02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional
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Item Metodologias ativas de aprendizagem no ensino da matemática : uma proposta para o ensino médio(2021-01-03) Santos, Jean Felipe dos; Pasquini, Regina Célia Guapo; Ferrarezi, Luciana Aparecida; Pires, Magna Natália MarinHá vários anos, no Brasil, vêm sendo elaboradas estratégias que permitem que a qualidade educacional do nosso país seja aprimorada e inovada. Ultimamente, parte dessas inovações tem se concentrado nos desafios apresentados pelas metodologias ativas, apoiando a importância da formação docente em relação às diversas estratégias educacionais e pedagógicas, com o efeito de alcançar melhorias categóricas na educação. Nesse contexto, amparado em diferentes tipos de metodologias ativas, este trabalho apresenta uma proposta para o ensino de conteúdos do Ensino Médio utilizando tais metodologias, adaptadas ao ensino virtual. Seguindo uma abordagem qualitativa, o trabalho se desenvolve com base em teóricos que discorrem sobre as metodologias ativas, apresentadas no texto, concentradas na sala de aula invertida e no peer instruction. A proposta é composta por quatro atividades, com algumas etapas, apresentada por meio de um relato de experiência. Procura-se, com essa exposição, evidenciar os detalhes para que essa produção se constitua como uma alternativa para o ensino de Matemática a partir de metodologias ativas. Os estudos realizados mostram que o uso de ferramentas educacionais, tais como os aplicativos on-line, produz resultados positivos no ensino virtual, bem como aprimora o trabalho dos professores em sala de aula em benefício direto dos alunos, neste caso, do Ensino Médio, promovendo um maior aproveitamento e envolvimento.Item A matemática e o novo ensino médio : uma sequência didática que contemple as diretrizes da BNCC - desenvolvida a partir de questões de vestibulares da UEL(2022-06-03) Beneli, Marcos César; Silva, Ana Lúcia da; Liboni Filho, Paulo Antonio; Pires, Magna Natalia MarinO Novo Ensino Médio passou por uma reorganização norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). A BNCC é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE). Por outro lado, Concursos Públicos e Vestibulares, ENEM, Olimpíadas, oferecem um rico material a ser trabalhado em sala de aula e pelo menos um destes exames faz parte da vida de um aluno do Ensino Médio, portanto utilizar suas questões, no processo de ensino/aprendizagem encontra-se dentro das diretrizes da BNCC. Assim, o objetivo dessa dissertação é apresentar uma sequência didática que possibilite ao professor, seguindo as diretrizes da BNCC, desenvolver sua prática pedagógica, principalmente no Ensino Médio, por meio de questões interdisciplinares e híbridas de Concursos Vestibulares, especificamente da Universidade Estadual de Londrina-PR.Item Educação financeira para um pensamento crítico(2022-07-29) Antonio, Marcelo dos Santos; Silva, Ana Lúcia da; Alves, Michele de Oliveira; Teramon, NeuzaA minha experiência como professor tem mostrado que o aluno não consegue relacionar a matemática estudada na sala de aula com aquela necessária ao seu dia a dia. Quantas vezes já me perguntei por que as aulas de matemática não fazem sentido para os alunos ou por que eles não conseguem entender o conteúdo do contexto inserido. Sendo assim, me pergunto: O problema está no conteúdo, na forma de abordá-lo, nos pré-requisitos, na motivação? Será que as práticas escolares estão sendo úteis na vida cotidiana do meu aluno? O que posso fazer para mudar esse cenário? Questões como essas me deixam insatisfeito enquanto profissional da educação, me fazem refletir e elaborar uma proposta didática visando um ensino/aprendizagem mais adequado, compreensível e aplicável a todos os envolvidos nesse processo. Alguns conteúdos são mais teóricos, porém não menos primordiais, outros têm maior aplicabilidade no dia a dia do estudante. Este trabalho vem justamente contemplar um desses conteúdos tão importantes na nossa vida, com base em nove atividades, com o intuito de proporcionar conhecimento, reflexão e pensamento crítico sobre o tema "educação financeira”. Falaremos sobre organizar os gastos, entender como é cobrada e como economizar de maneira eficiente na conta de luz, aprender a calcular o quanto pagamos de tributo todo mês e conhecer e refletir sobre temas como inflação e poder de compra. Para as atividades, indicaremos as salas do ProInfo nas escolas públicas para a utilização dos computadores para pesquisas dos dados, precisaremos também da conta da Copel referente à residência do aluno, ao final da proposta esperamos que os alunos adquiram os conhecimento necessário para um indivíduo viver financeiramente consciente e sem endividamento.Item A lousa digital e o geogebra: uma proposta para o ensino de geometria espacial(2024-04-22) Avanzi, Daniel Luiz; Pires, Magna Natália Marin; Pasquini, Regina Célia Guapo; Baldini, Loreni Aparecida FerreiraAs tecnologias estão em constante evolução e se fazem presentes em quase todas as áreas de nossas vidas. Nesse contexto, a escola não pode ignorar essas inovações tecnológicas, mas deve aproveitá-las para enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Este estudo tem por objetivo discutir e apresentar uma proposta de ensino utilizando a lousa digital e o GeoGebra como ferramentas potenciais para o ensino de Geometria Espacial. Muitas instituições de ensino já estão equipadas com lousas digitais, no entanto, observa-se que poucos professores fazem uso efetivo dessa tecnologia, que muitas vezes acaba sendo subutilizada ou mesmo esquecida. Além disso, há uma escassez de materiais didáticos e recursos pedagógicos voltados para a utilização da lousa digital em sala de aula. Diante desse cenário, este trabalho apresenta algumas propostas para explorar o uso da lousa digital e do GeoGebra em sala de aula, trazendo ideias que podem servir como inspiração para o professor e tarefas que podem ser exploradas com os estudantes em sala de aula. A intenção é incentivar o uso dessa tecnologia. A elaboração desse trabalho permitiu reconhecer que a lousa digital e o GeoGebra são instrumentos que podem colaborar na construção de conceitos matemáticas, porém é necessário entender que a lousa digital ou qualquer outra tecnologia, por si só, não é solução para os desafios da educação e que é importante usá-las de forma estratégica e complementar e ainda que o professor continua sendo essencial para os processos de ensino e de aprendizagem.Item Uma abordagem para a matemática em cursos da educação profissional técnica de nível médio a partir de contextos da prática profissionalRobel, Paulo Henrique; Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]; Grossi, Luciane; Pires, Magna Natalia MarinResumo: Este trabalho é voltado para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no contexto da Educação Básica Mais especificamente, aos Cursos Técnicos subsequentes do eixo tecnológico de Gestão e Negócios, a saber, os Cursos Técnicos em Administração, Contabilidade, Logística, Recursos Humanos e Secretariado O objetivo geral é apresentar uma proposta para o tratamento de conteúdos das disciplinas de Matemática Financeira e de Estatística Aplicada para os cursos supracitados Realizamos este tratamento por meio de problemas que trazem situações reais a serem vivenciadas por cada egresso que opta por este tipo de formação, problemas inerentes da profissão de cada um Subsequente à solução analítica do problema traz-se uma solução via calculadoras e/ou planilhas eletrônicas É relevante a utilização destes recursos, visto que, no mercado de trabalho eles podem ser considerados essenciais para o desenvolvimento das operações realizadas Escolheu-se compor o texto em uma linguagem que traz detalhadamente a solução do problema em questão, viabilizando sua utilização àqueles que desejarem Espera-se, com a proposta apresentada, contribuir com a abordagem dos assuntos tratados, com o trabalho do professor de Matemática e, consequentemente, com a educação profissional em geralItem Transformações geométricas e a simetria : uma proposta para o ensino médioChiréia, José Vagner; Silva, Ana Lúcia da [Orientador]; Romeiro, Neyva Maria Lopes; Natti, Paulo LaerteResumo: Neste trabalho faremos, inicialmente, a apresentação dos três principais casos de transformação isométrica no plano, aqui identificada por simetria de reflexão, simetria de translação e simetria de rotação Essa apresentação será feita de duas formas: por coordenadas cartesianas e por construção geométrica com régua e compasso Em seguida, apresentamos uma aplicação da simetria por meio do gráfico de funções reais que admitem função inversa e provamos que o gráfico da função inversa é simétrico ao gráfico da função relativamente à reta Finalizamos com alguns jogos em que a simetria é uma estratégia para definir o vencedor No decorrer do trabalho, são apresentadas trinta e cinco atividades para que os alunos fixem o conteúdo e pratiquem os conhecimentos Destacamos também, logo após a introdução, um capítulo com conteúdos que julgamos serem pré-requisitos, bem como um texto de motivação para o assuntoItem Ensino remoto emergencial : um relato de experiência no ensino de geometria analíticaScalabrini, Luiz Fernando; Teramon, Neuza [Orientador]; Pasquini, Regina Célia Guapo; Grossi, LucianeResumo: O isolamento social exigido pelas normas de preventivas da OMS quanto às medidas de contenção da propagação da Covid-19, impactou a educação, pois as aulas tiveram que acontecer de forma remota Este trabalho aborda a experiência vivenciada nesse período, no formato de ensino remoto emergencial na disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Vetorial para um curso de Engenharia Civil de uma universidade privada do estado do Paraná O trabalho apresenta uma seleção de atividades realizadas no decorrer das aulas, as quais apontaram questionamentos interessantes de trabalhar ou foram abordadas de uma forma diferente do ensino presencial tradicional, utilizando-se de tecnologia digital nas discussões para esclarecer estes questionamentos ou no desenvolvimento das atividades Para o embasamento teórico são apresentadas leis que regulamentam a implementação do Ensino a Distância e do Ensino Remoto, no Brasil, e a caracterização de Ensino Remoto Emergencial, explicando a diferença entre estas modalidades de ensino O trabalho apresenta também um resumo da história da Geometria Analítica e da importância de seu ensino, de acordo com o que está contido nos documentos oficiais que tratam da Educação Básica brasileira Este trabalho faz um relato da experiência pessoal vivida na mudança para o Ensino Remoto Emergencial, apresentando as dificuldades encontradas e como estas foram respondidasItem Releitura de obras de arte pelo viés da geometria analítica : uma proposta interdisciplinar para o ensino da matemáticaCodato-Segura, Claudia Santos; Natti, Paulo Laerte [Orientador]; Ferruzzi, Elaine Cristina; Sardinha, Luciana GastaldiResumo: O presente estudo teve como objetivo apresentar uma sequência didática de aplicações de conceitos da Geometria Analítica, por meio da releitura de obras de arte abstracionistas, utilizando como recurso didático o software GeoGebra A opção por este trabalho partiu da necessidade de ensinar Matemática de forma atraente e significativa, valendo-se do ensino interdisciplinar e utilizando os recursos da tecnologia educacional, de forma que professor e alunos assumam a condição de sujeitos cognitivos A metodologia adotada constou de pesquisa bibliográfica sobre o ensino da Matemática, o uso das tecnologias na educação, incluindo informações sobre o GeoGebra, bem como o movimento Abstracionista e a técnica de releitura Também foram analisados quatro livros didáticos destinados ao Ensino Médio, referente ao ensino clássico da Geometria Analítica Neste contexto, aplicou-se um instrumento de coleta de dados junto a 21 alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Olavo Bilac, situado em Cambé, Paraná, visando traçar o perfil da turma e suas relações com a Matemática Em seguida foi realizada uma intervenção pedagógica durante a qual foi concretizada a releitura de uma obra de arte abstracionista, utilizando o software GeoGebra Os resultados obtidos nas diferentes etapas da intervenção permitem afirmar que o uso do software selecionado pode modificar a ação dos alunos durante as aulas de Geometria Analítica, conferindo-lhes autonomia para planejar ações, executá-las e refletir sobre elas, favorecendo a aprendizagem Comprovou-se ainda que o uso da tecnologia possibilitou a abordagem dos conteúdos matemáticos com suas abstrações intrínsecas e aprendizagem significativa Da mesma forma, a motivação representou um dos aspectos que mais se sobressaiu na sequência didática concretizadaItem Análise combinatória : uma proposta de ensinoKanno, Tallys Yuri de Almeida; Ferreira, Pamela Emanueli Alves [Orientador]; Pires, Magna Natalia Marin; Ciani, Andréia BüttnerResumo: Devido às práticas pedagógicas tradicionalistas utilizadas para o ensino de “Análise Combinatória” observa-se que, muitas vezes, ele acaba por se tornar um entrave de aprendizagem para os alunos, que o associam a um exercício de mera aplicação de fórmulas Esta Dissertação objetiva apresentar uma proposta para o ensino de Análise Combinatória por meio de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA), apoiada na utilização de tarefas na perspectiva investigativa, com a finalidade de que os alunos sejam os protagonistas da construção dos seus próprios conhecimentos e não receptáculos de um conhecimento expresso pelo docente A elaboração da Trajetória Hipotética de Aprendizagem foi feita à luz das ideias do estudioso Martin Simon, por meio de cinco tarefas, com o objetivo de apresentar uma proposta de introdução e sistematização dos conteúdos: Princípio Fundamental da Contagem, Permutação, Arranjo e Combinação Espera-se que este trabalho sirva de inspiração para que os professores reflitam sobre a importância de os estudantes serem ativos na construção dos conceitos matemáticosItem Matemática discreta : tópicos para o ensino médioSouza, Joamir Roberto de; Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]; Araman, Eliane Maria de Oliveira; Teramon, NeuzaResumo: Este trabalho apresenta uma proposta para a abordagem de conceitos relacionados à Matemática Discreta no Ensino Médio Após uma breve discussão sobre a importância desse campo da Matemática e tratar alguns de seus conceitos habitualmente contemplados no Ensino Médio, são propostos problemas curiosos cuja resolução usa estes conceitos Além disso, são sugeridos encaminhamentos para o professor na introdução desses problemas nas aulas de MatemáticaItem Teoria dos números : um estudo com resolução de problemas na educação básicaJesus Junior, Lucidio de; Carvalho, Túlio Oliveira de [Orientador]; Savioli, Angela Marta Pereira das Dores; Martinez, André Luís MachadoResumo: Este trabalho tem como objetivo rever e mostrar ao professor de Matemática que atua na Educação Básica, como conceitos relacionados à Teoria dos Números podem ser poderosas ferramentas na resolução de algumas situações problemas que envolvem divisibilidade Como guia da discussão, são propostas quatro situações problemas, para em seguida discutir-se alguns tópicos fundamentais da Aritmética, de congruência, de congruência linear, e o Teorema Chinês dos Restos Ao final, utilizam-se estes conceitos para solucionar as situações problemasItem Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via ClasscraftGomes, Evaldo Rodrigues; Teramon, Neuza [Orientador]; Pires, Magna Natalia Marin; Garcia, Tânia Marli RochaResumo: Considerando a necessidade humana de utilização dos recursos naturais para a sua sobrevivência bem como a limitação destes recursos, o tema sustentabilidade torna-se obrigatório e urgente Diante desse cenário, destaca-se a relevância da Educação Ambiental, visto que inúmeros estudos mostram a importância e obrigatoriedade de se abordar este tema transversal no currículo escolar Desse modo, o objetivo maior deste trabalho é mostrar como o ensino de Matemática pode contribuir para a integração de temáticas da Educação Ambiental na Educação Básica, mostrando que os problemas que afetam a sociedade precisam de suporte científico para serem tratados, o que justifica, por exemplo, continuar investindo no ensino de Matemática Nesta proposta de ensino, conteúdos matemáticos e Educação Ambiental são relacionados na elaboração de um sistema de coleta e aproveitamento de águas pluviais para fins não-potáveis numa residência unifamiliar, por meio de missões e tarefas organizadas na plataforma Classcraft, um recurso on-line de gamificação que atende de forma substancial os quesitos abordados pela metodologia Octalysis de gamificação de Chou (219) Nesse contexto, esta proposta envolve Matemática, sustentabilidade ambiental, gamificação e tecnologia contemporâneaItem Os princípios da educação matemática realística revelados em trajetórias de ensino e aprendizagemFaria, Vitor Manoel Candido; Pires, Magna Natalia Marin [Orientador]; Silva, Gabriel dos Santos e; Teramon, NeuzaResumo: Esta Dissertação apresenta duas Trajetórias de Ensino e Aprendizagem (TEA) na perspectiva da Educação Matemática Realística (RME) O texto explora teoricamente a RME e os princípios que a embasam O desenvolvimento da pesquisa tem a intenção de responder a questão: Como os princípios da RME podem orientar um professor no desenvolvimento de tarefas matemáticas? Sem focar em um conteúdo específico, duas questões matemáticas são exploradas na forma de Trajetórias de Ensino e Aprendizagem A elaboração de TEA é apresentada como ideias que podem ser utilizadas por professores para desenvolver suas aulas e também como instrumento de reflexão na formação inicial e continuada Na análise buscamos explicitar os princípios da RME presentes nas trajetórias, concomitante com apontamentos didáticos que acreditamos ser importantes aos educadores matemáticos Os estudos e a proposta apresentados neste trabalho têm a intenção de aproximar naturalmente os alunos da matemática, enriquecer as possibilidades de conduzir o ensino da matemática e, principalmente, servirem como material de estudo na formação profissional de outros educadores matemáticosItem Áreas de figuras planas : alguns recortes históricos e uma proposta de atividade para o ensino médio utilizando conceitos do cálculo integralSilva, Reginaldo Aparecido Alves da; Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]; Pereira, Patrícia Sândalo; Pires, Magna Natalia MarinResumo: Neste trabalho apresentamos a temática do cálculo de áreas de figuras planas, com o auxílo da História da Matemática, com alguns recortes históricos e cronológicos sobre esse tema Além disso, apresentamos uma proposta de atividade para o Ensino Médio, para o qual buscamos inspiração nas ideias iniciais do Cálculo Integral Entendemos que a utilização da História da Matemática na sala de aula permite reconstruir conceitos, enaltecendo os esforços contínuos daqueles que se dedicaram ao desenvolvimento da Matemática e possibilitando aos estudantes a valorização das práticas sociais que permitiram a descoberta de vários conceitos da Matemática A metodologia geral para o desenvolvimento do trabalho foi a pesquisa bibliográfica Para a realização da atividade para o Ensino Médio, fizemos uso da metodologia da Resolução de Problemas e contamos com o auxílio do recurso do software Geogebra, por ser um software gratuito O cálculo de área de regiões curvas abordou conceitos intuitivos do Cálculo Integral, permitindo uma aproximação da Educação Superior com a Educação Básica A contextualização deu-se a partir da geografia local, pois foi escolhido o contorno do Lago Igapó em Londrina como região de figura plana a ser tratada A atividade não foi diretamente aplicada na sala de aula por causa das questões da pandemia que nos acometeu, todavia, espera-se que essa atividade proposta seja uma ferramenta instigante tanto para professores como para estudantes do Ensino MédioItem Racionais e irracionais : conjuntos em R, algumas de suas propriedades e sugestões de atividades para os ensinos fundamental e médioRocha, Arlei Ubiratã da; Silva, Ana Lúcia da [Orientador]; Araman, Eliane Maria de Oliveira; Carvalho, Túlio Oliveira deResumo: Este trabalho de Dissertação foi elaborado com a finalidade de oferecer uma leitura sucinta e atualizada sobre o ensino dos conjuntos dos números racionais e dos números irracionais no Ensino Fundamental, por uma perspectiva de planejamento e docência que se norteie em um embasamento teórico, a respeito dos números reais, e que seja desenvolvida com o objetivo de responder às possíveis dúvidas e dificuldades por parte de professores, com sua busca permanente em promover a aprendizagem de matemática na Educação Básica É composto de referências teóricas, a partir dos trabalhos de pesquisadores nacionais e internacionais, bem como de material autoral, com a proposta de contribuir para a criação de um material relevante, para o enriquecimento do ensino de matemática no Brasil Abrange considerações sobre frações, como uma forma fundamental de representação dos números racionais; estudo sobre propriedades importantes para este conjunto, como densidade em R; além de estender para os números irracionais, as dúvidas mais presentes em sala de aula (como a de reconhecer tais números); e formas de aproximação de um irracional por uma sequência de racionaisItem A matemática da bandeira nacional : régua, compasso, GeoGebra, e mãos à obraBenetton Junior, João; Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]; Robim, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa; Teramon, NeuzaResumo: O conceito de proporcionalidade extrapola a disciplina Matemática, presente como componente curricular Diversas situações cotidianas dependem deste conceito Apesar do assunto que o circunda ser difundido e recorrente no ambiente escolar é comum encontrarmos estudantes que não o compreendem Em virtude disto, este trabalho apresenta uma proposta contendo algumas tarefas que envolvem o conceito de proporcionalidade Seguindo uma perspectiva interdisciplinar, procuramos auxiliar o modo de abordar proporcionalidade nestas tarefas Para isso, buscou–se entender a forma como a Base Nacional Comum Curricular aborda na disciplina Matemática, a ideia fundamental de proporcionalidade e conceitos relacionados Estudou–se ainda, o conceito de interdisciplinaridade e como conduzir um tratamento interdisciplinar em sala de aula As atividades propostas possuem como tema a Bandeira Nacional do nosso país A fim de elaborá–las, foi necessário compreender as regras de sua confecção e as modificações que a bandeira sofreu com o passar dos anos Salienta–se que a confecção da bandeira remete diretamente ao conceito de proporcionalidade, e a exploração de aspectos matemáticos As tarefas envolvem a confecção da bandeira do Brasil por meio de régua e compasso e pelo software de geometria dinâmica, o GeoGebraItem Frações e suas operações : resolução de problemas em uma trajetória hipotética de aprendizagemMenotti, Rogéria Malacrida; Ferreira, Pamela Emanueli Alves [Orientador]; Sodré, Ulysses; Trevisan, André LuisResumo: O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta didática por meio de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) e orientada pela Resolução de Problemas, visando o ensino de Números Racionais, em especial, os números fracionários, com foco em algumas das relações existente entre estes números Neste trabalho são propostas tarefas para trabalhar com alunos de 7º ano/6ª série que possuam noções sobre as frações possibilitando a ampliação de seu conhecimento e propiciando uma aprendizagem em uma perspectiva construtivista São apresentadas e propostas sete tarefas que tem como objetivos: estabelecer relações entre frações equivalentes, identificar e realizar simplificações; conhecer os processos que envolvem operações de adição e subtração de frações com mesmo denominador e denominadores diferentes; compreender, resolver e conhecer os processos presentes nas operações de multiplicação e divisão de frações, em diferentes contextos e em situações problemaItem Isoperimetria na educação básicaSantos, Joselita Martins dos; Teramon, Neuza [Orientador]; Martins, Claudete Matilde Webler; Alves, Michele de OliveiraResumo: O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta didática para o estudo dos problemas isoperimétricos, visando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de Geometria na Educação Básica A motivação para sua elaboração surgiu da necessidade de desenvolver atividades de isoperimetria em tal nível de ensino Inicialmente, apresenta-se o problema isoperimétrico clássico, conhecido pela Lenda de Dido e a busca de sua solução por diversos matemáticos através dos tempos Na sequência, são propostas algumas atividades sobre isoperimetria que têm como ponto de partida a análise das figuras pelas observações e construções que permitem fazer conjecturas e identificar propriedades, levando o aluno a construir argumentos plausíveis, uma vez que a prática da argumentação é fundamental para a compreensão das demonstrações As atividades propostas incluem o uso de materiais concretos, como palitos de fósforo, geoplano (material e virtual) e o software de geometria dinâmica GeoGebra Em relação às demonstrações, sempre que possível são apresentadas mais de uma maneira de provar a solução, ficando a cargo do professor definir a mais adequada para o nível de aprendizagem de seus alunosItem Atividades criativas para o ensino de probabilidade e geometria : o paradoxo de Monty Hall, o problema do macarrão e suas aplicaçõesYamamoto, Tiago Aparecido Shigueo Umeki; Silva, Ana Lúcia da [Orientador]; Natti, Paulo Laerte; Pasquini, Regina Célia Guapo; Perdoná, Gleici da Silva CastroResumo: Neste trabalho oportunizamos ao professor duas propostas didáticas sobre probabilidade e uma aplicação do Paradoxo de Monty Hall A primeira proposta é Tiro ao alvo triangular e probabilidade geométrica, que foi elaborada durante as orientações deste trabalho A segunda proposta é Abordagem lúdica do problema do macarrão – Desigualdade Triangular , que foi aplicada via oficinas em eventos relativos ao PROFMAT e OBMEP, e no II Encontro Paranaense do PROFMAT na UTFPR-Curitiba/PR Em ambas propóstas, utilizamos como base o Problema do Macarrão, que faz uma ponte entre Probabilidade e Geometria Estudamos o Paradoxo de Monty Hall e o demonstramos via Teorema de Bayes, em seguida o aplicamos na resolução de questões do vestibular da UELItem Equações algébricas polinomiais de 3º grau ou superior : solucionando problemas com auxílio de métodos numéricosCoser, Ivan José; Romeiro, Neyva Maria Lopes [Orientador]; Cirilo, Eliandro Rodrigues; Trevisan, André LuisResumo: O presente trabalho tem por objetivo descrever uma proposta de atividades que envolvem o estudo das equações algébricas polinomiais A ideia é descrever uma proposta de atividades para os estudantes do Ensino Médio envolvendo o conteúdo de equações algébricas polinomiais Dessa forma, a intenção é realizar uma abordagem diferenciada das equações algébricas polinomiais de grau – ou superior – a partir da resolução numérica de alguns problemas que podem ser associados às equações Inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico para reunir elementos históricos que permitem identificar o surgimento da Álgebra e, consequentemente, das equações Após tal contextualização histórica descreve-se uma sequência de definições, teoremas e resultados que servem de referencial teórico para o estudo e resolução de equações algébricas polinomiais Em destaque, apresenta-se a demonstração do Teorema Fundamental da Álgebra que serviu de alicerce para o surgimento de muitos outros resultados aplicáveis à resolução de equações algébricas polinomiais Para a elaboração da proposta de atividades apresentam-se algumas regras, assim como características e informações a respeito de três métodos numéricos considerados mais elementares Os métodos numéricos apresentados podem ser facilmente aplicados no estudo de equações algébricas polinomiais no Ensino Médio, pois não exigem conceitos e conhecimentos além desse nível de ensino Por fim, descreve-se a proposta de trabalho contendo diversas atividades com as quais o professor de Matemática do Ensino Médio pode desenvolver um trabalho diferenciado com seus alunos, proporcionando um estudo mais completo e aprofundado das equações algébricas polinomiais Nesse contexto, espera-se que a proposta de trabalho apresentada estimule os professores de Matemática do Ensino Médio a realizarem essa abordagem diferenciada das equações algébricas polinomiais de grau ou superior, pois acredita-se que com essa abordagem ocorram reflexos positivos no processo de ensino e aprendizagem das equações e da Matemática