02 - Mestrado - Estudos da Linguagem
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Navegando 02 - Mestrado - Estudos da Linguagem por Assunto "Análise crítica do discurso"
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Item Entre o querer e o poder : a trajetória de uma experiência de ensino colaborativoValk, Claudia Christian Silva; Mateus, Elaine Fernandes [Orientador]; Pessoa, Rosane Rocha; Gimenez, Telma NunesResumo: O objetivo deste trabalho é analisar e discutir quais mecanismos sociais e discursivos, revelados pelas posições sociais, regras e divisão social do trabalho, ativam e bloqueiam práticas de ensino colaborativo em um curso de formação de professores de inglês O interesse em compreender tais aspectos partiu, primeiramente, da experiência vivenciada como professora em uma faculdade no norte do Paraná, em que a iniciativa de ensino colaborativo foi desenhada na tentativa de que esta prática pudesse ser institucionalizada Igualmente, decorreu da percepção de que há uma lacuna na literatura atual, que trate das impossibilidades de práticas colaborativas, desprezando-se assim, partes do processo que afetam/constrangem sua consolidação A partir da perspectiva teórica da Teoria sócio-histórico-cultural(VYGOTSKY, 1978; LEONTIEV, 1978) e apoiado nos estudos sobre colaboração (PHELAN et al, 1996; ROTH et al, 1999; JOHN-STEINER, 2; MATEUS, 27; 29; 21; MAGALHÃES e LIBERALI, 29), olhei não somente para os resultados, mas para o processo que envolve práticas de ensino colaborativo em cursos de formação de professores, a fim de responder às seguintes perguntas:Que posições sociais são exercidas pelos participantes do grupo de ensino colaborativo pesquisado?Que representações os alunos-professores pesquisados expressam sobre a prática social vivenciada? Para responder às perguntas levantadas, foram analisados textos coletados e gerados em práticas próprias do grupo e em outras especialmente desenhadas para fins desta pesquisa, com vistas à descrição do léxico, das opções gramaticais, da coesão e de suas estruturas Inserida nessa abordagem qualitativa, analisei as complexas relações entre estrutura social e discursiva, por meio da Análise de Discurso Crítica(FAIRCLOUGH, 23; van LEEUWEN, 28; RESENDE & RAMALHO, 211) Essa metodologia de análise faz parte de uma busca teórica e prática, com um significado especial no campo das investigações sociais e apresenta-se como uma técnica de análise de dados com características e possibilidades próprias As análises indicam que tanto fatores que podem estar relacionados a poder, como fatores relacionados ao querer dos participantes, parecem ter sido fortes e decisivos no processo de não consolidação do projeto Tais fatores estão relacionados ao que é possível, ou não, que se faça, enquanto, o querer aponta para os desejos, para aquilo que foi idealizado pelo grupo Nesse sentido, pode-se destacar, não somente o fato de a institucionalização do projeto não ter sido consolidada, como também aquilo que era (im)possível para os participantes em termos de suas motivaçõesPor fim, espero que este trabalho possa contribuir para a compreensão, e consequentemente, para a realização de experiências que permitam a consolidação de práticas dessa naturezaItem Fragmentos de identidades em (dis)cursoCampos, Alcione Gonçalves; Reis, Simone [Orientador]; Mateus, Elaine Fernandes; Silva, Kleber Aparecido da; Cristovão, Vera Lúcia Lopes; Mateus, Elaine Fernandes [Coorientadora]Resumo: O objetivo desse trabalho é investigar aspectos da constituição da identidade profissional de professores/as de inglês em formação inicial Diante disso, essa pesquisa, um estudo de caso de natureza qualitativa, cuja postura epistemológica adotada é a do construcionismo social, buscou analisar a constituição identitária de um grupo de alunas-professoras (AP) do curso de letras-Inglês da Universidade Estadual de Londrina, frente à atividade investigativa denominada paper, ao recontextualizar essa prática social de produção de conhecimento durante a formação inicial em discurso A concepção de identidade que adoto está em consonância com uma perspectiva não essencialista e discursivamente orientada, na qual se enfatiza o aspecto relacional, ou seja, a construção da identidade em relação ao contexto social, histórico e cultural Tal concepção advém dos estudos culturais, dos estudos socioculturais da linguagem e da linguística aplicada Os pressupostos teórico-metodológicos que dão suporte ao desenvolvimento do trabalho são a Análise de Discurso Crítica (ADC) e a Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) Os dados foram gerados por meio de entrevistas semi-estruturadas gravadas em áudio, as quais foram posteriormente transcritas e analisadas A partir da análise de conteúdo e linguística, identifiquei que as AP representam o paper como um objeto de aprendizagem de alta demanda e de natureza compulsória, cuja realização é determinada por regras preexistentes que constrangem o exercício de sua agência Na relação com esse contexto e com atores sociais nele envolvidos, as AP constroem identidades profissionais em (dis)curso Enfatizo um aspecto da constituição identitária nesse processo, a agência As representações das AP sobre o paper e a forma como as enunciam demonstram alunas-professoras inquietas com a limitação de sua agência e que buscam, por meio do discurso, transformar essa prática exercendo discursivamente a agência que lhes foi limitada na açãoItem As identidades profissionais docentes em construção : representações de professores egressos de um curso de pós-graduaçãoRorato, Déborah Caroline Cardoso Pereira; Mateus, Elaine Fernandes [Orientador]; Furtoso, Viviane Aparecida Bagio; Tognato, Maria Izabel RodriguesResumo: Tendo em vista o aumento no número de professores mestres, em contraposição à chamada crise das licenciaturas, o objetivo desta pesquisa é investigar de que maneira um curso stricto sensu em nível de mestrado opera na (re)construção das identidades de professores Para isso, os dados foram gerados por meio de questionários e entrevistas semi-estruturadas com 13 alunos egressos do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina, em 213 e 214, que realizaram seus estudos entre os anos de 27 e 213 Essa pesquisa, de cunho qualitativo, está ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da análise de discurso crítica (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH 1992, 23), que visa uma leitura crítica para a interpretação de crenças e identidades, e do Sistema da Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 25) e da teoria da Transitividade (HALLIDAY, 24; CUNHA; SOUZA, 211) como categorias analíticas A identidade é vista como múltipla (TELLES, 24), um construto social, histórico e cultural (HALL, 26), capaz de ser representado pelo discurso (FAIRCLOUGH, 23) A partir da análise, evidenciou-se que ao ingressar no curso de mestrado novas identidades são desenvolvidas dentro de um continuum entre as identidades de aluno, professor e pesquisador, que podem ocasionar uma benéfica crise identitária (HALL, 26), pois a capacidade de mudança e adaptação torna o indivíduo mais completo Enfatizo também que investigar a história e as identidades docentes pode contribuir para o fortalecimento desta profissão e da autoestima desses profissionais, tanto em relação a bens simbólicos como bens econômicos (ARANHA; SOUZA, 213)Item Insatisfação e mudanças : identidades sobre o real e o ideal nas bases de conhecimento do professorJasnievski, Celia Carrião; Reis, Simone [Orientador]; Figueiredo, Débora de Carvalho; Mateus, ElaineResumo: Esta pesquisa insere-se nos campos da educação de professores de línguas e da identidade profissional, com foco nas bases de conhecimento do professor Tendo como participantes da pesquisa professores egressos de um curso de Letras, seus objetivos são conhecer níveis auto-atribuídos de proficiência linguística em inglês desses professores, tipos de conhecimento que eles julgam necessários para sua atuação profissional, que elementos constitutivos do curso de Letras são necessários à atuação profissional dos professores e, por fim, que recursos de modalidade são utilizados no discurso de uma das participantes, como forma de conhecer seu comprometimento com aquilo (de) que se fala como parte constitutiva de sua identidade profissional Os pressupostos teórico-metodológicos que dão suporte a esta investigação são a Análise de Discurso Crítica (ADC) e a Linguística Sistêmico Funcional (LSF) Os dados foram gerados por meio de questionários semiestruturados A partir da análise de conteúdo, os resultados apontam que os professores saem da formação inicial em Letras com nível básico da língua que irão ensinar, porém, com outras experiências formativas, chegam a usuários independentes da língua As bases de conhecimento que os professores julgam necessárias a sua atuação profissional são o conhecimento linguístico, o conhecimento teórico,o conhecimento pedagógico e didático e o conhecimento de mundo Por meio da análise discursiva e textual, constata-se que a identidade profissional do professor de inglês está estreitamente ligada ao conhecimento da língua inglesa Ao resgatar as contribuições do curso de Letras na formação de professora de Áurea, a análise indica que a experiência em pesquisas lhe foi benéfica para sua prática, discurso que contribui para fortalecer a representação pós-moderna do professor autônomo, do professor-pesquisadorItem Representações discursivas das NTIC : um estudo com professores em práticas de formação continuadaCosta, Mariana Furio da; Mateus, Elaine Fernandes [Orientador]; Mafra, Núbio Delanne Ferraz; Liberali, Fernanda CoelhoResumo: Inovações tecnológicas criam novos meios de busca e compartilhamento de informações; o acesso ao computador e à Internet transforma a maneira como existimos, agimos e interagimos no mundo Tais mudanças fomentam políticas educacionais públicas que financiam projetos de apoio, como o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life) da CAPES, que articula a formação de professores e inclusão das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação criando espaços de formação O presente trabalho propõe-se a discutir as NTIC em práticas de formação continuada de professores do Projeto LIFE/UEL (Londrina/PR) Os dados foram coletados ao longo de 213, nas práticas, onde os professores da rede pública foram convidados a conhecer e discutir programas, ferramentas e aspectos gerais das NTIC em sala de aula Tendo como base a Análise Crítica do Discurso – ACD (FAIRCLOUGH, 23, 26, 29) e a Teoria da Argumentação (LIBERALI, 213), este trabalho busca (a) analisar os processos de representação acerca das NTIC texturizados em práticas de formação continuada; e (b) Investigar de que modos a prática de linguagem argumentativa opera no processo de enunciação destas representações O recorte escolhido para a presente pesquisa constitui-se nos encontros primeiro e último do projeto Life/UEL em 213 A partir dele, faço uma análise, articulando os instrumentos da Teoria da Argumentação e, posteriormente, apresento uma discussão interpretativa destes dados Os resultados mostram que os professores possuem representações de cunho positivo e negativo das NTIC articulados dentre aspectos do uso das NTIC como instrumento pedagógico, em seu uso social e como objeto da prática de formação continuada