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Item A apropriação do cristianismo no mangá: uma análise de Devilman (1972-1973) a partir das religiões no Japão(2023-04-11) Sato, Thiago Tomoaky dos Santos; André, Richard Gonçalves; Visalli, Angelita Marques; Luyten, Sônia Maria BibeEsta pesquisa tem como objeto as apropriações do cristianismo que autores realizam para criarem mangás, como são chamadas as histórias em quadrinhos japonesas. Para tal, do ponto de vista teórico, a análise é baseada no conceito de apropriação a partir das leituras de Michel de Certeau sobre a cultura, em especial de como os agentes históricos subvertem as estruturas estratégicas, tais como da religião, para criar algo ordinariamente novo. Os objetivos desta investigação são identificar como estas apropriações são feitas, quais os propósitos narrativos, estéticos e discursivos dos autores e como a religiosidade japonesa do pós-guerra influencia no desenvolvimento deste produto cultural. A fonte histórica escolhida foi o mangá Devilman, escrito e desenhado por Go Nagai entre os anos de 1972 e 1973, quadrinho no qual um adolescente se transforma em um herói meio-demônio, meio-humano e luta contra demônios. Também será feita uma análise da pluralidade religiosa japonesa contemporânea, assim como um panorama geral do papel do cristianismo na história japonesa. Da perspectiva metodológica, serão feitas reflexões sobre o uso do mangá como fonte histórica, demonstrando as principais características dessa linguagem, como as pesquisas em História trabalham com essa fonte e um levantamento da produção acadêmica sobre ela. Entre as discussões, é possível ressaltar que a cultura religiosa nipônica, que é pluralista e pouco dogmática, bem como as características próprias dos quadrinhos japoneses e contexto histórico-social influenciam os autores de mangá a referenciarem o cristianismo de forma particular. Eles apropriam-se de temas desta religião para abordar assuntos diversos a partir de uma perspectiva e linguagem japonesa e, principalmente, para criar um mundo novo. Para isso, recriam as religiões de acordo com as próprias intencionalidades.Item A arte sob a foice e o martelo: a representação do realismo socialista em Afterimage (2016) de Andrzej Wajda(2023-03-14) Fontes, Ana Paula Bertoncello; Aguiar, Carolina Amaral de; André, Richard Gonçalves; Fernandes, Fernando SeliprandyAfterimage (2016) é a última produção realizada pelo reconhecido diretor polonês Andrzej Wajda (1926-2016). Nesta ficção histórica, Wajda retoma os quatro últimos anos da vida do artista plástico polonês e vanguardista Wladyslaw Strzeminski. Este pintor resistiu à imposição do Realismo Socialista quando a Polônia estava sob domínio da União Soviética. Através de uma cinebiografia ou biopic, é narrado o período em que Strzeminski foi preso, e suas obras de arte censuradas, por lutar contra este projeto do Estado para as artes, promovendo ideias vanguardistas. A presente dissertação, que recorre às ferramentas da análise fílmica, considera a pertinência de se recuperar a memória do autoritarismo na Polônia para refletir sobre como esse passado é mobilizado num contexto crescente de movimentos nacionalistas de extrema direita, representados majoritariamente pelo partido Lei e Justiça (PiS). A hipótese desta pesquisa é a de que Wajda idealizou nesse filme um meio de abordar os problemas desses governos autoritários. Assim, objetiva-se compreender a narrativa sobre o passado, especificamente acerca do Realismo Socialista, proposta por Wajda. Entende-se que esta película traduz valores e problemas contemporâneos à sua produção, sendo Wajda uma testemunha daqueles anos de censura representados no filme. Revisitando esse passado, o diretor trouxe à tona algumas memórias pessoais, oferecendo considerações acerca do que acontece com a arte quando ela é tutelada pelas autoridades governamentais.Item A consciência histórica como caminho para a (re) significação do luto : um estudo do trabalho com o filme: “Viva: A vida é uma festa” nas aulas de história(2024-04-03) Gomes, Isabela Mesquita; Alves, Ronaldo Cardoso; Fiúza, Alexandre Felipe; Ramos, Márcia Elisa TetéQuando o pensamento histórico é formulado, organiza-se dentro de uma lógica narrativa de pensamento na qual consegue atribuir sentido aos eventos históricos. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo refletir acerca da possibilidade de os estudantes desenvolverem um sentido de orientação no tempo, considerando a finitude humana, além de contribuir para a construção de uma ressignificação do luto por intermédio do estudo histórico da festividade do Día de Muertos da cultura mexicana, utilizando a animação Viva: A vida é uma festa (EUA, 2017). Propõe-se, também, investigar como os estudantes compõem suas narrativas de sentido utilizando a fonte cinematográfica, além de estudar seus pensamentos a respeito da memória e do luto em suas experiências, demonstrando a relevância do Ensino de História para o debate da temática em crianças e adolescentes. Para isso, a investigação busca observar esse processo utilizando a metodologia de investigação da Aula-Oficina (2004), relacionando as experiências de perdas dos estudantes à abordagem mexicana do luto no Día de Muertos, por meio da compreensão da herança histórica mexica. Assim, a pesquisa visa contribuir com a construção de uma perspectiva nova e resiliente perante uma situação limite da vida, no caso o luto, individual e coletivo, utilizando da teoria da consciência histórica (Rüsen, 2001; Koselleck, 2006) como caminho para essa abordagem.Item A constituição do Eu em Hannah Arendt(2024-01-23) Ribeiro-Cantu, Aline Maria; Müller, Maria Cristina; Schio, Sônia Maria; Santos, Eder SoaresEsta pesquisa analisa a constituição do Eu em Hannah Arendt, concentrando-se em dois momentos centrais de seus escritos: a abordagem da solidão como experiência existencial radical de perda do Eu e a dualidade da identidade na atividade do pensar, em que um Eu se transforma em dois, metaforizando o diálogo interno do pensar. Pergunta-se pela constituição do Eu em Hannah Arendt, de modo que o objetivo central é compreender como tal constituição se apresenta ao mundo. Utilizando a revisão bibliográfica como metodologia, foram examinados os textos Que é filosofia da existência, Origens do Totalitarismo, A Condição Humana e A Vida do Espírito, bem como Eichmann em Jerusalém, Karl Jaspers: uma laudatio e Karl Jaspers: Cidadão do Mundo. A análise permitiu localizar momentos específicos em que Arendt aborda a noção do Eu e discute temas relacionados, como a questão do ser, do pensamento, da identidade, da pessoa e da personalidade que emerge no mundo por meio de atos e palavras. Verificou-se que, em Arendt, o Eu é formado por meio de relações com os outros, com o mundo e consigo mesmo, caracterizado pela pluralidade do diálogo interior e do diálogo exterior. O Eu é concebido como plural, relacional e livre. Em contextos sociais fragilizados, a falta de responsabilidade pelo mundo resulta em indiferença e individualismo, culminando na busca de refúgio em um mundo lógico e coerente. Conclui-se que o Eu, se privado de relações, torna-se cindido, apresentando uma falta que fragiliza sua posição no mundo. Esse Eu fragilizado pode escolher não se responsabilizar pelo mundo em que vive, gerando uma disposição generalizada de indiferença em relação às demais perspectivas.Item A constituição do Maracatu de Baque Solto como patrimônio cultural imaterial brasileiro à luz dos estudos discursivos foucaultianos(2025-02-28) Souto, Juliana de Barros; Machado, Rosemeri Passos Baltazar; Arias Neto, José Miguel; Cordeiro, Isabel CristinaO Maracatu de Baque Solto, também conhecido como Maracatu Rural, é uma manifestação cultural com origem em uma brincadeira nos momentos de descanso durante o corte de cana nos engenhos de açúcar da Zona da Mata Norte de Pernambuco, aproximadamente entre o final do século XIX e o início do século XX. Em 2014, essa expressão foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, após a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), em conjunto com uma equipe de pesquisadores e integrantes dos grupos de Maracatu, elaborar um Dossiê de candidatura. Esse documento apresentou aspectos históricos, geográficos e sociais que foram avaliados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), resultando no reconhecimento oficial do Maracatu Rural. O objetivo deste estudo é compreender a constituição do Maracatu de Baque Solto como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro a partir da perspectiva teórico-metodológica dos estudos discursivos desenvolvidos pelo filósofo Michel Foucault. Para isso, analisamos o processo utilizando, inicialmente, os conceitos de proveniência e emergência, com o intuito de demonstrar a irrupção do documento que possibilitou o reconhecimento do título. Em seguida, identificamos procedimentos de controle de produção discursiva no corpus de pesquisa – o Dossiê do Maracatu de Baque Solto –, especialmente no bloco “Registro e Salvaguarda”, para evidenciar a teia de relações de poder que permearam esse processo. As análises confirmam a tese foucaultiana de que os discursos estão inseridos em uma ordem, sendo selecionados, organizados e controlados, e que, por meio deles, os poderes se exercem, configurando um jogo de relações entre os sujeitos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental de caráter qualitativo, este trabalho contribui para a compreensão da história como um campo de forças no qual saberes e poderes influenciam e moldam a trajetória das práticas sociais e dos processos de subjetivação dos sujeitos.Item A construção da sustentabilidade e os desafios à conservação da biodiversidade: unidades de conservação e gestão dos recursos naturais em Londrina/ PR(2011-04-15) Rodrigues, Daniel Delatin; Baltar, Ronaldo; Bassani, Paulo; Young, AndreaA pesquisa desenvolvida aqui teve o objetivo de analisar o modo como as estratégias para conservação da biodiversidade, sendo originárias de uma construção social a respeito da interação entre meio ambiente e sociedade, expressam-se por meio de modalidades diferenciadas de gestão e apropriação dos recursos naturais. Tomando as Unidades de Conservação como aspecto mais visivel destas estrategias, discutiremos os limites e potenciais que trazem para a construção da sustentabilidade - usando como caso a criação de uma Unidade de Conservação no município de Londrina/PR - onde procuraremos mostrar que a sustentabilidade é uma construção política que impõe aos sistemas sócio-culturais mudanças significativas em suas modalidades de apropriação dos recursos naturais e no modo de sua interação com a natureza.Item A construção das recentes políticas estaduais de inserção de espanhol na educação básica (2017-2022) : percursos e perspectivas(2022-12-06) Barrios, Raquel Bicalho de Carvalho; Mateus, Elaine Fernandes; Teixeira, Wagner Barros; Santos, Jefferson Januário dos; Furtoso, Viviane Bagio; Ferreira, Cláudia CristinaEste estudo tem o objetivo de analisar, de modo diacrônico, os percursos e as perspectivas da construção das recentes políticas linguísticas educacionais no âmbito dos estados brasileiros, com foco no ensino de espanhol como língua estrangeira/adicional (LE/A), no recorte 2017-2021. O quadro teórico abrange reflexões sobre políticas educacionais, linguísticas e plurilíngues, movimentos sociais e análise de políticas educacionais. O percurso metodológico tem cunho qualitativo, interpretativista e se fundamenta, especialmente, na análise de conteúdo (BARDIN, 2004, 2011) e na interlocução do corpus aos referenciais teórico-analíticos do Ciclo de Políticas (BALL; BOWE; GOLD, 1992). A pesquisa tem como fontes de dados documentos legislativos, entrevista semiestruturada e questionário online. Os primeiros incluem 18 textos legais de três tipos: 5 leis e 13 projetos (de leis e de emendas constitucionais) situados em 12 estados. As entrevistas foram realizadas com 14 envolvidos com o movimento Fica Espanhol ou representantes deste coletivo em dois estados com leis estaduais vigentes com foco no ensino da LE/A em questão (RS e PB). O questionário foi aplicado junto aos representantes deste mesmo coletivo nas diferentes unidades federativas do país (com exceção daquelas que não possuíam representação no momento de geração de dados – como Amapá - ou que já haviam sido contempladas por meio das entrevistas – RS e PB) e respondido por 3 participantes (SP, RJ, RR). Os principais dados obtidos, após a análise de conteúdo do corpus e sua a interlocução com o Ciclo de Políticas, evidenciam que as políticas investigadas têm assumido percursos diversos, com semelhanças e divergências e envoltos por elementos preponderantes que registram os mecanismos que permeiam sua construção. A identificação destes elementos foi pautada pelas particularidades dos Contextos do Ciclo e indicam, portanto, as influências atreladas às políticas, os aspectos que as constituem e as caracterizam como textos, as dificuldades de sua implementação, os impactos já observados e as estratégias colocadas em prática para superar as desigualdades geradas.Item A crítica de MacIntyre aos direitos humanos e a tradição tomista contemporânea(2024-04-08) Silva, Luís Henrique Toniolo Serediuk; Faggion, Andréa Luisa Bucchile; Feldhaus, Charles; Silva, Frederico Augusto BonaldoO trabalho cobre a crítica de MacIntyre sobre os direitos humanos, que é uma parte de sua crítica mais ampla à racionalidade moderna e ao inquérito moral moderno, e isso tendo como pano de fundo o tomismo contemporâneo. Pois diferentes tomistas ofereceram explicações diversas sobre como os direitos humanos surgiram na filosofia e prática ocidentais, o que resultou em respostas conflitantes para a "crise epistemológica" que veio com esse novo conceito de racionalidade prática. Alguns argumentaram em seu favor, vendo-o seja como produto direto de um contexto cristão e, mais especificamente, tomista (relação genética), seja ao menos como um conceito amistoso, compatível com um contexto tomista (relação complementar). Outros, dentre os quais, MacIntyre, enxergaram os direitos como um conceito completamente disruptivo que estorva a racionalidade tradicional (relação dialética) e leva apenas à incomensurabilidade e dissenso moral. Porém, o objetivo geral desta pesquisa não é apenas explicar a crítica de MacIntyre em sua relação com outros ramos do tomismo contemporâneo, mas ir além do próprio MacIntyre, considerando que ele aderiu a uma explicação tomista da lei natural várias décadas atrás. Um dos resultados aqui alcançados é que é possível falar de direitos (direitos-na-tradição, não o que comumente se entende por direitos humanos) que surgem de uma explicação tomista da lei natural, mesmo na teoria de MacIntyre, partindo de uma racionalidade ancorada numa tradição e em práticas, e numa explicação teleológico-essencialista da natureza humana, contra a explicação nominalista-mecanicista na qual vicejam os direitos humanos. Portanto, de uma análise da cultura moderna informada por tais princípios nominalistas-mecanicistas da razão prática, e indo além do ceticismo de MacIntyre quanto a direitos em geral, foi possível chegar a uma solução para a "crise epistemológica" com respeito ao tomismo e direitos humanos, com o que se pode chamar de "relação genética qualificada": direitos atribuíveis aos seres humanos só podem funcionar propriamente num contexto de razão prática informado por uma tradição de inquérito moral, e têm suas raízes, especificamente, na racionalidade cristã e pré-moderna. Uma vez retirado desse contexto, assim como outros conceitos que MacIntyre chama de "tabus", está fadada a falharItem A educação em tempo integral durante a pandemia da COVID-19 (2020/2021) : um estudo de caso(2023-04-03) Pires, Angela do Carmo Alvin; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Mendonça, Sueli Guadalupe de Lima; Campos, Margarida Cássia; Eras, Ligia Wilhelms; Araújo, Angelica Lyra deEsta pesquisa trata da Educação em Tempo Integral no Ensino Médio a partir do estudo realizado junto a estudantes do Ensino Remoto durante a pandemia da Covid-19, no período de 2020 a 2021. Analisamos os processos de ensino e aprendizagem no contexto da pandemia causada pela Covid-19, quando foi implementado o atendimento educacional emergencial de forma remota através de plataformas educacionais on-line. Plataformas que já existiam, mas que, devido a necessidade imediata, foram acionadas para atender o fluxo de atividades disponibilizadas aos/às estudantes da rede pública do estado do Paraná. A um só tempo as escolas estavam vivenciando a implantação da Reforma do Ensino Médio, a partir da lei 13451/2017 e da BNCC de 2018 e do Ensino Remoto. Algumas escolas, vivenciavam, ainda, a implementação do Tempo Integral, como é o caso que investigamos no Colégio Estadual Jayme Canet, em Bela Vista do Paraíso-PR. Diante desse contexto, as questões que buscaremos responder são: Como os estudantes do Colégio Estadual Jayme Canet avaliam, percebem e sentem os desafios desse contexto muito especial para a sociedade e para a educação? Como a parcela da escola percebe e age diante das mudanças nos tempos e espaços no Ensino Médio, alterados pela Reforma (Novo Ensino Médio), pela permanência em tempo integral e pelo ensino remoto criado como alternativa durante a crise sanitária? A investigação foi realizada desde a noção de relação dos estudantes com a escola e com os saberes de Charlot e do conceito de percepção de Lahire. Os estudantes que acompanhamos tinham entre 17 e 19 anos de idade e frequentavam a terceira série do Ensino Médio. A pesquisa é de caráter descritivo, tendo por base a construção de questionário disponibilizado aos estudantes através de plataformas educacionais. Dos 43 estudantes matriculados nas duas turmas que tiveram acesso às questões, 37 responderam e constituíram a nossa base de dados sobre os jovens estudantes em novembro de 2021. Foram utilizados instrumentos de coleta e análise de dados obtidos através de aplicação de formulários on-line, denominadas de Google Forms. Como resultados podemos sintetizar: a) os estudantes já tinham alguma facilidade com os aplicativos e ferramentas implantados na pandemia; poucos demoraram para se adaptar por falta de equipamentos e de conhecimentos sobre as ferramentas; b) a maioria tinha acesso à internet em casa, diferenciando-se dos dados do Brasil em geral e do estado em particular; c) indicaram sentir muita ansiedade e maior dificuldade com a área de exatas se comparadas com a área de humanas; d) ocorreu maior controle do trabalho docente e discente e a plataformização do ensino se intensificou na pandemia e seguiu se aperfeiçoando mesmo depois do retorno presencial.Item A estética da melancolia em romances de Lúcio Cardoso(2021-07-20) Hodas, Flávia Aparecida; Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de; Panichi, Edina Regina Pugas; Cruz Júnior, Dilson Ferreira da; Vieira, Miguel Heitor Braga; Corrêa, Alamir AquinoNos romances do escritor mineiro Lúcio Cardoso, principalmente naqueles publicados após o ano de 1936, data que marca a publicação de A luz no subsolo (1936) e, ao mesmo tempo, a abertura para a sua vertente mais intimista, pode-se dizer que a melancolia é um dos estados de alma centrais que percorre as suas obras. As personagens cardosianas são sujeitos entregues a um sofrimento incessante e a um doloroso desencanto existencial, fruto de perdas que elas não conseguem transpor. Sem dúvida, o desejo irrealizado, elemento salientado frequentemente pela crítica literária dentro da obra de Lúcio Cardoso, é o pivô que desencadeia o sentimento melancólico em suas narrativas. As personagens que se apresentam em seus romances, indivíduos essencialmente sequiosos, querem estar junto àquilo que desejam, mas, ao defrontarem-se com a impossibilidade de realizar os seus desejos, sentem-se incapazes de lidar com a dor que as domina. A melancolia torna-se tão evidente nas narrativas de Cardoso a ponto de se poder afirmar que existe nelas uma estética da melancolia. A presente tese tem como objetivo investigar como essa estética da melancolia se presentifica nos romances de Lúcio Cardoso. Afinal, como a melancolia se configura discursivamente em seus romances? Como algumas de suas personagens mais emblemáticas, imersas num estado de tormento e de sofrimento constantes, transitam pelos romances de Cardoso, revelando seus estados melancólicos? E, sobretudo, o que está em questão nos conflitos interiores dessas personagens que faz emergir essa estética da melancolia? Para responder a essas questões, três romances do escritor mineiro serão analisados: A luz no subsolo (1936), Dias perdidos (1943) e Crônica da casa assassinada (1959). A melancolia se apresenta na obra cardosiana tanto como um elemento estrutural do texto, assim como uma espécie de cosmovisão sobre a condição humana, que reveste as suas narrativas com imagens peculiares e que desperta nelas a presença pujante do afeto melancólico. Nesse sentido, a análise dos livros abarcará uma investigação discursiva que pretende demonstrar como se organizam os percursos de sentido que fazem com que suas personagens possam ser caracterizadas como sujeitos melancólicos por excelência, como é o caso de Madalena, de A luz no subsolo, de Clara e de Sílvio, de Dias perdidos e de Nina e de Ana, de Crônica da casa assassinada. Além disso, analisar-se-ão as imagens e os topois que revestem esse discurso, permitindo observar que a melancolia, em Lúcio Cardoso, trata-se, na verdade, não somente de um sentimento intrínseco à vida de determinadas personagens, mas se trata, em última instância, de um modo específico de conceber e de enxergar a vida humana, que é vista como um espaço permeado por uma sucessão de perdas irreparáveis, por sofrimentos intermináveis e por lacunas intransponíveis, o que faz emergir uma estética da melancolia em seus romances.Item A evasão escolar e casos de infrequências estudantil no município de Rosário do Ivaí(2024-04-28) Silva, Fábio Pereira da; Araújo, Angélica Lyra de; Diaz, Sandra Maria Mattar; Silva, Ileizi Luciana FiorelliEste estudo tem como objetivo compreender as causas da evasão escolar e casos de infrequência estudantil no Município de Rosário do Ivaí. A evasão escolar tem sido identificada como um problema persistente nas instituições educacionais, de modo geral, porém, os índices de evasão do município de Rosário do Ivaí, não são tão altos comparados a níveis nacionais. Mas ainda assim, é relevante se aprofundar nas causas desses poucos casos de evasão. O objetivo da pesquisa é enfrentar os obstáculos internos das escolas, propondo estratégias para mudar a cultura da comunidade escolar e diminuir os índices de evasão, especialmente no Ensino Médio, e suas consequências. A evasão escolar é um desafio que afeta as instituições educacionais, e para abordar esse problema, foram entrevistados estudantes que abandonaram os estudos ou apresentaram baixa frequência nos anos de 2017 a 2022, em duas escolas do município. No propósito de levantar informações sobre as causas da evasão escolar e suas consequências, este trabalho foi dividido em quatro etapas metodológicas: pesquisa bibliográfica, observação participante, aplicação de questionários estruturados e semiestruturados, e pesquisa documental. Os resultados indicam que, na escola do campo, a constituição familiar precoce, acompanhada da gravidez na adolescência, é o fator predominante que leva à evasão escolar. Na escola do centro da cidade, a principal causa, segundo os entrevistados, foi a necessidade de buscar trabalho para auxiliar na renda familiar. Como projeto de intervenção, etapa posterior a este trabalho, pretende-se apresentar os resultados aos professores e desenvolver na escola uma rede de amparo aos estudantes em situação de infrequência ou evasão escolar.Item A expansividade e iteratividade formais enquanto condições de ampliação da fenomenologia husserliana(2024-07-31) Madalosso, Yuri José Victor; Santos, Eder Soares; Thomé, Scheila Cristiane; Ferraz, Marcus Sacrini Ayres; Wu, Roberto; Silva, Claudinei Aparecido de Freitas daO objetivo geral desta tese é explorar a possibilidade de núcleos estruturais dinâmicos na constituição do “ser ideal”. Especificamente, pretende-se defender que os desenvolvimentos ontológicos formais têm origem na estrutura recursiva e operatória aritmética da primeira filosofia husserliana. Por fim, busca-se elucidar como a semiótica husserliana de seu período inicial permanece um “fio condutor” nas fases posteriores, especialmente nos conceitos ligados a operações, transformações e modificações lógicas e gramaticais. A hipótese desta pesquisa é que, desde a filosofia inicial de Husserl, uma relação efetiva entre o real, o fenomenológico e o ideal só é possível (especialmente em “níveis superiores”) porque esse filósofo elaborou uma legalidade específica para modificações iteradas de significação e operações capazes de expansão consistente, tanto no âmbito gramatical e lógico-matemático quanto na fenomenologia. Desde 1890, diversos direcionamentos formais e psicológicos, que resultariam na fenomenologia como filosofia e na lógica pura, apresentam uma estrutura e importância filosófica que ampliam a própria filosofia husserliana. Essa ampliação, fundamentada na recursividade e expansividade formais (incluindo axiomas, domínios de objetos e categorias gramaticais semânticas), permite tanto a constituição subjetiva de múltiplos níveis de formas lógico-matemáticas quanto a produção de objetividades puras no sentido intencional. Por fim, os núcleos estruturais que viabilizam essa ampliação foram organizados em três grupos de conceitos, a serem explorados nos três capítulos seguintes: i) “círculos concêntricos”, “operação/combinação” e pressupostos de sistemas formais; ii) a noção de multiplicidade definida relativa e as modificações sintáticas significativas; iii) a significação em seu sentido ôntico-fenomenológico, as objetivações categoriais enquanto significações noemáticas e as matérias e formas sintáticas.Item A formação do pensamento histórico dos jovens estudantes de Rolândia – PR: a imigração judaico-alemã à luz da burdening history(2023-03-15) Coelho, Bianca Martins; Cainelli, Marlene Rosa; Ramos, Marcia Elisa Teté; Alves, Ronaldo CardosoEsta pesquisa investigou a formação do pensamento histórico dos estudantes de Rolândia, município pertencente ao norte do estado do Paraná. Enquadrado no domínio científico da Educação Histórica (BARCA, 2001); (CAINELLI, 2009, 2011); (SCHMIDT, 2011, 2015), e alicerçados à metodologia Grounded Theory (CHARMAZ, 2009); (GAGO, 2007) (TAROZZI, 2011), esta pesquisa analisou as narrativas históricas dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. Nos apropriamos das discussões sobre o Ensino de História Difícil proposta por Bodo von Borries (BORRIES, 2011, 2018), visando compreender quais elementos deste conceito são destacados na narrativa dos estudantes em relação ao Holocausto e a imigração-judaico alemã para o município de Rolândia. Uma vez que a história deste município foi constituída de contradições e silenciamentos. Destacamos a importância da Grounded Theory enquanto metodologia de pesquisa que nos permite tomar como objeto de análise as narrativas, cadernos e observações de campo, durante o estudo para a constituição de categorias de análise na pesquisa qualitativa. Assim, utilizamos do questionário socioeconômico e cultural, questionário aberto sobre o conceito substantivo Holocausto e a imigração judaico-alemã para o município de Rolândia, para então compreender as relações entre um possível passado traumático e a perspectiva de um futuro expressa na narrativa dos estudantes.Item A função crítica do ócio: a educação no período intermediário de Nietzsche(2023-04-14) Mazamboni, Gabriel; Weber, José Fernandes; Pitta, Maurício Fernando; Hardt, Lucia SchneiderAo abandonar os ideais de Schopenhauer e Wagner, sobretudo por identificar neles a reproducao de aspectos nocivos da Modernidade, Nietzsche escreve Humano, Demasiado Humano e inaugura uma nova fase em sua filosofia, que pode se caracterizar como uma reconciliacao com a ciencia a fim de combater a influencia moral, religiosa e metafisica para a construcao de uma cultura superior que toma a Grecia Antiga como aspiracao. Em um aforismo intitulado Em favor dos ociosos, Nietzsche expoe a decadencia dos eruditos e dos chamados “homens ativos” e a incapacidade destes de fruir uma vida contemplativa. A partir da valorizacao que o filosofo concebe ao ocio e a contemplacao, intende-se mapear suas concepcoes de modo a inseri-las no problema da educacao oriunda da Modernidade, questionar sua relevancia no Cultivo de Si, discutir a figura do espirito livre neste ambito, e identificar a ambiguidade da ciencia no periodo intermediario de sua producao tomando o perspectivismo como parametro.Item A gramática de valências e a língua Kaingang: um contraste com a língua portuguesa(2023-02-15) Souza, Carolina Maciel de; Silveira, Marcelo; Garcia, Maria José Guerra de Figueiredo; Miranda, Maxwell GomesEsta dissertação tem como objetivo auxiliar na elaboração de uma gramática pedagógica do Kaingang, com bases conceituais advindas da teoria da Gramática de Valências. O termo valência foi inicialmente adotado pelo linguista francês Lucien Tesnière, cujo conceito influenciou o desenvolvimento de modelos de gramática de dependência na Europa e na Rússia. Este estudo é embasado na Gramática de Valências e contribui para a descrição da estrutura da Língua Kaingang, utilizando-se do contraste com a Língua Portuguesa. Assim sendo, descrevemos a estrutura da língua Kaingang à luz da Gramática de Valências e suas relações de dependência, contrastando com a Língua Portuguesa, para contribuir com a elaboração de uma gramática pedagógica da Língua Kaingang.Item A grande casa no fundo do mar: Tuvalu e os impasses políticos ambientais contemporâneos(2012-05-07) Braga, Patrícia Benedita Aparecida; Lanza, Fábio; Chiarotti, Ana Maria; Tilio Neto, Petronio dePartindo do fato de que a mudança climática global é uma realidade, e de que a sua origem pode estar relacionada a fatores antropogênicos e a dinâmicas próprias do planeta, pode-se afirmar que, na atualidade, pós 1989, as resoluções científicas de um determinado grupo de pesquisadores do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) fundamentam dados científicos que são utilizados em ações políticas planetárias, criando remodelações na economia mundial e influenciando ações sociais e culturais em nível global, regional e local. As afirmativas científicas ambientais e a mudança climática encontram-se inseridas em um meio político de ações globais, caracterizado primordialmente pela assimetria de poder, transversalidade e transnacionalidade de ações. Deste modo, os fenômenos de variação climática, que afetam o Estado-ilha Tuvalu, assim como as possíveis soluções para o problema climático/político do país, estão relacionados a ações estatais e a processos deliberativos em Organizações Internacionais. O princípio de cidadania vinculado aos Estados nacionais é fragmentado, uma vez que, internamente, o Estado tuvaluano, ao perder o seu território com a elevação do nível do mar, não consegue garantir, aos seus cidadãos, o direito à vida e a permanência destes em seu território. Frágil em termos políticos/econômicos, o país realiza reivindicações aos diversos atores do meio internacional - principalmente às grandes potências - no que se refere à ratificação de Protocolos, Tratados e Acordos que buscam diminuir a emissão de gases poluentes. Contrário aos anseios de Tuvalu, cria-se um discurso conceitual sobre a origem de refugiados ambientais ou apátridas e seu possível enquadramento no corpo jurídico internacional, mas não se debatem possíveis soluções mitigatórias e de adaptação que atenuem o problema específicoItem A História das Mulheres nos livros didáticos (2016-2021): um estudo comparativo a partir da Didática da História(2024-12-16) Silva, Isabella Vignoli da; Alves, Ronaldo Cardoso; Moreno, Jean Carlos; Campos, Raquel Discini deAs discussões referenciadas nas questões de gênero se constituem numa das grandes demandas da sociedade contemporânea. A perene mentalidade patriarcal e, por consequência, machista, é reproduzida de geração em geração, seja no âmbito privado, seja no mundo público, por meio do domínio de representações e narrativas masculinas que reforçam este modo de pensar da sociedade. Do ponto de vista institucional, a escola é um dos primeiros espaços em que as crianças se encontram com o mundo público e, por isso, pode ser lugar importante para refletir a respeito da necessidade de uma sociedade com maior equanimidade entre os diferentes gêneros. Uma vez que os livros didáticos se constituem como um dos principais veículos culturais entre os brasileiros que têm acesso à educação escolar, nos quais a história legitimada é a “história masculina”, é de extrema relevância que a História das Mulheres neles esteja presente. Nesse sentido, analisar as representações das mulheres nos livros didáticos se faz necessário para identificar e problematizar as mudanças, permanências, presenças e ausências nos diferentes processos históricos estudados. Esta abordagem, que pereniza a ausência estrutural das mulheres na narrativa histórica, revela não somente as opções metodológicas as quais têm influenciado a História ensinada, mas também as políticas e mercadológicas. Fator este que também contribui para a não ocorrência da desconstrução de condutas e representações, tradicional e culturalmente, impostas às mulheres. Para a consecução deste objetivo, será utilizada a metodologia da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977), bem como a teoria do historiador e filósofo da História alemão Jörn Rüsen (2010), a qual estabelece critérios fundamentais a serem considerados pelos manuais de História, a fim de contribuir para que os estudantes formem o pensamento histórico sob parâmetros da Ciência Histórica e os relacionem, conscientemente, com sua própria vida, construindo consciência histórica, neste caso a respeito da História das Mulheres e de seus desafios na sociedade contemporânea. Nessa perspectiva, buscar-se-á compreender como a História das Mulheres é abordada, sempre considerando a complexidade do livro didático enquanto documento histórico, até o seu papel como produto do mercado editorial e de que forma isso se dá dentro dos materiais históricos (imagens e textos), partindo da teoria de Rüsen, visando compreender os significados desse material de forma mais ampla.Item A história do hipertexto na invenção do ciberespaço(2023-06-01) Venancio, Bruno Nielsen; Duran, Maria Renata da Cruz; Agenor, César; Touso, Rodrigo; Lima, Carollina de; Canela, Guilherme; Evangelista, Luciana de Fátima MarinhoO trabalho que apresento tem como objetivo construir uma história do hipertexto na formação do ciberespaço. As coordenadas que permitem ao leitor se situar no universo virtual são dadas logo no primeiro capítulo, a partir da revisão literária e visual, senão cinematográfica, de uma contracultura emergente desde a segunda metade do século XX e mais acentuada no final do mesmo século. Distinguiu-se no panorama cibernético estadunidense do final do século XX um conceito central para o que seria a internet do século XXI: o conceito de hipertexto. Responsável por conferir complexidade e profundidade à tela plana, o hipertexto foi inventado pelo filósofo da informática Ted Nelson. À genealogia do conceito dedicam-se os capítulos 2 e 3, aonde também se pretendeu esmiuçar a importância dessa experiência narrativa para a história da cultura digital.Item A identidade ecológica do movimento dos trabalhadores rurais sem terra - MST: o caso do assentamento Dorcelina Folador - Arapongas - Paraná(2005-03-30) Negri, Paulo Sérgio; Bassani, Paulo; Calzavara, Oswaldo; Gratão, Lúcia Helena BatistaO trabalho A identidade ecológica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST: o caso do assentamento Dorcelina Folador no município de Arapongas - Paraná teve como objetivo a análise das orientações do MST no que diz respeito a preservação ambiental, bem como detectar a construção da identidade ecológica do MST e perceber em que medida o discurso agroecológico do Movimento em nível nacional/local rebate junto aos assentados na forma de projeto agroecológico dentro do assentamento. O MST se posiciona contrário ao modelo de agricultura moderna adotado no Brasil que intensificou-se a partir da Revolução Verde, pois o considera nocivo ao meio ambiente além de permitir a exclusão social. Em tese o MST propõe a implantação de um novo modelo de produção agrícola pautado no desenvolvimento rural sustentável (agroecológico). A partir desse pressuposto foi escolhido o assentamento Dorcelina Folador no município de Arapongas no norte do Paraná para que esta pesquisa se realizasse. Foram aplicadas entrevistas aos assentados em duas etapas: a primeira etapa foi realizada com quarenta famílias de assentados e a segunda etapa apenas aos assentados que trabalhavam com produtos orgânicos. A análise dos dados e o confronto com o discurso do MST demonstraram a existência de fatores limitantes que influenciaram a constatação da aplicação efetiva do discurso do MST junto aos assentados deste assentamento sendo eles: ausência de um projeto em produção orgânica; dificuldades dos assentados em romper com o paradigma da agricultura moderna; mercado para produtos orgânicos; falta de formação técnico-educativa específica para a produção agroecológica.Item A identidade feminina nos textos bíblicos de Ester, de Rute e da mulher samaritana(2023-05-17) Ennes, Viviane Dias; Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de; Santos, Adilson dos; Oliva, Alfredo dos SantosNeste trabalho, adotou-se como corpus as narrativas sobre o feminino nos textos de Ester, de Rute - no Antigo Testamento bíblico - e a passagem do capítulo quatro do evangelho de João, no Novo Testamento, que trata da mulher samaritana e seu encontro com Jesus à beira de um poço. Investigou-se o ethos feminino referenciado pelos textos bíblicos. Como ponto de partida, foram analisados seus contextos históricos e percursos narrativos para um estudo de suas representações. No primeiro capítulo, foi explorada a teoria necessária à análise da representatividade feminina da Literatura e as incursões teóricas sobre a identidade feminina. No segundo capítulo, foram apresentadas incursões teóricas para fundamentar as análises discursivas. No terceiro capítulo, foram feitas as análises dos textos bíblicos indicados no corpus da pesquisa, isto é, nos textos bíblicos de Ester, de Rute e da mulher samaritana, a partir da teoria apresentada, demonstrando a costura enunciativa entre os livros escriturísticos e seus símbolos no que diz respeito à feminilidade. A questão levantada para essa análise foi diferenciar, ou aproximar, a mulher apresentada pela Bíblia como aquela que agrada a Deus daquela apresentada como reprovada e que desagrada a Deus. Foi analisado, nos textos propostos, se existe uma única identidade feminina nas passagens analisadas; se há uma configuração discursiva da mulher traçada pelo narrador; se a mulher que aparece no Antigo Testamento é igual à retratada no Novo Testamento. Nas considerações finais, abordou-se o arquétipo - ou os arquétipos - feminino construído pelos fragmentos selecionados do cânon judaico-cristão a respeito da figura feminina.