02 - Mestrado - Serviço Social e Política Social
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Item A abordagem das relações de gênero e patriarcais no exercício profissional dos(as) assistentes sociais(2023-03-16) Santos, Suelen Lopes dos; Carloto, Cássia Maria; Silva, Claudia Neves da; Teixeira, Solange MariaO Serviço Social é visto como uma “profissão feminina”, o que nos leva a compreender o lócus essencial que gênero tem na definição dessa profissão, não por ter um número maior de mulheres em sua constituição, mas por haver uma designação social dos atributos considerados femininos. A proposta deste trabalho é analisar como as relações de gênero e patriarcais são abordadas no exercício profissional dos(as) assistentes sociais. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica e documental sobre temas como a categoria gênero e patriarcado, as relações de dominação-exploração e estruturas de poder, gênero e serviço social. A pesquisa de campo foi desenvolvida com os(as) assistentes sociais que atuam na política pública de Assistência Social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade de Londrina (PR). Os(as) entrevistados(as) ressaltaram a importância do debate das desigualdades de gênero, pois ele está em consonância com o Código de Ética do(a) Assistente Social e, com o projeto ético-político, faz-se presente no cotidiano de intervenção (demandas apresentadas e público usuário atendido), além da própria constituição da categoria profissional. Observamos o quanto é preciso aprofundar essa discussão desde a formação profissional à prática do enfrentamento das desigualdades de gênero, classe e raça/etnia colocadas para a política de assistência social, uma vez que o debate e o planejamento de ações ainda são incipientes.Item A atuação de diretores indígenas nas escolas estaduais indígenas do paraná: especificidades, limites e potencialidades.(2025-02-20) Vilas Boas, Isabela de Barros; Amaral, Wagner Roberto do; Rocha, Andréa PiresA política de Educação Escolar Indígena no Brasil tem avançado significativamente nas últimas décadas, permitindo que jovens indígenas concluam o ensino médio e ingressem na educação superior. No Paraná, desde o ano de 2002, as universidades estaduais oferecem vagas suplementares para indígenas residentes no estado, resultando em 137 graduados até 2023, sendo a maioria destes egressos na área da educação. Estes profissionais têm atuado nas escolas indígenas de seus territórios em diversos cargos, incluindo o de direção. Esta presença de profissionais indígenas da educação nos cargos de gestão passa a ser pautada e legitimada pelas comunidades e tem evidenciado destaques na atuação de diretores indígenas na região norte do Paraná. Portanto, este trabalho busca apresentar os resultados da pesquisa de mestrado que tem como objeto as especificidades na atuação dos diretores indígenas nas escolas estaduais indígenas do Paraná, com objetivo de evidenciar e analisar estas especificidades. Os caminhos da pesquisa incluíram revisão bibliográfica, levantamento e análise documental e pesquisa de campo por meio da aplicação de formulário via Google Forms, junto a profissionais indígenas egressos da educação superior na área da educação, bem como realização de entrevistas junto aos sujeitos da pesquisa. As conclusões apontam a presença de profissionais indígenas na direção das escolas indígenas como um avanço significativo, apesar da instabilidade dos seus contratos temporários, fortalecendo o protagonismo destes sujeitos nas suas comunidades de pertencimento e podendo contribuir para a consolidação de uma educação escolar indígena intercultural, bilíngue, específica, diferenciada e comunitária.Item A formação de trabajadores sociales na una: um estudo sobre o ensino do trabajo profesional(Universidade Estadual de Londrina, 2022-08-25) Neri, Filipe Silva; Torres, Mabel Mascarenhas; Portes, Lorena Ferreira; Silva, José Fernando Siqueira da; Silva, Maria Geusina daResumo: O estudo em tela apresenta sínteses da pesquisa cujo objeto é a formação profissional de trabajadores sociales no Paraguai. O objetivo é conhecer como se estrutura e se desenvolve o ensino do trabajo profesional na formação profissional de trabajadores sociales Universidad Nacional de Asunción. Para tanto, partimos de um estudo de abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental e de revisão de literatura. Assim, por tratar-se de uma pesquisa de fonte documental, analisamos as legislações e normativas que balizam o ensino superior no Paraguai; o processo formativo em trabajo social; e a proposta pedagógica expressa no plan/programa e na malla curricular da universidade pesquisada. Essa pesquisa documental foi acompanhada por revisão de literatura, privilegiando os autores paraguaios que discutem tanto o processo constituição sócio-histórica do Estado paraguaio e a política de educação superior, quanto o trabajo social no país estudado. Identificamos que a formação passou a ser regulamentada por uma perspectiva crítica a partir dos anos 2000, com a criação de legislações e normativas, como o código de ética profissional, a lei que regulamenta a profissão e a implementação de nova proposta curricular a partir de 2015. Outro aspecto identificado é que a formação profissional também responde as necessidades postas pelo desenvolvimento e contradições do capitalismo. A partir da sistematização das informações contidas no plan currucular nos programas de estúdios e na malla curriculare, foi possível identificar que a formação profissional se direciona a objetivos e a um perfil a ser formado. Em relação aos objetivos, destacamos os relacionados a análise da vida social; aos conhecimentos que sustentam a formação; as habilidades; aos instrumentos técnico-operativos e teórico-metodológicos; a ética; e a implementação de políticas sociais. No que tange ao perfil a ser formado, a direção é centrada na interpretação da questão social; na elaboração de propostas interventivas; e nas competências profissionais. Consideramos ainda que a Malla Curricular expressa componentes vinculados ao trabajo profesional; aos fundamentos do Trabajo Social; e ao entendimento da vida social. Foi possível evidenciar que as asignaturas remetem a importância de uma formação em movimento, em constante processo de avaliação; focada nos fenômenos sociais e nos desafios vivenciados pelos/as trabajadores sociales. Observamos ainda que a formação profissional vem sendo associada ao exercício profissional, às condições objetivas de trabalho, às exigências postas pelas políticas sociais, reafirmando a indissociabilidade entre a tríade formação, investigação e intervenção.Item A importância da política de assistência estudantil da UNILAB para a permanência de estudantes da Guiné-Bissau(2025-02-27) Baticam, Sandra Trícia; Rocha, Andréa Pires; Teixeira, Ricardino Jacinto Dumas; Amaral, Wagner Roberto doEste trabalho tem como objetivo analisar a importância das ações do Programa de Assistência ao Estudante (PAES) na garantia da permanência de estudantes guineenses na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). A política de assistência estudantil, compreendida como um conjunto de princípios e diretrizes voltados à implementação de ações que garantam o acesso, a permanência e a conclusão dos cursos de graduação dos estudantes no ensino superior, exerce uma função fundamental na promoção da inclusão social e no fortalecimento do direito à educação superior, especialmente no âmbito da cooperação internacional. O trabalho se justifica pela sua importância no campo das Ciências Humanas e Sociais, com ênfase em políticas de assistência estudantil, partindo de reflexões sobre a garantia do direito à educação superior em um programa de cooperação internacional, colocando estudantes guineenses como sujeitos da pesquisa, os quais apresentaram suas percepções sobre o Programa de Assistência ao Estudante da UNILAB. Para a coleta de dados da pesquisa, foi realizado uma pesquisa de campo na UNILAB, no Ceará, em agosto e setembro de 2024, aplicando os questionários por meio de um formulário digital do Google Forms, enviados por e-mail aos 698 estudantes guineenses matriculados nos cursos de graduação presencial, e obteve a resposta de 100 estudantes. Os resultados da pesquisa revelaram que o PAES, embora não atenda completamente às necessidades de permanência dos estudantes na universidade, desempenha um papel importante ao garantir parcialmente essas condições e contribuir para a redução das desigualdades socioeconômicas dos estudantes guineenses, por meio da concessão de diferentes modalidades de auxílios. Porém, a pesquisa concluiu que ainda está muito longe do Estado brasileiro garantir assistência estudantil capaz de garantir a permanência efetiva das/dos estudantes guineenses. Pois, as respostas dos estudantes participantes evidenciaram lacunas significativas, como a insuficiência dos valores dos auxílios, a falta de assistência adequada à saúde, questões relacionadas à integração, moradia, alimentação, racismo, preconceito, entre outros aspectos. Neste caso, cabe também a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (PROPAE) buscar meios para aprimorar sua política de assistência estudantil interna. Ao final da escrita da dissertação, a universidade havia aprovado recentemente a Portaria nº 174, de 15 de janeiro de 2025, que aprimora e reformula sua política com o objetivo de torná-la mais eficaz e inclusiva, indo ao encontro da Política Nacional de Assistência Estudantil, aprovada em 2024, importante conquista da luta pelo direito à educação pública, gratuita e de qualidade.Item A produção do conhecimento acadêmico a respeito da violência contra as mulheres nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Serviço Social no Brasil(2023-11-28) Delmonico, Camila Rocha; Fortuna, Sandra Lourenço de Andrade; Cisne, Mirla; Guedes, Olegna de SouzaA violência contra as mulheres é uma das expressões da questão social, cujo sistema de Dominação-exploração estrutura-se por meio da relação imanente entre classe, raça/etnia e patriarcado. A questão social, por sua vez, ocupa centralidade no Serviço Social que, inscrito na divisão social e sexual do trabalho, encontra campo fértil para posicionar-se contrário enquanto área e enquanto categoria a esse sistema, como disposto no projeto ético-político da profissão. Com isso, a produção do conhecimento no interior desta profissão trata-se de um campo vasto de análises a respeito da referida violência. Nessa direção, este trabalho desenvolveu-se a partir de uma pesquisa qualitativa exploratória de caráter bibliográfico e documental, com o objetivo de analisar como a violência contra as mulheres é evidenciada nas produções acadêmicas dos Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu em Serviço Social no Brasil, no período de 2010 a 2021. Problematiza-se esta pesquisa a partir da seguinte indagação: “de que forma é construída a produção do conhecimento sobre a referida violência a partir dos Programas de Pós-Graduação em Serviço Social no Brasil?”. Com o intuito de responder esta questão, foram elencados três objetivos específicos, a saber: - analisar as contribuições das produções acadêmicas em Serviço Social para o debate a respeito da violência contra as mulheres; perquirir como a violência contra as mulheres é abordada nos estudos em foco; e identificar as linhas de pesquisa dos Programas em estudo e suas apreensões sobre a violência contra as mulheres. No que tange às análises, definiu-se uma amostra não probabilística, uma vez que foram analisados os trabalhos realizados em 2020 e 2021, totalizando sete Dissertações de Mestrado e quatro Teses de Doutorado. Para tanto, levantou-se a produção das Dissertações de Mestrado e das Teses de Doutorado, a partir de três etapas, iniciando-se com o levantamento desses trabalhos com base nos descritores, num primeiro momento através do título, seguido da análise, do resumo e da introdução dos trabalhos selecionados e, por fim, a análise foi realizada com base no trabalho como um todo. As tendências encontradas nos respectivos trabalhos, que versam sobre o objeto desta dissertação “violência contra as mulheres”, apontam, em especial, para a necessidade de fortalecimento da apreensão a respeito da complexidade das relações sociais de sexo que são mediadas pelas condições de classe, raça/etnia e patriarcado e que determinam a violência estrutural que as mulheres estão submetidas na sociedade patriarcal-capitalista-racista.Item A abordagem do tema família nas políticas sociais de educação, saúde e assistência socialSchibelsky, Simoni Michele de Oliveira; Rizzotti, Maria Luiza Amaral [Orientador]; Carloto, Cássia Maria; Lemos, Esther Luiza de SouzaResumo:O estudo apresenta uma análise referente ao tema família nas políticas de educação, saúde e assistência social, tanto nas suas orientações legais e normativas quanto no seu processo de implementação a partir da compreensão dos coordenadores destas políticas no município de Londrina Analisa também o modo como os coordenadores destas políticas, se apropriam deste tema e compreendem sua implementação O referencial teórico aborda as novas configurações e conceitos familiares, inclusive nas mudanças ocorridas na estrutura familiar no Brasil a partir da década de 199 Nesta perspectiva, a pesquisa realiza entrevistas semi- estruturadas junto aos coordenadores destas políticas Os resultados desta pesquisa podem contribuir para formuladores e executores na elaboração e implementação de ações que visem atender e incluir as famílias em Políticas SociaisItem O acesso à saúde de migrantes angolanos em Londrina/PR e sua interface com a escolaridadeDomingos, Óscar Sousa; Lanza, Líria Maria Bettiol [Orientador]; Monteiro, Amor António; Bruel, Ana LorenaResumo: Enquanto fenômenos sociais, os processos migratórios têm acompanhado o desenvolvimento do capitalismo monopolista, que se relaciona estreitamente com os fluxos financeiros, mercado de trabalho e mobilidade da força de trabalho, na medida em que tal aceleração traz consigo fatores estruturais de mobilidade como crises políticas e ambientais, defasagens entre os níveis de desenvolvimento humano, generalização da emissão do passaporte, etc Os fluxos migratórios contemporâneos demostram o aumento dos movimentos em direção e/ou entre os países do Sul Global, sendo o Brasil um importante espaço de instalação ou de trânsito de migrantes do Sul Global Os fluxos migratórios de angolanos em direção ao Brasil – que ao longo do tempo decorreram em função de diversas modalidades migratórias - representam uma das mais expressivas e constantes na formação da diáspora africana no Brasil No caso específico de Londrina/PR, constata-se que a migração angolana ocorre, fundamentalmente, por questões acadêmicas Neste sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral analisar a interface entre a escolaridade dos migrantes angolanos em Londrina/PR e o acesso aos serviços de saúde Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, e os seus procedimentos metodológicos foram organizados em quatro momentos: revisão bibliográfica, levantamento documental, pesquisa de campo, e descrição e análise de dados Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestrutura realizada com migrantes angolanos, formados ou em formação nas universidades brasileiras, e residentes em Londrina/PR em um período não inferior a quatro anos; e aplicação de questionário semiestruturado aos migrantes angolanos residentes em Londrina/PR e membros da Associação dos Angolanos em Londrina (AAL) A pesquisa demostrou que, no processo de reterritorialização dos migrantes angolanos em Londrina/PR, há fatores que condicionam o acesso destes aos serviços de saúde no Brasil Os elementos que condicionam o acesso dos migrantes angolanos em Londrina/PR estão ligados à coexistência – no processo migratório - de dois sistemas de saúde (SUS e SNS) que, apesar de apresentarem semelhanças nos seus princípios estruturantes (como por exemplo, a universalização, equidade, etc), apresentam formas distintas de funcionamento; ao conceito de saúde-doença construído socialmente por estes migrantes; e o recurso à medicina tradicional Contudo, os resultados obtidos evidenciam que a interface entre a escolaridade e o acesso aos serviços de saúde fundamenta-se nas implicações que a inserção dos migrantes angolanos em Londrina/PR no ambiente acadêmico tem para o acesso destes aos serviços de saúde brasileiros Ou seja, o ambiente acadêmico representa um espaço privilegiado que proporciona melhor compreensão da saúde, do funcionamento do SUS e, consequentemente, o acesso às informações que impulsionam o acesso aos serviços de saúde – ou os serviços públicos no geralItem Acesso aos serviços de saúde em municípios brasileiros limítrofes de fronteira com os países do MERCOSULCastamann, Daniela; Paulilo, Maria Ângela Silveira [Orientador]; Pastor, Márcia; Rizzotto, Maria Lúcia Frizon; Nogueira, Vera Maria Ribeiro [Coorientadora]Resumo: Este estudo analisa a procura pelos serviços de saúde nos municípios brasileiros localizados na região de fronteira, por estrangeiros oriundos de países signatários do MERCOSUL Seus objetivos são: identificar a existência do acesso aos serviços de saúde pelos estrangeiros, buscando identificar como ocorre o acesso; as estratégias utilizadas pelos estrangeiros para obtê-lo; como os municípios brasileiros respondem a estas demandas; a existência ou não de acordos estabelecidos para a efetivação do acesso e, por último, percepção dos gestores e profissionais de saúde sobre o direito à saúde no âmbito transfronteiriço Os caminhos metodológicos utilizados foram a pesquisa documental, a partir de um resgate dos instrumentos legais como leis, portarias, acordos, atas de reuniões, entre outros e a pesquisa de campo, tendo como instrumentos o diário de campo e a entrevista semi-estruturada com gestores municipais de saúde e profissionais que trabalham na área gerencial e/ou técnicos dos serviços de saúde Foram pesquisados ao todo dezesseis municípios brasileiros localizados na faixa de fronteira, sendo nove destes considerados municípios limítrofes de fronteira Entre os principais resultados da pesquisa destacam-se: a deficiência de instrumentos legais específicos para corresponder a esta demanda; o menor e maior fluxo de acesso entre os municípios depende da oferta dos serviços, das possibilidades ou limitações colocadas por estes municípios e de sua localização geográfica; a utilização de estratégias, tais como, omissão de endereço; deixar o estado de saúde se agravar para o atendimento de emergência; alugar imóveis no território brasileiro ou passar a residir por tempo indeterminado no Brasil, em residências de amigos e familiares A maior procura é direcionada para a atenção básica e para urgência e emergência A principal dificuldade com relação a este atendimento é a impossibilidade de referenciar para serviços de assistência em saúde de maior nível de complexidade Esta referência somente ocorre por meio dos contatos informais, sendo estes casos isolados, não havendo pactuações ou protocolos de referência e contra-referência Um dos problemas resultantes desta demanda repercute na questão orçamentária e na disponibilidade de profissionais da área para atender esta demanda extra, a qual não consegue nem atender toda a demanda brasileira Sendo assim o direito à saúde aos estrangeiros é concebido especialmente como universal por uma questão de solidariedade, da garantia do direito à vida; do direito parcial apenas para alguns procedimentos em saúde os quais pode colocar em risco a vida de outras pessoas e a negação do direito de ser usuário do sistema público de saúde brasileiroItem Acirramento da disputa entre projetos na política de assistência social: reflexos no exercício profissional de assistentes sociais.(2023-09-28) Magro, Amanda Letícia; Faquin, Evelyn Secco; Campos, Eliane Christine Santos de; Martins, ValterO presente estudo objetivou analisar os rebatimentos da conjuntura pós-2016 da Política de Assistência Social no trabalho profissional de assistentes sociais em exercício na política em municípios paranaenses. O percurso analítico iniciou-se através de levantamento bibliográfico acerca da Teoria Marxista da Dependência (TMD), ao partir da hipótese de que estas formulações poderiam subsidiar a compreensão do padrão de políticas sociais vislumbrado na América Latina, e em particular, no Brasil, e assim, as características historicamente assumidas pela Política de Assistência Social. Por sua vez, na busca por aproximações ao objetivo geral da dissertação, foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas com assistentes sociais trabalhadoras do SUAS no estado do Paraná, alcançadas através do procedimento snowball. Para análise dos dados coletados, utilizou-se a Análise Temática, e três eixos temáticos foram privilegiados: i) restrições orçamentárias no âmbito da Política de Assistência Social: serviços socioassistenciais à míngua; ii) exercício profissional e persistência de paradigmas assistencialistas e clientelistas no interior da Política de Assistência Social; e iii) exercício profissional de assistentes sociais na Política de Assistência Social pós-2016: deterioração das condições objetivas de trabalho, tensionamentos e disputa entre projetos. Deste modo, foi possível inferir que a intrínseca disputa entre paradigmas distintos no âmbito da PAS, em que concorre, de um lado, suas tradicionais características assistencialistas e conservadoras e seu lugar de não política, e de outro, seu caráter de política pública de direito, é acirrada e após 2016 pende em desfavor a este primeiro paradigma. Entretanto, através do diálogo com os profissionais, nota-se que as condições de trabalho constrangidas foram de ordem objetiva. Os dilemas pertinentes às condições subjetivas de trabalho no âmbito da PAS datam previamente a 2016.Item As ações públicas voltadas para o trabalho na economia solidária na região metropolitana de Londrina-PRGarcia, Marcílio Ronaldo; Lanza, Líria Maria Bettiol [Orientador]; Carloto, Cássia Maria; Luzio-dos-Santos, Luis MiguelResumo: Com o advento do século XXI o trabalho associado ganhou visibilidade no cenário brasileiro sob a expressão do que se convencionou chamar Economia Solidária Essas iniciativas acompanham o capitalismo pelo decorrer da história, nascendo como expressão das lutas e resistências dos trabalhadores, entretanto, também servindo aos interesses do capital Considerando o desenvolvimento diversificado da Economia Solidária em terras brasileiras, isto é, não apenas o surgimento e as características dos empreendimentos solidários, mas também a heterogeneidade de apoiadores governamentais e não governamentais, evidencia-se a necessidade de estudar essas iniciativas Diante do exposto, nos deparamos com o problema de como o Estado na sua intervenção tem tratado as experiências de Economia Solidária, isto é, se os empreendimentos formados e geridos por trabalhadores têm sido efetivamente reconhecidos e apoiados pelas ações públicas que os perpassam O presente trabalho possui o objetivo de analisar as ações públicas voltadas para o trabalho na Economia Solidária na região metropolitana de Londrina-PR Para atingir tal propósito, buscamos atender especificamente alguns objetivos, a saber: identificar as ações públicas de apoio e fomento voltadas aos empreendimentos econômicos solidários (EES), no que tange a organização do trabalho associado na região metropolitana de Londrina-PR; sistematizar informações sobre as características dos EES na região metropolitana de Londrina-PR; e, compreender o conceito de trabalho assalariado e Economia Solidária para os EES, gestores públicos e entidades de apoio e fomento (EAF) Como metodologia, realizamos contatos telefônicos com todos os municípios da região metropolitana de Londrina a fim de identificar as ações de apoio, assessoria e fomento realizadas pelos governos e entidades não governamentais, bem como os empreendimentos atendidos por elas Do mesmo modo, buscamos identificar as entidades de apoio e fomento as iniciativas de Economia Solidária A partir disso, aplicamos questionários aos gestores públicos (Apêndice A) e entidades de apoio e fomento (Apêndice B) Formulários também foram aplicados aos EES (Apêndice C), com o propósito de sistematizar suas características gerais na região Após essa primeira coleta de dados, buscamos qualificar a pesquisa com a realização de 2 (dois) debates de grupo, sendo 1 (um) com empreendimento de catadores de materiais recicláveis e 1 (um) com a diversidade dos outros empreendimentos Nossas análises tiveram como base a análise de conteúdo e se desenvolveram em três eixos, a saber: as ações públicas; as características dos empreendimentos econômicos solidários; e, as concepções de Economia Solidária As ações públicas desenvolvidas na região são marcadas pela heterogeneidade, entretanto, possuem algumas características gerais, que são marcadas por três eixos de formação, a saber: Economia Solidária; gestão do empreendimento; e, área técnica e/ou produtiva As entidades de apoio possuem mantenedores, sendo financiadas por outras entidades ou convênios públicos Ao implementar ações públicas para enfrentar as expressões da questão social, a permanência delas é transferida para responsabilidade daqueles que as vivenciam Os EES participantes são formados formados majoritariamente por mulheres e os rendimentos proporcionados complementam a renda de famílias, mas na maioria dos casos não é capaz de se tornar a principal fonte de renda familiarItem As ações sociais da maçonaria : assistência social ou assistencialismoMonteiro, Fernando; Silva, Cláudia Neves da [Orientador]; Lanza, Fábio; Pastor, MárciaResumo: Esta pesquisa visa responder se as ações sociais praticadas pela Maçonaria caracterizam-se como assistência social – instituída como política pública pela Constituição Federal de 1988 – ou se ainda repousam no âmbito do assistencialismo, da benemerência, da caridade Compreende o período entre 1988 a 21, já que anteriormente à promulgação da Constituição Federal de 1988, não há contornos bem definidos entre assistência social como política pública e práticas assistencialistas A amostra é composta pelas quatro Lojas Maçônicas do município de Dracena/SP E o levantamento de dados empíricos para resposta aos objetivos da pesquisa se deu através de entrevistas com os maçons diretamente envolvidos com as ações sociais das quatro Lojas Maçônicas que constituem a amostra O eixo teórico assenta-se na interlocução com autores que discutem a Maçonaria e a assistência social como política pública Não obstante as dificuldades para compreensão da política de assistência social, constata-se que os maçons envolvidos na administração/manutenção de entidades sócio assistenciais, procuram pautar-se pela lei É nesse sentido, que espera-se ao final contribuir com os resultados desta pesquisa, fomentando a reflexão e o debate entre os atores diretamente envolvidos com a política de assistência social do municípioItem Ações socioeducativas na política nacional da assistência social : uma análise sobre a concepção e a operalização no município de Londrina- PRLima, Evangelina Sanches; Carloto, Cássia Maria [Orientador]; Mioto, Regina Célia Tamaso; Garcia, Bianco ZalmoraResumo: O presente estudo se propõe analisar a concepção de ações socioedutivas na PNAS - Política Nacional da Assistência Social sancionada pelo governo federal no ano de 25; ações essas que devem ser desenvolvidas por todos os CRAS – Centros de Referência da Assistência Social em todos os estados brasileiros O SUAS - Sistema Único da Assistência Social através do PAIF – Programa de Atenção Integral à Familia -, programa norteador das ações desenvolvidas nas unidades de referência apresenta entre outros projetos, a promoção de ações socioeducativas com o objetivo de desenvolvimento das famílias atendidas nessas unidades, em especial, os/as beneficiários/as do BF, BPC Assim, o estudo tem por problema central analisar qual a concepção de ação socioeducativa é apresentada nos documentos oficiais e ao mesmo tempo apresentar como essas ações têm sido compreendidas e operacionalizadas no município de Londrina – PR Para responder a esta questão, foi empreendida uma revisão bibliográfica, que é apresentada nos dois primeiros capítulos, e uma pesquisa de campo realizada com uma amostra de 8 técnicas e com o acompanhamento das atividades por elas realizadas Os dados desta pesquisa de campo foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, cujo roteiro contemplava algumas categorias envolvidas no problema de pesquisa, a saber: concepção de ação socioeducativa; objetivos para a realização; dificuldades vivenciadas na implantação e execução da atividade; desafios para a continuídade dessas ações Concluímos que a concepção não está clara para as técnicas, mas que há por parte das mesmas a percepção crítica da situação, conseqüentemente a busca por um modelo teórico que faça sentido para o desenvolvimento das ações socioeducativas Apesar disto, as técnicas identificaram e apresentaram alguns aspectos positivos, que embora acreditem não ser a idéia central da proposta, as auxilia no entendimento dos problemas vivenciados por essas famílias em situação de vulnerabilidadeItem Adolescentes em Londrina : história de rua e história de vidaMarcelino, Edsônia Jadma; Rizotti, Maria Luiza Amaral [Orientador]; Paulilo, Maria Ângela Silveira; Baptista, Myrian VerasResumo: A adolescência é caracterizada como uma fase do desenvolvimento na qual as descobertas são vividas com grande intensidade e o sentimento de pertencimento é um referencial na busca de sentido para a vida A dinâmica vivenciada dentro do modo capitalista de produção expõe as pessoas a exclusões perversas, marcando significativamente a infância e adolescência Nesta realidade, a criança e o adolescente, por necessitarem identificar espaços que lhe possam dar o sentido de pertencimento e acolhimento, encontram a rua como uma oportunidade para expressão de seus desejos e necessidades O presente estudo buscou conhecer os fatores que favoreceram crianças e adolescentes a superarem a condição de vulnerabilidade nas ruas, tendo como referência a implantação do primeiro serviço público de atendimento a esse público em 1993, na cidade de Londrina - Pr O referencial teórico enfatizou a trajetória da construção dos direitos e a política de Estado desenvolvida para a infância e adolescência no Brasil a partir de 197, em especial para aquelas em condição de vulnerabilidade nas ruas A adolescência foi estudada, compreendendo-a como fase da vida de transição da heteronomia para a autonomia, associadando-a à vulnerabilidade e resiliência como fatores de risco e proteção Abordou-se, também, o contexto da política pública desenvolvida em Londrina em 1993, que teve como marco a instituição da Secretaria Municipal de Assistência social como órgão responsável pela implantação do primeiro serviço governamental destinado a este público A pesquisa de campo buscou identificar, a partir do olhar daqueles que vivenciaram as mais diversas adversidades nas ruas, os fatores positivos que favoreceram a decisão por um outro modo de vida Seus resultados apontaram para a importância de se considerar os vínculos pessoais e sociais, a valorização das capacidades e potencialidades, o sentido para a vida e o desejo de vida digna Os resultados desta pesquisa podem instruir formuladores e executores de políticas no campo da proteção à criança e ao adolescente, valorizando os aspectos apontados como essenciais por estes sujeitos, destacando-se as pessoas de referências que passaram por suas vidas e desenvolveram um importante papel, especialmente os educadores do Abrigo municipalItem Análise das concepções de profissionais sobre a violência em âmbito conjugal contra as mulheresSilva, Daniela Santos; Fortuna, Sandra Lourenço de Andrade [Orientador]; Guedes, Olegna de Souza; Cassab, Latif AntôniaResumo: A presente Dissertação tem como objetivo conhecer as concepções dos profissionais sobre a violência conjugal contra as mulheres Para tanto, buscamos levantar as definições atuais sobre violência contra as mulheres no âmbito conjugal, analisar os eixos racismo, patriarcado e capitalismo que formam, segundo Saffioti (1987), o nó que caracteriza o sistema de dominação-exploração, identificar os elementos que caracterizam o pensamento cotidiano para, por fim, apreciar as concepções dos sujeitos da pesquisa, tendo como lócus a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Sexual Contra as Mulheres do Município de Londrina Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa e de campo Realizamos revisão bibliográfica, observação em campo e entrevistas semi-estruturadas com profissionais que trabalham na referida Rede Como resultado, constatamos que as concepções dos sujeitos desta pesquisa encontram sustentação teórica em diferentes perspectivas Dentre elas destacamos a explicação da violência contra mulheres tendo estas como cúmplices; há outros sujeitos que concebem esse fenômeno partindo do pressuposto que as mulheres são vítimas e há aqueles que se baseiam em abordagem histórico-crítica situando essa questão no sistema de dominação-exploração pautado no patriarcado-racismo-capitalismo Ressaltamos que muitas das concepções levantadas neste estudo são contraditórias em si, ou seja, um mesmo sujeito pode num fragmento de fala sustentar sua análise em mais de uma das perspectivas citadas Esta contradição não é exclusiva destes sujeitos, mas é uma categoria imanente à realidade, cujos sujeitos sociais e o pensamento cotidiano são forjados em uma sociabilidade pautada do sistema de dominação-exploração, marcada pela desigualdade de gênero que tem na violência uma das formas de materializaçãoItem Uma análise das dimensões ético-política e técnico-operativa no trabalho do assistente social : trajetória socio-histórica e desafios contemporâneosViana, Bruna Viviani; Guedes, Olegna de Souza [Orientador]; Coelho, Kathiuscia Aparecida Freitas Pereira; Ortiz, Fátima da Silva GraveResumo: A presente Dissertação tem por objeto os desafios das relações entre as dimensões ético-política e técnico-operativa no trabalho do assistente social; visa apreender elementos fundamentais para a análise da relação entre essas duas dimensões constitutivas do trabalho do assistente social que desafiam o serviço social na contemporaneidade, delimitando a análise às demandas que comparecem à COFI do CRESS PR Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, com fase exploratória, composta por revisão bibliográfica, seguida de pesquisa documental nas atas da COFI Local Londrina, no período de 219 e 22 Quanto ao percurso teórico percorrido, no primeiro capítulo realiza-se um retrospecto da trajetória socio-histórica da profissão, com ênfase para apresentação dos aportes éticos e técnicos do serviço social nos distintos períodos No segundo capítulo, são abordados o serviço social contemporâneo e os pressupostos ético-políticos e teórico-metodológico que fundamentam a sua direção critica bem como os aspectos materiais que se manifestam no âmbito das demandas imediatas e desafiam o trabalho do assistente social Os resultados da pesquisa permitiram se identificar que as demandas que comparecem à COFI expressam aspectos da crise capitalista contemporânea, que atravessa o contexto em que a profissão é exercida e cujas repercussões atingem o trabalho desenvolvido nos diversos espaços socio-ocupacionais, assim como o próprio assistente social enquanto partícipe da classe trabalhadora As demandas que comparecem ao plano imediato são carregadas de determinações que exigem, do plano de vista ético-político, uma necessária distância para que possam ser desveladas e respondidas, a partir de uma leitura crítica de realidade O contexto de regressão de direitos e precarização do trabalho exige a construção de estratégias coletivas de enfretamento à precarização do trabalho e da formação profissional e de qualificação do trabalho do assistente social na perspectiva de enfrentar os limites e construir possibilidades de efetivação e fortalecimento do projeto ético-político do serviço socialItem Aplicação do cadastro único à gestão de políticas sociaisRomero, Paulo Rogerio Pelegrin; Colmán Duarte, Evaristo Emigdio [Orientador]; Torres, Mabel Mascarenhas; Oliveira, Edson MarquesResumo: Este trabalho analisa a utilização do Cadastro Único na gestão das políticas sociais no município de Londrina, a sua aplicação nas políticas de assistência social, habitação e outras enquanto ferramentas de gestão utilizando documentos e depoimentos de gestores e técnicos responsáveis Examina também criticamente os instrumentos de coleta de informação com a preocupação de verificar sua adequação às necessidades de informação gerencialItem Apreensão teórico-crítica da categoria liberdade no cotidiano: uma contribuição para as reflexões do projeto ético-político do serviço social(2007-03-27) Araldi, Elmides Maria; Guedes, Olegna de Souza; Batista, Alfredo Aparecido Batista; Pires, Sandra Regina de AbreuA dissertação que ora submetemos à avaliação tem por objetivo apresentar uma análise teórico-crítica da categoria liberdade como exercício cotidiano no Projeto Profissional do Serviço Social Contemporâneo, desde a sua instituição como profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho na década de 1930 até os dias atuais. Para esta análise, utilizamos como parâmetro metodológico os Códigos de Ética publicados pela profissão nos anos de 1947, 1965, 1975, 1986 e 1993, assim subdivididos: num primeiro momento, os Códigos de Ética de 1947, 1965 e 1975 que trazem como conteúdo uma remissão à liberdade atrelada a um conteúdo axiológico de cunho conservador, de manutenção da ordem social capitalista, fundamentados na inspiração ética cristã, tendo em vista as circunstâncias histórico-ontológicas dos seus respectivos períodos. Num segundo momento, a expressão no Código de 1986 do giro radical que se opera no interior do Serviço Social, no que se refere aos posicionamentos políticos radicalmente críticos à estrutura capitalista, em decorrência das condições objetivas da realidade das décadas de 1960-1980, dos movimentos sociais e sindicais, entre outros, vinculados aos reclames da casse trabalhadora e, principalmente pela aproximação de alguns profissionais às teorias marxistas. Contudo, a remissão à liberdade em consonância com a apreensão humanista marxista será retomada apenas no Código de Ética de 1993, acertando assim alguns equívocos do Código de 1986, como é o caso da necessária remissão á liberdade como valor ético central. Assim, ao trilharmos os caminhos e descaminhos da liberdade na trajetória do projeto profissional do Serviço Social, pudemos compreender que a liberdade como um valor ético, requer adesão dos indivíduos sociais, mas como categoria ontológica, é condição diária para a continuidade da (re) construção da própria humanidade.Item As condições de trabalho dos/as assistentes sociais na modalidade de contratação via pejotização : a realidade dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do estado do Paraná(2024-08-28) Pesce, Kelly Cristina Rodrigues; Portes, Melissa Ferreira; Portes, Lorena Ferreira; Coelho, Kathiuscia Aparecida Freitas PereiraA presente pesquisa tem como problema de pesquisa investigar quais as condições de trabalho dos/as assistentes sociais, na modalidade de contratação pela Pejotização nos Consórcios Intermunicipais de Saúde no Estado do Paraná. Deste modo, o objetivo geral desta pesquisa foi identificar as condições de trabalho do/a assistente social na modalidade de contratação via Pejotização. Com intuito de atingir esse objetivo, foram construídos objetivos específicos para a pesquisa que permitiram diferentes formas de aproximação ao objeto de estudo, bem como, ao problema pesquisado, sendo: Desvelar o fenômeno da pejotização na particularidade da contratação dos profissionais de serviço social na área da saúde; presentar a caracterização, o perfil formativo e a titulação dos/as assistentes sociais; Conhecer as relações de trabalho e os contratos de prestação de serviço dos/as assistentes sociais na modalidade da Pejotização. Diante do desenvolvimento da pesquisa foi possível construir a caracterização do perfil dos assistentes sociais que atuam nos CIS no cerne dos AME que acessaram o campo sócio-ocupacional da saúde através modalidade de contratação via pejotização, sendo entrevistadas 09 (nove) assistentes sociais. Além disso, foi realizado uma aproximação que permitiu verificar que as contratações de pessoa jurídica é uma determinação do Estado do Paraná para o repasse de recursos para os CIS através do Programa QUALICIS, o qual, com suas exigências, rebate diretamente nas condições de trabalho dos/as assistentes sociais e interfere no exercício profissional que é atravessado pela fragilidade do vínculo constituído, pela precarização e flexibilização do trabalho, e ainda, pela intensificação da força de trabalho.Item As dimensões constitutivas do serviço social no cotidiano profissional dos assistentes sociais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Região do Vale do Ivaí(2022-09-16) Martins, Júlio César; Guedes, Olegna de Souza; Fortuna, Sandra Lourenço de Andrade; Santos, Cláudia Mônica dosEsta dissertação tem por objetivo analisar as interpretações que assistentes sociais que atuam em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Região Vale do Ivaí, localizada no norte do Estado do Paraná, possuem sobre a materialização das dimensões constitutivas do Serviço Social no atendimento às demandas que comparecem em seu cotidiano profissional. Para o alcance do objetivo, a proposta metodológica está baseada em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e de natureza descritiva. A pesquisa foi construída a partir de duas etapas. A primeira através de uma revisão bibliográfica sobre a produção do conhecimento em Serviço Social e as dimensões constitutivas do Serviço Social: teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política; além de pesquisa documental e revisão bibliográfica sobre a política de assistência social. A segunda etapa consistiu na aproximação ao campo empírico propriamente: o trabalho dos assistentes sociais nos CRAS da Região do Vale do Ivaí. Essa etapa foi precedida de um levantamento quantitativo de CRAS existentes na referida região, bem como do número de assistentes sociais que atuam nesses equipamentos. Realizou-se um levantamento do perfil dos profissionais e alguns aspectos materiais que particularizam as condições de trabalho dos assistentes sociais naquela unidade da política de assistência social na referida região. O levantamento se deu por meio de um formulário composto por questões fechadas. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas estruturadas com oito profissionais. A análise dos dados ocorreu a partir de categorias analíticas. Os resultados apontam que os profissionais compreendem a importância do conhecimento para qualificar o exercício profissional, entretanto, constatou-se que, em relação às dimensões constitutivas do Serviço Social, prevalece uma compreensão fragmentada, que supervaloriza uma dimensão em detrimento das outras. Identifica-se que há um entendimento de que as referidas dimensões são dotadas de um caráter apenas instrumental. Constatou-se, ainda, que as condições objetivas de trabalho são apontadas pelas assistentes sociais como um dos grandes desafios à materialização das dimensões constitutivas do Serviço Social no exercício profissionalItem As medidas socioeducativas em meio aberto na rede estadual de educação do Estado do Paraná: compreensões a partir de gestores/as do NRE de Foz do Iguaçu(2024-10-30) Negri, Giane Franciele; Amaral, Wagner Roberto do; Rocha, Andréa Pires; Costa, Ricardo Peres daEste trabalho é resultado de indagações e reflexões feitos em minha trajetória profissional, enquanto assistente social que compôs equipe técnica do Serviço de Proteção Social à Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), tipificadas enquanto Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e ofertado em um dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS II) na cidade de Foz do Iguaçu - Paraná. Na atuação profissional, foi possível identificar diversas nuances nessa relação entre educação escolar e adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto: expulsões, discriminações, distorção idade/série, infrequência escolar, evasões, ausência de vagas. Com isto, buscando apreender maiores elementos sobre esta realidade, elencou-se como objetivo geral analisar as compreensões de gestores/as da educação acerca do acesso e permanência escolar dos/as adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa em meio aberto no Estado do Paraná. Quanto aos procedimentos metodológicos, a presente pesquisa está dividida em três momentos, a saber: revisão bibliográfica; levantamento e análise documental e pesquisa de campo, realizada com quatro gestores/as da rede estadual de educação que atuam na cidade de Foz do Iguaçu - Paraná, sendo dois diretores/as, de dois Colégios Estaduais, os quais mais receberam encaminhamentos do CREAS II, para matrícula de adolescentes e jovens no ano de 2022, e dois profissionais que atuam no Núcleo Regional de Educação (NRE) de Foz do Iguaçu e Região. A pesquisa de campo, contou com a aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), com a devida aprovação no Comitê de Ética da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). Os resultados da pesquisa indicam uma (in)compreensão dos/as gestores/as da educação a respeito das medidas socioeducativas em meio aberto e denotam a necessidade de fortalecimento de ações intersetoriais, materializando o que preconiza o princípio da incompletude institucional