02 - Mestrado - Estudos da Linguagem
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Estudos da Linguagem por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 310
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A gramática de valências e a língua Kaingang: um contraste com a língua portuguesa(2023-02-15) Souza, Carolina Maciel de; Silveira, Marcelo; Garcia, Maria José Guerra de Figueiredo; Miranda, Maxwell GomesEsta dissertação tem como objetivo auxiliar na elaboração de uma gramática pedagógica do Kaingang, com bases conceituais advindas da teoria da Gramática de Valências. O termo valência foi inicialmente adotado pelo linguista francês Lucien Tesnière, cujo conceito influenciou o desenvolvimento de modelos de gramática de dependência na Europa e na Rússia. Este estudo é embasado na Gramática de Valências e contribui para a descrição da estrutura da Língua Kaingang, utilizando-se do contraste com a Língua Portuguesa. Assim sendo, descrevemos a estrutura da língua Kaingang à luz da Gramática de Valências e suas relações de dependência, contrastando com a Língua Portuguesa, para contribuir com a elaboração de uma gramática pedagógica da Língua Kaingang.Item A imagem na (res)significação de sentidos: leituras do não-verbal sobre identidade brasileira em livros paradidáticos do PNLD Literário 2020(2024-02-29) Rak, Leonardo Igor; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Ferreira, Cláudia Cristina; Osinski, Dulce Regina BaggioA presente dissertação de Mestrado se insere em um espaço-tempo que evoca a premissa da relevância do ensino de leitura de imagens na Educação Básica para o desenvolvimento da formação de leitores mais conscientes, críticos e transformadores. Partindo deste contexto, tem por objetivo geral investigar o papel da imagem no PNLD Literário 2020, em diálogo com os problemas centrais que norteiam a construção da pesquisa: o papel dos conteúdos imagéticos presentes nos materiais paradidáticos literários para a construção de leituras significativas, e como as imagens, nesses materiais, contribuem para o desenvolvimento dessas leituras. Tem por objetivos específicos: compreender as características da imagem, para, então, investigar e refletir a respeito do ensino a partir de imagens e sua relação com a construção de leituras, bem como contextualizá-lo perante os materiais paradidáticos literários e, por fim, analisar as imagens de uma seleção de uma obra por gênero literário do PNLD Literário 2020. Para tanto, apoiamo-nos, em especial, nas discussões teóricas propostas por Barbosa (1998 / 2005), Chaves e Lencastre (2003), Dondis (2003), Wolff (2005), Joly (2007), Schlichta (2009), Laguna (2012), Rouxel (2012), Araujo e Oliveira (2013), Silvino (2014), Xavier (2015), Campello e Silva (2018) e Tolentino (2020). O percurso metodológico das investigações se construiu a partir de pesquisas bibliográficas de caráter qualitativo e da análise de conteúdo das imagens das obras literárias selecionadas. Os resultados alcançados revelam as características das imagens e sua relação com materiais paradidáticos, e comprovam a sua relevância à formação dos sujeitos leitores.Item A morfossintaxe da negação na língua Kaingang : uma análise preliminar(2024-02-27) Zilli, Leticia Gabriele; Silveira, Marcelo; Domingues, Gislaine; Miranda, Maxwell GomesA presente dissertação funda-se a partir de teóricos do Funcionalismo, Payne (1985, 1997) e Givón (1979, 2001), com base em seus estudos sobre a negação. Partindo disso, o trabalho visa estudar as formas de negação da língua Kaingang, com o objetivo geral de descrever os processos morfossintáticos envolvidos na formação de construções negativas na língua Kaingang, demonstrando uma compreensão sobre como a negação é expressa nessa língua indígena brasileira, o que permitirá contribuir, por meio da descrição linguística, com a elaboração de uma Gramática Pedagógica da língua. Essa gramática é muito relevante, pois a comunidade Kaingang da Terra Indígena Apucaraninha, localizada próximo a Tamarana-PR carece de materiais pedagógicos para o ensino da língua materna, portanto a elaboração de uma gramática da língua, se faz necessária. Diante disso, foram escolhidos exemplos de negação da obra Brilhos na Floresta, de Noêmia Ishikawa, de gravações feitas na Terra Indígena Apucaraninha, dos registros em glossários e exemplos de orações feitos quando dos primeiros contatos dos não indígenas com os Kaingang, bem como de alguns versículos da Bíblia. Os resultados mostram que a língua Kaingang possui várias partículas negativas, como tu, tum, tug, vó, nejé, ker, jãtu, pijé, cada qual com uma particularidade, sendo a palavra tu considerada padrão em orações declarativas.Item A motivação para a leitura no curso de licenciatura em letras português da UEL(2023-02-28) Dieguez, Lucas; Lima, Sheila Oliveira; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Rodrigues, Flávio Luis FreireA leitura é uma tarefa fundamental nos cursos de licenciatura. Por meio dela o estudante desenvolve e amplia seu conhecimento teórico e analítico. Por isso, estar motivado para realizar as leituras propostas nas disciplinas do curso é algo relevante, principalmente por se tratar do ensino superior. O presente trabalho teve como objetivo geral compreender as principais características da motivação para a leitura no curso de licenciatura em Letras - Português da UEL. Além disso, buscou-se identificar aspectos práticos e psicológicos envolvidos na formação do professor e no engajamento para a leitura, analisando relações motivacionais entre a formação e o interesse pela leitura proposta, as metodologias utilizadas e suas influências na motivação, propondo intervenções para o aumento da motivação para a leitura. A pesquisa foi classificada como quali-quanti de acordo com Bortoni-Ricardo (2008), com metodologia baseada em pesquisa bibliográfica e levantamento de campo (GIL, 2010), a partir dessas definições os instrumentos utilizados foram três questionários (dois fechados e um aberto) aplicados em estudantes do curso de Letras e um questionário para os docentes. Participaram da pesquisa 185 estudantes do primeiro ao quarto ano do curso de Licenciatura em Letras e cinco de seus professores. Sendo assim, esperava-se que a pesquisa colaborasse para a compreensão dos desafios da leitura nos cursos de licenciatura, apresentando novos caminhos para a formação em Letras por meio de propostas para engajar o aluno para a leitura no ensino superior.Item Abordagem da variação linguística : em busca da mudança real no ensinoSemczuk, Wéllem Aparecida de Freitas; Baronas, Joyce Elaine de Almeida [Orientador]; Aguilera, Vanderci de Andrade; Cox, Maria Inês PagliariniResumo: A Língua Portuguesa é resultado do contato com várias outras línguas, assim, a diversidade linguística pode ser percebida em várias situações, tanto na modalidade oral quanto escrita Pensando na diversidade linguística, o presente trabalho tem por objetivo geral verificar o posicionamento dos futuros e dos atuais profissionais que atuam na docência de Língua Portuguesa em relação à abordagem da variação linguística em sala e avaliar seus conhecimentos a respeito dos estudos sociolinguísticos, tendo como foco os aspectos relacionados à variação e à atitude linguística Para tanto, nossos objetivos específicos são: (i) avaliar os conhecimentos dos alunos e professores a respeito da variação linguística; (ii) investigar se os informantes acreditam na importância da variação linguística e se abordam este conteúdo em sala; (iii) avaliar e discutir questões relacionadas à formação dos discentes/docentes com relação à parte teórica e prática Para isso, tomamos como base os seguintes pressupostos teóricos: Normas, Variação Linguística, Crenças e Atitudes e Preservação da face A coleta de dados foi realizada por meio de dois questionários distintos aplicados: (i) aos alunos da graduação do último semestre do curso de Letras, de uma instituição pública de ensino; (ii) aos professores da rede pública de ensino que realizavam o curso do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) Os resultados mostram que os informantes apresentaram avaliações subjetivas no decorrer do questionário e, entre as concepções linguísticas vigentes, destaca-se a concepção de que a língua se define por um conjunto de regras consubstanciadas nas gramáticas normativas, as quais prescrevem as normas do “falar e escrever corretamente”, sendo todas as formas desviantes desse padrão consideradas como “erro” Portanto, encontramos nos dois grupos respostas diversas que ora marcavam o padrão normativo, ora afirmavam a importância do ensino por meio da diversidade, o que demonstra a grande necessidade em manter e preservar a face diante da pesquisa Com relação aos aspectos relacionados à formação, percebemos a existência de lacunas na formação docenteItem Abordagem semântico-enunciativa de um instrumento linguístico : o Diccionario Brazileiro da Lingua PortuguezaCarmo, Anderson Braga do; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli [Orientador]; Oliveira, Sheila Elias de; Altino, Fabiane CristinaResumo: O século XIX, no Brasil, foi um período em que vários acontecimentos significativos como a Proclamação da Independência, da República e a Abolição da Escravatura possibilitaram contornos fundamentais para a história do país Esses acontecimentos tiveram seus reflexos no fazer linguístico da época, sendo concomitantes às primeiras reflexões sobre a língua falada no Brasil e suas diferenças em relação a da ex-colônia É neste cenário, inaugural da efetivação do processo de gramatização do português brasileiro, que circulam enunciados como, “Já é tempo dos brazileiros escreverem como se falla no Brazil, e não como se escreve em Portugal” (MACEDO SOARES, 1888) Foram enunciados representativos dessa realidade, como este, que suscitaram o interesse da pesquisa, que tem como objetivo central compreender o funcionamento dos sentidos que são construídos para a língua nacional do Brasil, em um período marcado por transformações linguísticas e históricas, e em um instrumento linguístico específico – o Diccionario Brazileiro da Língua Portugueza (1888) Então, buscamos examinar quais as designações estabelecidas para esta língua, investigar se o léxico contribuiu na determinação dessas e compreender a relação Língua/História/Dicionário, ligação que representa a essência deste trabalho A análise que realizamos coloca o nosso estudo na articulação da História das Ideias Linguísticas com a Semântica do Acontecimento, ciência que se coloca numa concepção materialista da linguagem e que a considera em sua historicidade Logo, pudemos verificar que descrever e instrumentar ganham significação maior e importância política no contexto em que a obra está inserida Assim, o dicionário se arrosta como objeto de saber e como espaço de constituição de um imaginário de língua, sociedade, história e nação Propiciamos um espaço de reflexão sobre o dicionário enquanto instrumento linguístico (AUROUX, 1992), mostrando outras funcionalidades para este que, da mesma forma que a língua, também é atravessado pelas categorias do político, do simbólico e do ideológico O saber sobre a língua que é possibilitado pelo DBLP apresenta uma espessura temporal que significa o processo de historicização da língua portuguesa no Brasil, e é ao fazer significar a língua pelo léxico em descrição que o dicionarista organiza, escolhe e constrói um saber que ultrapassa o nível do metalinguístico e faz dizer sobre uma sociedade e sobre uma história brasileiraItem Affordances percebidas do Teletandem na/para formação de professores de língua inglesaEl Kadri, Atef; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador]; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano; Cristovão, Vera Lúcia LopesResumo: Este estudo tem como objetivo identificar affordances do Teletandem criadas nas/pelas interações e percepções de futuros professores de inglês em uma proposta de parceria entre uma universidade pública do Paraná com uma universidade estadunidense Está baseado teoricamente no conceito de Affordances, da abordagem ecológica (van LIER, 2; 24) Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base interpretativista em que os dados foram coletados por meio de gravações em áudio e questionários de respostas abertas direcionados aos participantes A análise se deu por meio da identificação de affordances percebidas conforme sugerido por Pinheiro (217), pela análise indutiva dos dados e pela análise de conteúdo As affordances identificadas dizem respeito ao desenvolvimento linguístico, à tecnologia e ao desenvolvimento profissional Os resultados mostraram que em relação a) às affordances acerca do desenvolvimento linguístico, foram identificadas duas subcategorias: aprimorar a língua e desenvolver a competência intercultural; b) às affordances percebidas acerca da tecnologia, as subcategorias são colaborar e aprender de forma diferente e as restrições acerca de questões organizacionais e de infraestrutura; c) às affordances acerca do desenvolvimento profissional, as subcategorias evidenciadas englobam mudar percepções sobre o ensino e aprendizado de línguas, forjar novas identidades, vivenciar a língua, apropriar/implementar e ainda demandas e exigências Ao identificar tais affordances, foi possível notar que os significados dessa prática para os professores em formação emergem como resultado das interações entre suas percepções, a atividade de Teletandem e sua participação e agência, pois as affordances surgem da participação e do uso da ferramenta e as oportunidades de aprendizagem são consequências dessa participação e usoItem O agir argumentativo no editorial : contribuições para atividades educacionais no ensino fundamentalToledo, Liége Báccaro; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Benites, Sônia Aparecida Lopes; Oliveira, Esther Gomes deResumo: A premissa que norteia esta pesquisa é a de que as intervenções formativas em sala de aula devem se constituir de práticas letradas específicas orientadas para a comunicação social e para a apropriação de saberes sobre a língua e seu funcionamento Nessa perspectiva, o foco desta investigação concentra-se na reflexão sobre o ensino de língua portuguesa na educação fundamental e na adoção dos gêneros textuais como instrumentos propiciadores de aprendizagens e desenvolvimento Esta pesquisa se fundamenta na ideia que concebe o ensino como profissão, assumindo que, para realizar um trabalho, incluindo a docência, é preciso formação adequada Com embasamento no interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 23; 26; 28, SCHNEUWLY; DOLZ, 24; 29) inicialmente buscamos a compreensão das operações de uso do gênero textual editorial, para que, a partir daí pudéssemos constituir uma base de orientação sobre as capacidades docentes que precisam ser acionadas para o trabalho de presentificação e topicalização desse objeto de conhecimentos na sala de aula Em consonância com a perspectiva do ISD que concebe a linguagem como ação social e a interação como um instrumento que altera o desenvolvimento do pensamento, buscamos conhecer a ação profissional em dados de entrevistas a uma professora de ensino fundamental que reflitam as suas representações sobre o ensino de língua portuguesa, assim como as práticas didáticas que adota para o trabalho real/concretizado com a linguagem Também recorremos a análises do livro didático e outros instrumentos materiais e simbólicos utilizados por essa professora como recursos para o agir que nos permitiram verificar o estatuto dos gêneros textuais como instrumento semiótico no fazer educacional Nossa pesquisa visa, dessa forma, contribuir para a crescente discussão em torno da concepção sobre o papel que o ensino de gêneros textuais pode desempenhar no desenvolvimento profissional do professor, tanto no plano epistemológico quanto no das práticas docentes, o que vai além da concepção sobre o papel que o ensino de gêneros representa para os alunos, como tem sido enfatizado nas prescrições oficiais (DCE-PR)Item O alçamento de médias altas e o abaixamento de altas na pauta pretônica nos manuscritos castrenses do século XIXBençal, Dayme Rosane; Altino, Fabiane Cristina [Orientador]; Kailer, Dircel Aparecida; Brescancini, Cláudia ReginaResumo: Estudar a língua é buscar conhecer a própria história, entendendo que ela segue o destino dos que falam (SILVA NETO, 1963) Este trabalho investiga o processo de alçamento das vogais médias altas e abaixamento das vogais altas, buscando possíveis resquícios da origem do português brasileiro, em sua variedade paranaense Seguindo os preceitos da Linguística Histórica, aliados à Teoria Variacionista laboviana, este estudo descreve a variação das vogais médias e altas na pauta pretônica, presente nos manuscritos castrenses do século XIX Malgrado não haver material oral de séculos anteriores, a língua escrita é uma importante ferramenta na busca por resquícios de uma possível oralidade desse período Esta análise busca identificar os condicionamentos fonológicos que favorecem a ocorrência dos fenômenos de abaixamento das vogais altas /i/ e /u/, como em lugar>logar, milícia>melicia, e também o alçamento das médias altas /e/ e /o/, como em gentio>gintio, costume>custume, atentando para os contextos de harmonia vocálica, assimilação regressiva e progressiva e de consoantes adjacentes Os estudos de Bisol (1981), Viegas (1987, 21), Silva (1989), Bortoni, Gomes e Malvar (1992), Amaral (1996) e Kailer (23, 28) motivaram e fundamentam esta Dissertação O resultado preliminar diacrônico apontou o processo de harmonização vocálica, com assimilação regressiva, como o principal favorecedor dos casos de alçamento, e com assimilação progressiva, dos casos de abaixamento A análise individual mostrou que as vogais anteriores são em maior número total e de aplicação dos processos Os contextos mais favoráveis à elevação das médias pretônicas são (i) presença de vogal alta na sílaba seguinte (atr[i]viria/c[u]stume); (ii) consoante precedente labiodental (emf[i]llis) para a anterior, e alveolar (apr[u]ntar) para a vogal posterior; (iii) consoante bilabial no contexto seguinte para a vogal /e/ (r[i]porto) Nos casos de abaixamento, os ambientes mais relevantes para a amostra analisada são (i) presença de vogal média na sílaba seguinte (pr[e]nsepal); (ii) vogal anterior em fronteira silábica ([e]nformar); (iii) contexto consonantal precedente bilabial para /i/ (prensip[e]araõ) e velar para /u/ (doc[o]mento) e (iv) alveolares no contexto seguinte para /i/ (med[e]ssoins) e labiodentais para /u/ (s[o]feciente)Item Algumas experiências no ensino de espanhol para brasileiros adultosVírsida, Gonzalo Enrique Abio; Santos, Ludoviko Carnasciali dos [Orientador]; Cruz, Maria de Lourdes Otero Bravo; Gimenez, Telma NunesResumo: O objetivo deste trabalho é relatar e analisar o processo de construção de alguns materiais didáticos para o ensino de espanhol por parte do próprio autor Para isso, o trabalho está dividido em duas partes Na primeira parte desta pesquisa de cunho qualitativo, o autor se vale da autobiografia, para explicitar e situar o contexto e as condições que promoveram seus conhecimentos teórico-práticos e o desenvolvimento, avaliação e ajuste das atividades propostas, focalizadas nas experiências em cursos de espanhol inicial para adultos Na tentativa de dar uma visão desse processo geral, são mostrados alguns exemplos de materiais desenvolvidos entre os anos de 1995 a 2, para o ensino comunicativo dos artigos, números, profissões e o verbo gostar Através deles é possível observar uma tendência a aumentar, ao longo do tempo, o processamento cognitivo e a interação entre os alunos pelo tipo de atividades propostas, com um aumento na atenção dos conhecimentos prévios dos alunos, fato relacionado com o aumento das experiências do autor e dos conhecimentos de outras propostas didáticas O autor reconhece que neste trabalho de preparação e desenvolvimento de materiais didáticos, o senso de plausibilidade de Prahhu foi um fator importante, além da opinião e satisfação dos alunos no trabalho com esses materiais Na segunda parte deste trabalho, o ensino é contextualizado, tomando como exemplo o ocorrido, principalmente, em um curso de espanhol no curso de Administração da Universidade Estadual de Londrina, ministrado pelo autor, e valendo-se também, como apoio, de alguns relatos referentes a um curso de Arquivologia realizado na mesma Universidade Por meio das observações de campo, fotografias e os resultados de um questionário final com as opiniões dos alunos de Administração sobre o curso, em geral, e sobre algumas das técnicas, materiais e procedimentos usados, evidenciou-se que apesar das dificuldades no início do curso e as condições pouco propícias do mesmo, ele foi sentido e avaliado como positivo, sendo que muitos dos procedimentos didáticos realizados tiveram uma grande aceitação, sendo reconhecidas também as ações do professor como parte importante do processo Outra das opiniões manifestadas no questionário foi o pedido unânime de realizar o curso de espanhol nos primeiros anos do curso e não no último, pois ele coincidiu com a realização dos trabalhos de conclusão de curso e por isso os alunos não puderam tirar um melhor proveito A importância dos fatores afetivos e motivacionais é também ressaltada neste trabalhoItem Análise de coleções didáticas indicadas pelo Programa Nacional de Livros Didáticos para o Ensino Médio, sob a perspectiva do inglês como língua francaMiranda, Fernanda de Cássia; Gimenez, Telma [Orientador]; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio; Siqueira, Domingos Sávio Pimentel; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio [Coorientador]Resumo: O uso, cada vez mais frequente, do inglês como língua franca (ILF) tem tornado os falantes nativos minoria diante dos falantes não nativos Enquanto fenômeno sociolinguístico, pesquisas no campo de ILF sugerem que usuários do inglês adotam estratégias criativas e não aderem a normas do falante nativo britânico ou norte-americano (JENKINS; COGO; DEWEY, 211) Considerando essas novas situações linguístico-comunicativas, torna-se relevante abordar suas implicações pedagógicas em contextos de ensino-aprendizagem como os de escolas públicas brasileiras Enquanto uma perspectiva de língua estrangeira privilegiaria situações comunicativas envolvendo falantes nativos de variedades de prestígio, a perspectiva de língua franca promoveria a consciência intercultural e a diversidade da língua inglesa como focos da pedagogia A escolha dessas perspectivas passa, naturalmente, pela adoção de livros didáticos, especialmente em virtude do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que, a partir de 21, passou a distribuir livros para aprendizagem de inglês a alunos do ensino médio Neste estudo analiso três coleções recomendadas pelo Guia de Livros Didáticos – PNLD 212, e adotadas por escolas no município de Jacarezinho/ PR Uma lista de verificação (checklist) especialmente elaborada com base na literatura sobre ILF foi empregada para examinar se as coleções analisadas aproximam-se ou não da perspectiva do Inglês como Língua Franca, ou seja, se reforçam ou não a hegemonia e a ideologia do inglês do falante nativo britânico ou norteamericano Foram analisados os primeiros volumes das coleções English for All, On Stage e Upgrade (21), bem como o Manual do Professor (21) Os resultados mostraram que a perspectiva ILE foi a que mais prevaleceu nas coleções, abrangendo atividades de produção escrita, compreensão e produção oral e sistematização gramatical Algumas ocorrências do ILF encontram-se nos objetivos gerais das coleções, em textos, na sensibilização intercultural e nos recursos semióticos Embora as coleções procurem destacar em seus objetivos gerais a consciência crítica sobre o inglês e a linguagem, e o reconhecimento da variabilidade em inglês, o ensino na perspectiva do ILF se encontra em menor proporção nas unidades didáticasItem Análise de material para a prática de ensino de inglêsMenão, Talitha Cristina Alonso de Lima; Gimenez, Telma [Orientador]; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Abrahão, Maria Helena VieiraResumo: Este estudo insere-se na área de formação de professores de língua estrangeira e tem por objetivo analisar recursos didáticos para utilização na disciplina de Prática de Ensino de Língua Inglesa, criados por um grupo de professoras de prática de ensino de inglês do curso de Letras Anglo-Portuguesas de uma instituição de ensino superior no Norte do Paraná-UEL Os Roteiros Pedagógicos para a prática de Ensino de Inglês (RP) têm o intuito de proporcionar “oportunidades de análise de práticas, partindo da vivência dos alunos-professores, em uma perspectiva de exame de pressupostos que embasam a ação docente em diferentes contextos” (ORTENZI et al 26) O propósito deste trabalho é descrever e analisar os RP, tendo como referencial modelos de formação de professores de inglês e os objetivos estabelecidos pelo programa de formação onde se originaram os recursos didáticos Interessa-me também identificar quais conteúdos são propostos para esta fase de formação, tendo em vista que se trata de um momento no qual a base de conhecimento profissional (SHULMAN, 1987) é trabalhada Este trabalho procura, portanto, responder às seguintes perguntas: 1) Há coerência entre os objetivos propostos para a prática de ensino na instituição que deu origem aos RP e o material? 2) Qual (is) o(s) modelo (s) de formação subjacente(s) ao material? 3)Qual a base de conhecimento profissional proposta pelo material? Os suportes teóricos são formados a partir de proposições sobre a base de conhecimento do professor (FREEMAN E JOHNSON, 1998 e 21; HARGREAVES, 2; SHULMAN, 1986 e 1987), estudos sobre a formação do professor em pré-serviço (BARCELOS, 1999; CARVALHO, 2; GIMENEZ, 22 e 23; SILVA, 2) e, finalmente, argumentos relacionados aos modelos de formação (WALLACE, 1991), momento este do trabalho no qual será focalizado, de modo mais detalhado, o modelo reflexivo (SCHÖN, 1983) A análise desenvolvida é de natureza qualitativa e quantitativa e culmina em uma pesquisa analítico-descritiva Os resultados indicam que: a) o material contempla e expande os objetivos do programa da disciplina, b) o modelo de formação de professores subjacente ao material é o reflexivo e c) a base de conhecimento proposta no material contempla diversos tipos de conhecimentos que caracterizam a profissão de professor de inglêsItem Análise dos processos de construção textual nos ensaios de Michel de MontaigneMantovani, Dante Henrique; Panichi, Edina Regina Pugas [Orientador]; Galembeck, Paulo de Tarso; Eva, Luiz Antônio AlvesResumo: Neste trabalho pretende-se demonstrar como a obra “Ensaios” de Michel de Montaigne (1533-1592) é constituída e como contribui para o estudo de campos distintos do conhecimento, a saber: ética, política, direito, filosofia, pedagogia, medicina, psicologia e estilística, por meio do estudo do Processo de Construção Textual do autor Identificou-se nos “Ensaios” o processo denominado Transmutação de Saberes, assim como os pressupostos formais e lingüísticos do gênero ensaio, cujas configurações foram expostas pelo instrumento teórico da Análise Conversacional Foram identificados procedimentos que assinalam o estilo sui generis da escrita de Montaigne, por intermédio das seguintes teorias enunciativas: Lingüística Textual, Interacionismo Sócio-Discursivo, Análise do Discurso e Análise Conversacional, ambas empregadas para análise de fragmentos de alguns dos “Ensaios” Nessa perspectiva, o presente trabalho possibilitou identificar aspectos do Processo de Construção Textual de Michel de Montaigne e sugeriu direções para a seqüência desse estudo, pois foram analisados apenas alguns fragmentos dos Ensaios, de modo que o corpus inexplorado é ainda muito grande e pode engendrar outros trabalhosItem Análise e avaliação de livros didáticos e a etapa de seleção das coleções no PNLD : a participação do professor de língua inglesaSouza-Luz, Ana Claudia Cury Calia de; Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador]; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio; Zorzo-Veloso, Valdirene FilomenaResumo: A partir da problematização de aspectos referentes à participação do professor no PNLD e das condições ofertadas a ele para a seleção e escolha do Livro Didático de LI, esta Dissertação tem como objetivo geral, propor um instrumento de avaliação de livros didáticos de Língua Inglesa direcionado a professores atuantes no ensino fundamental II do contexto público brasileiro Para que possamos galgá-lo, percorremos os seguintes objetivos específicos: 1) Analisar instrumentos de avaliação e análise de LD de línguas; 2) Investigar representações de professores de LI acerca dos critérios mobilizados, por eles, na análise e seleção de material didático Para tanto, nos amparamos no referencial teórico da análise e avaliação de livros didáticos de línguas (TOMLINSON, 1998; 23; CORACINI, 1999a; DAMIANOVIC, 27; DIAS; CRISTOVAO, 29; entre outros) e nos pressupostos do interacionismo sociodiscurso (BRONCKART, 29; SCHNEUWLY, 25; 29) Nosso corpora é composto por 5 fichas de avaliação (FA) de LD e por Transcricões das gravações de uma oficina de análise de LD Sobre o primeiro objetivo específico, nossos resultados indicam que as FA analisadas consideram os seguintes critérios: Etapas de Avaliação (Pré-uso; Uso e Pós-uso); Visão de Língua, ensino e aprendizagem; subjetividade do contexto; caráter tripolar da AALD; Flexibilidade de Adaptação do material (assim como a avaliação da necessidade de complementá-lo); Avaliação da interação professor/aluno/livro didático; Avaliação da receptividade do material; Avaliação da Adequabilidade do material, sendo, dessa forma, tais critérios implementados na proposta de nossa FA Em relação ao segundo objetivo, concluímos que as representações de professores quanto à análise e avaliação de LD refletem em nossa FA: a importância da inclusão de estratégias de desenvolvimento do conhecimento global da coleção; a importância da inserção de critérios que ultrapassem o nível superficial de análise (pautada na impressão geral); e a necessidade da interação professor/aluno/livro para a tomada de posição quanto à adequabilidade do material Como produto final, apresentamos uma proposta de instrumento de auxílio ao planejamento didático, salientando que esta condiz a uma avaliação não apenas do LD, mas das necessidades do contexto de ensino-aprendizagem do professor que o utiliza É nesse sentido que a intitulamos Instrumento de planejamento didático/ avaliação de ferramentas de ensinoItem Análise lingüística, via refacção textual : no contexto dos gêneros discursivos como eixo de progressão curricularPorto, Idelma Maria Nunes; Perfeito, Alba Maria [Orientador]; Curado, Odilon Helou Fleury; Gregório, Regina MariaResumo: Tradicionalmente, a despeito de estudos/propostas veiculados desde 198, a refacção ainda tem uma pequena abordagem no estudo de língua portuguesa No entanto, consideramos fulcral, no processo de ensino-aprendizagem, a proposta de solicitar a reescrita dos alunos, após as práticas de leitura e de produção de textos de determinado gênero discursivo Nesse sentido, pensamos vir a análise lingüística contextualizada à prática sócio-pedagógica de leitura, em um primeiro momento Outro momento oportuno seria no processo de refacção textual, objeto do estudo em foco Integram o corpus do trabalho as situações de escrita desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa, em uma terceira série do ensino fundamental de uma escola pública da região sul de Londrina Discutimos, em processo de diagnóstico e intervenção, as situações de produção discente, os problemas comuns apresentados nos textos, as estratégias de refacção, junto à professora da série e as atividades de reescrita pós-intervenção Tal estudo faz parte de um projeto mais amplo de pesquisa - "Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema" - realizado pelo Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina, que tem como objetivo diagnosticar e intervir na abordagem do ensino gramatical, em séries do nível fundamental, com pressupostos da Lingüística Aplicada e cunho etnográfico O presente recorte do projeto de pesquisa é uma contribuição para a prática pedagógica com vistas a uma perspectiva interacionista da linguagem no ensino-aprendizagem de língua maternaItem Angústia, a impossibilidade do serAthayde, Ana Carolina de Paula; Mello, Luiz Carlos Migliozzi Ferreira de [Orientador]; Contani, Miguel Luiz; Milani, Sebastião EliasResumo: Nesta Dissertação foi realizada análise e discussão acerca da estruturação discursiva da angústia a partir dos referenciais teóricos da Semiótica e da Psicanálise lacaniana Para a Semiótica, essa Dissertação pode trazer contribuições à medida que amplifica seu campo de abrangência, além de constituir uma fonte de dados para pesquisas futuras Para a Psicanálise, o método de investigação objetivo da Semiótica pode favorecer o trabalho daqueles que exercem a psicanálise, conforme a importância da escuta e apreensão dos sentidos para essa área de abrangência Foram realizadas pesquisas bibliográfica acerca das teorias discutidas, pesquisa documental, na qual se buscou blogs da internet que trouxessem a angústia como conteúdo e, por fim, a pesquisa explicativa, por meio da qual se analisou os conteúdos do corpus Na análise do corpus observou-se que a microssintaxe da angústia pode ser descrita, principalmente, por meio do seguinte arranjo modal: querer ser x não poder ser Além disso, ao contrário do que se pensou inicialmente, a angústia não aparece vinculada apenas a estados disjuntivos, mas também aos estados conjuntivos Sua macrossintaxe evidenciou a complexidade das relações entre a angústia e os demais afetos, principalmente a ansiedade e o medo Em relação ao aspecto e tensividade, a angústia mostrou-se durativa e com níveis variáveis de intensidade, o que se relaciona diretamente às conseqüências desse afetoItem Aprendizagem de professores de língua inglesa : um estudo em contexto de ensino colaborativoDe Lacqua, Ágatha Demarque; Mateus, Elaine Fernandes [Orientador]; Chimentão, Lilian Kemmer; Tonelli, Juliana Reichert AssunçãoResumo: Essa Dissertação tem como objetivo analisar de que maneiras a aprendizagem de professores em formação inicial e contínua se desvelou em textos produzidos por eles durante o processo de Ensino Colaborativo de Língua Inglesa As raízes teóricas desse estudo estão na Perspectiva Sócio-histórico-cultural (EDWARDS, 21; GUTIERREZ, 2; JOHNSON, 29; LEWIS, PYSCHER, STUTELBERG, 214; LIBÂNEO, 24; MAZZEU, 29; PONTECORVO, AJELLO & ZUCCHERMAGLIO, 25), na Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 23a; FAIRCLOUGH, 29; RAMALHO, RESENDE, 211) e nas práticas colaborativas de ensino, conhecidas como Ensino Colaborativo ou Coteaching (BALLARD, MOREILLON, 212; DOVE, HONIGSFELD, 21, 215; MATEUS, 25; MATEUS, EL KADRI, GAFFURI, 214; ROTH, TOBIN, ZIMMERMANN, 22; TASDEMIR, YILDIRIM, 217) Esta pesquisa envolveu sete participantes no geral: uma professora formadora do curso de Letras Inglês e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (UEL); quatro licenciandos de Letras Inglês; o professor regente da rede pública de Educação Básica; e a professora pesquisadora O contexto da pesquisa contemplou a sala de aula como espaço de formação de professores na Universidade Estadual de Londrina (UEL) A coleta de dados foi realizada em 217 e os instrumentos utilizados foram gravações de áudio de diálogos em reuniões que tinham como objetivo planejar e refletir sobre o Ensino Colaborativo de língua inglesa Para análise de dados, utilizei a abordagem Análise do Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 29) e as categorias de Modalidade, Avaliação e Intertextualidade sugeridas por Fairclough (23a) para análise linguística em ADC (FAIRCLOUGH, 23a; RAMALHO, RESENDE, 211) Esta Dissertação insere-se na área de Linguística Aplicada, no campo de formação de professores e tem como unidade de análise práticas discursivas Nesse estudo, discuto como o processo de aprendizagem de professores se desvela em seus posicionamentos, por meio da análise de representações e identificações presentes em textos produzidos por eles, de modo a compreender como os discursos são articulados, reproduzidos e transformados durante este processo de Ensino Colaborativo No geral, o processo de Ensino Colaborativo operou a favor de construções de sentidos com relação à identificações e representações sobre língua como prática social e língua como estrutura, o papel do professor ao trabalhar língua como prática social, a indisciplina como um problema e modos desejáveis e indesejáveis de participação de alunos Durante a construção de identificações e representações, ao buscarmos resolver os conflitos encontrados na prática, os discursos, ora se convergiam, ora se divergiam, se transformando como consequência desta experiência de Ensino Colaboratico, o que caracterizou o processo de aprendizagem dos professoresItem Aprendizagem(ns) para mudar totalidade(s) : uma experiência de formação colaborativa de professores(as) de língua inglesaSouza, Marta Gresechen Paiter Luzia de; Mateus, Elaine Fernandes [Orientador]; Gimenez, Telma Nunes; Silva, Kleber Aparecido daResumo: Este trabalho objetiva investigar uma rede de práticas de Formação Inicial e Contínua de Professores(as) de Língua Inglesa desenvolvida no “Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência” – PIBID, na Universidade Estadual de Londrina (UEL) A partir do modelo de Formação Colaborativa proposto no subprojeto de Letras Estrangeiras Modernas/Inglês, contemplado pelo Edital Nº 2/29 Capes/DEB (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/ Diretoria de Educação Básica Presencial), pretendo analisar as características sócio-discursivas que ativam e/ou inibem possibilidades de aprendizagem(ns) de professores(as) em desenvolvimento entrelaçadas a seus (re)posicionamentos sociais Para isso, a metodologia analítica, ou seja, os processos de reflexões conceituais acerca das unidades dialéticas de significado/sentido para a formação de categorias de análise estão alicerçados nos estudos da Análise de Discurso Crítica (ADC) (FAIRCLOUGH, 21, 23, 24; HALLIDAY, 1994; HALLIDAY e MATTHIESSEN, 1999; 24; van LEEUWEN, 28; WODAK; KRZYZANOWSKI, 28; van DIJK, 21) e em concepções de metáforas conceituais (LAKOFF; JOHNSON, 198) Os pressupostos teórico-filosófico-metodológicos norteadores deste estudo baseiam-se na teoria Sócio-Histórico-Cultural (SCH) (VYGOTSKY, 1934/1962; 1974; 1978; 1989) e em uma perspectiva dialógica e enunciativa da lingua(gem), fundamentada nos estudos bakhtinianos (BAKHTIN, 1997; 26) Os dados analisados foram coletados no período de maio a dezembro de 21, por meio de gravações em áudio dos Grupos de Estudos (GE), dos quais participaram 1 professora-pesquisadora, 1 professora-formadora-coordenadora, 1 professora-colaboradora e 9 professores(as)-novatos(as) Por meio da análise desenvolvida, faz-se possível dizer que os modos de ação e (inter)ação entre os(as) participantes do PIBID abriram possibilidades de aprendizagem(ns) com o outro, tanto explicitamente, pelo questionamento/contestamento, da voz autoritária/hegemônica, expresso no grupo, quanto de forma tácita, pelas materializações de mudanças sócio-discursivas, engendradas pela incorporação do enunciar do outro, nos processos representativos e identificativos, nos momentos em que se falava sobre os atores/atrizes sociais ‘alunos(as)’ Esta investigação visa possibilitar que contribuições sejam levadas a outras propostas de Formação Colaborativa Inicial e Contínua de Professores(as), não para prescrever modos de ser, pensar e/ou agir no mundo social, mas para (re)pensar a (re)criação de possibilidades de produção conjunta/colaborativa de conhecimento(s) e de aprendizagem(s)/desenvolvimento(s)/transformação(s) com o outro, com vistas à construção de espaços que visem à (re)criação (inter)subjetiva e à internalização de atividades humanas potencialmente transformadoras de totalidade(s) e promotoras de desenvolvimento humano/profissionalItem O apresentador de noticiário policial : uma análise semiótica da personificação do bom moço e do bandidoTeixeira, Ana Maria de Souza Valle; Limoli, Loredana [Orientador]; Marchezan, Renata Maria Facuri Coelho; Gregório, Regina MariaResumo: Os meios de comunicação têm provocado uma série de alterações nos relacionamentos dos seres humanos A linguagem televisiva está tão presente no nosso cotidiano que sofremos influências nas formas de ver e sentir por meio das suas sequências rápidas e no tratamento da informação O estudo examina a figura do apresentador de noticiário policial, sob análise semiótica da personificação do bom moço e do bandido, utilizando o noticiário policial Brasil Urgente, exibido diariamente na Rede Bandeirantes de Televisão O objetivo é analisar, por meio da teoria da significação greimasiana, os aspectos que explicitam o que esse texto televisivo diz e como faz para dizer Percebe-se que uma das funções do noticiário policial é expor os horrores da vida em sociedade, apresentando fartos problemas gerados pela desigualdade social e ausência de investimentos do Estado na educação, segurança e saúde Em noticiários policiais, observam-se as oposições semânticas que dão início à construção do sentido do texto: riqueza versus pobreza; coragem versus covardia; honestidade versus desonestidade; mocinho versus bandido; justiça versus injustiça; autoritarismo versus submissão, entre outras Essas oposições manifestam-se de várias maneiras: o apresentador do programa, o “bom moço”, autodenominado paladino da justiça, defensor da moral, da lei e dos bons costumes, representante da honestidade, o valente, o solitário na luta contra o crime, aquele que tem a coragem de opor-se e de mostrar em seu programa os supostos infratores, bandidos, criminosos, meliantes que quebraram as regras sociais, cometeram pecado, e, por isso, merecem ser expulsos do Jardim do Éden, a sociedade Apresenta-se uma proposta de estudo do texto televisivo – noticiário policial –, por meio da teoria greimasiana, na disciplina de língua portuguesa no Ensino Médio e, eventualmente, Ensino Fundamental, tendo como objetivo formar leitores críticos e produtores dos textos diversos que circulam na sociedadeItem A apropriação do gênero crítica de cinema no processo de letramentoBarros, Eliana Merlin Deganutti de; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Limoli, Loredana; Mengassi, Renilson JoséResumo: Os resultados das avaliações do ensino-aprendizagem de línguas têm provocado questionamentos e discussões sobre as práticas de linguagem (dentro e fora da sala de aula), sobre os objetos de ensino e sobre a formação de professores No emergir dessas discussões, estabelece-se o gênero (textual/discursivo) como objeto de ensino (PCN – BRASIL, 1998; PCN+ - BRASIL, 22; PCNEM – BRASIL, 1999, 26), passando a concebê-lo como instrumento mediador do processo de ensino/aprendizagem Nessa perspectiva, focam-se tanto as situações de produção/circulação/recepção mais imediatas dos textos, como também as coerções sócio-histórico-ideológicas que perpassam as mais variadas práticas de linguagem consolidadas em nossa sociedade É principalmente no aflorar desse quadro que residem as justificativas e as motivações para o trabalho em questão, que tem como objeto de pesquisa o gênero crítica de cinema e como construto teórico-metodológico norteador o interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 23, 26), cujos alicerces são a teoria da enunciação bakhtiniana, o interacionismo social de Vygotsky e a teoria do agir comunicativo de Habermas Nosso objetivo principal é fazer uma investigação analítico-descritiva das dimensões contextuais e lingüístico-discursivas de adaptações do gênero crítica cinematográfica feitas pelo crítico de cinema Carlos Eduardo Lourenço Jorge e materializadas em textos publicados na Folha de Londrina O corpus da pesquisa é dividido em dois segmentos: críticas relativas ao circuito nacional (CN) e ao circuito alternativo (CA), uma vez que partimos da hipótese de que, por elas estarem inseridas em contextos diferentes, as representações da situação de produção que servem de base de orientação para a ação discursiva, também são distintas, fato que, certamente, se refletirá na textualização da arquitetura interna dos textos Hipótese esta confirmada pelos resultados da pesquisa: nas críticas CA observa-se uma valoração mais positiva, um crítico mais complacente; já, nas CN o tom valorativo é, quase sempre, negativo, ressaltando um crítico mais “ferino” em suas avaliações A análise dos aspectos lingüísticos/discursivos/enunciativos corrobora com análise, trazendo à tona as formas de semiotização utilizadas para a concretização dessa dualidade discursiva, fruto da base de orientação de cada contexto particular A diferenciação na postura avaliativa se deve, principalmente, ao fato de o autor das críticas ser também o selecionador dos filmes exibidos no circuito alternativo, o que nos leva a crer que tais obras fílmicas já passaram pelo seu crivo avaliativo O que se espera com a pesquisa em pauta é elaborar um modelo de análise que sirva de instrumento mediador para o trabalho do professor de língua portuguesa no que diz respeito, sobretudo, ao ensino/aprendizagem do gênero crítica de cinema, mas também como parâmetro norteador para uma abordagem interacionista da linguagem