02 - Mestrado - Estudos da Linguagem

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 286
  • Item
    As práticas discursivas no sistema prisional brasileiro : \b pipos , sujeição e argumentação
    Palmieri, Rodolfo Iglezia; Cordeiro, Isabel Cristina [Orientador]; Machado, Rosemeri Passos Baltazar; Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de
    Resumo: O objetivo desta Dissertação é abordar um dos gêneros existentes na sociedade, em específico, o gênero “pipo”, que possui como peculiaridade o contexto no qual é produzido – o sistema penitenciário brasileiro – de forma a salientarmos a importância de tal corpus para comunicação nesse ambiente e como a autonomia discursiva é inevitável, já que várias posições-sujeito são assumidas por seus produtores objetivos Os tópicos a serem abordados são: a) compreender as condições de sujeitos que passam a integrar uma sociedade distinta da hegemônica, a qual eles não estão aptos a frequentarem enquanto não forem ressocializados; b) apreender a importância da comunicação entre sujeitos encarcerados para socialização; c) refletir a respeito da condição de produção em que se encontram e a necessidade de adaptação vocabular de acordo com o interlocutor; d) refletir sobre a relação de poder-saber existente dentro de uma penitenciária do Norte do Paraná de forma a perceber o protagonismo exercido pelos apenados por meio da adequação vocabular; e) refletir sobre os atravessamentos sócio-históricos que constituem os sujeitos detentos e as vozes que perpassam o ambiente penitenciário; f) demonstrar a importância das formações discursivas para sobrevivência/argumentação dentro de tal sociedade, a apenada Para a efetivação da análise, utilizamos quatro corpora distintos, sendo dois direcionados aos próprios detentos e outros dois a funcionários concursados constituintes dos setores da penitenciária Analisamos, nos “pipos”, a alternância vocabular, o ethos “demonstrado”, os atravessamentos dos sujeitos e as possibilidades argumentativas presentes a partir das condições de produção em que estão sujeitos Esta pesquisa possui caráter qualitativo, já que nos pautamos em relações de sentido que se alteram de acordo com a situação comunicativa/condição de produção em que o corpus é produzido O acesso aos “pipos” se deu pela atuação do professor-pesquisador na penitenciária no projeto de remição da pena através da leitura Devido à rigorosidade do sistema prisional, foi solicitada uma autorização para trabalharmos tal corpus, a qual foi concedida pelo diretor da penitenciária e está em anexo neste trabalho Para tanto, delimitamos para fundamentação teórica a Análise do Discurso de linha francesa e a Semântica Argumentativa Dentro de tais vertentes, alguns autores centralizam nossa atenção: Foucault (1971; 1985; 1997; 23; 213); Althusser (198); Brandão (23; 24); Charaudeau (214); Maingueneau (1997; 1998; 2; 26; 27; 28; 214); Orlandi (1992; 1997; 27; 28; 21; 212); Preti (216); Amossy (218) van Dijk (217), Marcuschi (28; 29), entre outros
  • Item
    Crenças e atitudes linguísticas de professores de escolas públicas de Rolândia-PR
    Silva, Nayara Maira da; Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]; Altino, Fabiane Cristina; Barbosa, Juliana Bertucci
    Resumo: O papel das instituições de ensino é o de levar os estudantes a se integrarem às variadas formas linguísticas de comunicação Nesse sentido, um processo preconceituoso de ensino-aprendizagem em relação às variantes linguísticas existentes na Língua Portuguesa não pode ser desencadeado no ambiente escolar Com base nos avanços nas pesquisas realizadas no ambiente acadêmico (CAMACHO (1988); BORTONI-RICARDO (24; 25), BAGNO (27), FARACO (28), CYRANKA (27; 214; 216), entre muitas outras, é sabido que a variação linguística deve ser inserida nos conteúdos da disciplina de LP a fim de evidenciar os diversos usos da linguagem e de pensar em um ensino a partir da variação linguística, considerando os seus fenômenos variáveis, reconhecendo, de fato, a variedade de normas, a variação que atinge todas as variedades da língua, inclusive a variedade culta Assim sendo, o objetivo desta Dissertação é investigar as crenças e as atitudes linguísticas de professores de escolas públicas do Ensino Médio da cidade de Rolândia, norte do Paraná O corpus do estudo é composto por entrevistas realizadas in loco por meio do método direto de análise (questionários) sob o ponto de vista da Sociolinguística Educacional Para tanto, nossos objetivos específicos são: (i) associar os resultados de crenças aos de atitudes encontrados pelos professores e (ii) refletir sobre a formação sociolinguística inicial e continuada desses professores As análises realizadas neste trabalho apontaram que os documentos oficiais (PCNEM e DCEs) não são suficientemente esclarecedores quando o assunto é variação linguística, e que na BNCC existe, sim, um lugar para a variação linguística, entretanto, não há uma metodologia para a aplicação didática dos temas ligados à variação Em relação às análises dos testes de crenças e atitudes, observamos que há uma tendência entre os docentes em assumir o discurso de valorização da diversidade linguística, contudo, a transposição de tal discurso para a prática em sala de aula deixa a desejar, uma vez que muitos educadores ainda apresentam crenças e atitudes que reforçam as prescrições normativas Um resultado, portanto, que mostra que ainda há um grande trabalho a ser desenvolvido nas instituições de ensino no estudo da língua materna, a fim de fornecer aos professores alternativas para o trabalho com a variação linguística no processo de ensino-aprendizagem
  • Item
    A educação ambiental crítica no processo de formação continuada de professores : desafios e possibilidades para o ensino interdisciplinar
    Fernandes, Aline Cristina; Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]; Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos; Tonelli, Juliana Reichert Assunção
    Resumo: Em meio às mudanças ambientais impactantes na vida em sociedade, e também ao modo como a Educação Ambiental é encarada em cenário mundial e nacional, é imperativo pensar nos desafios que englobam essa temática no campo do ensino e da Formação Continuada de Professores Aliado a isso, ter atitudes inovadoras de intervenção em contextos educacionais assume uma importância central Tendo posto, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o processo de formação continuada de um grupo de professoras da Educação Básica como educadoras ambientais numa oficina de Educação Ambiental Crítica (EAC)Para tal, elaborou-se uma Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24) com vários gêneros de texto englobando o ensino de conteúdos sobre EAC(TOZONI-REIS, 27) para fazer parte de uma Sequência de Formação (FRANCESCON; CRISTOVÃO; TOGNATO, 218)A Sequência Didática, enquanto material de ensino para professores, foi escolhida como um instrumento mediador devido àsua plasticidadee possibilidades de realizar um trabalho envolvendo a práxis em uma oficina interdisciplinar Diante ao exposto, oito encontros compreenderam a implementação da oficina interdisciplinar e, além da Sequência Didática, outros três instrumentos foram utilizados para a geração de dados: questionário inicial e final, diários (REICHMANN, 213) e a produção escrita Com base nesses instrumentos, obtive subsídios para: descrever os elementos de mediação propostos para a formação continuada desenvolvida com um grupo de professoras da educação básica; identificar elementos envolvendo EAC na produção escrita interdisciplinar das docentes; e discutir as representações sociais (CLOT, 21) das professoras participantes da pesquisa sobre a Educação Ambiental no ensino de sua área disciplinar, antes, ao longo e ao final da oficina A partir da análise dos questionários, dos diários e da produção escrita, foi possível identificar e compreender o desenvolvimento das representações docentes em relação aos conceitos de Educação Ambiental Tradicional e Crítica, a colaboração e a valorização do grupo interdisciplinar, a práxis docente, a relação teórico-metodológica dos conteúdos estudados como desenvolvimento do material interdisciplinar e o (re)pensar da prática docente Com isso, concluí que os instrumentos de mediação da oficina interdisciplinar motivaram o ensino e a aprendizagem sobre a EAC, e estimularam a autonomia docente, indicando, assim, a transformação de representações sociais das docentes sobre EAC por meio da formação continuada de professores (FCP) e a necessidade de investimentos na formação docente continuada, a qual influencia a qualidade do ensino para jovens brasileiros
  • Item
    Os róticos em coda silábica na região centro-oeste do Brasil
    Almeida, Édina de Fatima de; Kailer, Dircel Aparecida [Orientador]; Brandão, Sílvia Figueiredo; Altino, Fabiane Cristina
    Resumo: A presente Dissertação , à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista e da Geolinguística, visa analisar a produção de róticos em posição de coda silábica interna e externa de verbos e não verbos, assim como estudar o processo de apagamento do /r/ no falar de 95 informantes de 24 localidades, sendo 21 interioranas e 3 capitais, dos três estados (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás) da Região Centro-Oeste do Brasil Os informantes foram estratificados segundo as variáveis sexo e faixa etária, todos com ensino fundamental A pesquisa constitui-se de dados coletados pela equipe do Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) e concedidos pela comissão do referido projeto para esta Dissertação Como objetivos, propõem-se: (i) Identificar os contextos linguísticos e extralinguísticos que possam interferir no predomínio de uma ou de outra variante do /r/ no falar desses estados; (ii) Investigar se há interferência do estilo de produção de fala no uso das variantes do /r/ em coda silábica interna ou externa; (iii) Averiguar se o apagamento dos róticos no falar dessas localidades é governado pelos mesmos fatores depreendidos por autores, como Callou, Moraes e Leite (1996), Castro (26), Monaretto (2), Aguilera e Kailer (212) e Callou e Brandão (216); (iv) Verificar o processo de apagamento dos róticos no falar dessas localidades; (v) Identificar os contextos que favorecem o uso do apagamento tanto em coda interna como externa de verbos e não verbos; (vi) Verificar a vitalidade da variante retroflexa nas localidades investigadas; (vii) Investigar a possível posteriorização das variantes (retroflexo e tepe) Conforme resultados, verifica-se a presença das variantes glotal, tepe, retroflexa, retroflexo fricativizado, tepe fricativizado, vibrante, velar e do apagamento nesses falares Acredita-se que essa diversidade de variantes ocorre, provavelmente, devido à miscigenação resultante do processo de colonização e de povoamento dessas localidades e, também, devido às influências sofridas das regiões de fronteira
  • Item
    Motivação na criação lexical : o elo entre cultura e linguagem em dados do Atlas linguístico do Paraná
    Gholmie, Myriam Rossi Sleiman; Aguilera, Vanderci de Andrade [Orientador]; Altino, Fabiane Cristina; Romano, Valter Pereira
    Resumo: O questionamento a respeito da natureza do signo linguístico, que remonta à Antiguidade Clássica, está presente não só no ambiente acadêmico, mas também no imaginário popular: quem nunca se perguntou se os nomes das coisas têm uma razão de ser? A presente Dissertação ingressa nessa discussão com o aporte teórico da semântica motivacional – conduzido mormente por Saussure (1971 [1916]), Ullmann (1964), Guiraud (1976), Alinei (1984) e Contini (29) Com esse suporte, faz uma análise que recobre dois campos semânticos – terra e homem – em dados do Atlas Linguístico do Paraná, de Aguilera (1994), extraídos de entrevistas realizadas em 65 localidades do referido estado, junto a 13 homens e mulheres de origem rural, com pouca ou nenhuma escolaridade e idade entre 27 e 62 anos Desse modo, objetiva averiguar, por meio de um corpus geolinguístico, se os signos são motivados no ato da denominação do referente Especificamente este trabalho tem como propósitos: (i) apresentar uma descrição geolinguística das designações dos paranaenses para os itens lexicais cogumelo e alpargata registradas nas Cartas 38, 39, 4, 41 e 8 do mencionado atlas; (ii) verificar a dicionarização dessas variantes; (iii) analisar tais denominações à luz da semântica motivacional Os resultados deste estudo indicam que as criações lexicais são motivadas na origem, ou seja, refletem uma visão de mundo temporalmente situada e própria de um grupo social, manifestando-se por meio da fala O signo linguístico, nesse sentido, atesta historicamente a convergência entre cultura e linguagem
  • Item
    O eu e o outro : uma breve história da ética em pesquisa em linguística aplicada
    Egido, Alex Alves; Reis, Simone [Orientador]; Silva, Juliana Orsini da; Barbosa, Pedro Luis Navarro; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio; Silva, Juliana Orsini da [Coorientadora]
    Resumo: Inserida na área da Linguística Aplicada, no campo de formação em pesquisa do professor de língua estrangeira, este estudo relata uma breve história da ética em pesquisa em Linguística Aplicada com especial atenção para as relações entre o eu e o Outro Baseada em uma perspectiva foucaultiana de história geral, três perguntas de pesquisa são formuladas: (i) Que relações do eu com o Outro fazem parte de uma breve história da ética em pesquisa? (ii) Que discursos as tornaram possíveis? (iii) Que efeitos esses discursos produzem? Para responder essas indagações, dados do tipo acadêmico-científico foram coletados e interpretados junto com dados dos tipos artístico e institucional Estes tipos de dados constituem, em termos foucaultianos, três tipos de Arquivos, nomeadamente: artístico, institucional e acadêmico-científico Eles foram escolhidos, a fim de permitirem a compreensão de uma breve história pertencente a um contexto histórico maior Esta pesquisa adota orientação epistemológica hermeneuta, na etapa de seleção, descrição e comentários, e construcionista, na materialização prática de retorno Além disso, conta com orientação ontológica hermeneuta Diferentes elementos da Formação Discursiva são examinados, de acordo com o referencial teórico-metodológico foucaultiano, permitindo interpretações na forma de comentários de que as relações do eu com o Outro são multifacetadas e promovem diversos discursos que são coexistentes e enunciam, principalmente, uma estratégia da ausência de cuidados éticos Tais relações fluem de práticas abusivas, midiaticamente enunciadas (viz Arquivo artístico, no qual o discurso do diferente e do anormal é incitado e permeado por valores contemporâneos), passando por práticas prescritas em normativas de pesquisa (viz Arquivo institucional), que visam a responder a demandas históricas e sociais e culminam em práticas entendidas como macroéticas e burocráticas, que se centralizam em demandas contextuais e gerais, ou microéticas e emancipatórias, que emergem das próprias agendas de pesquisa (viz Arquivo acadêmico-científico) Muitas das práticas desse terceiro Arquivo são materializadas por meio de técnicas do cuidado de si e ou do cuidado do outro, ao passo que algumas práticas (eg retorno e anonimato) dispõem de estratégias específicas (viz possibilidade, pertinência e comodidade) para sua enunciação Em síntese, essa breve história da ética em pesquisa incita práticas (anti)éticas no escopo artístico, que são evitadas no âmbito institucional e reinterpretadas e expandidas no nível acadêmico-científico
  • Item
    Políticas públicas e ensino de espanhol no Brasil : entre a instauração e a real implementação
    Barrios, Raquel Bicalho de Carvalho; Andrade, Otávio Goes de [Orientador]; Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri; Mateus, Elaine Fernandes
    Resumo: Essa investigação de mestrado está ancorada nos pressupostos da Linguística Aplicada, na qual tenho como objetivos gerais (a) analisar o processo de implementação da Lei nº 11161 com base nos referenciais analíticos da abordagem do Ciclo de Políticas de Ball interpretados por Mainardes (26) e (b) examinar a concretização dessa e de outras políticas públicas em um curso universitário de formação docente da instituição mencionada, tanto no que se refere à organização e construção da licenciatura, quanto à atuação dos seus professores como agentes políticos Utilizo como referencial teórico autores que tratam sobre políticas públicas (entre os quais estão HÖFLING, 21; MELO, 1999 e SOUZA, 26); políticas educacionais (como CRISTOFOLI, 21 e OLIVEIRA, 21) e políticas linguísticas (CALVET, 27; CASTILHO, 214; RECUERO, 214), assim como documentos legais que versam sobre a educação ou sobre o ensino de espanhol, sendo eles: Constituição Federal (1988); Constituição Estadual (1989); Decreto-Lei nº 1989 (1931); Decreto-Lei nº 4244 (1942); Lei de Diretrizes e Bases (1961, 1971 e 1996); Lei nº 11161 (25) e Lei nº 13415 (216) A pesquisa em pauta é de cunho qualitativo, segue os pressupostos do paradigma interpretativista e tem como instrumentos de, respectivamente, levantamento e geração de dados, a análise documental e o questionário No que cerne ao primeiro, me baseio em aspectos da abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen J Ball e seus colaboradores para avaliar a elaboração e implementação da “lei do espanhol” e também para examinar a concretização dessa e de outras políticas no curso de formação docente considerado No que compete ao questionário, este estava composto por nove perguntas e foi aplicado, nos meses de agosto e setembro de 217, a todos os professores que atuam ou atuaram na licenciatura em questão Obtive 1 respostas e, com base nelas e na análise de documentos referentes ao curso superior examinado, pude (re)construir o histórico dessa licenciatura e relacioná-lo com as políticas públicas sancionadas no país, além de identificar a atuação desses profissionais perante as políticas instauradas Entre os resultados encontrados, destaco que as informações discutidas são alarmantes e indicam a inexistência em nosso país de uma política pública concreta e eficaz em relação ao ensino de espanhol Assim, pretendo com esse texto contribuir não só para incentivar mais estudos na área e para promover uma problematização sobre como as políticas públicas voltadas ao ensino de espanhol no Brasil vem sendo implantadas, mas também para fomentar uma reflexão sobre como todo o processo que envolve esta implementação repercute/pode repercutir na valorização ou depreciação do castelhano, nos cursos de formação docente, no mercado de trabalho no qual atuam/atuarão esses profissionais, em suas expectativas em relação à profissão e na ação dos docentes formadores como agentes políticos
  • Item
    A linguística contrastiva como aliada nas aulas de língua estrangeira/adicional da educação básica
    Santos, Cecília Gusson; Andrade, Otávio Goes de [Orientador]; Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri; Reis, Simone
    Resumo: Esta investigação foi desenvolvida para um projeto de mestrado vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina Por meio dele, pretendo contribuir com a prática pedagógica do professor de língua estrangeira / adicional (LE/A) Para isso, defendo o trabalho com os gêneros discursivos aliados aos conceitos teóricos da Linguística Contrastiva (LC) Essa idéia surgiu devido à minha crença de que essa aliança pode enriquecer o processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira / adicional, principalmente na Educação Básica Isso se deve ao fato de que as Diretrizes Curriculares Estaduais para o ensino de língua estrangeira / adicional preconizam que a prática em sala de aula dos professores de Linguagens da Educação Básica deve norteada pelos pressupostos do círculo de Bakhtin, ancorados na concepção do discurso como uma prática social (BAKHTIN; VOLOCHINOV, 1999) e no trabalho com os gêneros discursivos No entanto, penso que esse conceito não é suficiente para uma compreensão mais apurada de determinados fenômenos atinentes aos processos de ensino e de aprendizagem de línguas os quais são decorrentes do contato entre duas línguas ou entre variantes de uma mesma como a transferência e a interferência (LADO, 1957), a interlíngua (SELINKER, 1972), entre outros, que podem impactar o processo de ensino e aprendizagem Esses fenômenos são consistentemente fundamentados e explicados pela Linguística Contrastiva Considerando esse cenário, proponho o ensino de LE/A pelo viés discursivo-contrastivo na Educação Básica Acredito que o conhecimento sobre essa área do saber (a LC) aliado ao trabalho com os gêneros discursivos, podem ser valiosos aliados para o aprimoramento teórico-metodológicodos professores e, consequentemente, para o enriquecimento das aulas da de LE/A
  • Item
    Sequência didática do gênero história infantil em inglês para crianças como promotora do desenvolvimento linguístico e psicológico
    Reis, Raquel Franciscatti dos; Tonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador]; Nascimento, Elvira Lopes; Cordeiro, Glaís Sales
    Resumo: O ensino de inglês nos anos iniciais da escolarização brasileira tem ganhado espaço não só como aprendizagem de língua adicional, mas como instrumento de inserção cultural e construção identitária Esse ensino, assim como o de qualquer língua, é instrumento para o desenvolvimento sociocultural, cognitivo e psicológico do indivíduo Portanto, entre os letramentos necessários para o exercício da cidadania plena, a aprendizagem de tal língua pode promover o contato entre as diferenças, sejam elas linguísticas, culturais, socioeconômicas, com vistas à construção de novas identidades e conhecimentos que auxiliam o contínuo engajamento do indivíduo em novos discursos (MOITA LOPES, 23) Em uma perspectiva interacionista sócio-discursiva da linguagem (BRONCKART, 212), tendo em vista a necessidade de uma língua adicional transformadora e significativa, quebrando paradigmas monolíticos, estruturais, excludentes e alienantes, esta pesquisa objetiva estudar o uso de sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 211) do gênero textual História Infantil (TONELLI, 25) para desenvolver língua inglesa a alunos da Educação Infantil (TONELLI, 28; TONELLI; CORDEIRO, 214) Busca-se investigar as Capacidades de Linguagem (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 211; DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; CRISTOVÃO; STUTZ, 211; DOLZ, 215), os Gestos Didáticos do professor (NASCIMENTO, 211) e as Funções Psicológicas Superiores (VYGOTSKY, 1991; MARTINS 213) mobilizadas e/ou desenvolvidas durante a realização da Sequência Didática O corpus de análise consiste de dez aulas ministradas no Centro de Educação Infantil da Universidade Estadual Londrina para crianças entre cinco e seis anos Essas aulas gravadas e, posteriormente transcritas, envolvem um trabalho em torno da sequência didática que abordou o gênero história infantil aliado à dramatização como produção final Os resultados revelam que o ensino de inglês por meio de sequência didática do gênero história infantil, quando elaborada e organizada com atividades que contemplem o desenvolvimento das capacidades de linguagem e aliada a gestos didáticos fundadores e específicos diversificados, pode propiciar o desenvolvimento de funções psicológicas superiores, mais especificamente a percepção, atenção, memória e linguagem
  • Item
    O discurso da (des)valorização da docência em propagandas institucionais
    Di Raimo, Valéria; Machado, Rosemeri Passos Baltazar [Orientador]; Cordeiro, Isabel Cristina; Santos, Givan José Ferreira dos
    Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar e explicitar o modo de produção de sentido a respeito da (des)valorização do professor em quatro propagandas institucionais, extraídas da internet, veiculadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo movimento social “Todos Pela Educação” (TPE) Para tanto, utilizaremos os pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa, pois essa é uma teoria que orienta os estudos para múltiplas possibilidades de leituras Assim, embasaremos as análises em algumas noções teóricas, tais como Formação Discursiva (FD), Formação Ideológica (FI), Condições de Produção (CPs), Sujeito, Interdiscurso, Memória Discursiva, observando os deslizamentos de sentidos ao longo do discurso Estudaremos o discurso, segundo Orlandi (29), como efeito de sentidos entre os locutores, ou seja, como prática de linguagem Desse modo, olharemos para a exterioridade, para os aspectos sócio-históricos e, consequentemente, para as relações entre língua, discurso e ideologia Os nossos estudos estarão pautados nas considerações teóricas de autores como Michel Pêcheux, Eni Puccinelli Orlandi, Dominique Maingueneau, Patrick Charaudeau, Francine Mazière, Denise Maldidier, Helena H Nagamine Brandão, entre outros Também, embasaremos nosso trabalho em alguns conceitos advindos da Linguística Textual e da Semântica Argumentativa, pois os recursos linguísticos colaborarão com as discussões a respeito da (des)valorização docente Ao analisarmos os discursos relacionados à educação, mais especificamente os que retratam a figura do professor, seremos despertados a uma reflexão em relação à educação que auxiliará as práticas futuras, como, por exemplo, novas posturas, tomadas de decisões, medidas políticas, entre outras As Condições de Produção desses discursos refletem a insatisfação da sociedade em relação à educação no país, contrapondo-se a Formação Ideológica difundida pelas propagandas institucionais, enfatizando somente os pontos positivos da profissão docente
  • Item
    As relações afetivas no século XXI : (re)-construção de sentidos e as repercussões na sociedade
    Souza, Laís Marina de; Machado, Rosemeri Passos Baltazar [Orientador]; Andrade, Otávio Goes de; Silva, Telma Maciel da
    Resumo: Os valores, interesses e forma de vivência sociais estão em constante evolução e, para atender a essas necessidades, torna-se indispensável que a sociedade, em todas as suas instâncias, inclusive jurídica, entenda e respeite as formas de relacionamentos amorosos e sexuais enquanto movimentos sociais para assim delinear as características ideológicas, políticas e históricas a respeito deles Tais configurações, por sua vez, são resultado das relações sociais que se (re)significam na atualidade Esse trabalho pretende trazer uma reflexão a respeito dos processos discursivos das atuais perspectivas jurídicas e das decisões tomadas no estado do Paraná e fora do Brasil Dessa forma, consequentemente, procuramos promover o conhecimento e compreensão referente à disposição sobre a habilitação, celebração de casamento civil ou de conversão de união estável em casamento entre pessoas de mesmo sexo, bem como suas repercussões na mídia e nas redes sociais Para tanto, utilizamos fundamentos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa (AD) e, partindo do pressuposto de que é por meio do discurso que a ideologia é materializada e estabelece uma relação indissociável entre o aspecto discursivo e o social como regulador das condições de produção vigentes em um dado período sócio-histórico, propomo-nos a analisar o processo de reconstrução, de ressignificação dos modos de vida atuais Assim, buscamos observar como operam as condições de produção, as ideologias, o interdiscurso, as formações ideológicas e discursivas, a memória e a subjetividade na formação dos sentidos, principalmente naquilo que concerne aos reflexos das decisões legislativas na sociedade
  • Item
    A formação de leitores na visão de licenciandos e professores do PIBID : uma análise discursiva
    Hamasaki, Eloisa Graziela Franco de Oliveria; Ruiz, Eliana Maria Severino Donaio [Orientador]; Baronas, Roberto Leiser; Lima, Sheila Oliveira
    Resumo: Considerando-se a importância da formação de leitores, ao longo da Educação Básica, mais especificamente nos anos finais do Ensino Fundamental, esta pesquisa visa contribuir para a reflexão acerca do fazer docente de formar leitores, por meio da análise discursiva de entrevistas com sujeitos da Educação: professores em formação, professores da Educação Básica e professores universitários, todos vinculados ao PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – CAPES) da área de Letras-Português, da UEL Investigam-se as representações que esses sujeitos têm do trabalho do professor formador de leitores dos anos finais do Ensino Fundamental, considerando-se as representações como associadas a um imaginário sociocultural relacionado à identidade dos sujeitos Para tanto, utilizam-se referenciais teóricos de estudos acerca da Leitura, da Análise de Discurso de linha francesa e conta-se, ainda, com algumas contribuições dos Estudos Culturais Concebendo a percepção da realidade como uma construção humana na história, nas problematizações a que nos propusemos, procuramos lançar um olhar arguto às questões relacionadas ao tema capaz de insinuar possíveis naturalizações que envolvem os sujeitos Concluímos estar a representação acerca do trabalho do professor formador de leitores atrelada a uma instabilidade na instância escolar, o que pode se dar devido a algumas lacunas: seja em relação à formação leitora dos professores, seja ao objetivo de formar leitores, ou à fundamentação do trabalho com leitura na escola Cientes dos limites deste trabalho, que não objetiva procurar a solução definitiva para a formação de leitores nas escolas, propomo-nos a participar do debate acerca do tema, fomentando-o e contribuindo, portanto, para sua necessária continuidade e para possíveis deslocamentos de sujeitos envolvidos com a Educação, que poderiam dessa forma ir (res)significando seu fazer pedagógico e transformando-o continuamente, uma vez que, assim como as representações são provisórias, as soluções também o são
  • Item
    Cartas à mesa : o ensino da leitura literária através do RPG
    Zamariam, Franciela Silva; Lima, Sheila Oliveira [Orientador]; Belintane, Claudemir; Limoli, Loredana
    Resumo: Este trabalho discute o uso do RPG como alternativa metodológica para o ensino da leitura literária nos anos finais da Educação Básica, ao mesmo tempo em que busca compreender, através do jogo, o processo desse tipo de leitura em curso, partindo da premissa de que a leitura do texto literário pode ser comparada a essa atividade lúdica Para tanto, vale-se da aplicação do RPG que desenvolvemos a partir do conto “A cartomante”, de Machado de Assis, e do debate sobre o jogo, em um grupo focal, com os “jogadores”, alunos do primeiro ano do Ensino Médio Embasa-se, fundamentalmente, nas discussões de Jouve (22), para quem a leitura literária se assemelha a um jogo; em Colomer (29), a qual ressalta o valor da leitura compartilhada na formação do leitor; e nas ideias propostas por Barthes (24) de que o leitor, além de uma entidade complexa, é uma personagem das obras que lê Já os conceitos relacionados ao jogo recebem o suporte, principalmente, de Huizinga (2) e Caillois (199) Esse percurso proporcionou valiosas reflexões sobre como a literatura vem sendo tratada na escola e sobre a importância de uma metodologia adequada no ensino da leitura, quebrando paradigmas de senso comum no meio escolar, que mantêm a crença da ausência de leitura discente ou ainda da culpabilização exclusiva de fatores externos à escola pelo fato Com esta pesquisa, pretende-se uma aproximação entre as teorias desenvolvidas na academia e a prática docente na Educação Básica, visando a melhorias no processo de ensino e aprendizagem da leitura nas aulas de língua portuguesa
  • Item
    O imaginário discursivo sobre o aluno leitor no universo escolar
    Nascimento, Maria Regina de Jesuz; Ruiz, Eliana Maria Severino Donaio [Orientador]; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Lima, Sheila Oliveira
    Resumo: Esta pesquisa problematiza as imagens de aluno leitor que emergem de documentos oficiais de ensino, PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), OCEM - Orientações Curriculares para o Ensino Médio (26) e DCE/PR - Diretrizes Curriculares Estaduais (28) e de dizeres de sujeitos-professores em níveis de Ensino Fundamental e Médio Interessa compreender os efeitos de sentido produzidos pelos discursos oficiais, na memória discursiva desses sujeitos em diferentes posições enunciativas, nas disciplinas de Língua Portuguesa, História e Filosofia, e em instâncias de ensino público e particular Com o pressuposto de que a leitura é instrumento de conhecimento em todas as áreas do saber, buscamos, por meio da análise de recortes discursivos selecionados, tanto dos documentos oficiais quanto dos dizeres dos sujeitos entrevistados, quais imagens de leitor estariam sendo construídas e quais efeitos de sentido que essas imagens poderiam acarretar para o ensino-aprendizagem da leitura As reflexões alocadas na pesquisa norteiam-se em questões sobre o imaginário discursivo de sujeitos-professores acerca do aluno leitor, procurando observar comparativamente os contextos público e particular de ensino e, ainda, comparando o imaginário nas disciplinas de Língua Portuguesa, História e Filosofia Refletimos também acerca de qual imagem de aluno leitor há nos documentos oficiais de ensino e sobre quais relações podemos estabelecer entre os dizeres dos professores e o discurso dos documentos oficiais Partimos da hipótese da existência de um pré-construído relativamente aos documentos oficiais nos dizeres dos professores e de que estes, atravessados e interpelados pela ideologia, discursivisem um aluno leitor de maneira distinta, a depender das instâncias e disciplinas investigadas Com vistas a alcançar os objetivos propostos, tomamos como pressupostos teóricos estudos da Análise de Discurso de tradição francesa (PÊCHEUX, 21; 1995 ORLANDI, 1988; 27, FERNANDES, 27; 214, BRANDÃO, 212, entre outros) e de pesquisas relacionadas à leitura (CORACINI, 22; 25, KATO, 199, KLEIMAN, 211, POSSENTI, 21, entre outros) Com relação aos procedimentos metodológicos, empreendemos a análise de recortes discursivos selecionados dos documentos oficiais de ensino e dos dizeres dos professores a partir de 22 entrevistas realizadas com professores dos ensinos público (1) e particular (12), nos níveis do Ensino Fundamental (1) e médio (12) e nas disciplinas de Língua Portuguesa (8), História (8) e Filosofia (6) Os resultados assinalaram que há reverberações nos dizeres dos sujeitos-professores que motivam a imagem de um aluno leitor imaginado ideal e, de modo geral, para uma dispersão no ensino da leitura e para um aluno leitor discursivisado de modo heterogêneo, comprovando parcialmente a hipótese sobre a existência de diferenças entre os imaginários dos sujeitos investigados
  • Item
    As contribuições de instrumentos de pesquisa na construção do métier de um professor de língua portuguesa em formação inicial
    Silva, Camila Maria da; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Barros, Eliana Merlin Deganutti de
    Resumo: As atividades educacionais têm sido o foco de pesquisas na Linguística Aplicada e, nesse cenário, orientações governamentais são criticamente analisadas, assim como as propostas de intervenção implementadas para a formação inicial de professores nos cursos de Letras Tendo como contexto a formação inicial do professor de Língua Portuguesa , esta Dissertação visa identificar e interpretar as representações dos professores em formação inicial evidenciadas pelos instrumentos de pesquisa investigando o processo da construção das capacidades e do agir docentes do aluno-professor de Língua Portuguesa articulado à disciplina de Estágio Curricular O arcabouço teórico-metodológico utilizado está embasado principalmente em estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), na engenharia didática (DOLZ, 216; DOLZ, SCHNEUWLY, 24) e nos aportes da Clínica da Atividade (CLOT, 26) A pesquisa de cunho qualitativo está pautada em um estudo de caso e é inserida na área de Linguística Aplicada no campo de formação inicial docente Devido a recortes realizados, um professor em formação inicial aparece como participante-protagonista do estudo enquanto outros alunos-professores compõem o coletivo participane da pesquisa Os dados de pesquisa emergiram de: a) Questionário, b) Planejamento de Miniaula (ORTALE; MARTINS, 27) , c) Implementação de Miniaula e d) Entrevista de Autoconfrontação simples (CLOT, 26:21) Os resultados alcançados possibilitaram a identificação das representações dos participantes da pesquisa quanto à formação inicial e à prática docente e apontam também para os modelos profissionais como elementos que caracterizam o métier do professor em formação inicial Concluimos, portanto, que o contato com o instrumento Entrevista de Autoconfrontação Simples evidenciou como a construção de um agir docente é inacabada e constantemente aperfeiçoada e, por isso, pode e deve ser desenvolvida em parceria com a pesquisa, em especial àquelas que preconizam o ensino como trabalho
  • Item
    A política do tablete educacional no ensino de inglês em escolas públicas do estado do Paraná
    Espuri, Paulo Henrique; Gimenez, Telma [Orientador]; Ramos, Samantha Gonçalves Mancini; Cristovão, Vera Lúcia Lopes
    Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar criticamente a política de inserção do tablete educacional em escolas públicas do Estado do Paraná, embasado na abordagem do ciclo de políticas (BALL, 212), (BALL; BRAUN; MAGUIRE, 212), (MAINARDES, 26), e análise crítica de TIC em contextos educacionais (SELWYN, 28, 21) Seus objetivos específicos são: a) contextualizar a política de inserção do tablete educacional em escolas públicas; b) identificar percepções de professoras e professores de escolas públicas no Estado do Paraná no que diz respeito a essa política de modo geral; c) levantar constrangimentos e possibilidades mencionados por professoras e professores de inglês para realização da política, bem como suas consequências Constituem dados da pesquisa textos oficiais que representam a política, postagens nas maiores comunidades de docentes de escolas públicas paranaenses no Facebook, respostas de 225 professoras e professores de diversas disciplinas e regiões do Estado do Paraná a um questionário online e, por fim, 1 entrevistas semiestruturadas com professoras de inglês Os dados qualitativos foram analisados a partir da Grounded Theory (CHARMAZ, 26) Embora contextos de influência enalteçam as TIC enquanto ferramentas pedagógicas, a partir da contextualização da política, concluímos que os resultados apontam conflitos entre seus propósitos e ações relatadas por docentes em sua realização em escolas públicas no Estado do Paraná Os constrangimentos da política relacionam-se às características técnicas do tablete e das demais TIC presentes na escola, conectividade, demanda quantitativa de TIC, tempo necessário para uso das TIC, suporte de uso de TIC, cultura de uso de TIC, manutenção de TIC, infraestrutura, comunidade escolar, formação, questionamentos docentes sobre a política do tablete educacional Além de identificarmos tais constrangimentos que aparentemente surgem a partir uma cultura de não planejamento ou engajamento, essa análise permitiu refletir sobre o embate de expectativas entre professoras de escolas públicas e possíveis projetos de governança, uma vez que todas as entrevistadas questionaram a escolha do dispositivo em questão
  • Item
    Corpo, história e discurso : um olhar sobre efeitos de liberdade e censura em Tatuagem
    Zorzela, Thaís Aparecida; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli [Orientador]; Camargo, Hertz Wendell de; Machado, Rosemeri Passos Baltazar
    Resumo: O cinema possui a capacidade de representar o mundo por meio de imagens sonorizadas em movimento cujos sentidos são transmitidos ao espectador em um processo de construção e desconstrução de uma linguagem que significa nos limites de sua própria especificidade Assim, a significação não é produto da sinopse que se faz de uma obra cinematográfica: ela se constrói pela relação existente no conjunto de sons e imagens e, enquanto materialidade significante, pela inserção dessa relação na história Esta produção, considerando o aspecto social da linguagem cinematográfica, tem como objetivo analisar os efeitos de liberdade e de censura no filme brasileiro Tatuagem (213), dirigido por Hilton Lacerda Em nossas reflexões, consideramos que os sentidos não permanecem estáticos e sempre podem se inscrever de maneiras diferentes em conjunturas sócio-históricas distintas Nesse sentido, a partir do aporte teórico da Análise de Discurso de linha francesa, fundada por Michel Pêcheux, buscamos compreender tais configurações em suas relações (discursivas) determinadas pelo quadro histórico-político da Ditadura Militar no Brasil Tendo em vista a multiplicidade dos dizeres, procuramos efetivar um importante horizonte de pesquisa no campo da AD Apresentamos, assim, possíveis efeitos de sentido do simbólico, buscando contribuir com o quadro de estudos discursivos por meio de leituras de um recorte de análise do material audiovisual A pesquisa, dentro do que é proposto para uma Dissertação , descreve como o corpo representado em imagem é atravessado ideologicamente e marca seu lugar na história Além disso, acreditamos que a descrição desses efeitos de sentido abra caminhos para dialogar com outros trabalhos em um processo de atualização de significados operado pela memória, pelo esquecimento e pela atualidade
  • Item
    A gênese da reportagem : estilo e movimento criador no telejornal
    Oliveira, Livia Sprizão de; Panichi, Edina Regina Pugas [Orientador]; Contani, Miguel Luiz; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli
    Resumo: Esta pesquisa pretende percorrer os caminhos criativos trilhados pelos repórteres na construção do texto escrito para ser falado nas reportagens de televisão Utilizando fundamentos da Crítica Genética, vamos observar a combinação entre signos sonoros e visuais que caracterizam a linguagem audiovisual A Estilística dará suporte teórico às análises do corpus, à medida em que serão identificados efeitos expressivos gerados pelas escolhas lexicais feitas pelos autores Pretendemos mostrar partes do longo trabalho desenvolvido e dos muitos recursos mobilizados para a produção dos poucos minutos de gravação que vão ao ar A abrangência quase total do veículo televisão pelo território nacional exige uma compreensão igualmente ampla dos processos de construção das notícias de telejornal As reportagens televisivas são fonte de informação para uma grande parcela da população, até mesmo para os cidadãos sem escolaridade As narrativas audiovisuais propiciam à sociedade material para reconstrução de conceitos, costumes e valores socioculturais Queremos, portanto, definir a relação entre texto oral e texto imagético no processo de criação para telejornais; conceituar as características da escrita para televisão; identificar possíveis motes propulsores da escrita para repórteres de televisão; descrever métodos de elaboração das reportagens e verificar a expressividade causada pelos recursos utilizados na elaboração das reportagens selecionadas O corpus está composto por documentos de processo de oito reportagens de televisão, tais como, rascunhos, anotações, pautas e mensagens trocadas entre a equipe Será analisado, em primeiro plano, o texto escrito para ser falado, descartando outras características como entoação e expressões faciais Detalhes sobre enquadramentos e movimentos de câmera serão descritos, quando necessário, para esclarecer efeitos gerados pela associação entre palavra e imagem A escolha das reportagens deu-se de forma aleatória, conforme disponibilidade dos profissionais em ceder o material para pesquisa Pretendemos desmitificar a produção jornalística de TV, mostrando como são tomadas algumas decisões na busca de uma solução para o texto final
  • Item
    Letramento e religião : investigando a relação entre as esferas religiosa & escolar
    Lavisio, Monique Susan Morara; Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador]; Storto, Letícia Jovelina; Cordeiro, Isabel Cristina
    Resumo: Há múltiplas pesquisas que abrangem os estudos sobre letramentos, porém é escasso o número referente aos letramentos da esfera religiosa, sobretudo relacionando-os às práticas escolares Com o intuito de averiguar essa relação entre o letramento da esfera religiosa e o escolar, este estudo parte da hipótese de que haja uma influência de práticas de letramento da esfera religiosa sobre o letramento escolar em intercorrências do léxico e de aspecto discursivo do texto religioso nas produções textuais dos alunos Pretende-se observar se as práticas de leitura e escrita da esfera religiosa são significativas para o desenvolvimento do letramento escolar Para tanto, descrevem-se os eventos religiosos dos quais os indivíduos pesquisados participam para se chegar a tal pressuposto Este estudo utiliza uma metodologia de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico e fundamenta-se em subsídios teóricos dos Novos Estudos do Letramento (BARTON; HAMILTON, 2; KLEIMAN, 1995, 21; STREET, 1984, 21), considerando que os letramentos variam de acordo com os espaços socioculturais em que se inserem vinculados às relações de poder social O corpus da pesquisa é composto por dados gerados por meio de questionários, entrevistas com os sujeitos da pesquisa, textos escolares e observação dos eventos de letramento religioso Esperamos contribuir para a construção de uma reflexão no campo pedagógico que leve à valorização das práticas não escolares de letramento
  • Item
    Instrumentos organizadores da progressão dos conteúdos de ensino em língua portuguesa
    Félix, Thassiana Reis; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Tonelli, Juliana Reichert Assunção
    Resumo: Organizar e planejar as atividades a serem desenvolvidas em sala de aula são algumas das tarefas consideradas como primordiais do trabalho educacional O objetivo desta pesquisa é investigar as diferentes formas utilizadas por professores de instituições públicas para organizarem a progressão dos conteúdos de ensino em Língua Portuguesa Ancoradas por abordagens advindas da base teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, MACHADO, 24; BRONCKART, 26, 28, 212; BULEA, 21) em relação ao agir de linguagem e ao trabalho docente, partimos da premissa segundo a qual a linguagem do profissional materializada nos textos que produz pode revelar práticas que ajudam o pesquisador a compreender as representações do trabalho que o levam a desenvolver os seus gestos profissionais (NASCIMENTO, 214a) Para compreender o trabalho de ensino como um processo multifacetado que engloba as prescrições, os coletivos de trabalho, as regras do ofício, os objetos de ensino e os recursos mobilizados para a progressão dos conteúdos, – e ao focalizarmos como lócus, nesta pesquisa, o Estado do Paraná – partimos das Diretrizes Curriculares Educacionais do Paraná (PARANÁ, 28), passamos para dois Planos de Trabalho Docente organizados para nortear o trabalho docente no ano de 216 e buscamos dados em entrevistas pautadas no instrumento de Instrução ao sósia (CLOT, 27; 21) realizadas com professoras de instituições públicas, localizadas na cidade de Londrina-PR Os resultados da pesquisa nos levam a concluir que os instrumentos técnico-semióticos que agem na construção do trabalho docente são portadores da memória do ofício e das experiências acumuladas, mas também das atividades impedidas por inúmeros obstáculos que, ao se transformarem em linguagem dirigida ao outro possibilitam a reorganização e modificação da atividade, abrindo espaços potenciais para o desenvolvimento profissional