02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional
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Item Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio(2021-01-03) Santos, Jean Felipe dos; Pasquini, Regina Célia Guapo; Ferrarezi, Luciana Aparecida; Pires, Magna Natália MarinHá vários anos, no Brasil, vêm sendo elaboradas estratégias que permitem que a qualidade educacional do nosso país seja aprimorada e inovada. Ultimamente, parte dessas inovações tem se concentrado nos desafios apresentados pelas metodologias ativas, apoiando a importância da formação docente em relação às diversas estratégias educacionais e pedagógicas, com o efeito de alcançar melhorias categóricas na educação. Nesse contexto, amparado em diferentes tipos de metodologias ativas, este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de conteúdos do Ensino Médio utilizando tais metodologias, adaptadas ao ensino virtual. Seguindo uma abordagem qualitativa, o trabalho se desenvolve com base em teóricos que discorrem sobre as metodologias ativas, apresentadas no texto, concentradas na sala de aula invertida e no peer instruction. A proposta é composta por quatro atividades, com algumas etapas, apresentada por meio de um relato de experiência. Procura-se, com essa exposição, evidenciar os detalhes para que essa produção se constitua como uma alternativa para o ensino de Matemática a partir de metodologias ativas. Os estudos realizados mostram que o uso de ferramentas educacionais, tais como os aplicativos on-line, produz resultados positivos no ensino virtual, bem como aprimora o trabalho dos professores em sala de aula em benefício direto dos alunos, neste caso, do Ensino Médio, promovendo um maior aproveitamento e envolvimento.Item A matemática e o novo ensino médio : uma sequência didática que contemple as diretrizes da BNCC - desenvolvida a partir de questões de vestibulares da UEL(2022-06-03) Beneli, Marcos César; Silva, Ana Lúcia da; Liboni Filho, Paulo Antonio; Pires, Magna Natalia MarinO Novo Ensino Médio passou por uma reorganização norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). A BNCC é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE). Por outro lado, Concursos Públicos e Vestibulares, ENEM, Olimpíadas, oferecem um rico material a ser trabalhado em sala de aula e pelo menos um destes exames faz parte da vida de um aluno do Ensino Médio, portanto utilizar suas questões, no processo de ensino/aprendizagem encontra-se dentro das diretrizes da BNCC. Assim, o objetivo dessa dissertação é apresentar uma sequência didática que possibilite ao professor, seguindo as diretrizes da BNCC, desenvolver sua prática pedagógica, principalmente no Ensino Médio, por meio de questões interdisciplinares e híbridas de Concursos Vestibulares, especificamente da Universidade Estadual de Londrina-PR.Item Educação financeira para um pensamento crítico(2022-07-29) Antonio, Marcelo dos Santos; Silva, Ana Lúcia da; Alves, Michele de Oliveira; Teramon, NeuzaA minha experiência como professor tem mostrado que o aluno não consegue relacionar a matemática estudada na sala de aula com aquela necessária ao seu dia a dia. Quantas vezes já me perguntei por que as aulas de matemática não fazem sentido para os alunos ou por que eles não conseguem entender o conteúdo do contexto inserido. Sendo assim, me pergunto: O problema está no conteúdo, na forma de abordá-lo, nos pré-requisitos, na motivação? Será que as práticas escolares estão sendo úteis na vida cotidiana do meu aluno? O que posso fazer para mudar esse cenário? Questões como essas me deixam insatisfeito enquanto profissional da educação, me fazem refletir e elaborar uma proposta didática visando um ensino/aprendizagem mais adequado, compreensível e aplicável a todos os envolvidos nesse processo. Alguns conteúdos são mais teóricos, porém não menos primordiais, outros têm maior aplicabilidade no dia a dia do estudante. Este trabalho vem justamente contemplar um desses conteúdos tão importantes na nossa vida, com base em nove atividades, com o intuito de proporcionar conhecimento, reflexão e pensamento crítico sobre o tema "educação financeira”. Falaremos sobre organizar os gastos, entender como é cobrada e como economizar de maneira eficiente na conta de luz, aprender a calcular o quanto pagamos de tributo todo mês e conhecer e refletir sobre temas como inflação e poder de compra. Para as atividades, indicaremos as salas do ProInfo nas escolas públicas para a utilização dos computadores para pesquisas dos dados, precisaremos também da conta da Copel referente à residência do aluno, ao final da proposta esperamos que os alunos adquiram os conhecimento necessário para um indivíduo viver financeiramente consciente e sem endividamento.Item A lousa digital e o geogebra: uma proposta para o ensino de geometria espacial(2024-04-22) Avanzi, Daniel Luiz; Pires, Magna Natália Marin; Pasquini, Regina Célia Guapo; Baldini, Loreni Aparecida FerreiraAs tecnologias estão em constante evolução e se fazem presentes em quase todas as áreas de nossas vidas. Nesse contexto, a escola não pode ignorar essas inovações tecnológicas, mas deve aproveitá-las para enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Este estudo tem por objetivo discutir e apresentar uma proposta de ensino utilizando a lousa digital e o GeoGebra como ferramentas potenciais para o ensino de Geometria Espacial. Muitas instituições de ensino já estão equipadas com lousas digitais, no entanto, observa-se que poucos professores fazem uso efetivo dessa tecnologia, que muitas vezes acaba sendo subutilizada ou mesmo esquecida. Além disso, há uma escassez de materiais didáticos e recursos pedagógicos voltados para a utilização da lousa digital em sala de aula. Diante desse cenário, este trabalho apresenta algumas propostas para explorar o uso da lousa digital e do GeoGebra em sala de aula, trazendo ideias que podem servir como inspiração para o professor e tarefas que podem ser exploradas com os estudantes em sala de aula. A intenção é incentivar o uso dessa tecnologia. A elaboração desse trabalho permitiu reconhecer que a lousa digital e o GeoGebra são instrumentos que podem colaborar na construção de conceitos matemáticas, porém é necessário entender que a lousa digital ou qualquer outra tecnologia, por si só, não é solução para os desafios da educação e que é importante usá-las de forma estratégica e complementar e ainda que o professor continua sendo essencial para os processos de ensino e de aprendizagem.Item Fractais circulares : algumas considerações e atividadesPereira, Alceu Sergio; Fatori, Luci Harue [Orientador]; Soriano, Juan Amadeo Palomino; Sardinha, Luciana GastaldiResumo: Este trabalho apresenta algumas atividades com fractais circulares Mostra, primeiramente um questionamento acerca do uso das tecnologias no contexto educacional; o software Geogebra com seus principais comandos e com atividades introdutórias à sua utilização; faz considerações acerca da origem dos fractais, apresentando alguns fractais clássicos e analisa suas dimensões; propõe situações de aprendizagem que podem ser desenvolvidas com alunos no ensino Médio Tem como intenção contribuir para um ensino mais prazeroso e dinâmico da Matemática aliado ao uso das tecnologias, através do Software Geogebra com a proposta de atividades a serem desenvolvidas no contexto da sala de aula Desenvolve-se cada uma das atividades partindo da construção de um fractal circular a qual permite a exploração dos conceitos geométricos A partir da construção são propostos questionamentos que envolvem a utilização de vários conteúdos matemáticos que podem ser introduzidos ou aprofundados no decorrer do desenvolvimento de cada atividadeItem Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em EscherEsquerdo, Caroline Andressa da Silva; Teramon, Neuza [Orientador]; Ferreira, Ricardo Cezar; Gerônimo, João RobertoResumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática na disciplina de Matemática no que tange a área de Geometria do ensino Fundamental II e pretende contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Geometria A mesma se dedicou a analisar figuras planas e suas transformações a partir de reflexões, translações e rotações, contemplando os conteúdos oferecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental II Este trabalho também se volta as obras de Escher, às construções geométricas por meio do Geogebra e aos documentos oficiais que nortearão a análise desenvolvida, oferecendo sustentação e embasamento à sequência didática Estudos apontaram para a importância da interdisciplinaridade, levando em consideração que sua presença é constante em diversas áreas do conhecimento, tal como a Arte Assim, o aluno consegue estabelecer relações entre o cotidiano e a Matemática, colocando-o como um indivíduo ativo na relação ensino-aprendizagem Acredita-se que esse trabalho seja mais um auxílio para o uso do professor em sala de aula e traz uma reflexão de que o ensino precisa estar sempre pautado na interdisciplinaridade e na constante evolução tanto do educador quanto do educandoItem Superdotação/altas habilidades e lógica clássica : algumas considerações para a educação básicaSantos, Douglas Bordinhão dos; Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]; Ferreira, Ricardo Cezar; Dantas, Sérgio CarrazedoResumo: Este trabalho investiga o conceito de superdotação e algumas de suas possíveis correlações com a Lógica Clássica Objetivamos analisar a percepção de cinco professores, que ministram aulas no Ensino Médio, na rede pública de ensino, em relação ao fenômeno da superdotação e à resolução de exercícios de Lógica Clássica Os professores foram entrevistados por meio de um questionário e suas respostas foram analisadas à luz da pesquisa qualitativa Constatou-se a falta de familiaridade dos professores à respeito do fenômeno da superdotação e a percepção de que os alunos superdotados conseguiriam resolver os exercícios de lógica clássica, à diferença dos alunos regularesItem Conceitos da aritmética modular utilizados por alunos da educação básica e do ensino superior ao resolverem um mesmo problemaLima, Dionai de Souza; Ferreira, Ricardo Cezar [Orientador]; Pires, Magna Natalia Marin; Mendes, Marcele Tavares; Alves, Michele de Oliveira; Pires, Magna Natalia Marin [Coorientadora]Resumo: O questionamento que norteou essa pesquisa foi: Como o aumento de escolaridade influencia na utilização de ferramentas matemáticas mais elaboradas na resolução de um problema? Na busca por essa resposta foi apresentado um mesmo problema em turmas de 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, assim como 1º e 2º anos do Ensino Médio de duas escolas públicas paranaense e em turmas de 1º, 2º e 3º anos dos cursos de licenciatura e bacharelado em matemática de uma universidade pública também no estado do Paraná Optamos por agrupar as soluções de acordo com a estratégia utilizada e estabelecemos relações entre essas estratégias nos diferentes níveis de ensino, dessa forma, entre outras coisas, é possível perceber que a estratégia mais utilizada foi a abordagem por meio dos múltiplos e divisores, seguida da tentativa e erro, assim como podemos verificar que algumas estratégias não foram utilizadas, que foi o caso do critério de divisibilidade por Fizemos um relato dos resultados obtidos com a pesquisa, é possível verificar que o percentual de alunos que conseguiram resolver o problema no Ensino Fundamental é praticamente o mesmo no Ensino Médio Podemos observar também que quase a totalidade dos alunos do Ensino Superior chegaram a solução do problema Também apresentamos uma sugestão de como introduzir conceitos básicos da Aritmética Modular em anos finais do Ensino FundamentalItem Ensino de sistemas de equações lineares por meio da resolução de problemasAndrade, Fábio Junior de; Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]; Silva, Karina Alessandra Pessôa da; Pasquini, Regina Célia GuapoResumo: Este trabalho aborda a perspectiva para o ensino de Matemática por meio da Resolução de Problemas, sendo os problemas o ponta-pé inicial para o estudo de Sistemas de Equações Lineares, bem como os métodos de resolução mais comuns nas escolas de Ensino Médio (Regra de Cramer, Método de Gauss - Jordan e Método da Eliminação Gaussiana) A ideia principal defendida no presente trabalho é que: quando expostos a situações desafiadoras, os alunos sentem a necessidade de aprender novas técnicas e ferramentas matemáticas, que proporcionam o domínio de habilidades e competências que podem ser aplicadas situações do cotidiano Um problema motivador tem a finalidade de motivar os alunos nos estudos e na pesquisa sobre temas importantes para sua formação básica A necessidade de aprender um novo conteúdo deve partir dos próprios alunos, no momento em que forem colocados frente a uma situação que os desafie e motive Trata-se de uma proposta para o ensino de Sistemas de Equações Lineares mediado pela resolução de problemas Assim é apresentado um conjunto de problemas resolvidos e comentados, que constituem uma proposta para introduzir e desenvolver o conteúdo de Sistemas de Equações Lineares com alunos do Ensino Médio, tendo por base o referencial teórico que orienta o desenvolvimento do nosso trabalhoItem Geometrias hiperbólica e esférica : uma proposta didática baseada na resolução de problemasOliveira, Anna Barth Gimenes; Natti, Paulo Laerte [Orientador]; Silva, Ana Lúcia da; Brancher, Jacques DuílioResumo: A problemática que motivou a presente pesquisa foi: Como contribuir para que o ensino das geometrias hiperbólica e esférica possa ser efetivado no ensino médio, tendo em vista que apesar de ser um conteúdo presente nas diretrizes curriculares do estado do Paraná, não é abordado devido a diversos fatores, entre eles destaca-se a falta de material didático que aborde o conteúdo nesse nível de ensino O trabalho apresenta uma proposta didática, baseada na tendência metodológica Resolução de Problemas, como sugestão para a abordagem de tais geometrias com alunos do 3° ano do ensino médio Essa proposta busca comparar os principais conceitos da geometria euclidiana, geometria hiperbólica e geometria esférica, destacando suas principais semelhanças e diferenças, bem como onde cada uma dessas geometrias se aplicaItem Áreas de figuras planas : alguns recortes históricos e uma proposta de atividade para o ensino médio utilizando conceitos do cálculo integralSilva, Reginaldo Aparecido Alves da; Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]; Pereira, Patrícia Sândalo; Pires, Magna Natalia MarinResumo: Neste trabalho apresentamos a temática do cálculo de áreas de figuras planas, com o auxílo da História da Matemática, com alguns recortes históricos e cronológicos sobre esse tema Além disso, apresentamos uma proposta de atividade para o Ensino Médio, para o qual buscamos inspiração nas ideias iniciais do Cálculo Integral Entendemos que a utilização da História da Matemática na sala de aula permite reconstruir conceitos, enaltecendo os esforços contínuos daqueles que se dedicaram ao desenvolvimento da Matemática e possibilitando aos estudantes a valorização das práticas sociais que permitiram a descoberta de vários conceitos da Matemática A metodologia geral para o desenvolvimento do trabalho foi a pesquisa bibliográfica Para a realização da atividade para o Ensino Médio, fizemos uso da metodologia da Resolução de Problemas e contamos com o auxílio do recurso do software Geogebra, por ser um software gratuito O cálculo de área de regiões curvas abordou conceitos intuitivos do Cálculo Integral, permitindo uma aproximação da Educação Superior com a Educação Básica A contextualização deu-se a partir da geografia local, pois foi escolhido o contorno do Lago Igapó em Londrina como região de figura plana a ser tratada A atividade não foi diretamente aplicada na sala de aula por causa das questões da pandemia que nos acometeu, todavia, espera-se que essa atividade proposta seja uma ferramenta instigante tanto para professores como para estudantes do Ensino MédioItem Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básicaJesuz, Danilo Augusto Ferreira de; Romeiro, Neyva Maria Lopes [Orientador]; Pasquini, Regina Célia Guapo; Mendes, Marcele TavaresResumo: Entendendo a importância do conceito de áreas de regiões planas na Educação Básica, apresentamos uma proposta que visa aprofundar o conteúdo, propondo atividades que versam sobre o estudo de áreas de regiões irregulares Para desenvolver o conteúdo propomos uma articulação entre a História da Matemática e o software de geometria dinâmica GeoGebra A participação da História da Matemática no ensino proporciona o desenvolvimento de um processo de (re)construção e (co)criação de conceitos que foram desenvolvidos ao longo do tempo, num processo de construção humana Com base na perspectiva do modelo referencial teórico TPACK, definido por Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, nossa proposta de utilização do software pode auxiliar na compreensão de conceitos que se apresentam abstratos ao passo que dinamiza a realização das atividades, possibilitando ao aluno analisar variações, criar e testar conjecturas Tais características do software se apresentam essenciais, considerando que estudo de áreas de regiões curvas nos remete a conceitos do Cálculo Integral, que podem apresentar-se como abstratos aos alunos da Educação Básica Esperamos que, ao utilizar a proposta, o professor crie um ambiente que proporcione ao aluno a construção de conceitos e o desenvolvimento de autonomia e criatividade para aplicar tais conceitos em situações de contexto socialItem Releitura de obras de arte pelo viés da geometria analítica : uma proposta interdisciplinar para o ensino da matemáticaCodato-Segura, Claudia Santos; Natti, Paulo Laerte [Orientador]; Ferruzzi, Elaine Cristina; Sardinha, Luciana GastaldiResumo: O presente estudo teve como objetivo apresentar uma sequência didática de aplicações de conceitos da Geometria Analítica, por meio da releitura de obras de arte abstracionistas, utilizando como recurso didático o software GeoGebra A opção por este trabalho partiu da necessidade de ensinar Matemática de forma atraente e significativa, valendo-se do ensino interdisciplinar e utilizando os recursos da tecnologia educacional, de forma que professor e alunos assumam a condição de sujeitos cognitivos A metodologia adotada constou de pesquisa bibliográfica sobre o ensino da Matemática, o uso das tecnologias na educação, incluindo informações sobre o GeoGebra, bem como o movimento Abstracionista e a técnica de releitura Também foram analisados quatro livros didáticos destinados ao Ensino Médio, referente ao ensino clássico da Geometria Analítica Neste contexto, aplicou-se um instrumento de coleta de dados junto a 21 alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Olavo Bilac, situado em Cambé, Paraná, visando traçar o perfil da turma e suas relações com a Matemática Em seguida foi realizada uma intervenção pedagógica durante a qual foi concretizada a releitura de uma obra de arte abstracionista, utilizando o software GeoGebra Os resultados obtidos nas diferentes etapas da intervenção permitem afirmar que o uso do software selecionado pode modificar a ação dos alunos durante as aulas de Geometria Analítica, conferindo-lhes autonomia para planejar ações, executá-las e refletir sobre elas, favorecendo a aprendizagem Comprovou-se ainda que o uso da tecnologia possibilitou a abordagem dos conteúdos matemáticos com suas abstrações intrínsecas e aprendizagem significativa Da mesma forma, a motivação representou um dos aspectos que mais se sobressaiu na sequência didática concretizadaItem Razão, proporção e resolução de problemas : uma proposta para o ensino fundamentalSilva, Matheus Feliciano da; Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]; Ferruzzi, Elaine Cristina; Pires, Magna Natalia MarinResumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de proporcionalidade por meio de Metodologias Ativas Ao considerar a Resolução de Problemas como uma Metodologia Ativa, a proposta anunciada apresenta uma coleção de problemas o ensino de razão e proporção de grandezas Fundamentando-se no trabalho na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática, segundo Onuchic e Allevato (214) com os problemas geradores introduz-se o conteúdo, e a partir dos conhecimentos que os alunos possuem, o professor realiza um trabalho mediador em sala de aula a fim de que os alunos construam soluções para os problemas A partir da resolução, sistematiza-se ou formaliza-se os conceitos desejados Os problemas utilizados na proposta contemplam alguns dos Temas Contemporâneos Transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ligados à realidade dos alunos: Educação Ambiental e Educação para o ConsumoItem Matemática financeira : um conhecimento importante para os estudantes e seu futuroToraete, Henrique Matsumoto; Natti, Paulo Laerte [Orientador]; Luccas, Simone; Silva, Ana Lúcia daResumo: Neste trabalho é apresentada uma proposta didática para melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos da Matemática Financeira no 2º ano do Ensino Médio O fator de motivação foram os seguintes questionamentos: O que leva tantas pessoas a contraírem dívidas que não podem pagar? O ensino da Matemática Financeira está atendendo as necessidades básicas dos nossos alunos? Como melhorar o ensino da Matemática Financeira no ensino médio? Neste trabalho, buscando contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da Matemática Financeira, apresentamos uma sequência de atividades didáticas baseadas nas situações financeiras do cotidiano e nas Tendências Metodológicas da Resolução de Problemas e de utilização de Mídias Tecnológicas Através desta sequência didática acreditamos que os alunos sejam capazes de construírem seus conhecimentos e futuramente usarem esses conhecimentos a seu favor, evitando, por exemplo, o endividamentoItem De trabalhos de Arquimedes : estudos e aplicaçõesDias, Matheus Mota; Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]; Pasquini, Regina Célia Guapo; Borssoi, Adriana HelenaResumo: Este trabalho tem dois objetivos: o primeiro é realizar um estudo a respeito de três trabalhos de Arquimedes e suas consequências e/ou aplicações Já o segundo objetivo é propor atividades para alunos do ensino médio e ensino superior que utilizem os temas estudados anteriormente e que contemplem os objetivos determinados pelos Parâmetros Curriculares Nacional Os trabalhos escolhidos foram: Determinação de uma aproximação do número irracional pi por meio do método de exaustão, Lei da Alavanca e Construção de um heptágono regular Como consequências desses trabalhos, mostramos outras maneiras de calcular o número pi, assim como sua irracionalidade; determinamos o volume de uma esfera e analisamos a construção de polígonos regulares de n lados com apenas compasso e régua sem medidas A primeira atividade desenvolvida e aplicada para alunos do curso de Matemática – Licenciatura, da Universidade Estadual de Londrina, consiste em reproduzir os passos que Arquimedes realizou para determinar uma aproximação do número pi, utilizando o perímetro dos polígonos inscritos e circunscritos a uma circunferência Já a segunda atividade, foi proposta para alunos do Ensino Médio do Colégio Sesi Londrina, que utilizaram uma alavanca para analisar situações de equilíbrio alterando posições e quantidades de pesos, podendo, então, determinar a Lei da Alavanca Os resultados das duas atividades foram analisados quantitativamente e pela maneira que os alunos expressaram suas respostas A maioria dos alunos conseguiu responder satisfatoriamente todos os itens das atividades e também de maneiras distintasItem Atividades criativas para o ensino de probabilidade e geometria : o paradoxo de Monty Hall, o problema do macarrão e suas aplicaçõesYamamoto, Tiago Aparecido Shigueo Umeki; Silva, Ana Lúcia da [Orientador]; Natti, Paulo Laerte; Pasquini, Regina Célia Guapo; Perdoná, Gleici da Silva CastroResumo: Neste trabalho oportunizamos ao professor duas propostas didáticas sobre probabilidade e uma aplicação do Paradoxo de Monty Hall A primeira proposta é Tiro ao alvo triangular e probabilidade geométrica, que foi elaborada durante as orientações deste trabalho A segunda proposta é Abordagem lúdica do problema do macarrão – Desigualdade Triangular , que foi aplicada via oficinas em eventos relativos ao PROFMAT e OBMEP, e no II Encontro Paranaense do PROFMAT na UTFPR-Curitiba/PR Em ambas propóstas, utilizamos como base o Problema do Macarrão, que faz uma ponte entre Probabilidade e Geometria Estudamos o Paradoxo de Monty Hall e o demonstramos via Teorema de Bayes, em seguida o aplicamos na resolução de questões do vestibular da UELItem Explorando tarefas com a Escala Cuisenaire nos anos iniciais do ensino fundamentalMiranda, Kauana Francine Machado Gonçalves Santos; Pires, Magna Natalia Marin [Orientador]; Buriasco, Regina Luzia Corio de; Silva, Karina Alessandra Pessôa daResumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de tarefas que utilizem o material manipulável Escala Cuisenaire em diferentes fases do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, para trabalhar diferentes conteúdo da matemática, validadas a partir da aplicação com os professores e alunos que fazem parte dessa fase do ensino O estudo se deu em três etapas, na primeira foi realizado um estudo teórico a respeito de materiais manipuláveis e a Escala Cuisenaire, na segunda foi feita a elaboração e aplicação das tarefas no Grupo de Estudos de Aula de Matemática dos Anos Iniciais - GEAMAI e em turmas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, a fim de validar as tarefas e também discutir conceitos matemáticos que cada uma podem explorar A terceira etapa foi a análise das tarefas e das resoluções apresentadas por alunos e professores participantes do estudo à luz de alguns autores que tratam a respeito dos conceitos matemáticos trabalhados no Ensino Fundamental - Anos Iniciais O estudo teórico a respeito de materiais manipuláveis fundamentou a escolha do material, Escala Cuisenaire, e a elaboração das tarefas As tarefas abordam conteúdos de composição e decomposição de números naturais, sequências, relações de igualdade, as quatro operações fundamentais Esses conteúdos são abordados de forma a auxiliarem no desenvolvimento do conceito de número e na formação do pensamento algébrico A análise discute a questão referente a quais conceitos matemáticos podem ser explorados com a utilização da Escala Cuisenaire nos anos iniciais A partir da elaboração, discussão e aplicação das tarefas, constatou-se que utilizando a Escala Cuisenaire é possível explorar vários conteúdos, que fazem parte do currículo de matemática do Ensino Fundamental – Anos IniciaisItem Problemas de otimização geométrica aplicados ao estudo de praças : uma experiência de ensino com atividades de modelagem matemáticaBrito, Dirceu dos Santos; Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]; Fatori, Luci Harue; Kato, Lilian AkemiResumo: Este trabalho relata uma experiência de ensino envolvendo problemas de otimização geométrica e atividades de Modelagem Matemática sobre o tema “praças” Apresenta-se inicialmente algumas reflexões sobre o ensino da Geometria na Educação Básica e, em seguida, discute-se alguns problemas clássicos de otimização em Geometria Euclidiana Plana Depois, retoma-se algumas considerações sobre Modelagem no Ensino da Matemática e, finalmente, descreve e analisa a experiência desenvolvida com alunos do Ensino FundamentalItem Aplicações da álgebra linear através do método Gauss-Jordan no contexto do ensino médio utilizando o software MaximaSirino, Carlos Eduardo; Sodré, Ulysses [Orientador]; Ferreira, Pamela Emanueli Alves; Silva, Karina Alessandra Pessôa daResumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Sistemas de Equações Lineares e o método de Gauss-Jordan aos professores de Matemática do Ensino Médio, utilizando o Software MAXIMA Com aplicações práticas no cotidiano, possibilita que os alunos do Ensino Médio possam resolver atividades com mais motivação O trabalho é desenvolvido com alguns exemplos resolvidos passo a passo algebrica e computacionalmente, com a intenção de que um professor e ou estudante do ensino médio possa visualizar e entender todas as resoluções apresentadas No entanto, a ênfase é a resolução computacional do método de Gauss-Jordan, de modo que os professores e alunos possam conhecer e usar, quando necessário, o software MAXIMA, de divulgação gratuita e aplicável a todo conteúdo de sistemas de equações lineares