02 - Mestrado - Serviço Social e Política Social

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    Cidade ocupada : conflito fundiário de moradia urbana e a atuação dos movimentos sociais na ocupação Flores do Campo - Londrina - PR
    Caldeira, Tatiane Monteiro; Cordeiro, Sandra Maria Almeida [Orientador]; Miani, Rozinaldo Antônio; Pastor, Márcia
    Resumo: Esta pesquisa contribui para a compreensão da questão da moradia por meio da dedicação a duas expressões fundamentais, concretas e cotidianas: o conflito fundiário de moradias urbanas e a maneira como os movimentos sociais intervêm nestes conflitos Compreender a questão da moradia, enquanto categoria inserida na infraestrutura das relações sociais se faz um desafio tanto no universo de políticas sociais, quanto no universo científico As particularidades da questão da moradia exploradas neste estudo se dedicam a pesquisa de campo na ocupação Flores de Campo em Londrina-PR As ocupações de moradia urbana traduzem uma problemática histórica que é o espaço de disputa pela propriedade em suas diversas modalidades A categoria jurídica função social da propriedade, conquistada pela classe trabalhadora no processo de democratização das políticas sociais urbanas, tenta superar a supremacia de usos e costumes na perspectiva cultural da propriedade no processo de formação histórico e social do Brasil As condições concretas de moradia da classe trabalhadora desenham amplo campo de relações sociais a ser estudado, compreendido e construído Este estudo foi construído através de Revisão de literatura, pesquisa documental e de campo, incluindo notícias veiculadas pela imprensa local Os moradores do Flores do Campo e os representantes dos movimentos sociais que atuam nesta ocupação foram ouvidos e suas experiências e vínculos estabelecidos, revelando a este estudo uma rede de apoio ao Flores do Campo Esta rede representa uma forte base popular na medida em que une sujeitos diversos e singulares na busca por moradia Além disso, esta descoberta se inscreve na esfera organizativa dos movimentos sociais como construto social popular a ser explorado pela observação científica das áreas de estudos classistas
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    Integralidade da proteção social na assistência social : a efetivação da referência e da contrarreferência no município de Narandiba/SP
    Bomfim, Jéssica Caroline Medeiros Silva; Campos, Eliane Christine Santos de [Orientador]; Rojas Couto, Berenice; Almeida, Denise Maria Fank de
    Resumo: O tema desta pesquisa é a necessária relação entre referência e contrarreferência na gestão da Política de Assistência Social, delimitando a análise ao município de Narandiba/SP A presente Dissertação tem como objeto de pesquisa as funções de referência e contrarreferência enquanto efetivações da integralidade da proteção social na Política de Assistência Social no município estudado, visando analisar a articulação dos níveis de complexidade da proteção social nessa política pública, a partir das referidas funções na operacionalização dos serviços socioassistenciais implementados no município A metodologia classificou-se como qualitativa, descritiva, com fase exploratória, revisão bibliográfica, revisão de fonte documental e pesquisa de campo O caminho teórico percorrido passou pela discussão de conteúdos a respeito da proteção social no Brasil e na Política de Assistência Social, perpassando pelo desenvolvimento do sistema de proteção social no processo histórico e os direcionamentos para a política social estudada Igualmente, perpassa pela compreensão da função de referência e de contrarreferência, e as formas de organização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que direcionam para a garantia e a efetivação da integralidade da proteção social na Política de Assistência Social A pesquisa de campo buscou a compreensão da organização do SUAS em relação à referência e à contrarreferência no município de Narandiba/SP, através da ótica dos gestores, coordenadores e técnicos dos serviços socioassistenciais, visando identificar, por meio de roteiro de entrevista elaborado, fluxos, conexões e estratégias para a garantia de efetivação do atendimento integral do usuário na Política de Assistência Social, levantar e sistematizar os desafios de implantação dessas funções no município pesquisado Dentre os elementos que emergiram nesse processo, ressalta-se a necessidade de se pensarem estratégias específicas aos municípios de pequeno porte, sendo necessário, ainda, que estes, diante do contexto atual, sejam capazes de politizar o debate, de forma a poderem resistir, articular e garantir a efetivação integral da proteção social na Política de Assistência Social
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    Imigrantes nos territórios : qualidade do acesso e os desafios para a política de assistência social
    Santos, Amanda de Barros; Lanza, Líria Maria Bettiol [Orientador]; Cordeiro, Sandra Maria Almeida; Silva, Maria Geusina da
    Resumo: Tendo em vista o aumento dos fluxos imigratórios no Brasil, essa pesquisa teve por objetivo avaliar a qualidade do acesso dos imigrantes a Política de Assistência Social Para tanto, foi escolhido o município de Paranavaí como locus da pesquisa, por apresentar um fluxo representativo de imigrantes, em sua maioria haitianos Na perspectiva de responder ao objeto da pesquisa, buscou-se aprofundar os estudos a respeito do território, utilizado como norte para compreender como as demandas sociais se traduzem nele, e se colocam diante da política pública Também discutiu-se as teorias imigratórias e estudos imigratórios, na perspectiva de apreender como se formam os fluxos e sua representação no cenário da globalização no sistema capitalista contemporâneo Assim, se põe em evidência o debate do papel dos Estados-Nação, e a função das políticas públicas, especialmente a de Assistência Social diante da situação dos imigrantes que chegam ao Brasil Os objetivos que se colocaram foram: verificar como a Política de Assistência Social tem trabalhado com a garantia do acesso aos direitos sociais dos imigrantes de forma a apreender como são vistos pela política; aferir a qualidade do acesso dos imigrantes aos serviços ofertados pela Política de Assistência Social, a partir dos princípios da PNAS; identificar como os serviços ofertados e suas equipes têm observado, no âmbito dos territórios, a dinâmica social modificada pelo fluxo de imigrantes nos municípios e levantar serviços e ações, bem como sua avaliação pelos usuários imigrantes da PMAS Para alcançar os resultados obtidos, a pesquisa qualitativa teve como instrumentos, para coleta de dados da pesquisa de campo, quatro entrevistas com roteiro de questões semiestruturado sendo o Gestor Municipal da Assistência Social e três trabalhadores do SUAS do município de Paranavaí Para dar voz aos imigrantes, realizou-se o grupo de debates com três usuárias imigrantes da política, indicadas pelos trabalhadores, de forma a analisar suas percepções e a qualidade com que o acesso a política tem se dado, utilizando as variáveis: atendimento à sua necessidade, tempo entre solicitação e resposta (se houve custo), acolhimento, eficácia (acompanhamento) e a autoavaliação feita pelos imigrantes do seu acesso Por fim, para se chegar a uma avaliação da qualidade de acesso, houve a adaptação de indicadores de qualidade de autores da política de saúde, além da definição dos princípios três e quatro da PNAS como norteadores para análise Assim, as análises foram subsidiadas pela coleta de dados, através das entrevistas, pelo grupo de debates e por documentos oficiais disponibilizados pelo MDS, por fim, avaliamos que a qualidade do acesso dos imigrantes a PMAS é parcialmente satisfatória, em que há o acesso dos usuários a política, porém a discussão sobre a qualidade se coloca como um universo inexplorado pela Política de Assistência Social, em que através dos indicadores selecionados, algumas vezes aparece a avaliação insatisfatória para a realidade dos atendimentos prestados, principalmente no que concerne a autoavaliação dos imigrantes
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    O tráfico de drogas e suas implicações em um território vulnerável de Londrina
    Tomé, Tauany Santos Castro; Rocha, Andréa Pires [Orientador]; Lolis, Dione; Lima, Rita de Cássia Cavalcante
    Resumo: Esta pessquisa resulta do processo de formação, sobretudo do contato com a realidade profissional no território de análise deste trabalho O estudo tem como objeto as consequências das ações do tráfico de drogas no território a partir da percepção dos representantes das organizações públicas e comunitárias, trata-se de um estudo em um bairro específico do Muncipio de Londrina A análise feita se dá a partir da percepção dos representantes das organizações públicas e comunitárias acerca da influência do tráfico de drogas no Conjutno Habitacional, sendo este o território de atuação destes representantes Deste modo o estudo é composto por três capítulos, uma vez que o objetivo do resgate téorico perpassa pela compreensão da emeregência do Estado penal nos territórios vulneravéis, sendo que a demarcação destes territórios vulneráveis e da população que ocupa estes espaços retratam um cenário onde a vulnerabilidade e a pobreza possui maior destaque em sua dinâmica Além disso, a ênfase que se dá ao proibicionismo em nome da chamada “guerra às drogas”, na qual o alvo principal é a população inserida nos territórios vulneráveis, que na sua maioria são formadas por jovens, negros e pobres Posteriormente, a pesquisa empírica teve como pressuposto analisar quais são as consequências das ações do tráfico de drogas no território A pesquisa permitiu entender como o tráfico de drogas tem influenciado na dinâmica do local, bem como da atuação dos profissionais que prestam serviços a este território em meio a esta dinâmica
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    O Haiti está aqui : uma análise da compreensão dos imigrantes haitianos sobre a política social no Brasil = : Ayiti nan peyi isit : yon analiz konpreyansyon imigran ayisyen yo sou politik sosyal nan Brezil
    Jean Baptiste, Marc Donald; Amaral, Wagner Roberto do [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Pastor, Márcia; Fraga, Nilson Cesar
    Resumo: A presente pesquisa tem como temas centrais a migração haitiana e a política social brasileira O estudo seguiu a lógica do percurso dos imigrantes haitianos, desde a sua vivência sociocultural e política no Haiti, passando pelas motivações de seu deslocamento ao Brasil até sua permanência nesse país O objetivo geral da pesquisa foi identificar e analisar as compreensões dos imigrantes haitianos acerca das políticas sociais brasileiras delimitadas ao atendimento de suas demandas Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como amostra intencional imigrantes haitianos considerados como pessoas destacadas, residentes no Parque Residencial Ana Rosa e no Jardim Santo Amaro, ambos no município de Cambé-PR Os procedimentos metodológicos foram organizados em três momentos, sendo: revisão bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas Os resultados obtidos evidenciam a re-descoberta de um outro modelo de Estado interventivo pelos imigrantes, contrário ao Estado contestado do seu país de origem A pesquisa foi realizada por um pesquisador haitiano, sendo fundamental a reflexão metodológica sobre o seu papel enquanto investigador e, ao mesmo tempo, pertencente ao grupo pesquisado
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    Políticas públicas e medidas de proteção : o olhar dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto em Londrina-PR
    Bavia, Bruna Aparecida; Lolis, Dione [Orientador]; Rocha, Andréa Pires; Carvalhaes, Flávia Fernandes de
    Resumo: O presente documento consiste em uma pesquisa de mestrado inscrito no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Públicas, na Universidade Estadual de Londrina (UEL) A pesquisa tem como objeto o significado das medidas de proteção determinadas nos processos jurídicos, para os adolescentes que cumprem a medida socioeducativa em meio aberto A temática aborda a proteção social para os adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto no âmbito das políticas públicas Tem como principal objetivo compreender a proteção social a partir das medidas de proteção, na perspectiva dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto no município de Londrina-PR Dessa maneira, atenta-se para as expressões de controle e proteção sobre a vida dos adolescentes no âmbito das políticas públicas, em um contexto permeado por práticas, por vezes contraditórias, que transitam entre a punição e a proteção Para fazer a investigação do objeto, esta pesquisa tem como objetivos específicos: entender a conformação do Estado penal no contexto neoliberal, na realidade brasileira; descrever a construção histórica da proteção social para adolescentes em conflito com a lei no Brasil; identificar as medidas protetivas aplicadas nos processos em que são determinadas as medidas socioeducativas em meio aberto em Londrina; conhecer as opiniões dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa em meio aberto sobre as medidas de proteção determinadas nos processos jurídicos Deste modo, a pesquisa utiliza como metodologia a análise qualitativa, por meio de revisão bibliográfica de literatura sobre o tema e pesquisa de campo com levantamento de informações nos processos judiciais e entrevistas semiestruturadas A revisão bibliográfica apresenta discussão sobre o Estado penal e políticas públicas de atendimento para crianças e adolescentes, com enfoque no atendimento para adolescentes em conflito com a lei, que cumprem medida socioeducativa em meio aberto Deste modo, a pesquisa de campo compreende dois momentos: o primeiro momento trata do levantamento documental nos processos judiciais e abrange, do universo de 23 processos, aqueles em que houve a aplicação de medida protetiva no desenvolvimento da medida socioeducativa em meio aberto, contabilizando 9 processos para a amostra O segundo momento da pesquisa de campo acontece por meio das entrevistas semiestruturadas, com 8 adolescentes, do universo de 234 Ambos procedimentos de pesquisa aconteceram na 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Londrina-PR e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS 2), respectivamente Os resultados da pesquisa identificam as medidas de proteção comuns às práticas do Sistema de Administração de Justiça, bem como, as opiniões dos adolescentes sobre as medidas de proteção que são determinadas no desenvolvimento das medidas em meio aberto, como o controle emerge em suas vidas por meio das políticas públicas A análise das entrevistas foi desenvolvida com base nas seguintes categorias: socialização, medicalização e penalização, apoiadas nos estudos de Loïc Wacquant, quanto às estratégias que a sociedade contemporânea e o Estado neoliberal, adotam para tratar as expressões da questão social
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    A percepção dos sujeitos participantes do ensino à distância no serviço social sobre a formação profissional nessa modalidade
    Gonçalves, Patricia Palmeira; Silva, Cláudia Neves da [Orientador]; Guedes, Olegna de Souza; Pereira, Larissa Dahmer
    Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a formação profissional no Serviço Social à distância a partir das Diretrizes Curriculares do Serviço Social formuladas pela ABEPSS em 1996, referencial de formação critica construída coletivamente pela categoria profissional após o movimento de reconceituação, diretrizes que posteriormente foram alteradas na aprovação do MEC em 21 Para atingir tal finalidade contextualizaremos a Política de Educação Superior Brasileira a partir da Contra - Reforma do Estado de 199 e a influência dos Organismos Internacionais na Política de Educação Superior que resultou na precarização e mercantilização do ensino superior A partir disso vamos contextualizar o ensino à distância e seu histórico no Brasil, seu marco jurídico e a característica de sua oferta por oligopólios educacionais Trataremos também do processo de construção das Diretrizes Curriculares de 1996 e sua estrutura e mostraremos as diferenças entre as Diretrizes construídas pela ABEPSS e as aprovadas pelo MEC A pesquisa é de caráter qualitativo e contemplou revisão bibliográfica e pesquisa de campo A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com dois ex - tutores, um ex-professor e um ex-aluno de uma Universidade que oferta o curso de Serviço Social à distância com sede na cidade de Londrina, norte do Paraná A pesquisa demonstrou que o ensino à distância tem se operacionalizado como ensino de massa, ou modelo de educação fordista A padronização e a tecnologia como mediador principal submete os trabalhadores à alienação no trabalho Esse é um determinante do processo formativo nessa modalidade Outras características levantadas foram a superficialidade do material apostilado, que não contempla o rigor teórico-metodológico preconizado pelas diretrizes da ABEPSS, também uma operacionalização da supervisão acadêmica diferente da preconizada pela ABEPSS, ainda a inexistência do tripé pesquisa - ensino e extensão Foi apontado ainda que nessa modalidade há uma dificuldade grande de atender as especificidades dos alunos, há uma sobrecarga de trabalho dos tutores eletrônicos e uma grande divisão de tarefas
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    O processo de entrega à adoção na perspectiva dos assistentes sociais atuantes nas políticas de proteção social públicas, da região do Vale do Ivaí/PR
    Farias, Eduardo Augusto; Fortuna, Sandra Lourenço de Andrade [Orientador]; Guedes, Olegna de Souza; Cassab, Latif Antônia
    Resumo: A presente Dissertação de Mestrado teve por objetivo conhecer as concepções que orientam e subsidiam o trabalho das (dos) assistentes sociais que atuam nas políticas de proteção social públicas, especialmente nos CRAS, CREAS e Órgãos Gestores da política de assistência social da Região do Vale do Ivaí/PR, frente ao processo de entrega à adoção, tendo gênero como categoria central de análise imanentemente vinculada à classe e raça/etnia, componentes essenciais do Sistema de Dominação-Exploração Para execução desta pesquisa, buscou-se um consistente referencial teórico, aliado à pesquisa descritiva de natureza qualitativa Na fase exploratória aplicou-se questionários, o que contribuiu para a seleção da amostra Em, seguida utilizou-se de entrevista semiestruturada com questões abertas e fechadas Procurou se realizar a análise a partir da contextualização deste objeto de pesquisa no sistema capitalista, vinculado ao Estado burguês, tendo em vista os desígnios históricos da adoção à luz da categoria gênero, buscando captar os elementos constitutivos das concepções que orientam a ação profissional das assistentes sociais, sujeitos desta pesquisa, ressaltando o que as elas entendem sobre a renúncia materna Como principais resultados, destacou-se as reflexões oriundas deste trabalho sobre a realidade oculta no processo de entrega à adoção, isto é, as causas veladas por trás das relações sociais presentes nesses processos, proporcionando estabelecer aproximações sobre o trabalho social realizado com as gestantes e mães que necessitam de apoio para a decisão entre ficar ou não com os (as) filhos (as) Verificou-se que o processo de entrega à adoção, envolve o processo de produção e reprodução social da vida, em suas dimensões materiais e espirituais, em uma trama que circunda o contexto socioeconômico, político, cultural e religioso, aliados às desigualdades da ordem patriarcal de gênero, classe social e à raça/etnia Assim é importante o investimento em políticas sociais públicas de qualidade para que as mães, gestantes e crianças possam ter um atendimento de qualidade, referente ao processo de entrega à adoção, mas também, que os profissionais que as atendem e articulam o acompanhamento nos municípios de pequeno porte, tenham garantidos seus direitos e orientem-se por deveres e princípios fundamentais afirmados no Código de Ética Profissional de 1993 e no Projeto ético-político
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    O debate sobre a ordem patriarcal de gênero no processo de formação profissional dos cursos de serviço social das universidadades públicas do norte do Paraná
    Patriarcha, Taynara Fitz; Fortuna, Sandra Lourenço de Andrade [Orientador]; Guedes, Olegna de Souza; Cisne, Mirla
    Resumo: As determinações da ordem patriarcal de gênero no Serviço Social brasileiro acompanharam essa profissão desde sua gênese, tendo em vista ser uma profissão situada na divisão social e sexual do trabalho Esta dimensão é expressa pela presença esmagadora das mulheres no Serviço Social desde sua emergência no Brasil, mas também é evidenciada pela formação e atuação profissional a partir de um referencial conservador que imprimia na compreensão e na ação das/os assistentes sociais pioneiras/os um caráter de naturalização dos ditames do Sistema de Dominação/Exploração vigente Contudo, no período de questionamento do conservadorismo no Serviço Social, expressado na concepção da “intenção de ruptura” do Movimento de Reconceituação, a profissão passou a aproximar-se com a teoria social de Marx Também é no bojo da fase de “intenção de ruptura” que a profissão apropria-se de estudos e pesquisas sobre a temática de gênero Essa dinâmica acabou influenciando seu projeto profissional na perspectiva de uma sociedade sem discriminação de classe, raça/etnia e gênero Tendo em vista esse cenário profissional, nesta pesquisa buscamos compreender a inserção da discussão sobre a ordem patriarcal de gênero no processo de formação profissional dos cursos de Serviço Social das universidades públicas do norte do Paraná A fim de responder esse objetivo, o presente trabalho se debruçou na pesquisa descritiva de natureza qualitativa Quanto ao objeto tratou-se de pesquisa de campo e documental, delimitando-se a amostra não probabilística a partir de três cursos de Serviço Social de universidades públicas do norte do Paraná A pesquisa abrangeu a coleta e análise das entrevistas realizadas junto às coordenações pedagógicas e das produções de Trabalhos de Conclusão de Curso e Projetos Políticos Pedagógicos das referidas instituições de ensino Com relação aos resultados dessa investigação, apontamos que, embora os cursos absorvam, em alguma medida, o debate de questões relacionadas à ordem patriarcal de gênero, o fazem de maneira focalizada Foi percebido que essa discussão não é apreendida na sua condição de determinação das relações sociais, mas geralmente tratada como elemento subsidiário para debater particularidades de questões emergentes na contemporaneidade
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    Se podes olhar, vê : o aborto no cotidiano de trabalho das assistentes sociais
    Damião, Nayara André; Carloto, Cássia Maria [Orientador]; Figueiró, Mary Neide Damico; Álvaro, Mirla Cisne
    Resumo: O aborto é um tema polêmico sobre o qual se construiu uma diversidade de posicionamentos No Brasil, o aborto é crime, exceto nos casos de risco de morte materna, gravidez resultante de estupro e anomalias fetais graves incompatíveis com a vida extrauterina O Serviço Social atualmente é visto como uma profissão relacionada à garantia de direitos, cujos Conselhos Federal e Regionais têm se manifestado em favor da legalização do aborto O argumento utilizado pelos Conselhos é que este é um problema de saúde pública e tem a ver com a autonomia das mulheres sobre o próprio corpo Apesar disso, há pouca produção científica da área sobre o assunto, o que nos suscita questionamentos sobre como esse tema é encarado pelas/os profissionais da área no cotidiano de trabalho Assim, propusemos essa pesquisa, cujo objetivo geral foi analisar a percepção das/os assistentes sociais sobre o aborto no cotidiano profissional Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica e documental sobre temas como o sistema patriarcal-racista-capitalista, emancipação, justiça social, direitos sociais, aborto, direitos reprodutivos e Serviço Social A pesquisa de campo foi composta pela aplicação de questionários on-line e realização de entrevistas semiestruturadas com assistentes sociais de Londrina Pudemos perceber que situações relacionadas aos direitos reprodutivos e ao aborto aparecem no cotidiano de trabalho das assistentes sociais A acolhida e escuta qualificada são centrais na intervenção profissional frente a essas demandas Em que pese a presença dessas situações, esse ainda é um tema pouco debatido entre as profissionais da área O posicionamento do CFESS sobre o aborto é conhecido pela maioria das participantes da pesquisa No caso dessa pesquisa, pudemos observar uma predominância do posicionamento favorável aos direitos reprodutivos Há um número significativo de assistentes sociais a favor da legalização do aborto, embora ainda podemos observar traços da moralidade cristã em algumas falas
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    As intenções e expectativas dos imigrantes haitianos na educação de jovens e adultos (EJA) : desafios e possibilidades
    Antoine, Dominique; Amaral, Wagner Roberto do [Orientador]; Zanetti, Maria Aparecida; Rocha, Andréa Pires
    Resumo: A presente pesquisa tem como centralidade a questão da educação no contexto dos fluxos migratórios, problematizando o direito à educação dos migrantes haitianos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, particularmente no município de Cambé, PR O estudo pretende desvelar o percurso dos imigrantes, desde a suas vivências socioculturais nas escolas do Haiti, passando pelo deslocamento ao Brasil até sua a inserção na educação básica, via modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) O objetivo é analisar as intenções e expectativas dos imigrantes haitianos na EJA, quando buscam essa modalidade de educação gratuita no Brasil Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que tem como amostra intencional os migrantes haitianos na EJA, em duas instituições: Escola Municipal Padre Symphoriano e CEEBJA Professora Maria do Carmo Bocati, localizadas em Cambé, PR No desenvolvimento da pesquisa foram estabelecidos procedimentos metodológicos organizados em três momentos: revisão bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo Os dados foram coletados por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado, aplicado aos educandos haitianos, sendo precedido pela observação não participante nas duas escolas e observação participante do pesquisador nas duas igrejas evangélicas haitianas nesta mesma municipalidade, frequentadas pelos sujeitos Os resultados obtidos evidenciam que as motivações iniciais dos educandos haitianos para ingresso na EJA são: falar a língua portuguesa, ser um filósofo (concluir o ensino médio na cultura popular haitiana), ter um diploma internacional e estudar numa escola gratuita A pesquisa possibilitou a identificação de dois perfis desses educandos na EJA: os recém-chegados ao Brasil, que buscam a aprendizagem do português, com foco na inserção no mercado de trabalho, e os que vivem há mais tempo no Brasil e aspiram concluir o ensino médio, para ingresso no ensino superior, objetivando uma ascensão social neste país
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    As expressões da evasão dos estudantes atendidos [pela] Política de Apoio Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná - Campus Londrina
    Abreu, Renata Pacheco; Amaral, Wagner Roberto do [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Martins, Eliana Bolorino Canteiro
    Resumo: O presente estudo tem como tema a Política de Apoio Estudantil do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e os motivos de evasão dos estudantes atendidos pelos seus programas de bolsas e auxílios durante a realização de cursos presenciais no Campus Londrina O interesse pelo estudo se deu a partir da inserção da pesquisadora enquanto assistente social na Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis no Campus Londrina do IFPR Foi a partir da realidade vivenciada no atendimento aos estudantes e suas famílias, no contato diário com suas condições objetivas de vida, que por vezes os levam à evasão, que surgiram indagações sobre a contribuição da Política de Apoio Estudantil do IFPR enquanto instrumento para a efetivação e a democratização do direito ao acesso à educação pública e de qualidade e de que forma a mesma é compreendida e vivida pelos estudantes A pesquisa tem como objetivo principal: analisar os motivos de evasão dos estudantes atendidos pela Política de Apoio Estudantil do IFPR – Campus Londrina Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, tendo como centralidade os sujeitos sociais envolvidos no tema da pesquisa, os estudantes Os procedimentos metodológicos constituíram-se de revisão bibliográfica; levantamento de dados e análise de documentos institucionais; e pesquisa de campo a partir da realização de entrevistas com estudantes beneficiados por programas de apoio estudantil e evadidos da instituição Os resultados obtidos indicam a evasão como fenômeno multifatorial e a política de assistência estudantil como elemento fundamental para a permanência do estudante Contudo, esta política, de forma isolada, não garante a permanência É necessário que esteja sintonizada com a proposta pedagógica institucional, sob pena de se tornar fragmentada e parcializada no atendimentos às demandas dos estudantes
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    A percepção de gestores da saúde em relação ao enfretamento à mortalidade infantil em territórios da 19ª Região Administrativa de Ivaiporã/PR
    Andrade, Nathália Aline; Lanza, Líria Maria Bettiol [Orientador]; Campos, Eliane Christine Santos de; Brevilheri, Eliane Cristina Lopes
    Resumo: A presente pesquisa desenvolvida à nível de mestrado objetiva refletir acerca da percepção de gestores da saúde em relação ao enfrentamento à mortalidade infantil em territórios da 19ª Região Administrativa de Ivaiporã/PR, entre os anos de 28 e 215 A teoria social crítica ilumina a discussão, e a categoria território usado do geógrafo Milton Santos embasa a leitura sobre os demais conceitos trabalhados A escolha do território se deu porque conforme os indicadores do Estado do Paraná, a 22ª Região de Saúde – com onze de seus dezesseis municípios referenciados pela 19ª RAI e com sede em Ivaiporã – apresenta taxa de mortalidade infantil acima de 1, na maior parte do período delimitado Nossas hipóteses para os índices negativos da taxa de mortalidade infantil foram a baixa cobertura do atendimento ao pré-natal; e a dificuldade da gestão em articular o enfrentamento à mortalidade infantil como demanda contínua dos serviços desenvolvidos no território Como recurso metodológico delimitou-se três municípios particulares em suas identidades históricas e característica de mortalidade infantil, para aproximação ao território, são eles Ivaiporã, Jardim Alegre e Rosário do Ivaí Além de coleta de dados juntos à institutos reconhecidos de pesquisa houve a realização de entrevista in lócus com os secretários municipais de saúde dos três municípios Os objetivos específicos foram elencados em: pensar a percepção do gestor sobre o papel do território na/para a construção de serviços de saúde no município; compreender a posição que o instrumento – indicador social – possui no trabalho dos gestores em saúde; e entender como a mortalidade infantil é percebida e enfrentada nos territórios delimitados Como resultado da pesquisa empreendida, aponta-se para o problema da generalização com que os territórios nacionais –múltiplos –tem sido trabalhados na gestão da esfera pública e esfera do espaço do poder público Outro dado, é que nos municípios verifica-se o aumento das consultas pré-natal ao longo dos anos, contrariando nossa hipótese inicial, mas é perceptível na pesquisa dos indicadores processados e menos nas respostas dos gestores Evidenciou-se ainda a histórica necessidade de democratização da esfera do poder público, que para além dos resultados obtidos, leva em consideração a dinâmica e vozes dos territórios Todavia, ficou evidente que ainda é um desafio no campo da gestão, o processo de melhor capacitação dos gestores responsáveis pelas secretarias municipais de saúde, que seja capaz de vencer uma lógica gestionária defasada diante das demandas territoriais expressas nos serviços e na busca por melhores condições de saúde
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    As condições objetivas de trabalho dos(as) assistentes socias inseridos na política de educação na região litorânea do Paraná
    Vicente, Relly Amaral Ribeiro; Silva, Cláudia Neves da [Orientador]; Torres, Mabel Mascarenhas; Martins, Eliana Bolorino Canteiro
    Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar em quais condições de trabalho se materializa a intervenção profissional do assistente social, isto é, quais as condições objetivas de trabalho dos assistentes sociais atuantes na Politica de Educação da Região Litorânea do Paraná A região pesquisada, Região Litorânea ou Microrregião de Paranaguá, pertence à região metropolitana de Curitiba, sendo constituída por 7 municípios: Paranaguá, Morretes, Antonina, Pontal do Paraná, Guaratuba, Guaraqueçaba e Matinhos Objetivamos com este trabalho mapear em quais municípios da Região Litorânea há assistentes sociais trabalhando dentro da Política de Educação; mensurar dados objetivos relacionados às características dos assistentes sociais inseridos na Política de Educação na Região Litorânea do Paraná (sexo, idade, formação acadêmica e profissional, inserção política, desde quando trabalham na área da educação, desde quando estão inseridas neste espaço sócio-ocupacional); identificar os espaços sócio-ocupacionais nos quais os assistentes sociais estão atuando (instituições de ensino - particulares, públicas, especiais, superior, profissional, tecnológico - e órgãos de gestão); identificar as condições objetivas de trabalho das assistentes sociais nesses espaços sócio-ocupacionais (salário, equipamentos e adequações do espaço) Trata-se de pesquisa qualitativa, sendo a metodologia utilizada revisão de literatura e pesquisa de campo, esta última dividida em duas etapas (215 e 216) A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com os profissionais no local de trabalho por meio de questionários pré-formulados com questões abertas e fechadas Conclui-se que a realidade dos profissionais da região pesquisada, guardadas as especificidades regionais, está muito próxima da realidade nacional veiculada através de pesquisas junto à categoria, sendo que os profissionais de Serviço Social estão sujeitos, em seus campos sócio-ocupacionais, aos reflexos das atuais mudanças no mundo do trabalho Os principais resultados encontrados na pesquisa : as condições objetivas de trabalho dos(as) assistentes sociais na região são, em sua maioria, satisfatórias, estando de acordo com a Resolução 493/26, e tais condições semelhante à realidade da categoria no que tange à média salarial e inserção nas políticas públicas; os elementos que particularizam o trabalho dos assistentes sociais na política educacional da região são o volume significativo de assistentes sociais trabalhando em escolas especiais e a existência e pertencimento em equipes multiprofissionais
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    Análise das concepções de profissionais sobre a violência em âmbito conjugal contra as mulheres
    Silva, Daniela Santos; Fortuna, Sandra Lourenço de Andrade [Orientador]; Guedes, Olegna de Souza; Cassab, Latif Antônia
    Resumo: A presente Dissertação tem como objetivo conhecer as concepções dos profissionais sobre a violência conjugal contra as mulheres Para tanto, buscamos levantar as definições atuais sobre violência contra as mulheres no âmbito conjugal, analisar os eixos racismo, patriarcado e capitalismo que formam, segundo Saffioti (1987), o nó que caracteriza o sistema de dominação-exploração, identificar os elementos que caracterizam o pensamento cotidiano para, por fim, apreciar as concepções dos sujeitos da pesquisa, tendo como lócus a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual Contra as Mulheres do Município de Londrina Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e de campo Realizamos revisão bibliográfica, observação em campo e entrevistas semi-estruturadas com profissionais que trabalham na referida Rede Como resultado, constatamos que as concepções dos sujeitos desta pesquisa encontram sustentação teórica em diferentes perspectivas Dentre elas destacamos a explicação da violência contra mulheres tendo estas como cúmplices; há outros sujeitos que concebem esse fenômeno partindo do pressuposto que as mulheres são vítimas e há aqueles que se baseiam em abordagem histórico-crítica situando essa questão no sistema de dominação-exploração pautado no patriarcado-racismo-capitalismo Ressaltamos que muitas das concepções levantadas neste estudo são contraditórias em si, ou seja, um mesmo sujeito pode num fragmento de fala sustentar sua análise em mais de uma das perspectivas citadas Esta contradição não é exclusiva destes sujeitos, mas é uma categoria imanente à realidade, cujos sujeitos sociais e o pensamento cotidiano são forjados em uma sociabilidade pautada do sistema de dominação-exploração, marcada pela desigualdade de gênero que tem na violência uma das formas de materialização
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    A construção da integralidade dos direitos da criança e do adolescente : um olhar sobre a rede de serviços a partir da política de saúde em Curitiba-PR
    Moreira, Fernanda de Souza; Lolis, Dione [Orientador]; Lopes, Maria Lúcia da Silva; Lanza, Líria Maria Bettiol
    Resumo: O presente estudo traz uma reflexão sobre a rede de serviços voltada à garantia da integralidade de direitos da criança e do adolescente a partir da Política de Saúde, tendo como lócus o município de Curitiba, capital do Paraná Com o objetivo de analisar o processo de constituição e implementação do trabalho em rede voltado à garantia da integralidade dos direitos de crianças e adolescentes a partir da Política de Saúde desenvolvida em Curitiba, com ênfase na estratégia de gestão Apoio Institucional, faz-se uma revisão bibliográfica e uma pesquisa documental Na sequência, realiza-se entrevistas com treze trabalhadores do território e da gestão inseridos em serviços, órgãos e espaços que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente no Distrito Sanitário Bairro Novo, situado na região sul do município, a saber: Unidade de Saúde, Maternidade Municipal, Centro de Atenção Psicossocial, Gestão Central e Distrital, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Instituição de Ensino e da Fundação de Ação Social Como principais resultados, destaca que o trabalho desenvolvido pela Rede de Proteção é um avanço inegável, mas que a falta de transversalidade, visão de totalidade, dificuldade de comunicação e de corresponsabilização de todos os atores envolvidos no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, assim como a falta de um ator que assuma e exerça o papel de articulador dos demais atores, faz com que esse trabalho não constitua plenamente como uma Rede Intersetorial O Apoio Institucional, estratégia de gestão adotada pela Secretaria Municipal de Curitiba, teoricamente entendida como uma alternativa para tornar o trabalho dos atores desse sistema mais coeso, menos burocrático e focado na integralidade, embora tenha proporcionado uma aproximação entre os profissionais da saúde no início da gestão 213-216, não se demonstrou com esta capacidade, visto que a troca do gestor da pasta no ano de 215 provocou uma reorganização dessa estratégia
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    A prisão no contexto neoliberal brasileiro : a hipertrofia punitiva do estado burguês e a participação privada na gestão do aprisionamento
    Silva, Leonardo Moraes da; Lolis, Dione [Orientador]; Serra, Marco Alexandre de Souza; Alapanian, Silvia
    Resumo: Esta Dissertação tem como objetivo analisar a prisão no contexto neoliberal brasileiro, apropriando-se, dessa forma, de dois fenômenos oriundos deste contexto, isto é, a hipertrofia punitiva do Estado e a participação privada na gestão do aprisionamento A discussão sobre este tema torna-se importante na medida em que a iniciativa privada, sustentada pelo ideal burguês “ressocializador”, surge como uma solução à situação calamitosa que permeia o sistema prisional no Brasil no contexto de crise do capital Para examinar estes fenômenos, a pesquisa parte da concepção marxista de que a prisão se configura como um dos elementos materiais que compõem a força do Estado, para assim, compreender as especificidades do aprisionamento no capitalismo brasileiro, sobretudo, em sua fase neoliberal Através de uma pesquisa bibliográfica e documental, analisa a Parceria Público-Privada na gestão do aprisionamento brasileiro, detendo-se ao Projeto de Lei do Senado nº 513/211 e à experiência do Complexo Prisional de Ribeirão das Neves-MG Verifica que a exacerbação do encarceramento no Brasil se deu a partir do contexto capitalista neoliberal, momento em que também se iniciou o processo de aprofundamento da miserabilidade de amplos setores da superpopulação relativa Constata, ainda, que a hipertrofia punitiva do Estado brasileiro tem reafirmado a prisão como um instrumento estatal fundamental à ordem capitalista e proporcionado a participação privada na gestão prisional Conclui que a estratégia capitalista privatista não contribui para solucionar os problemas do sistema prisional brasileiro, pelo contrário, além de aprofundar a direção repressiva do Estado burguês, proporciona lucros exorbitantes às empresas privadas envolvidas na gestão prisional
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    Criminalização dos adolescentes pobres : a medida socioeducativa de internação como expressão do estado penal
    Giangarelli, Patrícia Marcusso; Lolis, Dione [Orientador]; Rocha, Andréa Pires da; Lima, Cézar Bueno de
    Resumo: A presente Dissertação tem como objeto de estudo a materialização do Estado penal na aplicação da medida socioeducativa de internação Seu objetivo principal é identificar aspectos da aplicação da medida socioeducativa de internação que indicam a expansão do Estado penal no Brasil Tem ainda como objetivos específicos: aprofundar a discussão sobre a expansão e consolidação do Estado penal; identificar sob quais bases foi construído o modelo de responsabilização juvenil, a partir do Estado Democrático de Direito no Brasil e; verificar a continuidade ou não do processo de criminalização dos adolescentes pobres depois do Estatuto da Criança e do Adolescente Para isso, utiliza a revisão bibliográfica e as pesquisas documental e pesquisa de campo, quantitativa e qualitativa Está dividida em três partes, sendo as duas primeiras teóricas e a terceira que apresenta os resultados da pesquisa de campo Discute a consolidação do Estado penal nos Estados Unidos da América e em alguns países da Europa Ocidental, bem como a sua expansão em países da América Latina, especialmente o Brasil Problematiza a intenção de mudança de paradigma na responsabilização juvenil a partir da promulgação do ECA Analisa o processo continuum de criminalização dos adolescentes pobres, através da aplicação da medida socioeducativa de internação A pesquisa realizada nos processos judiciais dos adolescentes sentenciados com a medida socioeducativa de internação no município de Londrina no ano de 213 e com passagem no Centro de Socioeducação Londrina II, demonstra uma alteração na tipificação dos atos infracionais praticados pelos adolescentes, em que o tráfico de drogas passa a ser o maior motivador na aplicação da internação e identifica que o processo de criminalização se perpetua nos diferentes momentos históricos da sociedade capitalista e, embora esteja revestido de um novo discurso, permanece, ainda hoje, selecionando os adolescentes pobres para a privação de liberdade, estando a atuação dos operadores no Sistema de Administração da Justiça Juvenil alinhada a este propósito
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    O território-hospital : aproximação através de um estudo de caso
    Ribeiro, Paula Basilio Alves; Lanza, Líria Maria Bettiol [Orientador]; Campos, Eliane Christine Santos de; Kulaitis, Letícia Figueira Moutinho
    Resumo: Este estudo teve como objetivo evidenciar o território hospitalar e a suas múltiplas determinações, tendo como estudo o hospital enquanto território Para tanto, buscou-se utilizar de um estudo de caso como pano de fundo para investigar o território em questão O estudo de caso relata a internação de um jovem em um hospital público de nível terciário, credenciado ao SUS e vinculado também à Universidade Estadual de Londrina, sendo o hospital-escola de formação de diversas categorias profissionais inseridas nas ciências da saúde A pesquisa tem caráter qualitativo, sendo um estudo exploratório, e os dados obtidos através de entrevistas orientadas por um roteiro semiestruturado Assim, buscou-se identificar os elementos centrais que conformam o território hospitalar, bem como compreender as diferentes territrializações advindas dos mais distintos usos e que dão sentindo a esse território Conclui-se que o elemento do poder dentro desse território é constantemente disputado pelos diversos sujeitos inseridos no processo de saúde-doença A perspectiva do cuidado em saúde e da humanização do cuidado são os principais fatores que podem delinear espaços de terrritorialização para os usuários dos serviços de saúde e suas famílias
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    Comunicação entre surdos e profissionais da saúde ouvintes : a percepção da população surda sobre as consequências em sua condição de saúde
    Gois, Carolina Camilo da Silva; Lanza, Líria Maria Bettiol [Orientador]; Facundo, Josiane Junia; Faquin, Evelyn Secco
    Resumo: A política de saúde no Brasil está organizada por meio do Sistema Único de Saúde- SUS, que prevê o acesso a todos a partir dos princípios da igualdade, integralidade e equidade no atendimento e, para a pessoa surda, esses princípios são fundamentais, pois garantem o atendimento de acordo com suas necessidades Porém, a comunicação entre profissional de saúde ouvintes e surdos constitui-se como uma barreira de acesso a saúde, já indicada em outras pesquisas Neste sentido, o estudo em questão buscou avançar na discussão e identificar quais as consequências na condição de saúde dos surdos devido à sua comunicação com os profissionais nos serviços de saúde em Londrina-PR Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com amostra não probabilística intencional, com entrevista semiestruturada de 6 surdos, que fazem uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras A base teórica que norteou a análise dos dados foi a compreensão da surdez enquanto diferença e não como deficiência, sendo utilizados autores nessa perspectiva Como resultado foi possível elencar as consequências na condição de saúde dos surdos, como o agravamento da sua condição inicial de saúde, falta de um diagnóstico precoce, abandono do tratamento proposto, insegurança quanto as orientações dos profissionais de saúde, perda da autonomia do surdo no processo do cuidado em saúde, descrença com os serviços de saúde e não materialização dos princípios do SUS em relação a comunidade surda O estudo é uma contribuição para o debate sobre a política de saúde e a diferença e os resultados podem nortear o aperfeiçoamento dos serviços de saúde com a ampliação de um atendimento equânime e integral para a pessoa surda