01 - Doutorado - Educação
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Navegando 01 - Doutorado - Educação por Autor "Barros, Marta Silene Ferreira"
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Item A objetivação da pedagogia histórico-crítica na atividade de ensino do professor : contribuições para a aprendizagem e desenvolvimento nos anos iniciais do ensino fundamental(2023-09-14) Vicentini, Dayanne; Barros, Marta Silene Ferreira; Caligaro-Falco, Aparecida Meire; Rodrigues, Divania Luiza; Franco, Sandra Aparecida Pires; Paschoal, Jaqueline DelgadoConcebendo a escola como instituição potencializadora da aprendizagem e do desenvolvimento humano, essa pesquisa originou-se da observação das dificuldades que os professores dos Anos Iniciais de uma Rede Municipal de Ensino têm em objetivar os pressupostos crítico-dialéticos recebidos nos cursos de formação continuada, em sua atividade de ensino, bem como uma acentuada fragilidade na transposição dos saberes escolares para o planejamento. Considerando esse cenário, o estudo faz parte da linha de pesquisa “Docência: saberes e práticas”, núcleo “Ação docente” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina – UEL e tem como objetivo central compreender como o professor pode efetivar os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica em sua atividade de ensino, a fim de superar as dificuldades encontradas no trabalho pedagógico e contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A escola na qualidade de promotora da socialização do conhecimento científico e não do senso comum, demanda do professor, o domínio dos saberes escolares e dos conhecimentos didáticos pedagógicos. Quanto mais o professor comprometer-se na atividade de estudos e dominar os conhecimentos em suas formas mais elaboradas de transmissão, com mais qualidade os indivíduos em formação se apropriarão destes saberes. Isto posto, a metodologia tem como base uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa-ação fundamentadas nos pressupostos crítico-dialéticos, almejando solucionar o seguinte problema: de que forma os professores podem superar as dificuldades encontradas na objetivação dos pressupostos crítico-dialéticos na organização do ensino, a fim de contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Para isso, a partir do percurso do método dialético síncrese-análise-síntese, o estudo propõe uma investigação, a iniciar por um questionário destinado aos professores, observações em sala de aula e análise de planejamentos, a fim de verificar quais as principais dificuldades do corpo docente na concretização dos pressupostos teóricos mencionados. Em seguida, será proposto um curso de formação, elaborado especificamente com base nos dados coletados. Por fim, haverá um novo processo envolvendo um questionário final, observação em sala de aula e análise de planejamentos tendo como intuito verificar em que medida houve a superação das dificuldades sinalizadas. A pesquisa revelou que os professores precisam de motivos conscientes e se dedicar de forma efetiva na atividade de estudo. Se apropriar apenas de “fragmentos” da Teoria e não de sua totalidade, impossibilitará a compreensão do processo pedagógico como um todo e a concretização das premissas da Teoria Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica em sua atividade de ensino. Quanto mais o professor conhecer a essência do fenômeno educativo, melhor estará preparado para disseminar o conhecimento científico aos estudantes com maior qualidade e assim promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos indivíduos.Item Brincadeira De Papéis Sociais Na Educação Infantil: Desafios E Possibilidades Da Atuação Docente Para O Desenvolvimento Psíquico Da Criança.(2025-03-28) Arruda, Viviane Aparecida Bernardes de; Barros, Marta Silene Ferreira; Falco, Aparecida Meire Caligaro; Rodrigues, Divania Luiza; Ruiz, Maria José Ferreira; Furlan, Marta ReginaA presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), à Linha de Pesquisa Docência: Saberes e Práticas do Núcleo: Ação Docente e ao Grupo de Pesquisa: “FOCO-Formação práxis e emancipação na Educação Escolar: implicações da Teoria Histórico-Cultural no ensino, aprendizagem e no desenvolvimento humano”. Este estudo tem como finalidade desvendar o seguinte problema: de que maneira a prática pedagógica dos professores, com foco na atividade-guia da brincadeira de papéis sociais, pode contribuir com o desenvolvimento integral da criança? O objetivo geral é compreender a ação docente dos professores que atuam na Educação Infantil, no que tange à brincadeira de papéis sociais, como possibilidade para o pleno desenvolvimento psíquico da criança. Os objetivos específicos consistem em: Apresentar o método elegido (crítico-dialético) que irá nortear a pesquisa e os aspectos que envolvem analisar os fundamentos da educação e a formação humana do sujeito. Discutir acerca da atuação docente na Educação Infantil, a qual envolve as contribuições da Teoria Histórico-Cultural em relação à temática enunciada. Investigar sobre a gênese e estrutura geral da brincadeira e da atividade-guia da brincadeira de papéis sociais de acordo com os estudos de Vigotski, Leontiev e Elkonin. Apresentar o percurso metodológico realizado durante a pesquisa. Identificar como as brincadeiras são desenvolvidas nas aulas, a partir do trabalho pedagógico realizado pelo professor. Analisar as concepções dos professores sobre a brincadeira de papéis sociais. Avaliar se a proposta do projeto de intervenção ofertada aos professores, contribuiu como recurso teórico-metodológico para trabalhar com as crianças na etapa da Educação Infantil. Os participantes da pesquisa foram professores de dois Centros de Educação Infantil filantrópicos, conveniados com a Prefeitura do Município de Londrina-Paraná. O estudo far-se-á por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa-ação, traz à luz os contributos do aporte teórico-metodológico da Teoria Histórico-Cultural, da Pedagogia Histórico-Crítica e da análise do discurso em Bakhtin, tendo como fundamento o método crítico-dialético. Os instrumentos de coleta de dados foram: aplicação de questionário (inicial), observação participante, realização de um projeto de intervenção e por fim, a aplicação de um questionário (final). A pesquisa evidenciou a necessidade da apropriação dos professores a respeito das especificidades do desenvolvimento infantil, o que inclui a atividade-guia da brincadeira de papéis sociais. Diante o exposto, chegou-se à conclusão de que é preciso que esses sujeitos tenham acesso e participem de formações que contribuam de forma significativa para a sua qualificação profissional e atuação docente, tendo em vista de que o trabalho pedagógico pautado na intencionalidade, poderá criar possibilidades para a constituição do psiquismo da criança.Item Formação Continuada de professores dos Institutos Federais do Maranhão, de Rondônia e do Tocantins sob a perspectiva da Teoria da Atividade de Leontiev(2025-02-14) Lopes, Quenizia Vieira; Santos, Adriana Regina de Jesus; Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões; Valiengo, Amanda; Franco, Sandra Aparecida Pires; Barros, Marta Silene FerreiraNo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, com concentração em Educação Escolar, esta pesquisa esteve relacionada à linha de pesquisa Saberes e Práticas Docentes, núcleo I: Formação de Professores. O objetivo foi compreender as implicações pedagógicas de uma Formação Continuada, com foco na Teoria da Atividade de Leontiev, na formação de professores que atuam no curso de Licenciatura em Matemática nos campi Cacoal, Palmas e Zé Doca, respectivamente dos Institutos Federais de Rondônia, Tocantins e Maranhão, tendo como parâmetro os motivos, a significação e o sentido pessoal do trabalho docente. A pesquisa defendeu a tese de que a Formação Continuada proporcionada aos professores que atuam na Licenciatura em Matemática desses campi, sob a perspectiva da Teoria da Atividade, contribui para que compreendam os motivos, a significação e o sentido pessoal do seu trabalho, bem como possibilita desvelar as condições sociais, políticas e econômicas que permeiam sua prática pedagógica. Isso ocorre ao desenvolver o pensamento crítico, reflexivo e emancipatório em relação à educação, vista como processo de apropriação dos bens culturais produzidos historicamente. Nesse sentido, também se defendeu que a Formação Continuada necessita ser compreendida como um processo permanente, integrado ao cotidiano do professor, e não apenas como uma ação pontual. A base metodológica foi o Materialismo Histórico-Dialético, utilizando uma abordagem crítico-dialética e as categorias dialéticas trabalho, contradição, essência e aparência (fenômeno), assim como as unidades: motivos, significação e sentido, propostas por Leontiev. A pesquisa de campo foi adotada como o tipo de pesquisa determinado. Como complemento ao desenvolvimento metodológico, foi empregada uma abordagem qualitativa no tratamento dos dados, por meio de análises documentais e coleta de informações, com uso de questionários semiabertos às unidades e aos participantes envolvidos na pesquisa, com foco na Formação Continuada dos professores. Também foi utilizada a técnica de observação participante, por meio da oferta da Formação Continuada intitulada O ensino da Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade de Leontiev, para responder ao questionamento inicial da pesquisa. Na fase exploratória, foram realizados estudos inerentes à temática central, a Teoria da Atividade, e aos temas correlatos, Materialismo Histórico-Dialético e Teoria Histórico-Cultural, bem como coletados dados iniciais. A observação participante foi realizada por meio da oferta do curso supracitado. Sugeriu-se, como resultado desta pesquisa, que o curso oferecido possibilitou aos participantes aprimorarem seus conhecimentos sobre a Teoria da Atividade e correlacioná-los ao desenvolvimento de suas atividades, compreendendo os motivos, a significação e o sentido pessoal do seu trabalho, além de reconhecerem a essência do seu trabalho e as contradições que permeiam esse contexto, o que poderá incidir no melhor desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Evidenciou-se também a falta de pesquisas voltadas para a Formação Continuada dos professores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica, o que requer a realização de novos estudos para apoiar os professores em seus processos de aprimoramento.