01 - Doutorado - Educação
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Item Brincadeira De Papéis Sociais Na Educação Infantil: Desafios E Possibilidades Da Atuação Docente Para O Desenvolvimento Psíquico Da Criança.(2025-03-28) Arruda, Viviane Aparecida Bernardes de; Barros, Marta Silene Ferreira; Falco, Aparecida Meire Caligaro; Rodrigues, Divania Luiza; Ruiz, Maria José Ferreira; Furlan, Marta ReginaA presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), à Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do Núcleo: Ação Docente e ao Grupo de Pesquisa: “FOCO-Formação práxis e emancipação na Educação Escolar: implicações da Teoria Histórico-Cultural no ensino, aprendizagem e no desenvolvimento humano”. Este estudo tem como finalidade desvendar o seguinte problema: de que maneira a prática pedagógica dos professores, com foco na atividade-guia da brincadeira de papéis sociais, pode contribuir com o desenvolvimento integral da criança? O objetivo geral é compreender a ação docente dos professores que atuam na Educação Infantil, no que tange à brincadeira de papéis sociais, como possibilidade para o pleno desenvolvimento psíquico da criança. Os objetivos específicos consistem em: Apresentar o método elegido (crítico-dialético) que irá nortear a pesquisa e os aspectos que envolvem analisar os fundamentos da educação e a formação humana do sujeito. Discutir acerca da atuação docente na Educação Infantil, a qual envolve as contribuições da Teoria Histórico-Cultural em relação à temática enunciada. Investigar sobre a gênese e estrutura geral da brincadeira e da atividade-guia da brincadeira de papéis sociais de acordo com os estudos de Vigotski, Leontiev e Elkonin. Apresentar o percurso metodológico realizado durante a pesquisa. Identificar como as brincadeiras são desenvolvidas nas aulas, a partir do trabalho pedagógico realizado pelo professor. Analisar as concepções dos professores sobre a brincadeira de papéis sociais. Avaliar se a proposta do projeto de intervenção ofertada aos professores, contribuiu como recurso teórico-metodológico para trabalhar com as crianças na etapa da Educação Infantil. Os participantes da pesquisa foram professores de dois Centros de Educação Infantil filantrópicos, conveniados com a Prefeitura do Município de Londrina-Paraná. O estudo far-se-á por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa-ação, traz à luz os contributos do aporte teórico-metodológico da Teoria Histórico-Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica e da análise do discurso em Bakhtin, tendo como fundamento o método crítico-dialético. Os instrumentos de coleta de dados foram: aplicação de questionário (inicial), observação participante, realização de um projeto de intervenção e por fim, a aplicação de um questionário (final). A pesquisa evidenciou a necessidade da apropriação dos professores a respeito das especificidades do desenvolvimento infantil, o que inclui a atividade-guia da brincadeira de papéis sociais. Diante o exposto, chegou-se à conclusão de que é preciso que esses sujeitos tenham acesso e participem de formações que contribuam de forma significativa para a sua qualificação profissional e atuação docente, tendo em vista de que o trabalho pedagógico pautado na intencionalidade, poderá criar possibilidades para a constituição do psiquismo da criança.Item Crenças de autoeficácia docente na promoção da autorregulação da aprendizagem no contexto da Educação Profissional e Técnica (EPT) de nível médio : uma proposta de intervenção(2025-02-26) Silveira, Patrícia da; Alliprandini, Paula Mariza Zedu; Paixão, Márcia Valéria; Bianchini, Luciane Guimarães Batistella; Oliveira, Francismara Neves de; Bzuneck, José AloyseoAs crenças de autoeficácia são definidas como sendo crenças que o indivíduo possui em relação a ser capaz de realizar ações, de forma organizada e intencional, para atingir metas já estabelecidas e devido a isso, elas são essenciais para o desenvolvimento e mudança pessoal. No contexto desta pesquisa são estudadas as crenças de autoeficácia docente, ou seja, o quanto o professor se sente capaz de promover a autorregulação da aprendizagem em sala de aula na Educação Profissional e Técnica de nível médio. A presente pesquisa buscou analisar os efeitos de uma intervenção nas crenças de autoeficácia docente para a promoção da aprendizagem autorregulada em sala de aula no contexto da Educação Profissional e Técnica (EPT) de nível médio. Este é um estudo quase-experimental e apresenta uma abordagem mista (quali-quantitativa).Participaram da pesquisa dois professores, sendo um do gênero masculino e outro do gênero feminino, com idades entre 31 e 40 anos. A pesquisa foi organizada em três momentos, divididos em: pré-teste, intervenção e pós-teste. O pré-teste ocorreu no primeiro encontro síncrono da intervenção, em que foram aplicadas a escala autoeficácia do professor para promover a autorregulação da aprendizagem (EAPP- AA) e a escala de estratégias de aprendizagem para universitários (EEA-U), assim como o questionário autorreflexivo. A intervenção foi realizada entre o 2º. e o 13º. encontro por meio de curso de formação docente online denominado “Diálogos sobre a promoçao da aprendizagem autorregulada na EPT de nível médio”, realizado durante os meses de setembro de 2022 a março de 2023, composta por cinco grandes temáticas (Teoria Social Cognitiva, Crenças de Autoeficácia, Motivação, Autorregulação da Aprendizagem e Estratégias de Aprendizagem) distribuídas em 14 encontros online, nos quais foram realizadas atividades síncronas (21h), e atividades assíncronas (9h), totalizando uma carga horária de 30 horas. Cada encontro online teve a duração de 1h30min e foi realizado pela plataforma google meet, enquanto que as atividades assíncronas foram disponibilizadas na plataforma google sala de aula (classroom). O pós-teste ocorreu no 14º. encontro, com a aplicação dos mesmos instrumentos aplicados no pré-teste. Os dados coletados, a partir das escalas EEA-U e EAPP-AA, foram submetidos à análise estatística descritiva. As análises do diário de aprendizagem e do questionário autorreflexivo aplicados foram realizadas por meio de uma análise descritiva. Na escala EEA-U os professores/participantes apresentaram bons níveis de autorregulação tanto no pré-teste como no pós-teste. Já na escala EAPP-AA os professores/participantes tiveram redução nas médias totais do pré-teste para o pós-teste. Esta redução nas médias do pós-teste indicou que a intervenção possibilitou aos professores/participantes compreenderem diversos conceitos trazidos na escala, impactando, assim, nas respostas do pré-teste. A discussão dos dados qualitatitvos se deu a partir de dois eixos norteadores, sendo um sobre a formação acadêmica, crenças e concepções dos professores na EPT de nível médio sobre o ensino e aprendizagem, que demonstrou a influência das crenças e formação dos professores/participantes sobre o processo de ensino e aprendizagem, e o outro sobre o processo de tomada de consciência para a promoção da AA durante a intervenção, indicando lacunas e possibilidades para a implementação de práticas pedagógicas voltadas para a promoção da AA em sala de aula. Por fim, a intervenção apresentou efeitos relevantes quanto a proporcionar aos professores/participantes um espaço de discussão, no qual foram trazidas as problemáticas referentes ao fazer pedagógico na EPT de nível médio e de reflexão sobre a necessidade de formação especifica e continua para práticas pedagógicas voltadas à promoção da autorregulação da aprendizagem.Item Escolaridade e Empregabilidade de Pessoas com Deficiência no Brasil(2024-01-30) Serafim, Jucenir da Silva; Meletti, Silvia Márcia Ferreira; Oliveira, Francismara Neves de; Vasques, Carla Karnoppi; Lima , Ângela Maria; Orlando, Rosimeire Maria; Cabral, Vinícius Neves deA escolarização e a empregabilidade são imprescindíveis para o desenvolvimento dos seres humanos. Porém várias pessoas não participam desses processos por terem suas condições de vida cada vez mais precarizadas por causa de processos excludentes advindos do sistema capitalista. Dentre as populações vulneráveis à beira do abismo estão as pessoas com deficiência, que por vezes são consideradas pelos agentes capitalistas inaptas ao trabalho ou uma mão de obra barata. Perante esse cenário se indaga: De que modo a intersecção entre raça, sexo, escolaridade interfere na inserção e permanência de pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho? Para responder esse questionamento se objetivou analisar por meio das estatísticas públicas as condições de acesso e permanência de pessoas com deficiência no mercado formal de trabalho. Os objetivos específicos são caracterizar as pessoas com deficiência inseridas no mercado formal de trabalho segundo tipo de deficiência, raça, gênero; Identificar o grau de instrução de pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho formal; identificar e analisar o posto de trabalho ocupado por pessoas com deficiência; analisar o salário recebido por pessoas com deficiência; verificar se existem diferenças nas condições de trabalho de pessoas com e sem deficiência cotejando as variáveis ocupação e salário recebido; e analisar se as condições de trabalho das pessoas com deficiência também são impactadas por outras marcas sociais, tais como raça e gênero. Os indicadores sociais utilizados nessa pesquisa foram os da Relação Anual de Informações Sociais 2020. Para processar os dados foram utilizadas as linguagens computacionais Python e R. Com elas foram cruzadas variáveis relacionadas com o sexo, raça/cor, remuneração salário mínimo, remuneração salário nominal, tipo de deficiência, grau de instrução e catálogo brasileiro de ocupações. Como resultados, constatou-se que pessoas com deficiência, pessoas sem deficiência, pessoas brancas e pessoas negras têm condições precárias no mercado formal de trabalho. Todavia, a união entre as marcas sociais do gênero feminino e da raça negra em um indivíduo emergiu como agravantes para a precarização tanto escolar quanto laboral e, a deficiência se configura como um potencializador da precarização na vida das mulheres negras. (impactar)Item Aspectos socioafetivos e suas relações com a aula de Educação Física no Ensino Médio: análise das contribuições formativas nos alunos.(2025-02-21) Costa, Washington Luiz da; Oliveira, Katya Luciane de; Bzuneck, José Aloyseo; Pires, Sandra Aparecida Franco; Soares, Marcos Hirata; Beluce, Andrea CarvalhoA Educação Física enfrenta diversos desafios na escola, sendo possível observar diariamente obstáculos que vão desde a negligência por parte da gestão escolar até a falta de atualização na formação continuada dos professores. Nesse contexto, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar possíveis relações entre os aspectos socioafetivos – Motivação para aprender, Autorregulação da Aprendizagem e Autoconceito Pessoal, Social, Escolar, Familiar – e as aulas da disciplina de Educação Física no contexto formativo dos alunos do Ensino Médio. A pesquisa contou com a participação de 244 alunos do Ensino Médio, com idades entre 14 e 20 anos. O estudo foi caracterizado como experimental, estruturado com dois grupos: o Grupo Experimental (GE), composto de 41 alunos, e o Grupo Controle (GC), formado por 203 alunos, configurando um delineamento quase-experimental. A coleta de dados foi realizada em três etapas. Na etapa inicial, foi aplicado um pré-teste, que incluiu os seguintes instrumentos: 1) Escala de Motivação de Estudantes do Ensino Fundamental (EMEEF), continuum de motivação, adaptada para o Ensino Médio; 2) Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA); 3) Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil (EAC-IJ). A análise exploratória evidenciou bons índices de consistência interna para todas as dimensões das escalas utilizadas, indicando que os instrumentos selecionados são validados e refletem adequadamente a realidade social dos estudantes brasileiros. Após a aplicação inicial dos questionários, foram agendadas e realizadas 15 (quinze) intervenções expositivas e práticas na disciplina de Educação Física. Na etapa final, foi conduzido um pós-teste, que consistiu na reaplicação dos questionários com 35 alunos do Grupo Experimental presentes e 66 alunos selecionados aleatoriamente do Grupo Controle. Os resultados evidenciaram que a maioria dos estudantes do Ensino Médio apresentam comportamentos autonomamente motivados em relação à prática de Educação Física. Além disso, foi identificado um efeito significativamente leve pós-intervenções na dimensão Motivação Extrínseca por Regulação Introjetada. Os resultados relacionados à Autorregulação da Aprendizagem mostraram efeitos significativos após as intervenções, indicando um aumento no nível de Autorregulação entre os participantes. Além disso, os testes de Autoconceito Pessoal, Social, Familiar e Escolar revelaram mudanças positivas e significativas em todas as dimensões, destacando a relevância das práticas corporais no processo formativo dos alunos. Assim, considera-se que os resultados do estudo podem contribuir para o planejamento e a implementação de aulas de Educação Física mais significativas no contexto escolar. Os resultados reforçam a hipótese da importância indispensável das práticas corporais na disciplina de Educação Física.Item Formação Continuada de professores dos Institutos Federais do Maranhão, de Rondônia e do Tocantins sob a perspectiva da Teoria da Atividade de Leontiev(2025-02-14) Lopes, Quenizia Vieira; Santos, Adriana Regina de Jesus; Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões; Valiengo, Amanda; Franco, Sandra Aparecida Pires; Barros, Marta Silene FerreiraNo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, com concentração em Educação Escolar, esta pesquisa esteve relacionada à linha de pesquisa Saberes e Práticas Docentes, núcleo I: Formação de Professores. O objetivo foi compreender as implicações pedagógicas de uma Formação Continuada, com foco na Teoria da Atividade de Leontiev, na formação de professores que atuam no curso de Licenciatura em Matemática nos campi Cacoal, Palmas e Zé Doca, respectivamente dos Institutos Federais de Rondônia, Tocantins e Maranhão, tendo como parâmetro os motivos, a significação e o sentido pessoal do trabalho docente. A pesquisa defendeu a tese de que a Formação Continuada proporcionada aos professores que atuam na Licenciatura em Matemática desses campi, sob a perspectiva da Teoria da Atividade, contribui para que compreendam os motivos, a significação e o sentido pessoal do seu trabalho, bem como possibilita desvelar as condições sociais, políticas e econômicas que permeiam sua prática pedagógica. Isso ocorre ao desenvolver o pensamento crítico, reflexivo e emancipatório em relação à educação, vista como processo de apropriação dos bens culturais produzidos historicamente. Nesse sentido, também se defendeu que a Formação Continuada necessita ser compreendida como um processo permanente, integrado ao cotidiano do professor, e não apenas como uma ação pontual. A base metodológica foi o Materialismo Histórico-Dialético, utilizando uma abordagem crítico-dialética e as categorias dialéticas trabalho, contradição, essência e aparência (fenômeno), assim como as unidades: motivos, significação e sentido, propostas por Leontiev. A pesquisa de campo foi adotada como o tipo de pesquisa determinado. Como complemento ao desenvolvimento metodológico, foi empregada uma abordagem qualitativa no tratamento dos dados, por meio de análises documentais e coleta de informações, com uso de questionários semiabertos às unidades e aos participantes envolvidos na pesquisa, com foco na Formação Continuada dos professores. Também foi utilizada a técnica de observação participante, por meio da oferta da Formação Continuada intitulada O ensino da Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade de Leontiev, para responder ao questionamento inicial da pesquisa. Na fase exploratória, foram realizados estudos inerentes à temática central, a Teoria da Atividade, e aos temas correlatos, Materialismo Histórico-Dialético e Teoria Histórico-Cultural, bem como coletados dados iniciais. A observação participante foi realizada por meio da oferta do curso supracitado. Sugeriu-se, como resultado desta pesquisa, que o curso oferecido possibilitou aos participantes aprimorarem seus conhecimentos sobre a Teoria da Atividade e correlacioná-los ao desenvolvimento de suas atividades, compreendendo os motivos, a significação e o sentido pessoal do seu trabalho, além de reconhecerem a essência do seu trabalho e as contradições que permeiam esse contexto, o que poderá incidir no melhor desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Evidenciou-se também a falta de pesquisas voltadas para a Formação Continuada dos professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica, o que requer a realização de novos estudos para apoiar os professores em seus processos de aprimoramento.Item A teoria da atividade de estudo e a apropriação do ato de ler: o trabalho com gêneros discursivos nos anos iniciais do ensino fundamental.(2024-12-13) Vidigal, Letícia; Franco, Sandra Aparecida Pires; Girotto, Cyntia Graziela Guizelim Simões; Gasparin, João Luiz; Mello, Diene Eire de; Furlan, Marta ReginaA presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, foi desenvolvida com base na seguinte problemática: Quais os limites e as possibilidades da Teoria da Atividade de Estudo para a formação de leitores de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal por meio do trabalho com gêneros discursivos? Objetivou-se, portanto, compreender a relação entre a Teoria da Atividade de Estudo e a apropriação do ato de ler de estudantes de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, por meio do trabalho com gêneros discursivos, a fim de elucidar os limites e as possibilidades dessa proposta didática para a formação de leitores. Para o estudo, pretendeu-se, especificamente: a) propor, aos estudantes, o desenvolvimento de ações de estudo, no interior da Teoria da Atividade de Estudo, para a apropriação dos conceitos científicos Carta de Reclamação e Notícia, a partir do ato de ler; b) compreender a relação entre a ação de estudo análise e a formação de leitores; c) desvelar como a ação de estudo modelagem pode contribuir com a compreensão leitora, tendo em vista as características discursivas e formais dos gêneros; d) demonstrar a relação entre a ação de estudo transformação do modelo, como possibilidade de reflexão teórica e autoria do estudante, para a formação de leitores; e) indicar como a ação de estudo síntese se relaciona com a formação de leitores; e f) avaliar como as ações de estudo implicam na formação dos conceitos científicos Carta de Reclamação e Notícia por meio do ato de ler e, dialeticamente, como contribuíram para a formação de leitores. A metodologia consistiu no experimento didático-formativo, no interior da abordagem crítico dialética. Participaram da pesquisa quatorze estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma instituição municipal localizada no Estado do Paraná, a professora regente da turma - pesquisadora autora deste trabalho, e uma professora de apoio permanente, durante os meses de maio a dezembro de 2022. O experimento didático-formativo foi gravado e as falas e ações dos participantes da pesquisa foram transcritas em diários de campo. Para compreender o desenvolvimento dos estudantes no decorrer das ações de estudo análise, modelagem, transformação e síntese, foram utilizadas, respectivamente, as categorias dialéticas análise e síntese, conteúdo e forma, essência e aparência e concreto e abstrato. Os resultados apontam para uma aproximação entre a formação de leitores e a Teoria da Atividade de Estudo, pois foram desenvolvidas ações de compreensão da essência dos textos e gêneros discursivos; de representação desta essência por meio de um modelo que fosse pauta de questionamentos, reflexões e problematizações, superando uma visão imediata; e alcance de sínteses a partir de um novo olhar sobre o objeto de estudo. Observou-se desenvolvimento dos conceitos de Carta de Reclamação, Notícia e Leitura e limites relacionados à própria conjuntura da sociedade, que evidenciaram a importância da formação de professores e a reorganização da educação escolar a partir das novas exigências sociais para o desenvolvimento das capacidades psíquicas dos estudantes relacionadas à Atividade de Estudo.Item Assédio moral, uso e abuso de substâncias psicoativas e motivação no ensino superior(2024-02-05) Silva, Aline Oliveira Gomes da; Oliveira, Katya Luciane de; Schiavoni, Andreza; Bzuneck, José Aloyseo; Lima, Thatiana Helena; Inácio, Amanda Lays MonteiroAs instituições de ensino superior devem ser um local no qual os estudantes se sintam seguros para aprender, debater, participar da vida estudantil e desempenhar todas as atividades que precisem ser realizadas no decorrer de sua formação. Dado ao seu caráter social e múltiplo, as instituições e os espaços, em geral, podem vir a se tornar hostis com os seus frequentadores, isso pode ocorrer por conta de diferentes fatores como por exemplo, divergências pessoais, posicionamento político, raça, gênero, concepções de ciência, de estado, de democracia, etc. Dentre outros tipos de violência, o Assédio Moral tem se constituído como uma forma de violência sutil e ainda é pouco pesquisado no Ensino Superior. A partir desse contexto, esta pesquisa teve como objetivo principal investigar possíveis relações e diferenças entre assédio moral, uso e abuso de substâncias psicoativas e motivação para aprender em estudantes de Ensino Superior. A pesquisa contou com a participação de 1004 alunos de Ensino Superior de sete instituições de ensino superior públicas localizadas no estado do Paraná e no estado de São Paulo. Para a coleta dos dados foram utilizados três instrumentos a fim de estudar os constructos presentes nesta pesquisa, sendo eles: O Questionário Sobre Assédio Moral (QAM) construído por Gomes (2010); O Questionário Sobre Uso e Abuso de Substâncias psicoativas criado por pesquisadores da OMS e publicado em 1980 (Smart et al., 1980) e a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Universitários foi construída por Boruchovitch (2008). As versões adaptadas dos instrumentos utilizados para coletar os dados sobre assédio moral e sobre uso e abuso de substâncias psicoativas passaram por adaptações para adequá-los ao contexto do Ensino Superior e foram submetidos a análise semântica e de conteúdo por juízes especialistas na área. Para a análise dos dados, foi utilizado o software livre R de computação estatística e geração de gráficos. A análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas e inferenciais. As análises fatoriais exploratórias não evidenciaram bons índices para os instrumentos de assédio moral e de uso e abuso de substância. Diante disso, decidiu-se por seguir com as análises considerando a soma das respostas dos participantes. Os resultados apontaram que há impacto negativo do assédio moral sobre as motivações extrínsecas e intrínsecas e sobre o uso e abuso de substâncias psicoativas. Além disso, os dados mostraram como mulheres parecem sofrer mais com assédio e uso e abuso de substâncias psicoativas. Por fim, importantes diferenças em motivação, assédio e uso e abuso de substâncias psicoativas também foram encontradas entre diferentes séries e formações. Espera-se que os resultados obtidos, nesta pesquisa, sejam relevantes para os pesquisadores, profissionais, estudantes, tomadores de decisão, dentre outros da área da educação, principalmente no Ensino Superior. As limitações encontradas nesta análise destacam a importância da realização de novas pesquisas na área para melhoria dos instrumentos utilizados na coleta dos dados sobre assédio moral e sobre o uso e abuso de substâncias psicoativas e a realização de pesquisas qualitativas com as vítimas de assédio moral a fim de explicitar melhor este tipo de violência.Item Perspectivas historiográficas sobre a escravização africana e afro-brasileira nos livros didáticos de história de Gilberto Cotrim (1987-2016) : entre mudanças e permanências(2024-03-28) Xavier, Érica da Silva; Cainelli, Marlene Rosa; Pina, Maria Cristina Dantas; Evangelista, Luciana de Fátima Marinho; Germinari, Geyso Dongley; Oliveira, Sandra Regina Ferreira deNesta tese, os livros didáticos de História são examinados como objetos culturais com um potencial significativo para revelar nuances da cultura histórica de sua época. Reconhecemos que esses materiais desempenham um papel crucial na construção da memória coletiva, agindo como veículos de conhecimento científico validado sobre temas históricos. Além disso, destacamos como eles frequentemente apresentam a alunos e professores a abordagens e enfoques atualizados da historiografia, influenciando a formação de memórias históricas. O foco desta pesquisa é entender como os livros didáticos de História se apropriam da historiografia sobre a escravização africana e afro-brasileira e como essa apropriação se relaciona com a memória coletiva e a desconstrução de estereótipos racistas, em livros didáticos. Investigamos as perspectivas historiográficas presentes nos livros da coleção de Gilberto Cotrim, questionando se estas se renovam apresentando mudanças ao longo do tempo ou se apenas se repetem, em permanências. Para alcançar esse objetivo, mergulhamos nas discussões acadêmicas sobre a escravização brasileira, explorando diferentes abordagens propostas por diversos historiadores. Em seguida, utilizamos o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin (2011) para examinar os conteúdos substantivos presentes nos livros didáticos, categorizando-os de acordo com os modelos interpretativos da historiografia. Estes modelos incluem: a visão do cativeiro brando, considerada tradicional; a perspectiva do escravo-coisa ou escravo-rebelde, de teor revisionista marxista ou economicista; e a abordagem que considera os escravos como agentes de transformações sociais e protagonistas de sua própria libertação, representando trabalhos mais recentes. Os resultados da pesquisa demonstram que ao longo de 30 anos de produção, as coleções de Gilberto Cotrim tendem a reiterar perspectivas historiográficas já estabelecidas, em vez de renová-las. Isso sugere uma falta de mudanças efetivas na formação do sentido histórico de alunos e professores que utilizam esses materiais, os quais são poderosas ferramentas na construção da memória coletiva e na formação do pensamento histórico. Fundamentamos nossa abordagem teórica sobre a formação do sentido histórico e da consciência histórica relacionada ao livro didático de História principalmente nas ideias do historiador e filósofo alemão Jörn Rüsen. Sobre a pesquisa, consideramos que há uma necessidade premente de abrir novas discussões sobre como os livros didáticos de História abordam a escravização africana e afro-brasileira e como a persistência de estereótipos sobre a figura do negro escravizado precisa ser (re) trabalhada na produção de conteúdo didático.Item Perspectiva de tempo futuro, satisfação acadêmica e engajamento de estudantes universitários(2022-12-14) Nascimento, Francielle Pereira; Oliveira, Katya Luciane de; Bzuneck, José Aloyseo; Schiavoni, Andreza; Beluce, Andrea Carvalho; Lima, Thatiana HelenaÀ luz da Perspectiva de Tempo Futuro (PTF), as metas futuras têm efeito consciente e voluntário nos comportamentos dos sujeitos no presente. Neste sentido, vislumbram-se caminhos para investigações no campo psicoeducacional, pois, cursar uma graduação representa a busca de uma meta futura. O objetivo principal deste estudo foi analisar as relações entre Perspectiva de Tempo Futuro, satisfação acadêmica e engajamento de universitários. Trata-se de uma pesquisa descritiva com delineamentos de levantamento e correlacional, e com os procedimentos psicométricos para a validação de medidas psicoeducacionais. Participaram 676 estudantes de dez cursos de graduação de duas instituições do norte do Paraná, pública e particular e de nove semestres distintos. Para a coleta de dados foram aplicados três instrumentos: ZPTI – Inventário de Perspectiva de Tempo Futuro, QSEA – Questionário de Satisfação com a Experiência Acadêmica e a EAE-ED4 – Escala de Engajamento Escolar. O ZTPI e a QSEA foram aplicados com a amostra N=676, e o EAE-E4D foi aplicado em um segundo tempo com parte dos estudantes, n=163. Os instrumentos foram submetidos às análises de averiguação de validade de conteúdo e de semântica e verificação de estrutura interna. Os dados foram submetidos às análises estatísticas descritiva (médias e desvio padrão) e inferencial (análises fatoriais confirmatória; testes de diferenças - ANOVA e t Student, correlação de Pearson e análise de regressão linear). A AFC foi realizada com o Inventário ZTPI e com a Escala EAE-E4D e os resultados evidenciaram bons índices de consistência interna para as dimensões, contudo, houve mudanças nos modelos. Com a amostra N=676, das cinco dimensões do ZTPI, quatro se confirmaram e com a amostra n=163, três das quatro dimensões do engajamento se confirmaram. Para a escala QSEA, bons índices foram obtidos para cada fator. Os resultados evidenciaram correlações significativas entre satisfação acadêmica e engajamento e entre PTF e satisfação. Verificou-se que estudantes orientados pelo presente hedonista ou pelo presente fatalista tendem a não ser orientados para o futuro e que os universitários orientados pelo tempo futuro se sentem satisfeitos com sua própria aprendizagem e com seu rendimento acadêmico. Em contrapartida, aqueles orientados pelo passado negativo ou pelo presente fatalista, tendem a não estarem tão satisfeitos com sua aprendizagem e rendimento. Observou-se também que os estudantes que se sentem satisfeitos com o ensino e com o seu processo de aprendizagem tendem a não ser engajados na dimensão comportamental. As discussões indicam o papel indispensável das instituições de propiciar boas condições para as aprendizagens dos estudantes, bem como, constituir-se como um espaço de reflexão sobre a melhora do ensino em todas as etapas da graduação. Espera se que este estudo contribua com a literatura brasileira e internacional sobre o tema e que inspire novas investigações com os construtos aqui abordados.Item Ações municipais na escolarização rural em Londrina (1949-1992)(2024-03-01) Sacchelli, Gabriela da Silva; Honorato, Tony; Nery, Ana Clara Bortoleto; Schelbauer, Analete Regina; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Martin, CarolinaA presente tese de doutorado se insere na linha de pesquisa “Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais da Educação” e no projeto de pesquisa “Ação municipal e educação no Brasil: processo de escolarização em Londrina-PR (1949-1992)” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Teve como objeto de estudo as ações municipais para a escolarização rural em Londrina-PR, na perspectiva da categoria historiográfica, município pedagógico. Londrina, nesse início de século XXI, é uma das referências de município brasileiro; emancipou-se como ente político administrativo em 1934 e foi se estruturando na segunda metade do século XX na interdependência com o modo de produção agrícola, cultura cafeeira. Considerando aquele contexto, a tese assumiu como problema de pesquisa: quais foram as ações municipais em prol da escolarização rural em Londrina-PR, entre 1949 e 1992? O recorte temporal justificou-se na criação do Depas - Departamento de Educação e Assistência Social e, em 1992, quando se criou a Secretaria Municipal de Educação - SME num contexto que estavam em curso ações voltadas à nucleação e cessação das atividades nas escolas rurais isoladas em Londrina. Para responder às questões, o referencial elencado perpassou o campo da história da educação, com ênfase para a história do município pedagógico e das instituições educativas rurais nos municípios. O referencial contou com as contribuições de Justino Magalhães, Wenceslau Gonçalves Neto e colaboradores. As fontes históricas empregam inúmeros documentos produzidos no contexto do Depas à SME, como livros ata, decretos, projetos, relatórios, registros de classe, fotografias, CI’s, reformas políticas, mapas, estatísticas, ofícios. Com a pesquisa buscou-se a análise de como ocorriam as ações municipais para a promoção de educação e assistência social rural em Londrina-PR. Dos resultados da pesquisa foi possível verificar os movimentos políticos-administrativas no município para a escolarização da população rural. A força do território local para a construção de um ideário de educação rural é evidenciada nas ações municipais para a efetivação da escolarização dos locais que aprendiam para se desenvolver, trabalhar e prosperar. Para isso foram construídas 181 escolas rurais, em diferentes locais do território fornecendo o acesso à escolarização para grande parte da população das comunidades rurais. Como desfecho o município de Londrina teve relativa autonomia para o desenvolvimento de ações como a criação, reforma, regulamentação e fechamento de escolas. Os seus agentes avaliaram o trabalho pedagógico com padrões inspirados em macro e microssistemas, capacitaram professores e ainda criaram formas de seleção e contratação docente.Item Noção de tempo e conhecimento ambiental na perspectiva de alunos do ensino fundamental : um estudo à luz da epistemologia genética(2023-08-31) Godoi, Guilherme Aparecido de; Oliveira, Francismara Neves de; Mano, Amanda de Mattos Pereira; Saravali, Eliane Giachetto; Reis, Leandro Augusto dos; Meletti, Silvia Márcia FerreiraA pesquisa apresentada nesta tese tem sua temática circunscrita à problemática relação que a sociedade vem estabelecendo com o meio ambiente, configurada como devastadora e não preventiva, o que causa uma série de prejuízos socioambientais de proporção mundial. Embasa-se no aporte teórico-metodológico da Epistemologia Genética de Jean Piaget (1896-1980) e está relacionada às questões ambientais e à noção de tempo no contexto do ensino de Geografia. Caracteriza-se como qualitativa, na modalidade de estudo descritivo. O objetivo geral foi analisar os níveis de construção da noção temporal, bem como o conhecimento acerca de questões ambientais de estudantes dos anos finais do ensino fundamental e verificar se existe relação entre esses constructos no contexto do ensino de Geografia. Os objetivos específicos buscaram investigar os níveis da noção temporal dos estudantes participantes; identificar os níveis de desenvolvimento do conhecimento social acerca das noções do meio ambiente e verificar se há convergências entre noção temporal e compreensão de meio ambiente. A pesquisa foi realizada junto a uma escola pública estadual de um município localizado na região metropolitana de Campinas, interior do estado de São Paulo. Participaram 27 estudantes dos anos finais do ensino fundamental, sendo 15 estudantes do 6º ano e 12 estudantes do 9° ano, com idades entre 11 e 18 anos. Tomando o método clínico-crítico piagetiano por base, os participantes foram submetidos à prova operatória do Escoamento do Líquido, baseada em experimento piagetiano e entrevista clínica por meio da Linha do Tempo Imagética. Como resultado do estudo, foi possível constatar que na prova operatória do Escoamento do Líquido os participantes apresentaram níveis de desenvolvimento distintos (de IB a III) da noção temporal e não relacionados à idade ou ao ano escolar. As relações do tempo intuitivo estiveram presentes nas respostas de 14 participantes (aproximadamente 52% da amostra), o que demonstra construção tardia da noção temporal dos participantes. As relações do tempo operatório estiveram presentes nas respostas de 13 participantes (aproximadamente 48%). Por sua vez, os dados produzidos a partir da Linha do Tempo Imagética permitiram constatar que 14 participantes apresentaram conhecimento ambiental de nível I, com ideias mais elementares sobre a temática e entendimento pouco realista dos problemas ambientais. O conhecimento ambiental de nível II foi alcançado por nove participantes, o que compõe o grupo de noção em transição, nas quais foram relacionados mais elementos, alcançando certos progressos, mas ainda com a identificação de problemas ambientais limitados ao espaço e tempo concretos. Por fim, o nível III do conhecimento ambiental foi alcançado somente por quatro participantes. Nessas explicações mais completas, os participantes argumentaram sobre os impactos globais indiretos e progressivos das questões ambientais, o que demandou acesso às dimensões ocultas do sistema, explicitando a estruturação do período operatório formal. Sobre a relação entre os constructos, a análise indicou a interdependência entre as construções lógicas e sociais, de tal forma que o entendimento mais completo dos problemas ambientais esteve atrelado ao desenvolvimento do tempo operatório formal.Item Autorregulação da aprendizagem: efeito de um programa de intervenção on-line junto a estudantes do Ensino Superior(2024-04-26) Almeida, Débora Menegazzo de Sousa; Alliprandini, Paula Mariza Zedu; Blanco, Marília Bazan; Kienen, Nádia; Oliveira, Katya Luciane de; Reis, Leandro Augusto dosA autorregulação consiste no monitoramento, controle e reflexão sobre a própria aprendizagem. Aprendizes autorregulados estão atentos ao seu funcionamento cognitivo e apresentam competência no aprender dentro e fora da universidade. Pesquisas apontam para a eficácia de programas de intervenção nesta área. Partindo da realidade de altas taxas de evasão acadêmica no Ensino Superior, justificadas, muitas vezes, por questões de ordem pedagógica, surgiu a proposta da presente pesquisa. Com o fundamento teórico da Psicologia Social Cognitiva e abordagem mista com delineamento quase-experimental, avaliou-se o efeito de uma intervenção na aprendizagem autorregulada, através do uso de estratégias e motivação de estudantes do Ensino Superior no contexto do ensino remoto. Participaram da pesquisa 51 estudantes dos primeiros e segundos anos. Foram aplicados os seguintes instrumentos: Questionário de Aprendizagem Autorregulada on-line (OSLQ), desenvolvido por Barnard-Brak et al. (2009); Escala de Estratégias de Ensino e de Aprendizagem e Motivação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (EEAM-AVA), desenvolvida por Beluce e Oliveira (2016); protocolos autorreflexivos e ficha de avaliação. A intervenção consistiu em um curso com 45 horas de atividades remotas distribuídas em práticas síncronas (15 encontros) e assíncronas (15 propostas de atividades). Foram trabalhados os seguintes temas: introdução ao estudo da autorregulação da aprendizagem, modelo teórico de Zimmerman (2000), autorreflexão, autoconhecimento e autoavaliação, regulação emocional, motivação, estratégias de aprendizagem e feedback. A análise de dados foi realizada por meio da estatística descritiva, inferencial, análise descritiva e de conteúdo. Resultados do questionário OSLQ em situação pré e pós-teste no grupo experimental apontaram que a intervenção provocou aumento nos níveis de aprendizagem autorregulada on-line, especialmente nas subescalas “estabelecimento de metas”, “estratégias para as tarefas” e “gerenciamento do tempo”. Não houve diferenças significativas nas respostas relativas ao questionário EEAM – AVA. Conclui-se que os participantes apresentaram bom nível de motivação para os estudos antes e depois do curso e que o uso de ferramentas digitais auxiliou os processos de aprendizagem. Além disso, observou-se que os participantes desenvolveram consciência acerca da importância do uso de estratégias de aprendizagem e adquiriram conhecimento teórico e prático sobre a autorregulação da aprendizagem. A ansiedade apresentou-se como emoção que interferiu na aprendizagem durante o ensino remoto. Propõe-se novas investigações, associadas à implantação de programas para o desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem, no modelo de sobreposição curricular on-line, como recurso para o aprimoramento da aprendizagem e diminuição da evasão escolar.Item O novo ensino médio na rede pública do estado do Paraná (2017-2023): uma crítica sobre a formação para a sociabilidade capitalista(2024-02-28) Pio, Camila Aparecida; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Silva, Filomena L. Gossler Rodrigues da; Deitos, Roberto Antonio; Burioli, Simone; Ruiz, Maria José FerreiraEsta pesquisa, vinculada ao Núcleo de Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, tem como objeto de estudo o “Novo” Ensino Médio e a Parte Flexível Obrigatória (PFO) do modelo da rede pública do estado do Paraná, originado a partir da Reforma do Ensino Médio, instituída pela Lei nº 13.415/2017, normatizada pelas DCNEM/2018 e tendo como documento orientador de currículo a BNCC/2018. As questões que norteiam esta pesquisa são: Em que medida a PFO, opção da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR) para a implementação do “Novo” Ensino Médio, contribui para a formação da sociabilidade capitalista? Quais elementos indicam que as unidades curriculares Projeto de Vida, Educação Financeira e Pensamento Computacional expressam a formação requerida pelo capitalismo? A partir dessa problemática, o objetivo geral é analisar como a PFO do modelo da rede pública paranaense do “Novo” Ensino Médio expressa os interesses da formação voltada para as necessidades imediatas do capitalismo. À luz do método materialista histórico-dialético (Marx, 1981; Marx, 2017; Marx; Engels, 1998), este estudo foi desenvolvido por meio de análise documental e pesquisa bibliográfica, apoiando-se em autores como: Dardot e Laval (2016); Antunes (2018; 2020); Harvey (2014; 2016); Ferretti (2017; 2018); Frigotto (2006; 2023); Kuenzer (2017; 2020); Silva (2018), entre outros. O desenvolvimento desta tese foi guiado por três hipóteses que se complementam. 1) As reformas educacionais, em geral, no país, e a do “Novo” Ensino Médio, em particular, encontram sua finalidade primeira na necessidade de colocar em sintonia o desenvolvimento econômico e o sistema educacional; 2) As transformações recentes no capitalismo global, ancoradas ideologicamente na matriz de pensamento neoliberal , direcionaram o Ensino Médio para o atendimento das necessidades da sociedade capitalista no país; 3) Na rede pública do estado do Paraná, o “Novo” Ensino Médio procura acentuar a formação para a sociabilidade capitalista, introduzindo, no conjunto, uma PFO. A partir do desenvolvimento dessas hipóteses, defende-se a seguinte tese: na forma, as iniciativas de remodelar o Ensino Médio são distintas; no entanto, em seu conjunto (em seu conteúdo), elas perseguem a mesma finalidade, que é adequar a futura força de trabalho às necessidades da sociabilidade capitalista. Partiu-se, neste trabalho, da discussão das reformas educacionais realizadas ao longo do século XX, tendo em vista que elas sempre buscaram organizar a oferta da educação brasileira, porém alinhadas às necessidades econômicas no país. Discutiu-se como as transformações do aparato técnico-produtivo e o neoliberalismo influenciaram os projetos educacionais, de forma coalizada, sobretudo, nas diretrizes dos organismos internacionais. Do estudo dessa relação, extraíram-se as “categorias de análise da sociabilidade capitalista da Agenda para a Juventude”. O debate sobre as reformas do Ensino Médio realizadas a partir de 1990 contribuiu para entender como essa etapa de ensino passa a ser direcionada pelas orientações dos organismos internacionais. Os resultados obtidos com este estudo demonstram que, apesar da aparência “inovadora” do “Novo” Ensino Médio e do modelo da rede pública do estado do Paraná para atender aos interesses da juventude, ele, em sua essência, desenvolve-se em atendimento das necessidades capitalistas. A análise da PFO à luz das categorias da sociabilidade capitalista da Agenda para a Juventude possibilitou identificar duas tendências predominantes para a formação da juventude, que se integram: a formação para a conform(ação) e a formação para a composição da força de trabalho. Pode-se concluir que, apesar de ser um objeto contemporâneo, ainda em implantação, esta tese apresenta elementos importantes para contribuir com pesquisadores e com professores da educação básica para que possam desenvolver um olhar crítico em relação à PFOItem Práticas de leitura literária nos anos iniciais: uma proposição didática à luz da Teoria da Atividade de Estudo(2024-06-12) Marestone, Adrielly Rocateli; Franco, Sandra Aparecida Pires; Girotto, Cynthia Graziela Guizelim Simões; Gasparin, João Luiz; Jesus, Adriana Regina de; Magalhães, CassianaA presente pesquisa teve como objetivo compreender a teoria da atividade de estudo por meio de uma proposição didática acerca das práticas de leitura literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de proporcionar a formação de leitores. Assim, o problema a ser abordado é: Como a Teoria da Atividade de Estudo, por meio de uma proposição didática, contribui para práticas de leitura literária nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Esse assunto está, pois, relacionado diretamente com a formação e a ação docente e trata-se de uma análise das atividades de estudo presentes nas práticas pedagógicas com a leitura literária. Abordar a formação da personalidade dos professores formadores de leitores exige pensar no trabalho docente feito pelos professores, uma vez que só se forma um leitor quando o próprio professor tem a prática da leitura. Assim, não basta conhecer, interpretar e analisar dados, mas, sim, produzir um conhecimento de leitura e proporcionar leituras de diferentes textos para que possam formar leitores que leem o mundo. Pensar na personalidade do professor exige pensar no ato educativo, pois educar exige um posicionamento político e pedagógico, pressupõe a ação intencional do educador a todo momento, implica tomadas de decisões. A intencionalidade é um pressuposto da consciência e esta é o núcleo da personalidade. Utilizou-se de: a) coleta de dados e análise das práticas pedagógicas de 21 (vinte e um) professores acerca da leitura literária por meio de formulário; b) apresentação dos experimentos didáticos formativos dos autores brasileiros; c) elaboração de uma proposição didática com as práticas de leitura literária para alunos do 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para o desenvolvimento do estudo, optou-se pela abordagem crítico-dialética, com delineamento de levantamento de dados. Os dados foram organizados e analisados à luz dos pressupostos teóricos e metodológicos crítico-dialético, com base em estatísticas descritivas, utilizando as categorias de análise: trabalho, mediação e práxis. Por fim, foram discutidas as convergências e as discrepâncias sobre as práticas pedagógicas utilizadas e a estrutura das atividades de estudo, com a leitura literária, para a formação de leitores. Como resultados, tivemos convergências e discrepâncias nas práticas literárias informadas por estes professores. Por fim, sugerimos proposições didáticas baseadas nas ações de estudo do Sistema Elkonin - Davidov – Repkin para refletirem sobre essas práticas de leitura literária realizadas dentro de sala de aulaItem Prova Paraná e Programa “Se Liga”: a reengenharia da qualidade da educação pelo controle da gestão escolar e do trabalho docente (2019-2023)(2024-03-14) Bufalo, Katia Silva; Ruiz, Maria José Ferreira; Jesus, Adriana Regina de; Czernisz, Eliane Cleide da Silva; Azevedo, Mario Luiz Neves de; Barbosa, Renata PeresTrata-se de uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na linha Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação, núcleo 3: Políticas Educacionais, realizada no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação. O aporte teórico é fundamentado na teoria do Materialismo Histórico-Dialético. O estudo objetiva analisar a relação da intensificação da aplicação da avaliação externa intitulada “Prova Paraná”, no período de 2019 a 2023 e a implementação do Programa “Se Liga”, com suas repercussões para o IDEB, a gestão escolar e o trabalho docente no Estado do Paraná. Busca compreender o seguinte problema: quais as relações entre a Prova Paraná, a implantação do Se Liga e o aumento do IDEB na gestão (2019-2023)? A pesquisa tem como objetivo geral: analisar a relação do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP), no período (2019-2023), intitulado como Prova Paraná, com a implantação do Se Liga, e o aumento do IDEB, neste decurso, bem como as implicações para a gestão escolar e para o trabalho docente. Os objetivos específicos são: i) Identificar o movimento histórico no qual se constituiu a avaliação externa Prova Paraná e as agendas e redes políticas que a viabilizaram; ii) Explicitar os pressupostos políticos e ideológicos que subjazem os documentos e o arcabouço jurídico normativo que possibilita o desenvolvimento da Prova Paraná e do Programa Se Liga; iii) Relacionar as agendas e documentos orientadores das políticas educacionais de avaliação da educação com as orientações para a gestão escolar e para o trabalho docente; iv) Contribuir com a ampliação do conhecimento sobre as proposições controversas, acerca da qualidade educação e da gestão escolar, disponíveis nos documentos orientadores das políticas públicas educacionais. Trata-se, então, de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de pesquisa documental em fontes primárias e pelo uso de fontes secundárias por meio de revisão bibliográfica sistemática acerca do tema em estudo. Defende a tese que a combinação dos programas Prova Paraná e Se Liga: é tempo de aprender mais, atrelados a um forte controle da gestão escolar e do trabalho docente, se constituem em uma estratégia de governo para manobrar os resultados do IDEB no período delimitado. Por sua vez, o Programa Se Liga é um experimento pedagógico, implementado no estado do Paraná, sem anuência do Conselho Estadual de Educação (CEE), isso significa, parecer de autorização. O Se Liga visa induzir uma correção de fluxo anual a fim de impactar no índice de aprovação e, por conseguinte, na média do IDEB. Conclui-se que os resultados do IDEB podem ser “falseados” por programas como esses em questão. Além disso, a qualidade da educação da educação proposta pelo IDEB não corresponde a uma concepção de qualidade da educação socialmente referenciada. Constata-se que o governo em análise implementou políticas antidemocráticas. Desse modo, mobilizações e tecnorresistências são indicadas como possibilidade de resgate da educação pública em busca de uma outra democraciaItem Por uma educação do encontro: relações entre escola e cultura na cidade de Londrina - PR(2024-03-08) Yamashita, Bruna Ester Gomes; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Carvalho, Helena Vasques de; Miranda, Sonia Regina; Reis, Leandro Augusto dos; Honorato, TonyEsta tese está vinculada à “Linha 1 – Perspectivas Filosóficas, Históricas, Políticas e Culturais de Educação” do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina. O foco desta pesquisa são os encontros ocasionados por práticas culturais e artísticas, que acontecem no cotidiano das escolas públicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Londrina – PR. Tais práticas ocorrem por meio de projetos culturais patrocinados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) desde 2002. O problema que orienta a pesquisa é entender quais são os ecos que ressoam nos sujeitos, nos espaços, e quais os significados construídos nas práticas desses encontros. Diante disso, o objetivo geral é demonstrar a importância de observar, conhecer, compreender as experiências dos encontros que acontecem nessas escolas, com as diferentes expressões artísticas e culturais. Os objetivos específicos são: nutrir uma reflexão sobre a aproximação relacional entre a educação e cultura enquanto políticas públicas; conhecer as práticas do projeto de Educação Musical Um Canto em Cada Canto e apresentar as experiências das duas escolas observadas. A hipótese contempla a ideia de que as práticas dos encontros alteram o ambiente escolar e o desenvolvimento dos sujeitos. Tratamos desse assunto analisando dois pontos principais: primeiro trazemos uma narrativa histórica e sociológica sobre o processo de estruturação das políticas culturais do Brasil – século XX e primeiras décadas do século XXI – em diálogo com a educação escolar, observando como elas se desenvolvem historicamente por meio das ações municipais dos sujeitos locais na cidade de Londrina, atuação que configura uma política pública capaz de financiar cerca de 1.900 projetos culturais em aproximadamente 30 linguagens artísticas. Dentre estes, destacamos os que se relacionam diretamente com as escolas. Em segundo, apresentamos o estudo de um dos projetos culturais que acompanha o PROMIC desde a sua criação, o “Projeto de educação musical através do canto coral Um Canto em Cada Canto” (UCCC), essa aproximação nos permite observar os significados musicais que foram desenvolvidos com as crianças por meio da pedagogia do projeto em contribuição ao desenvolvimento da consciência musical dos educandos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que opera metodologicamente por meio da bricolagem e que utiliza análises teórico-conceituais. As principais fontes de dados utilizadas são: estudos de documentos das legislações culturais nacional e municipal; de arquivos da Secretaria Municipal de Cultura; de fontes da imprensa local; entrevistas com gestores municipais da cultura; com a coordenadora do projeto UCCC e com três professoras das escolas; além de análises de materiais em audiovisual e publicações sobre o projeto UCCC e observação das práticas de canto em duas escolas durante um ano, desenvolvidas nesta ordem. A escrita do texto enquadra-se no perfil literário/poético de Pesquisas Educacionais Baseadas em Arte (PEBA) com aproximação à A/R/Tografia (Artist Researcher Teacher), sendo permeada por elementos estéticos e visuais representativos do objeto em análise. Os resultados apontam que os encontros que observamos provocam alterações relacionais, de saberes, de práticas e de perspectivas, configurando o que conceituamos como Educação do Encontro.Item O programa de residência pedagógica do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Londrina: Contribuições para a Formação Inicial de Professores(2024-04-30) Mesquita, Daniella Caroline Rodrigues Ribeiro Ferreira; Jesus, Adriana Regina de; Mazzafera, Bernadete Lema; Zanardi, Teodoro Adriano Costa; Moraes, Dirce Aparecida Foletto deO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral compreender a importância do Programa de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina para a formação inicial do pedagogo e sobre como foram realizadas as estratégias de articulação entre teoria e prática. O problema de pesquisa que norteia esta investigação foi: o Programa de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, ele pode contribuir com a formação inicial do pedagogo? Há possibilidade de perceber a relação entre teoria e prática no contexto formativo dos estudantes do curso de Pedagogia? A metodologia de pesquisa está pautada nos fundamentos epistemológicos da Teoria Histórico-Cultural. A abordagem metodológica foi norteada pela pesquisa qualitativa, com estudo bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo. O conjunto de procedimentos de apoio foram organizados em questionários aplicados com os residentes, diário de campo e entrevistas semiestruturas com licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina. Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, área de concentração - Educação Escolar, Linha 2 - Docência: Saberes e Práticas, Núcleo 1: Formação de professores. O estudo está vinculado também ao Grupo de Pesquisa em Currículo, Formação e Trabalho docente da Universidade Estadual de Londrina – CNPq/UEL. Os resultados encontrados revelam que o PRP contribuiu de maneira significativa para a trajetória formativa dos licenciandos do curso de Pedagogia, ainda que em um contexto pandêmico e possibilitou, por meio dos cursos ofertados de formação de professores, uma articulação entre teoria e prática, tanto para o ponto de vista acadêmico, quanto pedagógico. Nota-se o quanto cada fase do programa foi essencial para possibilitar uma contribuição significativa para a formação de professores e, assim, auxiliar na dicotomia entre teoria e prática, construindo um elo de troca de experiências entre todos os envolvidos, embutidos de conhecimentos históricos e culturais, que contribuiu para a efetivação do programa e seu edital analisado.Item A objetivação da pedagogia histórico-crítica na atividade de ensino do professor : contribuições para a aprendizagem e desenvolvimento nos anos iniciais do ensino fundamental(2023-09-14) Vicentini, Dayanne; Barros, Marta Silene Ferreira; Caligaro-Falco, Aparecida Meire; Rodrigues, Divania Luiza; Franco, Sandra Aparecida Pires; Paschoal, Jaqueline DelgadoConcebendo a escola como instituição potencializadora da aprendizagem e do desenvolvimento humano, essa pesquisa originou-se da observação das dificuldades que os professores dos Anos Iniciais de uma Rede Municipal de Ensino têm em objetivar os pressupostos crítico-dialéticos recebidos nos cursos de formação continuada, em sua atividade de ensino, bem como uma acentuada fragilidade na transposição dos saberes escolares para o planejamento. Considerando esse cenário, o estudo faz parte da linha de pesquisa “Docência: saberes e práticas”, núcleo “Ação docente” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL e tem como objetivo central compreender como o professor pode efetivar os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica em sua atividade de ensino, a fim de superar as dificuldades encontradas no trabalho pedagógico e contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A escola na qualidade de promotora da socialização do conhecimento científico e não do senso comum, demanda do professor, o domínio dos saberes escolares e dos conhecimentos didáticos pedagógicos. Quanto mais o professor comprometer-se na atividade de estudos e dominar os conhecimentos em suas formas mais elaboradas de transmissão, com mais qualidade os indivíduos em formação se apropriarão destes saberes. Isto posto, a metodologia tem como base uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa-ação fundamentadas nos pressupostos crítico-dialéticos, almejando solucionar o seguinte problema: de que forma os professores podem superar as dificuldades encontradas na objetivação dos pressupostos crítico-dialéticos na organização do ensino, a fim de contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para isso, a partir do percurso do método dialético síncrese-análise-síntese, o estudo propõe uma investigação, a iniciar por um questionário destinado aos professores, observações em sala de aula e análise de planejamentos, a fim de verificar quais as principais dificuldades do corpo docente na concretização dos pressupostos teóricos mencionados. Em seguida, será proposto um curso de formação, elaborado especificamente com base nos dados coletados. Por fim, haverá um novo processo envolvendo um questionário final, observação em sala de aula e análise de planejamentos tendo como intuito verificar em que medida houve a superação das dificuldades sinalizadas. A pesquisa revelou que os professores precisam de motivos conscientes e se dedicar de forma efetiva na atividade de estudo. Se apropriar apenas de “fragmentos” da Teoria e não de sua totalidade, impossibilitará a compreensão do processo pedagógico como um todo e a concretização das premissas da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica em sua atividade de ensino. Quanto mais o professor conhecer a essência do fenômeno educativo, melhor estará preparado para disseminar o conhecimento científico aos estudantes com maior qualidade e assim promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos indivíduos.Item Infância e formação docente: uma experiência crítico-formativa em tempos pandêmicos(2024-02-28) Nakata, Natasha Yukari Schiavinato; Oliveira, Marta Regina Furlan de; Zuin, Antônio Álvaro Soares; Silva, Alex Sander da; Piassa, Zuleika Aparecida Claro; Franco, Sandra Aparecida PiresEsta tese está vinculada à linha “Docência: Saberes e Práticas” e ao núcleo “Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), bem como ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica (GEPEITC), e ao Projeto de Formação de Professores para a Educação da Infância (CRITinfância) da UEL. Essa pesquisa se justifica pela necessidade de contribuir para a formação de professores da infância que, diante do contexto pandêmico, tem sido direcionada por uma ação fragilizada, resultando em um trabalho educativo distante do que deve ser a formação docente da Educação Infantil. Assim, a tese desta pesquisa é que o referencial da Teoria Crítica da Sociedade tem possibilidades de contribuir para a formação de professores da infância. Sugere-se como hipótese que a integração da Teoria Crítica da Sociedade no processo de formação de professores da infância pode ter um impacto positivo na qualidade desta formação, uma vez que, por meio da promoção de uma educação crítica, emancipatória e reflexiva, torna-se possível capacitar tais profissionais a compreenderem e enfrentarem de forma crítica as questões sociais, políticas e culturais de cada tempo histórico. O problema que orientou a pesquisa foi: Quais as contribuições do CRITinfância para o processo formativo de professores da Educação Infantil durante a pandemia da COVID-19 a partir do referencial da Teoria Crítica da Sociedade? Diante disso, o objetivo geral foi compreender como o CRITinfância pôde contribuir para o processo formativo de professores da Educação Infantil durante a pandemia da COVID-19 a partir do referencial da Teoria Crítica da Sociedade. Delimitamos como objetivos específicos: 1) refletir historicamente sobre o processo formativo docente e suas implicações no contexto pandêmico no que tange a educação da infância; 2) contextualizar o cenário pandêmico da COVID-19 e os desafios na educação e na formação humana; 3) analisar e refletir, por meio da Teoria Crítica, as contribuições do CRITinfância para a formação e prática pedagógica à luz dos dizeres docentes. A metodologia adotada para o exercício investigativo foi a pesquisa bibliográfica em uma abordagem de cunho qualitativo à luz dos fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade. O estudo se deu a partir da leitura dos clássicos da Escola de Frankfurt, tais como Adorno (2003), Horkheimer (2002) e Marcuse (1975), e autores que dialogam em uma mesma perspectiva teórica. Ainda, uma pesquisa-ação por meio da organização de um evento on-line e gratuito denominado “IV Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Infância, Educação e Teoria Crítica” e aplicação de questionários distribuídos de forma on-line, durante o evento, pelo Formulários Google como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram aproximadamente 1.388 profissionais e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento (Pedagogia, Psicologia, Filosofia, Educação Física e outras), professores da Educação Básica, Ensino Superior e Educação Especial, bem como acadêmicos da graduação e pós-graduação, de vários estados brasileiros e países como Portugal, Chile, Peru, Argentina e Inglaterra. Os dizeres dos docentes, coletados a partir do evento, foram analisados pelo viés do referencial da Teoria Crítica da Sociedade. Os resultados apontam que o evento, enquanto espaço formativo, oportunizou aos participantes vivenciar novas experiências, reavaliar suas práticas educativas e ampliar seus olhares para novos saberes e conhecimentos relacionados ao trabalho docente na educação da infância.Item O diário de aprendizagem digital assistido por inteligência artificial como ferramenta de apoio à autorregulação da aprendizagem(2023-06-29) Silva, Maria Antônia Romão da; Alliprandini, Paula Mariza Zedu; Fior, Camila Alves; Polydoro, Soely Aparecida Jorge; Mello, Diene Eire de; Bzuneck, José AloyseoA autorregulação da aprendizagem é ímpar para a educação atual, já que os estudantes devem ajustar suas abordagens e ambientes, além de gerenciarem processos internos, motivacionais, afetivos e comportamentais para melhorar seus resultados de aprendizagem. No contexto universitário, os estudantes enfrentam desafios adaptativos e precisam desenvolver estratégias autorregulatórias para se engajar de maneira eficaz na aprendizagem. Os diários de aprendizagem são ferramentas promissoras nesse sentido, especialmente quando combinadas com a Inteligência Artificial, pois fornecem informações e suporte para a tomada de decisões durante o processo de aprendizagem. A presente pesquisa tem como objetivo investigar os efeitos do uso de um aplicativo de diários de aprendizagem orientado por Inteligência Artificial para promover a autorregulação da aprendizagem em estudantes universitários de um curso de Design de Moda em uma instituição pública no Paraná. De delineamento quase experimental, o estudo foi organizado em pré-teste, programa de intervenção e pós-teste, com participantes divididos em grupo experimental (21) e grupo controle (60). A coleta de dados se deu pela aplicação do Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem para Alunos Universitários, 3ª edição (LASSI) e relatos registrados nos diários de aprendizagem. A intervenção ocorreu durante o Ensino Remoto Emergencial, no formato de infusão curricular com dezesseis sessões, totalizando 90 horas. Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significantes nas variáveis investigadas a respeito do uso de estratégias de estudo e de aprendizagem associadas a três componentes da aprendizagem estratégica: habilidade, vontade e autorregulação. Os relatos dos participantes destacaram o uso de várias estratégias de aprendizagem, como tomar notas, fazer resumos, usar arranjos visuais, estabelecer metas e buscar ajuda. Além disso, o uso do diário de aprendizagem foi mencionado como uma ferramenta útil para autoavaliação, planejamento, gestão do tempo e acompanhamento de metas. O estudo demonstrou que o uso de diários de aprendizagem baseados em IA pode promover mudanças positivas no processo de aprendizagem dos estudantes. Esses resultados sugerem o potencial desses diários como ferramentas de apoio para a aprendizagem autorregulada. Além disso, o estudo aponta para a importância de futuras pesquisas explorarem diferentes condições experimentais, a inclusão do desempenho acadêmico como um processo contínuo e a integração dos sistemas de diários assistidos por IA em ambientes de aprendizagem on-line. Também são destacadas limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras, como a exploração de outros tipos de dados e o aprimoramento do design de interface desses sistemas
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