02 - Mestrado Profissional - Matemática em Rede Nacional
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Item A lousa digital e o geogebra: uma proposta para o ensino de geometria espacial(2024-04-22) Avanzi, Daniel Luiz; Pires, Magna Natália Marin; Pasquini, Regina Célia Guapo; Baldini, Loreni Aparecida FerreiraAs tecnologias estão em constante evolução e se fazem presentes em quase todas as áreas de nossas vidas. Nesse contexto, a escola não pode ignorar essas inovações tecnológicas, mas deve aproveitá-las para enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes. Este estudo tem por objetivo discutir e apresentar uma proposta de ensino utilizando a lousa digital e o GeoGebra como ferramentas potenciais para o ensino de Geometria Espacial. Muitas instituições de ensino já estão equipadas com lousas digitais, no entanto, observa-se que poucos professores fazem uso efetivo dessa tecnologia, que muitas vezes acaba sendo subutilizada ou mesmo esquecida. Além disso, há uma escassez de materiais didáticos e recursos pedagógicos voltados para a utilização da lousa digital em sala de aula. Diante desse cenário, este trabalho apresenta algumas propostas para explorar o uso da lousa digital e do GeoGebra em sala de aula, trazendo ideias que podem servir como inspiração para o professor e tarefas que podem ser exploradas com os estudantes em sala de aula. A intenção é incentivar o uso dessa tecnologia. A elaboração desse trabalho permitiu reconhecer que a lousa digital e o GeoGebra são instrumentos que podem colaborar na construção de conceitos matemáticas, porém é necessário entender que a lousa digital ou qualquer outra tecnologia, por si só, não é solução para os desafios da educação e que é importante usá-las de forma estratégica e complementar e ainda que o professor continua sendo essencial para os processos de ensino e de aprendizagem.Item A matemática e o novo ensino médio : uma sequência didática que contemple as diretrizes da BNCC - desenvolvida a partir de questões de vestibulares da UEL(2022-06-03) Beneli, Marcos César; Silva, Ana Lúcia da; Liboni Filho, Paulo Antonio; Pires, Magna Natalia MarinO Novo Ensino Médio passou por uma reorganização norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). A BNCC é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE). Por outro lado, Concursos Públicos e Vestibulares, ENEM, Olimpíadas, oferecem um rico material a ser trabalhado em sala de aula e pelo menos um destes exames faz parte da vida de um aluno do Ensino Médio, portanto utilizar suas questões, no processo de ensino/aprendizagem encontra-se dentro das diretrizes da BNCC. Assim, o objetivo dessa dissertação é apresentar uma sequência didática que possibilite ao professor, seguindo as diretrizes da BNCC, desenvolver sua prática pedagógica, principalmente no Ensino Médio, por meio de questões interdisciplinares e híbridas de Concursos Vestibulares, especificamente da Universidade Estadual de Londrina-PR.Item Uma abordagem para a matemática em cursos da educação profissional técnica de nível médio a partir de contextos da prática profissionalRobel, Paulo Henrique; Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]; Grossi, Luciane; Pires, Magna Natalia MarinResumo: Este trabalho é voltado para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no contexto da Educação Básica Mais especificamente, aos Cursos Técnicos subsequentes do eixo tecnológico de Gestão e Negócios, a saber, os Cursos Técnicos em Administração, Contabilidade, Logística, Recursos Humanos e Secretariado O objetivo geral é apresentar uma proposta para o tratamento de conteúdos das disciplinas de Matemática Financeira e de Estatística Aplicada para os cursos supracitados Realizamos este tratamento por meio de problemas que trazem situações reais a serem vivenciadas por cada egresso que opta por este tipo de formação, problemas inerentes da profissão de cada um Subsequente à solução analítica do problema traz-se uma solução via calculadoras e/ou planilhas eletrônicas É relevante a utilização destes recursos, visto que, no mercado de trabalho eles podem ser considerados essenciais para o desenvolvimento das operações realizadas Escolheu-se compor o texto em uma linguagem que traz detalhadamente a solução do problema em questão, viabilizando sua utilização àqueles que desejarem Espera-se, com a proposta apresentada, contribuir com a abordagem dos assuntos tratados, com o trabalho do professor de Matemática e, consequentemente, com a educação profissional em geralItem Uma abordagem para o ensino de geometria por meio de origamis e da trajetória hipotética de aprendizagemCaciolato, Brunna Leonardi; Teramon, Neuza [Orientador]; Pires, Magna Natalia Marin; Silva, Gabriel dos Santos eResumo: Tendo em vista a dificuldade dos alunos nas aulas de Matemática, propõe-se neste trabalho uma ferramenta diferenciada para o ensino da Geometria: a utilização do Origami, que consideramos um instrumento para atrair a atenção dos alunos e facilitar a aprendizagem Este trabalho apresentará a história do Origami, os axiomas relacionados às dobraduras, o ensino por meio da Trajetória Hipotética de Aprendizagem – THA e tarefas que combinam o Origami e a THA para abordar conceitos e figuras geométricas A THA possibilita propor tarefas que serão hipoteticamente conduzidas por meio de diálogos que auxiliarão o professor na aplicação das mesmas Acredita-se que a resolução das tarefas por meio do Origami trará para o aluno algo tangível e a forma como será orientada contribuirá para o desempenho do professor em sua sala de aulaItem Análise combinatória : uma proposta de ensinoKanno, Tallys Yuri de Almeida; Ferreira, Pamela Emanueli Alves [Orientador]; Pires, Magna Natalia Marin; Ciani, Andréia BüttnerResumo: Devido às práticas pedagógicas tradicionalistas utilizadas para o ensino de “Análise Combinatória” observa-se que, muitas vezes, ele acaba por se tornar um entrave de aprendizagem para os alunos, que o associam a um exercício de mera aplicação de fórmulas Esta Dissertação objetiva apresentar uma proposta para o ensino de Análise Combinatória por meio de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA), apoiada na utilização de tarefas na perspectiva investigativa, com a finalidade de que os alunos sejam os protagonistas da construção dos seus próprios conhecimentos e não receptáculos de um conhecimento expresso pelo docente A elaboração da Trajetória Hipotética de Aprendizagem foi feita à luz das ideias do estudioso Martin Simon, por meio de cinco tarefas, com o objetivo de apresentar uma proposta de introdução e sistematização dos conteúdos: Princípio Fundamental da Contagem, Permutação, Arranjo e Combinação Espera-se que este trabalho sirva de inspiração para que os professores reflitam sobre a importância de os estudantes serem ativos na construção dos conceitos matemáticosItem Aplicação do software Geogebra no ensino de funções exponenciais e logarítmicasZandonadi, Ednilson Carlos; Alves, Michele de Oliveira [Orientador]; Narciso, Vando; Teramon, NeuzaResumo: Este trabalho propõe a utilização de uma sequência didática, elaborada de forma a privilegiar situações que incentivem os alunos do 1o ano do Ensino Médio a compreenderem o conceito de funções exponenciais e logarítmicas usando o software GeoGebra Segundo as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e também os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, os recursos tecnológicos devem ser integrados aos componentes curriculares básicos, tais como a Matemática, a Física e a Química, de forma a potencializar o ensino-aprendizagem dos conteúdos didáticos desses componentes Em relação à Matemática há uma diversidade de softwares de cálculos algébricos e de geometria dinâmica com a finalidade de facilitar o trabalho do professor e também ajudar os alunos na compreensão de novos conteúdos O GeoGebra é um desses softwares, que além de ser um software gratuito, possui grande potencialidade de exploração das propriedades dos gráficos de funções, em particular as funções exponenciais e as funções logarítmicas que fazem parte da sequência de atividades deste trabalho; podem ser exploradas questões como crescimento, decrescimento, domínio, imagem, além de ser possível relacionar as variáveis das funções em questão Neste trabalho propomos 7 atividades com suas respectivas soluções, por meio do GeoGebra, e a descrição de como foram feitas as atividades Espera-se que este trabalho seja mais uma ferramenta de apoio para o professor na sua prática docente, especialmente para o aluno do primeiro ano do Ensino Médio na abordagem do conceito de funçõesItem Aplicações da álgebra linear através do método Gauss-Jordan no contexto do ensino médio utilizando o software MaximaSirino, Carlos Eduardo; Sodré, Ulysses [Orientador]; Ferreira, Pamela Emanueli Alves; Silva, Karina Alessandra Pessôa daResumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Sistemas de Equações Lineares e o método de Gauss-Jordan aos professores de Matemática do Ensino Médio, utilizando o Software MAXIMA Com aplicações práticas no cotidiano, possibilita que os alunos do Ensino Médio possam resolver atividades com mais motivação O trabalho é desenvolvido com alguns exemplos resolvidos passo a passo algebrica e computacionalmente, com a intenção de que um professor e ou estudante do ensino médio possa visualizar e entender todas as resoluções apresentadas No entanto, a ênfase é a resolução computacional do método de Gauss-Jordan, de modo que os professores e alunos possam conhecer e usar, quando necessário, o software MAXIMA, de divulgação gratuita e aplicável a todo conteúdo de sistemas de equações linearesItem O aprendizado da matemática : aprender a gostar de matemáticaGonçalves, Sônia Pereira de Melo; Romeiro, Neyva Maria Lopes [Orientador]; Luccas, Simone; Pasquini, Regina Célia GuapoResumo: O presente trabalho relata o importante papel que a matemática exerce no desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade e concentração nos alunos, entretanto, é explícita a aversão que a grande maioria possui por essa matéria Sabe-se que o aprendizado da matemática deve ter sua devida atenção desde o início das atividades escolares, devido ao fato de que esta é uma matéria acumulativa Assim, este trabalho apresenta propostas para o melhor aprendizado e aproveitamento da disciplina, desenvolvendo uma proposta de sequência de atividades de equação de 1º grau, favorecendo relatos referentes ao método Kumon e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) No decorrer do trabalho são elaborados estratégias de introduzir conhecimento e sanar dificuldades, levando em conta a individualidade que é o grande diferencial PCN são utilizados para evidenciar essa técnica, exaltando a observação que o professor deve ter em cada aluno de sua classe Diagnóstico de cada turma e grupos de professores são algumas das soluções sugeridas Mesmo o aluno sendo o grande foco deste trabalho, o educador acaba como o principal, tendo como missão de mudar os conceitosItem Áreas de figuras planas : alguns recortes históricos e uma proposta de atividade para o ensino médio utilizando conceitos do cálculo integralSilva, Reginaldo Aparecido Alves da; Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]; Pereira, Patrícia Sândalo; Pires, Magna Natalia MarinResumo: Neste trabalho apresentamos a temática do cálculo de áreas de figuras planas, com o auxílo da História da Matemática, com alguns recortes históricos e cronológicos sobre esse tema Além disso, apresentamos uma proposta de atividade para o Ensino Médio, para o qual buscamos inspiração nas ideias iniciais do Cálculo Integral Entendemos que a utilização da História da Matemática na sala de aula permite reconstruir conceitos, enaltecendo os esforços contínuos daqueles que se dedicaram ao desenvolvimento da Matemática e possibilitando aos estudantes a valorização das práticas sociais que permitiram a descoberta de vários conceitos da Matemática A metodologia geral para o desenvolvimento do trabalho foi a pesquisa bibliográfica Para a realização da atividade para o Ensino Médio, fizemos uso da metodologia da Resolução de Problemas e contamos com o auxílio do recurso do software Geogebra, por ser um software gratuito O cálculo de área de regiões curvas abordou conceitos intuitivos do Cálculo Integral, permitindo uma aproximação da Educação Superior com a Educação Básica A contextualização deu-se a partir da geografia local, pois foi escolhido o contorno do Lago Igapó em Londrina como região de figura plana a ser tratada A atividade não foi diretamente aplicada na sala de aula por causa das questões da pandemia que nos acometeu, todavia, espera-se que essa atividade proposta seja uma ferramenta instigante tanto para professores como para estudantes do Ensino MédioItem Atividades criativas para o ensino de probabilidade e geometria : o paradoxo de Monty Hall, o problema do macarrão e suas aplicaçõesYamamoto, Tiago Aparecido Shigueo Umeki; Silva, Ana Lúcia da [Orientador]; Natti, Paulo Laerte; Pasquini, Regina Célia Guapo; Perdoná, Gleici da Silva CastroResumo: Neste trabalho oportunizamos ao professor duas propostas didáticas sobre probabilidade e uma aplicação do Paradoxo de Monty Hall A primeira proposta é Tiro ao alvo triangular e probabilidade geométrica, que foi elaborada durante as orientações deste trabalho A segunda proposta é Abordagem lúdica do problema do macarrão – Desigualdade Triangular , que foi aplicada via oficinas em eventos relativos ao PROFMAT e OBMEP, e no II Encontro Paranaense do PROFMAT na UTFPR-Curitiba/PR Em ambas propóstas, utilizamos como base o Problema do Macarrão, que faz uma ponte entre Probabilidade e Geometria Estudamos o Paradoxo de Monty Hall e o demonstramos via Teorema de Bayes, em seguida o aplicamos na resolução de questões do vestibular da UELItem Características do pensamento algébrico em questões do livro didático de matemática do 6º e 7º anosNacour, Gabriel Marçal; Pires, Magna Natalia Marin [Orientador]; Carvalho, Túlio Oliveira de; Savioli, Ângela Marta Pereira das DoresResumo: Este estudo investigou questões de livros didáticos com potencial para explorar o Pensamento Algébrico A partir do levantamento de definições e características do Pensamento Algébrico, em uma abordagem qualitativa e interpretativa, buscou-se explorar as questões selecionadas priorizando aspectos com padrões e possiblidades de generalizações Foram apresentadas mais de uma solução para cada questão selecionada e simulamos caminhos que o professor pode trilhar para explorar o Pensamento Algébrico com estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental As análises foram feitas confrontando a teoria estudada com as possibilidades apresentadas nas soluções das questões Foram construídos quadros para apresentar detalhes das características do Pensamento Algébrico nos encaminhamentos das resoluções O estudo mostrou que observar padrões e regularidades favorece o desenvolvimento do Pensamento AlgébricoItem Coleta e aproveitamento de água da chuva e o ensino de matemática : proposta de atividades via ClasscraftGomes, Evaldo Rodrigues; Teramon, Neuza [Orientador]; Pires, Magna Natalia Marin; Garcia, Tânia Marli RochaResumo: Considerando a necessidade humana de utilização dos recursos naturais para a sua sobrevivência bem como a limitação destes recursos, o tema sustentabilidade torna-se obrigatório e urgente Diante desse cenário, destaca-se a relevância da Educação Ambiental, visto que inúmeros estudos mostram a importância e obrigatoriedade de se abordar este tema transversal no currículo escolar Desse modo, o objetivo maior deste trabalho é mostrar como o ensino de Matemática pode contribuir para a integração de temáticas da Educação Ambiental na Educação Básica, mostrando que os problemas que afetam a sociedade precisam de suporte científico para serem tratados, o que justifica, por exemplo, continuar investindo no ensino de Matemática Nesta proposta de ensino, conteúdos matemáticos e Educação Ambiental são relacionados na elaboração de um sistema de coleta e aproveitamento de águas pluviais para fins não-potáveis numa residência unifamiliar, por meio de missões e tarefas organizadas na plataforma Classcraft, um recurso on-line de gamificação que atende de forma substancial os quesitos abordados pela metodologia Octalysis de gamificação de Chou (219) Nesse contexto, esta proposta envolve Matemática, sustentabilidade ambiental, gamificação e tecnologia contemporâneaItem O conceito moderno de simetria : uma proposta de abordagem para o ensino médioPizzo, Alan Machado; Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]; Araman, Eliane Maria de Oliveira; Teramon, NeuzaResumo: O presente trabalho trata do conceito moderno de simetria, desenvolvido a partir da sua definição, na qual utiliza três pilares: transformação, isometria e invariância O objetivo é apresentar uma proposta de abordagem de simetria para o Ensino Médio, seguindo estes pilares Para isso, pesquisamos como a palavra foi empregada em diferentes períodos até sua gênese no século XVIII com Adrien-Marie Legendre Também verificamos como os documentos oficiais que estabelecem os currículos de Matemática tratam de simetria, assim como os livros didáticos do Ensino Médio, adotados nas maiores escolas de Londrina As reflexões sobre nossos estudos nos permitiram elaborar uma proposta com atividades que se alinham com o conceito moderno de simetria Nossa proposta é direcionada para os professores do Ensino Médio, para que eles tenham condições de utilizá-la em suas aulas, assim como elaborar suas próprias abordagens à luz do conceito moderno de simetria e, com o auxílio da geometria dinâmica, por meio do software GeoGebraItem Conceitos da aritmética modular utilizados por alunos da educação básica e do ensino superior ao resolverem um mesmo problemaLima, Dionai de Souza; Ferreira, Ricardo Cezar [Orientador]; Pires, Magna Natalia Marin; Mendes, Marcele Tavares; Alves, Michele de Oliveira; Pires, Magna Natalia Marin [Coorientadora]Resumo: O questionamento que norteou essa pesquisa foi: Como o aumento de escolaridade influencia na utilização de ferramentas matemáticas mais elaboradas na resolução de um problema? Na busca por essa resposta foi apresentado um mesmo problema em turmas de 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, assim como 1º e 2º anos do Ensino Médio de duas escolas públicas paranaense e em turmas de 1º, 2º e 3º anos dos cursos de licenciatura e bacharelado em matemática de uma universidade pública também no estado do Paraná Optamos por agrupar as soluções de acordo com a estratégia utilizada e estabelecemos relações entre essas estratégias nos diferentes níveis de ensino, dessa forma, entre outras coisas, é possível perceber que a estratégia mais utilizada foi a abordagem por meio dos múltiplos e divisores, seguida da tentativa e erro, assim como podemos verificar que algumas estratégias não foram utilizadas, que foi o caso do critério de divisibilidade por Fizemos um relato dos resultados obtidos com a pesquisa, é possível verificar que o percentual de alunos que conseguiram resolver o problema no Ensino Fundamental é praticamente o mesmo no Ensino Médio Podemos observar também que quase a totalidade dos alunos do Ensino Superior chegaram a solução do problema Também apresentamos uma sugestão de como introduzir conceitos básicos da Aritmética Modular em anos finais do Ensino FundamentalItem Conjuntos infinitos e suas surpresas : uma sequência de atividadesBaccarin, Fábio Luís; Silva, Ana Lúcia da [Orientador]; Ferruzzi, Elaine Cristina; Pasquini, Regina Célia GuapoResumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência de atividades para o ensino de matemática, direcionadas a professores e estudantes do Ensino Médio Baseadas na Teoria de Georg Cantor sobre conjuntos infinitos, o resultado deste trabalho são sete atividades estruturadas para serem aplicadas em sala de aula A fundamentação teórica para o desenvolvimento de cada proposta está presente, de forma sequencial, na construção dos temas Inicia-se com uma retomada dos conteúdos de conjuntos numéricos e de funções para, em seguida, expor o significado de contagem para conjuntos finitos e infinitos Um breve passeio a história do infinito faz a sintonia do ontem com o hoje E nesta história Georg Cantor surpreende o mundo mostrando a existência de infinitos de tamanhos diferentes Uma visão geométrica sobre algumas equivalências também são exploradas e causando possivelmente inquietações agradáveis naqueles que buscam novos conhecimentos Uma brincadeira para sala de aula esta reservada para a comprovação da escassez dos números racionais quando comparados com os números irracionais E, finalizando, é proposto uma investigação matemática sobre a cardinalidade do conjunto de Cantor Esta metodologia investigativa é enfatizada no desenvolvimento de cada atividade, na qual o estudante deve ser o sujeito ativo, refletir e se envolver com a questão propostaItem Considerações sobre alguns aspectos da linguagem matemáticaYamasaki, Célia Miyuki; Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]; Alves, Michele de Oliveira; Silva, Karina Alessandra Pessôa daResumo: O presente estudo tem como foco os temas: Linguagem Matemática, Lógica e formalização dos resultados matemáticos Por meio de pesquisa bibliográfica, foi realizada uma revisão literária fundamentada em referenciais tanto da Educação Matemática, quanto da Matemática Buscou-se investigar as dificuldades inerentes à apresentação, expressão e comunicação dos conhecimentos matemáticos, seja no ensino, seja na aprendizagem; em qualquer nível escolar Considerando a perspectiva de superar tais dificuldades, foram constituídos estudos que destacaram, no percurso das aulas de Matemática, os aspectos concernentes à Linguagem Matemática vivenciadas em diferentes experiências do cotidiano escolar Estas, por sua vez, proporcionaram a reflexão sobre práticas educacionais que valorizem relações discursivas dos sujeitos educacionais, tanto professores quanto alunos, em posição de igualdade social Neste contexto, as leituras das ações que permeiam a linguagem – como a fala, a escrita e os gestos, entre outras – foram analisadas e discutidas mediante confrontos obtidos pelos sujeitos educacionais, numa atitude, de fato, democrática Priorizou-se a Lógica e sua importância, sob a ótica das argumentações, abordada substancialmente para sustentar o uso da linguagem matemática haja vista que uma demonstração matemática, requer o rigor lógico no estabelecimento da validade das afirmações Na trajetória percorrida, no sentido de contribuir com a aquisição e ampliação de conhecimentos da Linguagem Matemática, alguns termos significativos – definição, noção primitiva, axioma, teorema, regras de inferência, modelo axiomático e demonstração – foram apresentados e discutidos, além de algumas técnicas de demonstração que foram exemplificadas A preocupação centrou-se na formalização dos resultados matemáticos e, desse modo, na escrita de textos matemáticos Diante das diversas concepções para o fortalecimento dos aspectos intelectuais e pessoais, o estudo apresenta uma proposta de intervenção, que se caracteriza como uma tentativa de comunicação das ideias matemáticasItem Criptografia matricial aplicada ao ensino médioSchürmann, Henrique Augusto; Cirilo, Eliandro Rodrigues [Orientador]; Natti, Paulo Laerte; Trevisan, André LuisResumo: Neste trabalho, apresentamos o problema contextualizado como alternativa pedagógica para o ensino e a aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, bem como algumas atividades relacionadas ao conceito de matrizes Realizamos, inicialmente, algumas considerações sobre a Criptografia, que é o contexto gerador das atividades contextualizadas Em seguida, procuramos discutir a importância do ensino de matrizes no Ensino Médio segundo documentos oficiais – os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná Por fim, a partir da releitura do drama shakespeariano – Romeu e Julieta, desenvolvemos o estudo de matrizes e suas operações, apresentando cinco problemas contextualizados com a CriptografiaItem De trabalhos de Arquimedes : estudos e aplicaçõesDias, Matheus Mota; Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador]; Pasquini, Regina Célia Guapo; Borssoi, Adriana HelenaResumo: Este trabalho tem dois objetivos: o primeiro é realizar um estudo a respeito de três trabalhos de Arquimedes e suas consequências e/ou aplicações Já o segundo objetivo é propor atividades para alunos do ensino médio e ensino superior que utilizem os temas estudados anteriormente e que contemplem os objetivos determinados pelos Parâmetros Curriculares Nacional Os trabalhos escolhidos foram: Determinação de uma aproximação do número irracional pi por meio do método de exaustão, Lei da Alavanca e Construção de um heptágono regular Como consequências desses trabalhos, mostramos outras maneiras de calcular o número pi, assim como sua irracionalidade; determinamos o volume de uma esfera e analisamos a construção de polígonos regulares de n lados com apenas compasso e régua sem medidas A primeira atividade desenvolvida e aplicada para alunos do curso de Matemática – Licenciatura, da Universidade Estadual de Londrina, consiste em reproduzir os passos que Arquimedes realizou para determinar uma aproximação do número pi, utilizando o perímetro dos polígonos inscritos e circunscritos a uma circunferência Já a segunda atividade, foi proposta para alunos do Ensino Médio do Colégio Sesi Londrina, que utilizaram uma alavanca para analisar situações de equilíbrio alterando posições e quantidades de pesos, podendo, então, determinar a Lei da Alavanca Os resultados das duas atividades foram analisados quantitativamente e pela maneira que os alunos expressaram suas respostas A maioria dos alunos conseguiu responder satisfatoriamente todos os itens das atividades e também de maneiras distintasItem Desenvolvendo o conceito de áreas : uma proposta didática para abordar regiões planas irregulares na educação básicaJesuz, Danilo Augusto Ferreira de; Romeiro, Neyva Maria Lopes [Orientador]; Pasquini, Regina Célia Guapo; Mendes, Marcele TavaresResumo: Entendendo a importância do conceito de áreas de regiões planas na Educação Básica, apresentamos uma proposta que visa aprofundar o conteúdo, propondo atividades que versam sobre o estudo de áreas de regiões irregulares Para desenvolver o conteúdo propomos uma articulação entre a História da Matemática e o software de geometria dinâmica GeoGebra A participação da História da Matemática no ensino proporciona o desenvolvimento de um processo de (re)construção e (co)criação de conceitos que foram desenvolvidos ao longo do tempo, num processo de construção humana Com base na perspectiva do modelo referencial teórico TPACK, definido por Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, nossa proposta de utilização do software pode auxiliar na compreensão de conceitos que se apresentam abstratos ao passo que dinamiza a realização das atividades, possibilitando ao aluno analisar variações, criar e testar conjecturas Tais características do software se apresentam essenciais, considerando que estudo de áreas de regiões curvas nos remete a conceitos do Cálculo Integral, que podem apresentar-se como abstratos aos alunos da Educação Básica Esperamos que, ao utilizar a proposta, o professor crie um ambiente que proporcione ao aluno a construção de conceitos e o desenvolvimento de autonomia e criatividade para aplicar tais conceitos em situações de contexto socialItem Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma propostaFarias, Rosinéia; Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador]; Garcia, Tania Marli Rocha; Teramon, NeuzaResumo: Considerando as grandes mudanças que a sociedade tem enfrentado ao longo dos séculos, de modo particular, as ocorridas no século XXI que se relacionam com as diferentes concepções de consumo, tomadas de decisões, entre outros aspectos como tecnológicos, informação, comunicação, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de implementação da Educação Financeira no ensino da Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental Esta proposta está alinhada às discussões atuais sobre a temática, e vem contribuir com o rol destes trabalhos, que em nossa concepção, reflete o ideário que construímos sobre a importância do tratamento da Educação Financeira O trabalho está organizado em três Tarefas, que são compostas de diversos problemas que exploram conceitos da Educação Financeira As Tarefas desenvolvem-se na perspectiva do espaço escolar, visando trabalhar a formação de cada sujeito, e do questionamento sobre o modo como Educação Financeira deve e pode ser trabalhada na Educação Básica alinhada às ideias presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o tratamento dos temas contemporâneos transversais – sendo a Educação Financeira um destes temas transversais