01 - Doutorado - Educação
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Navegando 01 - Doutorado - Educação por Autor "Alliprandini, Paula Mariza Zedu"
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Item Formação de professores para o desenvolvimento de práxis inclusivas baseadas no desenho universal para a aprendizagem : uma pesquisa colaborativaPrais, Jacqueline Lidiane de Souza; Vitaliano, Célia Regina [Orientador]; Heredero, Eladio Sebastian; Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho; Rosa, Vanderley Flor da; Alliprandini, Paula Mariza ZeduResumo: A formação de professores e a reorganização do ensino são condições essenciais para favorecer práticas pedagógicas inclusivas Nesse contexto, a proposta de organização curricular do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) tem sido referenciada para efetivação da educação inclusiva Esta pesquisa teve o objetivo geral de analisar o desenvolvimento de um processo de formação continuada em serviço baseada no DUA, realizado junto às professoras de uma escola atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa colaborativa visando ao aprimoramento do processo de inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) Participaram do processo, treze professoras colaboradoras O método adotado foi a pesquisa colaborativa e a coleta dos dados se deu em quatro fases: a sensibilização das docentes; o levantamento das necessidades formativas dos docentes; o desenvolvimento de um programa de formação e; a avaliação final, por meio de entrevistas, observações em sala de aula, ciclos de estudos, práticas reflexivas, planejamento e participação colaborativa da pesquisadora em sala de aula, com gravação em áudio de todas as sessões desenvolvidas O tratamento dos dados efetivou-se por meio da análise de conteúdo e de episódios Os resultados foram organizados em categorias, conforme as quatro fases de coleta de dados da pesquisa Após o aceite de todas as professoras e reconhecimento da importância da proposta, foram levantadas as seguintes necessidades de formação: a) Concepção de educação inclusiva; b) Formação para a organização das práticas pedagógicas junto aos alunos com NEE; c) Planejamento do ensino; d) Prática pedagógica, que representaram as necessidades formativas das docentes, os quais compuseram os conteúdos trabalhados no processo de formação No desenvolvimento do processo de formação com foco no planejamento de ensino e na prática pedagógica, a partir do DUA, as professoras colaboradoras passaram a planificar os princípios na prática pedagógica, elaboraram atividades adequadas, bem como, utilizaram recursos didáticos que favoreceram à aprendizagem de todos os alunos Foram constatadas contribuições advindas do processo formativo por meio das mudanças ocorridas nos planos de aulas e nas práticas pedagógicas efetivas das docentes Evidenciou-se o aprimoramento do trabalho pedagógico desenvolvido pelas professoras colaboradoras, não somente em relação aos alunos com NEE, mas no favorecimento do ensino visando à aprendizagem de todos os estudantes De modo geral, os resultados reafirmam as potencialidades da formação colaborativa que promoveram um efeito de mudança na atuação das docentes, bem como, evidenciaram a importância do DUA como conteúdo formativo para práxis inclusiva atendendo às necessidades vivenciadas pelas professoras colaboradoras em seu contexto de trabalho Esperamos que as evidências desta pesquisa possam subsidiar políticas de formação docente, contemplando os conhecimentos e as possibilidades de aplicação do DUA associado à pesquisa colaborativa nos diferentes níveis de ensino, a fim de favorecer a melhoria na qualidade do ensino e, consequentemente, a aprendizagem de todos os alunosItem Músico na sala de aula ou professor no palco : Significações de licenciandos em música : encontros possíveisReis, Leandro Augusto dos; Oliveira, Francismara Neves de [Orientador]; Caregnato, Caroline; Saravali, Eliane Giachetto; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Alliprandini, Paula Mariza ZeduResumo: As significações de música e de suas práticas no contexto da formação do músicoprofessor não estão relacionadas apenas com a música e seus conteúdos formais, mas também com os mecanismos cognitivos nela envolvidos e o modo de compreender o mundo social de forma mais ampla De abordagem qualitativa, este estudo apoiou-se no método clínico-crítico piagetiano e objetivou analisar as significações de licenciandos em Música acerca da noção de música e dos papéis do músico e do professor para compreender os mecanismos do pensamento envolvidos, por meio de situações problematizadoras Assim, foram problematizadas as seguintes questões: 1) Como os licenciandos de Música significam a música e os papéis de músico e professor?; 2) Quais os mecanismos cognitivos envolvidos nas significações apresentadas por eles? A coleta de dados ocorreu por meio de um protocolo procedimental criado com o intuito de provocar elementos desencadeadores de conflitos cognitivos Participaram da pesquisa quatro licenciandos de Música de uma universidade pública do estado do Paraná, Brasil Destacaram-se, das significações dos participantes, quatro mecanismos cognitivos que, na perspectiva piagetiana, integram-se sistematicamente, sendo: Equilibração, Generalização, Dialética e Tomada de Consciência Os movimentos possibilitados pelas interrelações observadas nas significações dos participantes deste estudo revelaram-se movimentos distintos, mesmo tendo sido provocados por situações problematizadoras guiadas por uma proposta metodológica semelhante Os resultados apontaram para a importância da compreensão dos mecanismos cognitivos envolvidos nos papéis de Músico e Professor (MP), para dela declinarmos reflexões acerca do desenvolvimento do estudante de música e de ações específicas que favoreçam a educação musical tanto na escola regular quanto nos mais diversos espaços educativos Ampliar a compreensão e tomar consciência da área de conhecimento musical e dos papéis de MP exigem, por parte dos sujeitos, inúmeros questionamentos que o capacitem (re)pensar suas próprias práticas musicais e sua relação com a música Por ser a universidade um espaço privilegiado para a criação e a difusão do saber, ela exerce um papel fundamental na formação sociopolítica dos sujeitos Sua atuação exige, em contrapartida, dos músicos e professores em formação constante autocrítica e honesta reflexão, não somente para uma melhor compreensão da música e suas pedagogias, mas para formar cidadãos conscientes e reflexivos capazes de interagirem um mundo cada dia mais complexoItem Práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas regulares de ensino direcionadas a alunos com transtorno do espectro autista : uma pesquisa bibliográficaVioto, Josiane Rodrigues Barbosa; Vitaliano, Célia Regina [Orientador]; Magalhães, Cassiana; Sanches, Isabel Rodrigues; Heredero, Eladio Sebastian; Alliprandini, Paula Mariza ZeduResumo: Atualmente, vivenciamos a crescente entrada de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas regulares de ensino, o que tem acarretado desafios e incertezas por parte dos profissionais que atendem os referidos alunos, especificamente, em relação ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que possibilitem sua aprendizagem, participação nas atividades e socialização Levando em consideração essa constatação, realizamos a presente pesquisa com o objetivo de analisar as práticas pedagógicas direcionadas aos alunos com TEA, apresentadas por pesquisadores das áreas de Educação e da Educação Especial, considerando artigos científicos nacionais e internacionais (publicadas em Língua Portuguesa e em Língua Espanhola), teses e dissertações nacionais publicadas entre os anos de 215 a 22 Este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica O corpus analisado foi constituído de 72 trabalhos científicos, sendo quatro teses, 33 dissertações e 35 artigos científicos, provenientes das bases de dados Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Scientific Electronic Library Online (SCIELO); Portal de Periódicos da CAPES; Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal- REDALYC; Banco de Dados de Conteúdo Científico Hispânico- DIALNET Por meio de procedimentos sistematizados para análise do material selecionado, os dados foram organizados em dois temas gerais denominados como: (a) práticas pedagógicas favoráveis à inclusão de alunos com TEA; e (b) práticas pedagógicas dificultadoras do processo de inclusão escolar dos alunos com TEA O primeiro tema foi dividido em cinco categorias e 25 subcategorias que foram relacionadas às habilidades sociocomunicativa, comportamental, aprendizagem acadêmica, desenvolvimento motor; e a organização do contexto escolar O segundo tema foi dividido em três categorias e seis subcategorias, que foram relacionadas às habilidades sociocomunicativa, aprendizagem acadêmica e organização do contexto escolar Destacamos que as categorias e subcategorias de análise foram organizadas seguindo as orientações de Bardin (1977) Os resultados provenientes da presente pesquisa revelaram, em sua maioria, descrições, orientações e /ou sugestões de práticas pedagógicas favoráveis à inclusão de alunos com TEA em escolas regulares de ensino comum, e uma menor parte dos trabalhos analisados com descrições de práticas pedagógicas que dificultam a inclusão dos referidos alunos Considerando a análise dos dados, a categoria mais citada pelos autores considerando as práticas pedagógicas favoráveis à inclusão de alunos com TEA foi a referente às habilidades sociocomunicativas; já a categoria com menor frequência de estudos teve relação com o desenvolvimento motor Com referência às práticas pedagógicas que dificultam a inclusão de aluno com TEA, tivemos as categorias pertinentes a aprendizagem acadêmica e a organização do contexto escolar como os mais destacados entre os autores Consideramos que os resultados e discussões podem contribuir para a organização de propostas destinadas à formação de professores em relação ao processo de inclusão dos alunos com TEA, bem como se constituir em fonte de informação para futuros leitores (professores e demais profissionais da área da Educação) sobre práticas pedagógicas favoráveis ao processo de inclusão de alunos com TEAItem Preconceito de classe social nas significações de estudantes de ensino técnico : um estudo embasado no aporte teórico da epistemologia genéticaGonçalves, Carlos Eduardo de Souza; Oliveira, Francismara Neves de [Orientador]; Saravali, Eliane Giachetto; Dell’Agli, Betânia Alves Veiga; Oliveira, Sandra Regina Ferreira de; Alliprandini, Paula Mariza ZeduResumo: Esta pesquisa propôs compreensões a respeito da construção do preconceito de classe social e sua superação por meio de intervenção educacional Teve como objetivo analisar, pelo aporte teórico da Epistemologia Genética de Jean Piaget, estruturações de proposições preconceituosas acerca de classes sociais manifestas por estudantes de ensino médio técnico, verificando interrelações cognitivas, afetivas, sociais e morais, bem como o resultado de uma intervenção que visou dissociação de relações de exclusividade de predicados depreciativos para as classes sociais A pesquisa teve enfoque quali-quantitativo e delineamento quase-experimental Os participantes foram 24 estudantes, de 17 a 6 anos de idade, do ensino médio técnico de um dos campi do Instituto Federal do Paraná, divididos em um Grupo Controle (GC) e outro Experimental (GE) Após definição da amostra, a coleta de dados foi realizada em três etapas, caracterizadas como pré-teste, intervenção e pós-teste, por meio de entrevistas orientadas pelo método clínico-crítico piagetiano O pré-teste objetivou coletar significações de ambos os grupos para classes sociais e suas características, e o pós-teste comparar efeitos da intervenção e de sua ausência entre estes grupos A intervenção se caracterizou por autoexame da necessidade lógica interproposicional da exclusividade, atribuída pelos participantes do GE, de predicados para classes sociais, entre eles, os com significação preconceituosa Os resultados revelaram possível ciclo de compensação entre diferenças quantitativas intensivas de valorização de modos de ser, ter e fazer que propuseram para as classes sociais e de pessoas que as representariam por tais ações, sugerindo-se uma função do preconceito de classe social nesse sistema de regulação compensatória Significações de concordância alheia evidenciaram papel mais significativo dos círculos sociais familiares e de amizade para a conservação das escalas de valores dos participantes, algumas das quais estruturaram implicações preconceituosas dirigidas, em maioria, às classes sociais mais altas O respeito por possíveis discordâncias alheias relativas aos valores dos participantes se mostrou predominantemente unilateral Os resultados sugeriram ainda eficácia da intervenção com o GE comparado ao GC, averiguada por maior número de participantes que realizaram dissociações de um maior percentual de características antes significadas como exclusivas, incluindo algumas depreciativas O exame autônomo das necessidades lógicas de relações de exclusividade entre predicados e classes se mostrou viável como etapa inicial de ações educacionais que visam promover dissociação de qualificações depreciativas de classes sociais Significações de menor identificação entre classes sociais dos participantes e dos círculos sociais de superiores hierárquicos, incluindo professores, bem como significações de possível menor concordância de professores com os valores dos seus alunos apontam a necessidade de projetos que visem maior vínculo entre docentes e estudantes para superação de preconceitos de classe social