02 - Mestrado - Estudos da Linguagem
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando 02 - Mestrado - Estudos da Linguagem por Assunto "Advertising"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A evolução histórico-argumentativa da publicidade do Banco ItaúPinho, Ednéia de Cássia Santos; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Joanilho, Mariângela Peccioli Galli; Saleh, Pascoalina Bailon de OliveiraResumo: A publicidade ocupa um lugar significativo no cotidiano da sociedade, pois influencia comportamentos, propõe novos valores, manifesta ideias e, principalmente, vende marcas Devido às inúmeras técnicas e recursos utilizados, intencionalmente, pelo texto publicitário, torna-se quase impossível resistir à linguagem sedutora desses anúncios Desse modo, propomos uma análise das propagandas veiculadas pelo Banco Itaú, na Revista Veja, ao longo dos seus 65 anos de história A escolha dessa instituição bancária justifica-se pelo amplo alcance midiático que a empresa possui, pela solidez no mercado nacional e pela constante ornamentação de suas mensagens Objetivamos, principalmente, estudar as estratégias argumentativas empregadas em tais anúncios para persuadir o interlocutor e verificar o porquê dessas escolhas Afinal, a publicidade visa aproximar-se do interlocutor, levando até ele um produto ou serviço diferenciado, capaz de destacá-lo e valorizá-lo entre os demais Utilizaremos, para alcançar tais propósitos, os conceitos trazidos pela Semântica Argumentativa e pela Linguística Textual Sabemos que a linguagem é carregada de ideologias e, por sua vez, as propagandas manifestam valores de maneira implícita e, até mesmo, explícita a todo momento Sendo assim, almejamos não só identificar os valores ideológicos vigentes, na época em que cada peça foi veiculada, mas também a sua influência na recepção por parte do leitor/consumidor Abordaremos, também, neste estudo, a história da criação do primeiro banco nacional, juntamente, com a história da fundação do Banco ItaúItem A formação de palavras e o estrangeirismo em propagandas femininasCeranto, Pricila Yamamoto; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Panichi, Edina Regina Pugas; Contani, Miguel LuizResumo: A propaganda faz parte de um panorama geral da comunicação que serve, acima de tudo, para conduzir a informação Um dos maiores desafios da linguagem da propaganda é o de prender o olhar desses receptores, tendo em vista que o destinatário dessas mensagens publicitárias vive em um universo saturado de estímulos, não consegue assimilar todas as mensagens que lhe chegam por vários meios de comunicação O publicitário tenta cada vez mais chamar a atenção do destinatário o que reflete em textos bastante criativos Nessa estratégia de sedução, surge no anúncio a presença dos estrangeirismos Partindo desse pressuposto, apontaremos os estrangeirismos nas mensagens publicitárias e os recursos argumentativos utilizados pelo enunciador para deixar as propagandas mais persuasivas O corpus a ser estudado é composto por 1 propagandas retiradas de diferentes revistas e o critério de escolha baseou-se no tipo de estrangeirismo utilizado em cada texto analisado Definindo-se por hipótese que o discurso publicitário é altamente persuaviso; a Semântica Argumentativa proporcionará, sem dúvida, o respaldo teórico para abrangermos as marcas linguísticas na propagandaItem A gênese da criação publicitária : um estudo sobre a evolução da propaganda, sua linguagem e o processo criativo de uma agênciaDuarte, Thais Priscilla Papa Jerônimo; Panichi, Edina Regina Pugas [Orientador]; Oliveira, Esther Gomes de; Contani, Miguel LuizResumo: A propaganda no Brasil não só acompanha a evolução do mercado, mas demonstra um potencial criativo que serve de modelo para muitos países Campanhas premiadas, agências inovadoras e profissionais de primeira linha compõem o cenário de um país que tem em sua história a marca do incentivo ao consumo No presente trabalho, buscamos estudar o processo criativo de uma agência de propaganda, visando conhecer suas principais influências recebidas Para tanto, faremos uma retrospectiva da propaganda no Brasil, localizando as peças em um tempo e espaço e retomando costumes que justifiquem os formatos utilizados no momento O processo criativo da propaganda não se limita ao consumo, está atrelado a conceitos que o consumidor atribui a determinada marca ou produto O grande número de informações a que somos submetidos, diariamente, faz com que desenvolvamos uma “seleção natural” para as mensagens úteis, ou não Assim, as propagandas que não conseguem transmitir sua idéia central, em um primeiro contato, são, normalmente, descartadas Mensagens eficazes são aquelas que provocam identificação com seus interlocutores e para que haja essa identificação algumas questões, demonstradas durante o trabalho, são fundamentais: o conhecimento dos contextos de produção e de veiculação das mensagens; conhecimentos partilhados entre o produtor (emissor) e o receptor das mensagens; equilíbrio entre informações anteriormente conhecidas e “novas”; influência de questões culturais no processo de atribuição de sentido e de identificação com as mensagens Tudo está interligado, recebemos e entendemos aquilo que nos faz algum sentido e que identificamos como útil ou, pelo menos, novo Embasamos o trabalho, e a metodologia de estudo, nas referências da crítica genética, na busca pelo “vir a ser” de determinada obra e dos caminhos trilhados pela mão criadoraItem Intertextualidade intergêneros e heterogeneidade tipológica na argumentação publicitáriaPinto, Vera Maria Ramos; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Fávero, Leonor Lopes; Galembeck, Paulo de TarsoResumo: A premissa dos estudos da linguagem, na perspectiva sociointeracionista, é a de que noscomunicamos por meio de gêneros textuais, que se encontram configurados em textos orais e escritos Os gêneros existem em grande quantidade, são dinâmicos e sofrem variações na sua constituição, resultando, muitas vezes, em outros gêneros, novos gêneros Eles não se definem por sua forma, mas por sua função Na sua estrutura composicional, pode ocorrer de um gênero assumir a forma de outro e continuar com sua função de origem, a exemplo de um anúncio publicitário assumir a forma de um poema e continuar, em função original, um anúncio publicitário Esse fenômeno é denominado de intergenericidade ou intertextualidade intergêneros Também, os gêneros são formados por seqüências diferenciadas denominadas tipos textuais Adam (28) prevê cinco sequências textuais: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa e dialogal Dessa diversidade de seqüências e de suas modalidades de articulação, decorre a heterogeneidade composicional da maioria dos textos, fenômeno chamado por Marcuschi (25) de heterogeneidade tipológica Portanto, na organização interna de um gênero textual, estão presentes várias seqüências discursivas ou tipos textuais Sendo assim, pesquisamos, em revistas de circulação mensal e semanal, anúncios publicitários constituídos pela mescla de gêneros, objetivando mostrar a intertextualidade intergêneros como mais um dos recursos argumentativos de que dispõe a linguagem publicitária para persuadir o leitor/consumidor a adquirir um produto ou ideiaItem Os valores sociais e a argumentação no discurso da propagandaFracasse, Luciana; Oliveira, Esther Gomes de [Orientador]; Fávero, Leonor Lopes; Fernandes, Luiz Carlos; Oliveira, Esther Gomes de [Coorientadora]Resumo: Dentre os vários discursos que permeiam o cotidiano, o da propaganda é um vasto campo de pesquisas, não só na área de Semântica Argumentativa, como também em outras áreas das Ciências Humanas Partindo desse pressuposto, apontaremos os valores sociais existentes na mensagem publicitária e os recursos argumentativos utilizados pelo enunciador para consolidar tais valores e para tornar os anúncios mais persuasivos O corpus a ser estudado é composto por sete propagandas retiradas das revistas Veja, Época e Caras, entre os períodos de outubro de 2 a dezembro de 21 e o critério de escolha baseou-se no tratamento dado, em cada peça estudada, aos valores relevantes em nossa sociedade Ao ocupar um amplo espaço nos meios de comunicação, a propaganda, elaborada com diversos recursos, atinge um grande número de receptores, transmitindo valores, regras e costumes veiculados pela classe dominante através da ideologia Portanto, os valores úteis, vitais, lógicos, estéticos, éticos e religiosos passam a ser valores sociais através da interação estabelecida entre o indivíduo e o grupo social que o cerca Para conceituarmos o termo valor, recorremos às pesquisas feitas por estudiosos das áreas de Filosofia, Sociologia e Psicologia Social, as quais propiciam melhor compreensão da Teoria dos Valores, isto é, a Axiologia Com o intuito de verificar a presença dos valores sociais e da ideologia utilizados pelo enunciador para convencer seu enunciatário, analisaremos a organização do discurso publicitário, dando ênfase aos seguintes mecanismos semântico-argumentativos: coerência, coesão referencial, dêixis, adjetivação, modalização, processos de intensificação, operadores argumentativos, lugares argumentativos, figuras de repetição e estrangeirismos/empréstimos lingüísticos Encontramos, na Semântica Argumentativa, o respaldo teórico para compreendermos a função de marcas lingüísticas na propaganda, objetivando detectar o verdadeiro papel desses mecanismos, enquanto norteadores de valores sociais revestidos de caráter ideológico