02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional
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Item Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio(2021-01-03) Santos, Jean Felipe dos; Pasquini, Regina Célia Guapo; Ferrarezi, Luciana Aparecida; Pires, Magna Natália MarinHá vários anos, no Brasil, vêm sendo elaboradas estratégias que permitem que a qualidade educacional do nosso país seja aprimorada e inovada. Ultimamente, parte dessas inovações tem se concentrado nos desafios apresentados pelas metodologias ativas, apoiando a importância da formação docente em relação às diversas estratégias educacionais e pedagógicas, com o efeito de alcançar melhorias categóricas na educação. Nesse contexto, amparado em diferentes tipos de metodologias ativas, este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de conteúdos do Ensino Médio utilizando tais metodologias, adaptadas ao ensino virtual. Seguindo uma abordagem qualitativa, o trabalho se desenvolve com base em teóricos que discorrem sobre as metodologias ativas, apresentadas no texto, concentradas na sala de aula invertida e no peer instruction. A proposta é composta por quatro atividades, com algumas etapas, apresentada por meio de um relato de experiência. Procura-se, com essa exposição, evidenciar os detalhes para que essa produção se constitua como uma alternativa para o ensino de Matemática a partir de metodologias ativas. Os estudos realizados mostram que o uso de ferramentas educacionais, tais como os aplicativos on-line, produz resultados positivos no ensino virtual, bem como aprimora o trabalho dos professores em sala de aula em benefício direto dos alunos, neste caso, do Ensino Médio, promovendo um maior aproveitamento e envolvimento.Item A matemática e o novo ensino médio : uma sequência didática que contemple as diretrizes da BNCC - desenvolvida a partir de questões de vestibulares da UEL(2022-06-03) Beneli, Marcos César; Silva, Ana Lúcia da; Liboni Filho, Paulo Antonio; Pires, Magna Natalia MarinO Novo Ensino Médio passou por uma reorganização norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). A BNCC é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE). Por outro lado, Concursos Públicos e Vestibulares, ENEM, Olimpíadas, oferecem um rico material a ser trabalhado em sala de aula e pelo menos um destes exames faz parte da vida de um aluno do Ensino Médio, portanto utilizar suas questões, no processo de ensino/aprendizagem encontra-se dentro das diretrizes da BNCC. Assim, o objetivo dessa dissertação é apresentar uma sequência didática que possibilite ao professor, seguindo as diretrizes da BNCC, desenvolver sua prática pedagógica, principalmente no Ensino Médio, por meio de questões interdisciplinares e híbridas de Concursos Vestibulares, especificamente da Universidade Estadual de Londrina-PR.Item Educação financeira para um pensamento crítico(2022-07-29) Antonio, Marcelo dos Santos; Silva, Ana Lúcia da; Alves, Michele de Oliveira; Teramon, NeuzaA minha experiência como professor tem mostrado que o aluno não consegue relacionar a matemática estudada na sala de aula com aquela necessária ao seu dia a dia. Quantas vezes já me perguntei por que as aulas de matemática não fazem sentido para os alunos ou por que eles não conseguem entender o conteúdo do contexto inserido. Sendo assim, me pergunto: O problema está no conteúdo, na forma de abordá-lo, nos pré-requisitos, na motivação? Será que as práticas escolares estão sendo úteis na vida cotidiana do meu aluno? O que posso fazer para mudar esse cenário? Questões como essas me deixam insatisfeito enquanto profissional da educação, me fazem refletir e elaborar uma proposta didática visando um ensino/aprendizagem mais adequado, compreensível e aplicável a todos os envolvidos nesse processo. Alguns conteúdos são mais teóricos, porém não menos primordiais, outros têm maior aplicabilidade no dia a dia do estudante. Este trabalho vem justamente contemplar um desses conteúdos tão importantes na nossa vida, com base em nove atividades, com o intuito de proporcionar conhecimento, reflexão e pensamento crítico sobre o tema "educação financeira”. Falaremos sobre organizar os gastos, entender como é cobrada e como economizar de maneira eficiente na conta de luz, aprender a calcular o quanto pagamos de tributo todo mês e conhecer e refletir sobre temas como inflação e poder de compra. Para as atividades, indicaremos as salas do ProInfo nas escolas públicas para a utilização dos computadores para pesquisas dos dados, precisaremos também da conta da Copel referente à residência do aluno, ao final da proposta esperamos que os alunos adquiram os conhecimento necessário para um indivíduo viver financeiramente consciente e sem endividamento.Item A lousa digital e o geogebra: uma proposta para o ensino de geometria espacial(2024-04-22) Avanzi, Daniel Luiz; Pires, Magna Natália Marin; Pasquini, Regina Célia Guapo; Baldini, Loreni Aparecida FerreiraAs tecnologias estão em constante evolução e se fazem presentes em quase todas as áreas de nossas vidas. Nesse contexto, a escola não pode ignorar essas inovações tecnológicas, mas deve aproveitá-las para enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Este estudo tem por objetivo discutir e apresentar uma proposta de ensino utilizando a lousa digital e o GeoGebra como ferramentas potenciais para o ensino de Geometria Espacial. Muitas instituições de ensino já estão equipadas com lousas digitais, no entanto, observa-se que poucos professores fazem uso efetivo dessa tecnologia, que muitas vezes acaba sendo subutilizada ou mesmo esquecida. Além disso, há uma escassez de materiais didáticos e recursos pedagógicos voltados para a utilização da lousa digital em sala de aula. Diante desse cenário, este trabalho apresenta algumas propostas para explorar o uso da lousa digital e do GeoGebra em sala de aula, trazendo ideias que podem servir como inspiração para o professor e tarefas que podem ser exploradas com os estudantes em sala de aula. A intenção é incentivar o uso dessa tecnologia. A elaboração desse trabalho permitiu reconhecer que a lousa digital e o GeoGebra são instrumentos que podem colaborar na construção de conceitos matemáticas, porém é necessário entender que a lousa digital ou qualquer outra tecnologia, por si só, não é solução para os desafios da educação e que é importante usá-las de forma estratégica e complementar e ainda que o professor continua sendo essencial para os processos de ensino e de aprendizagem.Item Números irracionais no ensino médio : desdobrando o tema com equações polinomiaisMosca, Marcos Antonio; Carvalho, Túlio Oliveira de [Orientador]; Sodré, Ulysses; Silva, Karina Alessandra Pessôa daResumo: Neste trabalho discutimos a problemática do ensino de números irracionais na Educação Básica Relatamos três modos para definir este conjunto numérico Apresentamos algumas demonstrações da irracionalidade da raiz quadrada de dois Mostramos alguns métodos para a resolução de equações e finalmente propomos a distinção entre números racionais e números irracionais por meio da análise das raízes de equações polinomiaisItem Lugares geométricos : uma coletânea de problemas para aplicação desde o ensino fundamental até o ensino médioLopes, Danilo Ordone; Teramon, Neuza [Orientador]; Silva, Ana Lúcia da; Alves, Michele de OliveiraResumo: O Desenho Geométrico é uma área do conhecimento que contribui para o ensino da Geometria, pois tem a capacidade de aproximar o aluno ao conhecimento geométrico, além de desenvolver habilidades importantes como organização, coordenação e visão plana e espacial das construções geométricas Atrelar o Desenho Geométrico às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) é uma forma de complementar o processo do ensino e da aprendizagem em Geometria, tornando a aula mais significativa e dinâmica Este trabalho tem como objetivo apresentar uma série de problemas de Lugares Geométricos a serem trabalhados em aulas de Desenho Geométrico e Geometria, com o auxílio do aplicativo de geometria dinâmica GeoGebra, e trazer o questionamento do quanto essas áreas do conhecimento são importantes para o desenvolvimento do raciocínio geométrico, apesar de serem pouco exploradas no Ensino Básico Para atingir este objetivo foram feitas pesquisas bibliográficas apoiadas em autores especialistas no ensino da Geometria por meio do Desenho Geométrico, no Ensino Básico e no Ensino Superior Durante a pesquisa foi observada uma certa escassez de materiais referentes ao Desenho Geométrico, poucos livros didáticos abordam este tema e quando abordado, ocorre de forma superficial Os problemas sobre Lugares Geométricos que são apresentados neste trabalho podem ser desenvolvidos em diversas etapas do ensino e da aprendizagem, uma vez que contém diferentes níveis de dificuldade e abrangem diferentes tópicos da GeometriaItem Considerações sobre alguns aspectos da linguagem matemáticaYamasaki, Célia Miyuki; Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]; Alves, Michele de Oliveira; Silva, Karina Alessandra Pessôa daResumo: O presente estudo tem como foco os temas: Linguagem Matemática, Lógica e formalização dos resultados matemáticos Por meio de pesquisa bibliográfica, foi realizada uma revisão literária fundamentada em referenciais tanto da Educação Matemática, quanto da Matemática Buscou-se investigar as dificuldades inerentes à apresentação, expressão e comunicação dos conhecimentos matemáticos, seja no ensino, seja na aprendizagem; em qualquer nível escolar Considerando a perspectiva de superar tais dificuldades, foram constituídos estudos que destacaram, no percurso das aulas de Matemática, os aspectos concernentes à Linguagem Matemática vivenciadas em diferentes experiências do cotidiano escolar Estas, por sua vez, proporcionaram a reflexão sobre práticas educacionais que valorizem relações discursivas dos sujeitos educacionais, tanto professores quanto alunos, em posição de igualdade social Neste contexto, as leituras das ações que permeiam a linguagem – como a fala, a escrita e os gestos, entre outras – foram analisadas e discutidas mediante confrontos obtidos pelos sujeitos educacionais, numa atitude, de fato, democrática Priorizou-se a Lógica e sua importância, sob a ótica das argumentações, abordada substancialmente para sustentar o uso da linguagem matemática haja vista que uma demonstração matemática, requer o rigor lógico no estabelecimento da validade das afirmações Na trajetória percorrida, no sentido de contribuir com a aquisição e ampliação de conhecimentos da Linguagem Matemática, alguns termos significativos – definição, noção primitiva, axioma, teorema, regras de inferência, modelo axiomático e demonstração – foram apresentados e discutidos, além de algumas técnicas de demonstração que foram exemplificadas A preocupação centrou-se na formalização dos resultados matemáticos e, desse modo, na escrita de textos matemáticos Diante das diversas concepções para o fortalecimento dos aspectos intelectuais e pessoais, o estudo apresenta uma proposta de intervenção, que se caracteriza como uma tentativa de comunicação das ideias matemáticasItem Matemática discreta : tópicos para o ensino médioSouza, Joamir Roberto de; Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]; Araman, Eliane Maria de Oliveira; Teramon, NeuzaResumo: Este trabalho apresenta uma proposta para a abordagem de conceitos relacionados à Matemática Discreta no Ensino Médio Após uma breve discussão sobre a importância desse campo da Matemática e tratar alguns de seus conceitos habitualmente contemplados no Ensino Médio, são propostos problemas curiosos cuja resolução usa estes conceitos Além disso, são sugeridos encaminhamentos para o professor na introdução desses problemas nas aulas de MatemáticaItem Irracionais e frações contínuas no ensino médioOliveira, Antonio Marcos Nunes; Carvalho, Túlio Oliveira de [Orientador]; Alves, Michele de Oliveira; Trevisan, André LuisResumo: Nesta Dissertação , apresenta-se um estudo sobre os números irracionais e a teoria das frações contínuas, com possibilidades de aplicação ao Ensino Médio, ao mesmo tempo demonstrando algumas de suas propriedades e revisando um pouco da sua história A propriedade de ser a melhor aproximação de um número para um dado denominador faz dos convergentes de uma fração contínua um tópico interessante para conduzir a ideia de aproximação na educação básica Pretende-se com esse trabalho oferecer uma visão de números irracionais no Ensino Médito, propiciando uma alternativa à de expansões decimais não-periódicas, com intuito de preencher uma lacuna no entendimento da distinção entre números racionais e irracionaisItem Isoperimetria na educação básicaSantos, Joselita Martins dos; Teramon, Neuza [Orientador]; Martins, Claudete Matilde Webler; Alves, Michele de OliveiraResumo: O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta didática para o estudo dos problemas isoperimétricos, visando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de Geometria na Educação Básica A motivação para sua elaboração surgiu da necessidade de desenvolver atividades de isoperimetria em tal nível de ensino Inicialmente, apresenta-se o problema isoperimétrico clássico, conhecido pela Lenda de Dido e a busca de sua solução por diversos matemáticos através dos tempos Na sequência, são propostas algumas atividades sobre isoperimetria que têm como ponto de partida a análise das figuras pelas observações e construções que permitem fazer conjecturas e identificar propriedades, levando o aluno a construir argumentos plausíveis, uma vez que a prática da argumentação é fundamental para a compreensão das demonstrações As atividades propostas incluem o uso de materiais concretos, como palitos de fósforo, geoplano (material e virtual) e o software de geometria dinâmica GeoGebra Em relação às demonstrações, sempre que possível são apresentadas mais de uma maneira de provar a solução, ficando a cargo do professor definir a mais adequada para o nível de aprendizagem de seus alunosItem Modelagem matemática no processo de ensino e aprendizagem de números complexos : uma proposta didáticaSilva, Daniele da Cunha; Natti, Paulo Laerte [Orientador]; Andrade, Doherty de; Cirilo, Eliandro RodriguesResumo: Neste trabalho buscamos responder a questão: “como melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos números complexos?” Neste contexto elaboramos uma proposta de atividades educacionais para o processo de ensino e aprendizagem deste conteúdo, onde utilizamos como metodologia a Modelagem Matemática Tal proposta destacou que os conceitos e ideias referentes aos números complexos são úteis para a resolução de situações-problema Acreditamos que as atividades sugeridas possam contribuir para uma aprendizagem efetiva sobre números complexosItem Transformações geométricas e a simetria : uma proposta para o ensino médioChiréia, José Vagner; Silva, Ana Lúcia da [Orientador]; Romeiro, Neyva Maria Lopes; Natti, Paulo LaerteResumo: Neste trabalho faremos, inicialmente, a apresentação dos três principais casos de transformação isométrica no plano, aqui identificada por simetria de reflexão, simetria de translação e simetria de rotação Essa apresentação será feita de duas formas: por coordenadas cartesianas e por construção geométrica com régua e compasso Em seguida, apresentamos uma aplicação da simetria por meio do gráfico de funções reais que admitem função inversa e provamos que o gráfico da função inversa é simétrico ao gráfico da função relativamente à reta Finalizamos com alguns jogos em que a simetria é uma estratégia para definir o vencedor No decorrer do trabalho, são apresentadas trinta e cinco atividades para que os alunos fixem o conteúdo e pratiquem os conhecimentos Destacamos também, logo após a introdução, um capítulo com conteúdos que julgamos serem pré-requisitos, bem como um texto de motivação para o assuntoItem O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemáticaGonçalves, Sônia Pereira de Melo; Romeiro, Neyva Maria Lopes [Orientador]; Luccas, Simone; Pasquini, Regina Célia GuapoResumo: O presente trabalho relata o importante papel que a matemática exerce no desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade e concentração nos alunos, entretanto, é explícita a aversão que a grande maioria possui por essa matéria Sabe-se que o aprendizado da matemática deve ter sua devida atenção desde o início das atividades escolares, devido ao fato de que esta é uma matéria acumulativa Assim, este trabalho apresenta propostas para o melhor aprendizado e aproveitamento da disciplina, desenvolvendo uma proposta de sequência de atividades de equação de 1º grau, favorecendo relatos referentes ao método Kumon e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) No decorrer do trabalho são elaborados estratégias de introduzir conhecimento e sanar dificuldades, levando em conta a individualidade que é o grande diferencial PCN são utilizados para evidenciar essa técnica, exaltando a observação que o professor deve ter em cada aluno de sua classe Diagnóstico de cada turma e grupos de professores são algumas das soluções sugeridas Mesmo o aluno sendo o grande foco deste trabalho, o educador acaba como o principal, tendo como missão de mudar os conceitosItem Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagemFaria, Vitor Manoel Candido; Pires, Magna Natalia Marin [Orientador]; Silva, Gabriel dos Santos e; Teramon, NeuzaResumo: Esta Dissertação apresenta duas Trajetórias de Ensino e Aprendizagem (TEA) na perspectiva da Educação Matemática Realística (RME) O texto explora teoricamente a RME e os princípios que a embasam O desenvolvimento da pesquisa tem a intenção de responder a questão: Como os princípios da RME podem orientar um professor no desenvolvimento de tarefas matemáticas? Sem focar em um conteúdo específico, duas questões matemáticas são exploradas na forma de Trajetórias de Ensino e Aprendizagem A elaboração de TEA é apresentada como ideias que podem ser utilizadas por professores para desenvolver suas aulas e também como instrumento de reflexão na formação inicial e continuada Na análise buscamos explicitar os princípios da RME presentes nas trajetórias, concomitante com apontamentos didáticos que acreditamos ser importantes aos educadores matemáticos Os estudos e a proposta apresentados neste trabalho têm a intenção de aproximar naturalmente os alunos da matemática, enriquecer as possibilidades de conduzir o ensino da matemática e, principalmente, servirem como material de estudo na formação profissional de outros educadores matemáticosItem Sequências recursivas e métodos iterativos aplicados no ensino básico : aplicações em raízes irracionaisConceição, Alexandre Pessuski; Carvalho, Túlio Oliveira de [Orientador]; Dantas, Sérgio Carrazedo; Carvalho, Ana Márcia Fernandes TucciResumo: O presente trabalho aborda o estudo de métodos iterativos para obter sequências de aproximações de certos números irracionais, norteado pelas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular Apresentamos recortes do contexto histórico da descoberta e surgimento das grandezas incomensuráveis e métodos recursivos, a definição de uma sequência recursiva convergente para a raiz quadrada de um número real positivo e a demonstração de sua convergência As frações continuadas darão complemento ao método recursivo citado, mostrando outra sequência de aproximações para a mesma classe de números irracionais Exemplifica-se como as planilhas eletrônicas podem ser usadas para auxiliar o estudo das sequências recursivas Um questionário de apoio pedagógico é incluído no trabalhoItem Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma propostaFarias, Rosinéia; Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]; Garcia, Tania Marli Rocha; Teramon, NeuzaResumo: Considerando as grandes mudanças que a sociedade tem enfrentado ao longo dos séculos, de modo particular, as ocorridas no século XXI que se relacionam com as diferentes concepções de consumo, tomadas de decisões, entre outros aspectos como tecnológicos, informação, comunicação, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de implementação da Educação Financeira no ensino da Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental Esta proposta está alinhada às discussões atuais sobre a temática, e vem contribuir com o rol destes trabalhos, que em nossa concepção, reflete o ideário que construímos sobre a importância do tratamento da Educação Financeira O trabalho está organizado em três Tarefas, que são compostas de diversos problemas que exploram conceitos da Educação Financeira As Tarefas desenvolvem-se na perspectiva do espaço escolar, visando trabalhar a formação de cada sujeito, e do questionamento sobre o modo como Educação Financeira deve e pode ser trabalhada na Educação Básica alinhada às ideias presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o tratamento dos temas contemporâneos transversais – sendo a Educação Financeira um destes temas transversaisItem Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricosPaes, Liliam Aparecida Alves; Natti, Paulo Laerte [Orientador]; Soriano, Juan Amadeo Palomino; Romeiro, Neyva Maria LopesResumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática para o processo de ensino e aprendizagem dos números complexos no ensino médio A motivação para a sua elaboração surge a partir dos seguintes questionamentos: Por que estudar números complexos? E para que servem números complexos? Inicialmente, apresenta-se como os números complexos surgiram e como geralmente são abordados nos livros didáticos Em seguida, propõe-se uma sequência de atividades didáticas, fundamentada na metodologia da Modelagem Matemática e na História da Matemática, que tem como principal objetivo propiciar um ensino de qualidade dos números complexos aos alunos Por meio desta proposta didática, pretende-se que os alunos sejam responsáveis pela construção de seus conhecimentos, atribuindo significado aos números complexos Ao término da sequência de atividades didáticas, os alunos responderão um questionário que tem por objetivo avaliar a qualidade da intervenção pedagógicaItem Atividades criativas para o ensino de probabilidade e geometria : o paradoxo de Monty Hall, o problema do macarrão e suas aplicaçõesYamamoto, Tiago Aparecido Shigueo Umeki; Silva, Ana Lúcia da [Orientador]; Natti, Paulo Laerte; Pasquini, Regina Célia Guapo; Perdoná, Gleici da Silva CastroResumo: Neste trabalho oportunizamos ao professor duas propostas didáticas sobre probabilidade e uma aplicação do Paradoxo de Monty Hall A primeira proposta é Tiro ao alvo triangular e probabilidade geométrica, que foi elaborada durante as orientações deste trabalho A segunda proposta é Abordagem lúdica do problema do macarrão – Desigualdade Triangular , que foi aplicada via oficinas em eventos relativos ao PROFMAT e OBMEP, e no II Encontro Paranaense do PROFMAT na UTFPR-Curitiba/PR Em ambas propóstas, utilizamos como base o Problema do Macarrão, que faz uma ponte entre Probabilidade e Geometria Estudamos o Paradoxo de Monty Hall e o demonstramos via Teorema de Bayes, em seguida o aplicamos na resolução de questões do vestibular da UELItem Equações algébricas polinomiais de 3º grau ou superior : solucionando problemas com auxílio de métodos numéricosCoser, Ivan José; Romeiro, Neyva Maria Lopes [Orientador]; Cirilo, Eliandro Rodrigues; Trevisan, André LuisResumo: O presente trabalho tem por objetivo descrever uma proposta de atividades que envolvem o estudo das equações algébricas polinomiais A ideia é descrever uma proposta de atividades para os estudantes do Ensino Médio envolvendo o conteúdo de equações algébricas polinomiais Dessa forma, a intenção é realizar uma abordagem diferenciada das equações algébricas polinomiais de grau – ou superior – a partir da resolução numérica de alguns problemas que podem ser associados às equações Inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico para reunir elementos históricos que permitem identificar o surgimento da Álgebra e, consequentemente, das equações Após tal contextualização histórica descreve-se uma sequência de definições, teoremas e resultados que servem de referencial teórico para o estudo e resolução de equações algébricas polinomiais Em destaque, apresenta-se a demonstração do Teorema Fundamental da Álgebra que serviu de alicerce para o surgimento de muitos outros resultados aplicáveis à resolução de equações algébricas polinomiais Para a elaboração da proposta de atividades apresentam-se algumas regras, assim como características e informações a respeito de três métodos numéricos considerados mais elementares Os métodos numéricos apresentados podem ser facilmente aplicados no estudo de equações algébricas polinomiais no Ensino Médio, pois não exigem conceitos e conhecimentos além desse nível de ensino Por fim, descreve-se a proposta de trabalho contendo diversas atividades com as quais o professor de Matemática do Ensino Médio pode desenvolver um trabalho diferenciado com seus alunos, proporcionando um estudo mais completo e aprofundado das equações algébricas polinomiais Nesse contexto, espera-se que a proposta de trabalho apresentada estimule os professores de Matemática do Ensino Médio a realizarem essa abordagem diferenciada das equações algébricas polinomiais de grau ou superior, pois acredita-se que com essa abordagem ocorram reflexos positivos no processo de ensino e aprendizagem das equações e da MatemáticaItem O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérboleBortolotti, Frank Pereira; Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]; Teramon, Neuza; Baldini, Loreni Aparecida FerreiraResumo: Este trabalho tem o objetivo principal de responder a seguinte pergunta: O sistema LORAN pode ser usado como contexto para o estudo da hipérbole? Para verificar a abordagem do estudo da hipérbole, vamos aplicar uma atividade elaborada com vários cenários, utilizando fatos históricos e aplicações reais, que tem como característica o aumento gradativo do nível dos cenários, em termos de complexidade, para a construção do sistema de radionavegação LORAN e consequentemente a construção do conhecimento matemático de hipérbole Como objetivos secundários vamos verificar as habilidades geométricas dos alunos como, leitura de mapas, orientação espacial, reconhecer propriedades geométricas básicas entre outras, seguindo as orientações dos PCN Na introdução discutimos o contexto histórico do ensino da Geometria no Brasil e seu impacto no conhecimento matemático até os dias atuais, em seguida aprofundamos a discussão ao conhecimento específico das secções cônicas e sua aplicabilidade usual No segundo capítulo expomos o conteúdo das secções cônicas utilizando a geometria analítica e estudo de vetores, primeiramente estudamos cada cônica separadamente e em seguida, através da equação geral do segundo grau, de forma conjunta Os resultados, apresentados no quinto capítulo deste trabalho, que descrevemos e analisamos das atividades aplicadas no Ensino Médio e no Ensino Superior, mostram um crescimento nos conhecimentos e nas habilidades dos alunos em Geometria e Secções Cônicas