02 - Mestrado - História Social
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Item Lentes ao horizonte: as representações de progresso em Guaraci-PR por Manoel Vieira de Lima(2023-03-27) Silva, Gustavo do Nascimento; Aguiar, Carolina Amaral de; Costa, Eduardo Augusto; Ivano, RogérioNesta dissertação temos como objetivo explorar as temáticas de identidade e memória a partir do uso da fotografia, tendo como foco o município de Guaraci-PR, com base no trabalho do fotógrafo Manoel Vieira de Lima. O fotógrafo foi responsável por registrar a evolução do município através de suas fotografias, capturando imagens estruturais como construções e pontes, que trataremos no primeiro capítulo desta produção, bem como cenas do cotidiano, como lojas e o cinema da cidade, analisadas no segundo capítulo. Além disso, suas fotografias incluíam retratos de famílias e indivíduos, que constituem importantes registros da história social e cultural de Guaraci, questão que verificaremos no terceiro capítulo. Com o referêncial teórico voltado para a análise de fotografias desde a História Social, tendo como cerne a análise teórica referente à memória, iremos analisar como essas representações fotograficas contribuem para a construção de um ideal de progresso e da memória coletiva do município, explorando o papel da imagem fotográfica como documento histórico e como forma de expressão artística. Além disso, buscaremos, como o auxílio da história oral, visualizar o trabalho do fotógrafo no imaginário local, entendendo a representatividade do indivíduo e por qual motivo a sua função se funde ao entendimento de evolução da localidade.Item Religiosidade e natureza : imigrantes ucranianos e a transformação do meio ambiente (1890-1915)Damasceno, Darlan; Arruda, Gilmar [Orientador]; André, Richard Gonçalves; Klug, JoãoResumo: A presente pesquisa tem por objetivo apontar como a religiosidade dos imigrantes ucranianos atuou no processo de ressignificação e transformação do meio ambiente, através de suas práticas e representações no imaginário deste grupo social, entre os anos 189 e 1915, na região centro-sul do Estado do Paraná Para isso, utilizamos, como fontes, relatos dos imigrantes que se estabeleceram nos núcleos coloniais localizados nos atuais municípios de Mallet, Prudentópolis e Antonio Olinto Esses relatos apresentam narrativas da chegada às colônias e como estes imigrantes atuaram frente a uma natureza desconhecida por eles Procura-se demonstrar que a percepção do mundo natural está ligada também a fatores culturais, os quais atuam no imaginário e nas representações sociais que os indivíduos têm de si e do ambiente à sua volta As fontes indicam que a religiosidade dos imigrantes atuou no processo de (re)construção da realidade social nas colônias, ou seja, o modo de vida dos indivíduos foi estruturado através de esquemas de percepção inscritos em suas ações Aliados a esse processo, os modos de perceber, ressignificar e transformar o mundo natural foram, inicialmente, condicionados por essa relação Da perspectiva epistemológica, compreendemos que o ambiente não pode ser disassociado da esfera cultural Assim, a análise, nesta pesquisa, busca ferramentas nas abordagens tanto da História Cultural quanto da História Ambiental, buscando um diálogo entre as duas vertentesItem A canção como mediação nos livros didáticos de história na coleção História e Vida Integrada de Nelson e Claudino Piletti (1991a 2007)Xavier, Érica da Silva; Cunha, Maria de Fátima da [Orientador]; Cerri, Luís Fernando; Molina, Ana HeloísaResumo: Neste trabalho buscamos compreender como os livros didáticos de história, mais precisamente os da coleção História e vida Integrada propõem a canção dentro de seus conteúdos no período de 1991 a 27 Objetivamos investigar se os livros didáticos desta coleção caracterizam a canção enquanto fonte histórica possibilitando a mediação entre as fontes e o conhecimento Pois, entendemos que esta discussão é essencial uma vez que esta coleção sempre teve grande aceitação por parte dos professores durante o período investigado Consideramos que o docente se vale de várias ferramentas mediadoras que o auxiliam nesse processo, entre elas a canção e o próprio livro didático, uma vez que não podemos limitar a ação do professor apenas baseadas no manual Porém, o livro didático enquanto artefato mediador entre o professor e as fontes históricas não deve caracterizar estas de forma simplificada, transformando- as em uma mera ilustração de conteúdo ou reflexo da realidade As fontes devem assumir um papel fundamental de significação na estrutura cognitiva do aluno: demonstrar as representações que determinados grupos forjaram sobre a sociedade em que viviam como pensavam ou sentiam, como se estabeleceram no tempo e no espaço; como servir para que o aluno seja capaz de fazer diferenciações, abstrações que o permitam fazer a leitura das distintas temporalidades as quais estamos submetidos e foi com estas preocupações que fizemos nossa investigaçãoItem Entre "matas frondosas" e um "rio perigoso" : representações de viajantes sobre a conquista do médio Paranapanema (1878-1906)Silva, Paulo Renato da; Arruda, Gilmar [Orientador]; Corrêa, Dora Shellard; Arias Neto, José MiguelResumo: Em um contexto de crescimento econômico da província de São Paulo, a partir de meados do século XIX, suas elites político-econômicas lideraram transformações políticas e nas relações de trabalho, acentuadas na década de 188, e passaram a propagar a “modernização” da sociedade brasileira Nas últimas décadas do século, cerca de metade do território paulista era representada como “desocupada” ou “desconhecida”, coincidindo com a constante demanda pela abertura de novas fazendas cafeeiras Nesse sentido, novas capacidades técnicas, cientificas e consensos políticos dos grupos que detinham o poder serviram para criar instituições e financiar agentes com funções de reconhecer esses territórios, apontar suas potencialidades econômicas e traçar os melhores planos para transformar o meio ambiente em “progresso” Ao se analisar relatos de técnicos encarregados de explorar uma das frentes de interiorização populacional, as margens paulistas do vale do rio Paranapanema, percebe-se que os caminhos convergiam até a porção média do vale, e as últimas povoações ali estabelecidas a oeste permaneceram, durante décadas, como um limite civilizacional dos “brancos” Nesse período, viajantes encarregados de explorar essa área representavam a sua constituição ambiental como uma das mais ricas do Brasil; ao mesmo tempo, defendiam que essa somente se tornaria riqueza econômica se transformada pelos elementos da técnica moderna No entanto, as dificuldades para descer o rio, penetrar nas matas a partir do médio Paranapanema e os povos indígenas anteriormente estabelecidos, significavam dificuldades para a efetiva conquista do vale do rio Paranapanema A partir dessa problemática, será pesquisada a representação social sobre um meio ambiente rico e hostil, que precisava ser controlado e integrado economicamente pelos elementos da técnica moderna Para isso, serão analisados relatos de viajantes que visitaram o médio Paranapanema entre em 1877, quando iniciaram-se planos para estender linhas férreas até a povoação de Salto Grande, e 195, quando desencadeou-se a integração econômica dessa áreaItem Hannah Arent : entre a história e a políticaAlmeida, Márcia Raquel Branco de; Alves, Paulo [Orientador]; Silva, Cesar Mucio; Almeida, Jozimar Paes deResumo: Esta Dissertação objetiva discutir a relação existente entre a História e a Política em Hannah Arendt Filósofa e pensadora política, foi uma intérprete de seu tempo, viveu um momento histórico, em que forças presentes nessa sociedade se contrapunham A característica marcante em Hannah Arendt, deriva de uma trajetória intelectual engajada e militante, no sentido de uma reflexão sobre determinadas causas e pertinência da política e da história no processo de constituição dos eixos temáticos de sua produção Está em questão a política e a história nos processos da realidade objetiva e que perpassa ao longo de seu percurso como mulher, pensadora política e filosofa militante Estudar Hannah Arendt implica abarcar a ação e o pensamento de uma mulher num tempo em que o gênero feminino era pouco reconhecido em termos de intervenção, numa conjuntura internacional marcada por uma perseguição sem tréguas aos judeusItem Parque Municipal Arthur Thomas em Londrina - PR : conflitos políticos e sociambientais em um território de diversidade (1975-2009)Ballarotti, Carlos Roberto; Almeida, Jozimar Paes de [Orientador]; Bellini, Luzia Marta; Paula, Zueleide Casagrande deResumo: O objeto de estudo deste trabalho é a constituição histórica e natural do Parque Municipal Arthur Thomas, localizado na região sul da cidade de Londrina no Paraná Considerado pela legislação brasileira como uma Unidade de Conservação Ambiental, o parque apresenta vários aspectos que foram pesquisados, tais como a sua história, a legislação referente à sua criação e também os conflitos e relações existentes no local que expressam um conjunto de forças político-sociais em tensão que gestam este espaço Desta forma, procuramos entender as relações dos indivíduos com a natureza dentro de um centro urbano Para tal tarefa, demonstramos a dinâmica de expansão da cidade de Londrina e a necessidade da preservação de suas áreas verdes, simbolizadas aqui por um parque urbano A metodologia proposta para este trabalho compreende a ação humana como criadora e transformadora do ambiente e podemos entendê-la por intermédio de um levantamento e análise da documentação do parque, além da participação da comunidade do seu entorno por meio de questionários Privilegiamos nesta análise as várias formas de apropriação e as dificuldades enfrentadas por uma pequena área verde localizada dentro dos limites de um centro urbano, sendo que a pressão exercida pela cidade afeta direta e indiretamente a diversidade que sobrevive dentro do parque e também influi no cotidiano da população limítrofeItem O uso da imagem no ensino médio : uma avaliação sobre essa contribuição para a aprendizagem dos conteúdos em históriaMoimaz, Érica Ramos; Molina, Ana Heloísa [Orientador]; Fonseca, Thais Nivia de Lima e; Alegro, Regina CéliaResumo: A partir da década de 198, houve um repensar do ensino de História, sendo proposto o uso de diferentes linguagens culturais em sala de aula Nessa mesma época, a imagem passou a ser utilizada com maior frequência como evidência em relação ao passado Situamos nosso objeto de estudo neste contexto, considerando a importância dos objetos mediadores para a construção do conhecimento histórico Propomos uma reflexão sobre o uso adequado de imagens, em especial a pintura histórica, como documento e fonte histórica escolar, como objeto mediador para a aprendizagem dos conteúdos em História A leitura das pinturas permite a construção do conhecimento histórico O primeiro contato com a obra, a identificação do tema, a reflexão sobre os elementos apresentados, ou melhor, a consciência do que se vê, a interpretação do fato apresentado na obra e sua contextualização são operações fundamentais as quais possibilitam, concomitantemente, a leitura e compreensão da obra e a construção do conhecimento Observamos os resultados positivos referentes ao uso da pintura histórica em sala de aula quando realizamos uma investigação com alunos do Ensino Médio Esses alunos estudaram o tema “descobrimento do Brasil” por meio das pinturas históricas “Descoberta do Brasil” (1922) e “Índios a bordo da nau capitânia” (c 19) de Oscar Pereira da Silva, “Primeira Missa” (1861) de Victor Meirelles e “Elevação da Cruz” (1879) de Pedro Peres A pintura estabelece uma narrativa Ao produzirem mapas conceituais, os alunos construíram uma narrativa em torno do tema estudado, organizando as informações e os conceitos históricos e demonstrando compreender a história narrada nas pinturas, relacionando-a com as informações dispostas em outros textos, bem como dialogando com seus conhecimentos préviosItem Do lixão ao aterro : uma história socioambiental de Guarapuava/PR (1971-2011)Cunha, Vladson Paterneze; Almeida, Jozimar Paes de [Orientador]; Dantes, Maria Amélia Mascarenhas; Paula, Zueleide Casagrande deResumo: Partindo do pressuposto de que é possível historicizar o lixo e as relações sociais das quais resulta, demonstrando assim suas inter-relações com outros temas sociais, ambientais, políticos e econômicos nas sociedades capitalistas, procuramos compreender como foram formadas as políticas públicas ambientais relativas aos resíduos sólidos urbanos na cidade de Guarapuava, interior do estado do Paraná, entre os anos de 1971 e 211 Utilizamos como fonte histórica os planos de gerenciamento de resíduos, leis, debates legislativos em atas, relatórios da administração municipal e jornais locais demonstrando de que forma o lixo se tornou um problema social, político e ambiental exigindo por parte dos representantes do Estado soluções adequadas Empregando um referencial teórico-metodológico baseado no materialismo histórico, demonstramos que o problema do lixo se agrava na sociedade capitalista devido ao aumento da produção e do consumo que desconsidera os efeitos negativos de tais práticas para a natureza e para a sociedade Assim, as soluções para os problemas relacionados ao lixo no meio urbano são vistashegemonicamente porum aspecto técnico-econômico, segundo o qual todos os problemas são passíveis de serem resolvidos, bastando no caso do lixo, melhorar os sistemas de reciclagem ou implantar um aterro sanitário, opção esta adotada em GuarapuavaItem A construção imagética da virgem entronizada : Maria das iluminuras de Reims e Cambrai no final do século XI e começo do século XIIGodoi, Pamela Wanessa; Visalli, Angelita Marques [Orientador]; Pereira, Maria Cristina Correia Leandro; André, Richard GonçalvesResumo: No final do século XI e início do século XII, duas importantes obras foram feitas para as Abadias de Reims e Cambrai; nos textos sobre a Virgem, em livros litúrgicos, iniciais foram iluminadas figurando Maria entronizada Três miniaturas desses códices foram analisadas por nós, como imagem-objeto, as relações entre as suas funcionalidades e sua materialidade foram apresentadas na comparação com outras miniaturas da obra que as continham Quando cotejadas entre si nos abriram caminho para compreender como essa temática figurou nos manuscritos litúrgicos medievais Sem se distanciar da identificação de imago, as miniaturas foram localizadas no universo da devoção mariana, e apresentadas junto as várias outras possibilidades encontradas no período, nesse tipo de suporte Fazendo parte de um momento de possibilidades, notamos como as miniaturas da Virgem entronizadas, nas obras de Reims e Cambrai, localizam os diversos elementos possíveis em um tipo mariano ainda em construçãoItem Os paradidáticos no ensino de história : as ideias e as experiências em sala de aula de professores de história da educação básica em LondrinaThomson, Ana Beatriz Accorsi; Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]; Ramos, Márcia Elisa Teté; Alves, Ronaldo CardosoResumo: O objetivo deste trabalho foi pesquisar o uso de paradidáticos no ensino de história pelos professores da educação básica Para isso, pretendeu-se verificar como esses profissionais se relacionam e entendem tais materiais compreendendo, de forma mais específica, como os livros paradidáticos estão presentes no processo de ensino de história, articulados ao cotidiano escolar Nesse sentido, nos apropriamos das propostas teórico-metodológicas do campo da Educação Histórica (BARCA, 211), cujas investigações têm priorizado analisar e compreender as diversas práticas em sala de aula, inclusive como os materiais didáticos e paradidáticos se articulam ao processo de aprendizagem (CAINELLI; SCHMIDT, 212) Dessa forma, desenvolvemos como instrumento de pesquisa um estudo exploratório para analisar as narrativas dos professores de história a respeito dos livros paradidáticos Quais são as vantagens desses materiais? Quais são suas limitações? Desenvolvemos nessa investigação uma análise acerca das narrativas dos professores sobre essas e outras questões envolvendo os paradidáticos, com vistas a perceber se eles podem ser considerados uma alternativa a um ensino de história significativo, preocupado com questões de alteridade, representando assim um incentivo à formação do aluno-leitor Ao longo da análise, verificamos que os professores compreendem esses materiais de formas variadas: como uma possibilidade de se trabalhar aspectos lúdicos, como abordagens que tragam à tona elementos relacionados a contextos históricos e até mesmo como fontes históricasItem A representação visual da mulher na imprensa comunista brasileira : 1945/1957Torres, Juliana Dela; Gawryszewski, Alberto [Orientador]; Martins, Ismênia de Lima; Paula, Zueleide Casagrande deResumo: A imprensa comunista brasileira, com a legalidade do Partido Comunista do Brasil em 1945, passou a contar com vários jornais, revistas, romances, panfletos entre outras formas impressas Essa imprensa utilizou diferentes recursos imagéticos, alguns dos quais são o objeto deste trabalho: ilustrações, gravuras, caricaturas, charges e histórias em quadrinhos Sendo assim, percebemos que as imagens, assim como os textos, são interessantes meios de evidência histórica, pois em suas representações apontam pistas, sinais, indícios de um determinado período, sociedade e imaginário de um grupo Naquele momento, a preocupação de grande parte dos artistas brasileiros estava voltada para a figura humana em diferentes cenas do cotidiano e temas sociais, como a vida urbana, o trabalho, o drama da guerra, em movimentos Diante da ênfase dos militantes e simpatizantes para o “realismo” e “arte para o povo”, muitos artistas encontraram no ideário do partido o espaço para seus trabalhos A imprensa partidária seguia os pressupostos leninistas de educar para elevar o nível de consciência política, organizar o povo e propagar a linha ideológica A constante presença das mulheres nas imagens mostra a sua importância para os projetos do PCB Tendo como objetivo analisar a representação destas nas artes visuais dos periódicos comunistas, verificamos que era a mulher comum, real, que aparecia em suas páginas: aquela que sofria com os problemas sociais, a trabalhadora fora e no espaço do lar e, ao mesmo tempo, politicamente engajada (segurando faixas, placas e bandeiras no movimento) Observamos também algumas mulheres representadas como heroína e modelo para as demaisItem Navegando pelo passado : as redes sociais e os problemas da historiografia na era digitalRodrigues, Bruna Carolina Marino; Duran, Maria Renata da Cruz [Orientador]; Ramos, Márcia Elisa Teté; Silveira, Sérgio Amadeu daResumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar as transformações que estão se processando no campo da História com o impacto da “virada digital” na primeira metade do século XXI Contudo, o relacionamento entre História e tecnologia não nos remente apenas ao tempo presente e às transformações da cultura digital no ofício dos historiadores, mas também está articulada as mudanças de paradigma que estão se processando na cultura ocidental Por isso, apresentamos um debate teórico sobre o conceito de tecnologia como um problema histórico no campo das ciências humanas Assim, guiados pelas reflexões desses teóricos, veremos como questões relacionadas as práticas sociais no trabalho, nas sociabilidades, na cultura de massas ao entretenimento e na transmissão e recepção do conhecimento na sociedade foram ressignificadas a partir das tecnologias digitais e do advento da internet Por sua vez, como constatamos, a História foi impactada pela “virada digital” e a tecnologia não será vista somente como ferramenta de pesquisa, mas como categoria analítica que modifica o conhecimento e produz a cultura digital transformando a História e a sociedade Dessa forma, discorremos sobre as modificações que as mídias e redes sociais estão provocando na cultura contemporânea, a fim de compreender como essas transformações se projetam nos modos de emissão e recepção da História através da internet na web e na configuração de novas práticas sociais Com isso, analisaremos como o ofício dos historiadores foi impactado a partir do caso da rede social criada no âmbito da internet brasileira intitulada Café História (28-217), que atualmente transformou-se em um Portal de divulgação da História e não se encontra mais online, estando disponível apenas através de um arquivo da web, intitulado The Internet Archive (1996) De todo modo, essa pesquisa só foi possível pelo arquivo da web, The Internet Archive (1996), que recuperou e preservou o passado digital da rede social pela interferência de agentes não humanos na produção da evidência histórica Consoante, foi necessário empreender uma discussão que demonstrasse como a tecnologia ou social machines têm interferido nas relações dos historiadores digitais e de suas fontes digitais Sendo assim, investigaremos as novas práticas sociais que surgiram da cultura digital e que foram materializadas na rede social Café História (28-217) por historiadores e pelo público não especialista Nesta análise buscamos compreender como essas novas práticas transformaram a produção e divulgação do conhecimento histórico na cultura contemporânea, criando novas sociabilidades e práticas de pesquisa digitais no contexto brasileiroItem Para além do feminismo e da submissão ao mercado : outras histórias sobre a participação da mulher no funk erótico (1999-2015)Coutinho, Reginaldo Aparecido; Souza, Silvia Cristina Martins de [Orientador]; Andrade Junior, Lourival; Arias Neto, José MiguelResumo: O trabalho apresenta uma história do surgimento do funk no Rio de Janeiro e seu desenvolvimento até o ano 2, passando pelas tensões sócio políticas que atravessaram esse movimento durante o período retratado Em um segundo momento, nos concentramos na década de 2, para evidenciar a presença feminina no funk, no qual se verifica que poucas mulheres são MCs e raríssimas empresárias, atuando num espaço majoritariamente masculino O que se percebe é que as funkeiras foram nele introduzindo novos elementos tais como um certo padrão estético na forma de se vestir, nas performances realizadas nos palcos e na presença marcante da sensualidade e do erotismo nas letras das músicas por elas compostas e interpretadas Buscamos entender a inserção da mulher no movimento funk e para tal, utilizamos as letras de alguns funks, entrevistas e artigos referentes a estas funkeiras, pois este é um terreno repleto de tensões e ambivalências, e como as mulheres nele transitam e demarcam um espaço para si, que não se explicam apenas pela separação entre adeptas do feminismo ou submissas às forças do mercado musical, como alguns trabalhos têm abordadoItem Desigualdades sociais (de gênero/sexo, raça e classe) no filme " Domésticas" : um estudo sobre explicações históricas com jovens estudantes de ensino médioPereira, Angélica Aparecida Reis; Souza, Éder Cristiano de [Orientador]; Cainelli, Marlene Rosa; Germinari, GeysoResumo: Esta pesquisa objetiva elucidar as potencialidades do uso da narrativa fílmica “Domésticas” para trabalhar a questão das desigualdades sociais de raça, gênero/sexo e classe no ensino de História A proposta se ancora em conceitos da Educação Histórica (SCHMIDT & URBAN, 215) e da Didática da História (ALVES, 213), principalmente literacia histórica (LEE, 26), consciência histórica (RÜSEN, 21) e cultura histórica (RÜSEN, 215) Os sujeitos da pesquisa são jovens estudantes do Ensino Médio de uma escola pública situada na periferia da cidade de São Paulo Entende-se que, geralmente, o emprego como trabalhadora doméstica exemplifica as imbricações das desigualdades sociais (SAFFIOTI, 24), por ser historicamente desvalorizado e exercido em sua maioria mulheres negras O filme, ao abordar o tema, traz elementos que contribuem para refletir acerca dessas desigualdades em aulas de História Entende-se que os conteúdos das produções cinematográficas agregam e dão densidade às ideias históricas que circulam socialmente por estarem atreladas à cultura histórica, mediante a mobilização da consciência histórica (SOUZA, 214) Partiu-se da concepção de situação problema como forma de introdução ao tema, conforme proposto por Bitterncourt (28), e foram utilizamos questionários semiestruturados com o intuito de identificar as percepções dos jovens acerca das desigualdades e verificar quais conceitos substantivos da disciplina de História utilizam para explicar tal fenômeno Tendo como referencial metodológico a Grounded Theory (THOMSON & CAINELLI, 22), sob influência do trabalho de Isabel Barca sobre os marcos da consciência histórica de jovens portugueses (BARCA, 27, p 119), o estudo principal foi organizado em três momentos: (1) explicação da proposta da pesquisa, contextualização do filme e entrega do primeiro questionário, (2) exibição do filme, (3) entrega do segundo questionário A partir da análise dos questionários, foi possível observar como os jovens empreendem definições das desigualdades sociais de gênero/sexo, raça e classe, as nuances temporais que estabeleceram, o uso dos conceitos substantivos da disciplina de História, compreensões acerca de permanências e rupturas e possibilidades de orientações a partir dessa experiência de aprendizagem histórica Como resultados do estudo, destacamos que os jovens de modo geral empreendem definições das desigualdades sociais de gênero/sexo, raça e classe como: mais ou menos oportunidades no mercado de trabalho, mais ou menos direitos, formas de tratamentos interpessoais, preconceito e discriminação Em um primeiro momento, a clivagem entre gênero/sexo, raça e classe não foi mencionada pelos jovens, no entanto ao centralizarmos as desigualdades, utilizando o exemplo da categoria dos trabalhadores domésticos no Brasil, esses elementos foram percebidos e comentados pelos participantes, que realizaram em maior ou menor medida imbricações cujo as questões de gênero, raça e classe fossem articuladas No que se refere as nuances temporais, elas se estabeleceram de modo substancial nas respostas dos jovens, por meio de termos como: antigamente, época antiga, tempos antigos etc O uso dos conceitos substantivos da disciplina de História foi significativo, a maioria dos jovens relacionou as desigualdades sociais e o trabalho doméstico no Brasil a escravidão, todavia utilizaram o conceito como se fosse autoexplicativo (CARVALHO, 221), ou seja não denotaram compreensões sólidas acerca dos processo relacionados a permanência ou rupturas ao longo do tempo As interpretações dos jovens acerca das desigualdades sociais centraram-se em experiência individuais e as possibilidades de orientações para o futuro denotaram ‘duas perspectivas principais referentes a ação histórica (SEIXAS, 212) de que a mudança é passível apenas por “Grandes Homens” e por meio de “Ações individuaisItem "Assembléia de Deus avante vai!?" : transformações e tensões na construção da identidade da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil (1911-1980)Paula, Wesley Américo Bergamin Granado de; Oliva, Alfredo dos Santos [Orientador]; Campos, Leonildo Silveira; Selvatici, MonicaResumo: Esta pesquisa analisa o processo de construção identitária da Assembléia de Deus no Brasil e os discursos empregados durante o mesmo, que colaboraram significativamente para o desenvolvimento da que seria, na década de 195, a maior igreja evangélica do Brasil Contudo, quando analisamos a identidade de uma denominação religiosa nos deparamos com as transformações, tensões e mutações dentro do processo de desenvolvimento do movimento assembleiano no Brasil Os elementos transformadores e mutantes se desenvolvem a partir do conflito, característico do campo religioso, e nos conflitos é que se apresentam as táticas e estratégias de poder, alimentados pelas técnicas disciplinares e pastorais Desse modo, utilizamos a analítica do poder empreendida por Michel Foucault em seus cursos no Collège de France na década de 197 Assim, a identidade assembleiana se constrói permeada de conflitos, dissidências e tensões, passando da ênfase na pregação do batismo no Espírito Santo para o desenvolvimento do movimento como instituição religiosa É justamente nesse ambiente que a denominação assembleiana se reinventa, se ressignifica e se ramifica, gerando inúmeras Assembléias de Deus pelos confins do BrasilItem A gênese da nação brasileira na iconografia do século XIXSilva, Verediana Carolina da; Joanilho, André Luiz [Orientador]; Pereira, Magnus Roberto de Mello; Souza, Sílvia Cristina Martins deResumo: O objetivo desta pesquisa é compreender uma gênese da ideia de nação brasileira através da iconografia do século XIX, produzida no período de 1838 até 1893 As imagens a serem analisadas: Engenho da cachoeira Corte de cana-de-açúcar de Hércule Florence, Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles, O Grito do Ipiranga de Pedro Américo e Evangelho das Selvas de Benedito Calixto, bem como relatos de viagens, enquanto texto-imagem, o surgimento do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB), da Academia Imperial de Belas Artes (AIBA), e o papel da elite intelectual ligada ao IHGB no contexto da gênese da nação Delimitando seu território, demonstrando sua organização, sua genealogia, informando acontecimentos nas diferentes regiões do Brasil na busca de uma homogeneidade da promissora nação brasileira, estimulando os mais profundos sentimentos em prol dessa unidade nacionalItem Edição clandestina : a tradução anônima d'A filosofia na alcovaOliveira, Hilton Tonussi de; Silveira, Célia Regina da [Orientador]; DeNipoti, Cláudio Luiz; Giannattasio, GabrielResumo: O presente trabalho tem como principal objeto de estudo a ‘edição privada e fora do comércio’ d’A filosofia na alcova, do Marquês de Sade O livro em questão, cujos responsáveis por sua produção abstiveram do mérito da autoria, apresentou dificuldades para a realização de uma pesquisa em História pela condição anônima de sua produção e a escassez de dados a respeito do ano e local de sua publicação Este estudo teve como intuito investigar o livro, para além do conteúdo do texto, estabelecendo conexões com a ortografia empregada, as técnicas de editoração e os materiais que foram utilizados para a confecção dos exemplares analisados, bem como as especificidades do contexto editorial brasileiro Em vista disso, dividimos nossa investigação em dois eixos principais No primeiro atentamo-nos, sobretudo, aos indícios extraídos dos próprios exemplares que possibilitaram elaborar uma hipótese de em qual período a obra foi impressa e estimar o panorama geral das condições de sua produção Enquanto no segundo eixo ressaltamos certas características das circunstâncias em que se encontravam as editoras brasileiras durante a década de 197, bem como os vestígios do livro – paratexto, alterações significativas no texto sadeano e as ideias expressas pelo marquês em seu manual à libertinagem – que nos permitiram traçar as possíveis relações entre os responsáveis pela produção do livro, a obra de Sade e o contexto histórico em que se insere a edição clandestinaItem Londres dos limpadores de chaminés : literatura e experiência histórica nos poemas London e The Chimney Sweeper de William Blake (1789-1794)Duarte, Flavia Maris Gil; Souza, Silvia Cristina Martins de [Orientador]; Duarte, Geni Rosa; Arias Neto, José MiguelResumo: Este trabalho pretende analisar algumas das transformações sociais ocorridas na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII a partir do poema London e dos poemas homônimos The Chimney Sweeper presentes na obra Songs of Innocence and of Experience do poeta e gravador William Blake, autor inserido no movimento romântico inglês Sua obra foi marcada, como um todo, pelo pensamento místico culminando na criação de uma cosmogonia capaz de explicar, segundo o autor, a condição humana No pensamento Blakeano personagens e situações fictícias muitas vezes referenciam e se misturam à nomes e situações reais, sendo um indicativo de que a condição humana que tenta demonstrar seria a da sociedade inglesa na transição entre os séculos XVIII e XIX: que integrava o processo de industrialização, o crescente deslocamento da razão como centro do pensamento e ouvia os ecos da revolução francesa Songs of Innocence and of Experience contém os fundamentos do pensamento desenvolvido ao longo das obras posteriores de William Blake, expressa as transformações sociais por ele vivenciadas num universo onde política, religião e arte se entrelaçam na construção de uma interpretação peculiar da formação da sociedade industrial modernaItem Cada pessoa decide o tipo de cidadão que vai ser : o conceito de cidadania em narrativas de alunos vestibulandos (Londrina-2015)Paviani, Bruno; Cunha, Maria de Fátima da [Orientador]; Costa, Maria Paula; Ramos, Márcia Elisa TetéResumo: Este trabalho se propõe a fazer uma reflexão sobre qual(is) ideia(s) os alunos vestibulandos de dois cursinhos privados de Londrina-PR, possuem sobre o que é cidadania, através de narrativas Para tanto, fazemos uma análise sobre o conceito moderno de cidadania, e também elencamos outros trabalhos acadêmicos que tratam do mesmo tema, em especial na área de ensino de história Partindo da hipótese de permanência dos conceitos de cidadania do período da Ditadura Militar nas concepções dos alunos de nossa pesquisa, fazemos uma comparação das proposições de dois livros de Educação Moral e Cívica do período, e suas ideias de cidadania E, ao longo da pesquisa, notamos certos aspectos coincidentes com o que desejava o regime militar e as narrativas destes alunos Como este tema está relacionado a questões cadentes para o momento em que vivemos, como: liberdade, opressão, violência entre outras, vimos como necessário tratar das mesmas nas narrativas dos alunos, em especial aquelas ligadas ao período do regime militar Para nossas análises, utilizamos alguns conceitos do campo da chamada Educação Histórica, em especial da Teoria Fundamentada, ou Grounded Theory, que ancora as várias metodologias usadas como, por exemplo, as aulas-oficinas com o intuito de verificar se os alunos possuíam uma empatia histórica e se compreendiam o conceito de cidadania em dois momentos históricos distintos (ditadura militar e tempo presente), percebendo diferenças e semelhanças Ao final, podemos afirmar que não temos uma resposta a tantas questões, percebidas ao longo da pesquisa Mas, talvez uma possibilidade seja continuar a procurar um ensino pautado na descoberta e no vínculo estreito entre teoria e prática, deixando de lado o aspecto “livresco” e reforçando o trabalho cada vez mais assíduo com as fontes históricas, e com pesquisa em arquivos Em síntese, consideramos que a nossa experiência, como também aluno do curso de história da UEL, nos faz pensar o quanto temos que aprender a ensinar de uma forma também diferenteItem Em busca da liberdade : Cipriano Barata e a construção da ideia de nação no Brasil (1823-1831)Manini, Luiz Carlos Ferraz; Arias Neto, José Miguel [Orientador]; Ferreira, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz; Souza, Silvia Cristina Martins deResumo: O presente trabalho busca apresentar a construção da ideia de nação no discurso do jornalista baiano Cipriano Barata Parte-se da premissa que, no início do século XIX, ao construir sua independência, o Brasil não edificou de imediato a sua concepção de nação Esta noção foi trabalhada em meio a um turbulento processo no qual a imprensa desenvolveu papel fundamental, ao trazer para o público as discussões políticas antes restritas ao âmbito privado Desta maneira, em meio à construção da opinião pública, a nação foi formulada, discutida, as ideias para sua conformação foram contestadas ou apoiadas, em especial pelos jornalistas Cipriano Barata se insere neste contexto em idade já avançada, mas com com ideias plenamente amadurecidas que trazem à tona uma concepção cívica da nação, apoiada por outros jornalistas também de caráter liberal, mas combatido por adversários que viam na concentração de poderes a chave para a organização e funcionamento do país