Atorialidade nas representações do agir de tutores na educação a distância : um estudo de caso

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Resumo

Resumo: O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de campo de natureza qualitativo-interpretativista que propõe investigar as representações do agir de tutores na Educação a Distância (EaD) em uma instituição pública de ensino no Mato Grosso do Sul Nessa perspectiva, a pesquisa dispõe-se a depreender metodologicamente os seguintes movimentos: a) a partir de representações do agir, apreender o contexto de ação do tutor a distância, buscando evidências sobre a emergência/existência de um gênero da atividade; b) buscar indícios da imagem que o tutor tem sobre o trabalho em EaD e o papel do tutor na EaD; c) identificar figuras de ação e índices de representação do gênero da atividade e de atorialidade no agir A pesquisa fundamenta-se no quadro teórico metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) Bronckart (28, 29a) e no seu modelo teórico-metodológico de análise de textos Bronckart e Machado (24), Machado e Bronckart (25, 29), Bulea (21), Bulea e Bronckart (217), dentre outros aportes Clot (21a), Faïta (24), Amigues (24), Saujat (24) O resultado da pesquisa, especificamente, decorrente de análises em nível semântico demonstra, dentre outros aspectos, evidência de um gênero da atividade, consciência sobre um agir coletivo, figuras de ação e atorialidade

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Palavras-chave

Ensino a distância, Interacionismo sociodiscursivo, Preceptores, Figuras de ação, Atorialidade, Distance education, Socio-discursive interactionism, Tutors and tutoring, Action figures, Actoriality

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