01 - Doutorado - Educação Física
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Item Efeitos do treinamento de resistência muscular em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise sobre indicadores de desempenho neuromuscular, funcionalidade e composição corporalPorto, Denilson Braga; Cardoso Junior, Crivaldo Gomes [Orientador]; Altimari, Leandro Ricardo; Delfino, Vinicius Daher Alvares; Ribeiro, Alex Silva; Cabrera, Marcos Aparecido SarriaResumo: INTRODUÇÃO: As diminuições de força e massa muscular, bem como da funcionalidade física de pacientes com doença renal crônica (DRC) aumentam a gravidade da doença e contribuem para a alta taxa de morbimortalidade de seus portadores Além disso, a terapia renal substitutiva, como a hemodiálise (HD), prolonga a vida desses pacientes, mas agrava a redução da força e da massa muscular nessa população Em contrapartida, o treinamento de resistência muscular (TR) pode promover aumento de força, massa muscular e funcionalidade em seus praticantes, todavia o efeito desta intervenção, especialmente no período pré-dialítico, ainda não está bem estabelecido OBJETIVO: Analisar os efeitos do treinamento de resistência muscular (TR) no período pré-dialítico em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise sobre indicadores de desempenho neuromuscular, funcionalidade e composição corporal MÉTODOS: Trinta e dois sujeitos (54 ± 13 anos, 1,61 ± ,9 metros, 72,8 ± 17,2 kg e IMC 27,6 ± 5,2 kg/m2) participaram de um ensaio clínico não aleatorizado e foram alocados em duas situações experimentais: grupo hemodiálise-controle (HEMO-CO, n=15) e hemodiálise-treinamento de resistência muscular (HEMO-TR, n=17 – treinamento em circuito, no período pré-diálise, três vezes/sem, com pesos livres, tubos elásticos e steps, com 1 exercícios, três séries, de 15 repetições máximas, num regime de esforço/pausa 1:1, sendo 3s de exercício e 3s de recuperação) Avaliações sócio econômicas, antropométricas (massa, estatura, IMC e circunferências), de força de preensão manual - PM, isocinética - ISO (pico de torque – PT em 6º/seg e potência – W em 18º/seg [três séries, três repetições durante o exercício de extensão de joelho]) com registro do sinal eletromiográfico - EMG (ativação neuromuscular – RMS e frequência mediana - FM), dos testes funcionais de caminhada de 6min (TC6min) e levantar/sentar (L/S) e da composição corporal, foram realizadas antes e após 16 semanas intervenção RESULTADOS: Concluíram o estudo 21 sujeitos (HEMO-CO, n=7 e HEMO-TR, n=14) A sobrecarga total de treino do grupo HEMO-TR aumentou ~213% A força de PM aumentou apenas no grupo HEMO-TR (HEMO-CO= -2 ± -1 vs HEMO-TR= 3 ± kg, p=<,5), bem como o número de repetições no teste L/S (HEMO-CO= -2 ± vs HEMO-TR= 5 ± 2 p<,1) Além dessas, a exceção da redução significante encontrada na circunferência de cintura no grupo HEMO-TR (-4% p<,5), nenhuma outra diferença estatisticamente significante foi encontrada nas demais variáveis do estudo após o período de intervenção (p>,5) CONCLUSÃO: Este estudo apresenta novas informações para literatura científica ao verificar que 16 semanas de um programa de TR executado no período pré-dialítico, sob a forma de circuito com pesos livres, em pessoas com DRC em tratamento hemodialítico há 69 ± 48 meses, promove aumento na força muscular de membros superiores e inferiores, sem, no entanto, alterar a composição corporal desses pacientesItem Efeitos de dois métodos de treinamento combinado sobre os fatores de risco cardiometabólicos e respostas perceptivas em adolescentesFaria, Waynne Ferreira de; Stabelini Neto, Antonio [Orientador]; Ronque, Enio Ricardo Vaz; Serassuelo Junior, Hélio; Ribeiro, Alex Silva; Gonçalves, Ezequiel MoreiraResumo: Os objetivos da presente tese foram: 1) Comparar os efeitos de dois métodos de treinamento combinado (treinamento contínuo de intensidade moderada combinado com treinamento resistido (MICT+TR) vs treinamento intervalado de alta intensidade combinado com treinamento resistido (HIIT+TR)) sobre os fatores de risco cardiometabólicos e respostas perceptivas em adolescentes (objetivo geral); 2) Revisar a literatura para verificar as implicações do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) e treinamento resistido (TR) nos fatores de risco cardiometabólicos em adolescentes; 3) Comparar os efeitos de dois métodos de treinamento combinado (MICT+TR vs HIIT+TR) sobre os fatores de risco cardiometabólicos em adolescentes; e 4) Comparar as respostas perceptivas (esforço percebido, afeto, satisfação e intenção futura) de diferentes métodos de treinamento combinado (MICT+TR vs HIIT+TR) em adolescentes Para realização da revisão sistemática (artigo 1) foram realizadas buscas nas seguintes base de dados: Pubmed, Science Direct, Cochrane, LILACS e Scielo Um ensaio controlado randomizado com duração de 12 semanas foi adotado no artigo 2 Para tanto, os adolescentes com idades entre 14 e 18 anos foram randomizados em três grupos: grupo 1 – Controle, grupo 2 – MICT+TR e grupo 3 – HIIT+TR Os fatores de risco cardiometabólicos analisados foram: percentual de gordura, circunferência da cintura, glicemia, insulina, hemoglobina glicada, HOMA-IR, triglicérides, colesterol total, HDL-C, LDL-C, PAS, PAD, aptidão cardiorrespiratória e risco cardiometabólico agregado Todas as variáveis foram analisadas na linha de base e após 12 semanas de intervenção No terceiro artigo, realizou-se uma pesquisa com delineamento crossover Os adolescentes realizaram duas sessões de familiarização e duas sessões experimentais com intervalo mínimo de 72 horas em ordem contrabalanceada: MICT+TR e HIIT+TR Após o procedimento de ancoragem por memória, a escala de percepção subjetiva de esforço (PSE CR-1), a escala de afeto e a escala de satisfação foram administradas aos adolescentes de forma aleatória em cinco momentos e após 1 minutos Após 15 minutos do término de cada sessão foi exposta a escala de intenção futura Os estudos incluídos na revisão sistemática indicaram que a combinação HIIT+TR podem reduzir os fatores de risco cardiometabólicos em adolescentes, no entanto mais pesquisas são necessárias Considerando os resultados das intervenções, os adolescentes que realizaram HIIT+TR apresentaram redução significativa do escore risco cardiometabólico em comparação ao grupo Controle (d de Cohen = ,23) Já a intervenção MICT+TR promoveu redução do escore risco cardiometabólico apenas em relação ao momento inicial (p < ,5) Não houve diferença estatística entre HIIT+TR e MICT+TR nos desfechos cardiometabólicos analisados Com relação as respostas perceptivas (artigo 3), nos momentos 2 e 3 da sessão HIIT+TR as meninas relataram significativamente maior satisfação em relação a sessão MICT+TR Não foi encontrada diferença significativa entre HIIT+TR e MICT+TR nos valores de afeto e intenção futura Em conclusão, nosso estudo demonstrou que ambas as intervenções conduzidas (MICT+TR e HIIT+TR) no ensaio controlado randomizado reduziram o risco cardiometabólico agregado Em relação as respostas perceptivas, no início do protocolo a sessão HIIT+TR promoveu nas meninas maiores sensações de satisfação em comparação a sessão MICT+TR Nesta perspectiva, as sessões de MICT+TR e HIIT+TR são alternativas toleráveis, viáveis e eficazes para promover benefícios a saúde cardiometabólica e sensações prazerosas em adolescentesItem Aptidão muscular na infância e na adolescência e saúde óssea na idade adultaBarbosa, Cynthia Correa Lopes; Ronque, Enio Ricardo Vaz [Orientador]; Romanzini, Marcelo; Guedes, Dartagnan Pinto; Gonçalves, Ezequiel Moreira; Fernandes, Rômulo AraújoResumo: Objetivo geral: Analisar a relação entre indicadores da aptidão muscular (IAM) na infância e na adolescência e indicadores de saúde óssea (ISO) na idade adulta Métodos: Participaram do estudo 148 adultos saudáveis (75 homens e 73 mulheres; 22,3±1,7 anos) que continham dados anteriores em idades entre 6 e 12 anos Foram realizadas as seguintes medidas, da infância (aos 9, 1, 11 e 12 anos) à idade adulta (22 anos), totalizando cinco momentos: estatura e massa corporal; IAM: preensão manual membro dominante (PMD), salto em distância parado (SD), abdominal, escore AM (escore z de PMD+SD+abdominal) Na idade adulta, foram obtidos os ISO, sendo densidade mineral óssea (DMO) do corpo total, braços, pernas, tronco, colo femural direito e L1-L4, estimados por DXA (Lunar DPX-NT) Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva para caracterização da amostra, os testes t de Student, U de Mann-Whitney e ANCOVA com post hoc de Sidak para comparações, trajetória baseada em grupos para identificação das trajetórias desenvolvimentais dos IAM, regressão linear múltipla para a relação entre IAM na infância e DMO das diferentes regiões na idade adulta e análise de mediação para verificar a mediação de IAM na idade adulta nesta relação, significância em p<,5 Resultados: Observou-se até quatro diferentes trajetórias desenvolvimentais para os IAM: a) aumento pouco expressivo, b) aumento gradual, c) alternando aumento gradual e menos expressivo e, d) aumento consistente Entre os rapazes, os voluntários com trajetória de aumento consistente nos IAM apresentaram DMO de algumas regiões de interesse cinco a 1% maior que os da trajetória gradual, fato não observado nas moças, entre as quais poucas apresentaram trajetória de aumento consistente Análise de regressão revelou que os IAM na infância apresentaram relação com ISO, sendo: PMD com DMO total, braços e tronco; abdominal com DMO L1-L4 e tronco; e escore AM com DMO tronco Os modelos de IAM na infância ajustados por sexo, idade e escore z do IMC na infância, explicaram ISO de 6% (abdominal x DMO L1-L4) a 58% (PMD x DMO braços) Análise de mediação apontou: PMD adulto mediou as relações entre PMD infância e DMO total [efeito indireto (EI)=,26; intervalo de confiança 95% (IC95%)=,6; ,5], DMO braços (EI=,18; IC95%=,8; ,31) e DMO tronco (EI=,24; IC95%=,3; ,5); efeito direto do abdominal na infância com a DMO L1-L4 (EI=-,8; IC95%=-,23; ,5) e um efeito total com a DMO tronco (EI=,2; IC95%=-,6; ,12); efeito total do escore da AM infância na DMO do tronco (EI=,31; IC95%=-,6; ,8) Conclusão: Ossos mais resistentes na idade adulta foram encontrados entre os participantes com aumento consistente nos IAM da infância à idade adulta, especialmente entre os rapazes Alguns IAM na infância apresentaram relação positiva em magnitude baixa a moderada com DMO de diferentes regiões de interesse na idade adulta e a maioria dessas relações foram mediadas por IAM adultoItem Análise da contribuição dos músculos de membros superiores e inferior na tarefa de subir degraus em ônibus coletivo em idososGil, André Wilson de Oliveira; Teixeira, Denilson de Castro [Orientador]; Altimari, Leandro Ricardo; Gorgatti, Márcia Greguol; Oliveira Junior, Eros de; Amorim, Cesar Ferreira; Silva Junior, Rubens Alexandre da [Coorientador]Resumo: Durante o envelhecimento organismo sofre alterações em todos os seus sistemas, levando a prejuízos funcionais As dificuldades para realizar algumas atividades diárias também estão relacionadas às barreiras arquitetônicas como o acesso ao ônibus coletivo, pois a maioria possui degraus demasiadamente altos Essa barreira pode impedir ou dificultar o uso desse meio de transporte por idosos Nesse sentido, conhecer o quanto de força muscular de membros superiores e inferiores os idosos necessitam para subir em um ônibus coletivo, é de extrema relevância Esta tese é apresentada em dois estudos, sendo o primeiro com objetivo de verificar a reprodutibilidade de dois dinamômetros, construídos especialmente para o estudo, em formato de corrimão que avaliam a força de preensão manual e tração de braço; e o segundo avaliar a contribuição dos músculos de membros superiores e inferiores na tarefa de subir degraus de acesso ao ônibus coletivo em indivíduos idosos A amostra foi constituida num total de 14 paticipantes, 24 no primeiros estudo (12 idosos e 12 jovens) no e 8 no segundo (4 idosos e 4 jovens como controles) participantes Inicialmente foram avaliadas as CVM (contração voluntária máxima) de preensão manual e tração de braço pelos dinamômetros em formato de corrimão e a CVM de flexão e extensão do joelho com eletromiógrafo em uma cadeira flexora e extensora Na sequência os participantes foram submetidos à tarefa de subir o primeiro degrau em um protótipo com as dimensões do acesso ao um ônibus coletivo com altura original do primeiro degrau de 4 cm e corrigida para1cm Os dinamômetro/barra foram reprodutíveis apresentado baixos erros de medida tanto para os idosos quanto para os jovens, com índices de correlação intraclasse acima dos ,95 para todas as variáveis Os idosos tiveram maior contribuição da força de membros superiores e inferiores em comparação aos jovens (p<,5) na maioria das variáveis e nas diferentes alturas dos degraus Idosos e jovens executaram significativamente maior força em cinco das seis variáveis analisadas para subirem o degrau de 4cm em relação ao de 1cm (<,5) Foi observado também que as mulheres idosas executaram mais força para subir os degraus do que os homens idosos nas variáveis de preensão manual esquerda em 4cm e 1cm e na tração de braço esquerda em 4cm (p<,5) Conclui-se que os dinamômetros/barra apresentaram boa reprodutibilidade e que os idosos precisam de uma contribuição maior de força muscular do que os jovens para subir os degraus de um ônibus coletivo independente da altura do degrau O estudo mostrou também que idosos exercem menos força no degrau de 1cm em relação ao de 4cm Esses resultados podem contribuir diretamente para novas políticas públicas que possam melhorar o acesso ao transporte público para uma maior inclusão da população idosasItem Heterogeneidade das respostas a oito, 12 e 24 semanas de treinamento resistido em mulheres idosas : impacto sobre a força, massa muscular, gordura corporal e saúde metabólicaOhara, David; Cyrino, Edilson Serpeloni [Orientador]; Teixeira, Denilson de Castro; Ronque, Enio Ricardo Vaz; Gonçalves, Ezequiel Moreira; Casonatto, JulianoResumo: Introdução: Embora as evidências acerca dos potenciais benefícios do exercício resistido sejam consistentes e bem descritas na literatura, estudos têm revelado uma alta variabilidade individual (heterogeneidade) em resposta a este tipo de exercício bem como a presença de indivíduos aparentemente não-responsivos ao estímulo Adicionalmente, raros são os estudos a transpor da tradicional avaliação da resposta média do grupo treinamento à outra mais pormenorizada do desempenho individual dos participantes Objetivo: Analisar o efeito de oito, 12 e 24 semanas de treinamento resistido (TR) sobre a variação individual de indicadores de força, hipertrofia, gordura corporal e saúde metabólica em mulheres idosas Métodos: Cento e quarenta mulheres idosas (> 6 anos) e fisicamente independentes foram submetidas a oito, 12 ou 24 semanas de TR As variáveis força muscular, massa muscular, gordura corporal, colesterol total (TC), lipoproteína de alta densidade (HDL-C), lipoproteína de baixa densidade (LDL-C), triglicérides (TG) e glicose (GL) foram analisadas antes e ao final dos diferentes períodos de intervenção Os programas de TR foram compostos padronizadamente por oito exercícios para os diferentes segmentos corporais (membros inferiores, tronco e membros superiores) executados com uma frequência de duas a três sessões semanais Todas as participantes analisadas executaram no mínimo 85% das sessões de treinamento Para a classificação da responsividade ou não ao TR foi adotado arbitrariamente como critério o valor “” Resultados: Aumentos significantes da força muscular e massa muscular foram identificados em todos os três periodos de intervenção (P < ,5) Redução significante da massa gorda e nas concentrações de GL, TC e LDL foram encontradas apenas após 12 e 24 semenas de TR (P < ,5) Tanto a variação inter-individual quanto a prevelência de não-responsivos às intervenções foram altas Entre as variáveis metabólicas o TG apresentou a maior variabilidade em resposta ao TR de 12 semanas (-51,3% a +113,9%), ao passo que a heterogeneidade das respostas para a força muscular de membros inferiores foi de +11,8% a +14,5% após 24 semanas de intervenção A prevalência de não responsivos alcançou 46% para massa gorda após oito semanas e 66% para HDL-C após 12 semanas de treinamento Mais de 9% das participantes não responderam positivamente a pelo menos uma variável metabólica Aparentemente, 12 e 24 semanas de treinamento foram capazes de produzir valores similares no índice z-score criado, sendo superiores àqueles observados após oito semanas de treinamento Conclusão: Os resultados sugerem que apesar da prática do TR promover importantes modificações da saúde do idoso, observa-se ampla heterogeneidade em resposta aos diferentes períodos de intervenção em todas as variáveis avaliadas, além da alta prevalência de não-responsivos ao treinamento, sobretudo nos indicadores de saúde metabólicaItem Aplicação de métodos não lineares para estudo da variabilidade do movimento na corrida de fundoNascimento, Vitor Bertoli; Okazaki, Victor Hugo Alves [Orientador]; Mochizuki, Luis; Rodacki, André Luiz Félix; Moura, Felipe Arruda; Altimari, Leando RicardoResumo: A corrida é uma habilidade motora complexa, com movimentos não lineares e variáveis Logo, novos métodos que contemplem tais características têm sido propostos para a sua análise, tal como: expoentes de Lyapunov, medidas de correlação de longo alcance, medidas de entropia com conceitos associado a estabilidade, complexidade e similaridade utilizados para estudo da variabilidade do movimento Todavia, ainda não é completamente entendido qual destes métodos pode melhor analisar o desempenho em corridas de fundo Dentro deste escopo, a presente tese foi dividida em 4 capítulos, com os seguintes objetivos: (a: revisão sistemática) identificar e descrever as medidas não lineares mais comumente utilizadas para o estudo da variabilidade de movimento na corrida de fundo demostrando suas aplicações para entendimento do desempenho; (b: experimento I) testar a validade e a confiabilidade das medidas de acelerometria do centro de massa obtida por meio de smartphone em diferentes velocidades de corrida em relação a um acelerômetro já validado, à um único marcador cinemático posicionado sobre smartphone e a um modelo cinemático que considera vários marcadores no corpo para reconstrução do centro de massa; (c: experimento II) relacionar o tempo de prova em 1km com diferentes métodos não lineares aplicados às séries temporais de medidas angulares e às medidas de acelerometria do centro massa; e, (d: experimento III) identificar as estratégias de prova e comparar os parâmetros de desempenho em corredores de 1km com diferentes tempos de prova O estudo de revisão (a) utilizou as bases de dados PUBMED, SportDiscus, SCOPUS e Web of Science, em que foram incluídos 12 estudos Foram identificados o uso de medidas não lineares, tais como correlação de longo alcance, entropia e expoentes de Lyapunov No primeiro experimento (b), participaram 16 voluntários que realizaram corrida em 4 velocidades (1, 12, 14 e 16 km/h) As medidas de aceleração foram realizadas no centro massa, no marcador sacral, no acelerômetro e no smartphone Foi verificada validade das medidas de RMS e pico de aceleração smartphone em relação ao acelerômetro, ao marcador sacral e ao centro de massa e à validade para medidas de complexidade entre acelerômetros No segundo experimento (c), 28 voluntários (tempo de 37,1±363 minutos em prova de 1km) correram em cinco velocidades fixas (12, 14, 16, 18 e 2 km/h) Modelos de regressão linear múltipla foram obtidos para cada velocidade e a partir das medidas não lineares das séries temporais de variáveis angulares e de acelerometria de tronco Também foi verificada relação entre diferentes medidas não lineares e o tempo de prova na corrida de 1km No terceiro experimento (d), corredores competitivos (n=1,) e recreacionais (n=1) realizaram a corrida de 1km em pista de atletismo Os corredores competitivos e recreacionais adotaram estratégias de prova particulares (forma de “J” e “U”, respectivamente) Observou-se diferença entre grupos para variabilidade de aceleração do tronco, economia de aceleração, e correlação de longo alcance Em conjunto, os resultados da presente tese indicam que as medidas não lineares podem ser utilizadas para identificar fases da prova a serem treinadas para melhora do desempenho O uso da acelerometria de tronco, por meio de acelerômetros e smartphone, pode ser uma ferramenta em potencial para o monitoramento do treinamento por meio de medidas não lineares para atletas e treinadoresItem Relação do sistema renina angiotensina aldosterona com as respostas cardiovasculares ao exercícioGoessler, Karla Fabiana; Polito, Marcos Doederlein [Orientador]; Martins-Pinge, Marli Cardoso; Venâncio, Emerson José; Forjaz, Cláudia Lúcia de Moraes; Silva, Bruno Moreira; Cornelissen, Véronique [Coorientadora]Resumo: O exercício físico, seja de forma aguda ou de forma crônica, pode ocasionar modificações cardiovasculares Tais modificações podem ter relações com o sistema renina angiotensina aldosterona (SRAA) e o entendimento sobre esse tema ainda necessita de maiores investigações Dessa forma, os objetivos do presente trabalho foram: 1) verificar por meio de uma revisão sistemática da literatura a influência dos componentes e dos polimorfismos do SRAA, nas alterações da pressão arterial (PA) promovidas pelo exercício e treinamento físico; 2) realizar uma meta-análise para verificar a influência do treinamento físico nos parâmetros do SRAA e na PA e 3) verificar a influência do polimorfismo da enzima conversora da angiotensina (ECA) I/D na resposta aguda da PA após uma sessão de caminhada em pacientes hipertensos medicados Para a revisão sistemática, foi realizada uma busca na base de dados Pubmed, sendo incluídos 37 estudos dos quais: 11 envolveram resposta da PA e do SRAA durante o exercício; 9 estudos verificaram a resposta aguda do exercício na PA e no SRAA e 17 estudos verificaram o efeito do treinamento Em geral, tanto os componentes humorais do SRAA quanto os polimorfismos genéticos parecem influenciar de alguma forma a resposta da PA ao exercício No entanto, nenhuma relação sólida foi possível de ser estabelecida, considerando o baixo poder dos estudos Para a revisão sistemática, foi realizada uma busca na base de dados Pubmed, sendo incluídos 11 ensaios clínicos aleatorizados envolvendo o treinamento físico e o comportamento da PA associado aos parâmetros humorais do SRAA Na análise final, foram incluídos 313 indivíduos, os quais realizaram de 4-37 semanas de treinamento físico com frequência de 3dias por semana Os resultados mostraram reduções na PA após o treinamento, assim como redução nas concentrações da atividade da renina plasmática, sendo que não foram observadas diferenças para os outros componentes do SRAA Contudo, a análise de metaregressão não permitiu identificar qualquer relação entre a redução da PA com a redução da atividade plasmática da renina após o período de treinamento Por fim, no terceiro estudo, foram incluídos 34 indivíduos hipertensos medicados Os sujeitos realizaram uma sessão de caminhada (6-75% FCres) e uma sessão controle (sentado, sem exercício) em ordem aleatória Em seguida, foi realizada a monitorização ambulatorial da PA de 24 h Os resultados demonstraram que indivíduos portadores do alelo I (II/ID) apresentaram redução significativa na PA durante 5 h após a sessão de exercício comparado a sessão controle, enquanto nenhuma diferença foi observada para indivíduos DD Sendo assim, considerando os achados dos estudos incluídos no presente trabalho, podemos concluir que o SRAA parece ter alguma influência na resposta da PA ao exercício, contudo, estudos com maior poder estatístico e delineamento experimental melhor controlado precisam ser realizados a fim de confirmar essa hipóteseItem Estimulação transcraniana por corrente contínua melhora o desempenho e a estratégia de pacing em time trial de 2 km no remoergômetroCosta, Marcelo Vitor da; Altimari, Leandro Ricardo [Orientador]; Moura, Felipe Arruda; Deminice, Rafael; Okuno, Nilo Massaru; Fontes, Eduardo BodnariucResumo: Durante exercícios exaustivos de alta intensidade há uma diminuição na excitabilidade e facilitação intracortical que pode reduzir a produção de potência e consequentemente piorar o desempenho Essa piora no desempenho é acompanhada por um aumento na percepção subjetiva de esforço Dessa forma, nosso principal objetivo foi utilizar a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) anódica para aumentar a excitabilidade e facilitação intracortical numa tentativa de contrabalancear os efeitos inibitórios do exercício e melhorar o desempenho Onze atletas (idade, 29 ± 2 anos; estatura, 174 ± 4; massa corporal, 81 ± 7; tempo de prática, 2 ± 1 anos; consumo de oxigênio pico, 53 ± 4 ml kg-1 min-1) foram submetidos a três time trials de 2 km com no mínimo 48 h de intervalo entre testes Sendo que antes de um dos testes o voluntário recebia 2 min de estimulação anódica A condição ETCC anódica foi comparada com uma condição placebo e outra controle O tempo para completar o time trial foi menor na condição ETCC anódica (44,5 ± 15,2 s) quando comparada a condição placebo (447,9 ± 18,1 s) e controle (449,4 ± 13,1 s) A percepção subjetiva de esforço foi significativamente menor apenas ao final dos últimos 5 m de teste na condição ETCC anódica comparada as outras duas condições Não foi encontrada qualquer diferença na concentração de lactato, frequência cardíaca, consumo de oxigênio e eletromiografia entre as três condições experimentais A potência foi maior nos últimos 5 m para a condição ETCC anódica comparada a placebo e controle Os dados demonstraram que os indivíduos tiveram um melhor desempenho após receber 2 min de ETCC anódica A melhora no desempenho foi explicada pela menor fadigabilidade percebida que por sua vez permitiu aos voluntários imprimirem maior potência nos últimos 5 m do time trial melhorando seu pacingItem Ciclos de vida dos professores de educação físicaFavatto, Naline Cristina; Both, Jorge [Orientador]; Farias, Gelcemar Oliveira; Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra; Costa, Luciane Cristina Arantes da; Souza, Vania de Fátima Matias deResumo: O objetivo deste estudo foi desenvolver Ciclos de Vida dos professores de Educação Física considerando sua idade biológica e as questões pessoais e profissionais que permeiam suas carreiras O estudo de origem descritiva com abordagem qualitativa foi desenvolvido em dois momentos, sendo que no primeiro foi realizado o levantamento bibliográfico a respeito da relação entre a vida pessoal e a vida profissional dos professores de Educação Física, o qual identificou a escassez de estudos, de forma mais intensa acerca das questões pessoais que podem interferir ou influenciar a ação docente A partir desses estudos, foi aplicado via formulário google os seguintes instrumentos: a) Questionário Sociodemográfico; b) Questionário Estruturado com 22 questões objetivas e discursivas pautadas em temas geradores, sendo eles: Formação inicial, início da carreira docente, Relacionamento Interpessoal, Características profissionais, Características pessoais, Relação entre vida Pessoal e Profissional Trabalho e Qualidade de Vida no Trabalho Desta, participaram da pesquisa 125 professores de Educação Física efetivados na rede municipal de Maringá e no Núcleo Regional de Maringá, que abrangem 25 municípios do norte do Estado do Paraná Para o segundo momento, de modo a aprofundar as evidências encontradas, foi aplicado uma Entrevista Estruturada por meio da plataforma meet, com 31 questões discursivas baseadas nos mesmos temas geradores utilizados na primeira etapa da pesquisa, da qual participaram 25 professores A partir do material coletado desenvolveu-se quatro artigos originais Acerca da estruturação dos ciclos de vida dos professores de Educação Física, os resultados evidenciaram a existência de cinco ciclos de vida distintos considerando a idade e as características pessoais e profissionais, sendo eles: Início da Carreira Profissional (22 a 27 anos de idade), Aperfeiçoamento Profissional e Constituição de Família (28 a 33 anos de idade), Autoconfiança e Afirmação Profissional (34 a 39 anos de idade), Maturidade Profissional (4 a 5 anos de idade), e Distanciamento da Profissão (após os 5 anos) Sobre os temas profissionais que impactam a vida pessoal dos professores evidenciou-se: Desgaste Físico e Mental; Desvalorização da Educação e Baixa Remuneração; Escolha da Profissão; Impacto com a Carreira Docente; Amadurecimento Pessoal por meio da Docência; Preocupação com a Realidade Social do Aluno; Realização Profissional enquanto Realização Pessoal; Doenças e Transtornos Ocupacionais Autorrelatadas e Sobrecarga Profissional Sobre os temas pessoais que impactaram a vida profissional dos docentes em Educação Física evidenciou-se: Escolha da Profissão; Pós-Graduação; Doenças de Ordem Pessoal e Familiar; Falecimento de Familiares e Conflitos Pessoais e Familiares; Maternidade e Aquisição de Bens Materiais Ademais, por meio da análise entre os gêneros, os resultados evidenciaram que as mulheres, quando comparadas aos homens, apresentam maior propensão em absorver problemas pessoais e profissionais de forma mais intensa levando a interferência em ambas as esferas a depender da experiência na docência que o professor possui, além das questões pessoais como gênero, estado civil, renda mensal e se possui filhos De maneira geral a pesquisa a pesquisa confirma a tese de que a ação docente ocorre pela interlocução e efetivação do eu profissional com o eu pessoal, considerando as relações sociais, os processos formativos sua idade biológica e as questões sociodemográficas Sendo, a dissociação entre as esferas pessoais e profissionais, uma ação impossível de ser realizada pela grande maioria dos professoresItem Análise da carga interna, intensidade de jogo e efeito da fototerapia na performance de atletas de badminton de eliteBarazetti, Lilian Keila; Ramos, Solange de Paula [Orientador]; Mota, Gustavo Ribeiro da; Nampo, Fernando Kenji; Okuno, Nilo Massaru; Marques, InaraResumo: O Badminton é um esporte de raquete, amplamente praticado ao redor do mundo e que compõe o programa olímpico, desde os Jogos de Barcelona, em 1992 Apesar da grande popularidade da modalidade, não há informações sobre os efeitos causados pelo sistema de competição com jogos consecutivos, sobre o desempenho dos atletas Além disso recursos ergogêncios também não foram investigados em condições competitivas, até o presente momento, assim como não foram identificadas algumas demandas fisiológicas da modalidade no atual sistema de pontuação Nesse sentido, o primeiro objetivo do presente estudo foi descrever a carga interna de esforço baseada nas zonas de frequência cardíaca (FC), em jogos individuais e em duplas, de atletas masculinos de Badminton nas categorias sub-17, sub-19 e adulto O segundo objetivo foi avaliar os efeitos da fototerapia, como recurso ergogênico sobre o desempenho muscular durante uma competição oficial O trabalho foi dividido em dois estudos realizados durante a primeira Etapa do Campeonato Nacional de Badminton de 218 No estudo 1, vinte e seis atletas foram monitorados para análise da FC em jogo, durante a competição Foram realizadas 92 análises em 69 jogos nas modalidades simples e duplas, nos quais foram identificadas a FC média, FC máxima (FCmáx), quantificação da carga de jogo por meio do impulso de treinamento (TRIMP) de Edwards e Percepção Subjetiva do Esforço (PSE) No estudo 2, vinte e nove atletas foram pareados pela classificação oficial da Confederação Brasileira de Badminton, e aleatoriamente alocados pra a intervenção com fototerapia com diodos emissores de luz (LEDT) (63nm) ou Controle A fototerapia foi aplicada diariamente, antes do primeiro jogo de cada atleta, nos 4 dias do torneio Foram irradiados 31 pontos, em membros inferiores e superior dominante, com uma densidade de energia de 4,6 J/cm2 Os atletas foram submetidos aos testes de saltos verticais com agachamento (SVA) e com contramovimento (SVC) e força de preensão manual (FPM) imediatamente antes e após todos os jogos da competição Os resultados do estudo 1 demonstraram que a FC média, FCmáx e o TRIMP foram maiores nos confrontos realizados em modalidade simples em relação à de duplas (P<5), em diferentes categorias (sub-17, sub-19 e adulta) Os atletas que jogaram na modalidade simples, permaneceram mais tempo de jogo acima de 8% da FCmáx, enquanto nos jogos de dupla, entre 5 a 79% da FCmáx A intensidade dos jogos apresentou associação com a classificação do jogador, idade, número de sets por jogo, dias consecutivos de competição, FCmáx e tempo de jogo Os resultados demonstram que os atletas são expostos a esforços de alta intensidade durante a competição O estudo 2 demonstrou que após 3 ou mais jogos sucessivos diários, foi observada uma interação (P<5) da fototerapia com o desempenho no SVA e FPM, apresentando menor perda de rendimento Concluímos que o desempenho do SVA e FPM melhorou ao longo dos jogos sucessivos sugerindo que a fototerapia pode ter efeitos ergogênicos em atletas de Badminton durante situação competitivaItem Tracking da aptidão física relacionada à saúde entre a infância e idade adulta e relação com fatores de risco cardiometabólicoShigaki, Gabriela Blasquez; Ronque, Enio Ricardo Vaz [Orientador]; Gonçalves, Ezequiel Moreira; Casonatto, Juliano; Greguol, Márcia; Serassuelo Junior, HélioResumo: A aptidão física relacionada à saúde (AFRS) apresenta relação com desenvolvimento de fatores de risco cardiometabólico (FRCM) tanto na população adulta quanto na pediátrica Todavia, essas relações entre o período da infância e idade adulta ainda não são claras, assim como a associação com o aparecimento de fatores de risco Assim, o objetivo desse estudo foi analisar o tracking da AFRS entre a infância e idade adulta e a relação com fatores de risco cardiometabólico O estudo apresenta delineamento longitudinal, sendo que o baseline ocorreu anualmente entre 22 a 26, e o follow-up em 216 Participaram 15 adultos jovens, na faixa etária entre 21 e 25 anos, de ambos os sexos Medidas de massa corporal, estatura, espessuras de dobras cutâneas (?DC) e circunferência de cintura (CC) foram obtidas A composição corporal foi avaliada por meio do DXA Testes motores de sentar e alcançar (AS); abdominal (ABDO) e Shuttle run de 2 metros foram aplicados Análises bioquímicas foram obtidas mediante taxas de lipidograma, glicemia de jejum e HOMA-IR A pressão arterial foi avaliada com aparelho digital A atividade física foi mensurada por acelerometria e informações sociodemográficas por meio de questionários O coeficiente de correlação intraclasse (CCI) indicou que todas as variáveis da AFRS apresentaram valores considerados de moderado a elevado tracking (,37–,67; P<,5) entre o período analisado A adiposidade corporal na idade adulta apresentou relação positiva com o ?DC da infância (ß=,324; P<,1) e relação negativa com a aptidão cardiorrespiratória (ACR) na infância (ß=-,132; P<,1) O teste de SA na infância demonstrou relação positiva com a flexibilidade na idade adulta em ambos os sexos (ß=,663; P<,1) A resistência muscular na idade adulta apresentou relação positiva com os resultados na infância dos testes de SA, ABDO e corrida (P<,5) A ACR apresentou relação positiva com o resultado do teste de corrida na infância (ß=,554; P<,1) Com relação aos FRCM no grupo masculino a ACR da infância apresentou relação inversa com os triglicerídeos (ß=-,3; P=,4), insulina (ß=-,3; P=,5) e HOMA-IR (ß=-,3; P=,4) No sexo feminino verificou-se relação positiva do ?DC na infância com a CC (ß=,29; P<,1) e glicose (ß=,87; P<,1) na idade adulta Por outro lado, a ACR na infância apresentou relação positiva com a PAS na idade adulta (ß=,1; P=,31) Assim, conclui-se que a AFRS apresentou tracking moderado para o teste de ABDO e corrida, enquanto o teste de SA apresentou um alto tracking entre a infância e idade adulta Ainda, verificamos que a AFRS apresenta relação entre os valores da infância e a idade adulta, sendo que adiposidade corporal e a ACR na infância estão fortemente associadas à saúde cardiometabólica na idade adulta Níveis mais elevados de AFRS na infância promovem efeitos protetores de desenvolver FRCM mesmo entre aqueles com baixa AFRS atual, e reduzem o risco de FRCM nos indivíduos com alta adiposidade corporal na idade adultaItem Observando e interpretando a aula de educação física : conhecimentos sobre o processo ensino-aprendizagem manifestos nos relatos de estudantes e professores de educação física com diferentes tempos de experiênciaDe Santo, Dalberto Luiz; Marques, Inara [Orientador]; Manoel, Edison de Jesus; Souza Neto, Samuel de; Lara, Larissa Michele; Palma, José Augusto VictóriaResumo: A capacidade de observar e interpretar os acontecimentos durante a aula é uma habilidade importante por meio da qual se pode avaliar a efetividade de professores atuantes e de estudantes nos seus estágios Nesta perspectiva, o objetivo deste estudo foi contrastar as características das observações e interpretações de situações de ensino-aprendizagem de habilidades motoras por estudantes e professores de educação física com diferentes tempos de formação De forma mais específica, ao solicitarmos a estudantes e professores que relatassem o que observaram da aula de outro colega, procurou-se identificar se conhecimentos da área de Comportamento Motor estariam presentes em seus relatos escritos O encaminhamento metodológico de caráter exploratório–descritivo consistiu de quatro etapas: (i) seleção e gravação em vídeo de uma aula de educação física do ensino fundamental, com foco no processo ensino-aprendizagem do fundamento de passe do basquetebol; (ii) apresentação do vídeo a 14 estudantes e 27 professores de educação física formados na UEL, aos quais foi solicitado que descrevessem o que haviam observado da aula; (iii) apresentação do mesmo vídeo para nove especialistas, sendo quatro em Formação de Professores de educação física e cinco em Comportamento Motor, que avaliaram, por escrito, os acontecimentos da aula; (iv) tratamento dos dados utilizando o paradigma principiante–perito e o ferramental da análise de conteúdo com categorias predefinidas A interpretação dos resultados obtidos permitiu considerar que: (a) houve uma melhora considerável na qualidade redacional com o passar do tempo de formação dos estudantes e dos professores; (b) contudo, a estrutura dos textos destes dois grupos seguiu sempre o tempo cronológico da aula ao passo que os especialistas empregaram quadros mais holísticos da aula como o foco na resposta do aluno; (c) este fato não impediu que os professores relatassem ou sugerissem mudanças em alguns pontos chaves da aula para que ela atendesse os objetivos de uma adequada educação escolarizada; (d) por fim, observou-se que, quanto maior o tempo de formado, menor foi a presença de conhecimentos da área de Comportamento Motor nos relatórios dos pesquisados, que mais se fundamentaram em conhecimentos da didática geral, aproximando-se das análises dos especialistas da área de Formação de ProfessoresItem Treinamento resistido como estratégia para redução da pressão arterial de repouso e aumento da força : uma revisão sistemática com meta-análiseDias Junior, Jayme Rodrigues; Polito, Marcos Doederlein [Orientador]; Cardoso Junior, Crivaldo Gomes; Kruel, Luiz Fernando Martins; Aguiar, Andreo Fernando; Buzzachera, Cosme FranklinResumo: Introdução: Diversas meta-análises mostraram a influência do treinamento resistido sobre a redução da pressão arterial (PA) de repouso em indivíduos normotensos e hipertensos, mas não forneceram dados sobre modificações na força muscular Objetivos: Realizar um estudo de revisão sistemática com meta-análise para verificar os efeitos dos componentes da prescrição do treinamento resistido sobre o comportamento da pressão arterial de repouso e força muscular Métodos: O estudo foi registrado na International Prospective Register of Systematic Reviews sob número CRD42222673 Foram realizadas buscas nas bases de dados Pubmed, Web of Science e Sportdiscus até outubro de 22 Os critérios de inclusão adotados foram estudos clínicos randomizados e controlados; treinamento resistido realizado como intervenção isolada; serem humanos adultos (idade = 18 anos); medidas da força muscular e pressão arterial de repouso antes e após a intervenção; variáveis de volume e intensidade do treinamento resistido; língua inglesa; tempo de treinamento =4 semanas Foi analisado o efeito de algumas variáveis da prescrição de treinamento resistido (duração, número de exercícios, séries e repetições, intervalo, carga e frequência semanal) sobre as respostas da PA sistólica (PAS) e diastólica (PAD) de repouso e da força muscular Resultados: Foram incluídos 36 estudos totalizando 824 sujeitos incluídos nos grupos de treinamento e 62 sujeitos para o grupo controle Nenhum risco de viés de publicação foi encontrado para a análise da PA de repouso ou força muscular Em usuários de medicamentos anti-hipertensivos, a heterogeneidade usando o modelo de efeitos aleatórios foi baixa para PAS (I2 = ,%; tau2 = ,; P = ,85) e PAD (I2 = 5,26; tau2 = ,46; P = ,39), e moderada para força (I2 = 55,43; tau2 = ,11; P = ,1) Para não usuários de medicação anti-hipertensiva, a heterogeneidade foi alta para força (I2 = 83,78; tau2 = ,29; P <,1) O treinamento resistido reduziu apenas a PAS (-,56 [-,77 a -,35]; P <,1) e a PAD (-,46 [-,68 a -,24]; P <,1) em usuários de medicamentos anti-hipertensivos, com alterações variando de -6,1 a -2,8 mmHg para PAS e -4,6 a -1,6 mmHg para PAD A força muscular aumentou significativamente em usuários (,76 [,49 a 1,2]; P <,1) e não usuários de medicação anti-hipertensiva (,94 [,71 a 1,16]; P <,1) O treinamento resistido deve ser realizado por usuários e não usuários de medicação anti-hipertensiva com período superior a 8 semanas, frequencia mínima de 2 a 3 vezes na semana, 8 a 12 repetições submáximas Usuários de medicação anti-hipertensiva devem realizar treinamentos com cargas baixas = 7% 1RM e não realizar repetições até a fadiga muscular Conclusão: O treinamento resistido aumentou força muscular em usuários e não usuários de medicação anti-hipertensiva, independente dos componentes da prescrição de treinamento resistido e apenas usuários de medicamentos anti-hipertensivo apresentaram redução na PA de repousoItem O esporte educacional na política de educação em tempo integral no Brasil : a questão da atividade física e saúdeVilauta, Cleide Marlene; Oliveira, Arli Ramos de [Orientador]; Both, Jorge; Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de; Petersen, Ricardo Demétrio de Souza; Cidade, Ruth Eugênia AmaranteResumo: O Esporte Educacional é parte constituinte da atual iniciativa de educação em tempo integral no Brasil, inserido no Programa Mais Educação, no Macrocampo Esporte e Lazer – Esporte da Escola Porém, ainda são escassos os estudos que buscaram analisar ações específicas de tais iniciativas Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi analisar a participação do Esporte Educacional na política indutora de educação em tempo integral no Brasil – o Programa Mais Educação A tese é estruturada em três artigos O primeiro, uma revisão narrativa, teve por objetivo apresentar o Esporte Educacional como elemento integrante da proposta de política indutora de educação em tempo integral A partir dos princípios do Esporte Educacional e sua interface com a política indutora de educação integral e em tempo integral, apresenta-se os elementos que proporcionaram a parceria entre os Ministérios da Educação (Programa Mais Educação) e do Esporte (Programa Segundo Tempo), a qual deu origem ao Esporte da Escola, bem como a indissociabilidade entre as políticas e a necessidade de mais ações intersetoriais O segundo artigo, de caráter metodológico, visou construir e validar instrumentos para avaliar as atividades do Esporte da Escola no Programa Mais Educação, testando as propriedades psicométricas de validade e reprodutibilidade, envolvendo diferentes dimensões e diferentes atores Conclui-se que os instrumentos são válidos e fidedignos para avaliar a percepção dos atores do Esporte da Escola, tendo em vista que a maioria dos índices de fidedignidade e validade atingiram valores acima do padrão estabelecido O artigo 3, estudo descritivo de cunho transversal, verificou a efetividade do Esporte Educacional-Esporte da Escola no Programa Mais Educação, na percepção de seus atores Os questionários construídos no artigo 2 foram aplicados em 592 atores, sendo 221 alunos de 11 a 16 anos, 147 gestores de escolas, 149 monitores do Esporte da Escola e 75 professores de Educação Física das escolas Estes atores são provenientes de 153 escolas extraídas intencionalmente das 1584 escolas cujos monitores foram capacitados pelo ME, e constituíram o foco do estudo Conclui-se que as atividades do Esporte da Escola foram efetivas em todas as dimensões (conhecimento, recursos, atividades, capacitação, atendimento, aprendizagem e atividade física e saúde), trazendo impacto positivo para a maioria dos indicadores, influenciando mudanças de comportamento, e assim, contribuindo para a melhoria da qualidade da formação integral de crianças e jovens Percebeu-se que os alunos passaram a se envolver mais em atividades física e reduziram a exposição a comportamentos sedentários depois que começaram a participar das atividades do Esporte da Escola Entretanto, observou-se carência de monitores com formação na área de Educação Física e necessidade de melhorar os espaços físicos das escolas onde ocorrem as atividades Destaca-se a imprescindível associação entre as políticas educacionais e esportivas, assim como a necessidade de ações intersetoriais a fim de atender plenamente a população, especialmente aqueles em risco e vulnerabilidade social A parceria aqui estudada apresenta indicadores positivos, todavia ressalta-se a necessidade de uma política pública de qualidade e permanente, ou seja, uma política de Estado que garanta a continuidade destas açõesItem Efeitos de dois programas de treinamento combinado sobre a composição corporal e cinemática da marcha de jovens com síndrome de DownModesto, Everaldo Lambert; Greguol, Márcia [Orientador]; Moura, Felipe Arruda; Stanganelli, Luiz Cláudio Reeberg; Marques, Alexandre Carriconde; Nabeiro, MarliResumo: Indivíduos com síndrome de Down (SD) apresentam índices excessivos de gordura corporal e alterações biomecânicas que podem limitar a sua capacidade de realizar tarefas funcionais da vida diária O objetivo do estudo foi verificar os efeitos de dois programas de 24 semanas treinamento combinado (treinamento resistido tradicional e treinamento funcional ambos associados ao exercício aeróbio) sobre a composição corporal e cinemática da marcha em jovens com SD Participaram do estudo 3 jovens com SD idade 17,4±3,2 anos de ambos os sexos, divididos em três grupos: grupo controle (GC, n=1), grupo de treinamento resistido (GTR, n=11) e grupo de treinamento funcional (GTF, n=9) e 1 jovens sem deficiência e com idade média de 18,3+,8 anos de ambos os sexos como grupo referencial (GR) O programa de treinamento foi realizado em 24 semanas, com duas sessões de 8 minutos semanais O programa de treino para GTR consistiu de 2min de exercício aeróbio em esteira com intensidade entre 5 a 7% da frequência cardíaca de reserva seguido de dez exercícios resistidos, realizados em duas séries de 12 repetições máximas, intervalo de um minuto entre as séries e dois minutos entre os exercícios O GTF teve dois modelos de treino (TF1 e TF2), um para cada sessão semanal com duas séries entre oito a 15 repetições de acordo com o exercício Os dados apresentaram distribuição normal (Teste de Shapiro-Francia) Dados pré-intervenção foram comparados por meio de ANOVA unifatorial, com correção de Welch quando o pressuposto de homogeneidade das variâncias foi violado Um modelo de equações de estimativas generalizadas (GEE) com função de ligação e distribuições apropriadas foi usado para examinar alterações significantes em função do grupo (resistido, funcional e controle) e momento (pré e pós) Os dois modelos de treinamento aplicados (aeróbio combinado ao funcional e aeróbio combinado ao resistido) promoveram melhoras na composição corporal Efeito quase perfeito (d=4,56) com redução no percentual de gordura androide e taxa Andróide/Ginoiede (A/G), efeito grande (d=1,45) com aumento na densidade mineral óssea DMO e tecido magro absoluto, redução da gordura corporal (d=1,96) Também foram constatadas melhoras com efeitos entre moderado (d=,98) e muito grande (d=2,4) nas variáveis espaçotemporais da marcha (comprimento, largura do passo e cadência), angulares (quadril, joelhos e tornozelos) e no centro de massa (amplitude vertical e médio lateral) em especial nas condições com obstáculos em 1% e 15% Ambos os programas de treinamento influenciaram diretamente a melhora da composição corporal e marcha em jovens com SD, com destaque para o treinamento aeróbio/funcional que apresentou maiores efeitos nas variáveis pesquisadasItem Efeito agudo da estimulação transcraniana por corrente contínua sobre sintomas motores e não motores em pacientes com ParkinsonNascimento Neto, Luiz Inácio do; Okano, Alexandre Hideki [Orientador]; Almeida Junior, Ademar Avelar de; Teixeira, Denilson de Castro; Morya, Edgard; Baptista, Abrahão Fontes; Santos, Suhaila Smaili [Coorientadora]Resumo: A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) tem sido amplamente utilizada na tentativa de melhorar os sintomas da Doença de Parkinson (DP) Contudo, tem apresentado dados conflitantes Na presente tese, objetivou-se (A) verificar a eficácia da ETCC anódica aguda do Córtex Pré-frontal Dorsolateral esquerdo (CPFDLE) sobre os sintomas não motores e sua consequente influência nos sintomas motores em pacientes com DP e (B) comparar os efeitos da ETCC anódica aguda do CPFDLE versus Córtex Pré-frontal Ventro Medial (CPFVM) sobre os sintomas motores e não motores em pacientes com DP Realizamos um estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo (sham), onde as funções motoras e não motoras foram avaliadas antes e após a estimulação usando o teste Timed Up and Go, análise de marcha por vídeo, Trail Making Test (TMT), teste de fluência verbal, teste de cores de Stroop e potencial relacionado a eventos (ERP) No primeiro estudo 2 indivíduos foram submetidos aleatoriamente a duas sessões de estimulação (uma anódica e uma sham) A corrente foi aplicada no CPFDLE por 2 minutos a 2 mA Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes apenas no teste de Fluência Verbal em favor do grupo que recebeu estimulação anódica Apesar de ambos os grupos terem revelado um tempo de reação melhorado nas fases congruente, incongruente e tempo total do teste de cores de Stroop, um efeito maior foi observado no grupo que recebeu estimulação real Não foram observadas diferenças nos aspectos motores Os resultados confirmam que melhorias nos testes cognitivos são possíveis após uma única sessão de estimulação CPFDLE Posteriormente, no segundo estudo, 4 indivíduos foram alocados aleatoriamente em dois grupos com diferentes montagens de ETCC e submetidos a duas sessões de estimulação (uma anódica e uma sham) A corrente foi aplicada sobre o CPFDLE ou CPFVM por 2 minutos a 2 mA Os principais achados mostraram efeito significativo da ETCC anódica sobre o CPFDLE apenas no desempenho cognitivo, evidenciado no desempenho do teste de fluência verbal (P=,1) com tamanho de efeito moderado Não houve alteração na função motora, aspectos motivacionais e ERP (N45) em nenhuma das montagens da ETCC Conclusão: ETCC anódica direcionada ao CPFDLE é eficaz para melhorar os aspectos cognitivos em pacientes com DP evidenciado pelo melhor desempenho apresentado no teste de fluência verbal após ETCC anódica, contudo, sem efeito sobre aspectos motores, motivacionais ou N45 A ETCC anódica aguda sobre CPFVM não apresenta efeito significativos sobre aspectos motores e não motores em indivíduos com DPItem Comportamento sedentário e correlatos associados de escolares de uma comunidade do Pantanal sul-mato-grossenseRibeiro, Edineia Aparecida Gomes; Oliveira, Arli Ramos de [Orientador]; Romanzini, Marcelo; Ronque, Enio Ricardo Vaz; Guedes, Dartagnan Pinto; Silva, Kelly Samara daResumo: O objetivo da pesquisa foi verificar os correlatos do comportamento sedentário de escolares de uma comunidade do Pantanal sul-mato-grossense Trata-se de um estudo transversal, realizado com adolescentes de 11 a 18 anos de idade, matriculados na rede pública de ensino da cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul Participaram do estudo 1,692 adolescentes (861 moças) que responderam um questionário sobre atividades do comportamento sedentário pelo instrumento Helena, incluindo os fatores ambientais, intrapessoais e interpessoais relacionados ao tempo de tela (televisão, computador e jogos eletrônicos), a prática de atividade física dos adolescentes pelo PAQ-A, e questões sociodemográficas Foi utilizado o ponto de corte de =2 horas/dia para o tempo de tela A prevalência do comportamento sedentário em diferentes contextos e os correlatos em adolescentes foram analisados pela regressão logística binária Houve diferença significativa (P<,1) no uso dos jogos eletrônicos durante a semana e nos finais de semana entre os sexos (moças=27,8% e rapazes= 53,1%; moças= 44,5% e rapazes= 73,5%, respectivamente) O estudo também verificou a associação entre fatores ambientais (uso de tela pelos pais), fatores sociais (contexto familiar, apoio social e controle dos pais) e tempo de tela dos adolescentes, com ênfase em possíveis fatores mediadores intrapessoais (expectativa e autoeficácia), por meio do modelo de equação estrutural Adotaram-se os coeficientes de ajuste e seus valores aceitáveis, sendo eles CMIN/DF<4, RMR<,8, RMSEA<,6 e GFI>,9 As análises foram realizadas no programa estatístico SPSS 23 e AMOS 23, adotando P<,5 Observou-se que a disponibilidade de aparelhos eletrônicos no ambiente doméstico teve efeito direto positivo no tempo total de tela entre as moças (P<,5) O uso de tela pelos pais teve associação significativa com o tempo de tela dos adolescentes (P<,5) A expectativa exerceu efeito direto no tempo de tela entre as moças e os rapazes (ß=2,841 e 4,21, respectivamente, P<,1) O apoio social manifestou efeito direto positivo entre os rapazes no tempo de tela (ß=1,119, P<,1) e o controle dos pais identificou efeito direto inverso ao tempo de tela em moças e rapazes (ß= -,495 e -,63, respectivamente, P<,5) A expectativa foi mediada pelo apoio social entre os adolescentes (P<,1) e a autoeficácia foi mediada exclusivamente pelo contexto familiar em relação ao tempo de tela (ß= ,491 moças e ,282, rapazes, P<,1) O controle dos pais teve parte do efeito no tempo de tela e a expectativa exerceu maior efeito sobre o desfecho observado, em ambos os sexos (P<,5) Conclui-se que a prevalência do comportamento sedentário em diferentes contextos foi elevada entre os adolescentes do Pantanal Os ajustes dos modelos teóricos elaborados foram considerados aceitáveis e explicaram que a expectativa e a autoeficácia mediaram parcialmente à relação entre o fator ambiental doméstico e o tempo de tela em adolescentes A disponibilidade de aparelhos eletrônicos apresentou efeito direto positivo para o tempo de tela entre as moças O controle dos pais teve associação inversa ao tempo de tela dos adolescentes e o apoio social mostrou associação inversa ao tempo de tela entre os rapazes Resumindo, a expectativa exerceu forte influência no tempo de tela dos adolescentesItem Cinemática do chute no futebol : variáveis preditoras da direção da bola para o treinamento perceptivo de goleirosFaquin, Bruno Secco; Okazaki, Victor Hugo Alves [Orientador]; Teixeira, Luís Augusto; Rodrigues, Sérgio Tosi; Moura, Felipe ArrudaResumo: O pênalti é uma oportunidade importante para marcar gol, decidir a partida ou o campeonato de futebol Devido ao curto período de tempo que a bola leva para chegar ao gol, uma antecipação adequada da direção da bola aumentaria as possibilidades de defesa do goleiro Todavia, não está claro quais informações cinemáticas do chutador predizem a direção da bola, bem como o uso delas no treinamento perceptivo de goleiros Sendo assim, o objetivo da tese foi analisar as variáveis preditoras da direção da bola no chute de pênalti do futebol (experimento I), para o treinamento perceptivo de goleiros (experimento II) Do experimento I, participaram 2 jogadores de futebol da categoria Sub-19 A tarefa foi realizar a cobrança do pênalti em direção a quatro alvos posicionados no gol Os chutes foram analisados cinematicamente, por meio do sistema Vicon A análise de Regressão logística demonstrou que a rotação do tronco é a principal preditora da direção horizontal da bola nos instantes temporais de 25, 2 e 15ms antes do contato do pé com bola e altura do pé de chute foi preditora da direção vertical apenas no instante de contato A rotação do tronco representa um aspecto invariante do chute tendo alta relação com a direção horizontal da bola Do experimento II, participaram 6 indivíduos com idade entre 16 e 32 anos, divididos em quatro grupos com intervenção por meio do Método Explícito (observação de vídeos com informações relevantes) ou Método Implícito (apenas observação de vídeos): a) 15 Goleiros via Método Explícito; b) 15 Goleiros por meio do Método Implícito; c) 15 Não jogadores expostos ao Método Explícito; e d) 15 Não jogadores submetidos ao Método implícito A tarefa consistiu em observar vídeos pré-produzidos de chutadores realizando a cobrança do pênalti a partir do ponto de vista do goleiro, na tela de um notebook, sendo exibido o início da passada até 2ms antes do ponto de contato do pé com a bola Os participantes prediziam o mais rápido possível para qual lado a bola iria, por meio de tecla correspondente O software registrou o tempo de reação e o lado escolhido Foram realizados Pré-teste, Aquisição, Pós-teste e Teste de Retenção Para análise estatística foi utilizado GEE para os Testes (dois métodos x quatro grupos x três fases) e outra para a Aquisição (dois métodos x quatro grupos x seis fases) A significância adotada foi de 5% (P<,5) Independentemente do tipo de método, houve melhora de desempenho e aprendizagem tanto nos grupos de Goleiros quanto nos de Não jogadores Os grupos de método implícito também conseguiram extrair informações relevantes para predição da bola Portanto, a rotação do tronco é a principal preditora da direção da bola Entretanto, o uso dessa informação no método explícito não aperfeiçoou o treinamento perceptivo em comparação ao implícito Logo, o treinamento perceptivo promove aprimoramento do desempenho e a aprendizagem em Goleiros e Não jogadoresItem O mundo à beira da piscina : as representações sociais de técnicos de natação sobre sua formação profissionalSilva, Morgana Claudia da; Pimentel, Giuliano Gomes de Assis [Orientador]; Pires, Antônio Geraldo Magalhães Gomes; Gomes, Alberto Albuquerque; Bento, Paulo Cesar Barauce; Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra; Teixeira, Denilson de Castro; Pires, Antonio Geraldo Magalhães Gomes [Coorientador]Resumo: A presente pesquisa objetivou identificar as representações sociais instituídas no imaginário dos técnicos de natação paranaense sobre o processo de construção de sua formação profissional, buscando identificar os sentidos dados a esse processo de formação por meio dos seus discursos A Teoria das Representações Sociais proposta por Moscovici, proporcionou as condições teóricas básicas para que se compreendesse o objeto de pesquisa, tomando como referencial as relações estabelecidas entre o fenômeno perceptivo que está constituído entre o mundo objetivo e a subjetividade dos atores sociais envolvidos com o processo As trilhas eleitas que constituíram o desenho desta pesquisa possuem como princípios norteadores ser uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório com traços de pesquisa participante apresentando o núcleo central e o sistema periférico das representações sociais dos técnicos de natação paranaense No processo da pesquisa utilizamos a técnica da entrevista semi-estruturada e adotamos a seguinte pergunta deflagradora: O que te levou a ser técnico de natação? Fizemos uso dos princípios teórico-metodológicos da análise do discurso para a análise dos dados, e utilizamos a abordagem estrutural da teoria das representações sociais, que engloba a teoria do núcleo central proposta por Jean-Claude Abric A população da pesquisa é constituída por técnicos de natação do Paraná, e o grupo amostral foi composto por 12 técnicos, que foram eleitos de forma intencional, na medida que somente participaram do processo de pesquisa os convocados pela FDAP, período 26 a 216 a serem técnicos da seleção paranaense de natação e que participaram de no minímo uma edição do Troféu Brasileiro Chico Piscina de seleções estaduais Os resultados evidenciaram que a ancoragem do estudo se encontra na beira da piscina, local onde as relações entre os atores se solidificam É aqui que fica estabelecido o campo de aprendizagem profissional e construção de sua carreira profissional Os núcleos periféricos que emergiram, são aqueles que servem de protetores do núcleo central, são eles: a) escolha da profissão como técnico; b) campo de formação; c) habilidades e competências do técnico de natação; d) técnicos de natação e a experiência de ter sido atleta ou não; e) formação de técnicos no Parana, e considerações de um programa/escola para formação profissional de técnicos de nataçãoItem Efeito dose resposta do treinamento resistido para hipertrofia e força muscular : uma revisão sistemática com meta-análisePapst, Rafael Raul; Polito, Marcos Doederlein [Orientador]; Almeida Junior, Ademar Avelar de; Cardoso, Jefferson Rosa; Aguiar, Andreo Fernando; Ritti-Dias, Raphael MendesResumo: Diversas meta-análises foram publicadas sobre o efeito do treinamento resistido (TR) na força e na hipertrofia de adultos Contudo, esses estudos usualmente investigaram uma única variável da prescrição do TR ou um único desfecho (força ou hipertrofia) Além disso, faltam informações sobre o risco de viés e qualidade das evidências dessas investigações Nesse contexto, a presente tese possui dois objetivos a serem contemplados em dois estudos: Estudo 1) realizar uma revisão sistemática com meta-análise de ensaios clínicos aleatórios (ECAs) que abordaram o TR sobre força e hipertrofia; Estudo 2) revisar sistematicamente as evidências meta-analíticas disponíveis que examinaram os efeitos do TR na força e / ou hipertrofia muscular de adultos saudáveis e avaliar o risco de viés e a qualidade da evidência Estudo 1 - Métodos: As buscas foram realizadas nas bases PubMed, Web of Science, Scopus, Cochrane e SportDiscus Critérios de inclusão / exclusão foram pré-estabelecidos para a seleção dos estudos O effect size (ES) foi calculado utilizando o modelo de efeito aleatório A meta-regressão verificou a influência de variáveis moderadoras ANOVA baseada em teste Q foi usado para identificar possíveis diferenças em subgrupos Resultados: Foram identificadas 11338 referências e 119 foram selecionadas para compor a revisão sistemática com meta-análise Tamanhos de efeito (TE) demonstraram melhorias na força e massa muscular encontrados para todos moderadores em jovens (YG) e sujeitos mais velhos (OG) (TE ,25 a 1,72; P <,5) respectivamente Estudo 2 - Métodos: As buscas foram feitas nas bases Pubmed, Web of Science e Cochrane Como critérios de inclusão, revisões sistemáticas com meta-análises sobre TR em força e / ou hipertrofia de adultos jovens saudáveis publicadas em inglês Foram excluídos estudos com idosos, atletas ou com análise de força / hipertrofia sob intervenção medicamentosa, suplementos, dietas controladas ou ergogênicos Foram avaliados a qualidade metodológica e qualidade de evidências das meta-análises A correlação de Pearson verificou a correlação entre o escore de qualidade metodológica e evidência total e demais variáveis Resultados: As buscas totalizaram 1915 referências Após aplicado os critérios de inclusão e exclusão, 19 foram incluídas para compor o estudo Correlações moderadas foram observadas na avaliação da qualidade AMSTAR 2 com avaliação da qualidade da evidência (,64; P = ,3) e com ano de publicação dos estudos (,57; P = ,3) A avaliação GRADE verificou de muito baixa a alta qualidade de evidência Conclusões: No estudo 1, diferentes combinações dos fatores de TR melhoraram a força e a massa muscular em YG e OG Em OG, isso foi favorecido por maior frequência e duração do TR No segundo estudo, observamos revisões sistemáticas com meta-análises de razoável a excelente qualidade metodológica e muito baixa a alta de evidências, contudo, seguir um plano padronizado de relatórios para meta-análises são fundamentais para a melhoria da qualidade dessas pesquisas