02 - Mestrado - Serviço Social e Política Social
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Navegando 02 - Mestrado - Serviço Social e Política Social por Autor "Amaral, Wagner Roberto do"
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Item A configuração da assistência estudantil da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul após a implantação do PNAESBorsato, Francieli Piva; Alves, Jolinda de Moraes [Orientador]; Amaral, Wagner Roberto do; Pontifícia, Eliana Bolorino Canteiro MartinsResumo: A Assistência Estudantil inicia sua fase expansionista como política pública no Brasil, a partir da aprovação do Plano Nacional de Assistência Estudantil/PNAES em 27 e da institucionalização do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) pelo Decreto nº 7234 em 21 Esse processo se deu no âmbito da reforma do ensino superior, no Brasil, pela institucionalização do Reuni - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais implantado em 26, que tem como diretrizes a expansão das vagas e a contensão da evasão, ou seja, o acesso e a permanência no ensino superior A presente pesquisa tem como objetivo analisar a configuração da Assistência Estudantil na Universidade Federal de Mato Grosso do SUL (UFMS) após a implantação do Plano Nacional de Assistência Estudantil Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória realizada por meio de análise documental, cujas fontes foram os atos normativos e administrativos da UFMS, e entrevista coletiva com as assistentes sociais responsáveis pela assistência estudantil naquela instituição federal de ensino superior A investigação teve como eixos norteadores de análise os conceitos e interpretações de Assistência Estudantil presentes nos atos normativos da UFMS, a estrutura administrativa para a gestão e execução das ações de Assistência Estudantil, os recursos humanos e financeiros e a infraestrutura destinados à Assistência Estudantil, e a investigação sobre a participação dos estudantes no processo de sua configuração Como resultado identificou-se que o Pnaes promoveu um novo status à Assistência Estudantil da UFMS, cuja sua configuração segue as orientações do Pnaes, somadas as particularidades institucionais Nesse sentido, verificou-se que a Assistência Estudantil da UFMS ganhou visibilidade institucional, no entanto, suas ações têm sido desenvolvidas, prioritariamente, por meio de bolsas ou auxílios financeiros com exigência de contrapartidas e de forma focalizada, o que tem penalizado e diferenciado os acadêmicos pobres concorrendo para a construção de uma universidade dualizadaItem Os adolescentes na educação de jovens e adultos: os (des)caminhos que os levaram até a EJA(2023-12-15) Oliveira, Carlos Roberto de; Amaral, Wagner Roberto do; Rocha, Andréa Pires; Farias, Adriana MedeirosA presente dissertação surge da inquietude a partir da práxis profissional como assistente social, como educador da Educação de Jovens e Adultos do município de Londrina e também como militante do Fórum Paranaense de Educação de Jovens e Adultos. Ao constatar, empiricamente, o aumento de matrículas de adolescentes nessa modalidade de ensino e a constante crítica por parte dos educadores e a ausência de consenso entre os Fóruns de EJA dos distintos estados, questionamos se a EJA é o lugar ou não destinado para esse público. Diante disso, intencionamos analisar como os adolescentes de 15 a 17 anos compreendem seu ingresso e permanência na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, apresentando os diferentes olhares quanto ao lugar em que eles se encontram dentro da política educacional. É uma pesquisa de caráter qualitativo, que utilizou como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A pesquisa aponta que o abandono do ensino regular desses adolescentes ocorre por diversas causas, entre elas, a violência institucional, a necessidade de trabalhar, a ausência de políticas públicas de apoio às famílias, levando muitos adolescentes a abandonarem a escola para cuidarem dos irmãos ou avós, e ausência de uma escola mais acolhedora, dialógica e que se aproxima da realidade dos educandos. A pesquisa indica que a garantia de universalização do ensino ainda não se efetivou. O deslocamento dos adolescentes para a EJA tende a se apresentar mais como negligência por parte do Estado e das instituições escolares do que um olhar de proteção plena e de garantia do direito à aprendizagem.Item A sociedade civil na trajetória e controle da política de Aids no Brasil : avanços e retrocessosBolzan, Isabella Fresnedas; Campos, Eliane Christine Santos de [Orientador]; Correia, Maria Valéria Costa; Amaral, Wagner Roberto doResumo: O tema desta pesquisa é a Política de Aids no Brasil, sendo esta considerada uma política modelo internacionalmente na luta contra a epidemia da aids A sociedade civil, enquanto sujeitos políticos do processo de consolidação e condução da mesma, foi determinante A presente Dissertação tem como objeto o protagonismo da sociedade civil na trajetória e controle da Política de Aids no Brasil Sendo assim, partimos do problema de pesquisa: qual o papel da sociedade civil organizada na construção e condução da Política de Aids no Brasil Para tanto, definimos como objetivo geral analisar o papel da sociedade civil na construção e condução da Política de Aids no Brasil Os objetivos específicos perpassam a compreensão da sociedade civil enquanto sujeitos políticos, bem como o resgate da trajetória histórica da Política de Aids no Brasil com ênfase na participação social e a centralidade da sociedade civil diante do retrocesso de controle social na Política de Aids A metodologia classificou-se como qualitativa, na modalidade descritiva, com fase exploratória, revisão bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo O caminho teórico percorrido trouxe os conceitos de Estado e de sociedade civil a partir da perspectiva teórica gramsciana, no sentido de compreender o movimento da sociedade civil enquanto sujeitos políticos A pesquisa de campo buscou, através da ótica dos entrevistados, além de realizar o resgate histórico da Política de Aids, a centralidade da sociedade civil diante do retrocesso de controle social na Política de Aids Dentre os elementos que emergiram nesse processo, ressalta-se que as condutas do atual governo federal permeadas pela lógica das ideias neoliberais apontam para o fim do programa brasileiro de aids, além do aumento do número de casos de HIV/aids no país, diante do não reconhecimento da epidemia pelo Estado