Crise na educação do mundo moderno e seus desdobramentos para a formação docente na contemporaneidade : a questão da autoridade

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Santos, Flávia Regina Schimanski dos

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Resumo

Resumo: O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar e refletir as relações entre autoridade e educação à luz dos fundamentos de Hannah Arendt no Mundo Moderno e seus desdobramentos no processo formativo docente na contemporaneidade Buscamos atender o questionamento central do estudo: de que forma os conceitos de autoridade e educação, propostos por Hannah Arendt a partir de sua análise da modernidade, podem contribuir para a formação docente na contemporaneidade? Em vista disso, realizamos um movimento a fim de analisar as tendências em seu pensamento e a subjetividade que integra toda sua obra O estudo justifica-se pela atualidade do pensamento de uma autora clássica, cujo pensamento é atemporal e tem contribuído para a leitura dos desafios de nosso tempo e inquietado para a possibilidade de superação dos dilemas que acometem o mundo, aqui especificamente o caso da Crise na Educação, como uma das instâncias atingidas pela crise da modernidade Cada vez mais se torna pertinente a produção de estudos que aprofundem a compreensão dos aspectos que envolvem e integram a problemática, no sentido de identificar os elementos que estruturam e potencializam as dificuldades do processo formativo docente e, sobretudo, mover-se diante de tais desafios A metodologia adotada para o exercício investigativo é de cunho bibliográfico em uma abordagem qualitativa e, compõe, além da leitura e análise dos escritos arendtianos; uma análise epistolar (cartas); Podcasts; pesquisas sobre o que se tem desenvolvido na literatura científica nos últimos anos a respeito do tema, assim como uma revisita a alguns clássicos importantes para a compreensão dos conceitos de Arendt, como Karl Jaspers, Walter Benjamin, Immanuel Kant, Martin Heidegger e o estudo dos contextos políticos greco-romanos os quais embasaram a teoria arendtiana Como principais resultados, constatamos que os efeitos da ruptura com a autoridade ainda pairam no campo educacional e nos processos formativos, demandando contínuas análises sobre a conjuntura atual Há a necessidade de ressignificação na própria representação social do que é ser professor e sua relevância, bem como na concepção de educação e formação A perspectiva arendtiana aponta que na educação, a responsabilidade pelo mundo assume a forma de autoridade Para tanto, o processo de formação precisa ter como base o horizonte público; educar os educadores é um elemento chave quando se almeja a formação humana significativa Reestabelecer a autoridade do professor é abrir espaço para uma verdadeira educação significativa, na qual os mais jovens possam acessar a experiência de viver na esfera pública, e de escolher agir politicamente com vistas ao bem estar comum, garantindo assim, a continuidade e durabilidade do mundo comum

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Palavras-chave

Educação, Efeito das inovações tecnológicas, Professores, Formação, Autoridade, Education - Brazil, Teacher training, Authority

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