02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas
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Item A tradução intersemiótica para a desconstrução de crenças disfuncionais na aprendizagem de língua inglesa com crianças(2023-02-15) Campos, Bárbara Lopes Garcia de Souza; Guidotti, Arelis Felipe Ortigoza; Brener, Fernanda Machado; Brossi, Giuliana CastroCom a expansão do ensino de línguas estrangeiras (LE) por meio do enfoque comunicativo, o uso da tradução nas aulas de línguas vem sendo cada vez mais desencorajado, entretanto, não devemos associar essa prática somente ao método de gramática-tradução. Com isso em mente, foi construído um protótipo de ensino (Rojo, 2017), cuja metodologia é orientada pelos pressupostos teóricos da Tradução Intersemiótica (Tr.I) (Jakobson, 1959) e da Multimodalidade (Cope, Kalantzis, 2015). Almeja-se, por meio deste material didático (MD), desenvolver o pensamento crítico de crianças, alunos de Língua Inglesa (LI) do 5º ano do Ensino Fundamental, como meio de torná-los autores da desconstrução de suas próprias crenças disfuncionais sobre a aprendizagem desse idioma. Ademais, considerando as crianças como seres pensantes, capazes de agir socialmente, esse relato de pesquisa tem como objetivo específico verificar a potencialidade da tradução intersemiótica no ensino de inglês com crianças abrangendo a temática social dos direitos humanos, uma vez que a concepção de língua tem, ao longo dos anos, se afastado de significados estruturalistas e se aproximado de uma visão de língua como um construto histórica e ideologicamente orientado (Pennycook, 2001; 2021). As crenças dos alunos foram elencadas previamente à produção do MD, por meio de questionários. Além disso, o tema e os recursos utilizados foram também escolhidos pelos alunos, e a pilotagem do produto educacional foi feita pela própria professora-pesquisadora. Com a aplicação deste produto educacional, este artigo busca verificar o potencial do protótipo de ensino em desconstruir crenças disfuncionais na aprendizagem de LI com crianças e, responder a três perguntas de pesquisa: Quais crenças relacionadas à LI são mais recorrentes no imaginário das crianças? Quais as potencialidades da Tr.I no desenvolvimento da consciência crítica para a desconstrução das crenças? Quais são as percepções e experiências das crianças em relação aos direitos humanos? Portanto, este trabalho evidencia a Tr.I como possível ferramenta para o engajamento e desconstrução de crenças disfuncionais à aprendizagem de um novo idioma, além de que, por meio desse instrumento de trabalho, outros professores poderão também ter acesso a materiais que trabalhem sob essa perspectiva, podendo acrescentar e modificar informações ou, até mesmo, utilizá-lo como um guia para sua prática pedagógica.Item Afeto e educação socioemocional na formação de professores de língua inglesa(2022-12-09) Carvalho, Maria Vitoria Rover Brochard de; Chimentão, Lilian Kemmer; Novelli, Josimayre; El Kadri, Michele SallesOs currículos dos cursos de formação de professores de língua inglesa (LI) são bastante abrangentes, incluindo, por exemplo, temas da linguística, linguística aplicada, formação e prática docente, assim como aspectos léxico-gramaticais e fonológicos da língua, entre outros. No entanto, um tema que, embora presente em pesquisa, ainda não está implementado nos currículos de formação de professores de inglês no país é o papel do afeto no ensino e na aprendizagem de línguas. A relação entre professor e aluno na prática de sala de aula e a aprendizagem socioemocional têm ganhado maior visibilidade com a implementação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), documento normativo que evidencia a abordagem de competências socioemocionais em todos os componentes curriculares, incluindo a LI. Com o objetivo de promover uma formação relevante com foco em ensino de inglês e habilidades socioemocionais a partir de uma perspectiva reflexiva (SCHÖN, 1983), abordando o ensino de aspectos socioemocionais (ZINS; ELIAS, 2007), o conceito de rapport - a relação do aluno-professor (TICKLE-DEGNEN; ROSENTHAL, 1990), da mediação semiótica (HASAN, 2002), da aplicação da ética do cuidado (NODDINGS, 2002) e do desenvolvimento de habilidades socioemocionais no ensino descritas na BNCC (BRASIL, 2018), foi proposto o desenvolvimento de um e-book para a formação inicial e continuada de professores. O presente artigo traz a apresentação do e-book e relata uma formação online com caráter de estudo- piloto realizada com 15 professores de inglês, no ano de 2021. A pilotagem do e-book por meio da formação, a produção dos participantes dela decorrente, bem como as respostas dequestionário aplicado aos participantes foram analisados para chegar aosresultados da presentepesquisa. Para análise dos dados oriundos do questionário, utilizou-se a Análise Paradigmáticae Sintagmática - APS (REIS, 2015). Os resultados indicam que foi possível evidenciar a incorporação de aspectos relativos: a) à construção de rapport; b) ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia e colaboração; e c) à mediação (significado, transcendência, individuação e diferenciação psicológica e competência) (ABED, 2016) nas atividades elaboradas pelos participantes para o ensino de inglês. Conclui-se que os participantes puderam relacionar o ensino de inglês e a aprendizagem socioemocional por meioda observação de atividades sugeridas pelo e-book, da transposição didática e da reflexão acerca da própria formação.Item Letramento racial crítico no ensino-aprendizagem de inglês: uma tipologia de atividades para práticas antirracistas(2023-07-27) Fantaussi, Renata; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano; Jovino, Ione da Silva; El kadri, Michele SallesO ensino de história e cultura afro-brasileira e africana tornou-se obrigatório no currículo escolar com a implementação da Lei no. 10.639/03 (BRASIL, 2003). No entanto, segundo Gomes (2010), alguns fatores dificultam a construção de uma educação antirracista no Brasil, tais como: a ausência da lei nas orientações do Programa Nacional do Livro didático (PNDL) e a pouca sistematização e divulgação dos saberes produzidos pela comunidade negra nos meios acadêmicos e para os profissionais da educação básica. Parte-se do pressuposto de que o ensino de língua inglesa com práticas antirracistas pode contribuir para a efetivação da Lei no. 10.639/03. Assim sendo, busca-se encontrar meios de realizar a transposição didática (CHEVALLARD,1997) da referida lei por uma perspectiva antirracista que desse suporte ao desenvolvimento de atividades didáticas. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma tipologia para a educação antirracista no ensino de inglês, baseada nos princípios da Teoria Racial Crítica (TRC) (FERREIRA, 2006, 2015) (LADSON-BILLINGS, 2002) e do Letramento Racial Crítico (LRC) (FERREIRA, 2006, 2015). A partir de uma revisão de literatura, foram compilados os conceitos e os princípios da educação antirracista que compõem o eixo conceitual (LEITE, 2018) da tipologia, que compreende racismo e antirracismo na educação (CAVALLEIRO, 2001; GOMES, 2010, 2012) e conceitos sobre branquitude (CARONE; BENTO, 2014; SCHUCMAN, 2014). O eixo pedagógico (LEITE, 2018) da Teoria Racial Crítica (FERREIRA, 2006, 2015). A tipologia é ilustrada por meio de atividades que compõem o e-book English for All, produto educacional elaborado no Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).Item “Las fiestas de San Juan”: o material didático como promotor de motivação nas aulas de língua espanhola(2023-03-13) Barreto, Thais Cunha; Zorzo-Veloso, Valdirene Filomena; Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de; Reis, Marta Aparecida Oliveira Balbino dosA motivação é facilmente perceptível no cotidiano dos indivíduos inseridos em uma sociedade e com isso, é possível compreender que ela pode ser um fator de suma importância também no ambiente escolar. Este artigo descreve a produção de uma unidade didática para o ensino de LE, com o propósito de refletir sobre a promoção de motivação nas aulas com base nas estratégias motivacionais propostas por Epstein (1988), contribuir com a consolidação do ensino de Língua Espanhola (LE) no país e auxiliar professores da área em suas práticas e desenvolvimento como pesquisadores. Dado que compreendemos o papel da LE no mundo, esperamos que todos os trabalhos aqui desenvolvidos possam ser aplicados e adaptados pelos professores para outras LEM. Acredita-se que esta pesquisa pode ser relevante para professores de Língua Espanhola, por apresentar um viés das estratégias motivacionais, pautada na teoria da meta aprender e nos elementos do TARGET (1988), usado para fomentar a motivação e a aprendizagem dos estudantes, além de promover contextos mais significativos para o ensino. Para a proposição do produto educacional supracitado foram consideradas as seguintes fases, um levantamento bibliográfico acerca dos conceitos de motivação escolar, na teoria da meta aprender e das estratégias motivacionais, embasado nos seguintes teóricos: Ames (1992), Brophy (1999), Bzuneck (2009), Cavenaghi (2010), Crookes e Schmidt (1991), Deci e Ryan (2000), Dörnyei (2003), Epstein (1988), Guimarães (2004), Maieski (2011), Maehr & Midgey (1991), Oxford (2004), Reeve (2004) e Stipek (1998). No referencial teórico, foi possível constatar que o material didático sobre o viés motivador nas aulas de Línguas Estrangeiras Modernas pode impulsionar o desenvolvimento da motivação, possibilitando que esta não seja apenas uma responsabilidade atribuída aos professores. Deste modo, compreende-se que tanto as estratégias como as metodologias dos professores são recursos educacionais para a promoção da motivação, devendo atuar de maneira conjunta e colaborativa.Item Read/esigners: letramento literário na formação de professores de língua inglesa(2023-02-27) Aires, Ana Paula Luiz dos Santos; Brener, Fernanda Machado; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano; Prado, Márcio Roberto doA leitura de textos literários nas aulas de línguas adicionais pode fomentar o trabalho com aspectos culturais e linguísticos (COLLIE; SLATER, 1987). Em uma perspectiva de (multi)letramentos, a leitura literária pode promover o agenciamento crítico e criativo, em que leitores se tornam leitores-autores no processo. Nesse sentido, considerando uma aprendizagem sociocultural, pode ser proveitoso que cursos de formação de professores posicionem seus alunos como aprendizes-professores em práticas de letramento literário. Não obstante, a quantidade de pesquisas e/ou propostas de ensino que abordam o letramento literário neste contexto é ainda incipiente. A partir disto, o propósito deste trabalho é apresentar e avaliar o protótipo (ROJO, 2017) “READ/ESIGNERS”, que tenciona fomentar práticas de letramento literário (ZAPPONE, 2008; JENKINS, 2013) e instigar (futuros) professores ao trabalho com textos literários em uma perspectiva de multiletramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020). A produção do protótipo está fundamentada nas quatro etapas de desenvolvimento de material didático propostas por Leffa (2007). Para a fase de análise, realizou-se um levantamento bibliográfico de pesquisas sobre letramento literário na formação de professores de línguas, bem como a caracterização dos participantes do contexto de implementação. Em seguida, o material foi elaborado e pilotado em duas turmas do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual de Londrina. A geração de dados deu-se a partir das produções multimodais e propostas de ensino dos professores em formação inicial. De modo a identificar se o material fomentou práticas de letramento literário (multimodal), as produções multimodais foram analisadas de duas formas: por análise de conteúdo (BARDIN, 2011) com critérios norteadores pré-definidos e análise do design (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020). No que diz respeito às propostas de ensino com o texto literário, o método empregado foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) com categorização indutiva. Os resultados indicam o potencial de práticas de letramento literário alicerçadas em uma pedagogia de multiletramentos, enfatizando a possibilidade para (re)construção do conhecimento e (res)significação da leitura, e do texto literário, de modo crítico-criativo. Da mesma forma, percebe-se o engajamento de professores em formação em práticas de letramentos literários multimodais, o que pode viabilizar novos entendimentos sobre o texto literário e das práticas de leitura de literatura. Por outro lado, parece haver uma dificuldade na ruptura com práticas de ensino tradicionais/monológicas (STREET, 2014) em relação ao papel de textos literários na sala de aula de língua inglesa, uma vez que os dados demonstram que a maioria das propostas de ensino parecem não refletir as experiências vivenciadas durante a intervenção.Item Becoming a teacher-designer : o percurso da criação do jogo digital "Trip challenge" e do desenvolvimento profissional de uma professora-designer de jogosDainezi, Bruna Danielly; El Kadri, Michele Salles [Orientador]; Rios-Registro, Eliane Segati; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa GrassanoResumo: Os trabalhos que abordam o desenvolvimento de jogos para o ensino por professores ainda são incipientes (GUILLÉN-NIETO; ALESON-CARBONELL, 212; MARCHIORI et al, 211; MUÑOZ et al, 215) Desse modo, o objetivo deste artigo é compartilhar uma experiência de design de jogos de uma professora de Língua Inglesa (LI) e relatar o percurso do desenvolvimento de um jogo digital (Trip Challenge) para o ensino de LI apresentado como um produto educacional O percurso do desenvolvimento do jogo é contado em uma narrativa e ilustrado com capturas de tela de elementos pertencentes ao processo de construção Esta narrativa está articulada por meio do Design case (SMITH, 21), que tem por objetivo descrever detalhadamente o processo de criação de um produto ou de uma experiência Este jogo está sendo apresentado como produto educacional para a conclusão do Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina Tal produto tem como arcabouço teórico os pressupostos do multiletramento e da multimodalidade (THE NEW LONDON GROUP, 1996), dos videogames na/para aprendizagem (GEE, 27, 214; MCGONIGAL, 211; PRENSKY, 27;) na metodologia de games educacionais ou serious games design (ARNAB et al, 215) dos jogos no ensino/aprendizagem de línguas (RAMA et al, 212; PETERSON, 212; BLAKE, 213; BUTLER, 215; SILVA, 217; EL KADRI; EL KADRI; CORREA, 217), e do Inglês como Língua Franca Global (CRYSTAL, 23; CANAGAJARAH, 21; GIMENEZ et al, 215) A análise do percurso do desenvolvimento do Trip Challenge mostra que o processo foi desafiador e ao mesmo tempo repleto de aprendizados, pois envolveu novos conhecimentos nas áreas de ensino de LI e de desenvolvimento de jogos O referido jogo tem como potencial o uso em contexto educacional ou social, e pretende contribuir ao ensino-aprendizagem da LI, trazendo a atenção para a possibilidade do uso e construção de jogos por professores e alunosItem Matizes culturais nas aulas de língua espanhola para crianças : análise e complementação do livro Nuevo recreoFuck, Jorge Rafael; Ferreira, Cláudia Cristina [Orientador]; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio; Reis, Marta Aparecida de Oliveira Balbino dosResumo: Esta pesquisa pretende contribuir para práticas no processo de ensino e aprendizagem de espanhol para crianças de 1º ao 5º ano Como objetivo principal, queremos propor apoio teórico e adaptar, complementar e/ou elaborar atividades que envolvam aspectos culturais com o intuito de contribuir com o labor docente O presente estudo surgiu da necessidade de contribuir com a otimização da coleção intitulada Nuevo Recreo, edição 214, uma vez que apresenta lacunas no que diz respeito às práticas relacionadas aos aspectos culturais de países hispânicos, uma vez que aprender outro idioma não é somente aprender conteúdos lexicais ou gramaticais Pretendemos evidenciar a relevância de levar à aula de língua estrangeira, especialmente para crianças, matizes culturais, a fim de que o aluno conheça a diversidade e possa constatar que não há cultura superior ou inferior à outra e que o respeito à diferença é uma necessidade Para tanto, buscamos referências em estudos sobre: formação de professores de espanhol para crianças (RINALDI, 26; 211), Material didático (ERES FERNÁNDEZ, 28), conceitos de cultura (FERREIRA, 25; SANTOS, 26), cultura e ensino de espanhol (DE NARDI, 27), desenvolvimento infantil (NOVELO, 22; PIAGET, 1999; VYGOTSKY, 21) Para esta pesquisa, decidimos analisar a coleção didática intitulada Nuevo Recreo (AMENDOLA, 214), a qual analisamos duas unidades de cada volume com o objetivo de verificar se nas atividades propostas pelos autores há evidências de que sejam contemplados aspectos culturais Desta forma, a matriz utilizada para análise do livro didático é de autoria de (RINALDI et al, 216) Ao nos depararmos com algumas atividades possíveis de serem adaptadas e fundamentadas quanto ao conceito de cultura e processo de ensino e aprendizagem, fazemos algumas sugestões e elaboramos um encarte, com práticas para o ensino de espanhol que abarca aspectos culturais por meio de atividades lúdicas Como conclusão, podemos constatar que o livro selecionado pode ser complementado ou adaptado, a fim de potencializar o ensino e a aprendizagem, sobretudo, no que se refere ao aspecto cultural, por isso apresentamos atividades inéditas e/ou adaptadas Esperamos contribuir com os estudos sobre esse campo do saber e que professores e alunos se enveredem por esta temáticaItem Aprendizagem de professores de inglês sobre uso de tecnologia em contexto de instituto de línguasHeshiki, Silvia Regina Akiko; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano [Orientador]; Mateus, Elaine Fernandes; El Kadri, Michele SallesResumo: Embora o uso de novas tecnologias tenha recebido maior atenção nos últimos anos, há poucos trabalhos que abordem a formação de professores de institutos de línguas em sua relação com tecnologia móvel vindo o presente estudo suprir esta lacuna Este trabalho trata de como se deu a aprendizagem de uso de ferramentas tecnológicas por professores em um instituto de línguas especializado no ensino da língua inglesa No segundo semestre de 216 notou-se uma movimentação espontânea dentre 11 docentes da instituição que procuraram aprender com colegas sobre alguns aplicativos que poderiam ser utilizados para o ensino de L2 O estudo além de verificar como se deu a aprendizagem docente sobre o uso de tecnologia procura também identificar o que favoreceu e/ou delimitou essa aprendizagem Adota uma perspectiva sociocultural, abordando o aprendizado docente no contexto de TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) e a difusão tecnológica em uma comunidade de prática A coleta de dados se deu via enquete online e pela gravação e transcrição de entrevistas não estruturadas dos participantes da pesquisa, devidamente autorizadas A análise dos resultados foi de ordem qualitativa e quantitativa trazendo o mapeamento da disseminação de uso de ferramentas tecnológicas que recebeu a denominação “Efeito Polinizador” Foi possível concluir que o aprendizado docente se deu via propagação de conhecimento por membros da comunidade que já detinham o domínio de conhecimento tecnológico e, por novos membros que, ao se apropriarem de tal conhecimento também se esforçaram para que houvesse sua propagação A aprendizagem e sua consequente difusão se deram pela percepção de affordances e pela mediação (social, imitação e demonstração)Item El huevo de Colón : unidades fraseológicas no processo de ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira e/ou adicionalVieira, Ana Paula Mantovani; Ferreira, Cláudia Cristina [Orientador]; Alvarez, Maria Luisa Ortíz; Andrade, Otávio Goes deResumo: As unidades fraseológicas (UFs), estudadas pela Fraseologia, compõem a língua e a identidade de uma comunidade linguística e refletem a visão de mundo desta coletividade (ORTIZ ALVAREZ, 211) Estudos apontam para a implementação dos conteúdos fraseológicos no ensino de línguas materna e estrangeiras/adicionais (MONTEIRO-PLANTIN, 28; ORTIZ ALVAREZ; UNTERNBÄUMEN, 211; TIMOFEEV, 213) Contudo, existe certa resistência por inserir as UFs nas aulas de espanhol como língua estrangeira/adicional (ELE/A) por julgarem-nas complexas (BAPTISTA, 214; RIOS, 21; SKINDLER, 215; TIMOFEEV, 213) Assim como expõe os estudiosos Ortiz Alvarez e Unternbäumen (211), é necessário reivindicar o lugar que as UFs merecem nos estudos fraseológicos, na didática de línguas e na lexicografia A partir da observação dos estudos relacionados à Fraseologia e de minha prática como acadêmica, docente e pesquisadora iniciante, tenho por objetivo, fomentar o uso das UFs nas aulas de ELE/A a partir dos cadernos de atividades pedagógicas e de outros “tesouros” publicados no blog, onde exponho as UFs de maneira contextualizada, contribuir com o labor de docentes de ELE/A, incitar a pesquisadores da área a investigar e a elaborar outros produtos educacionais relacionados à fraseologia e colaborar para a desmistificação da ideia de complexidade no ensino e na aprendizagem das UFs (BAPTISTA, 214; RIOS, 21; SKYNDLER, 215; OLIMPIO, 26) Diante dos objetivos propostos, esta pesquisa se justifica devido ao número escasso de investigações e materiais específicos que abordam as UFs (BAPTISTA, 214; ORTIZ ALVAREZ, 212)Item Kids in action : canções infantis em um software interativo para a prática do inglêsPereira, Taciana Virgínia Ramalho; Tonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador]; Rocha, Cláudia Hilsdorf; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa GrassanoResumo: Diante de uma geração de nativos digitais (PRENSKY, 21), há a necessidade de inovações e de mudanças no processo de ensino e aprendizagem Visando a esta transformação e, mediante a facilidade com que as crianças, entre seis a dez anos, do contexto de ensino de escola de idiomas, utilizam recursos digitais, surgiu a necessidade de um produto educacional que pudesse contribuir para a área de inglês para o público infantil em curso livre O objetivo deste trabalho é apresentar o desenvolvimento de um aplicativo, com canções infantis, para auxiliar crianças de seis a dez anos no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa Por meio desta pesquisa, objetivou-se também identificar se a aquisição dos vocábulos das canções infantis presentes no jogo será coconstruída pelas crianças O trabalho apoiou-se em estudos sobre reflexões do ensino e aprendizagem da língua estrangeira para crianças (RINALDI, 211; TONELLI, 25); fatores que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem infantil (VYGOTSKY, 1978; GESELL, 1993); o brincar como ação para o desenvolvimento infantil e o sociointeracionismo (VYGOTSKY, 1998); o lúdico por meio dos jogos eletrônicos (HUIZINGA, 2; ANDRADE, 217); as canções como instrumento mediador (ROCHA, 29; FERREIRINHA, 214); teoria de aquisição de língua estrangeira proposta por (ELLIS, 1994); motivação (CALLEGARI, 28); gamificação (LEFFA, 214; SCHLEMMER, 216) e Gaia Abstração Game (OLIVEIRA; BARROS, 213) As reflexões foram realizadas por meio de um grupo focal direcionado às crianças de seis anos, alunos de escola de idiomas Tal grupo foi mediado pela pesquisadora e professora com o intuito de auxiliar na construção do conhecimento desses pequenos A partir dos resultados obtidos, foi possível observar que o trabalho com canções infantis, aliado aos dispositivos móveis, pode ser um recurso eficaz para a aquisição de uma língua estrangeira, devido à motivação que as crianças apresentam ao explorar esses recursos, e que os professores que atuam com público infantil podem valer-se desta prática tecnológica no contexto escolar Tais observações são estimadas a longo prazoItem O inglês dentro e fora da escola : uma proposta de material didático para aproximar as duas realidadesGuidugli, Silene Salvador; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador]; El Kadri, Michele Salles; Schmitt, Larissa GiordaniResumo: O enfoque deste trabalho é a apresentação de uma unidade didática elaborada para a aprendizagem de língua inglesa em contexto de educação básica no Brasil A motivação para o trabalho veio da minha experiência, por reconhecer a necessidade de rever o material didático adotado em meu contexto de atuação profissional Para atender a essa demanda, elaborei atividades a partir de materiais autênticos, considerando-os para a seleção de textos escritos e orais que se aproximem de gêneros familiares aos aprendizes Para propor uma unidade didática para o ensino de língua inglesa no formato de um produto educacional no âmbito do Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas, da Universidade Estadual de Londrina, primeiramente busquei, junto aos potenciais alunos que usarão esse material, quais gêneros poderiam ser contemplados no material a ser proposto Elaborei um questionário online, que foi respondido por 81 alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º anos do ensino médio do local onde atuo como professora de língua inglesa A partir das informações obtidas junto aos alunos respondentes do questionário, foram eleitos os gêneros de texto a serem material fonte das atividades A busca por potencias temas foi feita com base nos documentos oficiais que versam sobre as orientações para o ensino e a aprendizagem da língua inglesa na educação básica O embasamento teórico se apoia na literatura acerca dos gêneros textuais, com sua definição pautada em Bronckart (23) A concepção de língua que orientou o trabalho foi o de língua em uso (MARCUSCHI, 21) A elaboração de materiais didáticos e sua definição baseiam-se em Barros e Costa (21), Tomlinson e Masuhara (25) com o enfoque no aluno e não no material; e, em Leffa (28), para determinar as etapas pertinentes à elaboração de materiais didáticos A partir da unidade didática elaborada, este trabalho aponta para importância de considerar os alunos e seus interesses quando da elaboração de material didático, tendo como princípio que o uso da língua deve ser sempre o ponto de partida e o ponto de chegada da aprendizagemItem Extensão universitária : a curricularização como propostaSalatini, Ana Carolina Moreira; Zorzo-Veloso, Valdirene Filomena [Orientador]; Ferreira, Claudia Cristina; Annibal, Sérgio FabianoResumo: A exemplo do que já acontece em outras instituições de nível superior estrangeiras, os universitários brasileiros terão em seu currículo a prática obrigatória de atividades extensionistas Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE) 214-214, todos os cursos de graduação ofertados em universidades brasileiras deverão assegurar, no mínimo, 1% de sua carga horária para atividades de extensão, um dos tripés da universidade Tendo em conta esta curricularização e o pouco contato da comunidade universitária com essa prática, o presente trabalho tem como objetivo expor uma breve contextualização da Extensão no Brasil, na Argentina e México, suas implicações sociais e contribuições tanto para Universidade como para a Sociedade (NOGUEIRA, 25), (ROCHA, 21), (SOUSA, 2), além de apresentar uma proposta de um tutorial direcionado aos docentes e discentes da área de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no intuito de dar-lhes suporte e orientá-los nesta nova fase extensionista Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica e consultamos a Pró-Reitoria de Extensão da UEL e as Universidades Públicas da região sul do Brasil Como resultado, desenvolvemos uma página web, com informações sobre a história da extensão, concepções, leis, atividades realizadas em outros lugares, nacionais e internacionais, e o passo a passo necessário para implementá-las no currículo, segundo nossa proposição Com isso, pretendemos contribuir com a Pró-Reitoria de Extensão da UEL (PROEX) na implementação e divulgação de tais práticas, bem como elevá-la a um patamar igualitário aos outros dois pilares da universidade, Ensino e PesquisaItem "Play no inglês" : proposta de Material Educacional Digital (MED) e subsídios para a formação de professores em contexto de EJARamos, Michelle Andressa Vieira; El Kadri, Michele Salles [Orientador]; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano; Mello, Diene Eire deResumo: Ao buscar materiais didáticos para o ensino de Língua Inglesa (LI) para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), especialmente na etapa equivalente ao Ensino Médio em escolas públicas, pude constatar a escassez desses materiais Além disso, a utilização de ferramentas digitais no ensino de línguas, sobretudo de LI, tem sido objeto de estudo de diversos pesquisadores, apontando resultados significativos quanto ao aprendizado dos alunos após essa implementação Entretanto, ainda há poucos estudos nessa área na modalidade de EJA, principalmente nas escolas públicas Levando tais fatores em consideração, este artigo tem por objetivo relatar o processo de elaboração de dois produtos educacionais: um Material Educacional Digital (MED) (RAMOS; RAMOS; ASEGA, 217) e um e-book para a formação de professores Este artigo baseia-se na concepção de “investigação-como-postura” (COCHRAN-SMITH; LYTLE, 1999) e na metodologia do desenvolvimento (VAN DEN AKKER, 1999) O MED produzido alinha-se à educação libertadora de Freire (1982), à abordagem sociointeracionista (VYGOTSKY, 1998) e ao Letramento Digital (SOARES, 22) Para coleta de dados, realizei o mapeamento de pesquisas na área; analisei os documentos oficiais do contexto (PARANÁ, 26; 28) e livros a respeito da elaboração de materiais para o ensino de línguas (LEFFA, 27; TOMLINSON, MASUHARA, 25), além de realizar questionários com professores e alunos inseridos nessa etapa Espero que o MED produzido auxilie na ampliação de horizontes do ensino de LI para jovens e adultos, considerando as práticas sociais da língua, promovendo um ensino-aprendizagem contextualizado, interativo e colaborativo Quanto ao e-book, acredito que poderá contribuir para os interessados em aprofundar-se nos estudos sobre o contexto de EJA no âmbito estadual e nacionalItem Leitura crítica : origens conceituais e sugestões de atividades didáticas para aulas de língua inglesaSaito, Leila Miyuki; Reis, Simone [Orientador]; Ferreira, Cláudia Cristina; Novelli, JosimayreResumo: As habilidades de leitura crítica não se desenvolvem por si só à medida que os indivíduos crescem, elas devem ser ensinadas desde os primeiros anos escolares Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de resgatar as raízes da leitura crítica, retratada nos textos do sétimo capítulo de Developing Comprehension – Including Critical Reading – obra compilada por Mildred A Dawson, publicada em 1968, e apresentar um caderno de atividades para se trabalhar leitura crítica em aulas de língua inglesa para crianças, jovens e adultos A relevância desse resgate está no fato de que, embora o conceito de leitura crítica tenha evoluído, conforme definições de Coradim (28) e D’Almas (211), a base e as sugestões didáticas trazidas pela obra mencionada continuam aplicáveis aos diversos contextos de aulas de leitura As atividades, elaboradas a partir dos modos de ler criticamente extraídos do capítulo em questão são sugestões e podem ser adaptadas para outros idiomas Elas foram testadas por três professores, que forneceram considerações para que se fizessem os ajustes necessários Espera-se que o professor interessado em desenvolver leitura crítica com seus alunos encontre neste material um apoio, um ponto de partida para um trabalho que pode e deve ser estendido, complementado e continuadoItem Avaliação na produção oral de língua estrangeira para crianças : uma proposta de acompanhamento do processo de aprendizagemAndrade, Bárbara de; Tonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador]; Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de; Furtoso, Viviane Aparecida BagioResumo: Uma vez que as relações afetivas entre professor e aluno podem, de alguma forma, interferir no processo avaliativo, observamos, com base em nossa experiência de professoras de língua estrangeira, a necessidade de um instrumento de registro de avaliação capaz de auxiliar e acompanhar o processo de aprendizado de crianças aprendizes de uma língua estrangeira (LE) com foco na produção oral (CAMERON 21, 23, MCKAY 26; ROCHA 26; SCARAMUCCI, 2, 24, 28) Para isso, desenvolvemos um instrumento de registro da avaliação da produção oral (Ficha de Acompanhamento e Desenvolvimento da Aprendizagem – FADA) e a Grade com seus descritores dos Aspectos Avaliados (Grade de Avaliação da Produção Oral de Língua Estrangeira para Criança – GAPOLEC) A FADA registra e acompanha o processo de desenvolvimento da produção oral, no entanto, é por meio do teste, como atividades e brincadeiras, que constataremos esse progresso A Escala de Conceitos foi construída a partir da GAPOLEC e traz diferentes conceitos de A+ a C-, diferenciados pelos seus descritores, os quais serão registrados na FADA Os instrumentos, desenvolvidos durante o Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM), visaram oportunizar discussões sobre a avaliação da aprendizagem de língua estrangeira para criança (LEC), tendo como foco: o processo, o auxílio e facilitação da avaliação da produção oral de LEC, acompanhar, intervir e mediar o processo de aprendizagem, promover o sucesso de nossos alunos em LEC Esses instrumentos de avaliação resultaram neste livreto, cujo objetivo é orientar sua utilizaçãoItem Ensino de inglês para crianças pequenas : estudos para adaptação do manual do professor que acompanha o livro didático "Cookie and friends starter"Suzumura, Deise; Rinaldi, Simone [Orientador]; Silva, Anilde Tombolato Tavares da; Reis, Marta Aparecida de Oliveira Balbino dosResumo: Este estudo tem a finalidade de apresentar o processo de nossa pesquisa para o Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas, da Universidade Estadual de Londrina Além disso, este visa a contribuir para as investigações no campo do ensino e da aprendizagem de inglês a crianças brasileiras como temos visto em, por exemplo, Pires (21); Tonelli (21); Assis-Peterson e Gonçalves (21); Magalhães (211); Ramos e Roselli (28) Entre outros objetivos, o foco deste trabalho é o caminho percorrido até a proposição de uma adaptação do manual do professor para o livro didático de inglês para crianças chamado Cookie and friends Starter, destinado originalmente a crianças de 3 anos e utilizado para crianças brasileiras de 1 e 2 anos, em cujo contexto lecionamos atualmente e de onde surgiu o interesse do presente estudo Assim, com a crescente procura por instituições de ensino que ofereçam inglês para crianças, emerge também a insuficiência da oferta de materiais didáticos que atendam às carências deste público Desta forma, apoiamo-nos em estudos sobre necessidades de materiais didáticos de Machado (28); Rinaldi (212); Silva, Rocha e Tonelli (21), dentre outros Para chegarmos àquele material, realizamos uma busca antes entre as coleções didáticas disponíveis no Brasil, selecionamos três delas e as analisamos com base na matriz de análise de materiais didáticos de Eres Fernández (214) Decidimos, então, pelo livro mencionado e elaboramos a adaptação do manual do professor, que se encontra no segundo volume deste trabalho Finalmente, tendo em vista que a literatura sobre material didático para o ensino de línguas estrangeiras na educação infantil é insuficiente, entendemos que, como docentes desse nível de ensino, podemos contribuir para a expansão deste campo de estudoItem Elaboração de roteiro didático a partir do PPPLE : relato de experiência e suasimplicaçõesAraujo, Vanessa Christina; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador]; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano; Santos, Edleise Mendes OliveiraResumo: Reconhecendo a expansão do ensino de Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) no cenário mundial, a diversidade de público-alvo e de objetivos de aprendizagem da língua portuguesa, o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira/Língua Não Materna (PPPLE), um Recurso Educacional Aberto (REA), disponibiliza Unidades Didáticas (UD) que contemplam uma perspectiva de língua portuguesa em uso, em suas diferentes variedades, atendendo, assim, à crescente expansão do português como língua pluricêntrica Com base neste cenário, o presente trabalho tem como objetivo relatar o percurso da experiência de elaboração de um Roteiro Didático (RD) para o curso de PFOL nível 1 do Laboratório de Línguas da Universidade Estadual de Londrina, a partir de UD do PPPLE, bem como as implicações dessa experiência Para compor o roteiro, fizemos um levantamento das UD de nível 1 disponíveis no PPPLE e seus eixos temáticos selecionar aquelas que iam ao encontro dos conteúdos do programa do curso e dos objetivos de aprendizagem dos alunos do contexto investigado Por considerar importante o caráter pluricêntrico da língua portuguesa, incorporamos ao RD 4 unidades de Timor-Leste, 3 de Portugal, além das 13 unidades do Brasil, totalizando 2 UD Considerando que o RD elaborado foi projetado para ser o material principal do curso de PFOL, a avaliação foi contemplada como elemento integrador entre o ensino e a aprendizagem A partir da experiência de elaboração do RD, apontamos como implicação deste estudo uma proposta de diretrizes para elaboração de outros RD, explicitando os sete elementos básicos que as compõem: motivação, contexto, programa de ensino, concepções, UD do PPPLE, função e distribuição do RD Visto que não há ainda orientações para elaboração de RD e nem amostras de RD já disponibilizadas no PPPLE, esperamos poder compartilhar o RD elaborado no PPPLE para que o mesmo seja pilotado e aperfeiçoado pelo feedback da comunidade acadêmica e dos usuários do próprio PortalItem Expressividade literária de autoria feminina nos livros didáticos de língua espanhola sugeridos pelo PNLD de 2012 e 2015Aquino, Isandra Cristiane Ramalho de; Silva, Jacicarla Souza da [Orientador]; Leite, Suely; Ferreira, Cláudia CristinaResumo: Tendo em vista que, no Brasil, desde 23, com a criação da Secretaria de Políticas para Mulheres, se concretizou a orientação para a inserção do debate sobre Gênero no âmbito escolar, este artigo tem o objetivo de realizar um estudo sobre a presença da discussão em torno das questões de Gênero nos livros didáticos de espanhol El arte de leer español, Síntesis, Enlaces – Español para jóvenes brasileños e Cercanía Joven, propostos pelo PNLD de 212 e 215 para o Ensino Médio na rede pública de ensino Para isso, esta pesquisa visa analisar a expressividade literária de autoras hispânicas nos conteúdos e nos temas apresentados nesses materiais didáticos Desta forma, o estudo inicia-se com uma análise dos livros didáticos selecionados, com o intuito de observar tanto a presença de textos de autoria feminina como as reflexões que eles apresentam no que tange às relações de Gênero no contexto atual Em seguida apresenta-se uma proposta de atividade didática para ser aplicada em sala de aula a fim de auxiliar a prática docente no que diz respeito à abordagem dessa temática, que representa um desafio no atual contexto escolarItem "Alguém como nós" : uma iniciativa de reorganização do contexto de formação de professores de inglês para crianças no município de LondrinaOliveira, Marcia Elaine de; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano [Orientador]; Santana, Andréia da Cunha Malheiros; Tonelli, Juliana Reichert AssunçãoResumo: Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento do contexto de formação de professores de língua inglesa para crianças no Município de Londrina através do Projeto Londrina Global a partir de iniciativas de reorganização de seus elementos O referencial teórico-metodológico da Teoria da Atividade (ENGESTRÖM, 1987) adotado no estudo permite compreender o modo como contextos são reorganizados, como elementos de um sistema de atividade se alteram e se transformam, gerando o seu desenvolvimento Foi realizada uma oficina de formação, com a participação de uma professora do grupo, mediada por ferramentas, tais como o Guia Curricular e materiais produzidos pela professora com base nesse guia, com o objetivo de disseminar princípios que devem nortear o ensino de inglês no projeto Os dados provem de um questionário que buscou obter as percepções sobre as contribuições do encontro de formação e de documentos do contexto investigado Os resultados indicaram percepções positivas e contribuições como ampliação de conhecimento, aplicabilidade ao contexto, qualidade das atividades e efeito de motivação na professora, recriação e ampliação da prática, transposição de princípio para a prática, troca de experiências e sua valorização e ampliação de repertório de ensino Além disso, foi evidenciada a reorganização desse contexto em sua divisão de trabalho, regras e instrumentos mediadores da formaçãoItem O portfólio como instrumento avaliativo no ensino-aprendizagem de língua inglesa para criançasPádua, Lívia de Souza; Tonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador]; Camargo, Gladys Plens de Quevedo Pereira de; Furtoso, Viviane Aparecida BagioResumo: Realizar avaliação formativa e escolher um instrumento que permita praticá-la são atos desafiadores, uma vez que, esse modo avaliativo tem como foco o processo de ensino-aprendizagem, deve ser realizado durante um período letivo e não pode ser dissociado da prática pedagógica e dos objetivos previamente traçados Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral propor o portfólio como um possível instrumento de avaliação formativa na aprendizagem de língua inglesa para crianças (LIC) Dois questionamentos conduziram esta pesquisa: 1) “Em que medida o portfólio pode contribuir para a avaliação formativa da aprendizagem de língua inglesa para crianças, considerando-se as características desse instrumento?”; e 2) “De que modo o portfólio, como instrumento de avaliação, pode nortear o trabalho com crianças aprendizes de inglês como língua estrangeira?” O estudo foi fundamentado em Hernández (1998), Villas Boas (26), Birgin e Baki (27) e Oliveira e Elliot (212), no que diz respeito ao portfólio, e em Hoffmann (2), Luckesi (22), McKay (26), Haydt (28), Corrêa (29), Scaramucci (29), Furtoso (211) e Sardo e Bernardon (215) sobre avaliação A partir dos conceitos centrais sobre avaliação e portfólio, duas fichas de critérios foram elaboradas: a primeira com o propósito de auxiliar o docente na escolha das atividades que comporão o portfólio e a segunda para avaliar a aprendizagem de crianças por meio das atividades escolhidas A primeira ficha foi pilotada em uma aula da disciplina de estágio supervisionado com alunos-professores do terceiro e quarto anos de Letras – Inglês na Universidade Estadual de Londrina (UEL) em virtude de os integrantes do grupo terem escolhido estagiar no contexto de LIC As análises revelaram que o portfólio pode contribuir com a avaliação, do tipo formativa, de LIC, por evidenciar o desempenho e o progresso, as facilidades e dificuldades das crianças, por permitir ao(à) professor(a) (re)pensar sua prática de ensino, retomar conteúdos, quando necessário, e relembrar os objetivos de ensino-aprendizagem-avaliação