fluxo de atividades disponibilizadas aos/às estudantes da rede pública do estado do Paraná. A um só tempo as escolas estavam vivenciando a implantação da Reforma do Ensino Médio, a partir da lei 13451/2017 e da BNCC de 2018 e do Ensino Remoto. Algumas escolas, vivenciavam, ainda, a implementação do Tempo Integral, como é o caso que investigamos no Colégio Estadual Jayme Canet, em Bela Vista do Paraíso-PR. Diante desse contexto, as questões que buscaremos responder são: Como os estudantes do Colégio Estadual Jayme Canet avaliam, percebem e sentem os desafios desse contexto muito especial para a sociedade e para a educação? Como a parcela da escola percebe e age diante das mudanças nos tempos e espaços no Ensino Médio, alterados pela Reforma (Novo Ensino Médio), pela permanência em tempo integral e pelo ensino remoto criado como alternativa durante a crise sanitária? A investigação foi realizada desde a noção de relação dos estudantes com a escola e com os saberes de Charlot e do conceito de percepção de Lahire. Os estudantes que acompanhamos tinham entre 17 e 19 anos de idade e frequentavam a terceira série do Ensino Médio. A pesquisa é de caráter descritivo, tendo por base a construção de questionário disponibilizado aos estudantes através de plataformas educacionais. Dos 43 estudantes matriculados nas duas turmas que tiveram acesso às questões, 37 responderam e constituíram a nossa base de dados sobre os jovens estudantes em novembro de 2021. Foram utilizados instrumentos de coleta e análise de dados obtidos através de aplicação de formulários on-line, denominadas de Google Forms. Como resultados podemos sintetizar: a) os estudantes já tinham alguma facilidade com os aplicativos e ferramentas implantados na pandemia; poucos demoraram para se adaptar por falta de equipamentos e de conhecimentos sobre as ferramentas; b) a maioria tinha acesso à internet em casa, diferenciando-se dos dados do Brasil em geral e do estado em particular; c) indicaram sentir muita ansiedade e maior dificuldade com a área de exatas se comparadas com a área de humanas; d) ocorreu maior controle do trabalho docente e discente e a plataformização do ensino se intensificou na pandemia e seguiu se aperfeiçoando mesmo depois do retorno presencial.Item A formação do pensamento histórico dos jovens estudantes de Rolândia – PR: a imigração judaico-alemã à luz da burdening history(2023-03-15) Coelho, Bianca Martins; Cainelli, Marlene Rosa; Ramos, Marcia Elisa Teté; Alves, Ronaldo CardosoEsta pesquisa investigou a formação do pensamento histórico dos estudantes de Rolândia, município pertencente ao norte do estado do Paraná. Enquadrado no domínio científico da Educação Histórica (BARCA, 2001); (CAINELLI, 2009, 2011); (SCHMIDT, 2011, 2015), e alicerçados à metodologia Grounded Theory (CHARMAZ, 2009); (GAGO, 2007) (TAROZZI, 2011), esta pesquisa analisou as narrativas históricas dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. Nos apropriamos das discussões sobre o Ensino de História Difícil proposta por Bodo von Borries (BORRIES, 2011, 2018), visando compreender quais elementos deste conceito são destacados na narrativa dos estudantes em relação ao Holocausto e a imigração-judaico alemã para o município de Rolândia. Uma vez que a história deste município foi constituída de contradições e silenciamentos. Destacamos a importância da Grounded Theory enquanto metodologia de pesquisa que nos permite tomar como objeto de análise as narrativas, cadernos e observações de campo, durante o estudo para a constituição de categorias de análise na pesquisa qualitativa. Assim, utilizamos do questionário socioeconômico e cultural, questionário aberto sobre o conceito substantivo Holocausto e a imigração judaico-alemã para o município de Rolândia, para então compreender as relações entre um possível passado traumático e a perspectiva de um futuro expressa na narrativa dos estudantes.Item A função crítica do ócio: a educação no período intermediário de Nietzsche(2023-04-14) Mazamboni, Gabriel; Weber, José Fernandes; Pitta, Maurício Fernando; Hardt, Lucia SchneiderAo abandonar os ideais de Schopenhauer e Wagner, sobretudo por identificar neles a reproducao de aspectos nocivos da Modernidade, Nietzsche escreve Humano, Demasiado Humano e inaugura uma nova fase em sua filosofia, que pode se caracterizar como uma reconciliacao com a ciencia a fim de combater a influencia moral, religiosa e metafisica para a construcao de uma cultura superior que toma a Grecia Antiga como aspiracao. Em um aforismo intitulado Em favor dos ociosos, Nietzsche expoe a decadencia dos eruditos e dos chamados “homens ativos” e a incapacidade destes de fruir uma vida contemplativa. A partir da valorizacao que o filosofo concebe ao ocio e a contemplacao, intende-se mapear suas concepcoes de modo a inseri-las no problema da educacao oriunda da Modernidade, questionar sua relevancia no Cultivo de Si, discutir a figura do espirito livre neste ambito, e identificar a ambiguidade da ciencia no periodo intermediario de sua producao tomando o perspectivismo como parametro.Item A grande casa no fundo do mar: Tuvalu e os impasses políticos ambientais contemporâneos(2012-05-07) Braga, Patrícia Benedita Aparecida; Lanza, Fábio; Chiarotti, Ana Maria; Tilio Neto, Petronio dePartindo do fato de que a mudança climática global é uma realidade, e de que a sua origem pode estar relacionada a fatores antropogênicos e a dinâmicas próprias do planeta, pode-se afirmar que, na atualidade, pós 1989, as resoluções científicas de um determinado grupo de pesquisadores do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) fundamentam dados científicos que são utilizados em ações políticas planetárias, criando remodelações na economia mundial e influenciando ações sociais e culturais em nível global, regional e local. As afirmativas científicas ambientais e a mudança climática encontram-se inseridas em um meio político de ações globais, caracterizado primordialmente pela assimetria de poder, transversalidade e transnacionalidade de ações. Deste modo, os fenômenos de variação climática, que afetam o Estado-ilha Tuvalu, assim como as possíveis soluções para o problema climático/político do país, estão relacionados a ações estatais e a processos deliberativos em Organizações Internacionais. O princípio de cidadania vinculado aos Estados nacionais é fragmentado, uma vez que, internamente, o Estado tuvaluano, ao perder o seu território com a elevação do nível do mar, não consegue garantir, aos seus cidadãos, o direito à vida e a permanência destes em seu território. Frágil em termos políticos/econômicos, o país realiza reivindicações aos diversos atores do meio internacional - principalmente às grandes potências - no que se refere à ratificação de Protocolos, Tratados e Acordos que buscam diminuir a emissão de gases poluentes. Contrário aos anseios de Tuvalu, cria-se um discurso conceitual sobre a origem de refugiados ambientais ou apátridas e seu possível enquadramento no corpo jurídico internacional, mas não se debatem possíveis soluções mitigatórias e de adaptação que atenuem o problema específicoItem A história do hipertexto na invenção do ciberespaço(2023-06-01) Venancio, Bruno Nielsen; Duran, Maria Renata da Cruz; Agenor, César; Touso, Rodrigo; Lima, Carollina de; Canela, Guilherme; Evangelista, Luciana de Fátima MarinhoO trabalho que apresento tem como objetivo construir uma história do hipertexto na formação do ciberespaço. As coordenadas que permitem ao leitor se situar no universo virtual são dadas logo no primeiro capítulo, a partir da revisão literária e visual, senão cinematográfica, de uma contracultura emergente desde a segunda metade do século XX e mais acentuada no final do mesmo século. Distinguiu-se no panorama cibernético estadunidense do final do século XX um conceito central para o que seria a internet do século XXI: o conceito de hipertexto. Responsável por conferir complexidade e profundidade à tela plana, o hipertexto foi inventado pelo filósofo da informática Ted Nelson. À genealogia do conceito dedicam-se os capítulos 2 e 3, aonde também se pretendeu esmiuçar a importância dessa experiência narrativa para a história da cultura digital.Item A identidade ecológica do movimento dos trabalhadores rurais sem terra - MST: o caso do assentamento Dorcelina Folador - Arapongas - Paraná(2005-03-30) Negri, Paulo Sérgio; Bassani, Paulo; Calzavara, Oswaldo; Gratão, Lúcia Helena BatistaO trabalho A identidade ecológica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST: o caso do assentamento Dorcelina Folador no município de Arapongas - Paraná teve como objetivo a análise das orientações do MST no que diz respeito a preservação ambiental, bem como detectar a construção da identidade ecológica do MST e perceber em que medida o discurso agroecológico do Movimento em nível nacional/local rebate junto aos assentados na forma de projeto agroecológico dentro do assentamento. O MST se posiciona contrário ao modelo de agricultura moderna adotado no Brasil que intensificou-se a partir da Revolução Verde, pois o considera nocivo ao meio ambiente além de permitir a exclusão social. Em tese o MST propõe a implantação de um novo modelo de produção agrícola pautado no desenvolvimento rural sustentável (agroecológico). A partir desse pressuposto foi escolhido o assentamento Dorcelina Folador no município de Arapongas no norte do Paraná para que esta pesquisa se realizasse. Foram aplicadas entrevistas aos assentados em duas etapas: a primeira etapa foi realizada com quarenta famílias de assentados e a segunda etapa apenas aos assentados que trabalhavam com produtos orgânicos. A análise dos dados e o confronto com o discurso do MST demonstraram a existência de fatores limitantes que influenciaram a constatação da aplicação efetiva do discurso do MST junto aos assentados deste assentamento sendo eles: ausência de um projeto em produção orgânica; dificuldades dos assentados em romper com o paradigma da agricultura moderna; mercado para produtos orgânicos; falta de formação técnico-educativa específica para a produção agroecológica.Item A identidade feminina nos textos bíblicos de Ester, de Rute e da mulher samaritana(2023-05-17) Ennes, Viviane Dias; Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de; Santos, Adilson dos; Oliva, Alfredo dos SantosNeste trabalho, adotou-se como corpus as narrativas sobre o feminino nos textos de Ester, de Rute - no Antigo Testamento bíblico - e a passagem do capítulo quatro do evangelho de João, no Novo Testamento, que trata da mulher samaritana e seu encontro com Jesus à beira de um poço. Investigou-se o ethos feminino referenciado pelos textos bíblicos. Como ponto de partida, foram analisados seus contextos históricos e percursos narrativos para um estudo de suas representações. No primeiro capítulo, foi explorada a teoria necessária à análise da representatividade feminina da Literatura e as incursões teóricas sobre a identidade feminina. No segundo capítulo, foram apresentadas incursões teóricas para fundamentar as análises discursivas. No terceiro capítulo, foram feitas as análises dos textos bíblicos indicados no corpus da pesquisa, isto é, nos textos bíblicos de Ester, de Rute e da mulher samaritana, a partir da teoria apresentada, demonstrando a costura enunciativa entre os livros escriturísticos e seus símbolos no que diz respeito à feminilidade. A questão levantada para essa análise foi diferenciar, ou aproximar, a mulher apresentada pela Bíblia como aquela que agrada a Deus daquela apresentada como reprovada e que desagrada a Deus. Foi analisado, nos textos propostos, se existe uma única identidade feminina nas passagens analisadas; se há uma configuração discursiva da mulher traçada pelo narrador; se a mulher que aparece no Antigo Testamento é igual à retratada no Novo Testamento. Nas considerações finais, abordou-se o arquétipo - ou os arquétipos - feminino construído pelos fragmentos selecionados do cânon judaico-cristão a respeito da figura feminina.Item A imagem na (res)significação de sentidos: leituras do não-verbal sobre identidade brasileira em livros paradidáticos do PNLD Literário 2020(2024-02-29) Rak, Leonardo Igor; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Ferreira, Cláudia Cristina; Osinski, Dulce Regina BaggioA presente dissertação de Mestrado se insere em um espaço-tempo que evoca a premissa da relevância do ensino de leitura de imagens na Educação Básica para o desenvolvimento da formação de leitores mais conscientes, críticos e transformadores. Partindo deste contexto, tem por objetivo geral investigar o papel da imagem no PNLD Literário 2020, em diálogo com os problemas centrais que norteiam a construção da pesquisa: o papel dos conteúdos imagéticos presentes nos materiais paradidáticos literários para a construção de leituras significativas, e como as imagens, nesses materiais, contribuem para o desenvolvimento dessas leituras. Tem por objetivos específicos: compreender as características da imagem, para, então, investigar e refletir a respeito do ensino a partir de imagens e sua relação com a construção de leituras, bem como contextualizá-lo perante os materiais paradidáticos literários e, por fim, analisar as imagens de uma seleção de uma obra por gênero literário do PNLD Literário 2020. Para tanto, apoiamo-nos, em especial, nas discussões teóricas propostas por Barbosa (1998 / 2005), Chaves e Lencastre (2003), Dondis (2003), Wolff (2005), Joly (2007), Schlichta (2009), Laguna (2012), Rouxel (2012), Araujo e Oliveira (2013), Silvino (2014), Xavier (2015), Campello e Silva (2018) e Tolentino (2020). O percurso metodológico das investigações se construiu a partir de pesquisas bibliográficas de caráter qualitativo e da análise de conteúdo das imagens das obras literárias selecionadas. Os resultados alcançados revelam as características das imagens e sua relação com materiais paradidáticos, e comprovam a sua relevância à formação dos sujeitos leitores.Item A liberdade intelectual em Schopenhauer(2022-12-16) Pereira Junior, Antonio Alves; Pavão, Aguinaldo Antonio Cavalheiro; Durante, Felipe dos Santos; Weber, José FernandesO objetivo principal da presente dissertação é a investigação sobre a formação e significação do conceito de liberdade intelectual que surge em Schopenhauer na obra Sobre a liberdade da vontade e aparece vez ou outra de modo direto ou indireto em outras de suas obras. No entanto, muitos conceitos importantes das discussões filosóficas schopenhauerianas também são trabalhados e abordados sob a perspectiva de aumentar a compreensão e de fornecer um detalhado e pormenorizado estudo da liberdade. São esses conceitos principalmente a responsabilidade moral, a justiça eterna, as formas de causalidade, a negação da vontade, o fatalismo e a loucura, que dão como que o intervalo tonal e compõem o campo harmônico para vez ou outra, recorrer de novo à tonalidade principal, ou seja, à liberdade intelectual. Uma importante reflexão levantada ao final da dissertação e que se configura como uma das suas principais contribuições para a comunidade filosófica schopenhaueriana especializada se trata da hipótese de pensar a loucura, no âmbito da filosofia e do entendimento de Schopenhauer, como que deslocada da estética para a ética, de modo a entendê-la não apenas como rompimento do fio da memória, mas também como estando nos santos e negadores da vontade como loucura divinatória, nas palavras de Sócrates e expostas por Platão, tal como busquei mostrar.Item A motivação para a leitura no curso de licenciatura em letras português da UEL(2023-02-28) Dieguez, Lucas; Lima, Sheila Oliveira; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Rodrigues, Flávio Luis FreireA leitura é uma tarefa fundamental nos cursos de licenciatura. Por meio dela o estudante desenvolve e amplia seu conhecimento teórico e analítico. Por isso, estar motivado para realizar as leituras propostas nas disciplinas do curso é algo relevante, principalmente por se tratar do ensino superior. O presente trabalho teve como objetivo geral compreender as principais características da motivação para a leitura no curso de licenciatura em Letras - Português da UEL. Além disso, buscou-se identificar aspectos práticos e psicológicos envolvidos na formação do professor e no engajamento para a leitura, analisando relações motivacionais entre a formação e o interesse pela leitura proposta, as metodologias utilizadas e suas influências na motivação, propondo intervenções para o aumento da motivação para a leitura. A pesquisa foi classificada como quali-quanti de acordo com Bortoni-Ricardo (2008), com metodologia baseada em pesquisa bibliográfica e levantamento de campo (GIL, 2010), a partir dessas definições os instrumentos utilizados foram três questionários (dois fechados e um aberto) aplicados em estudantes do curso de Letras e um questionário para os docentes. Participaram da pesquisa 185 estudantes do primeiro ao quarto ano do curso de Licenciatura em Letras e cinco de seus professores. Sendo assim, esperava-se que a pesquisa colaborasse para a compreensão dos desafios da leitura nos cursos de licenciatura, apresentando novos caminhos para a formação em Letras por meio de propostas para engajar o aluno para a leitura no ensino superior.Item A pedagogia dos multiletramentos nas veredas da formação inicial em letras(2023-02-28) Lopes, Andressa Aparecida; Ruiz, Eliana Maria Severino Donaio; Fernandes, Alessandra Coutinho; Silveira, Ana Paula Pinheiro da; Santana, Andreia da Cunha Malheiros; Cristóvão, Vera Lúcia LopesEste trabalho qualitativo, de caráter descritivo-interpretativo e documental, objetiva refletir se e como a Pedagogia dos Multiletramentos é abordada na formação inicial em Letras e como isso reflete na fala dos professores e na orientação do Estágio Supervisionado obrigatório, a fim de preparar o futuro professor da Educação Básica. No que diz respeito ao percurso metodológico, são mobilizados os princípios da Análise de Conteúdo. Para tanto, investigam-se cursos de Letras de sete das principais universidades públicas paranaenses, por meio dos seguintes instrumentos: documentos institucionais dos cursos (Projetos Pedagógicos e Manuais de Estágio) e entrevistas semiestruturadas realizadas com docentes das instituições coparticipantes, observando como a Pedagogia dos Multiletramentos ecoa na formação inicial em Letras, analisando se os conceitos relativos a essa pedagogia contemplam a multiplicidade proposta – cultural e multimodal – e identificando como a sua representação e a sua abordagem interferem nas orientações e percepções sobre o tema no Estágio Supervisionado. No que tange aos fundamentos teóricos, a pesquisa alicerça-se na concepção dialógico-interacionista de Bakhtin (2009) e de seu Círculo, e na Pedagogia dos Multiletramentos (GNL, 1996). Nessa perspectiva, o estudo em tela observa que o desenvolvimento de uma Pedagogia dos Multiletramentos depende de fatores basilares na formação inicial: compreensão do conceito e da proposta da Pedagogia dos Multiletramentos pelos docentes e discentes da universidade; inclusão de disciplinas específicas de multiletramentos; leitura crítica dos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica; e formação individual dos docentes que integram o curso. Dessa forma, entende-se que esse percurso pode levar os discentes à apropriação da Pedagogia dos Multiletramentos e a situarem essa vivência nas práticas de Estágio Supervisionado, concretizando, assim, a relação efetiva da teoria e da prática.Item A política da SEED PR de implantação das escolas cívico- militares: estudos sobre escolas da região norte do paraná(2023-03-01) Florentino, Bruno Augusto Marques; Lanza, Fábio; Rezende, Maria José de; Neves Junior, José Wilson AssisO presente trabalho tem por objetivo investigar a implantação das escolas cívico-militares no âmbito paranaense. A pesquisa abordará o papel das instituições escolares e das políticas educacionais que se estruturaram na rede estadual e como ocorreu o processo de implantação dessa modalidade de gestão cívico-militar escolar no Paraná. Partiremos das perspectivas sociológicas sobre o papel da escola, da educação e do processo ideológico que permeiam o cenário atual na rede estadual de ensino para a construção do objeto. A pesquisa centrou no processo de implantação dessas políticas em escolas da região norte do Paraná. Buscamos entender como foram os processos de adesão ao programa nacional dessas escolas cívico-militares pelo governo estadual, como é o programa estadual de implantação do modelo cívico-militar nas escolas do Paraná, quais as propostas de modificação da gestão das escolas, quais as justificativas para a inserção de militares na direção das escolas. A hipótese norteadora da investigação a partir das justificativas para adesão ao modelo cívico-militar por essas comunidades escolares estava pautada na busca por melhorias no desempenho escolar dos alunos dessa instituição, como uma estratégia de superação da indisciplina juvenil. Ainda, havia a expectativa de que os militares poderiam resolver os problemas de vulnerabilidades sociais que permeiam as juventudes que necessitam dessas escolas. Por último, a partir da pesquisa documental, foi verificado que o processo de consulta pública foi aligeirado, sem debate prévio entre os sujeitos da comunidade escolar, com a ocorrência de inúmeras estratégias de propagandas para que as famílias aderissem ao novo modelo por meio da consulta pública indicada na lei estadual nº 20.338, de 6 de outubro de 2020. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizada a reconstrução do processo de implantação das escolas, a partir de fontes tais como, o levantamento das legislações estaduais, nacionais, a consulta dos documentos oficiais das mantenedoras e da própria instituição em tela, bem como pela coleta de dados a partir da observação e registro no caderno de campo do pesquisador.Item A precarização do trabalho docente e a disciplina de sociologia no ensino médio: um estudo no município de Ourinhos/SP(2015-12-14) Fuentes, Jorge Henrique Dias; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Wolff, Simone; Jinkings, Nise Maria TavaresEsta pesquisa estuda a situação do trabalho docente no contexto de crescente precarização em todos os setores da produção e dos serviços, que chegam também no setor da educação. Pretende-se apreender a repercussão desse processo na atuação dos professores e das professoras de Sociologia do município de Ourinhos, interior do Estado de São Paulo. Considera-se que o fato dessa disciplina ter sido incorporada de forma obrigatória no Ensino Médio, em 2008, compõe um cenário de dificuldades múltiplas para quem a ensina, pois a disciplina tem fragilidades de permanência no currículo. De modo que os docentes que a ministram enfrentam as fragilidades de uma disciplina nova no contexto escolar e das condições de trabalho em processo de crescente precarização. Assim, investiga-se como o/a professor/a de Sociologia constrói sua prática de trabalhador/a da educação em um cenário de dificuldades de organização das atividades laborais. Para apreender essa dinâmica, realizamos a caracterização das Escolas Estaduais, dos professores e das professoras de Sociologia por meio de entrevistas semi-estruturadas. Frequentamos 10 das 11 Escolas Estaduais de Ourinhos/SP que ofereciam Ensino Médio indicadas pelos contatos com os sujeitos de pesquisa. Realizamos entrevistas com 12 professores e professoras de Sociologia, de um total de 19, distribuídos em 9 dessas Escolas. Dentre os resultados aqui apresentados: verificou-se que os princípios dos modelos de organização capitalista do trabalho – flexibilização, racionalização, polivalência - colonizam a educação pública trazendo precarização similar às observadas na indústria; essa precarização do trabalho docente e da educação pública se tornou evidente nos relatos de professores de Sociologia de Ourinhos/SP; o Ensino de Sociologia tem-se construído sobre as influências e consequências do processo de precarização do trabalho docente; A condição do docente em geral deverá lidar com o processo de precarização do trabalho na escola e em particular com o ensino de uma disciplina que ainda não se consolidou dentro do currículo e do projeto político pedagógico das escolas.Item A promoção do letramento em avaliação para a práxis de formadoras de professores/as de inglês: implicações para a formação inicial e continuada(2023-05-08) Moraes, Isadora Teixeira; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio; Consolo, Douglas Altamiro; Almeida, Vanessa Borges de; Tonelli, Juliana Reichert Assunção; Cristovão, Vera Lucia LopesNos documentos oficiais que orientam o ensino no Brasil, o objetivo primeiro da avaliação é promover a aprendizagem (BRASIL, 2018; 2019; SILVA; FURTOSO, 2017). No entanto, o que se percebe na prática é uma avaliação de caráter quase que exclusivamente somativo, e usada como uma ferramenta de controle, poder e punição (SCARAMUCCI, 2006). Este contraste é tanto uma representação quanto uma consequência da falta de espaço para a avaliação em cursos de formação de professores de línguas (QUEVEDO-CAMARGO, 2020), uma questão também identificada em outros contextos (FULCHER, 2012). Essa lacuna na formação de professores evidencia a necessidade de promover o letramento em avaliação em contexto de línguas (LAL) desses profissionais. O LAL se refere aos conhecimentos, habilidades e princípios necessários para que práticas avaliativas bem embasadas sejam realizadas (GIRALDO; 2018; 2020; INBAR-LOURIE, 2008a). Considerando a lacuna identificada, o principal objetivo desta tese foi identificar o LAL de formadoras de professores de inglês, buscando implicações positivas na práxis (FREIRE, 2014) e nos contextos dessas formadoras. Os objetivos específicos versaram sobre os componentes do LAL norteadores da práxis das formadoras, o potencial de ações para a promoção do LAL, e as implicações dessa promoção. Para isso, adotou-se uma metodologia qualitativa crítica caracterizada como estudo de caso (COHEN; MANION; MORRISON, 2018). As participantes foram 15 professoras formadoras de sete universidades públicas do estado do Paraná que participaram de uma oficina online em avaliação, com duração de 20 horas, planejada com base em suas necessidades. Os instrumentos de geração de dados foram a) gravações transcritas da oficina; b) artefatos de aprendizagem; e c) questionários. Os dados passaram por um processo de análise de conteúdo (BARDIN, 2016; SALDAÑA, 2013) parcialmente facilitado pelo software Atlas.ti. As categorias de análise foram as tendências observadas na literatura, bem como aquelas originadas pelos dados. Os resultados apontam que, de forma geral, os três componentes do LAL se mostram presentes nos documentos norteadores dos contextos, mas, na práxis das formadoras, os conhecimentos e as habilidades se destacam, enquanto os princípios ficam em segundo plano, o que representa uma tendência já identificada na literatura (DAVIES, 2008). As ações da oficina que mais promoveram o LAL das formadoras foram as que fomentaram a colaboração entre as participantes, que culminou no estabelecimento de uma comunidade de prática (WENGER, 1998), e aquelas que promoveram seus conhecimentos em LAL, o que difere da literatura com professores em formação (GIRALDO; MURCIA, 2019). As implicações reportadas mais recorrentes da promoção do LAL foram a ampliação de conhecimentos e princípios. Ademais, algumas formadoras relataram ações no sentido de promover o LAL de outros protagonistas, como seus alunos ou colegas. Assim, advogamos a favor de mais iniciativas para o desenvolvimento colaborativo e situado do LAL de professoras formadoras. Essa promoção pode ter um efeito cascata em outros protagonistas, além de ser essencial para que mudanças em concepções e práticas ocorram, com vistas a um processo avaliativo mais coerente, bem fundamentado, justo e orientado para a aprendizagem na formação inicial e continuada de professores/as de línguas no Brasil.Item A queda pelos holofotes: uma análise comparativa das tendências jornalísticas sobre o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), através das revistas veja e carta capital (2011-2016)(2023-02-24) Vanzela, Larissa Morais; Arias Neto, José Miguel; Souza, Silvia Cristina Martins de; Dias, Natally VieiraO objetivo deste estudo foi compreender as formas de representação criadas pela imprensa de revista, acerca dos dois mandatos presidenciais exercidos por Dilma Rousseff, entre o período de 2011 a 2016. As fontes históricas adotadas foram as revistas de informação "Veja" e "Carta Capital", analisadas em uma abordagem comparativa. Como metodologia foi utilizada a Análise Temática de Conteúdo, que forneceu os instrumentos necessários para identificar que tipo de discurso foi publicado pelas revistas e em qual período cada temática esteve inserida (BARDIN, 2011). A análise dos órgãos de imprensa, especificamente, das revistas de informação interessa a pesquisa histórica, porque a produção desse material está diretamente relacionada ao poder. À medida que a imprensa desempenha sua função de mediadora da informação, ela assume uma posição ativa no social e disputa a construção de sentidos sobre os acontecimentos que pretende narrar. Sendo assim, é possível concebê-la enquanto um ator político (BORRAT, 1989; CAPELATO,1988,1991). Esse entendimento é concordante com o modelo teórico da história política, que visa compreender como o poder se manifesta em suas variadas formas e espaços (REMOND, 2003). O tema abordado também implicou um olhar da pesquisadora sobre o tempo presente, um período histórico em que as trajetórias dos eventos não estão completamente consolidadas, sendo permeadas pelo confronto de perspectivas que constituem a memória social. Diante do exposto, esta pesquisa se encontra estruturada a partir das seguintes temáticas analisadas: primeiramente foi pretendido identificar como foi criado o discurso sobre a presidente Dilma Rousseff, enquanto uma figura pública durante o início de seu mandato, entre os anos de 2011 e 2012. A seguir, a discussão esteve voltada para a construção do discurso sobre as manifestações de junho (2013) e a deflagração da operação Lava Jato (2014), episódios compreendidos como precipitadores de instabilidade no governo. Por último, foi examinada a construção do discurso sobre a crise político-econômica que conduziu ao processo de impeachment, durante o segundo mandato da presidente entre os anos de 2015 e 2016, um acontecimento responsável por interromper a série dos governos petistas.