02 - Mestrado Profissional - Letras Estrangeiras Modernas

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    Dar a rede, ensinar a pescar: (auto)formação em práticas sociais orais no ensino de línguas adicionais com crianças
    (2024-09-18) Cardoso, Leiliane Barros; Tonelli, Juliana Reichert Assunção; Furlan, Claudia Jotto Kawachi; Brener, Fernanda Machado
    Concordando com a relevância da aprendizagem de línguas adicionais para a formação integral da criança (Rocha, 2007; Tonelli, 2023), a Autarquia de Educação de Apucarana-PR (AME) incluiu, desde 2014, o componente de língua inglesa no currículo de todas as escolas municipais e, a partir de 2020, o componente de língua espanhola. Os trabalhos referentes a este estudo foram realizados nessa instituição por ser o contexto em que atuo como coordenadora pedagógica. Durante os quase dez anos de implementação, vários obstáculos foram superados e conquistas alcançadas. Podem ser considerados como principais feitos, o reconhecimento das línguas adicionais como componentes no currículo educacional de Apucarana e a composição da equipe de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) contemplando todos os estudantes das escolas municipais com profissionais com formação na área. Entre os desafios encontrados nessa caminhada, destacamos, neste momento, a necessidade de conduzir os professores a aprimorarem o desenvolvimento da produção oral das crianças nas aulas de línguas. Esse se tornou nosso objetivo, já que comunicar-se oralmente permite que as crianças se socializem, construam conhecimentos e ingressem no mundo (Chaer; Guimarães, 2012), aspectos esses, fundamentais também na aprendizagem de línguas adicionais por meio de práticas sociais. Entendendo que os gêneros textuais orais são fundamentais nesse processo (Dolz; Pasquier; Bronckart, 2017), os professores de línguas adicionais das escolas públicas do município de Apucarana foram convidados a participar de encontros mediados por mim, coordenadora pedagógica da equipe de professores de LEM, com a orientação da Prof.ª Dr.ª Juliana Reichert Assunção Tonelli, em momentos destinados à formação continuada pela Autarquia de Educação. Nas reuniões, houve trocas de conhecimentos sobre práticas sociais orais (Schneuwly; Dolz, 2004) e discussões sobre sua importância na aprendizagem da criança, quando o objetivo é promover aprendizagem significativa da língua adicional (Cameron, 2001; Ramos; Roselli, 2008). A partir desses encontros e da oitiva de professores, o produto educacional aqui apresentado, o e-book “Dar a rede, ensinar a pescar: (auto)formação em práticas sociais orais no ensino de línguas adicionais com crianças”, foi desenvolvido. O material contém relatos dos encontros com os professores, princípios do ensino-aprendizagem de línguas adicionais com crianças e uma base teórica fundamentando a imprescindibilidade de partir da oralidade no ensino de línguas adicionais (Rocha, 2007). No e-book também há fichas de propostas de práticas sociais orais para serem desenvolvidas com as crianças nas aulas de línguas adicionais. As fichas apresentam orientações para aplicação de diferentes gêneros textuais orais nas aulas, objetivando facilitar o trabalho dos professores de línguas dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao desenvolver a oralidade com os estudantes. O presente artigo se encarrega de relatar o processo percorrido de estudos e a criação do produto educacional.
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    Autoestudo de inglês no ensino médio : protótipo de ensino para inclusão de alunos afastados das aulas
    (2022-07-13) Ribeiro, Michelli de Assis; Ramos, Samantha Gonçalves Mancini; Ferreira, Cláudia Cristina; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio
    Na etapa escolar do Ensino Médio, muitos estudantes enfrentam situações que os fazem deixar de frequentar a escola, como é o caso de adolescentes grávidas, e alunos afastados temporariamente para tratamento de saúde. Percebe-se uma lacuna na oferta de materiais que auxiliem esses alunos a prosseguirem com os estudos quando distanciados da escola. Neste cenário, este estudo relata a elaboração de um protótipo de ensino em formato de Trilha de aprendizagem para autoestudo de conteúdos da segunda série da língua inglesa no Ensino Médio, como uma possibilidade para a inclusão para estes alunos. O artigo se constrói apresentando como foram combinados os elementos essenciais na composição do material desenvolvido: a aprendizagem a distância (JUSTE, 1988) as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), aspectos de multimodalidade (WARSCHAUER, 2006), os princípios da Andragogia, ou Aprendizagem Autodirecionada (PEREIRA, 2017) a Taxonomia de Bloom (BLOOM, 1977) e as Trilhas de Aprendizagem (PARANÁ, 2021a). O trabalho desenvolvido tem como objetivo maior descrever o processo de elaboração e produção deste material, referenciando o suporte teórico que é dado, de modo que se efetive seu propósito: estimular o estudo autônomo de língua inglesa dos alunos do segundo ano do Ensino Médio, para que, na ausência física do professor, venham a realizar um estudo independente e se tornem protagonistas do seu próprio aprendizado.
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    "Para bom entendedor...": produção e aplicação de um material didático para o ensino de unidades fraseológicas em língua inglesa
    (2023-12-12) Costa, Eduardo Bueno da; Ferreira, Tatiana Helena Carvalho Rios; Pinto, Paula Tavares; Souza, Adriana Grade Fiori
    Este trabalho discorre sobre o processo de elaboração e implementação de um produto educacional para o ensino de unidades fraseológicas do inglês. Parte-se da constatação de que tais unidades muitas vezes são superficialmente exploradas em materiais didáticos para o ensino de língua inglesa direcionados a institutos de línguas, conforme levantamento realizado por este pesquisador em 2023. Como consequência, dificilmente os estudantes conseguem desenvolver uma competência fraseológica de modo a utilizar tais unidades em sua produção oral e escrita. A fim de suprir, ainda que parcialmente, tal lacuna, este produto educacional foi elaborado para o ensino de unidades fraseológicas com base no modelo pedagógico fraseodidático desenvolvido por Ettinger e Lüger (2008). O produto consiste em uma unidade temática em arquivos de formato PDF e de áudio, composto por lições que trabalham unidades fraseológicas de quatro tipos: colocações, frases fixas, expressões idiomáticas e phrasal verbs - de nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência - em temas relacionados à sustentabilidade. O material desenvolvido foi implementado em um grupo de oito alunos matriculados em um curso de inglês regular de uma escola de idiomas do norte do Paraná, ao longo de dez aulas de 1 hora de duração cada, no horário anterior ao de suas aulas do curso regular, na escola. Este relato de pesquisa, de natureza qualitativa, visa descrever o processo de desenvolvimento do produto e sua implementação. Busca-se, a partir disso, fornecer subsídios a professores por meio de atividades que possam ser utilizadas em sala de aula para apresentar unidades fraseológicas, desenvolver a competência fraseológica (Solano Rodríguez, 2004; Ortíz Alvarez, 2015; González Rey, 2018) do aprendiz de língua inglesa, bem como disseminar o conhecimento da Fraseologia (Corpas Pastor, 1996; Monteiro-Plantin, 2017; González Rey, 2018) e da Fraseodidática (González Rey, 2018; Olímpio de Oliveira Silva, 2020).
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    Cultura da convergência e formação de professores de inglês no ensino fundamental anos finais : desafios e perspectivas pedagógicas
    (2024-07-12) Zanlorenssi, Lorena; Montañes, Amanda Perez; Brener, Fernanda Machado; Calvo, Luciana Cabrini Simões
    O objetivo deste trabalho é propor um produto educacional voltado à formação de professores de língua inglesa da educação básica. Parto do diagnóstico do distanciamento entre a escola e o mundo contemporâneo, ampliada pela expansão da conexão on-line, requerendo práticas docentes que repensem o ensino a partir dessa realidade. Considero, também, a influência da cultura contemporânea (Jenkins, 2009) e a demanda de uma educação midiática para o pleno exercício da cidadania nesse contexto (Buckingham, 2013). Direcionando essas reflexões para a realidade da sala de aula de língua inglesa, apresento os conceitos da Pedagogia de Letramentos (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020) e sua ênfase na importância de considerar realidades culturais, sociais e diferenças individuais no ensino e aprendizagem, tanto dentro como fora da escola. As sinalizações dadas por esses estudos, foram as bases sobre as quais elaborei um curso autoinstrucional voltado a docentes atuantes dos anos finais do ensino fundamental do componente curricular de língua inglesa. Por fim, tanto a pesquisa realizada quanto o produto educacional proposto evidenciaram a necessidade de esforços pedagógicos visando à aproximação das ações docentes à imersão cotidiana dos alunos em novas dinâmicas de criação de sentidos, favorecendo, desse modo, a participação significativa e cívica no espaço escolar contemporâneo, especialmente no que diz respeito ao ensino da língua inglesa.
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    O ensino de inglês com crianças da educação infantil de 4 e 5 anos da rede pública : princípios e descritores para a elaboração dos currículos locais na perspectiva da educação linguística
    (2024-05-03) Toneli, Jaqueline Ferreira de Brito; Tonelli, Juliana Reichert Assunção; Calderon-Berumen, Freyca; Ferreira, Cláudia Cristina
    A oferta do ensino de línguas adicionais, em especial a de inglês, para alunos da Educação Infantil (EI) e anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) é uma realidade no contexto brasileiro e tem apresentado um crescente nas redes particular e pública (Toneli; Avila, 2020). No entanto, observa-se uma ausência de políticas públicas por parte do Estado que regulamentem e oportunizem subsídios para essa prática (Avila; Tonelli, 2018) e pouca iniciativa dos currículos dos cursos de Letras das instituições de ensino superior para a formação de professores que atuam nesse cenário (Galvão, 2021; Tonelli; Ferreira; Belo-Cordeiro, 2017). A homologação da Base Nacional Comum Curricular, em 2018, não alterou o que estabeleciam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais (Brasil, 2013) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997) e ainda assinala a ausência da obrigatoriedade desse ensino nas dimensões da EI e anos iniciais do EF, cabendo a oferta às autoridades municipais e estaduais, o que gerou discussões e questionamentos tanto entre professores que atuam com o ensino nessas etapas da educação básica, quanto no meio acadêmico, como discutido por Tonelli e Avila (2020) que pontuam que as práticas existem, mas não há uma regulamentação que de fato traga segurança e estabeleça parâmetros e critérios para essa atuação. Magiolo e Tonelli (2020) argumentam que existem reflexões e movimentos em torno da oferta e do ensino de inglês com crianças, mas ainda são poucos os aportes que as secretarias municipais de educação e os professores podem vir a lançar mão no processo de elaboração dos currículos locais. Esse estudo surge como uma necessidade profissional de desenvolver uma proposta de organização curricular que fomente a elaboração dos currículos locais de forma autoral e reflexiva. O objetivo é subsidiar a prática docente no ensino de inglês com crianças da EI de 4 e 5 anos da rede pública. Para isso, pautamo-nos na perspectiva da educação linguística, por meio de princípios e descritores pensados à luz da Taxonomia de Bloom Revisitada (Ferraz; Belhot, 2010; Galhardi; Azevedo, 2013; Krathwohl, 2002; Ribeiro; Guarenti, 2015; Rodrigues Júnior, 2016) e balizados pela BNCC da Educação Infantil (Brasil, 2018). A presente pesquisa enquadra-se na abordagem qualitativa, de natureza aplicada, exploratória (Silveira; Córdova, 2009) e propositiva (Marcondes; Leite; Leite, 2011), estabelecida por meio da pesquisa bibliográfica (Paiva, 2019). Com vistas a subsidiar o desenvolvimento do produto educacional, valemo-nos da literatura especializada, de participações de professores que atuam com o ensino de inglês com crianças em um questionário on-line e da realização de um Grupo Focal (Ressel et al., 2008) com as professoras da rede da professora-pesquisadora. Para a materialização do documento, valemo-nos da Teoria das Cores (Silveira, 2015) e da Coloração Pessoal (Medeiros, 2022). Espera-se que o produto educacional sirva de inspiração para elaboração e efetivação dos currículos locais, bem como seja fonte de formação continuada para professores que atuam nesse contexto.
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    Sensibilização intercultural em interações à distância em inglês como língua franca entre aprendizes brasileiros e turcos
    (2024-05-23) Sanches, Diogo Campiolo; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano; Siqueira, Domingos Sávio Pimentel; Kadri, Michele Salles El
    Falantes nativos da língua inglesa representam a minoria quando comparados aos falantes não nativos (Erling, 2005). Diante disso, torna-se necessária a discussão a respeito da utilização do inglês na perspectiva de Língua Franca (ILF), ou seja, a “utilização do inglês entre falantes de diferentes línguas maternas, para os quais o inglês é o meio de comunicação escolhido, e com frequência a única opção” (Seidlhofer, 2011, p. 7), enquanto espaço privilegiado para a promoção da sensibilidade intercultural (Bennett, 2017). Nesse contexto, este trabalho compreende interações em ILF à distância, pelo aplicativo WhatsApp, entre participantes brasileiros e turcos em um projeto de natureza pedagógica proposto por um professor de escola de idiomas, que buscou uma parceria com uma escola de idiomas localizada na Turquia. Com base nos estudos sobre ILF, cultura e sua relação com ILF e ILF em interações online, a análise pretende responder às seguintes perguntas de pesquisa: Como se caracterizam as interações estabelecidas a partir do Projeto Interaction TR/BR? Como se dá a construção de significados acerca de práticas culturais? Em que medida as interações por meio da Língua Inglesa (LI) no grupo Interaction - TR/BR entre os participantes brasileiros e turcos contribuíram para o desenvolvimento da sensibilização intercultural dos aprendizes? Como resultado, o estudo apontou que as interações se caracterizam por redundância, superioridade e equivalência (Fonte e Caiado, 2014), netspeak, hibridismo, diálogo colaborativo para resolver mal-entendidos e emprego do inglês em termos próprios. Além disso, a construção de sentidos acerca das práticas culturais do churrasco e do hábito de beber café se deu por meio das categorias: auxiliar no preenchimento de lacunas; estabelecer relacionamentos e empatia; facilitar a comunicação; mediar a relação com uma nova cultura; tornar um texto compreensível; construir significados e superar mal-entendidos (North e Piccardo, 2016); abordagens tradicional e intercultural (Gimenez, 2006) e valorização das diferenças, encontro de similaridades e manifestação de empatia. Quanto à sensibilização intercultural, foram identificados aspectos referentes aos estágios minimização e integração de Bennet (2017), bem como as Competências Comunicativas Interculturais Savoir-être e Savoir s'engager de Byram (1997). Os resultados contribuem para destacar o potencial que as línguas adicionais possuem como importante ferramenta para construir pontes culturais e aprofundar as relações globais, contribuindo para o desenvolvimento da sensibilidade intercultural dos aprendizes. Por fim, esta pesquisa incentiva a continuidade de estudos nessa área, explorando diferentes contextos e enriquecendo o diálogo sobre o ILF, visando a melhoria do ensino de inglês como língua adicional e promovendo uma compreensão mais profunda e a valorização das diversas formas de utilização da LI no mundo contemporâneo. A partir da experiência realizada, foi confeccionado um website como produto educacional para as escolas de idiomas interessadas proporcionarem interações em ILF aos seus estudantes, promovendo oportunidades de intercâmbio linguístico-cultural entre alunos de diferentes nacionalidades.
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    Autorregulação da aprendizagem na formação de professores de inglês : planejamento, ação, observação e reflexão em uma sequência de aulas sobre o gênero plano de aula
    (2024-07-08) Nogueira, João Paulo da Mata; Chimentão, Lilian Kemmer; Egido, Alex Alves; Ortigoza, Arelis Felipe
    O ato de estudar não é óbvio para todas as pessoas e até mesmo alguém que queira estudar pode não saber como fazê-lo (Ribeiro, 2012). Nesse sentido, a autorregulação da aprendizagem (ARA) envolve tornar estudantes e docentes mais conscientes de seus processos mentais nas dimensões cognitiva, metacognitiva, afetiva, motivacional, social, ambiental e comportamental, para que possam ser agentes por meio da utilização estratégica desses processos para alcançar seus objetivos (Panadero; Alonso-Tapia, 2014). Partindo desse entendimento, temos como objetivo principal desta pesquisa fomentar a formação didático-pedagógica de futuros professores de inglês com vistas à conscientização acerca do papel e da promoção da ARA no processo de ensino-aprendizagem. Partimos das seguintes perguntas de pesquisa: 1) Que âmbitos e componentes foram implicados com a implementação parcial do produto educacional e percebidos pelos estudantes professores?; e 2) Que subprocessos da ARA os estudantes-professores foram capazes de incorporar no plano de aula e de que maneiras? Para respondermos a esses questionamentos, elaboramos dois objetivos específicos: a) Avaliar a compreensão de estudantes-professores sobre a ARA e os meios utilizadas para promovê-la; e b) Conhecer impressões emergentes dos estudantes-professores concernentes à ARA, após a adaptação de um plano de aula para a promoção dessa autorregulação da aprendizagem. Para alcançar essas metas, lançamos mão de dois construtos metodológicos. O primeiro objetivou a elaboração, pelo professor pesquisador, de um Produto Educacional (PE) — um e-book, com os procedimentos apontados por Kaplún (2003) e Leite (2018), os quais defendem a observância de três eixos: conceitual — o que ensinamos; o pedagógico — como ensinamos; e comunicacional — como materializamos o PE. O segundo consistiu em uma pesquisa-ação que contou com planejamento, ação, observação e reflexão, etapas que foram imbricadas em uma sequência de aulas que ocorreu no curso de Letras Inglês da UEL. Para a análise dos dados, utilizamos os procedimentos de Análise Temática (Terry et al., 2017). Quanto ao PE elaborado, desenvolveu-se um livro digital editável com cinco unidades didáticas divididas em quatro seções: plano de aula, aprendizagem autorregulada, a ARA aplicada ao ensino e consolidação. Quanto à pesquisa-ação, nossos principais resultados, decorrentes da aplicação parcial do PE, foram que os estudantes-professores: endossaram a integração da ARA no currículo, confirmaram a relevância da ARA, incrementaram as crenças de autoeficácia, avaliaram o PE positivamente (94,11% - 16/17 itens), conseguiram adaptar seus planos de aula para a promoção da autorregulação (100% - 23/23 estudantes-professores), experienciaram prazer, facilidades e dificuldades no processo de adaptação do plano de aula, relataram o aprimoramento da prática docente e ampliaram a consciência sobre o processo de aprendizagem. Esperamos que esse trabalho ajude a dirimir a lacuna da ARA na formação de professores de inglês e auxilie outros cursos de Letras por meio da adoção do PE. Outrossim, desejamos que esta pesquisa reforce a importância da criação de uma disciplina sobre a ARA, contribua para a educação, sobretudo na formação de professores autorregulados e no aprimoramento da prática docente promotora da ARA, fornecendo diversos exemplos de como é possível promover a ARA em diferentes tipos de atividades.
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    The ESP Teacher : formando professores de inglês para fins específicos
    (2024-03-15) Gomes, Geovana Galego; Souza, Adriana Grade Fiori; Egido, Alex Alves; Ramos, Samantha Gonçalves Mancini
    O ensino de inglês torna-se cada vez mais importante na formação dos indivíduos, já que o domínio dessa língua favorece melhores chances na vida social, profissional e acadêmica. Dessa maneira, é fundamental que os professores de inglês estejam preparados para atender não somente os alunos que visam adquirir fluência na língua, mas também (e principalmente) aqueles que têm objetivos específicos de aprendizagem, relacionados à sua atuação nas esferas acadêmicas e profissionais. Para essa formação docente, propõe-se a inclusão de conteúdos voltados à abordagem ESP (English for Specific Purposes) (Hutchinson; Waters, 1987) ou, como é conhecida no Brasil, Inglês para Fins Específicos e/ou Inglês Instrumental, em cursos de graduação em Letras Inglês, uma vez que tais conteúdos em geral não estão contemplados na referida licenciatura (Cristovão; Beato-Canato, 2016). Dessa forma, apresento aqui uma proposta de unidade didática sobre o ensino de ESP para ser implementada na disciplina de Língua Inglesa IV do curso de Letras inglês da Universidade Estadual de Londrina. O objetivo do produto é promover o estudo teórico-prático dessa abordagem, de forma integrada aos conceitos de gêneros textuais (Ramos, 2004; Swales, 1990, 2004; Viana; Bocorny; Sarmento, 2019) e letramento crítico (Freire, 2021; Monte Mór, 2015; Menezes de Souza, 2011; Jordão; Fogaça, 2014; Takaki, 2012; Rocha, 2012), contribuindo assim para o fortalecimento da formação inicial e/ou continuada de professores de inglês. Além disso, nesta pesquisa, procuro analisar se os fundamentos teórico-metodológicos que respaldam o estudo estão contemplados no referido produto educacional, bem como identificar suas affordances (El Kadri, 2018), segundo minhas percepções ao longo de sua elaboração. Por meio deste produto educacional, espero não apenas que os alunos da graduação em Letras Inglês conheçam a perspectiva do ESP, mas principalmente vislumbrem novas possibilidades para um ensino mais agentivo, colaborativo e crítico que lhes permita avançar em sua (futura) prática profissional, tanto como professores quanto pesquisadores.
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    Ensino de espanhol para crianças : análise do livro didático “Marcha Criança Língua Espanhola"
    (2024-07-30) Francisco, Suellem Fernandes Cipriano; Zorzo-Veloso, Valdirene Filomena; Malavasi, Silvana; Drogui, Amábile Piacentine
    A partir da experiência da pesquisadora, como professora e também coordenadora da área Língua Espanhola da rede municipal de uma cidade do norte do Paraná, a qual nomeamos por “Cidade C”, identificamos a necessidade de realizar uma análise documental do livro didático adotado em 2020 para ensino de Língua Espanhola nessa cidade: Marcha Criança Língua Espanhola, 1º Ano, Manual do Professor, buscando compreender se o livro analisado é adequado ao contexto público de Educação, se promove o ensino crítico para essas crianças e, até que ponto, ele contribui ou não para a exclusão social desse alunado. A fim de suprir tais lacunas, nos inspiramos em Zorzo-Veloso (2018) e elaboramos uma ficha de critérios para análise sob o viés da Pedagogia Histórico-Crítica de Saviani (1997). Os fundamentos teóricos desta pesquisa se basearam nos pressupostos dos educadores: Paulo Freire (1996), Dermeval Saviani (1997) e João Luiz Gasparin (2005), autores pilares da disseminação da Pedagogia Crítica/Histórico-Crítica no Brasil. Por se tratar de uma pesquisa qualitativa, fizemos uma análise documental de conteúdo. Nossa metodologia foi elaborada em três fases: pré-análise, exploração do material e tratamentos dos resultados. A análise indicou que o livro didático em questão é uma boa ferramenta para o ensino de espanhol para a faixa etária destinada, no entanto, por ter sido elaborado para um contexto privado, ele se torna inadequado ao contexto público, uma vez que a realidade desses alunos não é contemplada em suas lições e, por conseguinte, o material contribui para a exclusão desses estudantes. Além disso, as atividades propostas não favorecem o pensamento crítico e a conscientização das diferenças entre as classes sociais e suas devidas relações. Espera-se que esta pesquisa contribua com os professores dos Anos Iniciais, para a seleção de material didático para o contexto público, para que esse material seja convergente ao seu alunado, contribuindo para uma educação que ensine a língua espanhola promovendo à reflexão e discussão com o intuito de transformação pessoal e consequentemente social.
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    As aulas de inglês e a base nacional comum curricular : explorando multimodalidades e os campos de experiência no ensino de inglês na educação infantil
    (2024-08-22) Chagas, Talita Battalini de Deus da; Brener, Fernanda Machado; Chimentão, Lilian Kemmer; Brossi, Giuliana Castro
    Este relato de desenvolvimento do produto educacional surge da minha experiência como professora de inglês na educação infantil (EI), onde identifiquei uma dificuldade recorrente na minha prática docente: a efetiva integração dos campos de experiência propostos pela BNCC (Brasil, 2017) para a educação infantil nas aulas de inglês. Esta lacuna na minha formação suscitou inquietações sobre como poderia oferecer suporte aos colegas docentes nessa área específica. Nesse contexto, propus o desenvolvimento de um produto educacional para auxiliar professores de língua inglesa que trabalham ou desejam trabalhar na EI. Assim sendo, o objetivo desta pesquisa é apresentar um produto educacional que alie as potencialidades da contação de histórias, sob uma abordagem multimodal (Kalantzis; Cope; Pinheiro, 2020), como forma de explorar os cinco campos de experiências propostos pela BNCC para a educação infantil (o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimento; fala, escuta, pensamento e imaginação; traços, sons, cores e formas; espaço, tempos, quantidades, relações e transformações) (Brasil, 2017). O produto educacional (e-book) visa explorar as multimodalidades por meio da contação de histórias infantis, fornecendo aos professores ferramentas práticas para sua implementação em sala de aula. Nesse relato apresento as etapas de desenvolvimento do produto educacional: primeiramente foram estabelecidos critérios para a seleção de uma obra literária adequada, depois, apresento o livro escolhido, sugestões de atividades alinhadas aos campos de experiências da BNCC e um exemplo de unidade didática. Espera-se que este trabalho contribua para a formação dos professores de Língua Inglesa que atuem na EI, capacitando-os na elaboração de planos de aula que atendam às exigências da BNCC. Além disso, busca-se fomentar o desenvolvimento dos docentes em relação ao entendimento e aplicação das multimodalidades no processo de ensino, preparando-os para enfrentar os desafios contemporâneos da educação infantil.
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    The english we speak: affordances of an elf-aware teaching prototype in initial teacher education
    (2023-04-27) Scalassara, Joilse Prestes de Pádua; Souza, Adriana Grade Fiori; Ramos, Samantha Gonçalves Mancini; Calvo, Luciana Cabrini Simões; El Kadri, Michele Salles
    É inegável que a língua inglesa é usada globalmente, o que significa que é falada não só por pessoas que vivem em países de língua inglesa, mas também por pessoas ao redor do mundo todo. Sendo assim, a língua inglesa alcançou um status de língua franca, sendo usada por falantes nativos e não nativos para diversos fins, como trabalho, viagens, educação, entretenimento, entre outros (SALLES; GIMENEZ, 2010). O presente estudo tem como objetivo apresentar e analisar um protótipo de ensino concebido sob os princípios orientadores de língua como prática social (JOHNSON, 2009; LEFFA; IRALA 2014; ZAVALA, 2018), Inglês como língua franca (DUBOC, 2019; DUBOC; SIQUEIRA, 2020; EL KADRI, 2010; GIMENEZ, 2009; HÜLMBAUER; BÖHRINGER; SEIDLHOFER, 2008; JENKINS, 2015; SEIDLHOFER, 2001, 2004, 2005), a pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2015; MARSON; JORDÃO, 2022; CAZDEN et al., 1996; ZAPATA, 2022), e dos protótipos (PAVAN, 2020; ROJO, 2017; MOURA; ROJO, 2012), a serem implementados no programa de formação inicial de professores de uma universidade no sul do Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo interpretativista cujo objetivo é avaliar a unidade produzida respondendo a duas perguntas de pesquisa: 1) “Como se materializam os princípios orientadores na unidade?” e 2) “Quais são as affordances (VAN LIER, 2000, 2004) do produto educacional percebidas pela pesquisadora e alunos-professores participantes do estudo?”. O conjunto de dados coletados é constituído de: (1) questionário de pesquisa elaborado na plataforma Formulários do Google, (2) atividades realizadas pelos alunos em sala, (3) protótipo, (4) material de apoio para o professor e (5) observações de campo feitas pela pesquisadora. Os resultados apontam que (1) os princípios orientadores foram incorporados com sucesso na estrutura do protótipo e foram concretizados pelos professores em formação participantes no estudo à medida que realizavam as tarefas propostas e avançavam para os trabalhos finais; e (2) as affordances percebidas estão relacionadas a três esferas diferentes: a) interação com e entendimento da teoria de Inglês como Língua Franca, b) implicações práticas para o ensino e c) autoconsciência como usuários e professores de inglês.
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    A tradução intersemiótica para a desconstrução de crenças disfuncionais na aprendizagem de língua inglesa com crianças
    (2023-02-15) Campos, Bárbara Lopes Garcia de Souza; Guidotti, Arelis Felipe Ortigoza; Brener, Fernanda Machado; Brossi, Giuliana Castro
    Com a expansão do ensino de línguas estrangeiras (LE) por meio do enfoque comunicativo, o uso da tradução nas aulas de línguas vem sendo cada vez mais desencorajado, entretanto, não devemos associar essa prática somente ao método de gramática-tradução. Com isso em mente, foi construído um protótipo de ensino (Rojo, 2017), cuja metodologia é orientada pelos pressupostos teóricos da Tradução Intersemiótica (Tr.I) (Jakobson, 1959) e da Multimodalidade (Cope, Kalantzis, 2015). Almeja-se, por meio deste material didático (MD), desenvolver o pensamento crítico de crianças, alunos de Língua Inglesa (LI) do 5º ano do Ensino Fundamental, como meio de torná-los autores da desconstrução de suas próprias crenças disfuncionais sobre a aprendizagem desse idioma. Ademais, considerando as crianças como seres pensantes, capazes de agir socialmente, esse relato de pesquisa tem como objetivo específico verificar a potencialidade da tradução intersemiótica no ensino de inglês com crianças abrangendo a temática social dos direitos humanos, uma vez que a concepção de língua tem, ao longo dos anos, se afastado de significados estruturalistas e se aproximado de uma visão de língua como um construto histórica e ideologicamente orientado (Pennycook, 2001; 2021). As crenças dos alunos foram elencadas previamente à produção do MD, por meio de questionários. Além disso, o tema e os recursos utilizados foram também escolhidos pelos alunos, e a pilotagem do produto educacional foi feita pela própria professora-pesquisadora. Com a aplicação deste produto educacional, este artigo busca verificar o potencial do protótipo de ensino em desconstruir crenças disfuncionais na aprendizagem de LI com crianças e, responder a três perguntas de pesquisa: Quais crenças relacionadas à LI são mais recorrentes no imaginário das crianças? Quais as potencialidades da Tr.I no desenvolvimento da consciência crítica para a desconstrução das crenças? Quais são as percepções e experiências das crianças em relação aos direitos humanos? Portanto, este trabalho evidencia a Tr.I como possível ferramenta para o engajamento e desconstrução de crenças disfuncionais à aprendizagem de um novo idioma, além de que, por meio desse instrumento de trabalho, outros professores poderão também ter acesso a materiais que trabalhem sob essa perspectiva, podendo acrescentar e modificar informações ou, até mesmo, utilizá-lo como um guia para sua prática pedagógica.
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    Afeto e educação socioemocional na formação de professores de língua inglesa
    (2022-12-09) Carvalho, Maria Vitoria Rover Brochard de; Chimentão, Lilian Kemmer; Novelli, Josimayre; El Kadri, Michele Salles
    Os currículos dos cursos de formação de professores de língua inglesa (LI) são bastante abrangentes, incluindo, por exemplo, temas da linguística, linguística aplicada, formação e prática docente, assim como aspectos léxico-gramaticais e fonológicos da língua, entre outros. No entanto, um tema que, embora presente em pesquisa, ainda não está implementado nos currículos de formação de professores de inglês no país é o papel do afeto no ensino e na aprendizagem de línguas. A relação entre professor e aluno na prática de sala de aula e a aprendizagem socioemocional têm ganhado maior visibilidade com a implementação da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018), documento normativo que evidencia a abordagem de competências socioemocionais em todos os componentes curriculares, incluindo a LI. Com o objetivo de promover uma formação relevante com foco em ensino de inglês e habilidades socioemocionais a partir de uma perspectiva reflexiva (SCHÖN, 1983), abordando o ensino de aspectos socioemocionais (ZINS; ELIAS, 2007), o conceito de rapport - a relação do aluno-professor (TICKLE-DEGNEN; ROSENTHAL, 1990), da mediação semiótica (HASAN, 2002), da aplicação da ética do cuidado (NODDINGS, 2002) e do desenvolvimento de habilidades socioemocionais no ensino descritas na BNCC (BRASIL, 2018), foi proposto o desenvolvimento de um e-book para a formação inicial e continuada de professores. O presente artigo traz a apresentação do e-book e relata uma formação online com caráter de estudo- piloto realizada com 15 professores de inglês, no ano de 2021. A pilotagem do e-book por meio da formação, a produção dos participantes dela decorrente, bem como as respostas dequestionário aplicado aos participantes foram analisados para chegar aosresultados da presentepesquisa. Para análise dos dados oriundos do questionário, utilizou-se a Análise Paradigmáticae Sintagmática - APS (REIS, 2015). Os resultados indicam que foi possível evidenciar a incorporação de aspectos relativos: a) à construção de rapport; b) ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia e colaboração; e c) à mediação (significado, transcendência, individuação e diferenciação psicológica e competência) (ABED, 2016) nas atividades elaboradas pelos participantes para o ensino de inglês. Conclui-se que os participantes puderam relacionar o ensino de inglês e a aprendizagem socioemocional por meioda observação de atividades sugeridas pelo e-book, da transposição didática e da reflexão acerca da própria formação.
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    Letramento racial crítico no ensino-aprendizagem de inglês: uma tipologia de atividades para práticas antirracistas
    (2023-07-27) Fantaussi, Renata; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano; Jovino, Ione da Silva; El kadri, Michele Salles
    O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana tornou-se obrigatório no currículo escolar com a implementação da Lei no. 10.639/03 (BRASIL, 2003). No entanto, segundo Gomes (2010), alguns fatores dificultam a construção de uma educação antirracista no Brasil, tais como: a ausência da lei nas orientações do Programa Nacional do Livro didático (PNDL) e a pouca sistematização e divulgação dos saberes produzidos pela comunidade negra nos meios acadêmicos e para os profissionais da educação básica. Parte-se do pressuposto de que o ensino de língua inglesa com práticas antirracistas pode contribuir para a efetivação da Lei no. 10.639/03. Assim sendo, busca-se encontrar meios de realizar a transposição didática (CHEVALLARD,1997) da referida lei por uma perspectiva antirracista que desse suporte ao desenvolvimento de atividades didáticas. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma tipologia para a educação antirracista no ensino de inglês, baseada nos princípios da Teoria Racial Crítica (TRC) (FERREIRA, 2006, 2015) (LADSON-BILLINGS, 2002) e do Letramento Racial Crítico (LRC) (FERREIRA, 2006, 2015). A partir de uma revisão de literatura, foram compilados os conceitos e os princípios da educação antirracista que compõem o eixo conceitual (LEITE, 2018) da tipologia, que compreende racismo e antirracismo na educação (CAVALLEIRO, 2001; GOMES, 2010, 2012) e conceitos sobre branquitude (CARONE; BENTO, 2014; SCHUCMAN, 2014). O eixo pedagógico (LEITE, 2018) da Teoria Racial Crítica (FERREIRA, 2006, 2015). A tipologia é ilustrada por meio de atividades que compõem o e-book English for All, produto educacional elaborado no Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
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    “Las fiestas de San Juan”: o material didático como promotor de motivação nas aulas de língua espanhola
    (2023-03-13) Barreto, Thais Cunha; Zorzo-Veloso, Valdirene Filomena; Carvalho, Kelly Cristiane Henschel Pobbe de; Reis, Marta Aparecida Oliveira Balbino dos
    A motivação é facilmente perceptível no cotidiano dos indivíduos inseridos em uma sociedade e com isso, é possível compreender que ela pode ser um fator de suma importância também no ambiente escolar. Este artigo descreve a produção de uma unidade didática para o ensino de LE, com o propósito de refletir sobre a promoção de motivação nas aulas com base nas estratégias motivacionais propostas por Epstein (1988), contribuir com a consolidação do ensino de Língua Espanhola (LE) no país e auxiliar professores da área em suas práticas e desenvolvimento como pesquisadores. Dado que compreendemos o papel da LE no mundo, esperamos que todos os trabalhos aqui desenvolvidos possam ser aplicados e adaptados pelos professores para outras LEM. Acredita-se que esta pesquisa pode ser relevante para professores de Língua Espanhola, por apresentar um viés das estratégias motivacionais, pautada na teoria da meta aprender e nos elementos do TARGET (1988), usado para fomentar a motivação e a aprendizagem dos estudantes, além de promover contextos mais significativos para o ensino. Para a proposição do produto educacional supracitado foram consideradas as seguintes fases, um levantamento bibliográfico acerca dos conceitos de motivação escolar, na teoria da meta aprender e das estratégias motivacionais, embasado nos seguintes teóricos: Ames (1992), Brophy (1999), Bzuneck (2009), Cavenaghi (2010), Crookes e Schmidt (1991), Deci e Ryan (2000), Dörnyei (2003), Epstein (1988), Guimarães (2004), Maieski (2011), Maehr & Midgey (1991), Oxford (2004), Reeve (2004) e Stipek (1998). No referencial teórico, foi possível constatar que o material didático sobre o viés motivador nas aulas de Línguas Estrangeiras Modernas pode impulsionar o desenvolvimento da motivação, possibilitando que esta não seja apenas uma responsabilidade atribuída aos professores. Deste modo, compreende-se que tanto as estratégias como as metodologias dos professores são recursos educacionais para a promoção da motivação, devendo atuar de maneira conjunta e colaborativa.
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    Read/esigners: letramento literário na formação de professores de língua inglesa
    (2023-02-27) Aires, Ana Paula Luiz dos Santos; Brener, Fernanda Machado; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano; Prado, Márcio Roberto do
    A leitura de textos literários nas aulas de línguas adicionais pode fomentar o trabalho com aspectos culturais e linguísticos (COLLIE; SLATER, 1987). Em uma perspectiva de (multi)letramentos, a leitura literária pode promover o agenciamento crítico e criativo, em que leitores se tornam leitores-autores no processo. Nesse sentido, considerando uma aprendizagem sociocultural, pode ser proveitoso que cursos de formação de professores posicionem seus alunos como aprendizes-professores em práticas de letramento literário. Não obstante, a quantidade de pesquisas e/ou propostas de ensino que abordam o letramento literário neste contexto é ainda incipiente. A partir disto, o propósito deste trabalho é apresentar e avaliar o protótipo (ROJO, 2017) “READ/ESIGNERS”, que tenciona fomentar práticas de letramento literário (ZAPPONE, 2008; JENKINS, 2013) e instigar (futuros) professores ao trabalho com textos literários em uma perspectiva de multiletramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020). A produção do protótipo está fundamentada nas quatro etapas de desenvolvimento de material didático propostas por Leffa (2007). Para a fase de análise, realizou-se um levantamento bibliográfico de pesquisas sobre letramento literário na formação de professores de línguas, bem como a caracterização dos participantes do contexto de implementação. Em seguida, o material foi elaborado e pilotado em duas turmas do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual de Londrina. A geração de dados deu-se a partir das produções multimodais e propostas de ensino dos professores em formação inicial. De modo a identificar se o material fomentou práticas de letramento literário (multimodal), as produções multimodais foram analisadas de duas formas: por análise de conteúdo (BARDIN, 2011) com critérios norteadores pré-definidos e análise do design (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020). No que diz respeito às propostas de ensino com o texto literário, o método empregado foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) com categorização indutiva. Os resultados indicam o potencial de práticas de letramento literário alicerçadas em uma pedagogia de multiletramentos, enfatizando a possibilidade para (re)construção do conhecimento e (res)significação da leitura, e do texto literário, de modo crítico-criativo. Da mesma forma, percebe-se o engajamento de professores em formação em práticas de letramentos literários multimodais, o que pode viabilizar novos entendimentos sobre o texto literário e das práticas de leitura de literatura. Por outro lado, parece haver uma dificuldade na ruptura com práticas de ensino tradicionais/monológicas (STREET, 2014) em relação ao papel de textos literários na sala de aula de língua inglesa, uma vez que os dados demonstram que a maioria das propostas de ensino parecem não refletir as experiências vivenciadas durante a intervenção.
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    Becoming a teacher-designer : o percurso da criação do jogo digital "Trip challenge" e do desenvolvimento profissional de uma professora-designer de jogos
    Dainezi, Bruna Danielly; El Kadri, Michele Salles [Orientador]; Rios-Registro, Eliane Segati; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano
    Resumo: Os trabalhos que abordam o desenvolvimento de jogos para o ensino por professores ainda são incipientes (GUILLÉN-NIETO; ALESON-CARBONELL, 212; MARCHIORI et al, 211; MUÑOZ et al, 215) Desse modo, o objetivo deste artigo é compartilhar uma experiência de design de jogos de uma professora de Língua Inglesa (LI) e relatar o percurso do desenvolvimento de um jogo digital (Trip Challenge) para o ensino de LI apresentado como um produto educacional O percurso do desenvolvimento do jogo é contado em uma narrativa e ilustrado com capturas de tela de elementos pertencentes ao processo de construção Esta narrativa está articulada por meio do Design case (SMITH, 21), que tem por objetivo descrever detalhadamente o processo de criação de um produto ou de uma experiência Este jogo está sendo apresentado como produto educacional para a conclusão do Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina Tal produto tem como arcabouço teórico os pressupostos do multiletramento e da multimodalidade (THE NEW LONDON GROUP, 1996), dos videogames na/para aprendizagem (GEE, 27, 214; MCGONIGAL, 211; PRENSKY, 27;) na metodologia de games educacionais ou serious games design (ARNAB et al, 215) dos jogos no ensino/aprendizagem de línguas (RAMA et al, 212; PETERSON, 212; BLAKE, 213; BUTLER, 215; SILVA, 217; EL KADRI; EL KADRI; CORREA, 217), e do Inglês como Língua Franca Global (CRYSTAL, 23; CANAGAJARAH, 21; GIMENEZ et al, 215) A análise do percurso do desenvolvimento do Trip Challenge mostra que o processo foi desafiador e ao mesmo tempo repleto de aprendizados, pois envolveu novos conhecimentos nas áreas de ensino de LI e de desenvolvimento de jogos O referido jogo tem como potencial o uso em contexto educacional ou social, e pretende contribuir ao ensino-aprendizagem da LI, trazendo a atenção para a possibilidade do uso e construção de jogos por professores e alunos
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    Matizes culturais nas aulas de língua espanhola para crianças : análise e complementação do livro Nuevo recreo
    Fuck, Jorge Rafael; Ferreira, Cláudia Cristina [Orientador]; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio; Reis, Marta Aparecida de Oliveira Balbino dos
    Resumo: Esta pesquisa pretende contribuir para práticas no processo de ensino e aprendizagem de espanhol para crianças de 1º ao 5º ano Como objetivo principal, queremos propor apoio teórico e adaptar, complementar e/ou elaborar atividades que envolvam aspectos culturais com o intuito de contribuir com o labor docente O presente estudo surgiu da necessidade de contribuir com a otimização da coleção intitulada Nuevo Recreo, edição 214, uma vez que apresenta lacunas no que diz respeito às práticas relacionadas aos aspectos culturais de países hispânicos, uma vez que aprender outro idioma não é somente aprender conteúdos lexicais ou gramaticais Pretendemos evidenciar a relevância de levar à aula de língua estrangeira, especialmente para crianças, matizes culturais, a fim de que o aluno conheça a diversidade e possa constatar que não há cultura superior ou inferior à outra e que o respeito à diferença é uma necessidade Para tanto, buscamos referências em estudos sobre: formação de professores de espanhol para crianças (RINALDI, 26; 211), Material didático (ERES FERNÁNDEZ, 28), conceitos de cultura (FERREIRA, 25; SANTOS, 26), cultura e ensino de espanhol (DE NARDI, 27), desenvolvimento infantil (NOVELO, 22; PIAGET, 1999; VYGOTSKY, 21) Para esta pesquisa, decidimos analisar a coleção didática intitulada Nuevo Recreo (AMENDOLA, 214), a qual analisamos duas unidades de cada volume com o objetivo de verificar se nas atividades propostas pelos autores há evidências de que sejam contemplados aspectos culturais Desta forma, a matriz utilizada para análise do livro didático é de autoria de (RINALDI et al, 216) Ao nos depararmos com algumas atividades possíveis de serem adaptadas e fundamentadas quanto ao conceito de cultura e processo de ensino e aprendizagem, fazemos algumas sugestões e elaboramos um encarte, com práticas para o ensino de espanhol que abarca aspectos culturais por meio de atividades lúdicas Como conclusão, podemos constatar que o livro selecionado pode ser complementado ou adaptado, a fim de potencializar o ensino e a aprendizagem, sobretudo, no que se refere ao aspecto cultural, por isso apresentamos atividades inéditas e/ou adaptadas Esperamos contribuir com os estudos sobre esse campo do saber e que professores e alunos se enveredem por esta temática
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    Aprendizagem de professores de inglês sobre uso de tecnologia em contexto de instituto de línguas
    Heshiki, Silvia Regina Akiko; Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano [Orientador]; Mateus, Elaine Fernandes; El Kadri, Michele Salles
    Resumo: Embora o uso de novas tecnologias tenha recebido maior atenção nos últimos anos, há poucos trabalhos que abordem a formação de professores de institutos de línguas em sua relação com tecnologia móvel vindo o presente estudo suprir esta lacuna Este trabalho trata de como se deu a aprendizagem de uso de ferramentas tecnológicas por professores em um instituto de línguas especializado no ensino da língua inglesa No segundo semestre de 216 notou-se uma movimentação espontânea dentre 11 docentes da instituição que procuraram aprender com colegas sobre alguns aplicativos que poderiam ser utilizados para o ensino de L2 O estudo além de verificar como se deu a aprendizagem docente sobre o uso de tecnologia procura também identificar o que favoreceu e/ou delimitou essa aprendizagem Adota uma perspectiva sociocultural, abordando o aprendizado docente no contexto de TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) e a difusão tecnológica em uma comunidade de prática A coleta de dados se deu via enquete online e pela gravação e transcrição de entrevistas não estruturadas dos participantes da pesquisa, devidamente autorizadas A análise dos resultados foi de ordem qualitativa e quantitativa trazendo o mapeamento da disseminação de uso de ferramentas tecnológicas que recebeu a denominação “Efeito Polinizador” Foi possível concluir que o aprendizado docente se deu via propagação de conhecimento por membros da comunidade que já detinham o domínio de conhecimento tecnológico e, por novos membros que, ao se apropriarem de tal conhecimento também se esforçaram para que houvesse sua propagação A aprendizagem e sua consequente difusão se deram pela percepção de affordances e pela mediação (social, imitação e demonstração)
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    El huevo de Colón : unidades fraseológicas no processo de ensino e aprendizagem de espanhol como língua estrangeira e/ou adicional
    Vieira, Ana Paula Mantovani; Ferreira, Cláudia Cristina [Orientador]; Alvarez, Maria Luisa Ortíz; Andrade, Otávio Goes de
    Resumo: As unidades fraseológicas (UFs), estudadas pela Fraseologia, compõem a língua e a identidade de uma comunidade linguística e refletem a visão de mundo desta coletividade (ORTIZ ALVAREZ, 211) Estudos apontam para a implementação dos conteúdos fraseológicos no ensino de línguas materna e estrangeiras/adicionais (MONTEIRO-PLANTIN, 28; ORTIZ ALVAREZ; UNTERNBÄUMEN, 211; TIMOFEEV, 213) Contudo, existe certa resistência por inserir as UFs nas aulas de espanhol como língua estrangeira/adicional (ELE/A) por julgarem-nas complexas (BAPTISTA, 214; RIOS, 21; SKINDLER, 215; TIMOFEEV, 213) Assim como expõe os estudiosos Ortiz Alvarez e Unternbäumen (211), é necessário reivindicar o lugar que as UFs merecem nos estudos fraseológicos, na didática de línguas e na lexicografia A partir da observação dos estudos relacionados à Fraseologia e de minha prática como acadêmica, docente e pesquisadora iniciante, tenho por objetivo, fomentar o uso das UFs nas aulas de ELE/A a partir dos cadernos de atividades pedagógicas e de outros “tesouros” publicados no blog, onde exponho as UFs de maneira contextualizada, contribuir com o labor de docentes de ELE/A, incitar a pesquisadores da área a investigar e a elaborar outros produtos educacionais relacionados à fraseologia e colaborar para a desmistificação da ideia de complexidade no ensino e na aprendizagem das UFs (BAPTISTA, 214; RIOS, 21; SKYNDLER, 215; OLIMPIO, 26) Diante dos objetivos propostos, esta pesquisa se justifica devido ao número escasso de investigações e materiais específicos que abordam as UFs (BAPTISTA, 214; ORTIZ ALVAREZ, 212)