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Item A rede Cooperifa: Encontrando Sérgio Vaz, a poesia, a performance e as relações afetivas(Universidade Estadual de Londrina, 2022-08-31) Ramos, Andreza Pereira Dias; Fernandes, Frederico Garcia; Alencar, Claudiana Nogueira de; Godoy, Maria Carolina deResumo: Essa dissertação tem como principal objetivo demonstrar a existência de uma rede, pautada, principalmente, pelos afetos mobilizados pela Cooperifa (Cooperação Cultural da Periferia) e pelos poetas-produtores que a mantém. Nesse sentido, buscase observar de que modo esse agrupamento foi criado, quais afetos o compõem, qual a perspectiva interna dos sujeitos que integram essa rede e o que os produtos desse projeto coletivo podem nos revelar. A Cooperifa foi criada pelo escritor Sérgio Vaz, em 2001, e compreende, hoje, uma gama de atividades culturais que têm como centro a realização de um sarau de poesia em um bar da periferia de São Paulo. Ao observarmos esse projeto, notamos suas bases ancoradas em um desejo de transformação pela palavra, um desejo de afetar-se. Assim, as análises aqui presentes foram realizadas com o objetivo de investigar de que forma o afeto se interliga ao Sarau da Cooperifa e estabelece uma rede a partir das interações mantidas entre os fatores desse polissistema literário, provocações que foram facilitadas pelas leituras de teorias a respeito do polissistema literário (EVEN-ZOHAR, 1990), performance (AGUILAR; CÁMARA, 2017), (ZUMTHOR, 1993, 1997, 2018), oralidade (ZUMTHOR, 1993) e a literatura como dispositivo de afeto (DI LEONE, 2014), realizadas a partir do projeto de pesquisa “Festivais Literários: redes afetivas e sistema literário”. Essa pesquisa, portanto, destaca a atuação heterogênea e não hierárquica da produção de Sérgio Vaz, demonstrando a existência de pontos de interdependência entre Vaz e os demais integrantes desse polissistema, pontos estes que são responsáveis pela criação de uma rede marcada pelo “fazer junto”, ou seja, pelo afeto (DI LEONE, 2014), (SPINOZA, 2020). Abstract: This research has as a main objective to demonstrate the existence of a network, based mainly on the affections prompted by Cooperifa (Cooperação Cultural da Periferia) and by the poets who support it. Thus, we seek to observe how this team was created, what affections compose it, what is the inner perspective of the subjects that integrate this network and what the products of this project can reveal to us. Cooperifa was created by the writer Sérgio Vaz, in 2001, and today consists of a range of cultural activities centered on holding a poetry soiree in a bar on the outskirts of São Paulo. As we observe this project, we notice its foundations anchored in a desire for transformation through the word, a desire to affect. Thus, the analyzes presented here were carried out with the objective of investigating how affection is linked to the Sarau da Cooperifa and establishes a network from the interactions held between the factors of this literary polysystem. These provocations were fomented by reading theories about the literary polysystem (EVAN-ZOHAR, 1990), performance (AGUILAR; CÁMARA, 2017), (ZUMTHOR, 1993, 1997, 2018), orality (ZUMTHOR, 1993) and literature as a device of affection (DI LEONE, 2014), carried out from the research project “Literary Festivals: affective networks and literary system”. Therefore, this research highlights the heterogeneous and non-hierarchical production of Sérgio Vaz, demonstrating the existence of a correlation between Vaz and the other members of this polysystem, which is responsible for creating a network determined by “doing together”, in other words, by the affection (DI LEONE, 2014), (SPINOZA, 2020).Item O discurso eucarístico ao longo do tempo: uma abordagem foucaultiana(2023-02-28) Calado, Éder Wilton Gustavo Felix; Machado, Rosemeri Passos Baltazar; Proença, Wander de Lara; Oliva, Alfredo dos Santos; Oliveira, Lolyane Cristina Guerreiro de; Cordeiro, Isabel CristinaAs discussões sobre a Eucaristia permearam os longos anos do cristianismo até os dias atuais. Durante a antiguidade e a Idade Média, até a Reforma Protestante, a contendas foram muito sérias, pois tocar em doutrinas da Igreja Católica poderia significar excomunhão e, em alguns momentos, morte por heresia. No início da era cristã, os seguidores de Jesus se baseavam nos relatos que ouviam de outros cristãos de que Jesus ceou com seus discípulos na noite em que foi traído e preso. Nesta ocasião, na celebração da Páscoa judaica, ele afirmou que o pão era seu corpo e o vinho seu sangue, e que os presentes deveriam comer e beber e repetir essa prática. Esse episódio está relatado em quatro livros diferentes do Novo Testamento da Bíblia cristã (Mateus 26:26-28; Marcos 14:22-24; Lucas 22:19-20; 1 Coríntios 11:23-25), passagens que são a base para instituição da ceia como uma celebração a ser repetida pelos seguidores de Jesus. Esses textos, juntamente com João 6:51, para alguns, são as bases bíblicas para as formulações teológicas desde então. Nos primeiros quatro séculos de cristianismo já é possível observar muitos embates teológicos, principalmente sobre o pão e o vinho representarem ou se transformarem em corpo e sangue de Jesus à mesa, com a consagração pelo sacerdote. Essas discussões perpassaram os séculos, prevalecendo a compreensão de que os elementos se transformavam em corpo e sangue, o que resultou na doutrina da transubstanciação, posteriormente. Apesar disso, interpretações simbólicas da Eucaristia continuavam aparecendo, de teólogos influentes, bispos da igreja, mas não foram aceitas pela igreja oficial, pois contrariavam a vontade de verdade de quem estabelecia as relações de poder. Na Reforma Protestante, com outras conjunturas políticas (condições de possibilidade), posições contrárias à transubstanciação apareceram e não foram derrubadas pela Igreja Católica, afinal, era outro momento, um período de ruptura política e eclesiástica. Este é o corpus deste trabalho, o qual tem como objetivo refletir sobre a Eucaristia a partir da noção foucaultiana de genealogia (FOUCAULT, 2022) e de sua teoria sobre o ordenamento do discurso (FOUCAULT, 2009). Por meio desse dispositivo analítico, é possível observar que o discurso oficial, devido às relações de poder, prevaleceu enquanto as condições de possibilidades permitiam. Contudo, quando tais condições se modificaram, outro discurso pôde ocupar um lugar impossível, até aquele momento.Item Lentes ao horizonte: as representações de progresso em Guaraci-PR por Manoel Vieira de Lima(2023-03-27) Silva, Gustavo do Nascimento; Aguiar, Carolina Amaral de; Costa, Eduardo Augusto; Ivano, RogérioNesta dissertação temos como objetivo explorar as temáticas de identidade e memória a partir do uso da fotografia, tendo como foco o município de Guaraci-PR, com base no trabalho do fotógrafo Manoel Vieira de Lima. O fotógrafo foi responsável por registrar a evolução do município através de suas fotografias, capturando imagens estruturais como construções e pontes, que trataremos no primeiro capítulo desta produção, bem como cenas do cotidiano, como lojas e o cinema da cidade, analisadas no segundo capítulo. Além disso, suas fotografias incluíam retratos de famílias e indivíduos, que constituem importantes registros da história social e cultural de Guaraci, questão que verificaremos no terceiro capítulo. Com o referêncial teórico voltado para a análise de fotografias desde a História Social, tendo como cerne a análise teórica referente à memória, iremos analisar como essas representações fotograficas contribuem para a construção de um ideal de progresso e da memória coletiva do município, explorando o papel da imagem fotográfica como documento histórico e como forma de expressão artística. Além disso, buscaremos, como o auxílio da história oral, visualizar o trabalho do fotógrafo no imaginário local, entendendo a representatividade do indivíduo e por qual motivo a sua função se funde ao entendimento de evolução da localidade.Item O fazer cidade das prostitutas: invasão, ocupação insistente e a instalação da prostituição em regiões morais de Londrina(Universidade Estadual de Londrina, 2023-05-08) Santos, Vinicius Henrique dos; Fernando KulaitisResumo: O jornalismo hegemônico da cidade de Londrina, norte do Paraná, revela diferentes perspectivas acerca do seu território. Londrina foi planejada como “cidade jardim” pela Companhia de Terras Norte do Paraná, na década de 1930, e essa representação foi destacada pelos poderes públicos até os anos 1950, quando também ganhou status de “capital mundial do café”. Mas, desde o princípio, prostitutas e clientes do mercado sexual tensionaram e produziram outras representações sobre essa cidade a procura da “capital da boêmia” no Estado. A dissertação examina quais fatores ora fazem Londrina uma “cidade jardim” e ora fazem dela uma “capital boêmia”, a fim de compreender as ações e os códigos que organizam e segregam o espaço urbano segundo cada concepção. Para tanto, mobiliza-se o conceito de fazer cidade, conforme Agier (2015), sobre o movimento realizado pelos grupos na cidade que elaboram e disseminam a imagem de ambas as cidades ideais, e, com ênfase nas trabalhadoras sexuais, interpreta-se como se organizam os territórios de prostituição na região central e analisa-se as táticas de controle e permissibilidade sobre esse território promovida por setores públicos, políticos e sociais em seus respectivos movimentos na cidade. Pretende-se, por fim, aplicar o modelo explicativo de estabelecidos e outsiders, conforme Elias (2000), para a visualização desses movimentos que segregam a cidade e que sob um equilíbrio instável de poder nos espaços de tradição, autoridade e influência tensionam, proíbem e/ou permitem as reivindicações de direito à cidade das prostitutas fora dos territórios de prostituição, corroborando para a formação de regiões morais, em uma atualização do conceito de Robert Park (1967) sob o diálogo com os demais autores. Abstract: The hegemonic journalism of the city of Londrina, north of Paraná, reveals different perspectives about its territory. Londrina was planned as a “garden city” by the Companhia de Terras Norte do Paraná, in the 1930s, and this representation was highlighted by public authorities until the 1950s, when it also gained the status of “world capital of coffee”. But, from the beginning, prostitutes and clients of the sex market tensioned and produced other representations about this city in search of the “capital of bohemia” in the State. The dissertation examines which factors sometimes make Londrina a “garden city” and sometimes make it a “bohemian capital”, in order to understand the actions and codes that organize and segregate the urban space according to each conception. To this end, the concept of making the city is mobilized, according to Agier (2015), on the movement carried out by groups in the city that elaborate and disseminate the image of both ideal cities, and, with emphasis on sex workers, it is interpreted as the territories of prostitution in the central region are organized and the tactics of control and permissibility over this territory promoted by public, political and social sectors in their respective movements in the city are analyzed. It is intended, finally, to apply the explanatory model of established and outsiders, according to Elias (2000) for the visualization of these movements that segregate the city and that under an unstable balance of power in the spaces of tradition, authority and influence tension, prohibit and /or allow claims of the right to the city of prostitutes outside the territories of prostitution, corroborating the formation of moral regions, in an update of the concept of Robert Park (1967) in dialogue with other authors.Item Usos da linguagem em sentenças de retificação de nome e sexo: da expiação ao renascimento(2023-05-29) Teshima, Marcia; Panichi, Edina Regina Pugas; Oliveira, Esther Gomes de; Contani, Miguel Luiz; Andrade, Otávio Goes de; Marquesi, Roberto WagnerA presente tese resulta de uma pesquisa qualitativa, documental e genético-discursiva, que examina sentenças de retificação de nome e sexo em registro civil, no contexto do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos da Universidade Estadual de Londrina, no período de 2005 a 2019. Tais sentenças referem-se às demandas de pessoas que se autopercebem como pertencentes ao gênero oposto àquele de sua certidão de nascimento. Enfocamos usos da linguagem, discutimos os sentidos que expressam, bem como oferecemos modos alternativos desses usos. Do ponto de vista documental, o conjunto das sentenças totaliza nove e foram exaradas por dois juízes; um deles emitiu a maioria delas e que, ao longo dos anos, praticamente reproduzia um mesmo texto até apresentar mudança nas suas últimas sentenças. Com suportes teóricos da Crítica Genética, Estilística, Gramática e Argumentação, evidenciamos pistas deixadas pelos magistrados nas sentenças, e defendemos a tese de que eles dirigem seus textos principalmente aos atores do sistema jurídico e minimamente ao sujeito demandante. Eles o fazem com argumentos cuja finalidade é tornar sua decisão favorável ao pleito do demandante, incontestável para as partes envolvidas. Ao longo de seus textos, deixam pistas genéticas pelos tipos de argumentos, escolhas lexicais e ênfase dadas a determinadas partes, o que revela seus posicionamentos. Estes, por um lado, são fechados, resistentes e promovem uma expiação da pessoa demandante, que resgata percalços vividos e ainda por viver com o disposto na sentença. Por outro lado, outros posicionamentos dos juízes são abertos, acolhedores e solidários à pretensão do sujeito e fazem com que sua via crucis culmine no seu renascimento com nome e sexo coerentes com a sua autopercepção de gênero. Espera-se que esta tese contribua para consciência quanto a usos de linguagem livres da concepção binária de sexo e com isso possa poupar aqueles que buscam seus direitos de sofrimentos desnecessários em registros de usos de linguagem.Item Da sagacidade no olhar à engenhosidade da escrita: as masculinidades negras suicidas tensionadas nas escrevivências contísticas de Olhos D’água, de Conceição Evaristo(Universidade Estadual de Londrina, 2023-07-18) Santos, Jhenifer Emanuely Rodrigues dos; Leite, Suely; Ferreira, Amanda Crispim; Godoy, Maria Carolina deResumo: O objetivo desta pesquisa é analisar nos contos inéditos da obra Olhos D’água, ou seja, que não foram publicados anteriormente nos Cadernos Negros, o suicídio e a forma como este se entrelaça às masculinidades dos personagens negros evaristianos. Assim, para o estudo do gênero literário, traremos as discussões de Cortázar (2006), Bosi (2006), Piglia (2004) que tratam das estratégias do conto, por notarmos que Conceição Evaristo as utilizam para criar uma tensão entre vida e morte em suas narrativas. Os três contos selecionados para análises foram: “Os amores de Kimbá”, “Ei, Ardoca” e “A gente combinamos de não morrer”. No que se refere as discussões contemporâneas sobre masculinidades negras, utilizamos teóricos como: Osmundo Pinho (2004), Henrique Restier e Souza (2019), Gabriely Menegheti Bertoni (2022), que tratam dos homens negros na obra de Conceição Evaristo, e leituras indispensáveis como Franz Fanon (2008), Stuart Hall (2016), bell hooks (2019; 2022), Helena Theodoro (1996), entre outros. Já na querela do suicídio, contamos com Grada Kilomba (2019), Gabriel Pinezi (2020), Willian André et. al (2020) Danielle Santos Rodrigues (2015; 2017; 2022) e Henrique Silva de Oliveira e Fabiane Cristine Rodrigues (2016), e sobre as expressões contemporâneas, Beatriz Resende (2008). Os teóricos citados condicionam fundamentação para o enveredamento da pesquisa, pois para chegar a esse tema mais específico partimos das acontecências da contística afro/negra-brasileira até as andanças nas escrevivências evaristianas com o intuito de destacar a autoria e as características sagazes do olhar na produção evaristiana que entrelaça as suas escritas engenhosas, como é possível identificar na obra Olhos D’água (2016) e seu projeto, com ênfase em seu papel como contista no presente, ressignificando e invocando a figura da Mãe Preta, atenta à relação com a história do povo negro e também à vida e à morte dessa população, sobretudo dos homens negros. Considerando o entrelaçamento do conto e do suicídio, é possível perceber não só uma certa relação, mas também uma veiculação do suicídio dos personagens negros na contística evaristiana, que além de carregar características ímpares, apresenta a crise do homem negro em viver com a masculinidade hegemônica, como ideia unidimensional do homem, e o “não-lugar”, quando se considera raça (HOOKS, 2022). Portanto, salientamos que ao passo que desenha uma alteridade entre leitor e personagem construída no enredo, como literatura de libertação e por ser escrita por uma mulher negra que busca em sua figura ancestral contadora de histórias escrever um chamado a discussão sobre as mortes dos irmãos de cor, Conceição Evaristo descortina um lugar interseccional de falar com eles: homens negros (HOOKS, 2022). Abstract: The objective of this research is to analyze the unpublished short stories in the work Olhos D'água which have not been previously published in Cadernos Negros, focusing on the theme of suicide and how it intersects with the black masculinities of the Evaristian characters. To study the literary genre, we will bring in discussions by Cortázar (2006), Bosi (2006), and Piglia (2004) that address the strategies of the short story, as we notice that Conceição Evaristo employs them to create a tension between life and death in her narratives. The three selected stories for analysis are Os amores de Kimbá (The Loves of Kimbá), Ei, Ardoca (Hey, Ardoca), and A gente combinamos de não morrer (We Agreed Not to Die).Regarding contemporary discussions on black masculinities, we refer to theorists such as Osmundo Pinho (2004), Henrique Restier and Souza (2019), and Gabriely Menegheti Bertoni (2022), who explore the black men in Conceição Evaristo's work, as well as essential readings like Franz Fanon (2008), Stuart Hall (2016), bell hooks (2019; 2022), Helena Theodoro (1996), among others. In the context of suicide, we rely on Grada Kilomba (2019), Gabriel Pinezi (2020), Willian André et al. (2020), Danielle Santos Rodrigues (2015; 2017; 2022), and Henrique Silva de Oliveira and Fabiane Cristine Rodrigues (2016), while discussing contemporary expressions, we refer to Beatriz Resende (2008). The cited theorists provide the foundation for the research, as we start from the events in Afro/Brazilian black short stories and venture into Evaristian "escrevivências" (writing-living experiences) to highlight the authorship and the astute characteristics of her perspective in her work, particularly in Olhos D'água (2016), with an emphasis on her role as a short story writer in the present, redefining and invoking the figure of the Black Mother, attentive to the relationship with the history of the Black people and to the life and death of this population, especially black men.Considering the intertwining of the short story and suicide, it is possible to perceive not only a certain relationship but also the portrayal of suicide among black characters in Evaristian short stories. In addition to carrying unique characteristics, Evaristo's work presents the crisis of black men living within the hegemonic masculinity, as a one-dimensional idea of man, and the "non-place" when considering race (HOOKS, 2022). Therefore, we emphasize that while constructing otherness between the reader and the character in the plot, as liberation literature written by a black woman who seeks to write a call for discussion about the deaths of black brethren, Conceição Evaristo unveils an intersectional space to speak to them: black men (HOOKS, 2022).Item As Ciências Sociais no complexo internético: um estudo de recontextualização nos vídeos do Youtube(Universidade Estadual de Londrina, 2023-07-24) Alves Neto, Henrique Fernandes; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Lima, Alexandre Jeronimo Correia; Maçaira, Julia Polessa; Andrade, Viviane Toraci Alonso de; Bueno, Zuleika de PaulaResumo: Esta tese tem como objeto os vídeos de Sociologia publicado na plataforma Youtube. O objetivo da pesquisa é investigar se há diferença, ou não, entre a Sociologia ensinada em sala de aula e essa ensinada no Youtube. Para tanto, nos pautaremos na seguinte hipótese: a) há um teor de entretenimento nos conteúdos; b) há um esvaziamento científico do conteúdo; c) o fim do conteúdo volta-se para as avaliações no modelo de vestibulares e Enem. Para compreender esse fenômeno, elaboramos um modelo analítico com base nas reflexões teóricas de Basil Bernstein (1996) e sua discussão sobre o dispositivo pedagógico. Este modelo nos permitiu encontrar os princípios dominantes que determinam a gramática do discurso pedagógico da primeira década do século XXI: capitalismo de vigilância (Zuboff, 1996), colonialismo de dados (Couldry e Mejias, 2019; Kwet, 2019), performatividade e conhecimento governante (Ball, 2020). Como estratégia metodológica para observar a ação desses princípios, analisamos cem vídeos do Youtube encontrados com a utilização da ferramenta YouTube Data Tools e com dez termos retirados dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. A análise dos vídeos relevou a existência e resistência de um código pedagógico pré-digital, pautado em uma gramática distinta da elaborada pela pesquisa. Encontramos a atuação dos princípios dominantes nas recentes formas educacionais brasileira, o Novo Ensino Médio (NEM) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Ambas propostas dialogam com os princípios dominantes, seja na distribuição e organização de componentes curriculares, na definição de conteúdos e pressupostos epistemológicos e na seleção de agentes e agências envolvidos no processo de elaboração. Por fim, concluímos que o dispositivo pedagógico do século XXI atua em diferentes dimensões e em tempos distintos e talvez, por isso, ainda não tinha sido relevada a sua configuração. Esta tese é um exercício de desvelar o código digital que estrutura este novo discurso pedagógico. Abstract: This thesis has Sociology videos published on Youtube as its object. The purpose is to investigate whether there is difference between Sociology that is taught in the classroom and the one taught in YouTube. For our present purpose, we are guided by the following hypotheses: a) there is a character/sense of entertainment in the contents; b) there is a scientific emptiness in the contents; c) the end of the contents tends to evaluations patterns in university entrance exams and Enem (Exame Nacional do Ensino Médio – High school National Test). In order to comprehend this phenomenon, we developed an analytical model based on the theoretical reflections of Basil Bernstein (1996) and his concepts of pedagogical device. This model permitted us to find the dominant principles which determine the grammar of pedagogical discourse from the first decade of 21st century: surveillance capitalism (Zuboff, 1996), data colonialism (Couldry and Mejias, 2019; Kwet, 2019) performativity and governing knowledge (Ball, 2020). As methodological strategy to observe the action of these principles, we analyzed 100 YouTube videos which were found through search in YouTube Data Tools, and 10 terms that were taken from textbooks of Programa Nacional do Livro Didático (National Textbook Program) from 2018. The analysis of these videos revealed both the existence and resistance of a pre-digital pedagogical code ruled by a different grammar from the one developed by the research. We found out the performance of the dominant principles in the recent Brazilian educational reforms, named Novo Ensino Médio (NEM) and Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Both proposals are in common with dominant principles, being in the distribution and organization of curricular components, in the definition of contents and epistemological assumptions, and in the selection of agents and agencies involved in the process of development. Finally, we have concluded that the pedagogical device from 21st century performs in different dimensions and in different times, and perhaps, that is why its configurations have not been revealed. This thesis is an exercise of discovering the digital code that structures this new pedagogical discourse.Item Schopenhauer : a intuição primordial de significação do mundo para além do argumento da analogiaCuenca, Juliana dos Reis; Weber, José Fernandes [Orientador]; Pavão, Aguinaldo Antônio Cavalheiro; Debona, VilmarResumo: A Dissertação visa apresentar outra interpretação para a relação entre a intuição primordial de significação do mundo e a vontade como coisa em si para além do argumento da analogia na filosofia schopenhaueriana O texto indica que o argumento da analogia, por se basear nas formas do conhecimento em sujeito e objeto e nos tipos de conhecimento subjetivo e objetivo, não é suficiente para sanar alguns problemas na metafísica imanente de Schopenhauer O trabalho propõe, por fim, um caminho alternativo para entender a ligação entre a vontade em geral e a intuição primordial, reconhecida por meio da necessidade metafísica do homem, através do conceito de “impossível”Item As interseccionalidades entre gênero, raça/etnia, classe e geração nos livros didáticos de sociologiaSilva, Samira do Prado; Mariano, Silvana Aparecida [Orientador]; Batista, Irinéa de Lourdes; Silva, Ileizi Luciana FiorelliResumo: A presente pesquisa tem como objeto de análise as interseccionalidades entre gênero, raça/etnia, classe e geração em livros didáticos de Sociologia do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 212 e PNLD 215 Para tanto, nosso estudo conta com o objetivo geral de investigar as possíveis influências de determinados órgãos setoriais do governo federal no que se refere à incorporação das interseccionalidades no campo das políticas educacionais para o livro didático Temos como objetivos específicos: a) perceber de que maneira figuram as interseccionalidades entre gênero, raça/etnia classe e geração nos livros didáticos de Sociologia, buscando investigar se houve mudanças significativas no concernente à inserção dessas categorias de articulação de um edital do PNLD (212) para o outro (215) e em quais aspectos; b) analisar se nos planos da agenda transversal da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e da Secretaria de Políticas da Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) há a incorporação da perspectiva das interseccionalidades, em diálogo com as políticas educacionais, e em que medida; e, c) investigar as eventuais influências dos documentos desses órgãos oficiais no Programa Nacional do Livro Didático, em especial em seus editais de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, nos conteúdos da ficha de avaliação pedagógica do livro impresso do PNLD, contida no Guia do Livro Didático, e, consequentemente, nos livros didáticos de Sociologia distribuídos pelo Estado às/aos estudantes No que se refere à parte metodológica da pesquisa, nos pautamos pela perspectiva epistemológica pós-estruturalista, partimos do método desconstrutivista e orientamo-nos também por uma abordagem qualitativa da pesquisa Em virtude dessas escolhas, fazemos uso da pesquisa bibliográfica, da pesquisa documental e da análise de conteúdo Conforme nossa análise, podemos observar que as categorias gênero, raça/etnia, classe e geração estão realmente presentes nos livros didáticos analisados Entretanto, não podemos dizer que os livros didáticos, em conjunto, incorporem-nas enquanto categorias analíticas Vale destacar ainda que, em algumas ocasiões, especialmente nos capítulos específicos concernentes a gênero e raça/etnia, podemos perceber a incorporação das interseccionalidades entre essas categorias Em linhas gerais, houve maior inserção das categorias de análise gênero, raça/etnia, classe e geração e de assuntos correlatos a elas nos livros da edição do PNLD 215 e que essa mudança está relacionada a múltiplos fatores, como uma maior preocupação com as perspectivas de análise não canônicas e em ascensão nas Ciências Sociais, com os documentos diretivos dos órgãos setoriais do governo federal e com a sociedade civil organizada Os documentos das agendas transversais, quando da proposta de formular, implementar, monitorar e avaliar políticas voltadas à educação, influenciam o PNLD, porém, as interseccionalidades entre essas categorias analíticas ainda não é uma realidade nos documentos diretivos analisados, exceto por algumas ressalvas refletidas em análise Nessa perspectiva, existem muitos avanços alcançados nas últimas décadas no PNLD, porém, há muito ainda que se percorrer para o reconhecimento da diversidade e das desigualdades múltiplas cristalizadas no cotidiano de pessoas e grupos específicosItem A objetividade dos juízos éticos a partir de WittgensteinRibas, Marcelo Ferreira; Donat, Mirian [Orientador]; Mandeli, Alison Vander; Spica, Marciano AdílioResumo: Os juízos éticos, informados pelos valores morais, orientam as ações dos sujeitos porque são objetivos, configurando instâncias que independem de deliberações subjetivas No entanto, o estatuto de objetividade da linguagem moral é controverso e, por essa razão, o trabalho procura esclarecê-lo a partir do aparelho conceitual de Wittgenstein, o que acaba por evidenciar uma concepção de objetividade própria desse discurso, baseada em certezas morais objetivas Isto posto, abre-se para a compreensão do funcionamento dos juízos éticos objetivos nos jogos de linguagem morais, ressaltando-se as regras gramaticais que condicionam a produção de significados no interior de uma forma de vida Nesse contexto desenvolvem-se concepções éticas que, por vezes, conflitam entre si; todavia, as diferenças podem ser superadas em vista do consenso que pode ser obtido por meio da persuasão Por todo o exposto, e na esteira do pensamento filosófico wittgensteiniano, a dinâmica da pesquisa salienta que a experiência ética se organiza na linguagem e que, por meio dela, pode ser compreendida como uma dimensão importante de constituição de sentido para a existência humanaItem Cruel nonsense : possíveis convergências entre Qorpo-Santo e Antonin ArtaudKugler, Luan Caroline Oliveira Fontoura; Pascolati, Sonia Aparecida Vido [Orientador]; Silva, Marta Dantas da; Silva, Ceres VittoriResumo: José Joaquim de Campos Leão Qorpo-Santo, antes mesmo de aclamados dramaturgos contemporâneos, escrevia suas peças em um tom nonsense que refletia os embates cruéis que perpassavam sua vida Com base no teatro ritual de Artaud e no Teatro da Crueldade, buscou-se aproximar os dois autores verificando suas possíveis convergências Para tanto assumiu-se uma concepção constelar da história da literatura, o que possibilitou a aproximação entre os dois autores, cada qual em seu contexto As convergências entre Qorpo-Santo e Artaud foram observadas na ruptura com as noções da dramática pura A mimese nos textos de Qorpo-Santo foi transformada em cinese, assim como em Artaud Apesar da tímida presença de um pulsar para a performance nas peças de Qorpo-Santo por meio da personificação da persona de si próprio, também foi possível verificar similaridades no que se refere à performance em ambos Essas similaridades são observadas na relação intrínseca entre a vida e a obra dos autores No decorrer da análise das convergências, observou-se características dissonantes entre eles Artaud buscara resgatar o primitivo e o ritual com seu teatro, que permitiria ao performer expandir os limites do seu corpo na performance, o que não foi verificado no teatro de Qorpo-Santo Assim, destacou-se a importância da teatralidade nas peças de Qorpo-Santo, apontando elementos que demonstram sua “fixação” pela palavra, seu desejo de conduzir a cena Durante a verificação das possíveis convergências entre os autores, algumas singularidades de Qorpo-Santo, como as características da baixa comédia e peculiaridades de vanguarda, destacaram-se e comporam parte importante deste O que se distanciou de Artaud e foi apontado como original, específico e inovador em Qorpo-Santo deu forma ao seu cruel nonsense: um reflexo de embates personificados em vida e obra, em autor e personaItem A poética de Garcia Lopes e a potência do falso a partir da criação dos duplos em Satori UsoGrota, Rodrigo Souza; Silva, Marta Dantas da [Orientador]; Limoli, Loredana; Santos, Volnei Edson dos; Limoli, Loredana; Santos, Volnei Edson dosResumo: Este trabalho relaciona a poética do escritor londrinense Rodrigo Garcia Lopes a princípios deleuzianos como “a potência do falso” para investigar a criação dos duplos no filme Satori Uso A análise destaca o diálogo proposto pela poética de Garcia Lopes com outras linguagens como as artes visuais e a música, ressaltando as relações entre poesia e “cinema de poesia” Princípios centrais à lírica moderna como “alteridade” e “despersonalização do eu” reforçam a análise da criação dos duplos Satori Uso e Jim Kleist, discutindo também conceitos relacionados à estrutura do haicai e ao diálogo entre palavra e imagemItem Aspectos culturais e políticos da obra "Jubiabá" de Jorge AmadoMussi, Maria Leonor Bello; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Batista, Raimunda de Brito; Silva, Joaquim Carvalho daResumo: A obra de Jorge Amado, datada de 1935, foi escolhida como alvo dessa pesquisa, por ser o primeiro romance do autor que possui como um dos aspectos o Candomblé, por intermédio do pai-de-santo Jubiabá, guia espiritual do negro Antônio Balduíno, herói popular dos anseios de integração dos negros à sociedade brasileira A obra é permeada de trechos poéticos, amores e ideais de uma sociedade mais justa As tradições afro-brasileiras são vistas tendo como cenário a Bahia, e com predominância das falas saídas da periferia, representando a pobreza em seus vários aspectos e encobrindo-a com cores do romance heróico, utilizando como exemplo a denúncia da exploração capitalista, mas também voltado para a elevação do herói positivo que tem sua trajetória rumo à consciência e à transformação social O romance foi publicado em Portugal e traduzido para vários idiomas, também houve adaptações para o teatro, novela, rádio, cinema, televisão e história em quadrinhos A literatura de Jorge Amado desta primeira fase produz transformações vividas pelo país, e mais que isso, indaga o tempo histórico de sua inserção, revelando empenho em compreender e participar desse tempo consagrado e voltado para a construção do futuro A proposta desta pesquisa firmou-se em torno da relação entre a cultura afro-brasileira em seus vários aspectos, tais como: histórico, político, cultural e social e da construção da obra literária com caráter de denúncia social, colocando o negro como instrumento mediador entre o preconceito de cor e a luta por igualdade Para tanto as partes foram assim distribuídas: 1a: origem e designação dos cultos africanos no Brasil: as casas de candomblé, pais e mães de santo, os Orixás e as macumbas do pai Jubiabá; 2a: Jorge Amado: a influência política, importância de sua participação no Partido Comunista Brasileiro e a escrita de Jubiabá; 3a: análise da narrativa: descrição dos terreiros, celebrações, literatura popular, as relações entre os personagens e estudo pormenorizado da obraItem A história do Brasil nas páginas da literatura : escravismo e dominação no romance "A menina morta" (1954) de Cornélio PennaGaffo, Bethânia Cristina; Ivano, Rogério [Orientador]; Ferreira, Antônio Celso; Silveira, Célia Regina daResumo: O presente trabalho aborda o romance A menina morta de Cornélio Penna, a partir de um viés historiográfico A obra foi publicada no ano de 1954, completando 6 anos neste ano de 214 O enredo conta a história de uma família que vivia na fazenda de café, denominada Grotão localizada no Vale do Paraíba A família é o centro da narrativa e é apresentada em sua vivência diária, os dramas dos personagens são interiores e o narrador nos deixa a par dos sentimentos que os rondavam, numa perspectiva psicológica Trata-se da família patriarcal que acompanha a formação do nosso país desde a colonização, caracterizada pelo mandonismo local expresso na figura do Senhor, pela utilização do trabalho escravo africano e pela submissão das mulheres O autor descreve com riqueza de detalhes a esfera de poder dentro da fazenda e vai problematizando a existência dessas características que compõem o sistema patriarcal, nos colocando em profunda reflexão sobre o quão sólidas as raízes desse sistema estavam fincadas no solo econômico, social e cultural de nosso país O romance de Cornélio Penna é utilizado neste trabalho como importante fonte para a pesquisa historiográfica sobre o sistema patriarcal e escravocrata do BrasilItem Caminhos e descaminhos em Uma viagem à Índia, de Gonçalo M. TavaresNascimento, Diogo da Silva; Silva, Telma Maciel da [Orientador]; Ferreira, Sandra Aparecida; Vieira, Miguel Heitor BragaResumo: Este trabalho objetiva a abordagem da obra Uma viagem à Índia (21), do escritor português Gonçalo M Tavares, levando em consideração (1) as relações intertextuais com Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões; (2) a configuração do protagonista Bloom, tendo em vista os arquétipos do herói épico; (3) o mecanismo da melancolia e do pessimismo em Bloom Uma vez estabelecida a relação com o clássico renascentista, pretende-se analisar de que modo e em que medida esses elementos são construídos na narrativa de Tavares, que ora apropria-se do modelo épico ora distancia-se Além do diálogo com a epopeia camoniana, Tavares, ao dar o nome de Bloom para o protagonista de Uma viagem à Índia, sugere também uma relação com Ulysses, de James Joyce, que, por sua vez, volta-se para Odisseia, de Homero Nesse sentido, percebe-se que é estabelecido na obra de Tavares um entrelaçamento de vários textos que se desdobram em outros significados Pretende-se, pois, recompor esses fios tecidos pelo autor a fim de compreender melhor a construção da obra e personagemItem O desenvolvimento profissional de docentes e a implementação de uma política educacional para o ensino de língua portuguesa : a mediação da assessoriapedagógicaBaptilani-Zirondi, Tatiana Aparecida; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Hila, Cláudia Valéria DonáResumo: Considerar o agir de uma Assessora Pedagógica em uma Rede Municipal como trabalho efetivo implica reconhecer a formação de professores em serviço como um campo de produção de conhecimentos, e não como mera atividade prática instrumental Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa de natureza colaborativa é o de investigar, a partir de uma experiência de trabalho realizado numa rede municipal de ensino, o agir da Assessora pedagógica-pesquisadora, junto às atribuições de seu métier para melhor compreender como os docentes estão ressignificando, retextualizando e contextualizando (BAKHTIN, 1992; NASCIMENTO, 214) as prescrições municipais sobre o ensino de Língua Portuguesa (LP) O lócus da pesquisa recai sobre os movimentos de formação interventiva (MFI) da Assessora pedagógica-pesquisadora junto aos professores da Rede, em momentos de planejamento do trabalho docente Para a efetivação nos MFI’s a assessora-pesquisadora disponibilizou instrumentos técnicos-semióticos para intermediar o seu agir e para serem apropriados e transformados em instrumentos psicológicos mediadores da atividade dos professores voltada para si e para os alunos representados pela Proposta Curricular Municipal (PCM), pelo Plano de Trabalho (PT), pelo Modelo Didático do Gênero (MDG) e pela Sequência Didática (SD), instrumentos que também se constituíram como alicerce no plano de conteúdos para o desenvolvimento do trabalho Os dados de pesquisa emergem e são coletados nesses momentos Para tanto, considerando que o agir não pode ser analisado a partir das condutas observáveis dos trabalhadores, mas só a partir das representações dele construídas nos textos (BRONCKART (26) recorremos aos seguintes instrumentos de pesquisa para obtenção dos dados: questionário, textos da transcrição dos enunciados orais produzidos nos MFI’s e materiais didáticos produzidos pelos professores (planejamento dos professores e SD) Para análise dos dados adotamos como base teórico-metodológica abordagens advindas da Psicologia Histórico-Cultural (VIGOTSKY e seus precursores) do Interacionismo Sóciodiscursivo em relação ao agir de linguagem e ao trabalho docente (BRONCKART, 1999, 26 e 28; BULEA, 21; BRONCKART e MACHADO, 24; SCHNEUWLY e DOLZ, 24; MACHADO, 29; 211) e nas suas propostas de categorização dos dados de análise interpretativas que colaboram para a compreensão dos processos de interação formativa A organização da pesquisa estrutura-se sob três movimentos, cujos focos recaem: primeiramente, na apresentação da implementação da proposta de LP, efetivada por meio do agir da assessoria-pedagógica na elaboração de instrumentos (PCM e PT) e da proposição de formação continuada (MFI) O segundo movimento incide no agir dos professores para a realização da tarefa, observação que se propõe a compreender como tais instrumentos estão sendo utilizados para mediar as atividades de trabalho (PD – elaboração de SD) O terceiro e último movimento analisa os indícios de ações potencialmente desenvolvimentais dos professores para a apropriação de saberes, para a efetivação do planejamento e das SDs durante o momento formativo, assim como os resultados das possíveis ressignificações e ajustamentos do agir dos professores colaboradores Os resultados gerais dos três movimentos sinalizam que sem intervenção formativa os instrumentos de trabalho para o professor se limitam a um mero artefato, cuja representação e uso carece de apropriações conceituais, e que resulta em sua transposição, práticas pedagógicas desarticuladas e fragmentadas Nesses limites, somente a implementação de uma sólida formação continuada, que prima por assegurar via aprendizagem, o domínio teórico-técnico da atividade docente, pode transformar e se traduzir em “novas significações dos seus próprios atos” (BRONCKART, 213)Item A ambição em Memórias póstumas de Brás CubasQuadros, Camila Mossi de; Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de [Orientador]; Cortina, Arnaldo; Cézar, Adelaide CaramuruResumo: Este trabalho toma como corpus de pesquisa o romance Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis O objeto a ser investigado é a configuração da ambição no personagem Brás Cubas A fundamentação teórica principal é a semiótica das paixões Dentre os semioticistas que trabalham nessa linha de pesquisa, são cotejados autores como Greimas, Fontanille, Courtés, Benveniste, Bertrand, Barros, Fiorin, dentre outros Como se sabe, a finalidade de uma investigação Semiótica é explicar como são criados os sentidos no texto Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é investigar como a obra se organiza para dizer o que diz sobre a ambição em Brás Cubas e como este se constitui como sujeito marcado pela ambição, que se apresenta como o “amor à glória”, como “sede de nomeada” Em outras palavras, trata-se de um sujeito cuja finalidade é ter seu nome imortalizado, em alta consideração pela sociedade Toda trajetória de Brás Cubas é marcada por essa busca No entanto, este sujeito é marcado pela frustração, pela decepção, já que seu objetivo não é atingido Além da base semiótica, esta pesquisa também se fundamenta nos estudos da Crítica Literária, como Bosi, Candido, Coutinho, Dixon, Facioli, Gledson, Meyer, Moisés, Pereira, Rodrigues, Schwarz, Teixeira, dentre outrosItem Os trânsitos de um capuz vermelho no século XXIDepieri, Catharina Helena Salviatto; Fernandes, Frederico Augusto Garcia [Orientador]; Costa, Edil Silva; Godoy, Maria Carolina deResumo: O conto “Chapeuzinho Vermelho” perpetuou-se na memória dos indivíduos através dos séculos Essencialmente, fora transmitida pelo uso da voz Posteriormente, essa narrativa foi compilada por Perrault no século XVII e no século XIX foi amplamente divulgada pelos Irmãos Grimm O presente trabalho visa a analisar como a voz se presentifica em material escrito, especificamente nas releituras contemporâneas do clássico conto infantil Ao lermos as variantes escritas de “Chapeuzinho Vermelho”, averiguamos a movência dessa narrativa A sondagem desses textos sugere dimensões de um universo vocal, de uma poesia do aqui agora, refletindo, em cada tempo e espaço, elementos pertencentes a práticas culturais e sociais Partindo de pressupostos teóricos de Paul Zumthor e Vladimir Propp, a respeito da poesia oral e da morfologia dos contos maravilhosos, respectivamente, analisaremos as variantes do conto “Chapeuzinho Vermelho” publicadas a partir do ano 2 no Brasil O critério de escolha das obras que compõem o corpus dessa pesquisa baseou-se na diversificação de gêneros (literatura de cordel, literatura infantojuvenil e romance) a fim de que, a partir destes livros, seja possível o esboço de um panorama sobre a movência dessa narrativa nos livros publicados no Brasil nesse século Os livros que compõem o corpus dessa Dissertação são: Chapeuzinho vermelho: uma aventura borbulhante de Lynn Roberts; Chapeuzinhos Coloridos de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta; Chapeuzinho Vermelho recontado por Julio Emílio Braz; O casamento da Chapeuzinho Vermelho de Cleusa Santo; O casamento da Chapeuzinho Vermelho com o Pequeno Polegar de Costa Senna; Uma Chapeuzinho Vermelho de Marjolaine Leray; Chapeuzinho Vermelho e o arco-íris: uma história sem lobo de Marcia Muraco Schobesberg; Chapeuzinho Redondo de Geoffroy de Penart; Dois chapéus vermelhinhos de Ronaldo Simões Coelho; A verdadeira história da Chapeuzinho Vermelho de Agnese Baruzzi e Sandro Natalini; Mamãe é um lobo! de Ilan Brenman, Chapeuzinho Anuncie aqui! Vermelho de Alain Serres baseado no conto de Charles Perrault; A peleja de Chapeuzinho Vermelho com o Lobo Mau de Arievaldo Viana; Chapeuzinho Vermelho de Mauricio de Sousa e o romance A garota da Capa Vermelha de Sarah Blakley-Cartwright Objetivamos com esta análise auscultar cada uma dessas obras, observando nelas, índices e marcas de oralidade presentes na escrita, o diálogo com outros textos (intertextualidade) e outras vozes (intervocalidade), a ressignificação do texto, devido à sua atualização constante (conceito de movência), além de evidenciar os elementos culturais e sociais contemporâneos agregados a esses textos, enfatizando, portanto, questões inerentes ao homem na contemporaneidade Ressaltaremos os temas abordados nesses livros, bem como apontaremos as categorias de mudanças (estrutura textual, inserção de outras personagens do mundo maravilhoso, ilustração, a influência do politicamente correto, meios de comunicação, incompletude, ou seja, a tradição como continuidade da narrativa) ao cotejá-los com o texto matricial apontado pelo historiador Robert DarntonItem A voz feminina afrodescendente e a manifestação do sagrado : narrativas de Dona Cândida, uma benzedeira do Norte do ParanaenseBarros, Maria Aparecida; Adolfo, Sérgio Paulo [Orientador]; Andrei, Elena Maria; Silva, Marta Dantas daResumo: No Há na narrativa de Dona Cândida, mulher negra de 85 anos, residente em Cornélio Procópio, Paraná, em uma região periférica, de população predominante afrodescendente, elementos culturais que remetem ao fazer do povo banto, etnias advindas de Angola, Congo e Moçambique O modo de ser e agir da depoente alicerça-se em tradições herdadas de saberes ancestrais, preservadas em sua memória, apesar do processo diaspórico que sofreram seus antepassados, fixados em áreas agrícolas de Minas Gerais A memória coletiva, que guarda saberes ancestrais, traduzida pela eloquência discursiva da benzedeira, tornou-se ponto relevante em nossa pesquisa de campo, que busca descortinar e analisar o universo simbólico-mitológico patente em suas narrativasItem Do proletariado em farrapos aos Panteras Negras : contribuições para o conceito de lumpemproletariadoLuques, João Pedro de Souza Barros Santoro; Machado, Eliel Ribeiro [Orientador]; Martuscelli, Danilo Enrico; Pinheiro, JairResumo: Tendo em vista a produção relativamente escassa (no que tange à tradição marxista) sobre o conceito de lumpemproletariado, procuramos neste trabalho responder à seguinte questão: como ele se origina no pensamento de Marx e Engels e como ele se desenvolve (com modificações, rupturas) conforme é mobilizado para pensar contextos diferentes do qual ele fora formulado? Para isso, sempre nos valendo de análises da formação social na qual o conceito foi formulado como chave de leitura para interpretar sua construção teórica, buscamos nesta Dissertação : 1) reconstruir como o conceito é formulado originalmente por Marx e Engels (primeiro capítulo); 2) reconstruir como o conceito passa a compor as reflexões de intelectuais que pensaram sobre formações sociais na periferia do sistema capitalista (principalmente Mao Tse-Tung e Frantz Fanon) (segundo capítulo); 3) reconstruir como o conceito, já modificado por Mao e Fanon, é novamente modificado através das reflexões dos intelectuais do Partido dos Panteras Negras em sua tentativa de compreender a realidade estadunidense (terceiro capítulo) Além disso, ao longo deste processo, buscaremos fornecer elementos para a construção de um conceito de lumpemproletariado