02 - Mestrado - Enfermagem
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Navegando 02 - Mestrado - Enfermagem por Assunto "Administração"
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Item O ensino da gestão do cuidado à luz do pensamento complexoSimões, Thayane Roberto; Vannuchi, Marli Terezinha Oliveira [Orientador]; Garanhani, Mara Lúcia; Carvalho, Brígida GimenezResumo: Dentre os diversos profissionais de saúde, o enfermeiro é um dos responsáveis por realizar a gestão do cuidado, permitindo que a gerência e a assistência caminhem de forma articulada ao longo do processo de trabalho de Enfermagem Considerando a importância da articulação das dimensões assistenciais e gerenciais, este trabalho teve como objetivo compreender como a gestão do cuidado está sendo ensinada em um curso de Enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil Trata-se de um estudo qualitativo, compreensivo, do tipo estudo de caso, realizado em um curso de Enfermagem que há 14 anos adota uma abordagem pedagógica baseada em um Currículo Integrado A pesquisa ocorreu por meio de duas etapas: análise documental e entrevistas individuais com os coordenadores dos módulos do curso, sendo a coleta de dados realizada entre os meses de março a abril de 214 A primeira etapa foi realizada em 18 Cadernos de Planejamento e Desenvolvimento dos módulos disponibilizados pelo Colegiado do curso e analisados por meio de leituras exploratórias, seletivas, analíticas e interpretativas, sendo as anotações registradas em fichas criadas pela própria pesquisadora A segunda etapa ocorreu por meio de entrevistas individuais semiestruturadas e audiogravadas, realizadas com 17 coordenadores dos módulos, sendo o material posteriormente tratado pela análise de conteúdo Os resultados foram discutidos à luz do pensamento complexo de Edgar Morin e permitiram visualizar por meio da análise documental e das entrevistas realizadas, que a seiva gestão do cuidado encontrou-se de forma explícita em apenas um dos 18 Cadernos de Planejamento e Desenvolvimento dos módulos interdisciplinares, evidenciando uma falta de formalização da temática no restante dos documentos analisados Constatou-se que o ensino da gestão do cuidado, apesar de ocorrer em momentos da prática, por meio de problematização e reflexões com os estudantes, acontece, em grande parte, de forma não programada e não formalizada pelos docentes Mostrou-se que ainda há docentes que, apesar de estarem inseridos em um currículo integrado, possuem raízes conceituais na administração clássica, demonstrando valorização da técnica e a desvinculação desta com a gestão de Enfermagem, evidenciando uma dificuldade de apropriação quanto ao real significado da seiva Apesar do significado da gestão do cuidado estar fortemente vinculado ao processo histórico da Enfermagem, os resultados apontaram que a inserção da temática no ensino da Enfermagem ainda é um desafio para os docentes daquele curso É necessário superar esta lacuna criando estratégias de valorização e implementação dessa seiva, pois o seu ensino mostra-se essencial para formar um enfermeiro apto a desenvolver a gestão do cuidado em sua prática profissionalItem A gestão do cuidado na formação do enfermeiro : reflexões à luz do pensamento complexoFreitas, Franciely Midori Bueno de; Vannuchi, Marli Terezinha Oliveira [Orientador]; Carvalho, Brígida Gimenez; Garanhani, Mara LúciaResumo: O processo de cuidar e o processo de gerenciar podem ser considerados as principais dimensões do trabalho do enfermeiro em seu dia a dia Para tanto, é preciso compreender que não há dicotomia entre administrar e cuidar Diante desse contexto, neste estudo pretendeu-se compreender o desenvolvimento do tema transversal gestão do cuidado na formação do enfermeiro em um currículo integrado de um curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública no Sul do Brasil Trata-se de um estudo qualitativo, compreensivo, exploratório, do tipo estudo de caso, realizado em um curso de Enfermagem que adota há 16 anos um Currículo Integrado A pesquisa foi realizada em duas etapas: análise documental e pesquisa de campo, sendo a coleta de dados realizada entre os meses de novembro de 214 a julho de 215 A primeira etapa foi realizada analisando-se 17 Cadernos de Planejamento e Desenvolvimento dos Módulos Interdisciplinares por meio de leituras exploratórias, seletivas, analíticas e interpretativas A segunda etapa ocorreu por meio da realização de seis grupos focais, com a participação de 52 estudantes das quatro séries do curso em estudo Posteriormente, o material foi tratado pela análise de conteúdo e os resultados foram discutidos à luz do pensamento complexo de Edgar Morin Os resultados mostraram que dos 17 Cadernos de Planejamento e Desenvolvimentos dos módulos apenas os módulos Saúde da Criança e do Adolescente e o Internato apresentaram o tema transversal de forma explícita, evidenciando que o tema não se apresenta formalizado nos demais módulos Esse dado vem ao encontro das falas dos estudantes que citaram o Internato como o módulo em que mais vivenciaram a gestão do cuidado Sobre a percepção dos estudantes sobre a gestão do cuidado durante a graduação percebeu-se a evolução dessa expressão ao apresentar, nas séries iniciais, o cuidado de forma mais fragmentada, mas com o perpassar dos módulos e por meio das aproximações o tema tornou-se mais significativo e complexo Em relação ao conceito de gestão do cuidado que permeia a prática educativa dos estudantes das quatro séries emergiram três categorias: gestão do cuidado distante da prática do estudante; gestão do cuidado como assistência direta; e gestão do cuidado-gerência indissociável da assistência Percebe-se o quanto o pensamento complexo de Edgar Morin se faz presente e se tornou pertinente no ensino da gestão do cuidado Para que isso aconteça é necessário que os estudantes compreendam que a gestão e o cuidado estão, o tempo todo, articulados e que são indissociáveis O ensino da gestão do cuidado em diferentes cenários repercutirá de forma positiva, possibilitando melhorias na prática dos futuros profissionais de enfermagem e na qualidade de sua assistência, além de contribuir para a organização do curso estudado e de outros cursos de graduação em enfermagemItem Indicadores de paciente cirúrgico após implantação de núcleo interno de regulação de leitos em hospital universitárioMaldonado, Rayane Nascimbeni; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço [Orientador]; Rossaneis, Mariana Ângela; Balsanelli, Alexandre Pazetto; Ribeiro, Renata Perfeito; Rossaneis, Mariana Angela [Coorientadora]Resumo: Considerando a redução de leitos hospitalares e a crescente demanda por assistência em saúde, o Ministério da Saúde propôs que as instituições implantem o Núcleo Interno de Regulação de Leitos, articulado com as Centrais de Regulação correspondentes Nesta Dissertação foram realizados dois estudos, sendo uma revisão integrativa, com o objetivo de analisar as evidências científicas disponíveis na literatura sobre indicadores hospitalares relacionados à implantação de estratégias de regulação de leitos Foram selecionados 11 artigos, dos quais cinco abordavam a regulação de leitos em serviços de urgência A maioria era australiano e apresentava resultados positivos em relação à gestão de leitos, principalmente quanto aos indicadores de tempo de atendimento e de permanência, taxa de ocupação e de mortalidade O segundo estudo apresentou o objetivo de analisar os indicadores de paciente cirúrgico após a implantação do Núcleo Interno de Regulação de Leito em hospital universitário Os dados foram coletados no sistema institucional Informação de Gestão Hospitalar, que possuía informações dos pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos entre janeiro de 215 e junho de 218 Foram analisados os indicadores referentes à estrutura, processo e resultado Para a verificação de tendência dos dados foi utilizado o modelo de regressão linear simples, sendo considerado o período de 18 meses anteriores à implantação do Núcleo Interno de Regulação de Leitos até o encerramento da coleta de dados, contemplando 42 meses de análise Adotou-se erro alfa de 5% e as tendências foram classificadas em estacionária, decrescente e crescente Os resultados demonstraram que a faixa etária predominantemente dos pacientes foi de 2 a 39 anos (35,81%) A característica da internação de urgência (7,65%) foi a mais frequente As especialidades cirúrgicas com maior número de pacientes foram a obstetrícia (19,81%), ortopedia e traumatologia (19,6%) e pronto socorro cirúrgico (1,47%) Verificou-se tendência crescente dos indicadores de estrutura quanto aos números de procedimentos (ß1=1,1) e de pacientes (ß1=,37) por sala operatória Observou-se que se mantiveram estagnados os indicadores relacionados ao processo referentes ao tempo entre emissão e autorização de internação hospitalar (ß1=-,53), autorização de internação hospitalar e cirurgia (ß1=,25), admissão hospitalar e realização da cirurgia (ß1=-,4), cirurgia e desfecho da internação (ß1=-,5), permanência em sala operatória (ß1=,3), espera no centro cirúrgico pós-alta de sala de recuperação pós-anestésica (ß1=-,4), espera no centro cirúrgico pós-alta de sala de recuperação pós-anestésica de pacientes internados (ß1=-,2), permanência no centro cirúrgico (ß1=-,41) e permanência hospitalar (ß1=-,9) Os indicadores de resultado que apresentaram tendência crescente foram o número de pacientes cirúrgicos (ß1=2,57); número de pacientes cirúrgicos internados (ß1=2,7), número de procedimentos cirúrgicos (ß1=7,4) e número de paciente com Autorização de Internação Hospitalar (ß1=1,33) A taxa de mortalidade de paciente cirúrgico foi o indicador de resultado que não apresentou significância estatística Os resultados demonstraram que gradualmente ocorreu a melhoria dos indicadores, embora aqueles relacionados a processo e um de resultado (taxa de mortalidade de paciente cirúrgico) não tenham apresentado alterações estatisticamente significantes No entanto, observou-se redução nos números médios destes indicadores, demonstrando a adequada atuação do Núcleo Interno de Regulação de Leitos na instituição em estudo Também foram observadas mudanças organizacionais quanto ao estabelecimento de normas, processos e fluxos, as quais podem futuramente repercutir na melhoria dos resultados qualitativa e quantitativamenteItem Validação e teste de confiabilidade de sistema de classificação de paciente em grau de dependência da assistência de enfermagemMoreno, Fernanda Novaes; Haddad, Maria do Carmo Fernandez Lourenço [Orientador]; Matsuda, Laura Misue; Martins, Eleine Aparecida PenhaResumo: Estudo metodológico de abordagem quantitativa, realizado no período de 21 a 212, que teve como objetivo geral validar o conteúdo e testar a confiabilidade de um instrumento de classificação de pacientes quanto à assistência de enfermagem O estudo foi realizado em duas etapas: a primeira constituiu-se na validação do conteúdo do instrumento de classificação de pacientes, por meio da técnica Delphi, onde se buscou o consenso das opiniões de doze experts vinculados à instituição em estudo A segunda etapa, realizada por três enfermeiros juízes, desenvolveu-se por meio da aplicação do instrumento em duas unidades de internação com intuito de verificar a confiabilidade do instrumento de classificação de pacientes Na avaliação de conteúdo do instrumento se obteve um nível de concordância de 9% entre os experts Os resultados da aplicação do instrumento na prática assistencial demonstraram que na unidade de internação I a correlação de Spearman (Cs) dos juízes A e B foi de ,874, sendo que a correlação considerada como significativa foi de ,1 (,) Entre A e C foi de ,844 e quando comparadas as associações de B e C o coeficiente de correlação foi de ,865 Já na unidade de internação II o coeficiente de correlação de Spearman entre os juízes A e B foi de ,713; entre A e C foi de ,735; e entre B e C a correlação encontrada foi ,787, a mais significativa Espera-se que com a implantação do instrumento de classificação de pacientes validado por níveis de dependência de enfermagem, haja mudanças nas práticas gerenciais da equipe a fim de subsidiar o reconhecimento das necessidades de cuidado dos pacientes na instituição onde o estudo foi realizado