01 - Doutorado - Educação

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    Assédio moral, uso e abuso de substâncias psicoativas e motivação no ensino superior
    (2024-02-05) Silva, Aline Oliveira Gomes da; Oliveira, Katya Luciane de; Schiavoni, Andreza; Bzuneck, José Aloyseo; Lima, Thatiana Helena; Inácio, Amanda Lays Monteiro
    As instituições de ensino superior devem ser um local no qual os estudantes se sintam seguros para aprender, debater, participar da vida estudantil e desempenhar todas as atividades que precisem ser realizadas no decorrer de sua formação. Dado ao seu caráter social e múltiplo, as instituições e os espaços, em geral, podem vir a se tornar hostis com os seus frequentadores, isso pode ocorrer por conta de diferentes fatores como por exemplo, divergências pessoais, posicionamento político, raça, gênero, concepções de ciência, de estado, de democracia, etc. Dentre outros tipos de violência, o Assédio Moral tem se constituído como uma forma de violência sutil e ainda é pouco pesquisado no Ensino Superior. A partir desse contexto, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar possíveis relações e diferenças entre assédio moral, uso e abuso de substâncias psicoativas e motivação para aprender em estudantes de Ensino Superior. A pesquisa contou com a participação de 1004 alunos de Ensino Superior de sete instituições de ensino superior públicas localizadas no estado do Paraná e no estado de São Paulo. Para a coleta dos dados foram utilizados três instrumentos a fim de estudar os constructos presentes nesta pesquisa, sendo eles: O Questionário Sobre Assédio Moral (QAM) construído por Gomes (2010); O Questionário Sobre Uso e Abuso de Substâncias psicoativas criado por pesquisadores da OMS e publicado em 1980 (Smart et al., 1980) e a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Universitários foi construída por Boruchovitch (2008). As versões adaptadas dos instrumentos utilizados para coletar os dados sobre assédio moral e sobre uso e abuso de substâncias psicoativas passaram por adaptações para adequá-los ao contexto do Ensino Superior e foram submetidos a análise semântica e de conteúdo por juízes especialistas na área. Para a análise dos dados, foi utilizado o software livre R de computação estatística e geração de gráficos. A análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas e inferenciais. As análises fatoriais exploratórias não evidenciaram bons índices para os instrumentos de assédio moral e de uso e abuso de substância. Diante disso, decidiu-se por seguir com as análises considerando a soma das respostas dos participantes. Os resultados apontaram que há impacto negativo do assédio moral sobre as motivações extrínsecas e intrínsecas e sobre o uso e abuso de substâncias psicoativas. Além disso, os dados mostraram como mulheres parecem sofrer mais com assédio e uso e abuso de substâncias psicoativas. Por fim, importantes diferenças em motivação, assédio e uso e abuso de substâncias psicoativas também foram encontradas entre diferentes séries e formações. Espera-se que os resultados obtidos, nesta pesquisa, sejam relevantes para os pesquisadores, profissionais, estudantes, tomadores de decisão, dentre outros da área da educação, principalmente no Ensino Superior. As limitações encontradas nesta análise destacam a importância da realização de novas pesquisas na área para melhoria dos instrumentos utilizados na coleta dos dados sobre assédio moral e sobre o uso e abuso de substâncias psicoativas e a realização de pesquisas qualitativas com as vítimas de assédio moral a fim de explicitar melhor este tipo de violência.
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    Perspectivas historiográficas sobre a escravização africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história de Gilberto Cotrim (1987-2016) : entre mudanças e permanências
    (2024-03-28) Xavier, Érica da Silva; Cainelli, Marlene Rosa; Pina, Maria Cristina Dantas; Evangelista, Luciana de Fátima Marinho; Germinari, Geyso Dongley; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
    Nesta tese, os livros didáticos de História são examinados como objetos culturais com um potencial significativo para revelar nuances da cultura histórica de sua época. Reconhecemos que esses materiais desempenham um papel crucial na construção da memória coletiva, agindo como veículos de conhecimento científico validado sobre temas históricos. Além disso, destacamos como eles frequentemente apresentam a alunos e professores a abordagens e enfoques atualizados da historiografia, influenciando a formação de memórias históricas. O foco desta pesquisa é entender como os livros didáticos de História se apropriam da historiografia sobre a escravização africana e afro-brasileira e como essa apropriação se relaciona com a memória coletiva e a desconstrução de estereótipos racistas, em livros didáticos. Investigamos as perspectivas historiográficas presentes nos livros da coleção de Gilberto Cotrim, questionando se estas se renovam apresentando mudanças ao longo do tempo ou se apenas se repetem, em permanências. Para alcançar esse objetivo, mergulhamos nas discussões acadêmicas sobre a escravização brasileira, explorando diferentes abordagens propostas por diversos historiadores. Em seguida, utilizamos o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin (2011) para examinar os conteúdos substantivos presentes nos livros didáticos, categorizando-os de acordo com os modelos interpretativos da historiografia. Estes modelos incluem: a visão do cativeiro brando, considerada tradicional; a perspectiva do escravo-coisa ou escravo-rebelde, de teor revisionista marxista ou economicista; e a abordagem que considera os escravos como agentes de transformações sociais e protagonistas de sua própria libertação, representando trabalhos mais recentes. Os resultados da pesquisa demonstram que ao longo de 30 anos de produção, as coleções de Gilberto Cotrim tendem a reiterar perspectivas historiográficas já estabelecidas, em vez de renová-las. Isso sugere uma falta de mudanças efetivas na formação do sentido histórico de alunos e professores que utilizam esses materiais, os quais são poderosas ferramentas na construção da memória coletiva e na formação do pensamento histórico. Fundamentamos nossa abordagem teórica sobre a formação do sentido histórico e da consciência histórica relacionada ao livro didático de História principalmente nas ideias do historiador e filósofo alemão Jörn Rüsen. Sobre a pesquisa, consideramos que há uma necessidade premente de abrir novas discussões sobre como os livros didáticos de História abordam a escravização africana e afro-brasileira e como a persistência de estereótipos sobre a figura do negro escravizado precisa ser (re) trabalhada na produção de conteúdo didático.
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    Perspectiva de tempo futuro, satisfação acadêmica e engajamento de estudantes universitários
    (2022-12-14) Nascimento, Francielle Pereira; Oliveira, Katya Luciane de; Bzuneck, José Aloyseo; Schiavoni, Andreza; Beluce, Andrea Carvalho; Lima, Thatiana Helena
    À luz da Perspectiva de Tempo Futuro (PTF), as metas futuras têm efeito consciente e voluntário nos comportamentos dos sujeitos no presente. Neste sentido, vislumbram-se caminhos para investigações no campo psicoeducacional, pois, cursar uma graduação representa a busca de uma meta futura. O objetivo principal deste estudo foi analisar as relações entre Perspectiva de Tempo Futuro, satisfação acadêmica e engajamento de universitários. Trata-se de uma pesquisa descritiva com delineamentos de levantamento e correlacional, e com os procedimentos psicométricos para a validação de medidas psicoeducacionais. Participaram 676 estudantes de dez cursos de graduação de duas instituições do norte do Paraná, pública e particular e de nove semestres distintos. Para a coleta de dados foram aplicados três instrumentos: ZPTI – Inventário de Perspectiva de Tempo Futuro, QSEA – Questionário de Satisfação com a Experiência Acadêmica e a EAE-ED4 – Escala de Engajamento Escolar. O ZTPI e a QSEA foram aplicados com a amostra N=676, e o EAE-E4D foi aplicado em um segundo tempo com parte dos estudantes, n=163. Os instrumentos foram submetidos às análises de averiguação de validade de conteúdo e de semântica e verificação de estrutura interna. Os dados foram submetidos às análises estatísticas descritiva (médias e desvio padrão) e inferencial (análises fatoriais confirmatória; testes de diferenças - ANOVA e t Student, correlação de Pearson e análise de regressão linear). A AFC foi realizada com o Inventário ZTPI e com a Escala EAE-E4D e os resultados evidenciaram bons índices de consistência interna para as dimensões, contudo, houve mudanças nos modelos. Com a amostra N=676, das cinco dimensões do ZTPI, quatro se confirmaram e com a amostra n=163, três das quatro dimensões do engajamento se confirmaram. Para a escala QSEA, bons índices foram obtidos para cada fator. Os resultados evidenciaram correlações significativas entre satisfação acadêmica e engajamento e entre PTF e satisfação. Verificou-se que estudantes orientados pelo presente hedonista ou pelo presente fatalista tendem a não ser orientados para o futuro e que os universitários orientados pelo tempo futuro se sentem satisfeitos com sua própria aprendizagem e com seu rendimento acadêmico. Em contrapartida, aqueles orientados pelo passado negativo ou pelo presente fatalista, tendem a não estarem tão satisfeitos com sua aprendizagem e rendimento. Observou-se também que os estudantes que se sentem satisfeitos com o ensino e com o seu processo de aprendizagem tendem a não ser engajados na dimensão comportamental. As discussões indicam o papel indispensável das instituições de propiciar boas condições para as aprendizagens dos estudantes, bem como, constituir-se como um espaço de reflexão sobre a melhora do ensino em todas as etapas da graduação. Espera se que este estudo contribua com a literatura brasileira e internacional sobre o tema e que inspire novas investigações com os construtos aqui abordados.
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    Ações municipais na escolarização rural em Londrina (1949-1992)
    (2024-03-01) Sacchelli, Gabriela da Silva; Honorato, Tony; Nery, Ana Clara Bortoleto; Schelbauer, Analete Regina; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Martin, Carolina
    A presente tese de doutorado se insere na linha de pesquisa “Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais da Educação” e no projeto de pesquisa “Ação municipal e educação no Brasil: processo de escolarização em Londrina-PR (1949-1992)” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Teve como objeto de estudo as ações municipais para a escolarização rural em Londrina-PR, na perspectiva da categoria historiográfica, município pedagógico. Londrina, nesse início de século XXI, é uma das referências de município brasileiro; emancipou-se como ente político administrativo em 1934 e foi se estruturando na segunda metade do século XX na interdependência com o modo de produção agrícola, cultura cafeeira. Considerando aquele contexto, a tese assumiu como problema de pesquisa: quais foram as ações municipais em prol da escolarização rural em Londrina-PR, entre 1949 e 1992? O recorte temporal justificou-se na criação do Depas - Departamento de Educação e Assistência Social e, em 1992, quando se criou a Secretaria Municipal de Educação - SME num contexto que estavam em curso ações voltadas à nucleação e cessação das atividades nas escolas rurais isoladas em Londrina. Para responder às questões, o referencial elencado perpassou o campo da história da educação, com ênfase para a história do município pedagógico e das instituições educativas rurais nos municípios. O referencial contou com as contribuições de Justino Magalhães, Wenceslau Gonçalves Neto e colaboradores. As fontes históricas empregam inúmeros documentos produzidos no contexto do Depas à SME, como livros ata, decretos, projetos, relatórios, registros de classe, fotografias, CI’s, reformas políticas, mapas, estatísticas, ofícios. Com a pesquisa buscou-se a análise de como ocorriam as ações municipais para a promoção de educação e assistência social rural em Londrina-PR. Dos resultados da pesquisa foi possível verificar os movimentos políticos-administrativas no município para a escolarização da população rural. A força do território local para a construção de um ideário de educação rural é evidenciada nas ações municipais para a efetivação da escolarização dos locais que aprendiam para se desenvolver, trabalhar e prosperar. Para isso foram construídas 181 escolas rurais, em diferentes locais do território fornecendo o acesso à escolarização para grande parte da população das comunidades rurais. Como desfecho o município de Londrina teve relativa autonomia para o desenvolvimento de ações como a criação, reforma, regulamentação e fechamento de escolas. Os seus agentes avaliaram o trabalho pedagógico com padrões inspirados em macro e microssistemas, capacitaram professores e ainda criaram formas de seleção e contratação docente.
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    Noção de tempo e conhecimento ambiental na perspectiva de alunos do ensino fundamental : um estudo à luz da epistemologia genética
    (2023-08-31) Godoi, Guilherme Aparecido de; Oliveira, Francismara Neves de; Mano, Amanda de Mattos Pereira; Saravali, Eliane Giachetto; Reis, Leandro Augusto dos; Meletti, Silvia Márcia Ferreira
    A pesquisa apresentada nesta tese tem sua temática circunscrita à problemática relação que a sociedade vem estabelecendo com o meio ambiente, configurada como devastadora e não preventiva, o que causa uma série de prejuízos socioambientais de proporção mundial. Embasa-se no aporte teórico-metodológico da Epistemologia Genética de Jean Piaget (1896-1980) e está relacionada às questões ambientais e à noção de tempo no contexto do ensino de Geografia. Caracteriza-se como qualitativa, na modalidade de estudo descritivo. O objetivo geral foi analisar os níveis de construção da noção temporal, bem como o conhecimento acerca de questões ambientais de estudantes dos anos finais do ensino fundamental e verificar se existe relação entre esses constructos no contexto do ensino de Geografia. Os objetivos específicos buscaram investigar os níveis da noção temporal dos estudantes participantes; identificar os níveis de desenvolvimento do conhecimento social acerca das noções do meio ambiente e verificar se há convergências entre noção temporal e compreensão de meio ambiente. A pesquisa foi realizada junto a uma escola pública estadual de um município localizado na região metropolitana de Campinas, interior do estado de São Paulo. Participaram 27 estudantes dos anos finais do ensino fundamental, sendo 15 estudantes do 6º ano e 12 estudantes do 9° ano, com idades entre 11 e 18 anos. Tomando o método clínico-crítico piagetiano por base, os participantes foram submetidos à prova operatória do Escoamento do Líquido, baseada em experimento piagetiano e entrevista clínica por meio da Linha do Tempo Imagética. Como resultado do estudo, foi possível constatar que na prova operatória do Escoamento do Líquido os participantes apresentaram níveis de desenvolvimento distintos (de IB a III) da noção temporal e não relacionados à idade ou ao ano escolar. As relações do tempo intuitivo estiveram presentes nas respostas de 14 participantes (aproximadamente 52% da amostra), o que demonstra construção tardia da noção temporal dos participantes. As relações do tempo operatório estiveram presentes nas respostas de 13 participantes (aproximadamente 48%). Por sua vez, os dados produzidos a partir da Linha do Tempo Imagética permitiram constatar que 14 participantes apresentaram conhecimento ambiental de nível I, com ideias mais elementares sobre a temática e entendimento pouco realista dos problemas ambientais. O conhecimento ambiental de nível II foi alcançado por nove participantes, o que compõe o grupo de noção em transição, nas quais foram relacionados mais elementos, alcançando certos progressos, mas ainda com a identificação de problemas ambientais limitados ao espaço e tempo concretos. Por fim, o nível III do conhecimento ambiental foi alcançado somente por quatro participantes. Nessas explicações mais completas, os participantes argumentaram sobre os impactos globais indiretos e progressivos das questões ambientais, o que demandou acesso às dimensões ocultas do sistema, explicitando a estruturação do período operatório formal. Sobre a relação entre os constructos, a análise indicou a interdependência entre as construções lógicas e sociais, de tal forma que o entendimento mais completo dos problemas ambientais esteve atrelado ao desenvolvimento do tempo operatório formal.
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    Autorregulação da aprendizagem: efeito de um programa de intervenção on-line junto a estudantes do Ensino Superior
    (2024-04-26) Almeida, Débora Menegazzo de Sousa; Alliprandini, Paula Mariza Zedu; Blanco, Marília Bazan; Kienen, Nádia; Oliveira, Katya Luciane de; Reis, Leandro Augusto dos
    A autorregulação consiste no monitoramento, controle e reflexão sobre a própria aprendizagem. Aprendizes autorregulados estão atentos ao seu funcionamento cognitivo e apresentam competência no aprender dentro e fora da universidade. Pesquisas apontam para a eficácia de programas de intervenção nesta área. Partindo da realidade de altas taxas de evasão acadêmica no Ensino Superior, justificadas, muitas vezes, por questões de ordem pedagógica, surgiu a proposta da presente pesquisa. Com o fundamento teórico da Psicologia Social Cognitiva e abordagem mista com delineamento quase-experimental, avaliou-se o efeito de uma intervenção na aprendizagem autorregulada, através do uso de estratégias e motivação de estudantes do Ensino Superior no contexto do ensino remoto. Participaram da pesquisa 51 estudantes dos primeiros e segundos anos. Foram aplicados os seguintes instrumentos: Questionário de Aprendizagem Autorregulada on-line (OSLQ), desenvolvido por Barnard-Brak et al. (2009); Escala de Estratégias de Ensino e de Aprendizagem e Motivação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (EEAM-AVA), desenvolvida por Beluce e Oliveira (2016); protocolos autorreflexivos e ficha de avaliação. A intervenção consistiu em um curso com 45 horas de atividades remotas distribuídas em práticas síncronas (15 encontros) e assíncronas (15 propostas de atividades). Foram trabalhados os seguintes temas: introdução ao estudo da autorregulação da aprendizagem, modelo teórico de Zimmerman (2000), autorreflexão, autoconhecimento e autoavaliação, regulação emocional, motivação, estratégias de aprendizagem e feedback. A análise de dados foi realizada por meio da estatística descritiva, inferencial, análise descritiva e de conteúdo. Resultados do questionário OSLQ em situação pré e pós-teste no grupo experimental apontaram que a intervenção provocou aumento nos níveis de aprendizagem autorregulada on-line, especialmente nas subescalas “estabelecimento de metas”, “estratégias para as tarefas” e “gerenciamento do tempo”. Não houve diferenças significativas nas respostas relativas ao questionário EEAM – AVA. Conclui-se que os participantes apresentaram bom nível de motivação para os estudos antes e depois do curso e que o uso de ferramentas digitais auxiliou os processos de aprendizagem. Além disso, observou-se que os participantes desenvolveram consciência acerca da importância do uso de estratégias de aprendizagem e adquiriram conhecimento teórico e prático sobre a autorregulação da aprendizagem. A ansiedade apresentou-se como emoção que interferiu na aprendizagem durante o ensino remoto. Propõe-se novas investigações, associadas à implantação de programas para o desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem, no modelo de sobreposição curricular on-line, como recurso para o aprimoramento da aprendizagem e diminuição da evasão escolar.
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    O novo ensino médio na rede pública do estado do Paraná (2017-2023): uma crítica sobre a formação para a sociabilidade capitalista
    (2024-02-28) Pio, Camila Aparecida; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Silva, Filomena L. Gossler Rodrigues da; Deitos, Roberto Antonio; Burioli, Simone; Ruiz, Maria José Ferreira
    Esta pesquisa, vinculada ao Núcleo de Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, tem como objeto de estudo o “Novo” Ensino Médio e a Parte Flexível Obrigatória (PFO) do modelo da rede pública do estado do Paraná, originado a partir da Reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei nº 13.415/2017, normatizada pelas DCNEM/2018 e tendo como documento orientador de currículo a BNCC/2018. As questões que norteiam esta pesquisa são: Em que medida a PFO, opção da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR) para a implementação do “Novo” Ensino Médio, contribui para a formação da sociabilidade capitalista? Quais elementos indicam que as unidades curriculares Projeto de Vida, Educação Financeira e Pensamento Computacional expressam a formação requerida pelo capitalismo? A partir dessa problemática, o objetivo geral é analisar como a PFO do modelo da rede pública paranaense do “Novo” Ensino Médio expressa os interesses da formação voltada para as necessidades imediatas do capitalismo. À luz do método materialista histórico-dialético (Marx, 1981; Marx, 2017; Marx; Engels, 1998), este estudo foi desenvolvido por meio de análise documental e pesquisa bibliográfica, apoiando-se em autores como: Dardot e Laval (2016); Antunes (2018; 2020); Harvey (2014; 2016); Ferretti (2017; 2018); Frigotto (2006; 2023); Kuenzer (2017; 2020); Silva (2018), entre outros. O desenvolvimento desta tese foi guiado por três hipóteses que se complementam. 1) As reformas educacionais, em geral, no país, e a do “Novo” Ensino Médio, em particular, encontram sua finalidade primeira na necessidade de colocar em sintonia o desenvolvimento econômico e o sistema educacional; 2) As transformações recentes no capitalismo global, ancoradas ideologicamente na matriz de pensamento neoliberal , direcionaram o Ensino Médio para o atendimento das necessidades da sociedade capitalista no país; 3) Na rede pública do estado do Paraná, o “Novo” Ensino Médio procura acentuar a formação para a sociabilidade capitalista, introduzindo, no conjunto, uma PFO. A partir do desenvolvimento dessas hipóteses, defende-se a seguinte tese: na forma, as iniciativas de remodelar o Ensino Médio são distintas; no entanto, em seu conjunto (em seu conteúdo), elas perseguem a mesma finalidade, que é adequar a futura força de trabalho às necessidades da sociabilidade capitalista. Partiu-se, neste trabalho, da discussão das reformas educacionais realizadas ao longo do século XX, tendo em vista que elas sempre buscaram organizar a oferta da educação brasileira, porém alinhadas às necessidades econômicas no país. Discutiu-se como as transformações do aparato técnico-produtivo e o neoliberalismo influenciaram os projetos educacionais, de forma coalizada, sobretudo, nas diretrizes dos organismos internacionais. Do estudo dessa relação, extraíram-se as “categorias de análise da sociabilidade capitalista da Agenda para a Juventude”. O debate sobre as reformas do Ensino Médio realizadas a partir de 1990 contribuiu para entender como essa etapa de ensino passa a ser direcionada pelas orientações dos organismos internacionais. Os resultados obtidos com este estudo demonstram que, apesar da aparência “inovadora” do “Novo” Ensino Médio e do modelo da rede pública do estado do Paraná para atender aos interesses da juventude, ele, em sua essência, desenvolve-se em atendimento das necessidades capitalistas. A análise da PFO à luz das categorias da sociabilidade capitalista da Agenda para a Juventude possibilitou identificar duas tendências predominantes para a formação da juventude, que se integram: a formação para a conform(ação) e a formação para a composição da força de trabalho. Pode-se concluir que, apesar de ser um objeto contemporâneo, ainda em implantação, esta tese apresenta elementos importantes para contribuir com pesquisadores e com professores da educação básica para que possam desenvolver um olhar crítico em relação à PFO
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    Práticas de leitura literária nos anos iniciais: uma proposição didática à luz da Teoria da Atividade de Estudo
    (2024-06-12) Marestone, Adrielly Rocateli; Franco, Sandra Aparecida Pires; Girotto, Cynthia Graziela Guizelim Simões; Gasparin, João Luiz; Jesus, Adriana Regina de; Magalhães, Cassiana
    A presente pesquisa teve como objetivo compreender a teoria da atividade de estudo por meio de uma proposição didática acerca das práticas de leitura literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de proporcionar a formação de leitores. Assim, o problema a ser abordado é: Como a Teoria da Atividade de Estudo, por meio de uma proposição didática, contribui para práticas de leitura literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Esse assunto está, pois, relacionado diretamente com a formação e a ação docente e trata-se de uma análise das atividades de estudo presentes nas práticas pedagógicas com a leitura literária. Abordar a formação da personalidade dos professores formadores de leitores exige pensar no trabalho docente feito pelos professores, uma vez que só se forma um leitor quando o próprio professor tem a prática da leitura. Assim, não basta conhecer, interpretar e analisar dados, mas, sim, produzir um conhecimento de leitura e proporcionar leituras de diferentes textos para que possam formar leitores que leem o mundo. Pensar na personalidade do professor exige pensar no ato educativo, pois educar exige um posicionamento político e pedagógico, pressupõe a ação intencional do educador a todo momento, implica tomadas de decisões. A intencionalidade é um pressuposto da consciência e esta é o núcleo da personalidade. Utilizou-se de: a) coleta de dados e análise das práticas pedagógicas de 21 (vinte e um) professores acerca da leitura literária por meio de formulário; b) apresentação dos experimentos didáticos formativos dos autores brasileiros; c) elaboração de uma proposição didática com as práticas de leitura literária para alunos do 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento do estudo, optou-se pela abordagem crítico-dialética, com delineamento de levantamento de dados. Os dados foram organizados e analisados à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos crítico-dialético, com base em estatísticas descritivas, utilizando as categorias de análise: trabalho, mediação e práxis. Por fim, foram discutidas as convergências e as discrepâncias sobre as práticas pedagógicas utilizadas e a estrutura das atividades de estudo, com a leitura literária, para a formação de leitores. Como resultados, tivemos convergências e discrepâncias nas práticas literárias informadas por estes professores. Por fim, sugerimos proposições didáticas baseadas nas ações de estudo do Sistema Elkonin - Davidov – Repkin para refletirem sobre essas práticas de leitura literária realizadas dentro de sala de aula
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    Prova Paraná e Programa “Se Liga”: a reengenharia da qualidade da educação pelo controle da gestão escolar e do trabalho docente (2019-2023)
    (2024-03-14) Bufalo, Katia Silva; Ruiz, Maria José Ferreira; Jesus, Adriana Regina de; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Azevedo, Mario Luiz Neves de; Barbosa, Renata Peres
    Trata-se de uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na linha Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, núcleo 3: Políticas Educacionais, realizada no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação. O aporte teórico é fundamentado na teoria do Materialismo Histórico-Dialético. O estudo objetiva analisar a relação da intensificação da aplicação da avaliação externa intitulada “Prova Paraná”, no período de 2019 a 2023 e a implementação do Programa “Se Liga”, com suas repercussões para o IDEB, a gestão escolar e o trabalho docente no Estado do Paraná. Busca compreender o seguinte problema: quais as relações entre a Prova Paraná, a implantação do Se Liga e o aumento do IDEB na gestão (2019-2023)? A pesquisa tem como objetivo geral: analisar a relação do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP), no período (2019-2023), intitulado como Prova Paraná, com a implantação do Se Liga, e o aumento do IDEB, neste decurso, bem como as implicações para a gestão escolar e para o trabalho docente. Os objetivos específicos são: i) Identificar o movimento histórico no qual se constituiu a avaliação externa Prova Paraná e as agendas e redes políticas que a viabilizaram; ii) Explicitar os pressupostos políticos e ideológicos que subjazem os documentos e o arcabouço jurídico normativo que possibilita o desenvolvimento da Prova Paraná e do Programa Se Liga; iii) Relacionar as agendas e documentos orientadores das políticas educacionais de avaliação da educação com as orientações para a gestão escolar e para o trabalho docente; iv) Contribuir com a ampliação do conhecimento sobre as proposições controversas, acerca da qualidade educação e da gestão escolar, disponíveis nos documentos orientadores das políticas públicas educacionais. Trata-se, então, de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de pesquisa documental em fontes primárias e pelo uso de fontes secundárias por meio de revisão bibliográfica sistemática acerca do tema em estudo. Defende a tese que a combinação dos programas Prova Paraná e Se Liga: é tempo de aprender mais, atrelados a um forte controle da gestão escolar e do trabalho docente, se constituem em uma estratégia de governo para manobrar os resultados do IDEB no período delimitado. Por sua vez, o Programa Se Liga é um experimento pedagógico, implementado no estado do Paraná, sem anuência do Conselho Estadual de Educação (CEE), isso significa, parecer de autorização. O Se Liga visa induzir uma correção de fluxo anual a fim de impactar no índice de aprovação e, por conseguinte, na média do IDEB. Conclui-se que os resultados do IDEB podem ser “falseados” por programas como esses em questão. Além disso, a qualidade da educação da educação proposta pelo IDEB não corresponde a uma concepção de qualidade da educação socialmente referenciada. Constata-se que o governo em análise implementou políticas antidemocráticas. Desse modo, mobilizações e tecnorresistências são indicadas como possibilidade de resgate da educação pública em busca de uma outra democracia
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    Por uma educação do encontro: relações entre escola e cultura na cidade de Londrina - PR
    (2024-03-08) Yamashita, Bruna Ester Gomes; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Carvalho, Helena Vasques de; Miranda, Sonia Regina; Reis, Leandro Augusto dos; Honorato, Tony
    Esta tese está vinculada à “Linha 1 – Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação” do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina. O foco desta pesquisa são os encontros ocasionados por práticas culturais e artísticas, que acontecem no cotidiano das escolas públicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Londrina – PR. Tais práticas ocorrem por meio de projetos culturais patrocinados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) desde 2002. O problema que orienta a pesquisa é entender quais são os ecos que ressoam nos sujeitos, nos espaços, e quais os significados construídos nas práticas desses encontros. Diante disso, o objetivo geral é demonstrar a importância de observar, conhecer, compreender as experiências dos encontros que acontecem nessas escolas, com as diferentes expressões artísticas e culturais. Os objetivos específicos são: nutrir uma reflexão sobre a aproximação relacional entre a educação e cultura enquanto políticas públicas; conhecer as práticas do projeto de Educação Musical Um Canto em Cada Canto e apresentar as experiências das duas escolas observadas. A hipótese contempla a ideia de que as práticas dos encontros alteram o ambiente escolar e o desenvolvimento dos sujeitos. Tratamos desse assunto analisando dois pontos principais: primeiro trazemos uma narrativa histórica e sociológica sobre o processo de estruturação das políticas culturais do Brasil – século XX e primeiras décadas do século XXI – em diálogo com a educação escolar, observando como elas se desenvolvem historicamente por meio das ações municipais dos sujeitos locais na cidade de Londrina, atuação que configura uma política pública capaz de financiar cerca de 1.900 projetos culturais em aproximadamente 30 linguagens artísticas. Dentre estes, destacamos os que se relacionam diretamente com as escolas. Em segundo, apresentamos o estudo de um dos projetos culturais que acompanha o PROMIC desde a sua criação, o “Projeto de educação musical através do canto coral Um Canto em Cada Canto” (UCCC), essa aproximação nos permite observar os significados musicais que foram desenvolvidos com as crianças por meio da pedagogia do projeto em contribuição ao desenvolvimento da consciência musical dos educandos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que opera metodologicamente por meio da bricolagem e que utiliza análises teórico-conceituais. As principais fontes de dados utilizadas são: estudos de documentos das legislações culturais nacional e municipal; de arquivos da Secretaria Municipal de Cultura; de fontes da imprensa local; entrevistas com gestores municipais da cultura; com a coordenadora do projeto UCCC e com três professoras das escolas; além de análises de materiais em audiovisual e publicações sobre o projeto UCCC e observação das práticas de canto em duas escolas durante um ano, desenvolvidas nesta ordem. A escrita do texto enquadra-se no perfil literário/poético de Pesquisas Educacionais Baseadas em Arte (PEBA) com aproximação à A/R/Tografia (Artist Researcher Teacher), sendo permeada por elementos estéticos e visuais representativos do objeto em análise. Os resultados apontam que os encontros que observamos provocam alterações relacionais, de saberes, de práticas e de perspectivas, configurando o que conceituamos como Educação do Encontro.
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    O programa de residência pedagógica do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Londrina: Contribuições para a Formação Inicial de Professores
    (2024-04-30) Mesquita, Daniella Caroline Rodrigues Ribeiro Ferreira; Jesus, Adriana Regina de; Mazzafera, Bernadete Lema; Zanardi, Teodoro Adriano Costa; Moraes, Dirce Aparecida Foletto de
    O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral compreender a importância do Programa de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina para a formação inicial do pedagogo e sobre como foram realizadas as estratégias de articulação entre teoria e prática. O problema de pesquisa que norteia esta investigação foi: o Programa de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, ele pode contribuir com a formação inicial do pedagogo? Há possibilidade de perceber a relação entre teoria e prática no contexto formativo dos estudantes do curso de Pedagogia? A metodologia de pesquisa está pautada nos fundamentos epistemológicos da Teoria Histórico-Cultural. A abordagem metodológica foi norteada pela pesquisa qualitativa, com estudo bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo. O conjunto de procedimentos de apoio foram organizados em questionários aplicados com os residentes, diário de campo e entrevistas semiestruturas com licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina. Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, área de concentração - Educação Escolar, Linha 2 - Docência: Saberes e Práticas, Núcleo 1: Formação de professores. O estudo está vinculado também ao Grupo de Pesquisa em Currículo, Formação e Trabalho docente da Universidade Estadual de Londrina – CNPq/UEL. Os resultados encontrados revelam que o PRP contribuiu de maneira significativa para a trajetória formativa dos licenciandos do curso de Pedagogia, ainda que em um contexto pandêmico e possibilitou, por meio dos cursos ofertados de formação de professores, uma articulação entre teoria e prática, tanto para o ponto de vista acadêmico, quanto pedagógico. Nota-se o quanto cada fase do programa foi essencial para possibilitar uma contribuição significativa para a formação de professores e, assim, auxiliar na dicotomia entre teoria e prática, construindo um elo de troca de experiências entre todos os envolvidos, embutidos de conhecimentos históricos e culturais, que contribuiu para a efetivação do programa e seu edital analisado.
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    A objetivação da pedagogia histórico-crítica na atividade de ensino do professor : contribuições para a aprendizagem e desenvolvimento nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2023-09-14) Vicentini, Dayanne; Barros, Marta Silene Ferreira; Caligaro-Falco, Aparecida Meire; Rodrigues, Divania Luiza; Franco, Sandra Aparecida Pires; Paschoal, Jaqueline Delgado
    Concebendo a escola como instituição potencializadora da aprendizagem e do desenvolvimento humano, essa pesquisa originou-se da observação das dificuldades que os professores dos Anos Iniciais de uma Rede Municipal de Ensino têm em objetivar os pressupostos crítico-dialéticos recebidos nos cursos de formação continuada, em sua atividade de ensino, bem como uma acentuada fragilidade na transposição dos saberes escolares para o planejamento. Considerando esse cenário, o estudo faz parte da linha de pesquisa “Docência: saberes e práticas”, núcleo “Ação docente” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL e tem como objetivo central compreender como o professor pode efetivar os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica em sua atividade de ensino, a fim de superar as dificuldades encontradas no trabalho pedagógico e contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A escola na qualidade de promotora da socialização do conhecimento científico e não do senso comum, demanda do professor, o domínio dos saberes escolares e dos conhecimentos didáticos pedagógicos. Quanto mais o professor comprometer-se na atividade de estudos e dominar os conhecimentos em suas formas mais elaboradas de transmissão, com mais qualidade os indivíduos em formação se apropriarão destes saberes. Isto posto, a metodologia tem como base uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa-ação fundamentadas nos pressupostos crítico-dialéticos, almejando solucionar o seguinte problema: de que forma os professores podem superar as dificuldades encontradas na objetivação dos pressupostos crítico-dialéticos na organização do ensino, a fim de contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para isso, a partir do percurso do método dialético síncrese-análise-síntese, o estudo propõe uma investigação, a iniciar por um questionário destinado aos professores, observações em sala de aula e análise de planejamentos, a fim de verificar quais as principais dificuldades do corpo docente na concretização dos pressupostos teóricos mencionados. Em seguida, será proposto um curso de formação, elaborado especificamente com base nos dados coletados. Por fim, haverá um novo processo envolvendo um questionário final, observação em sala de aula e análise de planejamentos tendo como intuito verificar em que medida houve a superação das dificuldades sinalizadas. A pesquisa revelou que os professores precisam de motivos conscientes e se dedicar de forma efetiva na atividade de estudo. Se apropriar apenas de “fragmentos” da Teoria e não de sua totalidade, impossibilitará a compreensão do processo pedagógico como um todo e a concretização das premissas da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica em sua atividade de ensino. Quanto mais o professor conhecer a essência do fenômeno educativo, melhor estará preparado para disseminar o conhecimento científico aos estudantes com maior qualidade e assim promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos indivíduos.
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    Infância e formação docente: uma experiência crítico-formativa em tempos pandêmicos
    (2024-02-28) Nakata, Natasha Yukari Schiavinato; Oliveira, Marta Regina Furlan de; Zuin, Antônio Álvaro Soares; Silva, Alex Sander da; Piassa, Zuleika Aparecida Claro; Franco, Sandra Aparecida Pires
    Esta tese está vinculada à linha “Docência: Saberes e Práticas” e ao núcleo “Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), bem como ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica (GEPEITC), e ao Projeto de Formação de Professores para a Educação da Infância (CRITinfância) da UEL. Essa pesquisa se justifica pela necessidade de contribuir para a formação de professores da infância que, diante do contexto pandêmico, tem sido direcionada por uma ação fragilizada, resultando em um trabalho educativo distante do que deve ser a formação docente da Educação Infantil. Assim, a tese desta pesquisa é que o referencial da Teoria Crítica da Sociedade tem possibilidades de contribuir para a formação de professores da infância. Sugere-se como hipótese que a integração da Teoria Crítica da Sociedade no processo de formação de professores da infância pode ter um impacto positivo na qualidade desta formação, uma vez que, por meio da promoção de uma educação crítica, emancipatória e reflexiva, torna-se possível capacitar tais profissionais a compreenderem e enfrentarem de forma crítica as questões sociais, políticas e culturais de cada tempo histórico. O problema que orientou a pesquisa foi: Quais as contribuições do CRITinfância para o processo formativo de professores da Educação Infantil durante a pandemia da COVID-19 a partir do referencial da Teoria Crítica da Sociedade? Diante disso, o objetivo geral foi compreender como o CRITinfância pôde contribuir para o processo formativo de professores da Educação Infantil durante a pandemia da COVID-19 a partir do referencial da Teoria Crítica da Sociedade. Delimitamos como objetivos específicos: 1) refletir historicamente sobre o processo formativo docente e suas implicações no contexto pandêmico no que tange a educação da infância; 2) contextualizar o cenário pandêmico da COVID-19 e os desafios na educação e na formação humana; 3) analisar e refletir, por meio da Teoria Crítica, as contribuições do CRITinfância para a formação e prática pedagógica à luz dos dizeres docentes. A metodologia adotada para o exercício investigativo foi a pesquisa bibliográfica em uma abordagem de cunho qualitativo à luz dos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade. O estudo se deu a partir da leitura dos clássicos da Escola de Frankfurt, tais como Adorno (2003), Horkheimer (2002) e Marcuse (1975), e autores que dialogam em uma mesma perspectiva teórica. Ainda, uma pesquisa-ação por meio da organização de um evento on-line e gratuito denominado “IV Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Infância, Educação e Teoria Crítica” e aplicação de questionários distribuídos de forma on-line, durante o evento, pelo Formulários Google como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram aproximadamente 1.388 profissionais e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento (Pedagogia, Psicologia, Filosofia, Educação Física e outras), professores da Educação Básica, Ensino Superior e Educação Especial, bem como acadêmicos da graduação e pós-graduação, de vários estados brasileiros e países como Portugal, Chile, Peru, Argentina e Inglaterra. Os dizeres dos docentes, coletados a partir do evento, foram analisados pelo viés do referencial da Teoria Crítica da Sociedade. Os resultados apontam que o evento, enquanto espaço formativo, oportunizou aos participantes vivenciar novas experiências, reavaliar suas práticas educativas e ampliar seus olhares para novos saberes e conhecimentos relacionados ao trabalho docente na educação da infância.
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    O diário de aprendizagem digital assistido por inteligência artificial como ferramenta de apoio à autorregulação da aprendizagem
    (2023-06-29) Silva, Maria Antônia Romão da; Alliprandini, Paula Mariza Zedu; Fior, Camila Alves; Polydoro, Soely Aparecida Jorge; Mello, Diene Eire de; Bzuneck, José Aloyseo
    A autorregulação da aprendizagem é ímpar para a educação atual, já que os estudantes devem ajustar suas abordagens e ambientes, além de gerenciarem processos internos, motivacionais, afetivos e comportamentais para melhorar seus resultados de aprendizagem. No contexto universitário, os estudantes enfrentam desafios adaptativos e precisam desenvolver estratégias autorregulatórias para se engajar de maneira eficaz na aprendizagem. Os diários de aprendizagem são ferramentas promissoras nesse sentido, especialmente quando combinadas com a Inteligência Artificial, pois fornecem informações e suporte para a tomada de decisões durante o processo de aprendizagem. A presente pesquisa tem como objetivo investigar os efeitos do uso de um aplicativo de diários de aprendizagem orientado por Inteligência Artificial para promover a autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários de um curso de Design de Moda em uma instituição pública no Paraná. De delineamento quase experimental, o estudo foi organizado em pré-teste, programa de intervenção e pós-teste, com participantes divididos em grupo experimental (21) e grupo controle (60). A coleta de dados se deu pela aplicação do Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem para Alunos Universitários, 3ª edição (LASSI) e relatos registrados nos diários de aprendizagem. A intervenção ocorreu durante o Ensino Remoto Emergencial, no formato de infusão curricular com dezesseis sessões, totalizando 90 horas. Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significantes nas variáveis investigadas a respeito do uso de estratégias de estudo e de aprendizagem associadas a três componentes da aprendizagem estratégica: habilidade, vontade e autorregulação. Os relatos dos participantes destacaram o uso de várias estratégias de aprendizagem, como tomar notas, fazer resumos, usar arranjos visuais, estabelecer metas e buscar ajuda. Além disso, o uso do diário de aprendizagem foi mencionado como uma ferramenta útil para autoavaliação, planejamento, gestão do tempo e acompanhamento de metas. O estudo demonstrou que o uso de diários de aprendizagem baseados em IA pode promover mudanças positivas no processo de aprendizagem dos estudantes. Esses resultados sugerem o potencial desses diários como ferramentas de apoio para a aprendizagem autorregulada. Além disso, o estudo aponta para a importância de futuras pesquisas explorarem diferentes condições experimentais, a inclusão do desempenho acadêmico como um processo contínuo e a integração dos sistemas de diários assistidos por IA em ambientes de aprendizagem on-line. Também são destacadas limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras, como a exploração de outros tipos de dados e o aprimoramento do design de interface desses sistemas
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    Escolas não-convencionais: um estudo sobre dispositivos pedagógicos inovadores
    (2022-09-30) Mioto, Luis Henrique; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira; Cavallet, Valdo José; Henning, Leoni Maria Padilha; Honorato, Tony
    O foco desta pesquisa são as inovações pedagógicas que aconteceram ao longo da história da educação e as escolas não-convencionais que estão hoje plenamente ativas, escolas que romperam e rompem com o que estamos denominando de “paradigma convencional e hegemônico da educação”, que inovam em suas abordagens e se afastam do modelo das escolas convencionais. Podemos resumir a pergunta principal de nossa pesquisa da seguinte forma: como os dispositivos pedagógicos e de gestão das escolas não-convencionais atuam para afrouxar, romper ou desatar os nós paradigmáticos rígidos do paradigma convencional da educação? Abordamos tal tema analisando os dispositivos pedagógicos e os dispositivos de gestão de diversas escolas ao longo da história e, também, de cinco (5) escolas que estão atualmente em atividade: EMEF Pres. Campos Salles (São Paulo-SP); IFPR Jacarezinho (Jacarezinho-PR); Escola Tiê (Ilhabela-SP); Escola Dendê da Serra (Serra Grande-BA); Escuela Jardín Fabulinus (Buenos Aires – Argentina). Com esta pesquisa, percebemos a força dos nós paradigmáticos convencionais, mas também percebemos a multiplicidade de experiências históricas e a intensidade das escolas não-convencionais presentes em todas regiões do mundo, com suas singulares potências e dificuldades. Para tanto, o método de pesquisa utilizado foi uma mescla de abordagens historiográficas, análises teórico-conceituais, estudos de caso, análise de documentos internos das escolas e análise de entrevista de gestores e educadores
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    A aprendizagem expansiva e sua contribuição para a formação docente no Brasil
    (2022-02-16) Galvão, Rosangela Miola; Franco, Sandra Aparecida Pires; Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões; Sforni, Marta Sueli de Faria; Mello, Diene Eire de; Moraes, Dirce Aparecida Foletto de
    A proposta dessa pesquisa promove uma reflexão fundamentada nos princípios da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade acerca da Aprendizagem Expansiva. Os estudos, nessa vertente teórica, podem ser considerados recentes em nosso país, no entanto, levantamos a tese de que a Aprendizagem Expansiva é um referencial teórico e prático que possibilita a expansão da atividade e, consequentemente, contribui para a melhoria da aprendizagem, visto que nossa hipótese se constitui em considerar que esse viés teórico está estruturado de conceitos e metodologias contemporâneas, que atendem as necessidades de interação, apropriação e produção de novos conhecimentos. De modo a conhecer esse viés teórico, foi levantada a seguinte questão: Como se apresentam no Brasil as pesquisas de intervenção na área da educação embasadas na Aprendizagem Expansiva que contribuem para a formação docente? Para responder esse questionamento, a pesquisa elaborou como objetivo geral compreender esse viés teórico e seus estudos desenvolvidos na área da educação no período de 2018- 2021. Enquanto objetivos específicos, o estudo pretende conhecer e compreender os conceitos chaves dessa corrente teórica, como também apresentar a evolução estrutural modelar da atividade humana que se inicia com Vigotski (2010) na Teoria Histórico-Cultural, indo até Engeström (2016) na Aprendizagem Expansiva, a fim de compreender as redes de atividade que envolvem os ciclos expansivos do objeto. Além de conhecer o método de investigação denominado Laboratório de Mudanças, assim como outras intervenções formativas que contribuem para a evolução dessa teoria. Para tanto, como percurso metodológico, foram selecionados para a coleta de dados 33 trabalhos científicos, que se constituem enquanto intervenções formativas na área da educação, na perspectiva expansiva, encontrados nos repositórios: Dedalus, Google Acadêmico, Acervus, Scielo e Banco de Teses e Dissertações da Capes. Também foi utilizado o instrumento questionário aberto via Google Forms, com 2 pesquisadores brasileiros que desenvolvem trabalhos nessa base teórica. Os dados coletados foram analisados a partir de uma abordagem qualitativa mediante o uso dos princípios da Análise Textual Discursiva de Moraes (2003) que sugere a formação de categorias para a análise. Mediante algumas evidências da pesquisa, confirmamos a tese levantada, pois podemos considerar como promissores e crescentes os estudos embasados nessa corrente teórica no Brasil, sendo a interdisciplinaridade um caminho a seguir, juntamente com os trabalhos em grupo, a partir de metodologias interativas, baseadas nos princípios expansivos de diálogo coletivo e de produção de significado e sentido pelo sujeito. Contudo, necessitamos, enquanto educação brasileira, superar velhas barreiras representadas por currículos encapsulados, pela cultura do ensino individual, pelas estruturas físicas escolares decadentes e pela falta de formação continuada dos docentes.
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    Criatividade lógica e probabilidade: uma intervenção com jogos e resolução de problemas no aporte da epistemologia genética
    (2023-12-13) Sanchez Júnior, Sidney Lopes; Oliveira, Francismara Neves de; Lima, Louise; Reis, Leandro Augusto dos; Alliprandini, Paula Mariza Zedu; Mano, Amanda de Mattos Pereira
    Com base no aporte teórico da Epistemologia Genética de Jean Piaget, que compreende o sujeito como ativo em todo o processo de construção do seu conhecimento, objetivou-se analisar as implicações de uma intervenção com o uso de jogos de regras e resolução de problemas matemáticos para a construção de possíveis e da noção da probabilidade em estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental. O possível na teoria piagetiana é apresentado como uma maneira de compreender a produção da novidade, sendo produto das ações do sujeito. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa fenomenológica, na modalidade de estudo descritivo exploratório, apoiada nos princípios do método clínico-crítico. Participaram da pesquisa 28 estudantes matriculados no 5º ano de uma escola pública municipal de uma cidade do Norte do Paraná. Os estudantes foram convidados a participarem da pesquisa, sabendo que passariam por duas situações operatórias em momento individual, seguido da intervenção pedagógica com a participação de toda turma. O método clínico-crítico piagetiano embasou a coleta de dados, que contou com os seguintes recursos: duas provas operatórias “O Recorte de um Quadrado” (Piaget, 1986) e “Tirar a sorte por pares” (Piaget, 1951), que permitiram identificar os níveis do desenvolvimento do possível (criatividade lógica) e níveis do desenvolvimento das noções do pensamento da probabilidade. As duas situações operatórias revelaram que a maioria dos participantes se encontram em níveis elementares e intermediários de possíveis e noções da probabilidade. A intervenção pedagógica se deu em aulas de Matemática, utilizando-se da resolução de problemas e dos jogos Senha e Sudoku. Os jogos de regras foram utilizados com o propósito de provocar desafios cognitivos, especialmente na análise da formação de níveis de possíveis e sua íntima relação com o pensamento da probabilidade requerido nas situações de jogos e resolução de problemas propostos durante as intervenções. Foram realizados cinco encontros de intervenção pedagógica com duração de duas horas, durante dois meses. A utilização dos jogos de regras e resolução de problemas na sala de aula promoveu um ambiente rico em interações, o que permitiu a construção e a evolução dos possíveis nos sujeitos participantes da pesquisa, assim como o pensamento da probabilidade. Destaca-se, ainda, o ambiente democrático como essencial na construção do conhecimento e do desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
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    O trabalho pedagógico na idade pré-escola: articulações entre a teoria histórico-cultural e as neurociências
    (2023-02-27) Beleze, Nathalia Martins; Franco, Sandra Aparecida Pires; Magalhães, Cassiana; Oliveira, Katya Luciane de; Balça, Ângela Maria Franco Martins Coelho de Paiva; Gasparin, João Luiz
    Esta tese está vinculada à linha “Docência: Saberes e Práticas” do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina. O problema que orientou a pesquisa foi: Como a articulação entre a Teoria Histórico-Cultural e as Neurociências pode contribuir para a organização do trabalho pedagógico na idade pré-escolar? Diante disso, o objetivo geral é compreender quais são às articulações entre a Teoria Histórico-Cultural e as Neurociências que podem contribuir para a organização do trabalho pedagógico na idade pré-escolar. A pesquisa também se estruturou com base nos objetivos específicos: problematizar a medicalização da infância a fim de buscar articular a Teoria Histórico-Cultural e as Neurociências; conhecer a constituição dos sistemas funcionais cerebrais a fim de entender sua relação com o meio; identificar as políticas públicas que orientam a Educação Infantil a fim de entender as especificidades da idade pré-escolar; apresentar princípios necessários para organização do trabalho pedagógico na idade pré-escolar. A hipótese contempla que os conhecimentos provenientes das Neurociências estão incorporados de uma forma ideológica na educação, direcionando-os para a justificativa da não aprendizagem, distanciando-se da articulação com a Teoria Histórico-Cultural e da possibilidade de um trabalho pedagógico consciente e intencionalmente planejado na idade pré-escolar. Trata-se de uma pesquisa descritiva-explicativa de estudo teórico, que utiliza, como fonte de dados, obras da literatura acadêmica pertencentes à Teoria Histórico-Cultural e as Neurociências, as quais forneceram subsídios necessários para a formulação teórico-metodológica. As etapas da pesquisa foram analisadas qualitativamente, uma vez que, utilizamos como referência a abordagem crítico-dialética. Os resultados apontam que o objeto da pesquisa, a articulação entre a Teoria Histórico-Cultural e as Neurociências como contribuição para organização do trabalho pedagógico é instigante e ao mesmo tempo delicada, pois ao entender a constituição dos sistemas funcionais cerebrais é necessário enfatizar que o desenvolvimento não está centrado nas determinações biológicas, mas no funcionamento adequado das unidades funcionais. Desse modo, a tese revela que os estudos das Neurociências em relação à estrutura cerebral não são suficientes para a organização do trabalho pedagógico na pré-escola, nesse sentido, a articulação com a Teoria Histórico-Cultural é condição para tal atividade, uma vez que fornece subsídios para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Acredita-se, assim, que a pesquisa revelada por esta tese se constitui uma alternativa de diálogo e partilha com professores atuantes da Educação Infantil e suas práticas pedagógicas
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    Muros escolares: a arte urbana como elo com a cidade
    (2022-11-22) Tozatti, Danielle De Marchi; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Cainelli, Marlene Rosa; Lucini, Marizete; Martins, Rosane Fonseca de Freitas; Honorato, Tony
    Esta tese discute as narrativas presentes nos muros escolares que cercam as escolas entendendo-os como espaço de socialização, revelador e instigador acerca do ambiente escolar. Aborda-se a temática grafite, muralismo e pintura encontrados nos muros de cinco escolas públicas de Londrina – Pr, no qual se questiona os caminhos percorridos para a efetivação dessas artes, como e quais foram os sujeitos envolvidos e como foi motivada a intenção, compreendendo que os muros sem arte também apresentam seus significados. Questionamos como uma cidade e a educação escolar poderiam ser compreendidas por meio das imagens dispostas nos muros das escolas. Tendo como objetivo geral: investigar quais são as razões e as motivações que levam algumas escolas a ocupar seus muros com grafites, pinturas, muralismo ou outra manifestação de arte urbana, e objetivos específicos: conceituar a arte urbana, o grafite, o muralismo e a pintura mural; identificar os processos que mobilizaram as escolas a produzirem arte urbana nos seus muros escolares; apresentar os significados da arte produzida em muros escolares pelos artistas e alunos que a produziram. Para revisão bibliográfica foram sintetizadas as temáticas da linguagem expressada por meio da arte urbana e da cidade, enquanto currículo aberto para a escola. Fundamenta-se em um estudo bibliográfico com aporte nos autores que inspiraram a educação no Brasil, como: Anísio Teixeira, Mário de Andrade, Paulo Freire, Ladislau Dowbor, Milton Santos e Moacir Gadotti, auxiliando a compreender o conceito sobre o desenvolvimento da educação e a aproximação com o conceito das Cidades Educadoras, além de Michel de Certeau que nos auxilia a compreender a arte como pulsante no cotidiano, Ernst Gombrich e Fayga Ostrower, entre outros autores no universo das artes. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, situada entre os campos dos estudos das cidades educadoras e da arte urbana, ambos interdisciplinares e aliados à instituição escola. Como procedimento metodológico foi utilizado a sondagem e pesquisa dos muros das escolas públicas de Londrina, coleta fotográfica das imagens dos muros, entrevistas com gestores, professores e artistas, interpretação dos dados obtidos, análise dos documentos das escolas, quando necessário e classificação da arte encontrada nas escolas. Cinco escolas com histórias e intencionalidades distintas quanto a utilização dos muros, sendo elas: Colégio Estadual Vicente Rijo, Colégio Estadual Professor João Rodrigues da Silva, Colégio Estadual Padre Wistremundo Roberto Perez Garcia, Colégio Estadual José de Anchieta e Colégio Estadual Dr Olavo Garcia Ferreira da Silva. Como resultado podemos descrever os processos de cada escola, como conduzem para a resolução de problemas internos e para a exposição do que é gerado internamente e exposto para a comunidade. Podemos ainda, avaliar as imagens obtidas e entrevistas com base no contexto escolar de disciplinas e projetos da escola, exploração do grafite, muralismo e pintura como expressão de contextos sociais, como temáticas específicas para expressar a curiosidade, a consciência, e a necessidade de debates sobre temas atuais, e principalmente representar os alunos e a comunidade por meio das imagens
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    O trabalho colaborativo entre o professor regente e o professor de apoio no processo de inclusão escolar
    (2022-07-22) Prado, Danielle Nunes Martins do; Fonseca, Isabel Rodrigues Sanches da; Teodoro, António; Amaral, Isabel; Trindade, Rui; Silva, Maria Odete Emygdio da; Rodrigues, David; Vitaliano, Célia Regina
    O objetivo da presente pesquisa consistiu em compreender o modo de organização pedagógica dos professores regentes e de apoio à inclusão em turmas do ensino regular que tinham a presença de estudantes com deficiência/transtorno para identificar os aspectos facilitadores e dificultadores do trabalho colaborativo. Os pressupostos teóricos de organização desta pesquisa foram os fundamentos do movimento de inclusão educacional e a perspectiva do trabalho colaborativo. Consideramos que o trabalho colaborativo se destaca como estratégia adequada para promover a inclusão dos estudantes com deficiência/transtorno, em função de permitir a troca de experiências entre professores e uma atuação em parceria em sala de aula, o que pode contribuir para a formação profissional e pessoal destes professores e o aprimoramento do processo de inclusão dos referidos estudantes. Foram participantes deste estudo, três professores regentes de classes comuns do ensino regular e três professores de apoio à inclusão, e a equipe gestora (direção escolar e coordenação pedagógica) de uma escola de uma Rede Municipal de Ensino Fundamental I, do Estado do Paraná. Como procedimentos metodológicos, optou-se pela pesquisa descritiva, pois este tipo de pesquisa permite ao pesquisador coletar os dados fornecidos pelos próprios participantes. A coleta dos dados se deu por meio de análise documental e entrevistas individuais e coletivas. A análise e o tratamento dos dados foram permeados pela análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados desta pesquisa indicaram que a concepção das participantes sobre a inclusão escolar e trabalho colaborativo, se refletiam no modo como estas organizavam suas práticas pedagógicas. Verificou-se que as participantes não desenvolviam o planejamento das atividades de modo colaborativo. Destacaram-se como facilitadores do trabalho colaborativo entre o professor regente e o professor de apoio à inclusão, aspectos relacionados ao perfil como disponibilidade, desejo e afinidade dos mesmos. Dentre os aspectos dificultadores, a ausência de tempo de planejamento coletivo configurou-se como barreira a uma comunicação eficaz da dupla e, consequentemente, uma maior interação durante as intervenções pedagógicas. Ainda, a organização da instituição escolar, o modo como estavam estabelecidas as suas rotinas, processos e práticas (planejamento pedagógico, avaliação escolar, recursos disponíveis, horários) foram aspectos considerados dificultadores para a efetivação do trabalho colaborativo entre os referidos professores. Estes resultados contribuem, com as pesquisas da área, como subsídio teórico e reflexivo sobre a relevância do trabalho colaborativo estabelecido entre os professores regentes e de apoio e reforçam a necessidade de a formação inicial e continuada dos professores contemplar o trabalho colaborativo e as suas implicações no processo de inclusão dos estudantes com deficiência/transtorno. Além disso, reforça a importância de a gestão escolar propiciar condições para o desenvolvimento do trabalho colaborativo entre os professores