02 - Mestrado - História Social

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    Imagem e cidade: o desfavelamento da Vila Fraternidade de Londrina-PR (1950-1970)
    (2024-03-21) Cruz, Giovanna Barboza da; Martinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques; André, Richard Gonçalves; Jorge, Janes
    Com o advento da cultura cafeeira em Londrina, localizada no Norte do Paraná-BR, houve uma série de transformações no ordenamento da cidade com as construções de prédios e monumentos, que acompanharam os anos 1950 e 1960. Junto a esta transformação, as desigualdades sociais ocuparam seus espaços às margens e “abaixo” da linha. Assim, na segunda metade dos anos 50 do século XX, há a constatação das primeiras favelas e ocupações irregulares. Em especial, a “Vila do Grilo”, que atualmente compreende a região da Vila Fraternidade de Londrina, expressava as dificuldades da administração pública na resolução de problemas relacionados à questão urbana. Foi apenas em 1970 que os primeiros desfavelamentos aconteceram. Neste processo as fotografias estiveram presentes e oferecem possibilidades analíticas e interpretativas para construir uma leitura sobre o passado. Dessa maneira, este trabalho tem por objetivo analisar as fotografias da Vila Fraternidade, especialmente as de autoria de Oswaldo Leite, fotógrafo da Prefeitura Municipal de Londrina e responsável pelos principais registros ao longo das décadas de 1950, 1960 e 1970, durante o processo de desocupação e mudanças na estrutura da comunidade. Parte-se da hipótese de que havia um paradoxo nas narrativas que definiam Londrina como um local “ideal” de progresso e qualidade de vida. Assim, a problemática central é questionar o discurso que promove Londrina como uma cidade de “promissão”, em contraste com as condições de vida, as relações sociais, a cultura material e as representações visuais presentes nas fotografias para compreender a disparidade entre a imagem promovida da cidade e a experiência vivida pelos moradores.
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    Divertir e conquistar: a franquia Call of Duty (2003-2021) e a sombra do imperialismo
    (2024-09-23) Lima, Dalton Santana; Grzybowski, Lukas Gabriel; Birro, Renan; Ferraz, Francisco César Alves
    A indústria de videogames tornou-se recentemente a mais rentável no campo do entretenimento, superando cinema e música juntos. Em consequência, os jogos, independentemente de plataformas e gerações, tornaram-se fenômenos globais, com profundas implicações sociais, econômicas e políticas. Esta dissertação visa explorar as problemáticas ideológicas e políticas da franquia Call of Duty – a mais vendida da última década. Com foco nas narrativas que envolvem o jogador como agente central, seja em eventos históricos, como batalhas da Segunda Guerra Mundial, ou fictícios, como uma invasão russa aos Estados Unidos, investiga-se a simbologia presente nesses enredos. Destaca-se também o papel do Marine Corps Entertainment Media Liaison Office, órgão vinculado ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que fornece consultoria e equipamentos para a produção dos jogos, moldando tanto os valores dos heróis quanto os dos vilões a serem combatidos. Utilizando o conceito de ideologia de Slavoj Žižek e o conceito de experiência de Edward Thompson, a análise revela que a ideologia dá sentido à experiência do jogador, criando a ilusão de realidade. Adicionalmente, análises de Domenico Losurdo sobre o imperialismo americano ajudam a explorar como o antiterrorismo e o americanismo atuam como elementos centrais na construção dos valores que permeiam o jogo. Por fim, se concluiu que a franquia Call of Duty possui conteúdo valioso para a análise dos meios de como o imperialismo atua no plano cultural mundial.
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    O tempo entre experiências e expectativas: a animação Nausicaä do Vale do Vento, de Hayao Miyazaki (1986)
    (2024-08-23) Silva, Thereza Cristina de Oliveira e; André, Richard Gonçalves; Aguiar, Carolina Amaral de; Ishiki, Michiko Okano
    Esta pesquisa investiga o filme Nausicaä do Vale do Vento (1984) a partir dos seguintes conceitos propostos por Reinhardt Koselleck: espaço de experiência, horizonte de expectativa e seus pares antitéticos (interno-externo, superior-inferior e anterior-posterior). O objetivo foi estudar a questão temporal do filme, com foco na década de sua realização (anos 1980), empregando as metodologias propostas por Marcos Napolitano e Francis Vanoye e Anne Goliot-Lété. Por meio da análise dos territórios e personagens que compõem o enredo, foi possível estabelecer correlações entre a animação e os seguintes aspectos: a tragédia de Minamata, que tornou o meio ambiente tóxico, devido ao descarte indevido de mercúrio no mar, e, desta, com a experiência atômica do Japão; os desdobramentos da Guerra Fria no país nipônico, que viveu o medo difuso de uma aniquilação nuclear e atuou de modo a viabilizar as guerras da Coreia e do Vietnã; e o papel das mulheres naquela sociedade, que se modificou na medida em que se processaram mudanças econômicas e políticas. Por fim, observou-se que o enredo opera elementos do passado para propor outras possibilidades de existência, construindo um elogio da coexistência entre os diferentes, sejam eles territórios, papéis hierárquicos, ou formas de vida
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    História do tempo presente no ensino de história: a aprendizagem histórica da contemporaneidade e a história do brasil nas ferramentas digitais da rede estadual de educação paranaense
    (2024-07-31) Lopes, Geovanna Beatriz; Fiúza, Alexandre Felipe; Ramos, Márcia Elisa Teté; Alvez, Ronaldo Cardoso
    Para compreender a História do Tempo Presente como período móvel e evolutivo, é imprescindível que residuários dos acontecimentos passados sejam identificados no tempo histórico atual, delimitando tal recorte, de forma que a disciplina de história não seja tomada apenas como uma história do e sobre o passado, mas que seja observada como intrínseca ao próprio presente. Os sujeitos históricos da contemporaneidade delimitam um novo olhar sobre a história, marcado principalmente pela subjetividade dos meios digitais de comunicação e informação, o que engendrou a necessidade de oferta de uma educação pública em esfera federal e estadual, baseadas nos ideais de uma nova aprendizagem e na política econômica neoliberal, resultando na incorporação de ferramentas digitais dentro do ensino escolar. Portanto, utilizando de uma pesquisa bibliográfica e quantitativa, mediante o procedimento da pesquisa ex-post-facto, esta dissertação analisa como o campo da História do Tempo Presente (HTP) se constituiu dentro da historiografia e como que a mesma vem dialogando com o ensino de história, em especial, a história do Brasil, no que tange ao período ditatorial, sua transição e o processo de redemocratização do país. Para além dessa abordagem, também é engendrado o entendimento de como que essas temáticas relacionadas com a HTP são apresentadas dentro das plataformas e ferramentas digitais utilizadas na rede pública e estadual paranaense, como o LRCO e a plataforma Quizizz. Com base em autores como Aróstegui (2004), Ferreira (2012), Iegelski (2022), Müller (2022), Cerri (2021), Pinsky e Pinsky (2021), dentre outros nomes fundamentais para essa pesquisa, e possuindo como parâmetro a história do tempo presente e a aprendizagem histórica, delimitou-se a interpretação da disciplina na formação de conhecimentos relacionados à HTP em consonância com a temática do passado ditatorial no país. Este estudo conclui que mudanças nas salas de aulas e nas ferramentas de trabalho docente juntamente com a massificação dos meios de comunicação tecnológicos, podem interferir na constituição da consciência histórica dos alunos, sendo a HTP uma ferramenta e uma vertente teórica adequada para desenvolver compreensões nas relações que o passado tem com o presente
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    A transição escolar do 5º para o 6º ano no ensino fundamental: um olhar sobre o componente curricular de história
    (2024-02-20) Florindo, Paulo Henrique Rosa; Cainelli, Marlene Rosa; Alves, Ronaldo Cardoso; Ramos, Márcia Elisa Teté; Noda, Marisa
    Este trabalho analisou os processos de transição do 5° para o 6° ano no ensino fundamental da rede pública do Estado do Paraná, com ênfase no componente curricular de história e suas especificidades, na cidade de Londrina. A metodologia ligada à teoria fundamentada são apresentadas mostrando as ferramentas para as análises dos questionários. No primeiro capítulo, tratamos sobre Currículo, dialogando com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo do Estado do Paraná (CREP) e a Diretriz Curricular (DC) de Londrina. Assim, discutimos suas proximidades e afastamentos, ou seja, de não terem sido pensados levando em conta a transição do 5° para o 6° ano. No segundo capítulo, analisamos o material do “Educa Juntos”, um documento que demonstra como o Estado do Paraná vem pensando a transição escolar, logo após pensamos o sistema de ensino de Londrina e suas especificidades através de dados fornecidos pela SEED e pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina. No terceiro capítulo, após o diálogo sobre a Educação Histórica enquanto campo teórico que orienta as ações no ensino de história, sua importância e relevância, apresentamos os documentos orientadores do currículo em nível estadual e municipal, bem como os questionários que dão voz a nossos educadores, abordando suas visões, conhecimentos e proposições, que entendemos como narrativas sobre a transição e como desenvolvem este processo
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    Anticomunismo de toga: o Tribunal Superior Eleitoral e a cassação do PCB
    (2024-07-04) Almeida, Vinícius de; Rolim, Rivail Carvalho; Arias Neto, José Miguel; Dias, Reginaldo Benedito
    A presente dissertação analisou a Resolução nº 1.841 de 1947, prolatada pelo Tribunal Superior Eleitoral e que decidiu por cancelar o registro do Partido Comunista do Brasil, lançando-o na ilegalidade. Responsável por interiorizar a Guerra Fria, o governo de Eurico Gaspar Dutra promoveu uma contumaz perseguição aos movimentos trabalhistas organizados, intervindo em sindicatos, prendendo lideranças e inviabilizando greves. Dentro de um contexto de crescimento da atividade comunista, o PCB figurou como grande fantasma nas mentes do governo e das classes que compunham as elites políticas e econômicas do país, as quais moveram recursos políticos, ideológicos, financeiros e religiosos para frear as atividades interpretadas como subversivas. Em meio a este conflito de classes e todos os interesses que ele acarreta, o Poder Judiciário agiu para garantir que o PCB não faria parte do jogo político legal, mesmo que não houvesse base jurídica suficiente para tanto. Os fundamentos utilizados pelos três magistrados responsáveis por garantir a ilegalidade do partido foram calcados em argumentos anticomunistas construídos paulatinamente desde a Revolução de 1917 e, no Brasil, fortificados pela ação de 1935. Quer dizer, a ilegalidade do PCB não teve como origem as atividades desenvolvidas pelo próprio partido, mas sim o entendimento dos juízes quanto ao comunismo de modo geral, tendo a URSS como referência. Os votos prolatados no julgamento demonstraram o sucesso da propaganda anticomunista e de seus ideólogos, pois foram acolhidos de maneira praticamente literal por parte da elite do Poder Judiciário. Assim, para cassação do partido em 1947 foram citadas obras de diversos pensadores reacionários, como De Maistre, Maritan e Burke, além de múltiplas passagens religiosas que fizeram eco das Encíclicas papais publicadas desde as primeiras décadas do século XIX. O entrelaçamento do contexto internacional e nacional reforçou o anticomunismo nativo calcado em algumas vertentes, com destaque para a nacionalista e a religiosa, ambas refletidas na fatídica decisão judicial de 1947
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    Ensino de história e gênero: concepções dos jovens estudantes do ensino médio sobre a divisão social do trabalho de cuidado à luz da teoria feminista da ‘reprodução social’
    (2024-02-29) Rennó, Mariana Ponciano Ribeiro; Moreno, Jean Carlos; Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins; Alves, Ronaldo Cardoso
    O trabalho busca compreender o pensamento histórico dos jovens estudantes do Ensino Médio, relacionando-o ao Ensino de História, utilizando como estratégia um instrumento de coleta de dados (questionário) sobre a temática da Reprodução Social. Esse conceito feminista-marxista propõe discutir questões de gênero envoltas no trabalho de cuidado, situação que atravessa raça e classe. A proposta, então, incide em questionar a invisibilização do trabalho doméstico executado majoritariamente por mulheres de forma não remunerada, dentro dos seus lares, em benefício dos seus familiares, idosos e crianças. Por outra via, levanta-se o problema acerca dos subempregos, condição na qual está a maioria das atividades de cuidado quando se encontra na forma remunerada, tendo em vista a precarização das atividades e a baixa remuneração. Nessas atividades mencionadas, um outro recorte é necessário, pois as trabalhadoras domésticas brasileiras são mulheres negras e miscigenadas, em sua maioria. Frente a esse problema social, a provocação que se desenha é: de qual forma o Ensino de História colabora, ou não, para a compreensão do trabalho invisível feminino e suas intersecções? Com o objetivo de responder essa pergunta, o estudo encaminhou-se por meio de três tópicos de análise. O primeiro busca compreender o mundo do trabalho feminino, à luz da historiografia e das teorias feministas. Na sequência, a análise de propostas dos currículos nacionais, enfocando os desafios do Ensino de Gênero, principalmente após a intervenção dos recentes grupos reacionários, como o Movimento Escola Sem Partido, que reduzem essa importante discussão a uma suposta doutrinação ideológica de gênero. Por fim, foram analisados os resultados obtidos com o questionário de investigação aplicados na cidade de Jacarezinho/PR, no Colégio Estadual Rui Barbosa e no Instituto Federal do Paraná. Vislumbra-se, com isso, propor e refletir sobre as possibilidades de um Ensino de história feminista, que inclua novos sujeitos, territórios e experiências no currículo escolar de História.
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    As funcionalidades das imagens na sacristia pós-Concílio de Trento: os painéis São Francisco em Oração e Agonia de São Francisco de Mestre Ataíde
    (2024-03-12) Castro, Daniel Henrique Alves de; Visalli, Angelita Marques; Campos, Adalgisa Arantes; Martinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques
    Os painéis São Francisco em Oração e Agonia de São Francisco, localizados no forro da sacristia da Capela da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, em Mariana, são atribuídos a Manoel da Costa Ataíde (1762-1830). Este estudo busca compreender essas representações como documentos históricos que refletem o contexto religioso e histórico de Minas Gerais no final do século XVIII e início do XIX. Para tanto, concentramos nossa análise na funcionalidade das pinturas dentro do espaço da sacristia, identificando não apenas a função das representações visuais na sacristia, mas também ampliando a compreensão das múltiplas finalidades desse ambiente. Os painéis de Mestre Ataíde se destacam por sua representação de caráter sacrificial e contemplativo, temas que ecoam o espírito da Reforma Católica e a Ordem Terceira de São Francisco em Minas Gerais. Ao explorar o uso de representações visuais nas sacristias franciscanas de Minas, percebemos uma ênfase na figura de São Francisco de Assis, juntamente com elementos que evocam práticas penitenciais. É importante ressaltar que o espaço da sacristia era frequentado pelos membros da ordem, tornando o uso recorrente da imagem do santo não apenas uma expressão de devoção e influência penitencial, mas também um estabelecimento de conexão e pertencimento à família franciscana.
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    A Necrópole como lugar de memória: o crescimento urbano e as políticas públicas em torno do Cemitério Municipal Central e a preservação da história de Rolândia, Paraná (2011-2023)
    (2024-04-18) Tessaro, Danilo de Longhi; André, Richard Gonçalves; Soares, Marco Antônio Neves; Carneiro, Maristela
    O objetivo da dissertação é compreender como um cemitério pode ser utilizado para analisar a história de uma cidade ou região. Para isso, o recorte espaço-temporal utilizado é o Cemitério Municipal Central (São Pedro) do município de Rolândia, localizado na região Norte do Estado do Paraná, entre os anos de 2011 e 2023, período de maior ênfase da política de remoção de sepulturas consideradas abandonadas pela administração local. Como fonte utilizaremos os túmulos que fotografamos das quadras mais antigas do cemitério, que foram confeccionadas entre 1936, ano do primeiro sepultamento, até meados da década de 1980, período esse em que os túmulos foram construídos com maior número de adereços e continham diversos elementos simbólicos, estéticos, arquitetônicos, religiosos, étnicos e culturais. Para a consumação da pesquisa, recorremos ao levantamento historiográfico sobre o surgimento dos cemitérios seculares no século XIX e sua adoção no Brasil. Como aporte teórico, utilizamos os conceitos de monumento (Choay e Le Goff); memória (Pollak); patrimônio histórico (Funari, Pelegrini e Coelho); e de representação e apropriação (Chartier). Como metodologia, recorremos às propostas de Comunalle sobre formas de inventário de um cemitério. Serão apresentados os dados que obtivemos com o inventário realizado, onde falaremos um pouco sobre cada categoria que selecionamos durante a pesquisa. Ao final, serão propostos procedimentos para a conservação desses locais e de seus túmulos mais relevantes, esses que podem ser usados para pensarmos a história do município a partir de seu cemitério.
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    Didática reconstrutivista da história como proposta para a educação antirracista: a aula histórica como meio para o diálogo entre a perspectiva histórico-temporal de Reinhart Koselleck, a consciência histórica e o Adinkra Sankofa
    (2024-04-10) Silva, Ana Julia e; Alves, Ronaldo Cardoso; Ribeiro, Regina Maria de Oliveira; Cainelli, Marlene Rosa
    A pesquisa propõe uma abordagem teórico-metodológica focalizando a intersecção entre a teoria de Reinhart Koselleck e o Adinkra Sankofa, visando contribuir com práticas que incorporem a educação antirracista (Brito, 2021) e a Lei 10.639/03 no ensino de História no Brasil. Com fundamentação em marcos teóricos que dialogam com a História e Historiografia da África, História dos Conceitos e Ensino de História, o estudo abrange conceitos fundamentais como consciência histórica (Rüsen, 2001), Didática Reconstrutivista da História (Schmidt, 2020), espaço de experiência e horizonte de expectativa (Koselleck, 2006). A metodologia engloba revisões bibliográficas e historiográficas, análise de fontes imagéticas, Adinkra Sankofa, e aplicação prática por meio da Aula Histórica (Schmidt, 2020). A pesquisa visa contribuir para o preenchimento de lacunas na literatura acadêmica, explorando a relação teórica entre Koselleck e Jörn Rüsen no contexto do Ensino de História no Brasil, além da contextualização e historicização de Sankofa. Os objetivos abrangem desde a análise da fonte até a possível relação entre Sankofa e Koselleck, proporcionando contribuições que ampliam as fronteiras do conhecimento histórico e pedagógico. A estrutura da pesquisa, distribuída em capítulos, aborda a análise histórica dos conceitos, a contextualização da História da África e suas implicações historiográficas a partir da etnia ashanti e do Adinkra Sankofa, bem como a aplicabilidade da Aula Histórica como instrumento teórico-metodológico para avaliar a consciência histórica dos estudantes. A análise da consciência histórica dos estudantes do Ensino Médio que compuseram a amostra da pesquisa deu-se a partir do desenvolvimento de um conjunto de aulas baseadas num plano previamente elaborado, bem como em outros instrumentos de investigação que continham uma “Tempestade de Ideias” e um “Questionário” valendo-se da perspectiva da Didática Reconstrutivista da História (Schmidt, 2020). Dessa forma, a pesquisa visa, além de abranger diferentes perspectivas teóricas, promover efetivamente práticas pedagógicas inovadoras no Ensino de História, especialmente no contexto contemporâneo, contribuindo para uma educação antirracista e inclusiva.
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    Conexões Temporais: História e Arqueologia Indígena no Museu Histórico de Cambé 1985 - 2023
    (2024-04-19) Pavinato, Eduardo Roberto; Martinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques; Proença, Wander de Lara; Lima, Leilane Patricia de
    A análise da trajetória do Museu Histórico de Cambé revela a ocorrência de reposicionamento nos objetivos de trabalho da instituição que inicialmente, direcionou seus esforços para a investigação da história da reocupação da região por meio da Companhia de Terras Norte do Paraná, além de destacar o pioneirismo local. No entanto, ao longo das décadas, o Museu de Cambé ampliou sua linha de trabalho e começou a pesquisar arqueologia indígena, transformando-se em uma instituição regional dedicada à exposição de um vasto acervo arqueológico relacionado aos povos indígenas que habitaram a região norte do Paraná. Verifica-se assim uma mudança de paradigma que ampliou o escopo de atuação do museu, e também resultou na criação de conexões e redes sociais significativas, inserindo a instituição em um contexto mais amplo de diálogo e colaboração em múltiplos níveis, que vão desde o local até o nacional. A proposta fundamenta-se na utilização de diversos recursos, incluindo documentos, imagens e objetos do acervo do Museu de Cambé, bem como entrevistas e bibliografia especializada. Foi analisado também, o papel fundamental de três personagens chave que estiveram envolvidos com a arqueologia indígena no município de Cambé em diferentes momentos: João Sabaine, César Cortez e Claudia Parellada. A pesquisa vai demonstrar que esses indivíduos desempenharam papéis cruciais na transformação do museu e na promoção do estudo e valorização dos povos indígenas na região. Suas contribuições, juntamente com a adaptação estratégica da instituição, demonstram não apenas um compromisso com a preservação do patrimônio cultural, mas também um esforço contínuo para promover a conscientização e o entendimento das comunidades locais sobre a importância da história e da herança indígena.
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    Canção engajada, exílio e memória: a trajetória de Alfredo Zitarrosa
    (2024-03-20) Modenuti, Gabriel da Costa; Aguiar, Carolina Amaral de; Fiuza, Alexandre Felipe; Schmiedecke, Natália Ayo
    Essa dissertação tem como objetivo geral refletir sobre a trajetória do músico Alfredo Zitarrosa, inserido nos movimentos que, juntos, ficaram conhecidos como Nueva Canción Latinoamericana. Esses movimentos emergiram a partir dos anos 1960 e se estenderam durante o período das ditaduras e dos exílios latino-americanos, possuindo conexões inclusive com países europeus, como a Espanha. Com base nos deslocamentos do músico, que vivenciou a experiência do exílio a partir do golpe de Estado no Uruguai, ocorrido em 1973, o recorte geográfico dessa pesquisa perpassa diferentes espaços nacionais, como Uruguai, Argentina, Espanha e México. Para tanto, fizemos uso de variados tipos de fonte, entre elas as presentes na chamada mídia impressa (jornais, de modo geral), documentos produzidos pela repressão brasileira e a própria obra de Zitarrosa (seus álbuns e escritos), na tentativa de compreender essa dinâmica e, também, colaborar com os estudos do exílio latino-americano da segunda metade do século XX. O recorte temporal estabelecido vai de 1961 a 1989, período que compreende o início de sua carreira e vai até a sua morte. O trabalho se insere no campo da História Cultural e tem como fundamento metodológico os pressupostos da chamada História Transnacional, que colabora na compreensão das conexões entre países e indivíduos de diferentes nacionalidades. Como resultado, concluímos que Zitarrosa estabeleceu diferentes conexões com indivíduos exilados, de diversos países da região e que, juntos, atuaram ativamente para denunciar as violações realizadas pelas ditaduras, bem como para criação de um ambiente propício para sua volta. Além disso, pudemos inferir que, ao voltar para o Uruguai, Zitarrosa acabou por ser alçado a um papel de importante figura simbólica da luta contra a ditadura e contra o exílio, no contexto da transição democrática e depois.
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    O discurso anticomunista de base católica nas páginas da encíclica Quod Apotolici Muneris (1878)
    (2024-04-19) Souza, Luís Filipe Negrão de; Oliva, Alfredo dos Santos; Denipoti, Claudio Luiz; Menezes, Jonathan Michelson de
    Diante da persistência e da força de discursos anticomunistas na atual conjuntura brasileira, com destaque para aqueles provenientes de setores do catolicismo, esta dissertação tem como objetivo contribuir para a compreensão da maneira pela qual se deu a construção de um dos mais importantes pronunciamentos de condenação ao comunismo provenientes da alta hierarquia católica: a encíclica Quod Apostolici Muneris, publicada em 1878 e assinada pelo papa Leão XIII. Este documento apresenta como temática principal a rejeição explícita e enérgica ao comunismo, o qual é tomado como uma ameaça à autoridade, à família, à propriedade e ao edifício social como um todo. Para o encaminhamento da análise, as especificidades da atuação da Igreja Católica foram demarcadas à luz das contribuições de Romano (1979) e Berger (2018), as quais possibilitaram que o discurso anticomunista presente na fonte fosse enquadrado levando em conta as particularidades da linguagem, dos objetivos e das interpretações de mundo do catolicismo do final do século XIX. A base metodológica que sustentou a investigação pautou-se nas concepções de Michel Foucault em A ordem do discurso (2014). Assim, a partir da aplicação dos conjuntos “crítico” e “genealógico” propostos pelo autor francês, foi possível refletir acerca do discurso anticomunista presente na encíclica enquanto parte de uma “série discursiva”, e ainda como um texto sobre o qual exerceram sua força diferentes “mecanismos de rarefação” e “procedimentos de limitação”. Também foi essencial recorrer a uma bibliografia especializada para apresentar o contexto histórico em que se deu a publicação da Quod Apostolici Muneris. Tal conjuntura foi pensada a partir de determinadas temáticas cujas relações são estreitas com a construção desse discurso anticomunista proveniente da alta hierarquia católica. Nesse sentido, ganharam destaque o avanço do pluralismo, a situação dos poderes públicos, as desigualdades sociais e a pobreza, o fortalecimento do socialismo e do comunismo, bem como o próprio cenário que envolvia as estruturas da Igreja Católica ao longo do século XIX. A análise da fonte permitiu entender como, nas páginas da encíclica, eram qualificados e adjetivados os comunistas, quais eram os argumentos e referências utilizados para embasar o posicionamento anticomunista e também qual a função atribuída à Igreja no combate ao comunismo. Um dos mais importantes resultados do trabalho foi aprofundar a investigação da Quod Apostolici Muneris a partir de uma perspectiva que não tomou como referência apenas as preocupações propriamente materiais ou temporais da alta hierarquia católica, mas também, e especialmente, as especificidades da Igreja Católica enquanto instituição religiosa. Portanto, foi possível perceber que a condenação ao comunismo envolveu não apenas uma suposta incompatibilidade entre as ideias comunistas e a doutrina católica, mas também a percepção de que esse movimento colocava em xeque pilares importantes de um edifício social defendido pela Igreja e ameaçava as próprias legitimações provenientes do catolicismo para sustentar essa mesma construção. Nesse sentido, a condenação ao comunismo pode ser entendida como uma forma de garantir a manutenção de uma determinada estrutura social, à qual a força da própria Igreja estava intimamente relacionada.
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    A consciência histórica como caminho para a (re) significação do luto : um estudo do trabalho com o filme: “Viva: A vida é uma festa” nas aulas de história
    (2024-04-03) Gomes, Isabela Mesquita; Alves, Ronaldo Cardoso; Fiúza, Alexandre Felipe; Ramos, Márcia Elisa Teté
    Quando o pensamento histórico é formulado, organiza-se dentro de uma lógica narrativa de pensamento na qual consegue atribuir sentido aos eventos históricos. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo refletir acerca da possibilidade de os estudantes desenvolverem um sentido de orientação no tempo, considerando a finitude humana, além de contribuir para a construção de uma ressignificação do luto por intermédio do estudo histórico da festividade do Día de Muertos da cultura mexicana, utilizando a animação Viva: A vida é uma festa (EUA, 2017). Propõe-se, também, investigar como os estudantes compõem suas narrativas de sentido utilizando a fonte cinematográfica, além de estudar seus pensamentos a respeito da memória e do luto em suas experiências, demonstrando a relevância do Ensino de História para o debate da temática em crianças e adolescentes. Para isso, a investigação busca observar esse processo utilizando a metodologia de investigação da Aula-Oficina (2004), relacionando as experiências de perdas dos estudantes à abordagem mexicana do luto no Día de Muertos, por meio da compreensão da herança histórica mexica. Assim, a pesquisa visa contribuir com a construção de uma perspectiva nova e resiliente perante uma situação limite da vida, no caso o luto, individual e coletivo, utilizando da teoria da consciência histórica (Rüsen, 2001; Koselleck, 2006) como caminho para essa abordagem.
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    A arte sob a foice e o martelo: a representação do realismo socialista em Afterimage (2016) de Andrzej Wajda
    (2023-03-14) Fontes, Ana Paula Bertoncello; Aguiar, Carolina Amaral de; André, Richard Gonçalves; Fernandes, Fernando Seliprandy
    Afterimage (2016) é a última produção realizada pelo reconhecido diretor polonês Andrzej Wajda (1926-2016). Nesta ficção histórica, Wajda retoma os quatro últimos anos da vida do artista plástico polonês e vanguardista Wladyslaw Strzeminski. Este pintor resistiu à imposição do Realismo Socialista quando a Polônia estava sob domínio da União Soviética. Através de uma cinebiografia ou biopic, é narrado o período em que Strzeminski foi preso, e suas obras de arte censuradas, por lutar contra este projeto do Estado para as artes, promovendo ideias vanguardistas. A presente dissertação, que recorre às ferramentas da análise fílmica, considera a pertinência de se recuperar a memória do autoritarismo na Polônia para refletir sobre como esse passado é mobilizado num contexto crescente de movimentos nacionalistas de extrema direita, representados majoritariamente pelo partido Lei e Justiça (PiS). A hipótese desta pesquisa é a de que Wajda idealizou nesse filme um meio de abordar os problemas desses governos autoritários. Assim, objetiva-se compreender a narrativa sobre o passado, especificamente acerca do Realismo Socialista, proposta por Wajda. Entende-se que esta película traduz valores e problemas contemporâneos à sua produção, sendo Wajda uma testemunha daqueles anos de censura representados no filme. Revisitando esse passado, o diretor trouxe à tona algumas memórias pessoais, oferecendo considerações acerca do que acontece com a arte quando ela é tutelada pelas autoridades governamentais.
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    O jornal A Plebe e a luta pela construção de uma consciência anarquista de classe (1917-1924)
    (2023-10-31) Ferreira, Matheus Barrientos; Arias Neto, José Miguel; Sochodolak, Hélio; Souza, Silvia Cristina Martins de
    O trabalho visa analisar a formação, estruturação e consolidação do periódico anarquista do século XX, A Plebe, entre os anos de 1917 até 1924, dentro do contexto de apresentação de suas ideologias para a sociedade, arrematação de apoiadores pela causa e a formação de uma consciência social de classe, tendo surgido em meio ao caos vivido na cidade de São Paulo, no do ano de 1917, no contexto da Greve Geral. Utilizamos como base historiográfica, E.P. Thompson e Eric Hobsbawm, importantes historiadores que analisaram a formação da classe operária pelo mundo, em diferentes situações. O principal destaque da pesquisa concretiza-se na construção da interação entre o jornal, a classe trabalhadora e a denúncia, pelo periódico, da alienação e repressão propiciadas por grupos governantes e poderosos da cidade, caracterizando-se como base de sustentação de uma grande desigualdade social. A relação construída ao longo dos anos pelo meio midiático e o grupo operariado demonstra como ponto principal que o jornal realizou grandes batalhas para a criação e concretização do que chamamos de consciência social (classe). Por fim, analisamos o próprio papel do jornal na vida operária, suas falas, ações, lutas e causas, que modificaram o dia a dia da classe operária da cidade, principalmente na união proporcionada através de eventos e da educação sobre luta e causa.
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    Letras dos poetas esquecidos: a boemia literária na Belle Époque paulistana
    (2012-02-09) Leandro, Karen Cristina; Joanilho, André Luiz; Silveira, Célia Regina da; Fernandes, Frederico Augusto Garcia
    Mais que retomar a história da literatura no Brasil, este estudo pretende estabelecer as representações sociais da escrita e leitura no período do final do século XIX e início do XX, enfatizando a discussão sobre como esses autores foram classificados em grupos distintos: os que permaneceram imortalizados por suas obras, e os que “despontaram para o anonimato”, ou, “autores-poetas” que foram esquecidos e não entraram para os cânones literários. Utilizando a palavra “boêmia” aplicada ao que os manuais de crítica literária, brasileiros consideram como “subliteratura” ou literatura passadista, ou seja, que aparecem entre grandes períodos ou gerações poéticas, num momento de rotina literária, podendo ter maior ou menor duração dependendo do período que a antecede ou precede, pode-se propor uma discussão a respeito de como se “fabrica” um literato de prestígio, e quem é que decide o seu prestígio. Desta forma, desvendar de quem é o mérito por alguns autores despontarem para o anonimato é tão interessante quanto descobrir quem de fato foram esses boêmios, ou subliteratos. A análise de algumas teorias nos aproxima da relação do leitor com o texto, apontando marcas de distinção simbólicas.
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    Reticências teatrais à casaca brasileira: alguns esboços e contrapontos da historiografia do teatro no Brasil sobre o século XIX (1962-2012)
    (2023-12-19) Santos, Laiane Vieira dos; Souza, Silvia Cristina Martins de; Arias Neto, José Miguel; Zulian, Rosângela Wosiack
    Este estudo se dedica à analisar a história da historiografia do teatro no Brasil, especialmente a alguns trabalhos relativos às manifestações teatrais do século XIX. A pesquisa está centrada em três dos momentos construtivos deste campo do saber na universidade, as décadas de 1960-1970 com a crítica teatral, 1990 através de historiadores sociais e a partir dos anos 2000, dentre o leque de possibilidades e enfrentamentos que a noção de história global do teatro matiza. A dissertação registra como esta historiografia tem produzido momentos de inflexão nos estudos sobre o teatro oitocentista brasileiro em diálogo com as demandas dos contextos em que estão inseridas, contribuindo para desvelar conflitos e disputas e para consolidar e/ou questionar memórias e paradigmas.
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    A história do hipertexto na invenção do ciberespaço
    (2023-06-01) Venancio, Bruno Nielsen; Duran, Maria Renata da Cruz; Agenor, César; Touso, Rodrigo; Lima, Carollina de; Canela, Guilherme; Evangelista, Luciana de Fátima Marinho
    O trabalho que apresento tem como objetivo construir uma história do hipertexto na formação do ciberespaço. As coordenadas que permitem ao leitor se situar no universo virtual são dadas logo no primeiro capítulo, a partir da revisão literária e visual, senão cinematográfica, de uma contracultura emergente desde a segunda metade do século XX e mais acentuada no final do mesmo século. Distinguiu-se no panorama cibernético estadunidense do final do século XX um conceito central para o que seria a internet do século XXI: o conceito de hipertexto. Responsável por conferir complexidade e profundidade à tela plana, o hipertexto foi inventado pelo filósofo da informática Ted Nelson. À genealogia do conceito dedicam-se os capítulos 2 e 3, aonde também se pretendeu esmiuçar a importância dessa experiência narrativa para a história da cultura digital.
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    A queda pelos holofotes: uma análise comparativa das tendências jornalísticas sobre o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), através das revistas veja e carta capital (2011-2016)
    (2023-02-24) Vanzela, Larissa Morais; Arias Neto, José Miguel; Souza, Silvia Cristina Martins de; Dias, Natally Vieira
    O objetivo deste estudo foi compreender as formas de representação criadas pela imprensa de revista, acerca dos dois mandatos presidenciais exercidos por Dilma Rousseff, entre o período de 2011 a 2016. As fontes históricas adotadas foram as revistas de informação "Veja" e "Carta Capital", analisadas em uma abordagem comparativa. Como metodologia foi utilizada a Análise Temática de Conteúdo, que forneceu os instrumentos necessários para identificar que tipo de discurso foi publicado pelas revistas e em qual período cada temática esteve inserida (BARDIN, 2011). A análise dos órgãos de imprensa, especificamente, das revistas de informação interessa a pesquisa histórica, porque a produção desse material está diretamente relacionada ao poder. À medida que a imprensa desempenha sua função de mediadora da informação, ela assume uma posição ativa no social e disputa a construção de sentidos sobre os acontecimentos que pretende narrar. Sendo assim, é possível concebê-la enquanto um ator político (BORRAT, 1989; CAPELATO,1988,1991). Esse entendimento é concordante com o modelo teórico da história política, que visa compreender como o poder se manifesta em suas variadas formas e espaços (REMOND, 2003). O tema abordado também implicou um olhar da pesquisadora sobre o tempo presente, um período histórico em que as trajetórias dos eventos não estão completamente consolidadas, sendo permeadas pelo confronto de perspectivas que constituem a memória social. Diante do exposto, esta pesquisa se encontra estruturada a partir das seguintes temáticas analisadas: primeiramente foi pretendido identificar como foi criado o discurso sobre a presidente Dilma Rousseff, enquanto uma figura pública durante o início de seu mandato, entre os anos de 2011 e 2012. A seguir, a discussão esteve voltada para a construção do discurso sobre as manifestações de junho (2013) e a deflagração da operação Lava Jato (2014), episódios compreendidos como precipitadores de instabilidade no governo. Por último, foi examinada a construção do discurso sobre a crise político-econômica que conduziu ao processo de impeachment, durante o segundo mandato da presidente entre os anos de 2015 e 2016, um acontecimento responsável por interromper a série dos governos petistas.