01 - Doutorado - Educação

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    Aprendizagem e desenvolvimento de professores em formação inicial no âmbito do Programa Idiomas sem Fronteiras : articulações entre o materialismo histórico e dialético e a teoria da atividade
    Molinari, Andressa Cristina; Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]; Finardi, Kyria Rebeca; Sforni, Marta Sueli de Maria; Ramos, Samantha Gonçalves Mancini; Mello, Diene Eire de; El Kadri, Michele Salles; Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]
    Resumo: Esta pesquisa tem como propósito compreender o potencial da formação de professores de inglês em um Núcleo de Línguas (Nucli) do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) Os objetivos específicos são: a) analisar os pressupostos de Formação de Professores no contexto do IsF; e b) analisar as possibilidades de desenvolvimento para os professores em formação inicial, em um espaço de formação do Nucli-IsF O estudo se baseia nos pressupostos teóricos e metodológicos do Materialismo Histórico e Dialético (MARX, 215a, 215b, 215c, 213, 24, 23; MARX; ENGELS, 211, 27, 25, 1968; MARX, ENGELS; DANGEVILLE, 1976), e na terceira geração da Teoria da Atividade, que tem como base os ciclos expansivos de aprendizagem (ENGESTRÖM, 1996, 1993, 1987; ENGESTRÖM; SANNINO, 21) No que se refere ao primeiro objetivo específico, analisei 2 Portarias, 1 Edital, e 11 trabalhos que tratavam especificamente da formação de professores de inglês para atuação no IsF, com base nas categorias dialéticas trabalho, práxis, mediação, totalidade, singularidade, particularidade, universalidade Em seguida, analisei as propostas de formação de professores em contexto de internacionalização com base na transcrição de 6 reuniões pedagógicas do Nucli-IsF Para essa segunda análise, me utilizei dos subsídios do MHD e do ciclo expansivo de aprendizagem (ENGESTRÖM, 1987) Os resultados indicam que, em primeiro lugar, há uma estreita relação entre as concepções de homem estabelecidas nos documentos oficiais e na literatura produzida sobre o tema, com supervalorização da prática e ênfase em uma formação que seja capaz de se encaixar nos moldes estabelecidos pela superestrutura, que tem como base no neoliberalismo que prima por uma educação que adeque os sujeitos às necessidades mercadológicas Em segundo lugar, no contexto do Nucli-IsF estudado, a superação das contradições e a formação de ciclos expansivos de aprendizagem por meio da transformação do objeto, evidencia que é possível operar em meio às contradições do sistema capitalista para uma formação menos alienada Apesar da impossibilidade de um rompimento total com a alienação na produção dos modos de vida, a superação das contradições no sistema de atividade, auxiliam a pensar estratégias que caminhem em direção a uma possível formação omnilateral As possibilidades diante da realidade leva-nos a compreender a tese de que a formação de professores no ISF, por meio de seus documentos e literatura produzida, se alinha à uma perspectiva neoliberal de educação, na qual o conhecimento é capitalizado e transportado para a esfera do mercado internacional, com pressupostos de uma formação alinhada a supervalorização da epistemologia da prática Mas ao mesmo tempo, essa formação tem potencial para desenvolvimento pois apresenta indícios de uma aprendizagem expansiva que opera em meio as contradições do sistema de atividade Porém, não chega a possibilitar uma práxis revolucionária Conclui-se que ao operar em meio às contradições e na dialética da vida material, pode-se avançar na superação das dicotomias subjacentes à formação de professores de línguas caminhando para o estabelecimento da omnilateralidade
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    Autorregulação da aprendizagem no ensino superior : uma proposta de intervenção colaborativa
    Maciel-Santos, Aline Guilherme; Alliprandini, Paula Mariza Zedu [Orientador]; Boruchovitch, Evely; Ganda, Danielle Ribeiro; Bzuneck, José Aloyseo; Oliveira, Francismara Neves de
    Resumo: Atualmente, a docência não é mais considerada como um ato diretivo, e sim, dinâmico, planejado, intencional e complexo, tal como preconiza o construto da autorregulação da aprendizagem No ensino superior não basta que os professores dominem os saberes científicos e específicos de sua área de conhecimento Há uma necessidade de investir em ações que tornem seus estudantes mais estratégicos Esta pesquisa está embasada na perspectiva da Teoria Social Cognitiva com ênfase na aprendizagem autorregulada Apresenta como objetivo geral avaliar a eficácia de uma intervenção colaborativa nos processos autorregulatórios e nas crenças de autoeficácia de um professor do Ensino Superior e de seus estudantes em relação à uma disciplina ofertada pelo curso de Pedagogia de uma instituição pública do Paraná Trata-se de um de estudo quase-experimental com pré-teste e pós-teste Foi dividida em três fases: pré-teste; intervenção colaborativa organizada em 1 sessões entre pesquisadora e docente distribuídas ao longo das 16 semanas de aulas ministradas pela docente, e pós-teste Participaram da pesquisa uma docente e vinte estudantes da terceira série de Pedagogia Nas fases de pré e pós-teste foi aplicada junto à docente uma entrevista semiestruturada com quatro questões acerca do conhecimento e aplicação das estratégias de aprendizagem, e uma escala que avalia a crença de autoeficácia docente para promoção dos processos autorregulatórios com seus estudantes Junto aos estudantes, também em situação de pré e pós-teste foram aplicados duas escalas, sendo uma para avaliar a crença de autoeficácia no ensino superior e outra para avaliar os processos autorregulatórios Ao longo do processo interventivo colaborativo foram desenvolvidas ações para que a docente estimulasse o envolvimento do estudante no próprio processo de aprendizagem Todas essas ações estão relacionadas ao desenvolvimento de estratégias cognitivas, metacognitivas e de gerenciamento de recursos A docente relatou que passou a valorizar esse processo e que, por isso, buscou organizar condições em sala de aula para levá-los a colocar em prática estratégias de aprendizagem de modo que lidassem com o conhecimento de forma mais organizada e profunda A análise dos dados revelou que o conhecimento aplicado e as crenças de autoeficácia docente para promoção dos processos autorregulatórios melhoraram com a intervenção colaborativa Em relação aos estudantes, foram evidenciadas diferenças significativas ao comparar o pré-teste e o pós-teste, tanto nas crenças de autoeficácia na formação superior, com destaque à autoeficácia acadêmica, quanto nos processos autorregulatórios dos estudantes, com destaque para a subescala Seleção de Ideias Principais Relatos de observação do processo interventivo foram analisados e discutidos Frente aos resultados alcançados, é possível inferir que, de modo colaborativo, a formação de docentes no constructo da aprendizagem autorregulada contribui com o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes no ambiente universitário Pesquisas que respeitem os saberes e práticas docente, tal como a pesquisa colaborativa, revelam um ganho para a pesquisa em educação, visto que se amplia o conhecimento de ambos autores, participante e pesquisador, e por conseguinte, de estudantes e do próprio saber cientifico
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    Crenças de autoeficácia em professores referentes aos saberes docentes para a educação inclusiva
    Nozi, Gislaine Semcovici; Vitaliano, Célia Regina [Orientador]; Martins, Bárbara Amaral; Omote, Sadao; Bzuneck, José Aloyseo; Rufini, Sueli Édi
    Resumo: Considerando que são escassos os estudos que investigam as crenças de autoeficácia em professores para atuar na perspectiva educacional inclusiva, bem como pesquisas que identificam os conhecimentos e habilidades já construídos pelos docentes para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), esta pesquisa tem por objetivo: investigar as crenças de autoeficácia em professores regentes de classe comum do Ensino Fundamental I para a execução de ações pedagógicas relacionadas aos saberes procedimentais indicados pela literatura para favorecer o processo de inclusão de alunos com NEE Os fundamentos teóricos tomados como base foram: os saberes docentes recomendados pela literatura acadêmica para favorecer a inclusão dos alunos com NEE, a Teoria da Autoeficácia de Bandura, os princípios e orientações pedagógicas disponíveis sobre educação inclusiva O método adotado foi a pesquisa de levantamento ou survey A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com 2 professoras regentes de classe comum atuantes no Ensino Fundamental I que tinham alunos com NEE matriculados em suas turmas, pertencentes a uma rede municipal de ensino do Estado do Paraná Os dados foram analisados por meio de duas categorias e dez subcategorias tendo como aporte teórico para sua organização as orientações de Bardin (1977) para a Análise de Conteúdo Como resultados identificamos que as professoras apresentaram crenças de autoeficácia mais positivas para: desenvolver um clima emocional e afetivo positivo em sala de aula em relação aos alunos com NEE; para atuar de forma colaborativa com outros profissionais; para avaliar e organizar o espaço físico da sala de aula; e para identificar as dificuldades dos alunos com NEE e crenças de autoeficácia mais baixas e maior incidência de crenças ocasionais para avaliar a aprendizagem dos alunos com NEE e organizar atividades pedagógicas inclusivas As professoras que apresentaram maior incidência de crenças de autoeficácia positivas possuíam alguma formação específica em Educação Especial e relataram experiências profissionais bem-sucedidas junto a alunos com NEE; já a maior parte das professoras que apresentaram maior incidência de crença de autoeficácia insuficientes afirmaram não ter passado por formação específica em relação à educação inclusiva e tinham em suas turmas alunos que exigiam adaptações curriculares de grande porte, demandando modificações para acessibilidade física e material e a adoção de estratégias bastante específicas As fontes de informação que mais contribuíram para a percepção de autoeficácia das professoras foram as experiências diretas e as experiências vicárias Os resultados reforçam a tese de que o domínio dos saberes procedimentais para a educação inclusiva interfere na crença de Autoeficácia de professores para trabalhar com alunos com NEE e a crença da autoeficácia dos professores influencia no modo como eles organizam a prática pedagógica junto aos alunos com NEE Além disso, os resultados apontam para o fato de que a formação de professores para atender às NEE, as experiências pedagógicas de sucesso junto aos alunos com NEE e o trabalho colaborativo entre os profissionais envolvidos na inclusão escolar favorecem o desenvolvimento das crenças de autoeficácia positivas nos professores
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    Materialist readings of cinematic representations of disability
    Cabral, Vinícius Neves de; Meletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]; Branco, Sérgio Dias; Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães; Orlando, Rosimeire Maria; Brener, Fernanda Machado; Wayne, Michael [Coorientador]
    Resumo: A pesquisa apresentada tem como objetivo a análise das representações da deficiência nas indústrias cinematográficas dominante e independente Objetivou-se (1) delinear a estrutura narrativa do gênero drama de normalidade, com base no conceito cunhado por Darke (1998) e nas estratégias narrativas ideológicas elaboradas por Wayne (22), (2) examinar os impactos das relações de classe social na construção e desenvolvimento das personagens com deficiência e (3) estabelecer conexões entre a apreensão e representação da deficiência nos dramas de normalidade e a condição de classe social das personagens Justifica-se a relevância do estudo, fundamentado pelos pressupostos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico-Cultural, por sua compreensão das relações dialéticas entre dominação material e dominação ideológica Em oposição às concepções patologizantes, o estudo concebe a deficiência como fenômeno social determinado por condições históricas, econômicas, sociais e culturais Os resultados das análises dos quatro estudos de caso da indústria cinematográfica dominante corroboram com as proposições de Darke (1998) Os exemplos discutidos elucidam a estrutura narrativa ideológica do drama de normalidade, que visa a reprodução da deficiência como desvio da norma social e como contrária aos pressupostos da Ideologia da Competência O drama de normalidade é construído a partir de técnicas cinematográficas melodramáticas que apelam à emoção e retratam a deficiência como uma tragédia que deve ser superada com esforço pessoal e dedicação Sem profundidade, as personagens com deficiência ficam à mercê das opiniões, desejos e caridades daqueles sem-deficiência à sua volta Como espaço de resistência, a indústria independente oferece, nos dois casos analisados, uma narrativa que retrata a deficiência como construção social e histórica As personagens com deficiência são retratadas com complexidade e construídas como humanos completos e não como mera expressão de sua deficiência
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    Desigualdade e pobreza : análise da condição de vida da pessoa com deficiência a partir dos indicadores sociais brasileiros
    Santos, Natália Gomes dos; Meletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador]; Bueno, José Geraldo Silveira; Orlando, Rosimeire Maria; Oliveira, Francismara Neves de; Czernisz, Eliane Cleide da Silva
    Resumo: Este estudo teve como finalidade analisar a condição de vida da pessoa com deficiência a partir dos indicadores sociais A análise foi baseada na perspectiva marxista da unidade entre qualidade e quantidade, visto que os indicadores propiciam um panorama da realidade social e também permitem compreender a efetivação (ou não) das políticas públicas Justifica-se a utilização do censo de 21, pois ele é o dado demográfico mais atual, o qual subsidia a elaboração das políticas no país Para o tratamento dos dados utilizou-se o software STATA, sendo assim os indicadores foram organizados em quatro categorias: deficiência, rendimento e escolarização; deficiência, gênero e rendimento; deficiência, raça e rendimento, e deficiência, raça, gênero e rendimento Os resultados apontaram que a condição socioeconômica das pessoas com e sem deficiência é precária, visto que em média 74,% possuem uma renda de até dois salários mínimos e os índices de rendimentos superiores a vinte salários mínimos não ultrapassam 1% Entretanto as pessoas com deficiência apresentaram uma realidade mais acentuada, pois 3,6% da população com deficiência tinha uma renda de até um salário mínimo Os dados de raça, gênero e renda indicaram que pessoas com e sem deficiência sofrem com essas marcas sociais Os homens brancos vivem uma condição socioeconômica mais favorável Já os maiores índices de pobreza se concentraram na realidade de mulheres negras Este contexto se apresentou nos dados de toda a população, sendo que as diferenças percentuais entre mulheres com e sem deficiência era em média 4% No caso dos homens a diferença era em média ,6% É possível afirmar que a condição de vida das pessoas com deficiência é desigual, pois essa população vive, predominantemente, com recursos que não ultrapassam dois salários mínimos Poucas pessoas com deficiência possuem condições favoráveis de vida, sendo um índice de ,66% desta população Apesar de apresentar índices maiores de pobreza do que das pessoas sem deficiência, de um modo geral as diferenças percentuais não são tão discrepantes, configurando uma realidade similar Esta pesquisa constatou que a junção das marcas de gênero e raça agrava a realidade de toda a sociedade e isso se reflete no abismo econômico e social entre a classe popular e a elite brasileira Essa condição é a expressão da construção histórica desigual do país que tem sua herança na escravidão e no patriarcalismo Para superar essa conjuntura, observa-se a relevância da consciência de classe e da organização de ações que permitam problematizar e modificar a ordem vigente A educação é um dos instrumentos para que essa mudança ocorra
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    Estratégias de enfrentamento, estratégias de aprendizagem e motivação : um estudo com escolares da zona rural (MST) e seus professores
    Cunha, Maria Fernanda; Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]; Bzuneck, José Aloyseo; Franco, Sandra Aparecida Pires; Beluce, Andrea Carvalho; Lima, Thatiana Helena de
    Resumo: O processo de desenvolvimento no contexto escolar da criança nos anos iniciais do Ensino Fundamental apresenta diversos componentes e é importante identificar as dificuldades encontradas em sala de aula e oportunizar meios que garantem a aprendizagem significativa do aluno Para tanto, esta pesquisa objetiva: 1) Evidenciar a validade de conteúdo e semântica acerca de uma medida de estratégias de enfrentamento (coping escolar) para uso em alunos da zona rural de assentamento do MST; 2) Avaliar estratégias de enfrentamento (coping escolar), estratégias de aprendizagem e motivação da aprendizagem; 3) Identificar possíveis relações entre estratégias de enfrentamento (coping escolar), estratégias de aprendizagem e motivação da aprendizagem; 4) Buscar relação de dependência entre a motivação para aprender e as estratégias de aprendizagem; 5) Levantar a percepção dos respectivos professores acerca das variáveis estratégias de enfrentamento (coping escolar), estratégias de aprendizagem, motivação da aprendizagem e sentimento de pertencimento de seus alunos junto as escolas da zona rural de assentamento do MST e 6) Averiguar a percepção de uma mãe a respeito das principais dificuldades de manter o aluno matriculado em uma escola da zona rural de assentamento do MST Participam deste estudo 235 estudantes dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas da zona rural (MST), oito professores e uma mãe de aluno Os instrumentos utilizados consistem em: uma entrevista com professores, com a mãe de aluno e questionários em escala Likert contendo questões relativas a cada constructo a ser pesquisado, os quais: Questionário de coping; Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF) e Questionário de Continuum Infantil Com relação aos dados coletados, foram realizadas análises para averiguar as validades de conteúdo e de semântica Os dados coletados com estudantes, a partir da aplicação dos instrumentos mencionados, foram submetidos às análises estatísticas descritiva (médias, desvio padrão e índices percentuais) e inferencial (análises fatoriais exploratória e confirmatória; correlação de Pearson; análise de regressão linear e testes de diferenças, como ANOVA e t Student) Averiguou-se que os estudantes dessa amostra, em sua maioria, fazem o uso de estratégias de coping para enfrentar a vulnerabilidade em que vivem Verificou-se ainda que eles usam as estratégias de aprendizagem e são motivados para aprender, sentindo-se pertencidos ao ambiente escolar Considera-se que os resultados alcançados com este estudo sejam relevantes para os profissionais que atuam na área educacional trazendo conhecimentos sobre as relações que se estabelecem entre os estudantes, as estratégias de enfrentamento, estratégias de aprendizagem e motivação para aprender
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    A reformulação da história escolar para crianças no Brasil : um estudo dos guias do PNLD e livros didáticos (1996-2016)
    Aquino, Luciana Fernandes de; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]; Miranda, Sônia Regina; Honorato, Tony; Moreno, Jean Carlos; Ramos, Márcia Elisa Teté
    Resumo: A história ensinada atualmente para as crianças na escola pública brasileira, por meio de livros didáticos, foi construída ao longo de um processo que extinguiu a disciplina de Estudos Sociais e formalizou a especificidade da História escolar, destinada ao que hoje se conhece como anos iniciais do Ensino Fundamental Situar-se nesse processo é referencial para compreender um importante aspecto do ensino de História, de modo particular, e da educação básica, de modo geral Com o objetivo de explicar esse processo, analisam-se, inicialmente, as discussões sobre a descaracterização da História pelos Estudos Sociais e acerca das exigências de avaliação dos livros didáticos Em seguida, examinam-se os Guias do Livro Didático do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e os próprios Livros Didáticos entre os anos 1996 e 216, divididos em dois grupos: o primeiro, Guias e Livros das edições do PNLD dos anos 1996, 1998, 2/21 e 24; o segundo, Guias e Livros das edições do PNLD dos anos 27, 21, 213 e 216 O primeiro grupo corresponde a um período que se pode denominar construção de propostas para o ensino de história às crianças, já o segundo grupo corresponde à formalização dessas propostas Essa investigação parte da categoria analítica de código disciplinar, como formulada por Raimundo Cuesta Fernández, mas reelaborada e adaptada ao objeto da tese, a fim de problematizar, dimensionar e interpretar esse processo de reformulação da História como uma disciplina do currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental Ao final, a pesquisa identifica a centralidade do trabalho orientativo das comissões responsáveis pela produção dos Guias na reformulação da História escolar para crianças, em um processo marcado pela dinâmica de permanências e de mudanças, com destaque para as ressignificações e as superações da teoria dos círculos concêntricos e da abordagem factual e cronológico-linear que definiram os Estudos Sociais Ademais, houve a emergência de eixos temáticos, diferentes temporalidades, linguagens e sujeitos, em vista do “pensar historicamente” e das formações crítica e democrática que delineiam os atuais contornos da História escolar nos livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
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    Músico na sala de aula ou professor no palco : Significações de licenciandos em música : encontros possíveis
    Reis, Leandro Augusto dos; Oliveira, Francismara Neves de [Orientador]; Caregnato, Caroline; Saravali, Eliane Giachetto; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Alliprandini, Paula Mariza Zedu
    Resumo: As significações de música e de suas práticas no contexto da formação do músicoprofessor não estão relacionadas apenas com a música e seus conteúdos formais, mas também com os mecanismos cognitivos nela envolvidos e o modo de compreender o mundo social de forma mais ampla De abordagem qualitativa, este estudo apoiou-se no método clínico-crítico piagetiano e objetivou analisar as significações de licenciandos em Música acerca da noção de música e dos papéis do músico e do professor para compreender os mecanismos do pensamento envolvidos, por meio de situações problematizadoras Assim, foram problematizadas as seguintes questões: 1) Como os licenciandos de Música significam a música e os papéis de músico e professor?; 2) Quais os mecanismos cognitivos envolvidos nas significações apresentadas por eles? A coleta de dados ocorreu por meio de um protocolo procedimental criado com o intuito de provocar elementos desencadeadores de conflitos cognitivos Participaram da pesquisa quatro licenciandos de Música de uma universidade pública do estado do Paraná, Brasil Destacaram-se, das significações dos participantes, quatro mecanismos cognitivos que, na perspectiva piagetiana, integram-se sistematicamente, sendo: Equilibração, Generalização, Dialética e Tomada de Consciência Os movimentos possibilitados pelas interrelações observadas nas significações dos participantes deste estudo revelaram-se movimentos distintos, mesmo tendo sido provocados por situações problematizadoras guiadas por uma proposta metodológica semelhante Os resultados apontaram para a importância da compreensão dos mecanismos cognitivos envolvidos nos papéis de Músico e Professor (MP), para dela declinarmos reflexões acerca do desenvolvimento do estudante de música e de ações específicas que favoreçam a educação musical tanto na escola regular quanto nos mais diversos espaços educativos Ampliar a compreensão e tomar consciência da área de conhecimento musical e dos papéis de MP exigem, por parte dos sujeitos, inúmeros questionamentos que o capacitem (re)pensar suas próprias práticas musicais e sua relação com a música Por ser a universidade um espaço privilegiado para a criação e a difusão do saber, ela exerce um papel fundamental na formação sociopolítica dos sujeitos Sua atuação exige, em contrapartida, dos músicos e professores em formação constante autocrítica e honesta reflexão, não somente para uma melhor compreensão da música e suas pedagogias, mas para formar cidadãos conscientes e reflexivos capazes de interagirem um mundo cada dia mais complexo
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    Formação de professores para o desenvolvimento de práxis inclusivas baseadas no desenho universal para a aprendizagem : uma pesquisa colaborativa
    Prais, Jacqueline Lidiane de Souza; Vitaliano, Célia Regina [Orientador]; Heredero, Eladio Sebastian; Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho; Rosa, Vanderley Flor da; Alliprandini, Paula Mariza Zedu
    Resumo: A formação de professores e a reorganização do ensino são condições essenciais para favorecer práticas pedagógicas inclusivas Nesse contexto, a proposta de organização curricular do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) tem sido referenciada para efetivação da educação inclusiva Esta pesquisa teve o objetivo geral de analisar o desenvolvimento de um processo de formação continuada em serviço baseada no DUA, realizado junto às professoras de uma escola atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa colaborativa visando ao aprimoramento do processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) Participaram do processo, treze professoras colaboradoras O método adotado foi a pesquisa colaborativa e a coleta dos dados se deu em quatro fases: a sensibilização das docentes; o levantamento das necessidades formativas dos docentes; o desenvolvimento de um programa de formação e; a avaliação final, por meio de entrevistas, observações em sala de aula, ciclos de estudos, práticas reflexivas, planejamento e participação colaborativa da pesquisadora em sala de aula, com gravação em áudio de todas as sessões desenvolvidas O tratamento dos dados efetivou-se por meio da análise de conteúdo e de episódios Os resultados foram organizados em categorias, conforme as quatro fases de coleta de dados da pesquisa Após o aceite de todas as professoras e reconhecimento da importância da proposta, foram levantadas as seguintes necessidades de formação: a) Concepção de educação inclusiva; b) Formação para a organização das práticas pedagógicas junto aos alunos com NEE; c) Planejamento do ensino; d) Prática pedagógica, que representaram as necessidades formativas das docentes, os quais compuseram os conteúdos trabalhados no processo de formação No desenvolvimento do processo de formação com foco no planejamento de ensino e na prática pedagógica, a partir do DUA, as professoras colaboradoras passaram a planificar os princípios na prática pedagógica, elaboraram atividades adequadas, bem como, utilizaram recursos didáticos que favoreceram à aprendizagem de todos os alunos Foram constatadas contribuições advindas do processo formativo por meio das mudanças ocorridas nos planos de aulas e nas práticas pedagógicas efetivas das docentes Evidenciou-se o aprimoramento do trabalho pedagógico desenvolvido pelas professoras colaboradoras, não somente em relação aos alunos com NEE, mas no favorecimento do ensino visando à aprendizagem de todos os estudantes De modo geral, os resultados reafirmam as potencialidades da formação colaborativa que promoveram um efeito de mudança na atuação das docentes, bem como, evidenciaram a importância do DUA como conteúdo formativo para práxis inclusiva atendendo às necessidades vivenciadas pelas professoras colaboradoras em seu contexto de trabalho Esperamos que as evidências desta pesquisa possam subsidiar políticas de formação docente, contemplando os conhecimentos e as possibilidades de aplicação do DUA associado à pesquisa colaborativa nos diferentes níveis de ensino, a fim de favorecer a melhoria na qualidade do ensino e, consequentemente, a aprendizagem de todos os alunos
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    Orientação temporal, consciência histórica e a constituição da identidade docente : um estudo com professores de história
    Santos, Flávio Batista dos; Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]; Ramos, Márcia Elisa Teté; Schmidt, Maria Auxiliadora; Alves, Ronaldo Cardoso; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
    Resumo: Os desafios do ensino de História são grandes e numerosos Analisar a função do ser professor de História nos remete a uma série de questões que envolvem desde a formação inicial e continuada, teorias e práticas, bem como o currículo estabelecido O objetivo do presente trabalho, de caráter exploratório e de natureza qualitativa, é levantar, sob a perspectiva do professor, como a metodologia, os recursos utilizados e o tempo histórico se constituem enquanto suportes formativos para as aulas de História A pesquisa foi realizada com professores de História que fazem parte do quadro de docentes da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, circunscrito ao Núcleo Regional de Educação de Ibaiti Através dos instrumentos de coleta de dados construiu-se o perfil profissional e formativo dos participantes, assim como possibilitou investigar aspectos sobre suas práticas docentes e como a categoria tempo é entendida e trabalhada em sala de aula Como pressupostos teóricos desta pesquisa, orientou-se nos estudos de Tardif (212), Freire (22), Perrenoud (2) e Schön (2) para compreender os professores diante de seus saberes, como também nos estudos de Rüsen (21, 211, 215), Schmidt (218), tendo como referência a teoria da consciência histórica, especialmente na articulação passado, presente e futuro, observada como essencial para uma orientação temporal, relacionando ao domínio da Educação Histórica O método de coleta de dados escolhido foi de questionários individuais em profundidade e o método para a condução do trabalho e análise dos dados foi a Grounded Theory O estudo aponta para uma identidade profissional marcada pela experiência, com formação inicial e continuada diversificada Em relação à consciência histórica, observa-se através de suas práticas ações que remetem a um processo de constituição variável ao transitar entre o presente, passado e as perspectivas de futuro Quanto à questão temporal, verifica-se toda uma preocupação com este tema, porém o modo como é trabalhado se manifesta de diferentes formas, tanto preso ao passado, quanto associado a diferentes perspectivas tanto sociais como cronológicas
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    O pequeno leitor e as estratégias de leitura : elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras na infância
    Fernandes, Geuciane Felipe Guerim; Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]; Franco, Sandra Aparecida Pires; Schiavoni, Andreza; Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões; Schelini, Patrícia Waltz
    Resumo: Esta tese, intitulada “O pequeno leitor e as estratégias de leitura: elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras na infância, pertence à Linha 2 “Docência: Saberes e Práticas” do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Trata-se de uma pesquisa quase-experimental, com o objetivo geral de compreender as possibilidades das estratégias de leitura para a formação de atitudes leitoras desde a infância, a fim de desenvolver práticas mediadas, impulsionadoras da formação do pequeno leitor na Educação Infantil Para isso, questiona-se: Como as estratégias de leitura podem se constituir em elementos iniciais para a formação de atitudes leitoras desde a Educação infantil? Participaram da pesquisa 36 crianças integrantes de duas turmas de Educação Infantil (Pré II), com idade média de 5 e 6 anos Uma turma (16 crianças), constituiu o grupo controle e, a outra turma (2 crianças), o grupo interventivo A pesquisa percorreu as seguintes fases: entrevista, avaliação inicial das estratégias de compreensão, oficinas literárias e avaliação final das estratégias de compreensão No entanto, somente o grupo interventivo participou das Oficinas literárias O conjunto de Oficinas intituladas “Pequeno Leitor” teve como suporte teórico uma abordagem estadunidense de ensino das estratégias de leitura, a qual propõe ensinar estratégias de compreensão, como: conhecimentos prévios, conexões, questionamento, inferência, visualização, sumarização e síntese Na Educação Infantil, este trabalho ocorreu a partir da organização de situações de leitura em voz alta em Oficinas Literárias para a mobilização de diferentes estratégias Participaram ainda 71 professores que atuam na Educação Infantil, respondendo questionário online, com o objetivo de mapear e analisar as ações dos professores quanto ao uso de estratégias “antes, durante e depois” da leitura, a fim de contribuir na busca de evidências de que as propostas pedagógicas com estratégias de leitura na infância podem ser um diferencial positivo na formação do pequeno leitor Os resultados foram apresentados articulando as dimensões qualitativas e quantitativas na busca por uma inter-relação dinâmica A tese confirma a hipótese de que as adequadas mediações com as estratégias de leitura na Educação Infantil podem constituir um caminho de possibilidades para a formação de atitudes leitoras Os resultados apontam os benefícios da interação com os livros literários e da organização de situações de leitura compartilhada na Educação Infantil, nas quais a criança pode se apropriar e internalizar elementos iniciais, para o posterior uso pleno e individual da leitura Constituir esta identidade desde cedo requer práticas intencionais e provocadoras de necessidades na criança pequena Assim, cabe à escola criar condições para que as crianças vivenciem a leitura de forma significativa e façam uso de suas atitudes leitoras em desenvolvimento Acredita-se, assim, que a pesquisa revelada por esta tese se constitui uma possibilidade de diálogo e partilha com professores atuantes da Educação Infantil e suas práticas pedagógicas de leitura
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    A concepção crítica do trabalho docente dos alunos do curso de pós-graduação em educação : contradições e possibilidades para a formação omnilateral
    Mariano, Maria Luzia Silva; Franco, Sandra Aparecida Pires [Orientador]; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Oliveira, Katya Luciane de; Galuch, Maria Terezinha Bellanda; Nunes, César Aparecido; Fran, Sandra Aparecida Pires [Coorientadora]
    Resumo: A presente pesquisa faz parte da Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas, do Núcleo de Ação Docente que investiga os aspectos didático-pedagógicos e motivacionais da docência Entende-se que é o modo de produção da vida material de uma sociedade que vai determinar a forma de pensar, agir e transmitir as ideias e os conhecimentos que os homens têm acerca da realidade natural, social e da sua própria vida Sendo assim, a educação e também o ensino são determinados por essa forma de produção, pelo sistema econômico dominante, ou seja, o sistema capitalista A fim de compreender a história e a estruturação do Programa de Pós-Graduação em Educação em que a pesquisa está inserida realizou-se uma entrevista semiestruturada com um dos professores que foi responsável pela fundação do Programa Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo geral verificar em que medida o curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina possibilita que os futuros docentes tenham uma formação omnilateral para a prática de uma ação docente transformadora Buscou-se também compreender os fenômenos educacionais e sociais que compõem tais questões e contribuir com avanços para esse campo de pesquisa Para tanto realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem crítico-dialética, tendo como base teórica-metodológica o materialismo histórico dialético Primeiramente foi realizada uma entrevista aberta semiestruturada com os alunos regularmente matriculados na Linha 2: “Docência: Saberes e Práticas”, Núcleo 2: “Ação Docente” que ingressaram em março de 216 Com base nas respostas obtidas a partir das entrevistas de tais alunos foi elaborado um questionário que foi enviado a todos os alunos matriculados de forma regular no referido programa no período anteriormente descrito Os resultados indicaram que os alunos entendem que a ação docente envolve todo o contexto de aquisição e desenvolvimento do conhecimento Entretanto, mesmo o professor podendo ser considerado o protagonista do processo educacional no sentido de levar seus alunos à emancipação e consequentemente à formação omnilateral, é preciso compreender que a escola e a universidade são influenciadas e determinadas pelas questões econômicas, políticas e sociais que são características de uma sociedade capitalista
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    Professores de história e educação histórica : apropriações de um campo em formação no ensino de história na rede pública do estado do Paraná
    Dias, Sueli de Fátima; Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]; Pina, Maria Cristina Dantas; Fronza, Marcelo; Honorato, Tony; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
    Resumo: Esta pesquisa aborda a formação continuada e atuação de professores de História, nas escolas de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, da rede pública, no Estado do Paraná Tem como objeto de estudos as interações e apropriações que professores em serviço fazem com as ideias e aporte teórico metodológico da Educação Histórica O principal objetivo é compreender como os professores em serviço, na rede pública estadual paranaense, se apropriam da Educação Histórica e se a relacionam ou não em suas formações e práticas Para o desenvolvimento deste estudo foram consultados, por meio de grupo focal, questionários e entrevistas, 26 professores atuantes no ensino de História, nas Escolas de Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, da rede pública de ensino, pertencentes ao Núcleo Regional de Ensino de Apucarana, que é uma das 32 unidades que compõe com a Secretaria da Educação e Esporte, no Estado do Paraná Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, embasada na Grounded Theory (Teoria Fundamentada nos Dados), na tendência construtivista (CHARMAZ, 29) Baseia-se em autores que abordam a estruturação do ensino de História (ABUD, 213), (FONSECA, 26), (SCHMIDT, 212) E em autores que apresentam a Educação Histórica como um campo em formação e expansão no Brasil, a partir de 23, investigando a cognição em História (BARCA, 211), (SCHMIDT, SILVA, CAINELLI, 219), (SCHMIDT, 221) e fundamentando-se em concepções da Teoria da História de Jörn Rüsen (216) que aponta para a atribuição de sentido no aprendizado histórico e a consciência histórica como forma de agir na vida prática Enfatiza que professores relacionam Educação Histórica à formação, especialmente a formação continuada e desenvolvimento de práticas pedagógicas em aulas de História Considera que professores associam Educação Histórica a metodologias no ensino de História e apresenta a distinção ressaltando a aula oficina, a unidade temática investigativa e a aula histórica como possibilidades metodológicas ancoradas nesse aporte Conclui que professores, reconhecem elementos e concepções da Educação Histórica possibilitando análises da complexificação destas relações e da organização de ações educacionais que orientam o processo de ensinar e aprender
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    Humanismo e didática : contribuições para o ensino e a aprendizagem da história
    Thomson, Ana Beatriz Accorsi; Cainelli, Marlene Rosa [Orientador]; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Alves, Ronaldo Cardoso; Schmidt, Maria Auxiliadora; Gago, Marília
    Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo compreender o modo como os jovens pensam o conceito de humanidade, a partir da perspectiva da didática da história humanista de Jörn Rüsen (215b) Para embasar esta tese, nos apropriamos dos princípios teórico-metodológicos do campo da Educação Histórica, que almeja uma maior compreensão acerca do pensamento histórico dos alunos levando em conta a estrutura epistemológica da História A investigação empírica é formada por dois estudos: um de caráter longitudinal realizado no Brasil no ano de 219 e uma análise exploratória realizada em Portugal em 221 No Brasil, realizamos intervenções em duas turmas de 9° ano, totalizando 45 alunos da cidade de Londrina/Paraná ao longo de um ano, utilizando os pressupostos da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986) Nesse estudo longitudinal coletamos diversas atividades escritas que foram utilizadas como fontes dessa pesquisa, além de um diário de sala No final do ano letivo, aplicamos ainda um questionário com 11 perguntas aos mesmos alunos que participaram das intervenções Um questionário similar foi aplicado com 78 alunos de 9° ano em Portugal, em um estudo de caráter exploratório, sob o âmbito do estágio de doutoramento sanduíche realizado na Universidade do Minho A metodologia utilizada para a análise dos dados teve como base alguns princípios da Grounded Theory (CHARMAZ, 29) Identificamos cinco categorias em relação às narrativas dos alunos sobre o conceito de humanidade: pessimismo, otimismo, igualdade, pragmatismo e noções biológicas/racionais Quatro conclusões principais foram percebidas a partir do estudo empírico O uso de fontes históricas imagéticas é um fator motivador de indignação, sendo que os episódios de desumanidade são promissores em desenvolver níveis emocionais de análise A relação passado/presente nas aulas não se efetivou entre os alunos, de modo que apenas pontualmente vemos o uso da História como modo de operar a orientação na vida prática Os alunos apresentaram dificuldades de se inserir em um “quadro maior” da História para além dos seus interesses cotidianos Por fim, majoritariamente, a conceituação de Humanidade pelos jovens se estabeleceu em uma percepção binária (boa ou ruim), com uso de qualificações valorativas
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    Preconceito de classe social nas significações de estudantes de ensino técnico : um estudo embasado no aporte teórico da epistemologia genética
    Gonçalves, Carlos Eduardo de Souza; Oliveira, Francismara Neves de [Orientador]; Saravali, Eliane Giachetto; Dell’Agli, Betânia Alves Veiga; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Alliprandini, Paula Mariza Zedu
    Resumo: Esta pesquisa propôs compreensões a respeito da construção do preconceito de classe social e sua superação por meio de intervenção educacional Teve como objetivo analisar, pelo aporte teórico da Epistemologia Genética de Jean Piaget, estruturações de proposições preconceituosas acerca de classes sociais manifestas por estudantes de ensino médio técnico, verificando interrelações cognitivas, afetivas, sociais e morais, bem como o resultado de uma intervenção que visou dissociação de relações de exclusividade de predicados depreciativos para as classes sociais A pesquisa teve enfoque quali-quantitativo e delineamento quase-experimental Os participantes foram 24 estudantes, de 17 a 6 anos de idade, do ensino médio técnico de um dos campi do Instituto Federal do Paraná, divididos em um Grupo Controle (GC) e outro Experimental (GE) Após definição da amostra, a coleta de dados foi realizada em três etapas, caracterizadas como pré-teste, intervenção e pós-teste, por meio de entrevistas orientadas pelo método clínico-crítico piagetiano O pré-teste objetivou coletar significações de ambos os grupos para classes sociais e suas características, e o pós-teste comparar efeitos da intervenção e de sua ausência entre estes grupos A intervenção se caracterizou por autoexame da necessidade lógica interproposicional da exclusividade, atribuída pelos participantes do GE, de predicados para classes sociais, entre eles, os com significação preconceituosa Os resultados revelaram possível ciclo de compensação entre diferenças quantitativas intensivas de valorização de modos de ser, ter e fazer que propuseram para as classes sociais e de pessoas que as representariam por tais ações, sugerindo-se uma função do preconceito de classe social nesse sistema de regulação compensatória Significações de concordância alheia evidenciaram papel mais significativo dos círculos sociais familiares e de amizade para a conservação das escalas de valores dos participantes, algumas das quais estruturaram implicações preconceituosas dirigidas, em maioria, às classes sociais mais altas O respeito por possíveis discordâncias alheias relativas aos valores dos participantes se mostrou predominantemente unilateral Os resultados sugeriram ainda eficácia da intervenção com o GE comparado ao GC, averiguada por maior número de participantes que realizaram dissociações de um maior percentual de características antes significadas como exclusivas, incluindo algumas depreciativas O exame autônomo das necessidades lógicas de relações de exclusividade entre predicados e classes se mostrou viável como etapa inicial de ações educacionais que visam promover dissociação de qualificações depreciativas de classes sociais Significações de menor identificação entre classes sociais dos participantes e dos círculos sociais de superiores hierárquicos, incluindo professores, bem como significações de possível menor concordância de professores com os valores dos seus alunos apontam a necessidade de projetos que visem maior vínculo entre docentes e estudantes para superação de preconceitos de classe social
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    Práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas regulares de ensino direcionadas a alunos com transtorno do espectro autista : uma pesquisa bibliográfica
    Vioto, Josiane Rodrigues Barbosa; Vitaliano, Célia Regina [Orientador]; Magalhães, Cassiana; Sanches, Isabel Rodrigues; Heredero, Eladio Sebastian; Alliprandini, Paula Mariza Zedu
    Resumo: Atualmente, vivenciamos a crescente entrada de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas regulares de ensino, o que tem acarretado desafios e incertezas por parte dos profissionais que atendem os referidos alunos, especificamente, em relação ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que possibilitem sua aprendizagem, participação nas atividades e socialização Levando em consideração essa constatação, realizamos a presente pesquisa com o objetivo de analisar as práticas pedagógicas direcionadas aos alunos com TEA, apresentadas por pesquisadores das áreas de Educação e da Educação Especial, considerando artigos científicos nacionais e internacionais (publicadas em Língua Portuguesa e em Língua Espanhola), teses e dissertações nacionais publicadas entre os anos de 215 a 22 Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica O corpus analisado foi constituído de 72 trabalhos científicos, sendo quatro teses, 33 dissertações e 35 artigos científicos, provenientes das bases de dados Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Scientific Electronic Library Online (SCIELO); Portal de Periódicos da CAPES; Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal- REDALYC; Banco de Dados de Conteúdo Científico Hispânico- DIALNET Por meio de procedimentos sistematizados para análise do material selecionado, os dados foram organizados em dois temas gerais denominados como: (a) práticas pedagógicas favoráveis à inclusão de alunos com TEA; e (b) práticas pedagógicas dificultadoras do processo de inclusão escolar dos alunos com TEA O primeiro tema foi dividido em cinco categorias e 25 subcategorias que foram relacionadas às habilidades sociocomunicativa, comportamental, aprendizagem acadêmica, desenvolvimento motor; e a organização do contexto escolar O segundo tema foi dividido em três categorias e seis subcategorias, que foram relacionadas às habilidades sociocomunicativa, aprendizagem acadêmica e organização do contexto escolar Destacamos que as categorias e subcategorias de análise foram organizadas seguindo as orientações de Bardin (1977) Os resultados provenientes da presente pesquisa revelaram, em sua maioria, descrições, orientações e /ou sugestões de práticas pedagógicas favoráveis à inclusão de alunos com TEA em escolas regulares de ensino comum, e uma menor parte dos trabalhos analisados com descrições de práticas pedagógicas que dificultam a inclusão dos referidos alunos Considerando a análise dos dados, a categoria mais citada pelos autores considerando as práticas pedagógicas favoráveis à inclusão de alunos com TEA foi a referente às habilidades sociocomunicativas; já a categoria com menor frequência de estudos teve relação com o desenvolvimento motor Com referência às práticas pedagógicas que dificultam a inclusão de aluno com TEA, tivemos as categorias pertinentes a aprendizagem acadêmica e a organização do contexto escolar como os mais destacados entre os autores Consideramos que os resultados e discussões podem contribuir para a organização de propostas destinadas à formação de professores em relação ao processo de inclusão dos alunos com TEA, bem como se constituir em fonte de informação para futuros leitores (professores e demais profissionais da área da Educação) sobre práticas pedagógicas favoráveis ao processo de inclusão de alunos com TEA
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    Caminhar pelas ruas da cidade : sensibilidades e aprendizagens no trabalho pedagógico com as crianças
    Gonzaga, Rúbia Renata das Neves; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de [Orientador]; Siman, Lana Mara de Castro; Tavares, Maria Tereza Goudard; Oliveira, Francismara Neves de; Magalhães, Cassiana
    Resumo: Esta tese se vincula à linha de pesquisa 1 – Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais da Educação, núcleo 2 – História, Cultura, Escola e Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina Teve como objetivo geral compreender e analisar as leituras realizadas pelas crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental sobre a cidade em que vivem Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa no campo metodológico da pesquisa-ação e se deu a partir de um projeto de estudo sobre um quadrilátero central da cidade de Londrina, Paraná, local em que foram realizados os passeios O estudo empírico acompanhou um grupo de 26 crianças que durante o ano de 217 estavam no primeiro ano, 218 no segundo ano e 219 no terceiro ano em uma escola da rede municipal, localizada na área central da cidade Os instrumentos de coleta de dados foram desenhos produzidos pelas crianças durante as intervenções, produções escritas, fotografias, rodas de conversas tanto em sala de aula como as que aconteceram durante visitas aos locais selecionados e observações realizadas durante os passeios A pesquisa procura trazer a complexificação da tríade cidade – criança – escola, e em vista disso demandou um referencial interdisciplinar Para discutir a cidade ancoramos o estudo em Pesavento (1995, 23, 24; 27); Miranda e Pagés (213); Siman (213) Bonafé (213); Alderoqui (1998, 2, 22, 23, 212, 213) e outros Para analisar a condição da (s) criança (s) contemporânea apoiamo-nos na Sociologia da Infância (Sarmento, 1998, 28, 218); Qvortrup (1994); Prout e James (199, 24); e outros A análise dados levantados junto as crianças mostram que a leitura que elas fazem da cidade ao ingressarem no Ensino Fundamental, traz as marcas da vida familiar, conhecem a cidade, a partir de quatro eixos: família, espaços de lazer, (identificados em espaços públicos e espaços privados), consumo e apropriação do espaço público Os resultados revelam que no movimento didático de exploração e estudo da materialidade da cidade, as crianças conseguem transitar pelas diferentes temporalidades, estabelecendo relações entre passado, presente e futuro, percebidas em suas narrativas que têm como referente experiências pela cidade A inserção das crianças nos espaços públicos permitiu que a dimensão humana presente na cidade, a diversidade de vidas e os tensionamentos que essa presença envolve fossem problematizadas a partir de sua complexidade e refletidas com o grupo, contribuindo para a compreensão dos problemas urbanos contemporâneos
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    Estudantes e as tecnologias digitais : relações entre cyberbullying e motivação para aprender
    Beluce, Andrea Carvalho; Oliveira, Katya Luciane de [Orientador]; Bzuneck, José Aloyseo; Rufini, Sueli Édi; Santos, Acácia Aparecida Angeli dos; Boruchovitch, Evely
    Resumo: As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) abrem espaço para muitas possibilidades educacionais, assim como propiciam condições para práticas sociais negativas que são vivenciadas por muitos estudantes Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar a possível relação entre o cyberbullying e a motivação dos estudantes para fazer uso das TDIC em contexto de estudo Participaram deste estudo 822 alunos dos ensinos médio e universitário, matriculados em escolas/universidades públicas ou privadas, dos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul Para a coleta de dados foram elaborados dois instrumentos direcionados à mensuração do cyberbullying e à avaliação da motivação dos alunos para utilizar as TDIC para estudar Com relação aos referidos instrumentos, foram realizadas análises para averiguar as validades de conteúdo e de semântica Os dados coletados com estudantes, a partir da aplicação dos instrumentos mencionados, foram submetidos às análises estatísticas descritiva (médias, desvio padrão e índices percentuais) e inferencial (análises fatoriais exploratória e confirmatória; correlação de Pearson; análise de regressão linear e testes de diferenças, como ANOVA e t Student) A análise exploratória evidenciou bom índices de consistência interna para as dimensões das escalas propostas, ou seja, tanto para Escala de Motivação para Aprender com o uso das TDIC (EMA-TDIC) como para Escala de Avaliação do Cyberbullying (EAC) Submeteu-se, ainda, a EAC à análise confirmatória que comprovou as propriedades psicométricas do modelo estruturado na análise exploratória Foi possível constatar que ambas as escalas podem atuar como medidas válidas e confiáveis para mensuração dos construtos investigados Averiguou-se que os estudantes dos ensinos médio e superior, em sua maioria, se compreendem autonomamente motivados para fazer uso das tecnologias on-line Entretanto, observou-se também que a qualidade motivacional do aluno para aprender com as TDIC pode ser comprometida se esse estudante se perceber envolvido com algum tipo de agressão mediada por esses recursos, ou seja, pelo cyberbullying Ainda que a maior parte dos estudantes não tenha se identificado com esse tipo de violência, revela-se preocupante a quantidade considerável de alunos do ensino médio que se reconheceu com um ou mais papéis exercidos no bullying virtual Considera-se que os resultados alcançados com este estudo sejam relevantes para os profissionais que atuam na área educacional trazendo conhecimentos sobre as relações que se estabelecem entre os estudantes e as tecnologias digitais Espera-se que tais conhecimentos possam favorecer ações destinadas a ensinar os estudantes a utilizar as TDIC de forma responsável, crítica, criativa e produtiva, distanciando-os do uso desses recursos em práticas sociais destrutivas para si e os demais