02 - Mestrado - História Social
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Item O discurso anticomunista de base católica nas páginas da encíclica Quod Apotolici Muneris (1878)(2024-04-19) Souza, Luís Filipe Negrão de; Oliva, Alfredo dos Santos; Denipoti, Claudio Luiz; Menezes, Jonathan Michelson deDiante da persistência e da força de discursos anticomunistas na atual conjuntura brasileira, com destaque para aqueles provenientes de setores do catolicismo, esta dissertação tem como objetivo contribuir para a compreensão da maneira pela qual se deu a construção de um dos mais importantes pronunciamentos de condenação ao comunismo provenientes da alta hierarquia católica: a encíclica Quod Apostolici Muneris, publicada em 1878 e assinada pelo papa Leão XIII. Este documento apresenta como temática principal a rejeição explícita e enérgica ao comunismo, o qual é tomado como uma ameaça à autoridade, à família, à propriedade e ao edifício social como um todo. Para o encaminhamento da análise, as especificidades da atuação da Igreja Católica foram demarcadas à luz das contribuições de Romano (1979) e Berger (2018), as quais possibilitaram que o discurso anticomunista presente na fonte fosse enquadrado levando em conta as particularidades da linguagem, dos objetivos e das interpretações de mundo do catolicismo do final do século XIX. A base metodológica que sustentou a investigação pautou-se nas concepções de Michel Foucault em A ordem do discurso (2014). Assim, a partir da aplicação dos conjuntos “crítico” e “genealógico” propostos pelo autor francês, foi possível refletir acerca do discurso anticomunista presente na encíclica enquanto parte de uma “série discursiva”, e ainda como um texto sobre o qual exerceram sua força diferentes “mecanismos de rarefação” e “procedimentos de limitação”. Também foi essencial recorrer a uma bibliografia especializada para apresentar o contexto histórico em que se deu a publicação da Quod Apostolici Muneris. Tal conjuntura foi pensada a partir de determinadas temáticas cujas relações são estreitas com a construção desse discurso anticomunista proveniente da alta hierarquia católica. Nesse sentido, ganharam destaque o avanço do pluralismo, a situação dos poderes públicos, as desigualdades sociais e a pobreza, o fortalecimento do socialismo e do comunismo, bem como o próprio cenário que envolvia as estruturas da Igreja Católica ao longo do século XIX. A análise da fonte permitiu entender como, nas páginas da encíclica, eram qualificados e adjetivados os comunistas, quais eram os argumentos e referências utilizados para embasar o posicionamento anticomunista e também qual a função atribuída à Igreja no combate ao comunismo. Um dos mais importantes resultados do trabalho foi aprofundar a investigação da Quod Apostolici Muneris a partir de uma perspectiva que não tomou como referência apenas as preocupações propriamente materiais ou temporais da alta hierarquia católica, mas também, e especialmente, as especificidades da Igreja Católica enquanto instituição religiosa. Portanto, foi possível perceber que a condenação ao comunismo envolveu não apenas uma suposta incompatibilidade entre as ideias comunistas e a doutrina católica, mas também a percepção de que esse movimento colocava em xeque pilares importantes de um edifício social defendido pela Igreja e ameaçava as próprias legitimações provenientes do catolicismo para sustentar essa mesma construção. Nesse sentido, a condenação ao comunismo pode ser entendida como uma forma de garantir a manutenção de uma determinada estrutura social, à qual a força da própria Igreja estava intimamente relacionada.Item A consciência histórica como caminho para a (re) significação do luto : um estudo do trabalho com o filme: “Viva: A vida é uma festa” nas aulas de história(2024-04-03) Gomes, Isabela Mesquita; Alves, Ronaldo Cardoso; Fiúza, Alexandre Felipe; Ramos, Márcia Elisa TetéQuando o pensamento histórico é formulado, organiza-se dentro de uma lógica narrativa de pensamento na qual consegue atribuir sentido aos eventos históricos. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo refletir acerca da possibilidade de os estudantes desenvolverem um sentido de orientação no tempo, considerando a finitude humana, além de contribuir para a construção de uma ressignificação do luto por intermédio do estudo histórico da festividade do Día de Muertos da cultura mexicana, utilizando a animação Viva: A vida é uma festa (EUA, 2017). Propõe-se, também, investigar como os estudantes compõem suas narrativas de sentido utilizando a fonte cinematográfica, além de estudar seus pensamentos a respeito da memória e do luto em suas experiências, demonstrando a relevância do Ensino de História para o debate da temática em crianças e adolescentes. Para isso, a investigação busca observar esse processo utilizando a metodologia de investigação da Aula-Oficina (2004), relacionando as experiências de perdas dos estudantes à abordagem mexicana do luto no Día de Muertos, por meio da compreensão da herança histórica mexica. Assim, a pesquisa visa contribuir com a construção de uma perspectiva nova e resiliente perante uma situação limite da vida, no caso o luto, individual e coletivo, utilizando da teoria da consciência histórica (Rüsen, 2001; Koselleck, 2006) como caminho para essa abordagem.Item A arte sob a foice e o martelo: a representação do realismo socialista em Afterimage (2016) de Andrzej Wajda(2023-03-14) Fontes, Ana Paula Bertoncello; Aguiar, Carolina Amaral de; André, Richard Gonçalves; Fernandes, Fernando SeliprandyAfterimage (2016) é a última produção realizada pelo reconhecido diretor polonês Andrzej Wajda (1926-2016). Nesta ficção histórica, Wajda retoma os quatro últimos anos da vida do artista plástico polonês e vanguardista Wladyslaw Strzeminski. Este pintor resistiu à imposição do Realismo Socialista quando a Polônia estava sob domínio da União Soviética. Através de uma cinebiografia ou biopic, é narrado o período em que Strzeminski foi preso, e suas obras de arte censuradas, por lutar contra este projeto do Estado para as artes, promovendo ideias vanguardistas. A presente dissertação, que recorre às ferramentas da análise fílmica, considera a pertinência de se recuperar a memória do autoritarismo na Polônia para refletir sobre como esse passado é mobilizado num contexto crescente de movimentos nacionalistas de extrema direita, representados majoritariamente pelo partido Lei e Justiça (PiS). A hipótese desta pesquisa é a de que Wajda idealizou nesse filme um meio de abordar os problemas desses governos autoritários. Assim, objetiva-se compreender a narrativa sobre o passado, especificamente acerca do Realismo Socialista, proposta por Wajda. Entende-se que esta película traduz valores e problemas contemporâneos à sua produção, sendo Wajda uma testemunha daqueles anos de censura representados no filme. Revisitando esse passado, o diretor trouxe à tona algumas memórias pessoais, oferecendo considerações acerca do que acontece com a arte quando ela é tutelada pelas autoridades governamentais.Item O jornal A Plebe e a luta pela construção de uma consciência anarquista de classe (1917-1924)(2023-10-31) Ferreira, Matheus Barrientos; Arias Neto, José Miguel; Sochodolak, Hélio; Souza, Silvia Cristina Martins deO trabalho visa analisar a formação, estruturação e consolidação do periódico anarquista do século XX, A Plebe, entre os anos de 1917 até 1924, dentro do contexto de apresentação de suas ideologias para a sociedade, arrematação de apoiadores pela causa e a formação de uma consciência social de classe, tendo surgido em meio ao caos vivido na cidade de São Paulo, no do ano de 1917, no contexto da Greve Geral. Utilizamos como base historiográfica, E.P. Thompson e Eric Hobsbawm, importantes historiadores que analisaram a formação da classe operária pelo mundo, em diferentes situações. O principal destaque da pesquisa concretiza-se na construção da interação entre o jornal, a classe trabalhadora e a denúncia, pelo periódico, da alienação e repressão propiciadas por grupos governantes e poderosos da cidade, caracterizando-se como base de sustentação de uma grande desigualdade social. A relação construída ao longo dos anos pelo meio midiático e o grupo operariado demonstra como ponto principal que o jornal realizou grandes batalhas para a criação e concretização do que chamamos de consciência social (classe). Por fim, analisamos o próprio papel do jornal na vida operária, suas falas, ações, lutas e causas, que modificaram o dia a dia da classe operária da cidade, principalmente na união proporcionada através de eventos e da educação sobre luta e causa.Item Letras dos poetas esquecidos: a boemia literária na Belle Époque paulistana(2012-02-09) Leandro, Karen Cristina; Joanilho, André Luiz; Silveira, Célia Regina da; Fernandes, Frederico Augusto GarciaMais que retomar a história da literatura no Brasil, este estudo pretende estabelecer as representações sociais da escrita e leitura no período do final do século XIX e início do XX, enfatizando a discussão sobre como esses autores foram classificados em grupos distintos: os que permaneceram imortalizados por suas obras, e os que “despontaram para o anonimato”, ou, “autores-poetas” que foram esquecidos e não entraram para os cânones literários. Utilizando a palavra “boêmia” aplicada ao que os manuais de crítica literária, brasileiros consideram como “subliteratura” ou literatura passadista, ou seja, que aparecem entre grandes períodos ou gerações poéticas, num momento de rotina literária, podendo ter maior ou menor duração dependendo do período que a antecede ou precede, pode-se propor uma discussão a respeito de como se “fabrica” um literato de prestígio, e quem é que decide o seu prestígio. Desta forma, desvendar de quem é o mérito por alguns autores despontarem para o anonimato é tão interessante quanto descobrir quem de fato foram esses boêmios, ou subliteratos. A análise de algumas teorias nos aproxima da relação do leitor com o texto, apontando marcas de distinção simbólicas.Item Reticências teatrais à casaca brasileira: alguns esboços e contrapontos da historiografia do teatro no Brasil sobre o século XIX (1962-2012)(2023-12-19) Santos, Laiane Vieira dos; Souza, Silvia Cristina Martins de; Arias Neto, José Miguel; Zulian, Rosângela WosiackEste estudo se dedica à analisar a história da historiografia do teatro no Brasil, especialmente a alguns trabalhos relativos às manifestações teatrais do século XIX. A pesquisa está centrada em três dos momentos construtivos deste campo do saber na universidade, as décadas de 1960-1970 com a crítica teatral, 1990 através de historiadores sociais e a partir dos anos 2000, dentre o leque de possibilidades e enfrentamentos que a noção de história global do teatro matiza. A dissertação registra como esta historiografia tem produzido momentos de inflexão nos estudos sobre o teatro oitocentista brasileiro em diálogo com as demandas dos contextos em que estão inseridas, contribuindo para desvelar conflitos e disputas e para consolidar e/ou questionar memórias e paradigmas.Item A história do hipertexto na invenção do ciberespaço(2023-06-01) Venancio, Bruno Nielsen; Duran, Maria Renata da Cruz; Agenor, César; Touso, Rodrigo; Lima, Carollina de; Canela, Guilherme; Evangelista, Luciana de Fátima MarinhoO trabalho que apresento tem como objetivo construir uma história do hipertexto na formação do ciberespaço. As coordenadas que permitem ao leitor se situar no universo virtual são dadas logo no primeiro capítulo, a partir da revisão literária e visual, senão cinematográfica, de uma contracultura emergente desde a segunda metade do século XX e mais acentuada no final do mesmo século. Distinguiu-se no panorama cibernético estadunidense do final do século XX um conceito central para o que seria a internet do século XXI: o conceito de hipertexto. Responsável por conferir complexidade e profundidade à tela plana, o hipertexto foi inventado pelo filósofo da informática Ted Nelson. À genealogia do conceito dedicam-se os capítulos 2 e 3, aonde também se pretendeu esmiuçar a importância dessa experiência narrativa para a história da cultura digital.Item A queda pelos holofotes: uma análise comparativa das tendências jornalísticas sobre o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), através das revistas veja e carta capital (2011-2016)(2023-02-24) Vanzela, Larissa Morais; Arias Neto, José Miguel; Souza, Silvia Cristina Martins de; Dias, Natally VieiraO objetivo deste estudo foi compreender as formas de representação criadas pela imprensa de revista, acerca dos dois mandatos presidenciais exercidos por Dilma Rousseff, entre o período de 2011 a 2016. As fontes históricas adotadas foram as revistas de informação "Veja" e "Carta Capital", analisadas em uma abordagem comparativa. Como metodologia foi utilizada a Análise Temática de Conteúdo, que forneceu os instrumentos necessários para identificar que tipo de discurso foi publicado pelas revistas e em qual período cada temática esteve inserida (BARDIN, 2011). A análise dos órgãos de imprensa, especificamente, das revistas de informação interessa a pesquisa histórica, porque a produção desse material está diretamente relacionada ao poder. À medida que a imprensa desempenha sua função de mediadora da informação, ela assume uma posição ativa no social e disputa a construção de sentidos sobre os acontecimentos que pretende narrar. Sendo assim, é possível concebê-la enquanto um ator político (BORRAT, 1989; CAPELATO,1988,1991). Esse entendimento é concordante com o modelo teórico da história política, que visa compreender como o poder se manifesta em suas variadas formas e espaços (REMOND, 2003). O tema abordado também implicou um olhar da pesquisadora sobre o tempo presente, um período histórico em que as trajetórias dos eventos não estão completamente consolidadas, sendo permeadas pelo confronto de perspectivas que constituem a memória social. Diante do exposto, esta pesquisa se encontra estruturada a partir das seguintes temáticas analisadas: primeiramente foi pretendido identificar como foi criado o discurso sobre a presidente Dilma Rousseff, enquanto uma figura pública durante o início de seu mandato, entre os anos de 2011 e 2012. A seguir, a discussão esteve voltada para a construção do discurso sobre as manifestações de junho (2013) e a deflagração da operação Lava Jato (2014), episódios compreendidos como precipitadores de instabilidade no governo. Por último, foi examinada a construção do discurso sobre a crise político-econômica que conduziu ao processo de impeachment, durante o segundo mandato da presidente entre os anos de 2015 e 2016, um acontecimento responsável por interromper a série dos governos petistas.Item O belo sexo deseja votar: análise sobre a trajetória, atuação e relações da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (1922-1929)(2023-04-06) Silva, Izadora Carvalho da; Ferraz, Francisco César Alves; Martins, Ana Paula Vosne; Karawejczyk, MônicaEssa dissertação tem como propósito retomar e analisar a atuação da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF) durante o período que antecedeu a aprovação e oficialização do voto para mulheres em âmbito nacional no Brasil, dentro do recorte temporal que contempla o período conhecido na história como República Velha (1922-1929). Esta pesquisa reúne revisão bibliográfica sobre o tema e análise de dois tipos de fontes históricas, sendo elas trechos selecionados de atas das reuniões da diretoria da FBPF e dois discursos proferidos pela então presidente e fundadora do movimento, Bertha Lutz. Incorporando a metodologia estudo de caso, deseja-se com esta pesquisa identificar os principais elementos que compuseram a promissora trajetória do grupo, com ênfase na compreensão de suas principais características, planos de ação, dinâmica de organização e contradições correlacionadas a sua história.Item A apropriação do cristianismo no mangá: uma análise de Devilman (1972-1973) a partir das religiões no Japão(2023-04-11) Sato, Thiago Tomoaky dos Santos; André, Richard Gonçalves; Visalli, Angelita Marques; Luyten, Sônia Maria BibeEsta pesquisa tem como objeto as apropriações do cristianismo que autores realizam para criarem mangás, como são chamadas as histórias em quadrinhos japonesas. Para tal, do ponto de vista teórico, a análise é baseada no conceito de apropriação a partir das leituras de Michel de Certeau sobre a cultura, em especial de como os agentes históricos subvertem as estruturas estratégicas, tais como da religião, para criar algo ordinariamente novo. Os objetivos desta investigação são identificar como estas apropriações são feitas, quais os propósitos narrativos, estéticos e discursivos dos autores e como a religiosidade japonesa do pós-guerra influencia no desenvolvimento deste produto cultural. A fonte histórica escolhida foi o mangá Devilman, escrito e desenhado por Go Nagai entre os anos de 1972 e 1973, quadrinho no qual um adolescente se transforma em um herói meio-demônio, meio-humano e luta contra demônios. Também será feita uma análise da pluralidade religiosa japonesa contemporânea, assim como um panorama geral do papel do cristianismo na história japonesa. Da perspectiva metodológica, serão feitas reflexões sobre o uso do mangá como fonte histórica, demonstrando as principais características dessa linguagem, como as pesquisas em História trabalham com essa fonte e um levantamento da produção acadêmica sobre ela. Entre as discussões, é possível ressaltar que a cultura religiosa nipônica, que é pluralista e pouco dogmática, bem como as características próprias dos quadrinhos japoneses e contexto histórico-social influenciam os autores de mangá a referenciarem o cristianismo de forma particular. Eles apropriam-se de temas desta religião para abordar assuntos diversos a partir de uma perspectiva e linguagem japonesa e, principalmente, para criar um mundo novo. Para isso, recriam as religiões de acordo com as próprias intencionalidades.Item O campo e a cidade na animação Memórias de ontem: representações e apropriações no Japão dos anos 1980 e 1990(2023-08-24) Quintino, Rodrigo Galo; André, Richard Gonçalves; Aguiar, Carolina Amaral de; Ishiki, Michiko OkanoApós um período de crescimento, os anos 1990 marcaram uma estagnação econômica no Japão, o que potencializou duas formas de pensamento: os revisionistas, que idealizavam uma sociedade pré-contato estadunidense, e os reformistas, que buscavam o estabelecimento de medidas neoliberais no país. Mesmo aparentemente antagônicas, as duas formas de pensamento se retroalimentavam. O presente texto de qualificação tem como objetivo analisar a animação Memórias de Ontem, lançada em 1991 sob a direção de Isao Takahata, suas representações e inserção no contexto supracitado. Utiliza-se como metodologia a análise fílmica atrelando as propostas de Vanoye e Goliot-Lete, David Bordwell e Kristin Thompson, bem como o paradigma indiciário de Carlo Ginzburg. Como principais aportes teóricos, mobiliza-se os conceitos de apropriação, estratégias e táticas segundo Michel de Certeau. Como discussões, identificou-se que Memórias de Ontem se apropria de elementos defendidos por revisionistas, principalmente no que diz respeito à idealização do campo e da vida rural, para agir taticamente criticando o modelo neoliberal, sobretudo no que tange às relações de trabalho e às políticas ambientais.Item Uma análise dos discursos acerca do Brexit veiculados pelo jornal Folha de São Paulo(2023-05-10) Palladino, Marcos Vinícius Gehring; Arias Neto, José Miguel; Pereira, Matheus de Oliveira; Ferraz, Francisco Cesar AlvesO governo britânico empregou um referendo, em junho de 2016, indagando a sua população a respeito da permanência do Reino Unido na União Europeia. O termo Brexit, formado da abreviação de “British exit” (saída britânica), começou a ser utilizado comumente para manifestar tal processo. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva compreender a respeito dos discursos veiculados no jornal Folha de São Paulo, que versaram a respeito do movimento que marcaria o fim da união entre Reino Unido e União Europeia. Para isso, analisamos os discursos presentes nesse jornal, bem como os fatores considerados para construir as opiniões apresentadas. Pretendendo alcançar os objetivos propostos, utilizei a metodologia da análise textual discursiva, tendo como base o jornal Folha de São Paulo do ano de 2016.Item Não é somente sobre o passado: o conceito substantivo ditadura civil-militar (1964-1985) na abordagem de professores e no livro didático de história(2023-03-29) Martins, Juliana Aparecida Paulino; Cainelli, Marlene Rosa; Alves, Ronaldo Cardoso; Pina, Maria Cristina DantasO objetivo central deste trabalho foi analisar como professores de Apucarana-PR, apoiados no material didático, abordam em sala de aula o conceito substantivo Ditadura Civil-militar brasileira (1964-1985) no 9° ano do Ensino Fundamental. Essa pesquisa também observou apontamentos na perspectiva da Educação Histórica, foram analisados 12 questionários respondidos por professores de História, que atuam no município de Apucarana-PR, sede do Núcleo Regional de Ensino (NRE), que faz parte de uma rede de 32 núcleos educacionais constituindo a Secretária da Educação e Esporte, no Estado do Paraná. observamos a narrativa que os professores têm à disposição, o livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental, de Alfredo Boulos, História, Sociedade e Cidadania, 4ª edição. São Paulo FDT, 2018. Centralizamos o foco da pesquisa na análise do Capítulo 13, intitulado “Ditaduras na América Latina.” Essa ação justifica-se, porque esse livro é único para toda a rede pública estadual do Paraná com aprovação no Programa Nacional do livro didático de 2020. Também foram feitas observações referentes ao material da aula on-line 63, produzida para o ensino remoto no período de pandemia da COVID 19, que está relacionada com o conteúdo Ditadura Civil-militar (1964-1985). Esse é um estudo qualitativo com coleta de dados, embasado nos pressupostos da Grounded Theory (CHARMAZ, 2009). Buscamos a contribuição de autores que pesquisam sobre o ensino de História, entre eles destacamos Abud (1995), Cainelli e Schmidt (2009), bem como de autores que apresentam concepções sobre a historiografia da Ditadura Civil-militar (1964-1985) Valim, Avela e Bevernage (2021), Fico (2017) e Bauer e Nicolazzi (2016). Além disso, consideramos as contribuições de Bodo Von Borries (2016) para embasar o conteúdo Ditadura civil-militar (1964-1985) com o conceito de Burdening History. A pesquisa fundamenta-se em Rüsen (2014) e suas contribuições para entender o papel do professor de História na construção da narrativa e no trabalho com fontes históricas. É nesse contexto que se encaminha o sujeito para a sofisticação da consciência histórica, para a atribuição de sentido da ação de ensinar e aprender história. Verificamos que estruturas políticas contribuem para desestruturação de programas de formação continuada, e para sobrecarga burocrática de trabalho dos professores. Os professores reconhecem a importância de uma abordagem pautada pela diversidade e problematização das fontes, fazem uso do material didático, mas identificam as lacunas desse material.Item As novas direitas e o Movimento Brasil Livre (MBL): a versão do impeachment de Dilma Rousseff a partir do filme de propaganda política “Não vai ter golpe! O nascimento de uma sociedade livre”(2023-03-16) Joly, José Victor; Arias Neto, José Miguel; Szlachta Júnior, Arnaldo Martin; Rolim, Rival CarvalhoO presente estudo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de Mestrado em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que analisou o discurso do Movimento Brasil Livre (MBL) presente em seu filme de propaganda política “Não vai ter golpe! O nascimento de um Brasil Livre”. O MBL (sigla), entendido como uma fração da nova direita brasileira, ao criar sua própria versão do impeachment que culminou no golpe em 2016 contra a presidenta reeleita democraticamente Dilma Rousseff (PT), fabrica o movimento como um grupo de jovens que buscavam “salvar o país de todos os males causados pelos anos de governo petista”. Assim, o filme dissemina a ideia de que os problemas políticos, econômicos, éticos, morais e sociais que o Brasil enfrentava são de responsabilidade do Partido dos Trabalhadores e de suas gestões. Nesse sentido, busca-se, a partir de autores, como Flávio Henrique Calheiros Casimiro (2020), Camila Rocha (2021), entre outros, discutir os fenômenos das novas direitas no Brasil, e como o filme mencionado serve de instrumento de propaganda política a fim projetar o MBL como “salvadores da pátria” da nação brasileira.Item Tão pouca vida: Abu Ghraib (in)documentada 2003-2004(2023-01-20) Ferreira, Ana Caroline; Ferraz, Francisco César Alves; Traumann, Andrew Patrick; Rolim, Rivail CarvalhoEsta pesquisa tem como objetivo averiguar os meandros do estado de exceção, concomitante aos seus fluxos semânticos e sua norma jurídica, assim como os sintomas da violência imputados direito aos corpos dos detidos do presídio de Abu Ghraib, no Iraque, enquanto este era tutelado pelo governo dos Estados Unidos, assim como pela Autoridade Provisória de Coalização instaurado pelo mesmo Estado invasor durante a Guerra do Iraque de 2003; respectivamente de março de 2003 a junho de 2004. Concomitante a este objetivo, a presente pesquisa também visa averiguar se durante o estado de exceção no Iraque, quando torturar e assassinar detidos se tornou parte da norma de interrogatório e encarceramento, o presídio de Abu Ghraib perdeu esta característica clássica do que se entende como espaços de detenção e se transformou em algo que ainda nos escapa a definição. Para a realização da pesquisa, usa-se como fontes: um relatório interno do exército dos Estados Unidos, denominado de 15-6 Report of Abuse of Prisoners in Iraq, popularmente conhecido como “Relatório Taguba”, a Comissão do Senado sobre o Tratamento de Prisioneiros no Iraque de 11 de maio de 2004; artigos jornalísticos da Revista Mother Jones, assim como 16 autópsias e 31 prontuários médicos dos detidos do presídio em questão, colhidos no mesmo recorte temporal já citado. Esta pesquisa possui como base teórica e metodológica, os trabalhos do filósofo italiano Giorgio Agamben acerca do estado de exceção, da norma jurídica de exceção e do uso dos corpos destes seres humanos, cuja humanidade fora capturada por estas zonas de abandono do Estado. Da mesma forma, esta pesquisa também usufrui das contribuições do filósofo francês Michael Foucault, respectivamente seus estudos sobre os presídios modernos e a ordem do discurso.Item Estado de Sítio (1972) e os moinhos do adversário: uma análise histórica do filme de Costa-Gavras(2023-03-28) Chrominski, Diego; Aguiar, Carolina Amaral de; Ferreira, André Lopes; Kaminski, RosaneEsta dissertação se propõe a analisar o filme Estado de Sítio (1972) a partir de uma perspectiva histórica. Estado de Sítio é um longa-metragem de origem francesa que tem como temática principal o sequestro e a posterior execução de um funcionário da embaixada estadunidense no Uruguai por guerrilheiros de extrema-esquerda ligados ao Movimiento de Liberación Nacional – Tupamaros. O sequestro representado no filme dá conta de um evento real que ganhou os noticiários do mundo no ano de 1970. Lançado pouco mais de dois anos após o ocorrido, Estado de Sítio se configura como um potente objeto para que possamos compreender a representação da violência política do Cone Sul durante as décadas de 1960 e 1970 pelo cinema europeu desse período. Dirigido por Konstantin Costa-Gavras, realizador franco-grego conhecido pelos filmes de conteúdo político latente, Estado de Sítio aparece nessa dissertação como uma fonte para compreendermos melhor as alterações que vinham se fazendo perceber no campo político progressista tanto nas Américas como na Europa. Para atingir os objetivos de nossa dissertação, nos utilizamos de ferramentas de análise fílmica que levassem em conta a capacidade de o filme ser lido como uma fonte para conhecer o melhor o passado, conjugando seus códigos internos de funcionamento enquanto área da expressão artística com teorias no campo da História.Item Arte feminina? feminilidade nas obras das artistas na Divisão de Artes plásticas (DaP) – Londrina/PR, (2017 – 2019)(2023-04-06) Candido, Bianca Eugenia; Martinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques; Villa, Danillo Gimenes; DeNipoti, Cláudio LuizA dissertação objetivou explorar as diferenças de gênero na Arte e o entendimento sobre o que seria a arte feminina a partir de entrevistas, via e-mail, com participantes mulheres do evento Arte Londrina 6 e Arte Londrina 7 realizado pela Divisão de Artes Plásticas, Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina. Foram levadas em consideração as respostas dessas artistas junto à leitura de imagem de suas obras expostas no evento, tendo, então, as entrevistas, imagens das obras e os catálogos dos eventos Arte Londrina 6 e 7 como fonte historiográfica. Buscou-se entender as permanências, ou não, de comportamentos machistas e preconceituosos enraizados da História da Arte na atualidade e como esses estão ligados à suposta arte feminina.Item A redemocratização no cinema de Leon Hirszman: análise das adaptações de São Bernardo (1972) e Eles não Usam Black-tie (1981)(2023-07-03) Brunieri, João Vitor Moreno; Aguiar, Carolina Amaral de; Cardenuto Filho, Reinaldo; Fiuza, Alexandre FelipeEste trabalho tem como objetivo analisar os filmes S. Bernardo (1972) e Eles Não Usam Black-tie (1981), dirigidos por Leon Hirszman. Em ambos os casos, tratam-se de adaptações de obras já existentes, um romance literário e uma peça teatral. Os filmes foram produzidos durante a ditadura militar no Brasil, mas em momentos distintos do regime: um no auge da repressão e outro no início da redemocratização. Ao analisarmos as características semelhantes e as diferenças em ambos os filmes procuraremos compreender como cada um deles dialoga com seu tempo presente específico, através de mudanças no material original ou em escolhas estéticas. Procuraremos demostrar também como os filmes de Leon Hirszman podem ser interpretados em diferentes contextos e como eles se encaixam na trajetória do cinema brasileiro. Tentaremos enxergar nos respectivos filmes representações da ditadura em momentos distintos e também os discutir em diálogo com as obras que os inspiraram. Em S. Bernardo, o roteiro é bem fiel ao livro e as representações da ditadura são mais alegóricas, enquanto em Eles Não Usam Black-tie as referências ao autoritarismo são mais explícitas e o roteiro faz uma série de modificações em relação à peça. Este trabalho tenta entender esse processo de adaptação das obras e de que maneira elas dialogam com a história do próprio país.Item As vestimentas religiosas católicas no Museu Histórico de Londrina(2023-01-30) Antunes, Daniele Caroline; Visalli, Angelita Marques; Martinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques; Andrade, Rita Moraes deA presente pesquisa teve como objetivo estudar o vestuário litúrgico, acervado no Museu Histórico de Londrina — MHL, como cultura material e objeto museológico, a partir do referencial de que se trata de uma vestimenta confeccionada para o uso em celebrações litúrgicas, constituída de sentidos e simbologias, que, como qualquer outra veste, após a sua serventia, é lhe atribuído um novo destino, o desuso, nesse caso, a objeto museológico, tornando-se objeto ressignificado, ou seja, documento. Atualmente são fontes que apresentam carência de pesquisa e informações históricos-sociais dentro do museu, assim, o principal objetivo foi realizar um estudo em torno dos trajes católicos, trazendo reflexões e conhecimentos dessas fontes como elemento cultural, social e de memória londrinense, com base em estudos de historiadores, antropólogos e historiadores da moda como: Igor Kopytoff, Daniel Miller, Daniel Roche, Lou Taylor, Geertz, Turner, Chartier, Jules Prown, Bourdieu, Appadurai, Barthes e Meneses. A partir desse panorama, realizou-se uma história das vestes litúrgicas, a qual foi associada com os modelos presentes do MHL, promovendo-se análises históricas e sociais dos objetos em si, de suas características e funções, de seus usos e representações, das simbolizações e das significações de seus paramentos em uso, além de de como essa eficácia simbólica permanece e se propaga dentro das estruturas sociais do catolicismo, a fim de traçar a história e as simbologias dessas vestes, do início do processo de confecção até a ““musealização”” das peças, com a elaboração de fichas técnicas de cada peça. Sobre as vestes, pôde-se constatar que o acervo contém trajes, adornos e acessórios de clérigos católicos usados em missas e em cerimônias na cidade de Londrina referentes às décadas de 50, 60, 70 e 80, marcando a transição entre os períodos do Concílio do Vaticano I, o rito Tridentino e o Concílio do Vaticano II. Totalizam aproximadamente 120 itens, sendo esses 40 trajes, como: sotaina, dalmáticas, sobrepeliz, capa de asperge e casulas. Após os anos de uso, eles foram doados pela Arquidiocese de Londrina, especificamente em um trabalho com o Padre Weiss, a fim de os preservar como parte do acervo do Museu Histórico de Londrina. Tal qual um objeto documental de um museu, carregam a sua importância material como fonte de informações sobre passado, pessoas e contextos, capazes de trazer reflexões sobre símbolos, crenças, modos e estilos de vida de determinado espaço-tempo.Item Valsa com Bashir: um estudo das representações sobre Sabra e Chatila(2022-06-24) Matsushima, José Adauto; Arias Neto, José Miguel; Silva, Silvia Cristina Martins de Souza e; Cordeiro, Isabel CristinaEsta pesquisa tem como objetivo analisar o filme Valsa com Bashir (2008), de Ari Folman, focalizando as representações do massacre de Sabra e Chatila, considerado um crime de genocídio, envolvendo palestinos, libaneses e israelenses, ocorrido em 1982, no sul do Líbano. Para a construção desta análise fílmica, articulamos a metodologia de Manuela Penafria (1999), para quem a obra é um resultado de relações e constrangimentos, no contexto de suas produções e realizações do seu meio social, cultural, político, econômico, estético e tecnológico, e mobilizamos o conceito de documentário, revisitado nas considerações teóricas de Bill Nicols, Fernão Ramos, Guy Gauthier e outros. Para tecermos considerações sobre o Sionismo, que é o nacionalismo do século XIX usando o discurso histórico para se autolegitimar, recorremos aos escritos de Edward Said (2007, 2012), Judith Butler (2017), Hannah Arendt (1999, 2012), Illan Pappé (2016), dentre outros; para pensarmos o massacre nos campos de Sabra e Chatila e a violência praticada contra as vítimas, buscamos os relatos de Robert Fisk (2007) e Amnon Kapeliok (1993). Ao fim, constatamos que as representações de Sabra e Chatila, no filme Valsa com Bashir (2008), demonstram a compreensão de um fato histórico pela memória dos seus personagens e pelos recursos de animação, ao passo que as imagens produzem e reforçam um resgate da história.