02 - Mestrado - Estudos da Linguagem

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 303
  • Item
    Sequência didática do gênero textual poema: diálogos com multimodalidade e educação linguística em língua inglesa com crianças
    (2023-03-28) Rao, Isabela Andrelo; Tonelli, Juliana Reichert Assunção; Ferreira, Claudia Cristina; Liberali, Fernanda Coelho
    Ancorado à corrente teórico-metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999; SCHNEUWLY, 2011), e à perspectiva da educação linguística em língua inglesa com crianças (KAWACHI-FURLAN; MALTA, 2020; KAWACHI-FURLAN; TONELLI, 2021), o presente trabalho apresenta uma proposta de ensino do gênero poema (RAO; TONELLI, 2022), a partir da pilotagem de uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2011) com crianças de 8 a 12 anos no centro de idiomas de uma instituição pública, durante o período de ensino remoto emergencial. Alinhados ao ensino por uma abordagem multimodal (BEZEMER et al., 2012; KRESS, 2010) e voltada à construção e de expansão de repertórios comunicativos (BUSCH, 2012, 2015, 2017; HALL; CHENG; CARLSON, 2006), objetivamos i) descrever as capacidades de linguagem mobilizadas por meio do trabalho com o dispositivo sequência didática do gênero poema para o acesso e a expansão de repertórios comunicativos; e ii) identificar as manifestações de engajamento dos alunos em seu processo de apropriação do gênero, no intuito de propor adaptações no dispositivo. Analisamos quatorze atividades realizadas pelos alunos a partir da pilotagem da sequência didática, mediante a categorização dos cinco grupos de capacidades de linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; CRISTOVÃO; STUTZ, 2011; DOLZ, 2015; LENHARO; 2016) e das manifestações de engajamento de natureza i) visual, ii) sonora, iii) gestual, iv) espacial, e v) linguística (BEZEMER et al., 2012). Em relação ao primeiro objetivo apresentado, os resultados das análises nos permitiram sintetizar subgrupos de repertórios comunicativos (HALL; CHENG; CARLSON, 2006), sendo elas referentes aos repertórios cultural, escolar, linguístico, psicológico, familiar, tecnológico, artístico e social. As análises também demonstraram que, a partir do contato com o gênero de forma mediada pelo instrumento de ensino, ocorreu a mobilização das capacidades de linguagem atreladas à emergência de vivências anteriores (BUSCH, 2012) que, ainda que não sempre relacionadas a experiências com a língua inglesa, constituíram-se como experiências significativas (BUSCH, 2017) que foram acessadas em momentos de ensino-aprendizagem. Quanto ao segundo objetivo de pesquisa, as manifestações de engajamento identificadas nos permitiram arguir sobre a crucialidade do papel da L1 no trabalho com crianças em um contexto de ensino de língua adicional, além de apontar que o dispositivo sequência didática apresenta um caráter flexível para um trabalho com crianças em ambiente digital, e possibilidades para exploração de recursos modais menos frequentemente abordados, como os gestuais, espaciais e sonoros, que, sem ignorar as potencialidades e complexidades do gênero lírico, contribuíram para que aspectos de fruição, como a apreciação estética e performática, fossem incorporados, apesar das limitações do contexto.
  • Item
    Os estudos sobre as masculinidades em O Muro de Pedras, de Elisa Lispector
    (2023-03-31) Loução, Giordana Di Paula Ferro; Simon, Luiz Carlos Santos; Costa, Rafael Magno de Paula; Dias, Ellen Mariany da Silva
    Os estudos sobre as masculinidades, antes provenientes das áreas de Antropologia e Psicanálise, dentre outras, vêm surgindo na área da Literatura. Podemos perceber um interesse entre estudiosos como Simon, Canassa, Miskolci e J. Travis, mas as pesquisas das masculinidades em Literatura ainda vêm sendo construídas, ao passo que os estudos voltados a personagens femininos são em números consideravelmente maiores, e tais estudos se ampliam de forma gradativa. As masculinidades na literatura fluem ao ponto de possibilitar novos estudos em obras canônicas e não canônicas. No caso, a presente pesquisa tem a intenção de analisar os personagens masculinos contidos no romance O Muro de Pedras (1963) de Elisa Lispector sob os aspectos comportamentais, suas quali-dades - descritas pelo narrador e pela percepção da protagonista - e suas ações mediante o relacionamento com Marta ao longo do enredo. Para esse feito recorremos às historio-grafias literárias de Bosi, Moisés, Stegagno-Picchio, Massaud Moisés, Werneck Sodré e estudos sobre as masculinidades de outras áreas do conhecimento, como os de Connell, Messerschmidt, Trevisan e Muszkat, JJ Bola, Lerner, além dos pesquisadores da área literária Simon e Canassa.
  • Item
    Entre “Isso é utópico!” e “There are no owners”: modos de agir e interagir de professores em formação sobre Inglês como Língua Franca em um experimento didático formativo
    (2024-03-28) Elias, Ana Beatriz Beraldo; El Kadri, Michele Salles; Ferreira, Claudia Cristina; Rosado, Leonardo Coelho Corrêa; Molinari, Andressa Cristina
    O conceito de Inglês como Língua Franca (ILF) tem sido amplamente debatido na comunidade acadêmica, devido à sua complexidade de definição, implicações para o uso e ensino aprendizagem da língua e também em vista de sua inclusão na versão mais recente da Base Comum Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante disso, pesquisas apontam para a necessidade de refletir sobre a perspectiva de ILF na formação inicial de professores (Diniz de Figueiredo; Siqueira, 2021; Gimenez, 2015; Duboc; 2019; El Kadri, 2010a, 2010b, 2013), a fim de preparar futuros profissionais para lidar com questões pertinentes ao ILF na carreira docente. Assim, como objetivo geral, almejamos compreender os posicionamentos e atitudes de dois professores em formação inicial participantes do programa Residência Pedagógica em relação à perspectiva de Inglês como Língua Franca durante suas trajetórias em um experimento didático formativo. Além disso, como objetivos específicos, analisamos os modos de agir e interagir desses professores no processo de construção e negociação de significados sobre ILF. Esta pesquisa é qualitativainterpretativista, se baseia na abordagem sócio-histórica e está fundamentada nas pesquisas de André (2013), Bortoni-Ricardo (2008), Cohen; Manion; Morrison (2007), Denzin (2018), Fairclough (2003), Freitas (2002) e Gil (2002). Os dados foram coletados por meio de seis encontros síncronos conduzidos por três formadoras via Google Meet e as atividades produzidas no Google Classroom por esses dois alunos. Com isso, almejamos responder a seguinte pergunta de pesquisa: quais são os posicionamentos e atitudes de dois alunos do 4º ano de Letras Inglês e participantes do programa Residência Pedagógica em relação ao conceito de ILF ao longo de um experimento didático formativo? Os dados selecionados para compor o corpus desta pesquisa foram analisados considerando o caráter gradual do fenômeno de aprendizagem e a natureza colaborativa do processo de construção de sentidos e os modos de agir e interagir (Fairclough, 2003; El Kadri, 2014). Como limitação deste estudo podemos citar o contexto remoto em que se deu o experimento, devido à pandemia de Covid-19. Os resultados apontam para a oscilação entre posicionamentos e atitudes favoráveis ou não ao ILF, marcados pelos modos de agir e interagir mais frequentes: compartilhar experiências pessoais (Calvo; El Kadri; Gimenez, 2020), expressar opiniões (El Kadri, 2014), avaliar o tópico discutido (Calvo; El Kadri; Gimenez, 2020), demonstrar abertura para aprender (Calvo; El Kadri; Gimenez, 2020) e, contraditoriamente, demonstrar pouca abertura para aprender.
  • Item
    “Mulher é bicho esquisito, todo mês sangra”: discurso e controle dos corpos
    (2023-11-26) Serpeloni, Manuela da Silva; Machado, Rosemeri Passos Baltazar; Guerreiro, Lolyane Cristina; Witzel, Denise Gabriel
    Esta pesquisa situa-se na área de Análise de Discurso de linha francesa, campo teórico que lida com a fluidez e o movimento dos sentidos, a partir da articulação entre o discurso e suas condições de produção. Por meio de tal dispositivo, pretendemos explorar a temática do corpo da mulher cis submetido aos tabus e crenças acerca da menstruação, devido aos mecanismos biopolíticos de controle dos corpos, assim, intentamos, para além do aspecto biológico, analisar os desdobramentos da menstruação por um viés social, refletindo atravessamentos e modos de existência outros. O corpus deste trabalho pertence ao campo publicitário, mais especificamente ao discurso propagandístico, esfera extremamente orientada para o sujeito interlocutor e de grande abrangência social, refletindo atravessamentos ideológicos recorrentes. A análise se dará por meio de propagandas de produtos de higiene menstrual de diferentes marcas e em diferentes recortes temporais, tendo como conceitos-chave a noção de corpo, política e modos de vida (perspectiva foucaultiana). Assim, buscamos analisar as mudanças ao longo do tempo na relação entre a tríade sociedade, mulher e corpo, sob o ponto de vista da ruptura, ou seja, da história sob perspectiva. Nesse sentido, destacamos a ascensão do discurso de empoderamento do corpo e de novos produtos no mercado, que têm possibilitado ao sujeito uma maior conscientização sobre si, entretanto, ainda atrelados a uma lógica capitalista que pode se mascarar em forma de discursos distintos.
  • Item
    Gírias do sistema prisional paranaense: a linguagem dos presídios ultrapassando seus muros
    (2014-07-16) Silva, William Fernandes Rabelo da; Altino, Fabiane Cristina; Busse, Sanimar; Aguilera, Vanderci de Andrade
    A linguagem não é apenas produto cognitivo, de caráter estritamente subjetivo, uma vez que é instrumento de ação e mudança no mundo exterior, recebendo deste os principais estímulos para sua efetivação, podendo, pois, ser compreendida como atividade absolutamente social. O vocabulário gírio, diante da dinâmica social e estrutural da língua, pode representar a máxima da relação indivíduo e corpo coletivo, pois é conhecida como linguagem hermética de grupos específicos, os quais a utilizam como construto simbólico do pertencimento e identidade, e também como instrumento de exclusão e segregação. Seguindo esse raciocínio, procuramos demonstrar, entre outros, que as gírias, advindas do Sistema Prisional Paranaense, não têm espaço de circulação delimitado. Nossa hipótese é que a gíria, enquanto língua falada, é dotada de contínuo movimento que não compreende espaços físicos, mas sociais, culturais, étnicos e políticos, de modo a servir de variante social a inúmeros grupos, acompanhando indivíduos e passando a constituir não somente suas personalidades, mas como estes sujeitos observam e descrevem seus mundos. Logo, se as variantes linguísticas, em eterno devir, tornam-se independentes dos estímulos e lugares de sua criação, emancipando-se, podemos observar esta ação de adoção de linguagem criptológica por meio da análise e descrição do comportamento linguístico em diferentes comunidades, comparandoas, i. é, de vocábulos gírios utilizados seja por detentos seja por moradores, necessitando, pois, do cruzamento de fatores sociais que comprovem este fenômeno. Para tanto, conciliamos as orientações teórico-metodológicas da sociolinguística de Labov (2008) com as práticas e fundamentos geolinguísticos de Cardoso (2010; 2012) resultando em procedimentos e instrumentos que nos permitiram a produção das células dos informantes, a coleta de dados significativos e a análise das variantes sociais com bases estatísticas; ademais, as considerações sobre vocábulos gírios são derivadas dos trabalhos de Cabello (1991; 2002) e Preti (1997; 2007). Entre os objetivos da dissertação, destacamos: (i) descrever o uso ou reconhecimento de vocábulos gírios dos presídios pela comunidade selecionada; (ii) verificar principais recorrências destes vocábulos restritos em relação direta com fatores sociais específicos; (iii) identificar o perfil social de quem faça uso das gírias. Por fim, as conclusões destacam: o resultado do perfil do informante que reconhece/utiliza as gírias; a obtenção das recorrências conforme cada fator extralinguístico e por campo semântico; a extensa possibilidade de análise futura de ocorrências em outras comunidades e a contribuição aos estudos da gíria e à Sociolinguística.
  • Item
    As provas de espanhol dos vestibulares da UEL, da UEM e da UFPR: capacidades de linguagem e outros conhecimentos exigidos.
    (2007-01-29) Sánchez, Natalia Labella; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Durão, Adja de Amorim Barbieri; Daher, Maria del Carmen Fátima González
    Desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para ensino fundamental e médio, a maioria dos vestibulares brasileiros de instituições públicas de ensino superior passou a avaliar os conhecimentos de Língua Estrangeira (LE) – incluindo o espanhol – por meio da leitura. Embora o ensino deste idioma ainda não faça parte da grade curricular da grande maioria das escolas do Paraná, é comum os programas dos vestibulares informarem que avaliarão os conhecimentos em LE de acordo com os conhecimentos proporcionados pelo ensino médio. De certa forma, isso pressupõe que o perfil das provas de espanhol indica os conhecimentos que as instituições preconizam como adequados a esse nível de ensino. Além disso, o vestibular é um processo seletivo que marca a passagem do estudante do ensino médio para o ensino superior e afere os conhecimentos que as instituições entendem como fundamentais para serem utilizados em seus cursos de graduação. Considerando esses aspectos, o principal objetivo desta pesquisa foi analisar as provas de espanhol dos vestibulares paranaenses mais procurados pelos alunos de Londrina (UEL, UEM e UFPR), verificando que tipo de leitura e quais conhecimentos foram priorizados por estas instituições entre os anos de 2003 e 2006. Para isso, com base nos pressupostos teóricos do interacionismo sócio-discursivo (BRONCKART, 2003; 2006), utilizaram-se as definições de capacidades de linguagem (DOLZ; PASQUIER; BRONCKART, 1993; DOLZ; SCHNEUWLY, 1998; 2004), visto que as três ordens dessas capacidades – capacidade de ação, discursiva e lingüístico-discursiva – viabilizaram um olhar detalhado sobre os tipos de conhecimentos que deveriam ser mobilizados para responder às questões. Sob essa lente, a análise das provas forneceu uma ampla base de dados, permitindo verificar – qualitativa e quantitativamente – (1) quais capacidades de linguagem foram privilegiadas; (2) quais foram os outros conhecimentos também exigidos; (3) se houve uma relação entre os gêneros presentes na prova e a elaboração de questões que exigiram mais capacidades; e (4) se houve coerência entre o texto do programa e o que, de fato, as instituições avaliaram. Essas informações revelaram quais conhecimentos cada instituição privilegiou e de que forma isso foi avaliado por meio da leitura
  • Item
    Apropriações do sistema conceitual de inglês como língua franca na formação de professores: um experimento didático na residência pedagógica do curso de letras inglês
    (2023-05-12) Rombaldi, Gabrieli; El Kadri, Michele Salles; Gimenez, Telma Nunes; Siqueira, Domingos Sávio Pimentel
    O estatuto do Inglês como Língua Franca (ILF) tem gerado debates no campo da formação de professores devido às dificuldades em incorporá-lo nos currículos de formação (EL KADRI, 2010; GIMENEZ; EL KADRI; CALVO, 2018). Tendo isso em vista, esta pesquisa objetiva compreender como professores em formação se apropriam do sistema conceitual de ILF através de ações didáticas materializadas pelo experimento didático formativo (SFORNI, 2015), realizado na formação de professores inseridos no programa Residência Pedagógica do curso de Letras Inglês. Adotamos como referencial teórico o Inglês como Língua Franca, a Teoria sócio-histórico-cultural (VIGOTSKI, 1999, 2001, 2007) e a Teoria do Ensino Desenvolvimental (DAVIDOV, 1988). Esta pesquisa é de natureza qualitativa, embasada no experimento didático formativo como aporte teórico-metodológico (SFORNI, 2015). Os dados foram coletados a partir das gravações dos encontros via Google Meet (contexto remoto devido à pandemia do COVID-19), das produções dos alunos e das professoras pesquisadoras. A análise dos dados se dá pelas lentes de ILF e do experimento didático formativo (SFORNI, 2015). Os resultados apontam que os participantes se apropriam de facetas do sistema conceitual de ILF em diferentes níveis, de maneiras variadas e com diversos graus de profundidade em relação a determinados aspectos e/ou implicação do conceito. Dessa maneira, cada participante possui sua zona de desenvolvimento e se encontra em um momento de (res)significação de suas crenças. Por fim, ressaltamos a importância em informar futuros professores de inglês acerca do ILF, visto que a perspectiva está presente em documentos orientadores que regem o ensino de inglês no país.
  • Item
    Imperativo na língua Kaingang: construção e análise
    (2023-05-16) Lima, Rosângela de Araújo; Silveira, Marcelo; Garcia, Maria José Guerra de Figueiredo; Miranda, Maxwell Gomes
    O propósito deste trabalho é examinar a expressão formal do imperativo na língua Kaingang (família Jê, tronco Macro-Jê), que é falada em parte do estado de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Demonstramos que o imperativo tem dois marcadores explícitos e sua formação se dá por circunstâncias temporais e por situações que envolvem polimento nas orações. A teoria dos atos de fala fornece um considerável subsídio para assimilar a força ilocucionária do emissor, a fim de que o ouvinte conceba a intenção do falante. Analisamos a construção do imperativo em outras línguas para perceber a similaridade entre elas. Implementamos a averiguação das orações imperativas, o proibitivo e o imperativo a partir da descrição feita por Ursula Wiesemann (2011) confrontada com Aikhenvald (2010), Jary e Kissine (2014) e Isac (2015); contrastamos os exemplos de Wiesemann com textos da Bíblia, do livro Brilhos na floresta e com frases fornecidas por participantes. Observamos possíveis variações no emprego do imperativo pelos falantes atuais e diferenças derivadas por aspectos específicos de quem emite o comando.
  • Item
    A motivação para a leitura no curso de licenciatura em letras português da UEL
    (2023-02-28) Dieguez, Lucas; Lima, Sheila Oliveira; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Rodrigues, Flávio Luis Freire
    A leitura é uma tarefa fundamental nos cursos de licenciatura. Por meio dela o estudante desenvolve e amplia seu conhecimento teórico e analítico. Por isso, estar motivado para realizar as leituras propostas nas disciplinas do curso é algo relevante, principalmente por se tratar do ensino superior. O presente trabalho teve como objetivo geral compreender as principais características da motivação para a leitura no curso de licenciatura em Letras - Português da UEL. Além disso, buscou-se identificar aspectos práticos e psicológicos envolvidos na formação do professor e no engajamento para a leitura, analisando relações motivacionais entre a formação e o interesse pela leitura proposta, as metodologias utilizadas e suas influências na motivação, propondo intervenções para o aumento da motivação para a leitura. A pesquisa foi classificada como quali-quanti de acordo com Bortoni-Ricardo (2008), com metodologia baseada em pesquisa bibliográfica e levantamento de campo (GIL, 2010), a partir dessas definições os instrumentos utilizados foram três questionários (dois fechados e um aberto) aplicados em estudantes do curso de Letras e um questionário para os docentes. Participaram da pesquisa 185 estudantes do primeiro ao quarto ano do curso de Licenciatura em Letras e cinco de seus professores. Sendo assim, esperava-se que a pesquisa colaborasse para a compreensão dos desafios da leitura nos cursos de licenciatura, apresentando novos caminhos para a formação em Letras por meio de propostas para engajar o aluno para a leitura no ensino superior.
  • Item
    Formalidade x informalidade na língua Kaingang: reflexões a respeito da variação diamésica na T. I. Apucaraninha
    (2022-10-07) Felisbino, Damaris Kaninsãnh; Silveira, Marcelo; Amaral, Wagner Roberto do; Cabral, Ana Suelly de Arruda Câmara
    Este trabalho tem como objetivo registrar e analisar a variedade conservadora e a mais atual da Língua Kanhgág falada na Terra Indígena (TI) Apucaraninha, localizada no município de Tamarana-PR. Para realizá-lo foi necessário discorrer sobre os tipos de variações, com base em Weinreich, Labov e Herzog (1968) e Labov (1972), que foram a base teórica adotada. O foco da pesquisa foi especificamente a variação diamésica, que tem o seu estudo voltado para as comparações entre a escrita e a oralidade e por contemplar o que, em nossa hipótese, delimita bem a língua formal (mais voltada para a escrita e para a fala conservadora dos mais velhos) e a língua informal (mais voltada à oralidade, especialmente dos mais jovens). A metodologia usada privilegiou a cultura kanhgág, para quem as decisões são feitas no coletivo; assim entrevistamos professores das escolas da TI Apucaraninha para saber deles o que consideram a língua formal, cotejando suas respostas com as manifestações informais retiradas de conversas de WhatsApp, Messenger, bem como de postagens feitas via rede social Facebook, além das transcrições de conversas gravadas durante a pesquisa de campo. Com esse corpus, temos condições de entender o momento histórico em que a Língua Kanhgág se encontra, apresentando elementos para colaborar com a elaboração de uma gramática pedagógica da língua, necessária para o uso escolar.
  • Item
    Como ler imagens na escola? protótipos para a prática de leitura visual
    (2022-09-02) Carneiro, Otávio Felipe; Lima, Sheila Oliveira; Ribeiro, Ana Elisa; Cristóvão, Vera Lúcia Lopes; Rodrigues, Flávio Luis Freire
    As diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC preconizam ao ensino de língua portuguesa, dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, a importância de se trabalhar no ambiente escolar a prática de leitura interativa, considerando as múltiplas semioses de um texto. Tendo em vista a ausência de atividades de leitura de semioses visuais nos livros didáticos, a qual dificulta o trabalho do professor em sala de aula, esta dissertação se direcionou à prática de leitura visual. Por essa razão, objetivamos, nesta pesquisa, problematizar as possibilidades de leitura de textos visuais no ensino fundamental dentro da disciplina de língua portuguesa, a partir dos seguintes objetivos específicos: a) avaliar a qualidade das atividades de leitura visual de um livro didático presente nas escolas públicas regidas pelo Governo do Estado do Paraná; b) criar um protótipo para análise de textos visuais; c) criar um protótipo que auxilie o professor na elaboração de atividades de leitura de textos visuais. O resultado analítico foi de que as atividades de leitura visual desse material didático não abrangem práticas de letramento visual, sendo que muitas delas utilizam o texto visual como pretexto para o ensino de língua escrita, dificultando o trabalho de leitura visual do professor. Por essa razão, o primeiro protótipo, denominado de 3Q3C, busca auxiliar o docente numa leitura analítica de textos visuais. O segundo protótipo, denominado de 2Q, busca auxiliar o docente na elaboração de atividades que nortearão o processo de leitura visual a ser aplicado em sala de aula. A expectativa, ao formular tais protótipos, é auxiliar no debate e na prática docente em torno da leitura visual.
  • Item
    A imagem na (res)significação de sentidos: leituras do não-verbal sobre identidade brasileira em livros paradidáticos do PNLD Literário 2020
    (2024-02-29) Rak, Leonardo Igor; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Ferreira, Cláudia Cristina; Osinski, Dulce Regina Baggio
    A presente dissertação de Mestrado se insere em um espaço-tempo que evoca a premissa da relevância do ensino de leitura de imagens na Educação Básica para o desenvolvimento da formação de leitores mais conscientes, críticos e transformadores. Partindo deste contexto, tem por objetivo geral investigar o papel da imagem no PNLD Literário 2020, em diálogo com os problemas centrais que norteiam a construção da pesquisa: o papel dos conteúdos imagéticos presentes nos materiais paradidáticos literários para a construção de leituras significativas, e como as imagens, nesses materiais, contribuem para o desenvolvimento dessas leituras. Tem por objetivos específicos: compreender as características da imagem, para, então, investigar e refletir a respeito do ensino a partir de imagens e sua relação com a construção de leituras, bem como contextualizá-lo perante os materiais paradidáticos literários e, por fim, analisar as imagens de uma seleção de uma obra por gênero literário do PNLD Literário 2020. Para tanto, apoiamo-nos, em especial, nas discussões teóricas propostas por Barbosa (1998 / 2005), Chaves e Lencastre (2003), Dondis (2003), Wolff (2005), Joly (2007), Schlichta (2009), Laguna (2012), Rouxel (2012), Araujo e Oliveira (2013), Silvino (2014), Xavier (2015), Campello e Silva (2018) e Tolentino (2020). O percurso metodológico das investigações se construiu a partir de pesquisas bibliográficas de caráter qualitativo e da análise de conteúdo das imagens das obras literárias selecionadas. Os resultados alcançados revelam as características das imagens e sua relação com materiais paradidáticos, e comprovam a sua relevância à formação dos sujeitos leitores.
  • Item
    Projeto palavras andantes: formação leitora nas escola municipais de londrina durante a pandemia de COVID-19
    (2023-02-24) Perrota, Aliny; Lima, Sheila Oliveira; Bortolin, Sueli; Santana, Andréia Cunha Malheiros; Baronas, Joyce Elaine de Almeida
    A pandemia da covid-19 trouxe grandes mudanças e impôs outro ritmo para a sociedade. A escola precisou se adaptar a esse novo “normal”. Em virtude do caráter emergencial, elas tiveram que transpor as aulas e conteúdos presenciais para ambientes digitais mudando a rotina de professores e alunos. Esta pesquisa propos conhecer a prática pedagógica dos professores regentes de biblioteca no município de Londrina, durante a suspensão das aulas presenciais. O objetivo geral foi analisar o trabalho com a literatura infantil e a formação de leitores na Rede Municipal de Londrina durante o período de isolamento social decorrente da pandemia de covid-19 e a atuação dos professores no tocante a produção e viabilização das aulas de hora do conto nesse novo contexto. Os objetivos específicos estabelecidos foram: identificar metodologias utilizadas para se trabalhar com a literatura durante as aulas remotas; analisar as contribuições das novas tecnologias de informação e comunicação no processo de formação de leitores nesse novo contexto. Para o suporte teórico, utilizou-se os estudos de: Jouve (2002), Petit (2008), Bajour (2012), Colomer (2007) e Rouxel (2004). O estudo foi qualitativo e exploratório, tomando como procedimento técnico o estudo de caso e o tratamento dos dados pautados na análise de conteúdo. Os dados foram obtidos através de questionário respondido pelo Google Forms por 40 professores participantes da pesquisa. Com base nos resultados desta pesquisa, verificamos que os professores utilizaram recursos tecnológicos como estratégias para continuar promovendo o fomento à leitura. A Hora do Conto passou a ser gravada e disponibilizada para os alunos através de grupos de WhatsApp e o empréstimo de livros foi substituído pelos textos digitalizados e/ou eletrônicos para suprir a falta de acesso aos livros impressos
  • Item
    “Negros, a vida não tem cotas”: uma análise discursiva sobre os grafitos em banheiros de universidades à luz do pensamento Foucaultiano
    (2023-11-24) Santos, Mayara Cristina Aparecido; Machado, Rosemeri Passos Baltazar; Milanez, Nilton; Cordeiro, Isabel Cristina; Cupello, Priscila Céspede
    Embora a universidade seja considerada um local progressista, ainda é possível vermos manifestações de racismo no ambiente acadêmico. Sob a fundamentação teórica dos estudos da Análise do Discurso, com enfoque no viés do pensador Michel Foucault, objetivamos refletir sobre os enunciados racistas expressos em grafitos encontrados nos banheiros de universidades públicas brasileiras, entre os anos de 2015 a 2018. A metodologia de pesquisa busca observar as regularidades do discurso racista, colocando o pesquisador como parte do processo discursivo, cujos atravessamentos são responsáveis pelos efeitos de sentidos provocados por esses dizeres. A análise discursiva, à luz do pensamento foucaultiano, é pautada na observação das regularidades enunciativas que caracterizam uma determinada formação discursiva. Sendo assim, não se limita a identificar o racismo manifesto, mas busca compreender as condições de possibilidade que o envolve, isto é, procura olhar o surgimento do dizer em sua singularidade formativa e, assim, discutir a necessidade de se abordar não apenas a questão do racismo, mas principalmente do antirracismo. Foram identificados, nos enunciados selecionados, mecanismos ligados à lógica do sistema da biopolítica e da necropolítica, bem como dizeres que suscitam reflexões sobre o papel da educação na reprodução da desigualdade social e racial. As pichações em banheiros possibilitam o acesso à intimidade dos indivíduos, em que os sujeitos, por meio do anonimato, se expressam a respeito daquilo que é recorrente na sociedade.
  • Item
    English learning in support of environmental action: promoting environmental and scientific literacies through the application of a didactic sequence
    (2023-09-10) Sanches, Bruno Silva; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Smart, Graham; Tonelli, Juliana Reichert Assunção
    Presently, human society and the natural environment confront one of the most significant challenges of the century—the anthropogenic climate crisis. This crisis poses imminent threats to the survival of Earth's biodiversity (Cahil et al, 2013). Notwithstanding, the approaches to environmental education within educational institutions often appear to leave the efficacy of subsequent action to chance (Cristovão, Sanches & Smart, 2022; Gola, 2017; Srbinovsky, 2013; Stibbe, 2004), particularly regarding the pivotal role that language instruction should assume in furnishing the essential affordances necessary to translate accumulated knowledge into tangible action. To address these challenges comprehensively, the present study embarked on an investigation into the role of language learning, specifically English in our context, and the promotion of environmental and scientific through the application of a didactic sequence (DS). The backdrop of our intervention encompassed a public-school institute located in Londrina, Paraná, southern Brazil. Due to the constraints imposed by COVID-19 lockdown measures, lessons were taught through online platforms. The modules of the DS centred on language acquisition, explorations of environmental concerns both local to Londrina and globally, and strategies to address them through the medium of English. The underlying nature of this study is qualitative and grounded in action research. Our first objective was to explore and deliberate upon the potential affordances that a DS could offer for the concurrent advancement of language skills and literacies. The subsequent objective aimed to discern indicators of growth through the textual outputs of the students during asynchronous lessons. Lastly, our intention was interpreting and articulating the ontological viewpoints students held concerning the environment as evidenced in their final productions. In pursuit of the first objective, a meticulously constructed didactic sequence was devised to facilitate data collection. The second objective necessitated the formulation of reflective questionnaires, thoughtfully administered during asynchronous lessons. The data pertinent to the third objective was extracted through meticulous analysis of the students' final productions. The outcomes highlight substantial levels of affordances facilitated by the DS, reflecting discernible shifts towards enhanced literacy and linguistic proficiency during asynchronous lessons. Regarding our last objective, our findings suggest the adoption of a biocentric perspective in the students' final productions. The findings also suggest discernible developmental episodes, yet prolonged time and collaboration with additional social institutions are needed to solidify these advancements in the long term. Regarding language acquisition, we believe that although limited, the affordances created made possible the wider understanding of the relance of English as an ally in promoting environmental protection to a wider audience. We anticipate that our endeavours will contribute to the evolution of novel pedagogical approaches in language teaching, fostering substantive societal transformations and nurturing an enduring commitment to Earth's preservation and protection.
  • Item
    Plataforma “Inglês Paraná”: representações, discursos e ideologias.
    (2024-03-28) de Deus, Renan William Silva; El Kadri, Michele Salles; Ferreira, Cláudia Cristina; Molinari, Andressa Cristina
    O objetivo geral desta pesquisa é identificar representações, discursos e ideologias do Estado, assim como representações e discursos de professores em formação inicial e continuada sobre o uso da plataforma educacional “Inglês Paraná”, implementada pela Secretaria de Estado da Educação no Paraná no ensino fundamental e médio. Há como justificativas para este estudo, os poucos trabalhos encontrados sobre o contexto de plataformização do ensino de língua inglesa no Paraná e a intenção de contribuir para uma discussão crítica a respeito da temática. O referencial teórico que embasa essa pesquisa são estudos sobre tecnologia educacional na área de Linguística Aplicada (Coscarelli, 2018; Freitas, M., 2010; Ribeiro, 2020; Baptista, 2014; Sant’ana, 2016) e sobre discursos de ideologias a respeito das tecnologias educacionais (Selwyn, 2014). Esta pesquisa, de natureza qualitativa-interpretativista, compõe-se de dados gerados a partir de notícias de jornais, de dois grupos focais com os participantes, diários de observação de aulas e um questionário com perguntas abertas sobre a plataforma. Os dados foram gerados pelos instrumentos mencionados aplicados para vinte e sete (30) participantes (graduandos e professores) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no subprojeto Pibid-Inglês da Universidade Estadual de Londrina. Os dados foram analisados pelo viés da Análise de Conteúdo (Bardin, 2011) à luz dos referenciais teóricos previamente mencionados. Os resultados apontam para um antagonismo entre as representações e os discursos do Estado e as vozes dos professores em relação à eficácia da plataforma no aprendizado da língua inglesa. Destacamos ainda, como resultado, a identificação de uma visão mercadológica por parte do Estado, que se ancora nas correntes ideológicas do neoliberalismo e libertarianismo, a respeito da educação linguística de nossos alunos e do uso de tecnologias educacionais na educação.
  • Item
    Un grano no hace granero pero ayuda al compañero: Expressões idiomáticas em três volumes do livro Clave Español para el mundo, rumo ao desenvolvimento da competência comunicativa intercultural.
    (2024-05-28) Marques Sobrinho, Laura; Ferreira, Cláudia Cristina; Ferreira, Tatiana Helena de Carvalho Rios; Andrade, Otávio Goes de
    Aprender e ensinar línguas adicionais envolve alcançar a competência comunicativa (Hymes, 1972; Canale; Swain 1980;1983; Bachman 1990; Celce-Murcia; Dornyei; Thurreu, 1995) intercultural (Byram, 1997; 2002) como objetivo maior, por isso teorias, métodos e estratégias são discutidos e implementados, com o propósito de otimizar o processo de ensino e aprendizagem, ampliando os conhecimentos que vão além do aspecto linguístico tão somente. Nesse sentido, esta pesquisa tem o propósito de evidenciar o impacto da fraseologia rumo à proficiência e à apropriação de novos saberes linguístico-culturais da língua adicional meta e no desenvolver da competência comunicativa intercultural. O recorte feito neste trabalho se refere às expressões idiomáticas, (Xatara, 1998; Ortiz Alvarez, 2002) do espanhol, pois essas unidades fraseológicas capacitam o aprendiz. Ao nos apropriarmos desses saberes populares, transgeracionais demonstramos mais espontaneidade, o que evidencia o domínio linguístico-cultural para transitar entre os idiomas (língua materna e língua adicional ou língua base e língua meta), uma vez que deveríamos ser bilíngues e biculturais (Ferreira, 2020). Quanto à metodologia, cabe mencionarmos que se trata de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, visa ao aprofundamento de análise (Richardson, 1999) e é concebida com base em material já delineado, no caso da nossa pesquisa, analisamos três volumes de um livro didático de espanhol (Clave- español para el mundo). Como contribuições significativas, enfatizamos uma possível proposta de categorização das expressões idiomáticas localizadas em três volumes da coleção Clave Español para el mundo com o intuito de promover sua aplicação em contextos de ensino e aprendizagem voltados para o desenvolvimento da competência comunicativa intercultural. É essencial reconhecer como uma limitação e uma área potencial para futuras investigações a ampliação da apresentação e análise dos fraseologismos, incluindo não apenas as Expressões Idiomáticas, mas também os provérbios, as gírias e outras unidades fraseológicas. Essa ampliação pode enriquecer o estudo da linguagem, proporcionando uma compreensão mais abrangente e diversificada da língua adicional e de sua cultura.
  • Item
    As práticas discursivas no sistema prisional brasileiro : \b pipos , sujeição e argumentação
    Palmieri, Rodolfo Iglezia; Cordeiro, Isabel Cristina [Orientador]; Machado, Rosemeri Passos Baltazar; Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de
    Resumo: O objetivo desta Dissertação é abordar um dos gêneros existentes na sociedade, em específico, o gênero “pipo”, que possui como peculiaridade o contexto no qual é produzido – o sistema penitenciário brasileiro – de forma a salientarmos a importância de tal corpus para comunicação nesse ambiente e como a autonomia discursiva é inevitável, já que várias posições-sujeito são assumidas por seus produtores objetivos Os tópicos a serem abordados são: a) compreender as condições de sujeitos que passam a integrar uma sociedade distinta da hegemônica, a qual eles não estão aptos a frequentarem enquanto não forem ressocializados; b) apreender a importância da comunicação entre sujeitos encarcerados para socialização; c) refletir a respeito da condição de produção em que se encontram e a necessidade de adaptação vocabular de acordo com o interlocutor; d) refletir sobre a relação de poder-saber existente dentro de uma penitenciária do Norte do Paraná de forma a perceber o protagonismo exercido pelos apenados por meio da adequação vocabular; e) refletir sobre os atravessamentos sócio-históricos que constituem os sujeitos detentos e as vozes que perpassam o ambiente penitenciário; f) demonstrar a importância das formações discursivas para sobrevivência/argumentação dentro de tal sociedade, a apenada Para a efetivação da análise, utilizamos quatro corpora distintos, sendo dois direcionados aos próprios detentos e outros dois a funcionários concursados constituintes dos setores da penitenciária Analisamos, nos “pipos”, a alternância vocabular, o ethos “demonstrado”, os atravessamentos dos sujeitos e as possibilidades argumentativas presentes a partir das condições de produção em que estão sujeitos Esta pesquisa possui caráter qualitativo, já que nos pautamos em relações de sentido que se alteram de acordo com a situação comunicativa/condição de produção em que o corpus é produzido O acesso aos “pipos” se deu pela atuação do professor-pesquisador na penitenciária no projeto de remição da pena através da leitura Devido à rigorosidade do sistema prisional, foi solicitada uma autorização para trabalharmos tal corpus, a qual foi concedida pelo diretor da penitenciária e está em anexo neste trabalho Para tanto, delimitamos para fundamentação teórica a Análise do Discurso de linha francesa e a Semântica Argumentativa Dentro de tais vertentes, alguns autores centralizam nossa atenção: Foucault (1971; 1985; 1997; 23; 213); Althusser (198); Brandão (23; 24); Charaudeau (214); Maingueneau (1997; 1998; 2; 26; 27; 28; 214); Orlandi (1992; 1997; 27; 28; 21; 212); Preti (216); Amossy (218) van Dijk (217), Marcuschi (28; 29), entre outros
  • Item
    Crenças e atitudes linguísticas de professores de escolas públicas de Rolândia-PR
    Silva, Nayara Maira da; Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]; Altino, Fabiane Cristina; Barbosa, Juliana Bertucci
    Resumo: O papel das instituições de ensino é o de levar os estudantes a se integrarem às variadas formas linguísticas de comunicação Nesse sentido, um processo preconceituoso de ensino-aprendizagem em relação às variantes linguísticas existentes na Língua Portuguesa não pode ser desencadeado no ambiente escolar Com base nos avanços nas pesquisas realizadas no ambiente acadêmico (CAMACHO (1988); BORTONI-RICARDO (24; 25), BAGNO (27), FARACO (28), CYRANKA (27; 214; 216), entre muitas outras, é sabido que a variação linguística deve ser inserida nos conteúdos da disciplina de LP a fim de evidenciar os diversos usos da linguagem e de pensar em um ensino a partir da variação linguística, considerando os seus fenômenos variáveis, reconhecendo, de fato, a variedade de normas, a variação que atinge todas as variedades da língua, inclusive a variedade culta Assim sendo, o objetivo desta Dissertação é investigar as crenças e as atitudes linguísticas de professores de escolas públicas do Ensino Médio da cidade de Rolândia, norte do Paraná O corpus do estudo é composto por entrevistas realizadas in loco por meio do método direto de análise (questionários) sob o ponto de vista da Sociolinguística Educacional Para tanto, nossos objetivos específicos são: (i) associar os resultados de crenças aos de atitudes encontrados pelos professores e (ii) refletir sobre a formação sociolinguística inicial e continuada desses professores As análises realizadas neste trabalho apontaram que os documentos oficiais (PCNEM e DCEs) não são suficientemente esclarecedores quando o assunto é variação linguística, e que na BNCC existe, sim, um lugar para a variação linguística, entretanto, não há uma metodologia para a aplicação didática dos temas ligados à variação Em relação às análises dos testes de crenças e atitudes, observamos que há uma tendência entre os docentes em assumir o discurso de valorização da diversidade linguística, contudo, a transposição de tal discurso para a prática em sala de aula deixa a desejar, uma vez que muitos educadores ainda apresentam crenças e atitudes que reforçam as prescrições normativas Um resultado, portanto, que mostra que ainda há um grande trabalho a ser desenvolvido nas instituições de ensino no estudo da língua materna, a fim de fornecer aos professores alternativas para o trabalho com a variação linguística no processo de ensino-aprendizagem
  • Item
    A educação ambiental crítica no processo de formação continuada de professores : desafios e possibilidades para o ensino interdisciplinar
    Fernandes, Aline Cristina; Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]; Tozoni-Reis, Marília Freitas de Campos; Tonelli, Juliana Reichert Assunção
    Resumo: Em meio às mudanças ambientais impactantes na vida em sociedade, e também ao modo como a Educação Ambiental é encarada em cenário mundial e nacional, é imperativo pensar nos desafios que englobam essa temática no campo do ensino e da Formação Continuada de Professores Aliado a isso, ter atitudes inovadoras de intervenção em contextos educacionais assume uma importância central Tendo posto, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o processo de formação continuada de um grupo de professoras da Educação Básica como educadoras ambientais numa oficina de Educação Ambiental Crítica (EAC)Para tal, elaborou-se uma Sequência Didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 24) com vários gêneros de texto englobando o ensino de conteúdos sobre EAC(TOZONI-REIS, 27) para fazer parte de uma Sequência de Formação (FRANCESCON; CRISTOVÃO; TOGNATO, 218)A Sequência Didática, enquanto material de ensino para professores, foi escolhida como um instrumento mediador devido àsua plasticidadee possibilidades de realizar um trabalho envolvendo a práxis em uma oficina interdisciplinar Diante ao exposto, oito encontros compreenderam a implementação da oficina interdisciplinar e, além da Sequência Didática, outros três instrumentos foram utilizados para a geração de dados: questionário inicial e final, diários (REICHMANN, 213) e a produção escrita Com base nesses instrumentos, obtive subsídios para: descrever os elementos de mediação propostos para a formação continuada desenvolvida com um grupo de professoras da educação básica; identificar elementos envolvendo EAC na produção escrita interdisciplinar das docentes; e discutir as representações sociais (CLOT, 21) das professoras participantes da pesquisa sobre a Educação Ambiental no ensino de sua área disciplinar, antes, ao longo e ao final da oficina A partir da análise dos questionários, dos diários e da produção escrita, foi possível identificar e compreender o desenvolvimento das representações docentes em relação aos conceitos de Educação Ambiental Tradicional e Crítica, a colaboração e a valorização do grupo interdisciplinar, a práxis docente, a relação teórico-metodológica dos conteúdos estudados como desenvolvimento do material interdisciplinar e o (re)pensar da prática docente Com isso, concluí que os instrumentos de mediação da oficina interdisciplinar motivaram o ensino e a aprendizagem sobre a EAC, e estimularam a autonomia docente, indicando, assim, a transformação de representações sociais das docentes sobre EAC por meio da formação continuada de professores (FCP) e a necessidade de investimentos na formação docente continuada, a qual influencia a qualidade do ensino para jovens brasileiros