01 - Doutorado - Educação
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Item A aprendizagem expansiva e sua contribuição para a formação docente no Brasil(2022-02-16) Galvão, Rosangela Miola; Franco, Sandra Aparecida Pires; Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões; Sforni, Marta Sueli de Faria; Mello, Diene Eire de; Moraes, Dirce Aparecida Foletto deA proposta dessa pesquisa promove uma reflexão fundamentada nos princípios da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade acerca da Aprendizagem Expansiva. Os estudos, nessa vertente teórica, podem ser considerados recentes em nosso país, no entanto, levantamos a tese de que a Aprendizagem Expansiva é um referencial teórico e prático que possibilita a expansão da atividade e, consequentemente, contribui para a melhoria da aprendizagem, visto que nossa hipótese se constitui em considerar que esse viés teórico está estruturado de conceitos e metodologias contemporâneas, que atendem as necessidades de interação, apropriação e produção de novos conhecimentos. De modo a conhecer esse viés teórico, foi levantada a seguinte questão: Como se apresentam no Brasil as pesquisas de intervenção na área da educação embasadas na Aprendizagem Expansiva que contribuem para a formação docente? Para responder esse questionamento, a pesquisa elaborou como objetivo geral compreender esse viés teórico e seus estudos desenvolvidos na área da educação no período de 2018- 2021. Enquanto objetivos específicos, o estudo pretende conhecer e compreender os conceitos chaves dessa corrente teórica, como também apresentar a evolução estrutural modelar da atividade humana que se inicia com Vigotski (2010) na Teoria Histórico-Cultural, indo até Engeström (2016) na Aprendizagem Expansiva, a fim de compreender as redes de atividade que envolvem os ciclos expansivos do objeto. Além de conhecer o método de investigação denominado Laboratório de Mudanças, assim como outras intervenções formativas que contribuem para a evolução dessa teoria. Para tanto, como percurso metodológico, foram selecionados para a coleta de dados 33 trabalhos científicos, que se constituem enquanto intervenções formativas na área da educação, na perspectiva expansiva, encontrados nos repositórios: Dedalus, Google Acadêmico, Acervus, Scielo e Banco de Teses e Dissertações da Capes. Também foi utilizado o instrumento questionário aberto via Google Forms, com 2 pesquisadores brasileiros que desenvolvem trabalhos nessa base teórica. Os dados coletados foram analisados a partir de uma abordagem qualitativa mediante o uso dos princípios da Análise Textual Discursiva de Moraes (2003) que sugere a formação de categorias para a análise. Mediante algumas evidências da pesquisa, confirmamos a tese levantada, pois podemos considerar como promissores e crescentes os estudos embasados nessa corrente teórica no Brasil, sendo a interdisciplinaridade um caminho a seguir, juntamente com os trabalhos em grupo, a partir de metodologias interativas, baseadas nos princípios expansivos de diálogo coletivo e de produção de significado e sentido pelo sujeito. Contudo, necessitamos, enquanto educação brasileira, superar velhas barreiras representadas por currículos encapsulados, pela cultura do ensino individual, pelas estruturas físicas escolares decadentes e pela falta de formação continuada dos docentes.Item A objetivação da pedagogia histórico-crítica na atividade de ensino do professor : contribuições para a aprendizagem e desenvolvimento nos anos iniciais do ensino fundamental(2023-09-14) Vicentini, Dayanne; Barros, Marta Silene Ferreira; Caligaro-Falco, Aparecida Meire; Rodrigues, Divania Luiza; Franco, Sandra Aparecida Pires; Paschoal, Jaqueline DelgadoConcebendo a escola como instituição potencializadora da aprendizagem e do desenvolvimento humano, essa pesquisa originou-se da observação das dificuldades que os professores dos Anos Iniciais de uma Rede Municipal de Ensino têm em objetivar os pressupostos crítico-dialéticos recebidos nos cursos de formação continuada, em sua atividade de ensino, bem como uma acentuada fragilidade na transposição dos saberes escolares para o planejamento. Considerando esse cenário, o estudo faz parte da linha de pesquisa “Docência: saberes e práticas”, núcleo “Ação docente” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL e tem como objetivo central compreender como o professor pode efetivar os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica em sua atividade de ensino, a fim de superar as dificuldades encontradas no trabalho pedagógico e contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A escola na qualidade de promotora da socialização do conhecimento científico e não do senso comum, demanda do professor, o domínio dos saberes escolares e dos conhecimentos didáticos pedagógicos. Quanto mais o professor comprometer-se na atividade de estudos e dominar os conhecimentos em suas formas mais elaboradas de transmissão, com mais qualidade os indivíduos em formação se apropriarão destes saberes. Isto posto, a metodologia tem como base uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa-ação fundamentadas nos pressupostos crítico-dialéticos, almejando solucionar o seguinte problema: de que forma os professores podem superar as dificuldades encontradas na objetivação dos pressupostos crítico-dialéticos na organização do ensino, a fim de contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para isso, a partir do percurso do método dialético síncrese-análise-síntese, o estudo propõe uma investigação, a iniciar por um questionário destinado aos professores, observações em sala de aula e análise de planejamentos, a fim de verificar quais as principais dificuldades do corpo docente na concretização dos pressupostos teóricos mencionados. Em seguida, será proposto um curso de formação, elaborado especificamente com base nos dados coletados. Por fim, haverá um novo processo envolvendo um questionário final, observação em sala de aula e análise de planejamentos tendo como intuito verificar em que medida houve a superação das dificuldades sinalizadas. A pesquisa revelou que os professores precisam de motivos conscientes e se dedicar de forma efetiva na atividade de estudo. Se apropriar apenas de “fragmentos” da Teoria e não de sua totalidade, impossibilitará a compreensão do processo pedagógico como um todo e a concretização das premissas da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica em sua atividade de ensino. Quanto mais o professor conhecer a essência do fenômeno educativo, melhor estará preparado para disseminar o conhecimento científico aos estudantes com maior qualidade e assim promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos indivíduos.Item Ações municipais na escolarização rural em Londrina (1949-1992)(2024-03-01) Sacchelli, Gabriela da Silva; Honorato, Tony; Nery, Ana Clara Bortoleto; Schelbauer, Analete Regina; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Martin, CarolinaA presente tese de doutorado se insere na linha de pesquisa “Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais da Educação” e no projeto de pesquisa “Ação municipal e educação no Brasil: processo de escolarização em Londrina-PR (1949-1992)” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Teve como objeto de estudo as ações municipais para a escolarização rural em Londrina-PR, na perspectiva da categoria historiográfica, município pedagógico. Londrina, nesse início de século XXI, é uma das referências de município brasileiro; emancipou-se como ente político administrativo em 1934 e foi se estruturando na segunda metade do século XX na interdependência com o modo de produção agrícola, cultura cafeeira. Considerando aquele contexto, a tese assumiu como problema de pesquisa: quais foram as ações municipais em prol da escolarização rural em Londrina-PR, entre 1949 e 1992? O recorte temporal justificou-se na criação do Depas - Departamento de Educação e Assistência Social e, em 1992, quando se criou a Secretaria Municipal de Educação - SME num contexto que estavam em curso ações voltadas à nucleação e cessação das atividades nas escolas rurais isoladas em Londrina. Para responder às questões, o referencial elencado perpassou o campo da história da educação, com ênfase para a história do município pedagógico e das instituições educativas rurais nos municípios. O referencial contou com as contribuições de Justino Magalhães, Wenceslau Gonçalves Neto e colaboradores. As fontes históricas empregam inúmeros documentos produzidos no contexto do Depas à SME, como livros ata, decretos, projetos, relatórios, registros de classe, fotografias, CI’s, reformas políticas, mapas, estatísticas, ofícios. Com a pesquisa buscou-se a análise de como ocorriam as ações municipais para a promoção de educação e assistência social rural em Londrina-PR. Dos resultados da pesquisa foi possível verificar os movimentos políticos-administrativas no município para a escolarização da população rural. A força do território local para a construção de um ideário de educação rural é evidenciada nas ações municipais para a efetivação da escolarização dos locais que aprendiam para se desenvolver, trabalhar e prosperar. Para isso foram construídas 181 escolas rurais, em diferentes locais do território fornecendo o acesso à escolarização para grande parte da população das comunidades rurais. Como desfecho o município de Londrina teve relativa autonomia para o desenvolvimento de ações como a criação, reforma, regulamentação e fechamento de escolas. Os seus agentes avaliaram o trabalho pedagógico com padrões inspirados em macro e microssistemas, capacitaram professores e ainda criaram formas de seleção e contratação docente.Item Aprendizagem e desenvolvimento de professores em formação inicial no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras : articulações entre o materialismo histórico e dialético e a teoria da atividadeMolinari, Andressa Cristina; Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]; Finardi, Kyria Rebeca; Sforni, Marta Sueli de Maria; Ramos, Samantha Gonçalves Mancini; Mello, Diene Eire de; El Kadri, Michele Salles; Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Resumo: Esta pesquisa tem como propósito compreender o potencial da formação de professores de inglês em um Núcleo de Línguas (Nucli) do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) Os objetivos específicos são: a) analisar os pressupostos de Formação de Professores no contexto do IsF; e b) analisar as possibilidades de desenvolvimento para os professores em formação inicial, em um espaço de formação do Nucli-IsF O estudo se baseia nos pressupostos teóricos e metodológicos do Materialismo Histórico e Dialético (MARX, 215a, 215b, 215c, 213, 24, 23; MARX; ENGELS, 211, 27, 25, 1968; MARX, ENGELS; DANGEVILLE, 1976), e na terceira geração da Teoria da Atividade, que tem como base os ciclos expansivos de aprendizagem (ENGESTRÖM, 1996, 1993, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21) No que se refere ao primeiro objetivo específico, analisei 2 Portarias, 1 Edital, e 11 trabalhos que tratavam especificamente da formação de professores de inglês para atuação no IsF, com base nas categorias dialéticas trabalho, práxis, mediação, totalidade, singularidade, particularidade, universalidade Em seguida, analisei as propostas de formação de professores em contexto de internacionalização com base na transcrição de 6 reuniões pedagógicas do Nucli-IsF Para essa segunda análise, me utilizei dos subsídios do MHD e do ciclo expansivo de aprendizagem (ENGESTRÖM, 1987) Os resultados indicam que, em primeiro lugar, há uma estreita relação entre as concepções de homem estabelecidas nos documentos oficiais e na literatura produzida sobre o tema, com supervalorização da prática e ênfase em uma formação que seja capaz de se encaixar nos moldes estabelecidos pela superestrutura, que tem como base no neoliberalismo que prima por uma educação que adeque os sujeitos às necessidades mercadológicas Em segundo lugar, no contexto do Nucli-IsF estudado, a superação das contradições e a formação de ciclos expansivos de aprendizagem por meio da transformação do objeto, evidencia que é possível operar em meio às contradições do sistema capitalista para uma formação menos alienada Apesar da impossibilidade de um rompimento total com a alienação na produção dos modos de vida, a superação das contradições no sistema de atividade, auxiliam a pensar estratégias que caminhem em direção a uma possível formação omnilateral As possibilidades diante da realidade leva-nos a compreender a tese de que a formação de professores no ISF, por meio de seus documentos e literatura produzida, se alinha à uma perspectiva neoliberal de educação, na qual o conhecimento é capitalizado e transportado para a esfera do mercado internacional, com pressupostos de uma formação alinhada a supervalorização da epistemologia da prática Mas ao mesmo tempo, essa formação tem potencial para desenvolvimento pois apresenta indícios de uma aprendizagem expansiva que opera em meio as contradições do sistema de atividade Porém, não chega a possibilitar uma práxis revolucionária Conclui-se que ao operar em meio às contradições e na dialética da vida material, pode-se avançar na superação das dicotomias subjacentes à formação de professores de línguas caminhando para o estabelecimento da omnilateralidadeItem Assédio moral, uso e abuso de substâncias psicoativas e motivação no ensino superior(2024-02-05) Silva, Aline Oliveira Gomes da; Oliveira, Katya Luciane de; Schiavoni, Andreza; Bzuneck, José Aloyseo; Lima, Thatiana Helena; Inácio, Amanda Lays MonteiroAs instituições de ensino superior devem ser um local no qual os estudantes se sintam seguros para aprender, debater, participar da vida estudantil e desempenhar todas as atividades que precisem ser realizadas no decorrer de sua formação. Dado ao seu caráter social e múltiplo, as instituições e os espaços, em geral, podem vir a se tornar hostis com os seus frequentadores, isso pode ocorrer por conta de diferentes fatores como por exemplo, divergências pessoais, posicionamento político, raça, gênero, concepções de ciência, de estado, de democracia, etc. Dentre outros tipos de violência, o Assédio Moral tem se constituído como uma forma de violência sutil e ainda é pouco pesquisado no Ensino Superior. A partir desse contexto, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar possíveis relações e diferenças entre assédio moral, uso e abuso de substâncias psicoativas e motivação para aprender em estudantes de Ensino Superior. A pesquisa contou com a participação de 1004 alunos de Ensino Superior de sete instituições de ensino superior públicas localizadas no estado do Paraná e no estado de São Paulo. Para a coleta dos dados foram utilizados três instrumentos a fim de estudar os constructos presentes nesta pesquisa, sendo eles: O Questionário Sobre Assédio Moral (QAM) construído por Gomes (2010); O Questionário Sobre Uso e Abuso de Substâncias psicoativas criado por pesquisadores da OMS e publicado em 1980 (Smart et al., 1980) e a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Universitários foi construída por Boruchovitch (2008). As versões adaptadas dos instrumentos utilizados para coletar os dados sobre assédio moral e sobre uso e abuso de substâncias psicoativas passaram por adaptações para adequá-los ao contexto do Ensino Superior e foram submetidos a análise semântica e de conteúdo por juízes especialistas na área. Para a análise dos dados, foi utilizado o software livre R de computação estatística e geração de gráficos. A análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas e inferenciais. As análises fatoriais exploratórias não evidenciaram bons índices para os instrumentos de assédio moral e de uso e abuso de substância. Diante disso, decidiu-se por seguir com as análises considerando a soma das respostas dos participantes. Os resultados apontaram que há impacto negativo do assédio moral sobre as motivações extrínsecas e intrínsecas e sobre o uso e abuso de substâncias psicoativas. Além disso, os dados mostraram como mulheres parecem sofrer mais com assédio e uso e abuso de substâncias psicoativas. Por fim, importantes diferenças em motivação, assédio e uso e abuso de substâncias psicoativas também foram encontradas entre diferentes séries e formações. Espera-se que os resultados obtidos, nesta pesquisa, sejam relevantes para os pesquisadores, profissionais, estudantes, tomadores de decisão, dentre outros da área da educação, principalmente no Ensino Superior. As limitações encontradas nesta análise destacam a importância da realização de novas pesquisas na área para melhoria dos instrumentos utilizados na coleta dos dados sobre assédio moral e sobre o uso e abuso de substâncias psicoativas e a realização de pesquisas qualitativas com as vítimas de assédio moral a fim de explicitar melhor este tipo de violência.Item Autorregulação da aprendizagem no ensino superior : uma proposta de intervenção colaborativaMaciel-Santos, Aline Guilherme; Alliprandini, Paula Mariza Zedu [Orientador]; Boruchovitch, Evely; Ganda, Danielle Ribeiro; Bzuneck, José Aloyseo; Oliveira, Francismara Neves deResumo: Atualmente, a docência não é mais considerada como um ato diretivo, e sim, dinâmico, planejado, intencional e complexo, tal como preconiza o construto da autorregulação da aprendizagem No ensino superior não basta que os professores dominem os saberes científicos e específicos de sua área de conhecimento Há uma necessidade de investir em ações que tornem seus estudantes mais estratégicos Esta pesquisa está embasada na perspectiva da Teoria Social Cognitiva com ênfase na aprendizagem autorregulada Apresenta como objetivo geral avaliar a eficácia de uma intervenção colaborativa nos processos autorregulatórios e nas crenças de autoeficácia de um professor do Ensino Superior e de seus estudantes em relação à uma disciplina ofertada pelo curso de Pedagogia de uma instituição pública do Paraná Trata-se de um de estudo quase-experimental com pré-teste e pós-teste Foi dividida em três fases: pré-teste; intervenção colaborativa organizada em 1 sessões entre pesquisadora e docente distribuídas ao longo das 16 semanas de aulas ministradas pela docente, e pós-teste Participaram da pesquisa uma docente e vinte estudantes da terceira série de Pedagogia Nas fases de pré e pós-teste foi aplicada junto à docente uma entrevista semiestruturada com quatro questões acerca do conhecimento e aplicação das estratégias de aprendizagem, e uma escala que avalia a crença de autoeficácia docente para promoção dos processos autorregulatórios com seus estudantes Junto aos estudantes, também em situação de pré e pós-teste foram aplicados duas escalas, sendo uma para avaliar a crença de autoeficácia no ensino superior e outra para avaliar os processos autorregulatórios Ao longo do processo interventivo colaborativo foram desenvolvidas ações para que a docente estimulasse o envolvimento do estudante no próprio processo de aprendizagem Todas essas ações estão relacionadas ao desenvolvimento de estratégias cognitivas, metacognitivas e de gerenciamento de recursos A docente relatou que passou a valorizar esse processo e que, por isso, buscou organizar condições em sala de aula para levá-los a colocar em prática estratégias de aprendizagem de modo que lidassem com o conhecimento de forma mais organizada e profunda A análise dos dados revelou que o conhecimento aplicado e as crenças de autoeficácia docente para promoção dos processos autorregulatórios melhoraram com a intervenção colaborativa Em relação aos estudantes, foram evidenciadas diferenças significativas ao comparar o pré-teste e o pós-teste, tanto nas crenças de autoeficácia na formação superior, com destaque à autoeficácia acadêmica, quanto nos processos autorregulatórios dos estudantes, com destaque para a subescala Seleção de Ideias Principais Relatos de observação do processo interventivo foram analisados e discutidos Frente aos resultados alcançados, é possível inferir que, de modo colaborativo, a formação de docentes no constructo da aprendizagem autorregulada contribui com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes no ambiente universitário Pesquisas que respeitem os saberes e práticas docente, tal como a pesquisa colaborativa, revelam um ganho para a pesquisa em educação, visto que se amplia o conhecimento de ambos autores, participante e pesquisador, e por conseguinte, de estudantes e do próprio saber cientificoItem Autorregulação da aprendizagem: efeito de um programa de intervenção on-line junto a estudantes do Ensino Superior(2024-04-26) Almeida, Débora Menegazzo de Sousa; Alliprandini, Paula Mariza Zedu; Blanco, Marília Bazan; Kienen, Nádia; Oliveira, Katya Luciane de; Reis, Leandro Augusto dosA autorregulação consiste no monitoramento, controle e reflexão sobre a própria aprendizagem. Aprendizes autorregulados estão atentos ao seu funcionamento cognitivo e apresentam competência no aprender dentro e fora da universidade. Pesquisas apontam para a eficácia de programas de intervenção nesta área. Partindo da realidade de altas taxas de evasão acadêmica no Ensino Superior, justificadas, muitas vezes, por questões de ordem pedagógica, surgiu a proposta da presente pesquisa. Com o fundamento teórico da Psicologia Social Cognitiva e abordagem mista com delineamento quase-experimental, avaliou-se o efeito de uma intervenção na aprendizagem autorregulada, através do uso de estratégias e motivação de estudantes do Ensino Superior no contexto do ensino remoto. Participaram da pesquisa 51 estudantes dos primeiros e segundos anos. Foram aplicados os seguintes instrumentos: Questionário de Aprendizagem Autorregulada on-line (OSLQ), desenvolvido por Barnard-Brak et al. (2009); Escala de Estratégias de Ensino e de Aprendizagem e Motivação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (EEAM-AVA), desenvolvida por Beluce e Oliveira (2016); protocolos autorreflexivos e ficha de avaliação. A intervenção consistiu em um curso com 45 horas de atividades remotas distribuídas em práticas síncronas (15 encontros) e assíncronas (15 propostas de atividades). Foram trabalhados os seguintes temas: introdução ao estudo da autorregulação da aprendizagem, modelo teórico de Zimmerman (2000), autorreflexão, autoconhecimento e autoavaliação, regulação emocional, motivação, estratégias de aprendizagem e feedback. A análise de dados foi realizada por meio da estatística descritiva, inferencial, análise descritiva e de conteúdo. Resultados do questionário OSLQ em situação pré e pós-teste no grupo experimental apontaram que a intervenção provocou aumento nos níveis de aprendizagem autorregulada on-line, especialmente nas subescalas “estabelecimento de metas”, “estratégias para as tarefas” e “gerenciamento do tempo”. Não houve diferenças significativas nas respostas relativas ao questionário EEAM – AVA. Conclui-se que os participantes apresentaram bom nível de motivação para os estudos antes e depois do curso e que o uso de ferramentas digitais auxiliou os processos de aprendizagem. Além disso, observou-se que os participantes desenvolveram consciência acerca da importância do uso de estratégias de aprendizagem e adquiriram conhecimento teórico e prático sobre a autorregulação da aprendizagem. A ansiedade apresentou-se como emoção que interferiu na aprendizagem durante o ensino remoto. Propõe-se novas investigações, associadas à implantação de programas para o desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem, no modelo de sobreposição curricular on-line, como recurso para o aprimoramento da aprendizagem e diminuição da evasão escolar.Item Caminhar pelas ruas da cidade : sensibilidades e aprendizagens no trabalho pedagógico com as criançasGonzaga, Rúbia Renata das Neves; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]; Siman, Lana Mara de Castro; Tavares, Maria Tereza Goudard; Oliveira, Francismara Neves de; Magalhães, CassianaResumo: Esta tese se vincula à linha de pesquisa 1 – Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais da Educação, núcleo 2 – História, Cultura, Escola e Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina Teve como objetivo geral compreender e analisar as leituras realizadas pelas crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental sobre a cidade em que vivem Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa no campo metodológico da pesquisa-ação e se deu a partir de um projeto de estudo sobre um quadrilátero central da cidade de Londrina, Paraná, local em que foram realizados os passeios O estudo empírico acompanhou um grupo de 26 crianças que durante o ano de 217 estavam no primeiro ano, 218 no segundo ano e 219 no terceiro ano em uma escola da rede municipal, localizada na área central da cidade Os instrumentos de coleta de dados foram desenhos produzidos pelas crianças durante as intervenções, produções escritas, fotografias, rodas de conversas tanto em sala de aula como as que aconteceram durante visitas aos locais selecionados e observações realizadas durante os passeios A pesquisa procura trazer a complexificação da tríade cidade – criança – escola, e em vista disso demandou um referencial interdisciplinar Para discutir a cidade ancoramos o estudo em Pesavento (1995, 23, 24; 27); Miranda e Pagés (213); Siman (213) Bonafé (213); Alderoqui (1998, 2, 22, 23, 212, 213) e outros Para analisar a condição da (s) criança (s) contemporânea apoiamo-nos na Sociologia da Infância (Sarmento, 1998, 28, 218); Qvortrup (1994); Prout e James (199, 24); e outros A análise dados levantados junto as crianças mostram que a leitura que elas fazem da cidade ao ingressarem no Ensino Fundamental, traz as marcas da vida familiar, conhecem a cidade, a partir de quatro eixos: família, espaços de lazer, (identificados em espaços públicos e espaços privados), consumo e apropriação do espaço público Os resultados revelam que no movimento didático de exploração e estudo da materialidade da cidade, as crianças conseguem transitar pelas diferentes temporalidades, estabelecendo relações entre passado, presente e futuro, percebidas em suas narrativas que têm como referente experiências pela cidade A inserção das crianças nos espaços públicos permitiu que a dimensão humana presente na cidade, a diversidade de vidas e os tensionamentos que essa presença envolve fossem problematizadas a partir de sua complexidade e refletidas com o grupo, contribuindo para a compreensão dos problemas urbanos contemporâneosItem A concepção crítica do trabalho docente dos alunos do curso de pós-graduação em educação : contradições e possibilidades para a formação omnilateralMariano, Maria Luzia Silva; Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Oliveira, Katya Luciane de; Galuch, Maria Terezinha Bellanda; Nunes, César Aparecido; Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]Resumo: A presente pesquisa faz parte da Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente que investiga os aspectos didático-pedagógicos e motivacionais da docência Entende-se que é o modo de produção da vida material de uma sociedade que vai determinar a forma de pensar, agir e transmitir as ideias e os conhecimentos que os homens têm acerca da realidade natural, social e da sua própria vida Sendo assim, a educação e também o ensino são determinados por essa forma de produção, pelo sistema econômico dominante, ou seja, o sistema capitalista A fim de compreender a história e a estruturação do Programa de Pós-Graduação em Educação em que a pesquisa está inserida realizou-se uma entrevista semiestruturada com um dos professores que foi responsável pela fundação do Programa Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo geral verificar em que medida o curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina possibilita que os futuros docentes tenham uma formação omnilateral para a prática de uma ação docente transformadora Buscou-se também compreender os fenômenos educacionais e sociais que compõem tais questões e contribuir com avanços para esse campo de pesquisa Para tanto realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem crítico-dialética, tendo como base teórica-metodológica o materialismo histórico dialético Primeiramente foi realizada uma entrevista aberta semiestruturada com os alunos regularmente matriculados na Linha 2: “Docência: Saberes e Práticas”, Núcleo 2: “Ação Docente” que ingressaram em março de 216 Com base nas respostas obtidas a partir das entrevistas de tais alunos foi elaborado um questionário que foi enviado a todos os alunos matriculados de forma regular no referido programa no período anteriormente descrito Os resultados indicaram que os alunos entendem que a ação docente envolve todo o contexto de aquisição e desenvolvimento do conhecimento Entretanto, mesmo o professor podendo ser considerado o protagonista do processo educacional no sentido de levar seus alunos à emancipação e consequentemente à formação omnilateral, é preciso compreender que a escola e a universidade são influenciadas e determinadas pelas questões econômicas, políticas e sociais que são características de uma sociedade capitalistaItem Crenças de autoeficácia em professores referentes aos saberes docentes para a educação inclusivaNozi, Gislaine Semcovici; Vitaliano, Célia Regina [Orientador]; Martins, Bárbara Amaral; Omote, Sadao; Bzuneck, José Aloyseo; Rufini, Sueli ÉdiResumo: Considerando que são escassos os estudos que investigam as crenças de autoeficácia em professores para atuar na perspectiva educacional inclusiva, bem como pesquisas que identificam os conhecimentos e habilidades já construídos pelos docentes para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), esta pesquisa tem por objetivo: investigar as crenças de autoeficácia em professores regentes de classe comum do Ensino Fundamental I para a execução de ações pedagógicas relacionadas aos saberes procedimentais indicados pela literatura para favorecer o processo de inclusão de alunos com NEE Os fundamentos teóricos tomados como base foram: os saberes docentes recomendados pela literatura acadêmica para favorecer a inclusão dos alunos com NEE, a Teoria da Autoeficácia de Bandura, os princípios e orientações pedagógicas disponíveis sobre educação inclusiva O método adotado foi a pesquisa de levantamento ou survey A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 2 professoras regentes de classe comum atuantes no Ensino Fundamental I que tinham alunos com NEE matriculados em suas turmas, pertencentes a uma rede municipal de ensino do Estado do Paraná Os dados foram analisados por meio de duas categorias e dez subcategorias tendo como aporte teórico para sua organização as orientações de Bardin (1977) para a Análise de Conteúdo Como resultados identificamos que as professoras apresentaram crenças de autoeficácia mais positivas para: desenvolver um clima emocional e afetivo positivo em sala de aula em relação aos alunos com NEE; para atuar de forma colaborativa com outros profissionais; para avaliar e organizar o espaço físico da sala de aula; e para identificar as dificuldades dos alunos com NEE e crenças de autoeficácia mais baixas e maior incidência de crenças ocasionais para avaliar a aprendizagem dos alunos com NEE e organizar atividades pedagógicas inclusivas As professoras que apresentaram maior incidência de crenças de autoeficácia positivas possuíam alguma formação específica em Educação Especial e relataram experiências profissionais bem-sucedidas junto a alunos com NEE; já a maior parte das professoras que apresentaram maior incidência de crença de autoeficácia insuficientes afirmaram não ter passado por formação específica em relação à educação inclusiva e tinham em suas turmas alunos que exigiam adaptações curriculares de grande porte, demandando modificações para acessibilidade física e material e a adoção de estratégias bastante específicas As fontes de informação que mais contribuíram para a percepção de autoeficácia das professoras foram as experiências diretas e as experiências vicárias Os resultados reforçam a tese de que o domínio dos saberes procedimentais para a educação inclusiva interfere na crença de Autoeficácia de professores para trabalhar com alunos com NEE e a crença da autoeficácia dos professores influencia no modo como eles organizam a prática pedagógica junto aos alunos com NEE Além disso, os resultados apontam para o fato de que a formação de professores para atender às NEE, as experiências pedagógicas de sucesso junto aos alunos com NEE e o trabalho colaborativo entre os profissionais envolvidos na inclusão escolar favorecem o desenvolvimento das crenças de autoeficácia positivas nos professoresItem Criatividade lógica e probabilidade: uma intervenção com jogos e resolução de problemas no aporte da epistemologia genética(2023-12-13) Sanchez Júnior, Sidney Lopes; Oliveira, Francismara Neves de; Lima, Louise; Reis, Leandro Augusto dos; Alliprandini, Paula Mariza Zedu; Mano, Amanda de Mattos PereiraCom base no aporte teórico da Epistemologia Genética de Jean Piaget, que compreende o sujeito como ativo em todo o processo de construção do seu conhecimento, objetivou-se analisar as implicações de uma intervenção com o uso de jogos de regras e resolução de problemas matemáticos para a construção de possíveis e da noção da probabilidade em estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental. O possível na teoria piagetiana é apresentado como uma maneira de compreender a produção da novidade, sendo produto das ações do sujeito. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa fenomenológica, na modalidade de estudo descritivo exploratório, apoiada nos princípios do método clínico-crítico. Participaram da pesquisa 28 estudantes matriculados no 5º ano de uma escola pública municipal de uma cidade do Norte do Paraná. Os estudantes foram convidados a participarem da pesquisa, sabendo que passariam por duas situações operatórias em momento individual, seguido da intervenção pedagógica com a participação de toda turma. O método clínico-crítico piagetiano embasou a coleta de dados, que contou com os seguintes recursos: duas provas operatórias “O Recorte de um Quadrado” (Piaget, 1986) e “Tirar a sorte por pares” (Piaget, 1951), que permitiram identificar os níveis do desenvolvimento do possível (criatividade lógica) e níveis do desenvolvimento das noções do pensamento da probabilidade. As duas situações operatórias revelaram que a maioria dos participantes se encontram em níveis elementares e intermediários de possíveis e noções da probabilidade. A intervenção pedagógica se deu em aulas de Matemática, utilizando-se da resolução de problemas e dos jogos Senha e Sudoku. Os jogos de regras foram utilizados com o propósito de provocar desafios cognitivos, especialmente na análise da formação de níveis de possíveis e sua íntima relação com o pensamento da probabilidade requerido nas situações de jogos e resolução de problemas propostos durante as intervenções. Foram realizados cinco encontros de intervenção pedagógica com duração de duas horas, durante dois meses. A utilização dos jogos de regras e resolução de problemas na sala de aula promoveu um ambiente rico em interações, o que permitiu a construção e a evolução dos possíveis nos sujeitos participantes da pesquisa, assim como o pensamento da probabilidade. Destaca-se, ainda, o ambiente democrático como essencial na construção do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.Item Desigualdade e pobreza : análise da condição de vida da pessoa com deficiência a partir dos indicadores sociais brasileirosSantos, Natália Gomes dos; Meletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]; Bueno, José Geraldo Silveira; Orlando, Rosimeire Maria; Oliveira, Francismara Neves de; Czernisz, Eliane Cleide da SilvaResumo: Este estudo teve como finalidade analisar a condição de vida da pessoa com deficiência a partir dos indicadores sociais A análise foi baseada na perspectiva marxista da unidade entre qualidade e quantidade, visto que os indicadores propiciam um panorama da realidade social e também permitem compreender a efetivação (ou não) das políticas públicas Justifica-se a utilização do censo de 21, pois ele é o dado demográfico mais atual, o qual subsidia a elaboração das políticas no país Para o tratamento dos dados utilizou-se o software STATA, sendo assim os indicadores foram organizados em quatro categorias: deficiência, rendimento e escolarização; deficiência, gênero e rendimento; deficiência, raça e rendimento, e deficiência, raça, gênero e rendimento Os resultados apontaram que a condição socioeconômica das pessoas com e sem deficiência é precária, visto que em média 74,% possuem uma renda de até dois salários mínimos e os índices de rendimentos superiores a vinte salários mínimos não ultrapassam 1% Entretanto as pessoas com deficiência apresentaram uma realidade mais acentuada, pois 3,6% da população com deficiência tinha uma renda de até um salário mínimo Os dados de raça, gênero e renda indicaram que pessoas com e sem deficiência sofrem com essas marcas sociais Os homens brancos vivem uma condição socioeconômica mais favorável Já os maiores índices de pobreza se concentraram na realidade de mulheres negras Este contexto se apresentou nos dados de toda a população, sendo que as diferenças percentuais entre mulheres com e sem deficiência era em média 4% No caso dos homens a diferença era em média ,6% É possível afirmar que a condição de vida das pessoas com deficiência é desigual, pois essa população vive, predominantemente, com recursos que não ultrapassam dois salários mínimos Poucas pessoas com deficiência possuem condições favoráveis de vida, sendo um índice de ,66% desta população Apesar de apresentar índices maiores de pobreza do que das pessoas sem deficiência, de um modo geral as diferenças percentuais não são tão discrepantes, configurando uma realidade similar Esta pesquisa constatou que a junção das marcas de gênero e raça agrava a realidade de toda a sociedade e isso se reflete no abismo econômico e social entre a classe popular e a elite brasileira Essa condição é a expressão da construção histórica desigual do país que tem sua herança na escravidão e no patriarcalismo Para superar essa conjuntura, observa-se a relevância da consciência de classe e da organização de ações que permitam problematizar e modificar a ordem vigente A educação é um dos instrumentos para que essa mudança ocorraItem Escolas não-convencionais: um estudo sobre dispositivos pedagógicos inovadores(2022-09-30) Mioto, Luis Henrique; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira; Cavallet, Valdo José; Henning, Leoni Maria Padilha; Honorato, TonyO foco desta pesquisa são as inovações pedagógicas que aconteceram ao longo da história da educação e as escolas não-convencionais que estão hoje plenamente ativas, escolas que romperam e rompem com o que estamos denominando de “paradigma convencional e hegemônico da educação”, que inovam em suas abordagens e se afastam do modelo das escolas convencionais. Podemos resumir a pergunta principal de nossa pesquisa da seguinte forma: como os dispositivos pedagógicos e de gestão das escolas não-convencionais atuam para afrouxar, romper ou desatar os nós paradigmáticos rígidos do paradigma convencional da educação? Abordamos tal tema analisando os dispositivos pedagógicos e os dispositivos de gestão de diversas escolas ao longo da história e, também, de cinco (5) escolas que estão atualmente em atividade: EMEF Pres. Campos Salles (São Paulo-SP); IFPR Jacarezinho (Jacarezinho-PR); Escola Tiê (Ilhabela-SP); Escola Dendê da Serra (Serra Grande-BA); Escuela Jardín Fabulinus (Buenos Aires – Argentina). Com esta pesquisa, percebemos a força dos nós paradigmáticos convencionais, mas também percebemos a multiplicidade de experiências históricas e a intensidade das escolas não-convencionais presentes em todas regiões do mundo, com suas singulares potências e dificuldades. Para tanto, o método de pesquisa utilizado foi uma mescla de abordagens historiográficas, análises teórico-conceituais, estudos de caso, análise de documentos internos das escolas e análise de entrevista de gestores e educadoresItem Estratégias de enfrentamento, estratégias de aprendizagem e motivação : um estudo com escolares da zona rural (MST) e seus professoresCunha, Maria Fernanda; Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]; Bzuneck, José Aloyseo; Franco, Sandra Aparecida Pires; Beluce, Andrea Carvalho; Lima, Thatiana Helena deResumo: O processo de desenvolvimento no contexto escolar da criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental apresenta diversos componentes e é importante identificar as dificuldades encontradas em sala de aula e oportunizar meios que garantem a aprendizagem significativa do aluno Para tanto, esta pesquisa objetiva: 1) Evidenciar a validade de conteúdo e semântica acerca de uma medida de estratégias de enfrentamento (coping escolar) para uso em alunos da zona rural de assentamento do MST; 2) Avaliar estratégias de enfrentamento (coping escolar), estratégias de aprendizagem e motivação da aprendizagem; 3) Identificar possíveis relações entre estratégias de enfrentamento (coping escolar), estratégias de aprendizagem e motivação da aprendizagem; 4) Buscar relação de dependência entre a motivação para aprender e as estratégias de aprendizagem; 5) Levantar a percepção dos respectivos professores acerca das variáveis estratégias de enfrentamento (coping escolar), estratégias de aprendizagem, motivação da aprendizagem e sentimento de pertencimento de seus alunos junto as escolas da zona rural de assentamento do MST e 6) Averiguar a percepção de uma mãe a respeito das principais dificuldades de manter o aluno matriculado em uma escola da zona rural de assentamento do MST Participam deste estudo 235 estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas da zona rural (MST), oito professores e uma mãe de aluno Os instrumentos utilizados consistem em: uma entrevista com professores, com a mãe de aluno e questionários em escala Likert contendo questões relativas a cada constructo a ser pesquisado, os quais: Questionário de coping; Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF) e Questionário de Continuum Infantil Com relação aos dados coletados, foram realizadas análises para averiguar as validades de conteúdo e de semântica Os dados coletados com estudantes, a partir da aplicação dos instrumentos mencionados, foram submetidos às análises estatísticas descritiva (médias, desvio padrão e índices percentuais) e inferencial (análises fatoriais exploratória e confirmatória; correlação de Pearson; análise de regressão linear e testes de diferenças, como ANOVA e t Student) Averiguou-se que os estudantes dessa amostra, em sua maioria, fazem o uso de estratégias de coping para enfrentar a vulnerabilidade em que vivem Verificou-se ainda que eles usam as estratégias de aprendizagem e são motivados para aprender, sentindo-se pertencidos ao ambiente escolar Considera-se que os resultados alcançados com este estudo sejam relevantes para os profissionais que atuam na área educacional trazendo conhecimentos sobre as relações que se estabelecem entre os estudantes, as estratégias de enfrentamento, estratégias de aprendizagem e motivação para aprenderItem Estudantes e as tecnologias digitais : relações entre cyberbullying e motivação para aprenderBeluce, Andrea Carvalho; Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]; Bzuneck, José Aloyseo; Rufini, Sueli Édi; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Boruchovitch, EvelyResumo: As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) abrem espaço para muitas possibilidades educacionais, assim como propiciam condições para práticas sociais negativas que são vivenciadas por muitos estudantes Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar a possível relação entre o cyberbullying e a motivação dos estudantes para fazer uso das TDIC em contexto de estudo Participaram deste estudo 822 alunos dos ensinos médio e universitário, matriculados em escolas/universidades públicas ou privadas, dos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul Para a coleta de dados foram elaborados dois instrumentos direcionados à mensuração do cyberbullying e à avaliação da motivação dos alunos para utilizar as TDIC para estudar Com relação aos referidos instrumentos, foram realizadas análises para averiguar as validades de conteúdo e de semântica Os dados coletados com estudantes, a partir da aplicação dos instrumentos mencionados, foram submetidos às análises estatísticas descritiva (médias, desvio padrão e índices percentuais) e inferencial (análises fatoriais exploratória e confirmatória; correlação de Pearson; análise de regressão linear e testes de diferenças, como ANOVA e t Student) A análise exploratória evidenciou bom índices de consistência interna para as dimensões das escalas propostas, ou seja, tanto para Escala de Motivação para Aprender com o uso das TDIC (EMA-TDIC) como para Escala de Avaliação do Cyberbullying (EAC) Submeteu-se, ainda, a EAC à análise confirmatória que comprovou as propriedades psicométricas do modelo estruturado na análise exploratória Foi possível constatar que ambas as escalas podem atuar como medidas válidas e confiáveis para mensuração dos construtos investigados Averiguou-se que os estudantes dos ensinos médio e superior, em sua maioria, se compreendem autonomamente motivados para fazer uso das tecnologias on-line Entretanto, observou-se também que a qualidade motivacional do aluno para aprender com as TDIC pode ser comprometida se esse estudante se perceber envolvido com algum tipo de agressão mediada por esses recursos, ou seja, pelo cyberbullying Ainda que a maior parte dos estudantes não tenha se identificado com esse tipo de violência, revela-se preocupante a quantidade considerável de alunos do ensino médio que se reconheceu com um ou mais papéis exercidos no bullying virtual Considera-se que os resultados alcançados com este estudo sejam relevantes para os profissionais que atuam na área educacional trazendo conhecimentos sobre as relações que se estabelecem entre os estudantes e as tecnologias digitais Espera-se que tais conhecimentos possam favorecer ações destinadas a ensinar os estudantes a utilizar as TDIC de forma responsável, crítica, criativa e produtiva, distanciando-os do uso desses recursos em práticas sociais destrutivas para si e os demaisItem Formação de professores para o desenvolvimento de práxis inclusivas baseadas no desenho universal para a aprendizagem : uma pesquisa colaborativaPrais, Jacqueline Lidiane de Souza; Vitaliano, Célia Regina [Orientador]; Heredero, Eladio Sebastian; Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho; Rosa, Vanderley Flor da; Alliprandini, Paula Mariza ZeduResumo: A formação de professores e a reorganização do ensino são condições essenciais para favorecer práticas pedagógicas inclusivas Nesse contexto, a proposta de organização curricular do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) tem sido referenciada para efetivação da educação inclusiva Esta pesquisa teve o objetivo geral de analisar o desenvolvimento de um processo de formação continuada em serviço baseada no DUA, realizado junto às professoras de uma escola atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa colaborativa visando ao aprimoramento do processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) Participaram do processo, treze professoras colaboradoras O método adotado foi a pesquisa colaborativa e a coleta dos dados se deu em quatro fases: a sensibilização das docentes; o levantamento das necessidades formativas dos docentes; o desenvolvimento de um programa de formação e; a avaliação final, por meio de entrevistas, observações em sala de aula, ciclos de estudos, práticas reflexivas, planejamento e participação colaborativa da pesquisadora em sala de aula, com gravação em áudio de todas as sessões desenvolvidas O tratamento dos dados efetivou-se por meio da análise de conteúdo e de episódios Os resultados foram organizados em categorias, conforme as quatro fases de coleta de dados da pesquisa Após o aceite de todas as professoras e reconhecimento da importância da proposta, foram levantadas as seguintes necessidades de formação: a) Concepção de educação inclusiva; b) Formação para a organização das práticas pedagógicas junto aos alunos com NEE; c) Planejamento do ensino; d) Prática pedagógica, que representaram as necessidades formativas das docentes, os quais compuseram os conteúdos trabalhados no processo de formação No desenvolvimento do processo de formação com foco no planejamento de ensino e na prática pedagógica, a partir do DUA, as professoras colaboradoras passaram a planificar os princípios na prática pedagógica, elaboraram atividades adequadas, bem como, utilizaram recursos didáticos que favoreceram à aprendizagem de todos os alunos Foram constatadas contribuições advindas do processo formativo por meio das mudanças ocorridas nos planos de aulas e nas práticas pedagógicas efetivas das docentes Evidenciou-se o aprimoramento do trabalho pedagógico desenvolvido pelas professoras colaboradoras, não somente em relação aos alunos com NEE, mas no favorecimento do ensino visando à aprendizagem de todos os estudantes De modo geral, os resultados reafirmam as potencialidades da formação colaborativa que promoveram um efeito de mudança na atuação das docentes, bem como, evidenciaram a importância do DUA como conteúdo formativo para práxis inclusiva atendendo às necessidades vivenciadas pelas professoras colaboradoras em seu contexto de trabalho Esperamos que as evidências desta pesquisa possam subsidiar políticas de formação docente, contemplando os conhecimentos e as possibilidades de aplicação do DUA associado à pesquisa colaborativa nos diferentes níveis de ensino, a fim de favorecer a melhoria na qualidade do ensino e, consequentemente, a aprendizagem de todos os alunosItem Humanismo e didática : contribuições para o ensino e a aprendizagem da históriaThomson, Ana Beatriz Accorsi; Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Alves, Ronaldo Cardoso; Schmidt, Maria Auxiliadora; Gago, MaríliaResumo: Essa pesquisa tem como objetivo compreender o modo como os jovens pensam o conceito de humanidade, a partir da perspectiva da didática da história humanista de Jörn Rüsen (215b) Para embasar esta tese, nos apropriamos dos princípios teórico-metodológicos do campo da Educação Histórica, que almeja uma maior compreensão acerca do pensamento histórico dos alunos levando em conta a estrutura epistemológica da História A investigação empírica é formada por dois estudos: um de caráter longitudinal realizado no Brasil no ano de 219 e uma análise exploratória realizada em Portugal em 221 No Brasil, realizamos intervenções em duas turmas de 9° ano, totalizando 45 alunos da cidade de Londrina/Paraná ao longo de um ano, utilizando os pressupostos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986) Nesse estudo longitudinal coletamos diversas atividades escritas que foram utilizadas como fontes dessa pesquisa, além de um diário de sala No final do ano letivo, aplicamos ainda um questionário com 11 perguntas aos mesmos alunos que participaram das intervenções Um questionário similar foi aplicado com 78 alunos de 9° ano em Portugal, em um estudo de caráter exploratório, sob o âmbito do estágio de doutoramento sanduíche realizado na Universidade do Minho A metodologia utilizada para a análise dos dados teve como base alguns princípios da Grounded Theory (CHARMAZ, 29) Identificamos cinco categorias em relação às narrativas dos alunos sobre o conceito de humanidade: pessimismo, otimismo, igualdade, pragmatismo e noções biológicas/racionais Quatro conclusões principais foram percebidas a partir do estudo empírico O uso de fontes históricas imagéticas é um fator motivador de indignação, sendo que os episódios de desumanidade são promissores em desenvolver níveis emocionais de análise A relação passado/presente nas aulas não se efetivou entre os alunos, de modo que apenas pontualmente vemos o uso da História como modo de operar a orientação na vida prática Os alunos apresentaram dificuldades de se inserir em um “quadro maior” da História para além dos seus interesses cotidianos Por fim, majoritariamente, a conceituação de Humanidade pelos jovens se estabeleceu em uma percepção binária (boa ou ruim), com uso de qualificações valorativasItem Infância e formação docente: uma experiência crítico-formativa em tempos pandêmicos(2024-02-28) Nakata, Natasha Yukari Schiavinato; Oliveira, Marta Regina Furlan de; Zuin, Antônio Álvaro Soares; Silva, Alex Sander da; Piassa, Zuleika Aparecida Claro; Franco, Sandra Aparecida PiresEsta tese está vinculada à linha “Docência: Saberes e Práticas” e ao núcleo “Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), bem como ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica (GEPEITC), e ao Projeto de Formação de Professores para a Educação da Infância (CRITinfância) da UEL. Essa pesquisa se justifica pela necessidade de contribuir para a formação de professores da infância que, diante do contexto pandêmico, tem sido direcionada por uma ação fragilizada, resultando em um trabalho educativo distante do que deve ser a formação docente da Educação Infantil. Assim, a tese desta pesquisa é que o referencial da Teoria Crítica da Sociedade tem possibilidades de contribuir para a formação de professores da infância. Sugere-se como hipótese que a integração da Teoria Crítica da Sociedade no processo de formação de professores da infância pode ter um impacto positivo na qualidade desta formação, uma vez que, por meio da promoção de uma educação crítica, emancipatória e reflexiva, torna-se possível capacitar tais profissionais a compreenderem e enfrentarem de forma crítica as questões sociais, políticas e culturais de cada tempo histórico. O problema que orientou a pesquisa foi: Quais as contribuições do CRITinfância para o processo formativo de professores da Educação Infantil durante a pandemia da COVID-19 a partir do referencial da Teoria Crítica da Sociedade? Diante disso, o objetivo geral foi compreender como o CRITinfância pôde contribuir para o processo formativo de professores da Educação Infantil durante a pandemia da COVID-19 a partir do referencial da Teoria Crítica da Sociedade. Delimitamos como objetivos específicos: 1) refletir historicamente sobre o processo formativo docente e suas implicações no contexto pandêmico no que tange a educação da infância; 2) contextualizar o cenário pandêmico da COVID-19 e os desafios na educação e na formação humana; 3) analisar e refletir, por meio da Teoria Crítica, as contribuições do CRITinfância para a formação e prática pedagógica à luz dos dizeres docentes. A metodologia adotada para o exercício investigativo foi a pesquisa bibliográfica em uma abordagem de cunho qualitativo à luz dos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade. O estudo se deu a partir da leitura dos clássicos da Escola de Frankfurt, tais como Adorno (2003), Horkheimer (2002) e Marcuse (1975), e autores que dialogam em uma mesma perspectiva teórica. Ainda, uma pesquisa-ação por meio da organização de um evento on-line e gratuito denominado “IV Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Infância, Educação e Teoria Crítica” e aplicação de questionários distribuídos de forma on-line, durante o evento, pelo Formulários Google como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram aproximadamente 1.388 profissionais e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento (Pedagogia, Psicologia, Filosofia, Educação Física e outras), professores da Educação Básica, Ensino Superior e Educação Especial, bem como acadêmicos da graduação e pós-graduação, de vários estados brasileiros e países como Portugal, Chile, Peru, Argentina e Inglaterra. Os dizeres dos docentes, coletados a partir do evento, foram analisados pelo viés do referencial da Teoria Crítica da Sociedade. Os resultados apontam que o evento, enquanto espaço formativo, oportunizou aos participantes vivenciar novas experiências, reavaliar suas práticas educativas e ampliar seus olhares para novos saberes e conhecimentos relacionados ao trabalho docente na educação da infância.Item Intervenção no uso de estratégias de aprendizagem autorregulatórias de professores do ensino médio(2021-12-10) Santos, Deivid Alex dos; Alliprandini, Paula Mariza Zedu; Vitaliano, Célia Regina; Rufini, Sueli Édi; Fior, Camila Alves; Boruchovitch, EvelyEvidenciou-se, na literatura pertinente, a importância de que professores se tornem mais autorregulados por meio do uso das estratégias de aprendizagem e promovam a autorregulação de seus alunos, o que implica que eles sejam capazes de refletir sobre seus processos cognitivos e metacognitivos envolvidos no processo de aprender. Vinculado ao grupo de pesquisa “Cognitivismo e Educação”, reconhecendo o importante papel das estratégias de aprendizagem autorregulatórias para a promoção de indivíduos mais autônomos e responsáveis pelos seus próprios processos de aprendizagem, nos dias atuais, o presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições de uma intervenção relacionada ao ensino de estratégias de aprendizagem na autorregulação da aprendizagem de professores de uma escola pública estadual localizada no norte do Paraná. A amostra inicial foi composta por dezesseis professores do Ensino Médio, no entanto, permaneceram no estudo até a conclusão quatorze professores. A pesquisa seguiu um delineamento quase experimental cumprindo as etapas de pré-teste, intervenção e pós-teste. Os professores foram convidados a participar por livre e espontânea vontade e todos os procedimentos éticos foram adotados para dar início a pesquisa. No pré-teste, os professores responderam a uma Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem para Universitários (EEA-U), um questionário sociodemográfico e um semiestruturado com quinze questões abertas, elaboradas especialmente para esta pesquisa. Os professores participaram da intervenção no formato híbrido que durou cinco meses e foi composta por dezessete sessões de intervenção, totalizando 50 horas. A aplicação dos instrumentos no pré-teste foi realizada presencialmente e, no pós-teste, a aplicação dos instrumentos foi realizada no formato remoto, sendo estipulada uma data para que os professores acessassem o Google Meet para que os links com os questionários fossem disponibilizados e respondidos. Os resultados dos professores apontaram diferenças estatisticamente significantes para as subescalas: autorregulação cognitiva e metacognitiva, autorregulação de recursos internos e contextuais e autorregulação total da escala. As análises qualitativas do questionário estruturado aplicado aos professores confirmam os resultados quantitativos e apresentam resultados promissores, principalmente os que se referem ao maior uso das estratégias cognitivas e metacognitivas no pós-teste, entretanto, não foram encontradas diferenças significativas sobre as estratégias de autorregulação social, de planejamento, organização e de regulação emocional. Como limitações ao estudo, considera-se o número reduzido de encontros presenciais em função do contexto da Pandemia da COVID-19 e, as dificuldades apresentadas pelos professores no uso das ferramentas tecnológicas utilizadas para o desenvolvimento das atividades no contexto remoto. Dadas as evidências positivas relacionadas à intervenção realizada junto aos professores em exercício do Ensino Médio, ressalta se a necessidade de mais estudos voltados para a intervenção na promoção de estratégias autorregulatórias de professores em formação e em exercício, considerados como multiplicadores no desenvolvimento da autorregulação de seus alunosItem Materialist readings of cinematic representations of disabilityCabral, Vinícius Neves de; Meletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]; Branco, Sérgio Dias; Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães; Orlando, Rosimeire Maria; Brener, Fernanda Machado; Wayne, Michael [Coorientador]Resumo: A pesquisa apresentada tem como objetivo a análise das representações da deficiência nas indústrias cinematográficas dominante e independente Objetivou-se (1) delinear a estrutura narrativa do gênero drama de normalidade, com base no conceito cunhado por Darke (1998) e nas estratégias narrativas ideológicas elaboradas por Wayne (22), (2) examinar os impactos das relações de classe social na construção e desenvolvimento das personagens com deficiência e (3) estabelecer conexões entre a apreensão e representação da deficiência nos dramas de normalidade e a condição de classe social das personagens Justifica-se a relevância do estudo, fundamentado pelos pressupostos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico-Cultural, por sua compreensão das relações dialéticas entre dominação material e dominação ideológica Em oposição às concepções patologizantes, o estudo concebe a deficiência como fenômeno social determinado por condições históricas, econômicas, sociais e culturais Os resultados das análises dos quatro estudos de caso da indústria cinematográfica dominante corroboram com as proposições de Darke (1998) Os exemplos discutidos elucidam a estrutura narrativa ideológica do drama de normalidade, que visa a reprodução da deficiência como desvio da norma social e como contrária aos pressupostos da Ideologia da Competência O drama de normalidade é construído a partir de técnicas cinematográficas melodramáticas que apelam à emoção e retratam a deficiência como uma tragédia que deve ser superada com esforço pessoal e dedicação Sem profundidade, as personagens com deficiência ficam à mercê das opiniões, desejos e caridades daqueles sem-deficiência à sua volta Como espaço de resistência, a indústria independente oferece, nos dois casos analisados, uma narrativa que retrata a deficiência como construção social e histórica As personagens com deficiência são retratadas com complexidade e construídas como humanos completos e não como mera expressão de sua deficiência