02 - Mestrado - História Social
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Item A apropriação do cristianismo no mangá: uma análise de Devilman (1972-1973) a partir das religiões no Japão(2023-04-11) Sato, Thiago Tomoaky dos Santos; André, Richard Gonçalves; Visalli, Angelita Marques; Luyten, Sônia Maria BibeEsta pesquisa tem como objeto as apropriações do cristianismo que autores realizam para criarem mangás, como são chamadas as histórias em quadrinhos japonesas. Para tal, do ponto de vista teórico, a análise é baseada no conceito de apropriação a partir das leituras de Michel de Certeau sobre a cultura, em especial de como os agentes históricos subvertem as estruturas estratégicas, tais como da religião, para criar algo ordinariamente novo. Os objetivos desta investigação são identificar como estas apropriações são feitas, quais os propósitos narrativos, estéticos e discursivos dos autores e como a religiosidade japonesa do pós-guerra influencia no desenvolvimento deste produto cultural. A fonte histórica escolhida foi o mangá Devilman, escrito e desenhado por Go Nagai entre os anos de 1972 e 1973, quadrinho no qual um adolescente se transforma em um herói meio-demônio, meio-humano e luta contra demônios. Também será feita uma análise da pluralidade religiosa japonesa contemporânea, assim como um panorama geral do papel do cristianismo na história japonesa. Da perspectiva metodológica, serão feitas reflexões sobre o uso do mangá como fonte histórica, demonstrando as principais características dessa linguagem, como as pesquisas em História trabalham com essa fonte e um levantamento da produção acadêmica sobre ela. Entre as discussões, é possível ressaltar que a cultura religiosa nipônica, que é pluralista e pouco dogmática, bem como as características próprias dos quadrinhos japoneses e contexto histórico-social influenciam os autores de mangá a referenciarem o cristianismo de forma particular. Eles apropriam-se de temas desta religião para abordar assuntos diversos a partir de uma perspectiva e linguagem japonesa e, principalmente, para criar um mundo novo. Para isso, recriam as religiões de acordo com as próprias intencionalidades.Item A arte sob a foice e o martelo: a representação do realismo socialista em Afterimage (2016) de Andrzej Wajda(2023-03-14) Fontes, Ana Paula Bertoncello; Aguiar, Carolina Amaral de; André, Richard Gonçalves; Fernandes, Fernando SeliprandyAfterimage (2016) é a última produção realizada pelo reconhecido diretor polonês Andrzej Wajda (1926-2016). Nesta ficção histórica, Wajda retoma os quatro últimos anos da vida do artista plástico polonês e vanguardista Wladyslaw Strzeminski. Este pintor resistiu à imposição do Realismo Socialista quando a Polônia estava sob domínio da União Soviética. Através de uma cinebiografia ou biopic, é narrado o período em que Strzeminski foi preso, e suas obras de arte censuradas, por lutar contra este projeto do Estado para as artes, promovendo ideias vanguardistas. A presente dissertação, que recorre às ferramentas da análise fílmica, considera a pertinência de se recuperar a memória do autoritarismo na Polônia para refletir sobre como esse passado é mobilizado num contexto crescente de movimentos nacionalistas de extrema direita, representados majoritariamente pelo partido Lei e Justiça (PiS). A hipótese desta pesquisa é a de que Wajda idealizou nesse filme um meio de abordar os problemas desses governos autoritários. Assim, objetiva-se compreender a narrativa sobre o passado, especificamente acerca do Realismo Socialista, proposta por Wajda. Entende-se que esta película traduz valores e problemas contemporâneos à sua produção, sendo Wajda uma testemunha daqueles anos de censura representados no filme. Revisitando esse passado, o diretor trouxe à tona algumas memórias pessoais, oferecendo considerações acerca do que acontece com a arte quando ela é tutelada pelas autoridades governamentais.Item A consciência histórica como caminho para a (re) significação do luto : um estudo do trabalho com o filme: “Viva: A vida é uma festa” nas aulas de história(2024-04-03) Gomes, Isabela Mesquita; Alves, Ronaldo Cardoso; Fiúza, Alexandre Felipe; Ramos, Márcia Elisa TetéQuando o pensamento histórico é formulado, organiza-se dentro de uma lógica narrativa de pensamento na qual consegue atribuir sentido aos eventos históricos. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo refletir acerca da possibilidade de os estudantes desenvolverem um sentido de orientação no tempo, considerando a finitude humana, além de contribuir para a construção de uma ressignificação do luto por intermédio do estudo histórico da festividade do Día de Muertos da cultura mexicana, utilizando a animação Viva: A vida é uma festa (EUA, 2017). Propõe-se, também, investigar como os estudantes compõem suas narrativas de sentido utilizando a fonte cinematográfica, além de estudar seus pensamentos a respeito da memória e do luto em suas experiências, demonstrando a relevância do Ensino de História para o debate da temática em crianças e adolescentes. Para isso, a investigação busca observar esse processo utilizando a metodologia de investigação da Aula-Oficina (2004), relacionando as experiências de perdas dos estudantes à abordagem mexicana do luto no Día de Muertos, por meio da compreensão da herança histórica mexica. Assim, a pesquisa visa contribuir com a construção de uma perspectiva nova e resiliente perante uma situação limite da vida, no caso o luto, individual e coletivo, utilizando da teoria da consciência histórica (Rüsen, 2001; Koselleck, 2006) como caminho para essa abordagem.Item A formação do pensamento histórico dos jovens estudantes de Rolândia – PR: a imigração judaico-alemã à luz da burdening history(2023-03-15) Coelho, Bianca Martins; Cainelli, Marlene Rosa; Ramos, Marcia Elisa Teté; Alves, Ronaldo CardosoEsta pesquisa investigou a formação do pensamento histórico dos estudantes de Rolândia, município pertencente ao norte do estado do Paraná. Enquadrado no domínio científico da Educação Histórica (BARCA, 2001); (CAINELLI, 2009, 2011); (SCHMIDT, 2011, 2015), e alicerçados à metodologia Grounded Theory (CHARMAZ, 2009); (GAGO, 2007) (TAROZZI, 2011), esta pesquisa analisou as narrativas históricas dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. Nos apropriamos das discussões sobre o Ensino de História Difícil proposta por Bodo von Borries (BORRIES, 2011, 2018), visando compreender quais elementos deste conceito são destacados na narrativa dos estudantes em relação ao Holocausto e a imigração-judaico alemã para o município de Rolândia. Uma vez que a história deste município foi constituída de contradições e silenciamentos. Destacamos a importância da Grounded Theory enquanto metodologia de pesquisa que nos permite tomar como objeto de análise as narrativas, cadernos e observações de campo, durante o estudo para a constituição de categorias de análise na pesquisa qualitativa. Assim, utilizamos do questionário socioeconômico e cultural, questionário aberto sobre o conceito substantivo Holocausto e a imigração judaico-alemã para o município de Rolândia, para então compreender as relações entre um possível passado traumático e a perspectiva de um futuro expressa na narrativa dos estudantes.Item A História das Mulheres nos livros didáticos (2016-2021): um estudo comparativo a partir da Didática da História(2024-12-16) Silva, Isabella Vignoli da; Alves, Ronaldo Cardoso; Moreno, Jean Carlos; Campos, Raquel Discini deAs discussões referenciadas nas questões de gênero se constituem numa das grandes demandas da sociedade contemporânea. A perene mentalidade patriarcal e, por consequência, machista, é reproduzida de geração em geração, seja no âmbito privado, seja no mundo público, por meio do domínio de representações e narrativas masculinas que reforçam este modo de pensar da sociedade. Do ponto de vista institucional, a escola é um dos primeiros espaços em que as crianças se encontram com o mundo público e, por isso, pode ser lugar importante para refletir a respeito da necessidade de uma sociedade com maior equanimidade entre os diferentes gêneros. Uma vez que os livros didáticos se constituem como um dos principais veículos culturais entre os brasileiros que têm acesso à educação escolar, nos quais a história legitimada é a “história masculina”, é de extrema relevância que a História das Mulheres neles esteja presente. Nesse sentido, analisar as representações das mulheres nos livros didáticos se faz necessário para identificar e problematizar as mudanças, permanências, presenças e ausências nos diferentes processos históricos estudados. Esta abordagem, que pereniza a ausência estrutural das mulheres na narrativa histórica, revela não somente as opções metodológicas as quais têm influenciado a História ensinada, mas também as políticas e mercadológicas. Fator este que também contribui para a não ocorrência da desconstrução de condutas e representações, tradicional e culturalmente, impostas às mulheres. Para a consecução deste objetivo, será utilizada a metodologia da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977), bem como a teoria do historiador e filósofo da História alemão Jörn Rüsen (2010), a qual estabelece critérios fundamentais a serem considerados pelos manuais de História, a fim de contribuir para que os estudantes formem o pensamento histórico sob parâmetros da Ciência Histórica e os relacionem, conscientemente, com sua própria vida, construindo consciência histórica, neste caso a respeito da História das Mulheres e de seus desafios na sociedade contemporânea. Nessa perspectiva, buscar-se-á compreender como a História das Mulheres é abordada, sempre considerando a complexidade do livro didático enquanto documento histórico, até o seu papel como produto do mercado editorial e de que forma isso se dá dentro dos materiais históricos (imagens e textos), partindo da teoria de Rüsen, visando compreender os significados desse material de forma mais ampla.Item A história do hipertexto na invenção do ciberespaço(2023-06-01) Venancio, Bruno Nielsen; Duran, Maria Renata da Cruz; Agenor, César; Touso, Rodrigo; Lima, Carollina de; Canela, Guilherme; Evangelista, Luciana de Fátima MarinhoO trabalho que apresento tem como objetivo construir uma história do hipertexto na formação do ciberespaço. As coordenadas que permitem ao leitor se situar no universo virtual são dadas logo no primeiro capítulo, a partir da revisão literária e visual, senão cinematográfica, de uma contracultura emergente desde a segunda metade do século XX e mais acentuada no final do mesmo século. Distinguiu-se no panorama cibernético estadunidense do final do século XX um conceito central para o que seria a internet do século XXI: o conceito de hipertexto. Responsável por conferir complexidade e profundidade à tela plana, o hipertexto foi inventado pelo filósofo da informática Ted Nelson. À genealogia do conceito dedicam-se os capítulos 2 e 3, aonde também se pretendeu esmiuçar a importância dessa experiência narrativa para a história da cultura digital.Item A imigração japonesa e a construção da memória religiosa e patrimonial da Seicho-no-ie no Paraná (Ibaiti, 1981-1999)(2024-12-12) Campra, Rudinei; André, Richard Gonçalves; Luiz, Leonardo Henrique; Selvatici, MonicaA presente pesquisa se propõe a investigar a imigração japonesa para a cidade de Ibaiti, no norte do Paraná, e a construção da memória social e religiosa da Seicho-no-ie no local entre os anos de 1981 e 1999. O objeto é compreendido no interior do contexto histórico da cidade, o que envolve a dimensão do patrimônio. No município, houve a atuação missionária de imigrantes japoneses que buscaram disseminar a religião japonesa conhecida como Seicho-no-ie. Isso resultou na criação da primeira academia da religião fora do Japão em 1942, além da constituição de um marco histórico em 1981, que foi tombado em 1999, todos na mesma localidade. O processo histórico encontra-se inserido no contexto da colonização japonesa motivada por uma religião nipônica e pela intenção de construir uma comunidade religiosa no local. As fontes primárias dizem respeito ao próprio marco, entendido como manifestação da cultura material, compreendida a partir das considerações de Marcelo Rede. Além disso, a documentação envolve entrevistas, cuja produção e análise foram embasadas nas propostas metodológicas de Verena Alberti. Como fundamentação teórica, utilizam-se as discussões de autores que trabalham com história e memória, como Pierre Nora e Michel Pollak. Como discussões, sugere-se que as especificidades da Seicho-no-ie em Ibaiti, envolvendo a atividade missionária dos irmãos Daijiro e Miyoshi Matsuda, permitiram, de forma precoce na história da imigração japonesa, a construção de uma academia religiosa na cidade. Posteriormente, isso levou à criação e ao tombamento de um marco histórico significativo para o estudo da memória religiosa e política, bem como do patrimônio da Seicho-no-ie no Brasil.Item A Necrópole como lugar de memória: o crescimento urbano e as políticas públicas em torno do Cemitério Municipal Central e a preservação da história de Rolândia, Paraná (2011-2023)(2024-04-18) Tessaro, Danilo de Longhi; André, Richard Gonçalves; Soares, Marco Antônio Neves; Carneiro, MaristelaO objetivo da dissertação é compreender como um cemitério pode ser utilizado para analisar a história de uma cidade ou região. Para isso, o recorte espaço-temporal utilizado é o Cemitério Municipal Central (São Pedro) do município de Rolândia, localizado na região Norte do Estado do Paraná, entre os anos de 2011 e 2023, período de maior ênfase da política de remoção de sepulturas consideradas abandonadas pela administração local. Como fonte utilizaremos os túmulos que fotografamos das quadras mais antigas do cemitério, que foram confeccionadas entre 1936, ano do primeiro sepultamento, até meados da década de 1980, período esse em que os túmulos foram construídos com maior número de adereços e continham diversos elementos simbólicos, estéticos, arquitetônicos, religiosos, étnicos e culturais. Para a consumação da pesquisa, recorremos ao levantamento historiográfico sobre o surgimento dos cemitérios seculares no século XIX e sua adoção no Brasil. Como aporte teórico, utilizamos os conceitos de monumento (Choay e Le Goff); memória (Pollak); patrimônio histórico (Funari, Pelegrini e Coelho); e de representação e apropriação (Chartier). Como metodologia, recorremos às propostas de Comunalle sobre formas de inventário de um cemitério. Serão apresentados os dados que obtivemos com o inventário realizado, onde falaremos um pouco sobre cada categoria que selecionamos durante a pesquisa. Ao final, serão propostos procedimentos para a conservação desses locais e de seus túmulos mais relevantes, esses que podem ser usados para pensarmos a história do município a partir de seu cemitério.Item A produção cinematográfica da Belair 1970: um sonho experimental(2024-11-22) Junqueira Netto, Roberto de Paula; Aguiar, Carolina Amaral de; Pinto, Pedro Plaza; Buzalaf, Márcia NemeResumo: Após o golpe civil-militar brasileiro, parte dos diretores do cinema moderno desenvolveram uma vertente estética e ideológica, posteriormente denominada de Cinema Marginal, ao mesmo tempo herdeiro e separatista do movimento do Cinema Novo. A pesquisa pretende analisar a produtora cinematográfica Belair, fundada por Rogério Sganzerla, Helena Ignez e Júlio Bressane. A Belair passou a funcionar a partir do período posterior ao Festival de Brasília de 1969, quando Rogério Sganzerla se instalou no Rio de Janeiro, e durou até a ida para o exílio dos diretores a Londres (maio de 1970). A produtora é um marco na história do cinema brasileiro devido à forma de produção empregada, as imagens produzidas no espaço urbano, a radicalização dos procedimentos do cinema moderno e a valorização da chanchada. A pesquisa pretende investigar, pela metodologia da análise fílmica, os filmes realizados pelo Rogério Sganzerla na Belair: Copacabana mon amour (1970) e Sem essa, Aranha (1970). O propósito da pesquisa é identificar como as obras incorporaram e dialogaram com seu contexto, reinterpretando outros movimentos artísticos e resultando na criação de produtos cinematográficos autênticos, marcado pela experimentação e liberdade artística, justamente no seio de transformações culturais no período mais severo da ditadura militar: os anos de chumbo. Em um momento de novas polarizações no campo cultural brasileiro, diversos artistas repensaram o seu modo de agir na sociedade, como ocorreu na canção e o teatro – Tropicalismo e Teatro Oficina. No caso do cinema, a energia dos diretores marginais se canalizou na criação da imagem e do som para produzir choque, valendo-se do desconforto do espectador para atacar sua passividade. Esse momento de liberdade estética, foi interrompido pela repressão da ditadura, que forçou os diretores a exilarem-se em Londres, onde finalizaram e apresentaram alguns dos filmes realizados no início de 1970.Item A queda pelos holofotes: uma análise comparativa das tendências jornalísticas sobre o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), através das revistas veja e carta capital (2011-2016)(2023-02-24) Vanzela, Larissa Morais; Arias Neto, José Miguel; Souza, Silvia Cristina Martins de; Dias, Natally VieiraO objetivo deste estudo foi compreender as formas de representação criadas pela imprensa de revista, acerca dos dois mandatos presidenciais exercidos por Dilma Rousseff, entre o período de 2011 a 2016. As fontes históricas adotadas foram as revistas de informação "Veja" e "Carta Capital", analisadas em uma abordagem comparativa. Como metodologia foi utilizada a Análise Temática de Conteúdo, que forneceu os instrumentos necessários para identificar que tipo de discurso foi publicado pelas revistas e em qual período cada temática esteve inserida (BARDIN, 2011). A análise dos órgãos de imprensa, especificamente, das revistas de informação interessa a pesquisa histórica, porque a produção desse material está diretamente relacionada ao poder. À medida que a imprensa desempenha sua função de mediadora da informação, ela assume uma posição ativa no social e disputa a construção de sentidos sobre os acontecimentos que pretende narrar. Sendo assim, é possível concebê-la enquanto um ator político (BORRAT, 1989; CAPELATO,1988,1991). Esse entendimento é concordante com o modelo teórico da história política, que visa compreender como o poder se manifesta em suas variadas formas e espaços (REMOND, 2003). O tema abordado também implicou um olhar da pesquisadora sobre o tempo presente, um período histórico em que as trajetórias dos eventos não estão completamente consolidadas, sendo permeadas pelo confronto de perspectivas que constituem a memória social. Diante do exposto, esta pesquisa se encontra estruturada a partir das seguintes temáticas analisadas: primeiramente foi pretendido identificar como foi criado o discurso sobre a presidente Dilma Rousseff, enquanto uma figura pública durante o início de seu mandato, entre os anos de 2011 e 2012. A seguir, a discussão esteve voltada para a construção do discurso sobre as manifestações de junho (2013) e a deflagração da operação Lava Jato (2014), episódios compreendidos como precipitadores de instabilidade no governo. Por último, foi examinada a construção do discurso sobre a crise político-econômica que conduziu ao processo de impeachment, durante o segundo mandato da presidente entre os anos de 2015 e 2016, um acontecimento responsável por interromper a série dos governos petistas.Item A redemocratização no cinema de Leon Hirszman: análise das adaptações de São Bernardo (1972) e Eles não Usam Black-tie (1981)(2023-07-03) Brunieri, João Vitor Moreno; Aguiar, Carolina Amaral de; Cardenuto Filho, Reinaldo; Fiuza, Alexandre FelipeEste trabalho tem como objetivo analisar os filmes S. Bernardo (1972) e Eles Não Usam Black-tie (1981), dirigidos por Leon Hirszman. Em ambos os casos, tratam-se de adaptações de obras já existentes, um romance literário e uma peça teatral. Os filmes foram produzidos durante a ditadura militar no Brasil, mas em momentos distintos do regime: um no auge da repressão e outro no início da redemocratização. Ao analisarmos as características semelhantes e as diferenças em ambos os filmes procuraremos compreender como cada um deles dialoga com seu tempo presente específico, através de mudanças no material original ou em escolhas estéticas. Procuraremos demostrar também como os filmes de Leon Hirszman podem ser interpretados em diferentes contextos e como eles se encaixam na trajetória do cinema brasileiro. Tentaremos enxergar nos respectivos filmes representações da ditadura em momentos distintos e também os discutir em diálogo com as obras que os inspiraram. Em S. Bernardo, o roteiro é bem fiel ao livro e as representações da ditadura são mais alegóricas, enquanto em Eles Não Usam Black-tie as referências ao autoritarismo são mais explícitas e o roteiro faz uma série de modificações em relação à peça. Este trabalho tenta entender esse processo de adaptação das obras e de que maneira elas dialogam com a história do próprio país.Item A transição escolar do 5º para o 6º ano no ensino fundamental: um olhar sobre o componente curricular de história(2024-02-20) Florindo, Paulo Henrique Rosa; Cainelli, Marlene Rosa; Alves, Ronaldo Cardoso; Ramos, Márcia Elisa Teté; Noda, MarisaEste trabalho analisou os processos de transição do 5° para o 6° ano no ensino fundamental da rede pública do Estado do Paraná, com ênfase no componente curricular de história e suas especificidades, na cidade de Londrina. A metodologia ligada à teoria fundamentada são apresentadas mostrando as ferramentas para as análises dos questionários. No primeiro capítulo, tratamos sobre Currículo, dialogando com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo do Estado do Paraná (CREP) e a Diretriz Curricular (DC) de Londrina. Assim, discutimos suas proximidades e afastamentos, ou seja, de não terem sido pensados levando em conta a transição do 5° para o 6° ano. No segundo capítulo, analisamos o material do “Educa Juntos”, um documento que demonstra como o Estado do Paraná vem pensando a transição escolar, logo após pensamos o sistema de ensino de Londrina e suas especificidades através de dados fornecidos pela SEED e pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina. No terceiro capítulo, após o diálogo sobre a Educação Histórica enquanto campo teórico que orienta as ações no ensino de história, sua importância e relevância, apresentamos os documentos orientadores do currículo em nível estadual e municipal, bem como os questionários que dão voz a nossos educadores, abordando suas visões, conhecimentos e proposições, que entendemos como narrativas sobre a transição e como desenvolvem este processoItem [A] Aliança Democrática da década de 1980Ricardo, Daniel de Libório; Ferraz, Francisco César Alves [Orientador]; Munhoz, Sidnei José; Rolim, Rivail CarvalhoResumo: Este trabalho procurou fazer uma reflexão sobre a importância da Aliança Democrática para o processo de redemocratização do Brasil entre meados de 1984 e o ano de 1985 O estudo também contribui para ampliar o conhecimento sobre o fim do regime militar e o papel que a Aliança Democrática desempenhou para que este resultado fosse alcançado, sob um governo autoritário que buscou controlar de forma gradual a transição para um governo civil, limitando as forças de oposição, caso dos partidos, PMDB, PDT, PTB e PT Assim, o PMDB acabou se aliando a Frente Liberal, ala dissidente do PDS e formaram a Aliança Democrática em 1984 com o objetivo de eleger um presidente comprometido com o ideal da redemocratização do país Entretanto, a Aliança não conseguiu implementar uma mudança mais profunda no país, com base no que pretendia segundo o Compromisso com a nação (1984), no tocante à economia, à política e à distribuição de renda A documentação utilizada para desenvolver a pesquisa foi composta pelas revistas Veja e IstoÉ entre agosto de 1984 a dezembro de 1985 e o documento Compromisso com a nação, publicado em agosto de 1984 Além disso, foram empregadas bibliografias acerca do tema para discutir o processo de transição política no país Logo, o pacto político intitulado Aliança Democrática foi decisivo para obter a vitória no Colégio Eleitoral em 1985 Mas careceu de sustentabilidade após eleito para aprovar as medidas que defendeuItem O adeus às violas: as Companhias de Reis da região dos Cinco Conjuntos no município de Londrina/Pr. : estudo histórico-sociológico acerca do catolicismo tradicional popular brasileiro e a formação dos mestres-rituais a partir da mobiblidade socialLopes, André Camargo; Visalli, Angelita Marques [Orientador]; David, Solange Ramos de Andrade; Soares, Marco Antônio NevesResumo: Esta Dissertação propõe a investigação, a partir de um trabalho de campo e teórico, tendo como objeto geral, três Companhias de Reis da região norte do município de Londrina (PR), e por delimitação espacial, o conjunto de bairros denominados por Cinco Conjuntos e os bairros agregados a estes no processo de desenvolvimento e expansão urbana do município Especificamente, a idéia é abordar as Companhias de Reis a partir de suas especificidades dentro do catolicismo tradicional popular, assim como, situar a discussão desta tradição na análise biográfica de seus agentes produtores e a rede de sociabilidade que os envolvem Com isso, objetivamos revelar a partir do estudo desta tradição, o conjunto de fatores que envolvem a sua manutenção e permanência em determinados espaços sociais, a partir de uma perspectiva de ressocialização do sujeito É foco da pesquisa, as estratégias de transmissão e reprodução da tradição dentro dos núcleos familiares, assim como o próprio imbricamento do catolicismo tradicional popular brasileiro, no trânsito entre as variações do espaço social a partir do fenômeno migratório, do qual estes agentes fazem parteItem Anti-herói entre heróis : Marinósio Filho, boemia e jornalismo na Londrina do EldoradoMelhado, Felipe de Camargo; Visalli, Angelita Marques [Orientador]; Benatte, Antônio Paulo; Leme, Edson HoltzResumo: Este trabalho se insere no campo da historiografia referente à cidade de Londrina O estudo investiga as representações de sujeitos ligados à história local Em um primeiro momento, aborda as imagens hegemônicas criadas no processo de colonização da cidade Nesse ponto a pesquisa se demora no contexto de produção de narrativas biográficas e versa sobre suas características heroicizantes Em um segundo momento, o trabalho propõe a apreciação de uma biografia desviante, de uma narrativa anti-heróica Para tal, o personagem escolhido é Marinósio Trigueiros Filho A trajetória de Marinósio é narrada desde um momento anterior à de sua mudança para Londrina Depois, com ênfase, a narrativa enfoca sua atuação na cidade, investigando em diversas direções a relação do biografado com o contexto das primeiras décadas da colonizaçãoItem Anticomunismo de toga: o Tribunal Superior Eleitoral e a cassação do PCB(2024-07-04) Almeida, Vinícius de; Rolim, Rivail Carvalho; Arias Neto, José Miguel; Dias, Reginaldo BeneditoA presente dissertação analisou a Resolução nº 1.841 de 1947, prolatada pelo Tribunal Superior Eleitoral e que decidiu por cancelar o registro do Partido Comunista do Brasil, lançando-o na ilegalidade. Responsável por interiorizar a Guerra Fria, o governo de Eurico Gaspar Dutra promoveu uma contumaz perseguição aos movimentos trabalhistas organizados, intervindo em sindicatos, prendendo lideranças e inviabilizando greves. Dentro de um contexto de crescimento da atividade comunista, o PCB figurou como grande fantasma nas mentes do governo e das classes que compunham as elites políticas e econômicas do país, as quais moveram recursos políticos, ideológicos, financeiros e religiosos para frear as atividades interpretadas como subversivas. Em meio a este conflito de classes e todos os interesses que ele acarreta, o Poder Judiciário agiu para garantir que o PCB não faria parte do jogo político legal, mesmo que não houvesse base jurídica suficiente para tanto. Os fundamentos utilizados pelos três magistrados responsáveis por garantir a ilegalidade do partido foram calcados em argumentos anticomunistas construídos paulatinamente desde a Revolução de 1917 e, no Brasil, fortificados pela ação de 1935. Quer dizer, a ilegalidade do PCB não teve como origem as atividades desenvolvidas pelo próprio partido, mas sim o entendimento dos juízes quanto ao comunismo de modo geral, tendo a URSS como referência. Os votos prolatados no julgamento demonstraram o sucesso da propaganda anticomunista e de seus ideólogos, pois foram acolhidos de maneira praticamente literal por parte da elite do Poder Judiciário. Assim, para cassação do partido em 1947 foram citadas obras de diversos pensadores reacionários, como De Maistre, Maritan e Burke, além de múltiplas passagens religiosas que fizeram eco das Encíclicas papais publicadas desde as primeiras décadas do século XIX. O entrelaçamento do contexto internacional e nacional reforçou o anticomunismo nativo calcado em algumas vertentes, com destaque para a nacionalista e a religiosa, ambas refletidas na fatídica decisão judicial de 1947Item Apropriações do budismo em Mind Breaths (1972-1977) de Allen Ginsberg(2022-04-27) Maia, Olívia Ricetto de Oliveira Barros; André, Richard Gonçalves; Silva, Marta Dantas da; Selvatici, MonicaO objetivo deste trabalho é compreender as apropriações do Budismo na obra do poeta Allen Ginsberg, tendo como periodização 1972 até 1977. Como fonte primária, são utilizados três poemas presentes na obra Mind Breaths, baseando-se metodologicamente nas proposições de Antonio Candido Mello e Souza acerca das relações entre literatura e sociedade, bem como outros autores. No tocante à fundamentação teórica, é usado o conceito de apropriação segundo Michel de Certeau e Roger Chartier. No decorrer da dissertação, considera-se o contexto histórico em que o autor viveu, marcado pela contracultura e pelo autoritarismo do Macartismo, as características da geração beat e a forma com que o Budismo foi apropriado e representado nos poemas. A partir da fonte em questão, é possível compreender o movimento que o autor construiu em seus trabalhos, deslocando-se do Budismo Zen para o repertório do Budismo Tibetano, mobilizando as ideias da geração beat como forma de resistência política.Item "Aqui é onde ela conhece o príncipe encantado" : gênero e representações de mulheres nas animações da Walt Disney Animation Studios (1937-2009)Bueno, Lunielle de Brito Santos; Selvatici, Monica [Orientador]; Spini, Ana Paula; Grzybowski, Lukas GabrielResumo: Princesa, fada e heroína ou bruxa, madrasta má e vilã? As representações de mulheres nos contos de fadas, nos romances e no cinema, em geral, por muito tempo, permearam tais configurações sem que fossem questionadas por grande parte do público e dos próprios produtores dessas obras de arte O estúdio norte-americano Walt Disney Animation Studios foi um dos grandes propulsores das representações desses estereótipos, justamente por contar com a roteirização de contos de fadas já consagrados na literatura e em outras produções audiovisuais No processo de roteirização, o contexto histórico e as questões internas da própria produtora, bem como os agentes envolvidos nessa produção, adaptaram e ressignificaram todas as personagens para a construção de sentido e identificação junto ao público infanto-juvenil Todavia, nos anos de 199, as mulheres dentro das animações da produtora em questão, passam a ser representadas sob um novo prisma: donas de novos lugares, novas camadas sociais, novas culturas e novos modi operandi dentro da narrativa das animações Isto posto, no presente trabalho buscou-se analisar todas as representações de mulheres nas animações 2D do estúdio desde Snow White and the Seven Dwarfs de 1937 até The Princess and the Frog de 29, quais as continuidades e rupturas nessas representações, como os contextos históricos interferiram nas mudanças e como, de certa forma, tais produções tocam os imaginários sociais acerca do ser e se fazer mulher Para tal, foi construída uma metodologia que abarcasse aspectos concernentes à construção técnica e artística de animações, bem como fizeram-se conexões contextuais entre produções disneyanas e circulações de ideais representacionais de mulheres nas mídias, principalmente estadunidense e europeia, alvos principais de consumidores das produções e produtos Disney Além disso, a categoria gênero foi de suma importância para o trabalho, a fim de que pudesse ser tecida análises sobre os papeis sociais de mulheres e suas relações com os homens apresentados em tela Ao final, a hipótese levantada para as mudanças de representações da Disney centra-se, principalmente, na questão mercadológica de mudança de público consumidor e as bandeiras ideológicas levantadas do final do século XX e início do XXI, influenciadas pelo movimento feminista, são aparentes arranjos narrativos para atrair o público liberal que flerta com as reivindicações do Feminismo Concluiu-se que as mudanças de corpos, etnias, valores, espaços narrativos e contextos históricos pouco têm relação com uma mudança estrutural dos valores da empresa Tal mudança tem como justificativa uma questão mercadológica que, aliado ao soft power exercido pelo estúdio no imaginário de seu público consumidor e o branding desenvolvido para as animações, tornou os produtos Disney dos mais consumidos no mundoItem Arqueologia e história : da passagem do método arqueológico ao método genealógicoRagusa, Pedro; Joanilho, André Luiz [Orientador]; Alves, Paulo; Cardoso Junior, Hélio RebelloResumo: O objetivo deste trabalho é estudar a relação entre o procedimento de pesquisa arqueológico de Michel Foucault e a temporalidade, sendo esta uma categoria da História Partiremos então da seguinte problemática; O que pretendeu Foucault com a pesquisa arqueológica no campo da História? Podemos afirmar que ele compreendeu esta como um saber que se faz pelo conhecimento de séries sobre as tramas narrativas dos discursos do poder E por pesquisa arqueológica, entendemos ser esta, a forma de pesquisa no campo da História realizada por Foucault no início de sua trajetória acadêmica, na década de 196 principalmente, e que busca descrever os enunciados discursivos e neles encontrar as possibilidades das praticas humanas em sua relação com os objetos A pesquisa arqueológica marcou seus primeiros trabalhos, dessa forma o estudo se dará a partir da análise inicial dos seguintes livros; História da Loucura , O Nascimento da Clinica , As Palavras e as Coisas Esses livros foram escolhidos por que mesmo estudando temas e objetos muito diferentes, possuem no “método arqueológico” uma raiz comum Dessa forma, nosso estudo possibilitará uma compreensão de como se deu a relação de Foucault com o saber historiográfico a partir do estudo da trajetória da pesquisa arqueológica em sua relação a com a HistóriaItem Arte feminina? feminilidade nas obras das artistas na Divisão de Artes plásticas (DaP) – Londrina/PR, (2017 – 2019)(2023-04-06) Candido, Bianca Eugenia; Martinez, Cláudia Eliane Parreiras Marques; Villa, Danillo Gimenes; DeNipoti, Cláudio LuizA dissertação objetivou explorar as diferenças de gênero na Arte e o entendimento sobre o que seria a arte feminina a partir de entrevistas, via e-mail, com participantes mulheres do evento Arte Londrina 6 e Arte Londrina 7 realizado pela Divisão de Artes Plásticas, Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina. Foram levadas em consideração as respostas dessas artistas junto à leitura de imagem de suas obras expostas no evento, tendo, então, as entrevistas, imagens das obras e os catálogos dos eventos Arte Londrina 6 e 7 como fonte historiográfica. Buscou-se entender as permanências, ou não, de comportamentos machistas e preconceituosos enraizados da História da Arte na atualidade e como esses estão ligados à suposta arte feminina.