02 - Mestrado - Letras
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Navegando 02 - Mestrado - Letras por Autor "Adolfo, Sérgio Paulo"
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Item Amor de perdição e amor de salvação : uma análise contrastivaBedendo, Luzimari; Silva, Joaquim Carvalho da [Orientador]; Décio, João; Adolfo, Sérgio PauloResumo: O presente estudo procura evidenciar as correspondências e as divergências entre as novelas Amor de Perdição e Amor de Salvação do escritor português Camilo Castelo Branco, através de um contraste entre os elementos da narrativa, a partir dos estudos de Jacinto do Prado Coelho Através do confronto entre as novelas, cujo tema do amor é demonstrado diferentemente, verifica-se uma regularidade na composição das obras no que se refere ao tempo, ao espaço e ao narrador, mas principalmente com relação às personagens, que possuem características e estatutos correspondentes Pertencentes ao Romantismo português, as obras refletem o estado de espírito do povo português em meados do século XIX Camilo Castelo Branco procura, através de suas obras, mostrar sua inquietude diante das opressões, das injustiças e da hipocrisia, denunciando a sociedade da épocaItem Os contos de Domingos Pellegrini (1977 a 1998) : a confirmação do escritorAraújo, Lucas Vieira de; Silva, Joaquim Carvalho da [Orientador]; Adolfo, Sérgio Paulo; Carvalho, Aécio Flávio deResumo: Este trabalho tem como objeto de estudo cinco livros de contos do escritor Domingos Pellegrini publicados de 1977 a 1998 Tal estudo se justifica pelo destaque que o referido autor ocupa entre o público, principalmente adolescentes e jovens, e parte da crítica, além da importância de realizar estudos acadêmicos que aprofundem a discussão em torno das obras do autor, que apesar da visibilidade alcançada fora da academia, foi objeto de poucos estudos, notadamente no Paraná, seu estado natal Além disso, é importante sistematizar informações sobre a vida e obra de Pellegrini que, assim como ficou comprovado neste trabalho, tem profunda influência nos livros que escreve Sendo assim, os objetivos desse trabalho foram organizar um conjunto de informações desconexas veiculadas em meios de comunicação de massa sobre a infância e a juventude do autor, analisar alguns aspectos literários à luz dos livros selecionados, e julgar, a partir de estudos teóricos, a relação da literatura infanto-juvenil com o trabalho do autor Também foi feito um levantamento da posição que o autor londrinense ocupa no cânone literário nacional, da mesma forma que uma breve discussão sobre os processos e as ferramentos usadas para a criação do cânone A metodologia empregada para tanto fez uso das contribuições de teóricos brasileiros e estrangeiros de notável saber acerca dos estudos de teoria literária, como Candido, Moisés, Coutinho, Kaiser e Lubbock, para analisar o enquadramento dos livros de contos escolhidos nos pressupostos destes teóricos, além da compilação de dados fornecidos pelo próprio Pellegrini para este trabalho Depois dessa análise incial, obteve-se como resultados que o escritor londrinense não se distancia muito da teoria literária sobre aspectos relacionados ao conto, e que sua participação do cânone nacional é tímida diante da proximidade que Pellegrini tem junto ao público e parte da crítica Também pode-se destacar a comprovação da forte influência dos episódios vividos na infância do autor em boa parte dos contos, principalmente os dirigidos ao público infanto-juvenil, o que ocorre a partir da década de 198 No que diz respeito à ligação dos contos pellegrinianos com a literatura infanto-juvenil, notou-se, assim como ocorreu com a teoria literária, uma estreita ligação, porém com diferenças substanciais de estilo e temática em comparação com outras obras do gênero Com essas informações, a expectativa é que este trabalho possa trazer uma certa contribuição para os estudos literários, em especial à literatura contemporânea, e mais especificamente a vida e obra de Domingos Pellegrini Além disso, possibilitar que o leitor desse escritor possa compreender um pouco mais do universo desse respeitado autorItem Cora Coralina : cartografias da memóriaOliveira, Márcia Batista de; Nascimento, Gizêlda Melo do [Orientador]; Adolfo, Sérgio Paulo; Andrei, Elena MariaResumo: A memória, como fonte de conhecimento, constitui um recurso freqüentemente adotado para criação literária Tal recurso explica-se por se reconhecer a importância do ato de rememorar, na obtenção de um panorama cultural das experiências vivenciadas por um indivíduo ou grupo em determinada época A presente pesquisa pretende observar de que forma o tema é tratado na obra de Cora Coralina, no intuito de verificar como a escritora realiza a transposição da memória em seus múltiplos aspectos, para a criação literária A visão crítica da realidade faz sua escritura transcender o registro puro e simples de uma memória nostálgica, levando os leitores a reconstituir uma cartografia histórico-social circunscrita a um tempo: Goiás, vista como metáfora do Brasil, no início do século XX Memória como registro de um tempo, vindo expressa através de sua recuperação pelo veio sócio-cultural, mas sempre através de uma visão que recupera a versão dos menos representáveis Para tal pesquisa, consideram-se indispensáveis às leituras: Maurice Halbwachs (A Memória Coletiva), Ecléa Bosi (Memória e Sociedade: lembranças de velhos); além do estudo filósofo Merleau-Ponty a respeito da percepção, Lúcia Castelo Branco (A Mulher Escrita), que realiza reflexões a respeito da condição feminina Também estará presente o estudo de Gilberto Freyre; este último para dar conta da especificidade de nossa formação histórico-culturalItem De Jubiabá brasileiro para Jubiabá norte americanoCecchini, Patricia Lourenço; Corrêa, Regina Helena Machado Aquino [Orientador]; Batista, Raimunda de Brito; Adolfo, Sérgio PauloResumo: Muitos tipos de tradução podem ser descritos como experiências culturais do tradutor O tradutor, antes de tudo, é um facilitador no processo de transmissão e recuperação cultural; ele é a ponte entre o leitor e a leitura , pois a tradução não está restrita somente ao ato lingüístico de mudança de código, mas também à comunicação intercultural Através do tradutor ocorre a compreensão da outra cultura, compreende-se que esta atividade tem como objetivo levar a mensagem a quem se traduz, além de discernir para que se traduz Com a consciência tradutológica carrega-se a consciência de perdas e ganhos no processo da tradução Nesta Dissertação analisar-se-á, pois, a obra Jubiabá, de Jorge Amado, mediante a comparação entre expressões e termos culturalmente carregados pela simbologia afro-brasileira e correspondente da obra traduzida para o inglês, publicada nos Estados Unidos com o mesmo título por Margaret Abigail Neves Em primeiro lugar, será feito o cotejamento de trechos do romance, em português, nos quais haja termos com uma forte conotação cultural religiosa Em seguida, este trabalho buscará fazer a busca das equivalências na tradução em inglês Os excertos, de maneira imediata, serão separados por temas diversos a serem analisados, iniciando-se, assim, o exame de elementos culturais, de modo que se possa verificar como esses elementos são tratados na tradução Os temas variam em palavras e expressões de origem religiosa, regional e ideológica O intuito é relatar possíveis alterações lingüísticas ocasionadas pela dificuldade de transporte de elementos extralingüísticos Algumas sugestões serão averbadas quanto à tradução de certos termos considerados inapropriados Esta preocupação deve-se ao fato do enredo da obra estar permeado de valores culturais, ou seja, a vida do protagonista revela-se rica em elementos culturais, os quais aparecem na obra de maneira explicitamente retratada Será abordada, é claro, a análise da tradução feita por Margaret Abigail Neves e de excertos da obra Jubiabá, à luz da tradução como uma experiência intersubjetiva e intercultural do tradutor Procurar-se-á concluir, pois, quanto esta experiência limita ou, ao contrário, auxilia este tradutor na definição do termo que vai usar para que seja mantida a correspondência entre os dois idiomas Por essas dificuldades o leitor norte-americano, muito provavelmente, tenha percebido o sentido mais geral da obra, isto é, a proposta do autor com relação aos problemas de raça e às diferenças sociais Todavia, é pouco provável que com esta tradução ele tenha absorvido o sentido jocoso, divertido e, às vezes, dramático da obra de Jorge Amado, bem como a importância do sincretismo religioso no contexto cultural do Brasil, principalmente entre as classes subalternas Os aspectos relacionados com a esperteza do brasileiro comum, seu senso de humor para lidar com sérios problemas sociais, sua relação com as crenças religiosas - aspectos que são elementos estruturais da obra original - tira a obra, ao que se pôde analisar, do lugar-comum de um romance que trata de diferenças raciais ou sociais, como outras centenas de milhares de romances e novelas a serem encontradas pelo mundo, e a coloca como um romance diferenciado, interessante e, para dizer o mínimo, inteligente Chega-se à conclusão, entremeios, que estes aspectos (idiosssincráticos a uma experiência cultural sempre concreta) estão razoavelmente prejudicados nos traslados de uma via tradutória (o que, para o bem ou para o mal, aparece registrado em todo esforço de tradução de obras culturalmente enraizadas e orgânicas)Item Dizeres do olhar : narrativas de identidade no deserto das almasMaciel, Jessé dos Santos; Nascimento, Gizêlda Melo do [Orientador]; Adolfo, Sérgio Paulo; Alves, Tânia Regina OliveiraResumo: A homoafetividade está presente na literatura brasileira desde o final do século XIX Entretanto, foi somente ao longo do século XX que a atração afetiva e sexual entre pessoas do mesmo sexo adquiriu o status de expressão do ethos de um importante grupo identitário, tendo resultado de modificações sócio-culturais que conformaram as identidades de milhões de sujeitos A emergência de um movimento afirmativo da identidade sexual homoafetiva foi acompanhada da proliferação de personagens homosujeitos no campo literário, em romances que marcaram de modo significativo os debates sobre o amor e a liberdade Da presença de atos homossexuais como índice da degradação da marinha saturada de ex-escravos em Bom Crioulo, passando pela denúncia dos abusos a jovens estudantes de internato em O Ateneu, e da exposição das mazelas dos moradores das cabeças de porco em O Cortiço, foi percorrido um longo caminho até a conquista de uma visibilidade tolerante dos homosujeitos na literatura brasileira Tendo dominado numericamente a cena da ficção de temática homoafetiva ao longo da maior parte do século passado, o gênero conto viu o aparecimento de romances afirmativos que ultrapassaram os limites da apropriação limitada do tema a simples metáfora da degeneração em discursos moralistas Abordamos nesta Dissertação um aspecto relevante da nova produção romanesca de temática homoafetiva, o olhar re-ordenador dos discursos que é o fundamento das narrativas de homoautores contemporâneos, os quais enfrentam o locus desfavorável que é normalmente reservado aos personagens homosujeitos Três romances foram selecionados para a abordagem da problematização do ato de narrar, o qual com freqüência coloca em dúvida o caráter representacional que é a marca tradicional do texto literário Os romances citados são: Stella Manhattan; Onde andará Dulce Veiga? e Berkeley em BellagioItem Expressão sinestésica : artes plásticas e crítica literária em Tarsila do AmaralMiola, Gabriela Canale; Corrêa, Regina Helena Machado Aquino [Orientador]; Adolfo, Sérgio Paulo; Mello, Ana Maria Lisboa deResumo: Este trabalho concentra-se em textos de Tarsila do Amaral (1886-1977) publicados no Diário de SPaulo entre as décadas de 193 e 195 sobre obras de literatura, escritores e traduções de livros, na tentativa de observar teorias tarsilianas acerca da literatura, das artes em geral, relacionando-as, quando possível, com sua produção pictórica Neste sentido, este trabalho pretende ainda expressar suas formulações teóricas fazendo uso de ilustrações, juntamente com o texto, na tentativa de demonstrar que as imagens podem se colocar perante as idéias com tanta eloqüência crítica quanto as palavrasItem A literatura com movimento humanizador: o projeto poético de Solano TrindadeMachado, Serafina Ferreira; Nascimento, Gizêlda Melo do [Orientador]; Fonseca, Maria Nazareth Soares da; Adolfo, Sérgio PauloResumo: Esta Dissertação se propõe a revisar o processo da formação da identidade do negro: da subalternidade à luta pelo reconhecimento, na esfera histórica e literária Esta discussão se faz relevante para avaliarmos a transformação nos papéis sociais destinados aos negros em diversos escritores, especialmente, Solano Trindade Na obra deste, o poeta cede sua voz ao oprimido (o homem negro ou branco) para denunciar as injustiças sociais O discurso de Trindade convida o leitor a uma revisão da condição do negro e, ao ressaltar o caráter humano em sua poética, questiona as imagens fixas, revestidas por estereótipos que estigmatizam A obra deste poeta se propõe, pois, a uma (re) leitura das imagens impingidas ao negro na diáspora, confrontando-se com valores morais, políticos e sociais da elite, no intuito de reconhecer o caráter humano do negroItem A literatura como estratégia de emancipação do negroSilva, Stefani Edvirgem da; Nascimento, Gizêlda Melo do [Orientador]; Batista, Raimunda de Brito; Adolfo, Sérgio PauloResumo: A relevância da colaboração literária para as questões sociais condiciona nosso trabalho para a observação das teorias que se perpetuaram como verdades inquestionáveis e geraram um imaginário que, muitas vezes, sobrepõe uma classe sobre a outra, um gênero sobre o outro e, no caso desta pesquisa, uma etnia sobre a outra Tendo em vista a trajetória do negro no Brasil mesmo após a abolição da escravatura, sua imagem continuou ligada às funções e estereotipias de escravo, cabendo a estes indivíduos buscar estratégias de emancipação e manutenção de sua cultura que constantemente tentou-se anular Utilizando-se da escrita como uma das estratégias de desconstruir a representação do negro enquanto escravo, a literatura afro-brasileira surge no contexto da literatura nacional, gerando uma identidade singular e tradutora de uma escritura que a distingue no quadro da produção literária brasileira com intuito de descongelar a figura do negro mantido sempre ao rés das representações no universo canônicoItem Mark Twain na "vitrine" de LobatoCordeiro, Mariana Sbaraini; Corrêa, Regina Helena Machado Aquino [Orientador]; Arbex, Paula Godoi; Adolfo, Sérgio PauloResumo: Monteiro Lobato, no período compreendido entre a segunda metade da década de 1 e meados dos anos 2 do século passado, foi uma personalidade destacada no processo de formação do campo literário nacional É possível perceber sua atuação através do resgate de sua história como escritor e seu papel no contexto editorial brasileiro o que faz surgir mais uma de suas atividades: a de tradutor Para investigar essa atividade o presente trabalho propõe-se trazer à tona a tradução de Huck Finn feita por ele Para tal tarefa, a análise de seu trabalho segue as propostas da Teoria da Invisibilidade formulada por Lawrence Venuti que estabelece as diferenças entre tradução domesticadora e estrangeirizadora Venuti se coloca em defesa desta última por acreditar que ela seria a forma ideal de tradução para que o trabalho do tradutor seja "visível" Os trechos escolhidos para serem analisados são os que representam na escrita a oralidade do dialeto do negro do Missouri na fala do personagem Jim, e também as inserções de expressões coloquiais feitas pelo tradutor quando estas não apareciam na língua-cultura de partidaItem Modernismo hispano-americano : trajetória e o "retorno das caravelas"Guimarães, José Ferreira; Silva, Marta Dantas da [Orientador]; Esteves, Antônio Roberto; Adolfo, Sérgio PauloResumo: Esta Dissertação visa analisar por que o Modernismo espanhol nasceu na América hispânica, as dificuldades que teve para superar um modelo de frases feitas, temas repetitivos e imagens desgastadas, bem como as influências que seus poetas receberam dos românticos, parnasianos e simbolistas; e, mesmo rompendo esses clichês verbais provindos da metrópole e criticados pela Real Academia Española, não abandonaram os mestres do passado Esta Dissertação objetiva, também, mostrar que o Modernismo Hispano-americano não foi obra apenas de um autor, de um poeta No entanto, a crítica é unânime em afirmar que o poeta nicaragüense Rubén Darío foi o porta-voz da nova estética, pois levou à Espanha um novo fazer poético, constituindo um verdadeiro “retorno das caravelas” Conclui que a ampliação do comércio hispano-americano com a Europa, e o consequente contato dos seus jovens poetas com outras literaturas, principalmente a Francesa, foram responsáveis pelo surgimento do modernismo hispano-americano que operou as transformações que o Romantismo não tinha realizado, daí ter sido o Modernismo o verdadeiro Romantismo hispano-americanoItem Plasmações do grotesco em "Zingarêsca", de João Guimarães RosaPires, Iris Cristina N. O; Cézar, Adelaide Caramuru [Orientador]; Fortes, Rita das Graças Félix; Adolfo, Sérgio PauloResumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma leitura de "Zingarêsca", último conto de Tutaméia (Terceiras Estórias) (1967), de Guimarães Rosa (198-1967), buscando evidenciar as características do grotesco que tornam o mundo do personagem Zepaz um mundo estranhado que já não permite uma orientação - conforme teoria discutida por Wolfgang Kayser Pretende, ainda, mostrar, amparado pela teoria de Mikhail Bakhtin sobre carnavalização, que o grotesco se faz presente na eliminação de censuras ocasionada pela festa carnavalesca dos zíngaros, originando, assim, a dissolução do que é considerado ordenado, a desconstrução do convencional Para atingir os objetivos pretendidos, este estudo divide-se em duas partes Em um primeiro momento, em virtude dos diálogos entre os textos da obra, há uma análise geral de Tutaméia A seguir, "Faraó e a água do rio", "O outro ou o outro", "Intruge-se" e "Vida ensinada" são focalizados, uma vez que "Zingarêsca" retoma personagens presentes nos citados contos Na segunda parte, os caminhos percorridos no trabalho, finalmente, cruzam-se "Zingarêsca" é, primeiramente, analisada visando o estabelecimento de oposições entre grupos de personagens Estabelecidas as oposições, analisa-se, a seguir, a configuração rosiana do grotesco Configuração esta que faz de "Zingarêsca" um conto no qual ocorre o encontro de opostosItem O Rito funerário em Autran DouradoSouza, Necilda de; Corrêa, Alamir Aquino [Orientador]; Joanilho, André Luiz; Adolfo, Sérgio PauloResumo: Este trabalho consiste numa reflexão acerca da representação do rito funerário em cinco romances de Autran Dourado: Tempo de amar (1952), A barca dos homens (1961), Ópera dos mortos (1967), O risco do bordado (197) e Os sinos da agonia (1974) Apoiado nos conceitos fornecidos pelos teóricos franceses que se dedicaram a pesquisar a morte, Jean-Pierre Bayard (O sentido oculto dos ritos mortuários), Edgar Morin (O homem e a morte) e Philippe Ariès (O homem diante da morte), o estudo perscruta a trajetória dos personagens autranianos e suas ações, a fim de demonstrar suas atitudes diante da morte e do rito Para compreender o rito funerário, descreve o conceito de longa duração presente no ensaio de Michel Vovelle, na obra História Nova Tal análise permite concluir que: 1) a recorrência da temática nas narrativas selecionadas confirma o aspecto da lenta transformação da estrutura do rito funerário; 2) o rito funerário move o comportamento de todos os personagens dos textos analisadosItem Tempos de griotizar a letra : em busca de uma poética da voz afrobrasileira em caroço de dendê, de Mãe Beata de YemonjáAlves, Juliana Franco; Fernandes, Frederico Augusto Garcia [Orientador]; Leite, Eudes Fernando; Adolfo, Sérgio PauloResumo: Esta Dissertação tem como objetivo principal analisar as narrativas orais publicadas por Mãe Beata de Yemonjá em Caroço de Dendê (28) Esperamos identificar os elementos e contextos presentes nas histórias de forma a caracterizá-las como uma poética oral afrobrasileira A pesquisa consiste basicamente de uma leitura teórica pertinente aos estudos da oralidade, da escrita e do candomblé, seguida de uma análise dos contos do livro no decorrer dos capítulos O trabalho discute a influência da tradição oral africana e afrobrasileira para a construção das narrativas Faz um estudo sobre as mudanças de veiculação das manifestações poéticas do meio oral para o escrito Explora as relações entre a obra, a autora e o público leitor, na tentativa de entender como a comunidade de santo e leitores não iniciados no candomblé poderão perceber e receber a obra nos diversos contextos nos quais se insere A participação do sagrado e da religião como elementos constituintes do fazer poético também entram em cena e são abordados como integrantes da estética artística em Caroço de Dendê, marcada pela presença da voz poética autoralItem As vivências do batuque na poesia ancestral de Oliveira Silveira : a busca por uma identidade afro-brasileiraMatos, Manoela Fernanda Silva de; Corrêa, Regina Helena Machado Aquino [Orientador]; Adolfo, Sérgio Paulo; Andrei, Elena MariaResumo: Nesta Dissertação , propomo-nos a analisar a poética afro-brasileira do poeta afrogaúcho Oliveira Silveira (29), com base na historiografia literária na qual o negro é visto como objeto da literatura, perpassando pela literatura afro-brasileira, na qual o negro é visto de dentro, ou seja, como sujeito e personagem da escrita afrodescendente Além de fazermos um panorama histórico das religiões de matriz africana no Brasil e seu desdobramento em religião afro-brasileira, bem como a intolerância religiosa sofrida pelo povo-de-santo Propor-se-á investigar a ancestralidade africana presente nos poemas de Oliveira Silveira, além de analisarmos a presença da religião afro-brasileira, o Batuque como elemento integrante na construção poética silveriana Neste sentindo buscaremos reencontrar as raízes africanas nos poemas de Oliveira Silveira, sob a perspectiva religiosa do Batuque e como a religião pode ser o local de pertencimento do afrodescendente, além de resguardar a memória dos africanos que para cá foram trazidos, como um resgate da ancestralidade e da memória africana perdida na travessia do Atlântico Portanto, pretende-se afirmar que a religião afro-brasileira resguarda em si toda a história dos africanos e seus descendentes, enfim, nosso devir e nosso por virItem Vozes (po)éticas: a moral em narrativas orais na região londrinenseJardim, Marcelo Rodrigues; Fernandes, Frederico Augusto Garcia [Orientador]; Leite, Eudes Fernando; Adolfo, Sérgio PauloResumo: O objetivo nesta Dissertação é analisar quais as relações entre algumas narrativas orais e preceitos éticos considerados pela comunidade narrativa de três distritos da cidade de Londrina, no Paraná: Irerê, Paiquerê e Lerroville Busca-se compreender quais elementos e contextos estão presentes no evento comunicativo para que essa ética seja representada pela e para a comunidade geradora As narrativas foram recolhidas numa pesquisa de campo realizada no primeiro semestre de 25, pesquisa a qual possibilitou encontrar onze narradores que atualizaram narrativas com sentido moral ou deram informações importantes para a proposta desta Dissertação Os narradores são migrantes regionais ou estaduais, têm ligação com o trabalho rural e possuem mais de cinqüenta anos As propostas metodológicas da História Oral serviram como base para a realização das entrevistas Na Dissertação , há diálogos com disciplinas das Ciências Humanas, com ênfase nas teorias e explanações de pesquisadores ligados aos estudos a respeito da Poesia Oral No primeiro capítulo, a intenção é mostrar quais são os valores e princípios básicos da comunidade pesquisada, discutir como podem ser aprendidos e veiculados os temas narrativos e argumentar a respeito da importância em considerar a direção que uma narrativa toma no evento comunicativo No próximo capítulo, narrativas a respeito do corpo seco e de enterro são analisadas no intento de investigar, principalmente, como uma moral pode estar ali representada No terceiro, analisa-se a relação que o narrador mantém entre as narrativas que conta e o seu cotidiano Também são expostas situações do dia-a-dia contadas pelos narradores, as quais se transformam em histórias referentes ao ético No quarto capítulo, discute-se sobre a relação senso prático e gratuidade estética em narrativas orais Além disso, mostram-se quais elementos estão presentes no ato da performance, os quais auxiliam na construção de sentido A moral apresentada nas narrativas está ligada aos princípios e valores da comunidade geradora, uma ética que organiza e cria uma identidade para o grupo pesquisado Está ligada também ao como a comunidade narrativa percebe e opina sobre esses princípios e valores ao representar poeticamente situações retiradas do cotidiano e ao atualizar narrativas de tradição oralItem Vozes afro-femininas : a construção de novos chãos simbólicosNascimento, Tássia do; Nascimento, Gizêlda Melo do [Orientador]; Macêdo, Tania Celestino de; Adolfo, Sérgio PauloResumo: Observar a poética afro-feminina é localizar a expressão da singularidade histórica e cultural de mulheres duplamente subjugadas por uma sociedade etno e falogocêntrica Esta mulher, enquanto sujeito de sua escritura, através de seu contra-discurso, inverte valores e estigmas construídos acerca de sua imagem e corrobora o processo de re-configuração e afirmação de sua identidade calcada em um histórico de resistência e fruto de uma herança simbólica africana A partir dessa constatação, a literatura afro-feminina passa a ser verificada como ferramenta que pretende desconstruir a imagem estigmatizada estabelecida para a mulher negra fazendo uso da palavra ganhadora de novas simbologias e de um novo discurso Nesse sentido, voltar o olhar para essa produção literária significa perceber os anseios e a nova atitude da mulher afro-brasileira frente aos valores e mitos impostos por uma cultura que se quer hegemônica