Racismo no ambiente escolar : consciência histórica e experiência de estudantes do ensino fundamental
Arquivos
Data
Autores
Oliveira, Andressa da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Resumo: A presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL), trata-se de um estudo que teve origem ainda no período de graduação em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP, campus Assis, durante participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e tem como objetivo investigar as formas pelas quais o racismo se apresenta no cotidiano de estudantes da educação básica, bem como refletir a respeito da consciência histórica discente sobre esta questão, a partir do encontro, em sala de aula, dos saberes oriundos de sua experiência com a aprendizagem histórica escolar Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se uma metodologia de inspiração etnográfica BUENO (27), GEERTZ (28), em conjunto com outros instrumentos de cunho qualitativo, oriundos da Educação Histórica BARCA (28; 214), SCHMIDT (212; 214; 218) e da Didática da História ALVES (21; 213; 215; 218), CERRI (211), MARTINS (212), RÜSEN (21; 26; 27; 212; 215), os quais foram aplicados a estudantes da rede estadual de ensino do Paraná, na Cidade de Londrina, possibilitando a análise de suas ideias prévias e narrativas acerca do Racismo, por meio das competências que fazem parte da operacionalização da consciência histórica, tal qual proposto por Jörn Rüsen Baseada nesse repertório epistemológico, a Dissertação buscou estudar as formas pelas quais o racismo ocorre na vida dos estudantes e como por eles é percebido, seja na sociedade, seja, especificamente, no ambiente escolar Além disso, objetivou discutir o papel do Ensino de História no desenvolvimento da consciência histórica acerca do racismo, bem como sua contribuição para a construção de uma educação verdadeiramente democrática e antirracista
Descrição
Palavras-chave
História, Estudo e ensino, Racismo, Consciência histórica, Educação histórica, Study and teaching, Racism, Historical consciousness, Historical education, History