02 - Mestrado - Sociologia

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 191
  • Item
    Violência contra as mulheres : uma análise sociológica dos processos judiciais criminais de Londrina-PR em 1968 e 2018
    Pedrazani, Aline Salles; Lanza, Fábio [Orientador]; Kulaitis, Letícia Figueira Moutinho; Lima, Ângela Maria de Sousa; Neves Junior, José Wilson Assis
    Resumo: Apesar das conquistas de direitos pelas mulheres, ainda estamos diante de muitas ocorrências de violações destes: a violência contra a mulher, violência que é divulgada por instituições públicas e privadas, por estatísticas e denúncias realizadas diariamente por mulheres no Brasil, e no mundo Para analisarmos essa conjuntura, buscamos, neste trabalho, a partir de pesquisa bibliográfica, eletrônica e documental fazer discussões sociológicas sobre essa forma de violência e as explicações teóricas para esse problema social A partir dos dados oriundos da pesquisa documental em processos judiciais criminais dos anos de 1968 e 218, analisamos as diferentes representações sociais em torno da violência doméstica contra as mulheres levando em consideração os discursos dos diferentes atores nos processos judiciais criminais da comarca de Londrina, sendo esses atores o juiz, o Ministério Púbico, o réu, o advogado de defesa do réu, a vítima e seu advogado e, em especial, identificar, analisar e compreender o discurso registrado nos depoimentos das mulheres vítimas de violência Temos também como objetivo apurar se houve mudanças na perspectiva do que vem a ser violência contra a mulher, mas também se houve persistências, durante os cinquenta anos que separam as datas escolhidas Para isso, fazemos uso da Teoria da Representação Social,TRS, de Serge Moscovici, e de seus pressupostos para analisar os discursos encontrados nos processos criminais judiciais escolhidos Os processos do ano de 218 foram escolhidos tendo em vista que já passaram pela fase de sentença, ou seja, já foram encerrados em primeira instância, sendo, assim, de domínio público A Análise de Discurso , AD, juntamente como a TRS foram as ferramentes utilizadas para desnudar os discursos presentes em cada processo, o silenciamento e a ideoliga presentes na AD foram exploradas e apesar de se tratar de anos longínquos, percebe-se que ambas persistiram representadas socialmente no tempo Nos anos de 1968 as mulheres que recorriam à Justiça para se defender de alguma violência doméstica eram julgadas em todos os quesitos: vida privada, vida social, condições psicológicas, má influência de terceiros etc Eram a chave de análise dos processos, os crimes ficavam em segundo plano Em 218, percebe-se que a óptica mudou: analisa-se os crimes e não as condutas diversas que não estão ligadas ao crime em si Embora houve mudanças de perspectivas, a violência doméstica ainda se perfaz como uma violência “clandestina”, que ocorre na calada da noite, que é escondida, culpabiliza e impõe diversas formas de sofrimento a todas as mulheres vitimizadas
  • Item
    Confluência da agenda dos direitos das mulheres da ONU com as políticas públicas brasileiras : da Conferência de Pequim (1995) a Pequim +20 (2015)
    Gonçalves, Agnes Félix; Mariano, Silvana Aparecida [Orientador]; Rezende, Maria José de; Nascimento, Janaína Xavier do
    Resumo: As desigualdades entre homens e mulheres advêm de tempos remotos e perpassam todos os níveis da sociedade – desde o micro, doméstico-familiar, até o macro, nas políticas de governo Estas desigualdades foram construídas socialmente e se apresentam como um problema em nível mundial Contra elas, as mulheres se organizaram para conquistar direitos, criando assim os movimentos feministas Ao longo de sua história, o feminismo se expandiu e conquistou espaços Nesta expansão, a Organização das Nações Unidas mostrou-se de grande importância, ao promover uma agenda de promoção dos direitos das mulheres, realizando quatro Conferências Mundiais sobre as Mulheres e produzindo resoluções sobre a igualdade de gênero O objeto da pesquisa consiste nas ações do governo brasileiro para a promoção dos direitos das mulheres, por meio de decisões oriundas dos poderes Legislativo e Executivo no período de 1995 a 21 Deste modo, tem-se como pergunta central: ocorreu confluências entre a agenda para a promoção dos direitos das mulheres da ONU e as políticas públicas brasileiras no período entre a Conferência de Pequim e o encontro Pequim + 2? Levantou-se como hipótese que o governo brasileiro, entre 1995 e 215, ampliou os direitos das mulheres por meio das políticas públicas, atuando, assim, em conformidade com o tratado internacional O objetivo geral desta pesquisa foi analisar como o governo federal brasileiro buscou, por meio de leis/decretos/resoluções, em quatro eixos temáticos selecionados, atuar em confluência com a Plataforma de Ação de Pequim, na questão da promoção dos direitos das mulheres De modo a empreender este estudo, a pesquisa partiu, metodologicamente, de uma revisão bibliográfica para apresentar os movimentos feministas brasileiros e a trajetória da ONU na promoção do direito das mulheres Adicionalmente, foi utilizada a metodologia de Análise de Conteúdo, operacionalizada por meio do software Atlasti, para analisar 79 medidas legislativas selecionadas na pesquisa documental Essas medidas foram codificadas e classificadas em quatro eixos temáticos, previamente selecionados, sendo eles: Mulher e saúde; Violência contra a mulher; Mulher e economia; e Direitos Humanos da Mulher Após feita a análise, identificou-se que a hipótese foi parcialmente confirmada, visto que, desde que assinou e ratificou a Plataforma de Ação de Pequim, o governo brasileiro vem, em alguns casos, ampliando os direitos das mulheres nas políticas públicas brasileiras, buscando atuar de acordo com o tratado internacional No entanto, identificamos que, ao longos dos vinte anos, nos quatro eixos de pesquisa, o governo brasileiro não formulou leis/decretos/resoluções para todos os objetivos estratégicos da Plataforma de Ação de Pequim, deste modo confirmamos parcialmente a hipótese
  • Item
    A mística político-social dentre os militantes do MST no Assentamento Eli Vive em Londrina-PR
    Assis, Lenir Candida de; Lanza, Fábio [Orientador]; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Barbosa, Maria Valéria
    Resumo: O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ganha destaque como um dos mais ativos e com mais tempo de existência no contexto brasileiro A pesquisa bibliográfica e eletrônica sobre a questão agrária no Brasil permitiu identificar o MST como o movimento que expressa, de forma explícita, a contradição de uma das lutas mais fundamentais pela socialização dos meios de produção Ao formular a problemática de pesquisa pergunta-se: Como esse movimento tem garantido a longevidade Como tem sustentado e mantido seus militantes mobilizados? Além dos fatores objetivos, como a falta de acesso à terra e ao trabalho, quais fatores subjetivos são característicos nesse movimento? A mística do MST emergiu como objeto e, para aprofundamento, realizou-se a pesquisa empírica no assentamento Eli Vive no município de Londrina Durante os anos de 217 a 219, tornou-se o locus e o campo para a realização de observações, entrevistas e participação em momentos coletivos A investigação sobre o objeto percorreu um caminho analítico que reconheceu a historicidade, as contradições e a totalidade que envolvem a mística do MST e a realidade local, capazes de identificar sua disseminação e a atuação nas relações internas, sociais e políticas dos assentados Para aprofundar os estudos sobre o processo histórico, foram analisados os arquivos do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica/UEL (NDPH/UEL), que trouxe informações do SNI, da CPT, e jornais do MST desde sua origem no final dos anos de 197 As fontes empíricas no Eli Vive I e Eli Vive II foram registradas a partir da observação e coleta de dados orais em entrevista preliminar e, de maneira sistematizada, durante a realização da investigação, com roteiro semiestruturado Como resultados foram identificados que a mística do MST, tão presente nas falas, na prática dos militantes e nos momentos celebrativos do assentamento Eli Vive em Londrina-PR, tratada de diferentes perspectivas, relaciona-se com a sustentação do movimento e está contida na base formativa da militância Os resultados indicam que a mística político-social constitui uma convergência política e ideológica, cabendo, portanto, reconhecer que, no processo formativo, a mística propicia um fortalecimento que objetiva, em seus símbolos e narrativas, um caminho eficaz e determinante para a formação da militância
  • Item
    A dimensão escolar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) : estudo de caso comparado em Londrina/PR
    Pohl, David; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli [Orientador]; Tavares Junior, Fernando; Rezende, Maria José de
    Resumo: A presente pesquisa configura-se em um estudo de caso comparado situado em Londrina, entre duas escolas estaduais e urbanas, nos anos de 217 a 219 O que se compara é a dimensão escolar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em cada escola As representações sociais, inicialmente apreendidas e externas às escolas, delimitaram um contraste inicial, fonte da comparação Estas representações sociais referem-se às interpretações, localizadas no senso comum, quanto às possibilidades de transição da educação básica ao ensino superior e o papel da escola nesta transição Questiona-se: há a participação e influência do ENEM no processo de significação quanto à transição ao ensino superior? O ENEM participa, ao motivar práticas sociais, no processo de estruturação e diferenciação entre as escolas estudadas? A hipótese inicial era a de que uma das escolas seria um ambiente propício para práticas sociais motivadas pelo ENEM, enquanto a outra não Além disso, percebíamos indícios de que havia um processo de recontextualização em ambas as escolas e que a diversidade dos contextos escolares poderia suscitar a motivação de práticas e representações sociais igualmente diversas em torno do ENEM Foram entrevistados membros do corpo docente, pedagógico e diretivo em duas baterias de entrevista A primeira bateria contou com cinco participantes em uma escola e seis na outra Na segunda bateria a análise se concentrou em entrevistar agentes que ocupavam, ou já haviam ocupado, cargos de direção geral e/ou auxiliar Os agentes entrevistados constituem-se em informantes acerca das representações sociais internas e indicam as práticas sociais, também avaliadas pela observação participante, motivadas, ou não, pelo ENEM Para a análise dos dados foram articulados os eixos de análise vertical, horizontal e transversal, do modelo de estudo de caso comparado adotado, juntamente com um arcabouço teórico inscrito na sociologia da educação O resultado da pesquisa foi a influência do ENEM nos processos sociais inicialmente problematizados A investigação do processo de estruturação, cujas condições materiais resultantes eram indicadas de modo superficial pelas representações sociais externas e iniciais, revelaram que o ENEM atua de modos diferentes nas escolas Na escola da qual não se esperava adesão ao exame, foram identificadas práticas e mobilizações sociais motivadas especificamente pelo ENEM, mas pouco efeito sobre a imagem da escola Na escola da qual se esperava uma organização em torno do desempenho no exame, não foram identificadas práticas sociais internas mais motivadas pelo ENEM do que por vestibulares, no entanto, verificou-se a utilização do desempenho no processo de diferenciação pela ratificação da imagem da instituição e manutenção da demanda por suas vagas
  • Item
    Colonialismo del desarrollo y persistencia de las narrativas andinas
    Vallejo Aristizábal, María Fernanda; Rezende, Maria José de [Orientador]; Wiik, Flavio Braune; Menezes, Celso Vianna Bezerra de; Shishito, Fabio Akira; Wiik, Flávio Braune [Coorientador]
    Resumo: A presente proposta pretende abordar, à luz das teorias críticas descoloniais e propostas epistemológicas andinas, as tensões, coerções, persistências e ressignificações que ocorrem entre as ações de desenvolvimento e as populações campones-indígenas dos Andes Equatorianos A natureza colonial das políticas e ações de desenvolvimento merece ser desvendado Por outro lado, é necessário mostrar que as comunidades não são objetos passivos dessa ação modernizadora e desenvolvimentista, mas sim, ao contrário, sujeitos em permanente resposta e ação pró-ativa na frente dessa forma de exercício de dominação No caso do Equador, o desenvolvimento tem sido aplicado com rearranjos e mudanças, há mais de meio século As estratégias de implementação deste dispositivo variaram de acordo com os momentos do capitalismo mundial e regional Como correlato, encontramos várias respostas e estratégias das comunidades rurais e indígenas A configuração de organizações nacionais com alianças regionais, de natureza étnica e de classe, suas abordagens e conquistas dentro e fora do Estado, explica em parte essa natureza não passiva das sociedades sujeitas a processos de modernização Interessa-nos saber quais foram as mudanças nas estratégias de desenvolvimento aplicadas após o neoliberalismo do final e do início do século; isto é, em contextos de governo autodefinido como Socialismo do Século XXI, a partir da reinterpretação de um projeto de desenvolvimento implementado pelo Ministério de Agricultura do Equador, pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Fundação Heifer-Equador, entre 214 e 217, com foco na incorporação de políticas públicas e cultivo in loco de sementes nativas, nas hortas de famílias rurais e indígenas, em regiões consideradas por especialistas como um enclave de variabilidade genética
  • Item
    Saberes tradicionais e saberes científicos : um estudo sobre a capacitação em auriculoterapia para profissionais do SUS/Londrina
    Domingues, Vanessa Rezende de Santa Rosa; Menezes, Celso Vianna Bezerra de [Orientador]; Almeida, Maria Eneida de; Antônio, Maria Carolina de Araujo; Jeolás, Leila Sollberger [Coorientadora]
    Resumo: Em 26 foi aprovada a Portaria 971, intitulada Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), promovendo o acesso à Medicina Tradicional Chinesa (MTC) no Sistema Único de Saúde (SUS) Visando a ampliação de acesso à terapeuticas da MTC, o Ministério da Saúde em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina oferta aos profissionais do SUS o curso de capacitação em Auriculoterapia O curso é constituído por duas etapas sequenciais: etapa a distância (75 horas) e etapa presencial (5 horas) O objeto desta pesquisa é a capacitação de profissionais do SUS/Londrina; para tanto se debruça no material da etapa do curso que é realizada à distância e em uma das oficinas promovidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família, com profissionais capacitados A metodologia de observação participante compõe a pesquisa, somada a entrevistas com três pessoas chaves: um profissional do SUS atuante na PNPIC, uma ex funcionária do SUS que coordenou o Grupo de Apoio na área da saúde mental e uma professora de MTC Este trabalho visa um dialogo acerca das aproximações e distancimentos entre os saberes orientais e os saberes biomédicos, de forma a observar suas conquistas e limites, sendo que a corresponsabilidade no tratamento foi um guia norteador do caderno de campo, realizado na oficina de matriciamento com foco em Auriculoterapia
  • Item
    As contrarreformas neoliberais no Brasil : análise dos discursos parlamentares nos governos Fernando Henrique Cardoso
    Parra, João Fernando de Lima; Machado, Eliel Ribeiro [Orientador]; Martuscelli, Danilo Enrico; Gaspar, Ronaldo
    Resumo: O termo neoliberal é usado para definir a agenda política do governo brasileiro da década de 9 Por conseguinte, o foco deste trabalho é o discurso dos defensores de ideias ditas neoliberais Para tanto, parte-se da análise dos discursos de parlamentares que, no Congresso Nacional, falaram a favor das principais reformas constitucionais operadas no governo FHC, as quais foram determinantes para a implantação do neoliberalismo no Brasil Partindo das concepções de Poulantzas acerca da organização do Estado capitalista e incorporando, como base da análise do discurso, o dialogismo de Bakhtin, a concepção de hegemonia de Gramsci e a interpretação da ideologia de Thompson, buscamos o entendimento da ação discursiva dos deputados na esfera política O presente trabalho pretende demonstrar as formas pelas quais os congressistas, ao naturalizarem a ideologia neoliberal, construíram um discurso ideológico que legitimou o neoliberalismo como única alternativa viável e como componente teórico-prático de domínio da classe burguesa
  • Item
    Encontros com a escola e o mundo do trabalho : uma caracterização sociológica das juventudes do ensino médio integrado de Cornélio Procópio/PR
    Gomes, Tainan Rotter Begara; Lima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]; Garcia, Sandra Regina de Oliveira; Araújo, Angélica Lyra de
    Resumo: A presente Dissertação tem como objetivo principal discutir a relação que os jovens estudantes dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado do município de Cornélio Procópio, Paraná, estabelecem entre educação e trabalho Num primeiro momento problematizamos os diferentes conceitos de juventudes e sua presença ativa no ensino médio profissional público no Brasil, perpassando pelo debate de alguns desafios históricos e recentes como o contexto atual provocado pela proposta de reforma do Ensino Médio advinda de Medida Provisória Num segundo momento analisamos as relações entre juventudes e ensino médio integrado no Paraná, destacando os percursos dessa proposta integrada em dois cursos de duas escolas públicas do município de Cornélio Procópio (Colégio Estadual Castro Alves; Colégio Estadual Cristo Rei) Numa terceira etapa, com dados quantitativos e qualitativos, colhidos na pesquisa empírica, analisamos as interfaces entre trabalho e a educação na percepção das próprias juventudes do ensino médio integrado desses colégios, fazendo sua caracterização sociocultural Através dos retornos da pesquisa qualitativa, estabelecemos algumas variáveis para problematizar as vozes das juventudes do Ensino Médio integrado, focando, sobretudo nos seus pontos de vista a respeito de vários fenômenos sociais interligados com a dualidade trabalho e educação Para fundamentar a discussão nos apoiamos na perspectiva sociocultural, que percebe a escola como espaço de reprodução das relações de poder e de exclusão, mas antes de tudo, a dinamicidade da interferência dos sujeitos históricos e socioculturais no espaço escolar, entendido como lócus da valorização das diversidades/diferenças com foco na superação das desigualdades sociais, políticas, culturais e econômicas que podem ser alteradas por uma proposta de educação pública de qualidade, de cunho emancipador Nossos encontros com essas reflexões, que também se caracterizam como encontros com a escola e o mundo do trabalho, nos permitem compreender o Ensino Médio Integrado desenvolvido nessas duas instituições públicas de Cornélio Procópio/PR como uma “travessia”, mas também como um germe a caminho da construção processual e coletiva de uma concepção politécnica e unitária para essa etapa da escolarização no Brasil, projeto este que deve envolver o diálogo com todos os profissionais da educação
  • Item
    A profissão de sociólogo : uma abordagem sobre a atual realidade dos profissionais em ciências sociais egressos da Universidade Estadual de Londrina - Paraná (turmas 2009-2010)
    Ramos, Márcio Roberto Vieira; Baltar, Ronaldo [Orientador]; Baltar, Cláudia Siqueira; Cunha, Maísa Faleiros da
    Resumo: O trabalho da Dissertação de Mestrado pretende analisar a “Profissão de Sociólogo” em relação aos estudantes egressos do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL) O intuito da pesquisa esta relacionada com a atual conjuntura do mercado de trabalho nacional e as práticas políticas governamentais que dificultam a inserção e atuação profissional dos Sociólogos, que frente à escassez de vagas para a sua categoria precisa exercer seu ofício em outras áreas que não sejam de sua formação A questão central é examinar quais as funções exercidas profissionalmente pelos estudantes de Ciências Sociais da UEL depois que se formaram Compreender suas dificuldades de colocação no mercado de trabalho Diante dessa expectativa, examinar também as dificuldades e perspectivas desses profissionais enquanto estudantes perante a nova profissão, assim como, os dilemas desse ofício Para desenvolvimento da Dissertação , foram abordados temas como a formação da Sociologia no Brasil e no mundo, os precursores dessa ciência, as principais características do trabalho do Sociólogo e também sobre a legislação que regulamenta a profissão Além da referida bibliografia sobre a temática, foram levantados dados sociológicos com estudantes egressos que atuam em diversos setores e profissionais da área, através de questionários contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa
  • Item
    Para além da "fala do crime" : interações sociais e disputas de legitimidade vivenciadas por jovens "envolvidos" no "mundo do crime", em Londrina-PR
    Gusmão, Franceline Priscila; Lopes, Cleber da Silva [Orientador]; Jeolás, Leila Sollberger; Souza, Luís Antônio Francisco de
    Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de análise os significados construídos pelos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas sobre o “mundo do crime”, tendo como pano de fundo as interações sociais deles O objetivo geral é investigar o processo por meio do qual os jovens “envolvidos” no “mundo do crime” atribuem confiança, reconhecimento e aceitam as regras do que é considerado o “certo” por essa instância normativa Para isso, definiu-se o seguinte problema sociológico: como as interações sociais estabelecidas com a polícia, a família, a escola, a vizinhança e as relações de trabalho podem influenciar os jovens em cumprimento de medidas socioeducativas na definição de legitimidade em torno do “mundo do crime”, tendo como cenário a cidade de Londrina? Sustenta-se a hipótese de que as experiências cotidianas dos jovens nos campos indicados no problema de pesquisa são centrais para que se delineie legitimidade em torno do “mundo do crime”, ou seja, contribuem para que os jovens construam sentidos de confiança, proteção e reconhecimento em relação a essa instância normativa A pesquisa de campo se concentrou no CENSE I (Centro de Socioeducação de Londrina), com jovens de 15-17 anos de idade, do sexo masculino e moradores das periferias da cidade Fundamentou-se no interacionismo simbólico, no intuito de investigar as interações sociais vivenciadas pelos sujeitos nos campos em questão As narrativas dos jovens, coletadas na pesquisa de campo, foram organizadas em categorias analíticas, amparando-se na Análise de Conteúdo (BARDIN, 1979) As categorias analíticas foram organizadas em três momentos, na tentativa de discutir e analisar 1) a organização das atividades do roubo e tráfico de drogas; e o processo de formação que percorrem no “mundo do crime”, sendo que a inserção nesse espaço é dada por um processo de internalização de normas e regras desta instância; 2) as sociabilidades e os ambientes de tensões, conflitos e disputas nos quais os jovens se inserem, no que diz respeito à disputa de áreas contornadas pelo tráfico de drogas; às relações estabelecidas com a polícia; e às relações estabelecidas com a vizinhança; 3) os espaços de interações que os jovens vivenciam com a família, a escola e o trabalho, discutindo a perspectiva de que o “mundo do crime” faz fronteira com esses espaços, contribuindo para que os jovens criem sentidos e significados sobre a realidade na qual se inserem Vivenciam, assim, momentos de tensões e disputas nesses espaços de interações, uma vez que o “mundo do crime” também passa a ocupar, na percepção do jovem, os papeis sociais da família, escola e mundo do trabalho
  • Item
    Nome social como política pública nas universidades estaduais do Paraná : coalizões, permanências e persistências
    Silva, Aline Oliveira Gomes da; Lima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]; Maio, Eliane Rose; Menezes, Celso Vianna Bezerra de
    Resumo: Este trabalho, em seara das ciências sociais, converge sua atenção para as universidades estaduais do Paraná, centralizando seu objetivo em analisar o processo de regulamentação do uso do Nome Social para identificação de gênero envolvendo estudantes de graduação, professores, professoras, servidores e servidoras, com enfoque especial à forma de regulamentação da política em referência na Universidade Estadual de Londrina (UEL), entidade eleita em razão de essa universidade encontrar-se em processo de regulamentação do uso do Nome Social de seu pessoal quando a presente pesquisa foi realizada Diante dessas questões, três perguntas-chave norteiam a Dissertação : como ocorrem as discussões sobre as regulamentações do uso do Nome Social nos diversos espaços das universidades estaduais do Paraná? O que há de especificidades no caso da UEL? Que relações existem entre a política pública do uso do Nome Social com as políticas de permanência estudantil no Ensino Superior do Paraná? Como metodologia, optou-se pelo aporte teórico-metodológico do modelo de Coalizões de Defesa (MCD ou Advocacy Coalition Framework - ACF), buscando analisar como os grupos de atores e de atrizes, constituído por políticos, comunidade científica, militantes, movimentos sociais, docentes, estudantes, servidores técnicos, entre outros, têm se organizado diante da política pública envolvendo o Nome Social no estado do Paraná Como procedimentos de investigação, nesta pesquisa qualitativa, utiliza-se a análise documental, a revisão bibliográfica, os questionários abertos com as atrizes e os atores sociais que já utilizam o Nome Social O estudo parte do pressuposto de que a universidade pública tem papel de destaque na difusão de teorias/práticas legitimadoras de direitos, num constante combate a toda forma de desigualdade, violência e discriminação Estuda-se se a forma como a universidade assume seu papel sociocultural e político pode facilitar ou dificultar o acesso e a permanência de estudantes transgêneros, travestis e transexuais
  • Item
    Antropólogo e insider : contribuições da antropologia pós-moderna para a reflexão e escrita de etnografias "de dentro"
    Pereira, Luiz Fernando; Wiik, Flavio Braune [Orientador]; Menezes, Celso Vianna Bezerra de; Rapchan, Eliane Sebeika
    Resumo: O presente trabalho visa discutir as contribuições da crítica pós-moderna da Antropologia para a escrita de etnografias “de dentro”, como são chamadas as etnografias onde o pesquisador é também um membro do grupo estudado e faz uso retórico de seu status de insider em sua escrita Para tanto, promovo uma análise meta-etnográfica sobre minha “Etnografia da Venda”, promovendo uma desconstrução da mesma e ligando-a com os debates postos pelos pós-modernos na Antropologia sobre escrita etnográfica
  • Item
    Teoria social dominante e marxismo : análise crítica de Louis Althusser
    Martins, Lucas Silveira Andrade; Wolff, Simone [Orientador]; Rezende, Maria José de; Gaspar, Ronaldo Fabiano dos Santos
    Resumo: Louis Althusser desenvolveu um marxismo heterodoxo, sofrendo profunda influência do estruturalismo francês de sua época O programa estruturalista iniciado por Saussure e aprofundado por Lévi-Strauss e por inúmeros autores franceses hegemoneizou a academia francesa, apresentando inúmeras categorias basilares do edifício estruturalista Gaston Bachelard e Jacques Lacan, por exemplo, notórios autores do estruturalismo francês propiciaram um desenvolvimento metodológico largamente utilizado por Althusser As categorias fundamentais do althusserianismo, leitura sintomal, problemática e corte epistemológico podem ser facilmente percebidos nos autores de sua época, destoando largamente do marxismo de sua época Althusser, portanto, ao intentar reformar o marxismo, acaba por cair nas formulações hegemônicas de sua época, trazendo o marxismo, assim, para o campo estruturalista
  • Item
    Desafios da permanência estudantil para a população alvo da educação especial nas universidades estaduais do Paraná : foco na UEL
    Silva, Thayara Rocha; Lima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]; Ribeiro, Karen; Baltar, Ronaldo
    Resumo: Nesse trabalho, nos propusemos a analisar sociologicamente como vem sendo desenvolvidos os serviços institucionais voltados às políticas de acesso e de permanência das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas sete universidades estaduais do Paraná, com foco maior na UEL, sendo elas: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) Do mesmo modo, nos preocupamos em compreender como essas mesmas instituições públicas de Ensino Superior têm se articulado coletivamente para responder as demandas político-pedagógicas e os desafios estruturais enfrentados atualmente, sobretudo através de fóruns permanentes De caráter qualitativo, este estudo foi composto por levantamentos bibliográficos; pela análise de documentos nacionais, estaduais e cada universidade escolhida; por levantamento de informações solicitadas por mensagens eletrônicas; pela análise de jornais acessados online; por observações na UEL, sobretudo no NAC (Núcleo de Acessibilidade) e nos eventos promovidos pelo Fórum Estadual de Educação Especial das IES do Paraná, inclusive com aplicação de questionário impresso Enfim, inúmeras se mostram as tentativas coletivas e as persistências na busca pela democratização de acesso e de permanência dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidade/superdotação nas sete universidades estaduais do Paraná, mas, no mesmo patamar de grandeza estão as inúmeras dificuldades e barreiras enfrentadas por técnicos, docentes e especialmente pelos estudantes na luta pelas políticas de acessibilidade nessas instituições públicas Por isso, a relevância da ampliação de estudos nesta área, neste caso sob o olhar das Ciências Sociais Os resultados da investigação revelaram que já se pode enumerar alguns avanços na área da inclusão e de acessibilidade, sobretudo no que tange às políticas curriculares nacionais e estaduais Mas, é igualmente relevante apontar os desafios, as lacunas, as barreiras e as distâncias neste vasto caminho que ainda separa as necessidades das populações alvo da Educação Especial das políticas educacionais de ensino superior
  • Item
    Secularização e dessecularização na pós-modernidade : relações entre cultura e identidade
    Rossi, Pedro Vinicius Nery Moreira Figueiredo; Menezes, Celso Vianna Bezerra de [Orientador]; Wiik, Flávio Braune; Soares, Marco Antônio Neves
    Resumo: O presente trabalho apresenta uma análise que visa compreender a relação entre a pós-modernidade e as teorias da secularização, desenvolvendo um estudo acerca da relação desta a partir da perspectiva da dessecularização e dos possíveis elementos de contrassecularização Tal perspectiva proposta procurou investigar tanto as principais ideias desenvolvidas sobre a temática da pós-modernidade, quanto aquelas que vinculam os conceitos e as teorias sobre os processos de secularização e dessecularização Sendo possível verificar a existência de uma relação de retomada, ou permanência desta, a partir de determinados aspectos religiosos presentes na sociedade e/ou em seus sujeitos, compreendendo os elementos que disporiam e objetivariam esse ressurgimento do sentimento religioso, dado [portanto] a partir de um processo cultural e identitário
  • Item
    A população negra em Londrina : as interfaces entre violência e educação
    Galdino, Claudio Francisco; Silva, Maria Nilza da [Orientador]; Campos, Margarida de Cássia; Lima, Ângela Maria de Sousa
    Resumo: O principal propósito desta Dissertação foi problematizar as interfaces entre violência e educação que condicionam os homicídios da população negra em Londrina Concomitante a análise dos homicídios ocorridos no período de 25 até 214, buscaremos compreender a persistência histórica de segregação socioespacial, racismo e violência, contra os negros no Brasil, e como a evasão escolar, a baixa escolaridade e a vulnerabilidade social conjugam na elevada incidência de homicídios voltadas a população negra Nossa trajetória como militante do movimento negro, morador por décadas em bairro de extrema pobreza e sobrevivente justifica nosso empenho nesta pesquisa O desenvolvimento desse trabalho partiu do levantamento de dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), órgão ligado ao Ministério da Saúde, que disponibiliza informações sobre homicídios em todo território nacional, outra fonte de pesquisa sobre a questão da violência e homicídios no país, foram obtidas a partir da análise dos Mapas de Violência, que validam as denúncias feitas pelo movimento negro de um genocídio voltado a população negra Já a pesquisa empírica ocorreu no CREAS II, que atende jovens em Liberdade Assistida e no banco de dados do Instituto Médico Legal (IML/LDA), ambos forneceram dados acerca dos homicídios, escolaridade, região geográfica, entre outras informações que se fizeram cruciais na estruturação e resultados desta pesquisa Evidenciamos, a partir da análise dos indicadores, que a evasão escolar, baixa escolaridade, a segregação espacial e a cor da pele, são determinantes na maior incidência de homicídios voltados a população negra, desta forma o racismo assoberba a possibilidade de negros e negras serem vítimas de violência que culminam em homicídios
  • Item
    Gênero nos currículos e nas percepções das/dos estudantes do ensino médio : uma caracterização sociológica
    Cruz, Andréia Cristina da; Lima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]; Campos, Margarida de Cássia; Araújo, Angélica Lyra de
    Resumo: A presente Dissertação de Mestrado propõe uma reflexão acerca da discussão das questões de gênero e de seus desdobramentos no currículo do Ensino Médio, com enfoque na disciplina de Sociologia Os estudos enveredaram sobre os elementos deste processo no âmbito escolar, pensando a sala de aula como um espaço relevante para problematização dos papéis de gênero, ao entender, sob a ótica de Juarez Dayrell (199), que a escola é um lócus sociocultural relevante de produção de conhecimentos, mesmo sendo ela também um ambiente onde se reproduzem diferentes formas de desigualdades Tem-se como hipotese que o currículo de Sociologia do Ensino Médio é reprodutor das desigualdades de gênero, porém, traz consigo a potencialidade de produzir novos conhecimentos e práticas; e que a Sociologia pode oferecer uma formação crítica capaz de proporcionar às/aos estudantes diferentes olhares sobre os fenômenos sociais, de modo a contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva, democrática e igualitária no que tange ao respeito às diversidades de gênero e sexualidade Neste contexto, foi realizada pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, análise de documentos oficiais na área de educação e a problematização sociológica dos dados qualitativos e quantitativos colhidos pelo LENPES/UEL em uma pesquisa de campo de aplicação de questionário junto a 1546 estudantes em oito escolas públicas de Ensino Médio dos municípios de Londrina/PR e de Rolândia/PR O trabalho foi dividido em três núcleos: Currículo sob a ótica da diversidade, da inclusão e dos direitos Humanos; Relevância dos Estudos de Gênero no Ensino Médio; Questões de Gênero e Sexualidade sob a ótica das/dos Estudantes das Escolas Públicas de Londrina e de Rolândia Entre outras considerações, buscou-se demonstrar a relevância de se compreender tanto a caracterização sociocultural das/os estudantes, como o que estas/es estão interpretando a partir dos diferentes fenômenos sociais que fazem interfaces com a escola atual As respostas das/os estudantes nos propiciaram pistas pedagógicas que evidenciam a necessidade de aprofundarmos os conhecimentos sobre as questões de gênero na formação inicial e continuada de professoras/es da Educação Básica e do Ensino Superior, mesmo em um contexto em que poucos espaços curriculares estão destinados à tais conteúdos e abordagens nos materiais didáticos de Sociologia e nos documentos oficiais (no Brasil e no Estado do Paraná)
  • Item
    A internet e suas inovações na socialização de jovens do início do século XXI em Londrina (PR)
    Garcia, Lucas; Spirandelli, Claudinei Carlos [Orientador]
    Resumo: A partir do conceito "sociedade em rede" de Castells e de um "novo padrão social" por ele sugerido, esta pesquisa debruça-se sobre eventuais inovações na sociabilidade juvenil, influenciadas pelas inovações tecnológicas e socioculturais pós-internet Amparado por teorias que apontam novos modelos, conceitos e referenciais juvenis (Lahire, Maigret, entre outros), este trabalho investiga jovens de uma média cidade brasileira (Londrina-PR) apreciadores do universo dos jogos digitais e suas ampliadas redes de contatos on-line, cujo imaginário também estaria relacionado com a denominada cultura juvenil geek e/ou nerd Assim, as sociabilidades dos jovens mais aficionados pelo citado universo digital moldariam-se por esses renovados interesses, conhecimentos, afinidades, valores, construídos e/ou incorporados a partir dessa nova rede ampliada de contatos locais e virtuais Esta pesquisa indaga sobre esses possíveis novos traços de sociabilidade, em meio ao universo digital frequentado pelos mais aficionados jovens jogadores on-line, este que é um dos grupos etários socioculturais de maior intimidade com a internet e suas multimídias
  • Item
    Percursos da educação profissional técnica de nível médio integrado no IFPR de Telêmaco Borba/PR : uma análise sociológica
    Souza, Helaine Christina Oliveira de; Lima, Ângela Maria de Sousa [Orientador]; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Lanza, Fábio
    Resumo: Esse estudo teve como principal objetivo compreender os percursos da educação profissional integrada ao Ensino Médio ofertada pelo IFPR, campus de Telêmaco Borba-PR, por meio da pesquisa bibliográfica, da análise de documentos oficiais e dos resultados do survey realizado com 24 egressos de 215, do Ensino Médio Integrado do IFPR, campus Telêmaco Borba, assim como da entrevista semiestruturada com a Prof Drª Sandra Regina de Oliveira Garcia, além do uso de dados secundários a respeito do tema Nesse contexto, buscou-se delinear quem são as juventudes no Brasil e como relacionam-se com o mundo do trabalho, pois configuram-se como o principal público da Educação Profissional Técnica de Nível Médio Em seguida, foi realizado um levantamento histórico-documental sobre a educação profissional no país, com destaque ao contexto em que as políticas para EPT foram norteadas até a Lei n° 13415, de 217 Após essas discussões, nos detivemos em aprofundar três problematizações no âmbito do ensino profissional no Brasil, sob o olhar das Ciências Sociais, em especial da área da Sociologia da Educação Primeiro, uma análise histórico-documental dos principais caminhos trilhados com a Lei n° 11892, de 29 de dezembro de 28, que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Segundo, uma reflexão, com legislações e autores clássicos/contemporâneos, acerca da perspectiva de formação integral a partir da integração entre trabalho, tecnologia, ciência e cultura Terceiro, compreender a relação entre juventudes, educação e trabalho no IFPR de Telêmaco Borba, Paraná, com o estudo de decretos, relatórios institucionais, avaliações internas, Projeto Político Pedagógico e as concepções dos egressos de 215 Considerou-se nessa Dissertação que a oferta de educação profissional pública, de nível médio, deve-se configurar não apenas como formação técnica para o mundo do trabalho, mas ir além, de modo a garantir a formação de qualidade pautada na concepção de politecnia, superando a estrutura histórica dual do ensino profissional no país A partir de preocupações elucidadas pela prática sociológica enquanto docente do IFPR, inquietou-nos ao vislumbrar também, na contramão desse contexto de desigualdades socioeducacionais, as experiências dessa proposta de formação profissional, que embora não desenvolva a formação politécnica no campus de Telêmaco Borba, está conseguindo traçar interfaces mais avançadas entre a formação para o mundo do trabalho, a formação para a vida social e para a continuidade dos estudos nesse Instituto Federal
  • Item
    Intelectuais da educação e relações políticas : trajetórias de vida em contrastes
    Bramé, Marieni Luiza; Spirandelli, Claudinei Carlos [Orientador]; Lanza, Fábio; Jesus, Adriana Regina de
    Resumo: A proposta desta Dissertação é analisar as demandas e anseios dentro da trajetória de intelectuais da educação e como conseguiram efetivar seus êxitos no interior das relações de poder/academia e em espaços do poder/política Outro objetivo era expor como elementos e características de cada época teriam propiciado também a formação de um ideal de educação O eixo central a ser analisado diz respeito às visões sobre o campo da educação que os intelectuais enfocados tinham nos referidos recortes temporais/geracionais, buscando semelhanças e divergências E estas se encontram nos debates educacionais da época A pesquisa pertence à área da sociologia da cultura e baseia-se, de modo principal, em referenciais teóricos de Pierre Bourdieu e Norbert Elias, entre outros