01 - Doutorado - Estudos da Linguagem
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Navegando 01 - Doutorado - Estudos da Linguagem por Autor "Almeida, Joyce Elaine de"
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Item A sociolinguística educacional nos cursos de pedagogia das universidades estaduais do Paraná(2024-04-22) Carvalho, Geovana Lourenço de; Almeida, Joyce Elaine de; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; Silva, Flávio Brandão; Malheiros, Andreia Cunha; Altino, Fabiane CristinaA sociolinguística educacional é um campo de pesquisa que tem trazido para a educação estratégias de valorização da diversidade linguística, com a preocupação de preservar os direitos e a identidade dos alunos, por meio de ações que aumentem a criticidade no processo de ensino e aprendizagem desde os anos iniciais do ensino fundamental. A partir desse pressuposto, nossa tese objetiva investigar o tratamento dado à variação linguística, sob a ótica da sociolinguística educacional, nos cursos de Pedagogia das sete universidades estaduais do Paraná, com a finalidade de constatarmos se esses cursos e suas grades curriculares contemplam o presente campo de ação. Além disso, aplicamos um questionário on-line sobre crenças e atitudes linguísticas com os alunos formandos do curso em questão, para entendermos suas crenças e suas atitudes linguísticas e como eles abordariam a variação da língua nas aulas de língua portuguesa. Para tanto, apoiamo-nos nos estudos da sociolinguística educacional, principalmente nos de Bortoni-Ricardo (2011, 2006, 2005, 2004), de Cyranka (2015, 2018) e de Faraco (2008). Apresentamos uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa, na qual desenvolvemos uma pesquisa exploratória com análises qualitativa e quantitativa de dados. Diante disso, pudemos destacar lacunas a respeito do tratamento da variação linguística tanto nos documentos oficiais nacionais e de regulamentação dos cursos quanto nas crenças e nas atitudes linguísticas dos formandos. Os dados desta tese apontam para a necessidade de um trabalho sociolinguístico efetivo na grade curricular dos cursos de Pedagogia no estado do Paraná, a fim de proporcionarem uma abordagem variacionista da língua desde os anos iniciais no ensino de língua materna.Item A variação linguística nos cursos de Letras-Libras da Região Sul do Brasil: percepções e reflexões(2024-03-27) Zappielo, Fabíola Grasiele; Almeida, Joyce Elaine de; Ribeiro, Daniela Prometi; Silva, Flávio Brandão; Aguilera, Vanderci de Andrade; Altino, Fabiane CristinaCom o objetivo de verificar se os cursos de Letras-Libras capacitam os estudantes para o exercício de sua função fundamentados nos princípios da Sociolinguística Educacional, esta tese, de caráter exploratório, traz discussões acerca da variação linguística da Libras, tendo em vista Surdos e ouvintes usuários dessa língua. Para cumprir com o objetivo, foram analisados os Projetos Políticos dos Cursos de Letras-Libras de três das universidades federais da Região Sul e, em seguida, questionários foram encaminhados para os docentes dessas universidades e para os alunos da UFSC. Ao final da pesquisa, identificamos que: (i) as três Universidades não abordam a variação linguística da Libras nos objetivos do curso expressos no PPC; (ii) apenas uma delas oferta uma disciplina que se dedica inteiramente ao tema pesquisado e (iii) nenhuma delas desenvolve projetos de pesquisa ou extensão sobre a Sociolinguística Educacional. Sobre os resultados obtidos mediante os Questionários aplicados aos professores, verificamos que esses docentes são comprometidos com o tema, abordando-o ao longo de outras discussões em sala de aula. Com os alunos, houve grande discussão sobre o tema durante a resposta dos questionários, muitos apresentando crenças linguísticas sobre a Libras e seus usuários, refletindo atitudes linguísticas em seus discursos.Item Formação docente e ensino de gramática : por uma pedagogia da variação linguística na escola(2024-03-22) Calicchio, Fátima Christina; Almeida, Joyce Elaine de; Altino, Fabiane Cristina; Silva, Flávio Brandão; Antônio, Juliano Desiderato; Silveira, MarceloNo contexto escolar brasileiro, o ensino de Língua Portuguesa enfatiza os aspectos cunhados pela tradição gramatical, ao privilegiar o ensino de regras e conceitos gramaticais de maneira formal e prescritiva, cuja prática tem sido motivo de preocupação e de estudos de pesquisadores na área da Linguística, especialmente na área da Sociolinguística, pelo fato de apresentar um distanciamento da realidade linguística brasileira. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral promover uma aproximação entre os estudos desenvolvidos na área da Sociolinguística Educacional e a prática da sala de aula sob o formato de uma formação continuada aos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II do Núcleo Regional de Ensino (NRE) de Maringá. Para isso, realizou-se uma pesquisa de natureza exploratória do tipo colaborativa, utilizando-se, para observação dos fenômenos linguísticos, três instrumentos para geração de dados e de análise: um Questionário Diagnóstico, um Questionário Avaliativo e a Proposta Didática, respondidos pelos professores participantes da pesquisa, a partir do Curso de Formação Continuada. Os dados gerados pelos instrumentos foram coletados via formulário do Google Forms e, posteriormente, lançados em gráficos e quadros. A seguir, tais formulários foram analisados qualitativa e quantitativamente tanto em relação às Crenças e às Atitudes Linguísticas dos docentes quanto ao que se refere às habilidades relacionadas às competências metalinguísticas e aos conhecimentos dos entrevistados sobre a abordagem da variação linguística. Duas hipóteses foram levantadas: i) os professores não estão preparados para o trabalho da Variação Linguística como uma dimensão da língua; ii) uma formação continuada pode contribuir positivamente para o trabalho do professor em relação à abordagem da variação linguística. As análises realizadas apontaram para as seguintes respostas: a) apesar de os professores apresentam conhecimentos relativos sobre a variabilidade, não estão preparados para o trabalho da Variação Linguística como uma dimensão da língua, asseverando a primeira hipótese; b) o curso “Variação linguística na escola: o que ensinar? Como ensinar?” respondeu à segunda hipótese, uma vez que promoveu avaliações positivas sobre o ensino da língua portuguesa e a abordagem da variação linguística.Item A internalização dos gêneros textuais como instrumentos mediadores por professores em formação no PDE - ParanáStriquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Nascimento, Elvira Lopes [Orientador]; Silva, Regina Celi Mendes Pereira da; Menegassi, Renilson José; Mafra, Núbio Delanne Ferraz; Almeida, Joyce Elaine deResumo: Esta tese tem como objetivo compreender como e em que medida os professores participantes do PDE-PARANÁ internalizam os conhecimentos específicos da disciplina de Língua Portuguesa, especificamente os gêneros textuais como instrumentos semióticos mediadores de suas ações didáticas e como objeto de conhecimento a ser construído na sala de aula O percurso para alcançar este objetivo perpassa diferentes níveis constitutivos da atividade educacional, incidindo primeiramente no conjunto de instituições oficiais que estabelecem as ações do PDE-PARANÁ para formar professores em serviço, e depois, nos movimentos e mudanças que ocorrem com os professores durante o período de participação deles no Programa As bases teóricas-metodológicas que fundamentam a pesquisa têm como eixo central de condução a Linguística Aplicada, com aportes do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), que tem como base a Teoria Histórico Cultural em psicologia e em Ciências da educação (VYGOTSKY, 2, 27, 28), na Teoria da Atividade (LEONTIEV, 24), e nas Ciências do trabalho: a Ergonomia da Atividade Educacional (AMIGUES, 24; SAUJAT, 24), e a Clínica da Atividade (CLOT, 1999; FAÏTA, 24) A respeito da configuração metodológica, esta pesquisa se configura como qualitativa-interpretativa de natureza etnográfica, uma vez que participei de todo o processo de implementação do PDE-PARANÁ e também da sala de aula das professoras PDE, como observadora, fazendo anotações, filmando aulas em áudio e vídeo O corpus da análise constitui-se de textos produzidos sobre o trabalho docente, de autoria das instituições promotoras do PDE-PARANÁ e de professores que atuaram como formadores no Programa, e de textos produzidos durante a participação de professores no PDE-PARANÁ Os resultados evidenciam que a participação dos professores nos diferentes eventos que constituem o PDE-PARANÁ propiciou a internalização dos gêneros textuais como instrumento semiótico, confirmando a premissa vigotskiana de que é a partir de uma longa série de eventos que um instrumento é internalizado (VYGOTSKY, 27) Assim, consolida-se a tese da pesquisa de que programas e cursos para formação continuada de professores se constituídos como bom ensino, no sentido vygotskiano do termo, são ferramentas mediadoras do processo de internalização de novos instrumentos pelos professores em serviço No plano teórico o Programa configura-se como um bom ensino, contudo, em decorrência de tensões entre o plano teórico do PDE-PARANÁ, elaborado pela SEED, e sua efetivação prática, realizada por uma instituição de ensino superior parceira do Programa, não confirma-se a hipótese da pesquisa de que o PDE-PARANÁ é um bom ensino em sentido pleno, uma vez que a medida da internalização ocorreu em níveis dispares entre os professores em formação no Programa, consequência de diferentes eventos que configuraram a formação de um dos professores na comparação aos eventos dos quais participou um segundo professorItem Variación lingüística del Español en la formación docente: crenças de professores universitários(2023-04-21) Mantoani, Vanessa Cruz; Almeida, Joyce Elaine de; Fernández, Francisco Moreno; Zorzo-Veloso, Valdirene; Altino, Fabiane; Ferreira, Cláudia CristinaA formação de professores é o momento em que os discentes têm contato com diversos conhecimentos que constituirão sua prática docente e sua identidade profissional. É preciso compreender e praticar uma formação que envolva mais do que aspectos linguísticos e literários, abarcando aspectos sociais e culturais que motivem os estudantes a compreenderem as sociedades da língua de estudo e seu próprio entorno social. A presente tese tem como objetivo analisar a abordagem da variação linguística do Espanhol na formação de professores do Estado do Paraná em contraste com universidades de outros países, tendo em vista a carência de estudos no Brasil relacionados a este tema e às crenças que permeiam sua abordagem nas instituições de ensino. Para o suporte teórico, em um primeiro momento, abordamos conceitos relacionados à variação linguística, conforme Camacho (1988), Moreno Fernández (2007, 2014, 2018) e Silva (2021), bem como discutimos questões históricas sobre a existência de uma variedade “padrão” no ensino de Língua Espanhola de acordo com Andión Herrero (2008), Torres Torres (2013) e Santos, A. (2019). Num segundo momento, utilizamos os estudos de Bortoni-Ricardo (2005) e Faraco (2008) referentes à Sociolinguística Educacional e à Pedagogia da Variação Linguística, além de apresentar definições sobre preconceito, crenças e atitudes linguísticas, com base em Lambert e Lambert (1975), Cyranka (2014) e Bagno (2015). Para a coleta e análise de dados, elaboramos um questionário e o aplicamos a professores de Língua Espanhola de universidades públicas do Paraná e de países como a Argentina, Espanha e Uruguai que possuem o Espanhol como idioma oficial, a fim de compreender a opinião desses profissionais sobre a abordagem da variação do idioma. Apesar das dificuldades encontradas no percurso da pesquisa, como a falta de acesso à matriz curricular de alguns cursos de graduação, os contatos de professores disponibilizados publicamente e a falta de participação de professores, principalmente de universidades brasileiras, de acordo com os dados obtidos, observamos questionamentos de alguns participantes sobre qual variedade do Espanhol poderia ser definida como “padrão” e constatamos que os participantes deste estudo acreditam na existência de um “padrão” conforme a região em que a língua é falada. Outro dado relevante é o fato de, na maioria das respostas, os professores terem defendido a abordagem do conteúdo “variação linguística” no decorrer de toda a formação docente, ideia defendida nesta tese. Novos estudos que analisem as matrizes curriculares ou contrastem respostas de professores de universidades do Paraná com estados de outras regiões do Brasil, por exemplo, poderiam ampliar a amostra brasileira sobre o conteúdo analisado, além de possibilitar um mapeamento de sua presença nos cursos de formação de professores de Espanhol no país. Assim, esta pesquisa compreende que o diálogo com o foco na reflexão pode contribuir para avanços significativos nesta área de estudo, visto que favorece a tomada de consciência e respeito sobre as variedades linguísticas e, consequentemente, pode descontruir conceitos pré-formados, como as crenças linguísticas, pois a “variação linguística” se configura num conteúdo inerente à língua e permeia o processo de ensino e aprendizagem, (in)diretamente.