02 - Mestrado - Sociologia
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Item A construção da sustentabilidade e os desafios à conservação da biodiversidade: unidades de conservação e gestão dos recursos naturais em Londrina/ PR(2011-04-15) Rodrigues, Daniel Delatin; Baltar, Ronaldo; Bassani, Paulo; Young, AndreaA pesquisa desenvolvida aqui teve o objetivo de analisar o modo como as estratégias para conservação da biodiversidade, sendo originárias de uma construção social a respeito da interação entre meio ambiente e sociedade, expressam-se por meio de modalidades diferenciadas de gestão e apropriação dos recursos naturais. Tomando as Unidades de Conservação como aspecto mais visivel destas estrategias, discutiremos os limites e potenciais que trazem para a construção da sustentabilidade - usando como caso a criação de uma Unidade de Conservação no município de Londrina/PR - onde procuraremos mostrar que a sustentabilidade é uma construção política que impõe aos sistemas sócio-culturais mudanças significativas em suas modalidades de apropriação dos recursos naturais e no modo de sua interação com a natureza.Item A grande casa no fundo do mar: Tuvalu e os impasses políticos ambientais contemporâneos(2012-05-07) Braga, Patrícia Benedita Aparecida; Lanza, Fábio; Chiarotti, Ana Maria; Tilio Neto, Petronio dePartindo do fato de que a mudança climática global é uma realidade, e de que a sua origem pode estar relacionada a fatores antropogênicos e a dinâmicas próprias do planeta, pode-se afirmar que, na atualidade, pós 1989, as resoluções científicas de um determinado grupo de pesquisadores do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) fundamentam dados científicos que são utilizados em ações políticas planetárias, criando remodelações na economia mundial e influenciando ações sociais e culturais em nível global, regional e local. As afirmativas científicas ambientais e a mudança climática encontram-se inseridas em um meio político de ações globais, caracterizado primordialmente pela assimetria de poder, transversalidade e transnacionalidade de ações. Deste modo, os fenômenos de variação climática, que afetam o Estado-ilha Tuvalu, assim como as possíveis soluções para o problema climático/político do país, estão relacionados a ações estatais e a processos deliberativos em Organizações Internacionais. O princípio de cidadania vinculado aos Estados nacionais é fragmentado, uma vez que, internamente, o Estado tuvaluano, ao perder o seu território com a elevação do nível do mar, não consegue garantir, aos seus cidadãos, o direito à vida e a permanência destes em seu território. Frágil em termos políticos/econômicos, o país realiza reivindicações aos diversos atores do meio internacional - principalmente às grandes potências - no que se refere à ratificação de Protocolos, Tratados e Acordos que buscam diminuir a emissão de gases poluentes. Contrário aos anseios de Tuvalu, cria-se um discurso conceitual sobre a origem de refugiados ambientais ou apátridas e seu possível enquadramento no corpo jurídico internacional, mas não se debatem possíveis soluções mitigatórias e de adaptação que atenuem o problema específicoItem A identidade ecológica do movimento dos trabalhadores rurais sem terra - MST: o caso do assentamento Dorcelina Folador - Arapongas - Paraná(2005-03-30) Negri, Paulo Sérgio; Bassani, Paulo; Calzavara, Oswaldo; Gratão, Lúcia Helena BatistaO trabalho A identidade ecológica do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST: o caso do assentamento Dorcelina Folador no município de Arapongas - Paraná teve como objetivo a análise das orientações do MST no que diz respeito a preservação ambiental, bem como detectar a construção da identidade ecológica do MST e perceber em que medida o discurso agroecológico do Movimento em nível nacional/local rebate junto aos assentados na forma de projeto agroecológico dentro do assentamento. O MST se posiciona contrário ao modelo de agricultura moderna adotado no Brasil que intensificou-se a partir da Revolução Verde, pois o considera nocivo ao meio ambiente além de permitir a exclusão social. Em tese o MST propõe a implantação de um novo modelo de produção agrícola pautado no desenvolvimento rural sustentável (agroecológico). A partir desse pressuposto foi escolhido o assentamento Dorcelina Folador no município de Arapongas no norte do Paraná para que esta pesquisa se realizasse. Foram aplicadas entrevistas aos assentados em duas etapas: a primeira etapa foi realizada com quarenta famílias de assentados e a segunda etapa apenas aos assentados que trabalhavam com produtos orgânicos. A análise dos dados e o confronto com o discurso do MST demonstraram a existência de fatores limitantes que influenciaram a constatação da aplicação efetiva do discurso do MST junto aos assentados deste assentamento sendo eles: ausência de um projeto em produção orgânica; dificuldades dos assentados em romper com o paradigma da agricultura moderna; mercado para produtos orgânicos; falta de formação técnico-educativa específica para a produção agroecológica.Item A invisibilidade dos direitos humanos no componente curricular ‘’Projeto de Vida’’ e uma perspectiva sociológica intervenção(2024-06-25) Dias, Denise Mariani Vieira; Lima, Ângela Maria de Sousa; Araújo, Angélica Lyra de; Santos, Jaqueline Fabeni dos; Baptista, Jamile CarlaA reforma do Novo Ensino Médio, a partir da Lei nº 13.415/2017, trouxe diversos desafios e discussões, entre elas a implementação de um novo componente na grade curricular, o Projeto de Vida. O presente trabalho tem como objeto de pesquisa a análise sociológica do componente ‘’Projeto de Vida’’, dentro do Referencial Curricular do Ensino Médio, do Estado Paraná de 2021. A hipótese inicial era de que o componente incluía a discussão de direitos humanos, de crianças e adolescentes, dentro da sua organização curricular. No entanto, quando analisado, nota-se uma carência, dentro do componente ‘’Projeto de Vida’’ em relação a discussão dos direitos humanos. Para tanto, o trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa survey realizada com 134 professores que atuavam com o referido componente curricular, em 14 estados brasileiros diferentes, trazendo uma visão empírica sobre o modo como os profissionais da educação tem pensado e trabalhado com o mesmo em sala de aula. Além disso, a pesquisa mostra como os mesmos docentes abordam a temática dos direitos humanos nas aulas do componente curricular ‘’Projeto de Vida’’, atuando nos Anos Finais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, apesar do referido conteúdo não ser valorizado na Base Nacional Comum Curricular. Os dados qualitativos foram colhidos em pesquisa documental, em revisão bibliográfica, em survey e na participação do Curso ‘’Juventudes e Projetos de Vida: Sociologizando espaços escolares’’, ofertado pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia (LENPES) em 2022. Dentre os achados de pesquisa, percebemos que mesmo sem formação continuada, sem materiais pedagógicos de qualidade, em um contexto de precarização do trabalho docente e com pouca valorização profissional, os docentes se desdobram para conseguir incluir nas aulas de Projeto de Vida a discussão sobre direitos humanos, proteção integral e cidadania, mostrando que, apesar da invisibilidade deste conteúdo na BNCC e nos Referenciais Curriculares do Paraná, eles se preocupam com intervenções pedagógicas que considerem os direitos humanos de crianças e adolescentes.Item A precarização do trabalho docente e a disciplina de sociologia no ensino médio: um estudo no município de Ourinhos/SP(2015-12-14) Fuentes, Jorge Henrique Dias; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Wolff, Simone; Jinkings, Nise Maria TavaresEsta pesquisa estuda a situação do trabalho docente no contexto de crescente precarização em todos os setores da produção e dos serviços, que chegam também no setor da educação. Pretende-se apreender a repercussão desse processo na atuação dos professores e das professoras de Sociologia do município de Ourinhos, interior do Estado de São Paulo. Considera-se que o fato dessa disciplina ter sido incorporada de forma obrigatória no Ensino Médio, em 2008, compõe um cenário de dificuldades múltiplas para quem a ensina, pois a disciplina tem fragilidades de permanência no currículo. De modo que os docentes que a ministram enfrentam as fragilidades de uma disciplina nova no contexto escolar e das condições de trabalho em processo de crescente precarização. Assim, investiga-se como o/a professor/a de Sociologia constrói sua prática de trabalhador/a da educação em um cenário de dificuldades de organização das atividades laborais. Para apreender essa dinâmica, realizamos a caracterização das Escolas Estaduais, dos professores e das professoras de Sociologia por meio de entrevistas semi-estruturadas. Frequentamos 10 das 11 Escolas Estaduais de Ourinhos/SP que ofereciam Ensino Médio indicadas pelos contatos com os sujeitos de pesquisa. Realizamos entrevistas com 12 professores e professoras de Sociologia, de um total de 19, distribuídos em 9 dessas Escolas. Dentre os resultados aqui apresentados: verificou-se que os princípios dos modelos de organização capitalista do trabalho – flexibilização, racionalização, polivalência - colonizam a educação pública trazendo precarização similar às observadas na indústria; essa precarização do trabalho docente e da educação pública se tornou evidente nos relatos de professores de Sociologia de Ourinhos/SP; o Ensino de Sociologia tem-se construído sobre as influências e consequências do processo de precarização do trabalho docente; A condição do docente em geral deverá lidar com o processo de precarização do trabalho na escola e em particular com o ensino de uma disciplina que ainda não se consolidou dentro do currículo e do projeto político pedagógico das escolas.Item A teologia da libertação sob o discurso de lideranças protestantes durante a ditadura militar (1964-1985) em Londrina-PR(2012-08-28) Guimarães, Luiz Ernesto; Lanza, Fábio; Wiik, Flavio Braune; Braga, Antônio Mendes da CostaA presente pesquisa analisa a influência da Teologia da Libertação – pensamento progressista, formulado em alguns segmentos do cristianismo latino-americano – especialmente nas igrejas protestantes históricas que, em grande parte, apresentaram um forte aspecto conservador, desde o início de sua implantação com a chegada de missionários oriundos da Europa e Estados Unidos a partir de meados do século XIX. A pesquisa partiu das contribuições teóricas da sociologia compreensiva de Max Weber, buscando compreender os sentidos produzidos por religiosos protestantes que se utilizaram da Teologia da Libertação na tentativa de propor um pensamento teológico contextualizado com as mazelas encontradas no continente, resultado da colonização europeia e das desigualdades próprias do sistema capitalista vigente. Analisou-se a aproximação desse pensamento teológico com o marxismo e como ocorreu a apropriação dessa vertente sociológica por setores do protestantismo, bem como o ideal de sociedade estabelecido a partir do discurso, oral ou escrito, dos teólogos da libertação. Em uma abordagem mais ampla, verificou-se a contribuição de dois dos maiores expoentes da Teologia da Libertação no protestantismo: Richard Shaull e Rubem Alves, bem como a Conferência do Nordeste de 1962, como marco histórico para o protestantismo progressista brasileiro numa abordagem local, a pesquisa analisou o discurso de cinco sujeitos que tiveram participação, direta ou indireta, nesse pensamento de libertação na cidade de Londrina – PR, a saber: os pastores Gérson Araújo, Luiz Caetano Grecco Teixeira e Almir dos Santos e os professores de teologia Carlos Klein e Júlio Zabatiero. As entrevistas foram orientadas por um roteiro semiestruturado, transcritas, analisadas e interpretadas sob a perspectiva que Mikhail Bakhtin e Eni Orlandi atribuem ao discurso e seus sentidos. O espaço temporal abordado (1964-1985), por ser um dos períodos mais críticos do país, em que a própria liberdade de expressão foi tolhida, a pesquisa buscou analisar as possíveis contribuições que tal pensamento de libertação pudesse ter proposto à sociedade. Verificou-se uma pequena parcela do protestantismo engajada em busca de transformação social e, diante da truculência da ditadura, não foram percebidos confrontos diretos entre religiosos e militares em Londrina. No entanto, a influência da Teologia da Libertação favoreceu a elaboração de uma reflexão crítica social e religiosa por parte das igrejas protestantes, além de corroborar o desenvolvimento de programas que atendessem as camadas mais empobrecidas da sociedade, rompendo com alguns preconceitos que a política de esquerda recebia dos setores conservadores da sociedade.Item Acerca das crises capitalistas : uma leitura de MarxVedroni, Marcelo Vasques; Santos, Ariovaldo de Oliveira [Orientador]; Bertero, José Flávio; Baltar, RonaldoResumo: Este estudo teórico tem por objeto as obras de Karl Marx e como objetivo principal investigar o fenômeno das crises capitalistas Para tanto, apresentamos uma investigação minuciosa no interior das principais obras deste pensador, sendo elas Teorias da mais-valia e O capital Procuramos, assim, compreender o percurso lógico empreendido por Karl Marx para, no fim deste processo, poder apresentar, de modo geral, as causas pelas quais o capitalismo se depara com as diversas crises Da verificação deste percurso no pensamento de Marx, depreendemos que o modo de produção capitalista traz no seu próprio interior as causas das crises Tendo isto em vista, elas não são fenômenos exteriores ao capital, mas, pelo contrário, resultado do próprio modo de funcionamento do capitalismo Por isso, Marx identifica e apresenta uma tendência inscrita no seu funcionamento Essa tendência é descrita na lei tendencial da queda da taxa de lucro Assim, no decorrer do processo de desenvolvimento do capitalismo, percebe-se que os lucros tendem a decair e daí as crises que acompanham essa quedaItem O acesso ao ensino superior : estudo sobre os vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na UFU e na UELManhezzo, Carolina Cunha; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli [Orientador]; Lima, Ângela Maria de Sousa; Silva, Leonardo Barbosa eResumo: O objetivo deste trabalho é analisar os principais mecanismos de acesso a instituições de ensino superior (IES): o Vestibular e o Exame Nacional do Ensino médio – ENEM, associando-os a desigualdade socioeducacional presente no Brasil Investigaremos quais as diferenças entre esses dois processos, no que tange ao surgimento, legislação, formatação, distribuição de vagas, existência ou não de cotas, entre outros pontos, apresentando assim, um quadro geral do acesso ao ensino superior brasileiro Para tal, partiremos de uma pesquisa bibliográfica e análise documental, apreendendo os processos históricos de configuração dos institutos de ensino superior e suas formas de acesso, para que possamos descobrir quais as possíveis diferenças e semelhanças existentes entre o vestibular tradicional e o ENEM Assim, buscamos compreender os motivos que levaram um mecanismo a substituir o outro ou que somaram-se compondo juntos as notas e possibilidades de acesso às IES Além disso, apresentamos o cenário em que se institui o ENEM/SISU como processo seletivo unificado nas universidades e as normativas necessárias para a concretização dessa mudança Por fim, analisaremos o processo de adesão das universidades públicas ao novo sistema, desde o estudo dos casos, UEL - Universidade Estadual de Londrina e UFU – Universidade Federal de Uberlândia, buscando atingir as mudanças geradas nessas instituições Ressalta-se ainda que este trabalho analisa uma instituição estadual e outra federal, ambas situadas em cidades de médio porte e pontos de regionalização metropolitana fora das capitais, portanto no interior dos estados Minas Gerais e do Paraná, possibilitando assim, uma comparação na adesão do ENEM/SISU nesses dois sistemas Esta Dissertação recebeu o financiamento da CAPES no período de um ano, sendo parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina e do Laboratório de Ensino Pesquisa e ExtensãoItem As ações afirmativas na UEL : um estudo sobre a sociabilidade dos estudantes negros na universidadeAndrade, Pedro Henrique de; Silva, Maria Nilza da [Orientador]; Rezende, Maria José de; Bernardo, TerezinhaResumo: Este trabalho analisa os laços de sociabilidade estabelecidos pelos estudantes negros, na maioria, cotistas, na Universidade Estadual de Londrina, a partir de 26 Sob a ótica da vivência dos estudantes e das suas experiências, estudam-se os principais enfrentamentos e as formas de sociabilidade vividas por eles no meio universitário Utiliza-se a metodologia qualitativa, cuja análise teórica está baseada na teoria histórico-social, aliada à realização de entrevistas em profundidade com os estudantes Os resultados da pesquisa mostram a efervescência política deste momento histórico de implementação de ações afirmativas, quando ocorrem não só situações constrangedoras enfrentadas pelos alunos negros ao serem associados às cotas de forma pejorativa, mas também isolamento na sociabilidade dos estudantes negros com as suas turmas Contrapondo-se a esses constrangimentos aflora a autoafirmação e autovalorização dos estudantes enquanto cotistas e superação individual na construção de redes de socialização, participação e da utilização dos espaços da UniversidadeItem Afinal, o que faz o Programa de Iniciação à Docência - PIBID? Um estudo sobre a formação de professores na UEL, 2010-2016(2016-12-22) Rodrigues, Franciele; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Almeida, Ana Maria Chiarotti de; Meucci, Simone; Lanza, FábioEsta pesquisa analisa se e como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem provocado mudanças nos sentidos das configurações de formação de professores no campo da educação segundo as percepções de agentes do programa (coordenadores de área, professores supervisores e egressos) na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no período de 2010 – quando a UEL passou a participar do PIBID a 2016, ano em que concluímos este trabalho. Partimos das seguintes questões: Quais as disposições (LAHIRE, 2002) que o PIBID tem desenvolvido? Como interage com todas as demais fontes de disposições possíveis para os que se aproximam das agências formadoras de professores? Nossas hipóteses iniciais foram pensadas em vista de que o PIBID tem sido um novo espaço de formação e socialização de professores, cujas experiências geradas têm interferido nos modelos para a formação docente e produzido novas relações entre as agências (instituições de ensino superior, escolas e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES) e os agentes (professores universitários, docentes das escolas, licenciandos e alunos do ensino médio). A fim de responder tais questões, nossos caminhos teórico-metodológicos nos levaram a articular várias técnicas de pesquisas capazes de captar as percepções e as teias de disposições acionadas ou não pelos agentes envolvidos. Assim, os instrumentos de pesquisa foram os seguintes: aplicação de questionários online a doze coordenadores de áreas e dez egressos, trabalho de campo em duas escolas públicas dos municípios de Londrina-PR e Cambé-PR, onde acompanhamos as aulas de duas egressas (professoras iniciantes) que participaram do PIBID nas áreas de Ciências Sociais e Matemática e as aulas de outras duas docentes (professoras veteranas) das mesmas áreas, que não foram bolsistas de iniciação à docência. Além disso, realizamos um grupo focal com cinco professores supervisores do PIBID de Ciências Sociais e entrevistas com duas professoras supervisoras do programa na área de Matemática. O trato de todas as informações coletadas ocorreu por meio da triangulação de dados. Foi possível apreender que o PIBID tem gerado ressignificações do espaço das licenciaturas na Universidade Estadual de Londrina, do papel dos professores das escolas na qualificação de novos docentes e tem levado mais agentes a aderir ao campo da educação, acionando novas disposições entre todos os agentes envolvidos. Ou seja, os professores da Universidade, das escolas, os estudantes do ensino médio, da graduação e da pós-graduação se apresentam mais dispostos a agir dentro das escolas e das universidades em busca de uma formação profissional mais qualificada e densa. Os conflitos e as tensões também foram reposicionados, com novos olhares e maneiras de interpretá-los.Item Agricultura familiar e digitalização do mundo rural: o caso do município de São Pedro do Turvo – SP(2024-03-25) Albuquerque, João Victor Batista de; Silva, Rafael Braz da; Bassani, Paulo; Pellegrini, RosivaldoDurante o ano de 2021, no contexto de pandemia gerado pela propagação da Covid-19, o pesquisador cumpriu a função de Professor de Apoio à Tecnologia (PROATEC) em uma escola estadual do município de São Pedro do Turvo, São Paulo. No cumprimento das tarefas designadas, foram observadas situações que apontavam para um recente processo de digitalização do público escolar, influenciado pela forte demanda por adequação às tecnologias recém-implementadas que, apesar de impactar todas as famílias, parecia exercer um papel ainda mais transformador entre famílias residentes na área rural do município. A hipótese de que a demanda por adaptação às novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) atingia de maneira particular as famílias de pequenos agricultores levou ao interesse de investigar a realidade dessas famílias e, especificamente, como essas faziam uso das TIC na esfera doméstica. As indagações iniciais foram formuladas em um projeto de pesquisa aprovado em 2022 no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (PPGSOC/UEL), e o que se tem aqui é uma apresentação final dos resultados obtidos pela pesquisa que foi desenvolvida há quase dois anos em âmbito acadêmico. À vista disso, o texto está estruturado em três partes. Na primeira, apresentamos uma revisão teórica que tem como foco o agricultor familiar como sujeito social frente às transformações do mundo rural. Na segunda parte, trabalhamos com dados estatísticos de fontes secundárias, assim como dados primários produzidos por meio de entrevistas do tipo semiestruturada realizadas com o total de seis famílias. Finalmente, na terceira parte, assumimos o desafio de lançar mão do conceito de habitus, do sociólogo francês Pierre Bourdieu, para analisar os dados qualitativos da pesquisa, a saber, os relatos das famílias de pequenos agricultores obtidos por meio de entrevistas. Como resultados alcançados, verificamos que o período em que o Estado exerceu maior esforço contra a propagação do vírus, entre 2020 e 2021, coincidiu com o aumento significativo de TIC nas áreas rurais do Brasil e, especificamente, em São Pedro do Turvo. Além disso, encontraram-se justificativas para propor que o modo de utilização das TIC pelas famílias tem em comum o uso qualificado da tecnologia, ou seja, um notável equilíbrio em que os dispositivos são tomados como ferramentas para interesses e necessidades reais ou situações não inéditas, maneira de utilização aparentemente pouco impulsiva e mais cadenciada das tecnologias em mãos.Também foi possível registrar aspectos culturais das famílias que participaram da pesquisa e, sempre que possível, comparar a contribuição da literatura clássica da Sociologia Rural às práticas e eventos tradicionais das famílias são-pedrenses.Item AIDS e políticas públicas : a contribuição das ONGs/AIDS do estado do Paraná na construção de políticas públicas através do exercício de cidadaniaGil, Maria Cristina Rodrigues; Silveira, Ricardo de Jesus [Orientador]; Câmara, Cristina Luci; Jeolás, Leila SollbergerResumo: Este trabalho foi apresentado ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina, Curso de Mestrado no ano de 26 e tem por objetivo analisar a contribuição das Ongs/Aids na construção da cidadania no Estado do Paraná A partir do estudo de três projetos executados por três Ongs/Aids que atuam com públicos diferentes, da análise documental relacionada aos três projetos, da participação em eventos realizados pelas Ongs/Aids do estado, da revisão bibliográfica e de entrevistas semi-estruturadas, apresenta como principais resultados: a afirmação das Ongs/Aids como uma nova identidade concebida como fenômeno institucional específico e coletivo apresentando uma militância diferente que envolve não só a pessoa, mas também a natureza do seu trabalho, e, a contribuição destas instituições na construção da cidadania no contexto das Políticas Públicas de SaúdeItem Alcoolismo e redes terapêuticas : uma análise antropológica sobre grupos de ajuda mútua na cidade de Londrina (PR)Brunello, Eduardo Tadeu; Ramírez-Gálvez, Martha Celia [Orientador]; Jeolás, Leila Sollberger; Ferreira, Carolina Branco de Castro; Mota, Leonardo de Araújo e; Jeolás, Leila Sollberger [Coorientadora]Resumo: Esta pesquisa, de cunho etnográfico, procurou discutir o binômio alcoolismo-doença entre os grupos de ajuda mútua Alcoólicos Anônimos (AA) e o grupo Familiares e Amigos de Alcoólicos (AL-ANON) de Londrina (PR) Identificado que os discursos presentes nestes grupos de ajuda mútua são uma via privilegiada de acesso a duas dimensões básicas, a moral, que designa as expectativas sociais, e a física, representado pelo discurso biomédico da compulsão e da dependência, o diálogo com o conceito de perturbações físico-morais (DUARTE, 1988), apresentou-se fundamental para explorar as noções de doença despertas nessas instituições e como tais noções ultrapassam os limites dos aportes biomédicos A opção teórica da dádiva, inicialmente abordada por Marcel Mauss no Ensaio sobre a Dádiva (1924), também foi de grande valia para análise na medida em que ela auxiliou na compreensão dos mecanismos simbólicos de formação dos vínculos sociais em benefício da recuperação Nas atividades promovidas pelos grupos de ajuda mútua, os membros se consideram como possuidores de uma doença incurável, isto é, necessitam de um controle diário sobre as ações consideradas patológicas em virtude da impossibilidade de cura A pesquisa empírica, marcada por um processo de generificação dos espaços terapêuticos, mostrou a importância de se problematizar como as noções de doença reveladas por estes grupos também são orientadas por uma perspectiva de gênero Os grupos de ajuda mútua, na sociedade contemporânea, apresentam-se como um programa de sucesso capaz de proporcionar a formação de novos estilos de vida e redes de sociabilidade Tal identificação também mereceu especial atenção nesta pesquisaItem Análise do processo de trabalho das indústrias de confecções da região de Londrina-Pr(2006-12-12) Pereira, Cibélia Aparecida; Santos, Ariovaldo Oliveira dos; Alves, Giovanni Antonio Pinto; Bertero, José FlávioO presente estudo procura mostrar questões inerentes às relações de trabalho da indústria de confecções da região de Londrina no Paraná, submetidas à lógica do sistema capitalista de produção através das mudanças ocorridas no mundo do trabalho, que diretamente tem influenciado o modo de organização do trabalho desse setor produtivo. Verifica-se que a reestruturação produtiva não tem resultado em modernos avanços tecnológicos para o setor, como ocorre com outros setores industriais. Foi, no entanto, observado na presente pesquisa que o setor apresenta características ainda rudimentares na forma de produzir, dessa forma tem investido mais em técnicas organizacionais, que por sua vez tendem a desqualificar e precarizar a força de trabalho, do que em incrementos tecnológicos que se dão de forma menos contínua. Isso, entretanto, está relacionado ao fato do setor apresentar forte dependência de mão-de-obra para o desenvolvimento da produção, por ser a princípio de baixo custo. A pesquisa ainda revela que a qualificação para o trabalho no setor é algo fundamental, porém, não determinante para se realizar as operações que são características do processo de fabricação de uma indústria confeccionista. Destaca-se ainda a necessidade do setor em ser flexível, tanto na organização produtiva e de pessoal no interior das empresas, quanto estendendo a sua produção para fora da fábrica, uma tendência dos novos parâmetros produtivos que tem sido aplicado também no setor de confecções.Item Uma análise sociológica sobre a formação de professores para a área de ensino religioso Paraná (2018-2020)Bustos, Vinícius dos Santos Moreno; Lanza, Fábio [Orientador]; Silva, Ileizi Luciana Fiorelli; Junqueira, Sérgio Rogério AzevedoResumo: Esta pesquisa buscou compreender a formação acadêmica dos egressos das Universidades Públicas de Ensino Superior paranaenses habilitados a ministrar o componenete curricular de Ensino Religioso, se estas são ou não suficientes para o exercicio da profissão Utilizamos fontes de pesquisas por nós realizadas nos períodos de 214 a 219, sob os eixos da laicidade, proselitismo, associados com a diversidade religiosa e a educação Quanto às metodologias utilizadas para a pesquisa, é importante salientarmos que empregramos a triangulação de dados, onde utiliza-se de várias abordagens metodológicas, sendo estas quantitativas e qualitativas, para a obtenção e análise dos dados totais Com isso, nossas investigações apontam através dos dados coletados, que metade dos docentes pesquisados que lecionam componente de Ensino Religios afirmam que suas Instituições de Ensino Superior não lhes forneceu formação suficiente para o exercício do componente A pesquisa aponta que a área de Ensino Religoso paranaense se encontra no que chamamos de crise de profissionalismo, onde existe uma limitação no que tange aos conteúdos específicos que as universidades públicas ofertam para a formação docente, falta de conhecimento mútuo dos docentes e alunos da rede estadual de Ensino, sobre a ética e os meios regulatórios, o que propicia e catalisa atos de violência e intolerância religiosa no ambiente escolar por meio de ações proselitistas ou silenciamentosItem Análises do comportamento do PMDB e de sua relação com a manutenção do modelo político brasileiroLisboa Neto, Levy; Baltar, Ronaldo [Orientador]; Costa, Valeriano Mendes Ferreira; Rezende, Maria José deResumo: A pesquisa propõe uma leitura do espaço político ocupado pelo PMDB, enquanto uma variável microinstitucional afeita a interpor-se no modelo político-institucional do país, este ancorado na seguinte base política estrutural: na forma de governo republicana, no sistema de governo presidencialista, na organização político-administrativa federativa, no sistema eleitoral proporcional (multipartidarismo) e no tipo de cameralismo bicameral Base esta suscetível a questionamentos quanto sua eficácia em relação a proporcionar um ambiente favorável à consolidação democrática de face estável Amparados nesse contexto, imprimimos uma discussão capaz de focalizar o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), como um elemento partícipe (instrumento político) de relevo tanto na manutenção e consolidação da democracia como da estabilidade político-institucional no Brasil, a partir da abordagem e exposição de alguns dados empíricos passíveis de inserção no debate sobre a viabilidade e operacionalização do sistema político Para tanto, a linha teórica segue ancorada no institucionalismo histórico, razão esta de utilizarmos as análises de conteúdo e argumentativa como técnicas de pesquisa no trabalho Assim, buscamos, fundamentalmente, nos documentos (programas, convenções, protocolos, normas), pronunciamentos e nos procedimentos partidários dentro do Congresso Nacional, o caminho metodológico em condições de estabelecer nexos causais entre a estabilidade política verificada nas últimas duas décadas e meia e a conduta peemedebista, esta balizada em documentos e ações que consubstanciam os vínculos do partido a valores democráticos e às coalizões governamentais realizadas desde a redemocratização, especialmente como um ator político de relevo instalado no modelo político-institucional do paísItem A âncora da segurança portuária : um estudo exploratório sobre a rede de segurança do Porto de SantosPatriarca, Gabriel Antonio Cabeca; Lopes, Cleber da Silva [Orientador]; Costa, Arthur Trindade Maranhão; Carneiro, Leandro PiquetResumo: Os policing studies têm sido marcados por debates teóricos e normativos a respeito da posição do Estado nas atividades de segurança, cada vez mais pluralizadas e realizadas por diversos atores públicos e privados Uma perspectiva teórica e metodológica baseada no conceito de rede tem contribuído empiricamente com esses debates ao analisar as relações entre esses atores, mas ainda há muitas lacunas no conhecimento sobre as redes de segurança, quais atores ocupam posições centrais e por quais motivos Esta pesquisa contribui para o entendimento dessas questões por meio do estudo de caso da rede de segurança do maior complexo portuário da América Latina, o Porto de Santos O objetivo é explorar quais são as organizações mais centrais dessa rede, quais recursos ou “capitais” explicam a centralidade que elas adquirem, assim como as tensões e os conflitos subjacentes Quais são as organizações com maior centralidade na rede de segurança portuária, estabelecendo mais relações, posicionando-se de modo mais próximo das demais ou intermediando um maior número relações? Quais capitais buscados e mobilizados nas relações dessas organizações influenciam a centralidade que elas ocupam? Quais as fontes das “lutas de poder” que emergem pela busca e mobilização de capitais nas relações entre essas organizações? A pesquisa partiu da hipótese de que a rede de segurança do Porto de Santos é ancorada pelo Estado, com os atores públicos apresentando maior capacidade para mobilizar diferentes tipos de capitais que lhes conferem centralidade e poder dentro da rede, mas que também geram tensões e conflitos nas relações da segurança portuária As perguntas foram respondidas a partir de dados qualitativos oriundos de entrevistas semiestruturadas em profundidade com 17 gestores das organizações públicas e privadas atuantes na segurança portuária – Cesportos; Polícias Federal, Civil e Militar; Alfândega da Receita Federal; Capitania dos Portos; Guarda Portuária; terminais portuários; empresas de segurança; consultorias; e sindicatos da classe empresarial portuária Os dados foram analisados quantitativamente por meio de análise de redes sociais e qualitativamente por meio de análise de conteúdo Os resultados demonstram que as posições centrais da rede de segurança portuária são ocupadas predominantemente por atores públicos como a Cesportos e a Polícia Federal, mas também por atores privados, como a segurança “orgânica” dos terminais portuários No entanto, o Estado representa a âncora dessa rede, uma vez que a centralidade dos atores privados nas relações da segurança portuária é “dominada” pelos capitais buscados e mobilizados por atores públicos Subjacente às relações que formam a rede de segurança portuária, tensões e conflitos emergem pela entrada, permanência e saída da rede; lógicas distintas por redes sobrepostas; bem como disputas, reivindicações, críticas e renúncias de capitaisItem Antropólogo e insider : contribuições da antropologia pós-moderna para a reflexão e escrita de etnografias "de dentro"Pereira, Luiz Fernando; Wiik, Flavio Braune [Orientador]; Menezes, Celso Vianna Bezerra de; Rapchan, Eliane SebeikaResumo: O presente trabalho visa discutir as contribuições da crítica pós-moderna da Antropologia para a escrita de etnografias “de dentro”, como são chamadas as etnografias onde o pesquisador é também um membro do grupo estudado e faz uso retórico de seu status de insider em sua escrita Para tanto, promovo uma análise meta-etnográfica sobre minha “Etnografia da Venda”, promovendo uma desconstrução da mesma e ligando-a com os debates postos pelos pós-modernos na Antropologia sobre escrita etnográficaItem As corporações transnacionais e sua prática de responsabilidade social: um estudo de caso em Londrina, Paraná, de 2006 a 2008(2008-12-09) Junges, Clarice; Baltar, Ronaldo; Stein, Leila de Menezes; Wolff, SimoneA pesquisa investiga o tema responsabilidade social empresarial e analisa os significados dessa nova forma de ativismo corporativo, desse "novo ethos" do mundo dos negócios pela perspectiva dos próprios empresários e da produção teórica oriunda do campo da Administração de Empresas. Faz também um resgate desta discussão no campo das Ciências Sociais. A pesquisa empírica consiste num estudo de caso da empresa Milenia Agrociências S.A, indústria de produtos agroquímicos, e teve por objetivo averiguar como estão se dando as relações entre a empresa, os trabalhadores, a comunidade do entorno e o Estado, no que se refere à garantia dos direitos sociais básicos. Busca verificar, ainda, se as ações da empresa no campo social realmente refletem as premissas que as motivam, e também qual sua contribuição para a promoção do bem-estar social. As principais ambigüidades e os principais conflitos presentes nessas relações também estão sendo abordados.Item Assalariamento e proletarização na medicina : um estudo sociológico realizado no Município de LondrinaAlbiazzetti, Giane; Bertero, José Flávio [Orientador]; Silva, Felipe Luís Gomes e; Santos, Ariovaldo de OliveiraResumo: Estudos realizados em diversos países têm mostrado que a proletarização vem se generalizando desde as últimas décadas em diversos setores, inclusive nos serviços No Brasil, pesquisas recentes destacam que os médicos, profissionais tradicionalmente autônomos e liberais, estão se submetendo cada vez mais a formas de assalariamento próprias do capitalismo, tornando-se trabalhadores proletários A presente pesquisa analisa o trabalho médico no município de Londrina e o processo de assalariamento e proletarização da profissão, compreendendo que se trata de uma conseqüência direta do capitalismo contemporâneo A fundamentação teórica e metodológica é marxiana e materialista-dialética Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados coletados em Londrina, através de fontes documentais e entrevistas com profissionais médicos que atuam no município Os resultados revelam que a profissão médica vem se transformando no Brasil, desde a década de 6, tendo como principais desdobramentos a incorporação de tecnologias e perda da autonomia profissional, a interferência do Estado e do grande capital representado pelas indústrias farmacêutica e de equipamentos médicos, a busca por alternativas de inserção e manutenção no mercado de trabalho, e a tendência crescente ao assalariamento e à proletarização