02 - Mestrado - História Social
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Item [A] Aliança Democrática da década de 1980Ricardo, Daniel de Libório; Ferraz, Francisco César Alves [Orientador]; Munhoz, Sidnei José; Rolim, Rivail CarvalhoResumo: Este trabalho procurou fazer uma reflexão sobre a importância da Aliança Democrática para o processo de redemocratização do Brasil entre meados de 1984 e o ano de 1985 O estudo também contribui para ampliar o conhecimento sobre o fim do regime militar e o papel que a Aliança Democrática desempenhou para que este resultado fosse alcançado, sob um governo autoritário que buscou controlar de forma gradual a transição para um governo civil, limitando as forças de oposição, caso dos partidos, PMDB, PDT, PTB e PT Assim, o PMDB acabou se aliando a Frente Liberal, ala dissidente do PDS e formaram a Aliança Democrática em 1984 com o objetivo de eleger um presidente comprometido com o ideal da redemocratização do país Entretanto, a Aliança não conseguiu implementar uma mudança mais profunda no país, com base no que pretendia segundo o Compromisso com a nação (1984), no tocante à economia, à política e à distribuição de renda A documentação utilizada para desenvolver a pesquisa foi composta pelas revistas Veja e IstoÉ entre agosto de 1984 a dezembro de 1985 e o documento Compromisso com a nação, publicado em agosto de 1984 Além disso, foram empregadas bibliografias acerca do tema para discutir o processo de transição política no país Logo, o pacto político intitulado Aliança Democrática foi decisivo para obter a vitória no Colégio Eleitoral em 1985 Mas careceu de sustentabilidade após eleito para aprovar as medidas que defendeuItem O adeus às violas: as Companhias de Reis da região dos Cinco Conjuntos no município de Londrina/Pr. : estudo histórico-sociológico acerca do catolicismo tradicional popular brasileiro e a formação dos mestres-rituais a partir da mobiblidade socialLopes, André Camargo; Visalli, Angelita Marques [Orientador]; David, Solange Ramos de Andrade; Soares, Marco Antônio NevesResumo: Esta Dissertação propõe a investigação, a partir de um trabalho de campo e teórico, tendo como objeto geral, três Companhias de Reis da região norte do município de Londrina (PR), e por delimitação espacial, o conjunto de bairros denominados por Cinco Conjuntos e os bairros agregados a estes no processo de desenvolvimento e expansão urbana do município Especificamente, a idéia é abordar as Companhias de Reis a partir de suas especificidades dentro do catolicismo tradicional popular, assim como, situar a discussão desta tradição na análise biográfica de seus agentes produtores e a rede de sociabilidade que os envolvem Com isso, objetivamos revelar a partir do estudo desta tradição, o conjunto de fatores que envolvem a sua manutenção e permanência em determinados espaços sociais, a partir de uma perspectiva de ressocialização do sujeito É foco da pesquisa, as estratégias de transmissão e reprodução da tradição dentro dos núcleos familiares, assim como o próprio imbricamento do catolicismo tradicional popular brasileiro, no trânsito entre as variações do espaço social a partir do fenômeno migratório, do qual estes agentes fazem parteItem Anti-herói entre heróis : Marinósio Filho, boemia e jornalismo na Londrina do EldoradoMelhado, Felipe de Camargo; Visalli, Angelita Marques [Orientador]; Benatte, Antônio Paulo; Leme, Edson HoltzResumo: Este trabalho se insere no campo da historiografia referente à cidade de Londrina O estudo investiga as representações de sujeitos ligados à história local Em um primeiro momento, aborda as imagens hegemônicas criadas no processo de colonização da cidade Nesse ponto a pesquisa se demora no contexto de produção de narrativas biográficas e versa sobre suas características heroicizantes Em um segundo momento, o trabalho propõe a apreciação de uma biografia desviante, de uma narrativa anti-heróica Para tal, o personagem escolhido é Marinósio Trigueiros Filho A trajetória de Marinósio é narrada desde um momento anterior à de sua mudança para Londrina Depois, com ênfase, a narrativa enfoca sua atuação na cidade, investigando em diversas direções a relação do biografado com o contexto das primeiras décadas da colonizaçãoItem "Aqui é onde ela conhece o príncipe encantado" : gênero e representações de mulheres nas animações da Walt Disney Animation Studios (1937-2009)Bueno, Lunielle de Brito Santos; Selvatici, Monica [Orientador]; Spini, Ana Paula; Grzybowski, Lukas GabrielResumo: Princesa, fada e heroína ou bruxa, madrasta má e vilã? As representações de mulheres nos contos de fadas, nos romances e no cinema, em geral, por muito tempo, permearam tais configurações sem que fossem questionadas por grande parte do público e dos próprios produtores dessas obras de arte O estúdio norte-americano Walt Disney Animation Studios foi um dos grandes propulsores das representações desses estereótipos, justamente por contar com a roteirização de contos de fadas já consagrados na literatura e em outras produções audiovisuais No processo de roteirização, o contexto histórico e as questões internas da própria produtora, bem como os agentes envolvidos nessa produção, adaptaram e ressignificaram todas as personagens para a construção de sentido e identificação junto ao público infanto-juvenil Todavia, nos anos de 199, as mulheres dentro das animações da produtora em questão, passam a ser representadas sob um novo prisma: donas de novos lugares, novas camadas sociais, novas culturas e novos modi operandi dentro da narrativa das animações Isto posto, no presente trabalho buscou-se analisar todas as representações de mulheres nas animações 2D do estúdio desde Snow White and the Seven Dwarfs de 1937 até The Princess and the Frog de 29, quais as continuidades e rupturas nessas representações, como os contextos históricos interferiram nas mudanças e como, de certa forma, tais produções tocam os imaginários sociais acerca do ser e se fazer mulher Para tal, foi construída uma metodologia que abarcasse aspectos concernentes à construção técnica e artística de animações, bem como fizeram-se conexões contextuais entre produções disneyanas e circulações de ideais representacionais de mulheres nas mídias, principalmente estadunidense e europeia, alvos principais de consumidores das produções e produtos Disney Além disso, a categoria gênero foi de suma importância para o trabalho, a fim de que pudesse ser tecida análises sobre os papeis sociais de mulheres e suas relações com os homens apresentados em tela Ao final, a hipótese levantada para as mudanças de representações da Disney centra-se, principalmente, na questão mercadológica de mudança de público consumidor e as bandeiras ideológicas levantadas do final do século XX e início do XXI, influenciadas pelo movimento feminista, são aparentes arranjos narrativos para atrair o público liberal que flerta com as reivindicações do Feminismo Concluiu-se que as mudanças de corpos, etnias, valores, espaços narrativos e contextos históricos pouco têm relação com uma mudança estrutural dos valores da empresa Tal mudança tem como justificativa uma questão mercadológica que, aliado ao soft power exercido pelo estúdio no imaginário de seu público consumidor e o branding desenvolvido para as animações, tornou os produtos Disney dos mais consumidos no mundoItem Arqueologia e história : da passagem do método arqueológico ao método genealógicoRagusa, Pedro; Joanilho, André Luiz [Orientador]; Alves, Paulo; Cardoso Junior, Hélio RebelloResumo: O objetivo deste trabalho é estudar a relação entre o procedimento de pesquisa arqueológico de Michel Foucault e a temporalidade, sendo esta uma categoria da História Partiremos então da seguinte problemática; O que pretendeu Foucault com a pesquisa arqueológica no campo da História? Podemos afirmar que ele compreendeu esta como um saber que se faz pelo conhecimento de séries sobre as tramas narrativas dos discursos do poder E por pesquisa arqueológica, entendemos ser esta, a forma de pesquisa no campo da História realizada por Foucault no início de sua trajetória acadêmica, na década de 196 principalmente, e que busca descrever os enunciados discursivos e neles encontrar as possibilidades das praticas humanas em sua relação com os objetos A pesquisa arqueológica marcou seus primeiros trabalhos, dessa forma o estudo se dará a partir da análise inicial dos seguintes livros; História da Loucura , O Nascimento da Clinica , As Palavras e as Coisas Esses livros foram escolhidos por que mesmo estudando temas e objetos muito diferentes, possuem no “método arqueológico” uma raiz comum Dessa forma, nosso estudo possibilitará uma compreensão de como se deu a relação de Foucault com o saber historiográfico a partir do estudo da trajetória da pesquisa arqueológica em sua relação a com a HistóriaItem Artes de fazer o ensino de história : professor, aluno e livro didático entre os saberes admitido e inventivoSilva, Jeferson Rodrigo da; Molina, Ana Heloísa [Orientador]; Galzerani, Maria Carolina Bovério; Ramos, Márcia Elisa Teté; Pinto Junior, Arnaldo; Alegro, Regina CéliaResumo: Sabe-se que a definição do livro didático como controle sobre os conteúdos está atrelada à constituição da disciplina escolar História Neste sentido, é possível dizer que este objeto tornou-se central nas práticas de ensino, porém, os contornos específicos que essa centralidade adquiriu, no início do século XXI, viabilizam a proposição de uma questão fundamental: como são lidos e utilizados os livros didáticos de História? Considerando esse contexto, o presente trabalho foi realizado com o objetivo de compreender as práticas de leitura do livro didático de História, em sala de aula, pelo professor e aluno, por meio do estudo de um caso específico Utilizando como referenciais teórico-metodológicos os pressupostos desenvolvidos pela História da leitura e pelas discussões realizadas no livro A invenção do cotidiano de Michel de Certeau, é analisada a utilização do livro didático em uma turma de 7ª série (8º ano) de uma escola estadual da cidade de Cambé, no Paraná A pesquisa buscou evidenciar as relações estabelecidas entre os três personagens fundamentais nas práticas em sala de aula, a saber: a professora, os alunos e o livro didático Dessa forma, apresenta-se uma análise do livro didático utilizado naquela turma – Projeto Araribá: História – com o intuito de compreender este material em seus detalhes e evidenciar os protocolos de leitura que delimitaram e permitiram as práticas em sala de aula Por meio da análise de dados recolhidos em questionários, observação em sala, grupos focais e entrevista com a professora da turma, são apresentados diversos aspectos que definem as relações estabelecidas entre os três personagens Para o estudo prático, são utilizadas duas categorias de análise: os saberes admitido e inventivo como elementos que compõem as práticas de maneira inter-relacional Conclui-se que, mesmo em práticas de leitura do livro didático mais sistemáticas, não é possível afirmar que exista a simples reprodução mecânica dos textos, uma vez que as práticas são singulares, contingentes, engajadas e, por isso mesmo, complexasItem Artimanhas e disfarces do diabo : um estudo sobre a demonologia na escrita do jesuíta Antônio Ruiz de Montoya (1612-1639)Silva, Lucimara Andrade da; Oliva, Alfredo dos Santos [Orientador]; Nogueira, Paulo Augusto de Souza; DeNipoti, Cláudio LuizResumo: A conquista da América carregou em suas caravelas conquistadores, colonizadores e catequistas, mas trouxe também um outro tripulante, o diabo, acompanhado de seus demônios, que, nessa viagem, atravessou o atlântico e desembarcou no Novo Mundo Esse diabo, cuja presença era constante no cotidiano do século XVI e mesmo posterior a este, tanto na cultura erudita quanto na popular Na América colonial o diabo era visto como o grande inimigo dos evangelizadores e deveria ser expulso das almas dos índios Os missionários jesuítas eram a vanguarda ilustrada na arte de demonizar e farejar demônios Esses padres faziam o reconhecimento do diabo por meio das ações, descrições e ilustrações presentes no imaginário europeu repleto de crenças e mitos Dessa forma, o Novo Mundo acabou associado à ideia de paraíso, mas também ao inferno, e os indígenas foram descritos como magos, feiticeiros e familiares do demônio Essa demonização pode ser encontrada nos escritos religiosos e na fonte analisada, a obra Conquista Espiritual, escrita pelo jesuíta Antônio Ruiz de Montoya e publicada no ano de 1639 Em sua escrita identificou manifestações inconfundíveis da presença do diabo nas províncias do Paraguai, Paraná, Uruguai e Tape Analisando essa escrita, é possível perceber que a incompreensão do outro levou à identificação dos nativos com o diabo e a sua diabolização Esta pesquisa tem por objetivo compreender o modo como um conquistador percebeu e descreveu a presença sobrenatural do demônio, suas manifestações nas reduções Procura também questionar a demonização dos caciques e pajés, e como a igreja se utilizou da figura do diabo como uma justificativa para a cristianização e para demonstrar a importância do trabalho apostólico Os resultados da pesquisa permitiram entender que existia um laço inseparável entre a conquista, a colonização e o demônioItem O artista e a cidade : Eugênio de Proença Sigaud em Jacarezinho (1954-1957)Evangelista, Luciana de Fátima Marinho; Paula, Zueleide Casagrande de [Orientador]; David, Solange Ramos de Andrade; Ivano, RogérioResumo: Pensar historicamente o urbano através da arte na Catedral Diocesana de Jacarezinho-PR é em que consiste esta Dissertação , afinal, entendemos que a arte pode dizer sobre si, mas também sobre as culturas, sociabilidades e costumes do período no qual foi produzida Nesse sentido, a grandiosidade arquitetônica desse templo é a manifestação material do poder religioso (católico) e econômico (cafeicultura) na localidade, e as pinturas murais de autoria de Eugênio de Proença Sigaud, são um valioso registro sobre o olhar do artista para essa cidade nos anos de 195, pois seu trabalho guarda a particularidade de trazer os próprios citadinos para representar as personagens bíblicas, por exemplo, identificamos coroinhas, prefeito, pedreiros, freiras e centenas de outros nelas representados junto a famosas e polêmicas personalidades como Marx, Lênin e o Papa Pio XIIPara isso, confrontamos fontes visuais com periódicos, e memórias – escrita, oral, e fontes oficiais e, dessa maneira, construímos uma narrativa histórica sobre o intrigante processo de embelezamento da Catedral Diocesana de Jacarezinho por esse pintor moderno, comunista e ateu a convite de seu irmão o bispo, Dom Geraldo de Proença Sigaud, nacionalmente conhecido por suas posturas ultraconservadoras e anticomunistasItem "Assembléia de Deus avante vai!?" : transformações e tensões na construção da identidade da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil (1911-1980)Paula, Wesley Américo Bergamin Granado de; Oliva, Alfredo dos Santos [Orientador]; Campos, Leonildo Silveira; Selvatici, MonicaResumo: Esta pesquisa analisa o processo de construção identitária da Assembléia de Deus no Brasil e os discursos empregados durante o mesmo, que colaboraram significativamente para o desenvolvimento da que seria, na década de 195, a maior igreja evangélica do Brasil Contudo, quando analisamos a identidade de uma denominação religiosa nos deparamos com as transformações, tensões e mutações dentro do processo de desenvolvimento do movimento assembleiano no Brasil Os elementos transformadores e mutantes se desenvolvem a partir do conflito, característico do campo religioso, e nos conflitos é que se apresentam as táticas e estratégias de poder, alimentados pelas técnicas disciplinares e pastorais Desse modo, utilizamos a analítica do poder empreendida por Michel Foucault em seus cursos no Collège de France na década de 197 Assim, a identidade assembleiana se constrói permeada de conflitos, dissidências e tensões, passando da ênfase na pregação do batismo no Espírito Santo para o desenvolvimento do movimento como instituição religiosa É justamente nesse ambiente que a denominação assembleiana se reinventa, se ressignifica e se ramifica, gerando inúmeras Assembléias de Deus pelos confins do BrasilItem Até que a morte nos separe : reflexões sobre a morte de São Francisco de Assis : século XIII - XIVJudar, Vandergleison; Visalli, Angelita Marques [Orientador]; Oliveira, Terezinha; Soares, Marco Antônio NevesResumo: Desde a antiguidade até os dias de hoje a morte provoca inquietações Conquista assim no campo da ciência o seu lugar Cremos não encontrar na história da humanidade um tema tão recorrente Deste modo, a morte continua sendo um importante objeto para pesquisa, despertando interesse em várias áreas do pensamento humano Visando contribuir com as discussões em torno deste tema, voltamos nossa atenção sobre as representações da morte de São Francisco de Assis, personagem importante do séc XII e que tem sua influência principalmente em torno dos séculos XIII e XIV Sua conversão, seu ideal de vida e a forma como enfrenta a morte nos possibilitam pensar sobre a mesma, sobre as expectativas quanto ao Além e sobre as demais questões que norteiam esse momento tão individual e ao mesmo tempo tão coletivizado As transformações percebidas em toda sociedade em torno do Século XII e o estilo de vida assumido por esse personagem nos ajudam a compreender um pouco a vida e cultura e principalmente a própria espiritualidade desse período, aspecto importante neste texto Para tanto, trabalhamos com o conceito de Representação Social apresentado por Roger Chartier, ao lado da Circularidade Cultural de Ginzburg, somado aos especialistas medievais com os quais dialogamos no desenvolvimento deste tema São Francisco representa os anseios de uma sociedade em transformação que viu na pobreza radical não apenas um estilo de vida, mas também uma possibilidade de alcançar a própria salvaçãoItem Baetas, bretanhas, chitas : cultura material e indumentária na Vila de Curitiba (1769-1795)Gonçalves, Julia Maria; Martinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques [Orientador]; DeNipoti, Cláudio Luiz; Borrego, Maria Aparecida MenezesResumo: A presente Dissertação de mestrado visa problematizar a cultura material dos moradores da Vila de Curitiba na segunda metade do século XVIII, verticalizando a análise para o estudo da indumentária, parte da cultura material, daquela sociedade O recorte temporal escolhido para análise do referido objeto de pesquisa comporta um período importante pelo qual passou a Vila de Curitiba: a abertura da estrada do Viamão em 173 O momento referido é pautado pelo desenvolvimento do tropeirismo, fato esse que possibilitou a ligação da Vila ao conjunto econômico da América portuguesa A nossa principal hipótese é que a abertura do Viamão interferiu e modificou a configuração da economia da região, consequentemente da cultura material daquela no que se diz respeito ao contato com artefatos que até então eram quase inacessíveis ou raros Pensamos que, muito além de poder adquirir esse tipo de objeto, o porquê adquirir diz muito sobre uma sociedade com características do Antigo Regime em que distinguir-se socialmente era importante e, dentre várias estratégias que esses indivíduos utilizavam para obtenção de prestigio e distinção social, entendemos que a preocupação com a aparência, em vestir-se bem, também era uma estratégia Utilizaremos como principal fonte de pesquisa a descrição dos artefatos e bens localizados de vinte e nove inventários post mortem da segunda metade do século XVIII (1769 – 1795)Item Batalha da cultura : o lugar da FLAPT! entre o estado, a política pública de cultura e a (so)ci(e)dade de LondrinaAlmeida, Priscila Rosalen Pasetto de; Martinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques [Orientador]; Busetto, Áureo; André, Richard GonçalvesResumo: Este presente trabalho tem como objetivo discutir a atuação da ONG e Vila Cultural FLAPT! – objeto de pesquisa – como ponto de partida para o estudo do processo de concepção das vilas culturais em Londrina e da implantação da política pública de cultura na cidade A Dissertação problematiza as vantagens e os desafios desta forma de se produzir cultura pelas mãos da sociedade civil, por meio de uma entidade mantenedora, e não pelo Estado As análises foram costuradas aos usos metodológicos da abordagem da micro-história e dialogam com outros instrumentais da História, devido às necessidades apresentadas pelas tipologias das fontes Pretende-se sugerir um trabalho pensado e escrito a partir de uma metodologia histórica específica e ancorado em uma produção cultural Esta última, produto da pesquisa, foi consolidada por meio de oficinas educativas realizadas com jovens e parceiros da Batalha do 5 – ação cultural na região norte do município, cujos resultados se tornaram fontes e exposição de arte no espaço da FLAPT! Dentre as considerações aqui chegadas, concluímos que a representatividade de uma amostra assim circunscrita – a vila – convida-nos a observar a política e o lugar cultural menos na posição de sujeitos, e mais como resultados das negociações e dos confrontos de relações entre os agentes neles envolvidos; tal como aventa repensar o próprio processo histórico da cultura na cidade de LondrinaItem O Bosque Marechal Cândido Rondon (Londrina/PR 1950-2010) : ressignificações e diversidade urbanaBuono, Larissa Martins; Martinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques [Orientador]; Arruda, Gilmar; Boni, Paulo CésarResumo: Esta Dissertação analisa as ressignificações sobre o Bosque Marechal Cândido Rondon, localizado no centro da cidade de Londrina (PR), entre 195 e 21 Parte do pressuposto que as atuações das gestões públicas do município, diante das concepções de Urbanização estabelecidas na cidade, modificaram as relações dos cidadãos com a área de lazer Esta hipótese procede da investigação, enfatizando dois momentos de alterações da área: na realização do primeiro projeto de urbanização de Londrina, nos anos de 195, e dos anos em que o Bosque abrigou o Terminal Urbano de Londrina (1971 até 1988) Do acervo do Museu Histórico de Londrina, dispusemos de fotografias realizadas durante as obras de urbanização na área em questão e distintos documentos que compusesse uma narrativa historiográfica em que se justificasse a associação do espaço de lazer ao problema urbano Para os aspectos de sociabilidades vividos naquele microssocial, utilizamos como fundamentação teórica a micro-história Teoricamente, compreende-se ser um museu de cidade a matéria-prima de um acervo que opera em constante e heterogêneo significado, fundamentada na noção de ser, a cidade, objeto na condição de organismo vivo numa relação intrínseca com seus habitantes Demonstrou-se que, para a manutenção e preservação do Bosque, enquanto um museu de cidade é preciso entendê-lo também como uma alavanca na inserção de cultura para o habitante e sobrevida das cidades Para isto, ações geradoras de diversidades de usos dos espaços públicos nas cidades devam ser adotadas às áreas públicas urbanasItem Cada pessoa decide o tipo de cidadão que vai ser : o conceito de cidadania em narrativas de alunos vestibulandos (Londrina-2015)Paviani, Bruno; Cunha, Maria de Fátima da [Orientador]; Costa, Maria Paula; Ramos, Márcia Elisa TetéResumo: Este trabalho se propõe a fazer uma reflexão sobre qual(is) ideia(s) os alunos vestibulandos de dois cursinhos privados de Londrina-PR, possuem sobre o que é cidadania, através de narrativas Para tanto, fazemos uma análise sobre o conceito moderno de cidadania, e também elencamos outros trabalhos acadêmicos que tratam do mesmo tema, em especial na área de ensino de história Partindo da hipótese de permanência dos conceitos de cidadania do período da Ditadura Militar nas concepções dos alunos de nossa pesquisa, fazemos uma comparação das proposições de dois livros de Educação Moral e Cívica do período, e suas ideias de cidadania E, ao longo da pesquisa, notamos certos aspectos coincidentes com o que desejava o regime militar e as narrativas destes alunos Como este tema está relacionado a questões cadentes para o momento em que vivemos, como: liberdade, opressão, violência entre outras, vimos como necessário tratar das mesmas nas narrativas dos alunos, em especial aquelas ligadas ao período do regime militar Para nossas análises, utilizamos alguns conceitos do campo da chamada Educação Histórica, em especial da Teoria Fundamentada, ou Grounded Theory, que ancora as várias metodologias usadas como, por exemplo, as aulas-oficinas com o intuito de verificar se os alunos possuíam uma empatia histórica e se compreendiam o conceito de cidadania em dois momentos históricos distintos (ditadura militar e tempo presente), percebendo diferenças e semelhanças Ao final, podemos afirmar que não temos uma resposta a tantas questões, percebidas ao longo da pesquisa Mas, talvez uma possibilidade seja continuar a procurar um ensino pautado na descoberta e no vínculo estreito entre teoria e prática, deixando de lado o aspecto “livresco” e reforçando o trabalho cada vez mais assíduo com as fontes históricas, e com pesquisa em arquivos Em síntese, consideramos que a nossa experiência, como também aluno do curso de história da UEL, nos faz pensar o quanto temos que aprender a ensinar de uma forma também diferenteItem A canção como mediação nos livros didáticos de história na coleção História e Vida Integrada de Nelson e Claudino Piletti (1991a 2007)Xavier, Érica da Silva; Cunha, Maria de Fátima da [Orientador]; Cerri, Luís Fernando; Molina, Ana HeloísaResumo: Neste trabalho buscamos compreender como os livros didáticos de história, mais precisamente os da coleção História e vida Integrada propõem a canção dentro de seus conteúdos no período de 1991 a 27 Objetivamos investigar se os livros didáticos desta coleção caracterizam a canção enquanto fonte histórica possibilitando a mediação entre as fontes e o conhecimento Pois, entendemos que esta discussão é essencial uma vez que esta coleção sempre teve grande aceitação por parte dos professores durante o período investigado Consideramos que o docente se vale de várias ferramentas mediadoras que o auxiliam nesse processo, entre elas a canção e o próprio livro didático, uma vez que não podemos limitar a ação do professor apenas baseadas no manual Porém, o livro didático enquanto artefato mediador entre o professor e as fontes históricas não deve caracterizar estas de forma simplificada, transformando- as em uma mera ilustração de conteúdo ou reflexo da realidade As fontes devem assumir um papel fundamental de significação na estrutura cognitiva do aluno: demonstrar as representações que determinados grupos forjaram sobre a sociedade em que viviam como pensavam ou sentiam, como se estabeleceram no tempo e no espaço; como servir para que o aluno seja capaz de fazer diferenciações, abstrações que o permitam fazer a leitura das distintas temporalidades as quais estamos submetidos e foi com estas preocupações que fizemos nossa investigaçãoItem A canção como mediador cultural no processo de produção do conhecimento histórico em sala de aulaZamariam, Julho; Cunha, Maria de Fátima da [Orientador]; Duarte, Geni Rosa; Alegro, Regina CéliaResumo: O objetivo principal de nossa Dissertação de Mestrado consistiu em entender a escola como um espaço de produção do saber, percebendo a criança como um sujeito capaz de produzir conhecimento, utilizando-nos para tanto da canção como mediação neste processo Desta forma, nos propusemos a quebrar com a idéia tradicional, por vezes ainda persistente, de que as universidades produzem saber e as escolas o repassam e que, por sua vez, os alunos consistem, quando muito, apenas em atores coadjuvantes do processo de produção de conhecimento Para tanto, nos utilizamos da canção como uma ferramenta pedagógica na produção do conhecimento histórico escolar durante uma experiência realizada em sala de aula em 28, na Escola Estadual Antonio Moraes de Barros, em Londrina, com duas turmas de 8ªs séries, utilizando canções compostas e gravadas no período da Ditadura MilitarItem Carrossel do mundo : política internacional e defesa hemisférica na revista O cruzeiro, por Drew Pearson (1951-1954)Aguiar, Fábio Fiore de; Arias Neto, José Miguel [Orientador]; Mathias, Suzeley Kalil; Romanello, Jorge LuizResumo: A revista O Cruzeiro, parte do conglomerado de mídias Diários Associados, de propriedade de Assis Chateaubriand, foi uma revista semanal ilustrada própria do segmento de variedades Este trabalho tem como objetivo elaborar um estudo sobre a coluna de política internacional desta revista, chamada Carrossel do Mundo, escrita pelo jornalista norte-americano Drew Pearson, no período de 1947 a 1963 Esta coluna se manteve fixa na revista ao longo de mais de 15 anos, certamente Chateaubriand teria bons motivos para a manutenção desta coluna Pretendemos analisar a hipótese de que essa coluna pôde ser uma tática de Assis Chateaubriand de apoio ao capital estrangeiro e ao livre mercado, dedicando a coluna de Drew Pearson como propagadora de ideias anticomunistas no Brasil, medida favorável ao projeto de Defesa Nacional dos EUA que pretendia conter o avanço da influência soviética Nossa abordagem irá contrapor a ideia de Defesa Hemisférica Ocidental, que possui sua base sedimentada no anticomunismo, com o nacionalismo emanado do governo Vargas (1951-1954) Parece-nos fundamental também, identificar o lugar que esta revista ocupava na imprensa brasileira no período de 1951 a 1954, bem como discutir o colunismo durante o período tratado como gênero específico do jornalismo e identificar a posição e importância da coluna estudada dentro da revista O CruzeiroItem Casamento homoafetivo no Brasil e conservadorismo cristão : embates discursivos entre Silas Malafaia e ABGLT (2007- 2017)Silva, Clodoaldo Oliveira; Arias Neto, José Miguel [Orientador]; Moreira, Rosemeri; Silva, Silvia Cristina Martins de Souza eResumo: Essa Dissertação procura refletir sobre os embates discursivos entre o conservadorismo cristão, representado pelo pastor Silas Malafaia, e a ABGLT, representante dos grupos LGBT’s, a respeito da legitimação do casamento homoafetivo, no Brasil Os embates são analisados a partir de fontes jurídicas e atuação do pastor Malafaia, em programas de televisão, especialmente seu programa denominado Vitória em Cristo Nessa pesquisa, parte-se dos confrontos entre o pastor Silas Malafaia e a ABGLT, no campo político e jurídico, a partir de 27, quando da luta pelo reconhecimento da união estável homoafetiva, por parte dos grupos LGBT’s, e a atuação do conservadorismo cristão, representada porMalafaia, e em defesa da família tradicional e da liberdade de expressão e de culto Assim, foram utilizadas como fontes a ADI 4277, a ADPF 132, O PLC 2285/27, a Resolução do CNJ 175/213 e as atuações do pastor Silas Malafaia, através de seu site, seu programa de televisão e atuação no cenário político nacional, sempre contra os direitos da população LGBT, onde insiste em contrariar a medicina e a ciência, e afirmar que a homossexualidade é um comportamento, e portanto aprendido, e defender a reversão do que denomina comportamento homossexual, como se fosse uma cura para uma doença, em que pese a ciência não considere mais a homossexualidade como patologia ou transtorno Por outro lado, a ABGLT defende o direito dos homossexuais em constituir família, ampliando o conceito para a multiparentalidade, e defendendo o afeto como fundamento para o casamento A base metodológica parte dos conceitos de discurso, enunciados e hipótese repressiva, de Michel Foucault, para se analisar a produção de verdades sobre o sexo, bem como a circularidade do poder, através dos enunciados e das práticas discursivasItem O caso Navalhada : a invenção e memória de um rei do crimeBueno, Fábio Martins; Ivano, Rogério [Orientador]; Almeida, Jozimar Paes de; Rebello, Hélio CArdosoResumo: Na cidade de Londrina, em meados de 197, existia a decadente Vila Matos, localizada onde atualmente está a Estação Rodoviária No que diz respeito às ocupações profissionais, na Vila Matos ou Vila Velha, a famosa “zona do meretrício”, circulavam os mais diversos tipos de pessoas Entre elas estava Ari Navalhada: o comerciante de “cânhamo indiano”, gerente de boate, jogador de cartas, o “rei da maconha” nas notícias policiais do jornal Folha de Londrina Para além dessas profissões, legais e ilegais, desempenhadas pelo lendário personagem, entrevistando um de seus filhos, jornalistas, moradores, clientes, bandidos condenados e policiais, encontram-se aspectos controversos do personagem: do pai de família ao bandido, do “preso boa praça” ao lutador habilidoso com a navalha Então, quem foi Ari Navalhada? Por que um “traficante”, uma figura não almejada por uma sociedade progressista, condenado pela justiça, é lembrado por diversas pessoas que vivem hoje na cidade de Londrina? Esta Dissertação é a experiência de um historiador em busca destas respostas Delas, outras tantas perguntas foram levantadas e inseridas dentro de uma narrativa inspirada na dinâmica do relato oral que almejou dois movimentos Primeiro, construir o objeto, identidade de Navalhada, por meio das atualizações das memórias dos treze entrevistados valorizando suas diferenças textuais Segundo, seguindo os indícios sugeridos, localizar a principal atividade de Navalhada, traficante de “cânhamo indiano” (maconha), dentro de alguns aspectos da história da ilegalidade comercial desta planta Dentro desse jogo de escalas entre micro e macro história, em vistas das perguntas levantadas, foram assim analisados os autos criminais e os jornais relacionadosItem Cem mil marmitas de gelo : uma narrativa sobre o Corpo Alpino Italiano na Campanhade Stalingrado (1942-1943)Cossari, Luiz Gustavo; Lenz, Sylvia Ewel [Orientador]; Silva, Érica Sarmiento da; Ferraz, Francisco César AlvesResumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar a narrativa de Giulio Bedeschi sobre a participação do Corpo Alpino Italiano na Campanha de Stalingrado, em 1942-1943, a partir do livro Cem mil marmitas de gelo Entendemos o escrito do oficial-médico como uma peça de memória do soldado comum, com presença de elementos caros à História Social, como o cotidiano de sobrevivência e sofrimento, traumas e situações inimigas do corpo e da vida daqueles que tomaram parte nos eventos durante aqueles meses nas estepes A análise e contextualização dos elementos deste processo histórico nos possibilita conhecer melhor esta reminiscência de um dos momentos mais destrutivos da História da humanidade