A pesquisa científica no ensino médio público de Londrina-PR : perspectivas de professores de sociologia tendo como parâmetro as categorias conteúdo e forma

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Rodrigues, Samuel de Oliveira

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Resumo

Resumo: Este estudo está interligado ao projeto de pesquisa cadastrado no CNPq (Currículo, Formação e Trabalho Docente) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, área de concentração (Educação Escolar), linha 2 (Docência: Saberes e Práticas), núcleo 1 (Formação de professores) O problema da investigação consiste em saber “Quais são as perspectivas dos professores de Sociologia acerca da pesquisa científica no Ensino Médio público da Cidade de Londrina tendo como parâmetro as categorias Conteúdo e Forma?” No exercício de atender as expectativas suscitadas pelo problema, este estudo pauta-se na abordagem qualitativa e é desenvolvido por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, tendo como aporte teórico-metodológico o Materialismo Histórico-Dialético As justificavas consistiram em: 1) no fato de que a condição da Sociologia em território brasileiro ser espaço de conflitos, disputas e tensões que já se arrastam por mais de um século; 2) no fato de os sujeitos entenderem que é somente no Ensino Superior onde ocorre a prática da pesquisa científica; e, 3) por conta de a pesquisa científica ser apontada nos documentos oficiais (Constituição Federal/1988, LDB – Lei de Diretrizes e Bases de 1996, DCNs – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica), entre outros, como sendo importante e necessária no Ensino Médio O objetivo geral consiste em compreender as perspectivas dos professores de Sociologia acerca da pesquisa científica no Ensino Médio de Londrina, no intuito de tecer alguns encaminhamentos em relação ao conteúdo e forma Os objetivos específicos consistem em: A) entender a forma como a pesquisa científica é trabalhada por esses profissionais da educação na etapa supracitada; e B) problematizar sobre os motivos de o currículo da formação inicial não ter a pesquisa científica como o cerne do processo formativo nas licenciaturas A metodologia consistiu no uso de formulário do Google Forms, estruturado a partir de questões objetivas e subjetivas, tendo como parâmetro na análise dos dados, as categorias conteúdo e forma, os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da obra Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica Considerou-se que embora os documentos estudados apontem a importância e a necessidade em se trabalhar com a pesquisa científica no Ensino Médio, são identificadas algumas limitações para que esta seja inserida no cotidiano escolar, dentre elas, destaca-se a precariedade na formação inicial e continuada de professores especialmente, aos níveis fundamental e médio, ou seja, o próprio professor em seu processo formativo não teve a pesquisa como princípio educativo, o que implicou na dicotomia entre conteúdo e forma no que tange o trabalho efetivo da pesquisa científica em sala de aula A inadequação curricular também foi apontada enquanto limitação à prática da pesquisa científica por não se configurar na organização curricular como polo desencadeador da aprendizagem ou fio condutor do processo educativo, inviabilizando o exercício de reflexão e análise teórico-prática, onde os professores percebem a pesquisa tendo como base a racionalidade técnica, isto é, transmitem o conhecimento, mas não educam os motivos

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Palavras-chave

Educação, Efeito das inovações tecnológicas, Sociologia, Estudo e ensino, Pesquisa, Education - Brazil, Sociology, Research, Study and teaching

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