02 - Mestrado - Serviço Social e Política Social
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Serviço Social e Política Social por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 179
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Apreensão teórico-crítica da categoria liberdade no cotidiano: uma contribuição para as reflexões do projeto ético-político do serviço social(2007-03-27) Araldi, Elmides Maria; Guedes, Olegna de Souza; Batista, Alfredo Aparecido Batista; Pires, Sandra Regina de AbreuA dissertação que ora submetemos à avaliação tem por objetivo apresentar uma análise teórico-crítica da categoria liberdade como exercício cotidiano no Projeto Profissional do Serviço Social Contemporâneo, desde a sua instituição como profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho na década de 1930 até os dias atuais. Para esta análise, utilizamos como parâmetro metodológico os Códigos de Ética publicados pela profissão nos anos de 1947, 1965, 1975, 1986 e 1993, assim subdivididos: num primeiro momento, os Códigos de Ética de 1947, 1965 e 1975 que trazem como conteúdo uma remissão à liberdade atrelada a um conteúdo axiológico de cunho conservador, de manutenção da ordem social capitalista, fundamentados na inspiração ética cristã, tendo em vista as circunstâncias histórico-ontológicas dos seus respectivos períodos. Num segundo momento, a expressão no Código de 1986 do giro radical que se opera no interior do Serviço Social, no que se refere aos posicionamentos políticos radicalmente críticos à estrutura capitalista, em decorrência das condições objetivas da realidade das décadas de 1960-1980, dos movimentos sociais e sindicais, entre outros, vinculados aos reclames da casse trabalhadora e, principalmente pela aproximação de alguns profissionais às teorias marxistas. Contudo, a remissão à liberdade em consonância com a apreensão humanista marxista será retomada apenas no Código de Ética de 1993, acertando assim alguns equívocos do Código de 1986, como é o caso da necessária remissão á liberdade como valor ético central. Assim, ao trilharmos os caminhos e descaminhos da liberdade na trajetória do projeto profissional do Serviço Social, pudemos compreender que a liberdade como um valor ético, requer adesão dos indivíduos sociais, mas como categoria ontológica, é condição diária para a continuidade da (re) construção da própria humanidade.Item Residencial Vista Bela: o processo de implantação de um empreendimento habitacional(2017-02-23) Silva, Bruna Caroline Lopes Bruno da; Amaral, Wagner Roberto do; Pastor, Márcia; Cordeiro, Sandra Maria AlmeidaEsta dissertação de Mestrado apresenta os resultados dos estudos e pesquisa realizados acerca do processo de implantação de um empreendimento habitacional em Londrina-PR: o Residencial Vista Bela. Este empreendimento foi construído a partir de recursos do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Para isso, aborda aspectos como as políticas sociais brasileiras e território, um aspecto que deveria ser levado em consideração para a implementação de empreendimentos deste segmento, além de abordar aspectos habitacionais da cidade de Londrina, para poder entender o contexto no qual este empreendimento foi inserido. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de implantação do Residencial Vista Bela na lógica territorial, na compreensão do gestor municipal de habitação. Desse modo, foram realizadas entrevistas e estas foram analisadas através de categorias, sendo: realção entre política econômica e política social, territorialidade, patrimonialismo e interesses políticos e higienização das favelas.Item A formação de trabajadores sociales na una: um estudo sobre o ensino do trabajo profesional(Universidade Estadual de Londrina, 2022-08-25) Neri, Filipe Silva; Torres, Mabel Mascarenhas; Portes, Lorena Ferreira; Silva, José Fernando Siqueira da; Silva, Maria Geusina daResumo: O estudo em tela apresenta sínteses da pesquisa cujo objeto é a formação profissional de trabajadores sociales no Paraguai. O objetivo é conhecer como se estrutura e se desenvolve o ensino do trabajo profesional na formação profissional de trabajadores sociales Universidad Nacional de Asunción. Para tanto, partimos de um estudo de abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental e de revisão de literatura. Assim, por tratar-se de uma pesquisa de fonte documental, analisamos as legislações e normativas que balizam o ensino superior no Paraguai; o processo formativo em trabajo social; e a proposta pedagógica expressa no plan/programa e na malla curricular da universidade pesquisada. Essa pesquisa documental foi acompanhada por revisão de literatura, privilegiando os autores paraguaios que discutem tanto o processo constituição sócio-histórica do Estado paraguaio e a política de educação superior, quanto o trabajo social no país estudado. Identificamos que a formação passou a ser regulamentada por uma perspectiva crítica a partir dos anos 2000, com a criação de legislações e normativas, como o código de ética profissional, a lei que regulamenta a profissão e a implementação de nova proposta curricular a partir de 2015. Outro aspecto identificado é que a formação profissional também responde as necessidades postas pelo desenvolvimento e contradições do capitalismo. A partir da sistematização das informações contidas no plan currucular nos programas de estúdios e na malla curriculare, foi possível identificar que a formação profissional se direciona a objetivos e a um perfil a ser formado. Em relação aos objetivos, destacamos os relacionados a análise da vida social; aos conhecimentos que sustentam a formação; as habilidades; aos instrumentos técnico-operativos e teórico-metodológicos; a ética; e a implementação de políticas sociais. No que tange ao perfil a ser formado, a direção é centrada na interpretação da questão social; na elaboração de propostas interventivas; e nas competências profissionais. Consideramos ainda que a Malla Curricular expressa componentes vinculados ao trabajo profesional; aos fundamentos do Trabajo Social; e ao entendimento da vida social. Foi possível evidenciar que as asignaturas remetem a importância de uma formação em movimento, em constante processo de avaliação; focada nos fenômenos sociais e nos desafios vivenciados pelos/as trabajadores sociales. Observamos ainda que a formação profissional vem sendo associada ao exercício profissional, às condições objetivas de trabalho, às exigências postas pelas políticas sociais, reafirmando a indissociabilidade entre a tríade formação, investigação e intervenção. Abstract: The study on screen presents summaries of research whose object is the profesional training of trabajadores sociales in Paraguay. The objective is to know how the teaching of profesional work is structured and developed in the profesional training of social workers at Universidad Nacional de Asunción. For that, we started from a study with a qualitative approach through documental research and literature review. Thus, as this is a research with a documentary source, we analyze the laws and regulations that guide higher education in Paraguay; the training process in social work; and the pedagogical proposal expressed in the plan/program and in the curriculum of the researched university. This documental research was accompanied by a literature review, privileging the Paraguayan authors who discuss both the process of socio-historical constitution of the Paraguayan State and the higher education policy, as well as the social work in the country studied. We identified that training began to be regulated from a critical perspective from the 2000s onwards, with the creation of laws and regulations, such as the code of profesional ethics, the law that regulates the profession and the implementation of a new curricular proposal from 2015 Another aspect identified is that profesional training also responds to the needs posed by the development and contradictions of capitalism. From the systematization of the information contained in the curriculum plan in the studio programs and in the curriculum malla, it was possible to identify that profesional training is directed towards objectives and a profile to be formed. Regarding the objectives, we highlight those related to the analysis of social life; to the knowledge that supports the training; the skills; technical-operative and theoretical-methodological instruments; ethics; and the implementation of social policies. Regarding the profile to be formed, the direction is centered on the interpretation of the social question; in the elaboration of intervention proposals; and profesional skills. We also consider that the Curricular Mall expresses components linked to profesional work; the fundamentals of Social Work; and understanding of social life. It was possible to show that the signatures refer to the importance of training in motion, in a constant process of evaluation; focused on social phenomena and challenges experienced by trabajadores sociales. We also observed that profesional training has been associated with profesional practice, with objective working conditions, with the demands posed by social policies, reaffirming the inseparability of the triad training, investigation and intervention. Resumen: El estudio en pantalla presenta resúmenes de investigaciones cuyo objeto es la formación profesional de los trabajadores sociales en Paraguay. El objetivo es conocer cómo se estructura y desarrolla la enseñanza del trabajo profesional en la formación profesional de los trabajadores sociales de la Universidad Nacional de Asunción. Para ello, partimos de un estudio con enfoque cualitativo a través de investigación documental y revisión de literatura. Así, por tratarse de una investigación con fuente documental, analizamos las leyes y reglamentos que orientan la educación superior en Paraguay; el proceso de formación en trabajo social; y la propuesta pedagógica expresada en el plan/programa y en el currículo de la universidad investigada. Esta investigación documental estuvo acompañada de una revisión bibliográfica, privilegiando a los autores paraguayos que discuten tanto el proceso de constitución sociohistórico del Estado paraguayo y la política de educación superior, como el trabajo social en el país estudiado. Identificamos que la formación comenzó a regularse desde una perspectiva crítica a partir de la década de 2000, con la creación de leyes y reglamentos, como el código de ética profesional, la ley que regula la profesión y la implementación de una nueva propuesta curricular a partir de 2015. El aspecto identificado es que la formación profesional responde también a las necesidades que plantea el desarrollo y las contradicciones del capitalismo. A partir de la sistematización de la información contenida en el plan curricular en los programas de estudio y en el currículo malla, se pudo identificar que la formación profesional se dirige hacia unos objetivos y un perfil a formar. En cuanto a los objetivos, destacamos los relacionados con el análisis de la vida social; al conocimiento que sustenta la formación; las habilidades; instrumentos técnico-operativos y teórico-metodológicos; ética; y la implementación de políticas sociales. En cuanto al perfil a formar, la dirección se centra en la interpretación de la cuestión social; en la elaboración de propuestas de intervención; y habilidades profesionales. También consideramos que el Mall Curricular expresa componentes vinculados al trabajo profesional; los fundamentos del Trabajo Social; y comprensión de la vida social. Se pudo evidenciar que las firmas hacen referencia a la importancia de la formación en movimiento, en un constante proceso de evaluación; centrado en los fenómenos sociales y los desafíos que viven los trabajadores sociales. También observamos que la formación profesional ha sido asociada a la práctica profesional, a las condiciones objetivas de trabajo, a las exigencias planteadas por las políticas sociales, reafirmando la indisociabilidad de la tríada formación, investigación e intervención.Item O processo de escolarização dos adolescentes em acolhimento institucional da região metropolitana de Londrina(2022-09-06) Lima, João Francisco Ferraz de; Cordeiro, Sandra Maria Almeida; Rocha, Andréa Pires; Valensuela, Keila PinnaAs políticas públicas sociais no Brasil tiveram grande avanço após a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente a partir de sua criação, define que crianças e adolescentes tornam-se sujeitos de direitos. O acolhimento institucional consiste no afastamento temporário da criança ou adolescente do convívio familiar, e se concretiza através de casa-lar, em famílias acolhedoras ou em acolhimentos institucionais, sendo esse o foco desse estudo. A partir dessa medida protetiva, o estudo estabeleceu como objetivo geral desvendar o processo de escolarização de adolescentes em acolhimento institucional da Região Metropolitana de Londrina. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, com revisão bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa aponta algumas percepções como as dificuldades enfrentadas pelas instituições de acolhimento em dialogar com a rede, por não entenderem que as demandas de adolescente em acolhimento são específicas e tem que ter um olhar diferenciado sem julgamento e receber os acolhidos de forma mais aberta possível. E ainda um grande desafio diz respeito a consequência do uso abusivo de substancia psicoativas para as famílias e os adolescentes.Item As dimensões constitutivas do serviço social no cotidiano profissional dos assistentes sociais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Região do Vale do Ivaí(2022-09-16) Martins, Júlio César; Guedes, Olegna de Souza; Fortuna, Sandra Lourenço de Andrade; Santos, Cláudia Mônica dosEsta dissertação tem por objetivo analisar as interpretações que assistentes sociais que atuam em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Região Vale do Ivaí, localizada no norte do Estado do Paraná, possuem sobre a materialização das dimensões constitutivas do Serviço Social no atendimento às demandas que comparecem em seu cotidiano profissional. Para o alcance do objetivo, a proposta metodológica está baseada em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e de natureza descritiva. A pesquisa foi construída a partir de duas etapas. A primeira através de uma revisão bibliográfica sobre a produção do conhecimento em Serviço Social e as dimensões constitutivas do Serviço Social: teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política; além de pesquisa documental e revisão bibliográfica sobre a política de assistência social. A segunda etapa consistiu na aproximação ao campo empírico propriamente: o trabalho dos assistentes sociais nos CRAS da Região do Vale do Ivaí. Essa etapa foi precedida de um levantamento quantitativo de CRAS existentes na referida região, bem como do número de assistentes sociais que atuam nesses equipamentos. Realizou-se um levantamento do perfil dos profissionais e alguns aspectos materiais que particularizam as condições de trabalho dos assistentes sociais naquela unidade da política de assistência social na referida região. O levantamento se deu por meio de um formulário composto por questões fechadas. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas estruturadas com oito profissionais. A análise dos dados ocorreu a partir de categorias analíticas. Os resultados apontam que os profissionais compreendem a importância do conhecimento para qualificar o exercício profissional, entretanto, constatou-se que, em relação às dimensões constitutivas do Serviço Social, prevalece uma compreensão fragmentada, que supervaloriza uma dimensão em detrimento das outras. Identifica-se que há um entendimento de que as referidas dimensões são dotadas de um caráter apenas instrumental. Constatou-se, ainda, que as condições objetivas de trabalho são apontadas pelas assistentes sociais como um dos grandes desafios à materialização das dimensões constitutivas do Serviço Social no exercício profissionalItem Rede de atenção a pessoa idosa: proteção e cuidado na velhice(2022-12-20) Lone, Joyde Regina Mendes; Torres, Mabel Mascarenhas; Almeida, Denise Maria Fank de; Soares, NanciO aumento da população longeva observado nas últimas décadas exige políticas sociais que assegurem o exercício dos direitos fundamentais preconizados pelo Estatuto da Pessoa Idosa. O atendimento da pessoa idosa é transversal às políticas sociais, portanto, para responder às necessidades dessa população é essencial a organização dos serviços em rede de atenção à pessoa idosa em uma perspectiva intersetorial. Nesse sentindo, a dissertação ora apresentada tem por objetivo geral conhecer as respostas dos gestores dos serviços da rede às demandas da pessoa idosa em Londrina. Os objetivos específicos são: entender como os serviços de proteção e atendimento são organizados tanto na rede socioassistencial, como na rede intersetorial; identificar como são construídas as ações intersetoriais que caracterizam a política de atendimento direcionada a população idosa. Para isso, foi realizada pesquisa qualitativa, exploratória, a partir do cumprimento dos seguintes procedimentos metodológicos: a revisão de literatura em artigos publicados em periódicos da área, livros físicos e digitais sobre o tema da velhice, processos de envelhecimento, estruturação da política de atenção a população idosa; pesquisa em documentos relacionados a proteção e cuidado na velhice e dos direitos da pessoa idosa. Esta pesquisa envolveu sujeitos, dessa forma foram realizadas seis entrevistas, por meio de roteiro de questões semiestruturadas, utilizando a plataforma digital google meet. As entrevistas foram transcritas, os dados sistematizados a partir dos seguintes eixos de análise: o lugar ocupado pela pessoa idosa no município de Londrina, a compreensão de proteção, direitos e cuidados direcionados a população idosa, a rede de atendimento e proteção direcionada a população longeva, os elementos que direcionam a tomada de decisão sobre a prestação de serviços para a pessoa idosa, os desafios enfrentados cotidianamente pelos profissionais que atuam na prestação de serviços e o controle social. A análise dos dados e os resultados da pesquisa foram apresentados ao longo de toda dissertação. É relevante informar que o desenvolvimento desta pesquisa foi realizado a partir da Gerontologia Social Crítica, cuja proposta é estudar o envelhecimento da pessoa idosa a partir da sua condição de classe, raça e relações de gênero. Os resultados da pesquisa indicam que o município de Londrina desenvolve uma política municipal de atendimento a pessoa idosa, tomando como referência a Política Nacional da Pessoa Idosa (1994), Política Nacional de Assistência Social (2004) e o Estatuto da Pessoa Idosa (2022), entre outras legislações e normativas destacando a preocupação do município com a construção do Plano Municipal do Idoso, a realização das Conferência Municipais e elaboração do diagnóstico Socioterritorial 2020. Outros resultados merecem destaque a saber: o atendimento da pessoa idosa, apesar de ser transversal, envolve especialmente a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Secretaria Municipal do Idoso e a Autarquia Municipal de Saúde. Os serviços de atendimento a pessoa idosa são realizados pelo Estado e por meio de parcerias com as OSC. Em que pese esta relação é relevante que o Estado tenha a primazia na criação e condução dos serviços, com equipamentos próprios, sobretudo daqueles que tem sido essencial para o atendimento das necessidades fundamentais da pessoa idosa.Item O cuidado em saúde às pessoas trans-travestis na atenção primária à saúde no município de Londrina - PR(2023-02-16) Santos, Jakeline Marcia dos; Carloto, Cássia Maria; Duarte, Marco José; Rocha, Andrea PiresEste trabalho teve como objetivo analisar o cuidado em saúde na Atenção Primária às pessoas travestis e transexuais, no município de Londrina – PR, a partir da percepção dos profissionais de saúde e das pessoas trans-travestis. Trata-se de uma pesquisa social de natureza qualitativa na qual foram empregadas as técnicas da pesquisa exploratória, documental e de campo, sendo esta última realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco profissionais de saúde que atuam na atenção primária à saúde e com cinco pessoas que compartilham das identidades de gêneros trans-travestis e se configuram como potenciais usuárias do serviço de saúde. Os sujeitos de pesquisa foram selecionados a partir do levantamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina que mais atendem as pessoas trans-travestis, considerando a frequência com que estes buscam atendimento, e posteriormente da aproximação com os/as profissionais de saúde que atuam na assistência direta e que expressaram no âmbito de sua prática atender ou já terem atendido pessoas trans-travestis. Já o acesso às pessoas trans-travestis se deu por meio da abordagem “bola de neve”. A análise das entrevistas foi realizada a partir da perspectiva da análise temática cujos eixos foram levantados a partir da sistematização dos dados, respeitando o delineamento do grupo dos sujeitos participantes. Construído a partir da perspectiva teórica crítica o trabalhou situou em linhas gerais as representações tecidas historicamente sobre o corpo, gênero e sexualidade e como estas se articulam na dinâmica social, a partir dos marcadores de gênero, classe, raça/etnia e sexualidade, nas relações de poder, produzindo um controle ativo sobre determinados corpos e modos de vida. Compreendeu as discussões tecidas sobre o cuidado em saúde, a organização do cuidado no Brasil e a estruturação da atenção primária à saúde. Voltando a atenção para a discussão do cuidado em saúde as pessoas trans-travestis, o estudo sistematizou as ações desenvolvidas pelo poder público voltada às pessoas trans-travestis que se inserem na discussão dos direitos da população LGBT+, e olhando para a dimensão concreta, assinalou alguns elementos que tem perpassado o cuidado ofertado na APS na perspectiva de ambos sujeitos entrevistados, pontuando as necessidades de saúde mais recorrentes, as dificuldades, desafios e as limitações vivenciadas nesse processo. Desta vislumbra-se que salvo algumas situações o cuidado na APS tem se dado predominantemente à luz dos processos instituídos, esbarrando-se em burocracias, na falta do preparo, no desrespeito ao nome social e a identidade de gênero, entre outros.Item A abordagem das relações de gênero e patriarcais no exercício profissional dos(as) assistentes sociais(2023-03-16) Santos, Suelen Lopes dos; Carloto, Cássia Maria; Silva, Claudia Neves da; Teixeira, Solange MariaO Serviço Social é visto como uma “profissão feminina”, o que nos leva a compreender o lócus essencial que gênero tem na definição dessa profissão, não por ter um número maior de mulheres em sua constituição, mas por haver uma designação social dos atributos considerados femininos. A proposta deste trabalho é analisar como as relações de gênero e patriarcais são abordadas no exercício profissional dos(as) assistentes sociais. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica e documental sobre temas como a categoria gênero e patriarcado, as relações de dominação-exploração e estruturas de poder, gênero e serviço social. A pesquisa de campo foi desenvolvida com os(as) assistentes sociais que atuam na política pública de Assistência Social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade de Londrina (PR). Os(as) entrevistados(as) ressaltaram a importância do debate das desigualdades de gênero, pois ele está em consonância com o Código de Ética do(a) Assistente Social e, com o projeto ético-político, faz-se presente no cotidiano de intervenção (demandas apresentadas e público usuário atendido), além da própria constituição da categoria profissional. Observamos o quanto é preciso aprofundar essa discussão desde a formação profissional à prática do enfrentamento das desigualdades de gênero, classe e raça/etnia colocadas para a política de assistência social, uma vez que o debate e o planejamento de ações ainda são incipientes.Item Uma análise da realidade dos egressos do sistema prisional em situação de rua no Município de Londrina(2023-04-25) Silva, Vânia Jéssica da; Miani, Rozinaldo Antonio; Torres, Mabel Mascarenhas; Rocha, Marco Antonio da; Pires, SandraO presente estudo buscou realizar uma reflexão sobre a realidade do egresso prisional em situação de rua no município de Londrina (PR), a partir da percepção e da interpretação dos próprios egressos, enfocando a correlação entre os atendimentos institucionais oferecidos ou recebidos e os direitos e garantias estabelecidos legalmente para este segmento. Como objetivos específicos, buscou-se detectar possíveis fatores contribuidores para o ingresso na situação de rua e para sua não superação, bem como aspectos vinculados ao fato de ser egresso em situação de rua como, por exemplo, as condições e vivências durante e imediatamente após o período de prisão e as determinações relativas à utilização da rua como espaço de moradia e sobrevivência. É produto de uma pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas junto a sete sujeitos escolhidos intencionalmente dentre os atendidos pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS). Os resultados de nossas reflexões estão estruturados em quatro capítulos. No primeiro, objetivamos abordar os fundamentos que justificam a localização da população em situação de rua enquanto um dos produtos do modo de produção capitalista, na condição de superpopulação relativa. O segundo explana sobre a realidade brasileira e londrinense das pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência, tendo por base pesquisas disponíveis. No terceiro, tratamos de alguns temas pertinentes às especificidades do egresso prisional, como a legislação brasileira, os direitos e garantias nela estabelecidos e a realidade imposta para estas pessoas que tende a contribuir para o ingresso na situação de rua. O quarto apresenta mais diretamente a discussão dos resultados da pesquisa realizada, subsidiada pelos depoimentos dos entrevistados. Dentre os resultados, destaca-se várias críticas dos entrevistados ao Patronato Penitenciário de Londrina, como não atendimento, falta de respeito e atendimento inadequado. Sobre o atendimento recebido pelo SEAS e Centro Pop, manifestaram grande satisfação. Foi identificada a presença de violências diversas, especialmente a física, praticada majoritariamente pelas forças de segurança pública, bem como a ausência de quase todas as assistências previstas pela Lei de Execução Penal (durante e após a privação da liberdade). Os entrevistados apresentaram uma série de críticas ao sistema prisional, inclusive, reconhecendo que o sistema prisional não ressocializa ninguém. Por fim, concluímos que a política estatal para os egressos prisionais e para os que se encontram em situação de rua se configura em uma não-política, dada a desassistência de que são vítimas antes, durante e após o encarceramento, quadro este articulado e agravado pela não concretização dos direitos e garantias previstas legalmente.Item Violência contra pessoas idosas : um estudo a partir da ficha SINAN(2023-07-28) Soares, Ediane de Paula Machado; Torrez, Mabel Mascarenhas; Rocha, Andréa Pires; Sgorlon, Claudiana Tavares da SilvaEsta dissertação pretende contribuir com os estudos e pesquisas realizadas sobre a violência contra a pessoa idosa, referenciando o processo de registro da violência pela rede de atendimento na ficha SINAN, apresentando contribuições teóricas e empíricas para a investigação nesta área. A experiência profissional na Política de Assistência Social, associada ao atendimento direto a população idosa que sofre violência no município de Londrina também despertou o interesse no estudo desta temática. Lidar diariamente com a perversa realidade da violação de direitos impingida a pessoa idosa e a necessidade de construção de respostas a violência praticada, impulsionou necessidade de conhecer, pesquisar, problematizar e denunciar as condições de violência vivenciadas, que se tornam demandas complexas que implicam por vezes na condição de sobrevivência. Diante do exposto esta dissertação apresenta como problema da pesquisa a inquietação de: como é realizada a notificação da violência praticada contra pessoas idosas? O objetivo geral da pesquisa se constitui em apresentar o processo de notificação da violência praticada com pessoas idosas por meio da ficha SINAN, sendo necessário estabelecer os objetivos específicos elencados como: conhecer a relação entre o agressor e as pessoas idosas vítimas de violência; apresentar as situações de violência e encaminhamentos realizados pelas equipes no atendimento à população idosa vítima de violência. O trabalho consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter exploratório. A metodologia envolvendo três momentos: a revisão bibliográfica, a análise da legislação e normativas que tratam dos direitos e proteção direcionada a pessoa idosa e a pesquisa de campo, por meio da coleta das informações registradas na ficha SINAN, apresentando o que é notificado acerca da violência praticada com pessoas idosas. Conclui-se que a violência contra a pessoa idosa por vezes ocorre majoritariamente no ambiente familiar, e, é uma forma de violação de direitos humanos. Os agressores são as pessoas que fazem parte da convivência da pessoa idosa, tais como filhos, netos e companheiros. No processo de envelhecimento, evidencia-se a degenerescência, o declínio do seu estado de saúde, desencadeando as necessidades de cuidados. Os resultados da pesquisa apontam para a prevalência da violência patrimonial ou financeira e da violência psicológica. Apresentar as ações no registro e identificação das situações de violência e encaminhamentos realizados pelas equipes no atendimento à população idosa vítima de violência, possibilita constatar a violência vivenciada pelas pessoas idosas, os encaminhamentos realizados pelas equipes, propiciando o reconhecimento das ações realizadas pela rede de serviços prestados pela política de saúde e política de assistência social.Item Um estudo sobre as condições de trabalho de Assistentes Sociais nos CRAS do município de Sorocaba frente à pandemia(2023-08-14) Costa, Fernanda dos Santos da; Portes, Melissa Ferreira; Torres, Mabel Mascarenhas; Lacerda, Lélica Elis Pereira deA dissertação ora apresentada é resultado da pesquisa desenvolvida na área de Serviço Social, cujo objeto foram as condições de trabalho de Assistentes Sociais nos CRAS do município de Sorocaba - SP. O problema da pesquisa analisou as condições de trabalho de Assistentes Sociais nos CRAS do município de Sorocaba. Para tanto, identificou-se como se deram as condições de trabalho das/os assistentes sociais nos CRAS durante os dois primeiros anos de pandemia. A metodologia foi composta por passos metodológicos, a saber: o primeiro passo foi a revisão bibliográfica sobre a pandemia e as condições de trabalho da/o assistente social nos CRAS. O segundo passo foi a pesquisa de campo, organizada em dois momentos: a pesquisa documental através do levantamento online dos documentos que orientaram o exercício profissional da/o assistente social no contexto da pandemia, e documentos institucionais digitais como primeira etapa da pesquisa. A segunda fase consistiu no contato telefônico com as/os assistentes sociais dos CRAS da prefeitura de Sorocaba, selecionando profissionais que atuaram na ação direta com as/os usuárias/os dos CRAS no período de 2020 a junho de 2022. Apresentou-se a proposta metodológica que seria empregada nos encontros para os 06 (seis) sujeitos que haviam aceitado e acordado com o agendamento para entrevistá-las/os. O terceiro passo metodológico ocorreu por meio da pesquisa envolvendo os sujeitos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista individualizada com as/os profissionais que atuaram na ação direta com as/os usuárias/os dos CRAS no período de 2020 ao primeiro semestre de 2022. Por meio de pesquisa, identificaram-se as condições de trabalho da/o assistente social nos CRAS, em Sorocaba. A pesquisa evidenciou como as condições de trabalho da/o assistente social têm sido impactadas pela nova morfologia do trabalho e pelas contrarreformas do Estado. A revisão bibliográfica e a pesquisa de campo revelaram que a profissão é constituída majoritariamente por pessoas do sexo feminino, e denotou a ordem patriarcal presente na sociedade. Outro resultado apontado foi a sobrecarga de trabalho das/os assistentes sociais potencializada pela pandemia, impondo-lhes uma dupla jornada de trabalho. Verificou-se ainda que o trabalho híbrido limitou as intervenções profissionais, o uso das TICs trouxe prejuízos em relação ao sigilo e intensificou a precarização do trabalho da/o assistente social. Identificou-se que as requisições e demandas impostas pelo empregador tem resultado no adoecimento das/os assistentes sociais. A pesquisa revelou que as/os assistentes sociais são submetidas/os a um conjunto de determinantes que fogem do controle profissional e lhes impõem limites na atuação. O avanço para a condução do trabalho requer estratégias político-profissionais, fortalecimento e alianças junto aos sujeitos coletivos.Item Indicadores sociais e sistemas de informação a partir da política de assistência social(2023-09-20) Lopes, Angela Cristina; Nalesso, Ana Patrícia Pires; Silva, Cláudia Neves da; Rizzotti, Maria Luiza AmaralA desigualdade social é intrínseca ao desenvolvimento do capital. O debate e as tratativas ofertadas para os efeitos dessa sociedade desigual estão em constante transformação. Destacamos, aqui, as políticas sociais como um possível caminho para o atendimento das demandas da população. Todavia, seu planejamento e sua aplicação perpassam pela correlação de forças entre as classes. Assim, as políticas sociais podem ter uma capacidade protetiva maior ou menor, a depender da conjuntura política, social e econômica. Dessa forma, trazemos a discussão sobre a informatização da rede socioassistencial e como esse fenômeno contribui para a criação dos indicadores sociais, uma vez que eles permitem a quantificação e a análise dos fenômenos sociais, sendo possível mensurar e examinar os efeitos da desigualdade social. Além disso, a informatização também pode ser utilizada no planejamento, no monitoramento e na avaliação das políticas sociais. Nesse sentido, no presente trabalho realizamos uma aproximação com a categoria da desigualdade social e como a utilização dos sistemas de informação da política de Assistência Social pode contribuir na estruturação dos indicadores sociais. Para tal, elencamos, como objetivo geral, “Compreender como a plataforma de informação: Cadastro Único contribui na formulação de indicadores sociais dentro da política de Assistência Social”. Visando atingir o objetivo delimitado, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual partimos de uma revisão bibliográfica para uma aproximação mais aprofundada da temática. A pesquisa de campo será de natureza documental, pois analisaremos historicamente o desenvolvimento das plataformas digitais da política de Assistência Social, bem como legislações e documentos oficiais correlacionados a esse processo. Com a realização da pesquisa, acreditamos que poderemos compreender quais são as possibilidades e os desafios na utilização dos dados captados pelas plataformas de informação de Assistência Social e a criação de indicadores sociais a partir deles, na perspectiva de qualificar as ações ofertadas pela política.Item Os limites e possibilidades do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo em Londrina(2023-09-27) Santos, Juliana Rodrigues da Cruz; Almeida, Denise Maria Fank de; Amaral, Wagner Roberto do; Coelho, Kathiuscia FreitasO presente trabalho tem como objetivo analisar os limites e possibilidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo em Londrina. Deste modo, para alcançar esse objetivo, utilizou-se como metodologia a revisão bibliográfica, pesquisa documental e a de campo, que se deu por uma abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Importante salientar que esta pesquisa passou pelo comitê de ética e possui parecer consubstanciado do CEP com número 5.703.387.Como universo da pesquisa, delimitamos uma amostragem a partir das dezessetes instituições de terceiro setor conveniadas com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Londrina, que atendessem as modalidades de atendimento II e III do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A partir disso, construímos esse estudo dividido em seis capítulos: o primeiro se deu na construção da introdução deste trabalho; o segundo, para concepção de Estado; no terceiro retomamos a história da criança e do adolescente no Brasil e a proteção social; no quarto, abordamos a Política de Assistência Social e o próprio Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); no quinto discutimos o SCFV em Londrina; e, por último, a análise dos limites e possibilidades no SCFV de Londrina. As entrevistas semiestruturadas ocorreram com coordenadores pedagógicos e ou assistentes sociais e um sujeito interlocutor das instituições do terceiro setor. As principais conclusões são: Existem algumas especificidades do município de Londrina, a Secretaria Municipal de Assistência Social foi criando, baseada, é claro, nas orientações da própria tipificação nacional de serviço socioassistencial, a forma do município fazer a gestão e acompanhar este serviço. Desta maneira, foi elaborando maneiras de conduzir o processo e se aproximar das instituições de terceiro setor, sendo algo importante para construir a política pública, o que a partir deste estudo indica que amplia a proteção social, pois qualifica a oferta do serviço. Assim, é possível compreender que o SCFV executado no município de Londrina pode, sim, contribuir com a oferta de proteção social apresentada por adolescentes que são atendidos. Mesmo em meio aos desafios, amplia a participação dos indivíduos na sociedade no fortalecimento do território, no reconhecimento dos direitos de cada cidadão.Item Acirramento da disputa entre projetos na política de assistência social: reflexos no exercício profissional de assistentes sociais.(2023-09-28) Magro, Amanda Letícia; Faquin, Evelyn Secco; Campos, Eliane Christine Santos de; Martins, ValterO presente estudo objetivou analisar os rebatimentos da conjuntura pós-2016 da Política de Assistência Social no trabalho profissional de assistentes sociais em exercício na política em municípios paranaenses. O percurso analítico iniciou-se através de levantamento bibliográfico acerca da Teoria Marxista da Dependência (TMD), ao partir da hipótese de que estas formulações poderiam subsidiar a compreensão do padrão de políticas sociais vislumbrado na América Latina, e em particular, no Brasil, e assim, as características historicamente assumidas pela Política de Assistência Social. Por sua vez, na busca por aproximações ao objetivo geral da dissertação, foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas com assistentes sociais trabalhadoras do SUAS no estado do Paraná, alcançadas através do procedimento snowball. Para análise dos dados coletados, utilizou-se a Análise Temática, e três eixos temáticos foram privilegiados: i) restrições orçamentárias no âmbito da Política de Assistência Social: serviços socioassistenciais à míngua; ii) exercício profissional e persistência de paradigmas assistencialistas e clientelistas no interior da Política de Assistência Social; e iii) exercício profissional de assistentes sociais na Política de Assistência Social pós-2016: deterioração das condições objetivas de trabalho, tensionamentos e disputa entre projetos. Deste modo, foi possível inferir que a intrínseca disputa entre paradigmas distintos no âmbito da PAS, em que concorre, de um lado, suas tradicionais características assistencialistas e conservadoras e seu lugar de não política, e de outro, seu caráter de política pública de direito, é acirrada e após 2016 pende em desfavor a este primeiro paradigma. Entretanto, através do diálogo com os profissionais, nota-se que as condições de trabalho constrangidas foram de ordem objetiva. Os dilemas pertinentes às condições subjetivas de trabalho no âmbito da PAS datam previamente a 2016.Item Relações profissionais e a organização do trabalho em equipe no Sistema Único de Assistência Social(2023-11-28) Alves, Mario Venerando; Faquin, Evelyn Secco; Torres, Abigail Silvestre; Rizzotti, Maria Luiza AmaralO estudo investiga as determinações constitutivas das relações profissionais construídas pelas equipes de referência que atuam na Proteção Social Especial de média complexidade, no Sistema Único de Assistência Social. O conjunto de publicações governamentais com orientações técnicas, bem como os documentos oficiais que configuram o arcabouço jurídico-normativo para o trabalho na política de assistência social indicam a necessidade do enfoque interdisciplinar para a operacionalização do trabalho das equipes de referência. Direcionar a centralidade das análises para o campo dos trabalhadores da assistência social, com ênfase nas relações profissionais construídas entre as diferentes áreas do saber, sugere o reconhecimento da importância do trabalho desses profissionais, exercido em resposta aos desafios que a política tem enfrentado na atualidade. Tendo como objetivo analisar as relações profissionais construídas pelas equipes de referência no SUAS, considerando a perspectiva de interdisciplinaridade, realizamos uma revisão bibliográfica e documental sobre os temas que constituem esse estudo. A pesquisa de campo foi composta pela aplicação de questionários via Google Formulários e realização de entrevistas semiestruturadas com assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais que atuam na Proteção Social Especial de média complexidade em São José do Rio Preto. Em caráter conclusivo, este estudo identificou que as relações de trabalho são marcadas pelo paradigma técnico-burocrático dos processos de gestão do trabalho e pelas insistentes fragmentações operadas em um contexto ideológico neoliberal. Embora tenhamos um modelo de política de assistência social que caminha na direção de responsabilidade coletiva, convivemos com toda uma prática individualizada que atomiza tanto as vivências das pessoas nos territórios quanto o trabalho dos próprios profissionais. Destacamos que o trabalho em equipe requisita um compartilhamento e uma troca de poder, saber e afeto, que só é possível quando os profissionais se responsabilizam coletivamente com o objetivos e os princípios do SUAS. Identificamos um conjunto de determinantes que interferem e condicionam a forma como os diferentes profissionais organizam o trabalho em equipe e constroem as respostas profissionais no cotidiano dos serviços, caracterizando um conteúdo específico dessa entrega pública. Essas determinações envolvem as condições institucionais em que o trabalho social é realizado; bem como as concepções, discursos, valores, comportamentos, interações e decisões dos profissionais responsáveis pela implementação desta política pública. Seguramente, há uma potência nos trabalhadores e no trabalho em equipe no SUAS, contudo, a força desse coletivo só adquire materialidade e somente faz sentido quando a centralidade do trabalho são os cidadãos usuários da política. Entendemos que essa potência coletiva pode ser ampliada ou constrangida dependendo de como as relações entre os profissionais são construídas no cotidiano dos serviços socioassistenciais.Item A produção do conhecimento acadêmico a respeito da violência contra as mulheres nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Serviço Social no Brasil(2023-11-28) Delmonico, Camila Rocha; Fortuna, Sandra Lourenço de Andrade; Cisne, Mirla; Guedes, Olegna de SouzaA violência contra as mulheres é uma das expressões da questão social, cujo sistema de Dominação-exploração estrutura-se por meio da relação imanente entre classe, raça/etnia e patriarcado. A questão social, por sua vez, ocupa centralidade no Serviço Social que, inscrito na divisão social e sexual do trabalho, encontra campo fértil para posicionar-se contrário enquanto área e enquanto categoria a esse sistema, como disposto no projeto ético-político da profissão. Com isso, a produção do conhecimento no interior desta profissão trata-se de um campo vasto de análises a respeito da referida violência. Nessa direção, este trabalho desenvolveu-se a partir de uma pesquisa qualitativa exploratória de caráter bibliográfico e documental, com o objetivo de analisar como a violência contra as mulheres é evidenciada nas produções acadêmicas dos Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu em Serviço Social no Brasil, no período de 2010 a 2021. Problematiza-se esta pesquisa a partir da seguinte indagação: “de que forma é construída a produção do conhecimento sobre a referida violência a partir dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social no Brasil?”. Com o intuito de responder esta questão, foram elencados três objetivos específicos, a saber: - analisar as contribuições das produções acadêmicas em Serviço Social para o debate a respeito da violência contra as mulheres; perquirir como a violência contra as mulheres é abordada nos estudos em foco; e identificar as linhas de pesquisa dos Programas em estudo e suas apreensões sobre a violência contra as mulheres. No que tange às análises, definiu-se uma amostra não probabilística, uma vez que foram analisados os trabalhos realizados em 2020 e 2021, totalizando sete Dissertações de Mestrado e quatro Teses de Doutorado. Para tanto, levantou-se a produção das Dissertações de Mestrado e das Teses de Doutorado, a partir de três etapas, iniciando-se com o levantamento desses trabalhos com base nos descritores, num primeiro momento através do título, seguido da análise, do resumo e da introdução dos trabalhos selecionados e, por fim, a análise foi realizada com base no trabalho como um todo. As tendências encontradas nos respectivos trabalhos, que versam sobre o objeto desta dissertação “violência contra as mulheres”, apontam, em especial, para a necessidade de fortalecimento da apreensão a respeito da complexidade das relações sociais de sexo que são mediadas pelas condições de classe, raça/etnia e patriarcado e que determinam a violência estrutural que as mulheres estão submetidas na sociedade patriarcal-capitalista-racista.Item Os adolescentes na educação de jovens e adultos: os (des)caminhos que os levaram até a EJA(2023-12-15) Oliveira, Carlos Roberto de; Amaral, Wagner Roberto do; Rocha, Andréa Pires; Farias, Adriana MedeirosA presente dissertação surge da inquietude a partir da práxis profissional como assistente social, como educador da Educação de Jovens e Adultos do município de Londrina e também como militante do Fórum Paranaense de Educação de Jovens e Adultos. Ao constatar, empiricamente, o aumento de matrículas de adolescentes nessa modalidade de ensino e a constante crítica por parte dos educadores e a ausência de consenso entre os Fóruns de EJA dos distintos estados, questionamos se a EJA é o lugar ou não destinado para esse público. Diante disso, intencionamos analisar como os adolescentes de 15 a 17 anos compreendem seu ingresso e permanência na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, apresentando os diferentes olhares quanto ao lugar em que eles se encontram dentro da política educacional. É uma pesquisa de caráter qualitativo, que utilizou como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A pesquisa aponta que o abandono do ensino regular desses adolescentes ocorre por diversas causas, entre elas, a violência institucional, a necessidade de trabalhar, a ausência de políticas públicas de apoio às famílias, levando muitos adolescentes a abandonarem a escola para cuidarem dos irmãos ou avós, e ausência de uma escola mais acolhedora, dialógica e que se aproxima da realidade dos educandos. A pesquisa indica que a garantia de universalização do ensino ainda não se efetivou. O deslocamento dos adolescentes para a EJA tende a se apresentar mais como negligência por parte do Estado e das instituições escolares do que um olhar de proteção plena e de garantia do direito à aprendizagem.Item Proteção social e espaço escolar: a materialização das necessidades sociais nas escolas e seu enfrentamento no município de Londrina-PR a partir da perspectiva de membros de APMs(2023-12-19) Silva, Maria Gabriela Pereira da; Nalesso, Ana Patrícia Pires; Dallago, Cleonilda Sabaini Thomazini; Rocha, Marco Antônio daEste trabalho aborda a relação entre proteção social e necessidades sociais no espaço escolar a partir da Constituição Federal brasileira de 1988, considerando também o período pandêmico (SARS-CoV-2). Partimos da concepção de que as expressões da questão social estão cada vez mais agravadas na sociedade capitalista, decorrente da propriedade privada dos meios de produção, e que no contexto de acirramento da desigualdade social, da ampliação da precarização e exploração da força de trabalho, de crises sanitárias -como a pandemia da covid-19-, as instituições públicas de proteção social explicitam ainda mais sua essencialidade no atendimento das necessidades sociais, que se diferenciam historicamente, especialmente à classe trabalhadora. O foco neste trabalho são as necessidades sociais que atravessam a escola e a forma como a proteção social se efetiva nesse espaço. Nesta perspectiva, o objetivo geral desta pesquisa está em compreender a relação entre necessidades sociais e proteção social no espaço escolar a partir da perspectiva dos sujeitos que compõem as Associações de Pais e Mestres de escolas municipais de Londrina-PR. O estudo de análise teórica e de abordagem qualitativa segue os pressupostos do método-dialético, desenvolvido em duas etapas que não estão isoladas entre si: a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo. Esta última foi desenvolvida com os sujeitos integrantes de APMs (diretores, professores e responsáveis de alunos) de cinco escolas municipais de Londrina, contemplando três regiões da cidade: norte, centro e sul. A análise das entrevistas semiestruturadas se deu através de duas categorias: necessidades sociais; escola e proteção social. A partir das categorias, compreendemos que as necessidades sociais adentram os muros escolares, demandando a efetividade da proteção social exercida por esse espaço. Na perspectiva dos sujeitos que a compõem, a escola efetiva a proteção social ao acolher e escutar as crianças, ofertar alimentação adequada e ser espaço de denúncia contra as diversas violências. Assim, a proteção social compõe o processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a construção de novos saberesItem (I)migração do sul global na cidade de Londrina: proteção social e suas concepções ideopolíticas(2023-12-20) Patrocino, Isabel Cristina Garcia Morilha; Lanza, Líria Maria Bettiol; Faquin, Evelyn Secco; Lanza, FabioO objetivo geral desta pesquisa visa analisar os discursos produzidos a respeito da proteção social aos (i) migrantes e as políticas sociais a eles aplicadas, considerando as suas concepções ideopolíticas produzidas pelos jornais da Folha de Londrina no período de 2011à 2023. Foi realizada a historização do município para contextualizar o processo de desenvolvimento territorial. Analisou-se os discursos a respeito da proteção social aos migrantes e as políticas sociais a eles aplicadas, mensurando a maior ou menor relação da responsabilidade do Estado, bem como, foram correlacionadas as Matrizes Teóricas Ideológicas conflitantes: Residual, Social- Democrata ou Socialista (Pereira, 2016). Também foram analisados os discursos emitidos no jornal Folha de Londrina no intuito de definir a que tipo de ideologia pertence. À metodologia partiu das contribuições “Análise do Conteúdo” de Bardin (2016), cujo método expressa padrão de referência a partir do uso das palavras a organização textual. Para analisar os discursos, utilizou-se das contribuições bakhtiana (Bakhtin, 1997) para identificar os sentidos das palavras enunciadas. Também se valeu de fontes secundárias para pesquisa documental. Como resultado descobriu-se um alto percentual de discursos com opiniões vinculadas à matriz residual. Para aprofundar o processo de análise, os discursos foram correlacionados à Explicitação Básica das Categorias Teóricas Centrais através dos binômios Necessidades e Preferências, Direitos e méritos e Igualdade e desigualdade definidas por Pereira (2016). Essa segunda parte de análise, constatou-se a menor relação de correspondência entre proteção social e cidadania e a menor consciência protetora geradora pelo Estado de direito (Pereira, 2018).Item Os rebatimentos da pandemia COVID-19 no atendimento às mulheres em situação de violência no município de Cianorte – PR(2024-03-26) Moro, Daniele; Carloto, Cássia Maria; Marques, Maria Inez Barboza; Fortuna, Sandra Lourenço de AndradeA pesquisa busca trazer contribuições significativas que resultou em benefícios para a identificação dos principais rebatimentos que o isolamento social ocasionou. Objetivo geral da pesquisa foi analisar os rebatimentos do contexto da Covid-19 no atendimento da mulher em situação de violência no município de Cianorte – PR, disponibilizado pela rede de proteção. Conduzi a abordagem teórica a partir da contribuição da teoria crítica feminista. A natureza do estudo, pesquisa qualitativa e a pesquisa de cunho exploratório foram as que se adaptam ao desenvolvimento do trabalho. O estudo enfatizou a urgência de combater a violência contra mulheres, especialmente durante crises como a pandemia da COVID-19. Analisou-se os rebatimentos durante a pandemia no atendimento às mulheres em situação de violência em Cianorte, Paraná, observou-se não apenas os desafios enfrentados pela rede de proteção, mas também a importância da resiliência e do trabalho conjunto para garantir o apoio necessário às mulheres em situação de vulnerabilidade. A pandemia exacerbou as desigualdades de gênero e aumentou os riscos enfrentados pelas mulheres em situação de violência, devido ao isolamento social e à intimidação dentro de casa. No entanto, a violência doméstica não é um problema novo, mas sim uma questão enraizada em padrões culturais e estruturais que perpetuam a inferiorização do gênero feminino. Apesar das políticas existentes, como a Lei Maria da Penha, é necessário continuamente aprimorar essas medidas para enfrentar os desafios emergentes, especialmente em momentos de crise. É fundamental expandir as iniciativas de prevenção da violência contra mulheres, incentivando a denúncia e aumentando a visibilidade desse tema. Durante a pandemia, a rede de atendimento em Cianorte enfrentou desafios significativos, revelando-se vulnerável na proteção das mulheres em situação de violência. A comunicação entre as instituições foi deficiente, destacando a necessidade de uma abordagem mais integrada e colaborativa.