02 - Mestrado - Sociologia

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    O Brasil entre o anti-ambientalismo e o neodesenvolvimentismo : uma análise comparada dos governos Bolsonaro e Lula por meio da análise de discurso ecológico
    (2024-01-30) Torres, Stefano Marcos Cavalcanti; Silva, Rafael Braz da; Bassani, Paulo; Ferreira, Jose Julio Nunes; Pellegrini, Rosivaldo
    Este trabalho busca analisar comparativamente, por meio teoria de análise de discursos, as linguagens, propostas e ações ambientais no contexto da crise climática em dois períodos da política ambiental brasileira: durante os governos de Bolsonaro (2018-2022) e Lula (2022-2023). O objetivo é oferecer uma abordagem crítica para compreender intenções e impactos de projetos e das políticas ambientais nesses governos, levando em consideração a importância das identidades culturais e ecológicas em um contexto de emergência climática mundial. Para isso, serão utilizadas as perspectivas teóricas de Goffman, Giddens, Moore e Saito, a análise de discurso de Fairclough, Hajer, explorando como essas teorias podem iluminar as dinâmicas sociopolíticas relacionadas às mudanças climáticas, ao desenvolvimento sustentável e a identidade dos sujeitos. Será investigado como as narrativas, enquadramentos (a forma como interpretamos e damos sentido ao mundo. As estruturas cognitivas básicas que guiam a percepção e a representação da realidade. Na análise de discursos políticos, o enquadramento é utilizado para identificar as estratégias textuais e as representações contidas em um corpus, ou seja, para compreender como os enquadres foram produzidos e realizados pelo político) e coalizões discursivas moldam a percepção pública, a ação coletiva e as tomadas de decisão em relação ao meio ambiente. Pretende-se que esta análise crítica das identidades culturais, das estruturas de poder e das lutas simbólicas, à luz da teoria bourdieusiana, presentes nas políticas ambientais, contribua para uma compreensão dos desafios e das possibilidades de construção de políticas ambientais frente o contexto climático emergencial presente.
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    Produção decisória e sistema de justiça criminal : uma análise dos casos de homicídios no município de Cambé-PR
    (2024-03-19) Chirnev, Gustavo Vacile Martinez; Lopes, Cleber da Silva; Ribeiro, Ludmila Mendonça Lopes; Costa, Arthur Trindade Maranhão
    Este trabalho estuda o fluxo do Sistema de Justiça Criminal para os casos de homicídios no Município de Cambé, Estado do Paraná, entre 1990 e 2019. O objetivo central é identificar as taxas de sentenciamento e o tempo médio gasto para a produção de decisões sobre o crime de homicídio doloso na cidade em diferentes momentos criminais, proporcionando uma compreensão mais profunda da impunidade e da eficiência do Sistema de Justiça Criminal brasileiro em cidades de médio porte e em contextos criminais distintos. Foram analisados autos de processos de homicídios consumados e seu processamento pelo Sistema de Justiça Criminal - Polícia Civil, Ministério Público e Magistratura – com vistas a responder às seguintes questões: quais são as taxas de sentenciamento e qual é o tempo mediano gasto para a produção de decisões sobre o homicídio doloso no município de Cambé no período entre 1990 e 2019? Como diferentes momentos criminais interferem nas taxas de sentenciamento e no tempo mediano de processamento dos casos? Para responder a essas questões, a pesquisa adota a abordagem metodológica longitudinal ortodoxa para estudar uma amostra aleatória de 180 inquéritos ou processos de homicídios ocorridos em Cambé no período de referência do estudo e arquivados na Vara Criminal ou Delegacia da cidade. Os resultados mostram que as taxas de sentenciamento foram maiores no período 1990-1999 (77%) e significativamente menores no período 2000-2012 (41%), que corresponde aos períodos com as taxas mais baixas e mais altas, respectivamente, de homicídios dolosos na cidade. Já o tempo para o trânsito em julgado dos casos, estimado por meio de Análise de Sobrevivência, mostrou-se supreendentemente maior no período 1990-1999 (4.415 dias) do que nos períodos em que o SJC teve que processar mais casos (2.040 dias no período 2000-2012; e 1.415 dias no período 2013-2019). Essas diferenças temporais são explicadas principalmente pelo perfil do titular da Vara Criminal, que desempenha papel determinante no fluxo dos casos. Em geral, os resultados parecem indicar que a capacidade do Sistema de Justiça Criminal para processar homicídios dolosos depende tanto do volume de casos quanto da eficiência das organizações que o compõem o sistema.
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    O corpo e o uso de substâncias psicoativas: práticas e contextos de uso entre estudantes universitários(as)
    (2012-04-24) Pagnossim, Carla Maria Canalle; Jeolás, Leila Sollberger; Domanico, Andrea; Ramírez-Gálvez, Martha Célia
    Esta pesquisa teve como objetivo apreender práticas e contextos de uso de substâncias psicoativas entre estudantes de graduação da Universidade Estadual de Londrina, sobretudo de maconha, cocaína e/ou crack, visando compreender quais os tipos de engajamento com o mundo ocorrem com estes jovens a partir do uso destas substâncias. O objeto deste estudo é o corpo, entendendo-o como agenciador das experiências, não sendo considerado apenas como um organismo biológico que responde a estímulos ou como sustentáculo no qual são construídas as representações psíquicas. Para atingir o objetivo deste estudo, utilizei três categorias analíticas que orientam a pesquisa sobre as práticas de uso de substâncias psicoativas: a "extensividade e intensividade", ou seja, a relação entre os modos extensivos de viver, prescritos socialmente e os intensivos, que fogem às regras sociais de conforto, longevidade e segurança; a complexa relação entre a "destruição agonística" e a "plenitude do êxtase", que se refere às experiências de prazer e de sofrimento; e os sentidos individuais e coletivos dados ao uso destas substâncias. A técnica metodológica utilizada foi a de entrevistas em profundidade, em que os(as) participantes foram contactados(as) através do recurso chamado "bola de neve". Com esta técnica, os(as) primeiros(as) interlocutores(as) indicaram e mediaram novos encontros com outros(as) estudantes. Foram entrevistados(as) estudantes universitários(as) ao longo de um ano de minha circulação em diferentes espaços, principalmente dentro do campus universitário. Este estudo problematizou a concepção médica moral sobre o uso de substâncias psicoativas na nossa sociedade, uma vez que tal concepção funciona como embasamento teórico para a política proibicionista, visando discutir o pressuposto de que os diversos usos de substâncias psicoativas são possibilidades contemporâneas de engajamento com o mundo, construindo uma reflexão sobre alternativas e limites do agenciamento individual e coletivo pelos estudantes nestas práticas
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    Política e imprensa: análise dos editoriais do jornal "O Estado de S. Paulo" nos primeiros anos após o golpe militar de 1964
    (2012-04-17) Souza, Camila Torres de; Rezende, Maria José de; Miani, Rozinaldo; Chaia, Vera Lúcia Michalany
    Este trabalho apresenta a dimensão das relações de poder no bojo da ditadura militar no Brasil, dos anos iniciais após o golpe até o acirramento do regime, sobretudo com a decretação do Ato Institucional nº. 5 (AI-5), momento em que se tem a efetivação das arbitrariedades. Esta pesquisa situa os aspectos de controle que as Forças Armadas exerceram sobre a organização do Estado com sua presença ostensiva na cena política, a saber, a justificativa ideológica para o golpe militar de 1964 foi encontrada na Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento, ministrada pela Escola Superior de Guerra (ESG). Nesse ínterim, o problema sociológico é pensar como a lógica do autoritarismo vai se redefinindo, bem como os procedimentos sociais e políticos, antes e depois do AI-5, especificamente na atuação de um órgão da grande imprensa. Como procedimento metodológico utilizamos a análise documental de editoriais do jornal O Estado de S. Paulo do período (1964-1970) para denotar sua postura, tanto com relação ao apoio dado na ocasião do golpe militar, quanto ao processo de submissão crescente com a promulgação da Constituição de 1967, 'escoltada' pela Lei de Segurança Nacional. Para tanto, torna-se importante conhecer os desdobramentos na relação de poder e influências da ESG em seu principal norteador do pensamento à época, sua Doutrina Básica, que designava um posicionamento político do modo como o Estado deveria ser gerido, ou seja, teria um modelo proposto pela Doutrina com o qual seria possível governar. Como decorrência deste processo tem-se o cerceamento das liberdades de organização, opinião e expressão, minimizadas a cada novo ato institucional publicado, o que será sentido em muitas esferas da vida social, dentre as quais, os meios de comunicação de massa e, por conseguinte, o referido periódico. Percebeu-se um descontentamento pontual do periódico em alguns momentos específicos do governo Costa e Silva, por exemplo, o que não o faz, necessariamente, mudar sua postura de louvação às ações dos militares, nem tampouco criticar o encadeamento das consequências para outras esferas da vida social.
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    Educação profissional e a "responsabilidade" das empresas: um estudo da ideologia da Fundação Bradesco
    (2011-03-16) Toitio, Rafael Dias; Santos, Ariovaldo de Oliveira; Angeli, José Mario; Roio, Marcos Tadeu Del
    Pesquisa em questão tem como objeto o programa de educação profissional desenvolvido pela Fundação Bradesco, que é voltado sobretudo para as classes subalternas, nas regiões onde atua. Mais especificamente, analisaremos a produção do discurso ideológico e político do programa em questão e, em consequência, da própria Fundação, entendendo a educação profissional como um momento privilegiado da formação objetiva e subjetiva do trabalhador, onde técnica e política estão ligadas inexoravelmente. Em torno disso, tentaremos responder as seguintes problematizações: qual o real significado político-ideológico do projeto pedagógico de tal programa? Há um intuito, por parte da Fundação Bradesco, de formar não apenas tecnicamente, mas também eticamente indivíduos oriundos das classes subalternas e, dessa forma, participar ativamente na direção moral e intelectual da sociedade brasileira? Qual o conteúdo ético-político dessa formação? A partir desse estudo de caso, procuraremos reconstituir, parcialmente, o processo de consolidação da hegemonia neoliberal no Brasil, enfatizando, sobretudo, os aspectos ideológicos e a construção do projeto hegemônico, que tem obtido êxito na desorganização e conformação dos projetos das demais classes. Para tanto, discutiremos a intervenção do empresariado sobre a questão social, a partir da década de 1990, como um momento de avanço das classes dominantes na -guerra de posições? e, além disso, como esse processo, no caso da Fundação Bradesco, se expressou em princípios e conteúdos mediadores dos processos pedagógicos da mesma.
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    Produções imagéticas e vida social: transformações nas imagens do trabalho (1910-1937)
    (2007-11-26) Veiga, Adriana Imbriani Marchi; Santos, Ariovaldo de Oliveira; Alves, Giovanni Antonio Pinto; Lenardão, Elcio; Camargo, Isaac Antonio
    Este trabalho tem por objetivo verificar as transformações estéticas e técnicas ocorridas nas imagens que representam o trabalho, bem como, verificar os acontecimentos sociais e políticos que intervieram nesse processo de transformação. A análise busca compreender as tendências estéticas e ideológicas que marcam a produção do artista e do crítico de arte, inseridos nesse contexto. Essas reflexões dar-se-ão com base nas produções imagéticas - reproduções de pinturas, e textual - textos de critica de arte que compõe o cenário artístico brasileiro das décadas de 1910, 20 até 1937, período em que se delimitou o objeto de pesquisa.
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    Mecanismos de controle na indústria automobilística do estado de São Paulo (1990-2010)
    (2012-04-20) Silva, Marcela Vianna Corrêa da; Wolff, Simone; Galvão, Andréia; Baltar, Ronaldo
    O presente trabalho tem como objetivo levantar elementos que colaborem com a percepção das condições de trabalho e de organização dos trabalhadores metalúrgicos no Brasil na atualidade. Para isso procuramos demonstrar as principais transformações no âmbito interno das fábricas automotivas e na legislação trabalhista brasileira nas décadas de 1990 e 2000. Trabalhamos com a hipótese de que as mudanças deste período causaram uma precarização das condições de trabalho e influiram no fim do ciclo de greves iniciado em 1978 (1998-1997). Com esse debate pretendemos verificar as possíveis futuras investidas do capital e, em contrapartida, as condições de resistência e avanço na organização de classe dos trabalhadores metalúrgicos de indústrias automotivas do estado de São Paulo.
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    Afinal, o que faz o Programa de Iniciação à Docência - PIBID? Um estudo sobre a formação de professores na UEL, 2010-2016
    (2016-12-22) Rodrigues, Franciele; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Almeida, Ana Maria Chiarotti de; Meucci, Simone; Lanza, Fábio
    Esta pesquisa analisa se e como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem provocado mudanças nos sentidos das configurações de formação de professores no campo da educação segundo as percepções de agentes do programa (coordenadores de área, professores supervisores e egressos) na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no período de 2010 – quando a UEL passou a participar do PIBID a 2016, ano em que concluímos este trabalho. Partimos das seguintes questões: Quais as disposições (LAHIRE, 2002) que o PIBID tem desenvolvido? Como interage com todas as demais fontes de disposições possíveis para os que se aproximam das agências formadoras de professores? Nossas hipóteses iniciais foram pensadas em vista de que o PIBID tem sido um novo espaço de formação e socialização de professores, cujas experiências geradas têm interferido nos modelos para a formação docente e produzido novas relações entre as agências (instituições de ensino superior, escolas e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES) e os agentes (professores universitários, docentes das escolas, licenciandos e alunos do ensino médio). A fim de responder tais questões, nossos caminhos teórico-metodológicos nos levaram a articular várias técnicas de pesquisas capazes de captar as percepções e as teias de disposições acionadas ou não pelos agentes envolvidos. Assim, os instrumentos de pesquisa foram os seguintes: aplicação de questionários online a doze coordenadores de áreas e dez egressos, trabalho de campo em duas escolas públicas dos municípios de Londrina-PR e Cambé-PR, onde acompanhamos as aulas de duas egressas (professoras iniciantes) que participaram do PIBID nas áreas de Ciências Sociais e Matemática e as aulas de outras duas docentes (professoras veteranas) das mesmas áreas, que não foram bolsistas de iniciação à docência. Além disso, realizamos um grupo focal com cinco professores supervisores do PIBID de Ciências Sociais e entrevistas com duas professoras supervisoras do programa na área de Matemática. O trato de todas as informações coletadas ocorreu por meio da triangulação de dados. Foi possível apreender que o PIBID tem gerado ressignificações do espaço das licenciaturas na Universidade Estadual de Londrina, do papel dos professores das escolas na qualificação de novos docentes e tem levado mais agentes a aderir ao campo da educação, acionando novas disposições entre todos os agentes envolvidos. Ou seja, os professores da Universidade, das escolas, os estudantes do ensino médio, da graduação e da pós-graduação se apresentam mais dispostos a agir dentro das escolas e das universidades em busca de uma formação profissional mais qualificada e densa. Os conflitos e as tensões também foram reposicionados, com novos olhares e maneiras de interpretá-los.
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    A construção da sustentabilidade e os desafios à conservação da biodiversidade: unidades de conservação e gestão dos recursos naturais em Londrina/ PR
    (2011-04-15) Rodrigues, Daniel Delatin; Baltar, Ronaldo; Bassani, Paulo; Young, Andrea
    A pesquisa desenvolvida aqui teve o objetivo de analisar o modo como as estratégias para conservação da biodiversidade, sendo originárias de uma construção social a respeito da interação entre meio ambiente e sociedade, expressam-se por meio de modalidades diferenciadas de gestão e apropriação dos recursos naturais. Tomando as Unidades de Conservação como aspecto mais visivel destas estrategias, discutiremos os limites e potenciais que trazem para a construção da sustentabilidade - usando como caso a criação de uma Unidade de Conservação no município de Londrina/PR - onde procuraremos mostrar que a sustentabilidade é uma construção política que impõe aos sistemas sócio-culturais mudanças significativas em suas modalidades de apropriação dos recursos naturais e no modo de sua interação com a natureza.
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    Os sentidos de sexualidade e a reforma educacional brasileira: a doença, os medos e interditos
    (2006-10-20) Rodrigues, Christiani Martins; Almeida, Ana Maria Chiarotti de; Cesário, Ana Cleide Chiarotti; Capelo, Maria Regina Clivatti
    Na década de 1990, a necessidade em se combater a epidemia HIV/AIDS e o número de gravidez na adolescência "obrigou" a escola a abordar a temática Sexualidade, em sala de aula, por meio de discursos mais diretos e abertos. Assim, tornou-se urgente elaborar Orientações Sexuais direcionadas ao grupo jovem, pois, apesar de tantas iniciativas em se combater o sexo não-seguro, a gravidez adolescente e a proliferação do HIV/AIDS, o nível de contaminação entre os jovens e o número de mães adolescentes não param de crescer. Dessa maneira, o objetivo do presente trabalho consiste em compreender a construção dos sentidos de sexualidade, presente nos documentos oficiais da Reforma Educacional Brasileira - em especial no documento específico sobre Orientação Sexual, incluído nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, enquanto um dos Temas Transversais -, bem como de um Projeto Político Pedagógico de uma escola pública da cidade de Londrina. Analisar estes documentos significa compreender como a escola participa efetivamente da construção de subjetividades, ao "transmitir" e "reproduzir" os sentidos dos valores construídos em nossa sociedade, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Para tanto, a Análise de Discurso, inspirada em Michel Pêcheux, assumiu, para a presente pesquisa, o lugar da metodologia, e algumas de suas categorias vieram a formar o referencial teórico deste trabalho: a Ideologia, o Sujeito, a Formação Discursiva e o Silêncio. Desse modo, foi possível perceber pontos de distanciamentos e encontros entre as propostas do Projeto Político Pedagógico analisado e o documento elaborado sobre Orientação Sexual na Reforma da Educação Brasileira. Distanciamentos, por não se perceber um processo de continuidade entre eles, como previsto na LDB, quando determina o caráter de continuidade e aprofundamento do Ensino Médio em relação ao conteúdo desenvolvido no Ensino Fundamental. E encontros, quando o Projeto Político Pedagógico da escola em questão, apesar de conseguir vislumbrar duas maneiras de se falar sobre a sexualidade - sob uma perspectiva sociológica e biológica -, relaciona o conteúdo sobre Orientação Sexual mais especificamente com o seu aspecto biológico, estando, assim, de acordo com o documento oficial sobre a Orientação Sexual na escola. O sentido de sexualidade no documento oficial sobre Orientação Sexual, apesar de mostrar avanços, por evidenciar questões como "visões pluralistas da sexualidade" ou a necessidade da escola acolher as questões sobre esta temática trazidas pelos alunos, colocando-se como imparcial, de modo a não influenciar nas escolhas individuais, não consegue transcender os tabus e preconceitos existentes na sociedade brasileira, quando sua manifestação se restringe apenas aos aspectos biológicos da sexualidade. Do mesmo modo, apesar dos documentos oficiais da Reforma Educacional Brasileira acentuar o sujeito crítico e capaz de fazer escolhas próprias, os documentos acabam por silenciar este sujeito, não dando vazão para suas dúvidas e, ao não estabelecerem lugares nos quais eles possam efetivamente fazer suas escolhas, só lhe permite uma construção do sentido de sexualidade confusa, baseada no medo e nos interditos, pelo fato do sentido de sexualidade, com que entra em contato, estar sempre permeada pela doença e pelo não-dito.
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    Análise do processo de trabalho das indústrias de confecções da região de Londrina-Pr
    (2006-12-12) Pereira, Cibélia Aparecida; Santos, Ariovaldo Oliveira dos; Alves, Giovanni Antonio Pinto; Bertero, José Flávio
    O presente estudo procura mostrar questões inerentes às relações de trabalho da indústria de confecções da região de Londrina no Paraná, submetidas à lógica do sistema capitalista de produção através das mudanças ocorridas no mundo do trabalho, que diretamente tem influenciado o modo de organização do trabalho desse setor produtivo. Verifica-se que a reestruturação produtiva não tem resultado em modernos avanços tecnológicos para o setor, como ocorre com outros setores industriais. Foi, no entanto, observado na presente pesquisa que o setor apresenta características ainda rudimentares na forma de produzir, dessa forma tem investido mais em técnicas organizacionais, que por sua vez tendem a desqualificar e precarizar a força de trabalho, do que em incrementos tecnológicos que se dão de forma menos contínua. Isso, entretanto, está relacionado ao fato do setor apresentar forte dependência de mão-de-obra para o desenvolvimento da produção, por ser a princípio de baixo custo. A pesquisa ainda revela que a qualificação para o trabalho no setor é algo fundamental, porém, não determinante para se realizar as operações que são características do processo de fabricação de uma indústria confeccionista. Destaca-se ainda a necessidade do setor em ser flexível, tanto na organização produtiva e de pessoal no interior das empresas, quanto estendendo a sua produção para fora da fábrica, uma tendência dos novos parâmetros produtivos que tem sido aplicado também no setor de confecções.
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    A identidade ecológica do movimento dos trabalhadores rurais sem terra - MST: o caso do assentamento Dorcelina Folador - Arapongas - Paraná
    (2005-03-30) Negri, Paulo Sérgio; Bassani, Paulo; Calzavara, Oswaldo; Gratão, Lúcia Helena Batista
    O trabalho A identidade ecológica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST: o caso do assentamento Dorcelina Folador no município de Arapongas - Paraná teve como objetivo a análise das orientações do MST no que diz respeito a preservação ambiental, bem como detectar a construção da identidade ecológica do MST e perceber em que medida o discurso agroecológico do Movimento em nível nacional/local rebate junto aos assentados na forma de projeto agroecológico dentro do assentamento. O MST se posiciona contrário ao modelo de agricultura moderna adotado no Brasil que intensificou-se a partir da Revolução Verde, pois o considera nocivo ao meio ambiente além de permitir a exclusão social. Em tese o MST propõe a implantação de um novo modelo de produção agrícola pautado no desenvolvimento rural sustentável (agroecológico). A partir desse pressuposto foi escolhido o assentamento Dorcelina Folador no município de Arapongas no norte do Paraná para que esta pesquisa se realizasse. Foram aplicadas entrevistas aos assentados em duas etapas: a primeira etapa foi realizada com quarenta famílias de assentados e a segunda etapa apenas aos assentados que trabalhavam com produtos orgânicos. A análise dos dados e o confronto com o discurso do MST demonstraram a existência de fatores limitantes que influenciaram a constatação da aplicação efetiva do discurso do MST junto aos assentados deste assentamento sendo eles: ausência de um projeto em produção orgânica; dificuldades dos assentados em romper com o paradigma da agricultura moderna; mercado para produtos orgânicos; falta de formação técnico-educativa específica para a produção agroecológica.
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    Religiosidade contemporânea: aproximações entre o neopentecostalismo e o neoliberalismo
    (2013-09-05) Morais, Edson Elias de; Lanza, Fábio; Wiik, Flavio Braune; Poker, José Geraldo Alberto Bertoncini
    A pesquisa teve como foco a análise da relação entre religião e sociedade na contemporaneidade, procurando perceber o grau de influência entre a religiosidade neopentecostal com o neoliberalismo. Procuramos perceber qual a influência que as igrejas que assimilaram a religiosidade neopentecostal estabelecem com a sociedade brasileira por meio dos ensinamentos religiosos e das práticas dos fiéis no cotidiano. Sociedade que é marcada pela desigualdade econômica, política e social, mas que está imbuída pela ideologia do capitalismo neoliberal que prega riqueza, consumo de bens materiais, individualismo e competição. Nosso objeto de investigação é a religiosidade neopentecostal, que nasceu no Brasil em fins de 1970, se consolidou na década de 1990 e se propagou em outros segmentos evangélicos na primeira década do século XXI. Assim, o universo da pesquisa foram quatro segmentos evangélicos distintos a priori, localizados em Londrina-PR, dos quais selecionamos a Igreja Assembleia de Deus, a Igreja Nova Aliança, a Igreja Presbiteriana do Brasil e a Igreja Universal do Reino de Deus, com o objetivo de comparar e interpretar os discursos e perceber em que medida a religiosidade neopentecostal tem sido assimilada por outros segmentos evangélicos, e como isso tem reverberado nas práticas políticas e sociais destas igrejas. Para esta investigação fundamentamo-nos na perspectiva do materialismo histórico que considera a estrutura social um reflexo da organização dos homens na produção das condições materiais de vida, sendo que esta perspectiva tem por princípio explicativo a contradição. Mas ao mesmo tempo não desconsideramos as questões subjetivas envolvidas na religião e na religiosidade neopentecostal, e para isso nos sustentamos em conceitos da sociologia compreensiva weberiana. A construção teórica foi sedimentada a partir das contribuições de Antônio Gouvêa Mendonça, Ricardo Mariano, Paul Freston e José Bittencourt Filho e dos clássicos da sociologia da religião como Otto Maduro e Peter Berger. Como método de pesquisa utilizamos a técnica da entrevista semiestruturada com dois líderes das referidas denominações, observação participante nos cultos e análise de discurso dos sermões e das orações. Verificou-se que os outros segmentos evangélicos assimilaram, em proporções diferentes, a religiosidade neopentecostal, pois ela se apresenta maleável e intercambiável com as religiosidades já estabelecidas. E, devido às suas características contemplativa e individualista, estimula os fiéis a uma vivência distante de uma prática política combativa contra as desigualdades sociais próprias do sistema capitalista e do engajamento na transformação da realidade social; assim, a religiosidade neopentecostal mantém relações de interdependência com a ideologia neoliberal que sustenta um mercado de bens religiosos lucrativo.
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    Teorias e métodos em pesquisas sobre ensino de sociologia
    (2012-12-20) Lima, Alexandre Jeronimo Correia; Silva, Ileize Luciana Fiorelli; Meucci, Simone; Lima, Ângela Maria de Sousa
    O objeto desta pesquisa é a parte do processo de estruturação do discurso sociológico, resultante da realização da disciplina de Sociologia, no ensino básico. Propõe-se a formalizar e testar um método de análise, com o intuito de contribuir para o esclarecimento de relações implícitas entre propostas curriculares e práticas pedagógicas, referentes ao ensino de Sociologia. Tal instrumento deve ser capaz de balizar como estão sendo realizadas as formas de controle do discurso sociológico, derivadas de seu posicionamento em relação aos demais discursos da sociedade. Os princípios analíticos que norteiam toda a reflexão são as relações de poder e as de controle, presentes na produção social do conhecimento sociológico, especialmente na prática pedagógica escolar. Portanto, a Escola e os sujeitos deste campo – desde os currículos, até os alunos, professores e funcionários são focos de investigação. Apoiando-se em pesquisas sobre ensino de Sociologia, procurou-se analisar quais tendências de currículo e de pedagogia incidem sobre a prática da disciplina de Sociologia. Para verificar como as práticas pedagógicas materializam o currículo em sala de aula, foram realizadas observações, ao longo de um ano letivo (2011 e 2012), em uma escola pública central de grande porte e em uma escola particular de médio porte do município de Londrina, norte do Paraná. As diferentes realidades observadas apontam para determinados aspectos do impacto do discurso sociológico nas escolas que dizem respeito à formação de um caráter específico e autônomo do conhecimento sociológico, entendido como componente de uma espécie de legado da cultura moderna, em processo de comunicação.
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    As corporações transnacionais e sua prática de responsabilidade social: um estudo de caso em Londrina, Paraná, de 2006 a 2008
    (2008-12-09) Junges, Clarice; Baltar, Ronaldo; Stein, Leila de Menezes; Wolff, Simone
    A pesquisa investiga o tema responsabilidade social empresarial e analisa os significados dessa nova forma de ativismo corporativo, desse "novo ethos" do mundo dos negócios pela perspectiva dos próprios empresários e da produção teórica oriunda do campo da Administração de Empresas. Faz também um resgate desta discussão no campo das Ciências Sociais. A pesquisa empírica consiste num estudo de caso da empresa Milenia Agrociências S.A, indústria de produtos agroquímicos, e teve por objetivo averiguar como estão se dando as relações entre a empresa, os trabalhadores, a comunidade do entorno e o Estado, no que se refere à garantia dos direitos sociais básicos. Busca verificar, ainda, se as ações da empresa no campo social realmente refletem as premissas que as motivam, e também qual sua contribuição para a promoção do bem-estar social. As principais ambigüidades e os principais conflitos presentes nessas relações também estão sendo abordados.
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    A teologia da libertação sob o discurso de lideranças protestantes durante a ditadura militar (1964-1985) em Londrina-PR
    (2012-08-28) Guimarães, Luiz Ernesto; Lanza, Fábio; Wiik, Flavio Braune; Braga, Antônio Mendes da Costa
    A presente pesquisa analisa a influência da Teologia da Libertação – pensamento progressista, formulado em alguns segmentos do cristianismo latino-americano – especialmente nas igrejas protestantes históricas que, em grande parte, apresentaram um forte aspecto conservador, desde o início de sua implantação com a chegada de missionários oriundos da Europa e Estados Unidos a partir de meados do século XIX. A pesquisa partiu das contribuições teóricas da sociologia compreensiva de Max Weber, buscando compreender os sentidos produzidos por religiosos protestantes que se utilizaram da Teologia da Libertação na tentativa de propor um pensamento teológico contextualizado com as mazelas encontradas no continente, resultado da colonização europeia e das desigualdades próprias do sistema capitalista vigente. Analisou-se a aproximação desse pensamento teológico com o marxismo e como ocorreu a apropriação dessa vertente sociológica por setores do protestantismo, bem como o ideal de sociedade estabelecido a partir do discurso, oral ou escrito, dos teólogos da libertação. Em uma abordagem mais ampla, verificou-se a contribuição de dois dos maiores expoentes da Teologia da Libertação no protestantismo: Richard Shaull e Rubem Alves, bem como a Conferência do Nordeste de 1962, como marco histórico para o protestantismo progressista brasileiro numa abordagem local, a pesquisa analisou o discurso de cinco sujeitos que tiveram participação, direta ou indireta, nesse pensamento de libertação na cidade de Londrina – PR, a saber: os pastores Gérson Araújo, Luiz Caetano Grecco Teixeira e Almir dos Santos e os professores de teologia Carlos Klein e Júlio Zabatiero. As entrevistas foram orientadas por um roteiro semiestruturado, transcritas, analisadas e interpretadas sob a perspectiva que Mikhail Bakhtin e Eni Orlandi atribuem ao discurso e seus sentidos. O espaço temporal abordado (1964-1985), por ser um dos períodos mais críticos do país, em que a própria liberdade de expressão foi tolhida, a pesquisa buscou analisar as possíveis contribuições que tal pensamento de libertação pudesse ter proposto à sociedade. Verificou-se uma pequena parcela do protestantismo engajada em busca de transformação social e, diante da truculência da ditadura, não foram percebidos confrontos diretos entre religiosos e militares em Londrina. No entanto, a influência da Teologia da Libertação favoreceu a elaboração de uma reflexão crítica social e religiosa por parte das igrejas protestantes, além de corroborar o desenvolvimento de programas que atendessem as camadas mais empobrecidas da sociedade, rompendo com alguns preconceitos que a política de esquerda recebia dos setores conservadores da sociedade.
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    Política e mercado no campo da Assistência social: a manutenção de "clientelas" no processo de legitimação dos agentes assistenciais
    (2007-03-30) Gomes, Marcos Rogério; Cesário, Ana Cleide Chiarotti; Almeida, Ana Maria Chiarotti; Carvalho, Marília Gomes de
    Este trabalho se debruça sobre algumas práticas políticas construtoras de filantropia e assistência social, avaliando como se organizou profissionalmente o atendimento governamental e privado a um público infanto-juvenil carente na cidade de Londrina, no Estado do Paraná, e mostrando como esta atividade esteve marcada pela administração municipal do prefeito Luiz Eduardo Cheida e de sua Secretária de Assistência Social Márcia Helena Carvalho Lopes, durante a gestão 1993/1996. A descentralização que ocorreu na administração, mas não no financiamento das políticas públicas no Brasil, contribuiu, entretanto, para que a implantação racionalizada de projetos assistenciais, até mesmo em municípios menos dependentes de outras instâncias federativas, como é o caso de Londrina, permanecesse relativamente dependente dos interesses políticos de determinados gestores, o que estimulou a barganha de recursos e condicionou o funcionamento de algumas instituições a costumes personalistas, a partir dos quais os princípios da dádiva puderam servir à manutenção de um "campo da assistência social". Este "campo" se define por uma tácita e não declarada luta desigual que travam os filantropos, acostumados a realizar eventos de caridade ou a presidirem entidades beneficentes e sem fins lucrativos, contra o poder simbólico hegemônico de um corpo técnico de assistentes sociais racionalmente ordenados, pelo monopólio do atendimento a uma clientela, representada por um grupo de crianças e adolescentes que entram na ciranda de incontáveis recepções e evasões das diferentes unidades de atendimento do Projeto Casa Abrigo.
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    A precarização do trabalho docente e a disciplina de sociologia no ensino médio: um estudo no município de Ourinhos/SP
    (2015-12-14) Fuentes, Jorge Henrique Dias; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Wolff, Simone; Jinkings, Nise Maria Tavares
    Esta pesquisa estuda a situação do trabalho docente no contexto de crescente precarização em todos os setores da produção e dos serviços, que chegam também no setor da educação. Pretende-se apreender a repercussão desse processo na atuação dos professores e das professoras de Sociologia do município de Ourinhos, interior do Estado de São Paulo. Considera-se que o fato dessa disciplina ter sido incorporada de forma obrigatória no Ensino Médio, em 2008, compõe um cenário de dificuldades múltiplas para quem a ensina, pois a disciplina tem fragilidades de permanência no currículo. De modo que os docentes que a ministram enfrentam as fragilidades de uma disciplina nova no contexto escolar e das condições de trabalho em processo de crescente precarização. Assim, investiga-se como o/a professor/a de Sociologia constrói sua prática de trabalhador/a da educação em um cenário de dificuldades de organização das atividades laborais. Para apreender essa dinâmica, realizamos a caracterização das Escolas Estaduais, dos professores e das professoras de Sociologia por meio de entrevistas semi-estruturadas. Frequentamos 10 das 11 Escolas Estaduais de Ourinhos/SP que ofereciam Ensino Médio indicadas pelos contatos com os sujeitos de pesquisa. Realizamos entrevistas com 12 professores e professoras de Sociologia, de um total de 19, distribuídos em 9 dessas Escolas. Dentre os resultados aqui apresentados: verificou-se que os princípios dos modelos de organização capitalista do trabalho – flexibilização, racionalização, polivalência - colonizam a educação pública trazendo precarização similar às observadas na indústria; essa precarização do trabalho docente e da educação pública se tornou evidente nos relatos de professores de Sociologia de Ourinhos/SP; o Ensino de Sociologia tem-se construído sobre as influências e consequências do processo de precarização do trabalho docente; A condição do docente em geral deverá lidar com o processo de precarização do trabalho na escola e em particular com o ensino de uma disciplina que ainda não se consolidou dentro do currículo e do projeto político pedagógico das escolas.
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    Políticas públicas de desenvolvimento, emprego/renda e incentivos aos pequenos negócios no setor de tecnologia da informação: quais as consequências para o mercado de trabalho do município de Londrina
    (2014-05-30) Ferreira, Leonardo Antonio Silvano; Wolff, Simone; Lima, Ângela Maria de Sousa; Cavalcante, Sávio Machado Cavalcante; Baltar, Ronaldo
    O presente estudo se propõe a analisar as políticas públicas de desenvolvimento, emprego/renda e de incentivos aos pequenos negócios do setor de tecnologia da informação (TI) e as consequências para o mercado de trabalho do município de Londrina. Nesta etapa do capitalismo e da nova divisão internacional do trabalho, as políticas públicas articuladas pelas parcerias entre iniciativa privada e Estado têm sido cada vez mais frequentes e favorecem a flexibilização dos processo de trabalho a partir de novas formas de contratos responsáveis pela precarização das condições de trabalho. As micro e pequenas empresas exercem um importante papel nesta conjuntura, pois realizam os processos de trabalho relativos aos elos-fim das cadeias produtivas, de suprimento e de valor das grandes transnacionais que redesenham as características das relações de trabalho da cidade. Por meio de análise quantitativa e qualitativa em MPMEs do setor de (TI) sediados na cidade de Londrina buscamos compreender seus efeitos no mercado de trabalho com o objetivo de avaliar os impactos que ocorrem nas relações de trabalho e as atuais políticas públicas de desenvolvimento baseadas na perspectiva empreendedorista.
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    Movimento piqueteiro: refluxo da radicalidade ou reinvenção da organização? a experiência da frente popular Darío Santillán
    (2012-04-27) Cavalcante, Ivone Cristina de Sá; Machado, Eliel Ribeiro; Adrián Rojas, Gonzalo; Ferreira, Pedro Roberto
    Discute a organização dos trabalhadores desempregados da Argentina, o chamado Movimento Piqueteiro, e as mudanças ocorridas no interior desse movimento após os anos 2000, a partir da experiência e das formulações da Frente Popular Darío Santillán (FPDS), entendendo essa organização como uma tentativa de rearticulação dos trabalhadores em um contexto de refluxo do movimento. Analisa sua composição social, forma de organização e concepções políticas e ideológicas. Contextualiza esta experiência na constituição econômica, social e política da Argentina.