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Item O sol que nos atravessa: comunidades híbridas em Cheryl Savageau e Vinícius Lima(2003-12-15) Soares, Henrique de Paiva; Rodrigues, Ângela Lamas; Leite, Suely; Rosendo, Daniela; Silva, Jacicarla Souza daÉ comum encontrarmos na literatura obras que estabelecem relações binárias entre o animal humano e os outros seres. Essa dualidade centralizou o humano no papel do explorador, ou seja, daquele que conquista, usurpa e coloniza o ambiente em que vive em detrimento do outro, necessariamente passivo e explorado. Em contrapartida, há escritores fora do cânone, como Cheryl Savageau e Vinícius Lima, que propõem em suas escritas subverter estruturas especistas e antropocêntricas. Do contato com tais autores, a pesquisa objetiva buscar evidências da manifestação de comunidades híbridas, termo entendido por Lestel (2011) como um espaço onde há interações entre viventes, com características específicas, que não os definem como superiores ou inferiores. Ao contrário, ela acolhe suas diferenças, que proporciona relações em termos de complementariedade e não uma reconstrução da estrutura dicotômica. O corpus consiste nas obras Mother/Land (2006), da escritora canadense-Abenaki Cheryl Savageau, e Animais Floridos (2016), do londrinense Vinicius Lima. Consideradas as especificidades dos autores, suas poesias confluem para um espaço de saber e experiência que tem na relação não hierárquica entre viventes a sua tônica. Desenvolvida em três capítulos, a dissertação identifica a presença das comunidades híbridas e explora seus desdobramentos a cada análise. No primeiro capítulo, explica-se como as comunidades híbridas se manifestam e integram o humano e o além do humano através da corporalidade do ser. No segundo, recorro à desconstrução proposta por Jacques Derrida, bem como contribuições de Gilles Deleuze e Claire Parnet sobre o devir, para demonstrar a dissolução do “eu” dentro da comunidade híbrida. Após demonstrar o overturning do humano dentro de uma estrutura constelar exploro, no terceiro capítulo, a força dessas comunidades e as formas pelas quais ela subverte o especismo estrutural e o antropocentrismo. Em suas escritas, Lima e Savageau contam histórias de resistência e, a partir disso, ambos são capazes de expor a barbárie antropocêntrica, ao mesmo tempo em que revelam a vida de comunidades fora dessa estrutura.Item A identidade ecológica do movimento dos trabalhadores rurais sem terra - MST: o caso do assentamento Dorcelina Folador - Arapongas - Paraná(2005-03-30) Negri, Paulo Sérgio; Bassani, Paulo; Calzavara, Oswaldo; Gratão, Lúcia Helena BatistaO trabalho A identidade ecológica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST: o caso do assentamento Dorcelina Folador no município de Arapongas - Paraná teve como objetivo a análise das orientações do MST no que diz respeito a preservação ambiental, bem como detectar a construção da identidade ecológica do MST e perceber em que medida o discurso agroecológico do Movimento em nível nacional/local rebate junto aos assentados na forma de projeto agroecológico dentro do assentamento. O MST se posiciona contrário ao modelo de agricultura moderna adotado no Brasil que intensificou-se a partir da Revolução Verde, pois o considera nocivo ao meio ambiente além de permitir a exclusão social. Em tese o MST propõe a implantação de um novo modelo de produção agrícola pautado no desenvolvimento rural sustentável (agroecológico). A partir desse pressuposto foi escolhido o assentamento Dorcelina Folador no município de Arapongas no norte do Paraná para que esta pesquisa se realizasse. Foram aplicadas entrevistas aos assentados em duas etapas: a primeira etapa foi realizada com quarenta famílias de assentados e a segunda etapa apenas aos assentados que trabalhavam com produtos orgânicos. A análise dos dados e o confronto com o discurso do MST demonstraram a existência de fatores limitantes que influenciaram a constatação da aplicação efetiva do discurso do MST junto aos assentados deste assentamento sendo eles: ausência de um projeto em produção orgânica; dificuldades dos assentados em romper com o paradigma da agricultura moderna; mercado para produtos orgânicos; falta de formação técnico-educativa específica para a produção agroecológica.Item Os sentidos de sexualidade e a reforma educacional brasileira: a doença, os medos e interditos(2006-10-20) Rodrigues, Christiani Martins; Almeida, Ana Maria Chiarotti de; Cesário, Ana Cleide Chiarotti; Capelo, Maria Regina ClivattiNa década de 1990, a necessidade em se combater a epidemia HIV/AIDS e o número de gravidez na adolescência "obrigou" a escola a abordar a temática Sexualidade, em sala de aula, por meio de discursos mais diretos e abertos. Assim, tornou-se urgente elaborar Orientações Sexuais direcionadas ao grupo jovem, pois, apesar de tantas iniciativas em se combater o sexo não-seguro, a gravidez adolescente e a proliferação do HIV/AIDS, o nível de contaminação entre os jovens e o número de mães adolescentes não param de crescer. Dessa maneira, o objetivo do presente trabalho consiste em compreender a construção dos sentidos de sexualidade, presente nos documentos oficiais da Reforma Educacional Brasileira - em especial no documento específico sobre Orientação Sexual, incluído nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, enquanto um dos Temas Transversais -, bem como de um Projeto Político Pedagógico de uma escola pública da cidade de Londrina. Analisar estes documentos significa compreender como a escola participa efetivamente da construção de subjetividades, ao "transmitir" e "reproduzir" os sentidos dos valores construídos em nossa sociedade, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Para tanto, a Análise de Discurso, inspirada em Michel Pêcheux, assumiu, para a presente pesquisa, o lugar da metodologia, e algumas de suas categorias vieram a formar o referencial teórico deste trabalho: a Ideologia, o Sujeito, a Formação Discursiva e o Silêncio. Desse modo, foi possível perceber pontos de distanciamentos e encontros entre as propostas do Projeto Político Pedagógico analisado e o documento elaborado sobre Orientação Sexual na Reforma da Educação Brasileira. Distanciamentos, por não se perceber um processo de continuidade entre eles, como previsto na LDB, quando determina o caráter de continuidade e aprofundamento do Ensino Médio em relação ao conteúdo desenvolvido no Ensino Fundamental. E encontros, quando o Projeto Político Pedagógico da escola em questão, apesar de conseguir vislumbrar duas maneiras de se falar sobre a sexualidade - sob uma perspectiva sociológica e biológica -, relaciona o conteúdo sobre Orientação Sexual mais especificamente com o seu aspecto biológico, estando, assim, de acordo com o documento oficial sobre a Orientação Sexual na escola. O sentido de sexualidade no documento oficial sobre Orientação Sexual, apesar de mostrar avanços, por evidenciar questões como "visões pluralistas da sexualidade" ou a necessidade da escola acolher as questões sobre esta temática trazidas pelos alunos, colocando-se como imparcial, de modo a não influenciar nas escolhas individuais, não consegue transcender os tabus e preconceitos existentes na sociedade brasileira, quando sua manifestação se restringe apenas aos aspectos biológicos da sexualidade. Do mesmo modo, apesar dos documentos oficiais da Reforma Educacional Brasileira acentuar o sujeito crítico e capaz de fazer escolhas próprias, os documentos acabam por silenciar este sujeito, não dando vazão para suas dúvidas e, ao não estabelecerem lugares nos quais eles possam efetivamente fazer suas escolhas, só lhe permite uma construção do sentido de sexualidade confusa, baseada no medo e nos interditos, pelo fato do sentido de sexualidade, com que entra em contato, estar sempre permeada pela doença e pelo não-dito.Item Análise do processo de trabalho das indústrias de confecções da região de Londrina-Pr(2006-12-12) Pereira, Cibélia Aparecida; Santos, Ariovaldo Oliveira dos; Alves, Giovanni Antonio Pinto; Bertero, José FlávioO presente estudo procura mostrar questões inerentes às relações de trabalho da indústria de confecções da região de Londrina no Paraná, submetidas à lógica do sistema capitalista de produção através das mudanças ocorridas no mundo do trabalho, que diretamente tem influenciado o modo de organização do trabalho desse setor produtivo. Verifica-se que a reestruturação produtiva não tem resultado em modernos avanços tecnológicos para o setor, como ocorre com outros setores industriais. Foi, no entanto, observado na presente pesquisa que o setor apresenta características ainda rudimentares na forma de produzir, dessa forma tem investido mais em técnicas organizacionais, que por sua vez tendem a desqualificar e precarizar a força de trabalho, do que em incrementos tecnológicos que se dão de forma menos contínua. Isso, entretanto, está relacionado ao fato do setor apresentar forte dependência de mão-de-obra para o desenvolvimento da produção, por ser a princípio de baixo custo. A pesquisa ainda revela que a qualificação para o trabalho no setor é algo fundamental, porém, não determinante para se realizar as operações que são características do processo de fabricação de uma indústria confeccionista. Destaca-se ainda a necessidade do setor em ser flexível, tanto na organização produtiva e de pessoal no interior das empresas, quanto estendendo a sua produção para fora da fábrica, uma tendência dos novos parâmetros produtivos que tem sido aplicado também no setor de confecções.Item As provas de espanhol dos vestibulares da UEL, da UEM e da UFPR: capacidades de linguagem e outros conhecimentos exigidos.(2007-01-29) Sánchez, Natalia Labella; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Durão, Adja de Amorim Barbieri; Daher, Maria del Carmen Fátima GonzálezDesde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para ensino fundamental e médio, a maioria dos vestibulares brasileiros de instituições públicas de ensino superior passou a avaliar os conhecimentos de Língua Estrangeira (LE) – incluindo o espanhol – por meio da leitura. Embora o ensino deste idioma ainda não faça parte da grade curricular da grande maioria das escolas do Paraná, é comum os programas dos vestibulares informarem que avaliarão os conhecimentos em LE de acordo com os conhecimentos proporcionados pelo ensino médio. De certa forma, isso pressupõe que o perfil das provas de espanhol indica os conhecimentos que as instituições preconizam como adequados a esse nível de ensino. Além disso, o vestibular é um processo seletivo que marca a passagem do estudante do ensino médio para o ensino superior e afere os conhecimentos que as instituições entendem como fundamentais para serem utilizados em seus cursos de graduação. Considerando esses aspectos, o principal objetivo desta pesquisa foi analisar as provas de espanhol dos vestibulares paranaenses mais procurados pelos alunos de Londrina (UEL, UEM e UFPR), verificando que tipo de leitura e quais conhecimentos foram priorizados por estas instituições entre os anos de 2003 e 2006. Para isso, com base nos pressupostos teóricos do interacionismo sócio-discursivo (BRONCKART, 2003; 2006), utilizaram-se as definições de capacidades de linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; DOLZ; SCHNEUWLY, 1998; 2004), visto que as três ordens dessas capacidades – capacidade de ação, discursiva e lingüístico-discursiva – viabilizaram um olhar detalhado sobre os tipos de conhecimentos que deveriam ser mobilizados para responder às questões. Sob essa lente, a análise das provas forneceu uma ampla base de dados, permitindo verificar – qualitativa e quantitativamente – (1) quais capacidades de linguagem foram privilegiadas; (2) quais foram os outros conhecimentos também exigidos; (3) se houve uma relação entre os gêneros presentes na prova e a elaboração de questões que exigiram mais capacidades; e (4) se houve coerência entre o texto do programa e o que, de fato, as instituições avaliaram. Essas informações revelaram quais conhecimentos cada instituição privilegiou e de que forma isso foi avaliado por meio da leituraItem Política e mercado no campo da Assistência social: a manutenção de "clientelas" no processo de legitimação dos agentes assistenciais(2007-03-30) Gomes, Marcos Rogério; Cesário, Ana Cleide Chiarotti; Almeida, Ana Maria Chiarotti; Carvalho, Marília Gomes deEste trabalho se debruça sobre algumas práticas políticas construtoras de filantropia e assistência social, avaliando como se organizou profissionalmente o atendimento governamental e privado a um público infanto-juvenil carente na cidade de Londrina, no Estado do Paraná, e mostrando como esta atividade esteve marcada pela administração municipal do prefeito Luiz Eduardo Cheida e de sua Secretária de Assistência Social Márcia Helena Carvalho Lopes, durante a gestão 1993/1996. A descentralização que ocorreu na administração, mas não no financiamento das políticas públicas no Brasil, contribuiu, entretanto, para que a implantação racionalizada de projetos assistenciais, até mesmo em municípios menos dependentes de outras instâncias federativas, como é o caso de Londrina, permanecesse relativamente dependente dos interesses políticos de determinados gestores, o que estimulou a barganha de recursos e condicionou o funcionamento de algumas instituições a costumes personalistas, a partir dos quais os princípios da dádiva puderam servir à manutenção de um "campo da assistência social". Este "campo" se define por uma tácita e não declarada luta desigual que travam os filantropos, acostumados a realizar eventos de caridade ou a presidirem entidades beneficentes e sem fins lucrativos, contra o poder simbólico hegemônico de um corpo técnico de assistentes sociais racionalmente ordenados, pelo monopólio do atendimento a uma clientela, representada por um grupo de crianças e adolescentes que entram na ciranda de incontáveis recepções e evasões das diferentes unidades de atendimento do Projeto Casa Abrigo.Item Discurso parodístico: a materialidade discursiva de um gênero de humor(2007-09-21) Machado, Rosemeri Passos Baltazar; Galembeck, Paulo de Tarso; Cintra, Anna Maria Marques; Pereira, Rony Farto; Oliveira, Esther Gomes de; Moreira, Vladimir; Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira deAo se pensar no processo de elaboração do discurso, e na sua definição e classificação, surgem os questionamentos. Com relação ao humor (em específico ao discurso parodístico), os problemas não são muito diferentes. Não é de hoje que se percebe um crescente interesse em se trabalhar com o gênero humorístico, principalmente no que diz respeito ao processo pedagógico, especificamente ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Por meio do respaldo teórico de áreas como a Lingüística Textual, a Semiótica e a Análise do Discurso (sendo as duas últimas de linha francesa), buscar-se-ão, nesse trabalho, aspectos que auxiliem a descrição da organização, estrutura e funcionalidade do gênero parodístico. Em referência à primeira teoria citada, a Lingüística Textual, deve-se salientar que, ao trabalhar com o discurso, não se pode esquecer do nível textual, por isso a importância dos conhecimentos não só durante a elaboração como também no momento da recepção dos textos. Já a Semiótica, por se tratar de uma disciplina imanente, auxiliará os estudos referentes à organização e à estrutura da paródia e, a partir da análise discursiva, contribuirá no que diz respeito à caracterização desse gênero, principalmente no que tange os aspectos da ruptura e da continuidade. Finalmente, a A.D., pois a partir do momento em que qualquer unidade textual permita formular hipóteses consistentes sobre o que foi enunciado, poderá ser analisada segundo os princípios teóricos dessa disciplina. Como se pode notar, mais do que um meio, a linguagem é vista e tratada como um processo comunicativo e de interação, em que os aspectos histórico, social e cultural devem ser levados em consideração. Todo esse trabalho de caracterização do gênero parodístico é feito com base em produções paródicas, corpus organizado e montado durante aulas de Língua Portuguesa para acadêmicos do Curso de Letras, tanto de instituição pública como privada. As análises feitas com base nesse corpus demonstraram que, além do processo enunciativo de exclusão, detectado por meio de princípios pragmáticos, os aspectos caracterizadores mais importantes ao definir o gênero parodístico são a ruptura e a continuidade.Item Produções imagéticas e vida social: transformações nas imagens do trabalho (1910-1937)(2007-11-26) Veiga, Adriana Imbriani Marchi; Santos, Ariovaldo de Oliveira; Alves, Giovanni Antonio Pinto; Lenardão, Elcio; Camargo, Isaac AntonioEste trabalho tem por objetivo verificar as transformações estéticas e técnicas ocorridas nas imagens que representam o trabalho, bem como, verificar os acontecimentos sociais e políticos que intervieram nesse processo de transformação. A análise busca compreender as tendências estéticas e ideológicas que marcam a produção do artista e do crítico de arte, inseridos nesse contexto. Essas reflexões dar-se-ão com base nas produções imagéticas - reproduções de pinturas, e textual - textos de critica de arte que compõe o cenário artístico brasileiro das décadas de 1910, 20 até 1937, período em que se delimitou o objeto de pesquisa.Item FUCVAM: os sem-teto uruguaios na contramão do neoliberalismo(2008-06-30) Cabrera Alvarez, Gustavo Alberto; Machado, Eliel Ribeiro; Pinheiro, Jair; Lenardão, ElsioEstuda o comportamento político do movimento dos sem-teto uruguaio, organizados em torno de uma federação de cooperativas de construção de moradias por ajuda mútua chamada FUCVAM durante o período de hegemonia neoliberal dos primeiros anos do século XXI. Analisa as relações desse movimento social com o sistema político-eleitoral, em especial, com a força de esquerda Frente Ampla que governa o país desde 2005. Problematiza sobre a sua autonomia de ação em relação aos partidos de esquerda. Desde uma ótica marxista, analisa os processos históricos que desembocaram nas formações políticas atuais do Uruguai e os movimentos de acomodação do capital dentro do bloco no poder. Aponta como principais resultados: a) o extraordinário desenvolvimento do sistema político-partidário uruguaio não conseguiu evitar o surgimento de “novos” atores políticos que a partir de 1980 disputam espaços de participação não institucionalizados nas estruturas estatais; b) a ascensão do capital financeiro dentro do bloco no poder até se constituir em fração hegemônica provocou a subordinação da política habitacional à política financeira, afetando diretamente os interesses dos trabalhadores sem-teto; c) o processo de segregação urbana é uma estratégia do capital para redistribuir renda em prejuízo da classe trabalhadora; d) com a posse do governo da Frente Ampla, a partir de 2005, a burguesia uruguaia reconquistou o apoio das classes subalternas e retoma o processo de aumento de taxas de lucro; e) a retração experimentada na cena política dos setores da direita foi compensada e, até superada, com avanços no terreno ideológico que dificultam a mobilização dos setores populares e facilitam a satisfação dos interesses econômicos da burguesia. Conclui que a autonomia do movimento dos sem-teto uruguaio, pertencente à FUCVAM, encontra-se limitada pelos vínculos pessoais existentes entre seus integrantes e a Frente Ampla.Item As corporações transnacionais e sua prática de responsabilidade social: um estudo de caso em Londrina, Paraná, de 2006 a 2008(2008-12-09) Junges, Clarice; Baltar, Ronaldo; Stein, Leila de Menezes; Wolff, SimoneA pesquisa investiga o tema responsabilidade social empresarial e analisa os significados dessa nova forma de ativismo corporativo, desse "novo ethos" do mundo dos negócios pela perspectiva dos próprios empresários e da produção teórica oriunda do campo da Administração de Empresas. Faz também um resgate desta discussão no campo das Ciências Sociais. A pesquisa empírica consiste num estudo de caso da empresa Milenia Agrociências S.A, indústria de produtos agroquímicos, e teve por objetivo averiguar como estão se dando as relações entre a empresa, os trabalhadores, a comunidade do entorno e o Estado, no que se refere à garantia dos direitos sociais básicos. Busca verificar, ainda, se as ações da empresa no campo social realmente refletem as premissas que as motivam, e também qual sua contribuição para a promoção do bem-estar social. As principais ambigüidades e os principais conflitos presentes nessas relações também estão sendo abordados.Item Educação profissional e a "responsabilidade" das empresas: um estudo da ideologia da Fundação Bradesco(2011-03-16) Toitio, Rafael Dias; Santos, Ariovaldo de Oliveira; Angeli, José Mario; Roio, Marcos Tadeu DelPesquisa em questão tem como objeto o programa de educação profissional desenvolvido pela Fundação Bradesco, que é voltado sobretudo para as classes subalternas, nas regiões onde atua. Mais especificamente, analisaremos a produção do discurso ideológico e político do programa em questão e, em consequência, da própria Fundação, entendendo a educação profissional como um momento privilegiado da formação objetiva e subjetiva do trabalhador, onde técnica e política estão ligadas inexoravelmente. Em torno disso, tentaremos responder as seguintes problematizações: qual o real significado político-ideológico do projeto pedagógico de tal programa? Há um intuito, por parte da Fundação Bradesco, de formar não apenas tecnicamente, mas também eticamente indivíduos oriundos das classes subalternas e, dessa forma, participar ativamente na direção moral e intelectual da sociedade brasileira? Qual o conteúdo ético-político dessa formação? A partir desse estudo de caso, procuraremos reconstituir, parcialmente, o processo de consolidação da hegemonia neoliberal no Brasil, enfatizando, sobretudo, os aspectos ideológicos e a construção do projeto hegemônico, que tem obtido êxito na desorganização e conformação dos projetos das demais classes. Para tanto, discutiremos a intervenção do empresariado sobre a questão social, a partir da década de 1990, como um momento de avanço das classes dominantes na -guerra de posições? e, além disso, como esse processo, no caso da Fundação Bradesco, se expressou em princípios e conteúdos mediadores dos processos pedagógicos da mesma.Item A construção da sustentabilidade e os desafios à conservação da biodiversidade: unidades de conservação e gestão dos recursos naturais em Londrina/ PR(2011-04-15) Rodrigues, Daniel Delatin; Baltar, Ronaldo; Bassani, Paulo; Young, AndreaA pesquisa desenvolvida aqui teve o objetivo de analisar o modo como as estratégias para conservação da biodiversidade, sendo originárias de uma construção social a respeito da interação entre meio ambiente e sociedade, expressam-se por meio de modalidades diferenciadas de gestão e apropriação dos recursos naturais. Tomando as Unidades de Conservação como aspecto mais visivel destas estrategias, discutiremos os limites e potenciais que trazem para a construção da sustentabilidade - usando como caso a criação de uma Unidade de Conservação no município de Londrina/PR - onde procuraremos mostrar que a sustentabilidade é uma construção política que impõe aos sistemas sócio-culturais mudanças significativas em suas modalidades de apropriação dos recursos naturais e no modo de sua interação com a natureza.Item Os jogos de interpretação de personagens e suas perspectivas no ensino de história(2011-05-02) Francisco, Ricardo Jeferson Da Silva; Alegro, Regina Célia; Jorge, Marcos; Molina, Ana HeloísaÉ consenso na educação a necessidade de incentivar a leitura, interpretação e escrita em sala de aula. Nesse sentido, a narratividade e a imaginação são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos, não só em História, mas também em outras práticas educativas e ciências. Este trabalho propõe uma estratégia de ensino que privilegia o uso de narrativas históricas e incorpora o RPG (Role Playing Game - Jogo de Interpretação de Personagem) como parte dessa abordagem. O objetivo da pesquisa é delimitar as características e o histórico do RPG como produto cultural e brinquedo, refletindo sobre seu uso no ensino de conceitos históricos. Destaca-se a importância da narrativa ficcional e histórica inerentes ao homem, além do estímulo à narratividade e escrita em História, com base em conceitos de consciência histórica e atribuição de sentido ao passado por meio da narrativa, debatidos por Rüsen e outros autores como Vygotsky, Ausubel e Polanyi. Por fim, apresenta-se a aplicação prática da estratégia e seus fundamentos e procedimentos para uma maior eficácia do RPG em m sala de aula como uma estratégia de ensino, tendo em vista uma perspectiva do uso da imaginação no ensino.Item Letras dos poetas esquecidos: a boemia literária na Belle Époque paulistana(2012-02-09) Leandro, Karen Cristina; Joanilho, André Luiz; Silveira, Célia Regina da; Fernandes, Frederico Augusto GarciaMais que retomar a história da literatura no Brasil, este estudo pretende estabelecer as representações sociais da escrita e leitura no período do final do século XIX e início do XX, enfatizando a discussão sobre como esses autores foram classificados em grupos distintos: os que permaneceram imortalizados por suas obras, e os que “despontaram para o anonimato”, ou, “autores-poetas” que foram esquecidos e não entraram para os cânones literários. Utilizando a palavra “boêmia” aplicada ao que os manuais de crítica literária, brasileiros consideram como “subliteratura” ou literatura passadista, ou seja, que aparecem entre grandes períodos ou gerações poéticas, num momento de rotina literária, podendo ter maior ou menor duração dependendo do período que a antecede ou precede, pode-se propor uma discussão a respeito de como se “fabrica” um literato de prestígio, e quem é que decide o seu prestígio. Desta forma, desvendar de quem é o mérito por alguns autores despontarem para o anonimato é tão interessante quanto descobrir quem de fato foram esses boêmios, ou subliteratos. A análise de algumas teorias nos aproxima da relação do leitor com o texto, apontando marcas de distinção simbólicas.Item Política e imprensa: análise dos editoriais do jornal "O Estado de S. Paulo" nos primeiros anos após o golpe militar de 1964(2012-04-17) Souza, Camila Torres de; Rezende, Maria José de; Miani, Rozinaldo; Chaia, Vera Lúcia MichalanyEste trabalho apresenta a dimensão das relações de poder no bojo da ditadura militar no Brasil, dos anos iniciais após o golpe até o acirramento do regime, sobretudo com a decretação do Ato Institucional nº. 5 (AI-5), momento em que se tem a efetivação das arbitrariedades. Esta pesquisa situa os aspectos de controle que as Forças Armadas exerceram sobre a organização do Estado com sua presença ostensiva na cena política, a saber, a justificativa ideológica para o golpe militar de 1964 foi encontrada na Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento, ministrada pela Escola Superior de Guerra (ESG). Nesse ínterim, o problema sociológico é pensar como a lógica do autoritarismo vai se redefinindo, bem como os procedimentos sociais e políticos, antes e depois do AI-5, especificamente na atuação de um órgão da grande imprensa. Como procedimento metodológico utilizamos a análise documental de editoriais do jornal O Estado de S. Paulo do período (1964-1970) para denotar sua postura, tanto com relação ao apoio dado na ocasião do golpe militar, quanto ao processo de submissão crescente com a promulgação da Constituição de 1967, 'escoltada' pela Lei de Segurança Nacional. Para tanto, torna-se importante conhecer os desdobramentos na relação de poder e influências da ESG em seu principal norteador do pensamento à época, sua Doutrina Básica, que designava um posicionamento político do modo como o Estado deveria ser gerido, ou seja, teria um modelo proposto pela Doutrina com o qual seria possível governar. Como decorrência deste processo tem-se o cerceamento das liberdades de organização, opinião e expressão, minimizadas a cada novo ato institucional publicado, o que será sentido em muitas esferas da vida social, dentre as quais, os meios de comunicação de massa e, por conseguinte, o referido periódico. Percebeu-se um descontentamento pontual do periódico em alguns momentos específicos do governo Costa e Silva, por exemplo, o que não o faz, necessariamente, mudar sua postura de louvação às ações dos militares, nem tampouco criticar o encadeamento das consequências para outras esferas da vida social.Item Mecanismos de controle na indústria automobilística do estado de São Paulo (1990-2010)(2012-04-20) Silva, Marcela Vianna Corrêa da; Wolff, Simone; Galvão, Andréia; Baltar, RonaldoO presente trabalho tem como objetivo levantar elementos que colaborem com a percepção das condições de trabalho e de organização dos trabalhadores metalúrgicos no Brasil na atualidade. Para isso procuramos demonstrar as principais transformações no âmbito interno das fábricas automotivas e na legislação trabalhista brasileira nas décadas de 1990 e 2000. Trabalhamos com a hipótese de que as mudanças deste período causaram uma precarização das condições de trabalho e influiram no fim do ciclo de greves iniciado em 1978 (1998-1997). Com esse debate pretendemos verificar as possíveis futuras investidas do capital e, em contrapartida, as condições de resistência e avanço na organização de classe dos trabalhadores metalúrgicos de indústrias automotivas do estado de São Paulo.Item O corpo e o uso de substâncias psicoativas: práticas e contextos de uso entre estudantes universitários(as)(2012-04-24) Pagnossim, Carla Maria Canalle; Jeolás, Leila Sollberger; Domanico, Andrea; Ramírez-Gálvez, Martha CéliaEsta pesquisa teve como objetivo apreender práticas e contextos de uso de substâncias psicoativas entre estudantes de graduação da Universidade Estadual de Londrina, sobretudo de maconha, cocaína e/ou crack, visando compreender quais os tipos de engajamento com o mundo ocorrem com estes jovens a partir do uso destas substâncias. O objeto deste estudo é o corpo, entendendo-o como agenciador das experiências, não sendo considerado apenas como um organismo biológico que responde a estímulos ou como sustentáculo no qual são construídas as representações psíquicas. Para atingir o objetivo deste estudo, utilizei três categorias analíticas que orientam a pesquisa sobre as práticas de uso de substâncias psicoativas: a "extensividade e intensividade", ou seja, a relação entre os modos extensivos de viver, prescritos socialmente e os intensivos, que fogem às regras sociais de conforto, longevidade e segurança; a complexa relação entre a "destruição agonística" e a "plenitude do êxtase", que se refere às experiências de prazer e de sofrimento; e os sentidos individuais e coletivos dados ao uso destas substâncias. A técnica metodológica utilizada foi a de entrevistas em profundidade, em que os(as) participantes foram contactados(as) através do recurso chamado "bola de neve". Com esta técnica, os(as) primeiros(as) interlocutores(as) indicaram e mediaram novos encontros com outros(as) estudantes. Foram entrevistados(as) estudantes universitários(as) ao longo de um ano de minha circulação em diferentes espaços, principalmente dentro do campus universitário. Este estudo problematizou a concepção médica moral sobre o uso de substâncias psicoativas na nossa sociedade, uma vez que tal concepção funciona como embasamento teórico para a política proibicionista, visando discutir o pressuposto de que os diversos usos de substâncias psicoativas são possibilidades contemporâneas de engajamento com o mundo, construindo uma reflexão sobre alternativas e limites do agenciamento individual e coletivo pelos estudantes nestas práticasItem Movimento piqueteiro: refluxo da radicalidade ou reinvenção da organização? a experiência da frente popular Darío Santillán(2012-04-27) Cavalcante, Ivone Cristina de Sá; Machado, Eliel Ribeiro; Adrián Rojas, Gonzalo; Ferreira, Pedro RobertoDiscute a organização dos trabalhadores desempregados da Argentina, o chamado Movimento Piqueteiro, e as mudanças ocorridas no interior desse movimento após os anos 2000, a partir da experiência e das formulações da Frente Popular Darío Santillán (FPDS), entendendo essa organização como uma tentativa de rearticulação dos trabalhadores em um contexto de refluxo do movimento. Analisa sua composição social, forma de organização e concepções políticas e ideológicas. Contextualiza esta experiência na constituição econômica, social e política da Argentina.Item A grande casa no fundo do mar: Tuvalu e os impasses políticos ambientais contemporâneos(2012-05-07) Braga, Patrícia Benedita Aparecida; Lanza, Fábio; Chiarotti, Ana Maria; Tilio Neto, Petronio dePartindo do fato de que a mudança climática global é uma realidade, e de que a sua origem pode estar relacionada a fatores antropogênicos e a dinâmicas próprias do planeta, pode-se afirmar que, na atualidade, pós 1989, as resoluções científicas de um determinado grupo de pesquisadores do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) fundamentam dados científicos que são utilizados em ações políticas planetárias, criando remodelações na economia mundial e influenciando ações sociais e culturais em nível global, regional e local. As afirmativas científicas ambientais e a mudança climática encontram-se inseridas em um meio político de ações globais, caracterizado primordialmente pela assimetria de poder, transversalidade e transnacionalidade de ações. Deste modo, os fenômenos de variação climática, que afetam o Estado-ilha Tuvalu, assim como as possíveis soluções para o problema climático/político do país, estão relacionados a ações estatais e a processos deliberativos em Organizações Internacionais. O princípio de cidadania vinculado aos Estados nacionais é fragmentado, uma vez que, internamente, o Estado tuvaluano, ao perder o seu território com a elevação do nível do mar, não consegue garantir, aos seus cidadãos, o direito à vida e a permanência destes em seu território. Frágil em termos políticos/econômicos, o país realiza reivindicações aos diversos atores do meio internacional - principalmente às grandes potências - no que se refere à ratificação de Protocolos, Tratados e Acordos que buscam diminuir a emissão de gases poluentes. Contrário aos anseios de Tuvalu, cria-se um discurso conceitual sobre a origem de refugiados ambientais ou apátridas e seu possível enquadramento no corpo jurídico internacional, mas não se debatem possíveis soluções mitigatórias e de adaptação que atenuem o problema específicoItem A teologia da libertação sob o discurso de lideranças protestantes durante a ditadura militar (1964-1985) em Londrina-PR(2012-08-28) Guimarães, Luiz Ernesto; Lanza, Fábio; Wiik, Flavio Braune; Braga, Antônio Mendes da CostaA presente pesquisa analisa a influência da Teologia da Libertação – pensamento progressista, formulado em alguns segmentos do cristianismo latino-americano – especialmente nas igrejas protestantes históricas que, em grande parte, apresentaram um forte aspecto conservador, desde o início de sua implantação com a chegada de missionários oriundos da Europa e Estados Unidos a partir de meados do século XIX. A pesquisa partiu das contribuições teóricas da sociologia compreensiva de Max Weber, buscando compreender os sentidos produzidos por religiosos protestantes que se utilizaram da Teologia da Libertação na tentativa de propor um pensamento teológico contextualizado com as mazelas encontradas no continente, resultado da colonização europeia e das desigualdades próprias do sistema capitalista vigente. Analisou-se a aproximação desse pensamento teológico com o marxismo e como ocorreu a apropriação dessa vertente sociológica por setores do protestantismo, bem como o ideal de sociedade estabelecido a partir do discurso, oral ou escrito, dos teólogos da libertação. Em uma abordagem mais ampla, verificou-se a contribuição de dois dos maiores expoentes da Teologia da Libertação no protestantismo: Richard Shaull e Rubem Alves, bem como a Conferência do Nordeste de 1962, como marco histórico para o protestantismo progressista brasileiro numa abordagem local, a pesquisa analisou o discurso de cinco sujeitos que tiveram participação, direta ou indireta, nesse pensamento de libertação na cidade de Londrina – PR, a saber: os pastores Gérson Araújo, Luiz Caetano Grecco Teixeira e Almir dos Santos e os professores de teologia Carlos Klein e Júlio Zabatiero. As entrevistas foram orientadas por um roteiro semiestruturado, transcritas, analisadas e interpretadas sob a perspectiva que Mikhail Bakhtin e Eni Orlandi atribuem ao discurso e seus sentidos. O espaço temporal abordado (1964-1985), por ser um dos períodos mais críticos do país, em que a própria liberdade de expressão foi tolhida, a pesquisa buscou analisar as possíveis contribuições que tal pensamento de libertação pudesse ter proposto à sociedade. Verificou-se uma pequena parcela do protestantismo engajada em busca de transformação social e, diante da truculência da ditadura, não foram percebidos confrontos diretos entre religiosos e militares em Londrina. No entanto, a influência da Teologia da Libertação favoreceu a elaboração de uma reflexão crítica social e religiosa por parte das igrejas protestantes, além de corroborar o desenvolvimento de programas que atendessem as camadas mais empobrecidas da sociedade, rompendo com alguns preconceitos que a política de esquerda recebia dos setores conservadores da sociedade.