CLCH - CENTRO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
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Item A rede Cooperifa: Encontrando Sérgio Vaz, a poesia, a performance e as relações afetivas(Universidade Estadual de Londrina, 2022-08-31) Ramos, Andreza Pereira Dias; Fernandes, Frederico Garcia; Alencar, Claudiana Nogueira de; Godoy, Maria Carolina deResumo: Essa dissertação tem como principal objetivo demonstrar a existência de uma rede, pautada, principalmente, pelos afetos mobilizados pela Cooperifa (Cooperação Cultural da Periferia) e pelos poetas-produtores que a mantém. Nesse sentido, buscase observar de que modo esse agrupamento foi criado, quais afetos o compõem, qual a perspectiva interna dos sujeitos que integram essa rede e o que os produtos desse projeto coletivo podem nos revelar. A Cooperifa foi criada pelo escritor Sérgio Vaz, em 2001, e compreende, hoje, uma gama de atividades culturais que têm como centro a realização de um sarau de poesia em um bar da periferia de São Paulo. Ao observarmos esse projeto, notamos suas bases ancoradas em um desejo de transformação pela palavra, um desejo de afetar-se. Assim, as análises aqui presentes foram realizadas com o objetivo de investigar de que forma o afeto se interliga ao Sarau da Cooperifa e estabelece uma rede a partir das interações mantidas entre os fatores desse polissistema literário, provocações que foram facilitadas pelas leituras de teorias a respeito do polissistema literário (EVEN-ZOHAR, 1990), performance (AGUILAR; CÁMARA, 2017), (ZUMTHOR, 1993, 1997, 2018), oralidade (ZUMTHOR, 1993) e a literatura como dispositivo de afeto (DI LEONE, 2014), realizadas a partir do projeto de pesquisa “Festivais Literários: redes afetivas e sistema literário”. Essa pesquisa, portanto, destaca a atuação heterogênea e não hierárquica da produção de Sérgio Vaz, demonstrando a existência de pontos de interdependência entre Vaz e os demais integrantes desse polissistema, pontos estes que são responsáveis pela criação de uma rede marcada pelo “fazer junto”, ou seja, pelo afeto (DI LEONE, 2014), (SPINOZA, 2020). Abstract: This research has as a main objective to demonstrate the existence of a network, based mainly on the affections prompted by Cooperifa (Cooperação Cultural da Periferia) and by the poets who support it. Thus, we seek to observe how this team was created, what affections compose it, what is the inner perspective of the subjects that integrate this network and what the products of this project can reveal to us. Cooperifa was created by the writer Sérgio Vaz, in 2001, and today consists of a range of cultural activities centered on holding a poetry soiree in a bar on the outskirts of São Paulo. As we observe this project, we notice its foundations anchored in a desire for transformation through the word, a desire to affect. Thus, the analyzes presented here were carried out with the objective of investigating how affection is linked to the Sarau da Cooperifa and establishes a network from the interactions held between the factors of this literary polysystem. These provocations were fomented by reading theories about the literary polysystem (EVAN-ZOHAR, 1990), performance (AGUILAR; CÁMARA, 2017), (ZUMTHOR, 1993, 1997, 2018), orality (ZUMTHOR, 1993) and literature as a device of affection (DI LEONE, 2014), carried out from the research project “Literary Festivals: affective networks and literary system”. Therefore, this research highlights the heterogeneous and non-hierarchical production of Sérgio Vaz, demonstrating the existence of a correlation between Vaz and the other members of this polysystem, which is responsible for creating a network determined by “doing together”, in other words, by the affection (DI LEONE, 2014), (SPINOZA, 2020).Item [A] Aliança Democrática da década de 1980Ricardo, Daniel de Libório; Ferraz, Francisco César Alves [Orientador]; Munhoz, Sidnei José; Rolim, Rivail CarvalhoResumo: Este trabalho procurou fazer uma reflexão sobre a importância da Aliança Democrática para o processo de redemocratização do Brasil entre meados de 1984 e o ano de 1985 O estudo também contribui para ampliar o conhecimento sobre o fim do regime militar e o papel que a Aliança Democrática desempenhou para que este resultado fosse alcançado, sob um governo autoritário que buscou controlar de forma gradual a transição para um governo civil, limitando as forças de oposição, caso dos partidos, PMDB, PDT, PTB e PT Assim, o PMDB acabou se aliando a Frente Liberal, ala dissidente do PDS e formaram a Aliança Democrática em 1984 com o objetivo de eleger um presidente comprometido com o ideal da redemocratização do país Entretanto, a Aliança não conseguiu implementar uma mudança mais profunda no país, com base no que pretendia segundo o Compromisso com a nação (1984), no tocante à economia, à política e à distribuição de renda A documentação utilizada para desenvolver a pesquisa foi composta pelas revistas Veja e IstoÉ entre agosto de 1984 a dezembro de 1985 e o documento Compromisso com a nação, publicado em agosto de 1984 Além disso, foram empregadas bibliografias acerca do tema para discutir o processo de transição política no país Logo, o pacto político intitulado Aliança Democrática foi decisivo para obter a vitória no Colégio Eleitoral em 1985 Mas careceu de sustentabilidade após eleito para aprovar as medidas que defendeuItem A abordagem da oralidade e a form(ação) docente nos anos iniciais : desafios e possibilidadesSemczuk, Wéllem Aparecida de Freitas; Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]; Silva, Flávio Brandão; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Aguilera, Vanderci de Andrade; Altino, Fabiane CristinaResumo: O ensino de língua materna na escola é fundamental para que os alunos adquiram as competências linguísticas das modalidades oral e escrita Para isso, o professor-formador deve se capacitar para discutir as questões relacionadas à língua e às suas diversas normas Nesse sentido, os estudos da Sociolinguística Educacional têm se preocupado com questões relacionadas à língua e ao ensino, com o intuito de apresentar ao aluno as variedades que levam ao prestígio/estigma demonstrando seu percurso e importância, nas modalidades oral e escrita, dentro da comunidade de fala Com base nisso, este trabalho, resultado de uma pesquisa-ação, tem por intuito oferecer subsídios aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental para o trabalho com a oralidade sob o olhar da Sociolinguística Educacional Os informantes/participantes selecionados para a análise são professores que ministram aulas nos anos iniciais em escolas públicas, que participaram, inicialmente, do projeto de extensão Proposta de Atualização Docente para o Ensino de Língua Portuguesa – Prodocente, vinculado à Universidade Estadual de Londrina e à Secretaria de Educação do Município de Centenário do Sul Justifica-se a escolha desses informantes/participantes por ser necessário, desde os anos iniciais, estabelecer uma reflexão sobre a língua, vista enquanto heterogênea, e realizar um trabalho com a oralidade em sala de aula, tendo em vista que, nessa etapa da Educação Básica, os alunos adquirem os conhecimentos linguísticos e aprendem o código da escrita A ênfase, nesta tese, foi dada à abordagem do eixo oralidade, visto que os diversos gêneros orais possibilitam um trabalho efetivo a respeito da diversidade linguística O corpus do trabalho constitui-se de três instrumentos para a coleta de dados: (i) questionário semiestruturado – diagnóstico; (ii) planos de ensino e (iii) questionário inicial e avaliativo A análise dos dados evidenciou que independente da formação inicial, os docentes desconhecem a língua enquanto sistema heterogêneo e consideram a utilização de variantes linguísticas de menor prestígio social como erro, o que reforça a importância de formações continuadas que partam das necessidades do contexto da escola e com uma maior duração para que tais crenças possam ser revistasItem Abordagem da variação linguística : em busca da mudança real no ensinoSemczuk, Wéllem Aparecida de Freitas; Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]; Aguilera, Vanderci de Andrade; Cox, Maria Inês PagliariniResumo: A Língua Portuguesa é resultado do contato com várias outras línguas, assim, a diversidade linguística pode ser percebida em várias situações, tanto na modalidade oral quanto escrita Pensando na diversidade linguística, o presente trabalho tem por objetivo geral verificar o posicionamento dos futuros e dos atuais profissionais que atuam na docência de Língua Portuguesa em relação à abordagem da variação linguística em sala e avaliar seus conhecimentos a respeito dos estudos sociolinguísticos, tendo como foco os aspectos relacionados à variação e à atitude linguística Para tanto, nossos objetivos específicos são: (i) avaliar os conhecimentos dos alunos e professores a respeito da variação linguística; (ii) investigar se os informantes acreditam na importância da variação linguística e se abordam este conteúdo em sala; (iii) avaliar e discutir questões relacionadas à formação dos discentes/docentes com relação à parte teórica e prática Para isso, tomamos como base os seguintes pressupostos teóricos: Normas, Variação Linguística, Crenças e Atitudes e Preservação da face A coleta de dados foi realizada por meio de dois questionários distintos aplicados: (i) aos alunos da graduação do último semestre do curso de Letras, de uma instituição pública de ensino; (ii) aos professores da rede pública de ensino que realizavam o curso do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) Os resultados mostram que os informantes apresentaram avaliações subjetivas no decorrer do questionário e, entre as concepções linguísticas vigentes, destaca-se a concepção de que a língua se define por um conjunto de regras consubstanciadas nas gramáticas normativas, as quais prescrevem as normas do “falar e escrever corretamente”, sendo todas as formas desviantes desse padrão consideradas como “erro” Portanto, encontramos nos dois grupos respostas diversas que ora marcavam o padrão normativo, ora afirmavam a importância do ensino por meio da diversidade, o que demonstra a grande necessidade em manter e preservar a face diante da pesquisa Com relação aos aspectos relacionados à formação, percebemos a existência de lacunas na formação docenteItem A abordagem da variação linguística no ensino de língua portuguesa em instituições públicas de ensino do estado do ParanáSilva, Flávio Brandão; Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]; Bortoni-Ricardo, Stella Maris; Botassini, Jacqueline Ortelan Maia; Aguilera, Vanderci de Andrade; Almeida, Ana Lúcia de CamposResumo: Um dos desafios que o ensino de língua portuguesa na escola apresenta é o de formar estudantes realmente proficientes quanto ao uso da língua materna, em situações diversas de interação verbal Assim, este trabalho, com base nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Educacional, com destaque para os estudos de Crenças e Atitude Linguísticas no ensino de língua, tem como principal objetivo investigar como ocorre a abordagem da variação linguística, no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, no Ensino Médio, em escolas públicas do Estado do Paraná Para tanto, procedeu-se à análise de três corpora, constituídos pelos documentos oficiais norteadores do ensino de Língua Portuguesa no Brasil, pelos livros didáticos de Língua Portuguesa indicados para o Ensino Médio, no PNLD 215 e pelos questionários respondidos pelos professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná A análise dos documentos oficiais considerou três documentos: os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares Estaduais de Língua Portuguesa para a Educação Básica, do Estado do Paraná Encaminhou-se a análise dos materiais didáticos, com a finalidade de verificar como ocorre a abordagem da diversidade linguística, tanto na parte teórica dos conteúdos, como nas atividades Dessa forma, realizou-se a análise dos livros didáticos a partir de um roteiro composto por 5 perguntas abertas, adaptado de Lima (214) Na terceira rodada de análise, foram considerados, por amostragem, 131 questionários respondidos por professores oriundos dos Núcleos Regionais de Educação, de todas as regiões do Estado do Paraná O questionário proposto aos professores, em formato eletrônico, contou com 12 perguntas semiestruturadas, construídas a partir dos pressupostos teóricos de Crenças e Atitudes Linguísticas no ensino de língua Na análise dos questionários, foram consideradas duas variáveis: o local de formação acadêmica do professor (instituição pública ou particular) e o tempo de magistério Os dados coletados foram tabulados com a utilização do Excel, por meio do qual foram elaborados gráficos e tabelas As análises realizadas possibilitaram auferir os seguintes resultados: i) os documentos oficiais que norteiam o ensino de Língua Portuguesa não são suficientemente esclarecedores quanto à abordagem da variedade linguística; ii) em geral, os materiais didáticos propõem atividades que não dão conta de explorar, em profundidade, a diversidade linguística; iii) há uma tendência entre os professores em assumir o discurso de valorização da variação linguística, no entanto, a transposição desse discurso para a prática deixa a desejar, pois a maioria dos professores apresenta atitudes que reforçam as prescrições normativas Diante de tais resultados, destaca-se a necessidade de que se invista na formação continuada dos professores, fornecendo-lhes alternativas para o trabalho com a variação linguística no processo de ensino-aprendizagem, inclusive com a didatização dos fenômenos variáveisItem Abordagem semântico-enunciativa de um instrumento linguístico : o Diccionario Brazileiro da Lingua PortuguezaCarmo, Anderson Braga do; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli [Orientador]; Oliveira, Sheila Elias de; Altino, Fabiane CristinaResumo: O século XIX, no Brasil, foi um período em que vários acontecimentos significativos como a Proclamação da Independência, da República e a Abolição da Escravatura possibilitaram contornos fundamentais para a história do país Esses acontecimentos tiveram seus reflexos no fazer linguístico da época, sendo concomitantes às primeiras reflexões sobre a língua falada no Brasil e suas diferenças em relação a da ex-colônia É neste cenário, inaugural da efetivação do processo de gramatização do português brasileiro, que circulam enunciados como, “Já é tempo dos brazileiros escreverem como se falla no Brazil, e não como se escreve em Portugal” (MACEDO SOARES, 1888) Foram enunciados representativos dessa realidade, como este, que suscitaram o interesse da pesquisa, que tem como objetivo central compreender o funcionamento dos sentidos que são construídos para a língua nacional do Brasil, em um período marcado por transformações linguísticas e históricas, e em um instrumento linguístico específico – o Diccionario Brazileiro da Língua Portugueza (1888) Então, buscamos examinar quais as designações estabelecidas para esta língua, investigar se o léxico contribuiu na determinação dessas e compreender a relação Língua/História/Dicionário, ligação que representa a essência deste trabalho A análise que realizamos coloca o nosso estudo na articulação da História das Ideias Linguísticas com a Semântica do Acontecimento, ciência que se coloca numa concepção materialista da linguagem e que a considera em sua historicidade Logo, pudemos verificar que descrever e instrumentar ganham significação maior e importância política no contexto em que a obra está inserida Assim, o dicionário se arrosta como objeto de saber e como espaço de constituição de um imaginário de língua, sociedade, história e nação Propiciamos um espaço de reflexão sobre o dicionário enquanto instrumento linguístico (AUROUX, 1992), mostrando outras funcionalidades para este que, da mesma forma que a língua, também é atravessado pelas categorias do político, do simbólico e do ideológico O saber sobre a língua que é possibilitado pelo DBLP apresenta uma espessura temporal que significa o processo de historicização da língua portuguesa no Brasil, e é ao fazer significar a língua pelo léxico em descrição que o dicionarista organiza, escolhe e constrói um saber que ultrapassa o nível do metalinguístico e faz dizer sobre uma sociedade e sobre uma história brasileiraItem "As academias de Sião" : uma desconstrução do paradigma da androginia balzaquianaSantos, Cíntia Machado; Santos, Adilson dos [Orientador]; Lima, Sheila Oliveira de; Alves, Regina Célia dos SantosResumo: O arquétipo do andrógino constitui, de acordo o Dicionário de símbolos (212), de Chevalier e Gheerbrant, a figuração antropomórfica do ovo cósmico encontrada no alvorecer de toda cosmogonia, como também no final de toda escatologia, figurando nas mitologias de todas as culturas ao redor do mundo; caracterizando, sobretudo, uma espécie original de ser humano e um ideal de perfeição a ser alcançado/restaurado pela espécie humana Paradoxalmente a esta noção de totalidade e perfeição, Miguet (22) afirma que a figura arquetípica do andrógino evoca também a imagem da cisão do ser em termos cosmogônicos, resultante de uma queda que distancia o indivíduo da divindade Neste sentido, o andrógino personifica, de igual maneira, tanto a integralidade do homem, quanto a noção da dualidade de um mundo das aparências, a ânsia de salvação e de restauração da fusão com a realidade divina, a busca pela unicidade fundamental Como trabalho vinculado ao projeto O fantástico na contística do século XIX, coordenado pelo docente Adilson dos Santos, no Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração de Estudos Literários, na linha de pesquisa de Literatura comparada, esta análise teve como objetivo realizar a leitura comparativa das obras Seráfita (1836) e “As academias de Sião” (1884), tomando como base o texto balzaquiano, tido como paradigma da representação da androginia na literatura para aprofundar a análise do símbolo no conto machadiano Na literatura, o grande modelo de representação do andrógino é Seráfita, do escritor francês Honoré de Balzac O texto balzaquiano não deixa dúvidas quanto ao caráter judaico-cristão na sua concepção do percurso do homem para realização da perfeição espiritual, e também da sua incapacidade para acessar a real natureza do mundo e da divindade, trazendo por traz do tema uma perspectiva doutrinária e pedagógica, especialmente no que tange ao papel da mulher na sociedade Apesar de se contrapor marcadamente ao andrógino paradigmático balzaquiano, o andrógino de Machado de Assis traz em si elementos arquetípicos da representação que marcam tanto referência ao mito quanto sua relação com o romance do escritor francês Deste modo, as confluências entre os textos aqui comparados, a saber, o tema da androginia, a ênfase na face feminina deste andrógino e a evocação da capacidade da ciência e da razão humana em responder a determinadas questões revelam duas diferentes percepções da realidade social e ideológica do século XIX Enquanto Balzac defende os pressupostos cientificistas e deterministas tanto no delineamento das suas personagens como na estrutura da sua narrativa, Machado de Assis os desestabiliza, delineando, de modo dissimulado e oblíquo como lhe é característico, uma crítica tanto ao cientificismo como à própria estética realista em seus aspectos doutrinador, simplificador da realidade e deterministaItem Ação e poder no pensamento de Hannah ArendtSampar, Rene Erick; Müller, Maria Cristina [Orientador]; Garcia, Bianco Zalmora; Alves, Fernando de BritoResumo: O objetivo da presente Dissertação é analisar a relação existente entre a ação e poder, no intuito de apresentar os fatores que, desde a Antiguidade, obstaram a atividade da ação em se constituir como vetor dos desígnios políticos, bem como expor as razões que levaram nossas instituições atuais a se pautarem na violência e, por conseguinte, não serem capazes de gerar poder na acepção de Hannah Arendt A discussão geral proposta nesta pesquisa, construída sobre o paralelo entre o pensamento filosófico e político tradicional e o pensamento de Arendt, vincula-se a uma indagação que subjaz a filosofia desta autora no que tange ao modo como a política tem sido conceituada sob uma fórmula hierárquica que divide a sociedade entre governantes e governados A fuga da fragilidade dos assuntos humanos perpetrados pela ação e suas frustrações conduz a uma trama política baseada apenas em noções idílicas de um governo que, na atualidade, administra as necessidades sociais, sem jamais estabelecer espaços para que todos possam participar dos assuntos públicos e encontrar o sentido da política Por sua vez, o poder, disposto na ideia de governo, tem sido conceituado como a capacidade de influência e controle que determinado grupo possui sobre o comportamento alheio, materializando-se em geral mediante o emprego e o monopólio dos meios de violência Ao distanciar suas reflexões desta concepção, Hannah Arendt fundamenta o poder na capacidade de ação conjunta das pessoas e a política como o espaço criado pela reunião dos indivíduos capazes de agir e de trazer a novidade ao mundo A violência, principal protagonista do enredo político de todos os tempos, não possui, neste sentido, o condão de criar o poder e a política, mas os elimina juntamente com a ação plural pelo seu caráter de dominação Ao repensar as estruturas paradigmáticas da política ocidental que confluem na formação das instituições do século XX, Arendt acena para a política construída sob o arrimo da pluralidade e o respeito à singularidade humanaItem Acerca das crises capitalistas : uma leitura de MarxVedroni, Marcelo Vasques; Santos, Ariovaldo de Oliveira [Orientador]; Bertero, José Flávio; Baltar, RonaldoResumo: Este estudo teórico tem por objeto as obras de Karl Marx e como objetivo principal investigar o fenômeno das crises capitalistas Para tanto, apresentamos uma investigação minuciosa no interior das principais obras deste pensador, sendo elas Teorias da mais-valia e O capital Procuramos, assim, compreender o percurso lógico empreendido por Karl Marx para, no fim deste processo, poder apresentar, de modo geral, as causas pelas quais o capitalismo se depara com as diversas crises Da verificação deste percurso no pensamento de Marx, depreendemos que o modo de produção capitalista traz no seu próprio interior as causas das crises Tendo isto em vista, elas não são fenômenos exteriores ao capital, mas, pelo contrário, resultado do próprio modo de funcionamento do capitalismo Por isso, Marx identifica e apresenta uma tendência inscrita no seu funcionamento Essa tendência é descrita na lei tendencial da queda da taxa de lucro Assim, no decorrer do processo de desenvolvimento do capitalismo, percebe-se que os lucros tendem a decair e daí as crises que acompanham essa quedaItem O acesso ao ensino superior : estudo sobre os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na UFU e na UELManhezzo, Carolina Cunha; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli [Orientador]; Lima, Ângela Maria de Sousa; Silva, Leonardo Barbosa eResumo: O objetivo deste trabalho é analisar os principais mecanismos de acesso a instituições de ensino superior (IES): o Vestibular e o Exame Nacional do Ensino médio – ENEM, associando-os a desigualdade socioeducacional presente no Brasil Investigaremos quais as diferenças entre esses dois processos, no que tange ao surgimento, legislação, formatação, distribuição de vagas, existência ou não de cotas, entre outros pontos, apresentando assim, um quadro geral do acesso ao ensino superior brasileiro Para tal, partiremos de uma pesquisa bibliográfica e análise documental, apreendendo os processos históricos de configuração dos institutos de ensino superior e suas formas de acesso, para que possamos descobrir quais as possíveis diferenças e semelhanças existentes entre o vestibular tradicional e o ENEM Assim, buscamos compreender os motivos que levaram um mecanismo a substituir o outro ou que somaram-se compondo juntos as notas e possibilidades de acesso às IES Além disso, apresentamos o cenário em que se institui o ENEM/SISU como processo seletivo unificado nas universidades e as normativas necessárias para a concretização dessa mudança Por fim, analisaremos o processo de adesão das universidades públicas ao novo sistema, desde o estudo dos casos, UEL - Universidade Estadual de Londrina e UFU – Universidade Federal de Uberlândia, buscando atingir as mudanças geradas nessas instituições Ressalta-se ainda que este trabalho analisa uma instituição estadual e outra federal, ambas situadas em cidades de médio porte e pontos de regionalização metropolitana fora das capitais, portanto no interior dos estados Minas Gerais e do Paraná, possibilitando assim, uma comparação na adesão do ENEM/SISU nesses dois sistemas Esta Dissertação recebeu o financiamento da CAPES no período de um ano, sendo parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina e do Laboratório de Ensino Pesquisa e ExtensãoItem As ações afirmativas na UEL : um estudo sobre a sociabilidade dos estudantes negros na universidadeAndrade, Pedro Henrique de; Silva, Maria Nilza da [Orientador]; Rezende, Maria José de; Bernardo, TerezinhaResumo: Este trabalho analisa os laços de sociabilidade estabelecidos pelos estudantes negros, na maioria, cotistas, na Universidade Estadual de Londrina, a partir de 26 Sob a ótica da vivência dos estudantes e das suas experiências, estudam-se os principais enfrentamentos e as formas de sociabilidade vividas por eles no meio universitário Utiliza-se a metodologia qualitativa, cuja análise teórica está baseada na teoria histórico-social, aliada à realização de entrevistas em profundidade com os estudantes Os resultados da pesquisa mostram a efervescência política deste momento histórico de implementação de ações afirmativas, quando ocorrem não só situações constrangedoras enfrentadas pelos alunos negros ao serem associados às cotas de forma pejorativa, mas também isolamento na sociabilidade dos estudantes negros com as suas turmas Contrapondo-se a esses constrangimentos aflora a autoafirmação e autovalorização dos estudantes enquanto cotistas e superação individual na construção de redes de socialização, participação e da utilização dos espaços da UniversidadeItem Adaptação, criação e juventude : diálogos entre práticas de letramento escolar e não escolarMartins Neto, Irando Alves; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Pietri, Émerson de; Almeida, Paulo Roberto; Mateus, Elaine Fernandes; Lima, Sheila OliveiraResumo: Embasado em uma perspectiva sociocultural de letramento (STREET, 214; BARTON & HAMILTON, 2), este estudo de caso de orientação etnográfica objetiva compreender de que forma práticas de letramento desenvolvidas por estudantes do Ensino Médio de uma escola pública em aulas de Língua Portuguesa dialogam com práticas de letramento que esses estudantes desenvolvem em contexto não escolar Os dados foram coletados/gerados mediante utilização dos seguintes instrumentos: observação de aulas, observação de interação dos estudantes em redes sociais digitais, análise de material didático, entrevistas informais e questionários A pesquisa evidenciou dois modelos de letramento escolar Os “letramentos de adaptação” estão vinculados ao propósito da escola de promover a mobilidade social mediante a aquisição/adaptação dos/aos modelos escolares de leitura e escrita Já os “letramentos de criação” manifestam-se nos usos da leitura e da escrita que abrem possibilidade para que os estudantes se posicionem enunciativa e identitariamente e produzam textos com indícios de autoria Fora da escola, constatou-se que os participantes optam por ler/escrever em suportes digitais Tais práticas, nesta tese nomeadas de “letramentos juvenis”, estão ligadas aos posicionamentos identitários que os jovens estudantes assumem nas redes sociais digitais, além de revelarem a (re)produção de textos vinculados a discursos dominantes, como os que estabelecem uma relação de causa e consequência entre escolarização e mobilidade social Ao traçar um paralelo entre os letramentos escolares e os não escolares, os resultados apresentam semelhanças e diferenças no que se refere principalmente à/ao: presença de discursos dominantes pautados por conceitos como superação, desempenho e meritocracia; aceitação/silenciamento de posicionamentos de identidade dos jovens estudantes; utilização de variedade linguística socialmente prestigiada/não prestigiada; criação/reprodução de textos Como conclusão, argumenta-se a favor de uma escola que minimize as “divisas culturais” entre os saberes escolares e não escolares, e considere o desenvolvimento de “zonas culturais híbridas”, não apenas reconhecendo a existência de diferentes letramentos, mas também ensinando, criticamente, essas diferençasItem O adeus às violas: as Companhias de Reis da região dos Cinco Conjuntos no município de Londrina/Pr. : estudo histórico-sociológico acerca do catolicismo tradicional popular brasileiro e a formação dos mestres-rituais a partir da mobiblidade socialLopes, André Camargo; Visalli, Angelita Marques [Orientador]; David, Solange Ramos de Andrade; Soares, Marco Antônio NevesResumo: Esta Dissertação propõe a investigação, a partir de um trabalho de campo e teórico, tendo como objeto geral, três Companhias de Reis da região norte do município de Londrina (PR), e por delimitação espacial, o conjunto de bairros denominados por Cinco Conjuntos e os bairros agregados a estes no processo de desenvolvimento e expansão urbana do município Especificamente, a idéia é abordar as Companhias de Reis a partir de suas especificidades dentro do catolicismo tradicional popular, assim como, situar a discussão desta tradição na análise biográfica de seus agentes produtores e a rede de sociabilidade que os envolvem Com isso, objetivamos revelar a partir do estudo desta tradição, o conjunto de fatores que envolvem a sua manutenção e permanência em determinados espaços sociais, a partir de uma perspectiva de ressocialização do sujeito É foco da pesquisa, as estratégias de transmissão e reprodução da tradição dentro dos núcleos familiares, assim como o próprio imbricamento do catolicismo tradicional popular brasileiro, no trânsito entre as variações do espaço social a partir do fenômeno migratório, do qual estes agentes fazem parteItem A afetividade como argumento para o aprendizado de línguas estrangeiras na terceira idadeSardo, Cláudia Estima; Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri [Orientador]; Reis, Simone; Bohn, Hilário Inácio; Barros, Luizate Guimarães; Aguilera, Vanderci de Andrade; Fernández, Francisco Moreno [Coorientador]Resumo: Esta pesquisa propõe o estudo qualitativo de duas situações de ensino de língua estrangeira com alunos da terceira idade, diferenciados pela abordagem de ensino a que estão expostos Os dois grupos são constituídos de aprendizes brasileiros idosos que estudam uma língua estrangeira (inglês) mediante uma abordagem comunicativa, sendo que, no Grupo 1, a abordagem privilegia o desenvolvimento das habilidades lingüísticas, enquanto, no Grupo 2, a ênfase está no uso da afetividade visando a um maior desenvolvimento lingüístico As análises das duas situações de ensino têm por fim verificar o papel da afetividade, o modo como ela se manifesta na progressão da interlíngua dos aprendizes, nas atividades desenvolvidas na sala de aula, nos interesses dos alunos e os conhecimentos necessários que o professor, inserido em contextos similares aos que são descritos neste trabalho, precisa dominar, assim como estar fundamentado e consciente de certas teorias Os dados levam a crer que uma abordagem de ensino para idosos que entremeie cognição e afetividade apresenta melhores condições de aprendizadoItem Affordances do teletandem para a formação de professores de português língua estrangeira : contribuições da mediação por uma abordagem avaliativaFranco, Gabriela Rossatto; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador]; Consolo, Douglas Altamiro; Salomão, Ana Cristina Biondo; Kailer, Dircel Aparecida; Gimenez, Telma NunesResumo: Entre os contextos telecolaborativos de ensino-aprendizagem de idiomas, o teletandem vem se destacando como um meio de ensino da língua portuguesa para estrangeiros e de aprendizagem de outro idioma para os brasileiros Esse contexto caracteriza-se por estabelecer encontros pós-interações denominados sessões de mediação, que são conduzidas por um professor-mediador e que visam a oferecer suporte pedagógico aos participantes, promovendo momentos de reflexão sobre aspectos linguístico-culturais a fim de contribuir para o ensino-aprendizagem das línguas envolvidas No caso do Brasil, a maioria dos participantes de teletandem são alunos de licenciatura do curso de Letras, que devem auxiliar seus parceiros estrangeiros na aprendizagem do português Nesse sentido, o teletandem se apresenta como um contexto favorável também para a formação de professores de Português Língua Estrangeira (PLE) (BROCCO, 214; FURTOSO, 211; RAMOS; CARVALHO; MESSIAS, 213), especialmente devido ao seu potencial para criar affordances de desempenho pedagógico (DARHOWER, 28; EL KADRI, 218; FRANCO; FURTOSO, 221) No entanto, algumas lacunas ainda são observadas no que concerne à prática dos participantes brasileiros para o ensino da língua portuguesa a seus parceiros Diante de tais considerações, o presente estudo investigou a condução das sessões de mediação de teletandem por uma abordagem avaliativa para o aproveitamento de suas affordances para a formação de professores de PLE Nesse sentido, a mediação é concebida por um viés avaliativo, sendo a avaliação compreendida como diagnóstica, orientadora da aprendizagem e, portanto, formativa Para a condução dessa proposta, foi ministrado um curso de extensão com vistas à formação de professores de PLE, cuja parte prática consistiu em interações de teletandem, alinhada a leituras e encontros síncronos, que corresponderam às sessões de mediação Por meio de uma Ficha de Acompanhamento/Autoavaliação de Teletandem (FAT), preenchida pelos participantes brasileiros ao final de cada interação, o professor-mediador pôde identificar dificuldades e necessidades do grupo e (re)orientar as sessões de mediação e o curso como um todo, a fim de intervir na prática pedagógica dos participantes enquanto as interações ainda estavam ocorrendo De natureza qualitativa interpretativista, o presente estudo coletou dados do curso de extensão oriundos das FAT, das gravações em vídeo e áudio das interações de teletandem e das sessões de mediação, de feedback e relatos de experiência multimodais dos participantes a respeito do curso e de breves resenhas críticas sobre materiais didáticos para o ensino de PLE Os dados foram analisados à luz do referencial teórico e com base na análise de conteúdo Foi verificado que o teletandem apresenta potencial para criar affordances para a formação de professores de PLE e que tais affordances se associam às perguntas da FAT Ademais, os resultados confirmaram o potencial da FAT como instrumento para fornecer subsídios sobre o desempenho pedagógico dos participantes, caracterizando-se, portanto, como uma affordance para o próprio mediador Destarte, esta pesquisa apresenta contribuições para a formação de professores de PLE, na medida em que versa sobre suas particularidades, bem como aponta o teletandem como um contexto profícuo para a formação de professores devido a suas affordances e, portanto, como uma alternativa de prática pedagógica a ser incorporada a cursos voltados a esse propósitoItem Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesaEl Kadri, Atef; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador]; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano; Cristovão, Vera Lúcia LopesResumo: Este estudo tem como objetivo identificar affordances do Teletandem criadas nas/pelas interações e percepções de futuros professores de inglês em uma proposta de parceria entre uma universidade pública do Paraná com uma universidade estadunidense Está baseado teoricamente no conceito de Affordances, da abordagem ecológica (van LIER, 2; 24) Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base interpretativista em que os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e questionários de respostas abertas direcionados aos participantes A análise se deu por meio da identificação de affordances percebidas conforme sugerido por Pinheiro (217), pela análise indutiva dos dados e pela análise de conteúdo As affordances identificadas dizem respeito ao desenvolvimento linguístico, à tecnologia e ao desenvolvimento profissional Os resultados mostraram que em relação a) às affordances acerca do desenvolvimento linguístico, foram identificadas duas subcategorias: aprimorar a língua e desenvolver a competência intercultural; b) às affordances percebidas acerca da tecnologia, as subcategorias são colaborar e aprender de forma diferente e as restrições acerca de questões organizacionais e de infraestrutura; c) às affordances acerca do desenvolvimento profissional, as subcategorias evidenciadas englobam mudar percepções sobre o ensino e aprendizado de línguas, forjar novas identidades, vivenciar a língua, apropriar/implementar e ainda demandas e exigências Ao identificar tais affordances, foi possível notar que os significados dessa prática para os professores em formação emergem como resultado das interações entre suas percepções, a atividade de Teletandem e sua participação e agência, pois as affordances surgem da participação e do uso da ferramenta e as oportunidades de aprendizagem são consequências dessa participação e usoItem O agir argumentativo no editorial : contribuições para atividades educacionais no ensino fundamentalToledo, Liége Báccaro; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Benites, Sônia Aparecida Lopes; Oliveira, Esther Gomes deResumo: A premissa que norteia esta pesquisa é a de que as intervenções formativas em sala de aula devem se constituir de práticas letradas específicas orientadas para a comunicação social e para a apropriação de saberes sobre a língua e seu funcionamento Nessa perspectiva, o foco desta investigação concentra-se na reflexão sobre o ensino de língua portuguesa na educação fundamental e na adoção dos gêneros textuais como instrumentos propiciadores de aprendizagens e desenvolvimento Esta pesquisa se fundamenta na ideia que concebe o ensino como profissão, assumindo que, para realizar um trabalho, incluindo a docência, é preciso formação adequada Com embasamento no interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 23; 26; 28, SCHNEUWLY; DOLZ, 24; 29) inicialmente buscamos a compreensão das operações de uso do gênero textual editorial, para que, a partir daí pudéssemos constituir uma base de orientação sobre as capacidades docentes que precisam ser acionadas para o trabalho de presentificação e topicalização desse objeto de conhecimentos na sala de aula Em consonância com a perspectiva do ISD que concebe a linguagem como ação social e a interação como um instrumento que altera o desenvolvimento do pensamento, buscamos conhecer a ação profissional em dados de entrevistas a uma professora de ensino fundamental que reflitam as suas representações sobre o ensino de língua portuguesa, assim como as práticas didáticas que adota para o trabalho real/concretizado com a linguagem Também recorremos a análises do livro didático e outros instrumentos materiais e simbólicos utilizados por essa professora como recursos para o agir que nos permitiram verificar o estatuto dos gêneros textuais como instrumento semiótico no fazer educacional Nossa pesquisa visa, dessa forma, contribuir para a crescente discussão em torno da concepção sobre o papel que o ensino de gêneros textuais pode desempenhar no desenvolvimento profissional do professor, tanto no plano epistemológico quanto no das práticas docentes, o que vai além da concepção sobre o papel que o ensino de gêneros representa para os alunos, como tem sido enfatizado nas prescrições oficiais (DCE-PR)Item O agir do professor de língua portuguesa na educação profissional tecnológica de nível superior : a linguagem construindo a atividade docente em contexto mediado por ferramentas semióticas e tecnológicasValezi, Sueli Correia Lemes; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Abreu-Tardelli, Lília Santos; Araújo, Júlio César Rosa de; Mafra, Núbio Delanne Ferraz; Cristovão, Vera Lúcia LopesResumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o agir do professor de língua portuguesa em um contexto de ensino superior tecnológico de uma Instituição Federal de educação profissional por meio da análise interpretativa das ações linguageiras materializadas em textos prescritivos sobre o trabalho, em textos planificadores e em textos realizados no e sobre o trabalho docente Para alcançar os objetivos da pesquisa, as análises incidiram sobre: as representações construídos sobre o agir do professor da educação profissional tecnológica em textos prescritivos como as Diretrizes Curriculares Nacionais no Nível do Tecnólogo e o Projeto do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet; o processo de planejamento e de implementação da sequência didática do gênero relatório técnico implementada em uma turma do Curso Superior de Tecnólogo em Sistemas para Internet; as implicações das representações de um indivíduo singular sobre o coletivo de trabalho e sobre a formação docente para o trabalho nesse contexto educacional; a reconfiguração do agir docente pela mediação das novas tecnologias de informação e de comunicação e do ambiente laboratorial de informática mediado pelo computador e os seus indícios nos gestos didáticos no trabalho real As bases epistemológicas desta investigação filiam-se à Linguística Aplicada, em uma perspectiva multidisciplinar, especialmente em relação aos aportes do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com Bronckart (1999, 26, 28) e suas investigações sobre textos, linguagem e trabalho, e com autores brasileiros como os pesquisadores do grupo ALTER (MACHADO), 24, 29; MACHADO et al (211) e ainda com a Psicologia do Trabalho e a Clínica da Atividade (CLOT, 26, 27; FAÏTA, 24) e a Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 24; SAUJAT, 24) e ainda temas relacionados às ferramentas digitais aplicadas ao ensino de língua portuguesa De perspectiva qualitativa-interpretativista, esta pesquisa utilizou, como instrumentos de coleta de dados, a pesquisa documental, a entrevista com professores do curso, a pesquisa-ação para a implementação da sequência didática do gênero relatório técnico, a observação participante das aulas da professora colaboradora e o encontro de confrontação entre professora-pesquisadora e professora-colaboradora Os resultados obtidos com a interpretação dos textos produzidos com esses instrumentos evidenciaram que o agir do professor de língua portuguesa da educação profissional tecnológica não tem prescrições claras, é constantemente reconfigurado pelas transformações institucionais em níveis nacional e local, pelas coerções do mundo do trabalho e da modernidade tardia decorrente das novas tecnologias Os conflitos e tensões emergentes no trabalho conjunto entre pesquisadora e uma professora experiente nesse contexto profissional promoveram rupturas e transformações pelo uso de ferramentas de ensino, como a sequência didática e os dispositivos digitais de um ambiente virtual de aprendizagem, com impactos nas aprendizagens e no desenvolvimento profissional nos sujeitos envolvidosItem O agir pela linguagem nas práticas formativas do tutor da educação a distânciaSantos, Annie Rose dos; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Abreu-Tardelli, Lília Santos; Costa, Maria Luisa Furlan; Cristóvão, Vera Lúcia Lopes; Mafra, Núbio Delanne Ferraz; Araújo, Júlio César; Ruiz, Eliana Maria Severino DonaioResumo: Nesta pesquisa, empreendo uma reflexão para interpretar a ação e, por meio dela, o agir do tutor da Educação a Distância (EaD), mediante a identificação das representações construídas sobre seu trabalho nos textos prescritivos das instâncias governamentais, nos discursos de especialistas em EaD e na detecção das representações/reconfigurações e análises dos discursos de dez tutores a distância do curso de Letras a Distância de uma instituição de ensino superior vinculada ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) Utilizando-me de uma metodologia compreensiva/interpretativa inspirada no Interacionismo Socio-Discursivo (ISD) (BRONCKART, 28), objetivei caracterizar o gênero de atividade profissional do trabalho pela linguagem do tutor da EaD, interpretar as representações dos tutores geradas nos textos produzidos por esses profissionais antes, durante e depois da observação da tutoria, buscando dados por meio da utilização dos instrumentos questionário (GIL, 28) e entrevistas de pesquisa (BULEA, 21), assim como os dados das análises da mediação e transposição didática dos objetos de ensino por eles realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de uma disciplina oferecida a distância O quadro teórico-metodológico adotado tem por base o ISD (BRONCKART, 23; 25), com aportes do Interacionismo Social (IS) (BAKHTIN, [1992] 23), além das contribuições das pesquisas atuais que fazem uso das Ciências do Trabalho, como a Ergonomia da Atividade e a Clínica da Atividade (CLOT, 27; BUENO, 27) e das Ciências da Linguagem As categorias analíticas empregadas são as provenientes do ISD, complementadas pela Teoria da Atividade e Transposição Didática, e nos procedimentos de análise busquei caracterizar o gênero de atividade de linguagem do trabalho do tutor da EaD Os resultados alcançados permitem entender: a) a representação do agir do tutor a distância como profissionais cientes de sua relevância e das prescrições para sua função; b) o processo de mediação empregado nesse agir, sobressaindo-se a mediação entre os objetos de ensino, docentes e acadêmicos do curso; c) no plano do agir, possibilitaram identificar que os artefatos tecnológicos por eles utilizados são as ferramentas virtuais constantes no AVA e os artefatos simbólicos são os diferentes gêneros textuais mobilizados e o gênero de atividade do trabalho da tutoria em EaD Os resultados apontam ainda que as capacidades desenvolvidas para a mediação de suas ações didáticas são as cognitivas, adquiridas mediante os gestos profissionais inerentes e necessários a sua profissão, indicando ainda que o papel do tutor, ainda em construção em seu métier profissional, é imprescindível na atual configuração da EaD em nosso país, considerando que o tutor é o responsável pelo ensino e aprendizagem dos acadêmicos dessa modalidade de ensinoItem AIDS e políticas públicas : a contribuição das ONGs/AIDS do estado do Paraná na construção de políticas públicas através do exercício de cidadaniaGil, Maria Cristina Rodrigues; Silveira, Ricardo de Jesus [Orientador]; Câmara, Cristina Luci; Jeolás, Leila SollbergerResumo: Este trabalho foi apresentado ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina, Curso de Mestrado no ano de 26 e tem por objetivo analisar a contribuição das Ongs/Aids na construção da cidadania no Estado do Paraná A partir do estudo de três projetos executados por três Ongs/Aids que atuam com públicos diferentes, da análise documental relacionada aos três projetos, da participação em eventos realizados pelas Ongs/Aids do estado, da revisão bibliográfica e de entrevistas semi-estruturadas, apresenta como principais resultados: a afirmação das Ongs/Aids como uma nova identidade concebida como fenômeno institucional específico e coletivo apresentando uma militância diferente que envolve não só a pessoa, mas também a natureza do seu trabalho, e, a contribuição destas instituições na construção da cidadania no contexto das Políticas Públicas de Saúde