02 - Mestrado - Serviço Social e Política Social
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Serviço Social e Política Social por Autor "Alves, Jolinda de Moraes"
Agora exibindo 1 - 20 de 20
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item O controle social na política de assistência social : uma análise a partir dos assistentes sociais que atual nos Conselhos Municipais de Assistência Social da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná - AMUNPARCavalli, Michelle; Pastor, Márcia [Orientador]; Brisola, Elisa Maria Andrade; Alves, Jolinda de MoraesResumo: O presente trabalho analisa o Controle Social na Política de Assistência Social a partir dos Assistentes Sociais que atuam nos Conselhos Municipais de Assistência Social da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná – AMUNPAR A pesquisa bibliográfica aborda a Política de Assistência Social e a Gestão Social das Políticas Sociais Ainda discute o Controle Social na Assistência Social, na perspectiva da Gestão democrática e participativa A pesquisa de campo caracteriza os Conselhos Municipais de Assistência Social da região da AMUNPAR; reflete sobre a percepção dos Assistentes Sociais referente ao exercício do Controle Social na Política de Assistência Social, e identifica se a atuação do Assistente Social contribui para a efetivação do Controle Social A AMUNPAR é composta por vinte e nove municípios que possuem algumas peculiaridades quanto à Assistência Social uma vez que a maioria de seus municípios é de Pequeno Porte A pesquisa foi realizada junto a quatro municípios desta região que possuem Assistentes Sociais nos Conselhos tanto como representantes da Sociedade Civil como do Poder Público A partir da análise das entrevistas, que utilizou a abordagem qualitativa, foi possível concluir que o Controle Social na Política de Assistência Social tem acontecido nos municípios estudados e possui alguns avanços tais como: maior participação dos usuários nos espaços de exercício do Controle Social; mais comprometimento dos conselheiros no CMAS e cumprimento das atribuições dos conselhos Contudo, ainda encontra dificuldades que necessitam ser enfrentadas para que os Direitos Sociais da população sejam efetivados, como por exemplo a superação da compreensão do conselho apenas como órgão burocrático e da dicotomia ainda existente entre as proposições contidas na Política Nacional de Assistência Social – PNAS e na Norma Operacional Básica da Assistência Social – NOB/SUAS e da realidade dos municípios pesquisadosItem O currículo na constituição de conhecimentos e habilidades para intervenção dos assistentes sociais formados pela UELBarreiros, Luciene Aparecida; Duarte, Evaristo Emígdio Colmán [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Portes, Lorena FerreiraResumo: A pesquisa aqui apresentada se refere aos conhecimentos e habilidades para a intervenção dos assistentes sociais no Currículo do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL) O objetivo da pesquisa é o de aferir a compreensão dos assistentes sociais, formados em Serviço Social na UEL, acerca dos conhecimentos e habilidades para intervir propiciados pelo curso Para tanto, foi necessário reconstituir, no percurso dos diversos Currículos mínimos do Serviço Social, a preocupação pelos conhecimentos e habilidades necessários para intervenção dos assistentes sociais; analisar, nas anteriores e na atual proposta de Formação Profissional do curso de Serviço Social da UEL, a atenção para as necessidades da intervenção profissional; e analisar a relação que assistentes sociais, formados na UEL, estabelecem entre as dificuldades na intervenção profissional e a formação recebida durante o curso A pesquisa é de natureza qualitativa, foi realizada com base na revisão de literatura, na pesquisa documental, utilizando os documentos disponibilizados pela SAUEL e os encontrados no site da instituição e, na pesquisa de campo, através de entrevista semiestruturadas com professoras que participaram do processo de revisão curricular e implementação do Currículo em vigência e também com os egressos de 29-218 Os resultados alcançados evidenciam que a apropriação dos estudantes durante o curso se concentra nos conhecimentos teóricos e normativos, ficando as habilidades interventivas num plano secundário, embora houvesse uma grande preocupação da escola em equilibrar conhecimentos e habilidades interventivasItem A efetivação das competências e atribuições legais na atividade profissional dos assistentes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Londrina - PRAlmeida, Denise Maria Fank de; Duarte, Evaristo Emígdio Colmán [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Estevão, Ana Maria RamosResumo: Temos como objeto deste estudo verificar a efetivação das competências e atribuições legais na atividade profissional dos assistentes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Londrina Para tanto, fizemos uma classificação dos incisos dos artigos 4º e 5º, que tratam das competências e atribuições privativas do assistente social de acordo com a lei 8662/93, em cinco (5) grupos diferenciados de acordo com a natureza diferenciada das atividades que passaremos a designar como: de gestão, instrumentais, de pesquisa, indefinidos e evidentes De acordo com esses grupos, classificamos as atividades realizadas pelos sujeitos desta pesquisa, os assistentes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Londrina Concluímos, primeiro, que a Lei regulamentadora da profissão do assistente social é expressão da legitimidade e do reconhecimento social do Serviço Social Segundo, na classificação, os incisos dos artigos 4º e 5º se concentram nos dois primeiros grupos de gestão e instrumentais, o mesmo ocorrendo na prática Terceiro, são as competências do assistente social, previstas no artigo 4º que mais se expressam na ação cotidiana Quarto, quanto maior o cargo, a responsabilidade técnica do profissional, maior o grau de participação nas decisões, maior a autonomia profissional Quinto, quanto maior a experiência profissional, maior o entendimento do que seja a profissão numa perspectiva de gestão, principalmente em relação à assistência social Sexto, a proposta de mudar a Lei, passando a detalhar instrumentos, seria um rebaixamento na legitimação que o Serviço Social já alcançou Mesmo com limitações, percebeu-se, pelo levantamento feito neste estudo, que há uma crescente compreensão por parte dos profissionais de que a demanda da sociedade é pela gestão de serviços sociais e políticas sociaisItem As expressões da evasão dos estudantes atendidos [pela] Política de Apoio Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná - Campus LondrinaAbreu, Renata Pacheco; Amaral, Wagner Roberto do [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Martins, Eliana Bolorino CanteiroResumo: O presente estudo tem como tema a Política de Apoio Estudantil do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e os motivos de evasão dos estudantes atendidos pelos seus programas de bolsas e auxílios durante a realização de cursos presenciais no Campus Londrina O interesse pelo estudo se deu a partir da inserção da pesquisadora enquanto assistente social na Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis no Campus Londrina do IFPR Foi a partir da realidade vivenciada no atendimento aos estudantes e suas famílias, no contato diário com suas condições objetivas de vida, que por vezes os levam à evasão, que surgiram indagações sobre a contribuição da Política de Apoio Estudantil do IFPR enquanto instrumento para a efetivação e a democratização do direito ao acesso à educação pública e de qualidade e de que forma a mesma é compreendida e vivida pelos estudantes A pesquisa tem como objetivo principal: analisar os motivos de evasão dos estudantes atendidos pela Política de Apoio Estudantil do IFPR – Campus Londrina Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa, tendo como centralidade os sujeitos sociais envolvidos no tema da pesquisa, os estudantes Os procedimentos metodológicos constituíram-se de revisão bibliográfica; levantamento de dados e análise de documentos institucionais; e pesquisa de campo a partir da realização de entrevistas com estudantes beneficiados por programas de apoio estudantil e evadidos da instituição Os resultados obtidos indicam a evasão como fenômeno multifatorial e a política de assistência estudantil como elemento fundamental para a permanência do estudante Contudo, esta política, de forma isolada, não garante a permanência É necessário que esteja sintonizada com a proposta pedagógica institucional, sob pena de se tornar fragmentada e parcializada no atendimentos às demandas dos estudantesItem Gestão da política habitacional : o processo de elaboração do plano local de habitação de interesse social no município de Londrina-PROliveira, Marcelo Nascimento de; Pastor, Márcia [Orientador]; Cassab, Latif Antônia; Alves, Jolinda de MoraesResumo: O presente trabalho tem como foco de estudo o processo de elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social de Londrina A pesquisa adotou como referencial teórico a política habitacional, demonstrando como o Estado se comportou diante dos problemas de moradia da população de baixa renda no país Abordou ainda as implicações da Constituição Federal de 1988 para a gestão das políticas sociais, especialmente, para a política de habitação Destacou a atual Política Nacional de Habitação e o Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, que apontam o Plano Local de Habitação de Interesse Social como instrumento determinante para consolidação da perspectiva do planejamento participativo e da gestão descentralizada A pesquisa documental retratou o histórico do processo de elaboração do Plano, no município de Londrina, permitindo aprofundar o conhecimento sobre a metodologia adotada no referido processo Realizamos também entrevistas semiestruturadas com representantes dos principais órgãos envolvidos, cujo objetivo foi compreender a avaliação de tais sujeitos sobre o processo de elaboração do Plano A experiência do PLHIS não atingiu a participação social esperada, entretanto, permitiu indicar as deficiências do Município quanto a sua capacidade institucional Demonstrou ainda as dificuldades enfrentadas durante sua elaboração e aponta alguns desafios para sua implementaçãoItem Gestão da política municipal da assistência social em Londrina (2001 a 2007) : avanços e desafios na interface com as organizações do terceiro setorAragão, Paulo Sérgio; Costa, Selma Frossard [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Magalhães, LeandroResumo: Este trabalho dedica-se à análise do processo de construção da Política de Assistência Social, em Londrina, nas gestões referentes ao período de 21 a 27, e suas interfaces com as organizações do Terceiro Setor, vinculadas a esta, no que concerne aos aspectos de participação, representatividade e capacidade de reivindicação, articulações e mobilizações, buscando o fortalecimento técnico, político e administrativo, na operacionalização de parcerias com o poder público O trabalho faz uma síntese sobre as terminologias recorrentes e desmistifica as características que vinculam as organizações ao Terceiro Setor, bem como seu processo de emersão na sociedade brasileira e seus impactos junto ao recente sistema de proteção social, implantado no país Aborda o processo histórico de construção da Política Nacional de Assistência Social e as atuais perspectivas nos moldes do Sistema Único de Assistência Social – SUAS Realiza um breve resgate da operacionalização da assistência social em Londrina através das organizações do Terceiro Setor antes de esta se configurar como uma Política Pública, bem como descreve a instituição do primeiro Órgão Público municipal, dedicado exclusivamente a sua realização Registra as características deste Órgão no município e suas formas de operacionalização, vinculado às organizações do Terceiro Setor Delimita como universo de pesquisa, duas organizações pertencentes ao Terceiro Setor, dentro das características pré-estabelecidas Dentre estas instituições, aquelas que desenvolvem serviços e projetos na área da criança e do adolescente, através de parcerias e que alocam maior volume de recursos do Fundo Municipal de Assistência Social Utiliza-se, como procedimento metodológico, para coleta de dados, a aplicação de pesquisa semiestruturada junto aos dirigentes/coordenadores das organizações delimitadas e ao Órgão Gestor dessa Política, no município Como fruto dessas reflexões, concluímos que as gestões analisadas neste Trabalho resultaram em grandes avanços para a Política de Assistência Social do município, e, somente conseguiram êxitos com a presença sempre marcante das organizações do Terceiro Setor Porém, existem ainda muitos desafios para que as relações entre o aparelho estatal e as organizações do Terceiro Setor, no sentido de que essas relações não se polarizem e também que seus atores não percam os limites de suas fronteiras, e, assim se concretize a Política Pública de Assistência Social, através de uma gestão democrática e descentralizada operacionalizada a muitas mãosItem Gestão do SUAS : retrato da sua operacionalidade na região da Alta PaulistaLeite, Hellen Thaiane Romeiro; Suguihiro, Vera Lúcia Tieko [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Nozabielli, Sonia ReginaResumo: O presente trabalho trata da operacionalidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos municípios circunscritos na região da Alta Paulista, sob a perspectiva regional e municipal A escolha por esta região deve-se a existência dos três níveis de gestão: Inicial, Básica e Plena A pesquisa tem como objetivo problematizar a gestão municipal da Assistência Social e delinear um perfil da gestão desta política, considerando que a implantação do SUAS impõe aos municípios novas responsabilidades e, consequentemente, um novo perfil aos condutores desta política O arcabouço teórico foi estruturado a partir de considerações conceituais sobre a gestão pública no Brasil e os rebatimentos na Proteção Social Em seguida, o trabalho aborda a gestão social da política de assistência social a partir da nova configuração com a institucionalização do SUAS e seus desdobramentos Através da utilização de técnicas de pesquisa como questionários e entrevistas semiestruturadas, foi possível a construção de uma fotografia sobre a operacionalidade do SUAS na referida região Esboçou-se o desenho da gestão da Assistência Social a partir de quatro eixos analíticos: Estrutura Administrativa, Gestão do SUAS, Gestão Financeira e Gestão do Trabalho Dada a peculiaridade da pesquisa, utilizou-se a abordagem quantitativa e qualitativa para maior aproximação e análise com o objeto de estudo Com a análise dos dados coletados pode-se concluir que os municípios estão em cumprimento às exigências previstas para a implantação do SUAS Contudo, constatam-se algumas insuficiências na operação e implementação deste sistema, impossibilitando, assim, uma prática dedicada a responder aos novos desafios e aos valores socialmente construídos por esta política Ressalta-se que, apesar das particularidades ora apontadas, este processo e suas determinações históricas encontram-se aberto às infindáveis possibilidadesItem Grupos de geração de trabalho e renda na construção da economia solidária em Londrina - PRNishimura, Sandra Regina; Rizotti, Maria Luiza Amaral [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Schiochet, ValmorResumo: O presente estudo analisa o processo de construção do modelo da Economia Solidária nos grupos de geração de trabalho e renda do município de Londrina, compreendendo a Economia Solidária como uma estratégia de enfrentamento à pobreza, enquanto uma nova forma de trabalho e de organização da produção, comercialização e consumo, permeada por princípios como a solidariedade, autogestão, cooperação e prática democrática A revisão bibliográfica aborda as diferentes vertentes que tratam o tema, as determinações estruturais da pobreza sob a ótica da contínua restrição do mercado de trabalho e as formas de proteção ou desproteção do Estado com relação à classe trabalhadora A pesquisa de campo, dentre o universo de 28 grupos fomentados pelo Programa de Economia Solidária desenvolvido pela Prefeitura de Londrina, definiu como amostra 6 (seis) grupos de geração de trabalho e renda Pode-se identificar, como resultado do estudo, que a Economia Solidária para estes grupos de geração de trabalho e renda: a) valorizou as capacidades produtivas; b) valorizou o princípio da solidariedade; c) valorizou as relações interpessoais; d) instalou o princípio da articulação em rede; e) permitiu um reconhecimento dos princípios e diretrizes da Economia Solidária; f) facilitou a expressão destes princípios pelo processo de capacitação e apoio do Poder Público; g) possibilitou início de organização descentralizada por meio dos Núcleos Regionais de Economia Solidária como espaços de articulação e interlocução da Economia Solidária no território Nesta construção conceitual, foi possível avaliar que os grupos de Londrina encontram, na Economia Solidária, espaços para a edificação de uma nova proposição de trabalho, cujas possibilidades de inserção, até então, sempre estiveram longe do seu alcanceItem O Haiti está aqui : uma análise da compreensão dos imigrantes haitianos sobre a política social no Brasil = : Ayiti nan peyi isit : yon analiz konpreyansyon imigran ayisyen yo sou politik sosyal nan BrezilJean Baptiste, Marc Donald; Amaral, Wagner Roberto do [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Pastor, Márcia; Fraga, Nilson CesarResumo: A presente pesquisa tem como temas centrais a migração haitiana e a política social brasileira O estudo seguiu a lógica do percurso dos imigrantes haitianos, desde a sua vivência sociocultural e política no Haiti, passando pelas motivações de seu deslocamento ao Brasil até sua permanência nesse país O objetivo geral da pesquisa foi identificar e analisar as compreensões dos imigrantes haitianos acerca das políticas sociais brasileiras delimitadas ao atendimento de suas demandas Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como amostra intencional imigrantes haitianos considerados como pessoas destacadas, residentes no Parque Residencial Ana Rosa e no Jardim Santo Amaro, ambos no município de Cambé-PR Os procedimentos metodológicos foram organizados em três momentos, sendo: revisão bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas Os resultados obtidos evidenciam a re-descoberta de um outro modelo de Estado interventivo pelos imigrantes, contrário ao Estado contestado do seu país de origem A pesquisa foi realizada por um pesquisador haitiano, sendo fundamental a reflexão metodológica sobre o seu papel enquanto investigador e, ao mesmo tempo, pertencente ao grupo pesquisadoItem Influência das tecnologias de informação no desempenho do serviço social : uma visão dos assistentes sociais que participaram do desenvolvimento e implantação de aplicações informáticas em Londrina e regiãoBogado, Francielle Toscan; Duarte, Evaristo Emígdio Colmán [Orientador]; Souza, Perci Coelho de; Alves, Jolinda de MoraesResumo: O presente trabalho tem como objetivo levantar as razões que determinam a incorporação das Tecnologias de Informação no serviço social e de algumas instituições Viu-se a necessidade de realizar a pesquisa, pois, profundas mudanças estão acontecendo na contemporaneidade introduzidas pelas Tecnologias de Informação Estas têm afetado enfaticamente o mundo do trabalho, seja extinguindo ou incorporando profissões Neste contínuo movimento, encontra-se o serviço social, uma profissão que "atua na e sobre a realidade" e para isso precisa estar ajustado a estas modificações Os estudos foram baseados em vários autores, documentos pertinentes ao assunto e também entrevistas com profissionais da área que participaram ou participam da estruturação de sistemas de informação aplicados à profissão Buscamos como objetivos, avaliar o envolvimento de profissionais no desenho dos aplicativos; levantar a importância das necessidades institucionais na informatização do serviço social em que ocorre; aferir o papel atribuído pelos profissionais às tecnologias de informação no universo de seus instrumentos operativos; levantar as principais características das aplicações desenvolvidas em Londrina e Região No processo de elaboração deste, foi possível perceber que ainda há poucos profissionais que assumiram para si esta tarefa de gerenciamento e, principalmente, que as tecnologias de informação tem ainda um papel marginal no seio da profissãoItem A materialização das recomendações do Banco Mundial na política de saúde no município de Maringá-PROliveira, Juliana Carvalho; Almeida, Denise Maria Fank de [Orientador]; Campos, Eliane Christine Santos de; Alves, Jolinda de MoraesResumo: O presente estudo tem como objeto a materialização das recomendações do Banco Mundial na Política de Saúde de Maringá – PR, tendo como referência a primazia do Estado na prestação dos serviços de saúde de alta e média complexidade Tem como objetivo geral analisar a materialização das recomendações determinadas pelo banco mundial para a saúde pública do munícipio de Maringá, frente a primazia do Estado na saúde de alta e média complexidade Os objetivos específicos: I) Compreender as Propostas de Reformas do Sistema Único de Saúde brasileiro por parte do Banco Mundial; II) Problematizar as influências das recomendações do Banco Mundial para a política de saúde no Brasil; III) Analisar a Saúde do Município de Maringá – PR, a partir do número e a natureza dos leitos ofertados, os valores repassados pelo município às instituições filantrópicas e privadas, e o número de procedimentos da alta e média complexidade realizados pela iniciativa privada com recurso do Sistema Único de Saúde O estudo apresenta as propostas de reformas do Sistema Único de Saúde brasileiro por parte do Banco Mundial e a problematização das influências de suas recomendações para a política de saúde no Brasil e para o município de Maringá – PR Os procedimentos metodológicos utilizados foram revisão bibliográfica, além de pesquisa documental em documentos do Banco Mundial e do município estudado, com posterior análise das informações coletadas Os resultados apontam que as propostas do Banco Mundial se materializam na alta e na média complexidade da atenção à saúde do munícipio de Maringá – PR, fortalecendo e contribuindo para expansão do capital e colocando o Estado em posição de parceiro da iniciativa privada na prestação de serviços do Sistema Único de SaúdeItem NOB-RH/SUAS e gestão do trabalho no âmbito municipal : realidade ou utopiaValensuela, Keila Pinna; Duarte, Evaristo Emígdio Colmán [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Santos, Ariovaldo de OliveiraResumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a gestão do trabalho no âmbito do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) proposto pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (NOB-RH/SUAS) de 26, partindo do seguinte problema: em que medida é possível a aplicação da gestão do trabalho proposto pela NOB-RH/SUAS em municípios de pequeno porte I e II, que apresentam gestão plena na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP)? O escopo desta pesquisa é analisar a exequibilidade da NOB-RH/SUAS Nesta perspectiva, é necessário verificar as condições objetivas de trabalho da equipe técnica de referência do SUAS Em seguida, apresentar-se-ão as explicações dos sujeitos sociais envolvidos na gestão e execução da Política de Assistência Social a respeito da gestão do trabalho Por fim, identificar-se-ão os limites e possibilidades da gestão do trabalho proposto pela NOB-RH/SUAS Para tanto, a pesquisa qualitativa foi realizada por meio da análise documental, associada à pesquisa de campo através da aplicação de questionários para os Assistentes Sociais e os Psicólogos e a realização de entrevistas semiestruturadas com os gestores da Política de Assistência Social dos municípios de Astorga, Colorado, Nova Esperança e Santa Fé Em síntese, apontar-se-á o desconhecimento e desinteresse político acerca desta normativa, por isso a mesma não tem sido efetivada na sua plenitude, sobretudo, considerando a capacidade de gestão incipiente apresentada pelos municípios de pequeno porte Isto se agrava devido a gestão do trabalho ser concebida de forma secundária pelos gestores da Política de Assistência Social para a consolidação do SUAS, não investindo nessa área enquanto eixo estruturante e priorizando a implementação dos serviços A qualidade das condições de trabalho da equipe de referência não é coerente com o aumento das contratações de profissionais nos últimos anos Os vínculos empregatícios, jornadas de trabalho, salários e disponibilidade de equipamentos e materiais permanecem precarizados Não há, efetivamente, nesta área Planos de Carreira, Cargos e Salários, capacitação permanente e controle social Há embates históricos entre os interesses da gestão pública e as necessidades dos trabalhadores do SUAS e essa realidade se agrava devido à conjuntura contemporânea, que é totalmente adversa à proposta da NOB-RH/SUAS: reestruturação produtiva com implicações expressivas no mundo do trabalho; reforma neoliberal do Estado e as inflexões nas políticas públicas; expansão da mundialização em detrimento da efetividade dos direitos sociais; histórica desprofissionalização da Política de Assistência Social Em síntese, não há gestão do trabalho no âmbito municipalItem A operacionalização do trabalho social com famílias nos CRAS do município de Maringá-PRCastilho, Cleide de Fátima Viana; Carloto, Cássia Maria [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Rojas Couto, BereniceResumo: A pesquisa tem como objetivo analisar a operacionalização do trabalho social com famílias nos CRAS do município de Maringá-PR, na perspectiva dos assistentes sociais dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, tendo por referência a Política Nacional de Assistência Social - PNAS/24 e a Norma Operacional Básica - NOB/SUAS/25, na modalidade de proteção social básica Os objetivos específicos são: Conhecer e analisar o processo de implantação do SUAS no município de Maringá-PR; identificar e analisar a compreensão dos assistentes sociais sobre a operacionalização do trabalho social com famílias; investigar e analisar em que medida a concepção de família, e os critérios de elegibilidade propostos pela política de assistência social contribuem para a potencialização ou responsabilização, especialmente da mulher, na proteção social dos seus membros; identificar as ações socioassistenciais desenvolvidas nos CRAS que dão materialidade à proposta protetiva no âmbito da proteção social básica O estudo é de natureza qualitativa O principal instrumento de coleta de dados de campo foram as entrevistas semiestruturadas, aplicadas junto aos técnicos assistentes sociais nos seis CRAS do município Além disso, foram consultados os seguintes documentos: Relatório das Entidades Socioassistenciais cadastradas no Conselho de Assistência Social de Maringá e o Livro Política de Assistência Social: a experiência do governo popular de Maringá - 21-24 As conclusões indicam: resistências na gestão municipal para incorporação da perspectiva de direito da política de assistência social, sem contudo impedir a incorporação pelos operacionalizadores pesquisados; as estratégias de operacionalização do trabalho social com famílias nos CRAS do município são organizadas por meio de grupos socioeducativos atrelados à concessão de benefício eventual e em torno da figura da mulher/mãe, sustentadas nos papéis e na funcionalidade da família nuclear para atingir uma gestão eficiente do Programa Bolsa Família- PBF, sem oferecer um suporte estatal na esfera dos cuidados sobrecarregando a família no bem-estar dos seus membros; a existência de barreiras de ordem estrutural, quanto ao alcance das políticas sociais brasileiras, em especial da assistência social enquanto política de proteção social no que se refere à oferta de serviços e efetivação de direitos; e ainda rebatimentos da destinação de recursos federais para efetivação da proteção social básica e a partir da mensuração da eficiência da gestão do PBFItem A perspectiva pedagógica do centro de atendimento de amparo à criança e ao adolescente / CEACASangaleti, Silvia Terezinha Biesdorf; Suguihiro, Vera Lúcia Tieko [Orientador]; Okamura, Laura Keiko Sakai; Alves, Jolinda de MoraesResumo: Buscamos neste estudo evidenciar como se naturaliza a estratégia de sobrevivência via educação pelo trabalho Discorremos a respeito do surgimento do CEACA e de sua proposta pedagógica Através de pesquisa qualitativa foram investigados 23 sujeitos, integrantes da equipe de trabalho, professores, além de adolescentes, estes egressos com passagem na oficina de panificação Se a participação de adolescentes na oficina de panificação do CEACA contribuiu para a inserção de adolescentes no mercado de trabalho, se a metodologia adotada insere ou não o adolescente no mundo do trabalho Ressaltamos que nas entrevistas realizadas com esses adolescentes, evidenciam-se a vivência em gruposItem As políticas sociais de saúde e educação na fronteira do Alto Apure - Venezuela : influência do conflito armado colombiano sobre as políticas sociais venezuelanas de saúde e educação na região de fronteira do Alto Apure - VenezuelaGuevara Mendoza, Rina; Duarte, Evaristo Emígdio Colmán [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Anhucci, ValdirResumo: O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a influência do conflito armado colombiano sobre as políticas sociais de saúde e educação venezuelanas, na região de fronteira do Alto Apure Esta realidade é analisada por meio de revisão da literatura que investiga a realidade social, além das pesquisas na internet e estatísticas oficiais, que refletem os impactos que a presença das organizações armadas tem nesta fronteira e nas políticas sociais A complexidade das fronteiras dificulta as políticas sociais Ademais, a região de fronteira em estudo tem como fator agravante a influência apresentada por um conflito armado, que embora não ocorra no país (Venezuela), é intensamente afetado pelo conflito colombiano Neste sentido, o estudo compreende as políticas sociais em saúde e educação, nesta região e a influência que sofre pelas hostilidades entre os diversos atores do conflito A conflagração e o envolvimento do Estado venezuelano influenciam o alcance e efetividade das políticas sociais Não há dúvida de que esta zona de fronteira, que compreende administrativamente o Departamento de Arauca na Colômbia, e o Alto Apure, Estado de Apure, na Venezuela, é de grande interesse e importância para a relação bilateral e para a integração sul-americanaItem A proteção social no âmbito da política de assistência social : uma análise das seguranças sociaisAlmeida, Andréia Cristina da Silva; Rizzotti, Maria Luiza Amaral [Orientador]; Paulilo, Maria Ângela Silveira; Alves, Jolinda de MoraesResumo: Este estudo é produto de uma pesquisa qualitativa, realizada com o objetivo de analisar a aproximação das seguranças sociais com os serviços e benefícios ofertados nos CRAS dos municípios de gestão básica da região de Presidente Prudente O embasamento teórico que sustenta esta pesquisa teve como ponto de partida as considerações conceituais referentes à proteção social pública, com destaque à proteção de assistência social, o que exigiu uma breve contextualização histórica da Política de Assistência Social, tendo como marco inicial a década de 193 e estendendo-se até o seu reconhecimento como política protetiva de responsabilidade pública, expresso na Constituição Federal de 1988 Em seguida, foram elencados os principais obstáculos estabelecidos pela perspectiva neoliberal brasileira, na década de 199, para a organização e efetivação dessa Política sob os ditames o novo texto legal, que dificultaram e atrasaram a aprovação da Lei Orgânica de Assistência Social Com a instituição do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, em 24, a Assistência Social ganha nova configuração, em que tem definidas suas funções, com destaque à de proteção social pública, dividida em dois níveis de complexidade – básica e especial – e em que se dispõe sobre a instalação de duas unidades de serviço público, o CRAS e o CREAS, responsáveis por operacionalizar, referenciar e coordenar a gestão das proteções A unidade sobre a qual esta pesquisa se debruçou para a coleta de dados, foi o CRAS, por seu papel inovador na proposição de uma rede de serviços socioassistenciais, em que se incluem os benefícios de transferência de renda, considerados meios primordiais para garantir as seguranças sociais As informações foram obtidas por intermédio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com nove profissionais que atuam nos CRAS da região, cuja escolha teve como critério o envolvimento com a gestão e a execução das ações A análise dos dados coletados aponta insuficiência de compreensão sobre as seguranças sociais, bem como sobre os serviços e benefícios, o que dificulta a aproximação de sua garantia com o trabalho lá desenvolvidoItem Renda cidadã e Pró-social : sistemas de informação na administração de programas de transferência de renda do estado de São PauloRodrigues, Mariane Delatin; Colmán Duarte, Evaristo Emigdio [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Manfroi, Vania MariaResumo: O foco deste trabalho refere-se às funcionalidades, fluxo operativo e estruturas dos Sistemas Pró-Social e Renda Cidadã, os quais foram idealizados pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social– SEADS do Estado de São Paulo para administrar os Programas de Transferência de Renda Buscou-se mapear os pontos de uso da informação, identificando as necessidades e requisitos do programa, bem como a coleta e avaliação da informação solicitada, seu recebimento, possível armazenamento e as etapas de distribuição de uso para controle do sistema Considerou-se a compreensão do papel da informação como parte do processo de gestão e da tomada de decisão Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, cujo sentido é retratar como se processa o fluxo de informação dos sistemas e suas dificuldades Na metodologia, foram utilizadas múltiplas técnicas de coleta de dados, tanto de natureza quantitativa quanto qualitativa e, para tanto, recorreu-se a documentos de registros públicos e entrevistas com o programador que arquitetou os sistemas; coordenadora dos Programas de Transferência de Renda da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social; assistentes sociais e diretores técnicos regionais de assistência e desenvolvimento social A escolha e a utilização das ferramentas analisadas revelaram, qualitativamente, os pontos positivos alcançados e as principais dificuldades em operar os sistemas supracitados, constituindo-se em instrumento de aprimoramento da gestão para o Estado de São Paulo Os resultados apontam para dificuldades no fornecimento de informações, que realmente contribuam para que os técnicos possam analisar a realidade municipalItem Sistema municipal de monitoramento e avaliação : uma análise a partir da rede socialassistencial não governamentalMarino, Peterson Alexandre; Rizzotti, Maria Luiza Amaral [Orientador]; Lemos, Esther Luiza de Souza; Alves, Jolinda de MoraesResumo: O presente estudo tem como tema central o processo de avaliação e monitoramento no âmbito da política de assistência social A pesquisa teve sua ambientação no município de Londrina, estudando, de forma mais específica, a compreensão da rede de serviços socioassistenciais não governamental sobre a implantação e a execução do Sistema Municipal de Monitoramento e Avaliação O referencial teórico da pesquisa aborda inicialmente questões relativas à concepção de Estado e políticas sociais e apresenta a proposta de gestão do Sistema Único de Assistência Social Aborda também conceitos referentes ao processo de monitoramento e avaliação nas políticas sociais e retrata, na sequência, o Sistema Municipal de Monitoramento e Avaliação de Londrina, debatendo sua estrutura e principais características Nesta perspectiva, a pesquisa de campo se realizou através de entrevistas semi-estruturadas objetivando analisar e compreender o modo que coordenadores e técnicos dessas entidades se apropriam dos conceitos propostos pelo referido sistema, refletindo sobre seus posicionamentos acerca desse processoItem O trabalho em rede no território : a região oeste do município de Maringá-PROliveira, Maria Cristina Gabriel de; Carloto, Cássia Maria [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Carloto, Cássia MariaResumo: Esta pesquisa se organiza com o objetivo de analisar o trabalho em rede desenvolvido na região oeste do município de Maringá-PR tendo como parâmetros: a compreensão, as dificuldades, os desafios e as ações cotidianas elaboradas no processo de operacionalização Será desenvolvida através de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas junto a entidades selecionadas Os objetivos específicos propostos na pesquisa possibilitarão a identificação de marcos do trabalho em rede no território de acordo com a Política Nacional de Assistência Social-PNAS e o Sistema Único de Assistência Social-SUAS; conhecer e analisar a concepção de trabalho em rede no território que as instituições adotam; identificar ações desenvolvidas na região e suas articulações entre instituições; identificar o papel do CRAS na construção do trabalho em rede; detectar as dificuldades e propostas presentes a partir da percepção das instituições Dentre os principais resultados, busca-se identificar a compreensão que os entrevistados têm sobre o trabalho em rede com base territorial, bem como sua percepção sobre os entraves e limites que dificultam a estruturação das ações a partir desta perspectiva na assistência social Ao longo da pesquisa foi possível detectar que dentre os limites e desafios para a efetivação da proposta estão as diferentes interpretações e consequentemente aplicações daquilo que se define como trabalho articulado em rede no território Os entrevistados apresentam posicionamentos conflitantes no tocante ao trabalho em rede, sendo que este dificulta um avanço mais sistemático neste sentido, vez que cada um fica esperando que outro tenha a iniciativa para que se construa a redeItem As trajetórias dos indígenas assistentes sociais no Paraná : desafios e perspectivas para o exercício profissionalBilar, Jenifer Araujo Barroso; Amaral, Wagner Roberto do [Orientador]; Alves, Jolinda de Moraes; Paladino, MarianaResumo: O presente trabalho se inspira na recente presença, atuação e percursos de indígenas assistentes sociais graduados em Serviço Social nas instituições estaduais de educação superior do Paraná Tal fenômeno emerge e se contextualiza a partir das experiências de ingresso de indígenas na educação superior pública nas duas últimas décadas no Paraná e no Brasil De tal forma, intenciona identificar e analisar os aspectos que caracterizam as trajetórias profissionais dos assistentes sociais indígenas no Paraná por meio das vozes de tais sujeitos A pesquisa constitui-se de três momentos os quais se apresentam articulados por meio de revisão bibliográfica, de levantamento e analise documental e de pesquisa de campo As narrativas dos sujeitos da nossa pesquisa sinalizam que a ocupação de cargos nos circuitos de trabalho indígena, dentro e fora das terras indígenas, dependerá das negociações e reivindicações estabelecidas por estes profissionais junto as lideranças indígenas e instituições contratantes Para tanto entendemos que a ampliação, criação e consolidação dos circuitos de trabalho indígena que envolvam os assistentes sociais indígenas, dependerão das compreensões acerca da profissão, bem como do reconhecimento atribuído a estes profissionais por suas próprias comunidades e lideranças