02 - Mestrado - Sociologia
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Item Se reconhecer para resistir: a construção da identidade racial de pessoas negras em londrina/PR(2025-03-28) Silva, Fernanda Trajano da; Silva, Maria Nilza da; Mello, Luciana Garcia de; Souza, Alexsandro Eleoterio Pereira deEntendendo o processo de construção da negritude e da consciência racial como um dado não natural na vida das pessoas negras, a pesquisa se propôs a investigar os elementos fundamentais para sua construção. Dessa forma, denota-se a importância de determinados espaços, grupos ou pessoas para a população negra e sua tomada de consciência racial. Com uma abordagem qualitativa a metodologia utilizada foi a história de vida, apresentando retrospectivamente as experiências dos indivíduos contadas e refletidas em entrevista. A seleção dos dez participantes, pessoas negras (pretas e pardas), moradoras de Londrina/PR e maiores de 18 anos, foi realizada por meio da técnica bola de neve. Os fatores descobertos como as razões para a construção de negritude foram organizados em três categorias de autoria própria: Educação, Cultura e Subjetividades; bem como a compreensão da existência de três momentos nas trajetórias, antes, durante e depois da consciência negra, que foram intitulados como Sombra, Atravessando o véu e Do outro lado.Item “Encaixes Legislativos” e Institucionalização na Bolívia : o caso da Ley 243 - Contra el Acoso y la Violencia Política hacia las mujeres(2025-03-12) Potrich, Maithê; Almeida, Carla Cecília Rodrigues; Sanchez, Beatriz Rodrigues; Dowbor, MonikaO objetivo desta dissertação é rastrear o processo que resultou na institucionalização da Ley 243 - Contra el acoso y la violencia política hacia las mujeres, que foi aprovada na Bolívia em 2012. Trata-se de um processo marcado por interações socioestatais, sobretudo entre Movimento Feminista, Partido Político e Poder Legislativo. Diante disso, esta pesquisa procura responder como as interações ocorreram e elaborar o mecanismo causal que explica o seu resultado. Para responder essa pergunta, usamos o método Process Tracing, por meio do qual reconstruímos o processo e analisamos as evidências documentais. Com efeito, o processo causal apontou a ação das femocratas como um fator decisivo e indispensável para a aprovação da lei. Em pesquisas informadas pelo neo-institucionalismo histórico, chamamos de encaixes os resultados de processos de interação socioestatal. Desse modo, o principal resultado desta pesquisa é o conceito de “Encaixes Legislativos”. Ele remete a uma categoria útil para analisar processos em que a interação socioestatal acontece no Poder Legislativo, quando o Partido Político é o elo que conecta os Movimentos Sociais ao Estado. Os efeitos dessa interação são expressos pela institucionalização de posições ou categorias simbólicas do Movimento Social no formato de leis, assentos, comitês, comissões e outros produtos legislativos.Item Estado e desenvolvimento em Celso Furtado sob a perspectiva das capacidades estatais : um estudo sobre o período da globalização(2025-02-28) Alves, João Paulo; Wolff, Simone; Rezende, Maria José de; Gaspar, Ronaldo Fabiano dos SantosEsta dissertação investiga a abordagem do Estado no pensamento de Celso Furtado diante do avanço da globalização da economia. Por meio da análise de escritos selecionados, referentes ao período de 1980 a 2004, do intelectual paraibano, e da discussão de trabalhos que já abordaram questões relacionadas ao tema desta pesquisa, busca-se investigar especificamente o papel do Estado na promoção do desenvolvimento. Além disso, essa pesquisa propõe utilizar o conceito de capacidades estatais para o entendimento e atualização da abordagem de Celso Furtado sobre a ação estatal, pois esse conceito possibilita nos concentrar em diferentes componentes dessa atuação. Por fim, reflete-se sobre a relevância desses elementos investigados para a compreensão dos desafios do desenvolvimento brasileiro no capitalismo contemporâneo.Item Entre o saber e o gozo: a pós-pornografia no Brasil(2025-01-27) Silva, Mirian Borges da; Souza, Carla Delgado de; França, Isadora Lins; Antônio, Maria Carolina de AraújoNas sociedades industriais capitalistas, o corpo – especialmente o corpo sexual – tornou-se alvo de controle político, tanto pela disciplina corporal quanto pela regulação populacional. Isso resultou em uma série de normatizações e pânicos morais direcionados ao corpo que vivencia a própria sexualidade. No contexto das chamadas guerras sexuais, emergiu um movimento central para esta pesquisa: a pós-pornografia. De forma politicamente engajada e performática, a pós-pornografia reconfigurou formas de representação do prazer e desestabilizou as fronteiras em torno do que se convencionou fragmentar e nomear como mente/corpo, sujeito/objeto, homem/mulher, puro/impuro, entre outras. Desse modo, a partir da etnografia e dos agrupamentos metodológicos propostos pela Antropologia da Arte de Alfred Gell, a presente pesquisa apresenta um mapeamento de linguagens pós-pornográficas e pornográficas alternativas brasileiras, a partir dos anos 2000. Em nosso mapeamento, guiado pela técnica Snowball, foi possível elencar três agrupamentos metodológicos, que também funcionaram como categorias analíticas, sendo eles: I) a pós-pornografia como ferramenta de batalha; II) a pornografia e a pós-pornografia em diálogo com o trabalho sexual; III) linguagens pornográficas e pós-pornográficas como processo de experimentação. O problema que guiou a pesquisa foi a possibilidade da linguagem pornográfica de subverter a marginalização imposta ao corpo, ao desejo e à sexualidade, na contemporaneidade. A pesquisa acabou por encontrar uma série de ações subversivas, especialmente em relação aos papéis de gênero, étnico-raciais, de território, de sexualidades e de práticas de prazer alternativas, ao mesmo tempo em que também encontrou algumas contradições e normatizações por parte desse movimento de reivindicação de um outro projeto de prazer. Desse modo, a presente dissertação se constrói a partir da constatação de uma rede de avanços, tensões e contradições do campo de linguagens pornográficas alternativas e pós-pornográficas brasileiro.Item Como chega a hora de a PM entrar nas escolas? uma análise da formulação do Programa Escola Segura do Paraná(2024-12-09) Melo, Amanda Caroline Bezerra de; Lopes, Cleber da Silva; Brasil, Felipe Gonçalves; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Lima, Ângela Maria de Souza; Schevisbiski, Renata SchlumbergerA pesquisa analisa o processo de formulação do Programa Escola Segura do Paraná. O objetivo geral é analisar o processo de formulação de política pública que culminou na criação do Programa Escola Segura. O trabalho utiliza como referencial teórico-metodológico de análise o “Modelo dos Múltiplos Fluxos” de John Kingdon (2003; 2006a; 2006b). Realizamos um estudo de natureza qualitativa, por meio de pesquisa documental em documentos oficiais e matérias da imprensa que trataram do contexto de criação do programa. Também, conduzimos entrevistas com os principais atores governamentais e não governamentais que participaram e/ou acompanharam o processo de formulação. O corpus empírico foi analisado por meio de Análise de Conteúdo, com foco na identificação dos mecanismos causais que explicam a criação do programa em 2019. A análise sugere que o período de 2018-2019 foi caracterizado pela abertura de uma janela de oportunidade, que possibilitou respectivamente a criação e implementação do programa nas escolas paranaenses. Isso se deu através da ação dos Policiais Militares membros do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná (EMPM) como empreendedores de políticas públicas.Item Um olhar interseccional para as narrativas de abandono e estigmatização de mulheres presas(2024-08-14) Conceição, Camila Vicente Colaço da; Lima, Ângela Maria de Sousa; Bueno, Zuleika de Paula; Santos, Carolina Cassia BatistaEsta pesquisa analisa as experiências que mulheres presas têm no âmbito do cárcere, e de que forma o estigma causado por essa situação impacta suas vivências. Para que cheguemos ao nosso objeto, o nosso recorte para o campo de estudo é construído a partir das obras “Prisioneiras”, escrita por Drauzio Varella e publicada em 2017; além de “Cadeia: relatos sobre mulheres” (2022) da pesquisadora Débora Diniz e “Presos que menstruam: A brutal vida das mulheres - tratadas como homens - nas prisões brasileiras” (2022), de Nana Queiroz. Desse modo, lançamos mão de um arcabouço teórico diverso, mas principalmente recorrendo a Erving Goffman para tratar do conceito do estigma, e de teorias decoloniais para tratar da perspectiva de gênero abarcada na pesquisa. Dito isso, questionamos: Qual o impacto do estigma imposto às mulheres autoras de crimes? De que forma isso implica na sua vivência na sociedade? Para responder essas indagações utilizamos sobretudo a pesquisa documental, apoiada na consulta à fontes bibliográficas. Objetivamos assim, compreender questões quanto à identidade e representação social no âmbito sociológico, debater questões relacionadas à diversidades e violências de gênero, discorrer sobre o panorama da mulher encarcerada, evidenciar o abandono da mulher sob a perspectiva interseccional e, por fim, compreender as questões do cuidado no âmbito das mulheres com liberdade restrita.Item Vieses de gênero e o sistema de justiça criminal: processamentos e sentenciamentos de homicídios de Cambé(2023-05-17) Bulla, Leticia Chemin; Mariano, Silvana; Lopes, Cleber; Ribeiro, Ludmila; Kulaitis, FernandoAo praticar um crime, a mulher na~o transgride somente a lei penal, mas tambe´m as expectativas de gênero. A presente dissertação tem como objeto o processamento e o sentenciamento de mulheres entre os anos 1995 e 2019 pela prática de homicídios dolosos consumados, na Comarca de Cambe´/PR. O estudo objetiva, (1) identificar se, nos processamentos e sentenciamentos de rés, as teses de agentes jurídicos mobilizam vieses de gênero, também, (2) como os vieses de gênero são mobilizados no processo de incriminação de mulheres, para por fim, (3) verificar se os vieses de gênero são mobilizados para uma menor punibilidade ou maior punibilidade de mulheres. A pesquisa foi feita a partir de autos de processos criminais, com base nos documentos escritos, e sua análise qualitativa foi desenvolvida com métodos de análise documental e análise de conteúdo. As hipóteses são de que (1) quando do processamento e sentenciamento de mulheres pelo crime de homicídio, agentes jurídicos mobilizam vieses de gênero em suas práticas discursivas, de modo que (2) processam e sentenciam mulheres duplamente, tanto pelo desvio social, quanto pelo desvio criminal, e, portanto, (3) agentes jurídicos, a depender dos simbolismos mobilizados, geram uma maior punibilidade ou menor punibilidade a partir de suas práticas discursivas. Em conclusão, a prática discursiva de agentes jurídicos mobilizou vieses de gênero quando do processamento e sentenciamento de mulheres pelo crime de homicídio doloso consumado, mantendo uma dupla punibilidade baseada em concepções pautadas em uma mulher criminosa e uma mulher normal, na medida que foram submetidas ao controle formal do processamento, não sendo averiguados casos em que houve uma menor punibilidade da mulher em face da prática discursiva enviesada por gênero de agentes jurídicos.Item Juventudes de uma escola pública do ensino médio de Faxinal-PR: experiências no contexto da pandemia de Covid-19(2024-04-09) Luz, Everson de Souza da; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Araújo, Angélica Lyra de; Lanza, FábioEsta dissertação analisa as experiências relatadas por jovens estudantes do ensino médio acerca do momento da pandemia da Covid-19, no Colégio Estadual Érico Veríssimo, localizado no município de Faxinal-PR. Construímos os problemas sobre os jovens estudantes desde a sociologia da juventude no campo da educação (Dayrell, 2007, 2010), (Bourdieu, 1982, 1984), interligando a discussão aos processos de construção dessa importante categoria sociológica, “juventudes”, estabelecendo um estudo sobre a relação entre juventude, escola e trabalho durante a pandemia de Covid-19. Elaboramos um instrumento de pesquisa que poderia ser respondido de forma aberta, por meio de uma proposta de redação em sala de aula, em que os/as estudantes pudessem contar sobre as suas experiências durante a pandemia. Como docente das turmas pesquisadas, adaptei a metodologia para solicitar uma redação de Maria José de Rezende (2009). Solicitamos que comentassem sobre como se sentiram durante o distanciamento social, a experiência com o ensino remoto, entre outros assuntos. Quarenta e cinco (45) estudantes escreveram as redações nas turmas do ensino médio, 2ª e 3º ano, em dois turnos distintos, matutino e noturno, após a dinâmica de atividades realizadas para coleta de dados. Das 45 respostas, 33 julgamos serem mais completas e desenvolvidas para a análise, enquanto em 11 delas indicavam o não engajamento e desenvolvimento das respostas, sendo, então, “descartadas”. A análise dos textos dos/as estudantes convergiram com dados de outros estudos: a pandemia prejudicou as aprendizagens, a socialização, a saúde física e mental e o ensino remoto aprofundaram as antigas desigualdades educacionais e de apreensão de conteúdos pré-pandemia.Item A invisibilidade dos direitos humanos no componente curricular ‘’Projeto de Vida’’ e uma perspectiva sociológica intervenção(2024-06-25) Dias, Denise Mariani Vieira; Lima, Ângela Maria de Sousa; Araújo, Angélica Lyra de; Santos, Jaqueline Fabeni dos; Baptista, Jamile CarlaA reforma do Novo Ensino Médio, a partir da Lei nº 13.415/2017, trouxe diversos desafios e discussões, entre elas a implementação de um novo componente na grade curricular, o Projeto de Vida. O presente trabalho tem como objeto de pesquisa a análise sociológica do componente ‘’Projeto de Vida’’, dentro do Referencial Curricular do Ensino Médio, do Estado Paraná de 2021. A hipótese inicial era de que o componente incluía a discussão de direitos humanos, de crianças e adolescentes, dentro da sua organização curricular. No entanto, quando analisado, nota-se uma carência, dentro do componente ‘’Projeto de Vida’’ em relação a discussão dos direitos humanos. Para tanto, o trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa survey realizada com 134 professores que atuavam com o referido componente curricular, em 14 estados brasileiros diferentes, trazendo uma visão empírica sobre o modo como os profissionais da educação tem pensado e trabalhado com o mesmo em sala de aula. Além disso, a pesquisa mostra como os mesmos docentes abordam a temática dos direitos humanos nas aulas do componente curricular ‘’Projeto de Vida’’, atuando nos Anos Finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, apesar do referido conteúdo não ser valorizado na Base Nacional Comum Curricular. Os dados qualitativos foram colhidos em pesquisa documental, em revisão bibliográfica, em survey e na participação do Curso ‘’Juventudes e Projetos de Vida: Sociologizando espaços escolares’’, ofertado pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia (LENPES) em 2022. Dentre os achados de pesquisa, percebemos que mesmo sem formação continuada, sem materiais pedagógicos de qualidade, em um contexto de precarização do trabalho docente e com pouca valorização profissional, os docentes se desdobram para conseguir incluir nas aulas de Projeto de Vida a discussão sobre direitos humanos, proteção integral e cidadania, mostrando que, apesar da invisibilidade deste conteúdo na BNCC e nos Referenciais Curriculares do Paraná, eles se preocupam com intervenções pedagógicas que considerem os direitos humanos de crianças e adolescentes.Item Racismo estrutural e segurança pública: um estudo sobre a trajetória social de policiais militares negros(2024-07-17) Azolini, Danilo Alexandre Mori; Kulaitis, Fernando; Silva, Maria Nilza da; Panta, Mariana Aparecida dos SantosO racismo estrutural no Brasil gera, diariamente, uma série de efeitos perversos contra a população negra, a partir de conjunturas sistemáticas de práticas de exclusão social. Analisando-se os dados estatísticos, científicos e históricos no contexto envolto ao panorama racial brasileiro, verifica-se que a pessoa negra sofre uma série de violações de direitos, através de um processo histórico colonial de dominação social, afetando e influenciando variados segmentos da vida e trajetórias sociais da pessoa negra. O presente estudo tem como problema de pesquisa analisar como o racismo estrutural influencia as trajetórias sociais de policiais militares negros da PMPR? A principal hipótese de pesquisa, portanto, é que as trajetórias individuais são afetadas pelo contexto estrutural do racismo e as formas como se apresenta institucionalmente. São comparados, neste estudo, dois contextos diferentes, abrangendo-se as trajetórias de veteranos e de ingressantes da PMPR, chegando-se a uma outra hipótese: se para os veteranos a “raça” permanecia disfarçada enquanto variável relevante para suas trajetórias, para os ingressantes as questões raciais são mais definidas e explícitas em suas diferentes manifestações, incluindo o sistema de cotas em concurso público e as suas atividades na Corporação. Como resultado da pesquisa, verificou-se que o racismo estrutural gera reflexos segregadores e de violência em variados contextos das trajetórias sociais dos policiais militares, confirmando o aspecto disfarçado de sua compreensão para a maior parte dos veteranos entrevistados e, por outro lado, sua identificação e nítida percepção pela maior parte dos ingressantes entrevistados, sendo todos inscritos no concurso público de admissão para a PMPR através das vagas de cotas raciais.Item Associação Maria Flor (Marília-SP) e os Usos Terapêuticos da Maconha(2024-05-21) Boscariol, Ana Beatriz Pavilhão; Lanza, Fábio; Campos, Natália de; Lima, Ângela Maria de SousaO presente trabalho discute a importância das associações de cannabis medicinal no cenário brasileiro, em que a maconha é utilizada para tratamentos de diversas condições de saúde. Essas organizações são compostas principalmente por familiares de pacientes e pacientes que enfrentam desafios de saúde e buscam uma melhor qualidade de vida aos seus ou a si próprios. A pesquisa se concentra nas associações canábicas, com destaque para a "Associação Canábica Maria Flor" (Marília-SP). A investigação teve como objetivo compreender a trajetória histórica e a estrutura organizacional dessa associação, bem como entender sua atuação perante os seus objetivos principais. Também explora a relação entre criminalização, benefícios à saúde e produção de conhecimento dos usos terapêuticos da maconha. A metodologia utilizada concentra-se na revisão bibliográfica, pesquisa documental e no uso de fontes secundárias acerca da Associação em questão.Os resultados encontrados nesta pesquisa discutem sobre o impacto das Associações Canábicas no Brasil, destacando que mulheres têm desempenhado um papel crucial na produção de conhecimento sobre o manejo da maconha, desafiando estruturas dominantes como a "Big Farma" e promovendo o acesso sustentável ao produto. O exemplo da Associação Canábica Maria Flor ilustra os benefícios terapêuticos da maconha e a possibilidade de redução de gastos com a saúde pública, sugerindo a necessidade de uma política de saúde pública voltada para tratamentos alternativos e para grupos socioeconômicos menos favorecidosItem Professoras (es) LGBTQIA+ e a “ideologia de gênero”: um estudo sobre a resistência docente na cidade de Londrina(2024-09-16) Alcantara Netto, Joenes Veloso de; Kritsch, Raquel; Lima, Ângela Maria de Sousa; Finco, DanielaEm vias de compreender a relação entre docência e cenário político, o presente trabalho investiga a atuação de professoras e professores autodeclaradas (os) LGBTQIA+, atuantes no ensino público de Londrina - PR. O cenário político da última da última década, com ênfase no período presidencial de Bolsonaro, demonizou a abordagem de temas relacionados à gênero e sexualidade, entendendo-os como uma afronta à moral e aos bons costumes da família brasileira. Neste sentido, pôs-se em diálogo literatura e experiências práticas em relação à temática da autocensura. Através da análise de entrevistas episódicas de viés qualitativo, coordenadas e roteirizadas através de questionários semiestruturados, esta dissertação apresenta, principalmente, experiências docentes de pessoas LGBTQIA+ e como estas pessoas usaram da educação, enquanto uma prática de liberdade formadora de comunidades, para resistir aos diversos ataques persecutórios de políticos e civis ultraconservadores neoliberais à pedagogias progressistas e inclusivas.Item Políticas públicas para mulheres sob a perspectiva de um Think Tank Estatal : o caso do Ipea(2024-03-13) Silva, Daniela Soares da; Almeida, Carla; Dourado, Simone Pereira da Costa; Elias, Maria Lígia Ganacim Granado RodriguesA presente pesquisa tem como foco analisar como questões de gênero têm sido enquadradas pelo Estado brasileiro, no que se refere à formulação de políticas públicas para as mulheres. Como fonte empírica desse estudo, foram analisadas as publicações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), um Think Tank estatal voltado para a avaliação de políticas públicas. Consideramos o Ipea um espaço privilegiado para analisar como as políticas públicas para mulheres têm sido enquadradas, pois a instituição tem como missão o seu aprimoramento ao produzir e disseminar conhecimentos. Dentre os materiais divulgados pelo Ipea, estão: livros, notas técnicas, textos para discussão e boletins que são fonte dessa pesquisa documental. Considerando a possibilidade de encontrar diferentes enquadramentos dependendo da orientação política, analisamos as obras dos últimos governos: Lula 2003 – 2010; Dilma 2011 – 2016; Temer 2016 – 2018 e Bolsonaro 2019 – 2022. Utilizamos a teoria dos enquadramentos interpretativos ou frames. Os enquadramentos interpretativos, no que dizem respeito às políticas públicas, podem ser entendidos como narrativas que mobilizam determinadas ideias, que fundamentam agendas públicas. Tais enquadramentos influenciam o modo como problemas públicos são identificados, como suas causas são percebidas e as soluções construídas. A análise das obras publicadas pelo Ipea pôde nos revelar quais ideias são empregadas no debate de políticas públicas para as mulheres no Brasil.Item Vivências LGBTI+ no interior do Paraná : entre o fervo e a luta em Londrina(2024-08-27) Sales, Marcos Alexandre; Kritsch, Raquel; Moreira, Reginaldo; Facioli, Lara Roberta Rodrigues; Passamani, Guilherme RodriguesA presente dissertação aborda a vivência da população LGBTI+ na cidade de Londrina, Paraná, com foco nas especificidades socioculturais e políticas que caracterizam este grupo social em um ambiente interiorano. O problema da pesquisa reside em compreender o lugar das dissidências sexuais e de gênero em Londrina e como essa população estabelece suas relações, disputas e ações políticas em uma cidade considerada conservadora. Os objetivos centrais do trabalho são investigar como a população LGBTI+ vivencia a cidade de Londrina e quais disputas emergem durante esse processo, além de explorar os lugares de consumo e entretenimento como espaços de sociabilidade, bem como os momentos de militância política. A metodologia aplicada é qualitativa, com a realização de entrevistas em profundidade como principal técnica de coleta de dados. Esse método permite uma análise detalhada das experiências individuais e sociais da população LGBTI+ na cidade. Foram realizadas 12 entrevistas presenciais e virtuais, além de quatro entrevistas com pessoas-chave para a história LGBTI+ local, totalizando 23 horas e 45 minutos de gravações. A pesquisa destaca a importância de olhar para realidades fora do eixo Rio-São Paulo, contribuindo para a literatura sociológica sobre a população LGBTI+ em cidades do interior. Intenta-se, portanto, que o presente trabalho, auxilie na descentralização do conhecimento sobre a população LGBTI+ a partir de vivências e experiências interioranas.Item Uma análise sociológica da proteção integral de crianças e adolescentes negras/os: contribuições do movimento negro ao ECA(2024-04-29) Moreira, Mariana Rodrigues; Lima, Ângela Maria de Sousa; Araújo, Marivânia Conceição; Perrude, Marleide Rodrigues da Silva; Kulaitis, FernandoNo presente estudo, nosso objetivo é realizar uma análise sociológica da participação direta e indireta do Movimento Negro na formulação e processo de consolidação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No que diz respeito à questão geral de pesquisa, nossa intenção é examinar criticamente e elucidar a dinâmica das relações entre os movimentos sociais na tentativa de enfrentar as perpetrações de violência contra crianças e adolescentes negros no Brasil, justapostas à institucionalização e ao processo de consolidação do ECA. A hipótese de pesquisa configura-se na averiguação da forma que os movimentos negros estiveram (ou estão atualmente) implicados na gênese, atualização, avaliação e consolidação do ECA, juntamente com outras políticas públicas destinadas a salvaguardar os direitos de crianças e adolescentes, especialmente crianças e adolescentes negros. A principal abordagem metodológica empregada é a pesquisa documental, envolvendo a exploração dos Anais das Conferências Nacionais dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Saúde e da Educação, bem como a leitura de documentos do Movimento Negro, artigos e dissertações do âmbito de Crianças e Adolescentes, raça e dados censitários pertinentes a esse grupo demográfico. Reconhecemos que, como contribuição à Linha de Pesquisa "Desigualdades, Cultura e Cidadania" do PPGSOC/UEL, nosso estudo introduz novas investigações sociológicas sobre as potenciais ramificações no processo de enfrentamento às desigualdades raciais, por meio da ressignificação de políticas públicas voltadas para a defesa dos direitos humanos de uma população ainda considerada como minoria social – especificamente, crianças e adolescentes negros e economicamente desfavorecidos no Brasil.Item O Brasil entre o anti-ambientalismo e o neodesenvolvimentismo : uma análise comparada dos governos Bolsonaro e Lula por meio da análise de discurso ecológico(2024-01-30) Torres, Stefano Marcos Cavalcanti; Silva, Rafael Braz da; Bassani, Paulo; Ferreira, Jose Julio Nunes; Pellegrini, RosivaldoEste trabalho busca analisar comparativamente, por meio teoria de análise de discursos, as linguagens, propostas e ações ambientais no contexto da crise climática em dois períodos da política ambiental brasileira: durante os governos de Bolsonaro (2018-2022) e Lula (2022-2023). O objetivo é oferecer uma abordagem crítica para compreender intenções e impactos de projetos e das políticas ambientais nesses governos, levando em consideração a importância das identidades culturais e ecológicas em um contexto de emergência climática mundial. Para isso, serão utilizadas as perspectivas teóricas de Goffman, Giddens, Moore e Saito, a análise de discurso de Fairclough, Hajer, explorando como essas teorias podem iluminar as dinâmicas sociopolíticas relacionadas às mudanças climáticas, ao desenvolvimento sustentável e a identidade dos sujeitos. Será investigado como as narrativas, enquadramentos (a forma como interpretamos e damos sentido ao mundo. As estruturas cognitivas básicas que guiam a percepção e a representação da realidade. Na análise de discursos políticos, o enquadramento é utilizado para identificar as estratégias textuais e as representações contidas em um corpus, ou seja, para compreender como os enquadres foram produzidos e realizados pelo político) e coalizões discursivas moldam a percepção pública, a ação coletiva e as tomadas de decisão em relação ao meio ambiente. Pretende-se que esta análise crítica das identidades culturais, das estruturas de poder e das lutas simbólicas, à luz da teoria bourdieusiana, presentes nas políticas ambientais, contribua para uma compreensão dos desafios e das possibilidades de construção de políticas ambientais frente o contexto climático emergencial presente.Item Produção decisória e sistema de justiça criminal : uma análise dos casos de homicídios no município de Cambé-PR(2024-03-19) Chirnev, Gustavo Vacile Martinez; Lopes, Cleber da Silva; Ribeiro, Ludmila Mendonça Lopes; Costa, Arthur Trindade MaranhãoEste trabalho estuda o fluxo do Sistema de Justiça Criminal para os casos de homicídios no Município de Cambé, Estado do Paraná, entre 1990 e 2019. O objetivo central é identificar as taxas de sentenciamento e o tempo médio gasto para a produção de decisões sobre o crime de homicídio doloso na cidade em diferentes momentos criminais, proporcionando uma compreensão mais profunda da impunidade e da eficiência do Sistema de Justiça Criminal brasileiro em cidades de médio porte e em contextos criminais distintos. Foram analisados autos de processos de homicídios consumados e seu processamento pelo Sistema de Justiça Criminal - Polícia Civil, Ministério Público e Magistratura – com vistas a responder às seguintes questões: quais são as taxas de sentenciamento e qual é o tempo mediano gasto para a produção de decisões sobre o homicídio doloso no município de Cambé no período entre 1990 e 2019? Como diferentes momentos criminais interferem nas taxas de sentenciamento e no tempo mediano de processamento dos casos? Para responder a essas questões, a pesquisa adota a abordagem metodológica longitudinal ortodoxa para estudar uma amostra aleatória de 180 inquéritos ou processos de homicídios ocorridos em Cambé no período de referência do estudo e arquivados na Vara Criminal ou Delegacia da cidade. Os resultados mostram que as taxas de sentenciamento foram maiores no período 1990-1999 (77%) e significativamente menores no período 2000-2012 (41%), que corresponde aos períodos com as taxas mais baixas e mais altas, respectivamente, de homicídios dolosos na cidade. Já o tempo para o trânsito em julgado dos casos, estimado por meio de Análise de Sobrevivência, mostrou-se supreendentemente maior no período 1990-1999 (4.415 dias) do que nos períodos em que o SJC teve que processar mais casos (2.040 dias no período 2000-2012; e 1.415 dias no período 2013-2019). Essas diferenças temporais são explicadas principalmente pelo perfil do titular da Vara Criminal, que desempenha papel determinante no fluxo dos casos. Em geral, os resultados parecem indicar que a capacidade do Sistema de Justiça Criminal para processar homicídios dolosos depende tanto do volume de casos quanto da eficiência das organizações que o compõem o sistema.Item O corpo e o uso de substâncias psicoativas: práticas e contextos de uso entre estudantes universitários(as)(2012-04-24) Pagnossim, Carla Maria Canalle; Jeolás, Leila Sollberger; Domanico, Andrea; Ramírez-Gálvez, Martha CéliaEsta pesquisa teve como objetivo apreender práticas e contextos de uso de substâncias psicoativas entre estudantes de graduação da Universidade Estadual de Londrina, sobretudo de maconha, cocaína e/ou crack, visando compreender quais os tipos de engajamento com o mundo ocorrem com estes jovens a partir do uso destas substâncias. O objeto deste estudo é o corpo, entendendo-o como agenciador das experiências, não sendo considerado apenas como um organismo biológico que responde a estímulos ou como sustentáculo no qual são construídas as representações psíquicas. Para atingir o objetivo deste estudo, utilizei três categorias analíticas que orientam a pesquisa sobre as práticas de uso de substâncias psicoativas: a "extensividade e intensividade", ou seja, a relação entre os modos extensivos de viver, prescritos socialmente e os intensivos, que fogem às regras sociais de conforto, longevidade e segurança; a complexa relação entre a "destruição agonística" e a "plenitude do êxtase", que se refere às experiências de prazer e de sofrimento; e os sentidos individuais e coletivos dados ao uso destas substâncias. A técnica metodológica utilizada foi a de entrevistas em profundidade, em que os(as) participantes foram contactados(as) através do recurso chamado "bola de neve". Com esta técnica, os(as) primeiros(as) interlocutores(as) indicaram e mediaram novos encontros com outros(as) estudantes. Foram entrevistados(as) estudantes universitários(as) ao longo de um ano de minha circulação em diferentes espaços, principalmente dentro do campus universitário. Este estudo problematizou a concepção médica moral sobre o uso de substâncias psicoativas na nossa sociedade, uma vez que tal concepção funciona como embasamento teórico para a política proibicionista, visando discutir o pressuposto de que os diversos usos de substâncias psicoativas são possibilidades contemporâneas de engajamento com o mundo, construindo uma reflexão sobre alternativas e limites do agenciamento individual e coletivo pelos estudantes nestas práticasItem Política e imprensa: análise dos editoriais do jornal "O Estado de S. Paulo" nos primeiros anos após o golpe militar de 1964(2012-04-17) Souza, Camila Torres de; Rezende, Maria José de; Miani, Rozinaldo; Chaia, Vera Lúcia MichalanyEste trabalho apresenta a dimensão das relações de poder no bojo da ditadura militar no Brasil, dos anos iniciais após o golpe até o acirramento do regime, sobretudo com a decretação do Ato Institucional nº. 5 (AI-5), momento em que se tem a efetivação das arbitrariedades. Esta pesquisa situa os aspectos de controle que as Forças Armadas exerceram sobre a organização do Estado com sua presença ostensiva na cena política, a saber, a justificativa ideológica para o golpe militar de 1964 foi encontrada na Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento, ministrada pela Escola Superior de Guerra (ESG). Nesse ínterim, o problema sociológico é pensar como a lógica do autoritarismo vai se redefinindo, bem como os procedimentos sociais e políticos, antes e depois do AI-5, especificamente na atuação de um órgão da grande imprensa. Como procedimento metodológico utilizamos a análise documental de editoriais do jornal O Estado de S. Paulo do período (1964-1970) para denotar sua postura, tanto com relação ao apoio dado na ocasião do golpe militar, quanto ao processo de submissão crescente com a promulgação da Constituição de 1967, 'escoltada' pela Lei de Segurança Nacional. Para tanto, torna-se importante conhecer os desdobramentos na relação de poder e influências da ESG em seu principal norteador do pensamento à época, sua Doutrina Básica, que designava um posicionamento político do modo como o Estado deveria ser gerido, ou seja, teria um modelo proposto pela Doutrina com o qual seria possível governar. Como decorrência deste processo tem-se o cerceamento das liberdades de organização, opinião e expressão, minimizadas a cada novo ato institucional publicado, o que será sentido em muitas esferas da vida social, dentre as quais, os meios de comunicação de massa e, por conseguinte, o referido periódico. Percebeu-se um descontentamento pontual do periódico em alguns momentos específicos do governo Costa e Silva, por exemplo, o que não o faz, necessariamente, mudar sua postura de louvação às ações dos militares, nem tampouco criticar o encadeamento das consequências para outras esferas da vida social.Item Educação profissional e a "responsabilidade" das empresas: um estudo da ideologia da Fundação Bradesco(2011-03-16) Toitio, Rafael Dias; Santos, Ariovaldo de Oliveira; Angeli, José Mario; Roio, Marcos Tadeu DelPesquisa em questão tem como objeto o programa de educação profissional desenvolvido pela Fundação Bradesco, que é voltado sobretudo para as classes subalternas, nas regiões onde atua. Mais especificamente, analisaremos a produção do discurso ideológico e político do programa em questão e, em consequência, da própria Fundação, entendendo a educação profissional como um momento privilegiado da formação objetiva e subjetiva do trabalhador, onde técnica e política estão ligadas inexoravelmente. Em torno disso, tentaremos responder as seguintes problematizações: qual o real significado político-ideológico do projeto pedagógico de tal programa? Há um intuito, por parte da Fundação Bradesco, de formar não apenas tecnicamente, mas também eticamente indivíduos oriundos das classes subalternas e, dessa forma, participar ativamente na direção moral e intelectual da sociedade brasileira? Qual o conteúdo ético-político dessa formação? A partir desse estudo de caso, procuraremos reconstituir, parcialmente, o processo de consolidação da hegemonia neoliberal no Brasil, enfatizando, sobretudo, os aspectos ideológicos e a construção do projeto hegemônico, que tem obtido êxito na desorganização e conformação dos projetos das demais classes. Para tanto, discutiremos a intervenção do empresariado sobre a questão social, a partir da década de 1990, como um momento de avanço das classes dominantes na -guerra de posições? e, além disso, como esse processo, no caso da Fundação Bradesco, se expressou em princípios e conteúdos mediadores dos processos pedagógicos da mesma.