02 - Mestrado - História Social
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - História Social por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 247
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Os jogos de interpretação de personagens e suas perspectivas no ensino de história(2011-05-02) Francisco, Ricardo Jeferson Da Silva; Alegro, Regina Célia; Jorge, Marcos; Molina, Ana HeloísaÉ consenso na educação a necessidade de incentivar a leitura, interpretação e escrita em sala de aula. Nesse sentido, a narratividade e a imaginação são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos, não só em História, mas também em outras práticas educativas e ciências. Este trabalho propõe uma estratégia de ensino que privilegia o uso de narrativas históricas e incorpora o RPG (Role Playing Game - Jogo de Interpretação de Personagem) como parte dessa abordagem. O objetivo da pesquisa é delimitar as características e o histórico do RPG como produto cultural e brinquedo, refletindo sobre seu uso no ensino de conceitos históricos. Destaca-se a importância da narrativa ficcional e histórica inerentes ao homem, além do estímulo à narratividade e escrita em História, com base em conceitos de consciência histórica e atribuição de sentido ao passado por meio da narrativa, debatidos por Rüsen e outros autores como Vygotsky, Ausubel e Polanyi. Por fim, apresenta-se a aplicação prática da estratégia e seus fundamentos e procedimentos para uma maior eficácia do RPG em m sala de aula como uma estratégia de ensino, tendo em vista uma perspectiva do uso da imaginação no ensino.Item Letras dos poetas esquecidos: a boemia literária na Belle Époque paulistana(2012-02-09) Leandro, Karen Cristina; Joanilho, André Luiz; Silveira, Célia Regina da; Fernandes, Frederico Augusto GarciaMais que retomar a história da literatura no Brasil, este estudo pretende estabelecer as representações sociais da escrita e leitura no período do final do século XIX e início do XX, enfatizando a discussão sobre como esses autores foram classificados em grupos distintos: os que permaneceram imortalizados por suas obras, e os que “despontaram para o anonimato”, ou, “autores-poetas” que foram esquecidos e não entraram para os cânones literários. Utilizando a palavra “boêmia” aplicada ao que os manuais de crítica literária, brasileiros consideram como “subliteratura” ou literatura passadista, ou seja, que aparecem entre grandes períodos ou gerações poéticas, num momento de rotina literária, podendo ter maior ou menor duração dependendo do período que a antecede ou precede, pode-se propor uma discussão a respeito de como se “fabrica” um literato de prestígio, e quem é que decide o seu prestígio. Desta forma, desvendar de quem é o mérito por alguns autores despontarem para o anonimato é tão interessante quanto descobrir quem de fato foram esses boêmios, ou subliteratos. A análise de algumas teorias nos aproxima da relação do leitor com o texto, apontando marcas de distinção simbólicas.Item Apropriações do budismo em Mind Breaths (1972-1977) de Allen Ginsberg(2022-04-27) Maia, Olívia Ricetto de Oliveira Barros; André, Richard Gonçalves; Silva, Marta Dantas da; Selvatici, MonicaO objetivo deste trabalho é compreender as apropriações do Budismo na obra do poeta Allen Ginsberg, tendo como periodização 1972 até 1977. Como fonte primária, são utilizados três poemas presentes na obra Mind Breaths, baseando-se metodologicamente nas proposições de Antonio Candido Mello e Souza acerca das relações entre literatura e sociedade, bem como outros autores. No tocante à fundamentação teórica, é usado o conceito de apropriação segundo Michel de Certeau e Roger Chartier. No decorrer da dissertação, considera-se o contexto histórico em que o autor viveu, marcado pela contracultura e pelo autoritarismo do Macartismo, as características da geração beat e a forma com que o Budismo foi apropriado e representado nos poemas. A partir da fonte em questão, é possível compreender o movimento que o autor construiu em seus trabalhos, deslocando-se do Budismo Zen para o repertório do Budismo Tibetano, mobilizando as ideias da geração beat como forma de resistência política.Item Valsa com Bashir: um estudo das representações sobre Sabra e Chatila(2022-06-24) Matsushima, José Adauto; Arias Neto, José Miguel; Silva, Silvia Cristina Martins de Souza e; Cordeiro, Isabel CristinaEsta pesquisa tem como objetivo analisar o filme Valsa com Bashir (2008), de Ari Folman, focalizando as representações do massacre de Sabra e Chatila, considerado um crime de genocídio, envolvendo palestinos, libaneses e israelenses, ocorrido em 1982, no sul do Líbano. Para a construção desta análise fílmica, articulamos a metodologia de Manuela Penafria (1999), para quem a obra é um resultado de relações e constrangimentos, no contexto de suas produções e realizações do seu meio social, cultural, político, econômico, estético e tecnológico, e mobilizamos o conceito de documentário, revisitado nas considerações teóricas de Bill Nicols, Fernão Ramos, Guy Gauthier e outros. Para tecermos considerações sobre o Sionismo, que é o nacionalismo do século XIX usando o discurso histórico para se autolegitimar, recorremos aos escritos de Edward Said (2007, 2012), Judith Butler (2017), Hannah Arendt (1999, 2012), Illan Pappé (2016), dentre outros; para pensarmos o massacre nos campos de Sabra e Chatila e a violência praticada contra as vítimas, buscamos os relatos de Robert Fisk (2007) e Amnon Kapeliok (1993). Ao fim, constatamos que as representações de Sabra e Chatila, no filme Valsa com Bashir (2008), demonstram a compreensão de um fato histórico pela memória dos seus personagens e pelos recursos de animação, ao passo que as imagens produzem e reforçam um resgate da história.Item As representações de humor n'O Riso: semanário artístico e humorístico. (1911-1912)(2022-11-29) Jesus, Jessica Caroline Taveiras Almirão de; Souza, Silvia Cristina Martins de; Arias Neto, José Miguel; Costa, Maria PaulaA dissertação tem como objetivo analisar o jornal O Riso: semanário artístico e humorístico, impresso na cidade do Rio de Janeiro nos anos de 1911 e 1912. Para tanto, os fundamentos teóricos-metodológicos utilizados foram o conceito de representação proposto por Roger Chartier, além de outros autores que contribuíram para a discussão, como Robert Darnton. O trabalho buscou compreender como esse semanário estava inserido no cenário carioca, nas primeiras décadas da Primeira República, a quem eram destinadas as publicações, quais suas principais temáticas e abordagens e qual categoria de humor foi nele explorada. Por meio da fonte, que foram oitenta números publicados do semanário, tivemos acesso aos indícios e representações sobre sexualidade, costumes e sobre a política vigente nesse período.Item Livros didáticos regionais: o patrimônio imaterial como evidência histórica(2022-12-15) Freire, Maria Luiza Queiroz; Alves, Ronaldo Cardoso; Cainelli, Marlene Rosa; Pinto, Maria Helena Mendes Nabais FariaA presente pesquisa trabalhou com livros didáticos regionais aprovados pelo Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), em 2016 - último ano com seleção regional – referentes aos anos iniciais do fundamental I, as questões dos patrimônios imateriais brasileiros. O estudo, referenciado na Educação Histórica, refletiu sobre como os livros didáticos de cada região possibilitam a utilização dos patrimônios imateriais enquanto evidência histórica. A investigação qualitativa, baseada nos métodos da Análise de Conteúdo de Bardin (1977), buscou desvelar os conteúdos relacionados aos patrimônios imateriais, por meio de um levantamento acerca da quantidade de patrimônios imateriais que cada livro didático regional apresenta com o objetivo de compará-los a fim de compreender como articulam o ensino patrimonial. Nesse sentido, os questionamentos que movem a investigação são: de que forma é apresentada a relação entre a identidade regional e a identidade nacional em livros didáticos regionais que trabalhem com patrimônios imateriais? Como cada material didático regional elabora o ensino patrimonial a partir da imaterialidade? Como os manuais didáticos apresentam a evidência histórica a partir dos patrimônios imateriais? A dissertação está dividida em três eixos centrais, historicização dos patrimônios imateriais e dos livros didáticos regionais, aspectos teóricos e análise qualitativa, a qual está dividida em duas partes, sendo que a primeira abordou como os livros didáticos regionais se apropriaram dos documentos oficiais de salvaguarda para a construção de seu material, e a segunda analisou os conteúdos que utilizaram os patrimônios imateriais na perspectiva da aprendizagem histórica visando compreender os tipos de evidência histórica que os materiais didáticos podem ajudar a desenvolver. Através dessa investigação foi possível concluir que os livros didáticos regionais, na maioria das vezes, não possuem preocupação em desenvolver um pensamento histórico elaborado a partir das evidências, visto que o tipo de evidência histórica que mais se apresenta está calcado na compreensão da História como cópia do passado e como informação (ASHBY, 2003), tampouco trabalha com profundidade a educação patrimonial, demonstrando, portanto, que os manuais estudados se mantêm na superficialidade no que concerne a favorecer o Ensino de História por meio do patrimônio imaterial.Item Tão pouca vida: Abu Ghraib (in)documentada 2003-2004(2023-01-20) Ferreira, Ana Caroline; Ferraz, Francisco César Alves; Traumann, Andrew Patrick; Rolim, Rivail CarvalhoEsta pesquisa tem como objetivo averiguar os meandros do estado de exceção, concomitante aos seus fluxos semânticos e sua norma jurídica, assim como os sintomas da violência imputados direito aos corpos dos detidos do presídio de Abu Ghraib, no Iraque, enquanto este era tutelado pelo governo dos Estados Unidos, assim como pela Autoridade Provisória de Coalização instaurado pelo mesmo Estado invasor durante a Guerra do Iraque de 2003; respectivamente de março de 2003 a junho de 2004. Concomitante a este objetivo, a presente pesquisa também visa averiguar se durante o estado de exceção no Iraque, quando torturar e assassinar detidos se tornou parte da norma de interrogatório e encarceramento, o presídio de Abu Ghraib perdeu esta característica clássica do que se entende como espaços de detenção e se transformou em algo que ainda nos escapa a definição. Para a realização da pesquisa, usa-se como fontes: um relatório interno do exército dos Estados Unidos, denominado de 15-6 Report of Abuse of Prisoners in Iraq, popularmente conhecido como “Relatório Taguba”, a Comissão do Senado sobre o Tratamento de Prisioneiros no Iraque de 11 de maio de 2004; artigos jornalísticos da Revista Mother Jones, assim como 16 autópsias e 31 prontuários médicos dos detidos do presídio em questão, colhidos no mesmo recorte temporal já citado. Esta pesquisa possui como base teórica e metodológica, os trabalhos do filósofo italiano Giorgio Agamben acerca do estado de exceção, da norma jurídica de exceção e do uso dos corpos destes seres humanos, cuja humanidade fora capturada por estas zonas de abandono do Estado. Da mesma forma, esta pesquisa também usufrui das contribuições do filósofo francês Michael Foucault, respectivamente seus estudos sobre os presídios modernos e a ordem do discurso.Item As vestimentas religiosas católicas no Museu Histórico de Londrina(2023-01-30) Antunes, Daniele Caroline; Visalli, Angelita Marques; Martinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques; Andrade, Rita Moraes deA presente pesquisa teve como objetivo estudar o vestuário litúrgico, acervado no Museu Histórico de Londrina — MHL, como cultura material e objeto museológico, a partir do referencial de que se trata de uma vestimenta confeccionada para o uso em celebrações litúrgicas, constituída de sentidos e simbologias, que, como qualquer outra veste, após a sua serventia, é lhe atribuído um novo destino, o desuso, nesse caso, a objeto museológico, tornando-se objeto ressignificado, ou seja, documento. Atualmente são fontes que apresentam carência de pesquisa e informações históricos-sociais dentro do museu, assim, o principal objetivo foi realizar um estudo em torno dos trajes católicos, trazendo reflexões e conhecimentos dessas fontes como elemento cultural, social e de memória londrinense, com base em estudos de historiadores, antropólogos e historiadores da moda como: Igor Kopytoff, Daniel Miller, Daniel Roche, Lou Taylor, Geertz, Turner, Chartier, Jules Prown, Bourdieu, Appadurai, Barthes e Meneses. A partir desse panorama, realizou-se uma história das vestes litúrgicas, a qual foi associada com os modelos presentes do MHL, promovendo-se análises históricas e sociais dos objetos em si, de suas características e funções, de seus usos e representações, das simbolizações e das significações de seus paramentos em uso, além de de como essa eficácia simbólica permanece e se propaga dentro das estruturas sociais do catolicismo, a fim de traçar a história e as simbologias dessas vestes, do início do processo de confecção até a ““musealização”” das peças, com a elaboração de fichas técnicas de cada peça. Sobre as vestes, pôde-se constatar que o acervo contém trajes, adornos e acessórios de clérigos católicos usados em missas e em cerimônias na cidade de Londrina referentes às décadas de 50, 60, 70 e 80, marcando a transição entre os períodos do Concílio do Vaticano I, o rito Tridentino e o Concílio do Vaticano II. Totalizam aproximadamente 120 itens, sendo esses 40 trajes, como: sotaina, dalmáticas, sobrepeliz, capa de asperge e casulas. Após os anos de uso, eles foram doados pela Arquidiocese de Londrina, especificamente em um trabalho com o Padre Weiss, a fim de os preservar como parte do acervo do Museu Histórico de Londrina. Tal qual um objeto documental de um museu, carregam a sua importância material como fonte de informações sobre passado, pessoas e contextos, capazes de trazer reflexões sobre símbolos, crenças, modos e estilos de vida de determinado espaço-tempo.Item A queda pelos holofotes: uma análise comparativa das tendências jornalísticas sobre o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), através das revistas veja e carta capital (2011-2016)(2023-02-24) Vanzela, Larissa Morais; Arias Neto, José Miguel; Souza, Silvia Cristina Martins de; Dias, Natally VieiraO objetivo deste estudo foi compreender as formas de representação criadas pela imprensa de revista, acerca dos dois mandatos presidenciais exercidos por Dilma Rousseff, entre o período de 2011 a 2016. As fontes históricas adotadas foram as revistas de informação "Veja" e "Carta Capital", analisadas em uma abordagem comparativa. Como metodologia foi utilizada a Análise Temática de Conteúdo, que forneceu os instrumentos necessários para identificar que tipo de discurso foi publicado pelas revistas e em qual período cada temática esteve inserida (BARDIN, 2011). A análise dos órgãos de imprensa, especificamente, das revistas de informação interessa a pesquisa histórica, porque a produção desse material está diretamente relacionada ao poder. À medida que a imprensa desempenha sua função de mediadora da informação, ela assume uma posição ativa no social e disputa a construção de sentidos sobre os acontecimentos que pretende narrar. Sendo assim, é possível concebê-la enquanto um ator político (BORRAT, 1989; CAPELATO,1988,1991). Esse entendimento é concordante com o modelo teórico da história política, que visa compreender como o poder se manifesta em suas variadas formas e espaços (REMOND, 2003). O tema abordado também implicou um olhar da pesquisadora sobre o tempo presente, um período histórico em que as trajetórias dos eventos não estão completamente consolidadas, sendo permeadas pelo confronto de perspectivas que constituem a memória social. Diante do exposto, esta pesquisa se encontra estruturada a partir das seguintes temáticas analisadas: primeiramente foi pretendido identificar como foi criado o discurso sobre a presidente Dilma Rousseff, enquanto uma figura pública durante o início de seu mandato, entre os anos de 2011 e 2012. A seguir, a discussão esteve voltada para a construção do discurso sobre as manifestações de junho (2013) e a deflagração da operação Lava Jato (2014), episódios compreendidos como precipitadores de instabilidade no governo. Por último, foi examinada a construção do discurso sobre a crise político-econômica que conduziu ao processo de impeachment, durante o segundo mandato da presidente entre os anos de 2015 e 2016, um acontecimento responsável por interromper a série dos governos petistas.Item A arte sob a foice e o martelo: a representação do realismo socialista em Afterimage (2016) de Andrzej Wajda(2023-03-14) Fontes, Ana Paula Bertoncello; Aguiar, Carolina Amaral de; André, Richard Gonçalves; Fernandes, Fernando SeliprandyAfterimage (2016) é a última produção realizada pelo reconhecido diretor polonês Andrzej Wajda (1926-2016). Nesta ficção histórica, Wajda retoma os quatro últimos anos da vida do artista plástico polonês e vanguardista Wladyslaw Strzeminski. Este pintor resistiu à imposição do Realismo Socialista quando a Polônia estava sob domínio da União Soviética. Através de uma cinebiografia ou biopic, é narrado o período em que Strzeminski foi preso, e suas obras de arte censuradas, por lutar contra este projeto do Estado para as artes, promovendo ideias vanguardistas. A presente dissertação, que recorre às ferramentas da análise fílmica, considera a pertinência de se recuperar a memória do autoritarismo na Polônia para refletir sobre como esse passado é mobilizado num contexto crescente de movimentos nacionalistas de extrema direita, representados majoritariamente pelo partido Lei e Justiça (PiS). A hipótese desta pesquisa é a de que Wajda idealizou nesse filme um meio de abordar os problemas desses governos autoritários. Assim, objetiva-se compreender a narrativa sobre o passado, especificamente acerca do Realismo Socialista, proposta por Wajda. Entende-se que esta película traduz valores e problemas contemporâneos à sua produção, sendo Wajda uma testemunha daqueles anos de censura representados no filme. Revisitando esse passado, o diretor trouxe à tona algumas memórias pessoais, oferecendo considerações acerca do que acontece com a arte quando ela é tutelada pelas autoridades governamentais.Item A formação do pensamento histórico dos jovens estudantes de Rolândia – PR: a imigração judaico-alemã à luz da burdening history(2023-03-15) Coelho, Bianca Martins; Cainelli, Marlene Rosa; Ramos, Marcia Elisa Teté; Alves, Ronaldo CardosoEsta pesquisa investigou a formação do pensamento histórico dos estudantes de Rolândia, município pertencente ao norte do estado do Paraná. Enquadrado no domínio científico da Educação Histórica (BARCA, 2001); (CAINELLI, 2009, 2011); (SCHMIDT, 2011, 2015), e alicerçados à metodologia Grounded Theory (CHARMAZ, 2009); (GAGO, 2007) (TAROZZI, 2011), esta pesquisa analisou as narrativas históricas dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. Nos apropriamos das discussões sobre o Ensino de História Difícil proposta por Bodo von Borries (BORRIES, 2011, 2018), visando compreender quais elementos deste conceito são destacados na narrativa dos estudantes em relação ao Holocausto e a imigração-judaico alemã para o município de Rolândia. Uma vez que a história deste município foi constituída de contradições e silenciamentos. Destacamos a importância da Grounded Theory enquanto metodologia de pesquisa que nos permite tomar como objeto de análise as narrativas, cadernos e observações de campo, durante o estudo para a constituição de categorias de análise na pesquisa qualitativa. Assim, utilizamos do questionário socioeconômico e cultural, questionário aberto sobre o conceito substantivo Holocausto e a imigração judaico-alemã para o município de Rolândia, para então compreender as relações entre um possível passado traumático e a perspectiva de um futuro expressa na narrativa dos estudantes.Item As novas direitas e o Movimento Brasil Livre (MBL): a versão do impeachment de Dilma Rousseff a partir do filme de propaganda política “Não vai ter golpe! O nascimento de uma sociedade livre”(2023-03-16) Joly, José Victor; Arias Neto, José Miguel; Szlachta Júnior, Arnaldo Martin; Rolim, Rival CarvalhoO presente estudo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de Mestrado em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que analisou o discurso do Movimento Brasil Livre (MBL) presente em seu filme de propaganda política “Não vai ter golpe! O nascimento de um Brasil Livre”. O MBL (sigla), entendido como uma fração da nova direita brasileira, ao criar sua própria versão do impeachment que culminou no golpe em 2016 contra a presidenta reeleita democraticamente Dilma Rousseff (PT), fabrica o movimento como um grupo de jovens que buscavam “salvar o país de todos os males causados pelos anos de governo petista”. Assim, o filme dissemina a ideia de que os problemas políticos, econômicos, éticos, morais e sociais que o Brasil enfrentava são de responsabilidade do Partido dos Trabalhadores e de suas gestões. Nesse sentido, busca-se, a partir de autores, como Flávio Henrique Calheiros Casimiro (2020), Camila Rocha (2021), entre outros, discutir os fenômenos das novas direitas no Brasil, e como o filme mencionado serve de instrumento de propaganda política a fim projetar o MBL como “salvadores da pátria” da nação brasileira.Item Lentes ao horizonte: as representações de progresso em Guaraci-PR por Manoel Vieira de Lima(2023-03-27) Silva, Gustavo do Nascimento; Aguiar, Carolina Amaral de; Costa, Eduardo Augusto; Ivano, RogérioNesta dissertação temos como objetivo explorar as temáticas de identidade e memória a partir do uso da fotografia, tendo como foco o município de Guaraci-PR, com base no trabalho do fotógrafo Manoel Vieira de Lima. O fotógrafo foi responsável por registrar a evolução do município através de suas fotografias, capturando imagens estruturais como construções e pontes, que trataremos no primeiro capítulo desta produção, bem como cenas do cotidiano, como lojas e o cinema da cidade, analisadas no segundo capítulo. Além disso, suas fotografias incluíam retratos de famílias e indivíduos, que constituem importantes registros da história social e cultural de Guaraci, questão que verificaremos no terceiro capítulo. Com o referêncial teórico voltado para a análise de fotografias desde a História Social, tendo como cerne a análise teórica referente à memória, iremos analisar como essas representações fotograficas contribuem para a construção de um ideal de progresso e da memória coletiva do município, explorando o papel da imagem fotográfica como documento histórico e como forma de expressão artística. Além disso, buscaremos, como o auxílio da história oral, visualizar o trabalho do fotógrafo no imaginário local, entendendo a representatividade do indivíduo e por qual motivo a sua função se funde ao entendimento de evolução da localidade.Item Estado de Sítio (1972) e os moinhos do adversário: uma análise histórica do filme de Costa-Gavras(2023-03-28) Chrominski, Diego; Aguiar, Carolina Amaral de; Ferreira, André Lopes; Kaminski, RosaneEsta dissertação se propõe a analisar o filme Estado de Sítio (1972) a partir de uma perspectiva histórica. Estado de Sítio é um longa-metragem de origem francesa que tem como temática principal o sequestro e a posterior execução de um funcionário da embaixada estadunidense no Uruguai por guerrilheiros de extrema-esquerda ligados ao Movimiento de Liberación Nacional – Tupamaros. O sequestro representado no filme dá conta de um evento real que ganhou os noticiários do mundo no ano de 1970. Lançado pouco mais de dois anos após o ocorrido, Estado de Sítio se configura como um potente objeto para que possamos compreender a representação da violência política do Cone Sul durante as décadas de 1960 e 1970 pelo cinema europeu desse período. Dirigido por Konstantin Costa-Gavras, realizador franco-grego conhecido pelos filmes de conteúdo político latente, Estado de Sítio aparece nessa dissertação como uma fonte para compreendermos melhor as alterações que vinham se fazendo perceber no campo político progressista tanto nas Américas como na Europa. Para atingir os objetivos de nossa dissertação, nos utilizamos de ferramentas de análise fílmica que levassem em conta a capacidade de o filme ser lido como uma fonte para conhecer o melhor o passado, conjugando seus códigos internos de funcionamento enquanto área da expressão artística com teorias no campo da História.Item Não é somente sobre o passado: o conceito substantivo ditadura civil-militar (1964-1985) na abordagem de professores e no livro didático de história(2023-03-29) Martins, Juliana Aparecida Paulino; Cainelli, Marlene Rosa; Alves, Ronaldo Cardoso; Pina, Maria Cristina DantasO objetivo central deste trabalho foi analisar como professores de Apucarana-PR, apoiados no material didático, abordam em sala de aula o conceito substantivo Ditadura Civil-militar brasileira (1964-1985) no 9° ano do Ensino Fundamental. Essa pesquisa também observou apontamentos na perspectiva da Educação Histórica, foram analisados 12 questionários respondidos por professores de História, que atuam no município de Apucarana-PR, sede do Núcleo Regional de Ensino (NRE), que faz parte de uma rede de 32 núcleos educacionais constituindo a Secretária da Educação e Esporte, no Estado do Paraná. observamos a narrativa que os professores têm à disposição, o livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental, de Alfredo Boulos, História, Sociedade e Cidadania, 4ª edição. São Paulo FDT, 2018. Centralizamos o foco da pesquisa na análise do Capítulo 13, intitulado “Ditaduras na América Latina.” Essa ação justifica-se, porque esse livro é único para toda a rede pública estadual do Paraná com aprovação no Programa Nacional do livro didático de 2020. Também foram feitas observações referentes ao material da aula on-line 63, produzida para o ensino remoto no período de pandemia da COVID 19, que está relacionada com o conteúdo Ditadura Civil-militar (1964-1985). Esse é um estudo qualitativo com coleta de dados, embasado nos pressupostos da Grounded Theory (CHARMAZ, 2009). Buscamos a contribuição de autores que pesquisam sobre o ensino de História, entre eles destacamos Abud (1995), Cainelli e Schmidt (2009), bem como de autores que apresentam concepções sobre a historiografia da Ditadura Civil-militar (1964-1985) Valim, Avela e Bevernage (2021), Fico (2017) e Bauer e Nicolazzi (2016). Além disso, consideramos as contribuições de Bodo Von Borries (2016) para embasar o conteúdo Ditadura civil-militar (1964-1985) com o conceito de Burdening History. A pesquisa fundamenta-se em Rüsen (2014) e suas contribuições para entender o papel do professor de História na construção da narrativa e no trabalho com fontes históricas. É nesse contexto que se encaminha o sujeito para a sofisticação da consciência histórica, para a atribuição de sentido da ação de ensinar e aprender história. Verificamos que estruturas políticas contribuem para desestruturação de programas de formação continuada, e para sobrecarga burocrática de trabalho dos professores. Os professores reconhecem a importância de uma abordagem pautada pela diversidade e problematização das fontes, fazem uso do material didático, mas identificam as lacunas desse material.Item Arte feminina? feminilidade nas obras das artistas na Divisão de Artes plásticas (DaP) – Londrina/PR, (2017 – 2019)(2023-04-06) Candido, Bianca Eugenia; Martinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques; Villa, Danillo Gimenes; DeNipoti, Cláudio LuizA dissertação objetivou explorar as diferenças de gênero na Arte e o entendimento sobre o que seria a arte feminina a partir de entrevistas, via e-mail, com participantes mulheres do evento Arte Londrina 6 e Arte Londrina 7 realizado pela Divisão de Artes Plásticas, Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina. Foram levadas em consideração as respostas dessas artistas junto à leitura de imagem de suas obras expostas no evento, tendo, então, as entrevistas, imagens das obras e os catálogos dos eventos Arte Londrina 6 e 7 como fonte historiográfica. Buscou-se entender as permanências, ou não, de comportamentos machistas e preconceituosos enraizados da História da Arte na atualidade e como esses estão ligados à suposta arte feminina.Item O belo sexo deseja votar: análise sobre a trajetória, atuação e relações da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (1922-1929)(2023-04-06) Silva, Izadora Carvalho da; Ferraz, Francisco César Alves; Martins, Ana Paula Vosne; Karawejczyk, MônicaEssa dissertação tem como propósito retomar e analisar a atuação da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF) durante o período que antecedeu a aprovação e oficialização do voto para mulheres em âmbito nacional no Brasil, dentro do recorte temporal que contempla o período conhecido na história como República Velha (1922-1929). Esta pesquisa reúne revisão bibliográfica sobre o tema e análise de dois tipos de fontes históricas, sendo elas trechos selecionados de atas das reuniões da diretoria da FBPF e dois discursos proferidos pela então presidente e fundadora do movimento, Bertha Lutz. Incorporando a metodologia estudo de caso, deseja-se com esta pesquisa identificar os principais elementos que compuseram a promissora trajetória do grupo, com ênfase na compreensão de suas principais características, planos de ação, dinâmica de organização e contradições correlacionadas a sua história.Item A apropriação do cristianismo no mangá: uma análise de Devilman (1972-1973) a partir das religiões no Japão(2023-04-11) Sato, Thiago Tomoaky dos Santos; André, Richard Gonçalves; Visalli, Angelita Marques; Luyten, Sônia Maria BibeEsta pesquisa tem como objeto as apropriações do cristianismo que autores realizam para criarem mangás, como são chamadas as histórias em quadrinhos japonesas. Para tal, do ponto de vista teórico, a análise é baseada no conceito de apropriação a partir das leituras de Michel de Certeau sobre a cultura, em especial de como os agentes históricos subvertem as estruturas estratégicas, tais como da religião, para criar algo ordinariamente novo. Os objetivos desta investigação são identificar como estas apropriações são feitas, quais os propósitos narrativos, estéticos e discursivos dos autores e como a religiosidade japonesa do pós-guerra influencia no desenvolvimento deste produto cultural. A fonte histórica escolhida foi o mangá Devilman, escrito e desenhado por Go Nagai entre os anos de 1972 e 1973, quadrinho no qual um adolescente se transforma em um herói meio-demônio, meio-humano e luta contra demônios. Também será feita uma análise da pluralidade religiosa japonesa contemporânea, assim como um panorama geral do papel do cristianismo na história japonesa. Da perspectiva metodológica, serão feitas reflexões sobre o uso do mangá como fonte histórica, demonstrando as principais características dessa linguagem, como as pesquisas em História trabalham com essa fonte e um levantamento da produção acadêmica sobre ela. Entre as discussões, é possível ressaltar que a cultura religiosa nipônica, que é pluralista e pouco dogmática, bem como as características próprias dos quadrinhos japoneses e contexto histórico-social influenciam os autores de mangá a referenciarem o cristianismo de forma particular. Eles apropriam-se de temas desta religião para abordar assuntos diversos a partir de uma perspectiva e linguagem japonesa e, principalmente, para criar um mundo novo. Para isso, recriam as religiões de acordo com as próprias intencionalidades.Item Uma análise dos discursos acerca do Brexit veiculados pelo jornal Folha de São Paulo(2023-05-10) Palladino, Marcos Vinícius Gehring; Arias Neto, José Miguel; Pereira, Matheus de Oliveira; Ferraz, Francisco Cesar AlvesO governo britânico empregou um referendo, em junho de 2016, indagando a sua população a respeito da permanência do Reino Unido na União Europeia. O termo Brexit, formado da abreviação de “British exit” (saída britânica), começou a ser utilizado comumente para manifestar tal processo. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva compreender a respeito dos discursos veiculados no jornal Folha de São Paulo, que versaram a respeito do movimento que marcaria o fim da união entre Reino Unido e União Europeia. Para isso, analisamos os discursos presentes nesse jornal, bem como os fatores considerados para construir as opiniões apresentadas. Pretendendo alcançar os objetivos propostos, utilizei a metodologia da análise textual discursiva, tendo como base o jornal Folha de São Paulo do ano de 2016.Item A história do hipertexto na invenção do ciberespaço(2023-06-01) Venancio, Bruno Nielsen; Duran, Maria Renata da Cruz; Agenor, César; Touso, Rodrigo; Lima, Carollina de; Canela, Guilherme; Evangelista, Luciana de Fátima MarinhoO trabalho que apresento tem como objetivo construir uma história do hipertexto na formação do ciberespaço. As coordenadas que permitem ao leitor se situar no universo virtual são dadas logo no primeiro capítulo, a partir da revisão literária e visual, senão cinematográfica, de uma contracultura emergente desde a segunda metade do século XX e mais acentuada no final do mesmo século. Distinguiu-se no panorama cibernético estadunidense do final do século XX um conceito central para o que seria a internet do século XXI: o conceito de hipertexto. Responsável por conferir complexidade e profundidade à tela plana, o hipertexto foi inventado pelo filósofo da informática Ted Nelson. À genealogia do conceito dedicam-se os capítulos 2 e 3, aonde também se pretendeu esmiuçar a importância dessa experiência narrativa para a história da cultura digital.