02 - Mestrado - Sociologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Item Juventudes de uma escola pública do ensino médio de Faxinal-PR: experiências no contexto da pandemia de Covid-19(2024-04-09) Luz, Everson de Souza da; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Araújo, Angélica Lyra de; Lanza, FábioEsta dissertação analisa as experiências relatadas por jovens estudantes do ensino médio acerca do momento da pandemia da Covid-19, no Colégio Estadual Érico Veríssimo, localizado no município de Faxinal-PR. Construímos os problemas sobre os jovens estudantes desde a sociologia da juventude no campo da educação (Dayrell, 2007, 2010), (Bourdieu, 1982, 1984), interligando a discussão aos processos de construção dessa importante categoria sociológica, “juventudes”, estabelecendo um estudo sobre a relação entre juventude, escola e trabalho durante a pandemia de Covid-19. Elaboramos um instrumento de pesquisa que poderia ser respondido de forma aberta, por meio de uma proposta de redação em sala de aula, em que os/as estudantes pudessem contar sobre as suas experiências durante a pandemia. Como docente das turmas pesquisadas, adaptei a metodologia para solicitar uma redação de Maria José de Rezende (2009). Solicitamos que comentassem sobre como se sentiram durante o distanciamento social, a experiência com o ensino remoto, entre outros assuntos. Quarenta e cinco (45) estudantes escreveram as redações nas turmas do ensino médio, 2ª e 3º ano, em dois turnos distintos, matutino e noturno, após a dinâmica de atividades realizadas para coleta de dados. Das 45 respostas, 33 julgamos serem mais completas e desenvolvidas para a análise, enquanto em 11 delas indicavam o não engajamento e desenvolvimento das respostas, sendo, então, “descartadas”. A análise dos textos dos/as estudantes convergiram com dados de outros estudos: a pandemia prejudicou as aprendizagens, a socialização, a saúde física e mental e o ensino remoto aprofundaram as antigas desigualdades educacionais e de apreensão de conteúdos pré-pandemia.Item A invisibilidade dos direitos humanos no componente curricular ‘’Projeto de Vida’’ e uma perspectiva sociológica intervenção(2024-06-25) Dias, Denise Mariani Vieira; Lima, Ângela Maria de Sousa; Araújo, Angélica Lyra de; Santos, Jaqueline Fabeni dos; Baptista, Jamile CarlaA reforma do Novo Ensino Médio, a partir da Lei nº 13.415/2017, trouxe diversos desafios e discussões, entre elas a implementação de um novo componente na grade curricular, o Projeto de Vida. O presente trabalho tem como objeto de pesquisa a análise sociológica do componente ‘’Projeto de Vida’’, dentro do Referencial Curricular do Ensino Médio, do Estado Paraná de 2021. A hipótese inicial era de que o componente incluía a discussão de direitos humanos, de crianças e adolescentes, dentro da sua organização curricular. No entanto, quando analisado, nota-se uma carência, dentro do componente ‘’Projeto de Vida’’ em relação a discussão dos direitos humanos. Para tanto, o trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa survey realizada com 134 professores que atuavam com o referido componente curricular, em 14 estados brasileiros diferentes, trazendo uma visão empírica sobre o modo como os profissionais da educação tem pensado e trabalhado com o mesmo em sala de aula. Além disso, a pesquisa mostra como os mesmos docentes abordam a temática dos direitos humanos nas aulas do componente curricular ‘’Projeto de Vida’’, atuando nos Anos Finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, apesar do referido conteúdo não ser valorizado na Base Nacional Comum Curricular. Os dados qualitativos foram colhidos em pesquisa documental, em revisão bibliográfica, em survey e na participação do Curso ‘’Juventudes e Projetos de Vida: Sociologizando espaços escolares’’, ofertado pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia (LENPES) em 2022. Dentre os achados de pesquisa, percebemos que mesmo sem formação continuada, sem materiais pedagógicos de qualidade, em um contexto de precarização do trabalho docente e com pouca valorização profissional, os docentes se desdobram para conseguir incluir nas aulas de Projeto de Vida a discussão sobre direitos humanos, proteção integral e cidadania, mostrando que, apesar da invisibilidade deste conteúdo na BNCC e nos Referenciais Curriculares do Paraná, eles se preocupam com intervenções pedagógicas que considerem os direitos humanos de crianças e adolescentes.Item Racismo estrutural e segurança pública: um estudo sobre a trajetória social de policiais militares negros(2024-07-17) Azolini, Danilo Alexandre Mori; Kulaitis, Fernando; Silva, Maria Nilza da; Panta, Mariana Aparecida dos SantosO racismo estrutural no Brasil gera, diariamente, uma série de efeitos perversos contra a população negra, a partir de conjunturas sistemáticas de práticas de exclusão social. Analisando-se os dados estatísticos, científicos e históricos no contexto envolto ao panorama racial brasileiro, verifica-se que a pessoa negra sofre uma série de violações de direitos, através de um processo histórico colonial de dominação social, afetando e influenciando variados segmentos da vida e trajetórias sociais da pessoa negra. O presente estudo tem como problema de pesquisa analisar como o racismo estrutural influencia as trajetórias sociais de policiais militares negros da PMPR? A principal hipótese de pesquisa, portanto, é que as trajetórias individuais são afetadas pelo contexto estrutural do racismo e as formas como se apresenta institucionalmente. São comparados, neste estudo, dois contextos diferentes, abrangendo-se as trajetórias de veteranos e de ingressantes da PMPR, chegando-se a uma outra hipótese: se para os veteranos a “raça” permanecia disfarçada enquanto variável relevante para suas trajetórias, para os ingressantes as questões raciais são mais definidas e explícitas em suas diferentes manifestações, incluindo o sistema de cotas em concurso público e as suas atividades na Corporação. Como resultado da pesquisa, verificou-se que o racismo estrutural gera reflexos segregadores e de violência em variados contextos das trajetórias sociais dos policiais militares, confirmando o aspecto disfarçado de sua compreensão para a maior parte dos veteranos entrevistados e, por outro lado, sua identificação e nítida percepção pela maior parte dos ingressantes entrevistados, sendo todos inscritos no concurso público de admissão para a PMPR através das vagas de cotas raciais.Item Associação Maria Flor (Marília-SP) e os Usos Terapêuticos da Maconha(2024-05-21) Boscariol, Ana Beatriz Pavilhão; Lanza, Fábio; Campos, Natália de; Lima, Ângela Maria de SousaO presente trabalho discute a importância das associações de cannabis medicinal no cenário brasileiro, em que a maconha é utilizada para tratamentos de diversas condições de saúde. Essas organizações são compostas principalmente por familiares de pacientes e pacientes que enfrentam desafios de saúde e buscam uma melhor qualidade de vida aos seus ou a si próprios. A pesquisa se concentra nas associações canábicas, com destaque para a "Associação Canábica Maria Flor" (Marília-SP). A investigação teve como objetivo compreender a trajetória histórica e a estrutura organizacional dessa associação, bem como entender sua atuação perante os seus objetivos principais. Também explora a relação entre criminalização, benefícios à saúde e produção de conhecimento dos usos terapêuticos da maconha. A metodologia utilizada concentra-se na revisão bibliográfica, pesquisa documental e no uso de fontes secundárias acerca da Associação em questão.Os resultados encontrados nesta pesquisa discutem sobre o impacto das Associações Canábicas no Brasil, destacando que mulheres têm desempenhado um papel crucial na produção de conhecimento sobre o manejo da maconha, desafiando estruturas dominantes como a "Big Farma" e promovendo o acesso sustentável ao produto. O exemplo da Associação Canábica Maria Flor ilustra os benefícios terapêuticos da maconha e a possibilidade de redução de gastos com a saúde pública, sugerindo a necessidade de uma política de saúde pública voltada para tratamentos alternativos e para grupos socioeconômicos menos favorecidosItem Professoras (es) LGBTQIA+ e a “ideologia de gênero”: um estudo sobre a resistência docente na cidade de Londrina(2024-09-16) Alcantara Netto, Joenes Veloso de; Kritsch, Raquel; Lima, Ângela Maria de Sousa; Finco, DanielaEm vias de compreender a relação entre docência e cenário político, o presente trabalho investiga a atuação de professoras e professores autodeclaradas (os) LGBTQIA+, atuantes no ensino público de Londrina - PR. O cenário político da última da última década, com ênfase no período presidencial de Bolsonaro, demonizou a abordagem de temas relacionados à gênero e sexualidade, entendendo-os como uma afronta à moral e aos bons costumes da família brasileira. Neste sentido, pôs-se em diálogo literatura e experiências práticas em relação à temática da autocensura. Através da análise de entrevistas episódicas de viés qualitativo, coordenadas e roteirizadas através de questionários semiestruturados, esta dissertação apresenta, principalmente, experiências docentes de pessoas LGBTQIA+ e como estas pessoas usaram da educação, enquanto uma prática de liberdade formadora de comunidades, para resistir aos diversos ataques persecutórios de políticos e civis ultraconservadores neoliberais à pedagogias progressistas e inclusivas.Item Políticas públicas para mulheres sob a perspectiva de um Think Tank Estatal : o caso do Ipea(2024-03-13) Silva, Daniela Soares da; Almeida, Carla; Dourado, Simone Pereira da Costa; Elias, Maria Lígia Ganacim Granado RodriguesA presente pesquisa tem como foco analisar como questões de gênero têm sido enquadradas pelo Estado brasileiro, no que se refere à formulação de políticas públicas para as mulheres. Como fonte empírica desse estudo, foram analisadas as publicações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), um Think Tank estatal voltado para a avaliação de políticas públicas. Consideramos o Ipea um espaço privilegiado para analisar como as políticas públicas para mulheres têm sido enquadradas, pois a instituição tem como missão o seu aprimoramento ao produzir e disseminar conhecimentos. Dentre os materiais divulgados pelo Ipea, estão: livros, notas técnicas, textos para discussão e boletins que são fonte dessa pesquisa documental. Considerando a possibilidade de encontrar diferentes enquadramentos dependendo da orientação política, analisamos as obras dos últimos governos: Lula 2003 – 2010; Dilma 2011 – 2016; Temer 2016 – 2018 e Bolsonaro 2019 – 2022. Utilizamos a teoria dos enquadramentos interpretativos ou frames. Os enquadramentos interpretativos, no que dizem respeito às políticas públicas, podem ser entendidos como narrativas que mobilizam determinadas ideias, que fundamentam agendas públicas. Tais enquadramentos influenciam o modo como problemas públicos são identificados, como suas causas são percebidas e as soluções construídas. A análise das obras publicadas pelo Ipea pôde nos revelar quais ideias são empregadas no debate de políticas públicas para as mulheres no Brasil.Item Vivências LGBTI+ no interior do Paraná : entre o fervo e a luta em Londrina(2024-08-27) Sales, Marcos Alexandre; Kritsch, Raquel; Moreira, Reginaldo; Facioli, Lara Roberta Rodrigues; Passamani, Guilherme RodriguesA presente dissertação aborda a vivência da população LGBTI+ na cidade de Londrina, Paraná, com foco nas especificidades socioculturais e políticas que caracterizam este grupo social em um ambiente interiorano. O problema da pesquisa reside em compreender o lugar das dissidências sexuais e de gênero em Londrina e como essa população estabelece suas relações, disputas e ações políticas em uma cidade considerada conservadora. Os objetivos centrais do trabalho são investigar como a população LGBTI+ vivencia a cidade de Londrina e quais disputas emergem durante esse processo, além de explorar os lugares de consumo e entretenimento como espaços de sociabilidade, bem como os momentos de militância política. A metodologia aplicada é qualitativa, com a realização de entrevistas em profundidade como principal técnica de coleta de dados. Esse método permite uma análise detalhada das experiências individuais e sociais da população LGBTI+ na cidade. Foram realizadas 12 entrevistas presenciais e virtuais, além de quatro entrevistas com pessoas-chave para a história LGBTI+ local, totalizando 23 horas e 45 minutos de gravações. A pesquisa destaca a importância de olhar para realidades fora do eixo Rio-São Paulo, contribuindo para a literatura sociológica sobre a população LGBTI+ em cidades do interior. Intenta-se, portanto, que o presente trabalho, auxilie na descentralização do conhecimento sobre a população LGBTI+ a partir de vivências e experiências interioranas.Item Uma análise sociológica da proteção integral de crianças e adolescentes negras/os: contribuições do movimento negro ao ECA(2024-04-29) Moreira, Mariana Rodrigues; Lima, Ângela Maria de Sousa; Araújo, Marivânia Conceição; Perrude, Marleide Rodrigues da Silva; Kulaitis, FernandoNo presente estudo, nosso objetivo é realizar uma análise sociológica da participação direta e indireta do Movimento Negro na formulação e processo de consolidação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No que diz respeito à questão geral de pesquisa, nossa intenção é examinar criticamente e elucidar a dinâmica das relações entre os movimentos sociais na tentativa de enfrentar as perpetrações de violência contra crianças e adolescentes negros no Brasil, justapostas à institucionalização e ao processo de consolidação do ECA. A hipótese de pesquisa configura-se na averiguação da forma que os movimentos negros estiveram (ou estão atualmente) implicados na gênese, atualização, avaliação e consolidação do ECA, juntamente com outras políticas públicas destinadas a salvaguardar os direitos de crianças e adolescentes, especialmente crianças e adolescentes negros. A principal abordagem metodológica empregada é a pesquisa documental, envolvendo a exploração dos Anais das Conferências Nacionais dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Saúde e da Educação, bem como a leitura de documentos do Movimento Negro, artigos e dissertações do âmbito de Crianças e Adolescentes, raça e dados censitários pertinentes a esse grupo demográfico. Reconhecemos que, como contribuição à Linha de Pesquisa "Desigualdades, Cultura e Cidadania" do PPGSOC/UEL, nosso estudo introduz novas investigações sociológicas sobre as potenciais ramificações no processo de enfrentamento às desigualdades raciais, por meio da ressignificação de políticas públicas voltadas para a defesa dos direitos humanos de uma população ainda considerada como minoria social – especificamente, crianças e adolescentes negros e economicamente desfavorecidos no Brasil.Item O Brasil entre o anti-ambientalismo e o neodesenvolvimentismo : uma análise comparada dos governos Bolsonaro e Lula por meio da análise de discurso ecológico(2024-01-30) Torres, Stefano Marcos Cavalcanti; Silva, Rafael Braz da; Bassani, Paulo; Ferreira, Jose Julio Nunes; Pellegrini, RosivaldoEste trabalho busca analisar comparativamente, por meio teoria de análise de discursos, as linguagens, propostas e ações ambientais no contexto da crise climática em dois períodos da política ambiental brasileira: durante os governos de Bolsonaro (2018-2022) e Lula (2022-2023). O objetivo é oferecer uma abordagem crítica para compreender intenções e impactos de projetos e das políticas ambientais nesses governos, levando em consideração a importância das identidades culturais e ecológicas em um contexto de emergência climática mundial. Para isso, serão utilizadas as perspectivas teóricas de Goffman, Giddens, Moore e Saito, a análise de discurso de Fairclough, Hajer, explorando como essas teorias podem iluminar as dinâmicas sociopolíticas relacionadas às mudanças climáticas, ao desenvolvimento sustentável e a identidade dos sujeitos. Será investigado como as narrativas, enquadramentos (a forma como interpretamos e damos sentido ao mundo. As estruturas cognitivas básicas que guiam a percepção e a representação da realidade. Na análise de discursos políticos, o enquadramento é utilizado para identificar as estratégias textuais e as representações contidas em um corpus, ou seja, para compreender como os enquadres foram produzidos e realizados pelo político) e coalizões discursivas moldam a percepção pública, a ação coletiva e as tomadas de decisão em relação ao meio ambiente. Pretende-se que esta análise crítica das identidades culturais, das estruturas de poder e das lutas simbólicas, à luz da teoria bourdieusiana, presentes nas políticas ambientais, contribua para uma compreensão dos desafios e das possibilidades de construção de políticas ambientais frente o contexto climático emergencial presente.Item Produção decisória e sistema de justiça criminal : uma análise dos casos de homicídios no município de Cambé-PR(2024-03-19) Chirnev, Gustavo Vacile Martinez; Lopes, Cleber da Silva; Ribeiro, Ludmila Mendonça Lopes; Costa, Arthur Trindade MaranhãoEste trabalho estuda o fluxo do Sistema de Justiça Criminal para os casos de homicídios no Município de Cambé, Estado do Paraná, entre 1990 e 2019. O objetivo central é identificar as taxas de sentenciamento e o tempo médio gasto para a produção de decisões sobre o crime de homicídio doloso na cidade em diferentes momentos criminais, proporcionando uma compreensão mais profunda da impunidade e da eficiência do Sistema de Justiça Criminal brasileiro em cidades de médio porte e em contextos criminais distintos. Foram analisados autos de processos de homicídios consumados e seu processamento pelo Sistema de Justiça Criminal - Polícia Civil, Ministério Público e Magistratura – com vistas a responder às seguintes questões: quais são as taxas de sentenciamento e qual é o tempo mediano gasto para a produção de decisões sobre o homicídio doloso no município de Cambé no período entre 1990 e 2019? Como diferentes momentos criminais interferem nas taxas de sentenciamento e no tempo mediano de processamento dos casos? Para responder a essas questões, a pesquisa adota a abordagem metodológica longitudinal ortodoxa para estudar uma amostra aleatória de 180 inquéritos ou processos de homicídios ocorridos em Cambé no período de referência do estudo e arquivados na Vara Criminal ou Delegacia da cidade. Os resultados mostram que as taxas de sentenciamento foram maiores no período 1990-1999 (77%) e significativamente menores no período 2000-2012 (41%), que corresponde aos períodos com as taxas mais baixas e mais altas, respectivamente, de homicídios dolosos na cidade. Já o tempo para o trânsito em julgado dos casos, estimado por meio de Análise de Sobrevivência, mostrou-se supreendentemente maior no período 1990-1999 (4.415 dias) do que nos períodos em que o SJC teve que processar mais casos (2.040 dias no período 2000-2012; e 1.415 dias no período 2013-2019). Essas diferenças temporais são explicadas principalmente pelo perfil do titular da Vara Criminal, que desempenha papel determinante no fluxo dos casos. Em geral, os resultados parecem indicar que a capacidade do Sistema de Justiça Criminal para processar homicídios dolosos depende tanto do volume de casos quanto da eficiência das organizações que o compõem o sistema.Item O corpo e o uso de substâncias psicoativas: práticas e contextos de uso entre estudantes universitários(as)(2012-04-24) Pagnossim, Carla Maria Canalle; Jeolás, Leila Sollberger; Domanico, Andrea; Ramírez-Gálvez, Martha CéliaEsta pesquisa teve como objetivo apreender práticas e contextos de uso de substâncias psicoativas entre estudantes de graduação da Universidade Estadual de Londrina, sobretudo de maconha, cocaína e/ou crack, visando compreender quais os tipos de engajamento com o mundo ocorrem com estes jovens a partir do uso destas substâncias. O objeto deste estudo é o corpo, entendendo-o como agenciador das experiências, não sendo considerado apenas como um organismo biológico que responde a estímulos ou como sustentáculo no qual são construídas as representações psíquicas. Para atingir o objetivo deste estudo, utilizei três categorias analíticas que orientam a pesquisa sobre as práticas de uso de substâncias psicoativas: a "extensividade e intensividade", ou seja, a relação entre os modos extensivos de viver, prescritos socialmente e os intensivos, que fogem às regras sociais de conforto, longevidade e segurança; a complexa relação entre a "destruição agonística" e a "plenitude do êxtase", que se refere às experiências de prazer e de sofrimento; e os sentidos individuais e coletivos dados ao uso destas substâncias. A técnica metodológica utilizada foi a de entrevistas em profundidade, em que os(as) participantes foram contactados(as) através do recurso chamado "bola de neve". Com esta técnica, os(as) primeiros(as) interlocutores(as) indicaram e mediaram novos encontros com outros(as) estudantes. Foram entrevistados(as) estudantes universitários(as) ao longo de um ano de minha circulação em diferentes espaços, principalmente dentro do campus universitário. Este estudo problematizou a concepção médica moral sobre o uso de substâncias psicoativas na nossa sociedade, uma vez que tal concepção funciona como embasamento teórico para a política proibicionista, visando discutir o pressuposto de que os diversos usos de substâncias psicoativas são possibilidades contemporâneas de engajamento com o mundo, construindo uma reflexão sobre alternativas e limites do agenciamento individual e coletivo pelos estudantes nestas práticasItem Política e imprensa: análise dos editoriais do jornal "O Estado de S. Paulo" nos primeiros anos após o golpe militar de 1964(2012-04-17) Souza, Camila Torres de; Rezende, Maria José de; Miani, Rozinaldo; Chaia, Vera Lúcia MichalanyEste trabalho apresenta a dimensão das relações de poder no bojo da ditadura militar no Brasil, dos anos iniciais após o golpe até o acirramento do regime, sobretudo com a decretação do Ato Institucional nº. 5 (AI-5), momento em que se tem a efetivação das arbitrariedades. Esta pesquisa situa os aspectos de controle que as Forças Armadas exerceram sobre a organização do Estado com sua presença ostensiva na cena política, a saber, a justificativa ideológica para o golpe militar de 1964 foi encontrada na Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento, ministrada pela Escola Superior de Guerra (ESG). Nesse ínterim, o problema sociológico é pensar como a lógica do autoritarismo vai se redefinindo, bem como os procedimentos sociais e políticos, antes e depois do AI-5, especificamente na atuação de um órgão da grande imprensa. Como procedimento metodológico utilizamos a análise documental de editoriais do jornal O Estado de S. Paulo do período (1964-1970) para denotar sua postura, tanto com relação ao apoio dado na ocasião do golpe militar, quanto ao processo de submissão crescente com a promulgação da Constituição de 1967, 'escoltada' pela Lei de Segurança Nacional. Para tanto, torna-se importante conhecer os desdobramentos na relação de poder e influências da ESG em seu principal norteador do pensamento à época, sua Doutrina Básica, que designava um posicionamento político do modo como o Estado deveria ser gerido, ou seja, teria um modelo proposto pela Doutrina com o qual seria possível governar. Como decorrência deste processo tem-se o cerceamento das liberdades de organização, opinião e expressão, minimizadas a cada novo ato institucional publicado, o que será sentido em muitas esferas da vida social, dentre as quais, os meios de comunicação de massa e, por conseguinte, o referido periódico. Percebeu-se um descontentamento pontual do periódico em alguns momentos específicos do governo Costa e Silva, por exemplo, o que não o faz, necessariamente, mudar sua postura de louvação às ações dos militares, nem tampouco criticar o encadeamento das consequências para outras esferas da vida social.Item Educação profissional e a "responsabilidade" das empresas: um estudo da ideologia da Fundação Bradesco(2011-03-16) Toitio, Rafael Dias; Santos, Ariovaldo de Oliveira; Angeli, José Mario; Roio, Marcos Tadeu DelPesquisa em questão tem como objeto o programa de educação profissional desenvolvido pela Fundação Bradesco, que é voltado sobretudo para as classes subalternas, nas regiões onde atua. Mais especificamente, analisaremos a produção do discurso ideológico e político do programa em questão e, em consequência, da própria Fundação, entendendo a educação profissional como um momento privilegiado da formação objetiva e subjetiva do trabalhador, onde técnica e política estão ligadas inexoravelmente. Em torno disso, tentaremos responder as seguintes problematizações: qual o real significado político-ideológico do projeto pedagógico de tal programa? Há um intuito, por parte da Fundação Bradesco, de formar não apenas tecnicamente, mas também eticamente indivíduos oriundos das classes subalternas e, dessa forma, participar ativamente na direção moral e intelectual da sociedade brasileira? Qual o conteúdo ético-político dessa formação? A partir desse estudo de caso, procuraremos reconstituir, parcialmente, o processo de consolidação da hegemonia neoliberal no Brasil, enfatizando, sobretudo, os aspectos ideológicos e a construção do projeto hegemônico, que tem obtido êxito na desorganização e conformação dos projetos das demais classes. Para tanto, discutiremos a intervenção do empresariado sobre a questão social, a partir da década de 1990, como um momento de avanço das classes dominantes na -guerra de posições? e, além disso, como esse processo, no caso da Fundação Bradesco, se expressou em princípios e conteúdos mediadores dos processos pedagógicos da mesma.Item Produções imagéticas e vida social: transformações nas imagens do trabalho (1910-1937)(2007-11-26) Veiga, Adriana Imbriani Marchi; Santos, Ariovaldo de Oliveira; Alves, Giovanni Antonio Pinto; Lenardão, Elcio; Camargo, Isaac AntonioEste trabalho tem por objetivo verificar as transformações estéticas e técnicas ocorridas nas imagens que representam o trabalho, bem como, verificar os acontecimentos sociais e políticos que intervieram nesse processo de transformação. A análise busca compreender as tendências estéticas e ideológicas que marcam a produção do artista e do crítico de arte, inseridos nesse contexto. Essas reflexões dar-se-ão com base nas produções imagéticas - reproduções de pinturas, e textual - textos de critica de arte que compõe o cenário artístico brasileiro das décadas de 1910, 20 até 1937, período em que se delimitou o objeto de pesquisa.Item Mecanismos de controle na indústria automobilística do estado de São Paulo (1990-2010)(2012-04-20) Silva, Marcela Vianna Corrêa da; Wolff, Simone; Galvão, Andréia; Baltar, RonaldoO presente trabalho tem como objetivo levantar elementos que colaborem com a percepção das condições de trabalho e de organização dos trabalhadores metalúrgicos no Brasil na atualidade. Para isso procuramos demonstrar as principais transformações no âmbito interno das fábricas automotivas e na legislação trabalhista brasileira nas décadas de 1990 e 2000. Trabalhamos com a hipótese de que as mudanças deste período causaram uma precarização das condições de trabalho e influiram no fim do ciclo de greves iniciado em 1978 (1998-1997). Com esse debate pretendemos verificar as possíveis futuras investidas do capital e, em contrapartida, as condições de resistência e avanço na organização de classe dos trabalhadores metalúrgicos de indústrias automotivas do estado de São Paulo.Item Afinal, o que faz o Programa de Iniciação à Docência - PIBID? Um estudo sobre a formação de professores na UEL, 2010-2016(2016-12-22) Rodrigues, Franciele; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Almeida, Ana Maria Chiarotti de; Meucci, Simone; Lanza, FábioEsta pesquisa analisa se e como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem provocado mudanças nos sentidos das configurações de formação de professores no campo da educação segundo as percepções de agentes do programa (coordenadores de área, professores supervisores e egressos) na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no período de 2010 – quando a UEL passou a participar do PIBID a 2016, ano em que concluímos este trabalho. Partimos das seguintes questões: Quais as disposições (LAHIRE, 2002) que o PIBID tem desenvolvido? Como interage com todas as demais fontes de disposições possíveis para os que se aproximam das agências formadoras de professores? Nossas hipóteses iniciais foram pensadas em vista de que o PIBID tem sido um novo espaço de formação e socialização de professores, cujas experiências geradas têm interferido nos modelos para a formação docente e produzido novas relações entre as agências (instituições de ensino superior, escolas e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES) e os agentes (professores universitários, docentes das escolas, licenciandos e alunos do ensino médio). A fim de responder tais questões, nossos caminhos teórico-metodológicos nos levaram a articular várias técnicas de pesquisas capazes de captar as percepções e as teias de disposições acionadas ou não pelos agentes envolvidos. Assim, os instrumentos de pesquisa foram os seguintes: aplicação de questionários online a doze coordenadores de áreas e dez egressos, trabalho de campo em duas escolas públicas dos municípios de Londrina-PR e Cambé-PR, onde acompanhamos as aulas de duas egressas (professoras iniciantes) que participaram do PIBID nas áreas de Ciências Sociais e Matemática e as aulas de outras duas docentes (professoras veteranas) das mesmas áreas, que não foram bolsistas de iniciação à docência. Além disso, realizamos um grupo focal com cinco professores supervisores do PIBID de Ciências Sociais e entrevistas com duas professoras supervisoras do programa na área de Matemática. O trato de todas as informações coletadas ocorreu por meio da triangulação de dados. Foi possível apreender que o PIBID tem gerado ressignificações do espaço das licenciaturas na Universidade Estadual de Londrina, do papel dos professores das escolas na qualificação de novos docentes e tem levado mais agentes a aderir ao campo da educação, acionando novas disposições entre todos os agentes envolvidos. Ou seja, os professores da Universidade, das escolas, os estudantes do ensino médio, da graduação e da pós-graduação se apresentam mais dispostos a agir dentro das escolas e das universidades em busca de uma formação profissional mais qualificada e densa. Os conflitos e as tensões também foram reposicionados, com novos olhares e maneiras de interpretá-los.Item A construção da sustentabilidade e os desafios à conservação da biodiversidade: unidades de conservação e gestão dos recursos naturais em Londrina/ PR(2011-04-15) Rodrigues, Daniel Delatin; Baltar, Ronaldo; Bassani, Paulo; Young, AndreaA pesquisa desenvolvida aqui teve o objetivo de analisar o modo como as estratégias para conservação da biodiversidade, sendo originárias de uma construção social a respeito da interação entre meio ambiente e sociedade, expressam-se por meio de modalidades diferenciadas de gestão e apropriação dos recursos naturais. Tomando as Unidades de Conservação como aspecto mais visivel destas estrategias, discutiremos os limites e potenciais que trazem para a construção da sustentabilidade - usando como caso a criação de uma Unidade de Conservação no município de Londrina/PR - onde procuraremos mostrar que a sustentabilidade é uma construção política que impõe aos sistemas sócio-culturais mudanças significativas em suas modalidades de apropriação dos recursos naturais e no modo de sua interação com a natureza.Item Os sentidos de sexualidade e a reforma educacional brasileira: a doença, os medos e interditos(2006-10-20) Rodrigues, Christiani Martins; Almeida, Ana Maria Chiarotti de; Cesário, Ana Cleide Chiarotti; Capelo, Maria Regina ClivattiNa década de 1990, a necessidade em se combater a epidemia HIV/AIDS e o número de gravidez na adolescência "obrigou" a escola a abordar a temática Sexualidade, em sala de aula, por meio de discursos mais diretos e abertos. Assim, tornou-se urgente elaborar Orientações Sexuais direcionadas ao grupo jovem, pois, apesar de tantas iniciativas em se combater o sexo não-seguro, a gravidez adolescente e a proliferação do HIV/AIDS, o nível de contaminação entre os jovens e o número de mães adolescentes não param de crescer. Dessa maneira, o objetivo do presente trabalho consiste em compreender a construção dos sentidos de sexualidade, presente nos documentos oficiais da Reforma Educacional Brasileira - em especial no documento específico sobre Orientação Sexual, incluído nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, enquanto um dos Temas Transversais -, bem como de um Projeto Político Pedagógico de uma escola pública da cidade de Londrina. Analisar estes documentos significa compreender como a escola participa efetivamente da construção de subjetividades, ao "transmitir" e "reproduzir" os sentidos dos valores construídos em nossa sociedade, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Para tanto, a Análise de Discurso, inspirada em Michel Pêcheux, assumiu, para a presente pesquisa, o lugar da metodologia, e algumas de suas categorias vieram a formar o referencial teórico deste trabalho: a Ideologia, o Sujeito, a Formação Discursiva e o Silêncio. Desse modo, foi possível perceber pontos de distanciamentos e encontros entre as propostas do Projeto Político Pedagógico analisado e o documento elaborado sobre Orientação Sexual na Reforma da Educação Brasileira. Distanciamentos, por não se perceber um processo de continuidade entre eles, como previsto na LDB, quando determina o caráter de continuidade e aprofundamento do Ensino Médio em relação ao conteúdo desenvolvido no Ensino Fundamental. E encontros, quando o Projeto Político Pedagógico da escola em questão, apesar de conseguir vislumbrar duas maneiras de se falar sobre a sexualidade - sob uma perspectiva sociológica e biológica -, relaciona o conteúdo sobre Orientação Sexual mais especificamente com o seu aspecto biológico, estando, assim, de acordo com o documento oficial sobre a Orientação Sexual na escola. O sentido de sexualidade no documento oficial sobre Orientação Sexual, apesar de mostrar avanços, por evidenciar questões como "visões pluralistas da sexualidade" ou a necessidade da escola acolher as questões sobre esta temática trazidas pelos alunos, colocando-se como imparcial, de modo a não influenciar nas escolhas individuais, não consegue transcender os tabus e preconceitos existentes na sociedade brasileira, quando sua manifestação se restringe apenas aos aspectos biológicos da sexualidade. Do mesmo modo, apesar dos documentos oficiais da Reforma Educacional Brasileira acentuar o sujeito crítico e capaz de fazer escolhas próprias, os documentos acabam por silenciar este sujeito, não dando vazão para suas dúvidas e, ao não estabelecerem lugares nos quais eles possam efetivamente fazer suas escolhas, só lhe permite uma construção do sentido de sexualidade confusa, baseada no medo e nos interditos, pelo fato do sentido de sexualidade, com que entra em contato, estar sempre permeada pela doença e pelo não-dito.Item Análise do processo de trabalho das indústrias de confecções da região de Londrina-Pr(2006-12-12) Pereira, Cibélia Aparecida; Santos, Ariovaldo Oliveira dos; Alves, Giovanni Antonio Pinto; Bertero, José FlávioO presente estudo procura mostrar questões inerentes às relações de trabalho da indústria de confecções da região de Londrina no Paraná, submetidas à lógica do sistema capitalista de produção através das mudanças ocorridas no mundo do trabalho, que diretamente tem influenciado o modo de organização do trabalho desse setor produtivo. Verifica-se que a reestruturação produtiva não tem resultado em modernos avanços tecnológicos para o setor, como ocorre com outros setores industriais. Foi, no entanto, observado na presente pesquisa que o setor apresenta características ainda rudimentares na forma de produzir, dessa forma tem investido mais em técnicas organizacionais, que por sua vez tendem a desqualificar e precarizar a força de trabalho, do que em incrementos tecnológicos que se dão de forma menos contínua. Isso, entretanto, está relacionado ao fato do setor apresentar forte dependência de mão-de-obra para o desenvolvimento da produção, por ser a princípio de baixo custo. A pesquisa ainda revela que a qualificação para o trabalho no setor é algo fundamental, porém, não determinante para se realizar as operações que são características do processo de fabricação de uma indústria confeccionista. Destaca-se ainda a necessidade do setor em ser flexível, tanto na organização produtiva e de pessoal no interior das empresas, quanto estendendo a sua produção para fora da fábrica, uma tendência dos novos parâmetros produtivos que tem sido aplicado também no setor de confecções.Item A identidade ecológica do movimento dos trabalhadores rurais sem terra - MST: o caso do assentamento Dorcelina Folador - Arapongas - Paraná(2005-03-30) Negri, Paulo Sérgio; Bassani, Paulo; Calzavara, Oswaldo; Gratão, Lúcia Helena BatistaO trabalho A identidade ecológica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST: o caso do assentamento Dorcelina Folador no município de Arapongas - Paraná teve como objetivo a análise das orientações do MST no que diz respeito a preservação ambiental, bem como detectar a construção da identidade ecológica do MST e perceber em que medida o discurso agroecológico do Movimento em nível nacional/local rebate junto aos assentados na forma de projeto agroecológico dentro do assentamento. O MST se posiciona contrário ao modelo de agricultura moderna adotado no Brasil que intensificou-se a partir da Revolução Verde, pois o considera nocivo ao meio ambiente além de permitir a exclusão social. Em tese o MST propõe a implantação de um novo modelo de produção agrícola pautado no desenvolvimento rural sustentável (agroecológico). A partir desse pressuposto foi escolhido o assentamento Dorcelina Folador no município de Arapongas no norte do Paraná para que esta pesquisa se realizasse. Foram aplicadas entrevistas aos assentados em duas etapas: a primeira etapa foi realizada com quarenta famílias de assentados e a segunda etapa apenas aos assentados que trabalhavam com produtos orgânicos. A análise dos dados e o confronto com o discurso do MST demonstraram a existência de fatores limitantes que influenciaram a constatação da aplicação efetiva do discurso do MST junto aos assentados deste assentamento sendo eles: ausência de um projeto em produção orgânica; dificuldades dos assentados em romper com o paradigma da agricultura moderna; mercado para produtos orgânicos; falta de formação técnico-educativa específica para a produção agroecológica.