02 - Mestrado - Estudos da Linguagem
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Item Representações discursivas das NTIC : um estudo com professores em práticas de formação continuadaCosta, Mariana Furio da; Mateus, Elaine Fernandes [Orientador]; Mafra, Núbio Delanne Ferraz; Liberali, Fernanda CoelhoResumo: Inovações tecnológicas criam novos meios de busca e compartilhamento de informações; o acesso ao computador e à Internet transforma a maneira como existimos, agimos e interagimos no mundo Tais mudanças fomentam políticas educacionais públicas que financiam projetos de apoio, como o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life) da CAPES, que articula a formação de professores e inclusão das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação criando espaços de formação O presente trabalho propõe-se a discutir as NTIC em práticas de formação continuada de professores do Projeto LIFE/UEL (Londrina/PR) Os dados foram coletados ao longo de 213, nas práticas, onde os professores da rede pública foram convidados a conhecer e discutir programas, ferramentas e aspectos gerais das NTIC em sala de aula Tendo como base a Análise Crítica do Discurso – ACD (FAIRCLOUGH, 23, 26, 29) e a Teoria da Argumentação (LIBERALI, 213), este trabalho busca (a) analisar os processos de representação acerca das NTIC texturizados em práticas de formação continuada; e (b) Investigar de que modos a prática de linguagem argumentativa opera no processo de enunciação destas representações O recorte escolhido para a presente pesquisa constitui-se nos encontros primeiro e último do projeto Life/UEL em 213 A partir dele, faço uma análise, articulando os instrumentos da Teoria da Argumentação e, posteriormente, apresento uma discussão interpretativa destes dados Os resultados mostram que os professores possuem representações de cunho positivo e negativo das NTIC articulados dentre aspectos do uso das NTIC como instrumento pedagógico, em seu uso social e como objeto da prática de formação continuadaItem Ensino de língua inglesa com base em gêneros textuais : análise de uma sequência didática em perspectiva antissexistaPena, Débora Cristina Monteiro; Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]; Ferreira, Aparecida de Jesus; Gimenez, Telma NunesResumo: Fundamentando-se nos pressupostos do Interacionismo Sóciodiscursivo (BRONCKART, 1999), esta investigação tem como principal objeto de análise a primeira versão de uma Sequência Didática (doravante SD) (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 24) em língua inglesa (CRISTOVÃO, 29) de comentário online sobre um videoclipe Um dos objetivos da sequência de atividades analisada era a fomentação de um ambiente de estudo do texto que possibilitasse o aumento de participação social das/dos estudantes, viabilizado pela aprendizagem de língua inglesa Para analisar esses objetivos, a análise foi desenvolvida seguindo os seguintes propósitos: a) analisar em que medida a SD aborda de forma pertinente as capacidades de linguagem, b) ponderar em que medida a SD aborda os objetivos de uma educação para justiça social, e c) avaliar maneira de alterar a SD para que ela se torne mais adequada para um ensino transgressor Desta forma, esta pesquisa se classifica como uma análise documental, uma vez que analisa as possibilidades do material, e não o que aconteceu em sua aplicação Os resultados nos possibilitam dizer que é possível tratar de Mulher e gêneros textuais em uma SD, mas além disso, a junção dos descritores das capacidades de linguagem e dos movimentos da educação para justiça social nos possibilita estruturar módulos que sejam coerentes com os estudos científicos e que contribuam para o constante debate sobre ensino transgressor e significativoItem Políticas públicas e ensino de espanhol no Brasil : entre a instauração e a real implementaçãoBarrios, Raquel Bicalho de Carvalho; Andrade, Otávio Goes de [Orientador]; Durão, Adja Balbino de Amorim Barbieri; Mateus, Elaine FernandesResumo: Essa investigação de mestrado está ancorada nos pressupostos da Linguística Aplicada, na qual tenho como objetivos gerais (a) analisar o processo de implementação da Lei nº 11161 com base nos referenciais analíticos da abordagem do Ciclo de Políticas de Ball interpretados por Mainardes (26) e (b) examinar a concretização dessa e de outras políticas públicas em um curso universitário de formação docente da instituição mencionada, tanto no que se refere à organização e construção da licenciatura, quanto à atuação dos seus professores como agentes políticos Utilizo como referencial teórico autores que tratam sobre políticas públicas (entre os quais estão HÖFLING, 21; MELO, 1999 e SOUZA, 26); políticas educacionais (como CRISTOFOLI, 21 e OLIVEIRA, 21) e políticas linguísticas (CALVET, 27; CASTILHO, 214; RECUERO, 214), assim como documentos legais que versam sobre a educação ou sobre o ensino de espanhol, sendo eles: Constituição Federal (1988); Constituição Estadual (1989); Decreto-Lei nº 1989 (1931); Decreto-Lei nº 4244 (1942); Lei de Diretrizes e Bases (1961, 1971 e 1996); Lei nº 11161 (25) e Lei nº 13415 (216) A pesquisa em pauta é de cunho qualitativo, segue os pressupostos do paradigma interpretativista e tem como instrumentos de, respectivamente, levantamento e geração de dados, a análise documental e o questionário No que cerne ao primeiro, me baseio em aspectos da abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen J Ball e seus colaboradores para avaliar a elaboração e implementação da “lei do espanhol” e também para examinar a concretização dessa e de outras políticas no curso de formação docente considerado No que compete ao questionário, este estava composto por nove perguntas e foi aplicado, nos meses de agosto e setembro de 217, a todos os professores que atuam ou atuaram na licenciatura em questão Obtive 1 respostas e, com base nelas e na análise de documentos referentes ao curso superior examinado, pude (re)construir o histórico dessa licenciatura e relacioná-lo com as políticas públicas sancionadas no país, além de identificar a atuação desses profissionais perante as políticas instauradas Entre os resultados encontrados, destaco que as informações discutidas são alarmantes e indicam a inexistência em nosso país de uma política pública concreta e eficaz em relação ao ensino de espanhol Assim, pretendo com esse texto contribuir não só para incentivar mais estudos na área e para promover uma problematização sobre como as políticas públicas voltadas ao ensino de espanhol no Brasil vem sendo implantadas, mas também para fomentar uma reflexão sobre como todo o processo que envolve esta implementação repercute/pode repercutir na valorização ou depreciação do castelhano, nos cursos de formação docente, no mercado de trabalho no qual atuam/atuarão esses profissionais, em suas expectativas em relação à profissão e na ação dos docentes formadores como agentes políticosItem A leitura no contexto da prova de redação do vestibularPedroso, Jussiane Inez Sansana; Gregório, Regina Maria [Orientador]; Pereira, Rony Farto; Perfeito, Alba MariaResumo: Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre o papel da escola na formação do aluno-leitor-crítico, mais especificamente como lê um aluno após onze anos de escolaridade, numa situação desafiadora, ou seja, em que o contexto de produção é o momento da prova de redação do vestibular, quando são testados seus conhecimentos em leitura e escrita Através da escrita avalia a leitura de alunos com o Ensino Médio concluído, partindo das hipóteses: se o vestibulando realizou inferências durante a leitura, atribuindo novos sentidos aos já existentes, fez uma leitura polissêmica; se não foi capaz de realizar inferências ou porque não compreendeu o que leu ou porque os conhecimentos prévios constantes de sua história de leitor não contribuíram para isso, sua leitura revelou-se numa paráfrase do já dito O conceito de leitura como um processo de co-produção de sentidos, no qual o leitor vai ampliando os sentidos inicialmente compreendidos, enriquecendo-se a cada leitura realizada, fundamenta a pesquisa Analisa as produções dos alunos sem perder a referência do contexto imediato e do contexto sócio-histórico em que ocorreram, isto é, a prova de redação do vestibular de uma faculdade particular do interior do estado do Paraná, tendo como interlocutor um professor que, devido à natureza da prova, assume o papel de avaliador Por meio de redações selecionadas para análise, observa se os alunos fizeram leitura polissêmica, revelando-se co-produtores de sentido, ou leitura parafrástica, reproduzindo o já lido A análise revela a ocorrência de leitura polissêmica em 48% dos textos e de leitura parafrástica em 52% Conclui que a escola ainda tem muito a fazer quanto à formação de leitores maduros, embora o número de leitores que fizeram leitura polissêmica retrate que as transformações começam a acontecerItem A construção da imagem de "culpado" e de "inocente" no tribunal do júri : um processo de representações linguísticasEvangelista, Giliane Mireile Ferreira; Galembeck, Paulo de Tarso [Orientador]; Abreu, Antônio Suárez; Joanilho, Mariângela Peccioli GalliResumo: A língua deve ser entendida como um instrumento de criação de sentidos, que representa as práticas de um indivíduo situado sócio-historicamente, o qual age sobre outros indivíduos em um processo de recriação da realidade Por meio das representações acumuladas ao longo de uma vida, o ser humano constrói sua identidade linguística e a emprega de acordo com as condições contextuais estabelecidas no momento de interação, uma vez que a linguagem só tem sentido porque é voltada para o outro Nesse sentido, este trabalho demonstra o processo de construção de imagens por meio de representações linguísticas Para ilustrar o assunto, foram recortados, como corpus de pesquisa, os debates iniciais entre promotor de justiça e advogado de defesa em uma audiência de competência do tribunal do júri que é a jurisdição competente para julgar os crimes cometidos, de forma dolosa, contra a vida Entre outras particularidades, nesse tipo de julgamento processual a autoridade enunciativa da verdade jurídica desloca-se do juiz de direito para os jurados, pessoas comuns, e são para essas pessoas que os discursos de acusação e de defesa são direcionados Para construir a imagem de culpado e de inocente, promotor e advogado lançam mão de fortes apelos emocionais, uma vez que precisam convencer os jurados de suas versões acerca do fato Diante desse processo de produção de “verdades”, é preciso compreender a conversão linguística que os operadores do direito têm que realizar para converter seus saberes técnicos em uma linguagem de senso comum, de uma maneira que possam se fazer entender pelos jurados e de uma forma que preserve a sua própria face, além daquela referente aos interesses de quem representam A partir do entendimento de que a linguagem é o resultado do processo de recriação que o homem faz por meio de representações linguísticas e psicológicas do meio em que vive, faz-se necessário, no contexto do tribunal do júri, analisar os discursos de acusação e de defesa no sentido de que são construídos de forma finalisticamente orientada e que operam subjetividades que intencionam fazer valer seus pontos de vista Diante disso, a importância dos estudos a respeito de argumentação, uma vez que é impossível falar em linguagem jurídica sem se lembrar de argumentatividade Assim, justifica-se o fato de a análise corpórea deste trabalho ser direcionada à seleção lexical feita pelos agentes textualizadores em questão, e a verificação da intencionalidade que orientou e definiu seus discursos Eleger uma palavra para compor um texto significa deixar de fora muitas outras de um mesmo campo semântico, e é essa motivação que interessa para a argumentaçãoItem Elementos constitutivos na implementação de língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental em três municípios do norte do ParanáGini, Karen Mariette Piovezan; Tonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador]; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa GrassanoResumo: Este trabalho trata sobre a implantação do ensino de língua inglesa para crianças (LIC) no Ensino Fundamental I (EFI), e quais elementos constituem a atividade educacional que permeia tal iniciativa governamental O ensino de línguas estrangeiras (LE) no Brasil tem assumido um lugar de destaque (TONELLI, 217; ROCHA, 26, 29; MELLO, 213; TUTIDA, 216, para citar alguns) A língua inglesa ocupa um destes espaços e seu ensino tem estado presente cada vez mais cedo no contexto escolar (TONELLI; CARVALHO, 216) Consequentemente, iniciativas locais surgem como, por exemplo, a implantação de LIC no EFI Esta pesquisa está ancorada nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 28/212; MACHADO, 27) e, partindo da visão de atividade educacional enquanto processo de ensino, conforme proposto por Machado (27), objetiva identificar os elementos constitutivos da atividade educacional no ensino de LIC Além disto, os objetivos específicos da pesquisa consistem em: 1) Identificar os elementos constitutivos da atividade educacional no ensino de LIC no EFI nas cidades de Ibiporã, Maringá e Londrina, e 2) Identificar os protagonistas do ensino de LIC na implementação de LIC no EFI Os dados que compõem a pesquisa estão organizados em dois grupos: referencial teórico disseminado sobre o ensino de LIC e/ou LE para crianças e entrevistas com responsáveis pela implantação de LIC nos municípios de Ibiporã, Maringá e Londrina Na pesquisa, de natureza qualitativa, identificamos os elementos constitutivos da atividade educacional por meio da análise dos contextos de produção, classificação temática, entre Segmentos de Orientação Temática e Segmentos de Tratamento Temático (BRONCKART, 28), e levantamento de protagonistas (BRONCKART; MACHADO, 24; CRISTOVÃO; FERNANDEZ, 29) por meio das análises das orações, dos sujeitos e dos verbos Após as análises os elementos constitutivos identificados foram: a formação do professor, políticas públicas para o ensino de LIC e/ou LEC, avaliação, carga horária, reflexão sobre a língua, construção de planos organizacionais e material didático No que se refere aos protagonistas da implantação de LIC no EFI estão a formação de professores, a presença e o poder conferido à equipe pedagógica, a língua inglesa enquanto componente curricular, diretrizes para o ensino de LIC, avaliação, carga horária A partir dos elementos identificados, elaboramos uma Carta ao Gestor para auxiliar gestores em momentos de implantação de LIC em seus municípios, nela contemplamos os elementos da atividade educacional identificados em nossas análisesItem Um estudo terminológico bilíngue (Português-Francês) do vocabulário da moda : subárea vestuárioRaimundo, Eidele Maria; Santos, Ludoviko Carnasciali dos [Orientador]Resumo: Esta pesquisa terminológica caracteriza-se pelo levantamento de conjuntos de termos usados na área da moda Mostra, inicialmente, um panorama da moda e destaca alguns aspectos importantes para o conhecimento da área estudada Examinam-se os fundamentos teóricos da terminologia e da terminografia, as relações entre terminologia, lexicologia e semântica, aspectos da terminologia bilíngüe e a metodologia utilizada para a recuperação de um conjunto de termos de um domínio específico Portanto, esta pesquisa, de caráter descritivo e sistemático, apresenta, na descrição do corpus, um glossário bilíngüe (português-francês) dos termos da moda, selecionados da subárea do vestuário A análise dos dados do corpus baseia-se nos tipos de termos mais freqüentes do glossário: derivados, compostos, fraseologias e empréstimos lingüísticos Pretende-se, dessa forma, contribuir para os estudos lexicais de caráter terminológico e atender alunos e profissionais do domínio da modaItem Os verbos ter e haver : história, mudanças e ensino da língua portuguesa no BrasilMacedo, Rebeca Louzada; Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]; Antônio, Juliano Desiderato; Aguilera, Vanderci de AndradeResumo: O presente trabalho objetiva verificar o uso do verbos ter e haver, analisando a variação e a mudança pelas quais estes passaram e a abordagem desse processo nas gramáticas normativas e descritivas, haja vista os professores e os manuais didáticos basearem-se nas gramáticas normativas para o ensino da Língua Portuguesa Assim, a maneira pela qual essas gramáticas apresentam a variação e a mudança influencia, em muito, a abordagem nas salas de aula No entanto, as gramáticas descritivas são apresentadas como alternativa para os dias atuais, por isso, investiga-se como os dois tipos de gramática abordam o processo de variação dos verbos ter e haver Este estudo foi realizado, pois as pesquisas sobre variação e mudança na língua são profícuas, porém é preciso conhecer como estas chegam aos materiais de referência para o ensino e, consequentemente, ao ensino Para o cumprimento do objetivo desta pesquisa, foram analisadas as ocorrências dos verbos ter e haver em duzentos e treze documentos do gênero carta oficial, redigidos em Paranaguá-PR, nos séculos XVIII e XIX e dez atas redigidas na mesma cidade, porém em fevereiro e março do ano de 21, além disso, foram analisadas as abordagens sobre os mesmos verbos nas gramáticas publicadas por Rocha e Lima (1974), Cunha (1982), Castilho (21) e Perini (21)Item Ensino de inglês e a internacionalização do ensino superior : percepções sobre o Programa "Paraná Fala Inglês" na UELMarson, Marilice Zavagli; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador]; Bizon, Ana Cecília Cossi; Gimenez, Telma NunesResumo: O Programa “Paraná Fala Inglês” (PFI) foi criado em 213 como uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, objetivando capacitar agentes universitários, discentes e docentes das sete Instituições de Ensino Superior (IES) paranaenses para o acesso a oportunidades de mobilidade acadêmica Tal iniciativa surgiu em um momento de intensificação de políticas públicas para a internacionalização do ensino superior brasileiro Reconhecendo a importância da análise mais sistemática desse contexto, propomos compreender como o PFI pode contribuir para a internacionalização do ensino superior, tendo em vista a percepção dos participantes desta pesquisa (alunos, instrutores e coordenadora do PFI e gestoras da UEL) Para isso, vislumbramos dois objetivos específicos: a) conhecer as percepções dos participantes sobre o PFI e b) discutir o papel de políticas linguísticas para a internacionalização do ensino superior A natureza desta pesquisa é de base interpretativista O conjunto de instrumentos de geração de registros foi composto pelos documentos oficiais que regem o programa (Termo de Cooperação entre SETI e UEL, Projeto Estratégico da SETI/UGF com a UEL e o Projeto de Extensão cadastrado na IES), por questionários aos alunos participantes, à coordenadora e aos instrutores do programa, e por roteiro de conversa com gestoras da IES investigada Os resultados mostraram ser necessário replanejamento nos âmbitos institucional e pedagógico do PFI Esse replanejamento precisa considerar, primeiramente, a ampliação de suas ofertas, seja no âmbito de formas de atendimento às demandas dos diferentes grupos da comunidade acadêmica, seja no âmbito da variedade de línguas estrangeiras No âmbito institucional, a definição de uma política linguística com vistas à internacionalização do ensino superior, articulando as diversas instâncias da universidade, pode orientar as prioridades na formação da comunidade acadêmica em termos de línguas estrangeirasItem A percepção dos alunos de ensino médio frente à regência dos verbos ir e chegar através das variantes a, em, para, praBarbalho, Maria de Lourdes; Cyrino, Sônia Maria Lazzarini [Orientador]; Perfeito, Alba Maria; Zanini, MarilurdesResumo: Esta pesquisa tem como objetivo sistematizar a percepção dos alunos frente às variantes a, em, para, pra que regem os verbos Ir e Chegar Toma como base enunciados coletados de entrevistas aos alunos e pesquisados por eles em programas de televisão Trata do assunto baseando-se nos traços semânticos que determinam o uso de uma ou de outra variante Em essência, são utilizados os pressupostos teóricos da "Teoria da Variação" Busca-se reforçar que o ensino das teorias gramaticais pode tornar-se mais eficiente quando se parte, em primeira instância, do saber lingüístico internalizado do aluno Descrevemos como principal objetivo desta pesquisa uma descrição sistemática das escolhas lingüísticas dos alunos de 1a e 3a séries do ensino Médio, quanto à regência dos verbos Ir e Chegar com as preposições a, em, para e pra, de maneira que possamos investigar a possível interferência de fatores lingüísticos e extralingüísticos na percepção de uma ou de outra variante como "a mais correta", "a mais fácil de entender", "a mais freqüente na fala dos outros" e "a mais freqüente em sua fala" Para concluir informamos que tanto os fatores lingüísticos quanto extra lingüísticos podem ter atuado como condicionantes no processo de percepção dos sujeitos, ao serem expostos à eleição das variantes a, em, para e praItem Norma culta brasileira : a colocação pronominal em notícias de jornais nacionais de prestígioDuarte, Gabrielly Champi; Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]; Silva, Flávio Brandão; Vieira, Sílvia RodriguesResumo: Esta pesquisa de mestrado busca fazer uma reflexão sobre a natureza variável da língua (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 26; LABOV, 28), especificamente no âmbito das normas linguísticas consideradas cultas, e discutir a respeito da padronização brasileira (Faraco, 22, 28, 215, 22a, 22b) Para isso, postula como objetivo geral: averiguar qual é a norma culta jornalística – em notícias faladas e em notícias escritas – no que se refere à colocação pronominal; e, como objetivos específicos: i) observar se as regras de colocação de pronomes expressas pelas gramaticas tradicionais (GTs) se realizam na língua em uso em notícias faladas (jornais televisivos) e escritas (em site); ii) investigar se há diferenças entre a colocação pronominal de notícias faladas e escritas; levando em conta, para esta etapa, os contínuos de Bortoni-Ricardo (24) e as noções de gênero e concepção discursiva de Marcuschi (21) Foi analisada quantitativamente a realização da colocação pronominal, em contextos simples e complexos, na modalidade de língua escrita de notícias de jornais publicados na Folha de São Paulo e no Portal G1 e, na modalidade de língua falada, de jornais televisivos: Jornal Nacional e Jornal da Cultura Os dados foram coletados todas as segundas-feiras dos meses de agosto de 22 a janeiro de 221 (seis meses) para compará-los com as prescrições a respeito de colocação pronominal estabelecidas pelas gramáticas tradicionais (GTs) de Bechara (215); Cegalla (24); Cunha e Cintra (217); Rocha Lima (211) Os resultados apontam para uma norma de uso sistemática apenas em pontos específicos (em casos de ênclise enfatizados pelas GTs e não havendo discrepância entre os dados orais e os escritos), mas, no geral, trata-se de uma norma variável que segue a tendência vernacular brasileira (próclise com uma só forma verbal e próclise a segundo verbo com complexos verbais) A partir dos resultados encontrados no corpus, esta pesquisa busca contribuir para os estudos linguísticos da norma culta brasileira com dados efetivos que representem essa normaItem A relação da hidronímia com a história social no Paraná : uma descrição diacrônico-contrastivaAlbino, Lídia; Aguilera, Vanderci de Andrade [Orientador]; Dick, Maria Vicentina de Paula do Amaral; Almeida, Maria Antonieta Carbonari deResumo: Os estudos toponímicos têm se revelado de grande importância para o conhecimento de aspectos histórico-culturais de uma região, uma vez que podem propiciar a recuperação de características do passado histórico e de valores dos grupos humanos que habitaram ou habitam um dado espaço geográfico Assim, o nome atribuído a uma localidade ou a um acidente geográfico pode ser um elemento revelador das tendências sociais, políticas ou religiosas dos colonizadores e da época em que a nomeação ocorreu Com base nessas reflexões, neste trabalho, nossa proposta consistiu em buscar, em mapas topográficos do Estado do Paraná do século XIX (1876 e 1896), os topônimos relativos à rede hidrográfica do rio Iguaçu (rio Iguaçu com seus afluentes e subafluentes), comparando-os com os nomes atuais registrados em mapas mais recentes (mapas municipais, fornecidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA), com o intuito de verificar quais taxionomias sobressaem na designação atual e quais se salientavam no século XIX Partiu-se do princípio de que a língua, como instituição social, é um veículo de manifestações da cultura, de formas de comportamento e de correntes ideológicas, e os topônimos (nomes de lugar), na medida em que corporificam as expectativas do denominador frente à realidade, no momento da nomeação, podem fornecer elementos para esclarecer muitos aspectos referentes à história social, econômica, cultural e política de uma região Os fundamentos teórico-metodológicos adotados estão centrados nos princípios teóricos da Toponímia com especial relevo aos motivos taxionômicos de Dick (199b) A pesquisa revelou que no século XIX predominavam as taxionomias de natureza física, enquanto atualmente sobressaem as taxionomias de natureza antropo-cultural, em que transparece a força ideológica, cultural, espiritual e mística do homem, além da crença nos valores humanosItem Letramento digital em livros didáticos de português do ensino médioCarvalho, Geovana Lourenço de; Mafra, Núbio Delanne Ferraz [Orientador]; Bunzen Junior, Clecio dos Santos; Baronas, Joyce Elaine de AlmeidaResumo: Os PCN do ensino médio e as OCEM, entre outros documentos oficiais, nos orientam que a abordagem das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem ocasionam mudanças cognitivas e de percepção Acreditamos que as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) podem ampliar as formas de práticas sociais de linguagem, tanto que notamos que o universo digital está muito presente no cotidiano dos alunos Além disso, sabemos da relevância de pesquisas que tem como objeto de pesquisa os livros didáticos (LD), principalmente pela presença significativa desses manuais na cultura escolar do nosso país Marcuschi e Cavalcanti (25) nos destacam que, se o LD está ocupando um lugar significativo nas salas de aulas, é fundamental que continue a ser descrito, debatido e avaliado, para fazermos um esforço coletivo de ampliar sua qualidade Nesse sentido, essa pesquisa busca trazer reflexões sobre as atividades abordadas nos livros didáticos de língua portuguesa (LDP) que auxiliam no processo de letramento digital dos alunos A hipótese que norteia nosso estudo é que as atividades propostas pelos LDP que envolvem as tecnologias e gêneros digitais não consideram efetivamente as perspectivas teórico-metodológicas do letramento digital O corpus da nossa pesquisa se compõe pelos guias do PNLD do ensino médio de 212 e 215, além de duas coleções de LDP (total de seis livros) aprovadas pelo guia de 215 e seus respectivos Manuais do Professor (MP) Aplicamos nesse trabalho a pesquisa qualitativa-interpretativa, e o método a análise de conteúdo, que de acordo com Triviños (1987) nos permite interpretar e analisar múltiplas vezes as formas escritas dos conteúdos presentes no objeto, o qual ficará disponível para podermos retomá-los quantas vezes for preciso Nosso estudo se insere em discussões teóricas a respeito de livro didático (LD) e LDP com os estudos de Choppin (29), Freitag (1993), Batista, Rojo e Zúñiga (25), Bunzen (25; 29), e de letramento e letramento digital com os estudos de Soares (21), Kleiman (1995), Buzato (26), Coscarelli (27), Ribeiro (27) e Pereira (27) Assim, com o presente trabalho, buscamos contribuir tanto com a área de pesquisa em LA, quanto com as ações do processo de ensino e aprendizagem de língua maternaItem Atlas geossociolinguístico de Londrina : um estudo em tempo real e tempo aparenteRomano, Valter Pereira; Aguilera, Vanderci de Andrade [Orientador]; Cardosa, Suzana Alice Marcelino; Isquerdo, Aparecida NegriResumo: Esta Dissertação tem por objetivo principal descrever alguns aspectos fonéticos e lexicais do português brasileiro, observados na fala de usuários naturais do município de Londrina, Paraná Para tanto, partimos da obra pioneira da geolinguística paranaense Aspectos linguísticos da fala londrinense: Esboço de um atlas linguístico de Londrina - EALLO (AGUILERA, 1987) cuja tarefa principal foi registrar aspectos fonéticos e lexicais deste município coletados no biênio de 1985 e 1986 Com o propósito de elaborar um Atlas Geossociolinguístico de Londrina (AGeLO), com base nas cartas do EALLO e nos novos dados coletados, buscamos neste trabalho contemplar tanto a perspectiva pluridimensional da variação linguística (THUN, 25) como as mudanças em tempo real (real time) e tempo aparente (apparent time) (LABOV, 1996) Para a consecução dos objetivos, adotamos os procedimentos metodológicos do ALiB quanto ao perfil dos informantes, aos modelos de transcrição e à revisão dos dados coletados As entrevistas foram realizadas in loco junto a 44 londrinenses, estratificados segundo as variáveis sexo, faixa etária e escolaridade, em 1 pontos linguísticos selecionados conforme a divisão político-administrativa e a origem da maioria de seus povoadores Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o questionário do Atlas linguístico do Paraná (AGUILERA, 1994), adaptado para coletar as variantes fonéticas mais salientes na fala da região e as lexicais que pudessem permitir o traçado de isoléxicas O estudo em tempo real e tempo aparente, no que se refere ao nível lexical, apontou que as áreas de isoléxicas não mais se definem como na década de 8, ou seja, a região sul já não se diferencia tão significativamente da região norte, conforme detectou Aguilera (1987) Os dados apontam também que a fala londrinense se encontra em um processo de mudança linguística em progresso, evidenciada, sobretudo, por variantes diageracionais haja vista a nova configuração da comunidade estudada, hoje ainda mais urbana que na década de 8 Acreditamos que o caráter rural do instrumento de coleta de dados influiu, significativamente, na diminuição do polimorfismo lexical, assim como a crescente urbanização que contribui para o desconhecimento do informante acerca de referentes tipicamente rurais Assim, os dados desta pesquisa são tratados sob uma perspectiva quantitativa, por meio de gráficos e cartas linguísticas, e qualitativa, buscando compará-los com cartas do EALLO (1987), levando em consideração os pressupostos de Labov (1996)Item Os jingles políticos desvelados pela semiótica : uma proposta pedagógicaSeco, Keity Cassiana; Limoli, Loredana [Orientador]; Lopes, Ivã Carlos; Gonçalves, Martha Augusta Corrêa e C.Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar, por meio da teoria semiótica greimasiana, o percurso gerativo de sentido de textos sincréticos musicais, compostos pelos planos de expressão verbal e sonoro musical Essa concepção constitui-se de três níveis: Fundamental, Narrativo e Discursivo, os quais são distintos, mas inter-relacionados Realiza-se, posteriormente, uma comparação intersemiótica entre os resultados obtidos por meio da investigação dos conteúdos significativos existentes nessas duas linguagens É verificada, dessa forma, a intertextualidade e os aspectos argumentativos existentes em ambos Procura-se, portanto, comprovar que diferentes estilos unificados reforçam as estratégias de manipulação, e isso torna o texto híbrido altamente persuasivo O trabalho também oferecerá, ao final, algumas sugestões metodológicas para nortear uma futura aplicação prático-pedagógica, direcionada a professores e graduandos das diversas áreas de linguagens Diante do exposto, a pesquisa que se apresenta deve propor um estudo minucioso da problemática dos mecanismos persuasivos no interior textual Dentro dessa perspectiva, escolheu-se, como corpus de análise, os Jingles do PT, utilizados durante as campanhas eleitorais à presidência da repúblicaItem Leitura crítica e letramento crítico : idealizações, desejos ou (im)possibilidadesCoradim, Josimayre Novelli; Reis, Simone [Orientador]; Cristóvão, Vera Lúcia Lopes; Ferreira, Aparecida de Jesus; Perfeito, Alba Maria; Menegassi, Renilson JoséResumo: A presente pesquisa investiga interpretações de duas professoras de língua inglesa de escola pública quanto às Orientações Curriculares para o ensino Médio (OCEM) Com base em referencial teórico sobre prática curricular, concepções de linguagem e de leitura, leitura crítica e letramento crítico, adota cognições como unidade de análise presentes em duas entrevistas semi-estruturadas e em atividades didáticas por elas produzidas A análise serviu-se da Grounded Theory como método e da triangulação por Instrumentos humanos para garantir a inter-subjetividade das interpretações da pesquisa Os resultados estruturam-se nas dimensões (1) análise, (2) avaliação, (3) conceitos e (4) possibilidades de aplicação Eles evidenciam grande distância entre as OCEM e as interpretações das professoras Como contribuições, a pesquisa oferece exemplificações metodológicas para o uso da Grounded theory como método, revela acatamento das OCEM enquanto currículo formal-ideológico, sem, contudo, compreendê-las conceitualmente Finalmente, a Dissertação encaminha reflexões no contexto de educação continuada de professores de língua inglesa e questionamentos para futuras pesquisasItem Os pedaços de mim todos misturados : mecanismos argumentativos em "Além do ponto", de Caio Fernando AbreuPassos, Daniela Oliveira; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Silva, Suzete; Camargo, Hertz Wendell deResumo: Em sua história, o gênero literário conto traz inúmeras definições Alguns teóricos se preocuparam em identificar elementos que pudessem classificá-lo em determinado gênero, outros buscaram diferenciá-lo do romance e da novela No entanto, muitos estudos se concentraram em evidenciar determinadas características muito recorrentes nesse gênero, a brevidade, por exemplo O nosso objetivo com a presente pesquisa é demonstrar como certos aspectos do conto são explorados por meio da linguagem Entendemos, conforme Koch (29), a argumentação como o ato linguístico fundamental, por isso é improvável encontrarmos um discurso desprovido de intencionalidade, pois um texto é construído mediante os pontos de vista do enunciador visando ao seu destinatário Então, pretendemos apresentar, com respaldo na Semântica Argumentativa, como alguns recursos linguísticos foram utilizados para conduzir o leitor à determinada conclusão Verificaremos que o discurso literário reúne estratégias argumentativas com a intenção de persuadir e envolver o público leitor emocionalmenteItem Intertextualidade intergêneros e heterogeneidade tipológica na argumentação publicitáriaPinto, Vera Maria Ramos; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Fávero, Leonor Lopes; Galembeck, Paulo de TarsoResumo: A premissa dos estudos da linguagem, na perspectiva sociointeracionista, é a de que noscomunicamos por meio de gêneros textuais, que se encontram configurados em textos orais e escritos Os gêneros existem em grande quantidade, são dinâmicos e sofrem variações na sua constituição, resultando, muitas vezes, em outros gêneros, novos gêneros Eles não se definem por sua forma, mas por sua função Na sua estrutura composicional, pode ocorrer de um gênero assumir a forma de outro e continuar com sua função de origem, a exemplo de um anúncio publicitário assumir a forma de um poema e continuar, em função original, um anúncio publicitário Esse fenômeno é denominado de intergenericidade ou intertextualidade intergêneros Também, os gêneros são formados por seqüências diferenciadas denominadas tipos textuais Adam (28) prevê cinco sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa e dialogal Dessa diversidade de seqüências e de suas modalidades de articulação, decorre a heterogeneidade composicional da maioria dos textos, fenômeno chamado por Marcuschi (25) de heterogeneidade tipológica Portanto, na organização interna de um gênero textual, estão presentes várias seqüências discursivas ou tipos textuais Sendo assim, pesquisamos, em revistas de circulação mensal e semanal, anúncios publicitários constituídos pela mescla de gêneros, objetivando mostrar a intertextualidade intergêneros como mais um dos recursos argumentativos de que dispõe a linguagem publicitária para persuadir o leitor/consumidor a adquirir um produto ou ideiaItem Os valores sociais e a argumentação no discurso da propagandaFracasse, Luciana; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Fávero, Leonor Lopes; Fernandes, Luiz Carlos; Oliveira, Esther Gomes de [Coorientadora]Resumo: Dentre os vários discursos que permeiam o cotidiano, o da propaganda é um vasto campo de pesquisas, não só na área de Semântica Argumentativa, como também em outras áreas das Ciências Humanas Partindo desse pressuposto, apontaremos os valores sociais existentes na mensagem publicitária e os recursos argumentativos utilizados pelo enunciador para consolidar tais valores e para tornar os anúncios mais persuasivos O corpus a ser estudado é composto por sete propagandas retiradas das revistas Veja, Época e Caras, entre os períodos de outubro de 2 a dezembro de 21 e o critério de escolha baseou-se no tratamento dado, em cada peça estudada, aos valores relevantes em nossa sociedade Ao ocupar um amplo espaço nos meios de comunicação, a propaganda, elaborada com diversos recursos, atinge um grande número de receptores, transmitindo valores, regras e costumes veiculados pela classe dominante através da ideologia Portanto, os valores úteis, vitais, lógicos, estéticos, éticos e religiosos passam a ser valores sociais através da interação estabelecida entre o indivíduo e o grupo social que o cerca Para conceituarmos o termo valor, recorremos às pesquisas feitas por estudiosos das áreas de Filosofia, Sociologia e Psicologia Social, as quais propiciam melhor compreensão da Teoria dos Valores, isto é, a Axiologia Com o intuito de verificar a presença dos valores sociais e da ideologia utilizados pelo enunciador para convencer seu enunciatário, analisaremos a organização do discurso publicitário, dando ênfase aos seguintes mecanismos semântico-argumentativos: coerência, coesão referencial, dêixis, adjetivação, modalização, processos de intensificação, operadores argumentativos, lugares argumentativos, figuras de repetição e estrangeirismos/empréstimos lingüísticos Encontramos, na Semântica Argumentativa, o respaldo teórico para compreendermos a função de marcas lingüísticas na propaganda, objetivando detectar o verdadeiro papel desses mecanismos, enquanto norteadores de valores sociais revestidos de caráter ideológicoItem As relações semântico-argumentativas de coordenação e subordinação em títulos de propagandas veiculadas em revistasBlasque, Roberta Maria Garcia; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Galembeck, Paulo de Tarso; Sella, Aparecida FeolaResumo: O ato linguistico fundamental e o ato de argumentar E por meio do discurso, acaoverbal dotada de intencoes e valores, que o locutor tenta influir sobre ocomportamento do outro ou fazer com que compartilhe de suas opinioes Partindodesse principio, consideramos a argumentacao uma atividade estruturante dequalquer discurso, ja que o seu desenrolar acontece, justamente, por meio dasrelacoes argumentativas Desse modo, uma serie de mecanismos e acionada com o fim de construir o sentido do texto e atingir a persuasao Neste trabalho, enfocamos, dentre as inumeras estrategias argumentativas, o uso das conjuncoes, consideradas pela gramatica normativa como elementos meramente relacionais, mas que, do ponto de vista da Linguistica Textual e da Semantica Argumentativa, base teorica de nossa pesquisa, sao recuperados, constituindo-se em marcas lingüísticas imprescindiveis dentro do quadro enunciativo, sendo denominados, em um nível discursivo, de operadores argumentativos A nossa proposta e estudar esses elementos conectivos como indicadores de relacoes de sentido e de orientações argumentativas na estrutura textual Pretendemos realizar um estudo das conjuncoes, refletindo sobre como as relacoes semantico-argumentativascontribuem para a persuasao no discurso especifico da publicidade Escolhemos odiscurso publicitario para servir de corpus de nossa pesquisa, porque ele surge dajuncao de fatores psico-sociais-economicos e de um conjunto de efeitos retóricos que abrangem as técnicas argumentativas, com o intuito de manipular e induzir o consumidor a comprar o produto anunciado